Thais Fernandes Ribeiro Nóbrega

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  • Última atualização do currículo em 21/02/2018


Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG-2017), graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-2007), especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG-2010) e pós-graduada em Psicopedagogia pela UCDB (2015). Trabalha como fonoaudióloga na Policlínica Naval de Rio Grande (Comando do 5º Distrito Naval -Marinha do Brasil) e é professora visitante na Universidade UniCesumar nos cursos de pós-graduação em psicopedagogia e neuropsicopedagogia. Atualmente é integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento - GEALI, cadastrado no diretório acadêmico do CNPq, e é integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação de zero a seis anos - NEPE/IE/FURG. Está vinculada a linha de pesquisa Formação de professores e desenvolve ações de pesquisa e extensão no campo da alfabetização e letramento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thais Fernandes Ribeiro Nóbrega
Nome em citações bibliográficas
RIBEIRO, T. F.;NÓBREGA, T.F.R


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em EDUCAÇÂO.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: AS ABORDAGENS SOBRE VOCABULÁRIO DURANTE A LEITURA DE LIVROS INFANTIS ? UM ESTUDO COM PROFESSORES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE/RS,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Gabriela Medeiros Nogueira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: vocabulário; Alfabetização; leitura; livro de história infantil.
2012 - 2013
Especialização em Psicopegagogia. (Carga Horária: 460h).
Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.
Título: A consciência fonológica na atuação psicopedagógica no processo de alfabetização..
Orientador: Karine Albuquerque.
2009 - 2010
Especialização em Saúde da Família. (Carga Horária: 410h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Novas Pespectivas: Atuação Fonoaudiologica junto a equipe de Saúde Bucal.
Orientador: Carliuza Fernandes.
2004 - 2007
Graduação em Fonoaudiologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Ceceio: raciocínio clínico e estratégias terapêuticas. (Carga horária: 6h).
CEFAC, CEFAC, Brasil.
2017 - 2017
PECS - Sistema de Comunicação por Torca de Figura - Básico I. (Carga horária: 16h).
PECs - Brasil, PECS, Brasil.
2017 - 2017
Estratégias terapêuticas na alteração Estratégias terapêuticas na alteração. (Carga horária: 9h).
CEFAC, CEFAC, Brasil.
2015 - 2015
A voz, a imagem e a letra: a literatura infantil n. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
2012 - 2012
Escrita Alfabética, dislexia e outros Transtornos. (Carga horária: 3h).
CEFAC, CEFAC, Brasil.
2012 - 2012
Planejamento e Gestão de Carreira. (Carga horária: 40h).
Portal Educação, P.E., Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Curso de Dislexia. (Carga horária: 60h).
Portal Educação, P.E., Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Eletromiografia - E aplicação de exercícios de M.O. (Carga horária: 3h).
CEFAC, CEFAC, Brasil.
2011 - 2011
Guia de Ajuda para Crianças com Problemas de Apren. (Carga horária: 3h).
CEFAC, CEFAC, Brasil.
2011 - 2011
DISC. MESTRADO/Saúde Coletiva e Saúde Ambiental.... (Carga horária: 90h).
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2011 - 2011
DISC. Mestrado/Saúde, Trabalho e Educação. (Carga horária: 60h).
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2010 - 2010
Curso de protocolo de avaliação e aplicação de exe. (Carga horária: 10h).
CEFAC, CEFAC, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Fonoaudiologia Empresarial. (Carga horária: 10h).
CEFAC, CEFAC, Brasil.
2006 - 2006
I Curso de Atualização de Processamento Auditivo:. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Policlínica Naval de Rio Grande, PNRG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga, Carga horária: 30


Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


UniCesumar, UNICESUMAR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação


SESI - Departamento Regional do Estado do Rio Grande do Sul, SESI-DRRS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Fonoaudiólogo, Carga horária: 30


Clínica Arte e Expressão, CAE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Fonoaudiólogo


Escola Especial Professor Alfredo Dub, EEPAD, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Fonoaudiologa, Carga horária: 16


Instituto de Biofisica Carlos Chagas - UFRJ, IBCC - UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Projeto Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Estagiaria de Iniciação Científica, Carga horária: 12


Instituto de Neurologia Deolindo Couto, INDC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária em Fonoaudiologia, Carga horária: 8


Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, IPPMG, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiaria em Fonoaudiologia, Carga horária: 4


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Acadêmico Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágiaria em fonoaudiologia, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.


SESI VITA - Rio Grande, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista formal/Terceirizada, Enquadramento Funcional: Fonoaudiologa, Carga horária: 22



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Ações de incentivo à leitura na infância em espaços não escolares: uma investigação sobre práticas desenvolvidas no Brasil, no Uruguai, na Argentina, nos Estados Unidos e na Nova Zelândia
Descrição: Este projeto busca responder as seguintes questões de pesquisa: Quais ações e estratégias de incentivo à leitura na infância são realizadas em espaços não escolares, como bibliotecas e/ou centros culturais em diferentes países? Quais ações podem ser propostas para qualificar a formação do público leitor infantil no Brasil? Os países envolvidos na pesquisa, além do Brasil, são: Argentina, Uruguai, Estados Unidos e Nova Zelândia, considerando sobretudo as aproximações estabelecidas, em diferentes espaços acadêmicos e científicos, entre os pesquisadores envolvidos em ações e/ou projetos sobre leitura. A investigação de perspectiva qualitativa (GIALDINO, 2007) será realizada, em um primeiro momento, por meio de pesquisa documental (CELLARD, 2008) sendo que o corpus será constituído a partir da recolha das informações disponibilizadas nos sites das bibliotecas e/ou centros culturais investigados nos países participantes, tais como, acervo infantil divulgado online, projetos, atividades, eventos direcionados ao público infantil, imagens e outras informações relevantes, com vistas a conhecer quais discursos e práticas estão presentes nesses espaços. Em um segundo momento, o foco da pesquisa volta-se para uma ação de incentivo à leitura realizada em cada país. Essa ação também passará a constituir o corpus de análise e os dados recolhidos por meio de registro escrito, fotográfico ou filmagem, buscando conhecer o espaço/ambiente em que a ação ocorre, o tempo de realização, o que é proposto, quem a propõe, quem a planeja, quem a patrocina, quem participa, de que modo participam, o que realizam e em que condições a ação é proposta. A descrição desses aspectos justifica-se, considerando sobretudo, o modelo ideológico de letramento (STREET, 2003), em que os modos e os significados que as práticas de leitura e escrita assumem em determinados contextos sociais, estão relacionados com os âmbitos políticos e ideológicos que as constituem. Os resultados desta pesquisa contribuirão com as discussões que vem sendo realizadas sobre as práticas de incentivo à leitura na infância diversos espaços educativos e também com a ampliação e o fortalecimento redes nacionais e internacionais de investigação...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2017
As práticas alfabetizadoras nos três anos iniciais do ensino fundamental e o processo de avaliação: uma investigação em escolas da rede municipal do Rio Grande (RS)
Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo investigar as práticas alfabetizadoras nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, nas 54 escolas urbanas da rede municipal do Rio Grande (RS). A escolha dessa temática deu-se em razão das incertezas instauradas no cotidiano das escolas com a nova estruturação da Educação Básica, mais especificamente com a Resolução do CEB/ CNE no 07/2010, que define os três primeiros anos do Ensino Fundamental como um bloco pedagógico, sem interrupção. Diversos são os questionamentos e as dúvidas que as professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental vem expressando em reuniões de trabalho e na formação continuada realizada pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância (NEPE), ao longo do ano de 2012. Nesse sentido, buscamos identificar as concepções de alfabetização e letramento das professoras envolvidas na pesquisa e as avaliações que realizam das aprendizagem das crianças. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em espaços de formação continuada das professoras, como, por exemplo, as ações que vem sendo realizadas no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, e no contexto de sala de aula em que atuam. A análise dos dados será realizada a partir dos trabalhos de Soares (2004, 2006); Frade (2003), Morais (2006); Braslavsky (2007); Rosemberg e Borzone (2004); Dioníso (2007), sobre alfabetização e letramento e Hoffmann (1991); Esteban (2010) e Hidji (2010) sobre avaliação. Esperamos com esta pesquisa contribuir para a elaboração de propostas de trabalho e para a reflexão sobre avaliação e práticas pedagógicas voltadas para alfabetização e letramento nos três primeiros anos do Ensino Fundamental de nove anos.. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Thais Fernandes Ribeiro Nóbrega - Integrante / Gabriela Medeiros Nogueira - Coordenador / Eliane Teresinha Peres - Integrante / Celia Renata Rosemberg - Integrante / Taiana Duarte Loguercio - Integrante / Ligia Maria Quadros - Integrante / Suzane da Rocha Vieira - Integrante / Maria Renata Alonso Mota - Integrante / Mônica Maciel Vahl - Integrante / Silvana Maria Bellé Zasso - Integrante / Juliana Alves - Integrante / Kamila Lockmann - Integrante / Roberta Barcellos Vieira - Integrante / Lucas Cardoso Martins - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - 2014
Alfabetização e letramento na pré-escola e no 1º ano do Ensino Fundamental: aproximações e distanciamentos.
Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo investigar a alfabetização e o letramento no cotidiano da pré-escola e do 1º ano, buscando através da pesquisa documental e etnográfica, identificar aproximações e distanciamentos entre as duas primeiras etapas da educação básica. Para tanto serão utilizados dados coletados em uma instituição escolar da rede municipal de Pelotas no período de 2008 a 2011 e cotejados com dados de investigações desenvolvidas pela professora Drª Célia Renata Rosemberg e sua equipe de trabalho no CONICET e SECyt e pela professora Drª Eliane Peres no HISALES. Os resultados encontrados serão utilizados como fonte e subsídio na reflexão sobre práticas pedagógicas de alfabetização e letramento que possibilitem a continuidade entre as duas primeiras etapas da educação básica no processo de formação continuada de professores da educação básica da Educação Infantil de dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cabe ressaltar ainda, que a viabilização dessa pesquisa possibilita o fomento de parcerias entre os grupos de pesquisas brasileiros NEPE/ FURG; HISALES/UFPEL e Argentinos CONICET/SECyT, quanto à investigações sobre alfabetização e letramento. Dentre os autores que embasarão os aspectos teóricos metodológicos da pesquisa salientamos Soares (2001, 2004, 2004a e 2006), Manrique (1997, 2005), Cook-Gumperz (2008), Morais (2005, 2010), Leal (2005 e 2006), Baptista (2011), Kleiman (1995, 2008) Street (2003 e 2010), Marinho (2010), Catanheira (2004)...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Ações de incentivo à leitura na infância em espaços escolares e não escolares
Descrição: Este projeto de extensão é um desdobramento do projeto de pesquisa Ações de incentivo à leitura na infância em espaços não escolares: uma investigação sobre práticas desenvolvidas no Brasil, no Uruguai, na Argentina, nos Estados Unidos e na Nova Zelândia, registado na PROPESP desde início de 2017. Um dos motes principais do referido projeto de pesquisa, é conhecer e promover ações e estratégias de incentivo à leitura na infância realizadas em espaços escolares e não escolares, como bibliotecas, centros culturais, feiras, hospitais, espaços virtuais, etc. Além das crianças, também busca promover ações de incentivo a leitura a adultos que estão de algum modo voltados à educação...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
Grupo de Estudos em Alfabetização e letramento na infância
Descrição: O Grupo de Estudos em Alfabetização e Letramento na Infância- GEALI, está vinculado ao Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE do Instituto de Educação da FURG, tem como propósito fomentar reflexões no campo da alfabetização e letramento a partir de leitura e discussões de textos. Serão propostos artigos de diferentes autores, em geral apresentando resultados de pesquisa que discutem práticas pedagógicas e/ou processos de aprendizagem sobre a leitura e escrita. O grupo está aberto a professores, acadêmicos, pesquisadores que tenham o desejo e a disponibilidade em participar dos encontros promovidos pelo grupo e contribuir com as discussões...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - 2015
Programa de formação continuada para professores dos três primeiros anos do Ensino Fundamental em alfabetização e letramento
Descrição: O programa de formação continuada para professores dos três primeiros anos do Ensino Fundamental, tem como propósito contribuir para a efetivação e o fortalecimento das políticas nacionais voltadas para alfabetização e letramento, tal como, o 'Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa'. O foco do programa é atingir quatro segmentos que envolvem a estrutura educacional: 1) gestão pedagógica do município, 2) coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental das escolas e outros profissionais , 3) professores do 1o, 2o e 3o ano do Ensino Fundamental, considerando, especialmente, a necessidade de promover a discussão e a reflexão dos processos de alfabetização e letramento, bem como estratégias de ensino que propiciem uma aprendizagem consistente tanto na aquisição do código escrito, como na efetiva participação das crianças em práticas sociais que envolvem a leitura e escrita e, ainda, 4) as famílias das crianças com o intuito de orienta-las para que saibam como contribuir no processo de alfabetização, sugerindo estratégias de ações envolvendo práticas sociais de leitura e escrita no ambiente familiar. Além dos quatro segmentos citados, o programa prevê a participação e o envolvimento de acadêmicos do curso de pedagogia nas ações realizadas, possibilitando maior aproximação com o campo de trabalho desde o início da graduação. Foram elaborados seis projetos com temáticas em comuns e diferenciadas, dependendo do público alvo. Os projetos diferem em número de horas e configuração: seminários, encontros, oficinas e palestras. Serão atendidas 54 escolas de Ensino Fundamental da rede municipal do município do Rio Grande, agrupadas em 10 núcleos.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (8) .
Integrantes: Thais Fernandes Ribeiro Nóbrega - Integrante / Gabriela Ortiz Prado - Integrante / Gabriela Medeiros Nogueira - Coordenador / Letícia de Aguiar Bueno - Integrante / Eliane Teresinha Peres - Integrante / Taiana Duarte Loguercio - Integrante / Ligia Maria Quadros - Integrante / Suzane da Rocha Vieira - Integrante / Juliana Alves - Integrante / Roberta Barcellos Vieira - Integrante / Eliane Costa Brião - Integrante / Sidiane Barbosa Acosta - Integrante.Financiador(es): Secretaria de Município da Educação de Rio Grande - Cooperação / Ministério da Educação - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Momento (Rio Grande)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Linguagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Alfabetização e Letramento.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Consciência Fonológica e Alfabetização.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Vocabulário e Alfabetização.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2007
Dignidade Acadêmica, UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
NOGUEIRA, G. M. ; PERES, E. T. ; RIBEIRO, T. F. ; BUENO, L. A. ; PRADO, G. O. . O uso do alfabeto e do caderno em uma turma na educação infantil.. In: Gabriela Medeiros Nogueira. (Org.). A linguagem oral e escrita no contexto da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: situações de pesquisa no Brasil e na Argentina.. 201ed.Rio Grande: Editora da FURG, 2014, v. 24, p. 147-168.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RIBEIRO, T. F.. Comunicar-se bem,faz muito bem!. Jornal Agora - O Jornal do Sul, Rio Grande, 02 jan. 2010.

2.
RIBEIRO, T. F.. Expressividade - a arte de falar.. Vetorial.net, 06 dez. 2009.

3.
RIBEIRO, T. F.. Expressividade - a arte de falar.. Jornal Agora - O Jornal do Sul., Rio Grande, 05 dez. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BUENO, L. A. ; RIBEIRO, T. F. . A contação de história na rodinha: práticas orais letradas na pré-escola. In: II CONBALF - Congresso Brasileiro de Alfabetização, 2015, Recife. A contação de história na rodinha: práticas orais letradas na pré-escola. Recife: Editora UFPE, 2015. v. 1. p. 1-14.

2.
BUENO, L. A. ; RIBEIRO, T. F. . Problematizando a contação de história como uma prática oral de letramento. In: I Encontro de pós-graduação em Educação - FURG, 2015, Rio Grande. Problematizando a contação de história como uma prática oral de letramento. São Leopoldo: Casa Leira, 2015. v. 1. p. 1-14.

3.
ACOSTA, S. B. ; RIBEIRO, T. F. . Coordenadores pedagógicos nas políticas de formação continuada para Alfabetização. In: I Encontro de pós-graduação em Educação - FURG, 2015, Rio Grande. Coordenadores pedagógicos nas políticas de formação continuada para Alfabetização. São Leopoldo: Casa Leira, 2015. v. 1. p. 1-6.

4.
ACOSTA, S. B. ; RIBEIRO, T. F. . QUAL O LUGAR DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS NAS POLÍTICAS DE FORMAÇÕES CONTINUADAS PARA ALFABETIZAÇÃO E NAS PESQUISAS ACADÊMICAS?. In: 37ª Reunião Nacional de Educação - ANPED, 2015, Florianópilis. ANAIS DA 37A REUNIÃO CIENTÍFICA DA ANPED. p. 1-7.

5.
RIBEIRO, T. F.; PRADO, G. O. ; NOGUEIRA, G. M. . Probelamtizando a consciência fonológica nas práticas docentes com crianças em fase de pré-alfabetização.. In: II Simpósio Lusio-Brasileiro em Estudo da Criança., 2014, Porto Alegre. Probelamtizando a consciência fonológica nas práticas docentes com crianças em fase de pré-alfabetização., 2014. v. 2.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, T. F.; BUENO, L. A. . Práticas orais letradas: a contação de história na rodinha de pré-escola.. In: 14ª Mostra de Produção Unoversitária, 2015, Rio Grande. 14ª Mostra de Produção Unoversitária, 2015. p. 1-2.

2.
RIBEIRO, T. F.; PRADO, G. O. ; NOGUEIRA, G. M. . PROBLEMATIZANDO A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NAS PRÁTICAS DOCENTES COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: 13° Mostra de Produção Universitária, 2014, Rio Grande. PROBLEMATIZANDO A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NAS PRÁTICAS DOCENTES COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL., 2014. v. 13.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, T. F.; NOGUEIRA, G. M. . A construção do tempo pelo olhar de crianças de 5 e 6 anos.. In: II Simpósio Lusio-Brasileiro em Estudos da Criança., 2014, Porto Alegre. A construção do tempo pelo olhar de crianças de 5 e 6 anos., 2014.

2.
RIBEIRO, T. F.. Comparando o conhecimento de professores de escolas públicas e escolas particulares da cidade de Rio Grande-RS sobre a fonoaudiologia.. In: 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia: Exercício Profissional: Bases Teóricas, Avanço e Realidade Nacional, 2010, Curitiba. 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2010.

3.
RIBEIRO, T. F.; Elanne Cristina Felix . Novas Perspectivas: Atuação Fonoaudiologia Junto à Equipe de Saúde Bucal. In: 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia: Exercício Profissional: Bases Teóricas, Avanço e Realidade Nacional, 2010, Curitiba. 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2010.

4.
RIBEIRO, T. F.. Relato de caso - Atuação fonoaudiologia em criança com características das síndromes Otopalatodigital e Orofaciodigital.. In: 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia: Exercício Profissional: Bases Teóricas, Avanço e Realidade Nacional, 2010, Curitiba. 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2010.

5.
RIBEIRO, T. F.; Elanne Cristina Felix . PSF e Hábitos Orais Viciosos - Orientando para mudar. In: 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia: Exercício Profissional: Bases Teóricas, Avanço e Realidade Nacional, 2010, Curitiba. 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2010.

6.
RIBEIRO, T. F.. COMPARANDO AS QUEIXAS VOCAIS EM PROFESSORES DA REDE PÚBLICA E PARTICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE RIO GRANDE-RS.. In: 17° Congresso Brasieiro de Fonoaudiologia, 2009, Salvador. 17° Congresso da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2009.

7.
RIBEIRO, T. F.. A Contribuição da Fonoaudiologia no Processo de Envelhecimento Humano e na Obtenção de Qualidade de Vida. In: 15º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2007, Salvador. 15º Congresso da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2007.

Artigos aceitos para publicação
1.
NOGUEIRA, G. M. ; BUENO, L. A. ; RIBEIRO, T. F. . Relações entre oralidade e escrita em uma situação de leitura de um livro de história em uma turma de Educação Infantil. Textura (Canoas), 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
RIBEIRO, T. F.; PRADO, G. O. ; NOGUEIRA, G. M. . A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA PRÁTICA DOCENTE COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
RIBEIRO, T. F.. Habilidades de Consciência Fonológica e a aprendizagem da leitura e da escrita. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
RIBEIRO, T. F.. Saúde Vocal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
RIBEIRO, T. F.. Habilidades de Consciência Fonológica na Educação Infantil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BUENO, L. A. ; RIBEIRO, T. F. . A contação de história na rodinha: práticas orais letradas na pré-escola. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
BUENO, L. A. ; RIBEIRO, T. F. . Problematizando a contação de história como uma prática oral de letramento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
RIBEIRO, T. F.; BUENO, L. A. . Práticas orais letradas: a contação de história na rodinha de pré-escola.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
RIBEIRO, T. F.. Linguagem... A relação com os problemas de fala.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
RIBEIRO, T. F.. Linguagem e Transtorno do Espectro Autista - Entendendo a relação.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
RIBEIRO, T. F.. Habilidades de Consciência Fonológica e a aprendizagem da leitura e da escrita. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
RIBEIRO, T. F.. Habilidades de Consciência Fonológica na Educação Infantil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
ACOSTA, S. B. ; RIBEIRO, T. F. . Coordenadores Pedagógicos nas políticas de formação continuada para alfabetização.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
RIBEIRO, T. F.; PRADO, G. O. ; NOGUEIRA, G. M. . Probelamtizando a consciência fonológica nas práticas docentes com crianças em fase de pré-alfabetização.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
RIBEIRO, T. F.; NOGUEIRA, G. M. . A construção do tempo pelo olhar de crianças de 5 e 6 anos.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
RIBEIRO, T. F.; PRADO, G. O. ; NOGUEIRA, G. M. . PROBLEMATIZANDO A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NAS PRÁTICAS DOCENTES COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
RIBEIRO, T. F.. Comparando o conhecimento de professores de escolas públicas e escolas particulares de Rio Grande-RS sobre a fonoaudiologia.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
RIBEIRO, T. F.; Elanne Cristina Felix . Novas perspectivas: Atuação Fonoaudiológica junto a Equipe de Saúde Bucal.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
RIBEIRO, T. F.; Elanne Cristina Felix . PFS e Hábitos Orais Viciosos - Orientando para mudar.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
RIBEIRO, T. F.. Relato de caso - Atuação fonoaudiologica em crianças com características das síndromes Otopalatodigital e Orofaciodigital.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
RIBEIRO, T. F.. Comparando as queixas vocais em professores da rede pública e particular do Ensino fundamental da cidade de Rio Grande-RS.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
RIBEIRO, T. F.. A contribuição da fonoaudiologia no processo de envelhecimento humano e na obtenção de qualidade de vida.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
RIBEIRO, T. F.. Alterações cognitivas e linguisticas decorrentes de lesões no hemisfério direito.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
RIBEIRO, T. F.; MARTINI, S. ; FAGUNDES, S. ; ZIN, W. A. ; FAFFE, D. ; MORALES, M. . A Readministração Pulmonar de AAV-5 Induz Resposta Inflamatória?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
RIBEIRO, T. F.; PRADO, G. O. ; NOGUEIRA, G. M. . A consciência fonológica na prática docente com crianças da Educação Infantil. Buenos Aires: OMEP, 2015 (Texto publicado em home page).


Demais tipos de produção técnica
1.
RIBEIRO, T. F.. Habilidades de consciência fonológica e a aprendizagem da Língua.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
RIBEIRO, T. F.. Habilidades de consciência fonológica e a aprendizagem da Língua.. 2014. .

3.
RIBEIRO, T. F.. SIPAT. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
RIBEIRO, T. F.. Curso de Formação Continuada em Educação - Deficiência Intelectual. 2010. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SCHIRMER, S. N.; LOCKMANN, K.; RIBEIRO, T. F.; BARTOLLO, P. C.. Participação em banca de Roseti Mendes Souza.Uso da tecnologia na alfabetização de estudantes deficientes visuais na Escola de Ensino Fundamental Marechal Castelo Branco. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
SCHIRMER, S. N.; LOCKMANN, K.; RIBEIRO, T. F.. Participação em banca de Ana Paula Blank Tessmann.Sala de Recursos Multifuncionais: Uma aliada para a Educação Inclusiva na escola.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande.

3.
SCHIRMER, S. N.; LOCKMANN, K.; RIBEIRO, T. F.. Participação em banca de Tânia Mara Vique.Afetividade no processo de Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande.

4.
SCHIRMER, S. N.; GARCIA, N. M.; RIBEIRO, T. F.. Participação em banca de Cristina Garcia Amaral.O cuidar e o educar na Educação Infantil: práticas indissociáveis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande.

5.
NOGUEIRA, G. M.; MICHEL, C. B.; RIBEIRO, T. F.. Participação em banca de Taiane Rocha.O impacto da formação do PNAIC nas práticas cotidianas de duas professoras de escola pública do Município de Santa Vitória do Palmar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
14ª Mostra de Produção Universitária.Práticas orais letradas: a contação de história na rodinha de pré-escola.. 2015. (Outra).

2.
37ª Reunião da ANPED.QUAL O LUGAR DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS NAS POLÍTICASDE FORMAÇÕES CONTINUADAS PARA ALFABETIZAÇÃO E NAS PESQUISAS ACADÊMICAS?. 2015. (Outra).

3.
8º Encuentro Internacional de Educación Infantil - OMEP.A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA PRÁTICA DOCENTE COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL.. 2015. (Encontro).

4.
I Encontro de Pós-graduação em Educação - FURG.Coordenadores pedagógicos nas políticas de formação continuada para Alfabetização. 2015. (Encontro).

5.
II CONBALF - Congresso Brasileiro de Alfabetização. A contação de história na rodinha: práticas orais letradas na pré-escola. 2015. (Congresso).

6.
13° Mostra de Produção Universitária.PROBLEMATIZANDO A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NAS PRÁTICAS DOCENTES COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. (Outra).

7.
II Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança.Probelamtizando a consciência fonológica nas práticas docentes com crianças em fase de pré-alfabetização.. 2014. (Simpósio).

8.
X Educação Infantil em Debate. 2013. (Outra).

9.
Dificuldades de leitura e escrita: um olhar multidisciplinar.. 2012. (Seminário).

10.
I Jornada Científica Mundo Azul: Sobre os transtornos do espectro Autístico.. 2012. (Seminário).

11.
Transtornos da Leitura e Ortografia: como identificar e ajudar nossos alunos.. 2012. (Encontro).

12.
1° Seminário Nacional de Neurociências Aplicada a Educação - Neurociências, Aprendizagem e Ensino: Inovando na Educação.. 2010. (Seminário).

13.
18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Relato de caso - Atuação fonoaudiologia em criança com características das síndromes Otopalatodigital e Orofaciodigital.. 2010. (Congresso).

14.
IX Mostra da Produção Universitária. 2010. (Outra).

15.
17° Comgresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Comparando as queixas vocais em professores da rede pública e particular do ensino fundamental da cidade de Rio Grande-RS.. 2009. (Congresso).

16.
18° CIORJ - IV Congresso Fonoaudiologico da Região Sudeste. 2007. (Congresso).

17.
7° Congresso Internacional de Fonoaudiologia. A Contribuição da Fonoaudiologia no processo de envelhecimento humano e na obtenção de qualidade de vida.. 2007. (Congresso).

18.
Forum de Ciência e Cultura. 2007. (Outra).

19.
VI Fonoaudiologia em Destaque.. 2007. (Outra).

20.
A Readministração Pulmonar de AAV-5 Induz Resposta Inflamatória?.28 JORNADA GIULIO MASSARANI DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ARTÍSTICA E CULTURAL. 2006. (Outra).

21.
XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 2006. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NOGUEIRA, G. M. ; RIBEIRO, T. F. ; BUENO, L. A. ; PRADO, G. O. ; BASTOS, A. ; ACOSTA, S. B. ; QUADROS, L. M. ; LOGUERCIO, T. D. . I Encontro de Pós-Graduação em Educação - FURG. 2015. (Outro).

2.
NOGUEIRA, G. M. ; RIBEIRO, T. F. ; BUENO, L. A. ; PRADO, G. O. ; LOGUERCIO, T. D. ; QUADROS, L. M. ; BRIAO, E. C. ; ACOSTA, S. B. ; BASTOS, A. . 1º Encontro de Estudos em Alfabetização e Letramento na Infância.. 2015. (Outro).

3.
RIBEIRO, T. F.. Programa de formação continuada para professores dos três primeiros anos do Ensino Fundamental em alfabetização e letramento. 2014. (Outro).

4.
RIBEIRO, T. F.. Ação Global - SESI/Rede Globo. 2014. (Outro).

5.
RIBEIRO, T. F.. Estreitando laços e trocando conhecimentos com profissionais que participam da vida acadêmica da criança.. 2012. (Outro).




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