Elodia Honse Lebourg

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9001680812826870
  • Última atualização do currículo em 28/12/2018


Professora, pesquisadora, mestra em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com o estudo Delicadas travessias: um estudo de caso sobre jovens em transição para o Ensino Médio no interior do Brasil. Possui pós-graduação em História Moderna e em História do Brasil, ambas pela Universidade Federal Fluminense. Graduada em História pela UFOP. Foi professora substituta do Departamento de Educação da UFOP, onde lecionou as disciplinas: Organização do Trabalho Escolar; Gestão e Política Educacional; Profissão, formação e prática docente; Introdução à Educação; Educação e Tecnologia, Currículo: teoria e prática; Necessidades educacionais especiais; e Tópicos especiais em Educação: Ensino e aprendizagem (com foco em alfabetização), entre 2017 e 2018. Foi coordenadora substituta do Programa de Educação Tutorial PET Pedagogia UFOP, de 2017 a 2018. Idealizou e coordena a rede Professores transformadores, desde 2015. Foi colunista da rede Professores transformadores entre 2015 e 2018. Foi professora-tutora do curso de graduação em Pedagogia (CEAD/UFOP) entre 2012 e 2018. Coordenou o Projeto de Educação Patrimonial Lavras Novas: nosso patrimônio (Ouro Preto-MG) e atuou como professora de História (rede pública e particular de ensino), como pesquisadora e assessora técnica do Núcleo de História Oral do Vale Registrar (Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale, Ouro Preto-MG), e como pesquisadora do Projeto Memória Petrobras (Museu da Pessoa, Rio de Janeiro-RJ). É revisora de textos acadêmicos, livros e do Jornal A Sirene. Tem experiência nas áreas de Educação e História, com ênfase em educação patrimonial, história oral, pesquisas e projetos. Em Educação, pesquisa juventude e Ensino Médio, especialmente com relação a jovens do interior brasileiro e de periferias. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elodia Honse Lebourg
Nome em citações bibliográficas
LEBOURG, E. H.;LEBOURG, ELODIA HONSE


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: Delicadas travessias: um estudo de caso sobre jovens em transição para o Ensino Médio no interior do Brasil,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Rosa Maria da Exaltação Coutrim.
Coorientador: Luciano Campos da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Juventude; Ensino Médio; Escola, família e comunidade.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia.
2005 - 2006
Especialização em História Moderna. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Protesto e poder político em Vila Rica, 1720: uma proposta de estudo para a fiscalidade em Minas Gerais durante a primeira metade do século XVIII.
Orientador: Prof. Dr. Luciano Raposo de Almeida Figueiredo.
2003 - 2005
Especialização em História do Brasil. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Ideologia e protesto popular no Antigo Regime: uma proposta para a Sedição de Vila Rica, 1720.
Orientador: Profa. Dra. Maria Fernanda Baptista Bicalho.
1999 - 2003
Graduação em História.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: Além do medo: tensões antifiscais em Minas Gerais na primeira metade do século XVIII.
Orientador: Profa. Dra. Andréa Lisly Gonçalves.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Prod. de Materiais Didáticos para a Diversidade. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2006 - 2007
Extensão universitária em Curso Téc. de Cons. e Restauração de Bens Móveis. (Carga horária: 1552h).
Fundação de Arte de Ouro Preto, FAOP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Professora substituta, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40
Outras informações
Professora substituta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Lecionou, para o curso de graduação em Pedagogia e para as demais licenciaturas oferecidas pela universidade, as seguintes disciplinas: - Currículo: teoria e prática (60h) - Educação e tecnologia (60h) - Formação, profissão e prática docente (60h) - Organização do trabalho escolar (30h) - Necessidades educacionais especiais (60h) - Tópicos especiais em Educação: ensino e aprendizagem (60h) - Introdução à Educação (60h) - Política e gestão educacional (60h)

Vínculo institucional

2012 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora tutora do curso de Licenciatura em Pedagogia.

Atividades

06/2010 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino e aprendizagem de História
Trabalho de Conclusão de Curso

Professores transformadores, PROF. TRANSF., Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colunista, Carga horária: 3


Escola Municipal de Lavras Novas, EMLN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15
Outras informações
Professora de História e Artes do Ensino Fundamental II.

Atividades

10/2010 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Fundação Trem Azul da Vale, TREM DA VALE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Historiadora / Assessora técnica, Carga horária: 40
Outras informações
Historiadora e assessora técnica do Núcleo de História Oral do Vale Registrar, um subprojeto do Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale (Ouro Preto e Mariana).

Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 40

Atividades

05/2006 - 04/2010
Serviços técnicos especializados , Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale, .

Serviço realizado
Entrevistas de História oral.

Museu da Pessoa Ltda, MPESSOA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Pesquisadora do Projeto Memória Petrobras, Carga horária: 40
Outras informações
Pesquisadora do Projeto Memória Petrobras.


Programa de Educação Tutorial PET Pedagogia, PET, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora substituta, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Socialização, Disposições Familiares e Projetos para o Futuro Profissional: Ser jovem na Educação de Jovens e Adultos
Descrição: Este projeto tem como principal meta investigar como se configuram as diversas instâncias de socialização do jovem aluno da Educação de Jovens e Adultos. Para isso serão investigados jovens de 18 anos ou menos que estudam em salas do ensino fundamental e médio desta modalidade de ensino em uma escola pública de Mariana/MG, buscando compreender as práticas de socialização, as disposições familiares e práticas educativas, bem como a representação da escola nos seus projetos para o futuro. A pequisa terá abordagem qualitativa e serão realizadas entrevistas com os estudantes e seus familiares, grupos focais e observação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Elodia Honse Lebourg - Integrante / Fernanda Aparecida Rodrigues Silva - Integrante / Regina Magna B Araújo - Integrante / Marlice de Oliveira e Nogueira - Integrante / Lorene Dutra M. e Ferreira - Integrante / Rosa Maria da Exaltação Coutrim - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2013 - 2015
Delicadas travessias: um estudo de caso sobre jovens em transição para o Ensino Médio no interior do Brasil
Descrição: Dissertação de mestrado em Educação (UFOP)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Elodia Honse Lebourg - Coordenador.
2012 - Atual
Relação Família e Escola
Descrição: Este projeto de pesquisa se insere nas atividades do Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola e abarca ações, grupos de estudo e discussões que contemplem as práticas educativas familiares, a educação em contexto de vulnerabilidade social e a longevidade escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Elodia Honse Lebourg - Integrante / Rosa Maria da Exaltação Coutrim - Coordenador / Cristina Ferreira de Assis - Integrante / Lucinea de Souza Pereira - Integrante / Mariza Aparecida Costa Pena - Integrante / Lismara Cristina Soares - Integrante.
2011 - Atual
Relações intergeracionais: Infância, juventude e velhice no processo coeducativo
Descrição: Trata-se de um projeto de longa duração que tem como proposta principal investigar o processo coeducativo nas diferentes fases do ciclo da vida. O projeto engloba estudos e ações que discutem a relação entre diferentes gerações e as (não) fronteiras entre infância, juventude, fase adulta e velhice sob a ótica da educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Elodia Honse Lebourg - Integrante / Rosa Maria da Exaltação Coutrim - Coordenador / Mariza Aparecida Costa Pena - Integrante / Gercine Louise T Santos - Integrante / Denise Costa Rosa - Integrante / Christiane Vieira Lopes - Integrante.


Outros Projetos


2015 - Atual
Professores transformadores
Descrição: Projeto de troca de conteúdo, diálogo e formação entre professores, pedagogos, gestores, estudantes de licenciatura e interessados por uma Educação mais reflexiva e engajada. Criada em 2015, a rede visa aproximar professores que são autores de ações inovadoras e transformadoras, chamando a atenção para a importância de suas práticas na formação de estudantes como cidadãos autônomos, críticos e criativos..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Elodia Honse Lebourg - Coordenador.
2010 - 2013
Projeto de Educação Patrimonial Lavras Novas: nosso patrimônio
Descrição: Projeto de educação patrimonial desenvolvido com alunos da Escola Municipal de Lavras Novas (Ouro Preto). Parcerias: Canal Futura, Casa do Professor de Ouro Preto. www.lavrasnovasnossopatrimonio.com.br.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Elodia Honse Lebourg - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História Oral.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação patrimonial.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2009
Prêmio Aberje Regional, Aberje.
2009
Prêmio Aberje Nacional, Aberje.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LEBOURG, ELODIA HONSE2018LEBOURG, ELODIA HONSE; COUTRIM, ROSA MARIA DA EXALTAÇÃO . Eu Não Queria Estar Aqui: juventude, ensino médio e deslocamento. EDucação e Realidade Edição eletrônica, v. 43, p. 609-627, 2018.

2.
COUTRIM, ROSA MARIA DA EXALTAÇÃO2016 COUTRIM, ROSA MARIA DA EXALTAÇÃO ; FERREIRA, FERNANDA MOREIRA ; LEBOURG, ELODIA HONSE . Studying for what? The (de)valuation of high school in the speech of three generations. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 10, p. 84-94, 2016.

3.
COUTRIM, ROSA MARIA DA EXALTAÇÃO2016COUTRIM, ROSA MARIA DA EXALTAÇÃO ; FERREIRA, FERNANDA MOREIRA ; LEBOURG, ELODIA HONSE . Estudar para quê? A (des)valorização do ensino médio na fala de três gerações. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 10, p. 72-83, 2016.

4.
LEBOURG, E. H.;LEBOURG, ELODIA HONSE2016LEBOURG, E. H.; FERNANDES, V. A. . O copo meio cheio: a rede como um campo de possibilidades de valorização de professores. Texto Livre, v. 9, p. 254-262, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LEBOURG, E. H.; CRUZ, D. R. N. (Org.) . Nós, professores transformadores: olhares sobre protagonismo e valorização docente. 1. ed. Recife: Pipa Comunicação, 2016. v. 1. 164p .

Capítulos de livros publicados
1.
LEBOURG, ELODIA HONSE. Do lado de cá da educação a distância: a rotina e os desafios de uma professora-tutora. In: Sandra Augusta de Melo; Jorge Luís Costa. (Org.). Educação a distância e a formação de professores: pesquisas, experiências, relatos. 1ed.Curitiba: Appris, 2018, v. 1, p. 219-228.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LEBOURG, E. H.. Lavras Novas: nosso patrimônio. Cultura em revista.

2.
LEBOURG, E. H.. Lavras Novas: nosso patrimônio. Jornal O Liberal.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LEBOURG, E. H.. Identidade juvenil e transição para o Ensino Médio: um estudo de caso sobre uma comunidade negra no interior de Minas Gerais. In: VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as), 2014, Belém. http://www.para2014.copene.org/site/capa, 2014. v. 1.

2.
LEBOURG, E. H.; MELO, E.D. ; SIMÕES, J.G. . Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale: a prática da história oral em Ouro Preto e Mariana. In: VIII Encontro Regional Sudeste de História Oral, 2009, Belo Horizonte. Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale: a prática da história oral em Ouro Preto e Mariana, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LEBOURG, E. H.. Além do medo: tensões antifiscais em Minas Gerais na primeira metade do século XVIII. In: XIV Encontro Nacional de História / ANPUH-MG:, 2004, Juiz de Fora. XIV Encontro Regional de História / ANPUH-MG: "Caminhos da História: os desafios da historiografia em Minas Gerais". Juiz de Fora: ANPUH-MG, 2004. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
LEBOURG, E. H.. Delicadas travessias de uma professora iniciante: como ressignifiquei minha trajetória profissional quando nada mais parecia dar certo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LEBOURG, E. H.. Eu, professora transformadora: uma tentativa de síntese de uma trajetória pelos caminhos da educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LEBOURG, E. H.. O ano mal começou e já não aguento mais: o que fazer. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LEBOURG, E. H.. Como ser professor em um mundo tão complicado?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
LEBOURG, E. H.. Identidade juvenil e transição para o Ensino Médio: um estudo de caso sobre uma comunidade negra no interior de Minas Gerais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LEBOURG, E. H.. Lavras Novas: nosso patrimônio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
LEBOURG, E. H.. Lavras Novas: nosso patrimônio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
LEBOURG, E. H.. Lavras Novas: nosso patrimônio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
LEBOURG, E. H.. A prática da História Oral em Mariana e Ouro Preto. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LEBOURG, E. H.. Além do medo: tensões antifiscais em Minas Gerais na primeira metade do século XVIII. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
LEBOURG, E. H.. Tensões antifiscais em Minas Gerais na primeira metade do século XVIII. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
LEBOURG, E. H.. Todos ao cinema!. Mariana: Sesi-Mariana, 2008 (Pesquisa para a reabertura do Cine Theatro de Mariana).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LEBOURG, ELODIA HONSE. Professores transformadores. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
LEBOURG, E. H.. Lavras Novas: nosso patrimônio. 2013.

3.
LEBOURG, E. H.. Lavras Novas: nosso patrimônio. 2013.

Redes sociais, websites e blogs
1.
LEBOURG, E. H.. Professores transformadores. 2015; Tema: Rede de professores. (Blog).

2.
LEBOURG, E. H.. Professores transformadores. 2015; Tema: Rede de professores. (Rede social).

3.
LEBOURG, E. H.. Professores transformadores. 2015; Tema: Rede de professores. (Site).

4.
LEBOURG, E. H.. Lavras Novas: nosso patrimônio. 2010; Tema: Projeto de educação patrimonial. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
LEBOURG, ELODIA HONSE. Criação e atualização de Currículo Lattes. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LEBOURG, E. H.. Projetos educacionais e criação de blogs. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
LEBOURG, E. H.. Lavras Novas: nosso patrimônio. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Blog).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LEBOURG, E. H.. Participação em banca de Robert Henrique Ferreira Cordeiro.Comunhão, espaço e relação: o entrelaçar de caminhos artístico-pedagógicos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
LEBOURG, E. H.. Participação em banca de Clodoaldo da Silva Borges.O teatro por meio da educação como matéria-prima para (sobre)viver. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
LEBOURG, ELODIA HONSE; SILVA, F.A.O.R.. Seleção de bolsistas para o PET PEDAGOGIA. 2018. Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
NUNES, C. M. F.; LEBOURG, ELODIA HONSE. Seleção de bolsistas para o PET Pedagogia/UFOP. 2017. Universidade Federal de Ouro Preto.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Mostra de Profissões da Universidade Federal de Ouro Preto.Sala interativa do curso de Pedagogia. 2018. (Outra).

2.
TEDxUFOP Transformação pessoal, profissional e social. 2018. (Outra).

3.
Conexões de Saberes PET Pedagogia.Iniciando a travessia pela profissão docente. 2017. (Encontro).

4.
I Seminário Internacional de Educação e Direito: Pilares para uma consciência cidadã. 2017. (Seminário).

5.
O professor como protagonista das políticas públicas em Educação.O professor como protagonista das políticas públicas em Educação. 2017. (Outra).

6.
Semana de Integração da UFOP.Experiências inovadoras em Educação. 2017. (Encontro).

7.
XI Simpósio de Formação e Profissão Docente. 2017. (Simpósio).

8.
XI Simpósio de Formação e Profissão Docente.Roda de conversa sobre trajetórias de professoras. 2017. (Simpósio).

9.
XI Simpósio de Formação e Profissão Docente.Avaliadora de pôsteres. 2017. (Simpósio).

10.
XI Simpósio de Formação e Profissão Docente.E um futuro não tão distante: Ensino Médio, projetos de futuro e os jovens do interior do país. 2017. (Simpósio).

11.
I Simpósio Aproximações com o Mundo Juvenil.Se tivesse Ensino Médio no distrito eu nunca teria vindo estudar aqui: como jovens que se deslocam de suas comunidades para cursar o Ensino Médio lidam com as surpresas, dores e desafios provocados pela transição. 2016. (Simpósio).

12.
Roda de conversa "Nós, professores transformadores: olhares sobre protagonismo e valorização docente".Roda de conversa "Nós, professores transformadores: olhares sobre protagonismo e valorização docente". 2016. (Outra).

13.
17 Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia: Sociologia em Diálogos Transnacionais. Jovens cada vez mais jovens na EJA: a família, a escola e os sonhos. 2015. (Congresso).

14.
I Fórum de Inclusão da Região dos Inconfidentes e V Jornada do NESFE. 2015. (Simpósio).

15.
NESFE Núcleo de Estudo Sociedade Família e Escola.Delicadas travessias: um estudo de caso sobre jovens em transição para o Ensino Médio no interior do Brasil. 2015. (Encontro).

16.
STIS Seminários Teóricos Interdisciplinares do SEMIOTEC.O copo meio cheio: a rede como um campo de possibilidades de valorização de professores. 2015. (Seminário).

17.
VI JUBRA - Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira: O jovem e seus outros.Entre a urgência de viver e o medo do desconhecido: juventude, socialização e transição para o Ensino Médio no interior do Brasil. 2015. (Simpósio).

18.
X SIMPOED: Simpósio de Formação e Profissão Docente: Alteridade, formação e condição docente.Estou no Ensino Médio. E agora? Descobertas e desafios na transição para o Ensino Médio. 2015. (Simpósio).

19.
X SIMPOED: Simpósio de Formação e Profissão Docente: Alteridade, formação e condição docente.Professores transformadores: (re)pensando sentidos para a prática docente. 2015. (Simpósio).

20.
11o Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste: culturas, políticas e práticas educacionais e suas relações com a pesquisa. 2014. (Encontro).

21.
1o Seminário de Educação e Tecnologias: discutindo diretrizes da Educação Básica, buscando novas possibilidades para a EAD. 2014. (Seminário).

22.
I Bienal Latinoamericana de Infancias y Juventudes: democracias, derechos humanos y ciudadanías.Identidade, socialização e transição para o Ensino Médio: um estudo de caso sobre o interior do Brasil. 2014. (Outra).

23.
VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as)c. Identidade juvenil e transição para o Ensino Médio: um estudo de caso sobre uma comunidade negra no interior de Minas Gerais. 2014. (Congresso).

24.
III Jornada do NESFE - A escola: espaço de controle e tensões. 2013. (Outra).

25.
IX SIMPOED - Simpósio de Formação e Profissão Docente. 2013. (Simpósio).

26.
Mesa redonda ?Multiletramentos e usos das tecnologias digitais de informação e comunicação na educaçãoção. 2013. (Outra).

27.
Oficina de educação patrimonial "O potencial educativo dos bens culturais". 2013. (Oficina).

28.
Treinamento do Portal de Periódicos do Portal Capes. 2013. (Outra).

29.
I Encontro: Letramento(s) dentro e fora da escola.Lavras Novas: nosso patrimônio. 2012. (Encontro).

30.
II Ciclo de Palestras e Oficinas sobre Educação Patrimonial. 2012. (Outra).

31.
8a Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. 2011. (Outra).

32.
Congresso Luso-Brasileiro de Direito do Patrimônio Cultural. 2011. (Congresso).

33.
Curso de Formação em Linux Educacional. 2011. (Outra).

34.
III Mostra Intermunicipal de Preservação Patrimonial: Educação e Cultura.Lavras Novas: nosso patrimônio. 2011. (Outra).

35.
VII Congresso Internacional do Centro de Estudos da Imaginária Brasileira. 2011. (Congresso).

36.
1o Ciclo de Conferências "Construções em terra". 2010. (Outra).

37.
Curso de Extensão em Conservação do Patrimônio Cultural. 2010. (Outra).

38.
Encontro de capacitação e fomento cultural - treinamento para adequação de projetos à Lei Estadual de Incentivo à Cultural e ao Fundo Estadual de Cultura. 2010. (Encontro).

39.
II Seminário Memória, Patrimônio, Oralidade e Acervo. 2010. (Seminário).

40.
Oficina "O cinema na escola: ver e fazer". 2010. (Oficina).

41.
Curso de Conservação Preventiva e Tratamento Digital de Acervos Fotográficos / 4a Mostra de Cinema de Ouro Preto. 2009. (Oficina).

42.
Fórum de reflexões sobre a preservação do patrimônio cultural: um diálogo sobre as políticas públicas intersetoriais de patrimônio, turismo, desenvolvimento urbano e habitação em cidades históricas. 2009. (Outra).

43.
Fórum de Reflexões sobre a Preservação do Patrimônio Cultural: um diálogo sobre as políticas públicas intersetoriais de patrimônio, turismo, desenvolvimento urbano e habitação em cidades históricas. 2009. (Outra).

44.
I Fórum Nacional do Patrimônio Cultural. 2009. (Outra).

45.
IV Encontro do Ministério Público na defesa do Patrimônio Cultural. 2009. (Encontro).

46.
Oficina "A arte mineira e suas fontes iconográficas europeias". 2009. (Oficina).

47.
VIII Encontro Regional Sudeste de História Oral.A prática da História Oral em Mariana e Ouro Preto. 2009. (Encontro).

48.
2º Seminário Nacional Patrimônio Cultural ?Conservação e Restauração no século XXI". 2008. (Seminário).

49.
Minicurso "Restauro e conservação de pintura mural". 2008. (Outra).

50.
Palestra ?As trilhas patrimoniais em Ouro Preto e Williamsburg: uma perspectiva comparativa Brasil e Estados Unidos da América?. 2008. (Outra).

51.
Seminário "Políticas públicas: conservação e restauração em núcleos históricos?. 2008. (Seminário).

52.
I Simpósio Império e Lugares no Brasil: Território, Conflito e Identidade. 2007. (Simpósio).

53.
Oficina ?Caminhos, percursos, histórias e interpretações nos museus de Ouro Preto?. 2007. (Oficina).

54.
Oficina "Argamassa Pigmentada: Afresco". 2007. (Oficina).

55.
Oficina Caminhos, percursos, histórias e interpretações nos museus de Ouro Preto. 2007. (Oficina).

56.
Seminário Arte Hoje: na Contemporaneidade. 2007. (Seminário).

57.
Seminário Internacional "A perspectiva e sua fundamentação teórica e cultural: techné, ars e technica?. 2007. (Seminário).

58.
Seminário Nacional "Patrimônio Cultural: Conservação e Restauração no século XXI". 2007. (Seminário).

59.
Seminário Nacional de História da Historiografia. 2007. (Seminário).

60.
IV Congresso Internacional do Barroco Ibero-Americano. 2006. (Congresso).

61.
Oficina: "Patrimônio Material de Ouro Preto e Mariana: o Contexto Marginal". 2006. (Oficina).

62.
Colóquio Internacional de Biografias e Microbiografias no Império Português. 2005. (Outra).

63.
Curso de Extensão História no Real: "Presença de Portugal no Rio de Janeiro". 2005. (Outra).

64.
2º Simpósio Nacional de História Cultural. 2004. (Simpósio).

65.
Curso de Introdução à Cultura Brasileira: "Brasil de Messias". 2004. (Outra).

66.
Curso de Introdução à Cultura Brasileira:" Raízes Brasileiras". 2004. (Outra).

67.
II Seminário de Lirismo: "Diversidade e Homoerotismo". 2004. (Seminário).

68.
XIV Encontro Nacional de História / ANPUH-MG:.Além do medo: tensões antifiscais em Minas Gerais na primeira metade do século XVIII. 2004. (Encontro).

69.
XIV Encontro Rehional de História / ANPUH-MG: "Caminhos da História: desafios da historiografia em Minas Gerais". 2004. (Encontro).

70.
Curso de Introdução à Cultura Brasileira: "Retratos do Brasil". 2003. (Outra).

71.
Simpósio Drogas e Álcool na História do Brasil. 2003. (Simpósio).

72.
Curso de Iniciação à Gestão de Documentos e da Informação: Informação Registrada. 2002. (Outra).

73.
Jornada de Estudos "O Teatro Antigo". 2002. (Outra).

74.
2º Seminário de História da Psiquiatria. 2001. (Seminário).

75.
IV Seminário Perspectivas do Ensino de História. 2001. (Seminário).

76.
VI Congresso Nacional de História da Medicina. 2001. (Congresso).

77.
I Congresso da Associação Brasileira de História das Religiões. 2000. (Congresso).

78.
II Simpósio Nacional de História das Religiões. 2000. (Simpósio).

79.
Oficina "Arquivos Coloniais". 2000. (Oficina).

80.
VI Ciclo de Estudos da Religião. 2000. (Outra).

81.
VII Encontro Regional dos Estudantes de História da Região Sudeste. 2000. (Encontro).

82.
Curso "Visões e Perspectivas do Brasil: o olhar de Paulo Prado, Gylberto Freire e Sérgio Buarque de Hollanda". 1999. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LEBOURG, ELODIA HONSE. Segunda Mostra de Filmes sobre Professores transformadores. 2017. (Outro).

2.
LEBOURG, ELODIA HONSE; FERNANDES, V. A. . Lançamento do livro "Nós, professores transformadores: olhares sobre protagonismo e valorização docente". 2017. (Outro).

3.
LEBOURG, ELODIA HONSE. Lançamento do livro "Nós, professores transformadores: olhares sobre protagonismo e valorização docente". 2017. (Outro).

4.
LEBOURG, E. H.. Mostra de filmes sobre professores transformadores. 2016. (Outro).

5.
LEBOURG, E. H.; CRUZ, D. R. N. . Lançamento do livro "Nós, professores transformadores: olhares sobre protagonismo e valorização docente". 2016. (Outro).

6.
LEBOURG, E. H.. Projeto "Tecendo sentidos: rodas de conversa sobre prática docente em situações de deslocamentos". 2016. (Outro).

7.
LEBOURG, E. H.. Exibição do filme "Território do brincar". 2015. (Outro).

8.
LEBOURG, E. H.. Exibição do filme "Território do brincar". 2015. (Outro).

9.
LEBOURG, E. H.. Exibição do filme "Território do brincar". 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Elayne Neves da Costa. Os processos de escolarização dos estudantes da Escola Municipal de Bento Rodrigues após o rompimento da Barragem de Fundão. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

2.
Mônica Carolina da Silva Ferreira. USO DE SMARTPHONES NA ESCOLA: Uma revisão da literatura a respeito do seu impacto nos processos de aprendizagem dos estudantes da Educação Básica. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

3.
Rosilene do Nascimento da Silva Teixeira. USO DE SMARTPHONES NA ESCOLA: Uma revisão da literatura a respeito do seu impacto nos processos de aprendizagem dos estudantes da Educação Básica. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).



Inovação



Projetos de pesquisa

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
LEBOURG, E. H.. Lavras Novas: nosso patrimônio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LEBOURG, E. H.. Como ser professor em um mundo tão complicado?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LEBOURG, E. H.. Eu, professora transformadora: uma tentativa de síntese de uma trajetória pelos caminhos da educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LEBOURG, E. H.. O ano mal começou e já não aguento mais: o que fazer. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
LEBOURG, E. H.. Projetos educacionais e criação de blogs. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LEBOURG, ELODIA HONSE. Professores transformadores. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
LEBOURG, E. H.. Lavras Novas: nosso patrimônio. 2013.

3.
LEBOURG, E. H.. Lavras Novas: nosso patrimônio. 2013.



Outras informações relevantes


- Foi colunista da rede Professores transformadores, de 2015 a 2018, quando publicou 95 textos, no site da rede, sobre prática docente.
- Bolsista do mestrado em Educação, com bolsa oferecida pelo CNPq/CAPES, de abril de 2013 a março de 2015;
- Estagiária do Arquivo Geral da Prefeitura Municipal de Mariana, com bolsa de pesquisa oferecida pela Prefeitura Municipal de Mariana-MG, de janeiro a abril de 2003;
- Bolsista do Projeto Além do medo: tensões antifiscais em Minas Gerais na primeira metade do século XVIII, sob orientação da Profª. Dr.ª Andréa Lisly Gonçalves e com bolsa de iniciação científica oferecida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais ? FAPEMIG, de abril de 2002 a abril de 2003;
- Bolsista do Projeto Conhecendo o Arquivo ? Ano 2, com bolsa de iniciação científica oferecida pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) ? Universidade Federal de Ouro Preto, de março a dezembro de 2001;
- Bolsista do Projeto Catálogo onomástico e índice dos montes-mores dos inventários de Ubá, com bolsa de iniciação científica oferecida pelo Programa de Atividades Acadêmicas (Pró-Ativa) ? Universidade Federal de Ouro Preto, de março a novembro de 2000.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/01/2019 às 6:55:02