Jane Cleide dos Santos Bezerra

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5756257629925123
  • Última atualização do currículo em 08/07/2018


Fez graduação em Letras pela Universidade Estadual de Alagoas (1996). Realizou seu curso de Mestrado em Educação Brasileira na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), investigando a compreensão de textos escritos na graduação em Letras da UNEAL, na linha de pesquisa: práticas e saberes do ensino de língua portuguesa. Doutoranda em em Letras na Universidade Estadual de Maringá. Professora na Universidade Estadual de Alagoas. Professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Educação Básica. Tem experiência na área de Letras e de Pedagogia, com ênfase no ensino de Língua Portuguesa (fonética e fonologia, morfologia e pragmática) e Leitura e Produção de Texto, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Alfabetização e Letramento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jane Cleide dos Santos Bezerra
Nome em citações bibliográficas
BEZERRA, J. C. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Alagoas.
Rua Governador Luís Cavalcante, s/n
Alto do Cruzeiro
57312-270 - Arapiraca, AL - Brasil
Telefone: (082) 35398083
Ramal: 220
Fax: (082) 35213019


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Letras.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Orientador: José Renilson Menegassi.
2007 - 2012
Mestrado em Mestrado em Educação Brasileira.
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Título: Compreensão de textos escritos entre alunos iniciantes de Letras da UNEAL,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Maria Inez Matoso Silveira.
1993 - 1996
Graduação.
Universidade Estadual de Alagoas, UNEAL, Brasil.
Título: O Sentimentalismo e a Sensualidade na Obra-Sacra: Cânticos dos Cânticos.
Orientador: Oliveiros Nunes Barboza.




Atuação Profissional



Universidade Estadual de Alagoas, UNEAL, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Estadual de Alagoas, UNEAL, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Estadual de Alagoas, UNEAL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1997 - 2003
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

Atividades

07/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual de Alagoas, .

Cargo ou função
Núcleo Docente Estruturante - NDE.
03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Estadual de Alagoas, .

01/2004 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfossintaxe do Português
Leitura e Produção de Texto
Fonética e Fonologia do Português
01/2004 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
10/2015 - 07/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual de Alagoas, .

Cargo ou função
Núcleo Docente Estruturante - NDD.
12/2006 - 12/2009
Direção e administração, Universidade Estadual de Alagoas, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Letras da Universidade Estadual de Alagoas - Campus I.
12/2006 - 12/2006
Direção e administração, Universidade Estadual de Alagoas, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento de Assuntos Linguísticos da Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca - FFPA.
08/2006 - 12/2006
Direção e administração, Universidade Estadual de Alagoas, .

Cargo ou função
Secretário de Campus Universitário.
03/2005 - 04/2005
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca, Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca.

Atividade realizada
Coordenadora do I Seminário de Monografias do Curso de Letras.
11/2004 - 12/2004
Outras atividades técnico-científicas .

Atividade realizada
Curso de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental.
2003 - 2004
Ensino, Especialização em Língua Portuguesa, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Morfossintaxe do Português
Construção da Linguagem
08/2003 - 09/2003
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca, Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca.

Atividade realizada
Curso de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental.
07/2003 - 08/2003
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca, Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca.

Atividade realizada
Coordenadora da II Jornada de Estudos Independentes do Curso de Pedagogia.
2002 - 2003
Ensino, Especialização em Língua Portuguesa, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa
1997 - 2003
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Texto
Português - Expressão e Comunicação
Português Instrumental
1997 - 2003
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Metodologia da Pesquisa
Leitura e Produção de Texto
Novas Tecnologias Educacionais
1999 - 2001
Direção e administração, Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca, .

Cargo ou função
Secretaria Executiva.
04/2000 - 05/2000
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca, Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca.

Atividade realizada
Curso de Língua Portuguesa Preparatório para Concurso de Professores do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Alagoas.
03/2000 - 04/2000
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca, Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca.

Atividade realizada
Curso de Capacitação para Monitores da Alfabetização Solidária.
01/2000 - 02/2000
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca, Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca.

Atividade realizada
Curso de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental - I Encontro de Educadores de Ouro Branco.
11/1999 - 12/1999
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca, Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca.

Atividade realizada
Coordenadora do I Encontro de Educadores de Jaramataia.
11/1999 - 12/1999
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca, Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca.

Atividade realizada
Curso de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental - I Encontro de Educadores de Jaramataia.
09/1999 - 10/1999
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca, Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca.

Atividade realizada
Curso de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental - I Encontro de Educadores de Girau do Ponciano.
09/1999 - 10/1999
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca, Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca.

Atividade realizada
Curso: Os desafios de uma educação inclusiva para todos.
09/1999 - 09/1999
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca, Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca.

Atividade realizada
Coordenadora do I Encontro de Educadores de Girau de Ponciano.
05/1999 - 06/1999
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca, Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca.

Atividade realizada
Curso de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental - I Encontro de Educadores de Palmeira dos Índios.
1999 - 05/1999
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca, Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca.

Atividade realizada
Curso de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental - I Encontro de Educadores de Cacimbinas, Brasil.
03/1999 - 04/1999
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca, Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca.

Atividade realizada
Curso de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental - I Encontro de Educadores de União dos Palmares, Brasil.
08/1997 - 09/1997
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca, Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca.

Atividade realizada
Coordenadora do Seminário: O Portador de Necessidades Especiais.
10/1988 - 11/1988
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca, Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca.

Atividade realizada
Curso de Capacitação para Alfabetizadores de Jovens e Adultos - Fundamentos do Processo de Construção da Escrita e Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa.
10/1988 - 11/1988
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca, Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca.

Atividade realizada
Curso de Alfabetização de Jovens e Adultos.
05/1988 - 06/1988
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca, Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca.

Atividade realizada
Curso de Orientações Básicas em Educação Especial - Deficiência Visual.
05/1988 - 06/1988
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca, Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca.

Atividade realizada
Curso de Orientações Básicas em Educação Especial - Deficiência Visual.

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTA CECÍLIA - ISESC, ISESC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2015
Vínculo: professora parcial, Enquadramento Funcional: professor/parcial, Carga horária: 8



Linhas de pesquisa


1.
Língua Portuguesa em contexto de ensino e aprendizagem

Objetivo: Refletir e propor práticas docentes e inovadoras para a aprendizagem de língua portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
LÍNGUAS EM CONTEXTO DE ENSINO E INTERAÇÃO: UMA ANÁLISE DOS COMANDOS DE ATIVIDADES DE LEITURA NOS COMANDOS DE ATIVIDADES DE LEITURA NOS LIVROS DIDÁTICOS (PORTUGUÊS E INGLÊS) A PARTIR DOS ASPECTOS AXIOLÓGICOS BAKHTINIANOS
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2017
Letramento acadêmico no curso de letras (Campus I): saberes, recursos e práticas textual-discursivas na produção do texto científico
Descrição: Trata-se de um projeto de iniciação científica (PIBIC)e o objeto de investigação visa como resultado, o letramento acadêmico. A escrita dos gêneros científicos é aqui entendida como ?a forma textual comunicativa que possibilita aos universitários a demonstração de habilidades de leitura e escrita de textos que circulam na esfera acadêmica, responsáveis pelo que se pode chamar de letramento acadêmico? (THEREZZO, 2007), portanto, é de total responsabilidade da universidade refletir sobre o processo de apreensão da escrita, desenvolvendo habilidades e promovendo competências. Este projeto estabelece como necessidade, suscitar respostas à questão de quais são as marcas estruturais, linguístico-textuais e também discursivas que denotam o letramento acadêmico de alunos da licenciatura em Letras da UNEAL, como isso tem ocorrido e quais leituras ou ações pedagógicas devem ser implementadas, de modo a favorecer o letramento acadêmico e, assim, potencializar a divulgação dos conhecimentos científicos produzidos na academia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Jane Cleide dos Santos Bezerra - Coordenador / Bruna Ciríaco Valério - Integrante / Paulo de Souza Lima - Integrante / Emanuelle Pereira da Silva - Integrante / Mônica Ferreira da Costa - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Bolsa.


Outros Projetos


2018 - Atual
PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITARIA - II CICLO LITERÁRIO
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Diversitas Journal


Membro de comitê de assessoramento


2015 - Atual
Agência de fomento: Universidade Estadual de Alagoas


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Exame de Proficiência em Lingua Estrangeira (Espanhol), Universidade Estadual de Alagoas.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
BEZERRA, J. C. S.. Compreensão de textos escritos entre alunos iniciantes de letras da Uneal. 1. ed. Arapiraca: EdUneal, 2015. v. 1. 258p .

Capítulos de livros publicados
1.
BEZERRA, J. C. S.; BARROS, Genaldir Rocha de Oliveira . Letrando com fábulas: narrativas de uma experiência nas séries iniciais. (Re) Pensando a pesquisa em linguagem: várias visões, múltiplos olhares. 1ed.Pará de Minas (MG): VirtualBooks Editora e Livraria Ltda., 2017, v. , p. 149-176.

2.
BEZERRA, J. C. S.. Perspectivas axiológicas nas propostas de atividades relacionadas à compreensão de texto na obra ?Português: Linguagens 1?. In: Sílvio Nunes da Silva Júnior. (Org.). ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E LITERATURAS: CAMINHOS PARA O DEBATE. 1ªed.Pará de Minas (MG): VirtualBooks Editora, 2017, v. 1, p. 25-44.

3.
BEZERRA, J. C. S.; Santos, Weslane Alves . A contação de história e o letramento literário: dando voz e vez ao aluno. In: Sílvio Nunes da Silva Júnior; Eliane Bezerra da Silva. (Org.). (Re) Pensando a pesquisa em linguagem: várias visões, múltiplos olhares. 1ed.Pará de Minas Gerais: VirtualBooks Editora e Livraria Ltda., 2017, v. , p. 120-.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BEZERRA, J. C. S.. Da legislação às práticas de sala de aula: algumas reflexões. Diversitas Journal.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BEZERRA, J. C. S.; SILVA, V. E. P. . 'ELAS' PODEM SER ESTUPRADAS, SIM! UM CASO DE ANÁFORA INDIRETA NO FACEBOOK: DIALOGANDO COM O PRECONCEITO VELADO DE MAIS DE '30'!. In: XXVI JORNADA DO GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE - GELNE, 2016, Recife. LIVRO DE RESUMOS DA XXVI JORNADA DO GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE - GELNE, 2016. p. 195-195.

2.
BEZERRA, J. C. S.; SILVA, Romildo Barros ; SANTOS, Jannyellen Martins . A EMBREAGEM E A DEBREAGEM EM SITUAÇÃO DE LINGUAGEM. In: Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uneal, 2015. A EMBREAGEM E A DEBREAGEM EM SITUAÇÃO DE LINGUAGEM, 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BEZERRA, J. C. S.; SANTOS, Myllenna de Oliveira . LEITURA NA GRADUAÇÃO DE PEDAGOGIA: UM DIAGNÓSTICO DA COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS INICIANTES. In: Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uneal, 2015. Leitura na graduação de pedagogia: um diagnóstico da compreensão leitora dos alunos iniciantes, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BEZERRA, J. C. S.; Lima D. R.G ; Santos, A. L. . PERSPECTIVAS AXIOLÓGICAS A PARTIR DO GÊNERO DISCURSIVO TIRA EM LIVROS DIDÁTICOS DO PORTUGUÊS, NO ENSINO MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA: A QUESTÃO DA ENTONAÇÃO. In: III ENCONTRO REGIONAL DE LINGUÍSTICA, 2017, Garanhuns (PE). III Encontro Regional de Linguística (ERELIN): Anais.. Garanhuns (PE), 2017. p. 44-44.

2.
BEZERRA, J. C. S.; Torquato, J. V. ; Oliveira, J. S. . A NOÇÃO ENTONAÇÃO NOS ESTUDOS BAKHTIN A PARTIR DO GÊNERO NOTÍCIA EM LIVROS DIDÁTICOS DA LÍNGUA INGLESA NO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA O GÊNERO NOTÍCIA EM LIVROS DIDÁTICOS DA LÍNGUA INGLESA NO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA (AL). In: III ENCONTRO REGIONAL DE LINGUÍSTICA, 2017. III Encontro Regional de Linguística (ERELIN): Anais.. p. 53.

3.
BEZERRA, J. C. S.; Gama M. G. O ; VALERIO, B. C. . LINGUAS EM CONTEXTO DE ENSINO E INTERAÇÃO: UMA ANÁLISE DOS COMANDOS DE ATIVIDADES DE LEITURA NOS LIVROS DIDÁTICOS (PORTUGUÊS E INGLÊS) A PARTIR DOS ASPECTOS AXIOLÓGICOS BAKHTINIANOS. In: III ENCONTRO REGIONAL DE LINGUÍSTICA, 2017. III Encontro Regional de Linguística (ERELIN): Anais.. Garanhuns (PE), 2017. p. 56-56.

4.
BEZERRA, J. C. S.; Oliveira, J. S. . UMA ANÁLISE DOS COMANDOS DE ATIVIDADES DE COMPREENSÃO DE TEXTOS EM LÍNGUA INGLESA NAS PROVAS DO ENEM À LUZ DOS CONCEITOS AXIOLÓGICOS DO CÍRCULO DE BAKHTIN. In: III ENCONTRO REGIONAL DE LINGUÍSTICA, 2017, Garanhuns (PE). III Encontro Regional de Linguística (ERELIN): Anais.. Garanhuns (PE), 2017. p. 57-57.

5.
BEZERRA, J. C. S.. A PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO JORNALISMO LITERÁRIO PELA VIOLAÇÃO DAS MÁXIMAS CONVERSACIONAIS NO BLOG VIDAS ANÔNIMAS. In: II ENCONTRO REGIONAL DE LINGUÍSTICA - ERELIM, 2016, Palmeira dos Índios. ANAIS DO II ENCONTRO REGIONAL DE LINGUÍSTICA, 2016. p. 37-37.

6.
BEZERRA, J. C. S.; SANTOS, Jannyellen Martins ; SILVA, Romildo Barros . 'Elas' podem ser estupradas, sim! Um caso de anáfora indireta no facebooK dialogando com o preconceito velado de mais de '30'. In: XXVI JORNADA DO GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE- GELNE, 2016, Recife - PE. Rumo aos quarenta anos - Livro de Resumo da XXVI Jornada do Grupo de Pesquisa de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2016. p. 195-195.

7.
BEZERRA, J. C. S.. A (des) construção do texto científico:autoria, compreensão e análise. In: Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uneal, 2015. A (des) construção do texto científico:autoria, compreensão e análise.

8.
BEZERRA, J. C. S.; VALERIO, B. C. . Vivenciando as sequências didáticas de gêneros textuais no ensino de línguas: novo dizer, novo pensar, novo fazer. In: Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uneal, 2015. Vivenciando as sequências didáticas de gêneros textuais no ensino de línguas: novo dizer, novo pensar, novo fazer, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
BEZERRA, J. C. S.; LIMA, P. S. ; SILVA, Emmanuelle Pereira da . O GÊNERO TEXTUAL ACADÊMICO - UM DIAGNÓSTICO DO PROCESSO DE LETRAMENTO CIENTÍFICO NO CURSO DE LETRAS DA UNEAL (CAMPUS I). 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BEZERRA, J. C. S.. Criança com TEA: uma reflexão sobre as práticas linguageiras possíveis no processo de alfabetização. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BEZERRA, J. C. S.; Menegassi, R. J. . O 'recadinho' nos Gifs: uma reflexão sobre o reagrupamento de valores através da entonação no comentário réplica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BEZERRA, J. C. S.; Menegassi, R. J. . A entonação valorativa em livros didáticos de Português: caracterização das escolhas em Arapiraca-AL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
BEZERRA, J. C. S.; Lima D. R.G ; Santos, A. L. . PERSPECTIVAS AXIOLÓGICAS A PARTIR DO GÊNERO DISCURSIVO TIRA EM LIVROS DIDÁTICOS DO PORTUGUÊS, NO ENSINO MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA: A QUESTÃO DA ENTONAÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
BEZERRA, J. C. S.; VALERIO, B. C. ; Gama M. G. O . LÍNGUAS EM CONTEXTO DE ENSINO E INTERAÇÃO: UMA ANÁLISE DOS COMANDOS DE ATIVIDADES DE LEITURA NOS LIVROS DIDÁTICOS (PORTUGUÊS E INGLÊS) A PARTIR DOS ASPECTOS AXIOLÓGICOS BAKHTINIANOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
BEZERRA, J. C. S.. A REFORMA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO E OS IMPACTOS DESSA REFORMA NOS CURSOS DE LICENCIATURA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BEZERRA, J. C. S.; LIMA, P. S. ; Valério, Bruna Ciríaco ; SILVA, Kledja Germania Araujo de . QUESTÕES SOBRE O LETRAMENTO ACADÊMICO NA UNEAL (CAMPUS I): UMA ANÁLISE DOS RECURSOS DE COESÃO UTILIZADOS NA PRODUÇÃO DO TCC DO CURSO LETRAS/INGLÊS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
BEZERRA, J. C. S.. Crianças com TEA: da alfabetização ao letramento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
BEZERRA, J. C. S.. A LITERATURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR: PIBID/PEDAGOGIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BEZERRA, J. C. S.. ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA: PRESSUPOSTOS BÁSICOS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM CURSO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
BEZERRA, J. C. S.. A VIOLAÇÃO DAS MÁXIMAS CONVERSACIONAIS: UMA ANÁLISE DO GÊNERO TIRINHA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BEZERRA, J. C. S.. LEITURA NA GRADUAÇÃO DE PEDAGOGIA: UM DIAGNÓSTICO DA COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS INICIANTES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
BEZERRA, J. C. S.; SANTOS, Jannyellen Martins ; SILVA, Romildo Barros . A EMBREAGEM E A DEBREAGEM EM SITUAÇÃO DE LINGUAGEM. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
BEZERRA, J. C. S.. Uma análise sobre a compreensão de textos escritos entre alunos iniciantes do curso de Letras da Universidade Estadual de Alagoas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BEZERRA, J. C. S.. A COMPREENSÃO DE TEXTOS ESCRITOS A PARTIR DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS ? UMA EXPERIÊNCIA NAS REDES PÚBLICA E PARTICULAR NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BEZERRA, J. C. S.; DA, M. C. L. ; COSTA, M. R. L. . A compreensão de textos escritos a partir da contação de histórias: uma experiência nas redes públicas e particular no 3 ano do ensino fundamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
BEZERRA, J. C. S.. PCNS: NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
BEZERRA, J. C. S.. As dificuldades dos alunos de Graduação de Letras na leitura de textos científicos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
BEZERRA, J. C. S.. Inciação à Pesquisa Lítero-Linguísitica. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
OLIVEIRA, M. E. ; BEZERRA, J. C. S. . Quanto Tanto. Rio de Janeiro, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BEZERRA, J. C. S.. Elaboração de Provas para concurso. 2018.

2.
BEZERRA, J. C. S.; ALMEIDA, C. C. ; BALBINO, E. S. ; SANTOS, R. R. ; SANTOS, S. G. ; LIMA, R. N. . Comissão científica do II ERELIN. 2016.

Trabalhos técnicos
1.
BEZERRA, J. C. S.. A CONQUISTA DO LETRAMENTO ACADÊMICO DESEJADO E A FRAGMENTAÇÃO IDENTITÁRIA DO ESTUDANTE DE LETRAS. 2016.

2.
BEZERRA, J. C. S.. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA PARA O LETRAMENTO DIGITAL: OBSERVANDO A IDENTIDADE. 2016.

3.
BEZERRA, J. C. S.. PRECONCEITO LINGUÍSTICO: LÍNGUA PADRÃO OU PATRÃO?. 2016.

4.
BEZERRA, J. C. S.. DIVERGÊNCIAS LEXICOLÓGICAS EM DICIONÁRIOS BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS DA LÍNGUA PORTUGUESA. 2016.

5.
BEZERRA, J. C. S.. DESPERTANDO O INTERESSE PELA LEITURA: ATRAVÉS DAS CRÔNICAS DE LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO. 2016.

6.
BEZERRA, J. C. S.. DA DECODIFICAÇÃO À COMPREENSÃO DA LEITURA: ALGUMAS IMPLICAÇÕES. 2016.

7.
BEZERRA, J. C. S.. PROFESSORES EM FORMAÇÃO E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES COM USO DAS TDIC. 2016.

8.
BEZERRA, J. C. S.. ABORDAGENS E CONCEITOS DA SOCIOLINGUÍSTICA. 2016.

9.
BEZERRA, J. C. S.. O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ. 2015.

10.
BEZERRA, J. C. S.. PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO BÁSICO: UM ESTUDO SOBRE OS CRITÉRIOS DE TEXTUALIDADE. 2015.

11.
BEZERRA, J. C. S.. UMA ANÁLISE DISCURSIVA: DILMA ROUSSEF SERÁ UM LULA DE SALTO?. 2015.

12.
BEZERRA, J. C. S.. COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAIS: O QUE O TEXTO UNIU O DISCENTE NÃO SEPARE. 2015.

13.
BEZERRA, J. C. S.. A OBRA 'O PEQUENO PRÍNCIPE' E SUA INTERDISCURSIVIDADE COM A BÍBLIA: UMA ESTRATÉGIA PARA A AMPLIAÇÃO DA LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2015.

14.
BEZERRA, J. C. S.. OS NÍVEIS DE ESCRITA NA SALA DE AULA. 2015.

15.
SANTOS, A.P. ; BEZERRA, J. C. S. . A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA/SONDAGEM NA 1ª FASE DE ALFABETIZAÇÃO. 2010.

16.
OLIVEIRA, C. I. ; BEZERRA, J. C. S. . A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O SUCESSO DE UMA ENTIDADE ORGANIZACIONAL. 2010.

17.
MILENO, D.R ; BEZERRA, J. C. S. . A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR: CONHECENDO SUAS CONDIÇÕES LINGUÍSTICAS E NECESSIDADES EDUCACIONAIS. 2010.

18.
SOUZA, K. K. ; BEZERRA, J. C. S. . INCLUSÃO NA ESCOLA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. 2010.

19.
FIRMINO, S. M. ; BEZERRA, J. C. S. . EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RESGATE DAS BRINCADEIRAS ANTIGAS COMO FORMA DE APRENDIZAGEM. 2010.

20.
RIBEIRO, D. M. ; BEZERRA, J. C. S. . INDISCIPLINA: EM BUSCA DE SOLUÇÕES ALTERNATIVAS. 2010.

21.
DAO, M. A. ; BEZERRA, J. C. S. . A ORALIDADE NAS PROPOSTAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO ORAL EM UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2010.

22.
TAVARES, V. ; BEZERRA, J. C. S. . GÊNERO E DIVERSIDADE: A ORIENTAÇÃO SEXUAL NAS SÉRIES INICIAIS. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BEZERRA, J. C. S.. VIII Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas - VIII EPEAL. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
BEZERRA, J. C. S.. I Círculo Literário da Uneal. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
BEZERRA, J. C. S.. Saberes e Práticas da Língua Portuguesa. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
BEZERRA, J. C. S.. COMPREENSÃO DE TEXTOS ESCRITOS ENTRE ALUNOS INICIANTES DO CURSO DE LETRAS DA UNEAL. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
BEZERRA, J. C. S.; LIMA, P. S. ; COSTA, M. F. ; SILVA, E. P. ; VALERIO, B. C. . Relatório parcial da pesquisa: LETRAMENTO ACADÊMICO NO CURSO DE LETRAS DA UNEAL (CAMPUS I): SABERES, RECURSOS E PRÁTICAS TEXTUAL-DISCURSIVAS NA PRODUÇÃO DO TEXTO CIENTÍFICO.. 2016. (Relatório de pesquisa).

2.
BEZERRA, J. C. S.. A VOZ, A IMAGEM E A LETRA: AS NARRATIVAS INFANTIS NA ESCOLA. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
BEZERRA, J. C. S.. A (des) construção do texto científico: autoria, compreensão e análise. 2015. .

4.
BEZERRA, J. C. S.. LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO LEITORA A PARTIR DO TEXTO LITERÁRIO. 2015. .

5.
BEZERRA, J. C. S.; Valério, Bruna Ciríaco . VIVENCIANDO AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUAS: NOVO DIZER, NOVO PENSAR, NOVO FAZER. 2015. .

6.
BEZERRA, J. C. S.. Kit Pedagógico de Língua Portuguesa. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para aulas na graduação).

7.
BEZERRA, J. C. S.. Kit Pedagógico de Leitura e Produção de Textos. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para aulas na graduação).

8.
BEZERRA, J. C. S.. Leitura e Produção de Textos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
BEZERRA, J. C. S.. Leitura e Produção de Texto para Professores de 1ª a 4ª Séries do Ensino Fundamental. 2006. (Oficina Pedagógica).

10.
BEZERRA, J. C. S.. Leitura e Produção de Texto para Professores de 1ª a 8ª Séries do Ensino Fundamental. 2006. (Oficina Pedagógica).

11.
BEZERRA, J. C. S.. Leitura e Produção de Texto para Professores do Ensino Médio. 2006. (curso).

12.
BEZERRA, J. C. S.. Leitura e Produção de Textos para Professores de 1ª a 4ª Séries do Ensino Fundamental. 2006. (Oficina Pedagógica).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BEZERRA, J. C. S.. Participação em banca de Lindinalva Miguel da Silva. A ARGUMENTAÇÃO NO ARTIGO DE OPINIÃO: ESTUDO LINGUÍSTICO E RETÓRICO-ARGUMENTATIVO DE PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagem e Práticas Sociais) - Instituto Federal de Alagoas - Matriz.

2.
BEZERRA, J. C. S.. Participação em banca de MARIA CRISTINA LIMA DA SILVA. A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: UMA FERRAMENTA PARA ALFABETIZAR LETRANDO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO) - Universidade Federal de Alagoas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Barbosa R. K. C.; BEZERRA, J. C. S.. Participação em banca de Rita de kassya Cavalcante.A LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL/DISCURSIVO TIRINHAS: UM ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AXIOLOGIA NO PROCESSO DE COMPREENSÃO TEXTUAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas.

2.
BEZERRA, J. C. S.. Participação em banca de GENILDO ALVES DE LIMA.LINGUISTAS VERSUS GRAMÁTICOS: UMA BATALHA CONSIDERÁVEL E SEU REFLEXO NO CENÁRIO ENSINO-APRENDIZAGEM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas.

3.
BEZERRA, J. C. S.. Participação em banca de Elânia Maria da Silva.ADAPTAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO NA CRECHE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior Santa Cecília.

4.
BEZERRA, J. C. S.. Participação em banca de Kelanne Almeida da Silva.RECREIO MEDIADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA DO CURSO DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTA CECÍLIA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior Santa Cecília.

5.
BEZERRA, J. C. S.. Participação em banca de Cristina da Silva Marques.O PEDAGOGO E A PRÁTICA EDUCATIVA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior Santa Cecília.

6.
BEZERRA, J. C. S.. Participação em banca de Gabriela Vieira Rodrigues.A PRÁTICA DOCENTE SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS NÍVEIS DE LEITURA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas.

7.
BEZERRA, J. C. S.. Participação em banca de Helena Vieira de Andrade.LETRAMENTO: GÊNERO TEXTUAIS COMO PRÁTICA LETRADA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual de Alagoas.

8.
BEZERRA, J. C. S.. Participação em banca de Valdicéia Rocha da Silva.FAMÍLIA E ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DESSA RELAÇÃO NO DESEMPENHO ESCOLAR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior Santa Cecília.

9.
BEZERRA, J. C. S.. Participação em banca de Jullyana Paula Vieira Bispo.A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior Santa Cecília.

10.
BEZERRA, J. C. S.. Participação em banca de Fabiana da Rocha Santos.O LÚDICO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. 2014 - Instituto de Ensino Superior Santa Cecília.

11.
BEZERRA, J. C. S.. Participação em banca de Nataly Tamires Gomes Calixto Santos.PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior Santa Cecília.

12.
BEZERRA, J. C. S.. Participação em banca de Vívian Benedito da Silva.POSSIBILIDADES E LIMITES NO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior Santa Cecília.

13.
BEZERRA, J. C. S.. Participação em banca de NADJA ARAÚJO MACIEL.A REFERENCIAÇÃO COMO COADJUVANTE NA CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Alagoas.

14.
BEZERRA, J. C. S.. Participação em banca de ADRIANA CORREIA DE OLIVEIRA.A ABORDAGEM DA ORTOGRAFIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior Santa Cecília.

15.
BEZERRA, J. C. S.. Participação em banca de VALDEREZ TAVARES DE ALMEIDA.GÊNERO E DIVERSIDADE: A ORIENTAÇÃO SEXUAL NAS SÉRIES INICIAIS. 2011.

16.
BEZERRA, J. C. S.. Participação em banca de MARIA APARECIDA DÃO.A ORALIDADE NAS PROPOSTAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO ORAL EM UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2011.

17.
BEZERRA, J. C. S.. Participação em banca de ALZENIR FERREIRA DA SILVA.EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior Santa Cecília.

18.
BEZERRA, J. C. S.. Participação em banca de Suely Márcia Pereira Arruda."OS VALORES ÉTICOS MORAIS E SOCIAIS DENTRO DA FAMÍLA: UM ESTUDO DE CASO NA SOCIEDADE ATUAL". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO SANTA CECÍLIA LTDA.

19.
BEZERRA, J. C. S.. Participação em banca de Alessia Higjno Lessa."O PAPEL DA ESCOLA E DO EDUCADOR NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO SANTA CECÍLIA LTDA.

20.
BEZERRA, J. C. S.. Participação em banca de Francineide Cristina Gomes da Silva."AS ATIVIDADES LÚDICAS COMO SUPORTE DE SOCIABILIDADE NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO SANTA CECÍLIA LTDA.

21.
BEZERRA, J. C. S.. Participação em banca de ANA CLEIDE INOCÊNCIO DOS SANTOS.O ENSINO DE LEITURA NA PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE TEXTUAL ? UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA CORONEL PEDRO SURUAGY. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO SANTA CECÍLIA LTDA.

22.
BEZERRA, J. C. S.. Participação em banca de Louise Emanuelle Silva Paixão.CRIANÇA SURDA INSERIDA NO SISTEMA DE ENSINO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior Santa Cecília.

23.
BEZERRA, J. C. S.. Participação em banca de Aparecida Célia Rodrigues Bezerra.A INSERÇÃO DO ALUNO SURDO NA REDE REGULAR DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA ? RANÇOS E AVANÇOS.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Insituto Superior de Ensino Santa Cecília.

24.
BEZERRA, J. C. S.. Participação em banca de Arlete Barbosa Baía.A INDISCIPLINA NA SALA DE AULA ? UM OLHAR SOBRE OS FATORES SÓCIO-ECONÔMICOS.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTA CECÍLIA - ISESC.

25.
BEZERRA, J. C. S.. Participação em banca de Rosane Vital Rios Costa.RECURSOS HUMANOS NA ERA DA INFORMAÇÃO ? OS DESAFIOS ATUAIS DA MODERNA GESTÃO DE PESSOAS.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTA CECÍLIA - ISESC.

26.
BEZERRA, J. C. S.. Participação em banca de Luciana Claúdia dos Santos Pastora.RESPONSABILIDADE SOCIAL: UM ENFOQUE PATRIMONIAL SOBRE OS RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTA CECÍLIA - ISESC.

27.
BEZERRA, J. C. S.. Participação em banca de Renilda Vilela dos Santos.AS DIFICULDADES DE LEITURA E DE PRODUÇÃO TEXTUAL NA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA FUNDAMENTAL GOVERNADOR GERALDO BULHÕES (GIRAU DO PONCIANO, 2008).. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTA CECÍLIA - ISESC.

28.
BEZERRA, J. C. S.. Participação em banca de Luciana Maria de Lima.AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO ? APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTA CECÍLIA - ISESC.

29.
BEZERRA, J. C. S.. Participação em banca de Cristina Souza Veras.EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO SENSO CRÍTICO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO SANTA CECÍLIA LTDA.

30.
BEZERRA, J. C. S.. Participação em banca de Thayna da Costa e Silva.FAMÍLIA E ESCOLA: DUAS INSTITUIÇÕES INSEPARÁVEIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Insttuto de Ensino Superior Santa Cecília.

31.
BEZERRA, J. C. S.. Participação em banca de Jacielma Oliveira Araújo Erenilda Ferreira da Silva.O MASCARAMENTO EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual de Alagoas.

32.
BEZERRA, J. C. S.. Participação em banca de Severino Batista da Silva.INTERDISCIPLINARIDADE NA PRODUÇÃO DE TEXTOS DO ENSINO MÉDIO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual de Alagoas.

33.
BEZERRA, J. C. S.. Participação em banca de Ana Claudia de Oliveira Tenório e Andréa Pereira dos Santos.AS INFLUÊNCIAS IDEOLÓGICAS NO DISCURSO POLÍTICO DE HELOÍSA HELENA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas.

34.
BEZERRA, J. C. S.. Participação em banca de Jane Maria Pereira.A Trajetória Histórica das Concepções de Criança e sua Formação como Leitor. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BEZERRA, J. C. S.. Concurso de Professor monitor de Língua Portuguesa. 2018. Prefeitura Municipal de Arapiraca.

2.
BEZERRA, J. C. S.. Seleção Pública de Provas e Títulos para Professor Substituto da Universidade Estadual de Alagoas. 2008. Universidade Estadual de Alagoas.

Outras participações
1.
BEZERRA, J. C. S.. II ENCONTRO REGIONAL DE LINGUÍSTICA. 2016. Universidade Estadual de Alagoas.

2.
BEZERRA, J. C. S.. Comissão de Seleção Pública Simplificada de Prova de Títulos e Didática para a formação de cadastro de reserva para contratação de professores para o Programa Especial para Graduação de Professores - PGP. 2009.

3.
BEZERRA, J. C. S.. Membro da Banca Examinadora da Seleção Pública Simplificada de Provas de Títulos e Didática do Cadastro reserva para contratação de Professor Substituto. 2009.

4.
BEZERRA, J. C. S.. Comitê de Avaliação. 2009. Universidade Estadual de Alagoas.

5.
BEZERRA, J. C. S.. I SEMANA DE PEDAGOGIA - LEITURA E ESCRITA: CENÁRIOS E DESAFIOS. 2007. Universidade Estadual de Alagoas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III ENCONTRO REGIONAL DE LINGUÍSTICA. 2017. (Encontro).

2.
III ENCONTRO REGIONAL DE LINGUÍSTICA.PERSPECTIVAS AXIOLÓGICAS A PARTIR DO GÊNERO DISCURSIVO TIRA EM LIVROS DIDÁTICOS DO PORTUGUÊS, NO ENSINO MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA: A QUESTÃO DA ENTONAÇÃO. 2017. (Encontro).

3.
IX SPLE - SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LETRAS. 2017. (Seminário).

4.
V CONALI - CONGRESSO NACIONAL DE LINGUAGENS EM INTERAÇÃO. O RECADINHO NOS GIFS: UMA REFLEXÃO SOBRE O REAGRUPAMENTO DE VALORES ATRAVÉS DA ENTONAÇÃO NO COMENTÁRIO. 2017. (Congresso).

5.
X SPLE - SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LETRAS. 2017. (Seminário).

6.
II ENCONTRO REGIONAL DE LINGUÍSTICA.A PRODUÇÃO DOS SENTIDOS NO JORNALISMO LITERÁRIO PELA VIOLAÇÃO DAS MÁXIMAS CONVERSACIONAIS NO BLOG VIDAS ANÔNIMAS. 2016. (Encontro).

7.
IX SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LETRAS - SPLE. 2016. (Seminário).

8.
XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE. "Elas" podem ser estupradas, sim! Um caso de anáfora indireta no facebook: dialogando com o preconceito velado de mais de 30.. 2016. (Congresso).

9.
Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uneal - CONEPE. A EMBREAGEM E A DEBREAGEM EM SITUAÇÃO DE LINGUAGEM. 2015. (Congresso).

10.
I CONGRESSO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA DE ARAPIRACA - CIPAR. 2015. (Congresso).

11.
SEMANA DE PEDAGOGIA: DIMENSÕES DA PESQUISA NO ESTADO DE ALAGOAS.Grupo de Trabalho: Alfabetização, Letramento e Estudos da Linguagem. 2015. (Seminário).

12.
Semana de Pedagogia 2015.ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA: PRESSUPOSTOS BÁSICOS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM CURSO. 2015. (Seminário).

13.
Semana de Pedagogia Uneal.Alfabetização, Letramento e Estudos da Linguagem. 2015. (Encontro).

14.
VII SEMINÁRIO DE ESTÁGIO. 2015. (Seminário).

15.
25º FÓRUM ACADÊMICO DE LETRAS (FALE). 2014. (Outra).

16.
SEMANA DE PEDAGOGIA UNEAL 2014.PROPOSIÇÕES SOBRE METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O PROFESSOR, O ALUNO E O SABER SOBRE LÍNGUA PORTUGUESA. 2014. (Simpósio).

17.
I Seminário Alfabetização e Letramento: Do Código às Práticas Sociais.PCNs: novas diretrizes para o ensino das múltiplas linguagens. 2011. (Seminário).

18.
Seminário de Análise Linguística.O que é Análise Linguística? Reflexões e Propostas para o Trabalho em Sala de Aula. 2010. (Seminário).

19.
A Função da Escola e o Fortalecimento e Ampliação do Letramento. 2009. (Seminário).

20.
CONFERÊNCIA INTERNA DE EDUCAÇÃO DA UNEAL. 2009. (Outra).

21.
I Colóquio dos Oitocentos em Alagoas: Duzentos anos da realeza portugues no Brasil a.A Língua Portuguesa no Brasil e em Portugal. 2008. (Outra).

22.
I Colóquio dos Oitocentos em Alagoas intitulado 1808-2008: Duzentos anos da realeza portuguesa no Brasil.A L. 2008. (Outra).

23.
I Seminário sobre o ENADE. 2008. (Seminário).

24.
18º ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE. 2007. (Oficina).

25.
Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2007. (Encontro).

26.
Formação continuada para professores.Oficina de Leitura e Produção de Texto para Professores de Educação Infantil. 2007. (Oficina).

27.
Formação Continuada para Professores em São Sebastião.Oficina de Leitura e Produção de Texto para Professores de 1ª a 4ª Séries do Ensino Fundamental. 2007. (Oficina).

28.
III Encontro de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino - III ECLAE.As dificuldades dos alunos da graduação de Letras na Leitura de textos científicos. 2007. (Encontro).

29.
III Encontro de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino - III ECLAE. 2007. (Encontro).

30.
I SEMANA DE PEDAGOGIA.A Leitura e o Leitor na Graduação. 2007. (Seminário).

31.
I SEMANA DE PEDAGOGIA - LEITURA E ESCRITA: CENÁRIOS E DESAFIOS. 2007. (Seminário).

32.
I SEMANA DE PEDAGOGIA - Leitura e Escrita: Cenários e Desafios à Prática Docente.Palestra: A Leitura e leitor na Graduação. 2007. (Seminário).

33.
Formação Continuada para Professores.Oficina de Leitura e Produção de Texto para Professores de 1ª a 8ª Séries do Ensino Fundamental. 2006. (Oficina).

34.
Formação Continuada para Professores.Oficina de Leitura e Produção de Texto para Professores da Educação Infantil. 2006. (Oficina).

35.
Formação Continuada para Professores.Oficina de Leitura e Produção de Texto para Professores de 1ª a 4ª Séries do Ensino Fundamental. 2006. (Oficina).

36.
TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO NA AÇÃO PEDAGÓGICA. 2005. (Oficina).

37.
II JORNADA PEDAGÓGICA DE ESTUDOS INDEPENDENTES. 2003. (Outra).

38.
I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DO NORDESTE. 1997. (Encontro).

39.
II FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIORO. 1997. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BEZERRA, J. C. S.. Concurso de Professor monitor de Língua Portuguesa. 2018. (Concurso).

2.
BEZERRA, J. C. S.. I Jornada de Iniciação Científica. 2010. (Outro).

3.
BEZERRA, J. C. S.. I ENCONTRO DE EDUCADORES DE GIRAU DO PONCIANO. 1999. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Kesyanne da Silva. O gif como resposta nas redes sociais: uma análise da metáfora gesticulatória. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).

2.
Fabiano Barbosa da Silva. Compreensão leitora no ensino médio numa escola pública de Arapiraca (AL): uma análise dos graus de responsividade. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).

3.
Ivone Vieira Ferreira Dantas. Construindo saberes para se constituir leitor: relato de uma experiência de monitoria com foco nos descritores de Língua Portuguesa em uma escola pública estadual de Arapiraca (AL). Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).

4.
Mariana dos Santos Silva. Do conto de memória ao conto de fada: a questão do valor em atividades de escrita no Livro Didático de Português. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).

5.
JADIELSON FARIAS DA SILVA. Os conceitos axiológicos do Círculo nos contos de Clarice Lispector. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).

6.
Alessandra dos Prazeres Carvalho. O julgamento de Lula na perspectiva jornalística: um caso de entonação expressiva. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).

7.
Mônica Ferreira da Costa. O gênero Conto de Terror: diagnóstico e intervenção no Ensino Médio de uma escola pública de Arapiraca. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).

8.
Emmanuelle Pereira da Silva. A produção de perguntas no livro didático a partir de contos: uma análise da construção de sentido. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).

9.
Aldemir Francelino da Silva. O LIVRO DIDÁTICO DO PORTUGUÊS E O TRATAMENTO DOS GÊNEROS TEXTUAIS. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).

10.
Morgana Moniquelle Silva Santos. A ambiguidade nos textos publicitários e os valores axiológicos: estudo de caso. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ana Maria dos Santos e Valéria dos Santos Soares. Oralidade e Escrita: perspectivas para o ensino de Língua Materna. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Jane Cleide dos Santos Bezerra.

2.
Silvana Maria dos Santos e Jane Freire de Souza Santos. Ambigüidade: Recurso ou Falha na Construção Textual?. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Jane Cleide dos Santos Bezerra.

3.
Ana Beatriz de Almeida Carlos e Ângela Maria Vasco de Souza. . Leitura e Escrita: um olhar sobre os alunos da escola pública estadual em Penedo/AL. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Jane Cleide dos Santos Bezerra.

4.
Ana de Cássia Lemos de Oliveira e Silvana dos Santos Góes. Variação Lingüística: a eliminação das marcas de plural na escrita dos alunos da Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Jane Cleide dos Santos Bezerra.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rita de Kassya Cavalcante Barbosa. A LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL/DISCURSIVO TIRINHAS: UM ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AXIOLOGIA NO PROCESSO DE COMPREENSÃO TEXTUAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Jane Cleide dos Santos Bezerra.

2.
Thaíse Kelly Vieira da Silva. O TESTE CLOZE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO INSTRUMENTO MEDIADOR DA LEITURA: CONCEPÇÕES, EFICÁCIA E POSSIBILIDADES DE USO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Jane Cleide dos Santos Bezerra.

3.
Marize Costa Santos. IMPLICATURAS E VIOLAÇÃO DE MÁXIMAS CONVERSACIONAIS: UMA ANÁLISE DO GÊNERO TEXTUAL TIRINHAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Jane Cleide dos Santos Bezerra.

4.
Cristiane Aparecida da Silva. VIDAS ANÔNIMAS EM FOCO: UMA VISÃO PRAGMÁTICA A PARTIR DA ANÁLISE DAS MÁXIMAS CONVERSACIONAIS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Jane Cleide dos Santos Bezerra.

5.
Kledja Germania Araújo da Silva. A COESÃO NA PRODUÇÃO TEXTUAL: UM ESTUDO SOBRE TEXTOS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES DO 3] ANO DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE BOCA DA MATA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Jane Cleide dos Santos Bezerra.

6.
Jéssica da Silva Penha Mello. A ORALIDADE EM SALA DE AULA: UM ESTUDO SOBRE O GÊNERO SEMINÁRIO A PARTIR DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Jane Cleide dos Santos Bezerra.

7.
Tatyane Campos Araújo. AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM EM LIVROS DIDÁTICOS ADOTADOS EM ESCOLAS PÚBLICAS NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO COM ÊNFASE EM NOÇÕES DE SEMÂNTICA.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Jane Cleide dos Santos Bezerra.

8.
Genaldir Rocha de Oliveira Barros. O GÊNERO FÁBULA COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA: NARRATIVAS DE UMA EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ARAPIRACA (AL). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Jane Cleide dos Santos Bezerra.

9.
Weslane Alves dos Santos. NARRATIVAS SOBRE A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ELEMENTO IMPULSIONADOR NA FORMAÇÃO DE LEITORES NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Jane Cleide dos Santos Bezerra.

10.
Camila de Albuquerque Lima. AS DIFICULDADES DE LEITURA E O PROFESSOR NO ENSINO FUNDAMENTAL : UMA REFLEXÃO SOBRE A TEORIA QUE SUSTENTA O ATO DE LER. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior Santa Cecília. Orientador: Jane Cleide dos Santos Bezerra.

11.
Ana Paula dos Santos. A importância do pedagogo e suas contribuições para o sucesso de uma entidade organizacional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Jane Cleide dos Santos Bezerra.

12.
Manoela Patrícia de Farias. O TEXTO IMAGÉTICO NA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL ? UMA PRÁTICA DE LEITURA POSSÍVEL.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTA CECÍLIA - ISESC. Orientador: Jane Cleide dos Santos Bezerra.

13.
Nelson dos Santos Filho e Joseilda Belarmino da Silva. HISTÓRIAS DE VIDA NA XÍCARA DO PADRE: A RECONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DOS SUJEITOS SOCIAIS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Jane Cleide dos Santos Bezerra.

14.
Dalila de Albuquerque e Rosymeire Nunes da Silva. A INTERTEXTUALIDADE EM FANTASIA E AVESSO DE ARRIETE VILELA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Jane Cleide dos Santos Bezerra.

15.
Shirley Henrique Silva. Eliminação das Marcas de Plural na Fala do Arapiraquense. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Jane Cleide dos Santos Bezerra.

16.
Rute da Silva Oliveira e Valdirene de Oliveira Santos. A Contribuição do Lúdico no Processo Ensino-Aprendizagem em Língua Portuguesa na 4ª Série do Ensino Fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Jane Cleide dos Santos Bezerra.

17.
Joelma de Oliveira Silva e Maria do Socorro Oliveira Melo. O Ensino de Leitura nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: desafios e possibilidades através da diversidade textual. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Jane Cleide dos Santos Bezerra.

18.
Ana Marta Rolim Damasceno Néri e Maria da Conceição Araújo. A Importância da Leitura na 4ª Série do Ensino Fundamental da Escola Semente. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Jane Cleide dos Santos Bezerra.

19.
Márcia Maria Torres e Maria Élia da Silva Santos. Leitura e Escrita na Construção do Leitor Crítico. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Jane Cleide dos Santos Bezerra.

20.
Josefa Ilma de Oliveira da Silva e Katia Barbosa da Silva. Análises das Metodologias da Leitura e da Escrita nas Séries Iniciais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Jane Cleide dos Santos Bezerra.

21.
Ana Fidélis Santos Rocha e Floraci Duarte Cavalcante. A Formação do Leitor Crítico na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Pereira da Silva e na Escola de Ensino Fundamental Manoel Pastor - uma reflexão sobre a prática. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Jane Cleide dos Santos Bezerra.

22.
Lindalva Batista dos Santos e Maria José da Silva. Leitura nas Séries Iniciais - o despertar para o prazer de ler na Escola Josefa leite de Souza Lima. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Jane Cleide dos Santos Bezerra.

23.
Denise de Almeida F. Cavalcante e Henrique Rafael Cavalcante. A Prática da Leitura nas Séries Iniciais - caminhos e descaminhos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Jane Cleide dos Santos Bezerra.

24.
Carlos Alberto Gonçalves de Barros e Maria Cristina da Silva. Uma Reflexão Sobre a Influência da Leitura no Processo de Formação do Leitor Crítico e Dinâmico.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Jane Cleide dos Santos Bezerra.

Iniciação científica
1.
Paulo da Silva Souza. Letramento acadêmico no Curso de Letras (Campus I): saberes, recursos e práticas textual-discursivas na produção do texto científico. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas, Fundação do Amparo à Pesquisa de Alagoas. Orientador: Jane Cleide dos Santos Bezerra.

2.
Mônica Ferreira da Costa. Letramento acadêmico no Curso de Letras (Campus I): saberes, recursos e práticas textual-discursivas na produção do texto científico. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Jane Cleide dos Santos Bezerra.

3.
Emmanuelle Pereira da Silva. Letramento acadêmico no Curso de Letras (Campus I): saberes, recursos e práticas textual-discursivas na produção do texto científico. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Jane Cleide dos Santos Bezerra.

4.
Bruna Ciriaco Valério. Letramento acadêmico no Curso de Letras (Campus I): saberes, recursos e práticas textual-discursivas na produção do texto científico. 2017. Iniciação Científica - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Jane Cleide dos Santos Bezerra.

5.
Jane Cleide dos Santos Bezerra. A PRODUÇÃO DE SENTIDO NO JORNALISMO LITERÁRIO PELA VIOLAÇÃO DAS MÁXIMAS CONVERSACIONAIS NO BLOG VIDAS ANÔNIMAS. 2016. Iniciação Científica - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Jane Cleide dos Santos Bezerra.

6.
Myllena de Oliveira Santos e Bruna Ciríaco Valério. LEITURA NA GRADUAÇÃO DE PEDAGOGIA - UM DIAGNÓSTICO DA COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS INICIANTES. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Jane Cleide dos Santos Bezerra.



Outras informações relevantes


Coordenadora Geral do Programa Especial para Graduação - PGP da Universidade Estadual de Alagoas Uneal - período de julho de 2008 a 2009



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 11:45:03