Lília Schainiuka

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7030746366397995
  • Última atualização do currículo em 07/04/2017


Graduada em Letras - Português/Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura, pela ESAP -Instituto de Estudos avançados e pós-graduação - UNIVALE. Mestre em Letras - Estudos Linguísticos - pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É professora de Língua Portuguesa no Colégio Estadual General Osório. Atua, também, como professora na Instituição de Ensino Superior Santa'Ana nos cursos de Pedagogia, Logística e Filosofia, ministrando as disciplinas de Comunicação Linguística, Produção textual e Fundamentos do Ensino de Língua Portuguesa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lília Schainiuka
Nome em citações bibliográficas
SCHAINIUKA, L.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Mestrado em Letras.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: O TEXTO ARGUMENTATIVO NA ESCRITA DE CRIANÇAS ? UM ESTUDO APOIADO NA TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO NA LÍNGUA,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Cláudia Mendes Campos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2008 - 2009
Especialização em Língua Portuguesa e Literatura. (Carga Horária: 360h).
Instituto de Estudos Avançados e Pos-Graduação, ESAP, Brasil.
Título: O papel do professor e dos comandos textuais na escrita de alunos do Ensino Médio: uma análise da coerência.
Orientador: Mirian Rufini Galvão.
2005 - 2008
Graduação em Letras - Português/Inglês.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Título: A escrita no Ensino Médio: uma análise da coerência.
Orientador: Neiva Maria Jung.




Atuação Profissional



Instituição de Ensino Superior Sant'Ana, IESSA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8


Governo do Estado do Paraná, GOVERNO/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 38

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Língua Portuguesa - E.F., Carga horária: 20


Colégio Sesi - Ponta Grossa, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 40


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista CAPES/REUNI, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES/REUNI, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Orientadora da oficina "Estratégias de análise textual e produção", destinada aos alunos da graduação em Letras. Trabalho oferecido em contrapartida ao recebimento de bolsa CAPES/REUNI.


Governo do Distrito Federal, GDF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Educador L. Portuguesa do Programa Pro Jovem, Carga horária: 30


Colégio SESI, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Língua Portuguesa - Ensino Médio, Carga horária: 32


Grupo de Estudo Pré-vestibular Paróquia São José, VESTIBORANDO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Trabalho voluntário, Enquadramento Funcional: Professora de Literatura Brasileira, Carga horária: 4



Projetos de pesquisa


2005 - 2013
Processos de construção textual
Descrição: O presente projeto procura refletir a proposta de trabalho do grupo de pesquisa cadastrado com o mesmo nome. O grupo busca congregar os interesses de pesquisadores com graus diferenciados de formação e experiência de pesquisa, a partir da criação de um espaço institucional de estudo e produção de conhecimento. A conjugação de esforços pela formação do grupo de pesquisa viabiliza o estudo de questões complexas, possibilitando a cada pesquisador o estudo de aspectos particulares de um problema maior, sem perder de vista a integração e comparação dos resultados a partir de um referencial teórico comum. Os estudos recentes na área da Lingüística Textual têm em comum a abordagem do texto não como um produto, mas um processo, em que estão envolvidos interlocutores engajados em eventos de interação historicamente situados. A relação que os textos apresentam com os eventos interativos em que são produzidos fornece a primeira questão escolhida pelo grupo como tema a ser pesquisado: os gêneros textuais. Uma das motivações para o grande destaque que os gêneros adquiriram nos estudos da linguística textual a partir da década de 90 está na percepção de que os processos de construção textual são profundamente diferenciados e essas diferenças estão associadas à diversidade de contextos de interação desenvolvidos pelos grupos sociais. O segundo tema de interesse do grupo dá continuidade aos estudos da coesão textual. Uma das questões que tem sido estudada por vários pesquisadores nos últimos anos diz respeito às relações anafóricas, com a busca de caracterização tanto das relações estabelecidas por pronomes quanto por expressões nominais e tanto das que expressam relações de correferência quanto das fundadas em inferências (anáforas indiretas e associativas). Assim, o grupo escolheu como segundo grande tema de estudo a progressão referencial: "introdução, preservação, continuidade, retomada de referentes textuais" (Koch & Marcuschi 1998)...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Lília Schainiuka - Integrante / Claudia Mendes Campos - Integrante / Iara Bemquerer Costa - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Comunicação Linguística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Argumentação.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística Textual.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SCHAINIUKA, L.. As sequências textuais descritiva e argumentativa: considerações textuais/discursivas e análise. In: VII Congresso Internacional da Abralin, 2011, Curitiba. Abralin Curitiba 2011, 2011.

2.
SCHAINIUKA, L.; DELFRATE, Christiane de Bastos . Impacto da oficina. In: IV SELLF, 2010, Paranaguá. Anais do IV SELLF, 2010.

3.
SCHAINIUKA, L.. O papel do professor e dos comandos textuais nos textos dos alunos do Ensino Médio. In: IX CELSUL, 2010, Palhoça-SC. Anais do IX CELSUL, 2010.

4.
SCHAINIUKA, L.; JUNG, N. M. . A escrita no Ensino Médio: uma análise da coerência. In: V CIEL, 2009, Ponta Grossa. Estudos da Linguagem e formação docente: desafios contemporâneos, 2009.

5.
SCHAINIUKA, L.. Coerência dissertativa nos textos do 3º ano do Ensino Médio. In: XVII Seminário do CELLIP, 2007, Ponta Grossa. CELLIP, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SCHAINIUKA, L.; JESUS, A. S. . Evas, Marias e outras mulheres: uma abordagem da figura feminina no Ensino Médio. In: XIV Jornada Científica dos Campos Gerais, 2016, Ponta Grossa. XIV Jornada Científica dos Campos Gerais, 2016.

2.
SCHAINIUKA, L.; HEGLER, A. P. C. . A presença de diferentes gêneros textuais no processo de leitura no Ensino Fundamental. In: XIII Jornada Científica dos Campos Gerais - pesquisa em tempos de sustentabilidade, 2015, Ponta Grossa. XIII Jornada Científica dos Campos Gerais - pesquisa em tempos de sustentabilidade, 2015.

3.
SCHAINIUKA, L.; PESSI, D. . A Literatura e a Filosofia para além dos livros didáticos. In: XII Jornada Científica dos Campos Gerais, 2014, Ponta Grossa. XII Jornada Científica dos Campos Gerais, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
SCHAINIUKA, L.; JESUS, A. S. . Evas, Marias e outras mulheres: uma abordagem da figura feminina no Ensino Médio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SCHAINIUKA, L.. Palestra: Literatura no Ensino Médio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MACHADO, Daniela Zimmermann ; SCHAINIUKA, L. . A argumentação e a textualidade: pesquisa, análise e Reflexões teóricas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
HEGLER, A. P. C. ; SCHAINIUKA, L. . A presença de diferentes gêneros textuais no processo de leitura no Ensino Fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PESSI, D. ; SCHAINIUKA, L. . A Literatura e a Filosofia para além dos livros didáticos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SCHAINIUKA, L.. As sequências textuais descritiva e argumentativa: considerações textuais/discursivas e análise. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SCHAINIUKA, L.. A argumentação na escrita da criança: uma análise apoiada na teoria dos blocos semânticos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SCHAINIUKA, L.. A argumentação na escrita da criança: uma análise de narrativas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SCHAINIUKA, L.. Impacto da oficina. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SCHAINIUKA, L.. O papel do professor e dos comandos textuais nos textos dos alunos do Ensino Médio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SCHAINIUKA, L.; JUNG, N. M. . A escrita no Ensino Médio: uma análise da coerência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SCHAINIUKA, L.. O orkut na aula de Língua Inglesa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SCHAINIUKA, L.; Túllio, C. M. . Coerência dissertativa nos textos de alunos do 3º ano do Ensino Médio. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
SCHAINIUKA, L.. Argumentação na escrita infantil. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SCHAINIUKA, L.; MACHADO, Daniela Zimmermann . Referenciação e articulação na constituição textual. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SCHAINIUKA, L.; DELFRATE, Christiane de Bastos . Oficina de estratégias de análise textual e Produção. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SCHAINIUKA, L.. Participação em banca de LUANA APARECIDA FONTANA FERREIRA.A importância da ética e do contrato social em sala de aula. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Instituição de Ensino Superior Sant'Ana.

2.
SCHAINIUKA, L.. Participação em banca de Juliana Beatriz Dimbarre e Rosanara Santos Hurko.A realidade dos alunos surdos inclusos nos anos iniciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituição de Ensino Superior Sant'Ana.

3.
SCHAINIUKA, L.. Participação em banca de Francisco Fernando Borges Gebeluka.Roteirização de transporte de passageiros. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Logística) - Instituição de Ensino Superior Sant'Ana.

4.
SCHAINIUKA, L.; CORDEIRO, T.. Participação em banca de Thuanne Cordeiro.A importância da contação de histórias no contexto da educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituição de Ensino Superior Sant'Ana.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Cine Inter - Cinema e Interdisciplinaridade. 2015. (Encontro).

2.
VII CIEL - Ciclo de estudo em Linguagem e I - CIEL - Congresso Internacional de Estudos de Linguagengens.A argumentação e a textualidade: pesquisa, análise e Reflexões teóricas. 2015. (Simpósio).

3.
II Fórum de Produção Discente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR. 2011. (Seminário).

4.
IV SELLF.Impacto da oficina "Estratégias de análise e produção textual" realizada por bolsistas CAPES/REUNI. 2011. (Seminário).

5.
VI Ciclo de Estudos em Linguagem. 2011. (Congresso).

6.
VII Congresso Internacional - ABRALIN. 2011. (Oficina).

7.
VII Congresso Internacional da Abralin. As sequências textuais descritiva e argumentativa: considerações textuais/discursivas e análise. 2011. (Congresso).

8.
IX CELSUL.O papel do professor e dos comandos textuais nos textos de alunos do Ensino Médio. 2010. (Encontro).

9.
Monitoria XVI EPLE. 2008. (Encontro).

10.
XVI EPLE. 2008. (Encontro).

11.
XVI EPLE - Encontro de Professores de Língua Estrangeira.O Orkut na aula de Língua Inglesa. 2008. (Encontro).

12.
7o Encontro de pesquisa. 2007. (Encontro).

13.
XV EPLE - Encontro de Professores de Língua Estrangeira do Paraná. 2007. (Encontro).

14.
XVII Seminário do CELLIP.Coerência dissertativa nos textos do 3º ano do Ensino Médio. 2007. (Seminário).

15.
Diálogos de Literatura, História e Cultura. 2006. (Seminário).

16.
EDUCAUEPG - I semana da integração da pedagogia. 2006. (Congresso).

17.
III Ciel. 2006. (Congresso).

18.
XIV EPLE - Encontro de professores de Língua Estrangeira do Paraná. 2006. (Encontro).

19.
Curso de oratória. 2005. (Seminário).

20.
Democracia - 20 anos: Avanços, conquistas e desafios. 2005. (Seminário).

21.
Ensino Colaborativo a Distância.Ensino Colaborativo a Distância. 2005. (Outra).

22.
O que está acontecendo com o cinema brasileiro. 2005. (Seminário).

23.
V Encontro de Pesquisa. 2005. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Paula Chiquito Hegler. A PRESENÇA DE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS NO PROCESSO DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituição de Ensino Superior Sant'Ana. Orientador: Lília Schainiuka.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 4:23:12