Thaís dos Santos Gonçalves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3999570429074815
  • Última atualização do currículo em 10/12/2014


Doutoranda em Biologia Oral pela Faculdade de Odontologia de Bauru. Mestre em Fonoaudiologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo, na área de Aprendizagem e Telessaúde. Graduada em Fonouadiologia, nesta faculdade (2008). Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) mantido pela Secretaria de Ensino Superior(SESu/MEC - Lei 11.180/2005-Portarias MEC nº 3.385/2005 e nº 1.632/2006) no período de 05/2006 a 12/2008, desenvolvendo atividades de ensino (apresentação de seminários, elaboração de eventos, publicação da Revista PET - Informa), pesquisa (participação efetiva em projetos na área de teleducação) e extensão (participação em atividades de projetos de extensão). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thaís dos Santos Gonçalves
Nome em citações bibliográficas
GONÇALVES, T. S.;Gonçalves, Thaís dos Santos


Formação acadêmica/titulação


2011
Doutorado em andamento em Biologia Oral.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP, FOB-USP, Brasil.
Título: Aspectos Genéticos da Dislexia,
Orientador: Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte.
Co-orientador: Lucimara Teixeira Neves.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: dislexia; genética.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Linguagem Escrita.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Humana e Médica.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Atividades de atenção à saúde humana.
2009 - 2011
Mestrado em Fonoaudiologia.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
Título: Desenvolvimento de material educacional interativo para orientação de professores do ensino fundamental quanto aos distúrbios da Linguagem Escrita,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Profa. Dra. Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Aprendizagem; Educação a Distância; Linguagem Escrita; Professores; Telessaúde; Formação Continuada.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Linguagem Escrita.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Educação.
2005 - 2008
Graduação em Fonoaudiologia.
Faculdade de Odontologia de Bauru/ USP.
Título: Formação continuada a distância em linguagem escrita: Elaboração de materiais para professores.
Orientador: Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte.
Bolsista do(a): Secretaria de Ensino Superior - Programa de Educação Tutorial (PET).
2003 - 2004
Curso técnico/profissionalizante.
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
2002 - 2004
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Lumen.
1994 - 2001
Ensino Fundamental (1º grau).
EE Hilmar machado de Oliveira.




Formação Complementar


2013 - 2013
Extensão universitária em Análise de artigos científicos submetidos. (Carga horária: 3h).
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP, FOB-USP, Brasil.
2012 - 2012
Visita Técnica à University of Central Florida. (Carga horária: 50h).
University of Central Florida.
2010 - 2010
Extensão universitária em Concentração, Memorização e Raciocínio Lógico.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP, FOB-USP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Mentoriong na Universidade: Experiência da USP-SP.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP, FOB-USP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Dislexia, Dist. de Aprend. e Transt. da Atenção.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP, FOB-USP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Treinamento Portal Web of Knowledge.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP, FOB-USP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em A importância da Voz e a Oratória.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP, FOB-USP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Pesquisa em Fonoaudiologia - uma visão do CNPq.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP, FOB-USP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Educação Cognitiva na Escola Pública.
Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria.
2009 - 2009
1º Simp. Interativo de Fonoaudiologia.
Starkey.
2008 - 2008
Extensão universitária em XV Expedição ao município de Monte Negro - RO. (Carga horária: 84h).
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2008 - 2008
Voz: arte e comunicação.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2008 - 2008
perspectiva multid. no trat. de portadores de HIV+.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2008 - 2008
Abord. multidic. na comunic. supl. e alternativa.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2008 - 2008
Atuação em fonoaudiologia hospitalar.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2008 - 2008
Envelhecer com saúde: implicações na 3ª idade.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2008 - 2008
Formação pedagógica na pós-graduação.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2008 - 2008
Memoria de trabajo en el Transt. Esp. del Lenguaje.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2008 - 2008
Intervención logop. y psicop. en niños com TDAH.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2008 - 2008
Mismatch Negativy na av. audiol. dos dist. de fala.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2008 - 2008
Desenv. competências e hab. nas cças para alfabet..
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2008 - 2008
Rehabilitation of disphagia.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2008 - 2008
Diag. e interv. interdiscipl. em traumas da face.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2008 - 2008
Verificação e adaptação de AASI.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2008 - 2008
Gerenciamento da carreira do prof. fonoaudiólogo.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2008 - 2008
Aspectos de avaliação e reab. no Implante Coclear.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2008 - 2008
A prática do fonoaudiólogo forense.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2008 - 2008
Interv. fonoaud. nos transtornos de proc. auditivo.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2008 - 2008
Voz no telejornalismo.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2008 - 2008
THOT:j ogos e materiais para estim. da cog. e lg..
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2008 - 2008
Aplicação dos modelos de intervenção fonológica.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2008 - 2008
Treinamento sobre telessaúde em fonoaudiologia.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2008 - 2008
Teste de Habilid. de Atenção Auditiva Sustentada.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2008 - 2008
Curso introdutório da Liga de Telessaúde FOB-USP. (Carga horária: 6h).
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2008 - 2008
Curso Específico "Fonoaudiologia".
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2008 - 2008
Curso Específico "Fonoaudiologia". (Carga horária: 5h).
Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - USP.
2008 - 2008
Disfagia orofaríngea com enfoque fonoaudiológico.
Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - USP.
2008 - 2008
Cirurgia Plástica. (Carga horária: 4h).
Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - USP.
2008 - 2008
Prótese de Palato e obturadores faríngeos. (Carga horária: 3h).
Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - USP.
2008 - 2008
Curso Básico. (Carga horária: 16h).
Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - USP.
2008 - 2008
Método de Acentuação.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2008 - 2008
Conceito Bobath.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2008 - 2008
Método Lee Silverman.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2008 - 2008
Conceito de Regulação Orofacial Castillo Morales.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2008 - 2008
Panorama geral da estrutura do HRAC/USP.
Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - USP.
2008 - 2008
Malformações congênitas labiopalatinas.
Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - USP.
2008 - 2008
O papel do serviço social no contexto hospitalar.
Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - USP.
2008 - 2008
As esp. dos pac do HRAC-USP e a atuação da psicol.
Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - USP.
2008 - 2008
Avaliação instrum. da respiração,fala e mastigação.
Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - USP.
2008 - 2008
Recursos odont para a reab e correç dos prob dent..
Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - USP.
2008 - 2008
Carac especiais dos pac fissurados e def auditivos.
Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - USP.
2008 - 2008
Aspectos pediátricosdas malformações craniofaciais.
Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - USP.
2008 - 2008
A assistência de enferm aos pac com anomalias cran.
Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - USP.
2008 - 2008
Contr da nutri na melhoria da qual de vida do pac.
Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - USP.
2008 - 2008
Atuação da fisio nos pac com anomalias craniof.
Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - USP.
2008 - 2008
As etapas terapêuticas na cirurgia plástica.
Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - USP.
2008 - 2008
Humaniz hosp e a TO aos pac com anomalias craniof.
Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - USP.
2008 - 2008
O Conceito Castillo Moralles. (Carga horária: 16h).
Associação Brasileira Castillo Morales.
2008 - 2008
Violência doméstica e implic. na atuação fonoaud..
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2007 - 2007
XV Expedição ao município de Monte Negro - RO. (Carga horária: 27h).
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2007 - 2007
Teatro e Fonoaudiologia.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2007 - 2007
Gestão Empresarial e Marketing na Fonoaudiologia.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2007 - 2007
Fissura palatina e prótese de palato.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2007 - 2007
Fonoaudiologia em neonatologia.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2007 - 2007
Audiologia ocupacional.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2007 - 2007
Distúrbios da fluência.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2007 - 2007
Câncer de cabeça e pescoço.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2007 - 2007
Eletrofisiologia.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2007 - 2007
Fono Estética.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2007 - 2007
Voz em transexuais.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2007 - 2007
Implante Coclear.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2007 - 2007
Oficina de Oratória. (Carga horária: 3h).
Instituto de Química de São Carlos - USP.
2006 - 2006
EOA e PEATE na prática clínica.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2006 - 2006
O estudo da acústica na expressividade de fala.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2006 - 2006
Classif do frênulo lingual e sua interf. na fala.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2006 - 2006
Fundamentos de neurologia em fonoaudiologia.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2006 - 2006
Psychosocial issues related to speech disorders.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2006 - 2006
A fonoudiologia na empresa.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2006 - 2006
Avaliação e tratamento da disfagia na PC.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2006 - 2006
Avaliação da linguagem em prematuros.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2006 - 2006
Interv para cças com DA em um prog de saúde audit.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2006 - 2006
Trabalho interdisciplinar: Fonoaud. e Cir.Plástica.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2006 - 2006
Diagnóstico diferencial dos distúrbios da audição.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2006 - 2006
Gagueira: abordagem apoiada nas ciências humana.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2006 - 2006
Augmentative Communication.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2006 - 2006
Os projetos de telesaúde no país.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2005 - 2005
Fonocirgia - avanços e dificuldades.
Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP.
2005 - 2005
Lesões pré-neoplásicas de laringe.
Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP.
2005 - 2005
Tratamento das paralisias laríngeas.
Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP.
2005 - 2005
Tireoplastia.
Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP.
2005 - 2005
Fisiologia da fonação.
Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP.
2005 - 2005
Neoplasia da laringe.
Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP.
2005 - 2005
Métodos diagnósticos em laringologia.
Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP.
2005 - 2005
Tratamento de estenoses laríngeas e traqueais.
Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP.
2005 - 2005
Autismo e suas abordagens atuais. (Carga horária: 2h).
Universidade do Sagrado Coração.
2005 - 2005
Av. da audição na criança: Sist. Perif. e Central.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2005 - 2005
Dislexia e distúrbios de aprendizagem.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2005 - 2005
Processamento auditivo central:avaliação e terapia.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2005 - 2005
Diagnóstico e recuperação da funcionalidade na DTM.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2005 - 2005
DEL: aspectos linguisticos e neurobiológicos.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2005 - 2005
Paralisia Cerebral: Avaliação e Terapia.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2005 - 2005
Reabilitação das Disartrofonias.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2005 - 2005
Gagueira: Aspectos da Avaliação e Terapia.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2005 - 2005
Audição e qualidade de vida na terceira idade.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2005 - 2005
Atuação Fonoaudiológica em Neonatologia.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2005 - 2005
IC: o poder da audição na construção da linguagem.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2005 - 2005
Disfonia Infantil: Novas Práticas.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2005 - 2005
Paralisia facial congênita: Sequência de Möebius.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2005 - 2005
Fonoaudiologia e Genética:Atuação Interdisciplinar.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2005 - 2005
Facilitating optimal listening of hearing children.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2005 - 2005
O paciente laringectomizado.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2005 - 2005
Envelhecimento e Linguagem.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2005 - 2005
Terapia na fissura lábio-palatina.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2005 - 2005
Formas alternativas de comunicação.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2005 - 2005
Avaliação e terapia no deficiente auditivo.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2005 - 2005
VI Seminário de cultura e extensão 2005. (Carga horária: 14h).
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2005 - 2005
Fonoaudiologia e Saúde Pública.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2005 - 2005
Voz Profissional: canto, teatro e televisão. (Carga horária: 2005h).
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2005 - 2005
Trabalho interdisciplinar no implante coclear.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2005 - 2005
Listening Auditory Comprehension in Enhancement.
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.
2003 - 2004
Técnico em Informática.
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.


Atuação Profissional



Instituto de Psicologia e Integração Humana Maria José Barbosa, IMJB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Profissional Liberal, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga Clínica, Carga horária: 30


Faculdade de Odontologia de Bauru - USP, FOB-USP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Membro do Grupo de Pesquisa GREPEL
Outras informações
Integrante do grupo de pesquisa GREPEL - Grupo de Estudo e Pesquisa em Escrita e Leitura, com participação em reuniões para atualizações científicas e desenvolvimento de pesquisas nas seguintes áreas: -Avaliação dos Distúrbios Especificos de Aprendizagem; -Avaliação e intervenção no Transtorno de Déficit de atenção e Hiperatividade; -Avaliação, intervenção e prevenção nos Transtornos de Aprendizagem; -Intervenção nos Transtornos de Aprendizagem; -Prevenção nos distúrbios de leitura e escrita;

Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Membro da Liga de Telessaúde
Outras informações
Participa das atividades de ensino, pesquisa e extenção propostas pela Liga de Telessaúde em Fonoaudiologia e Odontologia.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Supervisionado em Docência - PAE, Carga horária: 6
Outras informações
Participou do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), na condição de bolsista, durante o primeiro semestre de 2012, na disciplina BAF0246 Clínica de Linguagem Escrita Estágio Supervisionado, sob supervisão da Profa. Sra. Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte, desenvolvendo e aprimorando habilidades didáticas junto aos alunos de graduação.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Supervisionado em Docência - PAE, Carga horária: 6
Outras informações
Participou do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), na condição de bolsista, durante o primeiro semestre de 2012, na disciplina BAF0246 Clínica de Linguagem Escrita Estágio Supervisionado, sob supervisão da Profa. Sra. Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte, desenvolvendo e aprimorando habilidades didáticas junto aos alunos de graduação.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio Supervisionado em Docência - PAE, Carga horária: 6
Outras informações
Participou do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) durante o primeiro semestre de 2010, na disciplina BAF0246 Clínica de Linguagem Escrita Estágio Supervisionado, sob supervisão da Profa. Sra. Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte, desenvolvendo e aprimorando habilidades didáticas junto aos alunos de graduação.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Representante Discente, Enquadramento Funcional: Representante discente de órgão colegiado
Outras informações
Representante Discente - Vice - de órgão colegiado (Comissão de Pesquisa) da Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador
Outras informações
Participação no Mutirão, do Programa de Alta Complexidade em Saúde Auditiva, junto à clínica de Fonoaudiologia desta Faculdade, totalizando 8 (oito) horas.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Extensão Universitária, Enquadramento Funcional: Extensão Universitária
Outras informações
Participação no Projeto de Extensão Universitária em Saúde Coletiva "XV Expedição ao municipio de Monte Negro/RO", realizado no período de 09/02/2008 a 23/02/2008. Foram desenvolvidos atendimentos clínicos voltados a adaptação de aparelho de amplificação sonora individual e acompanhamento dos pacientes, sob a coordenação da Profa. Dra. Magali de Lourdes Caldana.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica Financiada pelo CNPq, Carga horária: 10
Outras informações
Participação no desenvolvimento do projeto de pesquisa de Iniciação Científica intitulado "Análise da consciência fonológica em crianças de primeira série de escolas pública e particular". Pesquisa desenvolvida no Departamento de Fonoaudiologia, sob orientação da professora Simone Aparecida Lopes-Herrera. Concedido auxílio bolsa do CNPq.

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Bolsista do PET, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Discente integrante do Programa de Educação Tutorial (PET) em Fonoaudiologia, da Secretaria de Ensino Superior(SESu - Lei 11.180/2005 e regulamentado por meio das Portarias MEC nº 3.385/2005 e nº 1.632/2006) no período de 05/2006 a 12/2008, sob tutoria da Profa. Dra. Giédre Berretin-Félix. Desenvolveu o trabalho "Formação continuada a distância em linguagem escrita: elaboração de material para professores" sob orientação da Profa. Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte. Atuou ativamente no desenvolvimento de pesquisas, atividades de ensino e de extensão na área de Fonoaudiologia sob tutoria da Profa. Giédre Berretin-Felix. Organizou eventos envolvendo outras áreas da ciência e outras unidades da Universidade de São Paulo e da Universidade Feral do Pará.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Representante Discente, Enquadramento Funcional: Representante discente de órgão colegiado
Outras informações
Representante Discente - Vice - de órgão colegiado (Congregação) da Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo

Atividades

2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Odontologia de Bauru, .


Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - USP, HRAC - USP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária
Outras informações
Estágio de observação junto ao Laboratório de Fisiologia, com carga horária de 40 horas.


Faculdade de Odontologia de Bauru - USP, FOB-USP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Processos e Distúrbios da Linguagem
2.
Telessaúde


Projetos de pesquisa


2007 - 2008
Análise da consciência fonológica em crianças de 1ª série de escolas pública e particular

Descrição: O objetivo deste estudo foi comparar as habilidades de consciência fonológica entre as crianças de escolas públicas e particulares, da 1º série do ensino fundamental, no início e no final do ano letivo, para análise do desenvolvimento dessas habilidades, com o decorrer do processo de alfabetização. Foi aplicado um teste de consciência fonológica (TACF) em uma amostra de 70 crianças, as quais 35 estudam em escola pública e 35 em escola particular, localizadas em um mesmo bairro da cidade de Bauru. O teste foi aplicado no mês de fevereiro (pré-teste), no início do ano letivo de 2007 e foi avaliado o desempenho das crianças no início do processo de alfabetização. O teste também foi reaplicado no mês de novembro (pós-teste), no final do ano letivo de 2007, na mesma amostra, para se avaliar o desenvolvimento da consciência fonológica com o processo de alfabetização. Os resultados obtidos, comparando o pré e o pós-teste, demonstraram que as crianças de escola particular obtiveram pontuação maior na maioria das provas, possuindo também maior número total de pontos. O sexo não influenciou no desempenho das crianças no teste. Tanto crianças das escolas pública e particular, quanto meninos e meninas obtiveram melhoras significativas no desempenho na maioria das provas, ao comparar o pré com o pós-teste. Por meio desses resultados, pôde-se concluir que: (a) as criaças da escola particular obtiveram melhor desempenho nas provas; (b) houve melhora no desempenho da consciência fonológica com o processo de alfabetização; (c) não houve, nesta pesquisa, influência do sexo sobre o desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica e (d) que esse desenvolvimento segue uma seqüência, sendo que primeiramente desenvolve-se a habilidade para rimas e manipulação silábica, e por último, desenvolve-se a consciência fonêmica, a qual se relaciona com o desenvolvimento da escrita..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Thaís dos Santos Gonçalves - Integrante / Thaíla Affonso Pimenta Neves - Integrante / Simone Aparecida Lopes-Herrera - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4


Projetos de extensão


2006 - 2009
Capacitação de professores de deficientes auditivos quanto ao uso do Sistema de Frequência Modulada por meio de Educação a Distância

Descrição: Foi desenvolvido um site pelo Programa de Educação Tutorial em Fonoaudiologia em parceria com o PET-Computação da USP/São Carlos, abordando aspectos sobre a audição, o aluno deficiente audito, o que é o Sistema de Freqüência Modulada, bem como cuidados e manipulação do mesmo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Thaís dos Santos Gonçalves - Integrante / Lívia Maria do Prado - Integrante / Karis de Campos - Integrante / Millena Maria Ramalho Matta Vieira - Integrante / Maria Cecília Bevilacqua - Coordenador / Giédre Berretin-Félix - Integrante.

Número de produções C, T & A: 5


Projetos de desenvolvimento


2006 - 2008
Formação continuada a distância em linguagem escrita: elaboração de material para professores

Descrição: Esse trabalho é parte do projeto financiado pela agência de fomento Fapesp, na categoria de Ensino Público, cujo título é Utilização do recurso CD-ROM para aperfeiçoamento em Distúrbios da Comunicação para professores do Ensino Fundamental , sendo realizado em dois sub-projetos. Com relação à Linguagem Oral, este foi desenvolvido em forma de dissertação de mestrado em Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB/USP), pela Ariádnes Nóbrega de Oliveira, sob o título Ensino a Distância: capacitação de professores do Ensino Fundamental quanto à Linguagem Oral utilizando CD-ROM . Quanto à Linguagem Escrita, foi desenvolvido em forma de monografia do Programa de Ensino Tutorial (PET). Portando, nesse trabalho foi elaborado o material didático em CD-ROM (Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem Escrita: Manual Eletrônico para professores) para fornecer conhecimentos aos professores de ensino fundamental em relação aos apectos relacionados à linguagem escrita..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Thaís dos Santos Gonçalves - Integrante / Patrícia A. Pinheiro Crenitte - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Humana e Médica.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
Melhor trabalho na categoria Prêmio Especial, na área da Linguagem, XVII Jornada Fonoaudiológica Profa Dra Dionísia Cusin Lamônica, FOB-USP.
2006
Melhor trabalho na categoria Painel/Fonoaudiologia Geral:, XIII Jornada Fonoaudiológica Profa. Dra. Maria Cecília Bevilacqua, FOB-USP.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Fator H:1
Goncalves, Thais S  Data: 10/12/2014

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MORAES, TÂMYNE FERREIRA DUARTE DE2014MORAES, TÂMYNE FERREIRA DUARTE DE ; Feniman, Mariza Ribeiro ; Gonçalves, Thaís dos Santos ; CRENITTE, PATRÍCIA ABREU PINHEIRO . Processamento temporal, fonologia e escrita em crianças contaminadas por chumbo. Revista CEFAC (Online), v. 16, p. 161-166, 2014.

2.
Gonçalves, Thaís dos Santos2014Gonçalves, Thaís dos Santos ; CRENITTE, PATRÍCIA ABREU PINHEIRO . Concepções de professoras de ensino fundamental sobre os transtornos de aprendizagem. Revista CEFAC (Online), v. 16, p. 817-829, 2014.

3.
Gonçalves, Thaís dos Santos2013Gonçalves, Thaís dos Santos ; NEVES, THAÍLA AFFONSO PIMENTA ; NICOLIELO, ANA PAOLA ; CRENITTE, PATRÍCIA ABREU PINHEIRO ; LOPES-HERRERA, SIMONE APARECIDA . Habilidades de consciência fonológica em crianças de escolas pública e particular durante o processo de alfabetização. Audiology - Communication Research, v. 18, p. 78-84, 2013.

4.
Gonçalves, T S2012Gonçalves, T S ; Moraes, Tamyne F D ; Salvador, Karina Krähembühl ; Lopes, Andréa Cintra ; Alvarenga, Kátia de Freitas ; Feniman, Mariza Ribeiro ; Gonçalves, Thaís dos Santos . Relação entre nível de chumbo no sangue e desempenho nas habilidades do processamento auditivo. Arquivos internacionais de otorrinolaringologia (Impresso), v. 16, p. 39-43, 2012.

5.
GONÇALVES, T. S.2011 GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . Development of a CD-ROM on Written Language for the Continuing Education of Elementary School Teachers. Journal of Applied Oral Science (Impresso), v. 19, p. 560-566, 2011.

6.
GONÇALVES, T. S.2008GONÇALVES, T. S. ; CORRÊA, C.C ; SOUZA, P. J. S ; SILVA, S. M. M. . Fonoaudiologia na Equoterapia. PET Informa, v. 21, p. 32-33, 2008.

7.
GONÇALVES, T. S.2008GONÇALVES, T. S. ; ASCENCIO, A. C. S. ; MARTINS, M ; PEREIRA, A. F. F. . Fonoaudiologia Organizacional. PET Informa, v. 21, p. 28-29, 2008.

8.
GONÇALVES, T. S.2008GONÇALVES, T. S. ; VIEIRA, M. M. R. M. ; SANTOS, M. S. T. . Conceito de Reabilitação Orofacial e Corporal Castillo Morales. PET Informa, v. 21, p. 26-27, 2008.

9.
GONÇALVES, T. S.2008GONÇALVES, T. S. ; SOUZA, P. J. S ; CARVALHO, F. L. N. ; CRENITTE, P. A. P. ; ALVARENGA, K. F. ; MARSICANO, J. A. . O chumbo e seus efeitos na Fonoaudiologia e na Odontologia. PET Informa, v. 21, p. 46-48, 2008.

10.
GONÇALVES, T. S.2008GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . Formação continuada a distancia em linguagem escrita: elaboração de material para professores. PET Informa, v. 21, p. 54-54, 2008.

11.
SILVA, S.M.M.2008SILVA, S.M.M. ; CORRÊA, C. C. ; GONÇALVES, T. S. ; SOUZA, P. J. S. . Fonoaudiologia na Equoterapia. PET Informa (FOB / USP), v. 21, p. 35-36, 2008.

12.
GONÇALVES, T. S.2007GONÇALVES, T. S. ; SANTIAGO JR., J. F. ; ASCENCIO, A. C. S. ; CALDANA, M. L. ; BASTOS, J. R. M. . Perspectivas e responsabilidades do profissional da saúde do Brasil: O papel dos cirurgiões dentistas e fonoaudiólogos. PET Informa, v. 20, p. 35-41, 2007.

13.
GONÇALVES, T. S.2006GONÇALVES, T. S. ; CUNHA, C. O. ; MORON, B. M. ; BERRETIN-FELIX, G. ; CALDANA, M. L. ; BLASCA, W. Q. ; BRASOLOTTO, A. G. ; OLIVEIRA, P. C. G. . Geriatria e Gerontologia: um enfoque multidisciplinar. PET Informa, v. 19, p. 43-43, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
CRENITTE, P. A. P. ; GONÇALVES, T. S. ; FERRAZ, E. . Disgrafia e sua relação com o processo de aprendizagem e aspectos psicomotores. In: Fernando C. Capovilla. (Org.). Transtornos de aprendizagem : Processos em Avaliação e Intervenção Preventiva e Remediativa. 2ªed.São Paulo: Memnon Edições Científicas, 2010, v. 1, p. 334-340.

2.
CRENITTE, P. A. P. ; GONÇALVES, T. S. . Disgrafia e Linguagem escrita. Atualização em Transtornos de Aprendizagem. 1ªed.São Paulo: Editora Artes Médicas, 2009, v. v.1, p. -.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GARBO, J. B. ; GONÇALVES, T. S. ; LIMA, R. F. ; CIASCA, S. M. ; CRENITTE, P. A. P. . Signos del estrés em los niños con y sin trastorno del aprendizaje.. In: XX Congreso Anual de la Academia Iberoamericana de Neurología Pediátrica, 2012, Punta del Este, Uruguai. Anales del XX Congreso Anual de la Academia Iberoamericana de Neurología Pediátrica, 2012. p. 48-48.

2.
GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . CD-ROM as a tool for continuing education of primary school teachers in written language. In: 28th World Congress of the International Association of Logopedics and Phoniatrics, 2010, Atenas. Proceedings of 28th World Congress of the International Association of Logopedics and Phoniatrics, 2010.

3.
CRENITTE, P. A. P. ; CIASCA, S. M. ; GONÇALVES, T. S. . Luria Nebraska Neuropsychological Battery for children and Long Latency Auditory Evoked Potential Evaluation in the diagnosis of Dyslexia and Lerning Disabilities. In: 28th World Congress of the International Association of Logopedics and Phoniatrics, 2010, Atenas. Proceedings of 28th World Congress of the International Association of Logopedics and Phoniatrics, 2010.

4.
BLASCA, W. Q. ; SPINARDI, A. C. ; GONÇALVES, T. S. ; BERRETIN-FELIX, G. ; BRASOLOTTO, A. G. ; CRENITTE, P. A. P. . Ambiente Interativo de Aprendizagem: O papel fundamental da Teleducação na aprendizagem e prevenção dos Distúrbios da Comunicação no Brasil. In: XIII Congresso Internacional de Educação a Distância CREAD UDEC /MERCOSUR/SUL, 2009. Anais do XIII Congresso Internacional de Educação a Distância CREAD UDEC /MERCOSUR/SUL, 2009.

5.
GONÇALVES, T. S. ; CARLETO, N. G. ; PEREIRA, T. C. ; GRIVOL, M. A. ; FERREIRA, A. T. ; PULGA, M. J. ; PRADO, L. M. ; GARCIA, P. F. ; BRETANHA, A. C. ; SALES-PERES, S. H. C. ; SALES-PERES, A. . Bioética aplicada aos artigos científicos na área da Linguagem. In: 17º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 1º Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia, 2009, Salvador. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Supl. Especial, 2009.

6.
CRENITTE, P. A. P. ; GONÇALVES, T. S. ; CHAVES, J. N. ; FRANCO, E. C. ; FERNANDES, G. B. ; SANTOS, A. R. . O conhecimento dos professores de 1ª a 4ª série do ensino fundamental quanto ao distúrbio da linguagem escrita. In: 59a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2007, Belém. Anais da 59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SALADO, Y. C. ; OLIVEIRA, A. N ; GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. ; COSTA, A. R. A. . Desempenho em elaboração escrita após diferentes condições de apropriação do conteúdo por adolescentes com Distúrbio de Aprendizagem. In: VIII Congresso Paulista da ABENEPI, 2014. Anais do VIII Congresso Paulista da ABENEPI, 2014.

2.
GONÇALVES, T. S. ; CONDE, J. B. ; CRENITTE, P. A. P. . Uso de material educacional interativo na orientação de professores do ensino fundamental quanto às dificuldades escolares e aos transtornos de aprendizagem. In: XX XX Jornada Fonoaudiológica de Bauru 'Profa. Dra. Giédre Berretin-Felix', 2013. Anais da XX Jornada Fonoaudiológica de Bauru "Profa. Dra. Giédre Berretin-Felix", 2013.

3.
CRENITTE, P. A. P. ; GONÇALVES, T. S. ; GARBO, J. B. . Signs of stress in school children with and without Learning Trouble. In: 29th World Congress of the International Association of Logopedics and Phoniatrics, 2013, Torino. Final program & Abstract Book of the 29th World Congress of the International Association of Logopedics and Phoniatrics, 2013.

4.
FREIRE, T. ; GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . Long latency auditory evoked potentials (LLAEP) in the study of reading and writing disorders - A systematic review. In: 29th World Congress of the International Association of Logopedics and Phoniatrics, 2013, Torino. Final program & Abstract Book of the 29th World Congress of the International Association of Logopedics and Phoniatrics, 2013.

5.
GONÇALVES, T. S. ; FREIRE, T. ; CRENITTE, P. A. P. . Related aspects to the candidate susceptibility genes for developmental dyslexia: a systematic review. In: 29th World Congress of the International Association of Logopedics and Phoniatrics, 2013, Torino. Final program & Abstract Book of the 29th World Congress of the International Association of Logopedics and Phoniatrics, 2013.

6.
GARBO, J. B. ; GONÇALVES, T. S. ; CONDE, J. B. ; CRENITTE, P. A. P. . Development and evaluation of interactive educational material on the orientation of elementary school teachers about learning disorders. In: 21º Congresso Brasileiro e 2º Congresso Iberoamericano de Fonoaudiologia, 2013, Porto de Galinhas. Pesquisas em Fonoaudiologia, 2013. p. 213.

7.
CAVALHEIRO, M. G. ; GONÇALVES, T. S. ; ARGENTIM, J. P. ; CRENITTE, P. A. P. . Desenvolvimento da linguagem escrita na epilepsia relato de caso. In: 21º Congresso Brasileiro e 2º Congresso Iberoamericano de Fonoaudiologia, 2013, Porto de Galinhas. Pesquisas em Fonoaudiologia, 2013. p. 306.

8.
GARBO, J. B. ; CRENITTE, P. A. P. ; GONÇALVES, T. S. . Sinais sugestivos de stress infantil em crianças com transtornos de aprendizagem. In: 21º Congresso Brasileiro e 2º Congresso Iberoamericano de Fonoaudiologia, 2013, Porto de Galinhas. Pesquisas em Fonoaudiologia, 2013. p. 401.

9.
GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . CANDIDATE GENES FOR SUSCEPTIBILITY OF DEVELOPMENTAL DYSLEXIA - A SYSTEMATIC REVIEW. In: 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2013, Recife. Anais da 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2013.

10.
GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . Candidate genes related with developmental dyslexia - a systematic review. In: ADVANCED TOPICS IN GENOMICS AND CELL BIOLOGY, 2013, Campinas. PROCEEDINGS OF THE ADVANCED TOPICS IN GENOMICS AND CELL BIOLOGY, 2013. p. 81.

11.
MORAES, T. F. D. ; SALVADOR, K. K, ; GARCIA, P. F. ; GONÇALVES, T. S. ; FENIMAN, M. R. ; CRENITTE, P. A. P. . Written Language Alterations and Audiotry Processing Performance in silver-Russel syndorme: Case Report.. In: 40th Annual Meeting of The International Neuropsychological Society, 2012, Montreal. Abstracts Presented at the Fortieth Annual Meeting International Neuropsychological Society, 2012. p. 49-49.

12.
ANTUNES, L. G. ; GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . Phonological Remediation Program Contribuition in Preschoolers with Risk for Learning Difficulties. In: 40th Annual Meeting of The International Neuropsychological Society, 2012, Montreal. Abstracts Presented at the Fortieth Annual Meeting International Neuropsychological Society, 2012. p. 48-48.

13.
LOPES, R. C. F. ; GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . Elementary School Teachers' Knowledge Before and After Speech Pathology Orientation. In: 40th Annual Meeting of The International Neuropsychological Society, 2012, Montreal. Abstracts Presented at the Fortieth Annual Meeting International Neuropsychological Society, 2012. p. 49-49.

14.
SILVA, N. S. M. ; GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . Auditory and Memory Deficits related to Dyslexia. In: 40th Annual Meeting of The International Neuropsychological Society, 2012, Montreal. Abstracts Presented at the Fortieth Annual Meeting International Neuropsychological Society, 2012. p. 48-49.

15.
RIBEIRO, M. L. ; GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . O estresse infantil e sua relação com o desempenho escolar. In: XIX Jornada Fonoaudiológica Profa.ª DR.ª Kátia Flores Genaro, 2012, Bauru. Anais da XIX Jornada Fonoaudiológica Profa.ª DR.ª Kátia Flores Genaro, 2012. p. 57-57.

16.
GONCALVES, T. F. ; FREIRE, T. ; GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . Evaluación de lectura y escritura em niños con fisura labiopalatina.. In: XX Congreso Anual de la Academia Iberoamericana de Neurología Pediátrica, 2012, Punta del Este, Uruguai. Anales del XX Congreso Anual de la Academia Iberoamericana de Neurología Pediátrica, 2012. p. 45-45.

17.
GONÇALVES, T. S. ; GONCALVES, T. F. ; FREIRE, T. ; CRENITTE, P. A. P. . Procesamiento fonológico y aprendizaje en el Síndrome de Gonhenhar: Estudio de caso.. In: XX Congreso Anual de la Academia Iberoamericana de Neurología Pediátrica, 2012, Punta del Este, Uruguai. Anales del XX Congreso Anual de la Academia Iberoamericana de Neurología Pediátrica, 2012. p. 56-56.

18.
FREIRE, T. ; GONÇALVES, T. S. ; GONCALVES, T. F. ; CRENITTE, P. A. P. . Caracterización del distúrbio de aprendizaje en un caso de Síndrome Velocardiofacial. In: XX Congreso Anual de la Academia Iberoamericana de Neurología Pediátrica, 2012, Punta del Este, Uruguai. Anales del XX Congreso Anual de la Academia Iberoamericana de Neurología Pediátrica, 2012. p. 50-50.

19.
SILVA, N. S. M. ; GONÇALVES, T. S. ; FREIRE, T. ; CRENITTE, P. A. P. . Dislexia y consciencia fonológica, memoria de trabajo fonológica y la memoria visual.. In: XX Congreso Anual de la Academia Iberoamericana de Neurología Pediátrica, 2012, Punta del Este, Uruguai. Anales del XX Congreso Anual de la Academia Iberoamericana de Neurología Pediátrica, 2012. p. 57-57.

20.
SILVA, N. S. M. ; FREIRE, T. ; GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . Comparación del perfil ortográfico de estudiantes del sexto año escolar. In: XX Congreso Anual de la Academia Iberoamericana de Neurología Pediátrica, 2012, Punta del Este, Uruguai. Anales del XX Congreso Anual de la Academia Iberoamericana de Neurología Pediátrica, 2012. p. 49-49.

21.
GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . Concepções dos professores de ensino fundamental sobre os transtornos de aprendizagem. In: XXI Congresso Brasileiro e I Congresso Internacional da ABENEPI, 2011, São Paulo. Anais do XXI Congresso Brasileiro e I Congresso Internacional da ABENEPI, 2011.

22.
GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . Elaboração de material educacional interativo para orientação de professores do ensino fundamental quanto aos distúrbios da linguagem escrita. In: XXI Congresso Brasileiro e I Congresso Internacional da ABENEPI, 2011, São Paulo. Anais do XXI Congresso Brasileiro e I Congresso Internacional da ABENEPI, 2011.

23.
GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . Principais interesses e dificuldades enfrentadas pelos professores de ensino fundamental em relação à sua prática com os transtornos de aprendizagem. In: XXI Congresso Brasileiro e I Congresso Internacional da ABENEPI, 2011, São Paulo. Anais do XXI Congresso Brasileiro e I Congresso Internacional da ABENEPI, 2011.

24.
GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . Development of a CD-ROM to be used as as a tool for continuing education of elementary school teachers in Written Language. In: XXVII Congreso Internacional de AELFA, 2010, Valladolid. Libro del Congreso, 2010.

25.
CRENITTE, P. A. P. ; CIASCA, S. M. ; GONÇALVES, T. S. . The diagnosis of Dyslexia and Learning Disabilities through Luria-Nebraska. In: XXVII Congreso Internacional de AELFA, 2010, Valladolid. Libro del Congreso, 2010.

26.
GONÇALVES, T. S. ; DUARTE, T. F. ; SALVADOR, K. K, ; GARCIA, P. F. ; CALDANA, M. L. ; FENIMAN, M. R. ; CRENITTE, P. A. P. . Performance of temporal processing in children with and without spelling disorders and lead contamination. In: XXX International Congress of Audiology and XXV Encontro Internacional de Audiologia, 2010, São Paulo. Proccedings of the XXX International Congress of Audiology and XXV Encontro Internacional de Audiologia, 2010.

27.
DUARTE, T. F. ; GONÇALVES, T. S. ; SALVADOR, K. K, ; LOPES, A. C. ; ALVARENGA, K. F. ; FENIMAN, M. R. . Relationship betweeen level of blood lead and and performance on the auditory processing. In: XXX International Congress of Audiology and XXV Encontro Internacional de Audiologia, 2010, São Paulo. Proccedings of the XXX International Congress of Audiology and XXV Encontro Internacional de Audiologia, 2010.

28.
GONCALVES, T. F. ; GONÇALVES, T. S. ; FERRAZ, E. ; CRENITTE, P. A. P. . Hábito de leitura em crianças com dificuldades de aprendizagem. In: 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2010, Curitiba. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Suplemento Especial, 2010.

29.
GONCALVES, T. F. ; GONÇALVES, T. S. ; FERRAZ, E. ; CRENITTE, P. A. P. . Caracterização dos erros ortográficos em sujeitos com fracasso escolar. In: 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2010, Curitiba. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Suplemento Especial, 2010.

30.
LOPES-HERRERA, S. A. ; NEVES, T. A. P. ; GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . Análise da consciência fonológica de crianças de primeira série de escolas pública e particular. In: XX Congresso Nacional da ABENEPI, 2009, Campinas. Anais do XX Congresso Nacional da ABENEPI, 2009.

31.
GONÇALVES, T. S. ; CARNEIRO, A. S. ; SPINARDI, A. C. ; BLASCA, W. Q. ; BERRETIN-FELIX, G. ; FERRARI, D. V. ; BRASOLOTTO, A. G. ; CRENITTE, P. A. P. ; MEYER, A. S. A. . Ambiente interativo de aprendizagem como proposta de ferramenta na retenção do conhecimento e prevenção dos Distúrbios da Comunicação. In: 17º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 1º Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia, 2009, Salvador. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiolgia, Supl. Especial, 2009.

32.
GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. ; CUNHA, R. P. ; CATTAI, P. R. . Formação continuada a distância em linguagem escrita: Elaboração de material para professores. In: XX Congresso Nacional da ABENEPI, 2009, Campinas. Anais do XX Congresso Nacional da ABENEPI, 2009.

33.
GONÇALVES, T. S. ; CAMPOS, K. ; PRADO, L. M. ; VIEIRA, M. M. R. M. ; BEVILACQUA, M. C. . Capacitação de professores de deficientes auditivos quanto ao uso do sistema de freqüência modulada por meio de educação a distância. In: 16º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2008, Campos do Jordão. Anais (Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia), 2008. p. 357-357.

34.
GONÇALVES, T. S. ; CALDANA, M. L. . Relato de intervenção fonoaudiológica em um caso com diagnóstico de Síndrome de Sotos. In: 16º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2008, Campos do Jordão. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial, 2008.

35.
GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . Elaboração de CD para orientação de professores do ensino fundamental quanto aos aspectos de leitura e escrita. In: 16º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2008, Campos do Jordão. Anais (Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia), 2008.

36.
GONÇALVES, T. S. ; NEVES, T. A. P. ; LOPES-HERRERA, S. A. . Análise da consciência fonológica em crianças de primeira série do ensino fundamental de escolas pública e particular. In: 16º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP, 2008, Ribeirão Preto. Anais do 16º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP, 2008.

37.
CALDANA, M. L. ; GONÇALVES, T. S. ; RADICCHI, F. V. . Caracterização da comunicação oral em indivíduos alcoolistas. In: 15º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7º Congresso Internacional de Fonoaudiologia, 2007, Gramado. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (Suppl Esp),, 2007.

38.
LOPES-HERRERA, S. A. ; GONÇALVES, T. S. ; NEVES, T. A. P. . Análise da consciência fonológica em crianças de 1ª série do ensino fundamental de escolas pública e particular. In: 15º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7º Congresso Internacional de Fonoaudiologia, 2007, Gramado - RS. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (Suppl Esp), 2007.

39.
BERRETIN-FELIX, G. ; GONÇALVES, T. S. ; PRADO, L. M. ; CAMPOS, K. ; VIEIRA, M. M. R. M. . Liga de Telefonoaudiologia: uma proposta de atuação em telessaúde e teleducação. In: XIII Jornada Fonoaudiológica Profª Drª Maria Cecília Bevilacqua, 2006, Bauru. Anais da XIII Jornada Fonoaudiológica Profª Drª Maria Cecília Bevilacqua, 2006. p. p. 122..

40.
GONÇALVES, T. S. ; CAMPOS, K. ; PRADO, L. M. ; VIEIRA, M. M. R. M. ; BEVILACQUA, M. C. ; BERRETIN-FELIX, G. . Capacitação de professores de deficientes auditivos quanto ao uso do sistema de freqüência modulada por meio de educação à distância. In: 4º Encontro dos grupos PET da Universidade de São Paulo - EPETUSP, 2006, Ribeirão Preto. VedaS, 2006. p. 26-26.

41.
GONÇALVES, T. S. ; CAMPOS, K. ; PRADO, L. M. ; VIEIRA, M. M. R. M. ; BERRETIN-FELIX, G. . Liga de Telefonoaudiologia: uma proposta de atuação em teleassistência e teleducação. In: 4º Encontro dos grupos PET da Universidade de São Paulo - EPETUSP, 2006, Ribeirão Preto. VedaS, 2006. p. 26-26.

42.
GONÇALVES, T. S. ; CAMPOS, K. ; PRADO, L. M. ; VIEIRA, M. M. R. M. ; BERRETIN-FELIX, G. . Proposta de ensino a distância (tutor eletrônico) na prática interdisciplinar Fonoaudiológica e Odontológica. In: 4º Encontro dos grupos PET da Universidade de São Paulo - EPETUSP, 2006, Ribeirão Preto. VedaS, 2006. p. 34-34.

Artigos aceitos para publicação
1.
PESSA, M. T. A. ; BERNARDEZ, G. R. A. ; GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . Hábitos de leitura de crianças com e sem problemas de aprendizagem e participação dos pais neste processo de acordo com a percepção dos filhos. Distúrbios da Comunicação, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
SALADO, Y. C. ; OLIVEIRA, A. N. ; GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. ; COSTA, A. R. A. . Desempenho em elaboração escrita após diferentes condições de apropriação do conteúdo por adolescentes com Distúrbio de Aprendizagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
GONÇALVES, T. S. ; CONDE, J. B. ; CRENITTE, P. A. P. . Uso de material educacional interativo na orientação de professores do ensino fundamental quanto às dificuldades escolares e aos transtornos de aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . CANDIDATE GENES FOR SUSCEPTIBILITY OF DEVELOPMENTAL DYSLEXIA - A SYSTEMATIC REVIEW. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . Candidate genes related with developmental dyslexia - a systematic review. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MORAES, T. F. D. ; SALVADOR, K. K, ; GARCIA, P. F. ; GONÇALVES, T. S. ; FENIMAN, M. R. ; CRENITTE, P. A. P. . Written Language Alterations and Audiotry Processing Performance in silver-Russel syndorme: Case Report. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ANTUNES, L. G. ; GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . Phonological Remediation Program Contribuition in Preschoolers with Risk for Learning Difficulties. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LOPES, R. C. F. ; GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . Elementary School Teachers' Knowledge Before and After Speech Pathology Orientation. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA, N. S. M. ; GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . Auditory and Memory Deficits related to Dyslexia.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
RIBEIRO, M. L. ; GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . O estresse infantil e sua relação com o desempenho escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
GONÇALVES, T. S. ; GONCALVES, T. F. ; FREIRE, T. ; CRENITTE, P. A. P. . Procesamiento fonológico y aprendizaje en el Síndrome de Gonhenhar: Estudio de caso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
GONCALVES, T. F. ; FREIRE, T. ; GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . Evaluación de lectura y escritura em niños con fisura labiopalatina.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
GARBO, J. B. ; GONÇALVES, T. S. ; LIMA, R. F. ; CIASCA, S. M. ; CRENITTE, P. A. P. . Signos del estrés em los niños con y sin trastorno del aprendizaje.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
FREIRE, T. ; GONÇALVES, T. S. ; GONCALVES, T. F. ; CRENITTE, P. A. P. . Caracterización del distúrbio de aprendizaje en un caso de Síndrome Velocardiofacial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SILVA, N. S. M. ; GONÇALVES, T. S. ; FREIRE, T. ; CRENITTE, P. A. P. . Dislexia y consciencia fonológica, memoria de trabajo fonológica y la memoria visual.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SILVA, N. S. M. ; FREIRE, T. ; GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . Comparación del perfil ortográfico de estudiantes del sexto año escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . Principais interesses e dificuldades enfrentadas pelos professores de ensino fundamental em relação à sua prática com os transtornos de aprendizagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . Elaboração de material educacional interativo para orientação de professores do ensino fundamental quanto aos distúrbios da linguagem escrita. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . Concepções dos professores de ensino fundamental sobre os transtornos de aprendizagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . CD-ROM as a tool for continuing education of primary school teachers in written language. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
CRENITTE, P. A. P. ; CIASCA, S. M. ; GONÇALVES, T. S. . Luria Nebraska Neuropsychological Battery for children and Long Latency Auditory Evoked Potential Evaluation in the diagnosis of Dyslexia and Lerning Disabilities. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . Development of a CD-ROM to be used as as a tool for continuing education of elementary school teachers in Written Language. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
CRENITTE, P. A. P. ; CIASCA, S. M. ; GONÇALVES, T. S. . The diagnosis of Dyslexia and Learning Disabilities through Luria-Nebraska. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . Desenvolvimento de CD-ROM para educação continuada de professores de ensino fundamental em linguagem escrita em linguagem escrita. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
DUARTE, T. F. ; GONÇALVES, T. S. ; SALVADOR, K. K, ; LOPES, A. C. ; ALVARENGA, K. F. ; FENIMAN, M. R. . Relationship between level of boold lead and performance on the auditory processing. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
GONÇALVES, T. S. ; DUARTE, T. F. ; SALVADOR, K. K, ; GARCIA, P. F. ; CALDANA, M. L. ; FENIMAN, M. R. ; CRENITTE, P. A. P. . Performance of temporal processing in children with and without spelling disorders and lead contamination. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
BLASCA, W. Q. ; SPINARDI, A. C. ; GONÇALVES, T. S. ; BERRETIN-FELIX, G. ; BRASOLOTTO, A. G. ; CRENITTE, P. A. P. . O papel fundamental da Teleducação na aprendizagem e prevenção dos Distúrbios da Comunicação no Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
GONÇALVES, T. S. ; CARLETO, N. G. ; PEREIRA, T. C. ; GRIVOL, M. A. ; FERREIRA, A. T. ; PULGA, M. J. ; PRADO, L. M. ; GARCIA, P. F. ; BRETANHA, A. C. ; SALES-PERES, S. H. C. ; SALES-PERES, A. . Bioética aplicada aos artigos científicos na área da Linguagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
GONÇALVES, T. S. ; CARNEIRO, A. S. ; SPINARDI, A. C. ; BLASCA, W. Q. ; BERRETIN-FELIX, G. ; FERRARI, D. V. ; BRASOLOTTO, A. G. ; CRENITTE, P. A. P. ; MEYER, A. S. A. . Ambiente Interativo de Aprendizagem como Proposta de Ferramenta na Retenção do Conhecimento e Prevenção dos Distúrbios da Comunicação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
PEREIRA, T. C. ; LOPES-HERRERA, S. A. ; NEVES, T. A. P. ; GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . Análise da consciência fonológica de crianças de escolas pública e particular. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. ; CUNHA, R. P. ; CATTAI, P. R. . Formação continuada a distãncia em linguagem escrita: Elaboração de material para professores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
GONÇALVES, T. S. ; NEVES, T. A. P. ; LOPES-HERRERA, S. A. . Análise da consciência fonológica em crianças de primeira série do ensino fundamental de escolas pública e particular. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

32.
GONÇALVES, T. S. ; CAMPOS, K. ; PRADO, L. M. ; VIEIRA, M. M. R. M. ; ASCENCIO, A. C. S. ; CHAVES, J. N. ; FRANCO, E. C. ; SANTOS, A. R. ; BARROS, G. T. T ; CORRÊA, C.C ; MARTINS, M ; SOUZA, P. J. S . Liga de Telessaúde em Fonoauidologia e Odontologia: uma proposta de atuação em telessaúde e telecomunicação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
GONÇALVES, T. S. ; ASCENCIO, A. C. S. ; BARROS, G. T. T ; BERRETIN-FELIX, G. ; CHAVES, J. N. ; CORRÊA, C.C ; FRANCO, E. C. ; MARTINS, M ; PRADO, L. M. ; SANTOS, A. R. ; SOUZA, P. J. S ; VIEIRA, M. M. R. M. ; CAMPOS, K. . Elaboração de material educativo para escolares do ensino fundamental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
BEVILACQUA, M. C. ; GONÇALVES, T. S. ; CAMPOS, K. ; PRADO, L. M. ; VIEIRA, M. M. R. M. ; QUEIROZ, M. . Capacitação de professores de deficientes auditivos quanto ao uso do Sistema de Freqüência Modulada por meio de educação a distância. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . Elaboração de CD para orientação de professores do ensino fundamental quanto aso apectos de leitura e escrita. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

36.
GONÇALVES, T. S. ; CALDANA, M. L. . Relato de intervenção fonoaudiológica em um caso com diagnóstico de Síndrome de Sotos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

37.
GONÇALVES, T. S. ; RADICCHI, F. V. ; CALDANA, M. L. . Caracterização da comunicação oral em indivíduos alcoolistas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

38.
GONÇALVES, T. S. ; NEVES, T. A. P. ; LOPES-HERRERA, S. A. . Análise da consciência fonológica em crianças de 1ª série de escolas pública e particular. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

39.
GONÇALVES, T. S. ; FRANCO, E. C. ; SANTOS, A. R. ; CHAVES, J. N. ; FERNANDES, G. B. ; CRENITTE, P. A. P. . O conhecimento dos professores de 1ª a 4ª série do ensino fundamental quanto ao distúrbio da linguagem escrita. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
GONÇALVES, T. S. ; PRADO, L. M. ; CAMPOS, K. ; VIEIRA, M. M. R. M. ; BEVILACQUA, M. C. ; BERRETIN-FELIX, G. . Liga de Telefonoaudiologia: uma proposta de atuação em telesaúde e teleducação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
GONÇALVES, T. S. ; CAMPOS, K. ; PRADO, L. M. ; VIEIRA, M. M. R. M. ; BERRETIN-FELIX, G. . Liga de Telefonoaudiologia: uma proposta de atuação em teleassistência e teleducação.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
GONÇALVES, T. S. ; CAMPOS, K. ; PRADO, L. M. ; VIEIRA, M. M. R. M. ; BERRETIN-FELIX, G. . Proposta de ensino a distância (tutor eletrônico) na prática interdisciplinar Fonoaudiológica e Odontológica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
GONÇALVES, T. S. ; CAMPOS, K. ; PRADO, L. M. ; VIEIRA, M. M. R. M. ; BERRETIN-FELIX, G. ; BEVILACQUA, M. C. . Capacitação de professores de deficientes auditivos quanto ao uso do sistema de freqüência modulada por meio de educação à distância. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . Desenvolvimento de material educacional interativo para orientação de professores do ensino fundamental quanto aos Distúrbios da Linguagem Escrita 2011 (Dissertação de Mestrado).

2.
GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . Formação continuada a distância em linguagem escrita: elaboração de material para professores 2008 (Monografia).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . Principais Transtornos relacionados ao aprendizado da Leitura e Escrita - Manual Eletrônico para Professores. 2011.

Produtos tecnológicos
1.
GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. ; CATTAI, P. R. ; CUNHA, R. P. . CD-ROM Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem Escrita: Manual Eletrônico para Professores. 2008.

2.
BEVILACQUA, M. C. ; BERRETIN-FELIX, G. ; GONÇALVES, T. S. ; CAMPOS, K. ; PRADO, L. M. ; VIEIRA, M. M. R. M. ; BRUSCHI, S. M. ; QUEIROZ, M. . Site: Ouvir e Aprender - Sistema de FM: o link para a inclusão do deficiente auditivo. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
GONÇALVES, T. S. . Revisor Ad Hoc da Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde, da Universidade Federal do Espírito Santo. 2013.

2.
GONÇALVES, T. S. . Avaliadora de trabalhos do 21º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2013.

3.
GONÇALVES, T. S. . Avaliadora de trabalhos concorrentes à Prêmio Especial em Linguagem, da XIX Jornada Fonoaudiológica de Bauru Profa. Dra. Kátia Flores Genaro. 2012.

4.
GONÇALVES, T. S. . Avaliadora de trabalhos do 20º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2012.

5.
GONÇALVES, T. S. . DVD: Conhecendo e aprendendo sobre o meu Aparelho Auditivo. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
GONÇALVES, T. S. . Elaboração e Atualização do Currículo Lattes. 2014. (Oficina).

2.
GONÇALVES, T. S. ; FREIRE, T. . Transtornos de Aprendizagem: Avanços e Desafios. 2014. (Palestra).

3.
GONÇALVES, T. S. . A elaboração do Currículo Acadêmico. 2013. (Aula).

4.
GONÇALVES, T. S. . Estratégias de Marketing Pessoal. 2013. (Aula).

5.
GONÇALVES, T. S. . Transtornos de Aprendizagem. 2013. (Aula pós-graduação).

6.
GONÇALVES, T. S. . Verdade ou mito - alteração da linguagem oral prejudica desenvolvimento da linguagem escrita?. 2012. (Aula).

7.
GONÇALVES, T. S. . Como preparar seu Currículo Lattes. 2012. (Oficina).

8.
GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . Desenvolvimento de material educacional interativo para orientação de professores do ensino fundamental quanto aos Distúrbios da Linguagem Escrita. 2011. (Relatório de pesquisa).

9.
GONÇALVES, T. S. . Aula na UNICAMP: Avanços da Fonoaudiologia na Área da Telessaúde. 2011. (Aula).

10.
GONÇALVES, T. S. . Teleducação. 2011. (Aula).

11.
GONÇALVES, T. S. . Como preparar seu currículo Lattes. 2011. (Oficina).

12.
GONÇALVES, T. S. . Aula na UNESP-Bauru: Aspectos Neurobiológicos da Linguagem e dos Distúrbios de Aprendizagem. 2010. (Aula).

13.
NEVES, T. A. P. ; GONÇALVES, T. S. ; LOPES-HERRERA, S. A. . Análise da consciência fonológica em crianças de 1ª série do ensino fundamental de escolas pública e particular. 2008. (Relatório de pesquisa).

14.
GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . Visão - Palestra oferecida como parte do evento "Caminhos da Comunicação". 2008. (Palestra oferecida como parte do evento "Caminhos da Comunicação").

15.
GONÇALVES, T. S. . Palestra de Voz: Conhecer para melhor atuar. 2008. (Palestra).

16.
GONÇALVES, T. S. ; VIEIRA, M. M. R. M. ; SANTOS, M. S. T. . Seminário PET "Conceito de Reabilitação Orofacial e Corporal Castillo Morales". 2008. (Seminário PET).

17.
GONÇALVES, T. S. ; SOUZA, P. J. S ; ALVARENGA, K. F. ; CRENITTE, P. A. P. ; CARVALHO, F. L. N. ; MARSICANO, J. A. . Seminário PET. 2008. (Seminário PET).

18.
GONÇALVES, T. S. ; CORRÊA, C.C ; SOUZA, P. J. S ; SILVA, S. M. M. . Seminário PET "Equoterapia na Fonoaudiologia". 2008. (Seminário PET).

19.
GONÇALVES, T. S. ; ASCENCIO, A. C. S. ; MARTINS, M ; PEREIRA, A. F. F. . Seminário PET "Fonoaudiologia Organizacional". 2008. (Seminário PET).

20.
GONÇALVES, T. S. ; PRADO, L. M. ; BARROS, G. T. T ; BRASOLOTTO, A. G. ; TELES, L. C. S. . Palestra Semana da Voz "Recursos de Expressividade em Público". 2008. (Palestra Semana da Voz).

21.
GONÇALVES, T. S. ; FERREIRA, K. ; CRENITTE, P. A. P. . Reunião Clínica "Diagnóstico e Intervenção em um caso de Transtorno Global do Desenvolvimento". 2008. (Reunião Clínica).

22.
GONÇALVES, T. S. ; CRENITTE, P. A. P. . Defesa de Monografia do PET "Formação continuada a distância em linguagem escrita: elaboração de material para professores". 2008. (Defesa de Monografia do PET).

23.
GONÇALVES, T. S. . Curso de Capacitação para professores de Ensino Fundamental do município de Montenegro - RO. 2008. (Curso de Capacitação).

24.
GONÇALVES, T. S. ; NEVES, T. A. P. ; NAMIKI, L. Y. ; MACHADO, M. A. ; MACHADO, M. A. M. P. ; VITTI, S. V. . Curso de formação para educadores "Audição e Linguagem". 2008. (Curso de Aprimoramento).

25.
GONÇALVES, T. S. ; SANTIAGO JR., J. F. ; CALDANA, M. L. ; BASTOS, J. R. M. . Seminário PET "Perspectivas e Responsabilidades do Profissional de Saúde no Brasil - O Papel dos Cirurgiões- Dentistas, Fonoaudiólogos e Enfermeiros". 2007. (Seminário PET).

26.
GONÇALVES, T. S. ; FERREIRA, F. B. ; CARLINO, F. C. ; CRENITTE, P. A. P. . Reunião Clínica "Diagnóstico e Intervenção em um caso de Dislexia". 2007. (Reunião Clínica PET).

27.
GONÇALVES, T. S. ; CUNHA, C. O. ; BERRETIN-FELIX, G. ; BLASCA, W. Q. ; BRASOLOTTO, A. G. ; CALDANA, M. L. ; OLIVEIRA, P. C. G. . Seminário PET "Geriatria e Gerontologia: enfoque multidisciplinar". 2006. (Seminário PET).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GONÇALVES, T. S.; BERRETIN-FELIX, G.; MAXIMINO, L. P.. Participação em banca de Thaís Freire.Estratégia em teleassistência para segunda opinião formativa: diagnóstico nas alterações de linguagem infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
COSTA, A. R. A.; JACOB, R. T. S.; GONÇALVES, T. S.. Trabalho de Conclusão de Curso: Educação a Distância no âmbito da Fonoaudiologia: Revisão Sistemática. 2014. Faculdade de Odontologia de Bauru - USP.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Congresso Paulista da ABENEPI. Desempenho em elaboração escrita após diferentes condições de apropriação do conteúdo por adolescentes com Distúrbio de Aprendizagem. 2014. (Congresso).

2.
65ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Candidates genes for susceptibility of developmental dyslexia: a systematic review. 2013. (Congresso).

3.
XX Jornada Fonoaudiológica de Bauru "Profa. Dra. Giédre Berretin-Felix". Uso de material educacional interativo na orientação de professores do ensino fundamental quanto às dificuldades escolares e aos transtornos de aprendizagem. 2013. (Congresso).

4.
ADVANCED TOPICS IN GENOMICS AND CELL BIOLOGY. Candidate genes related with developmental dyslexia - a systematic review. 2013. (Congresso).

5.
IV Semana de Palestras da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE.Dislexia e Distúrbio de aprendizagem. 2013. (Simpósio).

6.
II Encontro de Neuropsicologia na Infância - Dislexia: avaliação e intervenção.Aspectos genéticos e fonoaudiológicos da dislexia. 2013. (Simpósio).

7.
40th Annual Meeting of The International Neuropsychological Society. Written Language Alterations and Audiotry Processing Performance in silver-Russel syndorme: Case Report. 2012. (Congresso).

8.
XIX Jornada Fonoaudiológica Profa.ª DR.ª Kátia Flores Genaro. O estresse infantil e sua relação com o desempenho escolar. 2012. (Congresso).

9.
XX Congreso Anual de la Academia Iberoamericana de Neurología Pediátrica. Procesamiento fonológico y aprendizaje en el Síndrome de Gonhenhar: Estudio de caso. 2012. (Congresso).

10.
Preparing Speech Language Pathologist to serve English Learners with Comunication Disorders. 2012. (Simpósio).

11.
Reunião Clínica PET Fonoaudiologia.Aspectos comportamentais no transtorno de aprendizagem: o que fazer quando o paciente chega à idade adulta?. 2012. (Outra).

12.
XXI Congresso Nacional da ABENEPI e I Congresso Internacional da ABENEPI: A Criança e o Adolescente na Pós-Modernidade. Principais interesses e dificuldades enfrentadas pelos professores de ensino fundamental em relação à sua prática com os transtornos de aprendizagem. 2011. (Congresso).

13.
XXVII Congreso Internacional de AELFA. Development of a CD-ROM to be used as a tool for continuing education of elementary school teachers in Written Language. 2010. (Congresso).

14.
XVII Jornada Fonoaudiológica de Bauru "Profa Dionísia Cusin Lamônica".Desenvolvimento de CD-ROM para educação continuada de professores de ensino fundamental em linguagem escrita em linguagem escrita. 2010. (Outra).

15.
17º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 1º Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia. Bioética aplicada aos artigos científicos na área da Linguagem. 2009. (Congresso).

16.
XX Congresso Nacional da ABENEPI. Análise da consciência fonológica de crianças de primeira série de escolas pública e particular. 2009. (Congresso).

17.
16º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 2008. (Congresso).

18.
3º Encontro dos grupos PET do Estado de São Paulo - SP-PET. 2008. (Encontro).

19.
XIII Encontro Nacional dos Grupos PET. 2008. (Encontro).

20.
6º Encontro dos grupos PET da Universidade de São Paulo (EPETUSP). 2008. (Encontro).

21.
VIII Encontro dos Grupos PET da Região Sudeste. 2008. (Encontro).

22.
II Meeting Fonoaudiológico "Métodos e Conceitos de Reabilitação". 2008. (Outra).

23.
41º Curso de Anomalias Congênitas Labiopalatinas. 2008. (Outra).

24.
XV Jornada Fonoaudiológica de Bauru "Profa. Dra. Simone Rocha de Vasconcellos Hage". 2008. (Outra).

25.
1º Encontro Regional de Disfagia Orofaríngea na Paralisia Cerebral. 2008. (Outra).

26.
15º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 2007. (Congresso).

27.
59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2007. (Congresso).

28.
I Workshop de Graduação - PET/Química. 2007. (Oficina).

29.
XII Encontro Nacional dos Grupos PET "A Educação Tutorial como Instrumento de Formação Acadêmica". 2007. (Encontro).

30.
Encontro dos Grupos USP/PET - Campi Interior. 2007. (Encontro).

31.
2º Encontro dos Grupos PET do Estado de São Paulo - SP-PET "Programa PET e sua contribuição para a graduação". 2007. (Encontro).

32.
VII Encontro dos Grupos PET da Região Sudeste - VII Sudeste PET "Ensinar, Aprender, Fazer - A consolidação dos Pilares". 2007. (Encontro).

33.
XIV Jornada Fonoaudiológica de Bauru Profa. Dra. Deborah Viviane Ferrari. 2007. (Outra).

34.
Liga de Telesaúde em Fonoaudiologia. 2007. (Outra).

35.
58ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2006. (Congresso).

36.
14º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 2006. (Congresso).

37.
2º Encontro PET dos Estudantes Paulistas "Novos Paradigmas para o Ensino na Graduação". 2006. (Encontro).

38.
XI Encontro Nacional dos Grupos PET. 2006. (Encontro).

39.
4º Encontro dos grupos PET da Universidade de São Paulo - EPETUSP. 2006. (Encontro).

40.
XIII Jornada Fonoaudiológica de Bauru Profa. Dra. Maria Cecília Bevilacqua. 2006. (Outra).

41.
VI Seminário de Cultura e Extensão, Cultura e Tecnologia - USP na sociedade. 2005. (Seminário).

42.
XII Jornada Fonoaudiológica de Bauru "Profa. Adriane Lima Mortari Moret. 2005. (Outra).

43.
I Jornada de Laringologia. 2005. (Outra).

44.
Visita científica ao Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GONÇALVES, T. S. . II Encontro de Neuropsicologia da Infância - Dislexia: Avaliação e intervenção. 2013. (Outro).

2.
GONÇALVES, T. S. . XXI Congresso Nacional da ABENEPI e I Congresso Internacional da ABENEPI: A Criança e o Adolescente na Pós-Modernidade . 2011. (Congresso).

3.
BERRETIN-FELIX, G. ; GONÇALVES, T. S. ; PRADO, L. M. ; CAMPOS, K. ; VIEIRA, M. M. R. M. ; FRANCO, E. C. ; CHAVES, J. N. ; SANTOS, A. R. ; ASCENCIO, A. C. S. ; CORRÊA, C.C ; SOUZA, P. J. S ; MARTINS, M ; BARROS, G. T. T . II Meeting Fonoaudiológico Métodos e Conceitos de Reabilitação . 2008. (Outro).

4.
GONÇALVES, T. S. ; SOUZA, P. J. S . Reunião Clínica: Diagnóstico e Intervenção em um caso de Transtorno Global do Desenvolvimento. 2008. (Outro).

5.
GONÇALVES, T. S. ; SOUZA, P. J. S ; BERRETIN-FELIX, G. . Seminário PET Interdisciplinar: Efeitos do chumbo na saúde e no ambiente. 2008. (Outro).

6.
GONÇALVES, T. S. ; SOUZA, P. J. S ; CORRÊA, C.C ; SILVA, S. M. M. . Seminário PET - Equoterapia da Fonoaudiologia. 2008. (Outro).

7.
GONÇALVES, T. S. ; MARTINS, M ; ASCENCIO, A. C. S. ; PEREIRA, A. F. F. . Seminário PET - Fonoaudiologia Organizacional. 2008. (Outro).

8.
GONÇALVES, T. S. ; BARROS, G. T. T ; PRADO, L. M. ; TELES, L. C. S. ; BERRETIN-FELIX, G. . Semana da Voz - Seminário: Recursos de expressividade em público. 2008. (Outro).

9.
GONÇALVES, T. S. ; CHAVES, J. N. ; VIEIRA, M. M. R. M. ; BERRETIN-FELIX, G. ; CARNEIRO, A. S. ; SPINARDI, A. C. . Liga de Telessaúde em Fonoaudiologia e Odontologia. 2008. (Outro).

10.
GONÇALVES, T. S. ; VIEIRA, M. M. R. M. ; SANTOS, M. S. T. . Seminário PET: Conceito de Reabilitação Orofacial e Corporal Castillo Morales. 2008. (Outro).

11.
BERRETIN-FELIX, G. ; CALDANA, M. L. ; GONÇALVES, T. S. ; PRADO, L. M. ; CAMPOS, K. ; VIEIRA, M. M. R. M. ; CHAVES, J. N. ; FRANCO, E. C. ; ASCENCIO, A. C. S. ; SANTOS, A. R. . I Meeting Fonoaudiológico - Fonoaudiologia Empreendedora. 2007. (Outro).

12.
GONÇALVES, T. S. ; SANTOS, A. R. ; BERRETIN-FELIX, G. . Reunião Clínica - Síndrome de machado Joseph: abordagem interdisciplinar. 2007. (Outro).

13.
GONÇALVES, T. S. ; SANTIAGO JR., J. F. ; CALDANA, M. L. ; BASTOS, J. R. M. . Seminário PET Interdisciplinar: Perspectivas e responsabilidades do profissional de saúde no país: o papel dos cirurgiões dentistas, fonoaudiólogos e enfermeiros. 2007. (Outro).

14.
GONÇALVES, T. S. ; CUNHA, C. O. ; MORON, B. M. ; BERRETIN-FELIX, G. ; BRASOLOTTO, A. G. ; BLASCA, W. Q. ; CALDANA, M. L. ; OLIVEIRA, P. C. G. . Seminário PET Interdisciplinar: Gerontologia e Geriatria: um enfoque muldisciplinar. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Maria Gabriela Cavalheiro e Jéssica P. Argentim. Epilepsia e Distúrbio de Aprendizagem: tem relação?. 2013. Orientação de outra natureza. (Fonoaudiologia) - Faculdade de Odontologia de Bauru - USP. Orientador: Thaís dos Santos Gonçalves.

2.
Programa de Educação Tutorial (PET). Voz, audição e linguagem. 2009. Orientação de outra natureza. (Fonoaudiologia) - Faculdade de Odontologia de Bauru - USP. Orientador: Thaís dos Santos Gonçalves.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Gonçalves, T S2012Gonçalves, T S ; Moraes, Tamyne F D ; Salvador, Karina Krähembühl ; Lopes, Andréa Cintra ; Alvarenga, Kátia de Freitas ; Feniman, Mariza Ribeiro ; Gonçalves, Thaís dos Santos . Relação entre nível de chumbo no sangue e desempenho nas habilidades do processamento auditivo. Arquivos internacionais de otorrinolaringologia (Impresso), v. 16, p. 39-43, 2012.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/12/2014 às 10:02:40