Keros Gustavo Mileski

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1436226554035901
  • Última atualização do currículo em 27/07/2018


Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação (PPE/UEM) com Bolsa CNPq com intercâmbio realizado na Graduate School of Arts & Sciences, of Washington University in St. Louis - EUA (PDSE/CAPES), sob a supervisão do Professor Ph.D. Bret Gustafson, no ano de 2015. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2013 com Bolsa CNPq). Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), Educação a Distância (EaD) pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Atualmente desenvolve pesquisas sobre educação escolar indígena e educação física na escola indígena, no Programa Interdisciplinar de Estudos de Populações/Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-História (CCH-UEM). Atualmente Professor no Departamento de Educação Física da Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (FACINOR). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Keros Gustavo Mileski
Nome em citações bibliográficas
MILESKI, Keros Gustavo;MILESKI, KEROS GUSTAVO;MILESKI, K.G.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
com período sanduíche em Washington University in Saint Louis (Orientador: PhD. Bret Gustafson).
Título: As políticas educacionais indígenas nas comunidades Guarani no Paraná: educação e práticas corporais tradicionais., Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Rosângela Célia Faustino.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Política Educacional; Educação Escolar Indígena; Práticas educacionais Guarani.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Escolar Indígena.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2013
Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: A educação física na escola indígena: a cidadania e a emancipação indígena em questão.,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Rosângela Célia Faustino.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: educação física; Educação Escolar Indígena; RCNE/Indígena; Organismos Internacionais; Cidadania e Emancipação Indígena.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2012
Especialização em Atendimento Educacional Especializado. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: A Educação Física e o atendimento educacional especializado nos documentos e na política educacional para as populações indígenas.
Orientador: Rosângela Célia Faustino.
2005 - 2009
Graduação em Educação Física.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: O Conteúdo Específico Da Educação Física Na Produção Científica Brasileira De Teses E Dissertações: 1987 A 2004..
Orientador: Rosângela Aparecida Mello.




Formação Complementar


2009 - 2009
Curso de Arbitragem. (Carga horária: 40h).
Federação de Desportos Aquáticos do Paraná, FDAP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisador no Laboratório de Arqueologia Etnologia e Etno-história. Atuando nos temas: Educação; Educação Escolar Indígena; Educação Física

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora a distância do curso de História a distância - da Universidade Estadual de Maringá, atendendo os Estudantes Indígenas do Polo do Município de Assaí/PR por meio do Programa Universidade Aberta do Brasil.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Representante Discente, Enquadramento Funcional: Colegiado do Curso de pós-Graduação Educação

Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 30
Outras informações
Graduando do curso de Educação Física, cumprido no Departamento de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde.

Atividades

06/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-História.

09/2007 - 09/2009
Estágios , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Educação Física.

Estágio realizado
Cultura do Movimento Corporal na Promoção da Saúde - Natação.
04/2008 - 12/2008
Estágios , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Educação Física.

Estágio realizado
Monitor voluntário da disciplina de Fundamentos da Educação Física II.
04/2007 - 12/2007
Estágios , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Educação Física.

Estágio realizado
Monitor voluntário da disciplina Fundamentos da Educação Física II.
07/2007 - 08/2007
Estágios , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Educação Física.

Estágio realizado
Estágio voluntário no projeto Cultura do movimento corporal na promoção da saúde - área de natação..

Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná, FACINOR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6

Atividades

02/2016 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Educação Física Escolar I
Estágio Supervisionado em Educação Física Escolar II
Metodologia da Pesquisa Científica
Organização da Educação Brasileira
Bases Sociológicas Sociológicas aplicadas à Educação Física
Fundamentos da Educação Física II
Fundamentos da Educação Física I
02/2014 - 04/2015
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação Física no Brasil
Teorias Pedagógicas da Educação Física

Prefeitura do Município de Maringá, P/MARINGA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Educação Física, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Emancipação Humana - GEPEC. Coordenação: Rosangela Célia Faustino, Vice-Coordenação: Elma Júlia Gonçalves de Carvalho.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Cultura corporal: a especificidade da ginástica e sua relação com a arte, a cultura e a educação física

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Telma Adriana Pacifico Martineli em 05/05/2014.
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo compreender a cultura corporal na especificidade da ginástica, a partir dos estudos e das relações entre cultura, arte e educação física presentes na produção científica contemporânea e nas obras clássicas. A pesquisa caracteriza-se como um estudo qualitativo de cunho bibliográfico. Trata-se de levantamento, estudo e análise das produções científicas na área da educação física que tratam da ginástica, bem como em outras áreas. A pesquisa constará das seguintes etapas: formação e cadastro de um grupo de Pesquisa no CNPQ; estudos sistemáticos de obras clássicas sobre a arte e a cultura; levantamento e estudo de produções científicas na área de educação e de outras áreas; sistematização e produção de conhecimento científico sobre a ginástica. Pretende-se com esta pesquisa: acessar as produções científicas sobre a cultura corporal na especificidade da ginástica que se fundamentam no materialismo histórico, e a partir delas, avançar na produção deste conhecimento; constituir um banco de dados de produções científicas sobre a ginástica e sua relação com a arte e a cultura que possam se constituir como objeto de estudos e pesquisas deste e de outros grupos; e, por fim, produzir material teórico e socializá-lo nos meios científicos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Keros Gustavo Mileski - Integrante / Telma Adriana Pacífico Martineli - Coordenador / Janaína Fornaziero Borges - Integrante / Rosangela Aparecida Mello - Integrante / Fernanda Theodoro de Souza Coelho - Integrante.
2013 - Atual
As políticas de inclusão indígena no Ensino Superior no Paraná, formação e atuação da mulher Kaingang: um balanço sobre dez anos da Lei 13.134/2001

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rosângela Célia Faustino em 27/05/2013.
Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo investigar e analisar o ingresso, a permanência, aprendizagem e conclusão do curso superior realizado nas universidades públicas do Paraná por mulheres indígenas a partir da aprovação da Lei 13134/2001 que garantiu a reserva de vagas sobressalentes e o acesso por meio de Vestibular Intercultural aos Grupos étnicos do Estado. Serão avaliadas as políticas institucionais de permanência, inclusão e ensino-aprendizagem sendo identificadas as dificuldades de permanência e conclusão do curso superior. Serão promovidos cursos de formação continuada para melhor inserção de estudantes indígenas na universidades e seminários estaduais para apresentação e debates sobre o tema..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Keros Gustavo Mileski - Integrante / Rosângela Célia Faustino - Coordenador / Maria Simone Jacomini Novak - Integrante / Lúcio Tadeu Mota - Integrante / Marcella Hauanna Cassula - Integrante / Mariana Mendonça Bernardino - Integrante / Luciana Regina Andrioli - Integrante / Isabel Cristina Rodrigues - Integrante / Licia Gaotan Guilherme - Integrante / Maira Machado dos Santos - Integrante / Michele Vieira Costa - Integrante / Maria Luisa da Silva Borniotto - Integrante / Adriana Silva Oliveira - Integrante / Andressa Graziely Berto da Silva - Integrante.
2013 - Atual
A alfabetização de crianças indígenas bilíngues: políticas, teorias e metodologias

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rosângela Célia Faustino em 21/04/2014.
Descrição: O presente projeto, tem como objetivo levantar e analisar a produção bibliográfica sobre a alfabetização em escolas indígenas, a partir dos anos de 1990, levantar e analisar os documentos da atual política educacional dessa modalidade de ensino, identificar métodos, materiais e práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de crianças indígenas Kaingang dos anos iniciais do ensino fundamental, matriculadas em duas escolas indígenas Kaingang no Paraná e realizar oficina de formação pedagógica para professores que atuam nos anos iniciais, em duas escolas indígenas Kaingang no Paraná.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Keros Gustavo Mileski - Integrante / Rosângela Célia Faustino - Coordenador / Maria Simone Jacomini Novak - Integrante / Marcella Hauanna Cassula - Integrante / Luciana Regina Andrioli - Integrante / Adriana Silva Oliveira - Integrante / Andressa Graziely Berto da Silva - Integrante / Maria Christine Berdusco Menezes - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
Interculturalidade e interdisciplinaridade na educação escolar indígena no Paraná: contribuição à alfabetização, formação de professores e elaboração de materiais didáticos bilíngues

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rosângela Célia Faustino em 21/04/2014.
Descrição: O presente projeto desenvolve estudos e investigações sobre os processos de ensino e aprendizagem escolar, o bilinguismo, a alfabetização e seus encaminhamentos metodológicos em escolas indígenas Kaingang, Guarani e Xetá no Paraná. Analisa a política da educação intercultural com foco nos anos iniciais do Ensino Fundamental visando contribuir com a melhoria da qualidade da educação nesse segmento. As ações congregam levantamento de dados, observações, constituição de grupos de estudos em Terras Indígenas, oficinas de formação de professores e elaboração de materiais didáticos bilíngües envolvendo pesquisadores, acadêmicos índios e não-índios do ensino superior, professores da educação básica e comunidades indígenas no Paraná com foco nos temas: Educação, História, Cultura, Língua e Ambiente.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Keros Gustavo Mileski - Integrante / Rosângela Célia Faustino - Coordenador / Maria Simone Jacomini Novak - Integrante / Marcella Hauanna Cassula - Integrante / Mariana Mendonça Bernardino - Integrante / Luciana Regina Andrioli - Integrante / Maria Luisa da Silva Borniotto - Integrante / Adriana Silva Oliveira - Integrante / Andressa Graziely Berto da Silva - Integrante / Maria Christine Berdusco Menezes - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2011 - 2012
O impacto do Programa Bolsa Família na melhoria do acesso à educação e aprendizagem em comunidades indígenas Kaingang e Guarani no Paraná.
Descrição: Este projeto visa levantar dados que possibilitem um melhor conhecimento acerca do impacto do Programa Bolsa Família no acesso à educação e aprendizagem escolar em comunidades indígenas Kaingang e Guarani no Paraná. Por meio de pesquisa quantitativa e qualitativa pretende-se identificar os benefícios do Programa em relação ao acesso à escola, a níveis mais elevados de aprendizagem e à cidadania. Os instrumentos de pesquisa compreendem aplicação de questionário sócio-educativo, observação de campo e pesquisa documental (livros de registros escolares, numero de matrículas anteriores e posteriores à implantação do Programa e documentos da FUNAI) permitindo análises acerca do tema..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Keros Gustavo Mileski - Integrante / Rosângela Célia Faustino - Coordenador / Maria Simone Jacomini Novak - Integrante / Vanessa de Souza Lança - Integrante / Paulo Caldas Ribeiro Ramon - Integrante / Marcella Hauanna Cassula - Integrante / Mariana Mendonça Bernardino - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2009 - 2012
Avaliação Socioeducacional, Linguística e do Bilinguismo nas Escolas Indígenas Kaingang do Território Etnoeducacional ? Planalto Meridional Brasileiro
Descrição: Projeto de pesquisa vinculado ao Laboratório de Arqueologia, Etnologia e etno-História do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Estadual de Maringá que tem como objetivos principais desenvolver pesquisa qualitativa acerca da situação linguista dos grupos indígenas Kaingang do Território Etnoeducacional Planalto Meridional Brasileiro com vistas a conhecer as estratégias de bilinguismo utilziadas nas escolas, avaliar o impacto da estadualização, identificar a adequação da infra-estrutura das escolas, criar e alimentar Banco de Dados sobre educação escolar indígena, analisar a gestão e a participação das comunidades nas escolas indígenas, avaliar os programas de formação de professores indígenas, identificar a presença e uso de material didático específico e diferenciado nas escolas indígenas Kaingang..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Keros Gustavo Mileski - Integrante / Rosângela Célia Faustino - Coordenador / Maria Simone Jacomini Novak - Integrante / Vanessa de Souza Lança - Integrante / Paulo Caldas Ribeiro Ramon - Integrante / Marcella Hauanna Cassula - Integrante / Mariana Mendonça Bernardino - Integrante / Luciana Regina Andrioli - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4
2009 - 2010
Ouvir dos velhos, contar aos jovens: memórias, histórias e conhecimentos Guarani Nhandewa
Descrição: Projeto que investigará a memória dos velhos indígenas Guarani Nhandewa residentes nas Terras Indígenas do norte do Paraná com o intuito de coletar, registrar e disseminar por meio da escola indígena, os conhecimentos e os mitos Guarani..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (1) .
Integrantes: Keros Gustavo Mileski - Integrante / Rosângela Célia Faustino - Coordenador / Maria Simone Jacomini Novak - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3
2006 - 2007
A Produção Científica Brasileira em Teses e Dissertações sobre a Formação Profissional em Educação Física de 1987 a 2004.
Descrição: O estudo tem por objetivo analisar como a temática, formação de professores de educação física, vem sendo tratada nas teses e dissertações produzidas no Brasil, no período de 1987 a 2004, e em que medidas atendem as expectativas da produção do conhecimento científico. Trata-se de uma pesquisa de caráter documental que visa identificar, caracterizar e conhecer a produção científica quanto ao contexto no qual foi desenvolvida, a estrutura e forma dos resumos, os tipos de pesquisas, os referenciais teórico-metodológicos que subsidiaram a construção das dissertações e teses analisadas. A partir das contradições filosóficas, que se apresentam na atualidade e que se evidenciam na produção científica na área da educação física, despertou-nos o interesse de investigarmos sobre o que vem sendo estudado e socializado nas teses e dissertações, no que se refere à formação do docente de educação física, à luz do Materialismo Histórico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Keros Gustavo Mileski - Integrante / Alexandre Paio - Integrante / Telma Adriana Pacífico Martineli - Integrante / Alda Lúcia Pirolo - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 2


Outros Projetos


2008 - 2010
Formação do Professor de Educação Física: introdução aos fundamentos teóricos metodológicos
Descrição: Este projeto tem como objetivo aprofundar os estudos na temática Formação do Professor de Educação Física, a partir da introdução aos fundamentos teóricos e metodológicos. O tema surgiu a partir do interesse do coletivo de professores e acadêmicos que compõem o Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar e Formação Profissional (Edufesc/Cnpq), este tem a preocupação com a formação inicial e continuada de professores, as problemáticas da escola, considerando a relação trabalho e educação enquanto fenômeno social. Para dar conta de nossas proposições buscaremos neste projeto, realizar encontros semanais, envolvendo os discentes e docentes participantes do Edufesc; realizar o levantamento das fontes primárias e secundárias que fundamentam as diferentes perspectivas teóricas; promover debates, discussões e propor palestras e/ou seminários, com pesquisadores e especialistas no assunto, envolvendo a comunidade interessada e, ainda, organizar o Fórum de Educação Física Escolar e Lazer em sua terceira edição, com o propósito de aprofundamento de estudos e socialização dos conhecimentos científicos desenvolvidos no interior do grupo.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2008 - Atual
Programa Interdisciplinar de Estudos de Populações: Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-história
Descrição: Propostas de investigação interdisciplinar tornaram-se corriqueiras no meio acadêmico brasileiro nas últimas duas décadas, todavia, ações efetivamente interdisciplinares continuam bastante raras. Muitos pesquisadores procuram explorar questões e noções advindas de diferentes áreas, mas por trabalharem isolados, não tem como evitar momentos de confusões conceituais ou de superficialidade na coleta, na organização e na análise dos dados. Uma das alternativas para superar tais situações reside na prática coletiva interdisciplinar, ou seja, diferentes pesquisadores concorrendo para o diálogo comum a partir de suas competências específicas. Assim, o Programa Interdisciplinar de Estudos de Populações - Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etnohistória se propõe a pesquisar as relações dos povos não-ocidentais entre sí e com as sociedades envolventes no ambito do cone sul americano, entendendo que dessa forma podemos contribuir com significativos aportes para o desenvolvimento científico no âmbito das humanidades e na universidade em geral..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Keros Gustavo Mileski - Integrante / Lúcio Tadeu Mota - Coordenador / José Henrique Rollo Gonçalves - Integrante / Jorge Eremites de Oliveira - Integrante.
2006 - Atual
Grupo de Estudos em Educação Física Escolar e Formação de Professores
Descrição: O grupo vem desenvolvendo investigações no âmbito da educação em geral, em especial da educação física, retratando a formação inicial e continuada de professores,o curriculo e a prática pedagógica, sob o enfoque da teoria Historico Cultural. Vem divulgando seus estudos apresentando os resultados em congressos da área e áreas a fins, no ano de 2006, 2007 e 2008, 2009. Também tem realizado assessoria no campo da educação física no Município de Sarandi-PR, Secretaria de Educação, Coordenação de Educação Física..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2005 - 2007
A Educação para além do capital: limites e possibilidades
Descrição: O projeto tem por finalidade o estudo e aprofundamento das categorias marxistas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Keros Gustavo Mileski - Integrante / Alexandre Paio - Integrante / Carlos Henrique Ferreira Magalhães - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARTINELI, Telma Adriana Pacifico2017MARTINELI, Telma Adriana Pacifico ; MILESKI, Keros Gustavo . Concepções pedagógicas de Educação Física: os conceitos de diferença e inclusão. PRÁXIS EDUCATIVA (IMPRESSO), v. 12, p. 395-413, 2017.

2.
MARTINELI, T. A. P.2016MARTINELI, T. A. P. ; MAGALHÃES, Carlos Henrique Ferreira ; MILESKI, Keros Gustavo ; ALMEIDA, E. M. . A Educação Física na BNCC: concepções e fundamentos políticos e pedagógicos. Revista Motrivivência, v. 28, p. 76-95, 2016.

3.
MILESKI, Keros Gustavo;MILESKI, KEROS GUSTAVO;MILESKI, K.G.2014MILESKI, Keros Gustavo; ALVES, R. C. ; SILVA, A. G. B. . Racismo e alienação: uma aproximação à base ontológica de temática racial. Teoria e Prática da Educação, v. 14, p. 155, 2014.

4.
NOVAK, É. S.2014NOVAK, É. S. ; MILESKI, KEROS GUSTAVO . PALADINO, Mariana; ALMEIDA, Nina Paiva. Entre a Diversidade e a desigualdade: uma análise das políticas públicas para a educação escolar indígena no Brasil dos governos Lula. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria; LACED/Museu Nacional/UFRJ, 2012. 152p.. Muitas Vozes, v. 3, p. 265-271, 2014.

5.
MILESKI, K.G.2014MILESKI, K.G.; FAUSTINO, R. C. . A Educação Escolar Indígena na Produção Científica da Área da Educação Física. Comunicações (UNIMEP), v. 21, p. 97-111, 2014.

6.
NOVAK, M. S. J.2013NOVAK, M. S. J. ; MILESKI, Keros Gustavo ; ANDRIOLI, L. R. . A Educação Escolar Indígena e o Atendimento Educacional Especializado nos documentos educacionais. Teoria e Prática da Educação, v. 16, p. 117-128, 2013.

7.
MILESKI, Keros Gustavo;MILESKI, KEROS GUSTAVO;MILESKI, K.G.2012MILESKI, Keros Gustavo; RAMON, P. C. R. . GRANDO, Beleni Saléte (Org.). Jogos e culturas indígenas: possibilidades para a educação intercultural na escola. Cuiabá: EdUFMT, 2010.. Práxis Educativa (Impresso), v. 7, p. 289-297, 2012.

8.
FAUSTINO, R. C.2011FAUSTINO, R. C. ; NOVAK, M. S. J. ; MILESKI, Keros Gustavo ; RAMON, P. C. R. ; BERNARDINO, M. M. . O Programa Bolsa Família e o acesso à educação escolar em comunidades indígenas Kaingang e Guarani no Paraná.. Pesquisas de Avaliação, v. 1, p. 1-18, 2011.

9.
FUGI, N. C.2009 FUGI, N. C. ; MARTINELI, T. A. P. ; MILESKI, Keros Gustavo . A valorização do brinquedo na teoria histórico-cultural: aproximações com a Educação Física. Psicologia Escolar e Educacional (Impresso), v. 13, p. 251-259, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
FAUSTINO, R. C. ; NOVAK, M. S. J. ; MILESKI, Keros Gustavo ; RAMON, P. C. R. ; LANCA, V. S. ; BERNARDINO, M. M. . O programa Bolsa Família e o acesso à educação escolar em comunidades indígenas Kaingang e Guarani no Paraná. In: Júnia Valéria Quiroga da Cunha; Alexandro Rodrigues Pinto; Renata Mirandola Bichir; Renato Francisco dos Santos de Paula. (Org.). Avaliação de políticas públicas: reflexões acadêmicas sobre o desenvolvimento social e o combate à fome. 1ed.Brasília-DF: MDS; Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação, 2014, v. 1, p. 238-263.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MILESKI, Keros Gustavo; FAUSTINO, R. C. . O que diz a produção científica na área da educação física sobre a educação escolar indígena?. In: XII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013, Maringá. Seminário do PPE, 2013.

2.
MARTINELI, T. A. P. ; MILESKI, Keros Gustavo . Concepções de 'corpo' na educação física: apontamentos históricos. In: IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - IX ANPED SUL, 2012, Caxias do Sul. IX ANPED SUL, 2012. v. 1.

3.
MILESKI, Keros Gustavo; NOVAK, M. S. J. . A construção de Projeto Político-Pedagógico em escolas indígenas Kaingang do Paraná: primeiros apontamentos. In: IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - IX ANPED SUL, 2012, Caxias do Sul. IX ANPED SUL, 2012.

4.
MILESKI, Keros Gustavo; FAUSTINO, R. C. . A contribuição da educação no processo de reorganização do sistema de liderança Kaingang no Paraná.. In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA - ANPUH: 50 anos. São Paulo: ANPUH-SP, 2011. v. 1.

5.
MILESKI, Keros Gustavo; PAIO, A. ; MARTINELI, T. A. P. ; PIROLO, A. L. ; RIBEIRO, D. M. D. . A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NAS TESES E DISSERTAÇÕES: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 1987 A 2004. In: XV Congresso Brasileir de Ciências do Esporte II Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2007, Recife. Anais do XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte [e] II Congresso Internacional de Ciências do Esporte / Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Recife : CBCE, 2007., 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FAUSTINO, R. C. ; MILESKI, Keros Gustavo . Jané Reko Paranuhá: a experiencia com a revitalização da lingua Xetá no Paraná. In: XIII Inter - American Symposium on Ethnography and Education, 2013, Los Angeles. XIII Inter - American Symposium on Ethnography and Education, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FUGI, N. C. ; SOUZA, T. G. ; MARTINELI, T. A. P. ; DIAS, V. F. ; MILESKI, Keros Gustavo . Criança, imaginário infantil e brincadeira gímnica: possibilidades para a educação física.. In: do IV Fórum Internacional de Ginástica Geral., 2007, Campinas. Anais do IV Fórum Internacional de Ginástica Geral, 2007, Campinas., 2007.

2.
PAIO, A. ; MILESKI, Keros Gustavo ; MARTINELI, T. A. P. . A produção científica em teses e dissertações: formação de professores em educação física.. In: XVI Encontro Anual de Iniciação Científica, 2007., 2007, Maringá. Anais do XVI Encontro Anual de Iniciação Científica, 2007., 2007.

3.
PAIO, A. ; MARTINELI, T. A. P. ; MILESKI, Keros Gustavo ; PIROLO, A. L. . A Produção Científica nas Teses e Dissertações: Formação de Professores em Educação Física - 1987 a 2004. In: XVI Encontro Anual de Iniciação Científica, 2007, Maringá. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom). Maringá: UEM, 2007. v. 1. p. 1-3.

Apresentações de Trabalho
1.
MILESKI, K.G.. The Guarani in North of Paraná: corporeal culture and Indigenous School Education. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MILESKI, Keros Gustavo. Os povos indígenas e a educação escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MILESKI, Keros Gustavo. A cultura afro-brasileira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MILESKI, Keros Gustavo; FAUSTINO, R. C. . O que diz a produção científica na área da educação física sobre a educação escolar indígena?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
FAUSTINO, R. C. ; MILESKI, Keros Gustavo . Jané Reko Paranuhá: a experiência com a revitalização da língua Xetá no Paraná.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
MILESKI, Keros Gustavo; FAUSTINO, R. C. . A educação escolar indígena e o atendimento educacional especializado nos documentos oficiosos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MARTINELI, T. A. P. ; MILESKI, Keros Gustavo . Concepções de 'corpo' na educação física: apontamentos históricos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
MILESKI, Keros Gustavo; NOVAK, M. S. J. . A construção de projeto político-pedagógico em escolas indígenas Kaingang no Paraná: primeiros apontamentos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FAUSTINO, R. C. ; NOVAK, M. S. J. ; MILESKI, Keros Gustavo ; RAMON, P. C. R. ; LANCA, V. S. . O bolsa família e o acesso à educação: impactos sobre a qualidade de vida em comunidades indígenas no Paraná.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
MILESKI, Keros Gustavo; FAUSTINO, R. C. . A contribuição da educação no processo de reorganização do sistema de liderança Kaingang no Paraná.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
MILESKI, Keros Gustavo; FAUSTINO, R. C. . A educação física escolar indígena: primeiros apontamentos e observações realizadas na escola Kaingang.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
RAMON, P. C. R. ; MILESKI, Keros Gustavo ; FAUSTINO, R. C. . O impacto do programa Bolsa Família na melhoria do acesso à educação e aprendizagem em comunidades indígenas no Paraná. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
MILESKI, Keros Gustavo; FAUSTINO, R. C. ; ALENCAR, T. C. . Ouvir dos velhos, contar aos jovens: memórias, histórias e conhecimentos Guarani Nhandewa no Paraná. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
ALENCAR, T. C. ; MILESKI, Keros Gustavo ; FAUSTINO, R. C. ; NOVAK, M. S. J. ; LANCA, V. S. . Conhecimentos e cultura Guarani Nhandewa no Paraná: possibilidades pedagógicas para as escolas indígenas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MILESKI, Keros Gustavo; ALENCAR, T. C. ; NOVAK, M. S. J. ; LANCA, V. S. . A criação do mundo na visão Guarani - Fichas de leitura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
NOVAK, M. S. J. ; MILESKI, Keros Gustavo ; ALENCAR, T. C. . Sistematização do Material Produzido. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
MILESKI, Keros Gustavo; NOVAK, M. S. J. ; LANCA, V. S. ; ALENCAR, T. C. . A criação do mundo na visão Guarani - Fichas de leitura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
MILESKI, Keros Gustavo. Bases de dados e indicadores do INEP sobre Educação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
MILESKI, Keros Gustavo; NOVAK, M. S. J. ; ALENCAR, T. C. . Sistematização do Material Produzido. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
MILESKI, Keros Gustavo. O positivismo de Augusto Comte (1798 a 1857). 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
MASSAROTTO, R. ; CARVALHO, Gianelise de Fátima ; GONCALVES, B. A. ; KIDO, A. J. S. ; PUPIO, B. C. ; PEDROSO, E. C. ; ESPANHOL, J. A. ; KIMURA, M. N. ; NUNES, M. G. ; SANTIAGO, P. F. R. ; ANDRADE JUNIOR, J. R. N. ; MILESKI, Keros Gustavo ; LOPES, E. F. . Projeto Laboratório de pesquisas do lúdico.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
PAIO, A. ; MILESKI, Keros Gustavo ; MARTINELI, T. A. P. ; PIROLO, A. L. . A produção científica nas teses e dissertações: formação de professores em edcuação física - 1987 a 2004. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
MILESKI, Keros Gustavo; PAIO, A. ; MARTINELI, T. A. P. ; PIROLO, A. L. ; RIBEIRO, D. M. D. . A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NAS TESES E DISSERTAÇÕES: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 1987 A 2004. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
BIATO, L. B. ; MILESKI, Keros Gustavo ; MASSAROTTO, R. . 'Cidade do real' - O consumismo no modo de vida citadino representado no brinquedo artesanal.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
MILESKI, Keros Gustavo; BIATO, L. B. ; MASSAROTTO, R. . O consumismo ideologicamente embutido no modo de vida citadino.. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
BORNIOTTO, M. L. S. ; MILESKI, K.G. ; SILVA, A. G. B. . Formação Continuada para os Estudantes Indígenas do Ensino Superior da Universidade Estadual de Maringá. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MILESKI, Keros Gustavo; NOVAK, M. S. J. . Formação continuada para estudantes indígenas no ensino superior da UEM - Introdução à Informática. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MENEZES, M. C. B. ; FAUSTINO, R. C. ; NOVAK, M. S. J. ; BORNIOTTO, M. L. S. ; MILESKI, K.G. ; ANDRIOLI, L. R. ; RAMON, P. C. R. . Formação Continuada para os Estudantes Indígenas do Ensino Superior da Universidade Estadual de Maringá. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MILESKI, K.G.; NOVAK, M. S. J. ; RAMON, P. C. R. . Formação Continuada para os Estudantes Indígenas do Ensino Superior da Universidade Estadual de Maringá. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
RODRIGUES, A. D. ; CABRAL, A. S. A. C. ; SILVA, C. ; SILVA, J. C. ; FAUSTINO, R. C. ; MOTA, L. T. ; MILESKI, Keros Gustavo . Vocabulário ilustrado Xetá: Xetá - português. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático Bilíngue).

6.
FAUSTINO, R. C. ; CHAVES, M. ; SILVA, C. ; SILVA, J. C. ; MILESKI, Keros Gustavo . Jané Rekó Paranuhá. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático Bilíngue).

7.
FAUSTINO, R. C. ; NOVAK, M. S. J. ; ANDRIOLI, L. R. ; MILESKI, Keros Gustavo . Relatório Final de projeto do Observatório da Educação Escolar Indígena. 2012. (Relatório de pesquisa).

8.
FAUSTINO, R. C. ; NOVAK, M. S. J. ; ANDRIOLI, L. R. ; MILESKI, Keros Gustavo . Relatório Parcial de Projeto do Observatório da Educação Escolar Indígena. 2011. (Relatório de pesquisa).

9.
FAUSTINO, R. C. ; NOVAK, M. S. J. ; ALENCAR, T. C. ; MILESKI, Keros Gustavo . Ouvir dos velhos, contar aos jovens: memórias, histórias e conhecimentos Guarani Nhandewa no Paraná. 2010. (Relatório de pesquisa).

10.
MARTINELI, T. A. P. ; PIROLO, A. L. ; MILESKI, Keros Gustavo ; PAIO, A. . A produção científica brasileira em teses e dissertações sobre a formação profissional em Educação Física de 1987 a 2004. 2007. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GILIOLI, E. B.; MILESKI, K.G.; SANTOS, L. L. S. R.. Participação em banca de Vinicius Antonucci Calixto.O CONCEITO DE MEDIAÇÃO EM VIGOTSKI E OS ESTUDOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná.

2.
SANTOS, V. C.; MILESKI, K.G.; SOUZA, S. R.. Participação em banca de Giovana Rodrigues Alves Cremonezi.DISCIPLINARIZAÇÃO DOS CORPOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná.

3.
SOUZA, S. R.; SOUZA, T. G.; MILESKI, Keros Gustavo. Participação em banca de Rodrigo da Silva Botelho.A Dança Como Conteúdo Estruturante Nas Aulas De Educação Física Das Escolas Estaduais Do Núcleo Regional De Educação ? Loanda/Pr. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná.

4.
FAUSTINO, R. C.; RODRIGUES, I. C.; MILESKI, Keros Gustavo. Participação em banca de Marcella Hauanna Cassula.Criança Indígena Guarani: Aspectos Sócio-Históricos, Culturais e Educacionais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

5.
MARTINELI, T. A. P.; MOREIRA, J. A. S.; MILESKI, Keros Gustavo. Participação em banca de Andressa Maria Doce.A Legalidade da Educação Física na Primeira Etapa da Educação Básica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MILESKI, Keros Gustavo. Banca de Avaliação da prova de redação - X Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná. 2010. Universidade Estadual de Maringá.

2.
MILESKI, Keros Gustavo. Banca da prova oral - X Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná. 2010. Universidade Estadual de Maringá.

3.
MILESKI, Keros Gustavo. Fiscal de prova objetiva - X Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná. 2010. Universidade Estadual de Maringá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIII Inter - American Symposium on Ethnography and Education.Jané Reko Paranuhá: a experiencia com a revitalização da lingua Xetá no Paraná. 2013. (Simpósio).

2.
XII Seminário de Pesquisa do PPE.O que diz a produção científica na área da educação física sobre a educação escolar indígena?. 2013. (Seminário).

3.
III Seminário de Educação Infantil: Estudos e Práticas Educação - Desafios de Professores e Crianças. 2012. (Seminário).

4.
IX Anped Sul Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.A construção de projeto político pedagógico em escolas Kaingang do Paraná: primeiros apontamentos. 2012. (Seminário).

5.
Seminário Internacional de Psicologia Histórico-Cultural - Edição 2012. 2012. (Seminário).

6.
XI Seminário de Pesquisa do PPE.A educaçao escolar indígena e o atendimento educacional especializado nos documentos oficiosos. 2012. (Seminário).

7.
5º Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais.O impacto do programa Bolsa Família na melhoria do acesso à educação e aprendizagem em comunidades indígenas no Paraná. 2011. (Seminário).

8.
Cinema e História do Movimento Operário: passado e presente. 2011. (Outra).

9.
Cinema e História do Movimento Operário: passado e presente. 2011. (Outra).

10.
III Encontro de Educação Superior Indígena no Paraná.O bolsa família e o acesso à educação: impactos sobre a qualidade de vida em comunidades indígenas no Paraná.. 2011. (Encontro).

11.
Oficina Pedagógica: Nutrição, Recreação, Literatura, Jogos e Brincadeiras na Terra Indígena Apucaraninha-PR.O Enigma da Pirâmide - Brincadeira em forma de caça ao tesouro; Cata-vento e Cometinha - Confecção de brinquedo de papel. 2011. (Oficina).

12.
Oficinas Pedagógicas: cultura Xetá. 2011. (Oficina).

13.
Segunda oficina técnica de acompanhamento dos estudos e pesquisas contratados no âmbito do Edital MCT/MDS-SAGI/CNPq nº 36/2010.O impacto do Programa Bolsa Família na melhoria do acesso à educação e aprendizagem em comunidades indígenas Kaingang e Guarani no Paraná.. 2011. (Oficina).

14.
VI Oficina Pedagógica: língua e cultura Xetá. 2011. (Oficina).

15.
X Seminário de Pesquisa do PPE.A educação física escolar indígena: primeiros apontamentos e observações realizadas na escola Kaingang.. 2011. (Seminário).

16.
XXVI Simpósio Nacional de História.A contribuição da educação no processo de reorganização do sistema de liderança Kaingang no Paraná.. 2011. (Simpósio).

17.
28º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul Diversidade Cultural: Interlocução de Saberes.Ouvir dos Velhos, contar ao Jovens: memórias, histórias e conhecimentos Guarani Nhandewa no Paraná. 2010. (Seminário).

18.
A última Conferência Nacional de Educação (CONAE-2010) no contexto histórico das Conferências de Educação no Brasil: significado e desdobramentos.. 2010. (Outra).

19.
Educação a contrapelo: breve análise das pedagogias contra-hegemônicas na história da educação brasileira. 2010. (Outra).

20.
Seminário de Estudos em Educação, História e Cultura Indígena.BAses de dados e indicadores do INEP sobre Educação. 2010. (Seminário).

21.
II Encontro de Educação Superior Indígena no Paraná. 2009. (Encontro).

22.
XX ENAREL - encontro Nacional de Recreação e Lazer.Projeto Laboratório de pesquisas do lúdico.. 2008. (Encontro).

23.
XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte II Congresso Internacional de Ciências do Esporte. A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NAS TESES E DISSERTAÇÕES: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 1987 A 2004. 2007. (Congresso).

24.
XVI Encontro Anual de Iniciação Científica PIBIC/CNPQ.A produção científica nas teses e dissertações: formação de professores em educação física - 1987 a 2004. 2007. (Encontro).

25.
Simpósio Crise e Rebelião na América Latina. 2005. (Simpósio).

26.
XI Maratona de Cursos da Disciplina Prática de Ensino em Educação Física. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MENEZES, M. C. B. ; NOVAK, E. S. ; MILESKI, K.G. . Seminário: saberes indígenas na escola (MEC/SECADI/UFMG/UEM). 2014. (Outro).

2.
MILESKI, Keros Gustavo. XII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação. 2013. (Outro).

3.
MENEZES, M. C. B. ; FAUSTINO, R. C. ; NOVAK, M. S. J. ; BORNIOTTO, M. L. S. ; MILESKI, K.G. ; RAMON, P. C. R. ; ANDRIOLI, L. R. . Formação Continuada para os Estudantes Indígenas do Ensino Superior da Universidade Estadual de Maringá. 2013. (Outro).

4.
FAUSTINO, R. C. ; MOTA, L. T. ; NOVAK, M. S. J. ; ALENCAR, T. C. ; MILESKI, Keros Gustavo ; RAMON, P. C. R. ; BERNARDINO, M. M. ; ANDRIOLI, L. R. ; CASSULA, M. H. . Oficina Pedagógica: Nutrição, Recreação, Literatura, Jogos e Brincadeira na Terra Indígena Apucaraninha-PR. 2011. (Outro).

5.
FAUSTINO, R. C. ; MOTA, L. T. ; NOVAK, M. S. J. ; BERNARDINO, M. M. ; MILESKI, Keros Gustavo ; ANDRIOLI, L. R. ; CASSULA, M. H. ; RAMON, P. C. R. . VI Oficina Pedagógica: língua e cultura Xetá. 2011. (Outro).

6.
NOVAK, M. S. J. ; FAUSTINO, R. C. ; MOTA, L. T. ; MILESKI, Keros Gustavo . Memória de Tudjá: oficina de revitalização da história e tradições Guarani Nhandewa no Paraná na Terra Indígena Ywyporã e Araywerá. 2010. (Outro).

7.
FAUSTINO, R. C. ; MOTA, L. T. ; NOVAK, M. S. J. ; MILESKI, Keros Gustavo . Oficinas Pedagógicas com o Povo Xetá. 2010. (Outro).

8.
NOVAK, M. S. J. ; FAUSTINO, R. C. ; MOTA, L. T. ; MILESKI, Keros Gustavo . Memória de Tudja: oficina de revitalização da história e tradições Guarani Nhandewa no Paraná. 2010. (Outro).

9.
MILESKI, Keros Gustavo. Apitidão Física do Concurso Público da Sanepar. 2009. (Concurso).

10.
MILESKI, Keros Gustavo; SILVEIRA, A. M. . Festival de Natação e Hidroginástica CEAF 2008. 2008. (Festival).

11.
MASSAROTTO, R. ; MILESKI, Keros Gustavo . I Mostra de Brinquedos Artesanais Improdutivos (março). 2007. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Willian Mantovani Coelho Braga dos Santos. Pode a Corrida de Orientação ser um conteúdo Escolar da Educação Física?. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná. (Orientador).

2.
Mariane Roma Gurson. A inclusão da mulher na Educação Física Brasileira. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná. (Orientador).

3.
Leandro Biazotto Nonato. Formação humana e Prática pedagógica em educação física infantil. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná. (Orientador).

4.
Diego Marques Ribeiro. PROPOSTA PEDAGÓGICA E ABORDAGEM TEÓRICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA: O PLANEJAMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO MUNICÍPIO DE LOANDA-PR. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Aline Fernandes. Tecnologia de Informação e Comunicação e a educação física escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná. Orientador: Keros Gustavo Mileski.

2.
Karine Soares Ferreira. A DANÇA DE RUA NAS ESCOLAS DE QUÊRENCIA DO NORTE-PR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná. Orientador: Keros Gustavo Mileski.

3.
Brenda Sartori Romero. Motivação nas aulas de educação física: um enfoque no Ensino Médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná. Orientador: Keros Gustavo Mileski.

4.
Leonardo Romero Sandrim. Educação Física no período da Ditadura Militar: como se contrapõem as ideias dos autores da área?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná. Orientador: Keros Gustavo Mileski.

Iniciação científica
1.
Brenda Sartori Romero. A motivação dos alunos nas aulas de educação física na produção científica brasileira.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Física) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná. Orientador: Keros Gustavo Mileski.

2.
Leonardo Romero Sandrim. A educação física do ensino médio no período da ditadura militar: a permanência dessa prática nas escolas da atualidade.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Física) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná. Orientador: Keros Gustavo Mileski.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
FAUSTINO, R. C.2011FAUSTINO, R. C. ; NOVAK, M. S. J. ; MILESKI, Keros Gustavo ; RAMON, P. C. R. ; BERNARDINO, M. M. . O Programa Bolsa Família e o acesso à educação escolar em comunidades indígenas Kaingang e Guarani no Paraná.. Pesquisas de Avaliação, v. 1, p. 1-18, 2011.


Apresentações de Trabalho
1.
BIATO, L. B. ; MILESKI, Keros Gustavo ; MASSAROTTO, R. . 'Cidade do real' - O consumismo no modo de vida citadino representado no brinquedo artesanal.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MILESKI, Keros Gustavo. A cultura afro-brasileira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FAUSTINO, R. C. ; MILESKI, Keros Gustavo . Jané Reko Paranuhá: a experiência com a revitalização da língua Xetá no Paraná.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Cursos de curta duração ministrados
1.
BORNIOTTO, M. L. S. ; MILESKI, K.G. ; SILVA, A. G. B. . Formação Continuada para os Estudantes Indígenas do Ensino Superior da Universidade Estadual de Maringá. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MENEZES, M. C. B. ; FAUSTINO, R. C. ; NOVAK, M. S. J. ; BORNIOTTO, M. L. S. ; MILESKI, K.G. ; ANDRIOLI, L. R. ; RAMON, P. C. R. . Formação Continuada para os Estudantes Indígenas do Ensino Superior da Universidade Estadual de Maringá. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MILESKI, K.G.; NOVAK, M. S. J. ; RAMON, P. C. R. . Formação Continuada para os Estudantes Indígenas do Ensino Superior da Universidade Estadual de Maringá. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 2:50:38