Carlos Eduardo Zaleski Rebuá

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  • Última atualização do currículo em 18/11/2018


Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba [UFPB], na área de Política Educacional [Departamento de Habilitações Pedagógicas], campus João Pessoa. Professor Adjunto Credenciado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal Fluminense [PPGE - UFF], na linha de Filosofia, Estética e Sociedade. Coordenador do Observatório de História, Educação e Cultura [HECO] da UFPB, vinculado a seu Centro de Educação e ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Coordena as pesquisas (que compõem as linhas do grupo): 'A Educação Disputada: democracia e sentidos do público no Brasil contemporâneo'; 'Estado de Exceção, Fantasmagoria e Cultura Capitalista: medos e enredos', e 'Experiência e Hegemonia'. Bacharel e licenciado em História pela UFF [2008], com Bolsa de Iniciação Científica CNPq. Mestre em Educação pela UERJ [2011], com Bolsa CNPq. Doutor em Educação pela UFF [2015], com Bolsa Capes. Pesquisador desde 2012 do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação [NUFIPE - UFF], coordenado pelo professor Dr. Giovanni Semeraro. Tem experiência de onze anos como professor, na Educação Básica (segmentos fundamental e médio), nas redes pública e privada; em Pré-vestibulares; no Ensino Superior (graduação e pós-graduação), como professor substituto de universidades públicas, como docente de universidades privadas e como professor efetivo na universidade pública. Professor nas graduações de Pedagogia, História, Serviço Social e nas pós-graduações de Sociologia (lato sensu) e Educação (stricto sensu). Parecerista de periódicos acadêmicos nas áreas de Educação e História. Email: rebua7@gmail.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carlos Eduardo Zaleski Rebuá
Nome em citações bibliográficas
REBUÁ, Eduardo.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação - Campus I.
Universidade Federal da Paraíba - Campus I
Castelo Branco
58051900 - João Pessoa, PB - Brasil
Telefone: (83) 32167200


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em Educação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Da Praça ao Solo: um novo chão para a universidade. As experiências das universidades populares de Madres de Plaza de Mayo e MST em tempos de crise neoliberal na América Latina [2000-2010], Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Giovanni Semeraro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação; Contra-Hegemonia; Movimentos Sociais; Madres de Plaza de Mayo; MST.
2009 - 2011
Mestrado em Educação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Mafalda na aula de História: a crítica aos elementos característicos da sociedade burguesa e a construção coletiva de sentidos contra-hegemônicos,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Raquel Goulart Barreto.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de História; Mafalda; Histórias em Quadrinhos.
Grande área: Ciências Humanas
2003 - 2008
Graduação em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC): a guerrilha que não terminou.
Orientador: Norberto Osvaldo Ferreras.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Workshop On-line Rigor e Inovação no Orientar e ser Orientado. (Carga horária: 1h).
Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
2014 - 2014
Marx e o Marxismo 2014. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2013 - 2014
Curso Realidade Brasileira, promovido pelo MST-RJ. (Carga horária: 120h).
Escola Nacional Florestan Fernandes, ENFF, Brasil.
2012 - 2012
A Educação de Surdos e a Língua Portuguesa. (Carga horária: 6h).
CAS (Centro de Form. de Prof. da Educ. e Atendimento às Pessoas com Surdez), CAS, Brasil.
2012 - 2012
Minicurso Formas de organização dos trabalhadores. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2012 - 2012
Minicurso ?Sujeito histórico em O Capital de Marx?. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2012 - 2012
Marx e o Marxismo 2012. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2012 - 2012
"Atualidades e desafios das lutas na Am. Latina". (Carga horária: 16h).
Escola Nacional Florestan Fernandes, ENFF, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em Curso de Extensão Direito à Memória e à Verdade. (Carga horária: 60h).
Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, SEDH/MJ, Brasil.
2007 - 2007
Marx e o Marxismo I. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2007 - 2007
"Revoluções e Contra-Revoluções na América Latina". (Carga horária: 30h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2007 - 2007
"Arquivos repressivos das ditaduras do Cone Sul". (Carga horária: 8h).
Associação Nacional de História - Seção Rio Grande do Sul, ANPUH/RS, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Formando Formadores - Economia Solidária. (Carga horária: 48h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Revoluções e Contra-Revoluções na América Latina".. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2006 - 2006
"Relações Internacionais no Pós-Guerra Fria". (Carga horária: 8h).
ANPUH - Seção RJ, ANPUH, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Pensando com a História. Poder Violência Ideologia. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor Adjunto da área de Política Educacional, do Departamento de Habilitações Pedagógicas, campus João Pessoa.

Atividades

07/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política Educacional
Política Educacional da Educação Básica
02/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação - Campus I, .

02/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio IV
Planejamento Educacional
Trabalho de Conclusão de Curso

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ FFP, UERJ FFP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto
Outras informações
Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro [UERJ - Faculdade de Formação de Professores], no Departamento de Ciências Humanas, curso de graduação em História.

Atividades

03/2016 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II
Laboratório de Pesquisa em História II

Universidade Federal Fluminense, PPGE UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado CAPES


Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Adjunto
Outras informações
Professor Adjunto da Universidade Católica de Petrópolis [UCP] na pós-graduação stricto sensu [Mestrado e Doutorado] em Educação e nas graduações de Pedagogia e História.

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Educação
Pesquisa em Educação (EaD)
08/2017 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Avançada de Pesquisa
Prática de Pesquisa II
Prática de Pesquisa I
Orientação I
Orientação III
03/2017 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Educacao Brasileira
Orientacao de Dissertacao II
Pratica de Pesquisa I
Prática de Pesquisa II
02/2017 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Historia da Educacao
Multiculturalismo e Inclusao
08/2016 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Brasileira: questões atuais
Prática de Pesquisa II
Orientação I
08/2016 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Multiculturalismo e Inclusão
Pesquisa em Educação
03/2016 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação
Metodologia do Estudo e da Pesquisa
03/2016 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Pesquisa I
Questões Epistemológicas

Núcleo de Pesquisa em Filosofia, Política e Educação [UFF], NUFIPE - UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: -


International Gramsci Society Brasil, IGS BRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: -


Universidade do Estado do Rio de Janeiro FFP, UERJ FFP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 10
Outras informações
Professor substituto do curso de História da UERJ na área de Ensino de História/Geografia, atuando na graduação de Pedagogia com as disciplinas de 'Tempo-Espaço', na formação de pedagogos para as séries iniciais.

Atividades

2015 - 2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tempo-Espaço - Pedagogia

Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: -, Carga horária: 40

Atividades

2011 - 2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Genealogias em Processos Educacionais
Escola, Cultura e Sociedade
Tempos-Espaços e Sujeito Social em Currículos de História e Geografia
Tempos-Espaços e Sujeito Social em Currículos de História e Geografia (Fundamentos)

Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 21
Outras informações
Professor da Graduação em Serviço Social, pólos Nova Iguaçu e Magé. Disciplinas: Formação Política, Econômica, Cultural e Social do Brasil / Território e Sociedade no Brasil

Atividades

2013 - 2015
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Território e Sociedade no Brasil
Formação Histórica do Brasil

Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: -, Carga horária: 20
Outras informações
Professor da Disciplina Sociologia Política, do curso de Pós-Graduação em Sociologia, com carga horária de 20h, em julho de 2011.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: -, Carga horária: 20
Outras informações
Professor da Disciplina Sociologia Política, do curso de Pós-Graduação em Sociologia, com carga horária de 20h, em dezembro de 2010.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: -, Carga horária: 20
Outras informações
Professor da Disciplina Sociologia Política, do curso de Pós-Graduação em Sociologia, com carga horária de 20h, em maio de 2010.

Atividades

2010 - 2011
Ensino, Pós-Graduação em Sociologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia Política

Centro Universitário La Salle - Niterói, UNILASALLE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: -, Carga horária: 8


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado CNPq


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista CNPQ - IC, Enquadramento Funcional: -


Graduação em Pedagogia UFF, GRADUAÇÃO UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Bolsista da Graduação em Pedagogia, Carga horária: 4


Prefeitura Municipal de Macaé, PM/Macaé, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: -, Carga horária: 16
Outras informações
Professor do ensino fundamental. Aprovado em 3º lugar.

Atividades

2010 - 2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Escola Previsão - Sistema Etapa, -, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: -, Carga horária: 6
Outras informações
Professor do Ensino Fundamental.

Atividades

2009 - 2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Escola Alfa, -, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: -, Carga horária: 13
Outras informações
Professor de História dos Segmentos Fundamental e Médio.

Atividades

2008 - 2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
2008 - 2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Colégio Ativo, -, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: -, Carga horária: 8

Atividades

2008 - 2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Pré-Vestibular Social Cederj, PVS - CEDERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professor Bolsista, Enquadramento Funcional: -, Carga horária: 8
Outras informações
Professor de História aprovado em processo seletivo público da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia.

Atividades

2007 - 2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Pré Vestibular Social Cederj, PVS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 8
Outras informações
Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj, polo Centro do Rio de Janeiro

Atividades

2015 - 2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Colégio Angelorum, CA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

2012 - 2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
Sociologia

Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, PPGE - UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 10

Atividades

03/2017 - Atual
Ensino, Mestrado / Doutorado, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Walter Benjamin: temporalidade, história e experiência [Tópicos Especiais em Filosofia, Estética e Sociedade]


Linhas de pesquisa


1.
A Educação Disputada: democracia e sentidos do público no Brasil contemporâneo
2.
Estado de Exceção, Fantasmagoria e Cultura Capitalista: medos e enredos
3.
'Experiência e Hegemonia'


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Experiência e Hegemonia
Descrição: O Observatório de História, Educação e Cultura [HECO], vinculado ao Centro de Educação e ao curso de graduação em Pedagogia da UFPB é um grupo de estudos certificado pelo CNPq e que está em atividade desde 2016. Trata-se de um espaço multidisciplinar de estudos e pesquisas sobre temas vários e suas áreas de fronteira. Tem como um de seus objetivos primeiros as análises acerca da relação Educação-Contemporaneidade, tendo como habitat o materialismo histórico. Possui três (3) Linhas de Pesquisa. A principal é intitulada ?A Educação Disputada: democracia e sentidos do público no Brasil contemporâneo?. Investiga processos hodiernos de forja de projetos educacionais, por distintos sujeitos coletivos do cenário social, político, cultural e econômico brasileiros, enfatizando a tríade hegemonia-democracia-público em suas abordagens teórico-epistemológicas. Jacques Rancière, Carlos Nelson Coutinho, Alain Badiou, Gaudêncio Frigotto, Giorgio Agamben, Giovanni Semeraro, István Mészáros, Maria Rita Kehl, Ruy Braga, Aníbal Quijano, Virgínia Fontes, Francisco de Oliveira, Slavoj ?i?ek são alguns dos autores com quem estabelecemos conversas e reflexões neste esforço. A linha busca radiografar tanto setores do empresariado quanto destacados sujeitos (neo)conservadores, notadamente os evangélicos neopentecostais. São as políticas públicas de educação mais recentes e seus tensionamentos pelos sujeitos da sociedade civil elencados anteriormente o foco da pesquisa. Numa pergunta: quais os sentidos engendrados por tais políticas e pelas disputas em torno da educação pública brasileira no século XXI, sob novos/velhos pactos sociais e hegemonias (re)configuradas? A segunda linha - "Estado de Exceção, Fantasmagoria e Cultura Capitalista: medos e enredos" - analisa sob a perspectiva de Walter Benjamin e de seus intérpretes o modus capitalista na contemporaneidade, sobretudo na cultura e nas morfologias do Estado Ampliado, manejando temas como violência, fetichismo e espetáculo. Filosofia e História tecem a trama dialógica primeva da investigação. Finalmente, a terceira linha, "Experiência e Hegemonia", a partir de Antonio Gramsci e da teoria gramsciana ausculta as formas da hegemonia na atual configuração do capitalismo tardio, no Brasil e no mundo. Novamente com Benjamin intentamos compreender a experiência (Erfahrung), suas potências e corrosões, na trama das relações hegemônicas e, sobretudo, contra-hegemônicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
Estado de Exceção, Fantasmagoria e Cultura Capitalista: medos e enredos
Descrição: O Observatório de História, Educação e Cultura [HECO], vinculado ao Centro de Educação e ao curso de graduação em Pedagogia da UFPB é um grupo de estudos certificado pelo CNPq e que está em atividade desde 2016. Trata-se de um espaço multidisciplinar de estudos e pesquisas sobre temas vários e suas áreas de fronteira. Tem como um de seus objetivos primeiros as análises acerca da relação Educação-Contemporaneidade, tendo como habitat o materialismo histórico. Possui três (3) Linhas de Pesquisa. A principal é intitulada ?A Educação Disputada: democracia e sentidos do público no Brasil contemporâneo?. Investiga processos hodiernos de forja de projetos educacionais, por distintos sujeitos coletivos do cenário social, político, cultural e econômico brasileiros, enfatizando a tríade hegemonia-democracia-público em suas abordagens teórico-epistemológicas. Jacques Rancière, Carlos Nelson Coutinho, Alain Badiou, Gaudêncio Frigotto, Giorgio Agamben, Giovanni Semeraro, István Mészáros, Maria Rita Kehl, Ruy Braga, Aníbal Quijano, Virgínia Fontes, Francisco de Oliveira, Slavoj ?i?ek são alguns dos autores com quem estabelecemos conversas e reflexões neste esforço. A linha busca radiografar tanto setores do empresariado quanto destacados sujeitos (neo)conservadores, notadamente os evangélicos neopentecostais. São as políticas públicas de educação mais recentes e seus tensionamentos pelos sujeitos da sociedade civil elencados anteriormente o foco da pesquisa. Numa pergunta: quais os sentidos engendrados por tais políticas e pelas disputas em torno da educação pública brasileira no século XXI, sob novos/velhos pactos sociais e hegemonias (re)configuradas? A segunda linha - "Estado de Exceção, Fantasmagoria e Cultura Capitalista: medos e enredos" - analisa sob a perspectiva de Walter Benjamin e de seus intérpretes o modus capitalista na contemporaneidade, sobretudo na cultura e nas morfologias do Estado Ampliado, manejando temas como violência, fetichismo e espetáculo. Filosofia e História tecem a trama dialógica primeva da investigação. Finalmente, a terceira linha, "Experiência e Hegemonia", a partir de Antonio Gramsci e da teoria gramsciana ausculta as formas da hegemonia na atual configuração do capitalismo tardio, no Brasil e no mundo. Novamente com Benjamin intentamos compreender a experiência (Erfahrung), suas potências e corrosões, na trama das relações hegemônicas e, sobretudo, contra-hegemônicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
A Educação Disputada: democracia e sentidos do público no Brasil contemporâneo
Descrição: O Observatório de História, Educação e Cultura [HECO], vinculado ao Centro de Educação e ao curso de graduação em Pedagogia da UFPB é um grupo de estudos certificado pelo CNPq e que está em atividade desde 2016. Trata-se de um espaço multidisciplinar de estudos e pesquisas sobre temas vários e suas áreas de fronteira. Tem como um de seus objetivos primeiros as análises acerca da relação Educação-Contemporaneidade, tendo como habitat o materialismo histórico. Possui três (3) Linhas de Pesquisa. A principal é intitulada ?A Educação Disputada: democracia e sentidos do público no Brasil contemporâneo?. Investiga processos hodiernos de forja de projetos educacionais, por distintos sujeitos coletivos do cenário social, político, cultural e econômico brasileiros, enfatizando a tríade hegemonia-democracia-público em suas abordagens teórico-epistemológicas. Jacques Rancière, Carlos Nelson Coutinho, Alain Badiou, Gaudêncio Frigotto, Giorgio Agamben, Giovanni Semeraro, István Mészáros, Maria Rita Kehl, Ruy Braga, Aníbal Quijano, Virgínia Fontes, Francisco de Oliveira, Slavoj ?i?ek são alguns dos autores com quem estabelecemos conversas e reflexões neste esforço. A linha busca radiografar tanto setores do empresariado quanto destacados sujeitos (neo)conservadores, notadamente os evangélicos neopentecostais. São as políticas públicas de educação mais recentes e seus tensionamentos pelos sujeitos da sociedade civil elencados anteriormente o foco da pesquisa. Numa pergunta: quais os sentidos engendrados por tais políticas e pelas disputas em torno da educação pública brasileira no século XXI, sob novos/velhos pactos sociais e hegemonias (re)configuradas? A segunda linha - "Estado de Exceção, Fantasmagoria e Cultura Capitalista: medos e enredos" - analisa sob a perspectiva de Walter Benjamin e de seus intérpretes o modus capitalista na contemporaneidade, sobretudo na cultura e nas morfologias do Estado Ampliado, manejando temas como violência, fetichismo e espetáculo. Filosofia e História tecem a trama dialógica primeva da investigação. Finalmente, a terceira linha, "Experiência e Hegemonia", a partir de Antonio Gramsci e da teoria gramsciana ausculta as formas da hegemonia na atual configuração do capitalismo tardio, no Brasil e no mundo. Novamente com Benjamin intentamos compreender a experiência (Erfahrung), suas potências e corrosões, na trama das relações hegemônicas e, sobretudo, contra-hegemônicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Intelectuais, Estado e Educação
Descrição: Analisar a trajetória, as redes de sociabilidade de intelectuais brasileiros e seu posicionamento em relação às questões educacionais de seu tempo histórico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2014
A recontextualização das tecnologias de informação e comunicação nas políticas de formação de professores em curso no Brasil
Descrição: O presente projeto parte da consideração de que, nos últimos três anos, as políticas de formação de professores têm assumido formas de institucionalização cada vez mais abrangentes e concretas, compreendendo: (1) a instituição do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB); (2) a sua localização na redimensionada Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); (3) o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (INEP) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) como espaços de acompanhamento, avaliação e financiamento de projetos, programas e ações direcionados à UAB-Capes; (4) a proliferação, em vários níveis, de projetos centrados na distribuição de artefatos tecnológicos (laptops e desktops) para elevar a qualidade da educação pública; e (5) a configuração da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica. Neste novo contexto, o discurso das políticas não pode ser visto apenas como declaração de intenções. Configura estratégia de gerenciamento do conjunto de circunstâncias da sua aplicação, através de Leis, Decretos e Portarias que, por sua vez, têm em comum a aposta nas tecnologias de informação e comunicação (TIC). Com base análise crítica do discurso, formulada por Norman Fairclough, este projeto assume que a recontextualização é um processo de apropriação cujas características e resultados dependem das circunstâncias concretas dos diversos contextos. Assim, se por um lado supõe que sua complexidade escape às tentativas de controle, por outro, parte do princípio de que a articulação de esforços neste sentido deve ser objetivada. Portanto, visa a: (1) discutir as relações entre a configuração UAB-Capes e a formação de professores como um todo; (2) caracterizar continuidades e rupturas das políticas atuais de formação de professores em relação às anteriores; e (3) analisar os modos de recontextualização das TIC no conjunto das políticas em curso...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Gramsci e a filosofia da educação popular brasileira
Descrição: O projeto de pesquisa que apresentamos se propõe a investigar a configuração da filosofia que emerge da educação popular brasileira ao longo dos últimos 40 anos. Na busca dos aspectos que a caracterizam, analisaremos particularmente a interligação dos conceitos de libertação , de democracia e de hegemonia com o pensamento de A. Gramsci. Ao estudar essas referências aglutinadoras, queremos verificar a unidade de uma trajetória que foi passando do combate à ditadura e das lutas pela democratização para a consolidação de uma filosofia com uma concepção própria de mundo. Os fundamentos e a consistência das suas formulações serão examinados na interação com o contexto histórico, na vinculação à filosofia latino-americana e no embate crítico com algumas correntes filosóficas contemporâneas. Além de evidenciar os traços autônomos e originais, a pesquisa visa focalizar a constituição de uma filosofia que se apresenta como alternativa frente às propostas educativas dominantes e ao sistema vigente de sociedade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
A luta pela memória. A ficcionalização da memória da luta armada na Argentina
Descrição: Nos últimos anos temos assistido a uma profusão livros de memórias e romances vinculados à luta armada na Argentina. Escritores, guerrilheiros, políticos, membros das forças da repressão, jornalistas e seus familiares tem deixado a sua visão dos fatos. Nem sempre estes escritos tem sido coincidentes, pelo contrário poderíamos dizer que há um confronto sem quartel pela memória da luta armada. Os grupos que participaram das disputas políticas e armadas, do período compreendido pela década de 1960 até o fim da década de 1970, tem colocados as suas próprias interpretações e leituras dos fatos acontecidos. Para estudar a ficcionalização da memória da luta armada recorreremos às narrativas construídas em relação à mesma, com ênfase nas memórias e testemunhos publicados pelos distintos protagonistas. A publicação destas narrativas implicam uma forma de comunicar-se com a sociedade e criar um senso comum ante os fatos acontecidos durante os "anos de chumbo". Na medida em que os protagonistas, diretos ou indiretos, narram os fatos ou as suas experiências e sentimentos estão lutando pelo posicionamento da sociedade argentina. O termo "ficcionalização" não está relacionado com a negação explicativa da História ou com a impossibilidade do conhecimento histórico. Pelo contrário, o termo está vinculado com a luta pela construção de uma interpretação hegemônica do processo histórico. Até o momento a História, e assim me refiro aos membros profissionalizados vinculados à produção do conhecimento, ou seja, à Universidade, não tem desenvolvido estudos destinados a explicar os anos da luta armada. Mas, ao mesmo tempo, tem sido profícua a produção, acadêmica ou não, destinada a produzir uma memória da repressão, da resistência e da luta revolucionária. O objetivo deste trabalho e, justamente, centrar-nos nestas memórias e nos distintos testemunhos para compreender como a partir de uma narrativa ficcional se constrói o sentido de um determinado período..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de comitê de assessoramento


2018 - Atual
Agência de fomento: UFPB


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: História, Histórias
2017 - Atual
Periódico: MOVIMENTO - REVISTA DE EDUCAÇÃO
2018 - 2018
Periódico: REVISTA ESCRITA DA HISTÓRIA
2018 - Atual
Periódico: ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE)
2018 - Atual
Periódico: ACESSO LIVRE


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Sociologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
Aprovação em 1º lugar em Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto do Departamento de Habilitações Pedagógicas - UFPB, Universidade Federal da Paraíba.
2015
Aprovado em 1º lugar no Processo Seletivo para Professor Substituto de Métodos e Técnicas de Pesquisa em História da UERJ FFP, da Graduação em História, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
2015
Aprovado em 1º lugar no Processo Seletivo para Professor Tutor Presencial da Disciplina 'Educação e Trabalho' da UNIRIO, na Graduação em Pedagogia, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
2015
Aprovação com Louvor no Doutorado [2012-2015], Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF - PPGE.
2015
Aprovado em 3º lugar no Processo Seletivo para Professor Substituto Federal da área História, do Departamento de Educação Básica do INES [não-classificado], Instituto Nacional de Educ. de Surdos [2015, INES.
2015
Aprovação em 1º lugar em Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas [curso de graduação em História]- UERJ, UERJ FFP.
2014
Aprovado em 2º lugar no Concurso para Professor Assistente A, Nível 1, da Faculdade de Educação da UFJF, para a área de Teoria e Metodologia do Ensino de História (não-convocado), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
2011
Aprovado em 1º lugar no Processo Seletivo para Professor Substituto da área de Ensino de História e Geografia, do Departamento de Ensino Superior do INES, curso bilíngue de Pedagogia (vaga assumida), Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
REBUÁ, Eduardo.2018REBUÁ, Eduardo.. Impressões à luz do dia: lulismo, conformismo e um breve balanço de Junho ao Golpe. REVISTA VIRTUAL EN_FIL - ENCONTROS COM A FILOSOFIA, v. 7, p. 1-21, 2018.

2.
REBUÁ, Eduardo.2017REBUÁ, Eduardo.. Resenha - Dicionário Gramsciano (1926-1937) - Guido Liguori e Pasquale Voza. LE MONDE DIPLOMATIQUE (BRASIL), v. -, p. 39-39, 2017.

3.
REBUÁ, Eduardo.2017REBUÁ, Eduardo.. A Educação Disputada: democracia e sentidos do público no Brasil hodierno - entre o empresariamento e o (neo)conservadorismo. UNIVERSIDADE E SOCIEDADE (BRASÍLIA), v. XXVII, p. 100-111, 2017.

4.
REBUÁ, Eduardo.2017REBUÁ, Eduardo.. Interpretar e materializar a revolução: uma resenha de Gramsci e a Revolução Russa. O SOCIAL EM QUESTÃO, v. -, p. 291-294, 2017.

5.
REBUÁ, Eduardo.2017REBUÁ, Eduardo.. Exceções e veredas: as ocupações como acontecimento e experiência no Brasil do nosso tempo. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE), v. 42, p. 751-763, 2017.

6.
REBUÁ, Eduardo.2017REBUÁ, Eduardo.. Ensaio Benjaminiano: a experiência como construção de sentidos. CADERNOS WALTER BENJAMIN, v. 19, p. 22-41, 2017.

7.
REBUÁ, Eduardo.2016 REBUÁ, Eduardo.. O Enigma K: o kirchnerismo e a insurreição como restauração. Marx e o Marxismo, v. 4, p. 35-58, 2016.

8.
REBUÁ, Eduardo.2015REBUÁ, Eduardo.. Benjamin en Gaza: collages de tesis Sobre el concepto de historia y breves notas. Herramienta, v. 56, p. 129-139, 2015.

9.
REBUÁ, Eduardo.2015REBUÁ, Eduardo.. Quino y la contrahegemonía Mafaldiana. Tebeosfera, v. 2, p. 14-26, 2015.

10.
REBUÁ, Eduardo.2014REBUÁ, Eduardo.. Entre perguntas e silêncios: uma resenha de Dossiê Jango. Revista Virtual En-Fil, v. 2, p. 1-5, 2014.

11.
REBUÁ, Eduardo.2014REBUÁ, Eduardo.. Cidadania:a gente vê por aqui? Pedagogia midiática e hegemonia no Brasil contemporâneo. PragMATIZES Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura, v. 6, p. 184-196, 2014.

12.
REBUÁ, Eduardo.2014REBUÁ, Eduardo.. Madres de Plaza de Mayo e a luta a partir do luto. Leituras da História, v. -, p. 40, 2014.

13.
REBUÁ, Eduardo.2014REBUÁ, Eduardo.. Resenha de O novo imperialismo, de David Harvey. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 6, p. 272, 2014.

14.
REBUÁ, Eduardo.2014 REBUÁ, Eduardo.. Florestan Fernandes: educador-intelectual orgânico aos de baixo. Uma abordagem gramsciana.. Cadernos Cemarx, v. 7, p. 193-208, 2014.

15.
REBUÁ, Eduardo.2013REBUÁ, Eduardo.. Hegemonia, capital-imperialismo e intelectuais: categorias marxistas para um esforço de análise da relação democracia-educação. Trabalho Necessário, v. 11, p. 1-18, 2013.

16.
REBUÁ, Eduardo.2013REBUÁ, Eduardo.. Mafalda e a imprescindível crítica do real na aula de História. Revista En-Fil, v. 2, p. 1-15, 2013.

17.
REBUÁ, Eduardo.2012REBUÁ, Eduardo.. Pariendo el nuevo: Madres de Plaza de Mayo e a Universidad Popular Madres de Plaza de Mayo (UPMPM) como estratégia política,no contexto de crise do neoliberalismo na América Latina. Praia Vermelha (UFRJ), v. 10, p. 20-45, 2012.

18.
REBUÁ, Eduardo.2012 REBUÁ, Eduardo.. A burguesia enquadrada: Mafalda e sua turma criticam elementos da sociedade burguesa (a naturalização das diferenças, a desumanização e a competição) na aula de História. Antíteses (Londrina), v. 5, p. 55-75, 2012.

19.
REBUÁ, Eduardo.2010REBUÁ, Eduardo.. A Crítica Mafaldiana à sociedade burguesa numa leitura marxista: HQ?s e contra-hegemonia na aula de História. Tempos Históricos (EDUNIOESTE), v. 14, p. 134-153, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
REBUÁ, Eduardo.; SEMERARO, G. (Org.) ; DANGELO, M. (Org.) ; GOMES, R. L. R. (Org.) . Pensamento Social Brasileiro: matrizes nacionais-populares. 1. ed. Aparecida - SP: Ideias e Letras, 2017. 200p .

2.
REBUÁ, Eduardo.; SILVA, P. C. D. (Org.) . Educação e filosofia da práxis: reflexões de início de século. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2016. 180p .

3.
REBUÁ, Eduardo.. Gramsci nos trópicos: estudos gramscianos a partir de olhares latino-americanos. 1. ed. Rio de Janeiro: MULTIFOCO, 2014. v. 1. 216p .

Capítulos de livros publicados
1.
REBUÁ, Eduardo.. Suave coisa nenhuma: a universidade popular latino-americana entre catarses, contra-hegemonias e transformismos. In: LOLE, Ana. (Org.). O fermento de Gramsci: na nossa filosofia, política e educação. -ed.Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2018, v. -, p. 87-99.

2.
REBUÁ, Eduardo.. Repartindo pessoas: o pensamento social do MST e a experiência humana como sentido. Pensamento Social Brasileiro: matrizes nacionais-populares. 1ed.Aparecida - SP: Ideias e Letras, 2017, v. , p. 75-95.

3.
REBUÁ, Eduardo.. Gramsci leitor de Florestan: o educador-intelectual orgânico aos subalternos. In: Eduardo Rebuá; Pedro Silva. (Org.). Educação e filosofia da práxis: reflexões de início de século. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2016, v. , p. 165-176.

4.
REBUÁ, Eduardo.. Mafalda na aula de História: hq?s e contra-hegemonia. In: BARRETO, Raquel. (Org.). Tecnologias e trabalho docente: entre políticas e práticas. 1ed.Rio de Janeiro: EDUERJ, 2014, v. 1, p. 45-62.

5.
REBUÁ, Eduardo.. Revolução passiva e meios de comunicação: uma análise gramsciana das manifestações no Brasil em 2013. In: REBUÁ, Eduardo. (Org.). ?Gramsci nos trópicos: estudos gramscianos a partir de olhares latino-americanos?. 1ed.Rio de Janeiro: MULTIFOCO, 2014, v. , p. 87-119.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
REBUÁ, Eduardo.. Cotas, muita discussão pela frente. Brasil de Fato RJ, 13 set. 2013.

2.
REBUÁ, Eduardo.. Entrevista sobre os 50 anos de Mafalda. Jornal A TARDE - Suplemento infantil A TARDINHA.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
REBUÁ, Eduardo.. Catarse, Contra-hegemonia e Transformismo: horizontes e desafios da educação popular na América Latina de Madres e MST. In: 38ª Reunião Nacional da ANPED, 2017, São Luiz - MA. Anais da 38ª Reunião Nacional da ANPED, 2017. v. 1.

2.
REBUÁ, Eduardo.. Sobre partos, práxis e partilhas: pensar a universidade popular das Madres de Plaza de Mayo como vereda. In: IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias:, 2017, Rio de Janeiro. IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: educação e democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário, 2017. v. -. p. ---.

3.
REBUÁ, Eduardo.. No solo da experiência : a práxis político-pedagógica do MST em perspectiva benjaminiana. In: VI Seminário Vozes da Educação 20 anos: memórias, políticas e formação docente, 2016, São Gonçalo. Anais do VI Seminário Vozes da Educação 20 anos: memórias, políticas e formação docente, 2016. v. -. p. ---.

4.
REBUÁ, Eduardo.. Mães da praça e filhos da terra: as universidades populares de Madres de Plaza de Mayo e MST na década de crise do neoliberalismo na América Latina. In: Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2015, 2015, Niterói. Anais do Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2015, 2015.

5.
REBUÁ, Eduardo.. Novas epistemes, velhos desafios: universidades populares na América Latina contemporânea. Os casos de MST e Madres de Plaza de Mayo [Escola Nacional Florestan Fernandes e Universidad Popular Madres de Plaza de Mayo]. In: I SIPPAL - I Seminário Internacional Poder Popular na América Latina, 2014, Rio de Janeiro. Anais do I SIPPAL - I Seminário Internacional Poder Popular na América Latina, 2014.

6.
REBUÁ, Eduardo.. Universidade Popular e Subversão: os casos do MST e das Madres de Plaza de Mayo. In: VII Seminário Internacional REDES: as redes educativas e as tecnologias - transformações e subversões na atualidade, 2013, Rio de Janeiro. Anais do VII Seminário Internacional REDES: as redes educativas e as tecnologias - transformações e subversões na atualidade, 2013.

7.
REBUÁ, Eduardo.. Um outro ponto de partida: Movimentos Sociais, Pedagogia da Práxis e Contra-hegemonia na América Latina Contemporânea. Os casos do MST e das Madres de Plaza de Mayo. In: III Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro, 2013, Rio de Janeiro. Anais do III Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro, 2013.

8.
REBUÁ, Eduardo.. Revolução passiva e meios de comunicação: uma análise gramsciana das manifestações no Brasil. In: Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2013, 2013, Niterói. Anais Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2013, 2013.

9.
REBUÁ, Eduardo.. Madres de Plaza de Mayo: memória, política e educação popular na América Latina contemporânea?. In: VII Semana de História Política / IV Seminário Nacional de História: política, cultura e sociedade, 2012, Rio De Janeiro. Anais da VII Semana de História Política / IV Seminário Nacional de História: política, cultura e sociedade, 2012.

10.
REBUÁ, Eduardo.. ?'Pariendo el nuevo': Madres de Plaza de Mayo e Universidad Popular Madres de Plaza de Mayo (UPMPM) nos embates contra-hegemônicos latino-americanos (2000-2010), em tempos neoliberais?. In: II Congreso de Pensamiento Político Latinoamericano - Universidad Popular Madres de Plaza de Mayo (UPMPM), 2012, Buenos Aires. Anais do II Congreso de Pensamiento Político Latinoamericano, 2012.

11.
REBUÁ, Eduardo.. ?Cidadania: a gente vê por aqui?? - Mídia e hegemonia a partir de Gramsci. In: Marx e o Marxismo: teoria e prática, 2011, Niterói. Anais Marx e o Marxismo: teoria e prática, 2011.

12.
RAMOS, B. S. S. ; REBUÁ, Eduardo. . PAINEL RESSIGNIFICAÇÕES DA FORMAÇÃO E DO TRABALHO DOCENTE: ?Imagens do professor na mídia: (Des) Caminhos da Valorização Docente??. In: XV ENDIPE ? Encontro nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE ? Encontro nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010.

13.
RAMOS, B. S. S. ; REBUÁ, Eduardo. . ?'Seja um professor!': entre a propaganda e o protesto, os contrastes da política de valorização docente.?. In: VIII Seminário da Rede Latino Americano de Estudos Sobre o Trabalho Docente (Rede Estrado, 2010, Lima - Peru. Anais do VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado, 2010.

14.
REBUÁ, Eduardo.. Mafalda encontra Gramsci na aula de História. In: Seminário Internacional Gramsci e os Movimentos Populares, 2010, Niterói - RJ. Anais do Seminário Internacional Gramsci e os Movimentos Populares, 2010.

15.
REBUÁ, Eduardo.. ?Mafalda na sala de aula: quadrinhos, ideologia e contra-hegemonia no ensino de História?. In: V Seminário Internacional As Redes de Conhecimento e as Tecnologias (REDES), 2009, UERJ, Rio de Janeiro, RJ. Anais do V Seminário Internacional As Redes de Conhecimento e as Tecnologias (REDES), 2009.

16.
REBUÁ, Eduardo.. Mafalda da sala de aula: memória, ideologia e contra-hegemonia no ensino de História.. In: XIV Semana da Educação da UERJ, 2009, Rio de Janeiro. Anais da XIV Semana da Educação da UERJ, 2009.

17.
REBUÁ, Eduardo.. 'Ideologia e Contra-Hegemonia no ensino de História: Mafalda numa abordagem gramsciana'. In: 6º Colóquio Internacional Marx e Engels do Centro de Estudos Marxistas, 2009, Campinas - SP. Anais do 6º Colóquio Internacional Marx e Engels, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
REBUÁ, Eduardo.. Pedagogia do campo e pedagogia da memória na práxis transformadora de MST e Madres de Plaza de Mayo. In: XI ENCONTRO INTERNACIONAL DA ANPHLAC, 2014, Niterói. Anais do XI ENCONTRO INTERNACIONAL DA ANPHLAC, 2014.

2.
REBUÁ, Eduardo.. ?A luta pela memória. A ficcionalização da memória da luta armada na Argentina?. In: XXIV Simpósio Nacional de História da Associação Nacional de História ? ANPUH, 2007, São Leopoldo - RS. Anais do XXIV Simpósio Nacional de História da Associação Nacional de História ? ANPUH, 2007.

3.
REBUÁ, Eduardo.; COIMBRA, E. ; MACHADO, Viviane ; GRASSIA, Gianricardo . "Afasta de Mim Este Cale-se ? Direitos Humanos Ontem e Hoje". In: IV Mostra de Iniciação à Docência UFF, 2006, Niterói. Anais da IV Mostra de Iniciação à Docência UFF, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
REBUÁ, Eduardo.. Painel 'Sociedade, História e Educação'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
REBUÁ, Eduardo.. Crise, Retrocessos Sociais es Impactos sobre a Educação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
REBUÁ, Eduardo.. Cultura e Sociedade no Brasil Contemporâneo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
REBUÁ, Eduardo.; BREDER, D. ; BASTOS, R. . I Cine-Debate do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Contemporaneidade (NUPEC). 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
REBUÁ, Eduardo.. I Colóquio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Contemporaneidade (NUPEC). 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
REBUÁ, Eduardo.; GAWRYSZEWSKI, B. . I Coloquio do NUPEC UCP: Educação e democracia na contemporaneidade: escolas públicas em territórios pacificados no Rio de Janeiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
REBUÁ, Eduardo.. Sobre partos, práxis e partilhas: pensar a Universidade Popular das Madres de Plaza de Mayo como vereda. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
REBUÁ, Eduardo.. Conjuntura do Ensino Superior no Estado do Rio de Janeiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
REBUÁ, Eduardo.; RICON, L. C. C. ; GARCIA, P. B. . Pensamento Social Brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
REBUÁ, Eduardo.; RICON, L. C. C. ; GARCIA, P. B. . Pensamento Social Brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
REBUÁ, Eduardo.. Ditaduras na América Latina e seus Reflexos na Atualidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
REBUÁ, Eduardo.. Políticas Públicas em Educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
REBUÁ, Eduardo.. Experiência como sentido: a modernidade entre diagnose e sintoma. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
REBUÁ, Eduardo.. No Meio do Caminho Havia Duas Pedras: Neoconservadorismo e Empresariamento da Educação Pública no Brasil de Hoje. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
REBUÁ, Eduardo.. O MST e a experiência como pedagogia: o caso da ENFF. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
REBUÁ, Eduardo.. Formação docente na América Latina: as experiências não-formais gestadas na última década. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
REBUÁ, Eduardo.. Cine Clube UCP - Filme 'A Onda'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
REBUÁ, Eduardo.. Crise Orgânica e Luta de Classes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
REBUÁ, Eduardo.. Walter Benjamin: temporalidade, história e experiência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
REBUÁ, Eduardo.. No solo da experiência: a práxis político-pedagógica do MST em perspectiva benjaminiana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
REBUÁ, Eduardo.. Oficina Histórias em Quadrinhos e Livros Didáticos de História: temporalidade, narrativa e a polêmica através do lúdico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
REBUÁ, Eduardo.. Formação social, história e política brasileira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
REBUÁ, Eduardo.. Nos tempos de Machado: história, cultura e crítica social. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
REBUÁ, Eduardo.. Não sabendo que era impossível, foi lá e fez: as universidades populares de Madres de Plaza de Mayo e MST no contexto de crise do neoliberalismo na América Latina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
REBUÁ, Eduardo.. Mães da praça e filhos da terra: as universidades populares de Madres de Plaza de Mayo e MST na década de crise do neoliberalismo na América Latina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
REBUÁ, Eduardo.. Projeto CINE 17: Debate sobre o filme 'O ano em que meus pais saíram de férias'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
REBUÁ, Eduardo.. O Brasil Republicano em Perspectiva Ampliada. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
REBUÁ, Eduardo.. Conjuntura em destaque: política e mídia no Brasil contemporâneo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
REBUÁ, Eduardo.. 50 anos do Golpe: ditadura, sociedade e memória. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
REBUÁ, Eduardo.. Sociedade civil e Sociedade Política na América Latina do século XXI: experiências de resistência ao ciclo neoliberal: pedagogia do campo e pedagogia da memória na práxis transformadora de MST e Madres de Plaza de Mayo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
REBUÁ, Eduardo.. Violência, resistência e educação: a Universidad Popular Madres de Plaza de Mayo como materialização da práxis política das Madres. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
REBUÁ, Eduardo.. Arte e práxis educativa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
REBUÁ, Eduardo.. Práxis militante e processos pedagógicos na América Latina Contemporânea: os casos de Madres de Plaza de Mayo e MST'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
REBUÁ, Eduardo.. Novas epistemes, velhos desafios: universidades populares na América Latina contemporânea. Os casos de MST e Madres de Plaza de Mayo [Escola Nacional Florestan Fernandes e Universidad Popular Madres de Plaza de Mayo]. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

35.
REBUÁ, Eduardo.. Mafalda e Cidadania. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
REBUÁ, Eduardo.. Universidade Popular e Subversão: os casos do MST e das Madres de Plaza de Mayo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
REBUÁ, Eduardo.. Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF/MST) e a educação pensada como hegemonia.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

38.
REBUÁ, Eduardo.. Mafalda e sua turma vão à aula de História: desafios e possibilidades das histórias em quadrinhos em sala de aula.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

39.
REBUÁ, Eduardo.; TURCATTO, S. . Filosofia e Teologia da Libertação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
REBUÁ, Eduardo.. Palestra 'O Rei da Vela': História, Comunismo e Arte'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

41.
REBUÁ, Eduardo.. Debatendo Mafalda na aula de História com o Ensino Médio: os quadrinhos vão à escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
REBUÁ, Eduardo.. Bate-Papo sobre os Anos 1990. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

43.
REBUÁ, Eduardo.; SOUZA, R. F. . Jornadas de Junho: um balanço possível no calor do momento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
REBUÁ, Eduardo.. Um outro ponto de partida: movimentos sociais, pedagogia da práxis e contra-hegemonia na América Latina contemporânea. Os casos do MST e das Madres de Plaza de Mayo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
REBUÁ, Eduardo.. Mafalda na Aula de História: uma Abordagem Política a Partir de Gramsci. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

46.
REBUÁ, Eduardo.. Manifestações Populares no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

47.
REBUÁ, Eduardo.. Imagem e Humor. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

48.
REBUÁ, Eduardo.. Movimentos sociais, educação e contra-hegemonia na América Latina: as experiências da Universidad Popular Madres de Plaza de Mayo (UPMPM ? Madres de Plaza de Mayo) e da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF ? Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) em tempos neoliberais (2000-2010). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

49.
REBUÁ, Eduardo.. Madres de Plaza de Mayo: memória, política e educação popular na América Latina contemporânea?, na Mesa ?Desenvolvimento, neoliberalismo e economia política contemporânea. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
REBUÁ, Eduardo.. Pariendo el nuevo: Madres de Plaza de Mayo e Universidad Popular Madres de Plaza de Mayo (UPMPM) nos embates contra-hegemônicos latino-americanos (2000-2010), em tempos neoliberais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

51.
REBUÁ, Eduardo.. Cidadania: a gente vê por aqui? - Mídia e hegemonia a partir de Gramsci. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

52.
BARRETO, R. G. ; RAMOS, B. S. S. ; KARAM, L. ; LEHER, E. M. T. ; REBUÁ, Eduardo. . Ressignificações da formação e do trabalho docente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

53.
REBUÁ, Eduardo.. Gramsci e Quino. Contra-Hegemonia e Quadrinhos?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

54.
REBUÁ, Eduardo.. Mafalda encontra Gramsci na aula de História. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

55.
REBUÁ, Eduardo.. Mafalda na sala de aula: quadrinhos, ideologia e contra-hegemonia no ensino de História. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

56.
REBUÁ, Eduardo.. "Gramsci e Ensino de História: Ideologia e Contra-Hegemonia em Mafalda". 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

57.
REBUÁ, Eduardo.. A luta pela memória. A ficcionalização da memória da luta armada na Argentina. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

58.
MACHADO, Viviane ; REBUÁ, Eduardo. ; GRASSIA, Gianricardo ; COIMBRA, E. . Afasta de Mim Este Cale-se: Direitos Humanos Ontem e Hoje. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

59.
REBUÁ, Eduardo.. A luta pela memória da luta revolucionária: Juan Gasparini - 'Montoneros: final de cuentas'. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
REBUÁ, Eduardo.. Cinzas e cores erradas. 2018; Tema: UERJ; Assédio. (Site).

2.
REBUÁ, Eduardo.. Cortejo do medo. 2018; Tema: Marielle; Estado de Exceção. (Blog).

3.
REBUÁ, Eduardo.. Fantasmagoria. 2018; Tema: Fantasmagoria e Democracia. (Site).

4.
REBUÁ, Eduardo.. Das finitudes. 2017; Tema: Finitudes; UERJ. (Blog).

5.
REBUÁ, Eduardo.. Lembrar Benjamin. 2017; Tema: Walter Benjamin. (Blog).

6.
REBUÁ, Eduardo.. Gramsci vivo, 80 anos depois de sua morte. 2017; Tema: Gramsci. (Site).

7.
REBUÁ, Eduardo.. O tecido de Chapecó. 2016; Tema: Memória; Experiência; Temporalidade. (Blog).

8.
REBUÁ, Eduardo.. Hablar de lo que es nuestro: quarenta anos do golpe de 1976 na Argentina. 2016; Tema: Ditadura Argentina; Memória. (Blog).

9.
REBUÁ, Eduardo.. Muros e silêncios: o ataque ao Charlie Hebdo em perspectiva ampliada. 2015; Tema: Terrorismo; Muros; Violência. (Blog).

10.
REBUÁ, Eduardo.. Aquela de que sempre falamos. 2015; Tema: Educação. (Blog).

11.
REBUÁ, Eduardo.. O stand-up como ethos. 2015; Tema: Humor. (Blog).

12.
REBUÁ, Eduardo.. A ?desejável? visita de Mafalda à aula de História: breves reflexões. 2014; Tema: Aula de História e Quadrinhos. (Blog).

13.
REBUÁ, Eduardo.. Sobre Sheherazades, Batmans e demônios. 2014; Tema: Junho; Violência. (Blog).

14.
REBUÁ, Eduardo.. A bem-vinda argentinização do Brasil. 2013; Tema: Escrachos. (Site).

15.
REBUÁ, Eduardo.. Mafalda e a poderosa crítica de valores. 2013; Tema: Mafalda. (Site).

16.
REBUÁ, Eduardo.. Para além das ilusões perdidas : juventude e mobiliz ação social do Brasil dos megae ventos. 2013; Tema: Mobilizações Sociais. (Site).

17.
REBUÁ, Eduardo.; SOUZA, R. F. . Esperança em tempos fraturados. 2013; Tema: Juventude. (Site).

18.
REBUÁ, Eduardo.. A educação dos consensos via mídia-partido. 2013; Tema: Mídia e Consenso. (Site).

19.
REBUÁ, Eduardo.. Hereges marxistas: similaridades e permanências. 2013; Tema: Benjamin e Gramsci; Marxismo. (Blog).

20.
REBUÁ, Eduardo.. Personagem de quadrinhos, Mafalda ensina sobre cultura da Argentina. 2012; Tema: Mafalda. (Site).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
REBUÁ, Eduardo.; SOUZA, R. F.; RICON, L. C. C.. Participação em banca de Lubélia de Paula Souza Barbosa. Formador do professor formador no contexto da formação continuada da rede municipal de Juiz de Fora no ano de 2016. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

2.
REBUÁ, Eduardo.; BREDER, D.; OLIVEIRA, N. J. A.. Participação em banca de Marcos Levi de Oliveira. Jogos como ferramenta de ensino e História: uma prática docente em turmas do segundo segmento do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

3.
REBUÁ, Eduardo.; BASTOS, R.; COSTA, V. M.. Participação em banca de Cristiane Pereira Custódio. Aprendizagem na Formação do Enfermeiro: a metodologia problematizadora como ferramenta de ensino e promoção de cuidado. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

4.
REBUÁ, Eduardo.; BASTOS, R.; COSTA, R. S.. Participação em banca de Margareth Wanderley da Silva Agostinho. A pedagogia social: ciência transversal comprometida com o fazer. Uma educação além dos limites da escola.. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

5.
REBUÁ, Eduardo.; WERNECK, V. R.; ANTUNES, K. C. V.. Participação em banca de Nathalia Quintella Suarez Mouteira. O atendimento ao aluno surdo no ensino superior: um estudo de caso em uma faculdade particular do município de Teresópolis. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

6.
REBUÁ, Eduardo.; MAZZEO, A. C.; KONRAD, D. A.; KONRAD, G. V. R.; HENN, L. G.. Participação em banca de Aiman Jorge Henrique Franco. A noção de Via Prussiana e de Via Colonial e seu impacto na compreensão histórica de Carlos Nelson Coutinho e José Chasin sobre a formação social brasileira. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Santa Maria.

7.
REBUÁ, Eduardo.; BREDER, D.; BASTOS, R.; ARAUJO, L. A. S.. Participação em banca de Vanessa Vieira Arruda. Os mecanismos de controle nas escolas públicas da rede municipal do Rio de Janeiro e seus efeitos para a autonomia docente. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

8.
REBUÁ, Eduardo.; GONCALVES, T. P. N. R.; CORSINO, P.. Participação em banca de Maria Inês de Azevedo Ventura. Experiências de bidocência em unidades de educação infantil no município de Niterói. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

9.
REBUÁ, Eduardo.; GOMES, C. M. C.; OLIVEIRA, L. A. A.; SILVEIRA JUNIOR, A. A.. Participação em banca de Ana Karoline Nogueira de Souza. Revolução Passiva e Estado Capitalista: uma análise gramsciana do caso brasileiro nos anos 1930-1945. 2018. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

10.
REBUÁ, Eduardo.; MACHADO, J. C.; ALMEIDA, A.; SOUZA, E. G.. Participação em banca de Gisela Guedes Duarte Silva de Oliveira. Formação de Professores Formadores: uma proposta baseada na metodologia por projetos de trabalho no curso de Pedagogia UNIFESO. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

11.
BARRETO, R. G.; MOREIRA, A. F. B.; REBUÁ, Eduardo.. Participação em banca de Amanda Cristine Corrêa Lopes Bittencourt. Escola Bilíngue Pública: um estudo sobre a internacionalização curricular. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

12.
MACHADO, J. C.; REBUÁ, Eduardo.; SEGENREICH, S. C. D.. Participação em banca de Luciana Machado Marx. A integração das emoções no processo educativo superior on-line. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

13.
SOUZA, E. G.; ALMEIDA, A.; MACHADO, J. C.; REBUÁ, Eduardo.. Participação em banca de Amanda Rodrigues de Souza. A formação continuada de professores da educação básica da rede municipal de ensno de Duque de Caxias - RJ: constatações e desafios. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

14.
REBUÁ, Eduardo.; SOUZA, E. G.; OLIVEIRA, R. P.. Participação em banca de Lúcia Elisa Galvão de Oliveira Alves. O uso da biblioteca escolar na educação de jovens e adultos: um desafio no CESEC Professora Paulita de Queiroz Miranda. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

15.
REBUÁ, Eduardo.; GARCIA, P. B.; KUBRUSLY, R.. Participação em banca de Rafaela Samagaio. Paiol de Memórias: devaneios sobre o projeto de leitura Paiol de Histórias à luz das memórias paiolenses. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

16.
MACHADO, J. C.; REBUÁ, Eduardo.; WERNECK, V. R.. Participação em banca de Maria Elisa Russel Prates. O aluno e sua representação social do professor e da disciplina de sociologia. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Teses de doutorado
1.
MOREIRA, A. F. B.; REBUÁ, Eduardo.; GARCIA, P. B.; IVENICKI, A.; MICARELLO, H. A. L. S.. Participação em banca de Márcia Patricia Barboza de Souza. Proposta Curricular de Língua Portuguesa da rede municipal de Juiz de Fora - construção, significado e vivência. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

2.
REBUÁ, Eduardo.; GARCIA, P. B.; MOREIRA, A. F. B.. Participação em banca de Márcia Cristina Meneghin Mendonça. A proposta curricular para o ensino fundamental de nove anos e a prática docente: um estudo sobre a rede municipal de Juiz de Fora. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

3.
REBUÁ, Eduardo.; GARCIA, P. B.; KUBRUSLY, R.; CARVALHO, M.; MOREIRA, A. F. B.. Participação em banca de Marcela Tavares de Mello. Reflexões acerca do letramento de domínio acadêmico: teoria e prática. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

4.
REIS, R. R.; REQUIAO, L. P. S.; TEIXEIRA, S.; TERRA, D. C. T.; ZAGURY, S.; REBUÁ, Eduardo.. Participação em banca de Elisabeth Soares da Rocha. Estudo crítico sobre as políticas públicas e a formação estético-cultural em Campos dos Goytacazes. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

5.
MOREIRA, A. F. B.; REBUÁ, Eduardo.; GARCIA, P. B.; TURA, M. L. R.; NEVES, A. M. C.. Participação em banca de Ana Beatriz Bolivar da Gama. A contação de histórias no currículo do curso de pedagogia da Faculdade Metodista Granbery. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

6.
ROIO, M.; LACORTE, R.; REIS, R. R.; SEMERARO, G.; REBUÁ, Eduardo.. Participação em banca de Joeline Rodrigues de Sousa. As bases ontológicas da Filosofia da Práxis e a Formação Humana. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

7.
REBUÁ, Eduardo.; BARRETO, R. G.; BORBA, S.; MARTINS, A. M. S.; GOUVEA, F. C. F.. Participação em banca de Andréa Villela Mafra da Silva. Da articulação do reducionismo tecnicista à sofisticação tecnológica no discurso das políticas educacionais. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

8.
REBUÁ, Eduardo.; FARIA, L. C. M.; SOUZA, R. F.; VIEIRA, F. A. C.; SOUZA JUNIOR, P. G.. Participação em banca de Rejane Honorio de Sant'Anna. Múltiplas faces da violência simbólica na/da educação: microrealidade de um Colégio Estadual do Rio de Janeiro. 2016. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

9.
REBUÁ, Eduardo.; GARCIA, P. B.; MIGLIORA, R.; CARVALHO, M.; ANDRADE, L. T.. Participação em banca de Miriam Raquel Piazzi Machado. Viagem literária, dos Diários à Dom Quixote: representações de alunos do ensino fundamental sobre o mundo da leitura. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Qualificações de Doutorado
1.
REBUÁ, Eduardo.; BASTOS, R.; ESQUINCALHA, A. C.; SANTOS, R.. Participação em banca de Simone Silva Cunha. 1997/2017: 20 anos do PROINFO: articulações e efetivações. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

2.
REBUÁ, Eduardo.; MOREIRA, A. F. B.; GARCIA, P. B.. Participação em banca de Márcia Cristina Meneghin Mendonça. A proposta curricular para o ensino fundamental de nove anos e a prática docente: um estudo sobre a rede municipal de Juiz de Fora. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

3.
REBUÁ, Eduardo.; SANTOS, L. C.; NASCIMENTO, A. D.; SOUZA, E. C.. Participação em banca de Ivandilson Miranda Silva. Educação popular e contemporaneidade: um estudo sobre a Universidade das Mães de Maio. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
REBUÁ, Eduardo.; SOUZA, R. F.; VIEIRA, F. A. C.. Participação em banca de Débora Helena da Silva Pinto. Passado, presente e futuro: os efeitos do sistema de cotas raciais na realidade social e perspectivas dos discentes e egressos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

5.
REBUÁ, Eduardo.; HORA, D.; FIGUEIREDO JUNIOR, I.. Participação em banca de Denise Werner da Cunha Leal. Exercício profissional e adoecimento de docentes da Universidade Federal Fluminense: Burnout e promoção em saúde. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

6.
REBUÁ, Eduardo.; MOTTA, G. D.; MATTOS, C. L. G.; NUNES SOBRINHO, F. P.. Participação em banca de Edison de Sousa. Etnografia das Práticas Escolares do Ensino de Geometria: o modelo geométrico concebido por alunos do Ensino Fundamental II. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

7.
REBUÁ, Eduardo.; GARCIA, P. B.; MOREIRA, A. F. B.. Participação em banca de Ana Beatriz Bolivar da Gama. A contação de histórias no currículo do curso de Pedagogia da Faculdade Metodista Granbery [Juiz de Fora - MG]. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

8.
REBUÁ, Eduardo.; GARCIA, P. B.. Participação em banca de Marcela Tavares de Mello. Reflexões acerca do letramento de domínio acadêmico: teoria e prática. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Qualificações de Mestrado
1.
REBUÁ, Eduardo.; BASTOS, R.; BREDER, D.. Participação em banca de Daniela Araújo do Nascimento. Competências e habilidades nos currículos dos cursos de gastronomia dos Institutos Federais de Educação. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

2.
REBUÁ, Eduardo.; ANDRADE, E. P.; PENNA, F. A.; ALMEIDA, J. R.. Participação em banca de Hosana do Nascimento Ramôa. Produção de Presença e Produção de Sentido nas Aulas de História: tempo, formação e saberes no trabalho docente. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

3.
REBUÁ, Eduardo.; DANGELO, M.; SOUZA, R. F.. Participação em banca de Juliana Silvestre Louven Ferreira. Da denúncia às redes sociais: a (in) visibilidade da violência contra a mulher no cotidiano. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

4.
REBUÁ, Eduardo.; MACHADO, J. C.; ALMEIDA, A.; SOUZA, E. G.. Participação em banca de Gisela Guedes Duarte Silva de Oliveira. Formação de professores para o século XXI: uma proposta baseada na metodologia por projetos de trabalho em um curso de Pedagogia. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

5.
REBUÁ, Eduardo.; MACHADO, J. C.; SOUZA, E. G.; ALMEIDA, A.. Participação em banca de Amanda Rodrigues de Souza. Formação continuada de professores da educação básica: a proposta do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) da rede municipal de Duque de Caxias - RJ. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

6.
REBUÁ, Eduardo.; MOREIRA, A. F. B.; GARCIA, P. B.. Participação em banca de Amanda Cristine Corrêa Lopes Bitencourt. Escola bilíngue pública: um estudo sobre a internacionalização curricular. 2017.

7.
REBUÁ, Eduardo.; MACHADO, J. C.; ALVES, A. M. R.. Participação em banca de Luciana Machado Marx. A integração das emoções no processo educativo superior on-line. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

8.
REBUÁ, Eduardo.; BASTOS, R.. Participação em banca de Vera Lucia de Mello. Mudanças no papel do tutor como mediador no ambiente virtual de aprendizagem na atualidade: o caso da FGV Online. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

9.
REBUÁ, Eduardo.; HORA, D.; WERNECK, V. R.. Participação em banca de Marcos Antonio Almeida de Araujo. Educação fundamental como perspectiva de vida em Vila Inca - Magé com 449 anos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

10.
KONRAD, D. A.; MAZZEO, A. C.; HENN, L. G.; KONRAD, G. V. R.; REBUÁ, Eduardo.. Participação em banca de Aiman Jorge Henrique Franco. A noção de Via Prussiana e de Via Colonial e seu impacto na compreensão histórica de Carlos Nelson Coutinho e José Chasin sobre a formação social brasileira. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Santa Maria.

11.
REBUÁ, Eduardo.; GOMES, R. L. R.; OLIVEIRA, M. M.; ALMEIDA, C. A. L.. Participação em banca de João Camilo Sevilla. Como podem contribuir o pensamento gramsciano e marxista para a construção da sociedade democrática em tempos pós-modernos?. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

12.
BASTOS, R.; MACHADO, J. C.; REBUÁ, Eduardo.. Participação em banca de Cristiane Pereira Custódio. Aprendizagem na formação do enfermeiro: a metodologia problematizadora como ferramenta de ensino e promoção de cuidado. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

13.
HENRIQUES, E. M. O.; LIMA, M. C. A. B.; PEREZ, C. L. V.; REBUÁ, Eduardo.. Participação em banca de Heriédna Cardoso Guimarães. Os caminhos de construção de sentidos sobre ser professor de ensino médio de Física. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

14.
HORA, D.; REBUÁ, Eduardo.; WERNECK, V. R.. Participação em banca de Roberta Ramos Brand. A avaliação como prática docente em estágio supervisionado em enfermagem: a relação entre valores e instrumentos de avaliação. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

15.
REBUÁ, Eduardo.; WERNECK, V. R.. Participação em banca de Luana da Silva Costa. A questão da sintonia fina: um olhar para as necessidades específicas do profissional de educação infantil. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

16.
REBUÁ, Eduardo.; HORA, D.; SOUZA, E. G.. Participação em banca de Margareth Wanderley da Silva Agostinho. A Pedagogia Social: ciência transversal aberta às necessidades populares. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

17.
BASTOS, R.; REBUÁ, Eduardo.; BREDER, D.. Participação em banca de Maria Paula Eppinghaus de Figueiredo. Quando eu soltar a minha voz, por favor, entenda: narrativas de estudantes de uma escola pública de Petrópolis sobre as Ocupações. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

18.
ECKHARDT, F.; MOTTA, G. D.; REBUÁ, Eduardo.. Participação em banca de Lubélia de Paula Souza Barbosa. Formação do professor formador no contexto da formação continuada da rede municipal de Juiz de Fora no ano de 2016. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

19.
WERNECK, V. R.; SOUZA, E. G.; REBUÁ, Eduardo.. Participação em banca de Vanessa Vieira Arruda. Os mecanismos de controle nas escolas públicas da rede municipal do Rio de Janeiro e seus efeitos para a autonomia docente. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

20.
REBUÁ, Eduardo.; BASTOS, R.; MACHADO, J. C.. Participação em banca de Marcos Levi de Oliveira. Jogos como ferramenta de ensino e História: uma prática docente em turmas do segundo segmento do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

21.
REBUÁ, Eduardo.; BASTOS, R.; GARCIA, P. B.. Participação em banca de Alice Cristina Sarmento Gonçalves. Consonância e dissonância da educação musical frente aos poderes constituídos: a importância da Educação musical na formação de cidadãos críticos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

22.
MACHADO, J. C.; WERNECK, V. R.; REBUÁ, Eduardo.. Participação em banca de Wesley Faria Andrade. Educação e relações étnico-raciais: um estudo nas escolas de Santo Antônio de Pádua - RJ. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

23.
REBUÁ, Eduardo.; WERNECK, V. R.; MACHADO, J. C.. Participação em banca de Maria Elisa Russell Prates. O aluno e sua representação social do professor e da disciplina de sociologia. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

24.
REBUÁ, Eduardo.; GARCIA, P. B.; KUBRUSLY, R.. Participação em banca de Rafaela Samagaio Ferreira. Paiol de memórias: devaneios sobre o projeto de leitura Paiol de Histórias à luz das memórias paiolenses. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

25.
REBUÁ, Eduardo.; GARCIA, P. B.; BASTOS, R.. Participação em banca de Josimar Gonçalves Ribeiro. BOLIN (Boletim Linguístico e Literário): um jornal escolar no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
REBUÁ, Eduardo.; SOUSA, N. J.; SILVA, J. F.. Participação em banca de Thais Figueiredo de Melo Lucena.A autogratificação sexual na infância: um desafio para a educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
SOUSA, N. J.; LIMA, T. P. P.; REBUÁ, Eduardo.. Participação em banca de Natalia Beatriz Galvão Campos.Modernidade Líquida e a Construção de Novas Infâncias na Era Digital. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
REBUÁ, Eduardo.. Participação em banca de Rosa Maria Borba da Cruz.Caminhos teóricos da avaliação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

4.
REBUÁ, Eduardo.. Participação em banca de Natan Santos da Conceição.A formação do surdo para o mercado de trabalho. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

5.
REBUÁ, Eduardo.. Participação em banca de Jardete Poubel da Costa.?As contribuições do professor surdo para a construção da identidade surda?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

6.
REBUÁ, Eduardo.. Participação em banca de Vanessa Ferraz Mourão.As medidas socioeducativas, a criança institucionalizada e o papel escolar na construção da cidadania. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

7.
REBUÁ, Eduardo.. Participação em banca de Sara dos Santos Rodrigues."Rupturas e Permanências do Congresso de Milão no Processo Atual de Inclusão de Surdos no Município de Niterói: Contradições entre Teoria e Prática". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
REBUÁ, Eduardo.. Seleção para Professor Temporário da graduação em Pedagogia do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos). 2013. Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Outras participações
1.
REBUÁ, Eduardo.. Seleção Mestrado 2018 - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF [PPGE UFF]. 2018. Universidade Federal Fluminense.

2.
REBUÁ, Eduardo.. Seleção Mestrado 2017 - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF [PPGE UFF]. 2017. Universidade Federal Fluminense.

3.
REBUÁ, Eduardo.. Seleção Mestrado e Doutorado Programa de Pós-Graduação em Educação da UCP [PPGE - UCP]. 2017. Universidade Católica de Petrópolis.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Colóquio NUPEC - UCP.Educação e democracia na contemporaneidade: escolas públicas em territórios pacificados no Rio de Janeiro (Mediação da Palestra do Prof. Dr. Bruno Gawryszewski). 2017. (Outra).

2.
IX REDES.Sobre partos, práxis e partilhas: pensar a universidade popular das Madres de Plaza de Mayo como vereda. 2017. (Seminário).

3.
VIII ELADISC: Encontro Latino-Americano de Direito, Sociedade e Cultura.Estado, Democracia e Integração na América Latina (Mediação do GT 8). 2017. (Encontro).

4.
Seminário Comemorativo IGS / Brasil.Crise Orgânica e Luta de Classes. 2016. (Seminário).

5.
V Seminário Estadual ANPAE RJ.O MST e a experiência como pedagogia: o caso da ENFF. 2016. (Seminário).

6.
Seminário Internacional Modernidade, Colonialidade e Ditaduras na América Latina. 2014. (Seminário).

7.
Seminário Latino-americano "Ditaduras Civis-Militares na América Latina: Luta, Memória e Direitos Humanos. 2014. (Seminário).

8.
36ª Reunião Nacional da ANPED. 2013. (Congresso).

9.
Programa ZoaSom - Rádio MEC AM.Análise de Conjuntura - Junho de 2013. 2013. (Outra).

10.
Seminário Internacional 'La escuela que queremos y la que nos imponen'. 2013. (Seminário).

11.
VII Seminário Internacional REDES: as redes educativas e as tecnologias - transformações e subversões na atualidade.Universidade Popular e Subversão: os casos do MST e das Madres de Plaza de Mayo. 2013. (Seminário).

12.
XVII Semana de Educação UERJ: Educação e Contemporaneidade. 2013. (Outra).

13.
Seminário Internacional Antonio Gramsci: Filosofia e Política. Ministrado pelo Prof. Dr. Fabio Frosini (Universidade de Urbino ? Itália).. 2012. (Seminário).

14.
X Congresso Internacional e XVI Seminario Nacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos. 2011. (Congresso).

15.
V Seminário do Laboratório Educação e Imagem - UERJ. 2010. (Seminário).

16.
XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2010. (Encontro).

17.
Seminário Discente 2009 do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF. 2009. (Seminário).

18.
V Seminário Internacional 'As Redes de Conhecimentos e as Tecnologias'. 2009. (Seminário).

19.
XIV Semana da Educação da UERJ - '70 anos do curso de Pedagogia no Brasil'. 2009. (Outra).

20.
Seminário Internacional Democracia e Ditadura na América Latina. 2006. (Seminário).

21.
XII Encontro Regional de História - ANPUH-RJ. 2006. (Encontro).

22.
Fórum Social Mundial.FÓRUM SOCIAL MUNDIAL 2005. 2005. (Outra).

23.
Reforma Agrária: vida ou morte?. 2005. (Outra).

24.
Seminário Internacional América Latina: impasses e perspectivas democráticas.Seminário Internacional. 2005. (Seminário).

25.
Seminário Internacional REGGEN 2005 -.Seminário Internacional REGGEN 2005. 2005. (Seminário).

26.
XI Encontro Ordinário do SEPE. 2005. (Congresso).

27.
ENETERrA - Enc. Nac. de Estudantes e Jovens por Trabalho, Educação e Reforma Agrária.ENETERrA - Enc. Nac. de Estudantes e Jovens por Trabalho, Educação e Reforma Agrária. 2004. (Encontro).

28.
ENEH - Encontro Nacional dos Estudantes de História.ENEH - Encontro Nacional dos Estudantes de História. 2003. (Encontro).

29.
O CEIA visita Aristóteles. 2003. (Outra).

30.
3º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP).3º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
REBUÁ, Eduardo.. Seminário Comemorativo IGS / Brasil. 2016. (Outro).

2.
REBUÁ, Eduardo.. Seminário Estudos de Gramsci para a construção da IGS-Brasil (International Gramsci Society). 2015. (Congresso).

3.
REBUÁ, Eduardo.. Seminário Internacional "Modernidade, Colonialidade e Ditaduras na América Latina". 2014. (Congresso).

4.
REBUÁ, Eduardo.. Mini-Curso ?Chile 40 anos do Golpe: de te fabula narratur?. 2013. (Outro).

5.
REBUÁ, Eduardo.. Mesa-Redonda ?A voz que vem das ruas: pensando as manifestações e os rumos do país?. 2013. (Outro).

6.
REBUÁ, Eduardo.. Seminário Antonio Gramsci: Filosofia e Política - Prof.: Dr. Fabio Frosini (Itália). 2012. (Outro).

7.
C. A. Hist/UFF ; REBUÁ, Eduardo. . XXIII ENEH (Encontro Nacional dos Estudantes de História). 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Mônica da Rocha Azevedo. Fases e Faces: a construção da hegemonia do Terceiro Setor no Brasil. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

2.
Ana Cecilia Dos Santos Santoro. O movimento Escola Sem Partido e seus impactos no trabalho docente. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

3.
Juliana Silvestre Louven Ferreira. A influência da TV na visão de mundo das crianças de uma comunidade carente do RJ. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mônica Santos. EJA: desafios e possibilidades. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Movimentos Sociais do Campo) - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

2.
Alina Emanuelle Ibiapina Lourenço. A concepção do Empreendedorismo no livro didático anos iniciais do Ensino Fundamental. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

3.
Karla Cristianne Rodrigues Nunes. Quando os Direitos Humanos batem à sua porta. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

4.
Joana Julia Fernandes Valerio. Pedagogia do Martelo: o caráter pedagógico segundo Nietzsche. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

5.
Roberta Barros da Silva. Pedagogia do Campo: teorizações, ações e contradições. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Movimentos Sociais do Campo) - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Lubélia de Paula Souza Barbosa. Formador do professor formador no contexto da formação continuada da rede municipal de Juiz de Fora no ano de 2016. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis, . Orientador: Carlos Eduardo Zaleski Rebuá.

2.
Marcos Levi de Oliveira. Jogos como ferramenta de ensino e História: uma prática docente em turmas do segundo segmento do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis, . Orientador: Carlos Eduardo Zaleski Rebuá.

3.
Cristiane Pereira Custódio. Aprendizagem na Formação do Enfermeiro: a metodologia problematizadora como ferramenta de ensino e promoção de cuidado. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis, . Orientador: Carlos Eduardo Zaleski Rebuá.

4.
Alice Cristina Sarmento Gonçalves. Consonância e dissonância da educação musical frente aos poderes constituídos: a importância da educação musical na formação de cidadãos críticos. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis, . Coorientador: Carlos Eduardo Zaleski Rebuá.

5.
Margareth Wanderley da Silva Agostinho. A pedagogia social: ciência transversal aberta às necessidades populares. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis, . Orientador: Carlos Eduardo Zaleski Rebuá.

6.
Vanessa Vieira Arruda. Mecanismos de controle nas escolas públicas da Rede Municipal do Rio de Janeiro e seus efeitos para a autonomia docente.. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis, . Coorientador: Carlos Eduardo Zaleski Rebuá.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thais Figueiredo de Melo Lucena. A autogratificação sexual na infância: um desafio para a educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Carlos Eduardo Zaleski Rebuá.

2.
Natan Santos da Conceição. A formação do surdo para o mercado de trabalho. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Carlos Eduardo Zaleski Rebuá.

3.
Sara dos Santos Rodrigues. "Rupturas e Permanencias do Congresso de Milão no Processo de Inclusão de Surdos no Município de Niteroi". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos - Departamento de Ensino Superior. Orientador: Carlos Eduardo Zaleski Rebuá.

Iniciação científica
1.
Vítor Correa Dos Santos de Paiva. A Educação Disputada: democracia e sentidos do público no Brasil contemporâneo. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Carlos Eduardo Zaleski Rebuá.



Outras informações relevantes


Aprovado em 1º lugar em Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto da área de Política Educacional, para o Departamento de Habilitações Pedagógicas, na Graduação em Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba [UFPB], campus João Pessoa.

Aprovado em 1º lugar em Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto da área de Métodos e Técnicas de Ensino: Ensino de História, para o Departamento de Ciências Humanas - Faculdade de Formação de Professores [FFP], na Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro [UERJ].

Aprovado em 3º lugar no Processo Seletivo para Professor Substituto Federal da área História, do Departamento de Educação Básica do INES [não-classificado], Instituto Nacional de Educação de Surdos [2015].

Aprovado em 1º lugar no Processo Seletivo para Professor Substituto Estadual da área de Métodos e Técnicas de Pesquisa em História da 
UERJ FFP [vaga assumida], Universidade do Estado do Rio de Janeiro [2015].

Aprovado em 1º lugar no Processo Seletivo para Professor Tutor Presencial da Disciplina Educação e Trabalho, da Graduação em Pedagogia da UNIRIO [não-convocado], da UNIRIO, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro [2015].

Aprovado em 2º lugar no Concurso para Professor Efetivo Assistente A, Nível 1, da Faculdade de Educação da UFJF, para a área de Teoria e Metodologia do Ensino de História [não-classificado / não-convocado], do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) [2014].

Aprovado em 1º lugar no Processo Seletivo para Professor Substituto Federal da área de Ensino de História e Geografia, do Departamento de Ensino Superior do INES, curso bilíngue de Pedagogia [vaga assumida], do Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES [2011].



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