Samira Abdel Jalil

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4678490452095137
  • Última atualização do currículo em 29/10/2018


Possui Graduação em Letras Inglês pela Universidade Federal do Paraná (2000), Especialização em Administração com foco em Gestão em Psicologia Organizacional pela UNIFAE (2009), e Mestrado em Linguística Aplicada (TESOL) - Queens College, City University of New York, em Flushing, New York, USA (2003). Atualmente, é doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professora da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA), em cooperação técnica com a Universidade Tecnólogica Federal do Paraná (UTFPR). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Samira Abdel Jalil
Nome em citações bibliográficas
JALIL, S. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
Av. Tancredo Neves, 6731 - Bloco 3, Esp. 3 sala 2 - Caixa Postal 2044
85867-970 - Foz do Iguacu, PR - Brasil
URL da Homepage: www.unila.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2010
Doutorado em andamento em Lingüística Aplicada.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Línguas, identidades culturais, migrações e narrativas: um estudo sobre falantes de árabe em Foz do Iguaçu (título prov.),
Orientador: Terezinha de Jesus Machado Maher.
2001 - 2002
Mestrado em Linguística Aplicada.
Queens College, City University of New York, QC, Estados Unidos.
Título: Perspectives on Bilingualism: The Importance of Cross-Linguistic Interaction and Pronunciation in Second Language Learning,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: J. Graziano.
Palavras-chave: Applied Linguistics and SLL; Bilingualism; Interaction and SLL; Pronunciation and SLL.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2007 - 2009
Especialização em Adm. p/ Gestão em Psicologia Organizacional.
UNIFAE - CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO, UNIFAE, Brasil.
Título: N/A.
1997 - 2000
Graduação em Letras.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em Translingual Orientations and Language Teaching. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2017 - 2017
V Curso de Formação de Mediadores em TeleTandem: contribuições das pesqui. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2010 - 2010
Listening Strategies as Scaffolds to S. Learning. (Carga horária: 4h).
Teaching English to Speakers of Other Languages, Inc., TESOL, Estados Unidos.
2009 - 2009
Reflexões sobre o mundo árabe contemporâneo. (Carga horária: 10h).
Instituto da Cultura Árabe, ICARABE, Brasil.
2009 - 2009
Cátedra Augusto Roa de Literatura Latino-Americana. (Carga horária: 12h).
Instituto Mercosul de Estudos Avançados, IMEA, Brasil.
2008 - 2008
Seminário em Tendências de Pesquisa em Educação. (Carga horária: 60h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
2007 - 2007
Teaching English to Young Learners.
University of Maryland at Baltimore County, UMBC, Estados Unidos.
2006 - 2006
Francês - Básico I. (Carga horária: 60h).
Aliança Francesa - Curitiba, PR, AF, Brasil.
2004 - 2004
Teacher training program. (Carga horária: 30h).
Exien English School, EXIEN, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Árabe. (Carga horária: 45h).
Queens College, City University of New York, QC, Estados Unidos.
2001 - 2002
The Profesional Teacher Assistant Program. (Carga horária: 720h).
Professional Career Development Institute: The School for Teacher Assistant, PCDI, Estados Unidos.
2000 - 2000
Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Neurolingüística no Ensino de Língua Inglesa. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Contemporary British Fiction. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em O Olhar do Tradutor II - Introdução à Teoria Funci. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Cinema e Literatura Hispano-Americanas. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Árabe I. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Árabe II. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1995 - 1997
Língua Inglesa. (Carga horária: 780h).
Centro de Cultura Anglo Americana/PR, CCAA, Brasil.
1993 - 1994
Línguas Inglesa. (Carga horária: 400h).
Centro de Cultura Anglo Americana/PR, CCAA, Brasil.
1993 - 1994
Língua Espanhola. (Carga horária: 298h).
Secretaria de Estado da Educação, Centro de Línguas Estrangeiras Modernas, CELEM, Brasil.
1990 - 1991
English as a Foreing Language - Junior Course. (Carga horária: 240h).
União Cultural Brasil-Estados Unidos, UCBEU, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2013 - 12/2014
Ensino, Letras - Expressões Literárias e Linguísticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Linguística
10/2013 - 07/2014
Direção e administração, PRÓ-REITORIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E INTERNACIONAIS - PROINT, .

Cargo ou função
Coordenadora do Programa Inglês sem Fronteiras.
10/2012 - 05/2014
Extensão universitária , PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do Projeto de Extensão "Oficina de leitura de textos acadêmicos em língua inglesa"..
12/2012 - 05/2013
Direção e administração, PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO, .

Cargo ou função
Representante docente da área de Línguas.
06/2011 - 05/2013
Extensão universitária , PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO, .

Atividade de extensão realizada
Colaboradora do Projeto de Extensão "Curso Preparatório para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras).".
10/2012 - 04/2013
Ensino, Letras - Expressões Literárias e Linguísticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos em Linguística Aplicada II
09/2012 - 02/2013
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Adicional 2
03/2012 - 09/2012
Ensino, Letras - Expressões Literárias e Linguísticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Política Linguística
03/2012 - 09/2012
Ensino, Letras - Expressões Literárias e Linguísticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos em Linguística Aplicada I
03/2012 - 09/2012
Ensino, Letras - Artes e Mediação Cultural, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Política Linguística
08/2011 - 12/2011
Ensino, Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Adicional 2
03/2011 - 07/2011
Ensino, Relações Internacionais e Integração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Adicional Básico
02/2011 - 07/2011
Ensino, Engenharia Civil de Infraestrutura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Adicional Básico

Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Docente em colaboração técnica, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior


University of Birmingham, BIRMINGHAM, Inglaterra.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor pesquisador visitante
Outras informações
Professora pesquisadora visitante do programa Brazil Visiting Fellow Scheme.


Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


GRÁFICA E EDITORA POSIGRAF, POSIGRAF, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Autora de material didático - Língua Inglesa
Outras informações
**Autora do Livro Integrado Positivo de Língua Inglesa para o Ensino Médio 1 - 8 volumes no total (4 Livros do Professor e 4 Livros do Aluno), Sistema Positivo de Ensino. A serem publicados gradativamente em 2011. **Autora do Livro Integrado Positivo de Língua Inglesa para 8o e 9o anos do Ensino Fundamental - 16 volumes no total (08 Livros do Professor e 08 Livros do Aluno), Sistema Positivo de Ensino.

Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assessora de Línguas Estrangeiras, Carga horária: 44
Outras informações
- Assessorar didática, metodológica e pedagogicamente as escolas conveniadas no uso do Livro Integrado de Língua Inglesa e Língua Espanhola; - Orientar as relações entre Línguas Estrangeiras e os avanços pedagógicos específicos da área produzidos na atualidade; - Auxiliar as escolas em questões específicas sobre o uso dos Livros Integrados de Línguas Estrangeiras, tanto equipe diretiva quanto docente por meio de fax, toll free, e-mail, correspondência, bem como presencialmente, com o prévio agendamento por parte da empresa; - Elaborar cursos com temáticas atuais relativas ao ensino de Língaus Estrangeiras, bem como materiais de apoio de suporte à ação didático-metodológica-pedagógica das escolas conveniadas; - Ministrar cursos na diversidade dos Estados do território nacional e, excepcionalmente, no exterior, com prévio agendamento por parte da empresa; - Elaborar materiais para publicação nas revistas e Portais; - Construção de roteiros de viagens para cursos e atendimentos; - Lançar no SGE de todas as ocorrências de atendimentos; - Elaborar erratas dos Livros Integradas do SPE, observando o cronograma de entrega previamente estabelecido; - Realizar atendimentos presenciais às escolas conveniadas durante o roteiro de Programa de Cursos; - Atender às orientações e solicitações apresentadas pela coordenação de área; - Produzir relatórios sobre os atendimentos especiais.


Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba, FARESC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 3
Outras informações
Áreas: Linguística; Ensino de LEs Nível: Graduação Disciplinas: Fundamentos de Estudos da Linguagem Lingua Portuguesa VI

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Revisora de Português, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16
Outras informações
Professora do Curso de Letras Português/Inglês. Cursos ministrados: Língua Inglesa, diversos níveis; Metodologia de Ensino de LEMs.


Pós-Graduação Bagozzi, CEPPEB, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: -
Outras informações
Disciplinas lecionadas: - Didática e ética no ensino de línguas estrangeiras - Didática no ensino de línguas estrangeiras - Formação do professor em línguas estrangeiras


FACEL, FACEL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professora do Curso de Letras. Área de concetração: Lingüística e Ensino de Línguas Estrangeiras.


Organização Paranaense de Ensino Técnico Ltda, OPET, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: -
Outras informações
Professora de Língua Inglesa para o curso de Publicidade e Propaganda.


Merritt College - Oakland, CA, MER, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora de cursos de Extensão Universitária de English as a Second Language.


Embassy CES San Francisco, CES, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora de English as a Second Language


International House San Francisco, IHSF, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora de English as a Second Language e assistente administrativo durante fechamento do Instituto.


The Learning Annex, ANNEX, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Palestrante
Outras informações
Ministrava workshops para interessados na aprendizagem de língua espanhola.


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora de Línguas Inglesa e Espanhola do Centro de Línguas da Universidade.

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Bolsista (graduação), Enquadramento Funcional: -, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsista do projeto Redimensionando a Prática de Ensino de Lingua Estrangeira Moderna - 3a. etapa. PROGRAD-UFPR/PROLICEN.1001, integrante do Programa Licenciar-UFPR/1999, coordenado pela Pro-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Paraná.

Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Bolsista (graduação), Enquadramento Funcional: -, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsista do projeto Redimensionando a Prática de Ensino de Lingua Estrangeira Moderna - 3a. etapa. PROGRAD-UFPR/PROLICEN.018/98, integrante do Programa Licenciar-UFPR/1998, coordenado pela Pro-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Paraná.


Centro de Cultura Anglo Americana/PR, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora de Língua Inglesa - diversos níveis. *Foz do Iguacu e Curitiba, PR*



Projetos de extensão


2012 - 2014
Oficina de leitura de textos acadêmicos em língua inglesa
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Samira Abdel Jalil - Coordenador / Mijail Luis Intriago Valdivieso - Integrante / Maria Camila Arbelaez Cruz - Integrante / Maria Magdalena Perdomo Lopez - Integrante / Ana Lucia Ferreira Busquet - Integrante / Valentina Paz bascur Molina - Integrante.


Revisor de periódico


2012 - 2013
Periódico: REVISTA SURES


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Árabe
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2006
Grant for the 2006 TESOL Convention, English Language Department, Embassy of the USA.
2003
Graduate Honors in Applied Linguistics, Queens College, CUNY.
2003
Permanent passing status - California Basic Education Teacher (CBEST), California Comission on Teacher Credentialing and National Evaluation Systems.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
JALIL, S. A.2009 JALIL, S. A.. Grammatical Perspectives on Code-Switching. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 7, p. 1-11, 2009.

2.
JALIL, S. A.2009JALIL, S. A.. Pronunciation and Second Language Learning.. Boletim - Centro de Letras e Ciências Humanas (UEL), v. 57, p. ---, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
JALIL, S. A.. Ensino Fundamental - Língua Inglesa - 8a. série/9o. ano, 1o. volume, Livro do Aluno. 1. ed. Curitiba, PR: Editora Positivo, 2010. v. 04.

2.
JALIL, S. A.. Ensino Fundamental - Língua Inglesa - 8a. série/9o. ano, 1o. volume, Livro do Professor. 1. ed. Curitiba, PR: , 2010. v. 04.

3.
JALIL, S. A.. Ensino Fundamental - Língua Inglesa - 8a. série/9o. ano, 2o. volume, Livro do Professor. 1. ed. Curitiba, PR: Editora Positivo, 2010. v. 1.

4.
JALIL, S. A.. Ensino Fundamental - Língua Inglesa - 8a. série/9o. ano, 2o. volume, Livro do Aluno. 1. ed. Curitiba, PR: Editora Positivo, 2010. v. 01.

5.
JALIL, S. A.. Ensino Fundamental - Língua Inglesa - 8a. série/9o. ano, 3o. volume, Livro do Professor. 1. ed. Curitiba, PR: Editora Positivo, 2010. v. 01.

6.
JALIL, S. A.. Ensino Fundamental - Língua Inglesa - 8a. série/9o. ano, 4o. volume, Livro do Professor. 1. ed. Curitiba, PR: Editora Positivo, 2010. v. 01.

7.
JALIL, S. A.. Ensino Fundamental - Língua Inglesa - 8a. série/9o. ano, 3o. volume, Livro do Aluno. 1. ed. Curitiba, PR: Editora Positivo, 2010. v. 01.

8.
JALIL, S. A.. Ensino Fundamental - Língua Inglesa - 8a. série/9o. ano, 4o. volume, Livro do Aluno. 1. ed. Curitiba, PR: Editora Positivo, 2010. v. 01.

9.
JALIL, S. A.. Ensino Médio - Língua Inglesa -1o. ano, 1o. volume, Livro do Professor. 1. ed. Curitiba: Editora Positivo, 2010. v. 1. 61p .

10.
JALIL, S. A.. Ensino Médio - Língua Inglesa -1o. ano, 1o. volume, Livro do Aluno. 1. ed. Curitiba: Editora Positivo, 2010. v. 1. 61p .

11.
JALIL, S. A.. Ensino Médio - Língua Inglesa -1o. ano, 2o. volume, Livro do Aluno. 1. ed. Curitiba: Editora Positivo, 2010. v. 1. 40p .

12.
JALIL, S. A.. Ensino Médio - Língua Inglesa -1o. ano, 2o. volume, Livro do Professor. 1. ed. Curitiba: Editora Positivo, 2010. v. 1. 40p .

13.
JALIL, S. A.. Ensino Médio - Língua Inglesa -1o. ano, 3o. volume, Livro do Aluno. 1. ed. Curitiba: Editora Positivo, 2010. v. 1. 40p .

14.
JALIL, S. A.. Ensino Médio - Língua Inglesa -1o. ano, 3o. volume, Livro do Professor. 1. ed. Curitiba: Editora Positivo, 2010. v. 1. 40p .

15.
JALIL, S. A.. Ensino Médio - Língua Inglesa -1o. ano, 4o. volume, Livro do Aluno. 1. ed. Curitiba, PR: Editora Positivo, 2010. v. 1. 36p .

16.
JALIL, S. A.. Ensino Médio - Língua Inglesa -1o. ano, 4o. volume, Livro do Professor. 1. ed. Curitiba, PR: Editora Positivo, 2010. v. 1. 51p .

17.
JALIL, S. A.. Ensino Fundamental - Língua Inglesa - 7a. série/8o. ano, 1o. volume, Livro do Professor. 1a.. ed. Curitiba: Positivo, 2009. v. 01.

18.
JALIL, S. A.. Ensino Fundamental, Língua Inglesa, 7a. série/8o. ano, 2o. volume, Livro do Aluno. 1. ed. Curitiba, PR: Editora Positivo, 2009. v. 01.

19.
JALIL, S. A.. Ensino Fundamental, Língua Inglesa, 7a. série/8o. ano, 2o. volume, Livro do Professor. 1. ed. Curitiba, PR: Editora Positivo, 2009. v. 01.

20.
JALIL, S. A.. Ensino Fundamental, Língua Inglesa, 7a. série/8o. ano, 3o. volume, Livro do Aluno. 1. ed. Curitiba, PR: Editora Positivo, 2009. v. 01.

21.
JALIL, S. A.. Ensino Fundamental, Língua Inglesa, 7a. série/8o. ano, 3o. volume, Livro do Professor. 1. ed. Curitiba, PR: Editora Positivo, 2009. v. 01.

22.
JALIL, S. A.. Ensino Fundamental, Língua Inglesa, 7a. série/8o. ano, 4o. volume, Livro do Aluno. 1. ed. Curitiba, PR: Editora Positivo, 2009. v. 01.

23.
JALIL, S. A.. Ensino Fundamental, Língua Inglesa, 7a. série/8o. ano, 4o. volume, Livro do Professor. 1. ed. Curitiba, PR: Editora Positivo, 2009. v. 01.

24.
JALIL, S. A.. Ensino Fundamental - Língua Inglesa - 7a. série/8o. ano, 1o. volume, Livro do Aluno. 1a.. ed. Curitiba: Positivo, 2009. v. 01.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
JALIL, S. A.. Estudar uma Língua Estrangeira? Para quê?. Atividades & Experiências, Curitiba, PR, p. 40 - 40, 01 jul. 2008.

2.
JALIL, S. A.. Listening to learn or learning to listen? A construção do conhecimento e o desenvolvimento da habilidade auditiva em Língua Inglesa. Atividades & Experiências, Curitiba, PR, p. 48 - 48, 01 ago. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
JALIL, S. A.. POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E IDENTITÁRIAS FAMILIARES EM CONTEXTO DE IMIGRAÇÃO: APRESENTAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA. In: XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais, 2011, Salvador. Anais do XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais. Salvador: UFBA, 2011. v. 1. p. 1-11.

2.
JALIL, S. A.; Chapanski, G. . Bilinguismo nos Estados Unidos: visões de uma realidade. In: III Congresso Internacional de Letras e I Encontro Nacional de Transculturalidade, Linguagem e Educação, 2009, Foz do Iguaçu. III Congresso Internacional de Letras e I Encontro Nacional de Transculturalidade, Linguagem e Educação, 2009.

3.
JALIL, S. A.; PROCAILO, L. . Metodologia de Ensino de Línguas Estrangeiras: perspectivas e reflexões sobre os métodos, abordagens e o pós-método. In: IX Congresso de Educação - EDUCERE e III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia - ESBPp, 2009, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba, PR: Champagnat, 2009.

4.
JALIL, S. A.. Do professor-leitor ao professor de leitura: contribuições para o ensino de leitura em línguas estrangeiras. In: IX Congresso de Educação - EDUCERE e III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia - ESBPp, 2009, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba, PR: Champagnat, 2009.

5.
JALIL, S. A.. USO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DO PROFESSOR-LEITOR NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE LEITURA EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. In: VIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DA PUCPR (EDUCERE), 2008, Curitiba, PR. Formação de Professores. Curitiba, PR: Champagnat, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
JALIL, S. A.. Educação bilíngue e intercultural na universidade: o caso UNILA, no Brasil. In: II Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales de Mercosur, 2013, Buenos Aires. Libro de resúmenes, 2013.

2.
JALIL, S. A.. Políticas linguísticas familiares e a comunidade árabe de Foz do Iguaçu: um projeto de pesquisa em andamento. In: XVIII Seminário de Teses em Andamento da Unicamp, 2012, Campinas. Anais do XVIII Seminário de Teses em Andamento da Unicamp. Campinas: UNICAMP/Publicações IEL, 2012. v. 1. p. 215-217.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PROCAILO, L. ; JALIL, S. A. . Is our teaching really making a difference?. In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 2011, Curitiba. Anais do VII Congresso Internacional da ABRALIN - Curitiba 2011 PDF, 2011.

2.
JALIL, S. A.; MOURA, Selma de Assis . An overview of Bilingualism and Bilingual Education in Brazil. In: 9th Southern Cone TESOL Convention, 2011, Curitiba. Caderno de resumos do 9th Southern Cone TESOL Convention, 2011.

3.
JALIL, S. A.. A aprendizagem de Inglês como Segunda Língua: um estudo de caso. In: XI Convenção de Professores de Língua Inglesa dos Estados do Sul ? APLIEPAR, APLISC e APIRS., 2009, Florianopolis. Anais da XI Convenção de Professores de Língua Inglesa dos Estados do Sul ? APLIEPAR, APLISC e APIRS., 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
JALIL, S. A.. Mesa Redonda: Português para Falantes de Outras Línguas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
JALIL, S. A.. Languages and cultural identities: a study with Brazilians of Arab origin in Foz do Iguaçu. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
JALIL, S. A.. Bilingual education and language policy in Brazil: past, present, and future. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
JALIL, S. A.. Memórias linguísticas, memórias de aprendizagem: pesquisando a comunidade de fala árabe de Foz do Iguaçu. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
JALIL, S. A.. Educação bilíngue e intercultural na universidade: o caso UNILA, no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
JALIL, S. A.. Políticas linguísticas familiares e a comunidade árabe de Foz do Iguaçu: um projeto de pesquisa em andamento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
JALIL, S. A.. Estudos da linguagem e mediação cultural. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
JALIL, S. A.; PROCAILO, L. . Is our teaching really making a difference?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
JALIL, S. A.; MOURA, Selma de Assis . An overview of Bilingualism and Bilingual Education in Brazil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
JALIL, S. A.. POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E IDENTITÁRIAS FAMILIARES EM CONTEXTO DE IMIGRAÇÃO: APRESENTAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
JALIL, S. A.. Políticas linguísticas familiares pró-línguas de imigrantes e a comunidade árabe de Foz do Iguaçu. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
JALIL, S. A.; Chapanski, G. . Bilinguismo nos Estados Unidos: visões de uma realidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
JALIL, S. A.. Do professor-leitor ao professor de leitura: contribuições para o ensino de leitura em línguas estrangeiras. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
JALIL, S. A.; PROCAILO, L. . Metodologia de Ensino de Línguas Estrangeiras: perspectivas e reflexões sobre os métodos, abordagens e o pós-método. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
JALIL, S. A.; PROCAILO, L. . Métodos de Ensino e sua relação com a prática: algumas reflexões. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
JALIL, S. A.; Chapanski, G. . Formação Continuada de Professores: associações de professores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
JALIL, S. A.. USO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DO PROFESSOR-LEITOR NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE LEITURA EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
JALIL, S. A.. Ship or Sheep? Rethinking Pronunciation Teaching. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
JALIL, S. A.. Pronunciation Teaching. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
JALIL, S. A.. Rethinking Pronunciation Teaching. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
JALIL, S. A.; PEDRA, N. ; REIS, M. E. Z. . Redimensionando a Prática de Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Chapanski, G. ; JALIL, S. A. . Retrospectiva dos 15 anos das Faculdades Santa Cruz. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
JALIL, S. A.; BOLIVAR, T. M. V. ; BUENO, R. E. . Revisora da Revista SURES. 2012.

2.
JALIL, S. A.. Membro do Comitê Científico para avaliação dos trabalhos enviados ao IX Congresso Internacional das Associações do Southern Cone TESOL (Argentina TESOL, Brazil TESOL, Chile TESOL, Paraguay TESOL e Uruguay TESOL), intitulado ?Leading Stars of Teaching?. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
JALIL, S. A.. Livro Integrado de Língua Inglesa - Sistema Positivo de Ensino - Ensino Médio - 4 volumes (Livro do Professor) e 4 volumes (Livro do Aluno). 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

2.
JALIL, S. A.. Projeto Sonoridades do Paraná - Temas Ucranianos. 2010. (Tradução de encarte de CD).

3.
JALIL, S. A.. Livro Integrado de Língua Inglesa - Sistema Positivo de Ensino - 9o ano - 04 volumes (Livro do Professor) e 04 volumes (Livro do Aluno). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

4.
JALIL, S. A.. Livro Integrado de Língua Inglesa - Sistema Positivo de Ensino - 8o ano - 04 volumes (Livro do Professor) e 04 volumes (Livro do Aluno). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

5.
JALIL, S. A.. Implantação do Material Didático Positivo de Línguas Estrangeiras 2008. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
JALIL, S. A.. Desvendando o Universo Textual: contribuições do professor-leitor no ensino e na aprendizagem de leitura em Línguas Estrangeiras. 2008. .

7.
JALIL, S. A.. Implantação do Material Didático Positivo de Línguas Estrangeiras 2007. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
JALIL, S. A.. Construção vocabular, leitura e avaliação: (re) criando caminhos no ensino e na aprendizagem de Línguas Estrangeiras. 2007. .

9.
JALIL, S. A.. Implantação do Material Didático Positivo de Línguas Estrangeiras 2006. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
JALIL, S. A.. Formação do Professor de Línguas Estrangeiras. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
JALIL, S. A.. As Diferentes Facetas do Ensino de Línguas Estrangeiras: Estrutura, Sentido e Uso. 2006. .

12.
JALIL, S. A.. Implantação do Material Didático Positivo de Línguas Estrangeiras 2005. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
JALIL, S. A.. Didática no Ensino de Línguas Estrangeiras. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

14.
JALIL, S. A.. Formação do Professor de Línguas Estrangeiras. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

15.
JALIL, S. A.. A Língua Estrangeira e o Livro Integrado:Dilemas e Problemas do Ambiente Escolar. 2005. .

16.
JALIL, S. A.. Didática e Ética no Ensino de Línguas Estrangeiras. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

17.
JALIL, S. A.. Formação do Professor de Línguas Estrangeiras. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

18.
JALIL, S. A.. Speak Spanish Fluently. 2003. .

19.
JALIL, S. A.. Inglês Intermediário. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
JALIL, S. A.. Conversação Intermediária em Língua Inglesa. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
JALIL, S. A.. Espanhol I. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

22.
JALIL, S. A.. Inglês III. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
JALIL, S. A.. Inglês IV. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

24.
JALIL, S. A.. Inglês VI. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

25.
JALIL, S. A.. Inglês Intermediário. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

26.
JALIL, S. A.. Espanhol I. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

27.
JALIL, S. A.. Espanhol II. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

28.
JALIL, S. A.. Inglês III. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

29.
JALIL, S. A.. Inglês V. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

30.
JALIL, S. A.. Inglês VI. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

31.
JALIL, S. A.. Inglês Intermediário. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

32.
JALIL, S. A.. Inglês I. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

33.
JALIL, S. A.. Inglês IV. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

34.
JALIL, S. A.. Inglês V. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

35.
JALIL, S. A.. Inglês IV. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

36.
JALIL, S. A.. Inglês III. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MARRIOTT, R.; JALIL, S. A.; LINDSTROM, J. L.. Participação em banca de Taíne Batista Alves.A terceira idade e a aprendizagem de inglês como língua estrangeira moderna. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
JALIL, S. A.; TALLEI, J. I.; LEROY, H. R.. Participação em banca de Silvana Maria Mamani.O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL E OS PARÂMETROS DE REFERÊNCIA DO CELPE-BRAS: UMA ANÁLISE DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA INTERCULTURAL.. 2014 - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
AMATO, L. J. D.; BUENO, R. E.; JALIL, S. A.. Participação em banca de Ana Lucia Ferreira Busquet.: A Construção da identidade dos professores no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA).. 2014 - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

4.
MAHER, T. J. M.; JALIL, S. A.; MOURA, Selma de Assis. Participação em banca de BRUNA DE SOUZA BARBOSA.ALÉM DA MORAL DA HISTÓRIA: HISTÓRIAS INFANTIS E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Letras) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
MAHER, T. J. M.; JALIL, S. A.; MOURA, Selma de Assis. Participação em banca de FERNANDA OLIVEIRA SOUZA.REPRESENTAÇÕES DE INDIANIDADE EM REPORTAGENS DA REVISTA VEJA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Letras) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
FONSECA, V.; JALIL, S. A.. Participação em banca de CARDOSO, S.; MACIEL, R..As Palavras Utilizadas com Valor Semântico Diferente dos que Constam nos Dicionários. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - FACEL.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Semana de Formação Docente : Singularidades dos sujeitos com deficiência. 2018. (Oficina).

2.
III ENCONTRO DE PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS (EPFOL) ? POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E INTERNACIONALIZAÇÃO NAS UNIVERSIDADES. 2017. (Encontro).

3.
I Semana Acadêmica das Licenciaturas.PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS. 2017. (Outra).

4.
Oficinas: História da Música Popular Brasileira. 2017. (Oficina).

5.
VII Mostra de Pesquisa em Língua e Literatura Estrangeiras. 2017. (Outra).

6.
VII Semana de Formacao Docente. 2017. (Oficina).

7.
I Encontro de Egressos de Letras. 2016. (Encontro).

8.
II Encontro de Professores de Linguas e Culturas. 2016. (Encontro).

9.
20th Sociolinguistics Symposium.Languages and cultural identities: a study with Brazilians of Arab origin in Foz do Iguaçu. 2014. (Simpósio).

10.
42nd Annual NABE Conference -The National Association for Bilingual Education. Bilingual education and language policy in Brazil: past, present, and future.. 2013. (Congresso).

11.
46th Annual Conference of the British Association for Applied Linguistics (BAAL). 2013. (Congresso).

12.
BAAL/CUP Seminar "Conceptualizing multilingualism under superdiversity: Membership claims, social categories, and emblems of authenticity". 2013. (Seminário).

13.
BAAL/CUP Seminar Narrative inquiry in transnational migratory contexts: epistemological and methodological issues. 2013. (Seminário).

14.
Doctoral Researchers of the MOSAIC Centre Talk "Understanding languages and language practices in Timor-Leste: the perspective of teachers and students of the National University Timor Lorosa'e". 2013. (Encontro).

15.
Doctoral Researchers of the MOSAIC Centre Talk "Working with Bourdieu?s key concepts: practicalities and responsibilities". 2013. (Encontro).

16.
II CONGRESO INTERNACIONAL DE PROFESORES DE LENGUAS OFICIAILES DEL MERCOSUL. Educação bilíngue e intercultural na universidade: o caso UNILA, no Brasil. 2013. (Congresso).

17.
Interactions between indigenous and migrant minority languages in changing multilingual environments. 2013. (Seminário).

18.
John and Elnora Ferguson Memorial Lecture "Can the UN ever really be neutral?". 2013. (Encontro).

19.
School of Education Research Seminar "Thinking differently with Foucault". 2013. (Encontro).

20.
VI Congresso Internacional Roa Bastos: Arquivos de Fronteira. Políticas linguísticas familiares pró-línguas de imigrantes e a comunidade árabe de Foz do Iguaçu. 2011. (Congresso).

21.
VII Congresso Internacional da Abralin. Is our teaching really making a difference?. 2011. (Congresso).

22.
XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciência Sociais. POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E IDENTITÁRIAS FAMILIARES EM CONTEXTO DE IMIGRAÇÃO: APRESENTAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA. 2011. (Congresso).

23.
44th Annual TESOL Convention and Exhibit - 03/24-03/27. 2010. (Congresso).

24.
Políticas de Identidade e Políticas Linguísticas em Contextos Multiculturais. 2010. (Seminário).

25.
III Congresso Internacional de Letras e I Encontro Nacional de Transculturalidade, Linguagem e Educação. Bilinguismo nos Estados Unidos: visões de uma realidade. 2009. (Congresso).

26.
I Simpósio de Reflexões sobre Metodologias de Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas.Métodos de ensino e sua relação com a prática: algumas reflexões. 2009. (Simpósio).

27.
I Simpósio de Reflexões sobre Metodologias de Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas.Formação Continuada de Professores: Associações de Professores. 2009. (Simpósio).

28.
IX Congresso de Educação - EDUCERE e III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia - ESBPp. Do professor-leitor ao professor de leitura: contribuições para o ensino de leitura em línguas estrangeiras. 2009. (Congresso).

29.
IX Congresso de Educação - EDUCERE e III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia - ESBPp. Metodologia de Ensino de Línguas Estrangeiras: perspectivas e reflexõe sobre os métodos, abordagens e o pós-método. 2009. (Congresso).

30.
VIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? EDUCERE ? EDIÇÃO INTERNACIONAL. USO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DO PROFESSOR-LEITOR NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE LEITURA EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. 2008. (Congresso).

31.
10th BRAZ-TESOL National Convention.Ship or Sheep? Rethinking Pronunciation Teaching. 2006. (Encontro).

32.
10th BRAZ-TESOL National Convention. 2006. (Encontro).

33.
40th Annual Convention and Exhibit - TESOL 2006: Daring to Lead. 2006. (Congresso).

34.
15o InPLA - Intercâmbio de Pesquisas de Lingüística Aplicada. 2005. (Simpósio).

35.
29th Braz-TESOL One-Day Seminar. 2005. (Seminário).

36.
29th Braz-TESOL One-Day Seminar.Pronunciation Teaching. 2005. (Seminário).

37.
III Fórum Mundial de Educação - A Educação para um Outro Mundo Possível. 2004. (Outra).

38.
Ready to Grow.Sheep or Ship? Rethinking Pronunciation Teaching. 2004. (Oficina).

39.
Ready to Grow?. 2004. (Encontro).

40.
XII EPLE.Rethinking Pronunciation Teaching. 2004. (Encontro).

41.
XII EPLE - Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná. 2004. (Encontro).

42.
The First New Jersey Workshop on Multilingual and Second Lamguage Acquisition. 2001. (Oficina).

43.
IV Ciclo de Reflexões sobre as licenciaturas da UFPR.Redimensionando a Prática de Ensino de LEMs. 1999. (Outra).

44.
Teacher Deveolpment - a Step Forward. 1999. (Encontro).

45.
The First Seminar of the Braz-TESOL Regional Chapter. 1998. (Seminário).

46.
VII EPLE - Encontro de Professores de Língua Estrangeira. 1998. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
JALIL, S. A.. III Encontro de Português para Falantes de Outras Línguas. 2017. (Congresso).

2.
PEREIRA, D. A. ; COTA, D. ; JALIL, S. A. . I Semana de Mediação Cultural e I Ciclo Arte Ação. 2012. (Outro).

3.
JALIL, S. A.; AMATO, L. J. D. ; DINIZ, A. G. ; PEREIRA, D. A. ; QUIJANO, G. ; VIEIRA, M. E. ; LESSA, Giane . I Seminário de Bilinguismo e Educação Bilíngue. 2011. (Outro).

4.
Chapanski, G. ; KOEHLER, J. ; PAVLOVSKI, E. ; PROCAILO, L. ; JALIL, S. A. ; PADILHA, S. V. . I Congresso de Letras das Faculdades Santa Cruz. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Silvana Maria Mamani. O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL E OS PARÂMETROS DE REFERÊNCIA DO CELPE-BRAS: UMA ANÁLISE DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA INTERCULTURAL.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Expressões Literárias e Linguísticas) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Samira Abdel Jalil.

Orientações de outra natureza
1.
Maria Magdalena permodo Lopez. Oficina de leitura de textos acadêmicos em língua inglesa. 2013. Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Samira Abdel Jalil.

2.
Maria Camila Arbelaez Cruz. Oficina de leitura de textos acadêmicos em língua inglesa. 2013. Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Samira Abdel Jalil.

3.
Ana Lucia Ferreira Busquet. Oficina de leitura de textos acadêmicos em língua inglesa. 2013. Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Samira Abdel Jalil.

4.
Valentina Paz Bascur Molina. Oficina de leitura de textos acadêmicos em língua inglesa. 2013. Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Samira Abdel Jalil.

5.
Maria Camila Arbelaez Cruz. Oficina de leitura de textos acadêmicos em língua inglesa. 2012. Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Samira Abdel Jalil.

6.
Mijail Luis Intriago Valdivieso. Oficina de leitura de textos acadêmicos em língua inglesa. 2012. Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Samira Abdel Jalil.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
JALIL, S. A.2009 JALIL, S. A.. Grammatical Perspectives on Code-Switching. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 7, p. 1-11, 2009.

2.
JALIL, S. A.2009JALIL, S. A.. Pronunciation and Second Language Learning.. Boletim - Centro de Letras e Ciências Humanas (UEL), v. 57, p. ---, 2009.


Livros e capítulos
1.
JALIL, S. A.. Ensino Fundamental - Língua Inglesa - 7a. série/8o. ano, 1o. volume, Livro do Professor. 1a.. ed. Curitiba: Positivo, 2009. v. 01.

2.
JALIL, S. A.. Ensino Fundamental, Língua Inglesa, 7a. série/8o. ano, 2o. volume, Livro do Aluno. 1. ed. Curitiba, PR: Editora Positivo, 2009. v. 01.

3.
JALIL, S. A.. Ensino Fundamental, Língua Inglesa, 7a. série/8o. ano, 2o. volume, Livro do Professor. 1. ed. Curitiba, PR: Editora Positivo, 2009. v. 01.

4.
JALIL, S. A.. Ensino Fundamental, Língua Inglesa, 7a. série/8o. ano, 3o. volume, Livro do Aluno. 1. ed. Curitiba, PR: Editora Positivo, 2009. v. 01.

5.
JALIL, S. A.. Ensino Fundamental, Língua Inglesa, 7a. série/8o. ano, 3o. volume, Livro do Professor. 1. ed. Curitiba, PR: Editora Positivo, 2009. v. 01.

6.
JALIL, S. A.. Ensino Fundamental, Língua Inglesa, 7a. série/8o. ano, 4o. volume, Livro do Aluno. 1. ed. Curitiba, PR: Editora Positivo, 2009. v. 01.

7.
JALIL, S. A.. Ensino Fundamental, Língua Inglesa, 7a. série/8o. ano, 4o. volume, Livro do Professor. 1. ed. Curitiba, PR: Editora Positivo, 2009. v. 01.

8.
JALIL, S. A.. Ensino Fundamental - Língua Inglesa - 8a. série/9o. ano, 1o. volume, Livro do Aluno. 1. ed. Curitiba, PR: Editora Positivo, 2010. v. 04.

9.
JALIL, S. A.. Ensino Fundamental - Língua Inglesa - 8a. série/9o. ano, 1o. volume, Livro do Professor. 1. ed. Curitiba, PR: , 2010. v. 04.

10.
JALIL, S. A.. Ensino Fundamental - Língua Inglesa - 8a. série/9o. ano, 2o. volume, Livro do Professor. 1. ed. Curitiba, PR: Editora Positivo, 2010. v. 1.

11.
JALIL, S. A.. Ensino Fundamental - Língua Inglesa - 8a. série/9o. ano, 2o. volume, Livro do Aluno. 1. ed. Curitiba, PR: Editora Positivo, 2010. v. 01.

12.
JALIL, S. A.. Ensino Fundamental - Língua Inglesa - 8a. série/9o. ano, 3o. volume, Livro do Professor. 1. ed. Curitiba, PR: Editora Positivo, 2010. v. 01.

13.
JALIL, S. A.. Ensino Fundamental - Língua Inglesa - 8a. série/9o. ano, 4o. volume, Livro do Professor. 1. ed. Curitiba, PR: Editora Positivo, 2010. v. 01.

14.
JALIL, S. A.. Ensino Fundamental - Língua Inglesa - 8a. série/9o. ano, 3o. volume, Livro do Aluno. 1. ed. Curitiba, PR: Editora Positivo, 2010. v. 01.

15.
JALIL, S. A.. Ensino Fundamental - Língua Inglesa - 8a. série/9o. ano, 4o. volume, Livro do Aluno. 1. ed. Curitiba, PR: Editora Positivo, 2010. v. 01.

16.
JALIL, S. A.. Ensino Médio - Língua Inglesa -1o. ano, 1o. volume, Livro do Professor. 1. ed. Curitiba: Editora Positivo, 2010. v. 1. 61p .

17.
JALIL, S. A.. Ensino Médio - Língua Inglesa -1o. ano, 1o. volume, Livro do Aluno. 1. ed. Curitiba: Editora Positivo, 2010. v. 1. 61p .

18.
JALIL, S. A.. Ensino Médio - Língua Inglesa -1o. ano, 2o. volume, Livro do Aluno. 1. ed. Curitiba: Editora Positivo, 2010. v. 1. 40p .

19.
JALIL, S. A.. Ensino Médio - Língua Inglesa -1o. ano, 2o. volume, Livro do Professor. 1. ed. Curitiba: Editora Positivo, 2010. v. 1. 40p .

20.
JALIL, S. A.. Ensino Médio - Língua Inglesa -1o. ano, 3o. volume, Livro do Aluno. 1. ed. Curitiba: Editora Positivo, 2010. v. 1. 40p .

21.
JALIL, S. A.. Ensino Médio - Língua Inglesa -1o. ano, 3o. volume, Livro do Professor. 1. ed. Curitiba: Editora Positivo, 2010. v. 1. 40p .

22.
JALIL, S. A.. Ensino Médio - Língua Inglesa -1o. ano, 4o. volume, Livro do Aluno. 1. ed. Curitiba, PR: Editora Positivo, 2010. v. 1. 36p .

23.
JALIL, S. A.. Ensino Médio - Língua Inglesa -1o. ano, 4o. volume, Livro do Professor. 1. ed. Curitiba, PR: Editora Positivo, 2010. v. 1. 51p .

24.
JALIL, S. A.. Ensino Fundamental - Língua Inglesa - 7a. série/8o. ano, 1o. volume, Livro do Aluno. 1a.. ed. Curitiba: Positivo, 2009. v. 01.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
JALIL, S. A.. Listening to learn or learning to listen? A construção do conhecimento e o desenvolvimento da habilidade auditiva em Língua Inglesa. Atividades & Experiências, Curitiba, PR, p. 48 - 48, 01 ago. 2006.

2.
JALIL, S. A.. Estudar uma Língua Estrangeira? Para quê?. Atividades & Experiências, Curitiba, PR, p. 40 - 40, 01 jul. 2008.


Apresentações de Trabalho
1.
JALIL, S. A.. USO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DO PROFESSOR-LEITOR NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE LEITURA EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
JALIL, S. A.; Chapanski, G. . Bilinguismo nos Estados Unidos: visões de uma realidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
JALIL, S. A.. Do professor-leitor ao professor de leitura: contribuições para o ensino de leitura em línguas estrangeiras. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
JALIL, S. A.; PROCAILO, L. . Metodologia de Ensino de Línguas Estrangeiras: perspectivas e reflexões sobre os métodos, abordagens e o pós-método. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
JALIL, S. A.; PROCAILO, L. . Métodos de Ensino e sua relação com a prática: algumas reflexões. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
JALIL, S. A.; Chapanski, G. . Formação Continuada de Professores: associações de professores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
JALIL, S. A.; PROCAILO, L. . Is our teaching really making a difference?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
JALIL, S. A.; MOURA, Selma de Assis . An overview of Bilingualism and Bilingual Education in Brazil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
JALIL, S. A.. POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E IDENTITÁRIAS FAMILIARES EM CONTEXTO DE IMIGRAÇÃO: APRESENTAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
JALIL, S. A.. Políticas linguísticas familiares pró-línguas de imigrantes e a comunidade árabe de Foz do Iguaçu. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
JALIL, S. A.. Políticas linguísticas familiares e a comunidade árabe de Foz do Iguaçu: um projeto de pesquisa em andamento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
JALIL, S. A.. Estudos da linguagem e mediação cultural. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
JALIL, S. A.. Educação bilíngue e intercultural na universidade: o caso UNILA, no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
JALIL, S. A.. Mesa Redonda: Português para Falantes de Outras Línguas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
JALIL, S. A.; AMATO, L. J. D. ; DINIZ, A. G. ; PEREIRA, D. A. ; QUIJANO, G. ; VIEIRA, M. E. ; LESSA, Giane . I Seminário de Bilinguismo e Educação Bilíngue. 2011. (Outro).

2.
PEREIRA, D. A. ; COTA, D. ; JALIL, S. A. . I Semana de Mediação Cultural e I Ciclo Arte Ação. 2012. (Outro).

3.
JALIL, S. A.. III Encontro de Português para Falantes de Outras Línguas. 2017. (Congresso).

4.
Chapanski, G. ; KOEHLER, J. ; PAVLOVSKI, E. ; PROCAILO, L. ; JALIL, S. A. ; PADILHA, S. V. . I Congresso de Letras das Faculdades Santa Cruz. 2008. (Congresso).



Outras informações relevantes


*Membro da Organização TESOL International. 
*Membro da Organização ALAB
*Membro da Organização BAAL.
*Aprovada no California Basic Educational Skills Test (CBEST), exame realizado para se obter permissão para ministrar aulas nas escolas de Educação Básica no Estado da California, Estados Unidos.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 4:19:14