Tatiane Ribeiro Morais de Paula

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2537297220072037
  • Última atualização do currículo em 05/11/2018


Doutoranda em Educação na Universidade de Brasília. Mestre pela mesma instituição. Possui graduação em Pedagogia pela Associação de Ensino Unificado do Distrito federal - AEUDF e especialização em Orientação Educacional pela Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM. Atualmente é intérprete educacional nas séries iniciais na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas - GEPPE. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: perspectiva histórico-cultural, cultura surda e musicalidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tatiane Ribeiro Morais de Paula
Nome em citações bibliográficas
Paula, Tatiane Ribeiro Morais de;Ribeiro Morais de Paula, Tatiane


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2017
Mestrado em Educação.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Modos de vivência da musicalidade da pessoa surda.,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Patrícia Lima Martins Pederiva.
Palavras-chave: Vivência; Musicalidade; Cultura Surda; Vigotski, Perspectiva Histórico-Cultural; Educação musical.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2010
Especialização em Orientação educacional. (Carga Horária: 420h).
Faculdade do Noroeste de Minas, FINOM, Brasil.
Título: A IMPORTÂNCIA DO ORIENTADOR EDUCACIONAL EM CURSO PRÉ-VESTIBULAR.
Orientador: NÁUPLIA MARIA LOPES.
1998 - 2001
Graduação em Pedagogia.
Associação de Ensino Unificado do Distrito federal, AEUDF, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2917
Noções de tradução e interpretação - Libras. (Carga horária: 60h).
Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos, APADA, Brasil.
2017 - 2017
Atendimento Educacional Especializado. (Carga horária: 180h).
Centro de Educação Profissional, CENED, Brasil.
2017 - 2017
Libras nível III - Avançado. (Carga horária: 120h).
Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos, APADA, Brasil.
2016 - 2016
Libras nivel II - Intermediário. (Carga horária: 120h).
Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos, APADA, Brasil.
2015 - 2015
Libras Nível 1 - 2A/2B. (Carga horária: 120h).
Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos, APADA, Brasil.
2015 - 2015
Sistema Braille Integral Port./Código Matemático. (Carga horária: 120h).
Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação, EAPE, Brasil.
2015 - 2015
Libras nível I - 1A/1B. (Carga horária: 120h).
Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos, APADA, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em PNAIC em Matemática. (Carga horária: 160h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, SEEDF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor séries iniciais, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor temporário, Enquadramento Funcional: Professor séries iniciais, Carga horária: 40

Atividades

02/2011 - 07/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
séries inicias

Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: outros, Enquadramento Funcional: Estudante

Atividades

03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Darcy Ribeiro, .


GRUPO EDUCACIONAL ALUB, ALUB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador pedagógico, Carga horária: 44


Escola Internacional Affinity Arts, AFFINITY ARTS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora da Educação Infantil, Carga horária: 44


Companhia Energética de Brasília, CEB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora comercial, Carga horária: 40
Outras informações
Trabalho com Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento.

Atividades

11/2005 - Atual
Direção e administração, .

Cargo ou função
Cargo administrativo.

Edusesc, EDUSESC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40

Atividades

01/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Infantil

Centro de Ensino VIVER, VIVER, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

10/2004 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Gerência Regional de Ensino do Guara, GRE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Prog. Identidade com o Futuro, Carga horária: 40

Atividades

05/2000 - 12/2003
Direção e administração, .

Cargo ou função
Coordenadora do Programa Identidade com o Futuro.

Administração Regional do Guará, ADM. X, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente administrativo, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Atendimento ao publico, Carga horária: 40

Atividades

01/2004 - 12/2004
Direção e administração, .

Cargo ou função
Assistente administrativo.
03/1999 - 05/2000
Direção e administração, .

Cargo ou função
Atendimento ao público.

Secretaria de Estado de Educação do DF, SEEDF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor séries iniciais, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Ensino
2.
Escola, aprendizagem, ação pedagógica e subjetividade na educação - EAPS


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública/Especialidade: Administração de Pessoal.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
Lima Martins Pederiva, Patrícia (Org.) ; Ribeiro Morais de Paula, Tatiane (Org.) ; Lobato do Nascimento, Daniela (Org.) . O ato estético: conversas sobre educação, imaginação e criação na perspectiva histórico-cultural. 1. ed. Curitiba: EDITORA CRV, 2017. v. 1. 162p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Paula, Tatiane Ribeiro Morais de; Pederiva, Patrícia Lima Martins Pederiva ; REZENDE, Murilo. ; Nascimento, Daniela Lobato do . Educação na Perspectiva Histórico-Cultural de Vigotski: a educação indissociada da vida e do trabalho.. In: IV Fórum ISCAR Brasil: Cenários da Atividade Sócio-Histórico-Cultural nos Contextos dos Grupos de Pesquisa do Brasil, 2017, Londrina. Cadernos de Resumo do IV Fórum ISCAR Brasil: Cenários da Atividade Sócio-Histórico-Cultural nos Contextos dos Grupos de Pesquisa do Brasil. Londrina: UEL - Universidade Estadual de Londrina, 2017. p. 65-78.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Paula, Tatiane Ribeiro Morais de; Pederiva, Patrícia Lima Martins Pederiva . Other Ways to Hear Beyond the Heard: Musical Education in Deaf Culture. In: World Congress on Education, 2016, Dublin. WCE - World Congress on Education 2016. Reino Unido: Infonomics Society, 2016. p. 64-65.

Apresentações de Trabalho
1.
Paula, Tatiane Ribeiro Morais de; Pederiva, Patrícia Lima Martins Pederiva . Educação musical a partir das pessoas surdas.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
Paula, Tatiane Ribeiro Morais de; Pederiva, Patrícia Lima Martins Pederiva . Educação musical: o que as pessoas surdas nos dizem?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Paula, Tatiane Ribeiro Morais de; Pederiva, Patrícia Lima Martins Pederiva . Educação musical: como aprender com as pessoas surdas?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
Pederiva, Patrícia Lima Martins Pederiva ; Paula, Tatiane Ribeiro Morais de . EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI: A EDUCAÇÃO INDISSOCIADA DA VIDA E DO TRABALHO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
Paula, Tatiane Ribeiro Morais de; Pederiva, Patrícia Lima Martins Pederiva . Other ways to hear beyond the heard: musical education in deaf culture. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
Paula, Tatiane Ribeiro Morais de; Pederiva, Patrícia Lima Martins Pederiva . Possíveis contribuições da teoria histórico-cultural para o desenvolvimento da musicalidade do surdo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
Paula, Tatiane Ribeiro Morais de. A reação estética do surdo face a música. Curitiba: CRV, 2017 (Capítulo publicado em livro).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Pederiva, Patrícia Lima Martins Pederiva; Paula, Tatiane Ribeiro Morais de; Nascimento, Daniela Lobato do; REZENDE, M. S.. Participação em banca de Emilly Saraiva da Silva.O papel social da escola.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

2.
Pederiva, Patrícia Lima Martins Pederiva; Paula, Tatiane Ribeiro Morais de; RIBEIRO, J. S.; REZENDE, M. S.. Participação em banca de Luciana Bulhão Ribeiro.O uso das TIC(s) na formação dos pedagogos da Universidade de Brasília.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Nacional de Libras. 2017. (Congresso).

2.
III Seminário Nacional de educação de Surdos.Educação musical: como aprender com as pessoas surdas?. 2017. (Seminário).

3.
I SEMINÁRIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA.Educação musical a partir das pessoas surdas.. 2017. (Seminário).

4.
IV Fórum ISCAR Brasil: Cenários da Atividade Sócio-Histórico-Cultural nos Contextos dos Grupos de Pesquisa do Brasil.Educação na Perspectiva-Histórico-Cultural de Vigotski: a educação indissociada da vida e do trabalho.. 2017. (Outra).

5.
XIII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA. 2017. (Congresso).

6.
XIII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. EDUCAÇÃO MUSICAL: O QUE AS PESSOAS SURDAS NOS DIZEM?. 2017. (Congresso).

7.
III Colóquio Internacional: Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais ais representantes russos. 2016. (Outra).

8.
III VERESK SIMPÓSIO BRASILEIRO RUSSO DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL: HISTÓRIA E ATUALIDADE. 2016. (Simpósio).

9.
World Congress on Education 2016. Other ways to hear beyond the heard: musical education in deaf culture. 2016. (Congresso).

10.
XXII Seminário Latinoamericano de Educação Musical.Possíveis contribuições da teoria histórico-cultural para o desenvolvimento da musicalidade do surdo. 2016. (Seminário).

11.
II Encontro Nacional do Conselho Brasileiro para Superdotação- ConBraSD. 2006. (Encontro).

12.
Ação de Implantação da Atividade Educação Infantil. 2005. (Outra).

13.
Seminário Internacional de Educação. 2002. (Seminário).

14.
VI Encontro Regional de Psicopedagogia. 2002. (Encontro).

15.
V Encontro Regional de Psicopedagogia. 2001. (Encontro).

16.
IV Encontro Regional de Psicopedagogia. 2000. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Vilar, Joelma Carvalho ; Pederiva, Patrícia Lima Martins Pederiva ; Paula, Tatiane Ribeiro Morais de . Seminário Paulo Freire Vida e Obra: Diálogos que permanecem.. 2017. (Outro).

2.
Paula, Tatiane Ribeiro Morais de. ANPED - XIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste - Comissão de Arte e Cultura. 2016. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 16:41:30