Ricardo Alexandre Santos de Sousa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9078354505930374
  • Última atualização do currículo em 19/09/2018


Professor adjunto em regime de dedicação exclusiva da UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, doutor em História pela Fundação Oswaldo Cruz ? Fiocruz (2012), com estágio no exterior (PDEE ? CAPES) na Universidade de Oxford ? Grã-Bretanha. Mestre em História pela Fundação Oswaldo Cruz ? Fiocruz (2008). Bacharel com licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro ? UFRJ (2005). Áreas principais de Atuação: historiografia, teoria e cultura. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ricardo Alexandre Santos de Sousa
Nome em citações bibliográficas
SOUSA, R. A. S.


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em História das Ciências.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Título: Capistrano de Abreu: História Pátria, Cientificismo e Cultura - A Construção da História e do Historiador, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Lorelai Brilhante Kury.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ciência; Historiografia; Cientificismo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2008
Mestrado em História das Ciências.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Título: Agassiz e Gobineau - as Ciências contra o Brasil Mestiço,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Lorelai Brilhante Kury.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2000 - 2005
Graduação em História.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O Conde Gobineau e as teorias raciais - Entre o antigo regime e a modernidade.
Orientador: Manoel Luiz Salgado Guimarães.




Formação Complementar


1999 - 2000
Curso semi intensivo de língua italiana. (Carga horária: 350h).
Istituto Italiano di Cultura, IIC, Itália.
1996 - 1996
Guia Regional do Rio de Janeiro. (Carga horária: 402h).
Marc Apoio Treinamento em Turismo, MATT, Brasil.
1996 - 1996
Guia de Excursão. (Carga horária: 406h).
Marc Apoio Treinamento em Turismo, MATT, Brasil.
1987 - 1989
Etutes Fondamentales. (Carga horária: 350h).
Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
03/2014 - atual - Ensino, História, Nível: Graduação Disciplinas ministradas: Introdução aos Estudos Históricos Tópicos de Teoria da história 09/2013 - 01/2014 - Ensino, História, Nível: Graduação Disciplinas ministradas: Teoria da História Tópicos de História e Narrativa 05/2013 - 08/2013 - Ensino, História, Nível: Graduação Disciplinas ministradas: Introdução aos Estudos Históricos Metodologia da Pesquisa Histórica (Turno vespertino) Metodologia da Pesquisa Histórica (Turno noturno)


Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de doutorado, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Programa de Pós Graduação da História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz

Atividades

03/2006 - 03/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Casa Oswaldo Cruz, .

Linhas de pesquisa
História das Ciências

University of Oxford, OX, Inglaterra.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio de Doutorado, Carga horária: 40
Outras informações
Sob supervisão do Dr. Pietro Corsi.

Atividades

03/2010 - 07/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Faculty of History, .



Linhas de pesquisa


1.
História das Ciências
2.
Sertões: culturas e representações

Objetivo: Identificar a construção das representações identitárias sertanejas a partir das categorizações da ciência oitocentista..


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Perfis de trabalhadores e relações de trabalho nas fontes da Justiça do Trabalho
Descrição: O projeto de pesquisa Perfis de trabalhadores e relações de trabalho nas fontes da Justiça do Trabalho insere-se nessas nas perspectivas de investigação abertas pela História Social do Trabalho e abraça, como tarefas inerentes ao trabalho historiográfico, o inventário, o tratamento e a catalogação de fontes. O projeto será desenvolvido no âmbito do Laboratório de História Social do Trabalho (LHIST). Em atividade desde ao ano de 2004, o LHIST tem se afirmado no cenário nacional como centro de documentação e de fomento à pesquisa histórica e como espaço de formação de recursos humanos e contribuído, sobremaneira, para o processo de descentralização da produção acadêmica nacional. O LHIST conta com um amplo acervo documental, composto por mais de 130.000 documentos oriundos dos Fóruns da Justiça do Trabalho da região sudoeste da Bahia que tem servido de fontes para o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de História e Direito e, além disso, tem sido objeto de solicitação de cidadãos ou das próprias varas do trabalho, que tomam a Uesb como fiel documentária de informações e provas. Em última instância, o trabalho desenvolvido a partir dos vários grupos documentais tem estimulado o debate sobre o dever constitucional de preservação de documentos e sobre o direito à memória dos grupos constitutivos da nação. Os grupos documentais provenientes da Justiça do Trabalho definem os suportes teóricos e metodológicos que amparam o projeto Perfis de trabalhadores e relações de trabalho nas fontes da Justiça do Trabalho, dedicado à construção da história dos trabalhadores do sudoeste baiano. O projeto tem por fonte primordial os autos processuais das Juntas de Conciliação e Julgamento e das Varas do Trabalho da Região Sudoeste da Bahia, aos quais acrescentam-se as fontes orais e escritas alusivas aos mundos dos trabalhadores, ao funcionamento das unidades da Justiça do Trabalho da região sudoeste e à história e memória dos agentes do direito que nela atuaram. Deste modo, de forma subsidiária, o projeto dedica-se, também, à reconstrução da memória institucional da Justiça do Trabalho e, em particular, e à recuperação da memória dos advogados que atuaram ao lado dos trabalhadores na região sudoeste da Bahia A princípio, define-se como um projeto de história regional e local, na perspectiva proposta por Erivaldo Fagundes Neves: ?propõe estudar atividades de grupos sociais historicamente constituídos ? assentados numa base territorial e com identidades culturais, de organização comunitária, de práticas econômicas ? identificando suas interações internas e articulações exteriores, na perspectiva da totalidade histórica?...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Capistrano de Abreu - Marcas, rastros e pegadas do historiador na Biblioteca Nacional rumo aos sertões brasileiros.
Descrição: 1.Levantar o material inédito ou pouco divulgado deixado por Capistrano de Abreu na Biblioteca Nacional em suas diversas seções, como a de manuscritos e a de obras raras. 2. Elencar o material em que Capistrano trata da cultura sertaneja, penetração para o interior pelo Rio São Francisco, Bandeiras, cultura de gado e "civilização do couro". Elementos chaves na historiografia capistraneana que marcam o contraste litoral/interior 3. Atentar para a documentação histórica encontrada no acervo da Biblioteca Nacional que o historiador procurou divulgar por meio de periódicos como a Gazeta de Notícias e o Diário Oficial. 4. Procurar perceber as marcas deixadas por Capistrano de Abreu em grandes empreendimentos da Biblioteca nos anos oitenta, como a Exposição Camoneana (1880) e a Exposição de História e Geografia do Brasil e seu Subsequente Catálogo (1881). 5. Analisar as obras de Capistrano que enriquecem o acervo da Biblioteca Nacional como as traduções comentadas, a tese com a qual concorreu para a cadeira de professor no Imperial Colégio de Pedro II e os estudos das línguas indígenas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Saúde e assistência nos Sertões da Bahia: a Santa Casa de Misericórdia de Vitória da Conquista (1930-1960)
Descrição: O presente projeto de pesquisa objetiva estudar as transformações sofridas na Santa Casa de Misericórdia da cidade de Vitória da Conquista entre as décadas de 1930 a 1960, sua consolidação como instituição de assistência à saúde a população da região em meados do século XX, a conformação de um campo médico especializado na cidade, levando em consideração as formas de organização e financiamento da instituição hospitalar e o desenvolvimento demográfico, social e econômico da cidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Ricardo Alexandre Santos de Sousa - Coordenador / Cleide Lima Chaves - Integrante / Christiane Maria Cruz de de Souza - Integrante.
2010 - Atual
Escravidão, comércio e trânsitos culturais nos sertões da Bahia e de Minas Gerais. Séculos XVIII
Descrição: Descrição: O tema do presente projeto é o estudo do processo de interiorização da metrópole portuguesa nos sertões da Bahia e de Minas Gerais, mediante a compreensão da conquista e ocupação da região como resultante de uma política de sedimentação do Estado. Pretende-se compreender a dinâmica econômica interna do Sertão da Ressaca, do Alto Sertão da Bahia e do sertão do norte de Minas Gerais, analisando o impacto do trabalho no comércio dos escravos, libertos e mestiços (livres e cativos). Objetiva-se, também, avaliar a dinâmica da produção destinada ao consumo interno nos sertões da Bahia e a exportação de produtos e alimentos entre a Capitania de Minas Gerais e da Bahia durante o Setecentos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Ricardo Alexandre Santos de Sousa - Coordenador / IVO, Isnara Pereira - Integrante / PAIVA, Eduardo França - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante / Márcia Amantino - Integrante / MENESES, José Newton Coelho - Integrante / SILVA, Maciel Henrique - Integrante.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2004
Quarto Lugar com menção honrosa na XXVI Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUSA, R. A. S.2013SOUSA, R. A. S.. A Extinção dos Brasileiros Segundo o Conde Gobineau. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 6, p. 21-34, 2013.

2.
SOUSA, R. A. S.2012SOUSA, R. A. S.. A Conquista do Semiárido: desertificação e gado nos escritos de Capistrano. Ciências Humanas e Sociais em Revista, v. 34, p. 204-217, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
SOUSA, R. A. S.. Capistrano de Abreu e Friedrich Ratzel na história da ocupação dos sertões brasileiros. In: DUTRA, Sandro; SÁ, Dominichi Miranda de; SÁ, Magali Romero. (Org.). Vastos Sertões: História e Natureza na Ciência e na Literatura. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad X, 2015, v. , p. 159-175.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, R. A. S.. Capistrano de Abreu e Eduard Meyer - A geologia da lama. In: XXVIII Simpósio Nacional de História - Lugares dos Historiadores: Novos e Velhos desafios, 2015, Florianópolis. XXVIII Simpósio Nacional de História - Lugares dos Historiadores: Novos e Velhos desafios, 2015.

2.
SOUSA, R. A. S.. Capistrano de Abreu e a Proposta de uma história indígena. In: XVI Encontro Regional da ANPUH-Rio: Saberes e Práticas Científicas, 2014, Rio de Janeiro. XVI Encontro Regional da ANPUH-Rio: Saberes e Práticas Científicas, 2014.

3.
SOUSA, R. A. S.. Natureza e Sensibilidade na História Oitocentista'. In: ANPUH_XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal. Natureza e Sensibilidade na História Oitocentista, 2013.

4.
SOUSA, R. A. S.. Capistrano de Abreu e Diálogos com a Alemanha na Construção da História Pátria. In: VII Seminário Brasileiro de História da Historiografia - Teoria da história e história da historiografia: Diálogo Brasil e Alemanha, 2013, Ouro Preto. VII Seminário Brasileiro de História da Historiografia - Teoria da história e história da historiografia: Diálogo Brasil e Alemanha, 2013.

5.
SOUSA, R. A. S.. A Geografia e a construção histórica nos escritos de Capistrano de Abreu. In: I Jornada de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde, 2011, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos. Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz, 2011.

6.
SOUSA, R. A. S.. O Brasil Introspectivo de Capistrano de Abreu. In: XIV Encontro Regional da Anpuh-Rio Memória e Patrimônio, 2010, Rio de Janeiro. Anais XIV Encontro Regional da Anpuh-Rio Memória e Patrimônio. Rio de Janeiro: ANPUH, UNIRIO, 2010.

7.
SOUSA, R. A. S.. Classificação: o ideal moderno de ordenar o mundo. In: XXIV Simpósio Nacional de História. História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos, 2007, São Leopoldo. ANAIS XXIV Simpósio Nacional de História. História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos. São Leopoldo: ANPUH, Unisinos, 2007.

8.
SOUSA, R. A. S.. O conde de Gobineau e o horror a ambivalência. In: XII Encontro Regional de História Usos do Passado, 2006, Niterói. Anais XII Encontro Regional de História Usos do Passado. Niterói: Anpuh-Rio, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, R. A. S.. D. Pedro II e o Conde de Gobineau. In: XXVI Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ. Primeira Fase., 2004, Rio de Janeiro. XXVI Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004.

2.
SOUSA, R. A. S.. D. Pedro II e o Conde de Gobineau. In: XXVI Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ. Segunda Fase., 2004, Rio de Janeiro. XXVI Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ. Livro de Resumos. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004.

3.
SOUSA, R. A. S.. D. Pedro II e o Conde de Gobineau. In: XXVI Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ. Terceira Fase., 2004, Rio de Janeiro. XXVI Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, R. A. S.. Capistrano de Abreu e o IHGB - O historiador e as fronteiras da Institução. In: XV Encontro Regional de História da ANPUH., 2012, São Gonçalo. Caderno de Resumos XV Encontro Regional da Anpuh Rio.. Rio de Janeiro: ANPUH Rio, 2012. p. 236.

2.
SOUSA, R. A. S.. O Brasil introspectivo de Capistrano de Abreu. In: XIV Encontro Regional da Anpuh-Rio Memória e Patrimônio, 2010, Rio de Janeiro. Anais XIV Encontro Regional da Anpuh-Rio Memória e Patrimônio. Rio de Janeiro: ANPUH, UNIRIO, 2010. p. 1-9.

3.
SOUSA, R. A. S.. Loucura, Degenerescência e Alteridade. In: Terceiro Seminário História das Doenças. 200 anos:doenças, práticas terapêuticas e tecnologia, 2008, Rio de Janeiro. Terceiro Seminário História das Doenças. 200 anos:doenças, práticas terapêuticas e tecnologia. Rio de Janeiro, 2008.

4.
SOUSA, R. A. S.. Classificação: o ideal moderno de ordenar o mundo. In: XXIV Simpósio Nacional de História, 2007, São Leopoldo. Anais do XXIV Simpósio Nacional de História. São Leopoldo: Unisinos, 2007.

5.
SOUSA, R. A. S.. A ciência oitocentista e o seu prognóstico acerca do Brasil Imperial. In: X Jornada Científica de Pós-graduação e XV Reunião Anual de Iniciação Científica, 2007, Rio de Janeiro. Anais X Jornada Científica de Pós-graduação e XV Reunião Anual de Iniciação Científica, 2007.

6.
SOUSA, R. A. S.. O conde de Gobineau e o horror a ambivalência. In: XII Encontro Regional de História. Usos do passado., 2006, Niterói. XII Encontro Regional de História. Usos do passado. Resumos e Programação., 2006. v. '. p. 40-40.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUSA, R. A. S.. Capistrano de Abreu e o Método Histórico: Sua busca pelo autor de, Tratados da Terra e Gente do Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SOUSA, R. A. S.. Theodoro Sampaio. Ofilho da escrava gêge investiga os kraôs. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SOUSA, R. A. S.. Theodoro Sampaio: Um Intelectual Enciclopédico Brasileiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
SOUSA, R. A. S.. Memória e Esquecimento: Capistrano de Abreu e os Indígenas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
SOUSA, R. A. S.. Capistrano de Abreu: o enquadramento ambiental em 'Capítulos de História Colonial'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
SOUSA, R. A. S.. Capistrano de Abreu e Eduard Meyer - a geologia da lama.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
SOUSA, R. A. S.. Capistrano de Abreu e a Proposta de uma História Indígena. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
SOUSA, R. A. S.. O mestiço moral nos escritos de Capistrano de Abreu. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
SOUSA, R. A. S.. Produção Intelectual e Responsabilidade Social - O desacordo entre Gobineau e Tocqueville. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
SOUSA, R. A. S.. Natureza e Sensibilidade na História Oitocentista. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SOUSA, R. A. S.. A Historiografia Colonial na Perspectiva de Capistrano de Abreu. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SOUSA, R. A. S.. Capistrano de Abreu e suas leituras de Buckle e Ratzel: A Busca de uma Interpretação do Brasil a partir de seus sertôes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
SOUSA, R. A. S.. Entre o Índio e o Negro: a disputa entre Capistrano de Abreu e Silvio Romero. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SOUSA, R. A. S.. Agassiz: a ciência das desigualdades. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
SOUSA, R. A. S.. Capistrano de Abreu e Diálogos com a Alemanha na Construção da História Pátria.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
SOUSA, R. A. S.. Capistrano de Abreu: diálogos na construção da História Pátria. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
SOUSA, R. A. S.. Teoria da História. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
SOUSA, R. A. S.. O Brasil Instrospectivo de Capistrano de Abreu. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
SOUSA, R. A. S.. Loucura, Degenerescência e Alteridade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
SOUSA, R. A. S.. Classificação: o ideal moderno de ordenar o mundo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
SOUSA, R. A. S.. A ciência oitocentista e o seu prognóstico acerca do Brasil Imperial. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
SOUSA, R. A. S.. O conde de Gobineau e o horror a ambivalência. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
SOUSA, R. A. S.. D. Pedro II e o Conde de Gobineau. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
SOUSA, R. A. S.. D. Pedro II e o Conde de Gobineau. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
SOUSA, R. A. S.. D. Pedro II e o Conde de Gobineau. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SOUSA, R. A. S.. Olho do Canhão - documentário. 2005.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOUSA, R. A. S.. UNIDIVERSIDADE - História, Museu Histórico Nacional. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SOUSA, R. A. S.. História. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
Demais trabalhos
1.
SOUSA, R. A. S.. A Contrução da História no Iluminismo. 2010 (Professor convidado na disciplina Historiografia I do Curso de História da UERJ) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOUSA, R. A. S.; SILVA, C. A. P.; IGURROLA, A. C. R. T.. Participação em banca de Alex Conceição Costa. Caranguejos contra o caos: Mangue Beat, neoliberalismo e globalização". 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

2.
CHAVES, Cleide L.; SOUSA, A. P.; SOUSA, R. A. S.. Participação em banca de Jorge Luiz Fernandes Barbosa. História: Política, Cultura e Sociedade. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

3.
IVO, Isnara Pereira; SOUSA, A. P.; SOUSA, R. A. S.. Participação em banca de Fabiana Moreira Arruga Machado. A Criança Escrava na Historiografia brasileira. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

4.
IVO, Isnara Pereira; SOUSA, R. A. S.; SOUSA, A. P.. Participação em banca de Sócrates Oliveira Soares de Melo. A fundação da Guarda Nacional na Imperial Vila da Vitória. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

5.
IVO, Isnara Pereira; SOUSA, A. P.; SOUSA, R. A. S.. Participação em banca de Izis Pollyana Teixeira Dias de Freitas. Memória e História da tradição vaqueira em Lagoa Real. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

6.
IVO, Isnara Pereira; SOUSA, A. P.; SOUSA, R. A. S.. Participação em banca de Cláudia Sousa Lemos. Apropriação e ressignificação da fogueira: as disputas entre a Igreja e os ritos pagãos. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

7.
CHAVES, Cleide L.; IVO, Isnara Pereira; SOUSA, R. A. S.. Participação em banca de Cláudia Sousa Lemos. Apropriação e ressignificação da fogueira: as disputas entre a Igreja e os ritos pagâos. 2017 - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

8.
CHAVES, Cleide L.; IGURROLA, A. C. R. T.; SOUSA, R. A. S.. Participação em banca de Jorge Luiz Fernandes Barbosa. Médicos e a carreira política no sudoeste baiano. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

9.
MOREIRA, M.; IVO, Isnara Pereira; SOUSA, R. A. S.. Participação em banca de Carla Cristiane de Oliveira. Nacionalismo Hindu e História Secular: o caso dos livros californianos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

10.
LEMOS, Márcia Santos; PEREIRA, Rita de Cassia mendes; SOUSA, R. A. S.. Participação em banca de Vitor Moraes Guimarães. O Clero Cristão e as Práticas Pagãs no Reino Visigodo dos Séculos V e VI. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SOUSA, R. A. S.. Banca avaliadora a seleção pública de candidatos ao Curso de Especialização em História: Política, Cultura e Sociedade. 2013. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANPUH_XXVII Simpósio Nacional de História. Natureza e Sensibilidade na História Oitocentista. 2013. (Congresso).

2.
Encontro Nacional de História da UFAL - A Invenção do Brasil: Cultura, Escravidão e Mestiçagem.Agassiz - A Ciência das desigualdades. 2013. (Simpósio).

3.
III Congresso Nacional do Cangaço.Capistrano de Abreu e suas leituras de Buckle e Ratzel - a Busca de uma Interpretação do Brasil a partir de seus Sertões. 2013. (Simpósio).

4.
VII SNHH Seminário Brasileiro de História e Historiografia -Teoria da História e História da Historiografia: Diálogos Brasil - Alemanhagos.Capistrano de Abreu e Diálogos com a Alemanha na Construção da História Pátria. 2013. (Simpósio).

5.
Seminário internacional história social da cultura. 2012. (Seminário).

6.
I Jornada de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde. A Geografia e a Construção Histórica nos Escritos de Capistrano de Abreu.. 2011. (Congresso).

7.
XIV Encontro Regional da ANPUH-RIO: Memória e Patrimônio.O Brasil Introspectivo de Capistrano de Abreu. 2010. (Simpósio).

8.
XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética. 2009. (Simpósio).

9.
Terceiro Seminário de História das Doenças..Loucura, Degenerescência e Alteridade. 2008. (Seminário).

10.
X Jornada Científica de Pós-graduação e XV Reunião Anual de Iniciação Científica.A ciência oitocentistae o seu prognóstico acerca do Brasil Imperial. 2007. (Outra).

11.
XXIV Simpósio Nacional de História.Classificação: o ideal moderno de ordenar o mundo. 2007. (Simpósio).

12.
XII Encontro Regional de História. ANPUH. Usos do Passado.O Conde de Gabineau e o horror à ambivalência. 2006. (Encontro).

13.
XXVI Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ. Segunda Fase..D. Pedro II e o Conde de Gobineau. 2004. (Outra).

14.
XXVI Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ. Terceira Fase..D. Pedro II e o Conde de Gobineau. 2004. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Danilo Oliveira. Theodoro Sampaio - Negritude x projeto eugênico no Brasil Republicano. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. (Orientador).

2.
Raick de Sousa. Famílias Escravas no Sertão da Ressaca - séculos XVIII e XIX. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. (Orientador).

3.
Adão Santos. Mestiçagem e civilidade no Brasil escravocrata. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. (Orientador).

4.
Islaine Petez Ferraz. A Economia do Gado no Sertão da Ressaca do Século XIX. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Programa de Formação Inicial de Professores - para Atuação No En) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Jorge Luiz Fernandes Barbosa. Médicos e a carreira política no sudoeste baiano. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Orientador: Ricardo Alexandre Santos de Sousa.

2.
Cláudia Sousa Lemos. Apropriação e ressignificação da fogueira: as disputas entre a Igreja e os ritos pagãos. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Orientador: Ricardo Alexandre Santos de Sousa.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Islaine Patez Ferraz Santos. A civilização do Couro de Capistrano de Abreu no Sertão da Ressaca. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Orientador: Ricardo Alexandre Santos de Sousa.

2.
Raick de Jesus Souza. O degredo e/ou o degredado do Império Ultramarino Português para o Brasil Colônia: a representação do degredo e/ou do degredado na historiografia colonial brasileira dos séculos XX e XXI.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Orientador: Ricardo Alexandre Santos de Sousa.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOUSA, R. A. S.. História. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).



Outras informações relevantes


Aprovado em concurso público para professor efetivo na Faculdade de História da UFG - Universidade Federal de Goiás - Edital 077/2012.
Classificação: quinto lugar.
Área: Patrimônio Histórico, Memória e Identidade.
Fevereiro/2013.

Aprovado em concurso público para professor efetivo na Faculdade de História da UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Edital 021/2013.
Classificação : primeiro lugar
Área: Introdução aos Estudos Históricos, Metodologia da Pesquisa Histórica, Tópicos de Teoria da História I e Tópicos da Teoria da História II.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 23:40:30