Tiago Weizenmann

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8435068751391530
  • Última atualização do currículo em 16/10/2018


É doutor pelo Programa de Pós Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015). Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Possui a titulação de Mestre pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008), com ênfase na área de Ideias e Movimentos Sociais na América Latina. É docente e coordenador pedagógico do Centro de Ciências Humanas e Sociais do Centro Universitário Univates. Participa de projeto de extensão da Univates, atuando em assessoria pedagógica externa.Tem experiência como docente na educação básica da rede pública e privada. É coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico da Univates e coordenador institucional do Programa de Residência Pedagógica (Capes/Univates). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tiago Weizenmann
Nome em citações bibliográficas
WEIZENMANN, Tiago

Endereço


Endereço Profissional
Colégio Evangélico Alberto Torres.
Rua Alberto Torres
Centro
95900000 - Lajeado, RS - Brasil
Telefone: (51) 37487000


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em História.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: ?Sou, como sabem...?: Karl von Koseritz e a imprensa em Porto Alegre no século XIX (1864-1890), Ano de obtenção: 2015.
Orientador: René Ernaini Gertz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Karl von Koseritz; Imprensa; Século XIX; Porto Alegre.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
2006 - 2008
Mestrado em História.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Cortando as asas do nazismo: representações e imaginário sobre o nazismo na revista Vida Policial (1942 - 1944),Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Martin Norberto Dreher.
Bolsista do(a): Fundação Padre Milton Valente, FPMV, Brasil.
Palavras-chave: nazismo; discurso policial; construção do imaginário; Estado Novo; repressão policial; Representações sociais.
Grande área: Ciências Humanas
1999 - 2005
Graduação em História.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Uma escola para a formação de cidadãos brasileiros - O Colégio Evangélico Alberto Torres e a política de Nacionalização (1939 - 1943).
Orientador: Eliane Cristina Deckmann Fleck.




Formação Complementar


2006 - 2006
Extensão universitária em Metodologia de Ensino Superior Módulo I. (Carga horária: 60h).
Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, UNIVATES, Brasil.
2004 - 2004
Kommunisten in der Weimarer Republik. (Carga horária: 52h).
Universität Stuttgart, US, Alemanha.
2004 - 2004
Photographie als visualisierte Geschichte.
Universität Stuttgart, US, Alemanha.
2004 - 2004
Böhmen in Europa. (Carga horária: 20h).
Universität Stuttgart, US, Alemanha.
2004 - 2004
Nationalsozialistische Herrschaft in Deutschland. (Carga horária: 20h).
Universität Stuttgart, US, Alemanha.
2004 - 2004
Geschichte História. (Carga horária: 120h).
Universität Stuttgart, US, Alemanha.
2004 - 2004
Kulturelle Vergemeinschaftung im gegenteil Deutsch. (Carga horária: 20h).
Universität Stuttgart, US, Alemanha.
2004 - 2004
Geschichte der Niederlande im 19. und 20. Jahrhund. (Carga horária: 26h).
Universität Stuttgart, US, Alemanha.


Atuação Profissional



Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, UNIVATES, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

04/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Ensino.

Cargo ou função
Representante do CCHS na Câmara de Ensino.
02/2016 - Atual
Ensino, Disciplina Institucional - Área das Humanidades, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa
01/2016 - Atual
Serviços técnicos especializados , Reitoria, Núcleo de Apoio Pedagógico.

Serviço realizado
Coordenador Pedagógico do Centro de Ciências Humanas e Sociais.
02/2014 - Atual
Ensino, Disciplina Institucional - Área das Humanidades, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Temas Contemporâneos
02/2014 - Atual
Extensão universitária , Reitoria, Assessorias Externas.

Atividade de extensão realizada
Assessoria Pedagógica Externa para professores das Humanidades (Educação Básica) da 25ª CRE/RS, em Arvorezinha.
07/2016 - 07/2016
Extensão universitária , Propex, .

Atividade de extensão realizada
Participação como coordenador adjunto na Operação Forte dos Reis Magos, no município de Montanhas, Rio Grande do Norte, desenvolvendo ações do Conjunto B (comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho.).
08/2014 - 12/2014
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Brasil - século XIX

Colégio Evangélico Alberto Torres, CEAT, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Médio

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico do Ensino Médio, Carga horária: 24

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico Ensino Médio, Carga horária: 22

Atividades

02/2010 - 12/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
02/2009 - 09/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Coordenação Pedagógica Ensino Médio
03/2009 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Educação - Rede Sinodal de Educação, .

Cargo ou função
Membro do Conselho de Educação.
08/2008 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia

Escola Estadual de Ensino Fundamental Irmã Branca, EIB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

03/2014 - 03/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
História e Geografia
02/2008 - 03/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia
História

FAVALES Escola Ensino Superior, FAVALES, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Tutor de sala, Enquadramento Funcional: Tutor
Outras informações
Tutor do Curso de Licenciatura em História, da UNOPAR, no pólo de Lajeado.


Colégio Teutônia, CT, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Empregatício - Professor, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Empregatício - professor, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Empregatício - professor, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico - Ensino Médio, Carga horária: 15

Atividades

03/2008 - 02/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Educação - Rede Sinodal de Educação, .

Cargo ou função
Membro do Conselho de Educação - Rede Sinodal de Educação.
02/2007 - 02/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia
História
02/2008 - 12/2008
Ensino, IESDE - UCB - cidade polo Teutônia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Professor Tutor nas disciplinas de: História da Educação; Fundamentos Teóricos das Ciências Humanas; Fundamentos Teóricos das Ciências Naturais.
02/2008 - 12/2008
Ensino, IESDE - UCB - cidade polo Teutônia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Professor Tutor das disciplinas de Sociologia Geral; Psicologia das Organizações.

Escola Estadual de Ensino Médio Gomes Freire de Andrade, EEEMGFA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 32

Atividades

9/2004 - 08/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
09/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia

Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Alfredo Schneider, EMEFPAS, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 25

Atividades

3/1999 - 03/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia
História

Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador


Conselho Municipal de Educação, Lajeado, COMED, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador
Outras informações
Representante titular do Centro Universitário UNIVATES, no Conselho Municipal de Educação de Lajeado/RS ? COMED.


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador Institucional
Outras informações
Coordenador Institucional do Programa de Residência Pedagógica Univates



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Identidades étnicas em espaços territoriais da Bacia hidrográfica do Taquari-Antas/RS: história, movimentações e desdobramentos socioambientais
Descrição: A pesquisa visa estudar e aprofundar questões de caráter histórico, cultural e ambiental, para visualização de um cenário identitário na região. O recorte espacial abrange territórios da Bacia Hidrográfica do Taquari-Antas e adjacências, localizados na porção centro leste do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Considerando as ocupações indígenas Kaingang, de colonizadores portugueses, espanhóis e escravos negros, imigrantes europeus e descendentes de açorianos, alemães, italianos e, mais recentemente haitianos e senegaleses, bem como os impactos socioambientais provocados pela presença destas populações, as questões que orientam o problema da pesquisa são: Quais os territórios da Bacia Hidrográfica do Taquari-Antas e adjacências que foram ocupados e reocupados pelos indígenas Kaingang no passado e na atualidade? Como são vivenciados no território as dinâmicas socioambientais gestadas em decorrência dos fluxos e permanências de pessoas de diversas origens étnicas, açorianos, alemães, italianos, haitianos e senegaleses em espaços da Bacia Hidrográfica do Taquari-Antas? Quais as continuidades e ressignificações culturais que são perceptíveis nas sociabilidades destes grupos étnicos no decorrer do processo histórico? Frente a estas questões norteadoras o objetivo geral do projeto consiste em analisar ocupações, dinâmicas de movimentações e desdobramentos socioambientais envolvendo identidades indígenas, de europeus e seus descendentes, americanas e africanas localizadas em territórios da Bacia hidrográfica do Taquari-Antas e adjacências no decorrer do processo histórico. Ressaltamos que há trabalhos indicando que colonizadores, escravos negros e imigrantes europeus, chegados a partir da segunda metade do século XVIII e século XIX, estabeleceram-se em territórios da Bacia Hidrográfica do Taquari-Antas que tradicionalmente encontravam-se ocupados pelos indígenas. Tratando-se de um período mais recente, sobretudo, do século XX e século XXI começam a aparecer estudos monográficos preliminares, bem como algumas dissertações e teses sobre os quais os resultados da pesquisa pretende avançar enfocando, sobretudo a história, as movimentações e os desdobramentos socioambientais envolvendo as identidades referidas em territórios da Bacia hidrográfica do Taquari-Antas e adjacências..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Tiago Weizenmann - Coordenador / Luís Fernando da Silva Laroque - Integrante / Margarita Gaviria Mejía - Integrante / Fernanda Pinheiro Brod - Integrante / Bruno Mallmann Cavaleiro - Integrante / Ernesto Pereira Bastos Neto - Integrante / Cibele Caroline da Rosa - Integrante / Jéferson Luís Schäeffer - Integrante / Natalia Sarmento - Integrante / Ramon Scheid - Integrante / Cândida Arend - Integrante / Jonathan Busolli - Integrante / Marina Inverizzi - Integrante / Moisés Ilair Blum Vedoy - Integrante / Tuani de Cristo - Integrante / Emeli Lappe - Integrante / Fabiane da Silva Prestes - Integrante / Ivandro Carlos Rosa - Integrante / Janaíne Trombini - Integrante / Juciane Beatriz Sehn da Silva - Integrante / Marcele Scapin Rogerio - Integrante.
2017 - Atual
Identidades étnicas em espaços territoriais da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas/Rio Grande do Sul
Descrição: A pesquisa tomando como recorte espacial territórios da Bacia hidrográfica do Taquari-Antas e adjacências, visa estudar e aprofundar questões de caráter histórico, cultural e ambiental, para visualização de um cenário identitário na região, considerando as ocupações indígenas Kaingang, de colonizadores portugueses, espanhóis e escravos negros, imigrantes europeus e descendentes de açorianos, alemães e italianos. O objetivo geral da proposta consiste em analisar ocupações, dinâmicas de movimentações e desdobramentos socioambientais envolvendo identidades indígenas, de europeus e seus descendentes localizadas em territórios da Bacia-hidrográfica do Taquari-Antas e adjacências no decorrer do processo histórico. A pesquisa caracterizar-se com uma abordagem de natureza qualitativa e de cunho exploratório e descritivo e os delineamentos em termos de procedimentos técnicos serão realizados com base na pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, estudo de campo e estudos de casos por meio entrevistas com base na história oral, observações e diários de campo recorrendo a etnografia envolvendo indígenas Kaingang e descendentes de europeus. Ressaltamos que há trabalhos indicando que colonizadores, escravos negros e imigrantes europeus, chegados a partir da segunda metade do século XVIII e século XIX, estabeleceram-se em territórios da Bacia Hidrográfica do Taquari-Antas que tradicionalmente encontravam-se ocupados pelos indígenas. Tratando-se de um período mais recente, sobretudo, do século XX e século XXI começam a aparecer estudos monográficos preliminares, bem como algumas dissertações e teses sobre os quais os resultados da pesquisa pretende avançar enfocando, sobretudo a história, as movimentações e os desdobramentos socioambientais envolvendo as identidades étnicas em territórios da Bacia Hidrográfica do Taquari-Antas e adjacências..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Tiago Weizenmann - Integrante / Luís Fernando da Silva Laroque - Coordenador / Fernanda Pinheiro Brod - Integrante / Bruno Mallmann Cavaleiro - Integrante / Ernesto Pereira Bastos Neto - Integrante / Cibele Caroline da Rosa - Integrante / Jéferson Luís Schäeffer - Integrante / Jonathan Busolli - Integrante / Marina Inverizzi - Integrante / Moisés Ilair Blum Vedoy - Integrante / Tuani de Cristo - Integrante / Emeli Lappe - Integrante / Fabiane da Silva Prestes - Integrante / Janaíne Trombini - Integrante / Juciane Beatriz Sehn da Silva - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.


Projetos de ensino


2018 - Atual
Programa de Residência Pedagógica Univates
Descrição: Implementar, através do Programa de Residência Pedagógica, experiências inovadoras para o cumprimento do estágio curricular obrigatório nos cursos de licenciatura da Universidade do Vale do Taquari - Univates para a formação inicial de professores, estimulando a construção de saberes didático-pedagógicos a partir de vivências em 10 escolas públicas de educação básica localizadas no Vale do Taquari, sustentados pela articulação entre teoria e prática..
Situação: Em andamento;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino, Agência de fomento.
Em relação a temática: Formação inicial ou continuada de professores.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: 1) Organizar os estágios supervisionados dos cursos de licenciatura da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES no modelo de residência pedagógica, possibilitando aos estudantes e futuros docentes a construção de práticas de ensino alicerçadas em referenciais teóricos sólidos. 2) Diversificar a possibilidade quanto à oferta e à realização de estágios curriculares obrigatórios aos estudantes dos cursos de licenciatura da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, possibilitando experiências de ambientação e de imersão sobre o ensino e a aprendizagem escolar, bem como sobre os processos de gestão educacional e escolar. 3) Integrar os sistemas, as redes de ensino públicas e os cursos de licenciatura da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, visando à criação de vínculos com escolas públicas de educação básica do Vale do Taquari para a formação inicial de professores em nível superior e a formação continuada. 4) Promover a circularidade dos saberes universitários que dizem respeito à didática e à pedagogia contemporânea, criando espaços de formação continuada a professores das escolas das redes públicas. 5) Propiciar a futuros profissionais da educação a compreensão da realidade das redes públicas de educação básica na região do Vale do Taquari, considerando a diversidade social, histórica e cultural presente nos espaços escolares. 6) Destacar o protagonismo das escolas das redes públicas de educação básica e de seus profissionais docentes na formação de inicial de professores em nível superior, articulando responsabilidades, intencionalidades e compromissos para a formação de novos profissionais para a educação básica. 7) Promover o desenvolvimento de competências e de habilidades específicas para o exercício da docência na educação básica, capacitando futuros professores para as demandas e necessidades contemporâneas presentes nos espaços escolares. 8) Formar profissionais do magistério, com visão humanista, reflexiva e crítica, atuando a partir de princípios ético-políticos em contextos da realidade educacional da educação básica pública do Vale do Taquari. 9) Capacitar os estudantes dos cursos de licenciatura da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES para o exercício do magistério com vistas às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), alinhando as políticas educacionais brasileiras à formação inicial de professores em nível superior..
Alunos envolvidos: Graduação: (58) .
Integrantes: Tiago Weizenmann - Coordenador / Márcia Solange Volkmer - Integrante / Silvane Fensterseifer Isse - Integrante / Lívia Pretto Mottin - Integrante / Grasiela Kieling Bublitz - Integrante / Cláudia Inês Horn - Integrante / Têmis Regina Jacques Bohrer - Integrante / Maristela Juchum - Integrante / Flávia Zanatta - Integrante / Danise Vivian - Integrante / Cristiane Antonia Hauschild - Integrante / Jane Herber - Integrante.


Revisor de periódico


2016 - 2016
Periódico: Sinais (UFES)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2011
Exame de Proficiência em Língua Alemã, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
2005
Mensão Honrosa de Nota global do curso de História de 9,378, UNISINOS.
2005
Exame de Proficiencia em Língua Espanhola, ULBRA-Universidade Luterana do Brasil.
1994
2° lugar no Concurso Estadual de Leitura em Língua Alemã, Associação Riograndense de Professores de Alemão.
1993
1° lugar no Concurso Regional de Leitura em Língua Alemã, Associação Riograndense de Professores de Alemão.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NEUENFELDT, D. J.2013NEUENFELDT, D. J. ; NEUENFELDT, Adriano Edo ; SCHUCK, R. J. ; WEIZENMANN, Tiago . Iniciação à pesquisa no ensino médio: revelando possibilidades. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 1, p. 1-1, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
WEIZENMANN, Tiago. A formação continuada em História e Geografia. In: HORNA, Cláudia Inês; BUBLITZ, Grasiela Kieling; FORNECK, Kári Lúcia; BOHRER, Temis Regina Jacques; SECRETARIA de Educação e Cultura de Arroio do Meio. (Org.). Aprender a aprender: a interface entre o corpo e a cognição nos processos de aprendizagem. 1ed.Lajeado: Editora da Univates, 2016, v. 1, p. 47-52.

2.
WEIZENMANN, Tiago. O registro fotográfico familiar na história das comunidades teuto-brasileiras. In: REINHEIMER, Dalva; NEUMANN, Rosane Marcia. (Org.). Patrimônio Histórico nas Comunidades Teuto-Brasileiras. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2014, v. 1, p. 183-200.

3.
WEIZENMANN, Tiago. O Almanaque Koseritz Deutscher Volkskalender no Contexto da Imprensa do Século XIX (1874-1890). In: RAMOS, Eloísa Helena Capovilla da Luz; ARENDT, Isabel Cristina; WITT, Marcos Antônio. (Org.). A história da imigração e sua(s) escrita(s). 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2012, v. 1, p. 1587-1607.

4.
WEIZENMANN, Tiago. O texto iconográfico: a revista Vida Policial e o imaginário nazista. In: FERNANDES, Evandro; NEUMANN, Rosane Marcia; WEBER, Roswithia. (Org.). Imigração: diálogos e novas abordagens. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2012, v. 1, p. 213-221.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
WEIZENMANN, Tiago; Rosângela von Mühlen Maciel ; DACROCE, E. T. ; MUHLEN, L. R. V. . Experiência interdisciplinar no litoral catarinense. Revista Lições, São Leopoldo, p. 15 - 15, 21 out. 2014.

2.
Rosângela von Mühlen Maciel ; WEIZENMANN, Tiago . Programa Até Logo. Lições - Revista de Ensino e Pesquisa, São Leopoldo, p. 31 - 31, 31 jul. 2010.

3.
WEIZENMANN, Tiago. A Estrada 47. Lições - Revista de ensino e pesquisa, São Leopoldo, p. 55 - 55.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FISCHER, M. ; WEIZENMANN, Tiago . Experiência de vida e cidadania no Projeto Rondon: o território brasileiro como uma sala de aula com mais de 8 milhões de Km². In: III Seminário Nacional de Ensino de Línguas e de Literatura, 2016, Lajeado. Anais do III Seminário Nacional de Ensino de Línguas e de Literatura. Lajeado: Univates, 2016. v. 1. p. 138-141.

2.
WEIZENMANN, Tiago. A Corte Imperial em Porto Alegre e o debate entre Karl von Koseritz e Júlio de Castilhos. In: Seminário Internacional ?Festas, Comemorações e Rememorações na Imigração? e XXI Simpósio de História da Imigração e Colonização, 2014, São Leopoldo. Seminário Internacional 'Festas, Comemorações e Rememorações na Imigração e XXI Simpósio de História da Imigração e Colonização. São Leopoldo: OIKOS, 2014. v. 1.

3.
WEIZENMANN, Tiago. Karl von Koseritz e o debate cientificista: uma perspectiva sobre o evolucionismo na segunda metade do Dezenove brasileiro. In: XI Encontro Estadual de História - História, Memória, Patrimônio, 2012, Rio Grande. XI Encontro Estadual de História - História, Memória, Patrimônio, 2012. p. 667-676.

4.
WEIZENMANN, Tiago. O almanaque Koseritz Deutscher Volkskalender no contexto da imprensa do século XIX (1874-1890). In: XX Simpósio de História da Imigração e Colonização e Seminário Internacional, 2012, São Leopoldo. A História da Imigração e sua(s) escrita(s). São Leopoldo: OIKOS, 2012. v. 1. p. 1587-1607.

5.
WEIZENMANN, Tiago. O discurso da imagem: representações e imaginário sobre o nazismo na revista Vida Policial (1942 - 1944). In: III Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 2011, Londrina. Anais [do] III Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 03 a 06 de maio de 2011. Londrina: UEL, 2011. p. 2842-2853.

6.
WEIZENMANN, Tiago. A política de nacionalização e a imprensa policial no Rio Grande do Sul. In: XVII Simpósio de História da Imigração e da Colonização, 2008, São Leopoldo. Imigração e Relações Interétnicas. São Leopoldo: Oikos, 2006. v. 1. p. 354-367.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FISCHER, M. ; WEIZENMANN, Tiago . Experiência de vida e cidadania no Projeto Rondon: o território brasileiro como uma sala de aula com mais de 8 milhões de Km². In: III Seminário Nacional de Ensino de Línguas e de Literatura, 2016, Lajeado. Anais do III Seminário Nacional de Ensino de Línguas e de Literatura. Lajeado: Univates, 2016. v. 1. p. 225-225.

2.
SCHUCK, R. J. ; MUNHOZ, Angélica Vier ; MIORANDO, Tania Micheline ; NEUENFELDT, Adriano Edo ; LICK, D. R. ; DALTOÉ, P. R. ; WEIZENMANN, Tiago ; NEUENFELDT, D. J. ; FERNANDES, L. . Iniciação à pesquisa e ensino: saberes e práticas em escolas do Ensino Médio no Vale do Taquari/RS. In: XIII Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa - UNIVATES, 2011, Lajeado. XIII Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa. Lajeado: Editora da Univates, 2011. p. 237-237.

Apresentações de Trabalho
1.
WEIZENMANN, Tiago. Planos de estudos: documentando a organização dos saberes escolares. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
WEIZENMANN, Tiago. Educação Escolar na Conjuntura atual (como ensinar) e ensinar com valores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
WEIZENMANN, Tiago. Planos de estudos: documentando a organização dos saberes escolares 2. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
WEIZENMANN, Tiago. Planos de estudos: documentando a organização dos saberes escolares 3. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
WEIZENMANN, Tiago. Educação Socioeducativa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
WEIZENMANN, Tiago; DREHER, Martin Norberto . Os teuto-brasileiros e o Estado Novo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
WEIZENMANN, Tiago. Diversidade Cultural. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
WEIZENMANN, Tiago. Pluralidade Cultural. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
WEIZENMANN, Tiago. A Corte Imperial em Porto Alegre e o debate entre Karl von Koseritz e Júlio de Castilhos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
WEIZENMANN, Tiago. História - interdisciplinaridade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
WEIZENMANN, Tiago. O debate cientificista em Karl von Koseritz: considerações sobre a circulação de saberes entre Brasil e Europa no século XIX. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
WEIZENMANN, Tiago. O REGISTRO FOTOGRÁFICO FAMILIAR NA HISTÓRIA DAS COMUNIDADES TEUTO-BRASILEIRAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
WEIZENMANN, Tiago. Karl von Koseritz e o debate cientificista: uma perspectiva sobre o evolucionismo na segunda metade do Dezenove brasileiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
WEIZENMANN, Tiago. O almanaque Koseritz Deutscher Volkskalender no contexto da imprensa do século XIX (1874-1890). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
WEIZENMANN, Tiago. O discurso da imagem: representações e imaginário sobre o nazismo na revista Vida Policial (1942 - 1944). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
WEIZENMANN, Tiago. Revista Vida Policial e Estado Novo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
WEIZENMANN, Tiago. A política de nacionalização e a imprensa policial no Rio Grande do Sul. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
WEIZENMANN, Tiago. V Seminário Institucional do PIBID Univates e III Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica: ser professor: desafios e possibilidades. 2015.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
WEIZENMANN, Tiago. O professor é o agente de transformação na vida das pessoas. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
WEIZENMANN, Tiago. Oficina Planos de Estudos: documentando a organização dos saberes escolares. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
WEIZENMANN, Tiago. Fórum - Estudo das diretrizes curriculares dos cursos de licenciatura com vistas à construção de uma proposta institucional. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
WEIZENMANN, Tiago; KONRAD, L. R. . Oficina Direitos Humanos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
WEIZENMANN, Tiago. Fórum Active Learning - Metodologias ativas aplicadas ao Curso de Direito. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
WEIZENMANN, Tiago; ROSA, D. C. ; TEIXEIRA, M. F. N. ; VALDAMERI, A. P. . Fórum - Avaliação no Ensino Superior. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
WEIZENMANN, Tiago. Curso de Capacitação para os professores do município de Arroio do Meio - Aprender a aprender: interface entre o corpo e cognição nos processos de aprendizagem. 2014. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Doutorado
1.
WEIZENMANN, Tiago; CUNHA, J. L.; GERMINARI, G. D.; RIBEIRO, J. I.; ARMANI, C. H.. Participação em banca de Cristiano Nicolini. Processos de patrimonialização de memórias e a formação e a formação da consciência histórica através do ensino de história regional no Vale do Taquari -RS. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de PG em História - Doutorado/CCSH/UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
WEIZENMANN, Tiago; DALMAZ, M.; VOLKMER, M. S.. Participação em banca de Augusto Kummer.A proibição da Cannabis no Brasil e os modelos alternativos de enfrentamento ao problema. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

2.
WEIZENMANN, Tiago; ISSE, S. F.; ROCHA, L. O.. Participação em banca de Jéssica Andressa Krieger.A dança como expressão de fé e adoração. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

3.
WEIZENMANN, Tiago; DALMAZ, M.; SILVA, V. H. A.. Participação em banca de Conrado Schwambach.Direito à cultura, mecanismos de incentivo e responsabilidade social: um estudo sobre os princípios constitucionais e diretrizes das leis e planos da cultura brasileiros. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

4.
WEIZENMANN, Tiago; LAROQUE, L. F. S.. Participação em banca de Cibele Caroline da Rosa.Dos Açores ao Vale do Taquari: Aspectos da migração açoriana a partir das relações territoriais e ambientais na longa duração. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

5.
MAZZARINO, Jane Márcia; BEHS, Micael Vier; WEIZENMANN, Tiago. Participação em banca de Camille Lenz da Silva.Charlie Hebdo: análise da cobertura do atentado de 2015 pelos jornais Folha de São Paulo, British Broadcasting Company e Deutsche Welle. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

6.
VOLKMER, M. S.; WEIZENMANN, Tiago. Participação em banca de Simone Elisa Weber.Colonização germânica no Vale do Taquari: os colonos católicos de Santa Clara (século XIX). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

7.
WEIZENMANN, Tiago; DALMAZ, M.; LOPES, S. N.. Participação em banca de Matheus Braun.A OTAN no sistema internacional: um panorama sobre a legalidade da intervenção humanitária. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

8.
WEIZENMANN, Tiago; DALMAZ, M.; LOPES, S. N.. Participação em banca de Giovana Schwingel.A importância estratégica dos países bálticos para a OTAN no pós-Guerra Fria. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

9.
WEIZENMANN, Tiago; DALMAZ, M.; SINDELAR, F. C. W.. Participação em banca de Guilherme Giovanella Kober.A OTAN NA CRISE DA UCRÂNIA (2013-2015). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

10.
WEIZENMANN, Tiago; DALMAZ, M.; SINDELAR, F. C. W.. Participação em banca de Jéferson Andrei Driemeier.A GAZPROM COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA NO SETOR ECONÔMICO RUSSO NAS RELAÇÕES COM A EUROPA NO PERÍODO 1999 ? 2012. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

11.
WEIZENMANN, Tiago; VOLKMER, M. S.. Participação em banca de Jéssica dos Santos.Identidade e relações interétnicas no município de Imigrante. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

12.
WEIZENMANN, Tiago; DALMAZ, M.. Participação em banca de Fernando Zanatta.IVAN KARAMÁZOV: A MORTE DE DEUS E O ESTILHAÇAMENTO DO HOMEM OU DO ESTILINGUE À BOMBA ATÔMICA [DOR E ANGÚSTIA NA IDADE DA TÉCNICA]. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

13.
WEIZENMANN, Tiago; HILGERT, Renato Luiz; DALMAZ, M.. Participação em banca de Conrado Schneider.Terrorismo sob a ótica da legislação brasileira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Formação de Professores para EAD - 2017/B. 2017. (Oficina).

2.
Seminário Institucional Univates.Apresentação dos cases do Centro Universitário de Patos de Minas - Unipam e da Univates. 2017. (Seminário).

3.
XIII Seminário Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras e Seminário Nacional: migrações históricas e recentes. 2017. (Seminário).

4.
XIII Seminário Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras e Seminário Nacional: migrações históricas e recentes.Conferência: História, migrações e atualidade na América Latina. 2017. (Seminário).

5.
3ª Formação de Professores - Consórcio STHEM Brasil. 2016. (Outra).

6.
Encontro sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada. 2016. (Encontro).

7.
Formação Continuada de Docentes - CEAT. 2016. (Outra).

8.
Seminário Institucional CCHS 2016A. 2016. (Seminário).

9.
XXII Jornada de Ensino de História e Educação. 2016. (Outra).

10.
5º Encontro de Gestores Pedagógicos / SINEPE-RS. 2015. (Encontro).

11.
Encontro para discussão da Base Nacional Comum Curricular ? BNCC. 2015. (Encontro).

12.
Encontro para discussão da Base Nacional Comum Curricular ? BNCC (UNIVATES). 2015. (Encontro).

13.
Encontro Regional de Equipes Pedagógicas da Rede Sinodal de Educação. 2015. (Encontro).

14.
Formação Continuada de Docentes - CEAT. 2015. (Outra).

15.
2ª Edição do Projeto Aluno Pesquisador - Colégio Evangélico Alberto Torres.Orientador de trabalhos de alunos da 1ª série do Ensino Médio. 2014. (Outra).

16.
Encontro Regional de Equipes da Rede Sinodal - Qualificando a gestão de de pessoas. 2014. (Encontro).

17.
Fórum - Qualificação de Novos Docentes. 2014. (Outra).

18.
Fórum- Qualificação de Novos Docentes (PROEN/NAP - UNIVATES)). 2014. (Outra).

19.
Palestra Cuba: um outro olhar sobre os direitos humanos. 2014. (Outra).

20.
Encontro Nacional de Equipes Pedagógicas da Rede Sinodal de Educação. 2013. (Encontro).

21.
Gestão da Aprendizagem - Metas, Competências e Resultados. 2013. (Congresso).

22.
4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. 2012. (Olimpíada).

23.
Autonomia no aprendizado e alfabetização e Letramento. 2012. (Encontro).

24.
Elaboração de Projetos e Execução de Projetos. 2012. (Oficina).

25.
Formação Continuada de Docentes - CEAT. 2012. (Encontro).

26.
Simpósio Subjetividade, Biografia e Sociedade. 2012. (Simpósio).

27.
XI Encontro Estadual de História - História, memória e patrimônio. 2012. (Encontro).

28.
XX Simpósio de História da Imigração e Colonização e Seminário Internacional "A História da Imigração e sua(s) Escrita(s). 2012. (Simpósio).

29.
Encontro Nacional de Equipes Pedagógicas da Rede Sinodal de Educação. 2011. (Encontro).

30.
Encontro Nacional de Artes, Literatura e História. 2010. (Encontro).

31.
Encontro Nacional de Equipes Pedagógicas da Rede Sinodal de Educação. 2010. (Encontro).

32.
Encontro Nacional de Professores de Artes, Literatura e História da Rede Sinodal de Educação. 2010. (Encontro).

33.
10º Congresso da Escola Particular Gaúcha. 2009. (Congresso).

34.
Curso Educação e Neurociências: em busca da melhoria no ensino. 2009. (Outra).

35.
Encontro de Equipes Pedagógicas Regiões Centro e Meridional da Rede Sinodal de Educação. 2009. (Encontro).

36.
Encontro Nacional de Equipes Pedagógicas da Rede Sinodal de Educação. 2009. (Encontro).

37.
Programa de Formação Continuada - Colégio Evangélico Alberto Torres. 2009. (Outra).

38.
27º Congresso da Rede Sinodal de Educação - Saberes: entre dizeres e os fazeres na escola. 2008. (Congresso).

39.
Curso de Estudos Avançados em Educação - 4ª edição. 2008. (Outra).

40.
Encontro Nacional de Equipes Pedagógicas da Rede Sinodal de Educação. 2008. (Encontro).

41.
XXIV Simpósio Nacional de História. 2007. (Simpósio).

42.
Seminário Internacional Imigração e Relações Interétnicas. 2006. (Seminário).

43.
Seminário Internacional Imigração e Relações Interétnicas. 2006. (Seminário).

44.
VIII Encontro Estadual de História - História e Violência. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
WEIZENMANN, Tiago; SANTOS, R. L. ; SOUZA, J. E. ; MACHADO, N. T. G. ; BLUME, W. A. ; RITTER, S. ; MUHLEN, C. V. ; NICOLINI, C. ; VOLKMER, M. S. ; GIRELLI, M. . XIII Seminário Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras e Seminário Nacional: migrações históricas e recentes. 2017. (Outro).

2.
WEIZENMANN, Tiago; Rosângela von Mühlen Maciel . Encontro Nacional de Professores de Artes, Literatura e História da Rede Sinodal de Educação ALTERIDADE NA DIVERSIDADE CULTURAL. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Caroline Franco da Cruz. O Estado Novo e as memórias remanescentes da comunidade ítalo-brasileira de Guaporé. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. Orientador: Tiago Weizenmann.

2.
Paulo Rogerio Kohl. Memórias de um passado: o cotidiano escolar da comunidade teuto-brasileira em Teutônia Norte (1940-1980). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. Orientador: Tiago Weizenmann.

3.
Sabrina Fabiola Hüther. Jogando com a História: diferentes possibilidades de aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. Orientador: Tiago Weizenmann.

4.
Conrado Schneider. O terrorismo sob a ótica da Legislação Brasileira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. Orientador: Tiago Weizenmann.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
WEIZENMANN, Tiago. A Estrada 47. Lições - Revista de ensino e pesquisa, São Leopoldo, p. 55 - 55.



Outras informações relevantes


1. Integrante da Associação Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras. Tesoureiro dessa associação (gestão 2016).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/11/2018 às 20:17:39