Maria do Socorro Pereira Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
  • Última atualização do currículo em 02/05/2018


Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Abaetetuba. Graduada em Licenciatura Plena em Letras(Universidade Federal do Pará -UFPA). Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Português(PUC-MG). Mestrado em Educação, linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia (Universidade do Estado do Pará - UEPA). Doutorado em Educação, linha de pesquisa Educação, Cultura e Sociedade ( Universidade Federal do Pará -UFPA). Atualmente coordena o Grupo de História da Educação da Criança na Amazônia Paraense(GHECAP) e integra como pesquisadora o Grupo de Pesquisa Constituição do Sujeito e Educação - ECOS, do Instituto de Ciências da Educação (ICED/UFPA) e do grupo de pesquisa História da Educação na Amazônia - GHEDA/UEPA. Desenvolve projeto de pesquisa no campo da história da Infância e da educação da criança na Amazônia paraense e no campo da História da Educação no Brasil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria do Socorro Pereira Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, M. S. P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará, Campus de Abaetetuba.
Rua Augusto Corrêa - até 937 - lado ímpar
Guamá
66075110 - Belém, PA - Brasil
Telefone: (91) 0000000000


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Infância, Educação e Criança: um estudo histórico-literário nas obras Serões da Mãe Preta e Chove nos Campos de Cachoeira (1897-1920), Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Laura Maria Silva Araújo Alves.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação; Atividades profissionais, científicas e técnicas.
2007 - 2009
Mestrado em Mestrado em Educação.
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Título: Práticas Educativas na Amazônia: canarios, objetos e dizeres de leitura dos ambulantes do Centro comercial de Belém-Pará,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Maria do Perpétuo Socorro Cardoso da Silva.
Bolsista do(a): Secretaria de Educação do Estado do Pará, SEDUC, Brasil.
Palavras-chave: Educação; Leitores, Objetos de leitura; Saberes.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação; Atividades profissionais, científicas e técnicas.
1995 - 1996
Especialização em administraçao escolar. (Carga Horária: 360h).
Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
1994 - 1994
Especialização em linguistica aplicada ao ensino de portugues. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2001 - 2001
Aperfeiçoamento em Planejamento e Gestão do Desenvolvimento Regional.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Planejamento Ambiental na Ilha de Caratateua. Ano de finalização: 2001.
1982 - 1985
Graduação em Licenciado Pleno em Letras.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Graciliano Ramos: uma descrição.
Orientador: Margarida Paiva.




Formação Complementar


2010 - 2010
Curso de Formação do Programa de Correção de Fluxo. (Carga horária: 60h).
Secretaria Municipal de Educação de Belém, SEMEC, Brasil.
2006 - 2006
Práticas pedagógicas para Educadores Ambientais. (Carga horária: 20h).
Escola de Governo do Estado do Pará, EGPA, Brasil.
2005 - 2005
Vivências com a natureza. (Carga horária: 25h).
Projeto de Conservação Florestal e educação Ambiental na Amazônia Oriental, GUNNA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Líder do Grupo de de Pesquisa GHECAP, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Grupo de pesquisa História da Educação da Criança na Amazônia Paraense desenvolve suas atividades de pesquisa por meio de duas linhas de investigação, a saber: 1) Criança, Infâncias e Práticas Sociais e 2) Instituição Escolar, História e Infância

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora do magistério superior da Universidade Federal do Pará

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora do Grupo de Pesquisa ECOS

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora/PARFOR
Outras informações
PRAFOR - orientação de TCC - Campus de Bragança/UFPA; aulas ministradas no campus universitário de Bragança; orientação de TCC, campus universitário de Abaetetuba.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Aluna da Pós-graduação, Enquadramento Funcional: Professora/PARFOR

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Aluna da Pós-graduação, Enquadramento Funcional: Estágio Docente
Outras informações
Disciplina: Psicologia da Aprendizagem - Curso de Licenciatura em Língua Portuguesa Noturno

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estudante da Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Professora/PARFOR
Outras informações
Disciplina: Ludicidade e Educação - Curso de Pedagogia/Campus Universitário de Capanema

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Aluna da Pós-graduação, Enquadramento Funcional: Professora/PARFOR
Outras informações
Disciplina: Psicogênese da Linguagem Oral e Escrita


Secretaria Municipal de Educação de Belém, SEMEC, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2015
Vínculo: Civil servant, Enquadramento Funcional: Encerrado

Atividades

05/2005 - Atual
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Educação de Belém - SEMEC, Grupo-Base de Formação de Professores.

Serviço realizado
Assessoramento as Escolas, Avaliação das Aprendizagens, Elaboração de Relatórios, Ministrar Cursos.
06/1993 - 04/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Lingua Portuguesa

Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Grupo de Pesquisa GHEDA
Outras informações
ATUA NO GRUPO DE ESTUDO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA AMAZÔNIA - GHEDA

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Encerrado


Secretaria de Estado de Educação do Pará, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 0
Outras informações
ATUAÇÃO FINALIZADA EM DEZEMBRO DE 2015. AGUARDANDO O TÉRMINO DO PROCESSO DE APOSENTADORIA

Atividades

03/1988 - 12/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português

Universidade federal do Pará, campus Universitário de Abaetetuba, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Práticas educativas em instituições públicas paraenses diridas à infância no Período Republicano
Descrição: Investiga as práticas desenvolvidas no interior de instituições públicas que orientaram a educação de crianças no decorrer do Período Republicano no estado do Pará..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Maria do Socorro Pereira Lima - Coordenador / Evem Neuily Barbosa Ferreira - Integrante / Joelma da Silva Trindade - Integrante / Elizabeth Rodrigues da Costa - Integrante / Adriene Suellen Ferreira Pimenta - Integrante / Maricilde Oliveira Coelho - Integrante.
2012 - 2014
Pesquisa sobre a História dos Grupos Escolares do Estado do Pará (1900 - 1930)
Descrição: A referida pesquisa está inserida no Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia - GHEDA/UEPA.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Memória de Mestre I: Belém antiga em narrativas de professores da Educação Básica
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2008 - 2010
O professor da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental na Amazônia: singularidade, diversidade e heterogeneidade
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende BemLê Bem.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA, M. S. P.2017LIMA, M. S. P. ; LIMA, M. S. P. . A LITERATURA PARAENSE COMO FONTE PARA O CONHECIMENTO DA HISTÓRIA DA AMAZÔNIA. @RQUIVO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, v. 4, p. 84, 2017.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LIMA, M. S. P.; FARES, J. A. ; FRANÇA, M. P. S. G. S. A. de. ; FARES, J. O. . Memórias de Mestre: Belém Antiga em narrativas de professores. 1. ed. Belém: Paka-Tatu/ EDUEPA, 2017. v. 1. 292p .

2.
OLIVEIRA, I. A. ; FRANÇA, M. P. S. G. S. A. de. ; SANTOS, Tânia Regina Lobato dos. ; LIMA, M. S. P. ; FONSECA, M. J. C. F. ; SILVA, M. G. ; FERNANDES, A. P. C. S. ; SILVA, M. J. L. ; MOTA NETO, J. C. . Educação em classes multisseriadas na Amazônia: Singularidade, Diversidade e Heterogeneidade. 1a.. ed. Belém: EDUEPA, 2011. v. 02. v1.-192;v.2-160p .

Capítulos de livros publicados
1.
TRESCASTRO, L. B. ; LIMA, M. S. P. ; SILVA, C. M. V. ; BARROS, M. N. N. R. ; MARQUES, V. R. ; SANTOS, K. C. N. ; FERREIRA, M. R. S. ; TRAVASSOS, V. L. G. . Gêneros Textuais: procedimentos e possibilidades de Leitura e Escrita de texto no Ciclo I. In: Lorena Bischoff Trescastro. (Org.). Alfabetização, Letramento e Matemática. 1ªed.Belém: SEMEC/ECOAR, 2012, v. , p. 74-82.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, M. S. P.. (IN) VISIBILIDADES NA HISTORIOGRAFIA DA EDUCA;CÃO DA CRIANÇA NO PARÁ REPUBLICANO (1901-1920): PRÁTICAS DE ESCOLARIZAÇÃO. In: Congresso Iberoamericano de Historia de la Educación, 2018, Montevideo. Políticas espacio público y disputas en la historia de la educación en América Latina, 2018.

2.
LIMA, M. S. P.. EDUCAÇÃO E INFÂNCIA NA AMAZÔNIA NO SÉCULO XX: REPRESENTACÕES NA LITERATURA PARAENSE. In: Congresso Iberoamericano de História de la Educación latinoamericana, 2018, Montevideo. Políticas espacio público y disputas en la historia de la educación en América Latina. Montevideo, 2018.

3.
LIMA, M. S. P.. Serões da Mãe Preta: livros de histórias para crianças. In: I Encontro do Livro Didático da Amazônia, 2018, Abaetetuba. I Encontro do Livro Didático da Amazônia: Obras Raras, História e Memória, 2018.

4.
LIMA, M. S. P.; CARDOSO, S. M. . AS PROPOSTAS OFICIAIS QUE ORIENTARAM A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA EM GRUPOS ESCOLAR DO PARÁ NA PRIMEIRA REPÚBLICA. In: X ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2017, SÃO LUÍS. ISTÓRIA DO ENSINO SECUNDÁRIO NO BRASIL: FAZERES PEDAGÓGICOS E PERSPECTIVAS. SÃO LUÍS: Ufma, 2017.

5.
LIMA, M. S. P.; FERREIRA, E. N. B. . PRÁTICAS ESCOLARES NA INFÂNCIA: EXPERIÊNCIAS EM GRUPOS ESCOLARES DE ABAETETUBA-PARÁ (1901-1920). In: X ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2017, SÃO LUÍS. ISTÓRIA DO ENSINO SECUNDÁRIO NO BRASIL: FAZERES PEDAGÓGICOS E PERSPECTIVAS. SÃO LUÍS: Ufma, 2017.

6.
LIMA, M. S. P.. A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NO PARÁ REPUBLICANO: A REPRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA EM CHOVE NOS CAMPOS DE CACHOEIRA. In: IX CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO GLOBAL, NACIONAL E REGIONAL, 2017, JOÃO PESSOA. História da educação: Global, nacional e regional, 2017.

7.
LIMA, M. S. P.. PRÁTICAS DE EDUCAR CRIANÇAS NA AMAZÔNIA: AS ORIENTAÇÕES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS NA REPÚBLICA PARAENSE (1901-1920). In: IX CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO GLOBAL, NACIONAL E REGIONAL, 2017, JOÃO PESSOA. História da educação: Global, nacional e regional, 2017.

8.
LIMA, M. S. P.. A REFORMA NOS PROGRAMAS DO ENSINO PRIMÁRIO NO PARÁ REPUBLICANO (1901-1908). In: X ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2017, SÃO LUÍS. ISTÓRIA DO ENSINO SECUNDÁRIO NO BRASIL: FAZERES PEDAGÓGICOS E PERSPECTIVAS, 2017.

9.
LIMA, M. S. P.. A Escolarização da Criança no Pará republicano (1890-1900). In: XIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo / III Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores, 2017, Belém. "Internacionalização e Políticas de Avaliação da Pós-graduação em Educação". Belém: EDITORA DA UFPA, 2017. p. 1070-1075.

10.
LIMA, M. S. P.; FERREIRA, E. N. B. . PRÁTICAS ESCOLARES NA INFÂNCIA: EXPERIÊNCIAS NO GRUPO ESCOLAR DE ABAETETUBA-PARÁ (1901-1920). In: XIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo / III Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores, 2017, Belém. "Internacionalização e Políticas de Avaliação da Pós-graduação em Educação". Belém: UFPA/ICED/PPGED, 2017. p. 1212-1218.

11.
LIMA, M. S. P.; ALVES, Laura. M. da S. Araújo . A LITERATURA DA AMAZÔNIA COMO FONTE PARA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS (1897-1920): DIÁLOGOS E POSSIBILIDADES INTERPRETATIVAS. In: XI CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2016, Porto. Investigar, intervir e preservar: caminhos da história da educação luso-brasileira. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2016.

12.
LIMA, M. S. P.. PERSONAGENS - LEITORES EM CHOVE NOS CAMPOS DE CACHOEIRA. In: IX ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2016, São Luis. Leitura, Alfabetização e Letramento na História da Educação. São Luís: Universidade federal do maranhão, 2016.

13.
LIMA, M. S. P.. Um olhar historiográfico à educação da criança na literatura da Amazônia: as práticas escolares na obra Chove nos campos de Cachoeira. In: 1a. Reunião Científica Regional Norte da ANPEd, 2016, Belém. Políticas Públicas e Formação Humana: desafios para a educação na Panamazônia. Belém: Associação Nacional da Pós-Graduação e Pesquisa em Educação 23a. ed., 2016. v. 23a.. p. 140-155.

14.
LIMA, M. S. P.; Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino França . Grupos Escolares no Pará: a política do governo de Augusto Montenegro. In: VIII Encontro Maranhense de História da Educa;cão, 2015, São Luis. VIII Encontro Maranhense de História do Maranhão: Os sujeitos silenciados na história da educaçãos. São Luis: Universidade Federal do Maranhão, 2015.

15.
LIMA, M. S. P.; Laura Maria Silva Araújo Alves . De casa à escola: a educação e os conflitos interculturais na formação do menino Alfredo. In: VIII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2015, Maringá. Matrizes Interpretativas e Internacionalização. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2015.

16.
LIMA, M. S. P.; FRANÇA, M. P. S. G. S. A. de. . Política Educacional para a história da educação no Pará (1905-1909): a expansão de grupos escolares e o controle da evasão escolar. In: VIII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2015, Maringá. Matrizes Interpretativas e Internacionalização. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2015.

17.
LIMA, M. S. P.; ALVES, L. M. S. A. . Infância na Amazônia: das memórias de intelectuais aos documentos literários. In: II Colóquio de Pesquisa em Educaçãpo, Cultura e Sociedade, 2015, Belém. Educação e História das diferenças socio-culturais no Brasil. Belém: Universidade federal do Pará, 2013.

18.
LIMA, M. S. P.; ALVES. Laura M. da S. Araújo. . Um olhar histórico-literário aos inocentes: uma anális da criança pobre nas crônicas Enterro de anjos e Os meninos do meu bairro, so escritor De Campos Ribeiro. In: VIII Encontro Maranhense de História da Educa;cão, 2015, São Luis. Os sujeitos silenciados na História da Educação. São Luís: Universidade Federal do Maranhão, 2015.

19.
LIMA, M. S. P.; ALVES, Laura. M. da S. Araújo . A criança amazônica como sujeito polifônico ns páginas da ficção: discursos (des)contruídos em Serões de Mãe-Preta, de Juvenal Tavares. In: XI Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamerican, 2014, Toluca. Sujetos, poder y lutas por la educación. Zinacantepec: El Colegio Mexiquense, 2014. v. 1. p. 639-647.

20.
LIMA, M. S. P.. UM OLHAR HISTORIOGRÁFICO ÀS PRÁTICAS DE EDUCAR CRIANÇAS PEQUENAS NA AMAZÔNIA (1897- 1900): UMA ANÁLISE DOS SERÕES DA MÃE PRETA. In: Encontro de Pesquisa Educacional Norte e Nordeste - XXII EPENN, 2014, Natal. XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste. EPENN, 28 a 31 de outubro de 2014, Natal, Brasil. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014. p. 1-12.

21.
LIMA, M. S. P.. Traços da educação de crianças peqeunas na literatura Amazônica: histórias da Mãe Preta. In: II Seminário de História da inf6ancia na Amazônia e IV Colóquio Constituição do Sujeito, Cultura e Educação, 2014, Belém. História da infância, educação e práticas culturais. belém: Universidade federal do Pará, 2014.

22.
LIMA, M. S. P.; FRANÇA, M. P. S. G. S. A. de. . O olhar historiográfico às mensagens do governador Augusto Montenegro sobre a disseminação dos grupos escolares no Pará (1901-1910). In: X Congressso Brasileiro da História da Educação, 2014, Curitiba. COLUBHE Percursos e Dasafios na História da Educação Luso-Brasileira. Curitiba: Pontíficie Universidade Católica do Paraná, 2014.

23.
LIMA, M. S. P.; ALVES. Laura M. da S. Araújo. . A concepção de educação para a infância no compêndio Páginas Brasileiras, de Esther Bibas. In: X Congresso Luso-Brasileiro da História da Educação, 2014, Curitiba. COLUBHE Percursos e Dasafios na História da Educação Luso-Brasileira. Curitiba: Pontífie Universidade Católica do Paraná, 2014.

24.
LIMA, M. S. P.; LIMA, M. S. P. . História Oral como fonte de produção de dados históricos. In: XI Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo, 2013. Os fundamentos epistemológicos e políticos da produção do Conhecimento em Educação. v. 1.

25.
LIMA, M. S. P.. CRIANÇAS PERSONAGENS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA: UMA REPRESENTAÇÃO LITERÁRIA NO CONTO CHÃO DE LOBOS. In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013, Cuiabá. VII Congresso brasileiro de História da Educação: Circuitos e fronteiras da História da Educação no Brasil. Cuiabá: Univeridade Federal de Mato Grosso, 2013. p. 1-13.

26.
Raimunda Dias Duarte ; LIMA, M. S. P. . Linguagem e Cultura como processos dialógicos na interação social. In: XXI Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste, 2013, Recife. Internacionalização da Educação e desenvolvimento Regional. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2013.

27.
LIMA, M. S. P.; LIMA, Socorro . A Arquitetura de um cotidiano de leitura ambulante. In: XX EPENN, 2011, Manaus. Educação, Culturas e Diversidades. Manaus: UFAM, 2011.

28.
LIMA, M. S. P.. A produção sobre Educação e infância nos Programas de Pós-Graduação no Brasil (2006-2009): perspectivas teórico-metodológicas. In: XX EPENN, 2011, Manaus. Educação, Culturas e Diversidades. Manaus: UFAM, 2011.

29.
LIMA, M. S. P.. Pesquisa em educação em espaço não-escolar: tensões metodológicas. In: X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo, 2011, Belém. Tensões da educação na contemporaneidade e seus reflexos nas políticas educacionais e no currículo. bELÉM: EDUFPA, 2011.

30.
LIMA, M. S. P.. Histórias de ambulantes no centro comercial de Belém: o sentido da leitura não - escolar. In: VIII Congresso Luso-brasileiro de História da Educação, 2010, São Luís - Maranhão- Brasil. Infância, Juventude e Relações de Gênero na História da Educação, 2010.

31.
LIMA, M. S. P.. O lugar social da leitura: muito além da escola. In: 19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2009, João Pessoa. 19º EPENN. João Pessoa: Editora UFPB, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, M. S. P.. Cenário de leituras: leitores e objetos de leitura. In: XV Fórum de Letras da UNAMA, 2009, belém. Linguagens, Culturas e Identidades:. Belém: Unama, 2009.

2.
LIMA, M. S. P.. Objetos de leitura: Para quê e para quem?. In: II CIELLA Congresso Internacional de Estudos Linguísticos na Amazônia, 2009, Belém. Línguas e Literaturas: diversidade e adversidades na América Latina. Belém: Projeto gráfico editoração eletrônica, 2009.

3.
LIMA, M. S. P.; FERREIRA, V. M. B. . Práticas de Letramento: o texto na alfabetização. In: XIII Fórum de Letras, 2007, Belém. XIII Fórum de Letras. Belém, 2007.

4.
LIMA, M. S. P.. Mesa Redonda: Práticas de Letramento: o texto na alfabetização. In: XIII Fórum Paraense de Letras, 2007, Belém. XIII Fórum de Letras. Belém, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, M. S. P.; FRANÇA, M. P. S. G. S. A. de. . O Olhar Historiográfico do Governador Augusto Montenegro sobre a disseminação dos grupos escolares no Pará (1901-1910). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LIMA, M. S. P.; ALVES, L. M. S. A. . Monólogo de um Órfão: uma poética da infância pobre na Amazônia paraense. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LIMA, M. S. P.. A Concepção de educação para a infância no Compêndio Páginas Brasileiras, de Esther Bibas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
LIMA, M. S. P.. Crianças personagens da história da educação brasileira: uma representação literária no conto Chão de Lobos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LIMA, M. S. P.; ALVES, L. M. S. A. . Infância na Amazônia: das memórias de intelectuais aos documentos literários. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LIMA, M. S. P.. A Educação de crianças nas páginas da ficção: discursos (des) construídos em Chove nos campos de Cachoeira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LIMA, M. S. P.; ALVES, L. M. S. A. . Infância na Amazônia:o dialogismo bakhtiniano em Chão de Lobos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LIMA, M. S. P.. Pesquisa em educação em espaqço não escolar: tensõe4s metodológicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LIMA, M. S. P.. A produção sobre educação e inf6ancia nos Programas de Pós-Graduação do Brasil (2006-2009): perspectivas metodológicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LIMA, M. S. P.. Objetos de leitura: para quê? e para quem?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
LIMA, M. S. P.. O comércio de Belém: cenário de leitura dos ambulantes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LIMA, M. S. P.. Práticas educativas na região amazônia: cenários e objetos de leituras e de sujeitos-leitores. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
LIMA, M. S. P.. Raízes da Amazônia e a deslenda urbana. Belém 2007 (Texto apresentado no Compêndio do Curso de Formação de Mediadores, da SEMEC - Belém/Pa).

2.
LIMA, M. S. P.. O aprender a dizer no teatro. Belém 2006 (Texto apresentado no Compêndio do 2º Curso de Formação, da SEMEC - Belém/Pa).

3.
LIMA, M. S. P.. Da concepção avaliativa à prática reflexiva. Belém 2006 (Texto apresentado no Compêndio do 4º Curso de Formação, da SEMEC - Belém/Pa).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMA, M. S. P.; BRITO, I. B. ; CARDOSO, W. C. R. . Serões da Mãe Preta: livros de histórias para crianças. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
LIMA, M. S. P.. A LITERATURA PARAENSE COMO FONTE PARA O CONHECIMENTO DA HISTÓRIA DA AMAZÔNIA. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
LIMA, M. S. P.; BRITO, A. C. U. ; OLIVEIRA, M. A. ; ALVES, L. M. S. A. . REPRESENTAÇÕES DE EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA: HISTÓRIAS PARA CONTAR, OUVIR ENSINAR A LER E EDUCAR CRIANÇAS EM SERÕES DA MÃE PRETA. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, M. S. P.. Pesquisa em Educação: instrumentos e técnicas de coleta de dados. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
LIMA, M. S. P.; NERY, V. S. C. . Elaboração e Publicação de artigos em Educação. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
LIMA, M. S. P.. Arquivos e Fontes para História da Educação: usos e perspectivas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
LIMA, M. S. P.. Terceiro Curso ECOAR- Elaborando Conhecimento para Aprender a Reconstruí-lo, com ênfase em conhecimento lógico-matemático, na qualidade de professora-orientadora, realizado no período de12 a 17 de março. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
LIMA, M. S. P.. Curso de Mediadores de Leitura, do Programa ECOAR- Elaborando Conhecimento para Aprender a Reconstruí-lo, na qualidade de professor-orientador, no período de 29 de janeiro a 3 de fevereiro. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
LIMA, M. S. P.. Oficina: A Coerência textual em produções escritas por crianças em processo de alfabetização: o gênero lenda em foco, no XVIII Fórum Paraense de Letras, nos dias 09 e 11 de outubro. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
LIMA, M. S. P.. Terceiro Curso ECOAR- Elaborando Conhecimento para Aprender a Reconstruí-lo, com ênfase em conhecimento lógico-matemático, na qualidade de professora-orientadora, realizado no período de 20 a 25 de novembro. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
LIMA, M. S. P.. Segundo Curso ECOAR- Elaborando Conhecimento para Aprender a Reconstruí-lo, com ênfase em Ensino-Aprendizagem da leitura e escrita, na qualidade de professora-orientadora, realizado no período de 21 a 26 de agosto. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
LIMA, M. S. P.. Segundo Curso ECOAR- Elaborando Conhecimento para Aprender a Reconstruí-lo, com ênfase em Ensino-Aprendizagem da leitura e escrita, na qualidade de professora-orientadora, realizado no período de 08 a 13 de maio. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, M. S. P.. Participação em banca de Clarinha Figueiredo da Silva.As orelhas de uma história: a escrita infantil como forma de expressão e criação ? um estudo de expressões e criações escritas no caderno da amizade de alunos do 5º ano da escola municipal dom Ângelo Frosi em abaetetuba-Pa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

2.
LIMA, M. S. P.; BRITO, I. B. E.. Participação em banca de Irandir Teixeira Leal.A cultura da peconha na voz da história viva: narrativas de estudantes peconheiros de escolas do município de Barcarena-Pa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

3.
LIMA, M. S. P.; BRITO, I. B. E.. Participação em banca de Suerlem Martins.A constituição do aluno quilombola nos espaços do campus universitário de Abaetetuba da universidade federal do Pará. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

4.
LIMA, M. S. P.; RIBEIRO, J. O. S.; SILVA, Dedival B.. Participação em banca de Delisa Pinheiro Pinheiro.Brinquedo de miriti na educação infantil: possibilidades pedagógicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

5.
LIMA, M. S. P.; FALABELO, R. N. O.; SILVA, D. B.. Participação em banca de Lílian Ferreira dos Santos.Dificuldades socioafetivas emocionais e de ensino aprendizagem na EJA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

6.
LIMA, M. S. P.; FALABELO, R. N. O.; SILVA, D. B.. Participação em banca de Rosilene da Silva Cardoso.As dimensões afetivo emocionais do cuidar e educar na creche Francisco Maués Carvalho. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

7.
LIMA, M. S. P.; RIBEIRO, J. O. S.; SILVA, Dedival B.. Participação em banca de DIONICE GASPAR ALVES DOS SANTOS.UNIFORME ESCOLAR E EROTIZAÇÃO: UM ESTUDO COM ALUNAS DO COLÉGIO ESTADUAL PAES DE CARVALHO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

8.
LIMA, M. S. P.; RIBEIRO, J. O. S.; SILVA, Dedival B.. Participação em banca de CASSILDA DE JESUS SILVA.EROTIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TOMÉ-AÇU: UM PROBLEMA PARA O CURRÍCULO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

9.
LIMA, M. S. P.; RIBEIRO, J. O. S.; SILVA, Dedival B.. Participação em banca de GENIVAL SOARES.A EROTIZAÇÃO DOS JOVENS NO FACEBOOK: UMA EXPERIÊNCIA A SER REFLETIDA PELO CURRÍCULO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Pará.

10.
Cristina Simone Reis Oliveira; Antonia Aparecida Monteiro do Nascimento; LIMA, M. S. P.. Participação em banca de Vera Luci Dias Fortado.O desafio dos professores com alunos de necessidades especiais na escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Lúcia, Vila de Pedrinhas no município de Santarém Novo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

11.
Cristina Simone Reis Oliveira; Antonia Aparecida Monteiro do Nascimento; LIMA, M. S. P.. Participação em banca de Mario Lionalva Barros da Silva.Resgate das memórias da Escola Municipal de Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

12.
Cristina Simone Reis Oliveira; Antonia Aparecida Monteiro do Nascimento; LIMA, M. S. P.. Participação em banca de Umbelina Maria Araújo da Silva.Educação Quilombola: um olhar sobre as práticas educativas do quilombola de Jurussaca, Tracuateua-Pará. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

13.
Cristina Simone Reis Oliveira; Antonia Aparecida Monteiro do Nascimento; LIMA, M. S. P.. Participação em banca de Izabel Cristina do Vale Oliveira.A importância do Pedagogo do Pedagogo no Centro de Referência da Assistência Social Cras- do Município da Santa Luzia Pará. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

14.
REIS JUNIOR, L. P.; LIMA, M. S. P.; Shyrley Patrícia Fiel dos Santos. Participação em banca de Maria Erileide de Castro.Estudo sobre as práticas pedagógicas nas classes multisseriadas da EMEF Manoela Pereira de Oliveira, município de Santa Maria do Pará. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

15.
LIMA, M. S. P.; MAUES, M. S.; Cristina Simone Reis Oliveira. Participação em banca de Regiane Laranjeira Pereira.Avaliação da Educação Infantil na escola Municipal Epifânio Melo, Tracuateua - Pará. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará, campus de Bragança.

16.
LIMA, M. S. P.; Cristina Simone Reis Oliveira; MAUES, M. S.. Participação em banca de Rosângela Rodrigues Esteves.A Importância da Formação Lúdica na Alfabetização da Criança na Escola Raimunda Vieira. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará, campus de Bragança.

17.
LIMA, M. S. P.; MAUES, M. S.; Cristina Simone Reis Oliveira. Participação em banca de Maria do Socorro Sousa Costa.Avaliação da Aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Fundamental na escola Missionárias de Santa Terezinha, Bragança - Pará. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará, campus de Bragança.

18.
Cristina Simone Reis Oliveira; LIMA, M. S. P.; MAUES, M. S.. Participação em banca de Sebastiana dos Reis Nogueira.A presença do lúdico na Educação Infantil: um estudo nas turmas da Escola Raimunda Vieira Costa, Santa Luzia do Pará. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará, campus de Bragança.

19.
LIMA, M. S. P.; MAUES, M. S.; Cristina Simone Reis Oliveira. Participação em banca de Cleane da Silva Coutinho.Formação docente: a organização do trabalho pedagógico por meio de sequência didática com jogos como proposta para a apropriação do sistema de escrita alfabética. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará, campus de Bragança.

20.
DINIZ, N. S.; MARRA, M. L. M.; LIMA, M. S. P.. Participação em banca de Raimunda Martins de Brito.O Lúdico na Educação Infantil na Escola Municipal de Ensino Fundamental Gizeldo Barros. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

21.
SOUZA, N. S. D.; MARRA, M. L. M.; LIMA, M. S. P.. Participação em banca de Cristina Lisboa Ferreira.Tecnologias Educativas: o uso de softwares no processo de aquisição da Leitura e da escrita na turma de 5o. Ano/9 na escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Corrêa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

22.
SOUZA, N. S. D.; MARRA, M. L. M.; LIMA, M. S. P.. Participação em banca de Maria de Fátima Maia da Silva.Evasão na Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal edgar Joaquim Ferreira, no Município de Peixe Boi. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

23.
SOUZA, N. S. D.; LIMA, M. S. P.; MARRA, M. L. M.. Participação em banca de Rosana Conceição de Souza.O Lúdico como Prática pedagógica na educação Infantil: o caso da escola Miriti. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

24.
MARRA, M. L. M. P.; LIMA, M. S. P.; SOUZA, N. S. D.. Participação em banca de Luiz Mariel Pereira dos Santos.Evasão escolar: um estudo sobre a evasão escolar na 2a. etapa da EJA na EMEIF Casulo Nilma Assad. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

25.
MARRA, M. L. M. P.; LIMA, M. S. P.; SOUZA, N. S. D.. Participação em banca de Maria Cleone Araújo Silva.Atuação do Pedagogo em espaços não escolar: ações no CRAS do Município de Bonito, no Pará. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

26.
SOUZA, N. S. D.; LIMA, M. S. P.; MARRA, M. L. M. P.. Participação em banca de Manoel Reis da Silva.Gestão democrática e participação nas escolas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

27.
MARRA, M. L. M. P.; LIMA, M. S. P.; SOUZA, N. S. D.. Participação em banca de Maria de Nazaré dos Santos.Evasão escolar na EJA: um olhar na realidade da Escola Municipal Casulo Nilma Assad. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

28.
MARRA, M. L. M. P.; LIMA, M. S. P.; SOUZA, N. S. D.. Participação em banca de Maria de Fátima Peixoto de Brito.O desafio do educador da Escola Multisseriada na Educação do Campo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

29.
SOUZA, N. S. D.; LIMA, M. S. P.; MARRA, M. L. M. P.. Participação em banca de Antonio Rosiane Benício Lima.A participação das famílias na Escola Alzenir Farias da Silva, em Bonito-Pará. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

30.
REIS JUNIOR, L. P.; LIMA, M. S. P.; MAUES, M. S.. Participação em banca de Reinaldo Guedes Vilar.PROJOVEM Campo Saberes da Terra: currículo e formação do jovem do campo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
LIMA, M. S. P.. I ENCONTRO AMAPAENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. 2016. Universidade do Estado do Amapá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIII CIHELA - Congresso Ibero Americano de Historia de la Educación Latiniamericana. (IN) VISIBILIDADES NA HISTORIOGRAFIA DA EDUCA;CÃO DA CRIANÇA NO PARÁ REPUBLICANO (1901-1920): PRÁTICAS DE ESCOLARIZAÇÃO. 2018. (Congresso).

2.
XIII CIHELA - Congresso Ibero Americano de Historia de la Educación Latiniamericana. EDUCAÇÃO E INFÂNCIA NA AMAZÔNIA NO SÉCULO XX: REPRESENTACÕES NA LITERATURA PARAENSE. 2018. (Congresso).

3.
CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NO PARÁ REPUBLICANO: A REPRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA EM CHOVE NOS CAMPOS DE CACHOEIRA. 2017. (Congresso).

4.
CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. PRÁTICAS DE EDUCAR CRIANÇAS NA AMAZÔNIA: AS ORIENTAÇÕES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS NA REPÚBLICA PARAENSE (1901-1920). 2017. (Congresso).

5.
ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.A REFORMA NOS PROGRAMAS DO ENSINO PRIMÁRIO NO PARÁ REPUBLICANO (1901-1908). 2017. (Encontro).

6.
VIII Congresso Brasileiro de História da Educação. De casa à escola: a educação e os conflitos interculturais na formação do menino Alfredo. 2015. (Congresso).

7.
VIII Congresso Brasileiro de História da Educação. 2015. (Congresso).

8.
VIII Congresso Brasileiro de História da Educação. Política Educacional para a história da educação no Pará (1905-1909): a expansão dos grupos escolares e o controle da evasão escolar. 2015. (Congresso).

9.
VIII Encontro Maranhense da História da Educação.Um olhar histórico-literário aos inocentes: uma análise da criança pobre nas crônicas Enterro de Anjos e Os meninos do meu bairro, do escritor De Campos Ribeiro. 2015. (Encontro).

10.
VIII Encontro Maranhense da História da Educação.Grupos escolares no Pará: a política do governo Augusto Montenegro. 2015. (Encontro).

11.
VIII Encontro Maranhense da História da Educação. 2015. (Encontro).

12.
II Seminário de História da Infância na Amazônia e IV Colóquio Constituição do Sujeito, Cultura e Educação.Traços da Educação de crianças pequenas na Literatura da Amazônia: histórias da mãe-preta. 2014. (Seminário).

13.
IV Seminário do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA). 2014. (Seminário).

14.
VII ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO."Monólogo de um órfão": uma poética da infância pobre na Amazônia paraense. 2014. (Encontro).

15.
X Congresso Luso Brasileiro da História da Educação. 2014. (Congresso).

16.
X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação:. O olhar histórico às mensagens do Governador Augusto Montenegro sobre a disseminação dos grupos escolares no Pará (1901-1910). 2014. (Congresso).

17.
X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: "Percursos e Desafios na História da dao. A concepção de educação para a infância no compêndio Páginas Brasileiras, de Esther Bibas. 2014. (Congresso).

18.
XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. 2014. (Seminário).

19.
XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro. 2014. (Seminário).

20.
XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2014. (Encontro).

21.
XXII Encontro de Pesquisa Educacional Norte Nordeste.Um olhar historiográfico às práticas de educar crianças pequenas na Amazônia (1897-1900): uma análise dos Serões da Mãe Preta. 2014. (Encontro).

22.
II Colóquio de Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade..Infância na Amazônia: das memórias de intelectuais aos documentos literários. 2013. (Outra).

23.
III Seminário do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA).História, impressos e educação. 2013. (Seminário).

24.
Palestra As pesquisas sobre a cultura material escolar no Brasil. 2013. (Outra).

25.
Seminário Infância e Adolescências: diversas narrativas. 2013. (Seminário).

26.
VII Congresso Brasileiro de História da Educação: circuitos e fronteiras da história da educação no Brasil. 2013. (Congresso).

27.
VII Congresso Brasileiro de História da Educação: circuitos e fronteiras da história da educação no Brasil. CRIANÇAS PERSONAGENS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA: UMA REPRESENTAÇÃO LITERÁRIA NO CONTO CHÃO DE LOBOS. 2013. (Congresso).

28.
VII Congresso Brasileiro de História da Educação: Circuitos e Fronteiras da História da Educação no Brasil. 2013. (Congresso).

29.
XI Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo.A História oral como fonte de pesquisa histórica. 2013. (Seminário).

30.
XI Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo: os fundamentos epistemológicos e políticos da produção do conhecimento em educação. 2013. (Seminário).

31.
XVII Feira Pan-Amazônica do Livro. Livro Classes Multisseriadas na Amazônia: singularidade, diversidade e heterogeneidade. 2013. (Exposição).

32.
XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Linguagem e cultura como processos dialógicos na interação social.. 2013. (Encontro).

33.
XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2013. (Encontro).

34.
XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.A educação de crianças nas páginas da ficção: discursos (des) construídos em Chove nos Campos de Cachoeira. 2013. (Encontro).

35.
I Colóquio Internacional de Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade. 2012. (Outra).

36.
III Seminário - Medicalização Frentes a Educação e a Sociedade. 2012. (Seminário).

37.
II Seminário do Grupo História da Educação na Amazônia (GHEDA).Fontes para a Pesquisa em Educação não Escolar na Amazônia. 2012. (Seminário).

38.
I Seminário de História da Infância na Amazônia. 2012. (Seminário).

39.
I Seminário de História da Infância na Amazônia e III Colóquio Constituição do Sujeito, Cultura e Sociedade.Infância na Amazônia: o dialogismo bakhtiniano em Chão de Lobos. 2012. (Seminário).

40.
I Encontro de Análise do Discurso da Amazônia.Infância e Educação na Amazônia: Discursos Construídos em Produção Literária. 2011. (Encontro).

41.
III Seminário sobre trabalho docente, III seminário Internacional sobre políticas Educacionais e Trabalho dicente: estado, educação, formação e trabalho docente. 2011. (Seminário).

42.
I Seminário do Grupo de pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA). 2011. (Seminário).

43.
X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. 2011. (Seminário).

44.
X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo.Pesquisa em Educação em espaço não-escolar: tensões metodológicas. 2011. (Seminário).

45.
XX Encontro de pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.A produção sobre Educação e infância nos Programas de Pós-Graduação no Brasil (2006-2009): perspectivas teórico-metodológicas. 2011. (Encontro).

46.
XX Encontro de pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.A arquitetura de um cotidiano de leitura ambulante. 2011. (Encontro).

47.
XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2011. (Encontro).

48.
VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Histórias de ambulantes do centro comercial de Belém : o sentido da leitura não-escolar. 2010. (Congresso).

49.
VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. 2010. (Congresso).

50.
V Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação.Práticas Educativas na Amazônia: cenários, objetos e dizeres de leitura de ambulantes do Centro Comercial de Belém -n. 2010. (Seminário).

51.
19 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2009. (Encontro).

52.
II CIELLA - Congresso Internacional de Estudos Línguisticos e Literários na Amazônia. Objetos de leitura: para quem e para quê?. 2009. (Congresso).

53.
V FORPEEXP- Fórum de Pesquisa, Ensino, Extensão e Pós-Graduação.PRÁTICAS EDUCATIVAS NA REGIÃO AMAZÔNICA: UM RECORTE DE CENÁRIOS E OBJETOS DE LEITURAS E DE SUJEITOS-LEITORES. 2009. (Seminário).

54.
XIX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - XIX EPENN. O lugar social da leitura: muito além da escola. 2009. (Congresso).

55.
XIX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - XIX EPENN.O lugar Social da leitura. 2009. (Oficina).

56.
Seminário Cultura e memórias amazônicas: avaliação e prospecção.Práticas educativas na região amazônica: cenários de leitura dos ambulantes. 2008. (Seminário).

57.
I CIELLA - I Congresso Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários. Raízes da Amazônia. 2007. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, M. S. P.; ALVES, Laura. M. da S. Araújo . III Seminário de História da Infância na Amazônia e V Colóquio Constituição do Sujeito, Cultura e Educação. 2016. (Outro).

2.
ALVES, Laura. M. da S. Araújo ; LIMA, M. S. P. . III COLÓQUIO DE PESQUISA DA LINHA EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE. 2015. (Outro).

3.
LIMA, M. S. P.. XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo - I Seminário Internacional de Políticas Educacionais, Cultura e Formação de Professores. 2014. (Outro).

4.
LIMA, M. S. P.. II Seminário de História da Infância na Amazônia o IV Colóquio Constituição do Sujeito, Cultura e Educação. 2014. (Outro).

5.
LIMA, M. S. P.. IV Seminário do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA. 2014. (Outro).

6.
LIMA, M. S. P.. I Seminário de História da Infância na Amazônia e III Colóquio Constituição do Sujeito Cultura e Educação. 2012. (Outro).

7.
LIMA, M. S. P.. X Seminário de Políticas Educacionais e Currículo. 2011. (Outro).

8.
LIMA, M. S. P.. Quarto Curso ECOAR- Elaborando Conhecimento para Aprender a Reconstruí-lo,sobre Educação Ambiental, na qualidade de coordenadora do curso, no período de 11 a 16 de setembro. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Evem Neuily Barbosa Ferreira. Práticas de disciplinamento escolar aplicadas à instrução da criança paraense, no contexto da Primeira República. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Abaetetuba. (Orientador).

2.
Elizabeth Rodrigues da Costa. Rituais nos Exames Escolares na Primeira República Paraense. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Abaetetuba. (Orientador).

3.
Joelma da Silva Trindade. Lições de escola: as práticas prescritas à instrução de crianças nos regulamentos escolares (1890-1920). Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Abaetetuba. (Orientador).

4.
Suellen Macedo Cardoso. As propostas oficiais que orientaram a educação da criança em grupos escolar implantados no estado do Pará na Primeira República. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Campus Universitário de Abaetetuba -UFPA. (Orientador).

5.
Evem Neuily Barbosa Ferreira. Práticas escolares na infância: a experiência em Grupo Escolar de Abaetetuba do Período Republicano. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade federal do Pará, campus Universitário de Abaetetuba. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria do Socorro Souza Costa. Avaliação da Aprendizagem no 1o. Ciclo do Ensino Fundamental na Escola Missionárias de Santa Terezinha, Bragança Pará. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Maria do Socorro Pereira Lima.

2.
Cleane da Silva Coutinho. Formação Docente: a organização do trabalho pedagógico por meio da sequência didática com jogos como proposta para a apropriação do sistema de escrita alfabética. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Maria do Socorro Pereira Lima.

3.
Regiane Laranjeira Pereira. Avaliação da Educação Infantil na Escola Municipal Epifânio Melo, Tracuateua -Pará. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Maria do Socorro Pereira Lima.

4.
Rosângela Rodrigues Esteves. A importância da formação lúdica na alfabetização da criança na Escola Raimunda Vieira, município de Santa Luzia do Pará. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Maria do Socorro Pereira Lima.

5.
Sebastiana dos Reis Nogueira. A presença do lúdico na Educação Infantil: um estudo nas turmas da Escola Raimunda Vieira Costa, Santa Luzia do Pará. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Maria do Socorro Pereira Lima.

6.
Érica do Socorro Gomes da Silva. Formação docente: desafios e perspectivas da educação infantil na escola Alzenir Farias, no município de Bonito-Pará. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Maria do Socorro Pereira Lima.

7.
José Ribamar Rodrigues de Carvalho. O Desenho no processo de desenvolvimento da escrita com crianças da educação infantil de 05 anos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Casulo Nilma Assad. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Maria do Socorro Pereira Lima.

8.
Ana Cláudia Souza da Silveira. O jogo na educação infantil: o lúdico e a criança. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Maria do Socorro Pereira Lima.

9.
Paulo Reis Rosário. O perfil sociocultural dos professores do Município de Quatipuru-Pará. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Maria do Socorro Pereira Lima.

10.
Maria Elizane Batista dos Anjos. Formação docente na perspectiva da educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Maria do Socorro Pereira Lima.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
LIMA, M. S. P.; FARES, J. A. ; FRANÇA, M. P. S. G. S. A. de. ; FARES, J. O. . Memórias de Mestre: Belém Antiga em narrativas de professores. 1. ed. Belém: Paka-Tatu/ EDUEPA, 2017. v. 1. 292p .


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMA, M. S. P.. A LITERATURA PARAENSE COMO FONTE PARA O CONHECIMENTO DA HISTÓRIA DA AMAZÔNIA. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 11:12:13