José Antonio Tosta

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8265795533736533
  • Última atualização do currículo em 14/12/2017


Possui graduação em Engenharia Industrial Mecânica pelo Centro de Desenvolvimento de Tecnologia e Recursos Humanos (1980). Atualmente é pesquisador / analista / consultor da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Garantia de Controle de Qualidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
José Antonio Tosta
Nome em citações bibliográficas
TOSTA, J. A.

Endereço


Endereço Profissional
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas - PEA / GAESI.
Avenida Professor Luciano Gualberto
Butantã
05508010 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30915113
Fax: (11) 30915313
URL da Homepage: www.gaesi.eng.br


Formação acadêmica/titulação


2013
Mestrado em andamento em Engenharia Elétrica.
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, EPUSP, Brasil.
Título: Modelo de Automação para o Rastreamento de Medicamentos,Orientador: Eduardo Mário Dias.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Educação.
1975 - 1980
Graduação em Engenharia Industrial Mecânica.
Centro de Desenvolvimento de Tecnologia e Recursos Humanos, CDT, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, EPUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 15

Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Analista de O&M, Enquadramento Funcional: Pesquisador / Analista / Consultor, Carga horária: 16
Outras informações
Atividades relacionadas junto a Companhia Docas do Estado de São Paulo - CODESP nos projetos, ISPS Code, Gerenciamento e Manutenção de Sistemas e Projetos de Gestão Integrada de processos operacionais, e Companhia Docas do Rio de Janeiro - CDRJ no projeto manutenção dos módulos operacionais da supervia eletrônica de dados - SED.


NewGraphic Ind. de Embalagens Ltda., NEWGRAPHIC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Gerente Industrial, Enquadramento Funcional: Empregado Industria Privada, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
-Responsável por identificar necessidades, estabelecer e implementar programas para aumento da produtividade, redução dos custos de manutenção, redução das perdas de processo e melhoria da qualidade.


Brasilgráfica S/A Industria e Comércio, BRASILGRÁFICA, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 2002
Vínculo: Empregado Industria Privada, Enquadramento Funcional: Gerente de Produção Industria Gráfica, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
-Responsável pela coordenação das atividades do processo gráfico, desenvolvimento de matérias primas alternativas e desenvolvimento de novos fornecedores. -Implementação de sistemas, processos e controles nas áreas industrial e comercial, com foco no redimensionamento de headcount, redução de custos e aumento da produtividade. -Desenvolvimento de sistema de qualidade assegurada para itens comprados e serviços. -Definição e implantação de documentação padrão para máquinas de produção. -Supervisão da qualidade preventiva sem comprometimento de paradas de máquinas e atendimento ao cliente. -Participação na certificação ISO9002, sendo o representante da administração. -Criação de manuais de procedimentos em sistemas e processos. -Estreito relacionamento e atendimento a clientes no desenvolvimento de novos produtos e adequação às normas governamentais e solução definitiva de problemas fundamentada nas ferramentas da qualidade.


Manufatura de Brinquedos Estrela S/A, MBE, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - 1992
Vínculo: Empregado Industria Privada, Enquadramento Funcional: Gerente Garantia da Qualidade, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
-Responsável pela Engenharia da Qualidade, analise de componentes e novos produtos. -Desenvolvimento de sistemas de autocontrole nas áreas de semi-acabado e novos procedimentos na área de assistência técnica. -Definição de testes de produção, qualidade e vida, bem como no estabelecimento de ações corretivas em ocorrências na Assistência Técnica. -Implementação de sistemas de qualidade assegurada para itens comprados. -Implementação de sistemas de autocontrole para itens em processo. -Conhecimento dos processos de injeção, roto moldagem, extrusão, estamparia, vacuum-forming, hot-stamping, heat-sealing e outros. -Responsável pela inspeção de materiais comprados diversos (componentes eletrônicos, ferrosos, não ferrosos, plásticos, embalagens de papelão ondulado, embalagens semi-rigidas impressas, tecidos, usinados, molas e outros).


Microlite S/A Produção de Pilhas, MICROLITE, Brasil.
Vínculo institucional

1979 - 1980
Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estagiário de Engenharia Mecânica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
- Estagio em todas as áreas da empresa, com ênfase nas áreas de Qualidade e Produção. - Elaboração do trabalho final de formatura na área de Controle da Qualidade. - Desenvolvimento do manual da qualidade, sistema de inspeção de componentes e produto final.



Projetos de pesquisa


2015 - 2017
Sistemas de Bilhetagem
Descrição: O objeto do presente é fornecimento de serviços de pesquisa, levantamento e mapeamento de Sistemas de Bilhetagem Eletrônica baseados em padrões abertos e independentes de fornecedor exclusivo em qualquer nível de sua estrutura tecnológica; proposição de cenários e análise SWOT de cada módulo dos sistemas levantados; desenho de sistema futuro e especificação de requisitos funcionais e não funcionais de hardware e software com base nas premissas de RFP e das análises SWOT, de acordo com as fases e atividades detalhadas na proposta..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: José Antonio Tosta - Integrante / Eduardo Mario Dias - Coordenador / Vidal Augusto Zapparoli Castro Melo - Integrante / Melissa Seriama Pokorny - Integrante / Maurício Mudrik Daniel Imori - Integrante / Jeff Souza - Integrante / Olivier Smadja - Integrante.Financiador(es): PROMOBOM AUTOPASS S/A - Auxílio financeiro.
2015 - 2016
Novas Frentes para o Sistema Autenticador e Transmissor de Documentos Fiscais
Descrição: O objeto do presente é a contratação de serviços para pesquisa, desenvolvimento, manutenção e evolução do Sistema Autenticador e Transmissor de Cupom Fiscal Eletrônico ? SAT para se adequar a novas frentes de controle tributário.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .
Integrantes: José Antonio Tosta - Integrante / Eduardo Mario Dias - Coordenador / Vidal Augusto Zapparoli Castro Melo - Integrante / Maria Lídia Rebello Pinho Dias - Integrante.Financiador(es): Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
Acordo de Cooperação que entre si celebram a Mobile Iris Brasil Participações Ltda e a FUSP para os fins que especifica
Descrição: Tem por objetivo a cooperação técnica e operacional entre a Empresa de Planejamento e Logística - EPL e a FUSP visando a realização de pesquisas científicas e apoio doa projetos nas áreas de informação e microeletrônica destinados a aprimorar e desenvolver os sitemas de informação e do conhecimento da EPL.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Acordo de Cooperação que entre si celebram a CEITEC S.A. - Semicondutors e a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo
Descrição: Tem por objeto a cooperação técnica e operacional entre a CEITEC e a FUSP visando realização de pesquisas científicas e projetos para o desenvolvimento de soluções voltadas para o sistema logístico brasileiro.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Banco de Horas para Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico
Descrição: Pesquisa, análise, suporte e desenvolvimento de tecnologia para vertical de pedagios.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2012
Diagnóstico dos Aperfeiçoamentos tecnológicos que poder ser Aplicados ao Processo de Rastreabilidade de Suínos no Estado de Santa Catarina
Descrição: Especificação de uma metodologia para identificação das peças produzidas por cada suíno, através do uso de tecnologia de identificação por rádio frequência (RFID). Essa metodologia abrange a avaliação dos procedimentos operacionais da cadeia produtiva e da tecnologia disponível visando propor uma solução de rastreabilidade que atenda as necessidades de qualidade e redução de custos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Sistema Piloto de Controle de Equipamentos e Restrição de Acesso à Áreas Controladas, por meio de Cercas Virtuas co RFIDs.
Descrição: Avaliação dos dispositivos leitores e tecnologia RFID obedecendo os padrões do IPSCODE para alicações industriais em plataformas de petróleo e FPSO's.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2015
Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento de Sistema Integrador para a Universalização das Controladoras dos Semáforos da Cidade de São Paulo
Descrição: Pesquisar, definir e desenvolver um sistema (gateway) capaz de integrar o protocolo aberto de controladores de semáforos padrão UTMC/NTCIP (Urban Traffic Management Control) com os CTAs (Controle de Tráfego de Área) da Cidade de São Paulo, fornecidos pela PEEK, SIEMENS e ITACA..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) .
Integrantes: José Antonio Tosta - Integrante / Eduardo Mario Dias - Coordenador / Caio Fernando Fontana - Integrante / Vidal Augusto Zapparoli Castro Melo - Integrante / Cledson Akio Sakurai - Integrante / Fabio Del Papa - Integrante / Maria Lídia Rebello Pinho Dias - Integrante / Sergio Luiz Pereira - Integrante / Carla Marisia Maccagnan Fontana - Integrante.Financiador(es): Companhia de Engenharia de Trafego de São Paulo - Auxílio financeiro.
2011 - 2011
Proposta para Análise dos Meios de Pagamento nos Pedágios da Concessionária Viapar
Descrição: Tem como objetivo a realização de atividades de Análise de todos os eios de pagamentos utilizados pelos clientes das concessionárias Viapar.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2013
Sistema de Gestão e Automação de Cadeia Logística Portuária
Descrição: Desenvolver um sistema em plataforma aberta para os prestadores de serviço e as tecnologias aplicadas na cadeia logística de transporte marítmo, baseado na avaliação de processos através do monitoramento contínuo dos serviços prestados. O projeto visa adequar os procedimentos realizados no transporte, manipulação e armazenagem de carga destinada ou com origem no transporte marítimo às recomendações de segurança internacionais estabelecidas por organismos e órgãos do governo, tais como: OMA, IMO, CTPAT, BASC, CSI, ISO e outros. Utilizando ferramentas de workflow na integração das tecnologias de inspeção não intrusiva de contêiner, lacre eletrônico, rastreamento e mobilidade. O sistema atenderá as demandas instauradas pelo poder público, em todas as suas esferas uma vez que da publicação dos documentos eletrônicos obrigou a iniciativa privada a fornecer e trabalhar dentro dos novos padrões de informação, citando como exemplo a Nota Fical Eletrônica, Conhecimento Eletrônico e SPED..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) .
Integrantes: José Antonio Tosta - Integrante / Eduardo Mario Dias - Integrante / Caio Fernando Fontana - Integrante / Vidal Augusto Zapparoli Castro Melo - Integrante / Cledson Akio Sakurai - Integrante / Fabio Del Papa - Integrante / Marco Antonio Cesar - Integrante / Andre de Souza Carvalho - Integrante / Fabio Hideo Mori - Integrante / Maria Lídia Rebello Pinho Dias - Coordenador / Sergio Luiz Pereira - Integrante / Alberto Toshio Kotsuka - Integrante / Graciellen Silva Alves - Integrante / Carla Marisia Maccagnan Fontana - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Laboratório de ITS e Padrões Abertos para Cidade de São Paulo (ITS-LAB-SP)
Descrição: Cooperação acadêmica para estruturação e operação do Laboratório de ITS e Padrões Abertos para a Cidade de São Paulo (ITS-LAB-SP).
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - Atual
Cooperação Tecnológica no Campo das Técnicas e Tecnologias de Comunicações e Informática
Descrição: Cooperação tecnológica no campo das técnicas e tecnologias de comunicações e informática, cobrindo as áreas de interesse comum, a saber: Automação Portuária, Mobilidade Urbana, Controle Semafórico, Gestão de Mobiliário Urbano, Inteligente Transportation Systems (ITS), Cadeia Logística Segura, Automação de Processos Logísticos no Fluxo de Exportação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - Atual
Termo de Cooperação que entre si celebram Petróleo Brasileiro S/A - PETROBRÁS e a USP com interveniência da FUSP, para Testar e Implantar a Tecnologia de RFID
Descrição: Tem o objetivo a união de esforços dos Participes para o desenvolvimento do projeto de P&D para testar e implantar a tecnologia de RFID (Identificação por Rádio Frequência)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2013 - 2015
Desenvolvimento e Implantação do Sistema Integrado de Gestão de Cargas no Porto de Imbetiba
Descrição: Desenvolvimento em fases, dos sitema e modelos de integração para automatizar o terminal de carga portuária de Imbetiba no embarque, desembarque e armazenamento..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - Atual
Estudar e Definir um Modelo Tecnológico para Viabilizar Melhorias de Gestão e Produtividade na Construção das Sondas do Estaleiro Atlântico Sul
Descrição: Estudar e definir um modelo tecnológico para viabilizar melhorias de gestão e produtividade na construção das Sontas do Estaleiro Atlântico Sul que permitirá analisar os processos produtivos passíveis de aplicação da tecnologia de RFID, definir as tecnologias de RFID aplicáveis aos processos e detalhar potenciais rotas de solução e processos futuros.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2012 - 2014
Rastreabilidade de Produtos Farmacêuticos
Descrição: Tem como objetivo a obtenção de um Modelo de Cadeia de Suprimentos Segura para o setor farmacêutico, destinado à viabilização de projetos e candidaturas à Instituições de Fomento à Indústria, tal como a FINEP, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), entre outros..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: José Antonio Tosta - Integrante / Eduardo Mario Dias - Coordenador / Vidal Augusto Zapparoli Castro Melo - Integrante / Cledson Akio Sakurai - Integrante / Maria Lídia Rebello Pinho Dias - Integrante / Luiz Natal Rossi - Integrante.Financiador(es): Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2012 - 2012
Implantação de Prova de Conceito e Operação Piloto do Sistema de Gestão da Cadeia Logística Segura para Exportação de Aves e Suínos
Descrição: A implantação de prova de conceito e operação piloto do sistema de Gestão da Cadeia Logística Segura (SIGCLS) para Exportação de Aves e Suínos tem o objetivo de estudar e determinar os reais ganhos de operação proporcionados em relação ao cenário atual..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: José Antonio Tosta - Integrante / Eduardo Mario Dias - Coordenador / Vidal Augusto Zapparoli Castro Melo - Integrante / Cledson Akio Sakurai - Integrante / Maria Lídia Rebello Pinho Dias - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
Evolução do Sistema Autenticador e Transmissor de Cupom Fiscal Eletrônico
Descrição: Contratação de serviços para pesquisa, desenvolvimento, manutenção das especificações técnias e acompanhamento - por meio de operação assistida - da evolução do Sistema autenticador e Transmissão de Cupom Fiscal Eletrônico - SAT.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: José Antonio Tosta - Integrante / Eduardo Mario Dias - Coordenador / Vidal Augusto Zapparoli Castro Melo - Integrante / Cledson Akio Sakurai - Integrante / Luzia do Carmo Namiki - Integrante.Financiador(es): Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
Profisco 3.2 - Sistema de Controle de Vazão em Postos Revendedores de Combustíveis (SAT-COMBUSTÍVEL)
Descrição: Provimento de Serviços de pesquisa, estudo, definições técnicas de hardware e software e desenvolvimento de protótipos para tender às necessidades da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo descritas no Ofício DEAT/ SC Nº 07/2012, atendendo as necessidades da Secretaria da Fazenda do Esta do de São Paulo..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: José Antonio Tosta - Integrante / Eduardo Mario Dias - Coordenador / Vidal Augusto Zapparoli Castro Melo - Integrante / Cledson Akio Sakurai - Integrante / Maria Lídia Rebello Pinho Dias - Integrante / Sergio Luiz Pereira - Integrante.Financiador(es): Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2011 - 2015
Sistema Autenticador e Transmissor de Documentos Fiscais Eletrônicos - SAT-ISS
Descrição: Fornecimento de serviços de especificação de requisitos de Hardware e Software do Sistema Autenticador e Transmissor de Documentos Fiscais Eletrônicos - SAT-ISS; desenvolvimento de protótipo para envio eletrônico de informações fiscais à Secretaria Municipal de Finanças da cidade de São Paulo pelos estabelecimentos prestadores de serviços..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .
Integrantes: José Antonio Tosta - Integrante / Eduardo Mario Dias - Coordenador / Caio Fernando Fontana - Integrante / Vidal Augusto Zapparoli Castro Melo - Integrante / Cledson Akio Sakurai - Integrante / Fabio Del Papa - Integrante / Marco Antonio Cesar - Integrante / Carla Marisia Maccagnan Fontana - Integrante.Financiador(es): Secretaria Municipal de Finanças da Cidade de São Paulo - Auxílio financeiro.
2011 - 2015
Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento de Sistema Integrador para a Universalização das Controladoras dos Semáforos da Cidade de São Paulo
Descrição: Pesquisar, definir e desenvolver um sistema (gateway) capaz de integrar o protocolo aberto de controladores de semáforos padrão UTMC/NTCIP (Urban Trafic Management Control) com os CTAs (Controle de Tráfego de Área) da cidade de São Paulo, fornecidos pela PEEK, SIEMENS e ITACA..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2013
Suporte Evolutivo ao Sistema de Mobilidade SP-Urbanismo
Descrição: O objetivo desta proposta pesquisa, análise, suporte evolutivo e desenvolvimento de novas funcionalidades para o Sistema de Mobilidade SP-Urbanismo.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .
Integrantes: José Antonio Tosta - Integrante / Eduardo Mario Dias - Coordenador / Caio Fernando Fontana - Integrante / Vidal Augusto Zapparoli Castro Melo - Integrante / Cledson Akio Sakurai - Integrante / Fabio Del Papa - Integrante / Carla Marisia Maccagnan Fontana - Integrante / Cleiton Capellosi - Integrante.Financiador(es): Empresa Municipal de Urbanização - Auxílio financeiro.
2011 - 2012
Avaliação da Viabilidade para a Implementação de Sistemas de Segurança para o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
Descrição: Estudar e definir um modelo tecnológico para a implementação de um sistema de segurança, inventário e rastreamento para o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP). O estudo permite a Avaliação dos processos de segurança e equipamentos; Avaliação das tecnologias para sistema de segurança e Plano de implementação.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) .
Integrantes: José Antonio Tosta - Integrante / Eduardo Mario Dias - Coordenador / Caio Fernando Fontana - Integrante / Vidal Augusto Zapparoli Castro Melo - Integrante / Cledson Akio Sakurai - Integrante / Maria Lídia Rebello Pinho Dias - Integrante / Carla Marisia Maccagnan Fontana - Integrante.Financiador(es): Instituto do Câncer do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2011 - 2011
Avaliação Técnica de Impacto Operacional de Implementação do Projeto de Rastreabailidade Proposto pela ANVISA para Cadeia Farmacêutica
Descrição: Realizar a avaliação técnica de impacto operacional para implementação do projeto de rastreamento de medicamentos no modelo proposto pela ANVISA da cadeia farmacêutica. A avaliação técnica permitira: Entendimento do modelo proposto pela ANVISA e Avaliação do impacto nos processos operacionais da cadeia farmacêutica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: José Antonio Tosta - Integrante / Eduardo Mario Dias - Coordenador / Caio Fernando Fontana - Integrante / Vidal Augusto Zapparoli Castro Melo - Integrante / Cledson Akio Sakurai - Integrante / Sergio Luiz Pereira - Integrante.Financiador(es): Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2011 - Atual
Programa Brasil-ID - Capacitação de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Produtos em RFID
Descrição: Mostrar ser viável estabelecer aplicação da tecnologia RFID em grande escala, baseado num modelo de serviços. Os dados de inteligência e autenticidade de operações são os itens comercializados nas necessidades de identificação, rastreamento e autenticidade de produtos manufaturados e em circulação pelo Brasil. O modelo é viabilizado através de Operadoras de Serviço responsáveis, atém do seu serviço, pela compra e instalação de infraestrutura no âmbito do Gerenciamento de Risco das operações tanto fabris quanto logísticas; Mostrar que a base de soluções (de hardware e software) que comporão o modelo é essencialmente Brasileira, incluindo desde os componentes em silício até os equipamentos finais manufaturados e aplicativos de software, viabilizando soluções pré-existentes nas instituições de Pesquisa e Desenvolvimento Brasileiras (ICTs) e de Manufatura e Software/Sistemas Nacionais. As Operadoras de Serviço então as utilizam, reduzindo sensivelmente os custos de intermediação por fabricantes de equipamento; Estruturar capacidade profissional no Brasil para o desenvolvimento de soluções em silício (Design e Fabricação) e em técnicas de inserção de CIs em matérias-primas, reduzindo sensivelmente os custos de associação indelével de identificação RFID aos produtos, conferindo-lhes autenticidade física e eletrônica baseada em comunicação sem-fio, que otimiza as operações de rastreamento fabris e logísticas; Exercitar a colaboração entre as ICTs de modo que operem de forma integrada e sinérgica no desenvolvimento de soluções tecnológicas com Propriedade Intelectual Brasileira a ser utilizada na implementação da infraestrutura do sistema chamada Brasil-ID. Através de incentivo direto ao acabamento das soluções tecnológicas pré-existentes [nas ICTs], estimular a cadeia de Manufatura Eletrônica Brasileira que deve receber essas soluções para viabilizá-las no mercado, incluindo em particular o CEITEC como ator principal na fabricação de componentes semicondutores e soluçoes e.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2010 - 2011
Prestação de Serviços de pesquisa, análise, suporte e manutenção das especificações Técnicas relativas ao Equipamento Autenticador e Transmissor de Supom Fiscal Eletrônico - SAT
Descrição: Constitui o objeto do presente contrato a prestação de serviços de pesquisa, análise, suporte e manutenção das especificações técnicas relativas ao equipamento autenticador e Transmissão de Cupom Fiscal Eletrônico - SAT..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2011
Prestação de Serviço de Consultoria Técnica Visando a Elaboração do Plano de Ciência Tecnológica e Inovação do Parque Tecnológico de Santos
Descrição: Prestação de serviços de consultoria técnica visando a elaboração do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação do Parque Tecnológico de Santos, cumprindo uma das etapas previstas para a concessão do credenciamento do Parque Tecnológico de Santos junto ao Sistema Paulista de Parques Tecnológicos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2012
Internacional Demonstrations of Platform for Transport Planning and Travel Information (VIAJEO)
Descrição: Planejamento de transportes e sistemas de informação de tráfico para coordenar um projeto intitulado Viajeo - Demonstrações Internacionais da Plataforma de Planejamento e Informação na área dos Transportes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: José Antonio Tosta - Integrante / Eduardo Mario Dias - Coordenador / Caio Fernando Fontana - Integrante / Vidal Augusto Zapparoli Castro Melo - Integrante / Maria Lídia Rebello Pinho Dias - Integrante.Financiador(es): European Road Transport Telematics Implementation Coordination Organisation - Auxílio financeiro.
2009 - 2010
Elaboração de Estudos Técnicos para a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo
Descrição: Prestação de serviços técnicos profissionais especializados que consistem no apoio à implantação de projetos tecnológicos e de pesquisa em áreas de interesse da SEFAZ no que se refere ao rastreamento de mercadorias e ao controle de veículos de cargas em trânsito, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Gestão Fiscal do Estado de São Paulo - POFFIS..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) .
Integrantes: José Antonio Tosta - Integrante / Eduardo Mario Dias - Coordenador / Caio Fernando Fontana - Integrante / Vidal Augusto Zapparoli Castro Melo - Integrante / Cledson Akio Sakurai - Integrante / Fabio Del Papa - Integrante / Marco Antonio Cesar - Integrante / Fabio Hideo Mori - Integrante / Maria Lídia Rebello Pinho Dias - Integrante / Sergio Luiz Pereira - Integrante / Alberto Toshio Kotsuka - Integrante / Graciellen Silva Alves - Integrante.Financiador(es): Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2009 - Atual
Avaliação da Viabilidade para a Implementação de um Sistema de Informação para o Núcleo de Inteligência da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo
Descrição: Desenvolvimento de ferramentas para auxiliar no controle de fluxo de medicamentos, com o objetivo de propor o desenvolvimento de um sistema centralizado de informações para gestão e acompanhemento dos medicamentos. O presente projeto permite: Avaliação dos processos de compra e entrega de medicamentos na SSESP e Avaliação dos processos de rastreamento de medicamentos via tecnologia..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Garantia de Controle de Qualidade.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BETETO, A. L.2016BETETO, A. L. ; Zapparoli, Vidal ; TOSTA, J. A. ; Eduardo Mario Dias . Fuel Reselling: Electronic Documents and Tax Surveillance. International Journal of Economics and Management Systems, v. 1, p. 163-168, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Zapparoli, Vidal ; Sakurai, Akio ; Fontana, Caio ; TOSTA, J. A. ; SILVA, W. S. ; Eduardo Mario Dias . Technological Model for Application of Internet of Thngs to Monitor Pharmaceutical Goods Transportation. In: 18th World Congress on Intelligent Transport Systems, 2011, Orlando. Anais do 18th World Congress on Intelligent Transport Systems, 2011.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 21:10:49