Francisco José Profito

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  • Última atualização do currículo em 04/09/2018


Possui graduação em Eng. Mecânica (2008), Mestrado (2010) e Doutorado (2015) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), com doutorado sanduíche realizado no Imperial College London (Reino Unido). Atualmente, atua como professor de Mecânica Geral na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PME-EPUSP), e como pesquisador no Laboratório de Fenômenos de Superfície (LFS-EPUSP) da mesma instituição, além de atuar como revisor de 5 periódicos científicos na área de Tribologia. Dentre as áreas de pesquisas de interesse, destacam-se: Tribologia, Tribologia Computacional (Modelagem Matemática e Simulação Computacional), Lubrificação, Mecânica do Contato, Caracterização de Superfícies, Mancais Hidrodinâmicos, Motores de Combustão Interna e Transmissões Automotivas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francisco José Profito
Nome em citações bibliográficas
PROFITO, F. J.;PROFITO, F.J.;PROFITO, FRANCISCO J.;PROFITO, FRANCISCO;PROFITO, F.

Endereço


Endereço Profissional
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Escola Politécnica - Departamento de Engenharia Mecânica.
Avenida Professor Mello de Morais, 2231
Butantã
05508030 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30919866
URL da Homepage: http://www.lfs.usp.br/


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Engenharia Mecânica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Imperial College London - South Kensington Campus (Orientador: Daniele Dini).
Título: On the Development of Advanced Techniques for Mixed-Elastohydrodynamic Lubrication Modelling of Journal and Sliding Bearing Systems, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Demetrio Cornilios Zachariadis.
Palavras-chave: Lubrication; Bearings; Finite Volume Methods; Partitioned Methods for FSI; Deterministic Mixed-Lubrication Modelling.
2009 - 2010
Mestrado em Engenharia Mecânica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Modelagem Unidimensional do Regime Misto de Lubrificação Aplicada a Superfícies Texturizadas,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Demetrio Cornilios Zachariadis.
Palavras-chave: Tribologia; Lubrificação; Rugosidade Superficial.
Grande área: Engenharias
2004 - 2008
Graduação em Engenharia Mecânica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Análise Estrutural Estática e Dinâmica do Segundo Estágio de uma Microturbina a Gás.
Orientador: Demetrio Cornilios Zachariadis.




Atuação Profissional



Voith Siemens Hydro Power Generation Ltda., VSPA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio Supervisionado, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Structural analysis of mechanical components of hydraulic turbines.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 20

Atividades

08/2016 - Atual
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PME 3100 - Mecânica I
PME 3200 - Mecânica II
02/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola Politécnica, Departamento de Engenharia Mecânica.

03/2007 - 12/2008
Extensão universitária , Escola Politécnica, .

Atividade de extensão realizada
Trabalho de pesquisa e conclusão de curso no tema de Análise Estrutural Estática e Dinâmica do Segundo Estágio de uma Turbina a Gás (bolsista do programa RRH-19 da ANP).

MAHLE Metal Leve S.A., MAHLE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Pesquisa e Desenvolvimento, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
MSc research focused on the following topics: Lubrication, Contact Mechanics, Friction, Characterization of surface topographies, Experimental reciprocating bench tests, Development of numerical simulation tools


Argonne National Laboratory, ANLAB*, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Research Intern, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Research activities associated with following subjects: 1) Experimental reciprocating friction bench tests with Twin Land Oil Control Rings (TLOCRs) against cylinder liner topograpies obtained from different sliding honing process. 2) 3D roughness characterization of cylinder liner topographies. 3) Improvements on the author-owned VTL software to account for mass-conserving fluid film cavitation (p-theta Elrod-Adams model) and the incorporation of the Patir&Cheng flow-factors formulation for mixed-lubrication solutions.



Linhas de pesquisa


1.
Tribologia
2.
Lubrificação
3.
Mecânica do Contato
4.
Mancais Hidrodinâmicos
5.
Caracterização de Superfícies
6.
Tribologia Computacional: Modelagem Matemática e Simulação Numérica
7.
Motores de Combustão Interna e Transmissões Automotivas


Projetos de pesquisa


2012 - 2017
Desafios Tribológicos em Motores Flex-Fuel
Descrição: Este Projeto se propõe a aplicar conceitos de tribologia visando melhor entendimento dos fenômenos de atrito e desgaste em motores flex-fuel concentrando-se, com o apoio de modelagem, especificamente nas particularidades do efeito do álcool sobre dois tribossistemas dos motores: o sistema anel-lubrificante-cilindro e o sistema válvula-meio interfacial-sede de válvula. Esta abordagem permitirá que o projeto tenha caráter pré-competitivo e tenha também um forte componente de formação de pessoal com conhecimentos em tribologia de motores de combustão interna, capazes de apoiar o desenvolvimento sustentado de tecnologias para motores que utilizem biocombustíveis. Empresas participantes: , Petróleo Brasileiro S.A, Mahle Metal Leve S.A., Fiat Automóveis S.A., Renault, Volkswagen..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2016 - Atual
Diminuição das perdas devido ao atrito em transmissões automotivas
Descrição: A redução das perdas por atrito em transmissões automotivas é um "drive" importante de inovação, uma vez que resulta em ganhos de potência para acionamento, reduz o consumo de combustível e reduz o nível de emissões. Dependendo da rota escolhida, pode resultar também na diminuição do volume de óleo lubrificante de câmbio. Esses fatores são estratégicos na evolução da indústria automotiva mundial. A redução do coeficiente de atrito seria, portanto, um diferencial competitivo importante sobre veículos similares. Neste projeto busca-se desenvolver sistemas de transmissão automobilísticos com menores perdas por atrito que os sistemas atuais e com vida e fabricabilidade compatíveis com as exigências de mercado. Outro objetivo importante vinculado a este projeto é o de desenvolver competências e infraestrutura para o estudo mecanismos de desgaste e perdas em transmissões, que não existe nas Universidades e Institutos de Pesquisa no Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Tribology International
2017 - Atual
Periódico: Tribology Letter
2017 - Atual
Periódico: Proceedings of the Institution of Mechanical Engineers, Part J: Journal of
2017 - Atual
Periódico: WEAR
2017 - Atual
Periódico: Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering
2018 - Atual
Periódico: INDUSTRIAL LUBRICATION AND TRIBOLOGY


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos/Especialidade: Dinâmica dos Corpos Rígidos, Elásticos e Plásticos.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte/Especialidade: Mecânica dos Fluídos.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas/Especialidade: Estática e Dinâmica Aplicada.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada/Especialidade: Análise Numérica.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2016
Tese Destaque USP - Mensão Honrosa da Área de Engenharias, Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo.
2016
Prêmio CAPES de Tese - Mensão Honrosa da Área de Engenharias III, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ? Capes.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Tomanik, Eduardo2018Tomanik, Eduardo ; EL MANSORI, MOHAMED ; SOUZA, ROBERTO ; PROFITO, FRANCISCO . Effect of waviness and roughness on cylinder liner friction. TRIBOLOGY INTERNATIONAL, v. 120, p. 547-555, 2018.

2.
PROFITO, F. J.2017PROFITO, F. J.; VLADESCU, S.-C. ; REDDYHOFF, T. ; DINI, D. . Experimental Validation of a Mixed-Lubrication Regime Model for Textured Piston-Ring-Liner Contacts. MATERIALS PERFORMANCE AND CHARACTERIZATION, v. 6, p. MPC20160019-129, 2017.

3.
PROFITO, FRANCISCO J.2016 PROFITO, FRANCISCO J.; VL'DESCU, SORIN-CRISTIAN ; REDDYHOFF, TOM ; DINI, DANIELE . Transient experimental and modelling studies of laser-textured micro-grooved surfaces with a focus on piston-ring cylinder liner contacts. TRIBOLOGY INTERNATIONAL, v. 113, p. 125-136, 2016.

4.
DIMKOVSKI, Z.2016DIMKOVSKI, Z. ; TOMANIK, E. ; PROFITO, F. . Influence of measurement and filtering type on friction predictions between cylinder liner and oil control ring. TRIBOLOGY INTERNATIONAL, v. 100, p. 7-17, 2016.

5.
PROFITO, FRANCISCO J.2015 PROFITO, FRANCISCO J.; GIACOPINI, MATTEO ; ZACHARIADIS, DEMETRIO C. ; DINI, DANIELE . A General Finite Volume Method for the Solution of the Reynolds Lubrication Equation with a Mass-Conserving Cavitation Model. Tribology Letter, v. 60, p. 18, 2015.

6.
PROFITO, FRANCISCO J.2015PROFITO, FRANCISCO J.; Tomanik, Eduardo ; ZACHARIADIS, DEMETRIO C. . Effect of cylinder liner wear on the mixed lubrication regime of TLOCRs. TRIBOLOGY INTERNATIONAL, v. 93, p. 723-732, 2015.

7.
PROFITO, FRANCISCO J.2014 PROFITO, FRANCISCO J.; ZACHARIADIS, DEMETRIO C. . Partitioned fluid-structure methods applied to the solution of elastohydrodynamic conformal contacts. TRIBOLOGY INTERNATIONAL, v. 81, p. 321-332, 2014.

8.
BORTOLETO, E.M.2013BORTOLETO, E.M. ; ROVANI, A.C. ; SERIACOPI, V. ; PROFITO, F. J. ; ZACHARIADIS, D.C. ; MACHADO, I.F. ; SINATORA, A. ; SOUZA, R.M. . Experimental and numerical analysis of dry contact in the pin on disc test. Wear (Lausanne), v. 301, p. 19-26, 2013.

9.
Tomanik, Eduardo2012Tomanik, Eduardo ; PROFITO, F. J. . Modelling the hydrodynamic support of cylinder bore and piston rings with laser textured surfaces. Tribology International, v. 54, p. 2675, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PROFITO, F. J.; DINI, D. ; ZACHARIADIS, D. C. . Partitioned Fluid-Structure Interaction Techniques Applied to the Conformal EHL Solution of Dynamically Loaded Connecting-Rod Bearings. In: 14th EDF/Pprime Workshop, Futuroscope - Influence of design and materials on journal and thrust bearing performance, 2015, Poitiers, France. 14th EDF/Pprime Workshop, Futuroscope - Influence of design and materials on journal and thrust bearing performance, 2015.

2.
PROFITO, FRANCISCO; COUSSEAU, TIAGO ; Tomanik, Eduardo . Folded Metal Effect on Lubricant Film Thickness and Friction Using a Mixed Lubrication Deterministic Model. In: 23rd SAE Brasil International Congress and Display, 2014.

3.
PROFITO, FRANCISCO J.; Tomanik, Eduardo ; LASTRES, LUIZ FERNANDO ; ZACHARIADIS, DEMETRIO C. . Effect of Lubricant Viscosity and Friction Modifier on Reciprocating Tests. In: 22nd SAE Brasil International Congress and Display, 2013.

4.
PROFITO, F. J.; ZACHARIADIS, D.C. ; TOMANIK, . One Dimensional Mixed Lubrication Regime Model for Textured Piston Rings. In: COBEM 2011 / 21st Brazilian Congress of Mechanical Engineering, 2011, Natal, RN, Brazil. Proceedings of the COBEM 2011 / 21st Brazilian Congress of Mechanical Engineering, 2011.

5.
PROFITO, F. J.; TOMANIK, ; ZACHARIADIS, D.C. . An Improved Surface Characterization of Textured Surfaces on Mixed Lubrication Regimes. In: SAE International Powertrains, Fuels & Lubricants Meeting, 2010, Rio de Janeiro, RJ. Preceedings of the SAE International Powertrains, Fuels & Lubricants Meeting, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
REDDYHOFF, TOM ; PROFITO, F. J. ; VLADESCU, S. C. ; DINI, D. . A Combined Experimental and Modelling Investigation of Laser Microtextured Surfaces with Focus on Piston Ring - Cylinder Liner Contacts. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
TOMANIK, E. ; EL-MANSORI, M. ; SOUZA, R. M. ; PROFITO, F.J. . Effect of Waviness and Roughness on Cylinder Liner Friction. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PROFITO, F. J.; VLADESCU, S. C. ; REDDYHOFF, T. ; DINI, D. . Transient Experimental and Modelling Studies of Textured Piston-Ring-Liner Contacts. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
DINI, D. ; PROFITO, F. J. ; VLADESCU, S. C. ; REDDYHOFF, T. . A Detailed Study of the Frictional Response of Textured Piston Ring-Cylinder Liner Contacts. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PROFITO, F. J.; DINI, D. ; ZACHARIADIS, D. C. . A General Finite Volume Method Solution for the Reynolds Lubrication Equation with Mass-Conserving Cavitation Model. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MARX, N. ; PROFITO, F. J. ; AUDENAERT, G. ; DINI, D. ; SPIKES, H. . Reducing Friction in Journal Bearing Systems: Polymer Shear-Thinning and Bearing Surface Texture. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
DIMKOVSKI, Z. ; Tomanik, Eduardo ; PROFITO, F. J. . Infuence of Measurement and Filtering Type on Friction Predictions Between Cylinder Liner and Oil Control Ring. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
PROFITO, F. J.; Tomanik, Eduardo ; ZACHARIADIS, D. C. . Effect of Cylinder Liner Wear on the Mixed Lubrication Regime of TLOCRs. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
BORTOLETO, E.M. ; ROVANI, A.C. ; SERIACOPI, V. ; PROFITO, F. J. ; ZACHARIADIS, D. C. ; MACHADO, I.F. ; SINATORA, A. ; SOUZA, R.M. . Experimental and Numerical Analysis of Dry Contact in the Pin on Disc Test. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
Tomanik, Eduardo ; PROFITO, F. J. ; ZACHARIADIS, D. C. . Modelling the Hydrodynamic Support of Cylinder Bore and Piston Rings with Laser Textured Surfaces. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
PROFITO, F.J.; LIMA, L. G. B. S. ; TERTULIANO, I. . TEST - Transmission Efficiency Simulation Tools. 2017.

2.
PROFITO, F. J.. SURFAT (Surface Analysis Tools). 2015.

3.
PROFITO, F. J.. LUBST (Lubrication Simulation Tools). 2015.

4.
PROFITO, F. J.. SurfLUB (Surface Lubrication). 2015.

5.
VTL (Virtual Tribology Laboratory). 2010.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA JUNIOR, W. M.; FIOCCHI, A. A.; CAVALINI JUNIOR, A. A.; PROFITO, F.J.. Participação em banca de Túlio Alves Rodrigues. Efeito do Controle da Topografia na Eficiência de Contatos Lubrificados: Avaliação Experimental. 2018 - Universidade Federal de Uberlândia.

2.
BITTENCOURT, M. L.; DANIEL, G. B.; PROFITO, F.J.. Participação em banca de Jonatha Oliveira de Matos Reis. Virtual Texturing of Lightweight Crankshafts Bearings. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
SINATORA, A.; PROFITO, F.J.; MACHADO, I. F.. Participação em banca de Juan Sebastian Ruiz Acero. Redução de Atrito em Motores de Combustão Interna com o Uso do Aditivo MoDTC: Efeitos do Material, Acabamento Superficial e Diluição de Etanol. 2018 - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

2.
SOUZA, R. M.; COUSSEAU, T.; PROFITO, F.J.. Participação em banca de Leandro de Amorim Ratamero. Efeitos do Etanol Hidratado no Comportamento Tribológico do Sistema Came-Tucho em Condições Lubrificadas. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo.

3.
MACHADO, I. F.; MURRAY, H. L. C.; PROFITO, F.J.. Participação em banca de Guido Boidi. Estudo do Efeito de Micro Irregularidades Superficiais (textura e porosidade) no Comportamento Tribológico. 2017 - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
MACHADO, I. F.; PROFITO, F.J.; FUKUMASU, N. K.. Participação em banca de Arnaldo Oliveira Lima. Simulação Numérica do Efeito da Rugosidade na Superfície do Par Engrenado na Eficiência de um Câmbio Automotivo. 2018 - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

2.
SOUZA, R. M.; PROFITO, F. J.; GAY NETO, A.. Participação em banca de Debora Naomi Higa. Metodologia Para Quantificação do Efeito da Pressão de Contato em Trilhos Sujeitos a Passagem de uma Família de Rodas. 2018.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ZACHARIADIS, D.C.; PROFITO, F.J.; LOPEZ, L.. Participação em banca de Daniel Loureiro Motta.Modelagem do Sistema Biela Manivela de Compressores para a Redução de Vibrações. 2017 - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2nd International Workshop on Superlubricity in the Automotive Real World.Computer Simulation of Textured Surfaces under Mixed Lubrication Regime. 2018. (Simpósio).

2.
IEA Implementing Agreement on Advanced Materials for Transportation.A Combined Experimental and Modelling Investigation of Laser Micro-Textured Surfaces with Focus on Piston Ring ? Cylinder Liner Contacts. 2017. (Simpósio).

3.
14th EDF/Pprime Workshop, Futuroscope - Influence of design and materials on journal and thrust bearing performance. Partitioned Fluid-Structure Interaction Techniques Applied to the Conformal EHL Solution of Dynamically Loaded Connecting-Rod Bearings. 2015. (Congresso).

4.
1º Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais. 2015. (Simpósio).

5.
Workshop on Superlubricity in the Automotive Real World. 2015. (Simpósio).

6.
41st Leeds-Lyon Symposium on Tribology - Integrated Tribology. Effect of Cylinder Liner Wear on the Mixed Lubrication Regime of TLOCRs. 2014. (Congresso).

7.
Imperial College Workshop on Tribology - Designing for Performance. 2014. (Simpósio).

8.
22nd SAE Brasil International Congress and Display. Effect of Lubricant Viscosity and Friction Modifier on Reciprocating Test. 2013. (Congresso).

9.
COBEM 2011 / 21st Brazilian Congress of Mechanical Engineering. One Dimensional Mixed Lubrication Regime Model for Textured Piston Rings. 2011. (Congresso).




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