Denis Antonelli

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3202331323032049
  • Última atualização do currículo em 16/01/2018


Possui graduação em Engenharia Elétrica pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (2008) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (Poli-USP) (2013). Atualmente coordena projetos de P&D regulados pela ANEEL, além de atuar ativamente desde 2007 em serviços de regulação do setor elétrico nacional, mais especificamente com estudos para caracterização de perfis típicos da carga, estrutura tarifária (custos médios, tarifas de referências e tarifas de fornecimento) e cálculo de perdas técnicas regulatórias - Daimon Engenharia e Sistemas Ltda (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Denis Antonelli
Nome em citações bibliográficas
ANTONELLI, D.

Endereço


Endereço Profissional
Daimon Engenharia e Sistemas.
Avenda Paulista, 1776 - conj. 22B
Bela Vista
01310200 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 32662929
Ramal: 236
Fax: (11) 32662929
URL da Homepage: www.daimon.com.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em Engenharia Elétrica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O CÁLCULO SIMPLIFICADO DE PERDAS TÉCNICAS EM REDES OTIMIZADAS,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Carlos Marcio Vieira Tahan.
Coorientador: Carlos César Barioni de Oliveira.
Palavras-chave: Perdas Técnicas, Regulação.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Eletricidade, gás e outras utilidades.
2003 - 2008
Graduação em Engenharia Elétrica.
Instituto Presbiteriano Mackenzie, IPM, Brasil.
Título: ANÁLISE DA REVISÃO TARIFÁRIA DE ENERGIA ELÉTRICA PARA O SISTEMA ELÉTRICO DE DISTRIBUIÇÃO.
Orientador: FABIANA APARECIDA DE TOLEDO SILVA.




Atuação Profissional



Ampla Energia e Serviços, AMPLA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Di Blasi, Parente, Vaz e Dias & Associados, DI BLASI, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Suporte Técnico na área de conhecimento, lidando com a proteção de tecnologias ligadas a softwares, dispositivos mecânicos, elétricos, eletrônicos e correlatos. Tendo como base estas análises, atuou diretamente na elaboração de petições técnicas ao INPI ? Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Busca de novas tecnologias na área fazendo uma análise completa sobre os fundamentos desta tecnologia, desde detalhes sobre seu funcionamento até projeções da mesma para a demanda tecnológica atual.


Daimon Engenharia e Sistemas, DAIMON, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Coordenador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estagiário de 31/07/2007 até 31/07/2008. Efetivado a partir de 01/08/2008. Atualmente é responsável pela coordenação de trabalhos de consultoria para revisão tarifária das distribuidoras de energia elétrica, com maior ênfase aos estudos de cálculo e sorteio amostral para campanha de medidas, definição de perfis típicos da carga, cálculo dos custos médios, tarifas de referência, tarifas de fornecimento e estudos e simulações de cálculo das perdas técnicas regulatórias. Ainda, coordena projetos de P&D regulados pela ANEEL com foco em temas regulatórios.

Atividades

07/2007 - 07/2008
Estágios , Daimon, .

Estágio realizado
Estágio com ênfase no processo de Caracterização da carga e cálculo das tarifas de referência e aplicação do setor elétrico.

IABRADEE, IABRADEE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 8
Outras informações
Consultor em temas técnicos voltados para a revisão tarifária das distribuidoras de energia: (i) relatórios de acompanhamento dos processos de reajuste e revisão tarifária, (ii) desenvolvimento e acompanhamento anual do WACC regulatório, (iii) acompanhamento do ranking de eficiência dos custos operacionais, acompanhamento e cálculo do FatorX, (iv) elaboração da cartilha de comparação de tarifas internacionais.



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Metodologias de Revisão Tarifária para o Serviço de Distribuição de Energia Elétrica

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carlos César Barioni de Oliveira em 09/12/2013.
Descrição: Projeto de P&D coordenado pelo Instituto ABRADEE reunindo 6 entidades de pesquisa. Subprojeto de perdas destinado à Daimon visou a pesquisa e proposição de melhorias no modelo de cálculo de perdas técnicas regulatórias utilizado pela ANEEL, principalmente para os segmentos do SDMT e do SDBT..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Avaliação das elasticidades-preço da demanda de energia elétrica nos horizontes de curto e longo prazos - CELESC Distribuição
Descrição: Projeto de P&D em parceria com a distribuidora CELESC (Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A.) para desenvolvimento de metodologia e novo software para previsão de consumo e demanda de energia elétrica, instrinsicamnete à avaliação das elasticidades-preço..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Denis Antonelli - Integrante / Ricardo Wada - Integrante / André Meffe - Coordenador / Alden Uehara Antunes - Integrante / Cristiano Silveira da Silva - Integrante / Leonardo Henrique Tomassetti Ferreira Neto - Integrante / Guilherme Borges - Integrante / Vitor Barioni - Integrante / Rodrigo Tadashi - Integrante / Paulo Baumann - Integrante.Financiador(es): Celesc Distribuição - Auxílio financeiro.
2011 - Atual
Modelo Robusto para Avaliação e Melhoria da Confiabilidade de Redes de Distribuição Fundamentado na Análise Conjunta de Ações de Manutenção Preventina, Operação e Incremento da Flexibilidade

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carlos César Barioni de Oliveira em 09/12/2013.
Descrição: Software e metodologia direcionada a otimização da trajetória plurianual dos indicadores de continuidade de redes primárias por meio da composição de ações distintas de manutenção, dimensionamento de equipes e aumento de flexibilidade operativa, além da avaliação dos investimentos requeridos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Desenvolvimento de Modelo Conceitual e Software para Determinação de Atributos Representativos Eficientes dos Sistemas de Distribuição Visando o Cálculo de Perdas Técnicas - ELETROPAULO

Projeto certificado pela empresa Eletropaulo Metropolitana em 09/12/2013.
Descrição: Projeto de P&D em parceria com a distribuidora AES ELETROPAULO para desenvolvimento de metodologia e sistema computacional para cálculo das perdas técnicas regulatórias a partir da geração automática de atributos das redes de média e baixa tensão requeridos pelo modelo vigente e dos quais estão sujeitos à incerteza em sua determinação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Denis Antonelli - Integrante / Ricardo Wada - Integrante / André Meffe - Coordenador / Alden Uehara Antunes - Integrante / Marcus Rodrigo Carvalho - Integrante / Gilson Chaves Silva - Integrante / Paulo Francisco Bruno Junior - Integrante / Rodrigo Carareto - Integrante / Marcelo Nanni - Integrante / Wladmir Sybine - Integrante.Financiador(es): AES Eletropaulo - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2012 - 2013
Cidade Inteligente de Búzios
Descrição: A construção do futuro começa hoje. E com inovação, tecnologia e sustentabilidade, a Ampla se prepara para superar desafios e construir um mundo melhor. Búzios é um balneário reconhecido internacionalmente e foi escolhido para abrigar um novo modelo de gestão energética. Com uma rede inteligente, integrada com tecnologias tradicionais além de modernas soluções digitais para melhorar a flexibilidade da rede e a gestão das informações. Também é importante realçar o foco dado ao cidadão, já que esse vai estar no centro dessa transformação e fará parte do projeto ao participar de atividades de consientização, educação e transformação do seu consumo. A primeira cidade inteligente da América Latina. http://www.cidadeinteligentebuzios.com.br.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Transmissão da Energia Elétrica, Distribuição da Energia Elétrica.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Métodos Quantitativos em Economia/Especialidade: Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Medição, Controle, Correção e Proteção de Sistemas Elétricos de Potência.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANTONELLI, D.. USING VEC FORMULATION FOR ENERGY DEMAND AND CONSUMPTION FORECASTS FOR SHORT AND LONG TERM CONSIDERING THE IMPACT OF PRICE-ELASTICITY AND EXTERNAL SHOCKS. In: CIRED 2013 - International Electricity Conference & Exhibition, 2013, Estocolmo. USING VEC FORMULATION FOR ENERGY DEMAND AND CONSUMPTION FORECASTS FOR SHORT AND LONG TERM CONSIDERING THE IMPACT OF PRICE-ELASTICITY AND EXTERNAL SHOCKS, 2013.

2.
ANTONELLI, D.. Aplicação de Modelagem Estatística para Previsão de Consumo e Demanda de Energia Elétrica nos Horizontes de Longo e Curto Prazo intrinsecamente à Avaliação das Elasticidades-Preço. In: VII CITENEL - Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica, 2013, Rio de Janeiro. Aplicação de Modelagem Estatística para Previsão de Consumo e Demanda de Energia Elétrica nos Horizontes de Longo e Curto Prazo intrinsecamente à Avaliação das Elasticidades-Preço, 2013.

3.
ANTONELLI, D.. DETERMINATION OF DESCRIPTIVE ATTRIBUTES USED TO CALCULATE TECHNICAL LOSSES OF MEDIUM AND LOW VOLTAGE NETWORKS ACCORDING TO THE BRAZILIAN REGULATORY MODEL. In: CIRED 2011 - International Electricity Conference & Exhibition, 2011, Frankfurt. DETERMINATION OF DESCRIPTIVE ATTRIBUTES USED TO CALCULATE TECHNICAL LOSSES OF MEDIUM AND LOW VOLTAGE NETWORKS ACCORDING TO THE BRAZILIAN REGULATORY MODEL, 2011.

4.
ANTONELLI, D.. Cálculo de Perdas Técnicas de Energia ? Comparação de um Modelo Detalhado com o Modelo Regulatório Brasileiro. In: CIDEL Argentina 2010 - International Congress on Electricity Distribution, 2010, Buenos Aires. Cálculo de Perdas Técnicas de Energia ? Comparação de um Modelo Detalhado com o Modelo Regulatório Brasileiro, 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
ANTONELLI, D.. A Estrutura Tarifária de Energia Elétrica: Teoria de Precificação e Metodologia Regulatória - BRACIER - Comitê Brasileiro da CIER. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ANTONELLI, D.. A Estrutura Tarifária de Energia Elétrica: Teoria de Precificação e Metodologia Regulatória - BRACIER - Comitê Brasileiro da CIER. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ANTONELLI, D.. A Estrutura Tarifária de Energia Elétrica: Teoria e Aplicação: Etapa de Difusão do Conhecimento do Projeto de P&D Estratégico ANEEL - Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ANTONELLI, D.. A Estrutura Tarifária de Energia Elétrica: Teoria e Aplicação: Etapa de Difusão do Conhecimento do Projeto de P&D Estratégico ANEEL - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
ANTONELLI, D.. Curso de Perdas Técnicas e Comerciais CPTC / EDP Bandeirante 2010.Perdas Técnicas Regulatórias. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
ANTONELLI, D.; MACHADO, M. M. . Utilização do Sistema de Análise Tarifária (SAT) para estudos de Caracterização da Carga e conceitos de Estrutura Tarifária vigente para cálculo das tarifas de fornecimento - COPEL. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
ANTONELLI, D.. Utilização do Sistema de Análise Tarifária (SAT) para estudos de Caracterização da Carga e conceitos da Estrutura Tarifária vigente para cálculo das tarifas de fornecimento - AMPLA. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
ANTONELLI, D.. Curso de Custo Marginal e Desenho de Tarifas - CMDT - organizado pela Fundação Comitê de Gestão Empresarial - Fundação COGE. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
ANTONELLI, D.. Utilização do Sistema de Análise Tarifária (SAT) para estudos de Caracterização da Carga - CPFL. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
ANTONELLI, D.. Conceitos da Estrutura Tarifária vigente e cálculo das tarifas de fornecimento - CPFL. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
ANTONELLI, D.. CURSO DE CUSTO MARGINAL E DESENHO DE TARIFAS (CMDT) - Dos Custos de Capacidade às Tarifas de Referência; Construção das Modalidades Tarifárias; Das Tarifas de Referência às Tarifas de Aplicação; Exemplos de Aplicação - Fundação COGE. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
7º Fórum Latino-Americano de Smart Grid.7º Fórum Latino-Americano de Smart Grid. 2014. (Seminário).

2.
CIRED 2013. USING VEC FORMULATION FOR ENERGY DEMAND AND CONSUMPTION FORECASTS FOR SHORT AND LONG TERM CONSIDERING THE IMPACT OF PRICE-ELASTICITY AND EXTERNAL SHOCKS. 2013. (Congresso).

3.
Curso de Tarifas Dinâmicas e Eficiência Energética - ANEEL. 2012. (Seminário).

4.
CIRED 2011. DETERMINATION OF DESCRIPTIVE ATTRIBUTES USED TO CALCULATE TECHNICAL LOSSES OF MEDIUM AND LOW VOLTAGE NETWORKS ACCORDING TO THE BRAZILIAN REGULATORY MODEL. 2011. (Congresso).

5.
10º Encontro Internacional de Energia. 2009. (Seminário).



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 10:06:02