Claudyanne Rodrigues de Almeida

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4739456188526154
  • Última atualização do currículo em 20/05/2018


Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso. Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea, na linha de pesquisa Poéticas Contemporâneas.Atualmente é professora do IFMT-campus Rondonópolis. Pesquisadora do Grupo de Estudos de Cultura Popular- Caleidoscópio e Artes Hibridas: Intersecções contaminações transversalidades da UFMT. Interesse em reflexões sobre Antropologia da Arte, patrimônio imaterial, graffiti, arte e máscaras rituais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Claudyanne Rodrigues de Almeida
Nome em citações bibliográficas
ALMEIDA, C. R.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.
Rua Ananias Martins de Souza, 861
Residencial Vila Mineira
78721520 - Rondonópolis, MT - Brasil
Telefone: (66) 35667300
URL da Homepage: http://roo.ifmt.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2011
Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Título: ESTADO METÁFORA: CARNAVALIZAÇÃO, LIMINARIDADE E PERFORMATIVIDADE NO BLOCO DOS CARETAS DE GUIRATINGA, MATO GROSSO,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Maria Thereza de Oliveira Azevedo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: arte; Bloco dos Caretas; liminaridade; performatividade; carnavalização.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação.
2003 - 2007
Graduação em CIÊNCIAS SOCIAIS.
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Título: DE SEMENTES, PENAS E SÍMBOLOS: CULTURA MATERIAL INDÍGENA EM TRANSIÇÃO.
Orientador: JULIANA BRAZ DIAS.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40
Outras informações
Pesquisa contratada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Estado de Mato Grosso com o objetivo de diagnosticar o panorama real da violência no Estado, verificando suas ramificações, os seus poderes e suas entranças.


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Estudos de Cultura brasileira
2.
Poéticas Contemporâneas

Objetivo: Estudar os modos de ser contemporâneos e a necessidade de desvencilhar do cotidiano para possibilitar outras formas de sociabilidade, principalmente com a arte..
3.
Bolsista
4.
bolsista do programa CAPES/FAPEMAT


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Percepção social sobre democracia, cidadania e direitos humanos em Rondonópolis
Descrição: O projeto pretende identificar a percepção de moradores de alguns bairros de Rondonópolis, seu nível de conhecimento e informação acerca dos direitos humanos, do conceito de cidadania e de democracia. Para tanto os alunos receberão formação sobre métodos de pesquisa social e aplicar um questionário quantitativo construído coletivamente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Claudyanne Rodrigues de Almeida - Coordenador / Karina Andrea Tarca - Integrante / Gabrielly Aparecida da Silva Alves - Integrante / Vittoria helen de Souza Oliveira - Integrante / Julia Oliveira Alves - Integrante / Gilson Everton Olegário Santos - Integrante / Cleber Feitosa - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2016 - 2017
Percepção sobre democracia, cidadania e direitos humanos
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2015
PERCEPÇÃO DOS MORADORES DE JUÍNA SOBRE DEMOCRACIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
Descrição: O projeto realizou uma pesquisa de opinião quantitativa de forma coletiva para identificar a percepção dos juinenses, seu nível de conhecimento e informação acerca dos direitos humanos, do conceito de cidadania e de democracia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Intervenção Rural
Descrição: Atividades de reflexão, produção e avaliação de práticas artísticas/sociais, por meio de um coletivo de jovens que após pesquisas, reflexões e rascunhos de desenhos, grafitaram imagens em espaços periféricos da instituição. Os temas foram: sustentabilidade socioambiental e divulgação do Patrimônio Cultural da região.O alcance do projeto ultrapassou os muros do campus ao finalizar numa Mostra para o público em geral da cidade, com oficinas para comunidade escolar. As atividades proporcionaram a divulgação do Yaokwa- rito da etnia Enawene Nawe tombado pelo IPHAN e UNESCO em 2010 como Patrimônio Imaterial da Humanidade- um bem cultural riquíssimo, porém desconhecido localmente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2014
Grafite Rural
Descrição: O projeto Grafite Rural pretendeu ser um momento de reflexão antropológica, produção e avaliação de práticas artísticas por meio da construção de um coletivo de jovens matriculados no ensino médio técnico do IFMT - Campus Juína, que teve como meta se reunir para ler, discutir e refletir sobre temas sociais e posteriormente desenhar e grafitar imagens em espaços periféricos da instituição. O tema que serviu de base para a inspiração do conjunto de desenhos a serem expostos foi vinculado às discussões da Comissão Responsável pelo diálogo sobre políticas de sustentabilidade, qualidade de vida e divulgação do patrimônio imaterial, de responsabilidade de alguns professores efetivos, inclusive da coordenadora deste projeto de pesquisa. As principais técnicas empregadas neste fazer artístico foram a pesquisa sobre o tema e desenho em papel A4, o estêncil e o grafite. O projeto se apresenta como um processo em contínua formação, já que se trata de pesquisas e reflexões que continuarão fazendo parte do cotidiano dos participantes do Coletivo artístico. As reflexões e desenhos puderam colaborar para aguçar o pensamento crítico, a conscientização social e formação cidadã do coletivo artístico, conhecimento do patrimônio imaterial da região e o desejo de dar continuidade ao projeto para conseguir recurso financeiro para grafitar espaços periféricos do campo e apresentar nas escolas estaduais da região..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
ESTADO METÁFORA: CARNAVALIZAÇÃO, LIMINARIDADE E PERFORMATIVIDADE NO BLOCO DOS CARETAS DE GUIRATINGA, MATO GROSSO
Descrição: Projeto de pesquisa no Mestrado em Estudo de Cultura Contemporânea.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
"Abordagens Antropológicas sobre Cultura Popular"
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
"Uma Perspectiva Antropológica da Matemática Do Uril, um jogo Cabo-verdiano"
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - 2018
Cine metragem
Descrição: O projeto tem como objetivo o ensino e produção de atividades audiovisuais e artísticas do IFMT-campus Rondonópolis para outras instituições, de preferência públicas. O estudo de obras cinematográficas, incluindo os realizadores, atores, diretores e a importância da arte. Cine-debates em parceria com o SESC- Rondonópolis.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2017
Cine-metragem
Descrição: O projeto tem como objetivo o ensino e produção de atividades audiovisuais e artísticas do IFMT-campus Rondonópolis para outras instituições, de preferência públicas. O estudo de obras cinematográficas, incluindo os realizadores, atores, diretores e a importância da arte..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2006 - 2008
Projetos de pesquisa, Departamento de Antropologia. Participação em projetos. Vínculo: pesquisado do Projeto de pesquisa sobre cultura popular. Financiado pelo CNPQ. Bolsista PIBIC.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2017 - 2017
PROTAGONISMO JOVEM 2017
Descrição: Este projeto objetivou proporcionar situações de interação e aprendizagem, tendo como protagonistas os discentes cursos Técnicos Integrados ao Nível Médio, divulgando conhecimentos resultantes das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no IFMT Campus Rondonópolis e demais temas escolhidos pelos próprios alunos. Além disto, inserir os discentes veteranos na recepção dos discentes calouros do ano letivo 2017. Para tanto, foi disponibilizado espaço, entre os dias 17 e 20 de abril de 2017, para que os discentes apresentem atividades educativas diversas, sob orientação de um servidor docente ou técnico administrativo educacional. Nesse contexto, sendo o protagonismo um termo que refere-se ao processo de protagonizar, ser o personagem principal, portanto assumir a responsabilidade de participação central no processo, este projeto é uma oportunidade para instigar nos discentes o comportamento crítico, criativo e audacioso necessário para atuar ante os desafios da sociedade atual, por isso, denominado de Protagonismo Jovem..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2014 - 2015
Intercâmbio de Informações
Descrição: O projeto objetivou a atualização dos alunos com os acontecimentos noticiados da região, país e do mundo. Notícias diárias sociais, políticas ou culturais que interessam à sociologia. Os alunos foram estimulados a escolher temas dos noticiários para colocar num mural destinado a esse fim na lanchonete do campus, local que foi abastecido com revistas doadas por servidores e pais. O aluno, em contato com essas fontes, tende a adentrar na construção dinâmica dos fenômenos globais, participando do processo de produção do conhecimento e se sentindo motivado a progressivamente construir e fazer parte da rapidez desses acontecimentos, de forma a estimular o senso crítico..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALMEIDA, C. R.2014ALMEIDA, C. R.; Maria Thereza Azevedo . Performatividade e reinvenção: construindo máscaras e desconstruindo hábitos no Bloco dos Caretas de Guiratinga, Mato Grosso. REVISTA EXTRAPRENSA, v. 1, p. 212-120, 2014.

2.
ALMEIDA, C. R.2013 ALMEIDA, C. R.; Maria Thereza Azevedo . BLOCO DOS CARETAS DE GUIRATINGA: DANÇANDO A CIDADE COM OUTROS OLHOS. REVISTA ELETRÔNICA DOCUMENTO/MONUMENTO, v. 10, p. 239-247, 2013.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ALMEIDA, C. R.. Guiratinga é cultura!. Folha de Guiratinga, Guiratinga-MT, p. 6 - 6, 07 fev. 2010.

2.
ALMEIDA, C. R.. Armar X Amar. O Jornal mt.com, Cuiabá-MT, p. 2 - 2, 01 ago. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, C. R.; CAFE, L. S. ; ACADROLI, P. H. A. . O CONHECIMENTO E AS REPRESENTAÇÕES SOBRE A ÁFRICA E A CULTURA AFRO BRASILEIRA ENTRE OS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II EM RONDONÓPOLIS. In: Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT campus Primavera do Lestre, 2018, Primavera do Lestre. Anais da Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2018. v. 1.

2.
Oliveira, Vittoria H. S. ; ALMEIDA, C. R. ; TARCA, K. A. ; MONSALVE, J. M. J. . Percepção social sobre democracia, cidadania e direitos humanos em Rondonópolis. In: I congresso de ensino, pesquisa e extensão do IFMT e I simpósio de iniciação científica do IFMT - campus Rondonópolis, 2017, Rondonópolis. I Congresso De ensino, pesquisa e extensão do IFMT, 2017. p. 60-60.

3.
ALMEIDA, C. R.; SOUZA, G. N. P. . GRAFFITI NO IFMT: ARTE COMO SUPORTE POLITIZADOR E DE DIVULGAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DOS ENAWENE NAWE. In: V Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica, 2017, Brasília. V Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica 23 a 25 de julho de 2017 Grupo de Trabalho: GT04 ? O ensino da diversidade na sociologia do ensino médio: estratégias para educação de gênero e relações étnico-raciais na escola, 2017.

4.
ALMEIDA, C. R.; BARBOSA, Elisangela ; SANCHES, S. C. P. . EXPERIÊNCIAS POLITIZADORAS EM INSTITUTOS FEDERAIS: O USO DA LINGUAGEM ARTÍSTICA PARA EXPANDIR OLHARES DA JUVENTUDE. In: XVIII ENDIPE: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2016, Cuiabá. Didática e Prática e Ensino no Contexto Político contemporâneo: cenas da educação brasileira. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, 2016. v. 1. p. 153-153.

5.
ALMEIDA, C. R.; SOUZA, G. N. P. . GRAFFITI NO CAMPUS E MOSTRA ?OLHARES RE-INVENTADOS?: INTERVENÇÃO ARTÍSTICA COMO SUPORTE POLITIZADOR E DISRUPTIVO DA REALIDADE SOCIAL. In: V JORNADA CIENTÍFICA E V SIMPÓSIO CAMINHOS DA EXTENSÃO, 2016, Rondonópolis. Anais da V Jornada Científica e V Simpósio Caminhos da Extensão. Anais eletrônicos. Rondonópolis: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso/Campus Rondonópolis, 2017, 2016. p. 33-37.

6.
ALMEIDA, C. R.; BRANDAO, T. T. O. ; COSTA, D. S. ; BASTOS, S. L. S. . Grafite Rural. In: III WORKIF - Workshop de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT- Edição 2014, 2014, Cuiabá. III WORKIF, 2014. p. 50-54.

7.
ALMEIDA, C. R.. Carnavalização: um olhar para além da realidade cotidiana. In: II Semana das Ciências Sociais, 2009, Cuiabá/MT. Anais da II Semana de Ciências Sociais (Cuiabá), 2009. v. II. p. 33-41.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, C. R.. (RE)PRODUÇÃO DE CULTURA MATERIAL INDÍGENA. In: XVI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2008, CUIABÁ. CADERNO DE RESUMOS CUIABÁ-MT 2008 Seminário de Iniciação Científica (. CUIABÁ, 2008.

2.
ALMEIDA, C. R.. (RE)PRODUÇÃO DE CULTURA MATERIAL INDÍGENA. In: XV SEMINARIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2007, CUIABÁ. CADERNO DE RESUMOS CUIABÁ-MT 2007 XVI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2007.

3.
ALMEIDA, C. R.. CULTURA MATERIAL INDÍGENA. In: SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS, 2006, CUIABA. MUSEU RONDON (MUSEU DO ÍNDIO), 2006.

4.
ALMEIDA, C. R.. (RE)PRODUÇÃO DE CULTURA MATERIAL INDÍGENA EM CUIABÁ. In: SEMINÁRIO DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, 2006, CUIABÁ. SEMINARIO ICHS, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, C. R.. INTERVENÇÃO URBANA: ARTE COMO SUPORTE POLITIZADOR E DE DIVULGAÇÃO DE UM PATRIMÔNIO CULTURAL DA REGIÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ALMEIDA, C. R.; BARBOSA, Elisangela ; SANCHES, S. C. P. . EXPERIÊNCIAS POLITIZADORAS EM INSTITUTOS FEDERAIS: O USO DA LINGUAGEM ARTÍSTICA PARA EXPANDIR OLHARES DA JUVENTUDE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ALMEIDA, C. R.. Iniciação a Etnologia Indígena. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ALMEIDA, C. R.; BRANDAO, T. T. O. ; COSTA, D. S. ; BASTOS, S. L. S. . Projeto de pesquisa - 'Graffite Rural'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ALMEIDA, C. R.. O limiar e a máscara - arte como suporte para suspensão do cotidiano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ALMEIDA, C. R.. CARNAVALIZAÇÃO: um olhar para além da realidade cotidiana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ALMEIDA, C. R.. (RE)PRODUÇÃO DE CULTRUA MATERIAL INDÍGENA.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ALMEIDA, C. R.. De sementes, penas e símbolos: Cultura material indígena em transição. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ALMEIDA, C. R.. (RE)PRODUÇÃO DE CULTURA MATERIAL INDÍGENA EM CUIABÁ.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ALMEIDA, C. R.. Pesquisas quantitativas. 2012.

2.
ALMEIDA, C. R.. Pesquisa qualitativa. 2012.

3.
ALMEIDA, C. R.. Pesquisa sobre Condições de vida e vitimização no Estado do Mato Grosso. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALMEIDA, C. R.; SAMPAIO, David. . Mostra de arte: Olhares REinventados. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
ALMEIDA, C. R.. Feira de artesanato encanta visitantes nos Jogos Indígenas 2013 Ministério do Esporte Ministério do Esporte Inscrever-se4,6 mil Adicionar a Compartilhar Mais 8.620 visualizações 65 2 Publicado em 16 de nov de 2013 Feira de artesanato encanta visitantes durante os Jogos. Índios artesões de etnias do Brasil e do exterior apresentaram um pouco da cultura indígena. COMENTÁRIOS ? 7 Claudyanne. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALMEIDA, C. R.; GALIMBERTI, A. B. ; ZAMPRONE, P. H. O. . Relatório final de extensão: Cinemetragem. 2018. (Relatório de pesquisa).

2.
ALMEIDA, C. R.; Oliveira, Vittoria H. S. ; TARCA, K. A. ; MONSALVE, J. M. J. . Relatório final de pesquisa: Percepção social sobre Democracia, Cidadania e Direitos Humanos em Rondonópolis. 2017. (Relatório de pesquisa).

3.
ALMEIDA, C. R.; GALIMBERTI, A. B. . Relatório final extensão volunário: Cine-metragem. 2017. (Relatório de pesquisa).

4.
ALMEIDA, C. R.; BRANDAO, T. T. O. ; COSTA, D. S. ; SAMPAIO, David. ; BASTOS, S. L. S. . Projeto de pesquisa: Intervenção Rural. 2015. (Relatório de pesquisa).

5.
ALMEIDA, C. R.; FEITOSA, W. ; SILVA, D. P. S. ; AZEVEDO, T. G. V. ; COSTA, J. ; SHUSTER, T. ; MIRANDA, J. O. . Relatório final de pesquisa voluntário: Percepção dos moradores de Juína sobre Democracia, Cidadnaia e Direitos Humanos. 2015. (Relatório de pesquisa).

6.
ALMEIDA, C. R.. Capacitação para viagem a campo em aldeia: Iniciação à Etnologia indígena. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
ALMEIDA, C. R.; BRANDAO, T. T. O. ; COSTA, D. S. ; SAMPAIO, David. ; BASTOS, S. L. S. . Relatório final de pesquisa voluntário: Grafite Rural. 2014. (Relatório de pesquisa).

8.
ALMEIDA, C. R.. Relatório Semestral de Pós-Graduação/2. 2010. (Relatório de pesquisa).

9.
ALMEIDA, C. R.. Relatório Semestral de Pós-Graduação/1. 2009. (Relatório de pesquisa).

10.
ALMEIDA, C. R.; DIAS, Juliana B. . Relatório anual de bolsista PIBIC. 2008. (Relatório de pesquisa).

11.
ALMEIDA, C. R.; DIAS, Juliana B. . Relatório anual de bolsista PIBIC. 2007. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
ALMEIDA, C. R.; SAMPAIO, David. ; SOUZA, Ana Paula. ; PEDRO, Cristina ; SANÁBRIA, Milena ; NASCIMENTO, Glaiciane ; FENSKI, Eluana . Exposição de desenhos críticos. 2014. Outra.

2.
ALMEIDA, C. R.; COSTA, D. S. ; BRANDAO, T. T. O. ; BASTOS, S. L. S. ; COLAÇO, Ketlyn ; SILVA, Luis Fernando . Exposição de fotografias: 'O Urbano no rural e o Rural no urbano'. 2014. Fotografia.

Outras produções artísticas/culturais
1.
ALMEIDA, C. R.; SOUZA, G. N. P. . Olhares Reinventados. 2015 (Mostra de arte).

2.
ALMEIDA, C. R.. 'PRÊMIO MARCANTONIO VILAÇA DE ARTE CONTEMPORÂNEA'. 2012 (Exposição de arte).

3.
ALMEIDA, C. R.; Maria Thereza Azevedo . Livre Mercado. 2009 (Intervenção Artística).

4.
ALMEIDA, C. R.; Maria Thereza Azevedo . Derivas Cartográficas no Porto. 2009 (Participação na concepção, ?mapeamento?, e realização da Intervenção urbana ?Livre Mercado?).

5.
ALMEIDA, C. R.; Maria Thereza Azevedo . Porto-a-deriva. 2009 (Assistência em produção na montagem da exposição ?Porto-a-deriva?).

6.
ALMEIDA, C. R.; Maria Thereza Azevedo . Sombra e água fresca. 2009 (Intervenção Artística).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OSORIO, P. S.; ARIANO, H. A.; ALMEIDA, C. R.. Participação em banca de Rosimeire Marques.?Arraiá da Teles Pires: uma brincadeira levada a sério?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS SOCIAIS) - Universidade Federal de Mato Grosso.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ALMEIDA, C. R.; JUNIOR, I. J. V.; SILVA, V. B.; SANTOS, I. R.. Banca examinadora de prova de desempenho didático. 2016. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

2.
ALMEIDA, C. R.; SILVA, V. B.; SOARES, W. J.; COVEZZI, M.. Banca examinadora de prova de desempenho didático. 2016. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

3.
ALMEIDA, C. R.. Banca de seleção para professor substituto de Agronomia. 2015. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

4.
ALMEIDA, C. R.; MAEKAWA, Maria Ester; ROX, Rosana; SILVA, Wagner. Banca Examinadora de Concurso para Professor substituto. 2014. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Outras participações
1.
ALMEIDA, C. R.. Banca avaliadora para seleção de profissionais para o encargo de Professores e Apoio as atiividades acadêmicas e administrativo no PRONATEC. 2013. Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
18º Congresso Brasileiro de Sociologia. 2017. (Congresso).

2.
ENESEB - V Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica.GRAFFITI NO IFMT: ARTE COMO SUPORTE POLITIZADOR E DE DIVULGAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DOS ENAWENE NAWE. 2017. (Encontro).

3.
ENESEB - V Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica. 2017. (Encontro).

4.
I congresso de ensino, pesquisa e extensão do IFMT e I simpósio de iniciação científica do IFMT - campus Rondonópolis. 2017. (Congresso).

5.
I congresso de ensino, pesquisa e extensão do IFMT e I simpósio de iniciação científica do IFMT - campus Rondonópolis. Percepção social sobre democracia, cidadania e direitos humanos em Rondonópolis. 2017. (Congresso).

6.
II Seminário Vamos falar sobre Gênero. 2017. (Seminário).

7.
30ª Reunião Brasileira de Antropologia. 30ª Reunião Brasileira de Antropologia. 2016. (Congresso).

8.
5ª Jornada Científica e 5º Simpósio Caminhos da Extensão. 2016. (Simpósio).

9.
5ª Jornada Científica e 5º Simpósio Caminhos da Extensão.Graffiti no campus e mostra olhares reinventados. 2016. (Simpósio).

10.
Concurso Diga não à violência sexual contra crianças e adolescentes.Diga não à violência sexual contra crianças e adolescentes. 2016. (Outra).

11.
XVIII ENDIPE: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Experiências politizadoras em Institutos Federais: o uso da linguagem artística para expandir olhares da juventude. 2016. (Encontro).

12.
XVIII ENDIPE: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.INTERVENÇÃO URBANA: ARTE COMO SUPORTE POLITIZADOR E DE DIVULGAÇÃO DE UM PATRIMÔNIO CULTURAL DA REGIÃO. 2016. (Encontro).

13.
XVIII ENDIPE: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2016. (Encontro).

14.
Colóquio de Antropologia. 2014. (Outra).

15.
III Workshop de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT (WorkIF).Projeto de pesquisa - 'Graffite Rural'. 2014. (Outra).

16.
Encontro Nacional de Antropoligia e Performance. 2010. (Encontro).

17.
III Concurso Mário Pedrosa de Ensaios sobre Arte e Cultura e Modernidade - curso "Walter Benjamin: crítica da cultura e modernidade". 2010. (Oficina).

18.
Nome social: do legal ao (i)moral. 2010. (Seminário).

19.
Curso de História da Arte. 2009. (Oficina).

20.
O lugar, o Tempo e a Ação específica ? sobre estética relacional. 2009. (Outra).

21.
Palestra Papo cerrado Intervenções Urbanas:. 2009. (Encontro).

22.
26ª Reunião Brasileira de Antropologia. (RE)PRODUÇÃO DE CULTURA MATERIAL INDÍGENA NA CIDADE. 2008. (Congresso).

23.
A Pesquisa no Cotidiano - Métodos de Reflexão em Arte e Cultura. 2008. (Outra).

24.
XVI Seminário de Iniciação Científica (16.: 2008: Cuiabá, MT).(Re)produção de cultura material indígena. 2008. (Seminário).

25.
Autores Clássicos e Contemporâneos da Ciências Sociais. 2007. (Outra).

26.
Curso de História da Arte. 2007. (Oficina).

27.
Globalização e Pós-Modernidade: Ciência, Cultura e Poder. 2007. (Outra).

28.
O vôo das bruxas. 2007. (Outra).

29.
XV Seminário de Iniciação Científica.(Re)produçaõ de cultura material indígena em Cuiabá. 2007. (Seminário).

30.
25ª Reunião Brasileira de Antropologia. 2006. (Congresso).

31.
Contracultura e Produção Artística no Brasil pós 1968. 2006. (Outra).

32.
Semana Nacional dos Museus.Cultura material indígena. 2006. (Encontro).

33.
Solte as Bruxas: poções, danças, histórias. 2006. (Outra).

34.
VI Seminário do Instituto de Ciências Humanas e Sociais.(Re)produção de cultural material indígena em Cuiabá. 2006. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALMEIDA, C. R.; BOSSHARD, G. Z. ; SARDINHA, T. V. ; PEDRAÇA, C. M. . Festa Junina de 2017. 2017. (Outro).

2.
ALMEIDA, C. R.; MENDES, A. C. . III Arraiá do IFMT - campus Rondonópolis. 2016. (Outro).

3.
ALMEIDA, C. R.; BARBOSA, Elisangela ; ROX, Rosana ; BARBOSA JR., Luiz . III Festival de danças do IFMT-campus Juína. 2014. (Festival).

4.
ALMEIDA, C. R.; LANSSANOVA, Luciano ; ROCHA, Pedro . III Jornada Científica do IFMT- CAMPUS JUÍNA. 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Gabrielly Aparecida da Silva Alves. Percepção social sobre democracia, cidadania e direitos humanos em Rondonópolis. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Ciências da Natureza) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso. (Orientador).

2.
Julia Oliveira Alves. Percepção social sobre democracia, cidadania e direitos humanos em Rondonópolis. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Ensino Médio Integrado ao técnico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. (Orientador).

3.
Dhiego, Thainara, Sthéfani e David. Intervenção Rural. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Alicia Bonfim Galimberti. Cinemetragem. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio Integrado ao técnico) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Claudyanne Rodrigues de Almeida.

2.
Vittória Helen de Souza Oliveira. Percepção sobre democracia, cidadania e direitos humanos. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio Integrado ao técnico) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Claudyanne Rodrigues de Almeida.

3.
Alicia Bonfim Galimberti. Cine-metragem. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio Integrado ao técnico) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Claudyanne Rodrigues de Almeida.

4.
Vittória Helen de Souza Oliveira. Percepção social sobre democracia, cidadania e direitos humanos em Rondonópolis. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio Integrado ao técnico) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudyanne Rodrigues de Almeida.

5.
Dhiego da Silva Costa. Intervenção Rural. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio Integrado ao técnico) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudyanne Rodrigues de Almeida.

6.
Thainara Thais de Oliveira Brandão. Intervenção Rural. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio Integrado ao técnico) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudyanne Rodrigues de Almeida.

7.
David Henrique da Luz Sampaio. Intervenção Rural. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio Integrado ao técnico) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudyanne Rodrigues de Almeida.

8.
Dhulyeli P. S. Silva. Percepção dos moradores de Juína sobre democracia, cidadania e direitos humanos. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio Integrado ao técnico) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Claudyanne Rodrigues de Almeida.

9.
Thiago G. S. Silva. Percepção dos moradores de Juína sobre democracia, cidadania e direitos humanos em Rondonópolis. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio Integrado ao técnico) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Claudyanne Rodrigues de Almeida.

10.
Julya da Costa. Percepção dos moradores de Juína sobre democracia, cidadania e direitos humanos. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio Integrado ao técnico) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Claudyanne Rodrigues de Almeida.

11.
Wigor Feitosa. Percepção dos moradores de Juína sobre democracia, cidadania e direitos humanos. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio Integrado ao técnico) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Claudyanne Rodrigues de Almeida.

12.
Thamires Shuster. Percepção dos moradores de Juína sobre democracia, cidadania e direitos humanos. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio Integrado ao técnico) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Claudyanne Rodrigues de Almeida.

13.
Jennifer O. Miranda. Percepção dos moradores de Juína sobre democracia, cidadania e direitos humanos. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio Integrado ao técnico) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Claudyanne Rodrigues de Almeida.

14.
Sthéfani Lohainy Santana Bastos. Intervenção Rural. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio Integrado ao técnico) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudyanne Rodrigues de Almeida.

15.
Thainara Thais de Oliveira Brandão. Grafite Rural. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio Integrado ao técnico) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Claudyanne Rodrigues de Almeida.

16.
Dhiego da Silva Costa. Grafite Rural. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio Integrado ao técnico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Claudyanne Rodrigues de Almeida.

17.
Sthéfani Lohainy Santana Bastos. Grafite Rural. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio Integrado ao técnico) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Claudyanne Rodrigues de Almeida.

18.
David Henrique da Luz Sampaio. Grafite Rural. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio Integrado ao técnico) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Claudyanne Rodrigues de Almeida.

Orientações de outra natureza
1.
Déborah Wachtmann Soares. Oficina: Sexo, Gênero e Sociedade. 2017. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio Integrado ao técnico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Claudyanne Rodrigues de Almeida.

2.
Geovane de Oliveira. Oficina: Sexo, Gênero e Sociedade. 2017. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio Integrado ao técnico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Claudyanne Rodrigues de Almeida.

3.
Carolina Pereira. Oficina: Sexo, Gênero e Sociedade. 2017. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio Integrado ao técnico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Claudyanne Rodrigues de Almeida.

4.
Alicia Bonfim Galimberti. Oficina: O que faz o cinema hoje em dia?. 2017. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio Integrado ao técnico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Claudyanne Rodrigues de Almeida.

5.
Pedro Henrique de Oliveira Zamprone. Oficina: O que faz o cinema hoje em dia?. 2017. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio Integrado ao técnico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Claudyanne Rodrigues de Almeida.

6.
Marcela Vitória Freitas Silva. Oficina: O que faz o cinema hoje em dia?. 2017. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio Integrado ao técnico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Claudyanne Rodrigues de Almeida.

7.
Jean Carlos Lacerda. Oficina: Sexo, Gênero e Sociedade. 2017. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio Integrado ao técnico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Claudyanne Rodrigues de Almeida.

8.
Isadora Pereira Rodrigues. Estágio Supervisionado Obrigatório do Curso Técnico em Secretariado integrado ao Ensino Médio. 2017. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio Integrado ao técnico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Claudyanne Rodrigues de Almeida.

9.
Pedro Henrique de Oliveira Zamprone. Cine-metragem. 2017. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio Integrado ao técnico) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Claudyanne Rodrigues de Almeida.

10.
Bruno Fernando Paulino de Farias. Estágio Supervisionado Obrigatório do Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio. 2015. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio Integrado ao técnico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Claudyanne Rodrigues de Almeida.

11.
Andrey Estêvan Pappen. Estágio Supervisionado Obrigatório do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio. 2015. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio Integrado ao técnico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Claudyanne Rodrigues de Almeida.

12.
Ildebrando leonel Souza Hoffmann. Estágio Supervisionado Obrigatório do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio. 2015. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio Integrado ao técnico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Claudyanne Rodrigues de Almeida.

13.
Gustavo Henrique Cardoso. Estágio na Empresa Cotriserra. 2014. Orientação de outra natureza. (Técnico em Comércio Integrado ao Ensino Médio) - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Orientador: Claudyanne Rodrigues de Almeida.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ALMEIDA, C. R.2014ALMEIDA, C. R.; Maria Thereza Azevedo . Performatividade e reinvenção: construindo máscaras e desconstruindo hábitos no Bloco dos Caretas de Guiratinga, Mato Grosso. REVISTA EXTRAPRENSA, v. 1, p. 212-120, 2014.

2.
ALMEIDA, C. R.2013 ALMEIDA, C. R.; Maria Thereza Azevedo . BLOCO DOS CARETAS DE GUIRATINGA: DANÇANDO A CIDADE COM OUTROS OLHOS. REVISTA ELETRÔNICA DOCUMENTO/MONUMENTO, v. 10, p. 239-247, 2013.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALMEIDA, C. R.; MENDES, A. C. . III Arraiá do IFMT - campus Rondonópolis. 2016. (Outro).



Outras informações relevantes


Foi eleita como presidente da Comissão eleitoral local para escolha do diretor geral do IFMT-campus Juína. Realizando diversas atividades, dentre elas dois debates eleitorais abertos ao público



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 4:16:00