Lúcia Maria Silva Arruda

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  • Última atualização do currículo em 15/02/2017


Possui graduação em PSICOLOGIA pela Fundação Educacional de Divinópolis (2007) e graduação em Pedagogia pela Fundação Educacional de Divinópolis (1981). É especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Professora do Curso de Pedagogia da UEMG, Unidade de Divinópolis das disciplinas Psicomotricidade na Educação Infantil, Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos e Fundamentos Históricos e Sociais da Infância, Prática Pedagógica - Formação Básica e Estágio Supervisonado, analista universitária do Centro de Memória da Universidade do Estado - UEMG, Unidade de Divinópolis e trabalha em consultório de Psicologia/Psicopedagogia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lúcia Maria Silva Arruda
Nome em citações bibliográficas
ARRUDA, L. M. S.

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Educacional de Divinópolis, Centro de Memória da FUNEDI.
Av. Paraná, 3001
Belvedere II
35501-170 - Divinopolis, MG - Brasil - Caixa-postal: 136
Telefone: (37) 32293500
Ramal: 3561
Fax: (37) 32293516


Formação acadêmica/titulação


1994 - 1999
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 390h).
Fundação Educacional de Divinópolis, FUNEDI, Brasil.
Título: PSICOPEDAGOGIA CLINICA E INSTITUCIONAL.
2007 - 2008
Aperfeiçoamento em Capacitação Psicólogo Perito Examinador Trânsito. (Carga Horária: 180h).
Fundação Educacional de Divinópolis, FUNEDI, Brasil.
Título: COMPORTAMENTO NO TRÂNSITO:A PERSPECTIVA DOS CONDUTORES DE VEÍCULOS NA CIDADE DE DIVINÓPOLIS. Ano de finalização: 2008.
Orientador: Jadir Raimundo da Silva.
2004 - 2007
Graduação em PSICOLOGIA.
Fundação Educacional de Divinópolis, FUNEDI, Brasil.
Título: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: A criança, a Escola e a Família - contribuições da Psicologia Cognitiva.
Orientador: Marilene Tavares Cortez.
Bolsista do(a): SINDICATO DOS AUXILIARES DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR, SAAE, Brasil.
1978 - 1981
Graduação em Pedagogia.
Fundação Educacional de Divinópolis, FUNEDI, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Extensão universitária em Curso Online com Tutot AVE A1.3 de Espanhol. (Carga horária: 40h).
Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais, UAITEC, Brasil.
2012 - 2012
Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância. (Carga horária: 12h).
Espaço Integrar Família e Escola, INTEGRAR, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em O cérebro vai a Escola. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em VII curso de Neuropsicologia: Diagnóstico T.aprend. (Carga horária: 28h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Formação Continuada para Educadores "LIGTHOUSE". (Carga horária: 24h).
Secretaria Municipal de Educação de Divinópolis, SEMEC, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em A Formação de Professores de Matemática. (Carga horária: 40h).
Fundação Educacional de Divinópolis, FUNEDI, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Alfabetização de Adultos e Crianças. (Carga horária: 40h).
Fundação Educacional de Divinópolis, FUNEDI, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Microinformática. (Carga horária: 34h).
Fundação Educacional de Divinópolis, FUNEDI, Brasil.
1992 - 1992
Atualização de Especialistas em Educação. (Carga horária: 40h).
Fundação Educacional de Divinópolis, FUNEDI, Brasil.
1988 - 1988
Extensão universitária em Fundamentos de Psicolinguística. (Carga horária: 40h).
Fundação Educacional de Divinópolis, FUNEDI, Brasil.
1984 - 1984
Extensão universitária em Atualização para Prof. e Especialistas Ed.Especial. (Carga horária: 120h).
Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, SEE-MG, Brasil.
1984 - 1984
Atualização de Secretários de Escolas Superiores. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo, SEE/RJ, Brasil.
1981 - 1981
Extensão universitária em Alfabetização Prof. Pré-Escolar. (Carga horária: 48h).
Escola Infantil Meimeg, EIM, Brasil.
1981 - 1981
Extensão universitária em Dinâmica de Grupo. (Carga horária: 20h).
Fundação Educacional de Divinópolis, FUNEDI, Brasil.
1979 - 1979
Extensão universitária em Problemas de Aprendizagem. (Carga horária: 40h).
Fundação Educacional de Divinópolis, FUNEDI, Brasil.


Atuação Profissional



UEMG - Unidade de Divinópolis, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Unidade de Divinópolis, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Fundação Educacional de Divinópolis, FUNEDI, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica de Nível Superior, Carga horária: 30

Atividades

06/1998 - 12/2001
Treinamentos ministrados , Fundação Educacional de Divinópolis, .

Treinamentos ministrados
Professora no Curso de Qualificação Profissional PEQ/FAT/2001 - Gestão e Cooperativismo
02/1998 - 02/2001
Serviços técnicos especializados , Fundação Educacional de Divinópolis, .

Serviço realizado
Coordenadora Pedagógica do Projeto de Educadores de Jovens e Adultos do Instituto de Ensino Superior e Pesquisa INESP.
02/1992 - 02/1992
Serviços técnicos especializados , Fundação Educacional de Divinópolis, .

Serviço realizado
Coordenadora do Curso de Atualização de Especialistas em Educação.
03/1983 - 03/1991
Direção e administração, Fundação Educacional de Divinópolis, .

Cargo ou função
Secretária Geral da FUNEDI.
08/1983 - 12/1987
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Educacional de Divinópolis, .

Cargo ou função
Responsável pela Comissão de Formatura da FUNEDI.
01/1983 - 02/1987
Serviços técnicos especializados , Fundação Educacional de Divinópolis, .

Serviço realizado
Coordenadora do Concurso Vestibular da FUNEDI.
07/1984 - 12/1984
Serviços técnicos especializados , FUNEDI/ Delegacia Regonal de Ensino, .

Serviço realizado
Secretária do Curso de Atualização para Professores e Especialistas que atuam em Educação Especial mediante Extensão Universitária.
03/1983 - 06/1983
Serviços técnicos especializados , Fundação Educacional de Divinópolis, .

Serviço realizado
Coordenadora do Concurso para Auxiliar de Secretaria da FUNEDI.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
ORGANIZAÇÃO, DESCRIÇÃO E DISPONIBILIZAÇÃO DO ACERVO DO JORNAL DIVINÓPOLIS (1937-1948)
Descrição: Objetivo Geral Organizar, descrever, catalogar e disponibilizar a coleção dos exemplares do ?DIVINOPOLIS JORNAL? que compõe o acervo do Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho da UEMG, Unidade Divinópolis (CEMUD). Objetivos Específicos a) Organização e catalogação dos exemplares do ?DIVINOPOLIS JORNAL? existentes no CEMUD, obedecendo à lógica de organização arquivíticas aceitas nacionalmente e internacionalmente; b) Proceder aos métodos de higienização segundo princípios da conservação preventiva; c) Identificar, arranjar, e acondicionar adequadamente todo o acervo do ?DIVINOPOLIS JORNAL? do CEMUD; d) Produzir um inventário descritivo - baseado nas normas internacionais de descrição documental ISAD(G) e do NOBRADE - que possa garantir aos pesquisadores o acesso, o levantamento e a reunião de informações e descrições indispensáveis à pesquisa nesse periódico;.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lúcia Maria Silva Arruda - Integrante / Izaac Erder Silva Soares - Coordenador / José Heleno Ferreira - Integrante / João Ricardo Ferreira Pires - Integrante / Flávia Lemos Mota de Azevedo - Integrante.
2016 - Atual
A CRUZ HISTÓRICA ENTRE RUPTURAS E CONTINUIDADES: DA ANTIGUIDADE EUROPÉIA À FORMAÇÃO DO ESTADO NACIONAL PORTUGUÊS
Descrição: O Presente projeto busca de alguma maneira dar continuidade no projeto: Festa de Santa Cruz e o terço cantado, realizado entre os anos de 2009 à 2012 pelo então Centro de Memória da FUNEDI (CEMEF), atual Centro de Memória Profª. Batistina Corgozinho ? UEMG Unidade Divinópolis. As discrepâncias e similitudes encontradas nos festejos de Santa Cruz no centro-oeste mineiro remetem a uma prática que perdura por mais de dois milênios, o ato do homem de erguer Cruzes. Contudo, devemos notar que esse ato sofreu inúmeras modificações, ressinificações e novas atribuições de sentido e valor, de objeto de escárnio público a objeto sagrado, ou ainda símbolo da união entre estado e igreja, conquista ou civilização. Sem duvida as práticas e usos da Cruz foram diversos, atravessam o tempo e encontram ainda hoje adeptos e fiéis. Os questionamentos em torno da Cruz, para além da esfera sociológica, que foi o objetivo principal do projeto Festa de Santa Cruz e o terço cantado, e do qual esse presente projeto deriva, pretende, sobretudo se dedicar a esfera historiográfica, afinal a compreensão dos valores e os usos da Cruz atualmente, nós impõe um melhor conhecimento dos sentidos e usos da Cruz no passado, isso é, compreender a história da Cruz, seus usos e significados, pode de certa maneira auxiliar nas atuais práticas e significações. A proposta desse projeto é compreender os usos e significados atribuídos a Cruz, especificamente em algumas regiões e períodos históricos. Dai a dimensão de se buscar no passado algumas respostas para se compreender a importância da Cruz para os homens a dois mil anos atrás e assim relacioná-las as práticas que acontecem atualmente na região centro-oeste mineiro. Os festejos de Santa Cruz ocorrem em várias cidades da região centro-oeste de Minas Gerais num formato muito similar, além de ocorrer também em outras regiões do Brasil (mesmo que de forma diversa) e inclusive em outras regiões do mundo (México, Colômbia, Venezuela, Portugal, Espanha), sendo em cada região e país feita de forma diversa, com características e especificidades próprias. No entanto o principal foco é a festa ocorrida nas diversas localidades no município de Divinópolis (sobretudo a região de Santo Antônio dos Campos) e cidades vizinhas (podendo estender a área do centro oeste-mineiro), nessa região, pode-se observar certa relação e em medida certas semelhanças nas ?festas de Cruz?, ou seja, considerando alguns aspectos gerais, a região guarda traços similares, seja por questões práticas ou por questões históricas. Podemos pensar os milênios de transformações e valorações diferenciadas sobre esse mesmo objeto, que em medida ainda resiste e sobrevive ao tempo. Podemos pensar dois aspectos substanciais acerca da Cruz: os usos e os valores atribuídos a esse objeto, nos vários momentos e contextos desde seu surgimento. A Cruz surge há milênios, suas formas, usos e representações têm conotação muito diferente das representações atuais, para Hebreus, Persas, Cartagineses, Romanos entre tantas outras culturas mediterrâneas, sobretudo em períodos anteriores a era Cristã, a Cruz era uma pena capital, um símbolo de morte, especialmente desonrosa, carregada de uma conotação negativa, e, sobretudo, carregada de dor e sofrimento prolongados, ou seja, um instrumento de medo e tortura utilizado pelo Estado, largamente utilizado pelos romanos, que a consideravam morte adequada aos escravos, aos criminosos que não tinham cidadania romana. Ironicamente o ponto de mudança viria de dentro do próprio império romano, em especial a morte de um homem mudaria esse quadro, Jesus de Nazaré, o Cristo para os futuros cristãos, seria condenado ao suplício da Cruz, e crucificado no Monte Gólgota, sua morte desencadearia uma verdadeira revolução, tanto na forma de se ver a Cruz, quanto na fundação de uma nova fé, que seria gerada no ventre do judaísmo e se expandiria por todo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lúcia Maria Silva Arruda - Integrante / Izaac Erder Silva Soares - Coordenador / José Heleno Ferreira - Integrante / João Ricardo Ferreira Pires - Integrante / Flávia Lemos Mota de Azevedo - Integrante.
2016 - Atual
FORMAÇÃO DO ACERVO HISTÓRICO DO DIVINÓPOLIS TÊNIS CLUBE (DTC) NO CENTRO DE MEMÓRIA PROFª. BATISTINA CORGOZINHO ? UEMG DIVINÓPOLIS
Descrição: O objetivo do projeto aqui apresentado é o resgate e a formação de um acervo documental e fotográfico sobre a história do DTC e a disponibilização desse conjunto documental histórico para o público, incentivando a produção de novas pesquisas, ou minimamente, disponibilizando acervo histórico sobre a história do esporte na cidade de Divinópolis. Esse resgate e a formação de acervo documental sobre a história do DTC, pode ajudar a compreender o processo de constituição dos espaços institucionalizados referentes à prática de esportes no país, o que ainda pode contribuir para a realização de novos estudos e pesquisas sobre os locais e as práticas esportivas relacionadas ao contexto cultural e social, no sentido de compreender o esporte como uma prática cultural de grande relevância social. Segundo Genovez: (...) o esporte como um objeto de estudo capaz de mostrar as mais tênues nuances das relações sociais que, fora da lógica esportiva, parecem excludentes, como a competição e a cooperação ou o conflito e a harmonia. É, justamente, por abrir esta possibilidade de análise que podemos pensar no esporte como um objeto da história social ou da história cultural1. Para, além disso, podemos destacar que esse projeto possui outros grandes objetivos: higienizar, identificar, organizar e disponibilizar (físico e digitalmente) todo o acervo documental histórico guardado no Divinópolis Tênis Clube. Essa parceria entre o Centro de Memória Profª. Batistina Corgozinho - UEMG, Unidade Divinópolis, se propõe, além de realizar a digitalização do mesmo acervo, como forma de preservar os originais e visa proporcionar o acesso do público aos documentos, virtualmente através do EmRedes e também na UEMG, Unidade de Divinópolis..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lúcia Maria Silva Arruda - Integrante / Izaac Erder Silva Soares - Coordenador / José Heleno Ferreira - Integrante / João Ricardo Ferreira Pires - Integrante / Flávia Lemos Mota de Azevedo - Integrante.
2016 - Atual
ORGANIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DO ACERVO FÍSICO DO CENTRO DE MEMÓRIA PROFª. BATISTINA CORGOZINHO ? UEMG DIVINÓPOLIS (CEMUD).
Descrição: O projeto tem como objetivo: Organizar, identificar, higienizar, descrever e digitalizar o acervo histórico do Centro de Memória da UEMG (CEMUD), localizado na unidade da UEMG da cidade de Divinópolis, MG. Objetivos Específicos a) Organização dos documentos existentes no CEMUD, obedecendo à lógica de organização arquivíticas aceitas nacionalmente e internacionalmente; b) Proceder aos métodos de higienização segundo princípios da conservação preventiva; c) Identificar, arranjar, e acondicionar adequadamente todo o acervo documental do CEMUD; d) Elaborar o inventário descritivo - baseado nas normas internacionais de descrição documental ISAD(G) - que possa garantir aos pesquisadores o acesso, o levantamento e a reunião de fontes indispensáveis à pesquisa; e) Realizar a digitalização de todo o acervo do CEMUD de acordo com normas técnicas aceitas nacionalmente e internacionalmente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lúcia Maria Silva Arruda - Integrante / Izaac Erder Silva Soares - Coordenador / José Heleno Ferreira - Integrante / Flávia Lemos Mota de Azevedo - Integrante.
2016 - Atual
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Memória da experiência Docente na UEMG ? Unidade de Divinópolis
Descrição: Este projeto se justifica primeiro, pela necessidade de registrar a memória dos docentes que fizeram parte dos projetos de Educação de Jovens e Adultos, na FUNEDI atualmente Unidade de Divinópolis ? UEMG, e, segundo, por meio desse registro, disponibilizar para os alunos de graduação que fazem a disciplina Fundamentos de Educação de Adultos, um pouco da história sobre a formação docente na EJA. Considerando Ensino, Pesquisa e Extensão os três pilares em que se assenta a Educação, observa-se que, no período de 1992 a 2005, a Unidade de Divinópolis - UEMG, antiga Fundação Educacional de Divinópolis ? FUNEDI, teve um papel relevante para a comunidade acadêmica e sua área de abrangência e, principalmente a população divinopolitana, a não letrada. Foram desenvolvidos diversos projetos na área de Educação de Jovens e Adultos: PROEDUQUE ? Projeto de Educação de Jovens e Adultos trabalhadores de Companhia Siderúrgica GERDAU, projeto este que foi prorrogado até a conclusão do Ensino Fundamental, contemplando, aproximadamente um universo de 180 trabalhadores. Em 1986, em parceria com o Núcleo de Ação Social Caminhos da Esperança, para atender a comunidade não alfabetizada do bairro Danilo Passos, instalou-se o Projeto Nasce e, em 1998, foi assinado convênio entre FUNEDI e Prefeitura Municipal de Divinópolis, PROESP, para alfabetizar os trabalhadores braçais da prefeitura, aberto a alunos da comunidade. Esse projeto funcionou em três espaços: no bairro Niterói ( Pré-Escolar Menino Jesus), no bairro Planalto (Escola Oribes Batista Leite) e na FUNEDI (bloco 3). Para trabalhar com esses projetos, foram selecionados alunos da graduação que eram capacitados pela equipe coordenadora, alunos que hoje se encontram, como educadores, engajados nas redes municipais, estaduais e particulares de ensino de Divinópolis. Portanto, o registro da memória docente na Educação de Jovens e Adultos na Unidade de Divinópolis ? UEMG, se faz necessário, pois além de ser um instrumento de pesquisa para toda a comunidade acadêmica, será com certeza um trabalho de estimulação para os alunos do Curso de Pedagogia que se interessarem em trabalhar com a EJA..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lúcia Maria Silva Arruda - Coordenador / José Heleno Ferreira - Integrante / Flávia Lemos Mota de Azevedo - Integrante / Bárbara Bruna Ramalho - Integrante.
2015 - 2015
MEMÓRIA SOCIAL E PATRIMÔNIO CULTURAL DA IRMANDADE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO - CARMO DO CAJURU ? MG
Descrição: O projeto tem como objetivo registrar, integrar, fomentar, difundir, divulgar a memória social da Irmandade do Rosário de Carmo do Cajuru e suas ações educativas. O projeto ao resgatar a memória do grupo e de suas tradições culturais, promove a visibilidade e afirmação da Cultura Negra, ao mesmo tempo em que divulga e perpetua as tradições culturais da mesma, promovendo o resgate da cultura e dos costumes. Assim, desperta igualmente o gosto pela cultura negra, uma vez que a comunidade tem oportunidade de se aproximar e conhecer as temáticas das manifestações culturais, folclóricas e religiosas, estimulando sua permanência..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) .
Integrantes: Lúcia Maria Silva Arruda - Integrante / Izaac Erder Silva Soares - Integrante / José Heleno Ferreira - Integrante / João Ricardo Ferreira Pires - Integrante / Flávia Lemos Mota de Azevedo - Coordenador / Max Miller Cardoso - Integrante.
2015 - Atual
O CENTRO DE MEMÓRIA E A COMUNIDADE: AÇÕES EXTENSIONISTAS
Descrição: Considerando o acervo que vem sendo constituído pelo Centro de Memória ? explicitado, aqui, principalmente pela potencialidade que os mesmos apresentam para novos estudos e pesquisa e sua crescente expansão ? foi criado o Portal da Memória do Centro-Oeste Mineiro que disponibiliza através da web seu acervo histórico e de memória para toda a comunidade. O Portal da Memória do Centro Oeste Mineiro ? é um instrumento permanente de acesso a todos os cidadãos interessados em realizar pesquisas sobre a região, e funciona também como um centro de referência regional que possibilite a coleta de dados, fixação e produção de informações, bem como o atendimento a demandas locais para formação, capacitação de pessoal e confecção de material informativo e formativo. Dessa forma, o Portal deve sistematizar e arquivar as produções e, na medida do possível, produzir novos materiais por iniciativa própria ou demanda de escolas e organizações sociais. Nesse sentido, ele se constitui enquanto um acervo de informações e as produz; atende a demanda formativa de comunidades e é formado pelas informações cedidas pelas mesmas. A administração do Portal está a cargo da equipe do CEMEF, cabendo aos mesmos receber e analisar as contribuições vindas de diversos grupos de estudo e pesquisa sobre o centro-oeste mineiro. As ações ora propostas visam ampliar as atividades extensionistas do Centro de Memória e do Portal EmRedes através de oficinas, exposições, mesas redondas, mostras e visitas guiadas ao Centro de Memória como atividades educativas e formativas, contribuindo com a cultura regional. Acredita-se, pois, que este trabalho poderá estimular a educação através da extensão, pesquisa e a construção identitária da população divinopolitana e do centro-oeste de Minas Gerais, tornando-se um espaço de produção, debate e promoção da memória, patrimônio e museologia. O Centro de Memória já possui uma larga experiência em atividades de pesquisa e extensão. Com essas ações objetivamos estreitar os laços do CEMEF e do EmRedes com a comunidade, e estabelecer uma agenda e periodicidade de ações. Tais ações se justificam pois promoverão um contanto profícuo com a comunidade, e assim promover o debate, reflexão e ações de patrimônio, memória e museologia social. Tais ações, promoverão igualmente parcerias institucionais dentro da própria UEMG e com outras instituições e espaços de cultura, memória, patrimônio e museologia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Lúcia Maria Silva Arruda - Integrante / Izaac Erder Silva Soares - Integrante / José Heleno Ferreira - Integrante / João Ricardo Ferreira Pires - Integrante / Flávia Lemos Mota de Azevedo - Coordenador.
2014 - 2014
AÇÕES EDUCATIVAS COMO ESTRATÉGIA DE COMBATE À PEDOFILIA
Descrição: O Projeto tem como objetivo: Desenvolver ações educativas de combate à pedofilia em escolas públicas, produzindo, a partir deste trabalho, uma cartilha que contribua com educadores e educadoras na continuidade do trabalho Analisar a cumplicidade que envolve a relação entre o pedófilo e sua vítima. Contribuir com professores e demais profissionais que atuam no espaço escolar quanto à capacitação no que diz respeito ao debate em torno do tema, bem como na atuação no sentido de perceber os sintomas apresentados pelas crianças e adolescentes vítimas de pedofilia. Sugerir formas de discussão que venham a prevenir o abuso sexual no contexto escolar/familiar/societário. Desenvolver, a partir da técnica do teatro do oprimido e do teatro de sombras, atividades com crianças e adolescentes que possam nortear a produção de uma cartilha a ser distribuída nas escolas públicas do município de Divinópolis..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) .
Integrantes: Lúcia Maria Silva Arruda - Integrante / José Heleno Ferreira - Coordenador / Adriani Bonani - Integrante / Ana Cláudia de Oliveira - Integrante / Geralda Aparecida de Araújo Guevara - Integrante.Financiador(es): Programa de Apoio a Extensão - PAEX/UEMG - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2014 - Atual
ORGANIZAÇÃO E HIGIENIZAÇÃO DO ACERVO FÍSICO DO CENTRO DE MEMÓRIA -UEMG
Descrição: O projeto que se apresenta possui dois grandes objetivos: organizar e descrever o acervo documental histórico guardado pelo Centro de Memória da UEMG, Campus Divinópolis, além de realizar a digitalização do mesmo acervo, como forma de preservar os originais. Tendo em vista isso, podemos apontar alguns pontos que o justifique. Primeiro, o dever de memória que toda instituição de pesquisa ou ensino de História têm. O CEMEF vem cumprir esse dever que se torna cada vez urgente numa sociedade onde a informação é o bem mais precioso. Outra justificativa relaciona-se com as possibilidades de ações conjuntas interinstitucionais: a unidade da UEMG de Divinópolis vem há décadas trabalhando para o desenvolvimento regional nas suas múltiplas faces, sempre estreitando laços com os órgãos públicos e as instituições privadas. Tal projeto se aprovado contribuirá ainda mais para essa missão da Universidade. Além disso, o Centro de Memória da mesma instituição, local de gestão da pesquisa é um centro de guarda, preservação e divulgação da história e da cultura da região Centro Oeste de Minas Gerais, portanto, é seu dever dar um tratamento adequado aos acervos históricos da região. Tal proposta, além de seu caráter mais imediato de salvaguarda da documentação ali existente, pretende estabelece relações interinstitucionais que são de fundamental importância e estão nos objetivos da instituição há muito tempo. Esse dever de memória também está ligado à melhoria dos serviços públicos, à necessidade de transparência dos mesmos, à divulgação das ações do passado e do presente de nossos administradores para que o cidadão possa fiscalizar, acompanhar e ter acesso à história de sua cidade. Consideramos que ao propormos esse projeto estaremos cumprindo essa função, estaremos contribuindo para a melhoria dos serviços de memória e patrimônio da região. Pois, como explicitamos acima, a história tem que ser de todos, os documentos do nosso passado nos pertencem, nos ajudam a entender a nós mesmos e devem estar disponíveis para todos os pesquisadores e cidadãos da maneira mais ampla possível. Podemos chamar atenção, ainda, para as possibilidades que se abrem ao discente-bolsista: ele terá a oportunidade de vivenciar a experiência profissional de um pesquisador em história, aproximando a teoria dada na faculdade com o mercado de trabalho. O projeto também estabelece um vínculo institucional com setores públicos da região, o que é muito proveitoso para o Centro de Memória e para a instituição. E, por último, o projeto se justifica por dar tratamento adequado e a construção do instrumento de pesquisa ampliará o conhecimento deste rico acervo documental. Permitindo, igualmente após a conclusão do projeto, a divulgação de um rico acervo para a nossa história, promovendo a pesquisa e a memória social, rompendo com o seu desconhecimento e deterioração..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Lúcia Maria Silva Arruda - Integrante / Izaac Erder Silva Soares - Coordenador / José Heleno Ferreira - Integrante / João Ricardo Ferreira Pires - Integrante.
2011 - Atual
O CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE DIVINÓPOLIS SOBRE OS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
Descrição: Esse projeto de pesquisa encontra-se inserido em pesquisas e ações mais amplas que o grupo de pesquisa Cognoscere desenvolve sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) desde 2006. Ao longo desse período diferentes aspectos envolvidos nesse transtorno foram investigados, sendo um dos principais objetivos do grupo manter ações de interface entre a pesquisa e a sociedade. O projeto tem como objetivo verificar junto às escolas municipais de Divinópolis selecionadas, qual a formação dos profissionais da educação que lidam com escolares entre 6 e 14 anos na Rede Municipal de Ensino de Divinópolis e qual o conhecimento desses profissionais sobre a leitura no TDAH e nos Transtornos de Aprendizagem. Uma das maiores contribuições que essa pesquisa poderá fornecer para os envolvidos nela é que, ao identificar o que de fato está ligado aos Transtornos de Aprendizagem e ao TDAH, no que concerne à habilidade leitora, e repassar esse conhecimento para as professoras, muitos escolares receberão uma orientação mais eficaz para buscar ajuda profissional e assim pode-se evitar: repetições de ano, uso de medicação desnecessária e sofrimento mental dos escolares. Ao lado de elevar o nível de formação do profissional da educação em Divinópolis..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) .
Integrantes: Lúcia Maria Silva Arruda - Integrante / Marilene Tavares Cortez - Coordenador / Claudia Lucia Carazza - Integrante.
2010 - 2010
A  importância do Eixo IV do DSM-IV para o diagnóstico diferencial do TDAH: problemas psicossociais e ambientais
Descrição: O Grupo Cognoscere vem desde 2006, discutindo a teoria cognitiva com o intuito de desenvovlver pesquisas sobre crianças com TDAH na cidade de Divinópolis. O objetivo e interesse desse projetonde pesquisa engloba delinear ou mesmo estabelecer, através do discurso do adulto que cuida ou lida com essa criança, uma lista de classificações ou categorias discursivas que o adulto adota para descrever a criança e que podem sobrepor-se aos sintomas do TDAH..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) .
Integrantes: Lúcia Maria Silva Arruda - Integrante / Marilene Tavares Cortez - Coordenador.Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2004 - 2010
Estudos sobre crianças com o TDAH e os aspectos psicossociais envolvidos nesse diagnóstico
Descrição: O grupo Cognoscere há cerca de um ano vem discutindo a teoria cognitiva com o intuito de desenvolver uma pesquisa sobre crianças com TDAH na cidade de Divinópolis. O interesse imediato é associar a pesquisa cognitiva com o desenvolvimento de algum indicativo terapêutico para tais crianças..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Lúcia Maria Silva Arruda - Coordenador / Marilene Tavares Cortez - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Tabagismo: uma proposta de conscientização nas escolas públics de Divinópolis-MG
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lúcia Maria Silva Arruda - Integrante / Jadir Raimundo da Silva - Coordenador.
2015 - Atual
A UNIDADE ESCOLAR COMO ESPAÇO PRIVILEGIADO PARA DISCUSSÃO A RESPEITO DA PEDOFILIA?
Descrição: O projeto ?A Unidade Escolar como Espaço Privilegiado para a Discussão a Respeito da Pedofilia? visa apresentar através de uma cartilha digital, uma elucidação sobre o tema pedofilia que servirá como orientação aos educadores da Rede Pública do Ensino Fundamental da cidade de Divinópolis ? MG, de como trabalhar esse tema dentro do ambiente escolar. Objetivo geral: Desenvolver uma cartilha digital a partir do resultado das atividades desenvolvidas previamente com alunos da Rede Pública abordando o tema Pedofilia. A cartilha será distribuída nas escolas públicas do município de Divinópolis-MG, com o intuito de orientar os educadores de como trabalhar este tema em um ambiente propício ao debate e aberto a questionamentos, promovendo a reflexão de seus alunos. Objetivos Específicos: - Analisar os resultados das atividades previamente trabalhadas com os alunos, além de estudar as referências bibliográficas do Projeto de Extensão, visando compreender melhor como deve ser dirigida a cartilha ao seu público alvo. - Desenvolver a parte gráfica da cartilha, adequando sua identidade visual ao tema proposto e ao seu público alvo, visando uma assimilação clara e eficaz do tema. - Sistematizar o conteúdo e através de sua organização e edição, reproduzi-lo em forma de mídia a ser distribuído nas escolas em formato de DVD. - Analisar a melhor maneira de distribuição da cartilha nas instituições de ensino públicas de Divinópolis, visando abranger tanto escolas municipais quanto estaduais. - Acompanhar a distribuição da cartilha, apresentar seu conteúdo e orientar sobre o método de aplicação da mesma. - Participar do Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEMG, apresentando os resultados parciais do trabalho realizado..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) .
Integrantes: Lúcia Maria Silva Arruda - Coordenador / José Heleno Ferreira - Integrante / Ana Cláudia de Oliveira - Integrante / Geralda Aparecida de Araújo Guevara - Integrante / Maira Lopes Rocha - Integrante.
2015 - Atual
Educação para o Trânsito em Divinópolis - MG: uma contribuição da psicologia do trânsito
Descrição: O projeto ?Educação para o trânsito em Divinópolis-MG: Uma contribuição da psicologia do trânsito? tem como objetivo promover a ética, cidadania e desenvolver ações educativas para alunos do ensino fundamental das escolas públicas de Divinópolis, intervindo na realidade e transformando-a, visando o bem da coletividade. Acreditando que um dos aspectos mais importantes para a conquista da paz e da segurança no trânsito é que os agentes envolvidos saibam conviver consigo e com o próximo. Neste sentido, o projeto enfoca amplamente a conquista de valores referentes às relações humanas, já que não é viável apenas exibir dados de acidentes e mortes no trânsito, mas elaborar ações de prevenção aos acidentes, envolvendo todos que participem do dia a dia na circulação das vias como: motoristas, motociclistas, ciclistas, passageiros e pedestres. Leituras e modelos apontam um maior conhecimento acerca do que se pretende desenvolver para os trabalhos futuros de conscientização, bem como, um levantamento das melhores formas de desenvolver uma consciência segura e responsável para com o trânsito. O projeto é embasado e inspirado na DÉCADA DE AÇÃO PELA SEGURANÇA NO TRANSITO ? 2011-2020 Resolução ONU nº 2, de 2009, tendo como enfoque a educação e a mobilização dos setores envolvidos para que adotem ações que promovam mudanças nas pessoas, para um comportamento mais seguro, ético e solidário no trânsito. Desta forma, procura-se viabilizar o acesso e as normas de trânsito, levando a todos os envolvidos a uma reflexão, absorção de novos significados e transformação do meio onde atuam a partir do que lhes forem expostos. Foram observados mapas gerais de situações do trânsito e as melhores condutas a serem adotadas em situações adversas, referentes à circulação, primeiros socorros, o uso do cinto de segurança, sinalização, travessia de ruas, pedestres, ciclista e cidadania no trânsito, despertando nos envolvidos o caráter participativo e o conhecimento dos direitos e deveres do cidadão..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Lúcia Maria Silva Arruda - Coordenador / Jadir Raimundo da Silva - Integrante.
2014 - 2014
AÇÕES EDUCATIVAS COMO ESTRATÉGIA DE COMBATE À PEDOFILIA
Descrição: O projeto tem como proposta fazer da unidade escolar o palco das discussões sobre a pedofilia e das crianças e adolescentes sujeitos cujas vozes serão ouvidas e sistematizadas na produção de uma cartilha que oriente educadores e educadoras a atuarem junto à rede de proteção social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) .
Integrantes: Lúcia Maria Silva Arruda - Integrante / José Heleno Ferreira - Coordenador / Adriani Bonani - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2011 - 2011
O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE, O CONHECIMENTO DAS PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE DIVINÓPOLIS ACERCA DAS CARACTERÍSTICAS COGNITIVAS DESTE TRANSTORNO, PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
Descrição: Ampliar a compreensão que as professoras da rede municipal do ensino fundamental de Divinópolis têm sobre os aspectos cognitivos do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, para que sejam desenvolvidas ações mais eficazes, junto a essas professoras e ao grupo de criança TDAH...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Lúcia Maria Silva Arruda - Integrante / Marilene Tavares Cortez - Coordenador / Marcos Paulo Alves de Oliveira - Integrante / Cláudia Carazza - Integrante.Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2014 - 2014
Periódico: Seminário História e Memória do Centro Oeste Mineiro


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
AZEVEDO, F. L. M. (Org.) ; SOARES, I. E. S. (Org.) ; Pires, João Ricardo Ferreira (Org.) ; FERREIRA, J. H. (Org.) ; ARRUDA, L. M. S. (Org.) . História e Memória do Centro-Oeste Mineiro: perspectivas 5 - Memória, Literatura e Educação. 5. ed. Belo Horizonte: Gráfica e Editora O Lutador, 2016. v. 300. 543p .

2.
Batistna Maria de Sousa Corgozinho (Org.) ; FERREIRA, J. H. (Org.) ; ARRUDA, L. M. S. (Org.) . História e Memória do Centro-Oeste Mineiro: perspectivas 4 - Cidades Centenárias: desenvolvimento regional e inclusão social. 4. ed. Belo Horizonte: Editora O Lutador, 2013. v. 500. 370p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ARRUDA, L. M. S.; FERREIRA, J. H. ; OLIVEIRA, A. C. ; GUEVARA, G. A. A. ; ROCHA, M. L. . UEMG Divinópolis lança cartilha sobre Pedofilia. MPA, internet, p. 1 - 3, 06 nov. 2015.

2.
ARRUDA, L. M. S.; FERREIRA, J. H. ; OLIVEIRA, A. C. ; GUEVARA, G. A. A. ; ROCHA, M. L. . Projeto de Extensão da UEMG Divinópolis lança cartilha sobrePedofilia. Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, internet, p. 1 - 2, 06 nov. 2015.

3.
ARRUDA, L. M. S.; FERREIRA, J. H. ; OLIVEIRA, A. C. ; GUEVARA, G. A. A. ; ROCHA, M. L. . Projeto da UEMG lança cartilha sobre Pedofilia. Portal Centro Oeste, internet, p. 1 - 1, 05 nov. 2015.

4.
ARRUDA, L. M. S.; FERREIRA, J. H. ; OLIVEIRA, A. C. ; GUEVARA, G. A. A. ; ROCHA, M. L. . Projeto de extensão da UEMG Divinópolis lança cartilha sobre a pedofilia. Gazeta do Oeste, Divinópolis, p. 1 - 1, 05 nov. 2015.

5.
ARRUDA, L. M. S.; PLASSCHAERT, L. S. . Trajetória da Extensão Universitária no INESP/FUNEDI de 1992 a 2003. Revista 50 anos FUNEDI a marca de um tempo, Unidade de Divinópolis - UEMG.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CORTEZ, M. T. ; CARAZZA, C. L. ; MARIANO, M. ; ARRUDA, L. M. S. . O Transtorno de Déficit de Atenção e o Conhecimento das Professoras da Rede Municipal do Ensino Fundamental na Cidade de Divinópolis acerca das características cognitivas deste transtorno. In: II Congresso Nacional de Saúde e Medicina da UFMG, 2011, Belo Horizonte. Revista Médica de Minas Gerais. Belo Horizonte: COOPMED, 2011. v. 21. p. 38-38.

2.
CORTEZ, M. T. ; ARRUDA, L. M. S. ; CARAZZA, C. L. . O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e o Conhecimento das Professoras da Rede Municipal do Ensino Fundamental na Cidade de Divinópolis acerca das características cognitivas deste transtorno. In: VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2011, Brasilia - DF. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2011. v. 8. p. 1182-1183.

3.
CORTEZ, M. T. ; ARRUDA, L. M. S. ; CARAZZA, C. L. ; OLIVEIRA, M. P. . O Diagnóstico da Criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade na Saúde Pública. In: VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2011, Brasilia - DF. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2011. v. 8. p. 539-541.

Apresentações de Trabalho
1.
ARRUDA, L. M. S.; OLIVEIRA, A. C. ; FERREIRA, J. H. ; GUEVARA, G. A. A. ; ROCHA, M. L. . Pedofilia, Ensino Fundamental, Ações Educativas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, J. R. ; ARRUDA, L. M. S. . EDUCAÇÃO PARA O TRANSITO EM DIVINOPOLIS- MG: UMA CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA DO TRANSITO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA, J. R. ; ARRUDA, L. M. S. . EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EM DIVINÓPOLIS ? MG: UMA CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA DO TRÂNSITO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CORTEZ, M. T. ; ARRUDA, L. M. S. . Mini curso 'O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, a dislexia e a violência sexual contra a criança: acarretamentos para a escola.'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ARRUDA, L. M. S.; CORTEZ, M. T. . Curso ?O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, a dislexia e a violência sexual contra a criança: acarretamentos para a escola?.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
FERREIRA, J. H. ; BONANI, A. ; OLIVEIRA, A. C. ; GUEVARA, G. A. A. ; ARRUDA, L. M. S. . Acões Educativas no combate à Pedofilia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ARRUDA, L. M. S.; FERREIRA, J. H. ; BONANI, A. ; OLIVEIRA, A. C. ; GUEVARA, G. A. A. . Ações Educativas no combate a Pedofilia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
Marilene ; ARRUDA, L. M. S. ; Carazza, Cláudia ; Marcos Paulo ; Fábio ; Michele ; Orlando ; Raphael . O Conhecimento das Professoras da Rede Municipal do Ensino Fundamental na cidade de Divinópolis acerca das características cognitivas deste transtorno. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
Marilene ; ARRUDA, L. M. S. ; Carazza, Cláudia ; Fábio ; Marcos Paulo ; Michele . A criança com o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e o contexto escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
CORTEZ, M. T. ; ARRUDA, L. M. S. ; CARAZZA, C. L. . O Transtorno de Déficit de Atenção e o Conhecimento das Professoras da Rede Municipal do Ensino Fundamental na Cidade de Divinópolis acerca das características cognitivas deste transtorno, Proposta de Intervenção. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
CORTEZ, M. T. ; ARRUDA, L. M. S. ; CARAZZA, C. L. . O Diagnóstico da Criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade na Saúde Pública. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
CORTEZ, Marilene Tavares ; CARAZZA, C. L. ; ARRUDA, L. M. S. . O transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e o conhecimento das professora da Rede Municipal do Ensino Fundamental sobre esse transtorno. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
Marilene ; ARRUDA, L. M. S. ; ARRUDA, R. S. ; Marcos Paulo . A  importância do Eixo IV do DSM-IV para o diagnóstico diferencial do TDAH: problemas psicossociais e ambientais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
Marilene ; ARRUDA, L. M. S. ; ARRUDA, R. S. ; Marcos Paulo . A IMPORTÂNCIA DO EIXO IV DO DSM-IV DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DO TDAH: PROBLEMAS PSICOSSOCIAIS E AMBIENTAIS -. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
ARRUDA, L. M. S.. Divinópolis História e Memória - Política e Sociedade - volume 2. Belo Horizonte, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
Batistna Maria de Sousa Corgozinho ; AZEVEDO, F. L. M. ; FERREIRA, J. H. ; ARRUDA, L. M. S. . Pelos Caminhos da Maria Fumaça. Belo Horizonte - MG: Editora O Lutador, 2014 (Livro).

3.
Batistna Maria de Sousa Corgozinho ; ARRUDA, L. M. S. ; FERREIRA, J. H. . História e Memória do Centro Oeste Mineiro: perspectivas. Belo Horizonte - MG: Editora O Lutador, 2013 (Livro).

4.
Batistna Maria de Sousa Corgozinho ; ARRUDA, L. M. S. ; SOARES, I. E. S. . Memorial Ex-Combatentes - FEB. Divinópolis - MG: Batistina Maria de Sousa Corgozinho, 2012 (Documentário).

5.
Batistna Maria de Sousa Corgozinho ; PEREIRA, L. L. ; ARRUDA, L. M. S. . Escritos Bernardinianos. Belo Horizonte - MG: Editora O Lutador, 2011 (Livro).

6.
Batistna Maria de Sousa Corgozinho ; CATAO, L. P. ; PEREIRA, M. ; ARRUDA, L. M. S. . Anais Seminário História e Me´mória do Centro-Oeste Mineiro. Divinópolis - MG: FUNEDI Publicações, 2007 (Livro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
OLIVEIRA, A. C. ; FERREIRA, J. H. ; GUEVARA, G. A. A. ; ROCHA, M. L. ; ARRUDA, L. M. S. . Cartilha Pedofilia em Questão: Educar e Proteger - A unidade Escolar como espaço privilegiado para discussão a respeito da Pedofilia. 2015.

2.
Lúcia ; ARRUDA, L. M. S. . FUNEDI: 50 anos de uma história para sempre. 2014.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ARRUDA, L. M. S.. Lançamento Cartilha 'Pedofilia em Questão: Educar e Proteger. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
ARRUDA, L. M. S.. UEMG lança Cartilha sobre combate à Pedofilia em Divinópolis. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
Marilene ; ARRUDA, L. M. S. . Dicussão sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
ARRUDA, L. M. S.; CORTEZ, Marilene Tavares . 'O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, a dislexia e a violência sexual contra a criança: acarretamentos para a escola.'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
OLIVEIRA, A. C. ; FERREIRA, J. H. ; ARRUDA, L. M. S. ; GUEVARA, G. A. A. ; ROCHA, M. L. . 'Pedofilia em Questão - Educar e Proteger'. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - cartilha).

3.
ARRUDA, L. M. S.; FERREIRA, J. H. ; OLIVEIRA, A. C. ; GUEVARA, G. A. A. ; ROCHA, M. L. . Cartilha Pedofilia em Questão: Educar e Proteger - A unidade escolar como espaço privilegiado para discussão a respeito da Pedofilia. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

4.
ARRUDA, L. M. S.; ROCHA, M. L. ; BONANI, A. ; OLIVEIRA, A. C. ; GUEVARA, G. A. A. ; FERREIRA, J. H. . RELATÓRIO FINAL AÇÕES EDUCATIVAS COMO ESTRATÉGIA DE COMBATE À PEDOFILIA. 2014. (Relatório de pesquisa).

5.
Batistna Maria de Sousa Corgozinho ; SOARES, I. E. S. ; ARRUDA, L. M. S. . Memorial Ex-combatentes - FEB Divinópolis/MG. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CD).

6.
CORTEZ, M. T. ; ARRUDA, L. M. S. . Transtorno de déficit de atenção e a escola. 2011. (curso).

7.
Marilene ; ARRUDA, L. M. S. . Transtorno de Déficit de Atenção e Hi´peratividade - TDAH. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
CORTEZ, M. T. ; ARRUDA, L. M. S. . Discussão sobre TDAH. 2010 (Entrevista).

2.
CORTEZ, M. T. ; ARRUDA, L. M. S. . Hiperatividade. 2010 (Entrevista).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ARRUDA, L. M. S.. Participação em banca de Atalíbia Franklin Camargos.As representações sociais dos professores acerca da indisciplina na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Unidade de Divinópolis.

2.
ARRUDA, L. M. S.. Participação em banca de Juana Maria Rodrigues Gonçalves e Thaís de Oliveira Coelho.A arte da contaçõe de Histórias na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Unidade de Divinópolis.

3.
ARRUDA, L. M. S.; SANTANA, R. A.. Participação em banca de Ana Gabriela Cardoso Silva Martins.A Escola da Ponte: lições para a construção de um ensino humanizador. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Unidade de Divinópolis.

4.
ARRUDA, L. M. S.; SANTANA, R. A.. Participação em banca de Fernanda Isabelle dos Santos.O adoecimento na profissão docente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Unidade de Divinópolis.

5.
ARRUDA, L. M. S.; SANTANA, R. A.. Participação em banca de Fernanda Isabelle dos Santos.O adoecimento na profissão docente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Unidade de Divinópolis.

6.
ARRUDA, L. M. S.; SANTANA, R. A.. Participação em banca de Ana Carolina Ribeiro Rodrigues.A importância da Pedagogia no ambiente Hospitalar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Unidade de Divinópolis.

7.
ARRUDA, L. M. S.. Participação em banca de Kevillin Santos da Cruz.A criança, seu desenvolvimento e as legislações: perdas ou ganhos?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Unidade de Divinópolis.

8.
ARRUDA, L. M. S.; MORAIS, S. R.; MORAIS, R. A.. Participação em banca de Amanda Carolina Soares Branco.Relação da música e projetos musicais com alunos do Ensino Fundamental (Anos Iniciais). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade de Divinópolis.

9.
ARRUDA, L. M. S.; MORAIS, R. A.; MORAIS, S. R.. Participação em banca de Jéssica de Fátima Azevedo Silva.Rodas de Conversa: momentos de interação, aprendizagem e construção de novos significados. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade de Divinópolis.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
História, Memória e Patrimônio: os museus e os inconfidentes mineirosros. 2016. (Outra).

2.
IV Congresso Brasileiro de Neurovisão. 2016. (Congresso).

3.
VI Seminário História e Memória do Centro-Oeste Mineiro: História, Cidadania e Direitos JH. 2016. (Seminário).

4.
11º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEMG - Unidade de de Divinópolis 2015015 - 5º Seminário de Bolsistas Juniores - 4ª Semana da UEMG: Diversidade e Afrodescendência: Interações, Mediações e (Re)Conhecimento Bol.A unidade escolar como espaço privilegiado para discussão a respeito da pedofilia: produção de material paradidático e acompanhamento do trabalho pedagógico a partir de sua utilização. 2015. (Seminário).

5.
11º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEMG - Unidade de Divinópolis, 5º Seminário de Bolsistas Juniores e 4ª Semana UEMG - Diversidade e Afrodescendência: Interações, Mediações e (re)conhecimento.A unidade escolar como espaço privilegiado para discussão a respeito da pedofilia. 2015. (Seminário).

6.
11º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEMG - Unidade de Divinópolis, 5º Seminário de Bolsistas Juniores e 4ª Semana UEMG - Diversidade e Afrodescendência: Interações, Mediações e (re)conhecimento. 2015. (Seminário).

7.
11º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEMG - Unidade de Divinópolis, 5º Seminário de Bolsistas Juniores e 4ª Semana UEMG - Diversidade e Afrodescendência: Interações, Mediações e (re)conhecimento.Cultura Africana e afro-brasileira: entre máscaras e mandalas, a magia e a beleza. 2015. (Oficina).

8.
11º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEMG - Unidade de Divinópolis, 5º Seminário de Bolsistas Juniores e 4ª Semana UEMG - Diversidade e Afrodescendência: Interações, Mediações e (re)conhecimento.Oficina Cultura Africana e afro-brasileira: entre máscaras e mandalas, a magia e a beleza. 2015. (Oficina).

9.
13ª Semana de Museus do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM. 2015. (Outra).

10.
17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EM DIVINÓPOLIS ? MG: UMA CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA DO TRÂNSITO. 2015. (Seminário).

11.
17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO EM DIVINÓPOLIS ? MG: UMA CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA DO TRÂNSITO. 2015. (Seminário).

12.
17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.A unidade escolar como espaço privilegiado para discussão a respeito da pedofilia: produção de material paradidático e acompanhamento do trabalho pedagógico a partir de sua utilização. 2015. (Seminário).

13.
Lançamento Cartilha Pedofilia em Questão: Educar e Proteger.Lançamento Cartilha "Pedofilia em Questão: Educar e Proteger. 2015. (Encontro).

14.
Oficina Cartuns e Charges como instrumentos na luta pelos.Oficina Cartuns e Charges como instrumentos na luta pelos direitos humanos. 2015. (Oficina).

15.
9º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da FUNEDI. 2013. (Seminário).

16.
8º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da FUNEDI. 2012. (Seminário).

17.
Curso Introdutório de Terapias Cognitivas na Infância. 2012. (Outra).

18.
I Congresso Mineiro de Neuropsicologia. A criança com o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e o contexto escolar. 2012. (Congresso).

19.
Oficina de Elaboração de Documentos. 2012. (Oficina).

20.
2º Congresso nacional de saude da Faculdade de Medicina da UFMG - Politicas de Promoção de Saude. O Conhecimento das Professoras da Rede Municipal do Ensino Fundamental na cidade de Divinópolis acerca das características cognitivas deste transtorno. 2011. (Congresso).

21.
7º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da FUNEDI/ UEMG.O Transtorno de Déficit de Atenção e o Conhecimento das Professoras da Rede Municipal do Ensino Fundamental na Cidade de Divinópolis acerca das características cognitivas deste transtorno. 2011. (Seminário).

22.
VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. O Diagnóstico da Criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade na Saúde Pública. 2011. (Congresso).

23.
VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e o conhecimento das professoras da rede municipal de ensino fundamental sobre esse transtorno. 2011. (Congresso).

24.
VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. O Diagnóstico da Criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade na Saúde Pública. 2011. (Congresso).

25.
VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e o Conhecimento das Professoras da Rede Municipal do Ensino Fundamental sobre esse Transtorno. 2011. (Congresso).

26.
12º Seminário de Iniciação Científica e Extensão da UEMG.A  importância do Eixo IV do DSM-IV para o diagnóstico diferencial do TDAH: problemas psicossociais e ambientais. 2010. (Seminário).

27.
6º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da FUNEDI/UEMG ? Divinópolis- Cidades: a vida urbana entre 1910 e 2010.A  importância do Eixo IV do DSM-IV para o diagnóstico diferencial do TDAH: problemas psicossociais e ambientais. 2010. (Seminário).

28.
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH."A Criança e a Escola". 2010. (Oficina).

29.
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade- TDAH "A criança e a escolala la.O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH "A criança e a Escola". 2010. (Encontro).

30.
10º Seminário de Iniciação Científica e Extensão da UEMG e 4º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da FUNEDI/UEMG- Conhecimento e Sociedade: interfaces éticas em um mundo globalizado. 2008. (Seminário).

31.
II Seminário História e Memória do Centro Oeaste Mineiro: Cidade, Memória e Cultura. 2008. (Seminário).

32.
Palestra: Bruxas, Comadres ou Parteiras. 2007. (Seminário).

33.
História da Doenças - Uma Abordagem Cultural. 2006. (Encontro).

34.
I Seminário História e Memória do Centro Oeste Mineiro. 2006. (Seminário).

35.
II Seminário de Atenção à pessoa Idosa "Redes e Enredos". 2005. (Seminário).

36.
Semana de Práticas do Curso de Psicologia. 2005. (Seminário).

37.
Abordagem Sistêmica nas Organizações: Um olhar Psicológico. 2004. (Seminário).

38.
A Dor entre nós. 2004. (Encontro).

39.
Colóquio de Saúde Mental e Clínica "Perversão". 2004. (Encontro).

40.
Depoimentos sobre "Alcoolismo" no Grupo Serenidade de Alcoólatras Anônimos. 2004. (Encontro).

41.
I Encontro de Esnino, Pesquisa e Extensão do INESP. 2004. (Encontro).

42.
II Congresso Brasileiro de Extensão Universitária - UFMG. 2004. (Congresso).

43.
I Jornada de Geriatria e Gerontologia do Centro Oeste de Minas Gerais. 2004. (Simpósio).

44.
Interfaces entre a Psicologia e a Linguística. 2004. (Seminário).

45.
I Seminário de Atenção ao Idoso - Evelhecimento Saudável. 2004. (Seminário).

46.
Psicologia Hospitalar e da Saúde: Legislação e Práxis. 2004. (Seminário).

47.
Psicomotricidade Lúdica. 2004. (Seminário).

48.
Seminário de Psicologia Comportamental Cognitiva. 2004. (Seminário).

49.
Workshop de Psicodrama. 2004. (Outra).

50.
Bate-Papo com Marina Colassanti. 2003. (Encontro).

51.
A ÉTica e os Valores para a Formação do Professor. 2002. (Encontro).

52.
Mudança de Paradigma e Avaliação. 2002. (Simpósio).

53.
IV Congresso IBERO-- Americano de Extensão. 2001. (Congresso).

54.
II Encontro Nacional das Frentes Parlamentares do Cooperativismo. 2000. (Encontro).

55.
V Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas. 2000. (Seminário).

56.
I Congresso Mineiro de Psicopedagogia. 1999. (Congresso).

57.
I Congresso Mineiro de Psicopedagogia "Minas Debate a Psicopedagogia na Era do Conhecimento". 1999. (Congresso).

58.
II Roda de Prosa Educacional com Dr. Içami Tiba. 1999. (Encontro).

59.
II Seminário Internacional da Metodologia C.L.E. ministrado por P.D.G. Richard Walker. 1998. (Seminário).

60.
Reconhecendo as Depressões. 1998. (Seminário).

61.
I Seminário Educação e (Re)Construção e 4º Seminário Divinopolitano de Psicopedagogia. 1997. (Seminário).

62.
Congresso Mundial de Inclusão Internacional. 1996. (Congresso).

63.
Oficina "Vida Cotidiana e Leitura da Paisagem". 1996. (Oficina).

64.
Seminário "O Saber Fazer e o Fazer Saber" - A construção do Conhecimento na Escola. 1996. (Seminário).

65.
Alfabetização de Adultos. 1995. (Seminário).

66.
Fórum de Debates: "Extensão Universitária, Exercício da Cidadania". 1994. (Outra).

67.
I Encontro Estadual das Comissões Permanentes de Vestibular das IES do Estado de Minas Gerais. 1993. (Encontro).

68.
Palestra sobre Comportamento Humano. 1990. (Seminário).

69.
IV Encontro de Secretários das Instituições de Ensino Superior. 1986. (Encontro).

70.
IV Encontro de Secretários das Instituições de Ensino Superior. 1984. (Encontro).

71.
III Ciclo de Estudos Brasileiros. 1979. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARRUDA, L. M. S.; NASCIMENTO, A. T. A. ; AZEVEDO, F. L. M. . Exposição O antropoceno e o desafio da sustentabilidade. 2016. (Exposição).

2.
AZEVEDO, F. L. M. ; SOARES, I. E. S. ; Pires, João Ricardo Ferreira ; FERREIRA, J. H. ; ARRUDA, L. M. S. . VI Seminário História e Memória do Centro Oeste Mineiro. 2016. (Outro).

3.
AZEVEDO, F. L. M. ; FERREIRA, J. H. ; Pires, João Ricardo Ferreira ; SOARES, I. E. S. ; ARRUDA, L. M. S. . 13ª Semana de Museus. 2015. (Outro).

4.
AZEVEDO, F. L. M. ; SOARES, I. E. S. ; Pires, João Ricardo Ferreira ; FERREIRA, J. H. ; ARRUDA, L. M. S. . 9ª Semana dos Museus. 2015. (Exposição).

5.
FERREIRA, J. H. ; ARRUDA, L. M. S. ; Pires, João Ricardo Ferreira ; AZEVEDO, F. L. M. . V Seminário História e Memória do Centro Oeste Mineiro - Memória, Literatura e Educação. 2014. (Outro).

6.
Batistna Maria de Sousa Corgozinho ; FERREIRA, J. H. ; ARRUDA, L. M. S. . IV Seminário de História e Memória do Centro Oeste Mineiro - Cidades Centenárias: desenvolvimento regional e inclusão social. 2012. (Outro).

7.
Batistna Maria de Sousa Corgozinho ; FERREIRA, J. H. ; ARRUDA, L. M. S. . Livro História e Memória do Centro Oeste Mineiro - Perspectivas 4 - Cidades Centenárias: desenvolvimento regional e inclusão social. 2012. (Outro).

8.
Batistna Maria de Sousa Corgozinho ; FERREIRA, J. H. ; ARRUDA, L. M. S. . IV Seminário História e Memória do Centro Oeste Mineiro - Cidades Centenárias Desenvolvimento Regional e Inclusão Social. 2012. (Outro).

9.
Batistna Maria de Sousa Corgozinho ; Leonardo Lucas Pereira ; ARRUDA, L. M. S. . Lançamento do Livro "Escritos Bernardinianos" ISBN 978-85-7907-044-0. 2011. (Outro).

10.
Batistna Maria de Sousa Corgozinho ; ARRUDA, L. M. S. . 3º Seminário de História e Memória do Centro Oeste Mineiro. 2010. (Outro).

11.
Batistna Maria de Sousa Corgozinho ; ARRUDA, L. M. S. . 2º seminário de História e Memória do Centro Oesste Mineiro. 2008. (Outro).

12.
Batistna Maria de Sousa Corgozinho ; ARRUDA, L. M. S. . 1º Seminário de História e Memória do Centro Oeste Mineiro. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Elisa de Araújo Santos. A Prática Psicomotora no auxílio do Tratamento da Criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Unidade de Divinópolis. (Orientador).

2.
Mayra Deodato. As contribuições das novas legislações para o Ensino de Educação Infantil. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Unidade de Divinópolis. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Kevillin Santos da Cruz. A criança. seu desenvolvimento e as legislações: perdas ou ganhos?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Unidade de Divinópolis. Orientador: Lúcia Maria Silva Arruda.

2.
Mayra Marry Deodato Pedreiro. O impacto das novas legislações no trabalho do Educador com a Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade de Divinópolis. Orientador: Lúcia Maria Silva Arruda.

3.
Elisa de Araújo Santos. As práticas psicomotoras como auxílio no tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade de Divinópolis. Orientador: Lúcia Maria Silva Arruda.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ARRUDA, L. M. S.; FERREIRA, J. H. ; OLIVEIRA, A. C. ; GUEVARA, G. A. A. ; ROCHA, M. L. . Projeto da UEMG lança cartilha sobre Pedofilia. Portal Centro Oeste, internet, p. 1 - 1, 05 nov. 2015.

2.
ARRUDA, L. M. S.; FERREIRA, J. H. ; OLIVEIRA, A. C. ; GUEVARA, G. A. A. ; ROCHA, M. L. . UEMG Divinópolis lança cartilha sobre Pedofilia. MPA, internet, p. 1 - 3, 06 nov. 2015.

3.
ARRUDA, L. M. S.; FERREIRA, J. H. ; OLIVEIRA, A. C. ; GUEVARA, G. A. A. ; ROCHA, M. L. . Projeto de Extensão da UEMG Divinópolis lança cartilha sobrePedofilia. Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, internet, p. 1 - 2, 06 nov. 2015.

4.
ARRUDA, L. M. S.; FERREIRA, J. H. ; OLIVEIRA, A. C. ; GUEVARA, G. A. A. ; ROCHA, M. L. . Projeto de extensão da UEMG Divinópolis lança cartilha sobre a pedofilia. Gazeta do Oeste, Divinópolis, p. 1 - 1, 05 nov. 2015.


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
ARRUDA, L. M. S.; FERREIRA, J. H. ; OLIVEIRA, A. C. ; GUEVARA, G. A. A. ; ROCHA, M. L. . Cartilha Pedofilia em Questão: Educar e Proteger - A unidade escolar como espaço privilegiado para discussão a respeito da Pedofilia. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ARRUDA, L. M. S.. UEMG lança Cartilha sobre combate à Pedofilia em Divinópolis. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).




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