Osmar Luís Nascimento Gotardi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8990526119254399
  • Última atualização do currículo em 08/04/2018


Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2008) e mestrado em Ensino de Ciências com concentração em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2012). Foi professor de química nas seguintes instituições de educação básica: Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, Escola Estadual Jonas Belarmino da Silva, Escola Estadual Vila Brasil e Colégio Ideal. Também foi professor nos cursos de Química Licenciatura, Física Licenciatura, Química Industrial e Engenharia Ambiental na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Atualmente é professor com dedicação exclusiva no Instituto Federal do Paraná, Campus Avançado de Barracão. Também é Coordenador do Curso Técnico em Informática do referido Campus. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Osmar Luís Nascimento Gotardi
Nome em citações bibliográficas
GOTARDI, Osmar Luís Nascimento

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Paraná, Campus Avançado Barracão.
BR 163 km 01, s/n
Industrial
85700000 - Barracão, PR - Brasil
Telefone: (67) 99399902


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Química.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: AGROTÓXICOS E MEIO AMBIENTE ? ABORDAGEM CTS NUMA PERSPECTIVA FREIREANA PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM CULTURAMA - MS,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Maria Celina Piazza Recena.
2005 - 2008
Graduação em Química.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
Título: Identificação e quantificação de grupos fenólicos e carboxílicos presentes em ácidos húmicos extraídos de solos da região de Dourados - MS e do Pantanal.
Orientador: Profº Dr. Edemar Benedetti Filho.




Formação Complementar


2009
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. (Carga horária: 100h).
Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, GOVERNO/MS, Brasil.
2009 - 2009
Formação Continuada. (Carga horária: 60h).
Secretaria de Estado de Educação MS, SED/MS, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Síntese Orgânica. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Química. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
2008 - 2008
Monitoria de Química Inorgânica II. (Carga horária: 112h).
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
2007 - 2008
Iniciação científica. (Carga horária: 1080h).
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Química. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Química. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
2006 - 2007
Iniciação científica. (Carga horária: 1080h).
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
2006 - 2006
Monitoria de Cálculo I. (Carga horária: 92h).
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
2005 - 2005
Curso de química. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
2002 - 2003
Informática básica. (Carga horária: 80h).
Colégio Fifasul, FIFASUL, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê de Pesquisa e Extensão - Campus Capanema e Campus Avançado Barracão, .

Cargo ou função
Representante docente do Campus Avançado Barracão.

Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé, EEASC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 20


Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 22


Escola Estadual Jonas Belarmino da Silva, EEJBS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 15


Colégio Ideal, COLÉGIO IDEAL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 12


Escola Estadual Vila Brasil, EEVB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 2



Projetos de pesquisa


2015 - 2016
Palavras Cruzadas: uma ferramenta lúdica no ensino de Matemática e das Ciências da Natureza
Descrição: O estudo da Matemática e das Ciências da Natureza ainda é visto e vivenciado por muitos alunos como algo maçante e monótono. Isso pode ser justificado, em partes, pela maneira estritamente tradicional de se trabalhar os conteúdos, em que predomina a memorização dos nomes, fórmulas e conceitos, prejudicando a construção do conhecimento. Sem contar que, muitas vezes, as informações são transmitidas de forma fragmentada e não são relacionadas aos conhecimentos prévios que os estudantes têm. Diante do desafio de gerar situações que motivem os alunos a aprender, e tentando contribuir para a aprendizagem significativa dos mesmos, propõe-se com esse projeto o uso de atividades lúdicas interdisciplinares, mais especificadamente as palavras cruzadas, a fim de que o aluno possa aprender brincando e brincar aprendendo. E também, a partir do material elaborado, estimular os professores a desenvolver aulas de cunho interdisciplinar. Mediante a isso, acreditando que o uso do jogo no ensino reforça a construção do conhecimento, pensou-se em elaborar as palavras cruzadas e aplicá-las em uma turma de 1° ano do Curso Técnico em Administração do Câmpus Avançado de Barracão. Como método de coleta de dados, serão aplicados questionários pré-jogo e pós-jogo e um questionário avaliativo de satisfação do jogo. A partir destes, tratar-se-á alguns dados de forma qualitativa e outros de forma quantitativa. A ideia é avaliar as contribuições que essa atividade pode trazer para o processo de ensino aprendizagem. Espera-se que a atividade lúdica proposta favoreça a compreensão pelos alunos, das articulações existentes entre as disciplinas de matemática, física, química e biologia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Experimentoteca itinerante da trifronteira
Descrição: É notável nos dias de hoje que a realização da experimentação investigativa e lúdica ainda é deficiente nas aulas dos professores de física e de química da educação básica, o que pode justificar, em partes, a aversão que muitos estudantes têm por essas disciplinas. Diante desse contexto e do desafio de gerar situações que levem os alunos a aprender de forma significativa, propõe-se com esse projeto o desenvolvimento de uma experimentoteca itinerante de física e química na região da trifronteira de Barracão/PR, de forma que se possa levar não só aos alunos mas à comunidade em geral, uma abordagem de experimentação investigativa e lúdica. Inicialmente, os integrantes dessa ação de extensão construirão diversos kits experimentais utilizando material alternativo de baixo custo. Os kits serão disponibilizados aos docentes em sistema de empréstimo para que estes possam utilizá-los em suas aulas. Além disso, diversas visitas serão realizadas às escolas da trifronteira e seu entorno, bem como a espaços extraescolares de grande movimentação, para que as atividades da experimentoteca móvel possam ser apresentadas pela equipe do projeto e executadas pelas pessoas visitadas, tendo estas, assim, um contato direto com o espaço itinerante. Para tanto, pretende-se utilizar como método norteador o AEIL (Atividades de Experimentação Investigativas e Lúdicas). Fundamentados por esse método, os integrantes do projeto orientarão a realização das práticas, enquanto o público visitado desenvolverá os experimentos. Assim, a ideia é que a experimentoteca sirva como apoio ao trabalho dos professores da região e, ao mesmo tempo, como uma maneira de disseminar conhecimento científico para toda a comunidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - 2018
Gestão dos resíduos gerados pelo Câmpus do IFPR de Barracão
Descrição: Desde o final da década de 1960 há uma constante busca por soluções que visam equilibrar atividades antrópicas com a preservação do meio ambiente, de modo a minimizar os impactos ambientais por elas gerados. Uma das questões que vem ganhando cada vez mais espaço dentre as discussões de âmbito ambiental, é o gerenciamento dos resíduos gerados pelos centros urbanos e industriais. Dentre os vários materiais que compõem o lixo doméstico, grande parte poderia ter destinos diferentes que não aterros sanitários. Entretanto, nota-se uma precariedade em políticas públicas de gerenciamento de resíduos por parte dos governos municipais e empresas. Além disso, fazem-se necessárias ações de educação ambiental que visem conscientizar a população para a correta separação dos resíduos domiciliares. Neste contexto, este projeto tem como objetivo implementar no Câmpus Avançado Barracão do IFPR a separação adequada do lixo gerado na instituição, desenvolver a consciência ambiental das comunidades escolar e externa dos municípios de Dionísio Cerqueira-SC, Barracão e Bom Jesus do Sul-PR, e contribuir com a Associação de Recicladores (AR) local. Para tanto, serão providenciados recipientes adequados para a destinação dos resíduos gerados pela a comunidade escolar, que serão triados. Os produtos recicláveis serão destinados para a AR, enquanto o material orgânico será encaminhado para o processo de compostagem no próprio Câmpus. Ademais, serão feitas reuniões com a AR para levantar as fragilidades e necessidades administrativas e dar os encaminhamentos adequados. Baseado nas experiências da AR serão realizadas campanhas de divulgação e palestras educativas no âmbito de questões sócio-ambientais voltadas para escolas de educação fundamental e médio e outras organizações sociais..
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
Ludoteca para o Ensino Médio
Descrição: Para muitos alunos, o estudo da Matemática, da Química, de Língua Portuguesa, de Língua Inglesa, de Filosofia e Sociologia ainda é visto e vivenciado como algo maçante e monótono, o que se justifica, em partes, pela forma tradicional e mecanizada de se trabalhar os conteúdos, a qual é caracterizada pela ênfase predominante na memorização de conceitos, fórmulas, nomenclaturas, regras e normas. O excesso de trabalho com materiais e exemplos abstratos por parte dos professores contribui para que os estudantes criem uma antipatia por suas disciplinas, o que prejudica em muito a construção e a exploração do conhecimento. Assim, esse projeto se propõe a dar subsídio à prática docente no ensino das disciplinas de Matemática, Química, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Filosofia e Sociologia por meio da construção e divulgação de materiais que favoreçam o desenvolvimento frequente de atividades lúdicas em ambiente escolar. Acreditando-se, conforme afirma Gallagher (1997), que as habilidades e competências adquiridas a partir de atividades realizadas sob condições agradáveis, ficam retidas por longos períodos de tempo. Mediante a isso, serão criados, planejados, desenvolvidos, construídos e reproduzidos diversos jogos envolvendo materiais de baixo custo e, concomitantemente, será elaborada uma apostila que sirva como guia ao professor para trabalhar com os jogos propostos. A existência concreta desses materiais propiciará, então, a implantação de uma Ludoteca no Campus Avançado do IFPR de Barracão, o qual oferece espaço físico para tal. Espera-se que, após a estruturação consistente da Ludoteca, esta possa servir como apoio e inspiração para as aulas dos professores da região de Barracão, contribuindo para o processo de ensino aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2008
Prêmio de Melhor Trabalho de Iniciação Científica da UEMS na área de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Universidade Federal da Grande Dourados.
2003
Rotary na educação, Rotary club de Fátima do Sul.
2002
Concurso de Conhecimentos Gerais e Atualidades "Tô por dentro", Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura.


Produções



Produção bibliográfica

Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
GOTARDI, Osmar Luís Nascimento; GRAVE, F. M. . Tira varetas sobre substâncias puras e misturas. 2015.

2.
GRAVE, F. M. ; GOTARDI, Osmar Luís Nascimento . Dominó das quatro cores. 2015.

3.
GRAVE, F. M. ; GOTARDI, Osmar Luís Nascimento . Jogo da memória logo exponencial. 2015.

4.
GRAVE, F. M. ; GOTARDI, Osmar Luís Nascimento . Jogo porcentando a três sobre regra de três e porcentagem. 2015.

5.
GOTARDI, Osmar Luís Nascimento; GRAVE, F. M. . Trilha atômica. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
GOTARDI, Osmar Luís Nascimento; GRAVE, F. M. . Tira varetas sobre substâncias e misturas. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo como inovação tecnológica dentro do contexto educacional).

2.
GOTARDI, Osmar Luís Nascimento; GRAVE, F. M. . Trilha atômica. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo como inovação tecnológica dentro do contexto educacional).

3.
GRAVE, F. M. ; GOTARDI, Osmar Luís Nascimento . Dominó das quatro cores. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo como inovação tecnológica dentro do contexto educacional).

4.
GRAVE, F. M. ; GOTARDI, Osmar Luís Nascimento . Jogo porcentando a três sobre regra de três e porcentagem. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo como inovação tecnológica dentro do contexto educacional).

5.
GRAVE, F. M. ; GOTARDI, Osmar Luís Nascimento . Jogo da memória logo exponencial. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo como inovação tecnológica dentro do contexto educacional).

6.
GOTARDI, Osmar Luís Nascimento. Inorgânica II. 2008. (Monitoria).

7.
GOTARDI, Osmar Luís Nascimento. Calculo I. 2006. (Monitoria).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GOTARDI, Osmar Luís Nascimento. Participação em banca de Ellen Paula da Silva Santos.Dominó químico: uma ferramenta lúdica para revisão e avaliação no ensino de química. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

2.
GOTARDI, Osmar Luís Nascimento. Participação em banca de Crislaine Vieira dos Santos Jung.Elaboração de apostila para experimentação investigativa e lúdica no ensino de química. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

3.
GOTARDI, Osmar Luís Nascimento. Participação em banca de Sérgio Mateus Tinoco Filho.O ensino de Química: um caminho para a aprendizagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

4.
GOTARDI, Osmar Luís Nascimento. Participação em banca de Débora Antonio da Silva.As contribuições do subprojeto de Química do PIBID-UEMS na formação inicial dos estudantes de licenciatura da UEMS na unidade de Dourados: Um estudo de caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

5.
GOTARDI, Osmar Luís Nascimento. Participação em banca de Daiane Aparecida Calixto Matias.Atividades de experimentação para avaliar e revisar conceitos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

6.
GOTARDI, Osmar Luís Nascimento. Participação em banca de Marlon Gonçalves Gauna.A abordagem histórica da Química: Uma atividade do subprojeto de Química do PIBID/UEMS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

7.
GOTARDI, Osmar Luís Nascimento. Participação em banca de Izamara Casadia.Uma proposta para o ensino do conteúdo de solução desenvolvido a partir de materiais alternativos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

8.
GOTARDI, Osmar Luís Nascimento. Participação em banca de Vanessa Aparecida Torres Cabañas.Ensino e aprendizagem de Química no ensino médio: aplicação e avaliação de softwares como recurso didático. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

9.
GOTARDI, Osmar Luís Nascimento. Participação em banca de Luiz Eduardo Gomes.Biodiesel, do campo à economia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

10.
GOTARDI, Osmar Luís Nascimento. Participação em banca de Luciana Alencar Faria.Explorando os Materiais de Limpeza Doméstica para estudar a Natureza Química de Substâncias Inorgânicas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GOTARDI, Osmar Luís Nascimento. Prova de desempenho didático do curso de Farmácia Industrial do Campus Palmas/PR. 2015. Instituto Federal do Paraná.

2.
GOTARDI, Osmar Luís Nascimento. Prova de desempenho didático do curso de Engenharia de Alimentos do Campus Palmas/PR. 2015. Instituto Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (SEPIN). 2017. (Seminário).

2.
II Seminário de Iniciação Científica do Campus Capanema (SICCAP). 2016. (Seminário).

3.
IX Mostra de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (MICTI).Ludoteca para o Ensino Médio. 2016. (Outra).

4.
V Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FICIENCIAS). Experimentoteca itinerante da trifronteira. 2016. (Feira).

5.
IV Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FICIENCIAS). Ludoteca para o ensino da Matemática e da Química. 2015. (Feira).

6.
IV Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (SEPIN). 2015. (Seminário).

7.
Semana Integrada de Química UFGD ? UEMS (SEINQUI).Profissionais da Química: Atuando na área de Ensino de Química. 2012. (Outra).

8.
Reunião Técnica do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UFMS.O Ensino das Soluções contextualizado com o tema ?Agrotóxicos e Meio Ambiente? sob uma abordagem Ciência ? Tecnologia ? Sociedade (CTS) numa perspectiva freireana. 2010. (Outra).

9.
1ª Semana Integrada de Química UEMS ? UFGD: O Homem, a Química e o Meio Ambiente. 2008. (Encontro).

10.
2º Encontro de Iniciação Científica e 1º Encontro de Pós ? Graduação UFGD / UEMS.Poster/Painel. 2008. (Encontro).

11.
15º Encontro Centro-Oeste de Debates sobre o Ensino de Química e 3ª Semana de Química. 2007. (Encontro).

12.
1º Encontro de Iniciação Científica UFGD / UEMS.Poster/Painel. 2007. (Encontro).

13.
II Semana Acadêmica e II Encontro Científico do Curso de Química. 2005. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ellen Paula da Silva Santos. Dominó químico: uma ferramenta lúdica para revisão e avaliação no ensino de química. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Osmar Luís Nascimento Gotardi.

2.
Crislaine Vieira dos Santos Jung. Elaboração de apostila para experimentação investigativa e lúdica no ensino de química. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Osmar Luís Nascimento Gotardi.

Iniciação científica
1.
Bianca Ribeiro Pinno. Ludoteca para o Ensino Médio. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Administração) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Osmar Luís Nascimento Gotardi.

2.
Pâmela Kophal. Ludoteca para o Ensino Médio. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Administração) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Osmar Luís Nascimento Gotardi.

3.
Natanaelli Ribeiro Lorenzetti. Ludoteca para o Ensino Médio. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Administração) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Osmar Luís Nascimento Gotardi.

4.
Letícia Cristiane M. Heck. Ludoteca para o Ensino Médio. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Administração) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Osmar Luís Nascimento Gotardi.

5.
Luan Barichello Corso. Experimentoteca itinerante da trifronteira. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Administração) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Osmar Luís Nascimento Gotardi.

6.
Luciano Gularte. Experimentoteca itinerante da trifronteira. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Administração) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Osmar Luís Nascimento Gotardi.

7.
Felipe Soares Pereira dos Santos. Experimentoteca itinerante da trifronteira. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Administração) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Osmar Luís Nascimento Gotardi.

8.
Rahissa Gabriela Wendt Leite. Experimentoteca itinerante da trifronteira. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Administração) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Osmar Luís Nascimento Gotardi.

9.
Letícia Cristiane M. Heck. Palavras Cruzadas: uma ferramenta lúdica no ensino de Matemática e das Ciências da Natureza. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Administração) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Osmar Luís Nascimento Gotardi.

10.
Agnes Suelen. Ludoteca para o ensino da Matemática e da Química. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Administração) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Osmar Luís Nascimento Gotardi.

11.
Cristiane Carvalho. Ludoteca para o ensino da Matemática e da Química. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Administração) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Osmar Luís Nascimento Gotardi.

12.
Ana Paula da Silveira. Ludoteca para o ensino da Matemática e da Química. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Administração) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Osmar Luís Nascimento Gotardi.

13.
Maria Eduarda Massocatto. Ludoteca para o ensino da Matemática e da Química. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Administração) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Osmar Luís Nascimento Gotardi.

14.
Bianca Teles de Moura. Ludoteca para o ensino da Matemática e da Química. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Administração) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Osmar Luís Nascimento Gotardi.



Inovação



Produto tecnológico
1.
GOTARDI, Osmar Luís Nascimento; GRAVE, F. M. . Tira varetas sobre substâncias puras e misturas. 2015.

2.
GRAVE, F. M. ; GOTARDI, Osmar Luís Nascimento . Dominó das quatro cores. 2015.

3.
GRAVE, F. M. ; GOTARDI, Osmar Luís Nascimento . Jogo da memória logo exponencial. 2015.

4.
GRAVE, F. M. ; GOTARDI, Osmar Luís Nascimento . Jogo porcentando a três sobre regra de três e porcentagem. 2015.

5.
GOTARDI, Osmar Luís Nascimento; GRAVE, F. M. . Trilha atômica. 2015.


Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
GOTARDI, Osmar Luís Nascimento; GRAVE, F. M. . Tira varetas sobre substâncias e misturas. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo como inovação tecnológica dentro do contexto educacional).

2.
GOTARDI, Osmar Luís Nascimento; GRAVE, F. M. . Trilha atômica. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo como inovação tecnológica dentro do contexto educacional).

3.
GRAVE, F. M. ; GOTARDI, Osmar Luís Nascimento . Dominó das quatro cores. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo como inovação tecnológica dentro do contexto educacional).

4.
GRAVE, F. M. ; GOTARDI, Osmar Luís Nascimento . Jogo porcentando a três sobre regra de três e porcentagem. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo como inovação tecnológica dentro do contexto educacional).

5.
GRAVE, F. M. ; GOTARDI, Osmar Luís Nascimento . Jogo da memória logo exponencial. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo como inovação tecnológica dentro do contexto educacional).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 2:35:43