Francisco Lopes de Aguiar

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  • Última atualização do currículo em 22/03/2017


Doutorando no Programa de Pós-Graduação de Ciência da Informação da Universidade de São Paulo- ECA/USP. Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC e bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FaBCi-FESPSP. Docente no curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FaBCi-FESPSP. Tem experiência na área de Ciência da Informação, utilizando-se de conhecimentos interdisciplinares entre as áreas de Biblioteconomia, Arquivologia, Ciência da Informação e Tecnologias da Informação. Atua no mercado de Gerenciamento Documentos, Dados, Informação e Conhecimento há aproximadamente 14 anos, desenvolvendo projetos de concepção e Implementação de Arquivos Empresariais/Corporativos, Centros de Informação e Documentação, Bibliotecas Universitárias/Especializadas, Bibliotecas/Repositórios Digitais/Institucionais. Organização e Tratamento da Informação Arquivística, Mapeamento de Processos, Classificação e Descrição Arquivística, Avaliação Documental, TTD - Tabela de Temporalidade Documental, GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos. Desenvolvimento e Aplicação de Linguagens de Representação Documentária para organização e recuperação de conteúdos em ambiente digitais (Taxonomia e vocabulário controlado). Aplicação de Tecnologias da Informação e Comunicação baseadas na filosofia e metodologia do Movimento de Acesso Livre ao Conhecimento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francisco Lopes de Aguiar
Nome em citações bibliográficas
AGUIAR, F. L.

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO.
Rua General Jardim - lado par
Vila Buarque
01223010 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 31237800
Ramal: 7851
Fax: (11) 50821404
URL da Homepage: http://www.fespsp.org.br/


Formação acadêmica/titulação


2013
Doutorado em andamento em Ciência da Informação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Desafios teóricos e metodológicos da informação fragmentada: o caso do Fórum Social Mundial,
Orientador: Nair Yumiko kobashi.
Palavras-chave: Arquivologia; Interdisciplinaridade; Ciência da Informação; Organização e Representação do Conhecimento; Organização e Tratamento Informação Arquivística.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Arquivologia.
2006 - 2008
Mestrado em Ciência da Informação.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Título: O controle de vocabulário como dispositivo metodológico para a organização, tratamento e recuperação da informação arquivística,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Maria de Fátima Gonçalves Moreira Tálamo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Representação da Informação Arquivística; Organização e Tratamento Informação Arquivística; Informação Arquivística; Vocabulário Controlado; Tesaurus Funcional; Taxonomia Funcional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Arquivologia.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia.
Setores de atividade: Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas; Educação; Educação.
1999 - 2005
Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação.
Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, FESPSP, Brasil.
Título: Subsídios para proposição de uma rede de informação no contexto dos movimentos sociais de mulheres negras.
Orientador: Cibele Araujo C. Marques dos Santos.




Formação Complementar


2014 - 2014
Estágio docência na disciplina ?Introdução a Organização de Arquivos?.. (Carga horária: 36h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Curso ?Interoperabilidade e repositórios: novos serviços de apoio à ativida. (Carga horária: 3h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Curso ?Gestão de dados científicos: o papel das bibliotecas na Conferência. (Carga horária: 2h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2013 - 2013
Preparação Pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE). Unive. (Carga horária: 36h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2012 - 2012
CDIA+ Certified Document Imaging Architect. (Carga horária: 36h).
ImageWare, IMA, Brasil.
2009 - 2009
Certificação Digital e Segurança da Informação. (Carga horária: 20h).
Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, FESPSP, Brasil.
2006 - 2006
Introdução à Banco de Dados SPSS. (Carga horária: 4h).
Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, FESPSP, Brasil.
2005 - 2005
RM Biblios - Controle de Bibliotecas. (Carga horária: 20h).
RM Sistetmas, RM, Brasil.
2005 - 2005
Estudo de Usabilidade e de usuários em bibiotecas. (Carga horária: 8h).
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Inform, FEBAB, Brasil.
2005 - 2005
Gestão do Conhecimento. (Carga horária: 36h).
Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, FESPSP, Brasil.
2005 - 2005
Inteligência Competitiva. (Carga horária: 36h).
Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, FESPSP, Brasil.
2005 - 2005
Estudo de Usabilidade em Bibliotecas Digitais. (Carga horária: 8h).
SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS DIGITAIS, 3º, SBD, Brasil.
2005 - 2005
Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais. (Carga horária: 36h).
Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, FESPSP, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, FESPSP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A de Biblioteconomia, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Bibliotecas Virtuais e Repositórios Institucionais Automação de Unidades de Informação Fundamentos da Recuperação da Informação na Web Gestão de Conteúdos Digitais

Atividades

12/2014 - Atual
Serviços técnicos especializados , Diretoria Geral, .

Serviço realizado
Consultoria em Concepção e implantação de Repositório Digital em Plataforma Dspace - Projeto SMDHC.
12/2014 - Atual
Serviços técnicos especializados , Diretoria Geral, .

Serviço realizado
Consultoria em Concepção e implantação de Repositório Digital em Plataforma Dspace - Projeto SMDHC.
01/2013 - Atual
Ensino, Biblioteconomia e Ciência da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Automação de Unidades de Informação
Bibliotecas Virtuais e Repositórios Institucionais
Editoração Eletrônica
01/2013 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO.

Atividade realizada
Coordenação do Núcleo de Educação a Distância - Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA.

Faculdades Integradas Coração de Jesus, FAINC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 6

Atividades

08/2011 - Atual
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Qualidade e Marketing em Unidades de Informação
08/2011 - Atual
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gerenciamento Eletrônico de Documento - GED
08/2011 - Atual
Ensino, Planejamento Gerenciamento Sistemas de Informação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Gerenciamento Eletrônico de Documento - GED
Bibliotecas e Repositórios Digitais
08/2011 - Atual
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistemas e Redes de Informação

Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação, AE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Consultoria Técnica, Enquadramento Funcional: Coordenador Técnico de Projeto, Carga horária: 12
Outras informações
Coordenação Técnica de Projeto de Concepção, Implantação Repositório Institucional Fórum Social Mundial

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Consultoria Técnica, Carga horária: 10
Outras informações
Coordenação Técnica do Projeto de Biblioteca Digital/Repositório Institucional (Biblioteca Digital Ação Educativa - BDAE). disponível em: http://www.bdae.org.br/dspace/

Vínculo institucional

2000 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Bibliotecário/Documentalista Coordenador, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenador do Centro de Documentação e Informação (Desenvolvimento, implementação e gestão de projetos e atividades inerentes a área de Documentação especializada em Direitos Educativos e da Juventude).


Conselho Regional de Biblioteconomia de São Paulo, CRB8, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Conselheiro, Enquadramento Funcional: Coordenação da Comissão de Fiscalização

Atividades

01/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Regional de Biblioteconomia de São Paulo, .

Cargo ou função
Coordenação da Comissão Permanente de Fiscalização.

Documentar/SEBRAE-SP, DOC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico de Gestão da Informação, Carga horária: 20

Atividades

01/2013 - Atual
Serviços técnicos especializados , Documentar/SEBRAE-SP, .

Serviço realizado
Efetuar levantamento e análise de atividades para elaboração e operacionalização de solução de gestão de documentos e informação;; Elaborar plano de ação com propostas de atividades para operacionalização de política de gestão documental;; Realizar mapeamento/desenho ou redesenho de processos e fluxo documental;; Elaborar instrumentos de gestão (Tabela de Temporalidade e Destinação, Plano de Classificação, Taxonomia, Vocabulário Controlado) e normativos (Política, Manuais, Procedimentos) para implantação de gestão de documentos e informação..

Soluarq - Soluções Integradas em Gestão Documental, SOLUARQ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Consultor de Projetos em Gestão Documental, Carga horária: 20
Outras informações
Consultor Técnico de Projetos em Gestão Documental (Gerenciamento Eletrônico de Documentos - GED, Desenvolvimento e Aplicação de Tabela de Temporalidade Documental - TTD, Plano de Classificação Funcional/Estrutural, Mapeamento de Processos e de Documentos, Processos e Atividades de Digitalização de Documentos, Liderança, Capacitação e Treinameto de Equipes/Pessoal. 2016 - Consultoria prestada no projeto Memória SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência


Instituto Paulo Freire, IPF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Bibliotecário, Carga horária: 40
Outras informações
Implementação do Projeto Paulo Freire Memória e Presença: preservação e democratização do acesso ao patrimônio cultural brasileiro. Digitalização de acervos; implementação de repositório digital - Dspace e Corisco. Implementação de bases de dados bibliográficos - ABCD. Desenvolvimento de Política de Desenvolvimento de Coleções.


Panamericana Faculdade de Arte e Design, PANA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Bibliotecário Coordenador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenação da Biblioteca Profº Mário Tabarim


I-Moda Instituto de Estudos e Desenvolvimento da Moda, I-MODA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Sócio-Fundador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 4


Instituto Brasileiro de Moda, IBMODA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Consultoria Técnica, Carga horária: 4
Outras informações
Organização Técnica de Acervos Bibliográficos especializado em Gestão de Negócios da Moda (implementação de bases de dados, catalogação, classificação e indexação)


Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUCCAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Aluno Bolsista de Pós-Graduação, Carga horária: 2, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividades Desenvolvidas: Estágios, Faculdade de Biblioteconomia. Estágio docência realizado na disciplina Linguagens Documentárias.


Low Cost Gerenciamento de Sistemas, LOW COST, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Consultor de Novos Projetos, Carga horária: 40
Outras informações
Consultor Técnico em Gestão Documental (Requisitos Técnicos para Modelagem de Sistema de Gerenciamento Eletrônica de Documentos).


Universidade Ibirapuera, UNIB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Bibliotecário, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenação Técnica do Projeto de Automação/Informatização dos Acervos e Serviços do Sistema de Biblioteca


Apsa Sistemas de Arquivamento, APSA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Consultoria Técnica em Gestão Documental, Carga horária: 40
Outras informações
Consultoria Técnica em Projeto de Gestão Documental (Desenvolvimento de Plano de Classificação, TTD - Tabela de Temporalidade Documental, GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos, Gestão de Equipes).


Cities Alliance - Word Bank, CITIES ALLIANCE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 20
Outras informações
Organização Técnica do Acervo Bibliográfico e Arquivístico (Classificação, Catalogação em Bases de Dados, Ordenação e Arranjo Físico de Documentos).


Geledes Instituto da Mulher Negra, GIMNEGRA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Consutoria Técnica, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenação Técnica do Projeto de Concepção, Implementação, Organização e Gestão do Centro de Documentação e Pesquisa Lélia Gonzalez (Acervo especializado em Justiça e Promoção de Direitos das Mulheres Negras).


Associação Brasileira das Organizações Não-Governamentais, ABONG, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Consultoria Técnica, Carga horária: 20
Outras informações
Organização Técnica de Acervos (Classificação, Catalogação e Indexação em Bases de Dados Bibliográficas)

Atividades

08/2015 - 12/2015
Serviços técnicos especializados , ABONG, .

Serviço realizado
Concepção e implantação de Repositório Digital em Plataforma Dspace.

Principal Administração e Empreendimentos Ltda, PRINCIPAL, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Consultoria Técnica, Carga horária: 20
Outras informações
Concepção, Implementação, Organização e Gestão de Arquivos Empresariais/Corporativos (implementação de sistema de automação, capacitação de usuários, implementação de metodologias arquivísticas, descrição arquivística, arranjo e ordenação de arquivos na fase corrente e permanente).


Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estágio em Biblioteconomia, Carga horária: 20
Outras informações
Organização Técnica de Acervos (Classificação, Catalogação e Indexação em Bases de Dados Bibliográficas) e Atividades e Serviços de Referência.


Elektro Eletricidade e Serviços, ELEKTRO, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estágio em Biblioteconomia, Carga horária: 20
Outras informações
Organização Técnica de Arquivos Corporativos/Empresarias (Descrição Arquivística em sistema de automação, Arranjo e Ordenação de Documentos Arquivísticos na fase corrente).


Pátio do Colégio Padre José de Anchieta, PÁTIO, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estágio em Biblioteconomia, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades de Conservação e Higienização de Acervos Históricos.


Odebrecht S/A, ODEBRECHT, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estágio em Biblioteconomia, Carga horária: 20
Outras informações
Organização Técnica de Acervos Corporativos/Empresariais (Descrição arquivística aplicado em sistema de automação, ordenação e arranjo de arquivos correntes)


Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional, SENAI, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Estagiário em Biblioteconomia, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 30
Outras informações
Organização Técnica de Acervos Especializado e Serviço de Referência.


Acervo Consultoria Organizações de Arquivos, ACERVO, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Prestação de Serviços Técnicos, Carga horária: 40
Outras informações
Supervisão de Projetos de Gestão Documental implementado em diversas instituições (liderança e capacitação de equipes, e organização técnica de acervos empresariais/corporativos em fase corrente, intermediário e permanente).


Veeder Rott do Brasil, VEEDER, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Consultoria Técnica, Carga horária: 20
Outras informações
Levantamento e Avaliação de Acervos (Descrição Arquivística, Implementação de Tabela de Temporalidade Documental - TTD)


Di Cicco Indústria e Comércio Ltda, DI CICCO, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Arquivista, Carga horária: 40
Outras informações
Organização Técnica de Acervos Corporativos/Empresariais (Descrição, Ordenação e Arranjo de Documentos Arquivísticos na fase intermediária e Permanente)


Serras e Facas Bomfio Ltda, SERRAS, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Arquivista, Carga horária: 40
Outras informações
Organização Técnica de Acervos Corporativos/Empresariais (Descrição, Arranjo e Ordenação de Documentos em fase permanente).


Faculdade Mário Schenberg, FMS, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Prestação de Serviços Técnicos, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto de Implementação de Biblioteca (Classificação, Catalogação e Indexação Bibliográfica em Bases de Dados)


Faculdade Sumaré, FACULDADE SUMARÉ, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Prestação de Serviços Técnicos, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto de Implementação de Biblioteca (Classificação, Catalogação e Indexação Bibliográfica em Bases de Dados)


SSG - Sreviços Gerenciais Ltda, SSG, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Arquivista, Carga horária: 40
Outras informações
Organização Técnica de Acervos Empresariais/Corporativos (Aplicação de TTD - Tabela de Temporalidade Documental, Descrição em Bases de Dados, Descarte de Documentos, Ordenação e Arranjo e Supervisão de Equipes em diversos projetos).


Instituto São Paulo Sustentável - Rede Nossa São Paulo, RNSP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor de Projetos, Carga horária: 4
Outras informações
Concepção e implantação de Repositório Digital em Plataforma Dspace


nstituto Nacional De Educacao E Qualificacao Profiss, INEQ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviços, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2008 - 2009
Educação não escolar de adultos: um balanço da produção de conhecimentos
Descrição: O presente estudo, é dedicado ao levantamento e a análise documental dos trabalhos realizados no campo da educação não escolar voltada aos jovens e adultos. Este vasto campo é também denominado, entre outros, por Educação Popular, Educação Não Formal, Educação Continuada, Educação Permanente. São processos educativos dirigidos ao jovem e ao adulto, para além da educação escolar hoje denominada por EJA (Educação de Jovens e Adultos), voltados principalmente à sua formação política e cidadã e ao atendimento das necessidades de natureza econômica, social e cultural. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica, nos moldes Estado da Arte, que pretende, num recorte temporal definido, sistematizar esse campo de conhecimento, reconhecendo os principais resultados da investigação, identificando temáticas e abordagens dominantes e emergentes, bem como lacunas e campos inexplorados, abertos à pesquisa futura. Esse projeto surge após dez anos em que os pesquisadores Marília Sposito e Sérgio Haddad vêm alternando estudos empíricos e abordagens teóricas, voltadas para o balanço de produção de conhecimentos em projetos integrados. Após a constituição dos bancos de dados sobre a produção de conhecimento em torno do tema Juventude e Escolarização de Jovens e Adultos em 1998, um estudo integrado e empírico na cidade de Santo André, consolidou novas hipóteses que permitiram, na fase seguinte, a redação dos Estados da Arte, a formação de nova base de dados e análise dos periódicos brasileiros e latinoamericanos em torno do tema. Em 2003, o grupo, em conjunto com outros pesquisadores, optou por novo estudo empírico intitulado Juventude Escolarização e Poder Local, já concluído, tendo sua publicação aprovada pela Fapesp. Nessa nova etapa (2006-2009) optou-se novamente ao trabalho de pesquisa bibliográfica, nos moldes Estado da Arte, desta feita como projetos individuais, neste caso aqui apresentado, focado na área da educação não escolar de adultos. O projeto tem a aprovação de bol.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Revista CRB8 Digital


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Arquivologia.


Idiomas


Espanhol
Lê Razoavelmente.
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2012
Professor Patrono do Curso de Biblioteconomia - Turma 2009/2012, FAINC - Faculdades Integradas Coração de Jesus.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AGUIAR, F. L.2012 AGUIAR, F. L.; TALÁMO, M.F.G.M. . O controle de vocabulário da linguagem orgânico-funcional: concepção e princípios teórico-metodológicos. Acervo (Rio de Janeiro), v. 25, p. 117-138, 2012.

2.
MATOS, D., S. de2012MATOS, D., S. de ; OLIVEIRA, E., S., de ; AGUIAR, F. L. . A aplicação de conceitos e práticas de marketing: um estudo de caso do sistema de bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados ? C.E.U.s. Revista CRB-8 Digital, v. 5, p. 17-32, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
AGUIAR, F. L.; MIRANDA, C. (Org.) ; PIERRO, M. C. (Org.) . Bibliografia básica sobre relações raciais e educação. 1º. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

Outras produções bibliográficas
1.
AGUIAR, F. L.. Repositórios Institucionais e Bibliotecas Digitais de acesso aberto no contexto das IES do setor privado. Distrito Federal, Brasília: Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, 2010 (ABMES, Educa.com).

2.
AGUIAR, F. L.. Direitos Autorais e Movimento de Acesso Aberto: convergências e divergências em Debate. São Paulo: Ação Educativa. Observatório da Educação, 2009 (Desafios da Conjuntura, v.1, n.27, ago. 2009).

3.
AGUIAR, F. L.. Biblioteca especializada. São Paulo: Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação, 2004 (Revista Ação Educativa Edição Comemorativa 10 anos).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
AGUIAR, F. L.. Planejamento e concepção do Repositório Digital SBPC. 2016.

2.
AGUIAR, F. L.. Plano de Classificação Arquivístico Atividades fim SBPC. 2016.

3.
AGUIAR, F. L.. Planejamento e concepção Repositório Digital SMDHC. 2015.

4.
AGUIAR, F. L.. Plano de Classificação Arquivístico Atividades fim SMDHC. 2015.

5.
AGUIAR, F. L.. Repositório Institucional Fórum Social Mundial - Concepção, diretrizes, implantação e funcionamento. 2014.

6.
AGUIAR, F. L.. Organização, Classificação e Digitalização do Acervo Fórum Social Mundial: concepção e diretrizes. 2014.

7.
AGUIAR, F. L.. Plano de Classificação Documental Fórum Social Mundial. 2014.

8.
AGUIAR, F. L.. Planejamento e concepção Repositório Digital ABONG. 2014.

9.
AGUIAR, F. L.. Concepção e planejamento Repositório Digital Rede Nossa São Paulo. 2014.

10.
AGUIAR, F. L.. Projeto de Implantação da Biblioteca Universitária FAEP. 2013.

11.
AGUIAR, F. L.. Projeto de Implantação da Biblioteca Escolar - Colégio Prígule. 2013.

12.
AGUIAR, F. L.. Plano de Classificação Documental Paulo Freire. 2012.

13.
AGUIAR, F. L.. Projeto de Organização, Classificação e Automação Biblioteca Ibmoda. 2010.

14.
AGUIAR, F. L.. Concepção e Implementação do Centro de Documentação Lélia Gonzalez. 2003.

15.
AGUIAR, F. L.. Diagnóstico, planejamento e implementação do Centro de Documentação da Principal Administração de Empreendimentos tda. 2002.

16.
AGUIAR, F. L.. Elaboração de Tabela de Temporalidade Documental. 2002.

17.
AGUIAR, F. L.. Descrição Arquivistica e Desenvolvimento de Tabela de Temporalidade Documental Veeder Rooth do Brasil. 2002.

Programas de computador sem registro
1.
AGUIAR, F. L.. Desenvolvimento de Bases de Dados Winisis para Gestão do Acervo da Biblioteca Dr. Coriolano Nogueira Cobra. 2004.

2.
AGUIAR, F. L.. Implementação e Desenvolvimento de Bases de Dados Winisis. 2002.

Trabalhos técnicos
1.
AGUIAR, F. L.; RODRIGUES, Margarete . Política de Desenvolvimento de Coleções dos Acervos do Centro de Referência Paulo Freire - CRPF. 2011.

2.
AGUIAR, F. L.; RODRIGUES, Margarete . Relatório Técnico Programa Memória do Mundo da UNESCO - Fundo Paulo Freire. 2011.

3.
AGUIAR, F. L.. Biblioteca Digital: memória e difusão de conhecimentos em educação de jovens e adultos e juventude. 2008.

4.
AGUIAR, F. L.; SANTOS, P. C. S. ; OLIVEIRA, L. V. . Guia de normalização de monografias, dissertações e teses para alunos da Universidade Ibirapuera. 2006.

5.
AGUIAR, F. L.; SILVEIRA, Murilo ; SILVEIRA, Naira Christofoletti ; MAIMONE, Giovana Deliberalli . Seleção das dissertações de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação para o prêmio ENANCIB. 2006. (Processo de seleção). 2006.

6.
AGUIAR, F. L.. Aportes para discussão sobre a política de acervos de Ação Educativa. 2005.

7.
AGUIAR, F. L.. Revisão Editorial e Normalização Bibliográfica das publicações do CONCURSO NEGRO E EDUCAÇÃO. 2005.

8.
AGUIAR, F. L.. Concepção, desenvolvimento e implementação do catalógo on-line do projeto cinema e vídeo brasileiro nas escolas. 2005.

9.
AGUIAR, F. L.. Memória Bibliográfica 1994-2004. 2004.

10.
AGUIAR, F. L.. Tesaurus sobre justiça e promoção de direitos em gênero e raça/etnia. 2003.


Demais tipos de produção técnica
1.
AGUIAR, F. L.. Elaboração de Tesauro. 2015. .

2.
Cibele A. C. Marques dos ; AGUIAR, F. L. . Construção de Vocabulário Controlado para Arquivos. 2015. .

3.
AGUIAR, F. L.. Violência Racial: uma leitura sobre os dados de homicídios no Brasil. 2009. (Editoração/Livro).

4.
AGUIAR, F. L.. Relatório Técnico Científico ? Final: Período: 01/04/2008 a 31/03/2009. 2009. (Relatório de pesquisa).

5.
AGUIAR, F. L.. Relatório Individual Sintético Treinamento Técnico Fapesp nº do Processo:03069-3. 2008. (Relatório de pesquisa).

6.
AGUIAR, F. L.. Oficina - Organização e Gestão do Catálogo Eletrônico do Projeto Cinema e Vídeo Brasileiro nas Escolas: utilizando o PHL8. 2006. .

7.
AGUIAR, F. L.. Metodologia Científica. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Demais trabalhos
1.
AGUIAR, F. L.. Software PHL 8 para Gestão das Videotecas do Projeto Cinema e Video Brasileiro nas Escolas. 2005 (Capacitação e Treinamento para Rede de Ensino de Educação de São - Zona Leste de) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
AGUIAR, F. L.. Participação em banca de LIMA, Ana Gusmão de; ANTONOV, Mariana Braz.Biblioteconomia: uma discussão acerca da feminização da profissão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

2.
AGUIAR, F. L.. Participação em banca de GARCIA, Sandra Maria.Conceito de informação na Ciência da Informação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

3.
AGUIAR, F. L.. Participação em banca de FERNANDES, Fabiane da Silva; XAVIER, Sergio.Bibliotecas públicas e a introdução dos e-books em seus acercos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

4.
AGUIAR, F. L.. Participação em banca de FERNANDES, Fabiane da Silva; FONSECA, Valdineia Lima.O marketing nas bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade de São Paulo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

5.
AGUIAR, F. L.. Participação em banca de SOBRAL, Renato Machado de.Repositórios institucionais e o uso do dspace no observatório da produção intelectual (OPI/FMUSP-HC). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de São Paulo.

6.
AGUIAR, F. L.; RUSSEF, Ivan. Participação em banca de Isabela Moreira Martins.Competência informacional na biblioteca escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

7.
AGUIAR, F. L.; SOUZA, A. M. Participação em banca de Andressa de Medeiros Morais e Karen Midori UI.Livro digital: uso nas Universidades Anhembi Morumbi, Mackenzie e PUC(SP) na cidade de São Paulo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

8.
AGUIAR, F. L.; TEODÓSIO, C. Participação em banca de Ricardo Medeiros Carlaccio.Taxonomia facetada navegacional aplicada na organização e representação do conhecimento sobre conservação de acervos bibliográficos e documentais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

9.
AGUIAR, F. L.; TEODÓSIO, C. Participação em banca de Erica Claudino.Tesauro em direitos humanos: uma proposta de elaboração. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

10.
AGUIAR, F. L.. Participação em banca de Rosimeire Cristina Felipe.As competências do Bibliotecário na era da tecnologia. Trabalho Conclusão de Curso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

11.
AGUIAR, F. L.. Participação em banca de Gabriela Luiza Alvarenga Ribeiro.Livro impresso e livro digital: a mudança do livro impresso para os e-books. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

12.
AGUIAR, F. L.. Participação em banca de Milena Braz Paiva.Taxonomia: uma ferramenta classificatória na informação digital. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

13.
AGUIAR, F. L.; PALETTA, F.C.. Participação em banca de Gilberto Américo da Silva.O Fazer Bibliotecário em espaços virtuais de Aprendizagem para a Disseminação de Metadados em redes sociais acadêmicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade de São Paulo.

14.
AGUIAR, F. L.. Participação em banca de BARROS FILHO, Claudio T. Freire; SILVA, Daniela Luisy P..A responsabilidade social do bibliotecário: a prática da contação de histórias como instrumento de intermediação entre leitura e a pessoa com deficiência intelectual. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Faculdades Integradas Coração de Jesus.

15.
AGUIAR, F. L.. Participação em banca de Adrian Parra Carneiro.O uso de metadados na catalogação de recursos informacionais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

16.
AGUIAR, F. L.. Participação em banca de Marco Antonio Oliveira; Gustavo Moura.Avaliação de gerenciadores de referência. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

17.
AGUIAR, F. L.. Participação em banca de Rafael Resche.Preservação Digital em Repositórios Digitais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

18.
AGUIAR, F. L.. Participação em banca de Venina De Delmondes Herculano.SEO, marketing digital e a recuperação da informação na web: os novos campos para o bibliotecário. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

19.
AGUIAR, F. L.. Participação em banca de Odílio Moreira Junior; Érica Ayumi de Araújo Ike.Identificadores persistentes e preservação digital: aplicabilidade do DOI. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

20.
AGUIAR, F. L.. Participação em banca de RAMALHO, Amanda de Sousa; ALVES, Maria dos Santos.Uso de Ferramentas de busca: estudo comparativo entre o Google e Bing. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Faculdades Integradas Coração de Jesus.

21.
AGUIAR, F. L.. Participação em banca de GARCEZ, ANDREA DOS SANTOS; SANTOS, MARINEIDE DA SILVA.Acesso e Preservação: a digitalização dos jornais do Diário do Grande ABC sob custódia da Biblioteca Nair Lacerda. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Faculdades Integradas Coração de Jesus.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
AGUIAR, F. L.. Pré-Banca. Rafael Resche. Preservação Digital em Repositórios Digitais. Trabalho Conclusão de Curso. 2013. Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Internacional Sistemas de Informação e Acervos Digitais de Cultura. 2013. (Seminário).

2.
Workshop Programa para o Fortalecimento de Associações de Bibliotecários - BSLA-IFLA. 2013. (Outra).

3.
XVI, Colóquio Internacional de Bibliotecas Digitais. 2013. (Simpósio).

4.
XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. 2013. (Congresso).

5.
Comemoração ao Dia do Bibliotecário - Faculdades Integradas Coração de Jesus - FAINC.50 anos da Lei 4084 - o sentido social da regulamentação da profissão bibliotecária. 2012. (Outra).

6.
Comemoração ao Dia do Bibliotecário - Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito. Serviço de Biblioteca e Documentação.50 anos da Lei 4084 - o sentido social da regulamentação da profissão bibliotecária. 2012. (Outra).

7.
EDOC 2012 - Gestão de Documentos e Informações: do ambiente físico ao digital - GED e ECM - Gerenciamento Eletrônico de Documentos e Enterprise Content Management. 2012. (Outra).

8.
InfoConnect Day 2012. 2012. (Outra).

9.
Mesa Redonda: Direitos Autorais, patrimônio e interesse público. 2012. (Simpósio).

10.
Qualidade no Atendimento em Bibliotecas Públicas. 2012. (Oficina).

11.
Semana de Biblioteconomia FAINC. 2012. (Outra).

12.
Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias. 2012. (Seminário).

13.
Colóquio Internacional: E-books e o futuro das bibliotecas: evolução ou revolução. 2011. (Simpósio).

14.
Debate Balanço e Perspectivas do Ensino Médio no Brasil. Ação Educativa. 2009. (Outra).

15.
Debate Desafios da Conjuntura: Direitos Autorais e Educação. Ação Educativa. 2009. (Outra).

16.
Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, IX - ENANCIB. ANCIB.. 2009. (Encontro).

17.
Debate Fala Educador! Fala Educadora! Liberdade de Expressão para os Profissionais da Educação. Ação Educativa. 2008. (Outra).

18.
Palestra Arquitetura de Bibliotecas: conceitos inovadores. CRB8.. 2008. (Outra).

19.
Seminário de Comunicação Científica: Indicadores e Visibilidade das Revistas. CRUESP/USP/ELSEVIER. 2008. (Seminário).

20.
A Busca por Excelência e Qualidade na Prestação de Serviços em Bibliotecas Urbanas - Experiências da Biblioteca Estadual de Berlim. Goethe Institut/Memorial/Febab.. 2007. (Outra).

21.
Ciclo de Debates sobre as Ciências Sociais e a Contemporaneidade: América Latina e Relações Internacionais: entre a realidade e o projeto. FESPSP.. 2007. (Outra).

22.
Ciclo de Debates sobre as Ciências Sociais e a Contemporaneidade: Gestão da Informação e Serviços na Sociedade Contemporânea. FESPSP. 2007. (Outra).

23.
Congreso Iberoamericano de Indicadores de Ciencia y Tecnologá: nuevos indciadores para nuevas demandas de información. RICYT/CYTED/FAPESP/CNPQ.. 2007. (Congresso).

24.
Encontro SophiA, 5º. FAPCOM.. 2007. (Encontro).

25.
Fórum Permanente de Conhecimento & Tecnologia da Informação: Credenciamento e indexação de Periódicos. UNICAMP.. 2007. (Outra).

26.
Oficinas Temáticas Livres: Fontes e Recursos de Pesquisa. FESPSP.. 2007. (Oficina).

27.
Oficinas Temáticas Livres: Produção Editorial. FESPSP. 2007. (Oficina).

28.
Palestra: O Papel do Biblioteário na Sociedade da Informação e a Captação de Recursos para as Bibliotecas. CRB8.. 2007. (Outra).

29.
Palestra Competência Informacional. 2007. (Outra).

30.
Palestra Informação Virtual na Àrea da Saúde. CRB8. 2007. (Outra).

31.
Ciclo de Palestras Febab, IV: Aplicação de tecnologias de Informação e Comunicação na Organização e Acesso à Informação, Instituto Miguel de Cervantes: FEBAB. 2006. (Outra).

32.
Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus, 2º Integrar: Compartilhando o conhecimento: o acesso sem fronteiras, 2º. FEBAB/Memorial/COFEM. 2006. (Congresso).

33.
Fórum de Formação de Valores de Responsabilidade Social na Gestão de Pessoas. Unib.. 2006. (Outra).

34.
Workshop: Software Dspace: Criando Repositórios Institucionais. 2006. (Oficina).

35.
Colóquio Brasil, Alemanha, França: Sociedade da Informação novos paradigmas para as Bibliotecas. 2005. (Outra).

36.
Colóquio Brasil, Alemanha, França: Sociedade da Informação novos paradigmas para as Bibliotecas. 2005. (Outra).

37.
Encontro de Arquivos Escolares e Museus Escolares. FE/USP. 2005. (Encontro).

38.
Oficina de Treinamento RM Biblios - Controle de Bibliotecas. 2005. (Oficina).

39.
Simpósio Internacional de Bibliotecas Digitais, 3º. USP/UNICAMP/UNESP. 2005. (Simpósio).

40.
Soluções Tecnológicas Aplicadas á Sociologia. FESPSP. 2005. (Oficina).

41.
Seminário Internacional Memória, rede e mudança social. SESI/Museu da Pessoa. 2003. (Congresso).

42.
Três Autores em Busca de um Texto. FESPSP. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AGUIAR, F. L.. I Fórum Fotográfico Panamericana. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ALVES, Ana Beatriz Serpeloni; SOUZA, Leticya Elizabeth Gr. Curadoria: ferramenta para gestão de conteúdo nas organizações. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Orientador: Francisco Lopes de Aguiar.

2.
NUNES, Thais. Ciência da Informação e Arquitetura da Informação: em busca de diálogos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Orientador: Francisco Lopes de Aguiar.

3.
POSTALLI, Renata. A linguagem XML e o bibliotecário na contemporaneidade: um olhar sobre a percepção dos bibliotecários. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Orientador: Francisco Lopes de Aguiar.

4.
SILVA, Adriano Queiroz da. A presença da informação erótica no sistema municipal de Bibliotecas Públicas de São Paulo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Orientador: Francisco Lopes de Aguiar.

5.
ALMEIDA, Magali Machado de. A gestão do conhecimento aplicada ao projeto da monitoria científica FaBCI/FESPSP: repositório digital de acesso aberto Omeka. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Orientador: Francisco Lopes de Aguiar.

6.
GRANCONATO, Berenice Aparecida; MARQUES, Marília Cheid. Agente de Leitura: uma ponte para o mundo dos livros: a experiência no município de São Bernardo do Campo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia) - Faculdades Integradas Coração de Jesus. Orientador: Francisco Lopes de Aguiar.

7.
Zanello, Fernanda. Curadoria Digital de Dados Científicos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Orientador: Francisco Lopes de Aguiar.

8.
Silva, Élida Mariana Belo da. Política de Indexação na perspectiva dos repositórios digitais: um panorama brasileiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Orientador: Francisco Lopes de Aguiar.

9.
Ferreira, Andrea. Repositórios Digitais Dspace: em busca de critérios de avaliação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Orientador: Francisco Lopes de Aguiar.

10.
SILVA, Ana Cristina Ponciano da. Sistemas de organização e representação do conhecimento no contexto da Oncologia Veterinária: diretrizes para elaboração. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Orientador: Francisco Lopes de Aguiar.

11.
RAIMUNDO, Andrea da Silva; FERNANDES, Cintia. O uso do Facebook como nova forma de sociabilidade nas bibliotecas universitárias da cidade de São Paulo: um estudo exploratório. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia) - Faculdades Integradas Coração de Jesus. Orientador: Francisco Lopes de Aguiar.

12.
OLIVEIRA, Emerson Soares de; MATOS, Denílson Santos de. A aplicação de conceitos e práticas de marketing: um estudo de caso do sistema de bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados - C.E.U.s. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) - Faculdades Integradas Coração de Jesus. Orientador: Francisco Lopes de Aguiar.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
AGUIAR, F. L.2012 AGUIAR, F. L.; TALÁMO, M.F.G.M. . O controle de vocabulário da linguagem orgânico-funcional: concepção e princípios teórico-metodológicos. Acervo (Rio de Janeiro), v. 25, p. 117-138, 2012.



Outras informações relevantes


Competência e Habilidades em: Gerenciamento de serviços, redes e recursos informacionais, através das ações de planejamento, organização, administração, assessoria e prestação de serviços em redes e sistemas de informação de qualquer tipologia ou natureza. Processamento de informações de qualquer natureza e em diferentes documentos e suportes materiais de registro, mediante a aplicação de conhecimentos teórico-práticos de coleta, tratamento e difusão, apoiados no uso das tecnologias da informação e comunicação. Construção e implementação de bibliotecas Digitais em consonância com as recomendações técnicas internacionais e nacionais (conforme recomendado e incentivado pelo IBICT ? Ministério da Ciência e Tecnologia). Conhecimentos teóricos, práticos e técnicos sobre tecnologias e aplicativos para o desenvolvimento e implementação de Bibliotecas Digitais/Repositórios Institucionais utilizando filosofia Open Access (Dspace, Fedora, Nou-Rau, SEER/OJS, TEDE). Sólidos conhecimentos técnicos para a implementação de Federação/Consórcio de Bibliotecas Digitais. Conhecimentos sobre recursos, padrões, protocolos de comunicação e mecanismos para promover a interoperabilidade, acessibilidade e preservação de conteúdos digitais em ambiente web (protocolos OAI-PMH, Dublin-Core, ontologias). Conhecimentos sobre metodologias de organização e categorização de informações em ambientes digitais (interfaces de buscas com utilização de controle de vocabulários). Conhecimentos sobre as políticas de incentivo de promoção do movimento de Acesso Aberto (Open Access Iniciative). Competências para gerir e garantir qualidade dos produtos, serviços e processos em bibliotecas universitárias/especializadas baseados em indicadores e padrões de qualidade exigidos pelo MEC. Organização e Tratamento da Informação (Catalogação ? AACR2/Marc 21, Classificação ?CDD/CDU, Indexação e Resumos). Gerenciamento de processos inerentes a coleta, análise, seleção, aquisição, avaliação, descarte, preservação, conse



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