Rodrigo Delfim Guarizi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0390899074596935
  • Última atualização do currículo em 23/01/2017


Graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas Elétricos de Potência pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil (2011). Mestre em Engenharia de Sistemas Dinâmicos e Energéticos pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Possui experiência na área de Análise de Sistemas Elétricos de Potência e Mercados de Energia Elétrica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodrigo Delfim Guarizi
Nome em citações bibliográficas
GUARIZI, R. D.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território.
Avenida Tancredo Neves, 6731, FPTI/Bloco 06/Espaço 01/Sala 11
Itaipu Binacional
85867970 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil
Telefone: (45) 35767376


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Engenharia de Sistemas Dinâmicos e Energéticos.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, UNIOESTE, Brasil.
Título: Preços Nodais em Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica para Inserção de Recursos Energéticos Distribuídos,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Roberto Cayetano Lotero.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: energia elétrica; preço locacional; preços nodais; sinalização econômica; sistemas de distribuição.
Grande área: Engenharias
2006 - 2011
Graduação em Engenharia Elétrica.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, UNIOESTE, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
English as a Second Language. (Carga horária: 162h).
American Language Communication Center, ALCC, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

12/2015 - Atual
Ensino, Engenharia de Energias Renováveis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Eletrônica Básica
Eletrônica de Potência
Modelagem e Simulação de Sistemas Dinâmicos Energéticos

Elfe Óleo & Gás Operação e Manutenção, ELFE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Engenheiro Eletricista Trainee, Carga horária: 44


Esco Iguassu e Engenharia, ESCO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Elaboração de pré-diagnósticos e diagnósticos energéticos, elaboração de projetos elétricos eficientes, análise tarifária e de contratos de energia elétrica, acompanhamento do consumo e da demanda de energia em unidades consumidoras, aplicação de tecnologias de gerenciamento de energia elétrica para fins de controle de demanda e fator de potência e medição de energia, análise técnico-econômica de investimentos em recursos energéticos, capacitação e treinamento de recursos humanos na utilização de energia elétrica e sensibilização e conscientização do uso racional de energia.

Atividades

08/2011 - 12/2011
Estágios , Esco Iguassu e Engenharia, .

Estágio realizado
Ações de eficiência energética.

Itaiupu Binacional, ITAIPU, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
Outras informações
Estágio realizado na ENES-DT (Divisão de Engenharia Eletrônica e Sistemas de Controle). Atividades desempenhadas: elaboração e estruturação de módulo de treinamento em LabVIEW e apoio no processo de especificação/ licitação/projeto do Sistema Registrador de Perturbações e Medição Fasorial da Itaipu Binacional.

Atividades

02/2010 - 12/2010
Estágios , Itaipu Binacional, Divisão de Engenharia Eletrônica e Sistemas de Controle.

Estágio realizado
Programa de estágio da Itaipu Binacional.

Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20
Outras informações
Programa Institucional de Iniciação Científica, na modalidade PIBIC/Fundação Araucária/UNIOESTE, realizado no SIMULAB (Laboratório de Simulações de Sistemas Elétricos) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Título do projeto: Influência de Características do Ponto de Conexão na Inserção de Geração Eólica com Aerogeradores de Indução de Dupla Alimentação. Objetivo do projeto: analisar como determinadas características do ponto de conexão limitam a potência máxima que um parque eólico pode ter quando conectado em um determinado ponto do sistema elétrico.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação científica (voluntário), Carga horária: 20
Outras informações
Iniciação científica voluntária realizada no LABEE (Laboratório de Eficiência Energética) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Título do projeto: Caracterização do Uso de Energia em Escolas Públicas da Região de Foz do Iguaçu. Objetivo do projeto: discutir qual o perfil consumidor de algumas escolas públicas de Foz do Iguaçu através da caracterização dos usos finais de energia elétrica.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Preços nodais em sistemas de distribuição de energia elétrica para a inserção de recursos energéticos distribuídos
Descrição: A energia elétrica consiste em um serviço público essencial para o desenvolvimento econômico e social de qualquer país. Para atender determinadas exigências dos consumidores, tais como qualidade e preço justo, e a minimização dos custos envolvidos na expansão, operação e manutenção, a Indústria de Energia Elétrica sofreu um amplo processo de aperfeiçoamento em vários países do mundo. Um desses processos foi a liberalização gradual dos mercados de energia elétrica, o qual impôs desafios aos agentes que atuam na mesma, como por exemplo, as decisões sobre novos investimentos nas redes de energia elétrica em função da possibilidade da conexão de Recursos Energéticos Distribuídos (RED). Nesse sentido, faz-se necessário buscar mecanismos de sinalização econômica que auxiliem os agentes em tais decisões. A ferramenta comumente utilizada em problemas de expansão de sistemas de energia elétrica é baseada em metodologias de preços nodais. O objetivo é sinalizar quais são os nós favoráveis à conexão de RED ou cargas em sistemas de distribuição de energia elétrica. Além disso, obter um mecanismo de sinalização locacional para auxiliar a tomada de decisões de investimentos em novos recursos de expansão para uma rede de distribuição..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2009
Influência de Características do Ponto de Conexão na Inserção de Geração Eólica com Aerogeradores de Indução de Dupla Alimentação
Descrição: Este projeto de pesquisa trata do estudo da geração eólica de energia elétrica, preocupando-se com as questões da integração ou interligação de parques eólicos ao sistema elétrico. Diversos requisitos técnicos são exigidos para a interconexão de parques eólicos no sistema elétrico. Neste projeto objetiva-se analisar como determinadas características do ponto de conexão limitam a potência máxima que um parque eólico pode ter quando conectado em um determinado ponto do sistema elétrico. São consideradas duas características principais para análise: (i) a impedância do transformador de conexão; (ii) o nível de desequilíbrio de correntes na operação do parque eólico. Para esta análise serão utilizados resultados de projetos anteriores como base para a formulação dos problemas, considerando critérios de comportamento estático do sistema para determinação dos limites de inserção, especificamente os seguintes: (i) variação da tensão terminal; (ii) variação do ângulo interno da máquina; (iii) margem mínima de potência. Os resultados serão obtidos para o caso de parques eólicos equipados com aerogeradores de indução de dupla-alimentação (DFIG) com controle baseado na orientação da tensão de estator, nas políticas de regulação de potência reativa e regulação de tensão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rodrigo Delfim Guarizi - Integrante / Romeu Reginatto - Coordenador.Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Rugulação e Mercados de Energia.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Gestão de Energia e Eficiência Energética.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GUARIZI, R. D.; LOTERO, R. C. . Sinalização locacional em sistemas de distribuição via preços nodais. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos, 2014, Foz do Iguaçu. SBSE 2014, 2014.

2.
GUARIZI, R. D.; LOTERO, R. C. . Preços nodais em sistemas de distribuição. In: I Congresso de Tecnologias, Engenharias e Ciências Exatas, 2013, Foz do Iguaçu. I Congresso de Tecnologias, Engenharias e Ciências Exatas, 2013.

3.
GUARIZI, R. D.; LOTERO, R. C. ; FERREIRA, R. D. F. . O Uso do MediaWiki como Ferramenta para Treinamento em Sistemas de Medição e Aquisição de Dados. In: XXIV Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia, 2010, Rio Grande. XXIV Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia, 2010.

4.
ZANCHETTIN, M. G. ; GUARIZI, R. D. ; REGINATTO, R. ; MIBIELLI, A. . Análise do Perfil de Ventos nas Proximidades de Itaipu para fins de Geração Eólica. In: IV Congresso da Academia Trinacional de Ciências, 2009, Foz do Iguaçu. IV Congresso Trinacional da Academia de Ciências, 2009.

5.
GUARIZI, R. D.; LOTERO, R. C. ; CEREJA, J. E. M. . Caracterização do Uso de Energia em Escolas da Região de Foz do Iguaçu. In: III Congresso da Academia Trinacional de Ciências, 2008, Foz do Iguaçu. Anais III Congresso da Academia Trinacionbal de Ciências, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
GUARIZI, R. D.. Recursos Energéticos Distribuidos - Uma visão geral. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GUARIZI, R. D.; LOTERO, R. C. . Preços nodais em sistemas de distribuição. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
GUARIZI, R. D.; LOTERO, R. C. ; FERREIRA, R. D. F. . O Uso do MediaWiki como Ferramenta para Treinamento em Sistemas de Medição e Aquisição de Dados. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ZANCHETTIN, M. G. ; GUARIZI, R. D. ; REGINATTO, R. ; MIBIELLI, A. . Análise do Perfil de Ventos nas Proximidades de Itaipu para fins de Geração Eólica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
GUARIZI, R. D.; LOTERO, R. C. ; CEREJA, J. E. M. . Caracterização do Uso de Energia em Escolas Públicas da Região de Foz do Iguaçu. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FRANCO, E. M. C.; ALMEIDA, A. B.; GUARIZI, R. D.. Participação em banca de Ana Carolina Krahl.O papel do comercializador varejista no relacionamento entre o gerador incentivado e o consumidor especial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

2.
GALICIOLLI, Y. R. S.; COLMAN, L. R.; OLIVEIRA, F. M.; GUARIZI, R. D.. Participação em banca de Yara Regina Santos Galiciolli.Avaliação do Desempenho de um Sistema Fotovoltaico de 21,5 Kwp Conectado a Rede ? Itaipu Binacional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Faculdade Dinâmica das Cataratas.

3.
ROCHA, D. W. C.; COLMAN, L. R.; GUIMARAES, M. T. A.; GUARIZI, R. D.. Participação em banca de David Willian de Campos Rocha.Estudo de viabilidade da migração de um hotel enquadrado como consumidor cativo a para ambiente de contratação livre de energia elétrica como consumidor especial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Faculdade Dinâmica das Cataratas.

4.
FRANCO, E. M. C.; ROCHA, C. R. M.; GUARIZI, R. D.. Participação em banca de Nayana Scherner.Análise da estrutura tarifária de energia elétrica do Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Semana Acadêmica de Engenharia e Manutenção Industrial.Recursos Energéticos Distribuidos - Uma visão geral. 2016. (Outra).

2.
Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos.Sinalização locacional em sistemas de distribuição via preços nodais. 2014. (Simpósio).

3.
I Congresso de Tecnologias, Engenharias e Ciências Exatas. Preços nodais em sistemas de distribuição. 2013. (Congresso).

4.
II Semana Acadêmica das Engenharias - UNIOESTE. 2010. (Congresso).

5.
I Seminário Internacional de Pesquisa e Pós-Graduação na Fronteira: Desenvolvimento e Integração Regional. 2010. (Seminário).

6.
I Simpósio do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Engenharia de Sistemas Dinâmicos e Energéticos. 2010. (Simpósio).

7.
I Simpósio do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Sociedade, Cultura e Fronteiras. 2010. (Simpósio).

8.
V Workshop Conservação de Energia para um Futuro Sustentável. 2010. (Outra).

9.
XXIV Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia. O Uso do MediaWiki como Ferramenta para Treinamento em Sistemas de Medição e Aquisição de Dados. 2010. (Congresso).

10.
Análise e Controle de Estabilidade a Pequenas Perturbações em Sistemas Elétricos de Potência, no IV Congresso da Academia Trinacional de Ciências. 2009. (Oficina).

11.
Apoio de Programação Através de uma Competição entre Robôs Autônomos com Rodas. 2009. (Oficina).

12.
I Fórum para Pesquisa em Engenharia na Região Trinacional: Desafios e Estratégias de Desenvolvimento e Sustentabilidade. 2009. (Simpósio).

13.
I Semana Acadêmica das Engenharias - UNIOESTE. 2009. (Congresso).

14.
IV Congresso da Academia Trinacional de Ciências. Análise do Perfil de Ventos nas Proximidades de Itaipu para fins de Geração Eólica. 2009. (Congresso).

15.
IV Congresso da Academia Trinacional de Ciências. 2009. (Congresso).

16.
I Ciclo de Palestras de Gerenciamento de Projetos. 2008. (Encontro).

17.
III Congresso da Academia Trinacional de Ciências. 2008. (Congresso).

18.
III Congresso da Academia Trinacional de Ciências. Caracterização do Uso de Energia em Escolas Públicas da Região de Foz do Iguaçu. 2008. (Congresso).

19.
Programa de controle de manutenção, no III Congresso da Academia Trinacional de Ciências. 2008. (Oficina).

20.
Renergia da Terra, do Ar, do Sol e da Água - A Engenharia da Energia. 2008. (Congresso).

21.
Sistemas de geração eólica com aerogeradores de indução, no III Congresso da Academia Trinacional de Ciências. 2008. (Congresso).

22.
II Congresso da Academia Trinacional de Ciências. 2007. (Congresso).

23.
Apoio ao Ensino de Programação Através de uma Competição entre Robôs Autônomos com Rodas. 2006. (Oficina).

24.
I Congresso da Academia Trinacional de Ciências. 2006. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RANDOLFO, P. ; DE PAULA, D. ; GUARIZI, R. D. . I Semana Acadêmica das Engenharias - UNIOESTE. 2009. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 16:11:49