Sanadia Gama dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9251665509410894
  • Última atualização do currículo em 07/02/2018


Professora Auxiliar da Universidade Estadual de Alagoas e da Faculdade de Ensino Regional e Alternativa (FERA). É graduada em Letras Português pela Universidade Tiradentes (UNIT), tem Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Sergipe- UFS (2015). Atualmente está cursando Doutorado pelo programa de pós graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá, Linha: Ensino-aprendizagem de línguas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada. Atualmente vem realizando pesquisas na perspectiva dos Novos Estudos do Letramento, com interesse de atuação nas práticas letradas de populações camponesas e interlocuções com as práticas de ensino nas escolas do campo. Atua como formadora do Programa Escola da Terra em Alagoas e possui experiência com formação de professores da Rede Pública de ensino. Coordenou o Projeto Baú de Leitura em Sergipe (2006-2010). É membro do grupo de pesquisa Letramento, Etnografia, Interação, Aprendizagem e Multilinguismo (LEIAM). Atua também nos seguintes temas: educação, gênero e sexualidades, leitura e produção textual, educação do campo, letramento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sanadia Gama dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, S. G.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Alagoas.
Rua Governador Luiz Cavalcante
Alto do Cruzeiro
57312270 - Arapiraca, AL - Brasil
Telefone: (82) 35213019
URL da Homepage: www.uneal.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Letras.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Práticas de Letramento e Aprendizagem de Língua Portuguesa em Escolas do Campo no Estado de Alagoas,
Orientador: Neiva Maria Jung.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, FAPEAL, Brasil.
Palavras-chave: Educação do Campo; Letramento; Aprendizagem.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2014 - 2015
Mestrado em Letras.
Universidadade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Título: Práticas de Letramento no Projeto Baú de Leitura: um estudo de caso em uma turma da zona rural do Agreste sergipano,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Marileia Silva dos Reis.
Palavras-chave: Ensino; Letramento; Escrita.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letras.
2009 - 2010
Especialização em literatura brasileira e portuguesa. (Carga Horária: 420h).
Faculdade Pio Décimo, FPD, Brasil.
Título: Leitura Prazerosa em Sala de Aula: A relação entre o leitor com o texto literário.
Orientador: Prof. Dr Antonio Ponciano Bezerra.
2006 - 2008
Graduação em LETRAS - PORTUGUES.
Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.
Título: Compromisso e Transformação: A Contribuição do Movimento Social na Produção Poética de Manoel de Barros Lima Neto.
Orientador: Professora Dra. Josefa Eliana Souza.




Formação Complementar


2011
GENERO E AUTONOMIA DAS MULHERES.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2011 - 2011
POLITICA PUBLICA PARA A ÁREA DE EDUCAÇÃO. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2009 - 2010
Espanhol Básico I e 2. (Carga horária: 330h).
Conocer, CONOCER, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade São Luis de França, FSLF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE PÓS GRADUAÇÃO, Carga horária: 16
Outras informações
LECIONEI NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LITERATURA INFANTIL E JUVENIL, NA DISCIPLINA TCC E, ATUALMENTE ESTOU NA ORIENTAÇÃO DOS TCCS DE ORIENTANDAS MATRICULADAS NESTA PÓS


Instituto Federal de Sergipe, IFS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora do pronatec, Carga horária: 5
Outras informações
Atuei como professora bolsista no Programa Nacional de acesso ao ensino técnico e emprego, como professora de Português Instrumental e Metodologia do Trabalho Cientifico, nas turmas dos cursos de técnico de alimentos em Nossa Senhora da Glória/SE


Centro Dom José Brandão de castro, CDJBC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: MEMBRO DA COORDENAÇÃO DO FORUM DCA, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: MEMBRO DA COORDENAÇÃO DE PROJETOS, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: MEMBRO DO COMITÊ DE EDUCAÇÃO DO CAMPO- EDUCAM, Carga horária: 10
Outras informações
ATUEI COMO MEMBRO DO COMITE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO PELO CENTRO DOM JOSÉ BRANDÃO DE CASTRO, é um órgão que reúne organizações da Sociedade Civil Organizada e do Governo que atuam no desenvolvimento de ações voltadas ao desenvolvimento de um processo de educação do/no campo respeitando as distintas realidades e características dos/as educandos/as da região campesina, tendo o importante papel de estudar, planejar, propor e buscar intervir na efetivação de políticas públicas que atendam às necessidades do direito à educação.

Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Assessora Educacional, Enquadramento Funcional: Educadora, Carga horária: 20
Outras informações
O trabalho era desenvolvido a partir de assessorias a trabalhadores rurais e na formaçãod e professores da rede municipal de Educação de 43 municípios do Estado, a partir da metodologia do Projeto Baú de Leitura.


Colégio Globo, CG, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Fundamental, Carga horária: 20


Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe, FETASE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: funcionária, Enquadramento Funcional: Assessora, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação na área de politicas públicas educacionais e na linha de genero com trabalhadores/as rurais


Universidadade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituta, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrou as disciplinas Produção e Recepção de Texto 1 e 2; Lingua portuguesa 2 e História da Lingua Portuguesa.


Universidade Estadual de Alagoas, UNEAL, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Contratada, Carga horária: 10
Outras informações
Professora do Programa de Licenciatura em Educação do Campo, pela Universidade Estadual de Alagoas, ministrando as disciplinas: Lingua portuguesa 2, linguística 1, Sociolinguistica.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar I, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Língua portuguesa no curso de Letras Disciplinas ministradas: Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa Língua Portuguesa V(semântica) Metodologia científica Educação brasileira Didática

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Contratada, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Contratada pelo programa de Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO)

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora substituta, Carga horária: 20
Outras informações
Lecionando atualmente no campus da UNEAL Arapiraca as seguintes disciplinas: Literatura brasileira 1 e 3; Lingua portuguesa 5

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Substituta - Auxiliar, Carga horária: 20
Outras informações
Ministra as disciplinas Teoria da Literatura, Literatura Brasileira 1, 2, 3 e 4. Semântica, Morfologia e Sintaxe, orientação de Trabalho de conclusão de curso.

Atividades

05/2016 - Atual
Direção e administração, Editora da Universidade Estadual de Alagoas, .

Cargo ou função
CHEFE DE NÚCLEO DA EDITORA.
01/2015 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LINGUA PORTUGUESA 2 E 3, SOCIOLINGUISTICA E LINGUISTICA 1 E 2
11/2013 - Atual
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingua portuguesa, Literatura brasileira, Linguistica, Teoria da Literatura, Metodologia do Ensino de Língua portuguesa

Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Substituta

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formadora em Programa de Extensão
Outras informações
Atuei como formadora no Programa Projovem ampo Saberes da terra como formadora da área de linguagens e códigos no periodo de março de 2010 a dezembro 2010.


Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: EDUCADORA MEMBRO DOCENTE
Outras informações
Atuo como educadora, membro docente do projeto de formação de lideranças em gestão participativa da Política integral de saúde das populações do campo, floresta e águas/Nordeste.


Faculdade de Ensino Regional e Alternativo, FERA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora assistente, Carga horária: 20
Outras informações
Professora do curso de Pedagogia ministrando as seguintes disciplinas: Metodologia científica Produção de textos

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de cursos de Especialização, Carga horária: 4
Outras informações
Curso de Especialização em Políticas Públicas de Saúde Metodologia Científica Metodologia do Ensino Superior Gestão Escolar Habilidades e competências Trabalho de Conclusão de Curso Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa Letramento e Alfabetização

Atividades

07/2017 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia científica
Produção de textos

Escola Alternativa, A, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa das turmas de 1º Ano do Ensino Médio



Projetos de pesquisa


2009 - 2010
A Literatura Infanto-Juvenil como Instrumento de Transformação Social na vida de Crianças e Adolescente: O Projeto Baú de Leitura nos municípios de Umbaúba e Poço Verde/SE
Descrição: Este projeto de pesquisa está sendo elaborado, visando pesquisar até que ponto os livros de literatura infanto-juvenil e o texto literário contribuem na transformação social de crianças e adolescentes da zona rural e a melhorar a sua auto estima, estimular o senso de imaginação e de reflexão da sua própria realidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, S. G.2016SANTOS, S. G.; REIS, M. S. ; AZEVEDO, I. C. M. . Práticas de letramento no Projeto Baú de Leitura. REVISTA FÓRUM IDENTIDADES, v. 19, p. 50-68, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
S G santos ; SANTOS, S. G. . Qiuestões de linguagem e sociedade. 1. ed. Aracaju/Se: Criação Editora, 2017. v. 01. 156p .

2.
SANTOS, S. G.; MURBACH, L. O. (Org.) ; ACCIOLY, A. C. (Org.) ; GOMES, M. M. F. (Org.) . GES- semeando fazeres e saberes em Comunidades Rurais. 02. ed. , 2013.

3.
SANTOS, S. G.; VIVIANE, E. (Org.) ; SANTOS, M. J. M. (Org.) ; MELO, A. S. (Org.) . Multiplicação Criativa, um entrelaçar de práticas e saberes. 2. ed. Brasília: CONTAG, 2012. v. 2. 303p .

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, S. G.. Ges em Sergipe: Uma história entre outras histórias. In: Juraci Souto; Raimunda de Oliveira; Elza Falckembach; Iara Lins. (Org.). GES: semeando fazeres e saberes em comunidades rurais. 01ed.Brasilia/DF: Confederação Nacional dos Trabaçlhadores na Agricultura- CONTAG, 2013, v. 01, p. 69-84.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SANTOS, S. G.; REIS, M. S. ; AZEVEDO, I. C. M. . REVISTA FORUM IDENTIDADES. PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO PROJETO BAÚ DE LEITURA, 19 mar. 2016.

2.
S G santos ; SANTOS, S. G. . REVISTA BARBANTE. LEITURA PRAZEROSA EM SALA DE AULA: A LITERATURA INFANTIL NO PROJETO BAÚ DE LEITURA, 18 abr. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, S. G.. Japuaçu e a estrela do fogo como proposta dinamizadora para crianças e adolescentes do Agreste sergipano. In: Eclae, 2015, Garanhuns. Leitura, escrita e ensino. Recife-PE: pipa comunicação, 2015. v. 9.

2.
SANTOS, S. G.; OLIVEIRA, R. S. . Formação de professores na licenciatura em educação do campo: relatos de vivências no tempo comunidade, na turma de letras no PROCAMPO UNEAL. In: Encontro de Pesquisa em Educação do Campo, 2015, Arapiraca. Educação do Campo: Protagonismo, Resistência e Celebração., 2015.

3.
SANTOS, S. G.. Capitu em Machado: uma mulher à frente do seu tempo. In: IV Senalic, 2012, Sao Cristovao. IV Seminário Nacional de Literatura e Cultura. Sao Cristovao: Universidade Federal de Sergipe, 2012.

4.
SANTOS, S. G.. Leitura Prazerosa em Sala de Aula: A literatura Infantil como Instrumento de Transformação Social. In: IV Senalic, 2012. III encontro Nacional sobre Literatura Infanto Juvenil e Ensino, 2012.

5.
S G santos ; SANTOS, S. G. . A leitura e seu poder de transformar vidas: Reflexões a partir da Experiência de um projeto em Sergipe. In: Encontro Interdisciplinar de lingua e literatura, 2012, Itabaiana/SE. ENILL, 2012. v. 03.

6.
SANTOS, S. G.; Leila Maria ; Aline Valois . Compromisso e Transformação: A contribuição do movimento social na produção poética de Manoel de Barros Lima Neto. In: 4º Encontro Estadual de Educação do Campo, 2010, Sao Cristovao. 4º Encontro Estadual de Educação do Campo. Sao Cristovao/Se: Universidade Federal de sergipe, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
S G santos ; SANTOS, S. G. . Leitura Prazerosa em Sala de Aula: A literatura Infantil como instrumento de Transformação Social. In: III ENLIJE, 2010, Campina Grande/PB. III encontro Nacional sobre literatura Infanto-juvenil e ensino. Campina Grande: Editora da UFCG, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, S. G.. Igualdade de Gênero nas Políticas Educacionais: Uma Breve Reflexão. In: IV Senalic, 2012. V Fórum identidades e Alteridades, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, S. G.. Do Oral ao escrito: ler e decifrar, escrever e dominar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS, S. G.. Realismo e naturalismo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SANTOS, S. G.. REALISMO E NATURALISMO NA LITERATURA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SANTOS, S. G.. Seminário A Educação do Campo no Chão do Semiárido Sergipano. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SANTOS, S. G.. A Busca prazerosa pelo Ato de ler. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTOS, S. G.; Maria Inês ; Simone da Silva . Literatura e Cidadania: Selo UNICEF Construindo um novo dia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SANTOS, S. G.. A Experiência do Projeto Baú de Leitura e Sua intervenção na sociedade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SANTOS, S. G.; Maria Cristina S S . A Experiência do Projeto Baú de Leitura e a Sua Intervenção na Sociedade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
NASCIMENTO, F. A. ; SANTOS, S. G. . Cibereartigo: linguistica, hipertexto e educação. Aracaju: Criação, 2016 (Ebook).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SANTOS, S. G.. OFICINA NACIONAL DE MULTIPLICADORES EM SAUDE DAS POPULAÇÕES CAMPO, FLORESTA E ÁGUAS. 2015.

2.
SANTOS, S. G.. ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO DA CONTAG. 2015.

Trabalhos técnicos
1.
DOREA, R. T. ; SANTOS, S. G. . Revisão textual de dissertação: Análise do Programa ProJovem Campo Saberes da Terra da UFS: limites e contradições da política de gestão e formação na educação do campo. 2014.

2.
LEITE, M. M. B. X. ; JESUS, S. M. S. A. ; SANTOS, S. G. . Luta, cultura, trabalho e tradição: extrativistas em movimento na restinga sergipana. 2013.

3.
Maria Inês ; Simone da Silva ; SANTOS, S. G. . Projeto Baú de Leitura em Sergipe. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, S. G.. Projeto de leitura em escolas rurais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SANTOS, S. G.. Seminário Educação e Convivência no Campo: Avanços e desafios para o semi-árido Baiano. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SANTOS, S. G.. O Mundo Encantado da Leitura através dos Contos de Fadas e Obras Contemporâneas da Literatura Infanto-Juvenil. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SANTOS, S. G.. I Encontro de Organização do trabalho Pedagógico. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SANTOS, S. G.; S G santos . a Busca Prazerosa Pelo Ato de Ler. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
SANTOS, S. G.. PLANO POLITICO PASTORAL. 2004 (PLANO) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
PEREIRA, J.; SANTOS, S. G.. Participação em banca de Edinalva Pinheiro dos Santos. Educação contextualizada no miunicípio de Arapiraca: Al: experiências desenvolvidas na Escola Banjamin Felisberto da Silva, nop centro de apoio às escolas do campo. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal de Alagoas.

2.
SANTOS, S. G.; PEREIRA, J.. Participação em banca de Eliano da Rocha. Formação de professores do campo: desafios e possibilidades à luz da legislação vigente. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal de Alagoas.

3.
SANTOS, S. G.; PEREIRA, J.. Participação em banca de Dariela Melo Ribeiro. A atuação e formação dos educadores do campo. 2016.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BATISTA, A. L. S. S.; SANTOS, S. G.. Participação em banca de Tamires Fausto Meneses.Da insubordinação á submissão: uma reflexão sobre os perfis femininos nos romances maduros machadianos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Alagoas.

2.
BATISTA, A. L. S. S.; SANTOS, S. G.. Participação em banca de Daniela Virgínia de Souza palmeira.O real e o irreal: as faces do livro didático. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Alagoas.

3.
BATISTA, A. L. S. S.; SANTOS, S. G.. Participação em banca de Vilma de oliveira Santos Costa.Limites e Desafios para o ensino de Lingua Portuguesa no presídio do agreste alagoano. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas.

4.
BEZERRA, J. C. S.; SANTOS, S. G.. Participação em banca de Jéssica da Silva Penha Melo.A ORALIDADE EM SALA DE AULA: UM ESTUDO SOBRE O GÊNERO SEMINÁRIO A PARTIR DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Alagoas.

5.
BEZERRA, J. C. S.; SANTOS, S. G.. Participação em banca de Tatyane Campos Araújo.AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS ADOTADOS EM ESCOLAS PÚBLICAS NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO COM ÊNFASE EM NOÇÕES DE SEMÂNTICA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas.

6.
SANTOS, S. G.; BATISTA, A. L. S. S.; SANTOS, R. S.. Participação em banca de Maria IrisDelma da Silva Gomes.A problemática da Leitura no Ensino Fundamental: um estudo de caso na escola João Batista Ferreira da silva. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Alagoas.

7.
SANTOS, S. G.; BATISTA, A. L. S. S.; SANTOS, R. S.. Participação em banca de Helen Cristiane Nunes dos Santos.Uma análise sobre os desafios e Perspectivas para o ensino de Língua Portuguesa em sala de aula. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Alagoas.

8.
ARCANJO, L. L.; SANTOS, S. G.. Participação em banca de Luciana de Lima Arcanjo.Fichamento, resumo e resenha: A dificuldade em discerni-los na graduação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe.

9.
FAGUNDES, C. C.; SANTOS, S. G.. Participação em banca de Cristiane de Carvalho Fagundes.Dificuldade de Compreensão Textual: Estudo sobre a prova Brasil/2011 do 5º Ano do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SANTOS, S. G.; PROTAZIO, A.. SELEÇÃO PÚBLICA DE PROFESSOR DO PROCAMPO. 2015. Universidade Estadual de Alagoas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CONGRESSO NACIONAL DE LINGUAGENS EM INTERAÇÃO: MÚLTIPLOS OLHARES. Letramento e Educação do Campo: um olhar sobre a formação de Educadores e Educadoras do PROCAMPO/UNEAL. 2017. (Congresso).

2.
I Jornada internacional de Linguística Aplicada Crítica. Educação intercultural na formação de educadores e educadoras do Programa de Licenciatura em Educação do Campo/UNEAL. 2017. (Congresso).

3.
Simpósio de Línguas, artes e literatura.Linguagem e comunicação numa perspectiva sociointeracionista. 2015. (Simpósio).

4.
VI Enpole. Do oral ao escrito: ler e decifrar, escrever e dominar. 2015. (Congresso).

5.
25ª Jornada de Estudos linguisticos e literários do nordeste.Leitura e Prática Social: linguagens existentes em grupos de estudos sindicais no Estado de Sergipe. 2014. (Seminário).

6.
VIII Coloquio Internacional de Educação e contemporaneidade. IGUALDADE DE GENERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: UMA BREVE REFLEXÃO. 2014. (Congresso).

7.
IV Senalic.Capitu em Machado: Uma mulher à frente do seu tempo. 2012. (Seminário).

8.
V COLÓQUIO NACIONAL DE IDENTIDADES E ALTERIDADES. IGUALDADE DE GENERO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: UMA BREVE REFLEXÃO. 2011. (Congresso).

9.
4º Encontro Estadual de Educação do Campo.Compromisso e Transformação: A contribuição do Movimento Social na Produção Poética de Manoel de Barros Lima Neto. 2010. (Encontro).

10.
Encontro Nacional de Literatura infanto juvenil e ensino.Leitura Prazerosa em Sala de Aula: O Projeto Baú de Leitura como Prática transformadora na educação. 2010. (Encontro).

11.
Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania: Novas Perspectivas da Sociologia da Educação. Movimentos Sociais e Ongs. 2008. (Congresso).

12.
Encontro Nacional dos Estudantes de Letras.A Experiência do Projeto Baú de Leitura e a sua Intervenção na Sociedade. 2006. (Oficina).

13.
Semana de Pesquisa da UNIT.A Experiência do Projeto Baú de Leitura e a Sua intervenção na sociedade. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, S. G.. Simposio de Linguas, artes e literatura. 2015. (Outro).

2.
SANTOS, S. G.; OLIVEIRA, R. S. . III ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Sirlene da Silva Barbosa. Leitura e escrita como práticas inclusivas dos alunos do 6º e 7º anos da escola José de Sena Filho. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).

2.
Ana Maria Pereira Nunes. Estudo das variáveis linguísticas na Escola José Aluizio na Cidade de Teotônio Vilela, Al. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).

3.
Divaní Nogueira da Silva. A gramatica e o Preconceito linguístico dos alunos do campo: Um estudo das variações linguísticas na escola José de Sena Filho, Coité do Noia/Al. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).

4.
Laene Júlia Soares da Silva. Dificuldades da leitura e escrita de alunos do Eja da escola José de Sena Filho, Coité do Noia/Al. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).

5.
Marlete Chagas dos Santos. O ensino de português e a educação do campo: uma análise do LD na Escola Denima Bulhões em Girau do ponciano/Al. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SANTOS, S. G.2016SANTOS, S. G.; REIS, M. S. ; AZEVEDO, I. C. M. . Práticas de letramento no Projeto Baú de Leitura. REVISTA FÓRUM IDENTIDADES, v. 19, p. 50-68, 2016.


Livros e capítulos
1.
SANTOS, S. G.; VIVIANE, E. (Org.) ; SANTOS, M. J. M. (Org.) ; MELO, A. S. (Org.) . Multiplicação Criativa, um entrelaçar de práticas e saberes. 2. ed. Brasília: CONTAG, 2012. v. 2. 303p .

2.
S G santos ; SANTOS, S. G. . Qiuestões de linguagem e sociedade. 1. ed. Aracaju/Se: Criação Editora, 2017. v. 01. 156p .


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
S G santos ; SANTOS, S. G. . REVISTA BARBANTE. LEITURA PRAZEROSA EM SALA DE AULA: A LITERATURA INFANTIL NO PROJETO BAÚ DE LEITURA, 18 abr. 2013.


Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, S. G.. REALISMO E NATURALISMO NA LITERATURA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SANTOS, S. G.. Projeto de leitura em escolas rurais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


Aprovada no concurso para professor efetivo da carreira do magistério superior pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)- 2015, aprovada em segundo lugar no Concurso para professor efetivo da Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL, 20h. Aprovada em segundo lugar no concurso de professor substituto da Universidade Federal de Sergipe, campus Itabaiana (2012), Aprovada em primeiro lugar na seleção de professor substituto pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)- 2013; Aprovada em primeiro lugar na seleção de professores do Programa de Licenciatura em Educação do campo (PROCAMPO). Area Linguistica, pela Universidade Estadual de Alagoas (2014)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 12:42:48