Anderson Cristiano da Silva

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  • Última atualização do currículo em 14/01/2019


Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (2012-2015) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com período de estágio-sanduíche (Bolsa CAPES) na Universidade de Lisboa (Portugal). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Possui pós-graduação (especialização) no curso de Língua Portuguesa: Gramática e Uso pela Universidade de Taubaté (2006) e graduação em Letras (Português/Inglês) pela universidade do Vale do Paraíba (2004). Atualmente, é Professor Coordenador Pedagógico do Ensino Médio (PC - EM), além de ser professor efetivo de Português da rede estadual de São Paulo há mais de 10 anos. É membro egresso do GP/CNPq/SP Linguagem, Identidade e Memória (http://www.linguagemememoria.com.br).Os seus interesses de investigação focam-se nos estudos bakhtinianos, análise dialógica do discurso, ensino de língua materna, livro didático, verbovisualidade e estudos sobre os sinais de pontuação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Anderson Cristiano da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, ANDERSON;SILVA, ANDERSON CRISTIANO DA

Endereço


Endereço Profissional
EE Prof Alceu Maynard Araujo, Secretaria Estadual de Educação.
Rua dos Miosotis
Jd Motorama
12224000 - São José dos Campos, SP - Brasil
Telefone: (12) 39295576


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Lisboa (Orientador: MARIA MADALENA TELES DE VASCONCELOS LEITE DISAS F. TEIXEIRA).
Título: ENSINO DE PONTUAÇÃO EM COLEÇÕES DIDÁTICAS DE PORTUGUÊS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: ELISABETH BRAIT.
Coorientador: MARIA MADALENA TELES DE VASCONCELOS LEITE DIAS F. TEIXEIRA.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO; pontuação; ENUNCIADO; livro didático.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2007 - 2009
Mestrado em Lingüística Aplicada.
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Título: A PONTUAÇÃO E OS EFEITOS DE SENTIDO: UM ESTUDO SOB O VIÉS BAKHTINIANO,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Profa. Dra. Miriam Bauab Puzzo.
Bolsista do(a): GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO, SEE-SP, Brasil.
Palavras-chave: pontuação, discurso, sentido, mídia impressa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2005 - 2006
Especialização em Língua Portuguesa: Gramática e Uso. (Carga Horária: 360h).
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Título: A influência do internetês na ortografia da Língua Portuguesa: um estudo em escolas públicas de São José dos Campos e Taubaté.
Orientador: Marcilene Rodrigues Pereira Bueno.
2001 - 2004
Graduação em LETRAS.
Universidade do Vale do Paraíba, UNIVAP, Brasil.
Título: DIFICULDADES DE PRONÚNCIA EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL (5 SÉRIE) DE ESCOLAS PÚBLICAS.
Orientador: LISE VIRGÍNIA VIEIRA DE AZEVEDO.




Formação Complementar


2018 - 2018
LEITURA VAI, ESCRITA VEM: PRÁTICAS EM SALA DE AULA. (Carga horária: 48h).
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
2018 - 2018
AVALIAÇÃO TEXTUAL: ANÁLISES E PROPOSTAS. (Carga horária: 40h).
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
2018 - 2018
REDE NACIONAL DE CERTIFICADORES 2018 (ENEM). (Carga horária: 30h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2018 - 2018
CONGRESSO NACIONAL UEADSL 2018.2. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2018 - 2018
NAS TRAMAS DO TEXTO: CAMINHOS PARA A REESCRITA. (Carga horária: 60h).
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
2017 - 2017
ENEM: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES EM LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS. (Carga horária: 30h).
SOMOS EDUCAÇÃO EDITORA, SOMOS, Brasil.
2017 - 2017
FORMAÇÃO DE TUTORES - PLATAFORMA MOODLE. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
2017 - 2017
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS. (Carga horária: 68h).
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2017 - 2017
Focalizando o texto: questões de coesão e de coerência. (Carga horária: 2h).
IFSP - CAMPOS DO JORDÃO, IFSP, Brasil.
2017 - 2017
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: APRENDENDO POR MEIO DE RESENHAS. (Carga horária: 80h).
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
2017 - 2017
CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA PARA CORREÇÃO DAS PROVAS DO ENEM 2017. (Carga horária: 90h).
Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista, VUNESP, Brasil.
2016 - 2016
Aspectos linguístico-discursivos na elaboração de materiais didáticos para. (Carga horária: 4h).
Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, GEL, Brasil.
2016 - 2016
Análise Dialógica de Discursos Transmedia. (Carga horária: 4h).
Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, GEL, Brasil.
2016 - 2016
DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR. (Carga horária: 68h).
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2015 - 2015
A VERBIVOCOVISUALIDADE CONTEMPORÂNEA. (Carga horária: 3h).
Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, GEL, Brasil.
2014 - 2014
POR QUE UMA GRAMÁTICA BRASILEIRA ?. (Carga horária: 8h).
ASSOCIAÇÃO DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA DA AMÉRICA LATINA, ALFAL, Brasil.
2014 - 2014
ARGUMENTAÇÃO, ENUNCIAÇÃO E DISCURSO. (Carga horária: 3h).
Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, GEL, Brasil.
2014 - 2014
ESCREVENDO GRAMÁTICAS NO SÉCULO XXI. (Carga horária: 3h).
Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, GEL, Brasil.
2014 - 2014
TUTORIA EM EAD. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2014 - 2014
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DIGITAL. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2014 - 2014
ANÁLISE DO DISCURSO E TEXTOS BREVES. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2014 - 2014
POLÍTICA LINGUÍSTICA. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2014 - 2014
NEUROLINGUÍSTICA NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA. (Carga horária: 3h).
Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, GEL, Brasil.
2014 - 2014
POR QUE E COMO ENSINAR GRAMÁTICA NA ESCOLA. (Carga horária: 6h).
CONGRESSO BRASILEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, IP-PUC, Brasil.
2014 - 2014
A GRAMÁTICA DO PORTUGUÊS REVELADA EM TEXTOS. (Carga horária: 8h).
ASSOCIAÇÃO DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA DA AMÉRICA LATINA, ALFAL, Brasil.
2014 - 2014
PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE TUTORES - PROFORT 6 EDIÇÃO. (Carga horária: 20h).
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, SEE-SP, Brasil.
2014 - 2014
CONHECENDO O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO. (Carga horária: 20h).
INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO, ILB, Brasil.
2013 - 2014
ÉTICA. (Carga horária: 60h).
VEDUCA, VEDUCA, Brasil.
2013 - 2013
APLICAÇÃO DE EXAMES E AVALIAÇÕES DO INEP. (Carga horária: 30h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2013 - 2013
ESPAÇO DA UNIVERSIDADE NA SOCIEDADE. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2013 - 2013
O significado de educar como ato-responsável .... (Carga horária: 3h).
Associação de Lingüística Aplicada do Brasil, ALAB, Brasil.
2013 - 2013
CONHECIMENTO, SABER E CIÊNCIA. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2013 - 2013
APLICAÇÃO DE EXAMES E AVALIAÇÕES DO INEP. (Carga horária: 30h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2011 - 2011
GRANDES TEMAS DA ATUALIDADE. (Carga horária: 54h).
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, SEE-SP, Brasil.
2011 - 2011
GRANDES TEMAS DA ATUALIDADE. (Carga horária: 54h).
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, SEE-SP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em INTERACTION TEACHERS. (Carga horária: 240h).
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, SEE-SP, Brasil.
2010 - 2010
MOTIVAÇÃO DA LEITURA. (Carga horária: 6h).
SECRETERIA DE ESTADO DA CULTURA, SEC-SP, Brasil.
2010 - 2010
APROFUNDAMENTO EM LIBRAS. (Carga horária: 45h).
DIRETORIA DE ENSINO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, DE - SJCAMPOS, Brasil.
2010 - 2010
CURSO BÁSICO DE LIBRAS. (Carga horária: 45h).
DIRETORIA DE ENSINO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, DE - SJCAMPOS, Brasil.
2009 - 2009
A REDAÇÃO NO VESTIBULAR UNICAMP. (Carga horária: 20h).
UNIVERSIDADE DE CAMPINAS, UNICAMP, Brasil.
2009 - 2009
INTRODUÇÃO A LIBRAS. (Carga horária: 30h).
DIRETORIA DE ENSINO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, DE - SJCAMPOS, Brasil.
2006 - 2007
Extensão universitária em PRÁTICAS DE LEITURA NA CONTEMPORANEIDADE. (Carga horária: 80h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.


Atuação Profissional



EE Prof Alceu Maynard Araujo, EE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR COORDENADOR PEDAGÓGICO - EM, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2004 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 26, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
PEB II - PORTUGUÊS (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)

Atividades

02/2005 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Universidade Virtual do Estado de São Paulo, UNIVESP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: TUTOR A DISTÂNCIA, Carga horária: 20


Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mediador do Curso online SEQUENCIA DIDÁTICA, Carga horária: 10
Outras informações
Atuou como mediador no curso on-line "Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas",oferecido pelo Programa Escrevendo o Futuro,com uma turma de 40 cursistas participantes e com carga horária de 80 horas, no período de 02/04/2015 a 25/06/2018.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mediador no Curso online SEQUÊNCIA DIDÁTICA, Carga horária: 10
Outras informações
Mediador no curso on-line "Sequência Didática: aprendendo por meio de resenhas" oferecido pelo Programa Escrevendo o Futuro, com uma turma de 30 cursistas participantes e com a carga horária de 80 horas no período de 14/08/2017 a 06/11/2017.


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando - bolsista CNPq, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Doutorando - bolsista CNPq

Atividades

01/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , PROGRAMA DE LINGUISTICA APLICADA E ESTUDOS DA LINGUAGEM - LAEL, .


Universidade de Lisboa, UL, Portugal.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Doutorando em estágio de pesquisa, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio de pesquisa (nível doutorado) realizado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sob a supervisão da Profa. Dra. Madalena Teixeira. Durante os 06 meses de estágio (setembro de 2014 a fevereiro de 2015), o doutorando, com bolsa de estudos PDSE-CAPES, realizou pesquisas em bibliotecas portuguesas e participação em atividades acadêmicas na Universidade de Lisboa e em outros centros de referência, como: Universidade do Porto, Universidade de Évora e Universidade Nova de Lisboa.


Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: PROFESSOR ASSISTENTE III, Enquadramento Funcional: TEMPORÁRIO, Carga horária: 6


PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP, PMSJC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR II - PRAZO DETERMINADO, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Análise Dialógica do Discurso
2.
Verbo-visual em perspectiva dialógica
3.
Estudos do Texto e do Discurso
4.
Estudos bakhtinianos


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
FUNDAMENTOS E DESDOBRAMENTOS DA PERSPECTIVA DIALÓGICA PARA ANÁLISE DE DISCURSOS VERBAIS E VERBO VISUAIS
Descrição: O objetivo geral deste projeto é aprofundar as reflexões em torno das especificidades epistemológicas, teóricas e metodológicas da perspectiva dialógica do discurso, também denominada Análise Dialógica do Discurso (ADD), cujos fundamentos advêm do conjunto da obra de Bakhtin e do hoje chamado Círculo. Esse aprofundamento, que dá sequência a pesquisas anteriores, terá como objetivos específicos: (i) demonstrar a pertinência dessa vertente para uma teoria geral da linguagem; (ii) explicitar sua contribuição para as pesquisas em Ciências Humanas; (iii) reiterar, pela teoria e pela análise, a concepção de texto/enunciado/discurso, verbais e verbo-visuais (sendo o verbal considerado em sua dimensão oral, sonora e/ou escrita) constitutivamente implicados na produção, circulação e recepção de conhecimentos próprios das Humanidades; (iv) esclarecer algumas particularidades assumidas pelo pensamento bakhtiniano no Brasil, a partir de sua recepção e de seus desdobramentos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2015
ENSINO DE PONTUAÇÃO EM COLEÇÕES DIDÁTICAS DE PORTUGUÊS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA
Descrição: Esta pesquisa objetiva analisar as abordagens didáticas sobre os sinais de pontuação encontradas nos volumes do 6º ao 9º ano de duas coleções: Português: uma proposta para o letramento, de Magda Soares, e Português: linguagens, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. A motivação deste trabalho surgiu da preocupação que temos sobre como os sinais de pontuação são abordados nos livros didáticos de Português (LDP) do Ensino Fundamental (EF), aprovados pelo Programa Nacional dos Livros Didáticos (PNLD) e distribuídos nas escolas públicas brasileiras. Com efeito, os educandos percebem as nuanças de entoações na fala, conseguindo distinguir os efeitos de sentido a partir das pausas na oralidade. No entanto, isso deixa de ocorrer na transposição para a escrita, uma vez que resultados de avaliações apontam que parte dos educandos oriundos da rede pública não possui pleno domínio da competência escritora, sendo o domínio da pontuação um dos conteúdos que destacamos. Dessa forma, este trabalho justifica-se pela necessidade de refletirmos a respeito do assunto, com vistas ao aprimoramento das prescrições e propostas sobre a pontuação nos materiais didáticos, revelando-se uma forma de questionar as abordagens em uso, permitindo novos olhares sobre a temática, cujos resultados possam contribuir para expansão do assunto no campo da Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Assim sendo, estabelecemos como principais perguntas de pesquisa: (1) Como as abordagens didáticas sobre o emprego da pontuação se articulam à formação de leitores e produtores de textos nas obras didáticas analisadas, conforme orientações dos documentos oficiais? (2) Quais encaminhamentos teórico-metodológicos são oferecidos pelas coleções quanto ao uso dos sinais de pontuação nos Anos Finais do Ensino Fundamental? A partir de tais questões, trabalhamos com a hipótese norteadora de que as atividades sobre o emprego da pontuação, presentes nas coletâneas do EF aprovadas pelo PNLD, podem não colaborar para o pleno desenvolvimento da competência escritora dos educandos, mais especificamente o uso consciente dos sinais de pontuação. Alinhada a tais proposições, nossa tese é a de que parte dos educandos da rede pública não sabe ou tem dificuldade de pontuar. Entre os motivos dessa dificuldade, destacamos a estruturação das abordagens didáticas sobre os sinais de pontuação encontradas nos LDP, pois talvez não façam com que os alunos dos Anos Finais do EF desenvolvam o domínio pleno no uso desse conteúdo, tampouco reflitam sobre o emprego da pontuação em suas produções textuais. Para alicerçar nossa investigação, a pesquisa terá como arcabouço teórico as contribuições da Análise Dialógica do Discurso (ADD), tendo como aporte alguns conceitos-chave desenvolvidos por Bakhtin e o Círculo. Da perspectiva metodológica, foram propostos dois eixos. No eixo teórico, apresentamos o estado do conhecimento sobre a temática da pontuação por meio da busca em produções acadêmicas brasileiras nas últimas décadas. Em uma segunda etapa, estruturou-se a descrição do contexto de pesquisa, coleta e delimitação do corpus. No eixo prático, objetivamos a análise enunciativo-discursiva das abordagens didáticas sobre o emprego da pontuação nas duas coletâneas elencadas, bem como a reflexão contrastiva desses resultados. Palavras-chave: sinais de pontuação; livro didático; análise dialógica do discurso..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Anderson Cristiano da Silva - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2008 - 2014
Verbo-visual e produção de sentidos: perspectiva dialógica
Descrição: Para dar continuidade, coerência e pertinência à pesquisa que vem sendo desenvolvida há alguns anos e que está centrada nas contribuições teórico-metodológicas da perspectiva dialógica de discurso, é indispensável buscar, no conjunto do pensamento bahktiniano (compreendido como os escritos de três intelectuais M. Bakhtin, Valentin N. Voloshinov e Pavel N. Medvedev), as categorias, noções e sugestões que, apresentadas para o discurso verbal, mas tendo alcance nos estudos da linguagem como um todo, possam ser recuperadas e mobilizadas em função de uma melhor compreensão das formas de produção do sentido em manifestações discursivas verbo-visuais. Nesse sentido, é possível afirmar que em vários textos do Círculo encontram-se sugestões para o reconhecimento do visual como texto onde circulam discursos ou mesmo sugestão de articulações verbal, extraverbal, visual. Esse é o caso, por exemplo, do ensaio O autor e o herói (texto inacabado, pertencente aos arquivos, 1920/1930, publicado em Estética da criação verbal). Nele Bakhtin afirma: o objeto estético não é, naturalmente, constituído somente de palavras, ainda que a parte verbal seja importante nele, e esse objeto da visão estética possui uma forma espacial interna artisticamente significante que é representada pelas palavras da obra (essa forma, na pintura, é representada pelas cores, pelo desenho, pelas linhas, e daí não decorre que o objeto estético seja constituído apenas de linhas e de cores; trata-se precisamente de construir um objeto concreto a partir das linhas e das cores. Assim sendo, e considerando que a Análise do Discurso de diferentes vertentes coloca a leitura e a produção textual-discursiva como objeto de pesquisa, a dimensão verbo-visual está aí englobada como característica da vida em sociedade e, também, da constituição dos sujeitos e das identidades. As produções de caráter verbo-visual, tais como charge, publicidade, capas de revistas, primeiras páginas de jornal, poemas visuais, dentre outras, são objeto desta pesquisa, assim como o levantamento e sistematização das sugestões teórico-metodológicas das obras do Círculo bakhtiniano. O projeto foi previsto para 5 anos, mas o prazo foi ampliado até fevereiro de 2015 em função da condição de Assessor do CNPq/2010 até 30/09/2013, conforme decisão do CNPq. Os produtos esperados são: teses e dissertações concluídas pelos orientandos que participam do projeto; participação em eventos científicos com apresentação dos resultados parciais da pesquisa (responsável, orientandos, supervisionados); publicação de artigos em periódicos, de capítulos e livros. O projeto está articulado ao Grupo de Pesquisa/PUC-SP/CNPq Linguagem, Identidade e Memória, por mim liderado, que tem como um dos objetivos a realização de Jornadas anuais de estudo, como aconteceu em 2007, 2008 e 2009, 2010 e 2011, 2012 e 2013 (I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII Jornada): site http://www.linguagemememoria.com.br/home.php. Está também articulado ao GT da ANPOLL Estudos Bakhtinianos. Um dos produtos do projeto foi a criação do periódico online, Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, QUALIS A1, indexado no SCIELO e que já teve, em 2013, seus números 8(1) e 8(2) publicados: http://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana. O projeto envolve as seguintes Linhas de Pesquisa: Linguagem e Trabalho; Análise dialógica do discurso; Literatura: Estudos Comparados e Historiografia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (9) .
Integrantes: Anderson Cristiano da Silva - Integrante / ELISABETH BRAIT - Coordenador.
2008 - 2009
A pontuação e os efeitos de sentido: um estudo sob o viés bakhtiniano
Descrição: A presente pesquisa objetiva problematizar a ação dinâmica dos sinais de pontuação no texto midiático impresso, neste aspecto, discutir a pertinência deste conteúdo para a constituição de sentidos. Em consonância com tais colocações, esse estudo almeja mostrar uma abordagem produtiva para o ensino e aprendizagem da pontuação, diferenciando das colocações prescritivas, de ordem sintática, encontradas em livros didáticos e manuais de gramática. Dessa forma, este trabalho também contribui para o campo investigativo da Lingüística Aplicada, introduzindo maior flexibilidade e alterando a maneira de se olhar o processo de ensino e aprendizagem dos sinais de pontuação. O referencial teórico-metodológico dessa investigação tem como aporte os pressupostos bakhtinianos, principalmente a dialogia constitutiva da linguagem, além de alguns conceitos da análise do discurso, naquilo que contribuem para a perspectiva enunciativa, tais como: ethos e heterogeneidade discursiva. Neste arcabouço teórico, recorremos principalmente à concepção bakhtiniana de linguagem, da qual utilizamos os conceitos de enunciado e dialogismo. Segundo esta perspectiva, a constituição dialógica se dá no diálogo entre locutor e interlocutor; além disso, há também a inclusão de outras vozes na enunciação, causando desdobramentos no discurso. Para efeito de análise, utilizamos um corpus constituído de quatro artigos de opinião de dois colunistas do jornal Folha de S. Paulo, no período correspondente ao segundo semestre de 2007 e primeiro semestre de 2008. Ao analisar os artigos, procuramos discorrer, por meio das marcas lingüístico-discursivas, as possibilidades de intercâmbio e também mudanças de posicionamento de determinadas pontuações, considerando os efeitos desta interação. Especificamente nesta análise, discutimos o emprego das vírgulas e dos parênteses, sendo considerados marcas relevantes na constituição dos sentidos. Como resultado, observamos que a ação dos sinais de pontuação contribui para revelar traços de subjetividade, bem como a dialogia constitutiva da linguagem. Sob outra perspectiva, tal análise expõe possibilidades de intercâmbio entre pontuações, visto que essas trocas e também ausências podem modificar os sentidos. Vislumbramos, a partir destas reflexões, contribuir para utilização didática mais consistente sobre o emprego da pontuação, levando docentes e futuros docentes à compreensão mais aprofundada e crítica desse tema em textos do cotidiano..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Anderson Cristiano da Silva - Coordenador.
2007 - 2012
LINGUÍSTICA APLICADA E COMUNICAÇÃO SOCIAL: ESTUDOS INTERDISCIPLINARES
Descrição: Esse projeto tem por objetivo maior evidenciar por intermédio de pesquisas teóricas e de campo, a interface entre os fundamentos da Linguistica Aplicada, notadamente no que se refere à Análise do Discurso de linha francesa e à Linguística Textual, e os gêneros discursivos veiculados na mídia impressa e eletrônica, com a finalidade de estabelecer a interdisciplinariedade entre a Linguistica Aplicada e a Teoria da Comunicação. Pretende-se, com o estudo, contribuir não só com as pesquisas relativas ao processo de ensino-aprendizagem da Língua Materna, como também com o processo de leitura e produção textual por parte de graduandos dos cursos de Jornalismo, Propaganda e Publicidade e Relações Públicas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Anderson Cristiano da Silva - Integrante / MIRIAM BAUAB PUZZO - Integrante / Adriana Cintra - Integrante / Eliana Brito Kozma - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Odisséia


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Revista Odisséia
2017 - Atual
Periódico: Diálogo das Letras


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
Trabalho premiado na área Ciências Humanas no XV Encontro Latino Americano de Pós-graduação, Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP.
2013
TRABALHO PREMIADO NA ÁREA DE LINGUÍSTICA E ARTES, UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA (UNIVAP) - XIII EPG - ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO.
2006
MENÇÃO HONROSA, FUNDAÇÃO CULTURAL CASSIANO RICARDO.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:24
Total de citações:0
SILVA, ANDERSON  Data: 03/01/2017

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:4
ANDERSON CRISTIANO DA SILVA; ANDERSON SILVA; SILVA, A.; SILVA, A. C.  Data: 25/02/2018

Outras
Total de trabalhos:6
Total de citações:10
ANDERSON CRISTIANO DA SILVA  Data: 28/12/2016

Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, ANDERSON2018SILVA, ANDERSON. SINAIS DE PONTUAÇÃO E LINGUÍSTICA APLICADA. HIPÁTIA, v. 3, p. 23-32, 2018.

2.
SILVA, ANDERSON CRISTIANO DA2017 SILVA, ANDERSON CRISTIANO DA; PUZZO, MIRIAM BAUAB . PONTUAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DE SENTIDOS EM UM POEMA INÉDITO DE CASSIANO RICARDO. Revista do GEL, v. 14, p. 186-208, 2017.

3.
SILVA, ANDERSON2017SILVA, ANDERSON. LINGUÍSTICA APLICADA E O ENSINO DA PONTUAÇÃO: REFLEXÕES. CAMINHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA, v. 17, p. 64-84, 2017.

4.
SILVA, ANDERSON2017SILVA, ANDERSON. MEANDROS DA VERBOVISUALIDADE: ANÁLISE DIALÓGICA DE UMA CAMPANHA PUBLICITÁRIA IMPRESSA LUSITAN. PROLÍNGUA (JOÃO PESSOA), v. 12, p. 02-15, 2017.

5.
SILVA, ANDERSON;SILVA, ANDERSON CRISTIANO DA2016SILVA, ANDERSON; SOUSA, F. R. . CONCEPÇÕES SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ? ANOS INICIAIS. Revista de Letras Norte@mentos, v. 9, p. 246-266, 2016.

6.
SILVA, ANDERSON;SILVA, ANDERSON CRISTIANO DA2016SILVA, ANDERSON. ATIVIDADES SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO EM DUAS COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA (ANOS FINAIS). Entrepalavras, v. 1, p. 127-145, 2016.

7.
SILVA, ANDERSON;SILVA, ANDERSON CRISTIANO DA2016SILVA, ANDERSON. ATIVIDADES DE PONTUAÇÃO: REFLEXÕES DIALÓGICAS EM COLEÇÕES DIDÁTICAS DE PORTUGUÊS. Revista Intercâmbio, v. XXXIII, p. 15-34, 2016.

8.
CAVALCANTE, C. G.2016CAVALCANTE, C. G. ; SILVA, ANDERSON . Ponto de exclamação como índice de autoria: análise dialógica de um livro didático universitário de língua materna. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. 45, p. 748, 2016.

9.
SILVA, ANDERSON;SILVA, ANDERSON CRISTIANO DA2015SILVA, ANDERSON. A PONTUAÇÃO EM MANUAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. REDIS - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO, v. 4, p. 200-228, 2015.

10.
SILVA, ANDERSON;SILVA, ANDERSON CRISTIANO DA2014SILVA, ANDERSON. A RELAÇÃO ENTRE VIDAS SECAS E ELITE DA TROPA: REFLEXÕES PARA FORMAÇÃO DE UM LEITOR CRÍTICO-REFLEXIVO. Recorte (UninCor), v. 11, p. 001, 2014.

11.
SILVA, ANDERSON;SILVA, ANDERSON CRISTIANO DA2014SILVA, ANDERSON. ESTUDO SOBRE A PONTUAÇÃO EM UM POEMA DE CASSIANO RICARDO. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 1, p. 445-450, 2014.

12.
SILVA, ANDERSON;SILVA, ANDERSON CRISTIANO DA2014SILVA, ANDERSON. AS IMPLICAÇÕES DO INTERNETÊS NA ORTOGRAFIA: UM ESTUDO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS PAULISTAS. Letras Raras, v. 4, p. 93-107, 2014.

13.
SILVA, ANDERSON;SILVA, ANDERSON CRISTIANO DA2014SILVA, ANDERSON; PUZZO, M. B. . LEITURA DA LINGUAGEM VERBO-VISUAL: A RESPONSIVIDADE NO GÊNERO PROPAGANDA IMPRESSA. Intersecções (Jundiaí), v. 1, p. 160-180, 2014.

14.
SILVA, ANDERSON;SILVA, ANDERSON CRISTIANO DA2013SILVA, ANDERSON. PRESCRIÇÕES SOBRE O ENSINO DA PONTUAÇÃO: UM ESTUDO CRÍTICO-REFLEXIVO. RevLet: Revista Virtual de Letras, v. 05, p. 24-42, 2013.

15.
SILVA, ANDERSON;SILVA, ANDERSON CRISTIANO DA2013SILVA, ANDERSON. RESPONSIVIDADE: A PERCEPÇÃO DO ACABAMENTO ENUNCIATIVO ATRAVÉS DE TIRAS DE HUMOR. Revista L@el em (Dis-)Curso, v. 6, p. 20-32, 2013.

16.
SILVA, ANDERSON;SILVA, ANDERSON CRISTIANO DA2013SILVA, ANDERSON. LEITURA VERBOVISUAL: A PERCEPÇÃO DA RESPONSIVIDADE EM UM COMERCIAL AUTOMOTIVO. Revista Práticas de Linguagem, v. 3, p. 142-159, 2013.

17.
SILVA, ANDERSON;SILVA, ANDERSON CRISTIANO DA2012SILVA, ANDERSON. RESPONSIVIDADE E PERSUASÃO: ANÁLISE VERBOVISUAL EM UM COMERCIAL AUTOMOTIVO. Leitura. Teoria & Prática, v. 1, p. 2440-2449, 2012.

18.
SILVA, ANDERSON;SILVA, ANDERSON CRISTIANO DA2012SILVA, ANDERSON. RELAÇÃO ENTRE AS VÍRGULAS E OS TEMAS MARCADOS: UMA PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL. Inventário (Universidade Federal da Bahia. Online), v. 1, p. 001-011, 2012.

19.
SILVA, ANDERSON;SILVA, ANDERSON CRISTIANO DA2012SILVA, ANDERSON. A RESPONSIVIDADE EM UM COMERCIAL AUTOMOTIVO. Linguagem em Foco, v. 4, p. 067-080, 2012.

20.
SILVA, ANDERSON;SILVA, ANDERSON CRISTIANO DA2011SILVA, ANDERSON. A perpetuação do imaginário enunciativo: concepções sobre o emprego da vírgula por alunos do ensino superior. Inventário (Universidade Federal da Bahia. Online), v. 8, p. 01-15, 2011.

21.
SILVA, ANDERSON;SILVA, ANDERSON CRISTIANO DA2011 SILVA, ANDERSON. A PONTUAÇÃO E A CONSTITUIÇÃO DE SENTIDOS: UM ESTUDO DIALÓGICO EM TEXTO MIDIÁTICO IMPRESSO. Revista Brasileira de Linguística Aplicada (Impresso), v. 11, p. 073-093, 2011.

22.
SILVA, ANDERSON;SILVA, ANDERSON CRISTIANO DA2011SILVA, ANDERSON. PROPAGANDA IMPRESSA DE PRESERVATIVO: A CONTRIBUIÇÃO DA RESPONSIVIDADE NA ESTRATÉGIA DE PERSUASÃO. Linguasagem (São Paulo), v. 17, p. 17-0, 2011.

23.
SILVA, ANDERSON;SILVA, ANDERSON CRISTIANO DA2011SILVA, ANDERSON. A PERCEPÇÃO DA RESPONSIVIDADE A PARTIR DA ANÁLISE VERBO-VISUAL EM TIRINHAS DE HUMOR. Domínios de Lingu@Gem, v. 5, p. 01-13, 2011.

24.
SILVA, ANDERSON;SILVA, ANDERSON CRISTIANO DA2010SILVA, ANDERSON; MAURICIO, R. M. S. . O panoptismo pela escrita: reflexões sobre um tema de redação. Veredas (UFJF. Online), v. 2, p. 096-106, 2010.

25.
SILVA, ANDERSON;SILVA, ANDERSON CRISTIANO DA2009SILVA, ANDERSON. A PRESENÇA DA INTERROGAÇÃO NO TEXTO OPINATIVO: REFLEXÕES SOBRE O ETHOS DISCURSIVO. Intercâmbio (CD-ROM), v. XX, p. 25-43, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, ANDERSON; COSTA, E. (Org.) ; CAMPOS, M. T. R. A. (Org.) ; BEZERRA, M. I. F. (Org.) ; CAVALCANTE, C. G. (Org.) ; BRAIT, E. (Org.) . LIVRO DIDÁTICO: OLHARES DIALÓGICOS. 1. ed. CAMPINAS: PONTES EDITORES, 2017. v. 1. 170p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, ANDERSON. SINAIS DE PONTUAÇÃO: DOCUMENTOS OFICIAIS E LIVROS DIDÁTICOS EM DIÁLOGO. In: ANDERSON SILVA; ELIZANGELA COSTA. (Org.). LIVRO DIDÁTICO: OLHARES DIALÓGICOS. 1ed.CAMPINAS: PONTES EDITORES, 2017, v. 1, p. 77-106.

2.
COSTA, E. P. M. ; SILVA, ANDERSON CRISTIANO DA . CAPA DE REVISTA: UMA ANÁLISE DO VERBO-VISUAL À LUZ DOS CONCEITOS BAKHTINIANOS. In: Kozma, Eliana Vianna Brito; Puzzo, Miriam Bauab. (Org.). Múltiplas linguagens: discurso e efeito de sentido. 1ed.CAMPINAS - SP: PONTES EDITORES, 2017, v. 1, p. 131-154.

3.
SILVA, ANDERSON. ANÁLISE BAKHTINIANA DE UM COMERCIAL PARA O DIA DOS NAMORADOS 2015: O CASO DA POLÊMICA ABERTA DE O BOTICÁRIO. In: Kozma, Eliana Vianna Brito; Puzzo, Miriam Bauab. (Org.). Múltiplas linguagens: discurso e efeito de sentido. 1ed.Campinas - SP: Pontes Editores, 2017, v. 1, p. 43-60.

4.
SILVA, ANDERSON. A PONTUAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE OS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS (ANOS FINAIS). In: Demerval da Hora; Juliene Lopes R. Pedrosa; Rubens M. Lucena. (Org.). ALFAL 50 anos: contribuições para os estudos linguísticos e filológicos. 1ed.JOÃO PESSOA: IDEIA EDITORA, 2015, v. 1, p. 1084-1107.

5.
SILVA, ANDERSON. A PONTUAÇÃO NO TEXTO MIDIÁTICO IMPRESSO: UM OLHAR SOBRE O USO DOS PARÊNTESES. In: Miriam Bauab Puzzo; Eliana Vianna Brito Kozma. (Org.). Os sinais de pontuação e seus efeitos de sentido: uma abordagem discursiva. 1ed.CAMPINAS: PONTES EDITORES, 2014, v. 1, p. 117-144.

6.
PUZZO, M. B. ; SILVA, ANDERSON . PRODUTIVIDADE, SENTIDO E ESTILO: PONTUAÇÃO/SINTAXE EM UM POEMA INÉDITO DE CASSIANO RICARDO. In: Miriam Bauab Puzzo; Eliana Vianna Brito Kozma. (Org.). Os sinais de pontuação e seus efeitos de sentido: uma abordagem discursiva. 1ed.CAMPINAS: PONTES EDITORES, 2014, v. 1, p. 219-246.

7.
SILVA, ANDERSON. ENTRE A LÍNGUA MATERNA E A LÍNGUA ESTRANGEIRA: CAMINHOS QUE MOTIVARAM MINHA ESCOLHA PROFISSIONAL. In: Romero, Tania R. S.. (Org.). Autobiografias na (re)constituiçao de identidades de professores de línguas: o olhar crítico-reflexivo. Campinas: Pontes, 2010, v. 3, p. 201-207.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVA, ANDERSON. Ensino de Pontuação em Coleções Didáticas de Português: Uma Análise Dialógica. PALIMPSESTO - Revista do Programa de Pós-graduação em Letras, RIO DE JANEIRO, p. 745 - 747, 03 nov. 2016.

2.
SILVA, ANDERSON. A pontuação e os efeitos de sentido: um estudo sob o viés bakhtiniano. Palimpsesto (Rio de Janeiro. Online), RIO DE JANEIRO, p. 001 - 004, 01 fev. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, ANDERSON. SINAIS DE PONTUAÇÃO: IMBRICAMENTO DIALÓGICO ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E OS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS. In: XVIII CONGRESO INTERNACIONAL ALFAL 2017, 2017, BOGOTÁ. TRABAJOS FINALES PARA LAS MEMORIAS - ALFAL COLOMBIA 2017. BOGOTÁ, 2017.

2.
SOUSA, F. R. ; SILVA, ANDERSON . SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE PONTUAÇÃO (ANOS INICIAIS): DA TEORIA À PRÁTICA. In: XVII EPG - ENCONTRO INTERNACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2017, SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. TRABALHOS COMPLETOS XVII EPG. SÃO JOSÉ DOS CAMPOS: UNIVAP, 2017.

3.
SILVA, ANDERSON. ENSINO DE PONTUAÇÃO EM UMA COLEÇÃO DIDÁTICA DE PORTUGUÊS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA. In: XVI Encontro Latino Americano de Pós-Graduação, 2016, São José dos Campos - SP. EDUCAÇÃO E CÍÊNCIA PARA A CIDADANIA GLOBAL. SÃO JOSÉ DOS CAMPOS: UNIVAP, 2016. v. 1.

4.
SOUSA, R. F. ; SILVA, ANDERSON . CONCEPÇÕES SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ? ANOS INICIAIS. In: XVI ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2016, SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP. EDUCAÇAÕ E CIÊNCIA PARA A CIDADANIA GLOBAL. SÃO JOSÉ DOS CAMPOS: UNIVAP, 2016. v. 1.

5.
SILVA, ANDERSON. REFLEXÕES DIALÓGICAS SOBRE O USO DOS PARÊNTESES EM UM TEXTO MIDIÁTICO IMPRESSO. In: XV Encontro Latino Americano de Pós-graduação, 2015, São José dos Campos. Ciência, Luz e Tecnologias, 2015. p. 01-06.

6.
SILVA, ANDERSON. SINAIS DE PONTUAÇÃO: REFLEXÕES EM UMA APOSTILA DE PORTUGUÊS DA REDE ESTADUAL PAULISTA. In: XV Encontro Latino Americano de Pós-gradução, 2015, São José dos Campos. Ciência, Luz e Tecnologia, 2015. p. 01-06.

7.
SILVA, ANDERSON. A PONTUAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE OS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS (ANOS FINAIS). In: XVII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ALFAL, 2014, JOÃO PESSOA. 50 ANOS DE ESTUDOS LINGUÍSTICO E FILOLÓGICOS. JOÃO PESSOA: UFPB, 2014. v. 1. p. 1380-1389.

8.
SILVA, ANDERSON. AS ATIVIDADES DIDÁTICAS SOBRE A PONTUAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS: UM ESTUDO DIALÓGICO. In: V Colóquio da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso ? ALED BRASIL, 2014, SÃO CARLOS. TRABALHOS COMPLETOS - ALED BRASIL. SÃO CARLOS, 2014. v. 1. p. 01-14.

9.
SILVA, ANDERSON; TEIXEIRA, M. . A REFLECTION ABOUT PUNCTUATION ACTIVITIES IN TEXTBOOKS OF PORTUGUESE LANGUAGE (ELEMENTARY EDUCATION) IN BRAZIL AND PORTUGAL. In: ICERI2014 - 7th International Conference of Education, Research and Innovation, 2014, Seville. PROCEEDINGS CD. Seville: IATED, 2014. v. 01. p. 2189-2196.

10.
SILVA, ANDERSON. REFLEXÕES SOBRE UMA ATIVIDADE DE PONTUAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO PORTUGUÊS: LINGUAGENS. In: XIII ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2013, SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. CIÊNCIA, INOVAÇÃO & TRADIÇÃO. SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, 2013.

11.
SILVA, ANDERSON. ABORDAGEM SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO NAS GRAMÁTICAS CONTEMPORÂNEAS: UM ESTUDO DESCRITIVO SINCRÔNICO. In: XIII - ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2013, SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. CIÊNCIA, INOVAÇÃO & TRADIÇÃO. SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, 2013.

12.
SILVA, ANDERSON. ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS (1996-2012). In: II CICTED - Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento, 2013, TAUBATÉ. ANAIS - XIV MIPG - Mostra Internacional de Pós-graduação. Taubaté: Universidade de Taubaté, 2013. v. 1.

13.
SILVA, ANDERSON. ANÁLISE DAS PRESCRIÇÕES E PROPOSTAS SOBRE O ENSINO DA PONTUAÇÃO EM UM LIVRO DIDÁTICO. In: XII ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2012, SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. CIÊNCIAS SEM FRONTEIRAS: DESAFIOS PARA O SÉCULO XXI. SÃO JOSÉ DOS CAMPOS: UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA - UNIVAP, 2012. v. 1.

14.
SILVA, ANDERSON. A PONTUAÇÃO E O ENUNCIADO: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA. In: IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2012, Rio de Janeiro. ANAIS ELETRÔNICOS IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2012. v. 1. p. 01-21.

15.
SILVA, ANDERSON. A RESPONSIVIDADE NA LEITURA: ANÁLISE DE TIRAS DE HUMOR PELO VIÉS BAKHTINIANO. In: XVI ALFAL, 2011, ALCALÁ DE HENARES. DOCUMENTOS PARA EL XVI CONGRESO INTERNACIONAL DE LA ALFAL, 2011.

16.
SILVA, ANDERSON. ATITUDE RESPONSIVA ATIVA: A CONTRIBUIÇÃO BAKHTINIANA PARA O PROFESSOR DE LÍNGUAS. In: III CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS, 2011, TAUBATÉ. III Congresso Latino Americano de Profissionais de Línguas, 2010. p. 067-081.

17.
SILVA, ANDERSON. A PERCEPÇÃO DAS VARIAÇÕES DE TOM ATRAVÉS DOS SINAIS DE PONTUAÇÃO. In: 5. SePLA - SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM LINGUÍSTICA APLICADA, 2009, TAUBATÉ. SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM LINGUÍSTICA APLICADA (SePLA), 2009.

18.
SILVA, ANDERSON. O USO DAS VÍRGULAS POR UMA ABORDAGEM ENUNCIATIVA. In: ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2009, SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. CIÊNCIA & ÉTICA: O PARADIGMA DO SÉCULO XXI, 2009.

19.
SILVA, ANDERSON. OS SINAIS DE PONTUAÇÃO E O LIVRO DIDÁTICO: (DES)CONSTRUINDO PERSPECTIVAS. In: COLE - CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 2009, CAMPINAS. ANAIS DO 17 COLE, 2009.

20.
SILVA, ANDERSON. HETEROGENEIDADE DISCURSIVA E OS SINAIS DE PONTUAÇÃO: UMA INTERFACE POSSÍVEL. In: VIII EPG - ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2008, SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. ENERGIA: GERAÇÃO, USO E CONSEQUENICA, 2008.

21.
SILVA, ANDERSON. HETEROGENEIDADE DISCURSIVA E OS SINAIS DE PONTUAÇÃO: UMA INTERFACE POSSÍVEL?. In: VIII ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2008, SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. VIII ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2008.

22.
SILVA, ANDERSON; PUZZO, M. B. . REFLEXÃO SOBRE O USO DA PONTUAÇÃO EM TEXTOS DE MÍDIA IMPRESSA. In: VII ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2007, SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. O PARADIGMA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, 2007.

23.
SILVA, ANDERSON. AVALIAÇÃO ESCOLAR: APRENDIZAGEM SIM, CASTIGO NÃO!. In: VII INIC - UNIVAP, 2002, São José dos Campos. VI Encontro de Iniciação Científica e II Encontro de Pós-Graduação. São José dos Campos: JAC Gráfica e Editora, 2002. v. 2/2. p. 375-378.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, ANDERSON; MAURICIO, R. M. S. . TEMA DE REDAÇÃO: UMA FORMA DE VIGILÂNCIA ATRAVÉS DA ESCRITA?. In: IX MOSTRA DE PÓS GRADUAÇÃO DA UNITAU, 2009, TAUBATÉ. INDISSOCIABILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2009.

2.
SILVA, ANDERSON. A PONTUAÇÃO E OS EFEITOS DE SENTIDO: UM ESTUDO SOB O VIÉS BAKHTINIANO. In: 4 SEPLA - Seminário de Pesquisas em Linguistica Aplicada, 2008, TAUBATÉ. A LINGUISTICA APLICADA NA CONTEMPORANEIDADE. TAUBATÉ, 2008.

3.
SILVA, ANDERSON. AS RELAÇÕES DIALÓGICAS ENTRE VIDAS SECAS E ELITE DA TROPA: UMA INTERFACE POSSÍVEL. In: III MOSTRA DE PÓS-GRADUAÇÃO - FATEA, 2008, LORENA. X ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E III ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, ANDERSON. Sinais de pontuação: o imbricamento dialialógico entre os documentos oficiais e os livros didáticos de português. In: 21 InPLA, 2018, São Paulo. CADERNO (DE) RESUMOS. SÃO PAULO: LAEL PUC-SP, 2018. v. 1. p. 88-89.

2.
SILVA, ANDERSON. A trama dialógica entre os documentos oficiais e os livros didáticos: o caso da pontuação. In: 21 InPLA, 2018, SÃO PAULO. CADERNO (DE) RESUMOS. SÃO PAULO: LAEL PUC-SP, 2018. v. 1. p. 89-90.

3.
SILVA, ANDERSON. A PONTUAÇÃO E O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: REFLEXÕES DIALÓGICAS. In: V COLÓQUIO REGIONAL DE LINGUÍSTICA APLICADA, 2017, GUARULHOS. V COLÓQUIO REGIONAL DE LINGUÍSTICA APLICADA - CADERNO DE RESUMOS. GUARULHOS: UNIFESP, 2017. v. 1. p. 63-64.

4.
SILVA, ANDERSON; SOUSA, R. F. . A CONCEPÇÃO SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) ? UM OLHAR DIALÓGICO. In: I SEPEP - SEMINÁRIO DE PROFESSORES DA ESCOLA PÚBLICA, 2017, SÃO PAULO. APRESENTAÇÕES ORAIS. SÃO PAULO: INSTITUTO DE FÍSICA - USP, 2017.

5.
SOUSA, R. F. ; SILVA, ANDERSON . APLICABILIDADE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE PONTUAÇÃO (ANOS INICIAIS): DA TEORIA À PRÁTICA. In: I SEPEP - SEMINÁRIO DE PROFESSORES DA ESCOLA PÚBLICA, 2017, SÃO PAULO. RESUMO DOS TRABALHOS. SÃO PAULO: INSTITUTO DE FÍSICA - USP, 2017.

6.
SILVA, ANDERSON; CAVALCANTE, C. G. ; COSTA, E. . Ensino e aprendizagem de língua portuguesa: pesquisas em perspectiva dialógica. In: XVIII CONGRESO INTERNACIONAL ALFAL 2017, 2017, BOGOTÁ. PROGRAMACIÓN Y RESÚMENES. BOGOTÁ: UNIVERSIDADE NACIONAL DA COLOMBIA, 2017. v. 1. p. 001-271.

7.
SILVA, ANDERSON. SINAIS DE PONTUAÇÃO E LINGUÍSTICA APLICADA. In: I SELIV - SEMINÁRIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO VALE DO PARAÍBA, 2017, CAMPOS DO JORDÃO. ANAIS. CAMPOS DO JORDÃO: IFSP, 2017. v. 1. p. 27-27.

8.
SILVA, ANDERSON. A PONTUAÇÃO E O ENSINO EM LIVROS DIDÁTICOS. In: VI ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, 2017, POUSO ALEGRE. CADERNO DE PROGRAMAÇÃO E RESUMO ENELIM 2017. POUSO ALEGRE, 2017. v. 1. p. 167-167.

9.
SILVA, ANDERSON. ANÁLISE BAKHTINIANA DE UM COMERCIAL PARA O DIA DOS NAMORADOS. In: 64 SEMINÁRIO DO GEL, 2016, ASSIS - SP. PROGRAMAÇÃO DO 64o SEMINÁRIO DO GEL. ASSIS: UNESP - CAMPUS ASSIS, 2016.

10.
SILVA, ANDERSON. ENSINO DE PONTUAÇÃO EM UMA COLEÇÃO DIDÁTICA DE PORTUGUÊS: UMA ANÁLISE DIALÓGICA. In: INIC 2016, 2016, SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. REVISTA UNIVAP ON-LINE. SÃO JOSÉ DOS CAMPOS: UNIVAP, 2016. v. 22. p. 255.

11.
SILVA, ANDERSON. A POLÊMICA ABERTA DE O BOTICÁRIO: ANÁLISE BAKHTINIANA DE UM COMERCIAL PARA O DIA DOS NAMORADOS. In: INIC 2016, 2016, SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. REVISTA UNIVAP ON-LINE. SÃO JOSÉ DOS CAMPOS: UNIVAP, 2016. v. 22.

12.
SILVA, ANDERSON. A PONTUAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS: UM ESTUDO SOBRE AS PROPOSTAS DE ENSINO. In: VII SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS FILOLÓGICOS E LINGUÍSTICOS, 2015, CAMPO GRANDE. RESUMO, 2015.

13.
SILVA, ANDERSON. ANÁLISE DIALÓGICA: REFLEXÕES SOBRE AS ATIVIDADES DIDÁTICAS A RESPEITO DA PONTUAÇÃO. In: V SELL - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DA UFTM, 2015, UBERABA. PROGRAMAÇÃO E RESUMOS. UBERABA: CURSO DE LETRAS/ UFTM, 2015.

14.
CAVALCANTE, C. G. ; SILVA, ANDERSON . Ponto de exclamação como índice de autoria: análise dialógica de um livro didático universitário de língua materna. In: 63º SEMINÁRIO DO GEL, 2015, CAMPINAS. Programação do 63º seminário do GEL - RESUMOS. CAMPINAS, 2015.

15.
SILVA, ANDERSON. ATIVIDADES DE PONTUAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS: REFLEXÕES DIALÓGICAS. In: XI CONGRESO INTERNACIONAL ALED, 2015, BUENOS AIRES. RESÚMENES. BUENOS AIRES: FACULDADE DE FILOSOFIA Y LETRAS - UBA, 2015. v. 1. p. 76-76.

16.
SILVA, ANDERSON. ATIVIDADES DE PONTUAÇÃO: REFLEXÕES DIALÓGICAS EM COLEÇÕES DIDÁTICAS DE PORTUGUÊS. In: 20 InPLA - INTERCÂMBIO DE PESQUISAS EM LINGUÍSTICA APLICADA, 2015, SÃO PAULO. CADERNO DE RESUMOS - AS MÚLTIPLAS FACES DA LINGUAGEM. SÃO PAULO: PUC-SP, 2015. v. 1. p. 125-126.

17.
CAVALCANTE, C. G. ; SILVA, ANDERSON . REFLEXÕES DIALÓGICAS SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. In: 20 InPLA - INTERCÂMBIO DE PESQUISAS EM LINGUÍSTICA APLICADA, 2015, SÃO PAULO. CADERNO DE RESUMOS - AS MÚLTIPLAS FACES DA LINGUAGEM. SÃO PAULO: PUC-SP, 2015. v. 1. p. 125-125.

18.
SILVA, ANDERSON. ANÁLISE DIALÓGICA DAS ABORDAGENS SOBRE A PONTUAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA MATERNA (ANOS FINAIS). In: ABRALIN EM CENA - AMAZONAS, 2014, MANAUS. CADERNO DE RESUMOS - ABRALIN EM CENA AMAZONAS. MANAUS: UEA Edições, 2014. v. 1.

19.
SILVA, ANDERSON. REFLEXÃO SOBRE AS PROPOSTAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA PONTUAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS (ANOS FINAIS). In: X ENCONTRO DA LINHA DE PESQUISA LINGUAGEM E EDUCAÇÃO, 2014, SÃO PAULO. CADERNOS DE TEXTO E PROGRAMA. SÃO PAULO: FACULDADE DE EDUCAÇÃO - USP, 2014. v. 1. p. 39-40.

20.
SILVA, ANDERSON. O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS (ANOS FINAIS) E AS ATIVIDADES SOBRE O EMPREGO DA PONTUAÇÃO. In: II SIMPÓSIO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA: INTERSECÇÕES, 2014, BELO HORIZONTE. CADERNO DE RESUMOS. BELO HORIZONTE: PUC MINAS, 2014. p. 42-43.

21.
SILVA, ANDERSON. AS ATIVIDADES DIDÁTICAS SOBRE A PONTUAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS: UM ESTUDO DIALÓGICOS. In: V COLÓQUIO - ALED BRASIL, 2014, SÃO CARLOS. CADERNO DE RESUMOS - ANÁLISE DE DISCURSO: NOVOS CANTEIROS DE TRABALHO?. SÃO CARLOS: UFSCAR - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS, 2014. p. 37-38.

22.
SILVA, ANDERSON. ATIVIDADES SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO EM DUAS COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA MATERNA (ANOS FINAIS). In: 62 SEMINÁRIO DO GEL, 2014, CAMPINAS. PROGRAMAÇÃO DO 62 SEMINÁRIO DO GEL. CAMPINAS: GEL - GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO, 2014.

23.
SILVA, ANDERSON. A PONTUAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE OS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS (ANOS FINAIS). In: XVII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ALFAL, 2014, JOÃO PESSOA. ANAIS - ESTUDOS LINGUÍSTICOS E FILOLÓGICOS. PARAÍBA: UFPB, 2014. v. 1. p. 711.

24.
SILVA, ANDERSON. D/EXISTÊNCIA: OS SINAIS BARRA E A CONSTITUIÇÃO DE SENTIDOS EM UM POEMA INÉDITO DE CASSIANO RICARDO. In: 19 COLE - CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 2014, CAMPINAS. CADERNO DE ATIVIDADES E RESUMOS - LEITURAS SEM MARGENS. CAMPINAS: FE/UNICAMP, 2014. v. 1. p. 01-544.

25.
SILVA, ANDERSON. ANÁLISE DIALÓGICA DAS ATIVIDADES SOBRE A PONTUAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS (ANOS FINAIS). In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO (CIED), 2014, SÃO PAULO. RESUMOS. SÃO PAULO: USP, 2014. v. 1. p. 206-207.

26.
SILVA, ANDERSON. A HETEROGENEIDADE NAS PROPOSTAS DE ENSINO SOBRE A PONTUAÇÃO EM COLEÇÕES DIDÁTICAS DE LÍNGUA MATERNA. In: XVIII CNFL - Congresso Nacional de Filologia e Linguística, 2014, RIO DE JANEIRO. CADERNOS DO CNLF, VOL. XVIII, Nº 02 RESUMOS. RIO DE JANEIRO: UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ, 2014. v. XVIII. p. 001-218.

27.
SILVA, ANDERSON; TEIXEIRA, M. . REFLECTION ABOUT PUNCTUATION ACTIVITIES IN TEXTBOOKS OF PORTUGUESE LANGUAGE (ELEMENTARY EDUCATION) IN BRAZIL AND PORTUGAL. In: ICERI 2014, 2014, Sevilha. ABSTRACT VIEW, 2014.

28.
SILVA, ANDERSON. A PONTUAÇÃO EM MANUAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. In: JADIS IV - QUARTAS JORNADAS DE ANÁLISE DO DISCURSO, 2014, PORTO. LIVRO DE RESUMOS - BOOK OF ABSTRACTS, 2014. v. 1. p. 08-09.

29.
SILVA, ANDERSON. ENSINO DA PONTUAÇÃO: PRESCRIÇÕES E PROPOSTAS EM DUAS COLEÇÕES DIDÁTICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL. In: IV SIMELP - SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2013, GOIÂNIA. CADERNO DE RESUMOS: SIMPÓSIOS. GOIÂNIA: FACULDADE FEDERAL DE LETRAS DE GOIÁS, 2013. v. 1. p. 001-678.

30.
SILVA, ANDERSON. A PONTUAÇÃO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS (EF II): REFLEXÕES SOBRE AS PROPOSTAS DE ENSINO. In: ENELIM - V ENCONTRO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM/ IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, 2013, POUSO ALEGRE. ENELIM 2013 - CADERNO DE RESUMOS. POUSO ALEGRE: UNIVÁS, 2013. v. 1. p. 001-141.

31.
SILVA, ANDERSON. PONTUAÇÃO: ESTUDO CRÍTICO SOBRE PROPOSTAS DE ENSINO. In: 10 CBLA - CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGUÍSTICA APLICADA, 2013, RIO DE JANEIRO. CADERNO DE RESUMOS, 2013. v. 1. p. 001-308.

32.
SILVA, ANDERSON. OS SINAIS DE PONTUAÇÃO: UM ESTUDO DESCRITIVO DIACRÔNICO E SINCRÔNICO. In: 61 SEMINÁRIO DO GEL, 2013, SÃO PAULO. RESUMOS - 61 SEMINÁRIO DO GEL, 2013.

33.
SILVA, ANDERSON. O DISCURSO SOBRE A PONTUAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO: CONSTITUIÇÃO METODOLÓGICA DA PESQUISA. In: 60 SEMINÁRIO DO GEL - Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo, 2012, SÂO PAULO. SEMINÁRIO DO GEL, 60., 2012, PROGRAMAÇÃO... SÃO PAULO (SP), 2012.

34.
SILVA, ANDERSON. RESPONSIVIDADE E PERSUASÃO: ANÁLISE VERBOVISUAL EM UM COMERCIAL AUTOMOTIVO. In: 18 COLE - CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 2012, CAMPINAS. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. CAMPINAS: FE/UNICAMP; ALB, 2012. v. 1. p. 001-445.

35.
SILVA, ANDERSON. ANÁLISE DA PROPOSTA SOBRE O ENSINO DA PONTUAÇÃO EM UM LIVRO DIDÁTICO (EF II). In: XVI Mostra de Pós-Gradução em Letras - Mackenzie, 2012, SÃO PAULO. LÍNGUA E LITERATURA: LETRAS EM DEBATE. SÃO PAULO: UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE, 2012. v. 1. p. 32.

36.
SILVA, ANDERSON. A PONTUAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO: ANÁLISE ENUNCIATIVO-DISCURSIVA. In: XIII MOSTRA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNITAU, 2012, TAUBATÉ. INCLUSÃO VERDE: Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável. TAUBATÉ: UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ, 2012. p. 01-17.

37.
SILVA, ANDERSON. A RESPONSIVIDADE NA LEITURA: ANÁLISE DE TIRAS E HUMOR PELO VIÉS BAKHTINIANO. In: XVI ALFAL, 2011, ALCALÁ DE HENARES. XVI CONGRESO INTERNACIONAL DE LA ALFAL - LIBRO DE RESÚMENES. ALCALÁ DE HENARES: GRÁFICA/85 S.A., 2011. v. 01. p. 507-507.

38.
SILVA, ANDERSON. RESPONSIVIDADE: A PERCEPÇÃO DO ACABAMENTO ENUNCIATIVO ATRAVÉS DE TIRAS DE HUMOR. In: 18 InPLA - INTERCÂMBIO DE PESQUISAS EM LINGUISTICA APLICADA, 2011, SÃO PAULO. CADERNO DE RESUMOS 18 InPLA, 2011.

39.
SILVA, ANDERSON. ATITUDE RESPONSIVA ATIVA: A CONTRIBUIÇÃO BAKHTINIANA PARA O PROFESSOR DE LÍNGUAS. In: III CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS, 2010, TAUBATÉ. III CLAFPL. TAUBATÉ: EDITORA CASA CULTURA, 2010. p. 225-226.

40.
SILVA, ANDERSON. A presença da interrogação no texto opinativo: reflexões sobre o ethos discursivo. In: 17 InPLA - Intercâmbio em Pesquisa de Linguística Aplicada, 2009, São Paulo. Perspectivas, Dimensões e Desafios da Linguística Aplicada, 2009. p. 001-384.

41.
SILVA, ANDERSON. OS SINAIS DE PONTUAÇÃO E O LIVRO DIDÁTICO: (DES)CONSTRUINDO PERSPECTIVAS. In: 17 COLE - CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 2009, CAMPINAS. CADERNO DE ATIVIDADES E RESUMOS DO CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL. CAMPINAS: UNICAMP/FE; ALB, 2009. p. 001-652.

42.
SILVA, ANDERSON. A PONTU(AÇÃO) NO TEXTO MIDIÁTICO: UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA. In: XV ALFAL, 2008, Montevidéu. XV CONGRESO INTERNACIONAL DE LA ASOCIACIÓN DE LINGUÍSTICA Y FILOLOGÍA DE AMÉRICA LATINA. Montevideu: Imprenta Gega, 2008. v. 1. p. 001-392.

43.
SILVA, ANDERSON. A PERCEPÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO ATRAVÉS DA PONTUAÇÃO. In: XIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E IX MOSTRA DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2008, TAUBATÉ. ANAIS DO 13. ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E 9. ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2008.

44.
SILVA, ANDERSON. A IMPORTÂNCIA DA PONTUAÇÃO NA PRODUÇÃO DE SENTIDO EM TEXTOS DE MÍDIA IMPRESSA. In: XII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E VIII MOSTRA DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2007, TAUBATÉ. LINGUAGENS E SONHOS: A PESQUISA COMO PROJETO DO HUMANO, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, ANDERSON. Sinais de pontuação: o imbricamento dialógico entre os documentos oficiais e os livros didáticos de português. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SILVA, ANDERSON. A PONTUAÇÃO E O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: REFLEXÕES DIALÓGICAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOUSA, R. F. ; SILVA, ANDERSON . APLICABILIDADE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE PONTUAÇÃO (ANOS INICIAIS): DA TEORIA À PRÁTICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, ANDERSON; SOUSA, R. F. . A CONCEPÇÃO SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS): UM OLHAR DIALÓGICO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA, ANDERSON; CAVALCANTE, C. G. ; COSTA, E. . Ensino e aprendizagem de língua portuguesa: pesquisas em perspectiva dialógica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVA, ANDERSON. SINAIS DE PONTUAÇÃO E LINGUÍSTICA APLICADA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SILVA, ANDERSON. VERBOVISUALIDADE E OS EFEITOS DE SENTIDO: REFLEXÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SILVA, ANDERSON. ANÁLISE BAKHTINIANA DE UM COMERCIAL PARA O DIA DOS NAMORADOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SILVA, ANDERSON. A PONTUAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS: UM ESTUDO SOBRE AS PROPOSTAS DE ENSINO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SILVA, ANDERSON. ANÁLISE DIALÓGICA: REFLEXÕES SOBRE AS ATIVIDADES DIDÁTICAS A RESPEITO DA PONTUAÇÃO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CAVALCANTE, C. G. ; SILVA, ANDERSON . Ponto de exclamação como índice de autoria: análise dialógica de um livro didático universitário de língua materna. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SILVA, ANDERSON. LEITURA VERBOVISUAL: REFLEXÕES CRÍTICAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SILVA, ANDERSON. ABORDAGENS SOBRE A PONTUAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA MATERNA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SILVA, ANDERSON. ANÁLISE DIALÓGICA DAS ABORDAGENS SOBRE A PONTUAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA MATERNA (ANOS FINAIS). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SILVA, ANDERSON. A PONTUAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA MATERNA: UMA ANÁLISE DIALÓGICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SILVA, ANDERSON. REFLEXÃO SOBRE AS PROPOSTAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA PONTUAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS (ANOS FINAIS). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SILVA, ANDERSON. ATIVIDADES SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO EM DUAS COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA MATERNA (ANOS FINAIS). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SILVA, ANDERSON. A PONTUAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE OS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS (ANOS FINAIS). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SILVA, ANDERSON. OS SINAIS DE PONTUAÇÃO E OS MANUAIS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE AS PROPOSTAS DE ENSINO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
SILVA, ANDERSON. A PONTUAÇÃO EM MANUAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SILVA, ANDERSON. ANÁLISE DIALÓGICA DAS ATIVIDADES SOBRE A PONTUAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS (ANOS FINAIS). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SILVA, ANDERSON. AS ATIVIDADES DIDÁTICAS SOBRE A PONTUAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS: UM ESTUDO DIALÓGICO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
SILVA, ANDERSON. A REFLECTION ABOUT PUNCTUATION ACTIVITIES IN TEXBOOKS OF PORTUGUESE LANGUAGE (ELEMENTARY EDUCATION) IN BRAZIL AND PORTUGAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SILVA, ANDERSON. ATIVIDADES DE PONTUAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS: REFLEXÕES DIALÓGICAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SILVA, ANDERSON. ESTUDO SOBRE A PONTUAÇÃO EM UM POEMA DE CASSIANO RICARDO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SILVA, ANDERSON. PONTUAÇÃO: ESTUDO CRÍTICO SOBRE PROPOSTAS DE ENSINO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
SILVA, ANDERSON. LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS (EF II): UM ESTUDO SOBRE AS ATIVIDADES DE PONTUÇÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

28.
SILVA, ANDERSON. ENSINO DA PONTUAÇÃO: PRESCRIÇÕES E PROPOSTAS EM DUAS COLEÇÕES DIDÁTICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

29.
SILVA, ANDERSON. A PONTUAÇÃO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS (EF II): REFLEXÕES SOBRE AS PROPOSTAS DE ENSINO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
SILVA, ANDERSON. REFLEXÕES SOBRE UMA ATIVIDADE DE PONTUAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO PORTUGUÊS: LINGUAGENS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
SILVA, ANDERSON. ABORDAGEM SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO NAS GRAMÁTICAS CONTEMPORÂNEAS: UM ESTUDO DESCRITIVO SINCRÔNICO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
SILVA, ANDERSON. A CONTRIBUIÇÃO DA RESPONSIVIDADE PARA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICO-REFLEXIVOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
SILVA, ANDERSON. ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS (1996-2012). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
SILVA, ANDERSON. RESPONSIVIDADE E PERSUASÃO: ANÁLISE VERBOVISUAL EM UM COMERCIAL AUTOMOTIVO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
SILVA, ANDERSON. O LIVRO DIDÁTICO E A PONTUAÇÃO: UMA ABORDAGEM ENUNCIATIVO-DISCURSIVA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
SILVA, ANDERSON. O DISCURSO SOBRE A PONTUAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO: CONSTITUIÇÃO METODOLÓGICA DA PESQUISA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
SILVA, ANDERSON. ANÁLISE DAS PRESCRIÇÕES E PROPOSTAS SOBRE O ENSINO DA PONTUAÇÃO EM UM LIVRO DIDÁTICO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

38.
SILVA, ANDERSON. ANÁLISE DA PROPOSTA SOBRE O ENSINO DA PONTUAÇÃO EM UM LIVRO DIDÁTICO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
SILVA, ANDERSON. A PONTUAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO: ANÁLISE ENUNCIATIVO-DISCURSIVA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
SILVA, ANDERSON. RESPONSIVIDADE: A PERCEPÇÃO DO ACABAMENTO ENUNCIATIVO ATRAVÉS DE TIRAS DE HUMOR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

41.
SILVA, ANDERSON. A RESPONSIVIDADE NA LEITURA: ANÁLISE DE TIRAS DE HUMOR PELO VIÉS BAKHTINIANO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
SILVA, ANDERSON. A PONTUAÇÃO E O ENUNCIADO: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
SILVA, ANDERSON. ATITUDE RESPONSIVA ATIVA: A CONTRIBUIÇÃO BAKHTINIANA PARA O PROFESSOR DE LÍNGUAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
SILVA, ANDERSON. A PERCEPÇÃO DA RESPONSIVIDADE A PARTIR DA ANÁLISE VERBO-VISUAL EM TIRINHAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
SILVA, ANDERSON. A PERCEPÇÃO DAS VARIAÇÕES DE TOM ATRAVÉS DOS SINAIS DE PONTUAÇÃO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
SILVA, ANDERSON. OS SINAIS DE PONTUAÇÃO E O LIVRO DIDÁTICO: (DES)CONSTRUINDO PERSPECTIVAS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

47.
SILVA, ANDERSON. TEMA DE REDAÇÃO: UMA FORMA DE VIGILÂNCIA ATRAVÉS DA ESCRITA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
SILVA, ANDERSON. A PRESENÇA DA INTERROGAÇÃO NO TEXTO OPINATIVO: REFLEXÕES SOBRE O ETHOS DISCURSIVO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

49.
SILVA, ANDERSON. A PONTUAÇÃO E O LIVRO DIDÁTICO: (DES)CONSTRUINDO PERSPECTIVAS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
SILVA, ANDERSON. A PONTU(AÇÃO) NO TEXTO MIDIÁTICO: UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

51.
SILVA, ANDERSON. A PERCEPÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO ATRAVÉS DA PONTUAÇÃO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

52.
SILVA, ANDERSON. PONTUAÇÃO E MÍDIA IMPRESSA: UM ESTUDO DAS VÍRGULAS SOB O VIÉS BAKHTINIANO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

53.
SILVA, ANDERSON. HETEROGENEIDADE DISCURSIVA E OS SINAIS DE PONTUAÇÃO: UMA INTEFACE POSSÍVEL?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

54.
SILVA, ANDERSON. AS RELAÇÕES DIALÓGICAS ENTRE VIDAS SECAS E ELITE DA TROPA: UMA INTERFACE POSSÍVEL?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

55.
SILVA, ANDERSON. A PONTUAÇÃO E OS EFEITOS DE SENTIDO: UM ESTUDO SOB O VIÉS BAKHTINIANO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

56.
SILVA, ANDERSON. REFLEXÃO SOBRE O USO DA PONTUAÇÃO EM TEXTOS DE MÍDIA IMPRESSA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

57.
SILVA, ANDERSON. A IMPORTÂNCIA DA PONTUAÇÃO NA PRODUÇÃO DE SENTIDO EM TEXTOS DE MÍDIA IMPRESSA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, ANDERSON; MATTE, A. C. F. ; PISKE, E. L. ; ANDRADE, F. S. ; FULLAN, D. ; SILVA, E. T. ; SILVEIRA, J. L. . Editorial para os Anais do UEDSL2018.2. BELO HORIZONTE: FALE - UFMG, 2018 (Editorial).

2.
SILVA, ANDERSON. KOZMA, Eliana Vianna Brito; PUZZO, Miriam Bauab. (Org.). Múltiplas linguagens: discurso e efeito de sentido. Campinas: Pontes Editores, 2017. 229p.. BRASÍLIA: REVISTA DISCURSOS CONTEMPORÂNEOS EM ESTUDO, 2018 (RESENHA).

3.
SILVA, ANDERSON. BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. Notas a edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016. 176p.. FLORIANÓPOLIS: REVISTA FORUM LINGUÍSTICO, 2017 (RESENHA).

4.
SILVA, ANDERSON. PUZZO, M. B.; KOZMA, E. V. B. Os sinais de pontuação e seus efeitos de sentido: uma abordagem discursiva. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014. 250p.. GRANDE DOURADOS: REVISTA INTERLETRAS, 2017 (RESENHA).

5.
SILVA, ANDERSON. VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. PELOTAS: UCPEL, 2017 (RESENHA).

6.
SILVA, ANDERSON. SÉRIOT, Patrick. Voloshinov e a filosofia da linguagem. Trad. de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. 126f.. GRANDE DOURADOS: REVISTA INTERLETRAS - UNIGRAN, 2016 (resenha).

7.
SILVA, ANDERSON. BRAIT, B; SOUSA-E-SILVA, M C. (Org.). TEXTO OU DISCURSO? São Paulo: Contexto, 2012, 302p.. DOURADOS: REVISTA INTERLETRAS, 2014 (RESENHA).

8.
SILVA, ANDERSON. BAKHTIN, M. Questões de estilística no ensino da língua. Tradução, posfácio e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo; apresentação de Beth Brait; organização e notas da edição russa de Serguei Botcharov e Liudmila Gogotichvíli. São Paulo: Editora 34, 2013. 120 p.. BRASÍLIA: CADERNOS DE LINGUAGEM E SOCIEDADE, 2014 (RESENHA).

9.
SILVA, ANDERSON; PUZZO, M. B. . MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievitch. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Trad. Sheila Camargo Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Contexto, 2012. 269p.. Niterói: Universidade Federal Fluminense UFF, 2014 (RESENHA).

10.
SILVA, ANDERSON. NEVES, M. H. de M.; CASSEB - Galvão, V. C. (Org). Gramáticas contemporâneas do português: com a palavra, os autores. São Paulo: Parábola Editorial, 2014, 160p.. Sinop: Revista de Letras Norte@mentos, 2014 (RESENHA).

11.
SILVA, ANDERSON. A PONTUAÇÃO E OS EFEITOS DE SENTIDO: UM ESTUDO SOB O VIÉS BAKHTINIANO. PELOTAS: EDUCAT, 2009 (DISSERTAÇÃO).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SILVA, ANDERSON. PARECER PARA A REVISTA DIÁLOGO DAS LETRAS ISSN 2316-1795, v.7, n.1, 2018. 2018.

2.
SILVA, ANDERSON. PARECER PARA A REVISTA A MARgem ISSN 2175-2516 VOL 14. 2018.

3.
SILVA, ANDERSON. PARECER PARA A REVISTA ODISSEIA ISSN 1983-2435. 2018.

4.
SILVA, ANDERSON. Parecer para o Congresso Nacional UEADSL 2018.2. 2018.

5.
SILVA, ANDERSON. Parecer para o XV Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e XII Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online (CILTEC-online). 2018.

6.
SILVA, ANDERSON. PARECER PARA A REVISTA ODISSEIA ISSN 1983-2435. 2018.

7.
SILVA, ANDERSON. PARECER PARA A REVISTA ODISSEIA ISSN 1983-2435. 2017.

8.
SILVA, ANDERSON. PARECER PARA A REVISTA DIÁLOGO DAS LETRAS ISSN 2316-1795. 2017.

9.
SILVA, ANDERSON. PARECER REVISTA DIÁLOGO DAS LETRAS ISSN 2316-1795. 2017.

10.
SILVA, ANDERSON. PARECER PARA A REVISTA ODISSEIA ISSN 1983-2435. 2017.

11.
SILVA, ANDERSON. PARECER PARA A REVISTA ODISSEIA ISSN 1983-2435.. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, ANDERSON. COORDENAÇÃO DE MESAS DO XV EVIDOSOL E XII CILTEC-online. 2018. (DEBATEDOR).

2.
SILVA, ANDERSON. COORDENAÇÃO DE MESA DO TRABALHO POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR DE LINGUAGENS E CÓDIGOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2018. (MEDIADOR).

3.
SILVA, ANDERSON. COORDENAÇÃO DE MESA DO TRABALHO O USO DE TAREFAS COMUNICATIVAS NO CURSO PREPARATÓRIO PARA O EXAME CELPE-BRAS VOLTADO PARA ESTUDANTES PRÉ-PEC-G. 2018. (MEDIADOR).

4.
SILVA, ANDERSON. COODENAÇÃO DE MESA DO TRABALHO A APRENDIZAGEM CRIATIVA COMO CAMINHO PARA UM NOVO MODELO DE ENSINO. 2018. (MEDIADOR).

5.
SILVA, ANDERSON. COORDENAÇÃO DE MESA DO TRABALHO A RESENHA ORAL NA AULA DE PLA. 2018. (MEDIADOR).

6.
SILVA, ANDERSON. MEDIADOR - SEMÍNÁRIO NACIONAL ESCREVENDO O FUTURO. 2017. (MEDIADOR).

7.
SILVA, ANDERSON. COORDENADOR DE MESA - SIMPÓSIO DISCURSO DIDÁTICO E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS. 2015. (CONGRESSO - ALED 2015).

8.
SILVA, ANDERSON. COORDENADOR DE SIMPÓSIO - REFLEXÕES DIALÓGICAS SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2015. (20 INPLA).

9.
SILVA, ANDERSON. DEBATEDOR - X ENCONTRO DA LINHA DE PESQUISA LINGUAGEM E EDUCAÇÃO. 2014. (DEBATEDOR).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVA, ANDERSON. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS. 2010. FACULDADE DE TECNOLOGIA PROF. WALDOMIRO MAY.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
14 SePLA - SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM LINGUÍSTICA APLICADA.PESQUISAS EM LINGUÍSTICA APLICADA: ANDANÇAS E ESPERANÇAS. 2018. (Seminário).

2.
21 InPLA. Simpósio 26: Práticas escolares e o livro didático: estudos dialógicos. 2018. (Congresso).

3.
CONGRESSO NACIONAL UNIVERSIDADE, EAD E SOFTWARE LIVRE: UEADSL 2018.2. 2018. (Congresso).

4.
XV EVIDOSOL / XII CILTec - online. 2018. (Congresso).

5.
1 SELIV - SEMINÁRIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO VALE DO PARAÍBA.SINAIS DE PONTUAÇÃO E LINGUÍSTICA APLICADA. 2017. (Seminário).

6.
I SEPEP - INTEGRANDO SABERES (SEMINÁRIO DE PROFESSORES DE ESCOLA PÚBLICA).APLICABILIDADE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE PONTUAÇÃO (ANOS INICIAIS): DA TEORIA À PRÁTICA. 2017. (Seminário).

7.
JOVAED - JORNADA VIRTUAL ABED DE EAD. 2017. (Outra).

8.
SEMINÁRIO NACIONAL ESCREVENDO O FUTURO - COM A PALAVRA, O PROFESSOR-AUTOR. 2017. (Seminário).

9.
SEMINÁRIO SEaD: Inovações em Educação e seus desafios para o Ensino Superior. 2017. (Seminário).

10.
V COLÓQUIO REGIONAL DE LINGUÍSTICA APLICADA.A PONTUAÇÃO E O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: REFLEXÕES DIALÓGICAS. 2017. (Outra).

11.
XVIII CONGRESO INTERNACIONAL ALFAL 2017. SINAIS DE PONTUAÇÃO: IMBRICAMENTO DIALÓGICO ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E OS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS. 2017. (Congresso).

12.
64 SEMINÁRIO DO GEL.Análise bakhtiniana de um comercial para o dia dos namorados. 2016. (Seminário).

13.
XVI EPG - ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO.CONCEPÇÕES SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ? ANOS INICIAIS. 2016. (Encontro).

14.
11o SePLA - Seminário de Pesquisas em Línguistica Aplicada. 2015. (Seminário).

15.
20 InPLA - INTERCÂMBIO DE PESQUISAS EM LINGUÍSTICAS APLICADA.ATIVIDADES DE PONTUAÇÃO: REFLEXÕES DIALÓGICAS EM COLEÇÕES DIDÁTICAS DE PORTUGUÊS. 2015. (Simpósio).

16.
63o Seminário do GEL.Ponto de exclamação como índice de autoria: análise dialógica de um livro didático universitário de língua materna. 2015. (Seminário).

17.
CONGRESO INTERNACIONAL DE LA ALED 2015. ATIVIDADES DE PONTUAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS: REFLEXÕES DIALÓGICAS. 2015. (Congresso).

18.
VII SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS FILOLÓGICOS E LINGUÍSTICOS.A PONTUAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS: UM ESTUDO SOBRE AS PROPOSTAS DE ENSINO. 2015. (Simpósio).

19.
V SELL - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DA UFTM.ANÁLISE DIALÓGICA: REFLEXÕES SOBRE AS ATIVIDADES DIDÁTICAS A RESPEITO DA PONTUAÇÃO. 2015. (Simpósio).

20.
XV EPG - Encontro Latino de Pós-graduação. 2015. (Encontro).

21.
15 CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGUA PORTUGUESA/ 6 CONGRESSO INTERNACIONAL DE LUSOFONIA. A PONTUAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA MATERNA: UMA ANÁLISE DIALÓGICA. 2014. (Congresso).

22.
19 COLE - CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL. D/EXISTÊNCIA: OS SINAIS BARRA E A CONSTITUIÇÃO DE SENTIDOS EM UM POEMA INÉDITO DE CASSIANO RICARDO. 2014. (Congresso).

23.
62 SEMINÁRIO DO GEL.ATIIDADES SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO EM DUAS COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA MATERNA (ANOS FINAIS). 2014. (Seminário).

24.
ABRALIN EM CENA - AMAZONAS. ANÁLISE DIALÓGICA DAS ABORDAGENS SOBRE A PONTUAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA MATERNA (ANOS FINAIS). 2014. (Congresso).

25.
COLÓQUIO "O REGRESSO DAS HUMANIDADES". 2014. (Outra).

26.
ICERI2014 - 7th International Conference of Education, Research and Innovation.A REFLECTION ABOUT PUNCTUATION ACTIVITIES IN TEXTBOOKS OF PORTUGUESE LANGUAGE (ELEMENTARY EDUCATION) IN BRAZIL AND PORTUGAL. 2014. (Outra).

27.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO (CIED). ANÁLISE DIALÓGICA DAS ATIVIDADES SOBRE A PONTUAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS (ANOS FINAIS). 2014. (Congresso).

28.
III SEMINÁRIO VOZES DA LINGUÍSTICA APLICADA.ABORDAGENS SOBRE A PONTUAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA MATERNA. 2014. (Seminário).

29.
II JORNADA DO DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA E LITERATURAS. 2014. (Outra).

30.
II SEMINÁRIO INTERNACIONAL "HISTÓRIA E LÍNGUA: INTERFACES". 2014. (Seminário).

31.
I JORNADAS DOS MESTRADOS EM ENSINO. 2014. (Outra).

32.
IX FÓRUM DE PARTILHA LINGUÍSTICA. 2014. (Outra).

33.
JADIS IV - QUARTAS JORNADAS DE ANÁLISE DO DISCURSO.A PONTUAÇÃO EM MANUAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2014. (Outra).

34.
V COLÓQUIO ALED-BRASIL.AS ATIVIDADES DIDÁTICAS SOBRE A PONTUAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS: UM ESTUDO DIALÓGICO. 2014. (Outra).

35.
X ENCONTRO DA LINHA DE PESQUISA LINGUAGEM E EDUCAÇÃO - FEUSP.REFLEXÃO SOBRE AS PROPOSTAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA PONTUAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS (ANOS FINAIS). 2014. (Encontro).

36.
XVII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA DA AMÉRICA LATINA. A PONTUAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE OS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS (ANOS FINAIS). 2014. (Congresso).

37.
10 CBLA - CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGUÍSTICA APLICADA. PONTUAÇÃO: ESTUDO CRÍTICO SOBRE PROPOSTAS DE ENSINO. 2013. (Congresso).

38.
19 INPLA - Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada/ 5 SIL - Seminário Internacional de Linguística.LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS (EF II):UM ESTUDO SOBRE AS ATIVIDADES DE PONTUAÇÃO. 2013. (Seminário).

39.
CONGRESSO INTERNACIONAL 100 ANOS COM SAUSSURE. 2013. (Congresso).

40.
II CICTED - Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento. ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS (1996-2012). 2013. (Congresso).

41.
IV ENELIM - ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DA LINGUAGEM.A PONTUAÇÃO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS (EF II): REFLEXÕES SOBRE AS PROPOSTAS DE ENSINO. 2013. (Encontro).

42.
IV SIMELP - SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA.ENSINO DA PONTUAÇÃO: prescrições e propostas em duas coleções didáticas de ensino fundamental. 2013. (Simpósio).

43.
XIII ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO.ABORDAGEM SOBRE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO NAS GRAMÁTICAS CONTEMPORÂNEAS: UM ESTUDO DESCRITIVO SINCRÕNICO. 2013. (Encontro).

44.
XIII - ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO.REFLEXÕES SOBRE UMA ATIVIDADE DE PONTUAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO PORTUGUÊS: LINGUAGENS. 2013. (Encontro).

45.
18 COLE - CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL. RESPONSIVIDADE E PERSUASÃO: ANÁLISE VERBOVISUAL EM UM COMERCIAL AUTOMOTIVO. 2012. (Congresso).

46.
60 SEMINÁRIO DO GEL - Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.O DISCURSO SOBRE A PONTUAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO: CONSTITUIÇÃO METODOLÓGICA DA PESQUISA. 2012. (Seminário).

47.
VII Jornada do Grupo de Pesquisa /CNPq/PUC-SP Linguagem, Identidade e Memória.O livro didático e a pontuação: uma abordagem enunciativo-discursiva. 2012. (Outra).

48.
XII ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO.ANÁLISE DAS PRESCRIÇÕES E PROPOSTAS SOBRE O ENSINO DA PONTUAÇÃO EM UM LIVRO DIDÁTICO. 2012. (Encontro).

49.
XIII MOSTRA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNITAU.A PONTUAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO: ANÁLISE ENUNCIATIVO-DISCURSIVA. 2012. (Outra).

50.
XVI Mostra de Pós-Gradução em Letras - Mackenzie.ANÁLISE DA PROPOSTA SOBRE O ENSINO DA PONTUAÇÃO EM UM LIVRO DIDÁTICO (EF II). 2012. (Outra).

51.
18 InPLA - INTERCÂMBIO DE PESQUISAS EM LINGUISTICA APLICADA. RESPONSIVIDADE: A PERCEPÇÃO DO ACABAMENTO ENUNCIATIVO ATRAVÉS DE TIRAS DE HUMOR. 2011. (Congresso).

52.
IX CBLA - CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGUISTICA APLICADA. A PONTUAÇÃO E O ENUNCIADO: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA. 2011. (Congresso).

53.
XVI ALFAL. A RESPONSIVIDADE NA LEITURA: ANÁLISE DE TIRAS DE HUMOR PELO VIÉS BAKHTINIANO. 2011. (Congresso).

54.
58 SEMINÁRIO DO GEL - Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.A PERCEPÇÃO DA RESPONSIVIDADE A PARTIR DA ANÁLISE VERBO-VISUAL EM TIRINHAS. 2010. (Seminário).

55.
FÓRUM - "Biblioteca e Leitura: A Questão da Mediação". 2010. (Outra).

56.
FÓRUM SM DE EDUCAÇÃO. 2010. (Outra).

57.
III CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS. ATITUDE RESPONSIVA ATIVA: A CONTRIBUIÇÃO BAKHTINIANA PARA O PROFESSOR DE LÍNGUAS. 2010. (Congresso).

58.
OFICINA - MOTIVAÇÃO À LEITURA (III FESTIVAL DA MANTIQUEIRA - Diálogos com a Literatura). 2010. (Outra).

59.
SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO SARAIVA ATUAL. 2010. (Seminário).

60.
17 COLE - CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL. A PONTUAÇÃO E O LIVRO DIDÁTICO: (DES)CONSTRUINDO PERSPECTIVAS. 2009. (Congresso).

61.
17 InPLA - INTERCÂMBIO EM PESQUISA DE LINGUÍSTICA APLICADA.A PRESENÇA DA INTERROGAÇÃO NO TEXTO OPINATIVO: REFLEXÕES SOBRE O ETHOS DISCURSIVO. 2009. (Encontro).

62.
5 SEPLA - SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM LINGUÍSTICA APLICADA.A PERCEPÇÃO DAS VARIAÇÕES DE TOM ATRAVÉS DOS SINAIS DE PONTUAÇÃO. 2009. (Seminário).

63.
III ENCONTRO DE EDUCADORES DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. 2009. (Encontro).

64.
IX MOSTRA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ.TEMA DE REDAÇÃO: UMA FORMA DE VIGILÂNCIA ATRAVÉS DA ESCRITA. 2009. (Encontro).

65.
4 SEPLA - SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM LINGUISTICA APLICADA.A PONTUAÇÃO E OS EFEITOS DE SENTIDO: UM ESTUDO SOB O VIÉS BAKHTINIANO. 2008. (Seminário).

66.
56 SEMINÁRIO DO GEL - Grupo de Estudos Linguisticos do Estado de São Paulo.PONTUAÇÃO E MÍDIA IMPRESSA: UM ESTUDO DAS VÍRGULAS SOB O VIÉS ENUNCIATIVO. 2008. (Seminário).

67.
III MOSTRA DE PÓS-GRADUAÇÃO - FATEA.AS RELAÇÕES DIALÓGICAS ENTRE VIDAS SECAS E ELITE DA TROPA: UMA INTERFACE POSSÍVEL?. 2008. (Seminário).

68.
VIII ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO.HETEROGENEIDADE DISCURSIVA E OS SINAIS DE PONTUAÇÃO: UMA INTERFACE POSSÍVEL?. 2008. (Encontro).

69.
XIII Encontro de Iniciação Científica e IX Mostra de Pós-graduação - UNITAU.A PERCEPÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO ATRAVÉS DA PONTUAÇÃO. 2008. (Encontro).

70.
XV ALFAL - ASOCIACIÓN DE LINGUÍSTICA Y FILOLOGÍA DE AMÉRICA LATINA. A PONTUA(AÇÃO) NO TEXTO MIDIÁTICO: UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA. 2008. (Congresso).

71.
1° CONGRESSO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO. 2007. (Congresso).

72.
55 SEMINÁRIO DO GEL - Grupo de Estudos Linguisticos do Estado de São Paulo. 2007. (Seminário).

73.
VII ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO.REFLEXÃO SOBRE O USO DA PONTUAÇÃO EM TEXTOS DE MÍDIA IMPRESSA. 2007. (Encontro).

74.
VIII MOSTRA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ.A IMPORTÂNCIA DA PONTUAÇÃO NA PRODUÇÃO DE SENTIDO EM TEXTOS DE MÍDIA IMPRESSA. 2007. (Seminário).

75.
SEMANA LITERÁRIA - CASSIANO RICARDO. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, ANDERSON. 19 InPLA - INTERCÂMBIO DE PESQUISAS EM LINGUÍSTICA APLICADA / 5 SIL - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LINGUÍSTICA. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
LAYLA ROSA MACIEL PEREIRA. ABORDAGEM SOBRE O CONHECIMENTO SALVO: EXCELÊNCIA ACADÊMICA, CONSTRUÇÃO HUMANA E MECANISMOS DA MEMÓRIA. 2016. Iniciação Científica - Governo do Estado de São Paulo. Orientador: Anderson Cristiano da Silva.



Outras informações relevantes


APROVAÇÃO EM CONCURSOS DE PROVA E TÍTULOS (ESTADO DE SÃO PAULO) PARA PROVIMENTO DE CARGO DE PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA II, em PORTUGUÊS, CONFORME PUBLICAÇÃO - Concurso 1: DOE de 16/04/2004 com homologação publicada no DOE de 28/04/200; Concurso 2: DOE de 26/06/2010 - Suplemento, com homologação no DOE de 04/01/2011; Concurso 3: DOE de 26/09/2013, conforme classificação final publicada no DOE de 25/01/2014 - Suplemento. APROVAÇÃO EM CONCURSOS DE PROVA E TÍTULOS (ESTADO DE SÃO PAULO) PARA PROVIMENTO DE CARGO DE PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA II, em INGLÊS, CONFORME PUBLICAÇÃO - Concurso 4: DOE de 16/04/2004 com homologação publicada no DOE de 28/04/200; Concurso 5: DOE de 26/06/2010 - Suplemento, com homologação no DOE de 04/01/2011; Concurso 5: (...)



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