Camila Graciella Santos Gomes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2060252495001734
  • Última atualização do currículo em 15/06/2014


Graduação em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004). Mestrando (2007) e Doutorado (2011) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Docente do curso de graduação em psicologia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Diretora do Centro de Estudos e Intervenção para o Desenvolvimento Humano. Atua nas áreas de Análise do Comportamento Aplicada e Educação, com ênfase em Educação Especial, principalmente nos seguintes temas: autismo, escolarização inclusiva de alunos com autismo, intervenção intensiva na infância, aprendizagem, ensino de habilidades acadêmicas para pessoas com autismo e capacitação de cuidadores de pessoas com autismo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Camila Graciella Santos Gomes
Nome em citações bibliográficas
GOMES, C. G. S.


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2011
Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Aprendizagem relacional, comportamento simbólico e ensino de leitura a pessoas com transtornos do espectro do autismo, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Palavras-chave: aprendizagem; autismo; emparelhamento com o modelo; equivalência de estímulos; comportamento simbólico; análise do comportamento aplicada.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: AUTISMO.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Análise do Comportamento Aplicada.
2006 - 2007
Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Desempenhos Emergentes na Aquisição de Leitura Funcional de Crianças com Transtornos do Espectro Autístico,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: autismo; aprendizagem; ensino de leitura; equivalência de estímulos; análise do comportamento aplicada; educação especial.
1999 - 2004
Graduação em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Desempenhos Emergentes no Processo de Alfabetização de uma Criança com Autismo.
Orientador: Yêda Fajardo.
2002 - 2003
Curso técnico/profissionalizante em Magistério.
Colégio Tiito Novais.


Pós-doutorado


2013
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Análise do Comportamento Aplicada.


Formação Complementar


2012 - 2012
Autismo e contribuições da análise do comportament. (Carga horária: 4h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental.
2012 - 2012
ACT e FAP na prática clínica. (Carga horária: 4h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental.
2011 - 2011
Bebês em interação com adultos. (Carga horária: 3h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental.
2011 - 2011
Orientação familiar na terapia comportamental. (Carga horária: 3h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental.
2011 - 2011
Terapia por contingências de reforçamento. (Carga horária: 3h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental.
2011 - 2011
Controle do comportamento do terapeuta na clínica. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2009 - 2009
Introdução à Análise Experimental do Comportamento. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.
2009 - 2009
Elementos para intervenção precoce no autismo. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.
2005 - 2005
A Formação de Pesquisadores em educação Especial. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2003 - 2003
Programa TEACCH. (Carga horária: 20h).
Cooperativa de Edcuacação espacial DiaDIa.
2003 - 2003
Currículo Funcional Natural e PECS-Adaptado. (Carga horária: 16h).
Cooperativa de Educação Especial DiaDia.
2002 - 2002
Análise Funcional das relações interpessoais. (Carga horária: 4h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2001 - 2001
Educação Especial. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado da Eduação de Minas Gerais.
2001 - 2001
Maternal novos rumos. (Carga horária: 8h).
Centro de Estudo e Formação de Professores de Educação Infantil Miudinhos.
2000 - 2000
Educação para a Diversidade. (Carga horária: 40h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.


Atuação Profissional



Centro de Estudos e Intervenção para o Desenvolvimento Humano, CEI, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Sócia, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 30

Atividades

04/2013 - Atual
Direção e administração, Centro de Estudos e Intervenção para o Desenvolvimento Humano, .

Cargo ou função
Diretora.
04/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos e Intervenção para o Desenvolvimento Humano, .


Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, FCMMG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

08/2011 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento
Estágio Supervisionado II
Metodologia da Pesquisa Científica I
Teoria Cognitivo-Comportamental

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 8
Outras informações
Curso de especialização em Terapia Comportamental. Disciplina: Análise do Comportamento Aplicada

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 14

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 15

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 2

Atividades

08/2012 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise experimental do comportamento
Terapia Comportamental
08/2011 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento
Estágio Supervisonado VI (Profissional)
Terapia Comportamental
07/2012 - 07/2012
Ensino, Terapia Comportamental, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Análise do Comportamento Aplicada
06/2012 - 06/2012
Ensino, Terapia Comportamental, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Análise do Comportamento Aplicada
02/2011 - 08/2011
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento
Terapia Comportamental
11/2010 - 11/2010
Ensino, Terapia Comportamental, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Déficits Profundos de Comportamento
02/2010 - 06/2010
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicoterapia Comportamental Cognitiva
Psicologia das Relações Pedagógicas
Estágio Supervisionado VI (Profissional)
Análise Experimental do Comportamento
08/2009 - 12/2009
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicoterapia Comportamental Cognitiva
Análise Experimental do Comportamento
03/2008 - 05/2008
Ensino, Terapia Comportamental, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Déficits Profundos de Comportamento

Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4

Atividades

02/2012 - Atual
Ensino, Análise do Comportamento Aplicada, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Análise do comportamento aplicada aos Transtornos do Espectro do Autismo

Ciclo CEAP, CEAP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Docente

Atividades

03/2012 - Atual
Ensino, Autismo, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Autismo

Consultoria Técnica Educacional, CTE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de cursos EAD, Carga horária: 2


Associação Comunidade Escolar ComumViver, COMUMVIVER, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 12
Outras informações
Escola especializada no atendimento de pessoas com autismo e com deficiência intelectual

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Infantil, Carga horária: 20
Outras informações
Escola especializada no atendimento de pessoas com autismo e com deficiência intelectual

Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio em escola especializada no atendimento de pessoas com autismo e com deficiência intelectual


Associação de Amigos do Autista de Minas Gerais, AMA-MG, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador


Cooperativa de Educação Especial DiaDia, DIADIA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12


Colégio Tito Novais, CTN, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5

Atividades

08/2004 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação Especial
08/2003 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pirassununga, APAE-CEDAP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8


Prest-Ação, PREST-AÇÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Pesquisador



Linhas de pesquisa


1.
Capacitação de cuidadores para a intervenção comportamental em crianças com autismo


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Capacitação de cuidadores para a intervenção comportamental intensiva em crianças com autismo

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Camila Graciella Santos Gomes - Coordenador / DEISY DE SOUZA - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2010 - Atual
Padrões de resposta de sujeitos experimentais em sistemas econômicos aberto e fechado

Descrição: Avaliação do padrão de resposta de ratos Wistar em sistemas econômicos abertos e fechados.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .

Integrantes: Camila Graciella Santos Gomes - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 3


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Comportamental.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Análise do Comportamento Aplicada.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO ESPECIAL.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: AUTISMO.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Lê Bem.


Prêmios e títulos


2009
Primeiro lugar na avaliação de painéis:"Avaliando padrões comportamentais do sujeito experimental em esquemas de reforçamento contínuo e intermitente", X Jornada Mineira de Ciência do Comportamento.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GOMES, C. G. S.2010 GOMES, C. G. S. ; VARELLA, A. A. B. ; DE SOUZA, D. G. . Equivalência de estímulos e autismo: uma revisão de estudos empíricos. Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso), v. 26, p. 729-737, 2010.

2.
GOMES, C. G. S.2010 GOMES, C. G. S. ; MENDES, E. G. . Escolarização inclusiva de alunos com autismo em Belo Horizonte. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 16, p. 375-396, 2010.

3.
GOMES, C. G. S.2008 GOMES, C. G. S. ; DE SOUZA, D. G. . Desempenho de Pessoas com Autismo em Tarefas de Emparelhamento com o Modelo por Identidade: Efeitos da Organização dos Estímulos. Psicologia. Reflexão e Crítica, v. 21, p. 412-423, 2008.

4.
GOMES, C. G. S.2007 GOMES, C. G. S. . Autismo e ensino de habilidades acadêmicas: adição e subtração. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 13, p. 345-364, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
GOMES, C. G. S. ; CARVALHO, B. S. S. ; SOUZA, D. G. . Aspectos relevantes do ensino de leitura para pessoas com transtornos do espectro do autismo. In: Christian Vichi; Edson Huziwara; Hérika Sadi; Lidia Postalli. (Org.). Comportamento em Foco 3. 1ed.São Paulo: Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, 2014, v. 3, p. 59-68.

2.
GOMES, C. G. S. ; DE SOUZA, D. G. . Transtornos do Espectro do Autismo de Alto Funcionamento e Aprendizagem de Conteúdos Acadêmicos. In: Walter Camargos Jr.. (Org.). Síndrome de Asperger e Outros Transtornos do Espectro do Autismo de Alto Funcionamento: da avaliação ao tratamento. 1ed.Belo Horizonte: ArteSã, 2013, v. 1, p. 301-314.

3.
GOMES, C. G. S. . Variáveis relevantes a respeito da história do autismo. In: Patrícia Eliane de Melo; Manuel Deusdedit Júnior. (Org.). Psicologia: diálogos contemporâneos. Curitiba: CRV, 2012, v. , p. 47-62.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, C. G. S. ; REIS, T. S. ; DE SOUZA, D. G. ; SANTANA, G. N. ; CARVALHO, S. C. L. . Efeitos da utilização de um programa informatizado de leitura e escrita na alfabetização de alunos com necessidades especiais em escola regular e especial. In: VI Seminário Sociedade Inclusiva, 2010, Belo Horizonte. Anais do Vi Seminário Sociedade Inclusiva, 2010.

2.
GOMES, C. G. S. ; DE SOUZA, R. A. ; LOBATO, R. D. C. . Desenvolvendo ações no ambiente natural para favorecer a participação social de um adulto com deficiência mental grave. In: V Seminário Sociedade Inclusiva, 2008, Belo Horizonte. Anais do V Seminário Sociedade Inclusiva. Belo Horizonte: PUC MInas, 2008.

3.
GOMES, C. G. S. ; SOUZA, . D. G. . Desempenhos emergentes na aquisição de leitura funcional de crianças com autismo. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007, Vitória. Desafios da Educação Básica a Pesquisa em Educação. Vítoria: Universidade Federal do Espírito Santo, 2007.

4.
GOMES, C. G. S. ; SOUZA, . D. G. . Ensino de Relações Condicionais, Desempenhos Emergentes e Aquisição de Leitura Funcional em Pessoas com Autismo. In: I Colóqio Interinstitucional de Laboratórios de Psicologia, 2007, Belo Horizonte. I Colóqio Interinstitucional de Laboratórios de Psicologia. Belo Horizonte: PUC-Minas- Instituto de Psicologia, 2007.

5.
GOMES, C. G. S. ; LOBATO, R. D. C. . Inclusão Escolar de Crianças com Autismo: o Papel da Consultoria Colaborativa. In: IV Seminário Internacional da Sociedade Inclusiva, 2006, Belo Horizonte. Anais do IV Seminário Internacional da Sociedade Inclusiva. Belo Horizonte: PUC-MG, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, C. G. S. ; SOUZA, . D. G. . Desempenhos emergentes na aquisição de leitura funcional de crianças com autismo. In: XXXVII Reunião Anual de Psicologia, 2007, Florianópolis. XXXVII Reunião Anual de Psicologia. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
GOMES, C. G. S. . Transtornos do Espectro do Autismo: definição e metodologia de intervenção. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GOMES, C. G. S. . Estudantes com Autismo e a Perspectiva da Inclusão Escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
GOMES, C. G. S. . Autismo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVEIRA, A. D. ; GOMES, C. G. S. ; VIRGINIO, V. T. . Efeitos do esquema de reforço no desempenho de cuidador de criança com autismo em atividades de autocuidados. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
GOMES, C. G. S. . Finanças pessoais e análise do comportamento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Campos, J. M.M. ; MENDES, E. G. ; Silva, J. N. M. ; SILVA, M. F. C. ; ARAUJO, T. F. ; DUARTE, M. S. C. ; OLIVEIRA, C. M. ; GOMES, C. G. S. . Efeitos do custo de resposta no consumo de sujeitos experimentais em sistemas econômicos abertos e fechados. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
REGO, D. O. ; DUARTE, M. S. ; RODRIGUES, A. C. M. R. ; MARQUES, A. A. ; OLIVEIRA, I. M. ; GUIMARAES, M. F. ; DUARTE, M. S. C. ; OLIVEIRA, C. M. ; GOMES, C. G. S. . Padrão de resposta de sujeitos experimentais em sistemas econômicos abertos e fechados. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SILVEIRA, A. D. ; GOMES, C. G. S. ; VIRGINIO, V. T. . Efeitos do esquema de reforço no desempenho de cuidador de criança com autismo em atividades de autocuidados. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SANTANA, G. N. ; GOMES, C. G. S. ; DE SOUZA, D. G. ; REIS, T. S. . Efeitos da utilização de um programa informatizado de leitura na alfabetização de adolescentes e adultos com deficiência intelectual. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
GOMES, C. G. S. . Autismo, laço social e políticas de inclusão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
GOMES, C. G. S. ; BARROUIN, M. S. . A análise do comportamento aplicada ao autismo: métodos e modelos de tratamento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
GOMES, C. G. S. ; DE FREITAS, M. C. . Variáveis do procedimento de emparelhamento com o modelo para pessoas com deficiência mental e/ ou autismo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SILVEIRA, A. D. ; GOMES, C. G. S. . Esquema de reforço e desempenho de criança com autismo em atividades de autocuidado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
GOMES, C. G. S. . A institucionalização do AEE no projeto político pedagógico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
Campos, J. M.M. ; Santos, D. B. ; Silva, J. N. M. ; SILVA, M. F. C. ; ARAUJO, T. F. ; GOMES, C. G. S. . Avaliando o padrão de resposta de sujeitos experimentais em sistemas econômicos abertos e fechados. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
GOMES, C. G. S. . Viabilizando a aplicação da análise do comportamento no tratamento do autismo: capacitação de pais e cuidadores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
Campos, J. M.M. ; Santos, D. B. ; ARAUJO, T. F. ; MELO, N. G. ; Silva, J. N. M. ; SILVA, M. F. C. ; GOMES, C. G. S. . Avaliando o padrão de resposta de sujeitos experimentais em sistemas econômicos abertos e fechados. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
GOMES, C. G. S. ; REIS, T. S. ; DE SOUZA, D. G. ; CARVALHO, S. C. L. ; SANTANA, G. N. . Efeitos da utilização de um programa informatizado de leitura na alfabetização de alunos com necessidades especiais em escola regular e especial. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
GOMES, C. G. S. . O show de Truman: mídia, democracia e subjetividade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
GOMES, C. G. S. ; DE SOUZA, D. G. . Desempenho de indivíduos com autismo e com deficiência mental em emparelhamento com o modelo por identidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
GOMES, C. G. S. . Análise do comportamento aplicada ao tratamento do autismo: ensino de habilidades básicas e habilidades acadêmicas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
GOMES, C. G. S. ; SILVA, M. C. S. ; FROIS, J. A. S. ; SILVA, P. R. ; SOARES, R. S. ; DE LIMA, R. A. N. . Avaliando padrões comportamentais do sujeito experimental em esquemas de reforçamento contínuo e intermitente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
GOMES, C. G. S. ; DE SOUZA, D. G. . Desempenhos de indivíduos com autismo e com deficiência mental em emparelhamento por identidade: efeitos da organização dos estímulos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
GOMES, C. G. S. . Análise do comportamento aplica a crianças com diagnóstico de autismo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
GOMES, C. G. S. . Desenvolvendo ações no ambiente natural para favorecer a participação social de um adulto com deficiência mental grave. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
GOMES, C. G. S. . Desempenhos emergentes na aquisição de leitura funcional de crianças com autismo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
GOMES, C. G. S. ; SOUZA, . D. G. . Desemepenhos emergentes na aquisição de leitura funcional de crianças com autismo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
GOMES, C. G. S. ; SOUZA, . D. G. . Desemepnhos Emergentes na Aquisição de Leitura Funcional de Crianças com Autismo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
GOMES, C. G. S. ; SOUZA, . D. G. . Desempenhos Emergentes na Aquisição de Leitura Funcional de Crianças com Autismo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
GOMES, C. G. S. ; LOBATO, R. D. C. . Inclusão Escolar de Crianças com Autismo: O Papel da Consultoria Colaborativa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

31.
GOMES, C. G. S. ; LOBATO, R. D. C. . Comunicação Alternativa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
GOMES, C. G. S. . Aspectos da Aprendiagem de Pessoas com Autismo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
GOMES, C. G. S. . V Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2012.

2.
GOMES, C. G. S. . III Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
GOMES, C. G. S. ; DE SOUZA, D. G. . ENSINO DE LEITURA PARA PESSOAS COM AUTISMO. 2013. .

2.
GOMES, C. G. S. ; SOUZA, . D. G. . ENSINO DE LEITURA PARA PESSOAS COM AUTISMO. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
GOMES, C. G. S. ; SILVEIRA, A. D. . Ensino de Habilidades a Pessoas com Autismo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
GOMES, C. G. S. . Processos de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. 2011. .

5.
GOMES, C. G. S. . A inclusão escolar de alunos com transtornos globais do desenvolvimento. 2011. .

6.
GOMES, C. G. S. . Deficiência mental. 2011. .

7.
GOMES, C. G. S. . Deficiência mental. 2011. .

8.
GOMES, C. G. S. . Autismo. 2011. .

9.
GOMES, C. G. S. . Deficiências: estratégias e intervenções no contexto clínico. 2011. .

10.
GOMES, C. G. S. . Salas de recursos multifuncionais: oferta do atendimento especializado. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
GOMES, C. G. S. . A escola à perspectiva da educação inclusiva: a construção do PPP e a promoção à acessibilidade. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
GOMES, C. G. S. ; SILVEIRA, A. D. . Deficiência Mental. 2010. .

13.
GOMES, C. G. S. . Comunicação Alternativa. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
GOMES, C. G. S. . Deficiência Intelectual. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
GOMES, C. G. S. . Deficiência Intelectual. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
GOMES, C. G. S. ; ARAUJO, R. M. . Autismo: definição e estratégias de intervenção. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
GOMES, C. G. S. . Modelos Comportamentais de Intervenção com Autismo. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GOMES, C. G. S.; HANNA, E. S.; FORMIGA, L. P. V.. Participação em banca de Ana Maria Aparecida Albuquerque Fernandes. Avaliação de um procedimento de leitura adaptado a crianças com Transtorno Global do Desenvolvimento. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) - Universidade de Brasília.

2.
GOMES, C. G. S.; DOMENICONI, C.; DE SOUZA, D. G.. Participação em banca de Luiza Augusta de Oliveira Costa Langsdorff. Aprendizagem por exclusão em indivíduos com diferentes perfis de desenvolvimento. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Teses de doutorado
1.
BARROS, R. S.; GOMES, C. G. S.; CANOVAS, D. S.; FIGUEIRAS, A. C. M.; FERREIRA, E. A. P.. Participação em banca de Marilu Michelly Cruz de Borba. Intervenção ao Autismo via Ensino de Cuidadores. 2014. Tese (Doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

Qualificações de Mestrado
1.
BARROS, R. S.; GOMES, C. G. S.; SOUZA, C. B. A.. Participação em banca de Adriano Alves Barboza. Ensino Presencial e Não Presencial na Intervenção Comportamental ao Autismo via Cuidadores. 2014.

2.
DOMENICONI, C.; GOMES, C. G. S.; SCHMIDT, A.; COSTA, A. R. A.; DE SOUZA, D. G.. Participação em banca de Luiza Augusta de Oliveira Costa Langsdorff. Aprendizagem por exclusão em indivíduos com transtornos do espectro autista. 2012.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERNANDES, G.H.; Franco, V.; GOMES, C. G. S.. Participação em banca de Gabriela Helen Fernandes.Proposta analítico-comportamental com usuários da saúde mental do Sistema Único de Saúde (SUS). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2.
LIMA, W. B.; CORREA, R. M.; GOMES, C. G. S.. Participação em banca de Wenisley Basílio Lima.As interações entre as contingências de reforço responsáveis pela manutenção e/ou adesão do paciente ao tratamento de doenças crônicas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

3.
OLIVEIRA, C. M.; CORREA, R. M.; GOMES, C. G. S.. Participação em banca de Carolina Mesquita Oliveira.Análise funcional do comportamento de gritar de professoras em sala de aula. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

4.
PEREIRA, N. F. S.; CORREA, R. M.; GOMES, C. G. S.. Participação em banca de Natalia Faria dos Santos Pereira.O sentimento dos pais de filhos com deficiência. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica da Minas Gerais- Betim.

5.
MELO, N. G. V.; DEUSDEDIT JUNIOR, M.; GOMES, C. G. S.. Participação em banca de Natalia Gabriela Vaz de Melo.A agressividade nos jogadores de futebol: um estudo sob a perspectiva da análise do comportamento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-Betim.

6.
CLEMENTE, C.; BARROUIN, M. S.; GOMES, C. G. S.. Participação em banca de Cíntia Clemente.Abuso sexual infantil intrafamiliar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-Betim.

7.
LIMA, G. M. C.; BARROUIN, M. S.; GOMES, C. G. S.. Participação em banca de Graziella Michelle Caldeira de Lima.Disfunções sexuais femininas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-Betim.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Simpósio Paraense Multidisciplinar sobre Autismo e II Simpósio do APRENDE.Autismo: Caracterização, Diagnóstico, Avaliação, Atendimento, Enfrentamento e Aconselhamento Jurídico. 2014. (Simpósio).

2.
I Simpósio Paraense Multidisciplinar sobre Autismo e II Simpósio do APRENDE.Experiências de Intervenção Comportamental ao autismo em São Paulo e Belo Horizonte. 2014. (Simpósio).

3.
XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP.Análise Comportamental de Processos Simbólicos. 2014. (Simpósio).

4.
XIV Jornada Mineira de Ciência do Comportamento.A medicalização de comportamentos considerados inadequados socialmente: a visão do analista do comportamento. 2013. (Encontro).

5.
43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.ENSINO DE LEITURA PARA PESSOAS COM AUTISMO. 2013. (Outra).

6.
XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. Efeitos do treino silábico na aprendizagem de leitura combinatória com compreensão por pessoas com autismo. 2012. (Congresso).

7.
V Congresso Brasileiro de Educação Especial. Estudantes com Autismo e a Perspectiva da Inclusão Escolar. 2012. (Congresso).

8.
Semana de Psicologia.Autismo. 2012. (Seminário).

9.
XIV Simpósio ANPEPP. 2012. (Simpósio).

10.
Campanha Nacional pela Assistência e pelos Direitos da Pessoa com Autismo. 2012. (Encontro).

11.
10 Jornada de Análise do Comportamento. Efeitos do esquema de reforço no desempenho de cuidador de criança com autismo em atividades de autocuidados. 2011. (Congresso).

12.
XII Jornada Mineira de Ciência do Comportamento. Efeitos da Utilização de um programa informatizado de leitura na alfabetização de adolescentes e adultos com deficiência intelctual. 2011. (Congresso).

13.
XX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. Variáveis do procedimento de emparelhamento com o modelo para pessoas com deficiência intelectual e/ou autismo. 2011. (Congresso).

14.
III Encontro Integrado de Psicologia na PUC Minas São Gabriel.A análise do comportamento aplicada ao autismo: métodos e modelos de tratamento. 2011. (Encontro).

15.
XI Jornada Mineira de Ciência do Comportamento. Viabilizando a aplicação da análise do comportamento no tratamento do autismo: capacitação de pais e cuidadores. 2010. (Congresso).

16.
X Jornada de Práticas em Psicologia: Mídia, Democracia e Subjetividade. Velhice, Mídia e Globalização. 2010. (Congresso).

17.
X Jornada de Práticas em Psicologia: Mídia, Democracia e Subjetividade. Show de Truman. 2010. (Congresso).

18.
IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2010. (Congresso).

19.
VI Seminário Sociedade Inclusiva.Efeitos da utilização de um programa informatizado de leitura e escrita na alfabetização de alunos com necessidades especiais em escola regular e especial. 2010. (Seminário).

20.
XIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico em Psicologia.GT 02 - Análise Comportamental de Processos Simbólicos. 2010. (Simpósio).

21.
VI Seminário de Análise do Comportamento do Centro Universitário Newon Paiva.Análise do Comportamento Aplica à Crianças com Autismo. 2009. (Seminário).

22.
XVIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Desempenho de indivíduos com autismo e com deficiência mental em emparelhamento com o modelo por identidade. 2009. (Encontro).

23.
X Jornada Mineira de Ciência do Comportamento.Análise do comportamento aplica ao tratamento do autismo: ensino de habilidades básicas e habilidades acadêmicas. 2009. (Outra).

24.
III Congresso Brasileiro de Educação Especial. Transtornos invasivos do desenvolvimento. 2008. (Congresso).

25.
V Seminário Sociedade Inclusiva.Desenvolvendo ações no ambiente natural para favorecer a participação social de um adulto com deficiência mental grave. 2008. (Seminário).

26.
XXXVII Reunião Anual de Psicologia. Desempenhos emergentes na aquisição de leitura funcional de crianças com autismo. 2007. (Congresso).

27.
VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Desempenhos Emergentes na Aquisição de Leitura Funcional de Crianças com Autismo. 2007. (Encontro).

28.
I Colóqio Interinstitucional de Laboratórios de Psicologia.Ensino de Relações Condicionais, Desempenhos Emergentes e Aquisição de Leitura Funcional em Pessoas com Autismo. 2007. (Encontro).

29.
IV Seminário Internacional da Sociedade Inclusiva.Inclusão escolar de crianças com autismo: o papel da consultoria colaborativa. 2006. (Seminário).

30.
III Seminário de Formação de Gestores e Educadores da Rede Pública.Comunicação Alternativa. 2006. (Seminário).

31.
II Jornada de Neuropsicologia.Aspectos da aprendizagem de pessoas com autismo. 2006. (Outra).

32.
II Congresso Brasileiro de Educação Especial e II Encontro da ABEPP. 2005. (Congresso).

33.
Teoria da Mente: do Entendimento Teórico à Intervenção Educacional. 2003. (Encontro).

34.
II Seminário de Análise do Comportamento. 2002. (Seminário).

35.
I Simpósio Interfaces do Autismo. 2002. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Raquel Maria de Melo. Efeito do tipo de tarefa de ensino na aquisição de relações de identidade por pessoas com autismo. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) - Universidade de Brasília. (Co-orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Marcus Vinicius Fonseca de Garcia. Comportamentos Autolesivos e Desenvolvimento Atípico: Uma Revisão e Análise Crítica de Procedimentos Analítico-Comportamentais de Avaliação e Tratamento no Período Entre 1959 e 2010. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise do Comportamento Aplicada) - Centro Universitário Newton Paiva. Orientador: Camila Graciella Santos Gomes.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
GOMES, C. G. S. ; CARVALHO, B. S. S. ; SOUZA, D. G. . Aspectos relevantes do ensino de leitura para pessoas com transtornos do espectro do autismo. In: Christian Vichi; Edson Huziwara; Hérika Sadi; Lidia Postalli. (Org.). Comportamento em Foco 3. 1ed.São Paulo: Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, 2014, v. 3, p. 59-68.


Apresentações de Trabalho
1.
GOMES, C. G. S. . Transtornos do Espectro do Autismo: definição e metodologia de intervenção. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
GOMES, C. G. S. ; DE SOUZA, D. G. . ENSINO DE LEITURA PARA PESSOAS COM AUTISMO. 2013. .

2.
GOMES, C. G. S. ; SOUZA, . D. G. . ENSINO DE LEITURA PARA PESSOAS COM AUTISMO. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/09/2014 às 19:16:40