Jamile Delagnelo Fagundes da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2281241782787469
  • Última atualização do currículo em 10/12/2018


Possui graduação em PEDAGOGIA pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2002), MESTRADO em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2009) e Doutirado em Desenvolvimento Regional FURB (2017). Atualmente é Professora Ensino Básico, Técnico e Tecnólogo - Instituto Federal Catarinense, atuando no ensino, na pesquisa e extensão com temas relacionados a Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e Tecnológica e Formação Docente. Também exerce a função de Assessora da Reitora do IFC. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva
Nome em citações bibliográficas
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva;SILVA, JAMILE DELAGNELO FAGUNDES DA

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Catarinense.
Rua das Missões, 100
Ponta Aguda
89051-000 - Blumenau, SC - Brasil
Telefone: (47) 33317800
URL da Homepage: http://www.ifc.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Desenvolvimento Regional.
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Título: Educação profissional, trabalho e desenvolvimento regional no Brasil no período recente, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Ivo Theis.
2007 - 2009
Mestrado em Educacao.
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Título: "Voltei a estudar por mim, pela escola e pelos meus filhos": sentidos da EJA na voz de alunos trabalhadores,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Dra. OTILIA LIZETE DE OLIVEIRA MARTINS HEINIG.
Palavras-chave: SENTIDOS, ESCOLA, EJA, EMPRESA.
2010
Especialização em andamento em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. (Carga Horária: 480h).
ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL, ESAB, Brasil.
Título: POLÍTICAS PÚBLICAS EM EJA.
2002 - 2004
Especialização em PEDAGOGIA GESTORA COM ÊNFASE EM ADMINISTRAÇÃO, SUP. (Carga Horária: 360h).
ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE ENSINO, AUPEX, Brasil.
Título: UM OLHAR SOBRE A SUPERVISÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
1999 - 2002
Graduação em PEDAGOGIA.
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Título: A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE A PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL E O TRABALHO ORGANIZADO POR PROJETOS: AVANÇOS E LIMITAÇÕES.
Orientador: RITA RAUSCH BUZZI.
1996 - 1998
Curso técnico/profissionalizante.
COLÉGIO SAGRADA FAMÍLIA, CSF, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Formação Multiplicadores CERTIFIC. (Carga horária: 24h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2011 - 2011
Introdução à Tutoria em Educação a Distância. (Carga horária: 40h).
Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2010 - 2010
Interculturalidade e Descolonização do Saber. (Carga horária: 72h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2007 - 2008
Curso Formadores para Educação Inclusiva. (Carga horária: 300h).
SESI/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, SESI/UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal Catarinense Camboriú, IFC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Básico, Técnico e Tecnólogo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
De 2009 até 2011 - Mediadora Pedagógica PROEJA De 2012 a 2013 - Assessora de Ações Inclusivas De novembro de 2013, atual - Diretora Pedagógica Portaria n° 3445 D.O.U de 26/11/2013

Atividades

12/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú, .

02/2011 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Mediadora PROEJA

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Pólo UAB Indaial - Curso EJA, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora Presencial UFSC Curso de Extensão : Educação de Jovens e Adultos na Diversidade


SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, EADCON, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: TUTORA, Carga horária: 4
Outras informações
TUTORA CURSO ADMINISTRAÇÃO


COLÉGIO CASTELO, CC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSORA ENSINO FUNDAMENTAL, Carga horária: 20


SESI SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: SUPERVISORA EDUCACIONAL EJA, Carga horária: 44

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: SUPERVISORA EDUCACIONAL EDUCAÇÃO INFANTIL, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
SUPERVISIONAR E CAPACITAR A EQUIPE DOCENTE

Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: POFESSORA EDUCAÇÃO INFANTIL, Carga horária: 36


COLÉGIO SAGRADA FAMÍLIA, CSF, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSORA ENSINO FUNDAMENTAL, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


ASSOCIAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS SÃO ROQUE, ASVSR, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSORA PRÉ ESCOLA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Modalidades da Educação e Inclusão Social


Projetos de pesquisa


2013 - 2016
Educação e desenvolvimento desigual: a problemática da vulnerabilidade social entre jovens de Santa Catarina - Desenvolvimento Regional
Descrição: Este projeto de pesquisa está vinculado à Linha Dinâmicas Socioeconômicas do território, do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau e tem como objeto de investigação a relação existente entre educação e desenvolvimento, com foco nos indicadores da área da Educação, em especial os dados levantados pelo INEP e outros indicadores que estão diretamente relacionados com a problemática da vulnerabilidade social. Para tanto, se optou em realizar o projeto com os jovens do estado de Santa Catarina, com um recorte territorial nas seis grandes mesorregiões do Estado. O recorte da população jovem foi realizado de acordo com a orientação da Secretaria Nacional da Juventude que define jovem como sendo a parcela da população que se encontra com idade entre 15 e 29 anos. O objetivo principal é analisar a relação entre educação e desenvolvimento desigual em Santa Catarina à luz de indicadores que evidenciam a correlação entre educação e a vulnerabilidade social que acomete os jovens catarinenses. Quanto aos métodos de procedimentos propõe-se utilizar a pesquisa bibliográfica documental com base no levantamento de bibliografias e de dados já coletados sobre o objeto de investigação proposto. Também será realizado o acompanhamento e a avaliação do fluxo escolar de alguns jovens catarinenses que vivem em situação de vulnerabilidade social. Esperamos com este projeto ter um mapeamento em termos geográficos das situações nas quais está mais concentrada a vulnerabilidade social dos jovens de Santa Catarina em associação com sua respectiva condição escolar. Este mapeamento se constitui como um importante subsídio para a formulação de propostas que atendam a necessidade e superem a condição destes jovens catarinenses acometidos pela vulnerabilidade social. Também contribui para a construção de um currículo que se propõe a (re)pensar a escola para além de seus muros, compreendendo os jovens em seus contextos sociais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Jamile Delagnelo Fagundes da Silva - Integrante / TERESINHA CARVALHO RIBEIRO - Integrante / Diego Boehlke Vargas - Integrante / Ivo Marcos Theis - Coordenador / Gabriel Filipe Theis - Integrante / Nelson A. Garcia dos Santos - Integrante / Cristiane Sbardelati - Integrante / Guilherme Hilario Lopes - Integrante / Natalia Carolina de Oliveira Vaz - Integrante / Marta da Silva - Integrante / Denise Ramos - Integrante / Juliana Adriano - Integrante.


Projetos de extensão


2010 - 2011
Projeto de Extensão para formação docente continuada apoiada nas TIC
Descrição: Este projeto está vinculada à Linha de Usos de Ferramentas Computacionais para o auxílio Pedagógico e objetiva contribuir na formação inicial e continuada dos docentes do Instituto Federal Catarinense-Campus Camboriú. Acreditamos que o espaço de formação docente é fundamental para o alinhamento e consolidação da proposta pedagógica da escola. Assim, propomos a construção de um programa de formação docente coletivo, pois pensamos que este momento de formação deve apoiar-se em uma reflexão dos docentes sobre sua prática, realizando um processo constante de auto-avaliação. O eixo fundamental é o desenvolvimento de instrumentos intelectuais para facilitar as capacidades reflexivas sobre a prática docente, cuja meta principal é aprender a interpretar, compreender e refletir sobre a educação e a realidade que os cerca. Considerando a rotina e as atividades dos docentes e a fim de garantir a participação de todos, propomos a adoção de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Este ambiente tem por objetivo fortalecer os espaços a serem criados para contribuir na formação de profissionais reflexivos e investigadores, abrindo caminho para uma verdadeira autonomia profissional compartilhada..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Jamile Delagnelo Fagundes da Silva - Coordenador / Aujor Tadeu Cavalca Andrade - Integrante / Cátia dos Reis Machado - Integrante / Luiz Alberto Ferreira - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Jovens e Adultos.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, JAMILE DELAGNELO FAGUNDES DA2016 SILVA, JAMILE DELAGNELO FAGUNDES DA; VARGAS, D. B. ; THEIS, I. M. . VULNERABILIDADE SOCIAL E JUVENTUDE EM SANTA CATARINA. REVISTA DO NÚCLEO DE ESTUDOS DE ECONOMIA CATARINENSE, v. 5, p. 75-96, 2016.

2.
REIS, CLÓVIS2013REIS, CLÓVIS ; SILVA, JAMILE DELAGNELO FAGUNDES DA ; STALOCH, RUBENS . Distribuição regional das instituições de ensino superior gratuito no Estado de Santa Catarina: a lacuna na Mesorregião do Vale do Itajaí e as contradições das políticas públicas de expansão de vagas. Revista Gestao Universitaria na America Latina - GUAL, v. 6, p. 280, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva. Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Física. 1. ed. Indaial: Uniasselvi, 2013. v. 1. 94p .

2.
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva; SANTOS, iVAN ALVARO . Didática do Educador da EJA. 1. ed. Indaial: Grupo Uniasselvi, 2011. v. 01. 119p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, JAMILE DELAGNELO FAGUNDES DA; PEREIRA, J. . Proeja e Currículo Integrado: Um caminho em construção. In: Ensino Médio Integrado No Brasil: Fundamentos, Práticos e Desafios. (Org.). Ensino Médio Integrado no Brasil: Fundamentos, Práticas e Desafios. 1ed.Brasília: Editora IFB, 2017, v. 1, p. 564-576.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva; RAUSCH, RITA BUZZI ; RIBEIRO, T. C. . A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO POR PROJETOS: REFLEXÕES E AÇÕES À LUZ DA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL. Dynamis, BLUMENAU, p. 54 - 60, 01 mar. 2003.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva; THEIS, I. M. . Investimentos Públicos em Políticas de Educação Profissional no Brasil: Tensões e Contradições. In: VIII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional, 2017, Santa Cruz do Sul RS. Anais VIII Seminário Internacional Desenvolvimento Regional : territórios, redes e DR, 2017.

2.
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva; VARGAS, D. B. . Vulnerabilidade Social e Juventude em Santa Catarina. In: X Encontro em Economia Catarinense ( APEC), 2016, Blumenau. Anais X Encontro de Economia, 2016.

3.
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva; SBARDELATI, C. . Regionalização, vocação regional e educação profissional: uma discussão acerca do território. In: VII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional, 2015, Santa Cruz do Sul RS. Anais VII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional Globalização em tempos de regionalização, 2015.

4.
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva. PROEJA E CURRÍCULO: MATERIALIZANDO O EXERCÍCIO DA INTERDISCIPLINARIDADE NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO INTEGRADO. In: Simpósio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extensão ? Região Sul, 2013, Florianópolis. Simpósio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extensão ? Região Sul, 2013.

5.
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva; VARGAS, D. B. ; VARGAS, T. V. ; GONCALVES, A. . PLANEJAMENTO REGIONAL NO BRASIL E DESENVOLVIMENTO GEOGRÁFICO DESIGUAL: A POLÍTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL. In: VI Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional : Crises do capitalismo, Estado e Desenvolvimento Regional, 2013, Santa Cruz do Sul. VI Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional : Crises do capitalismo, Estado e Desenvolvimento Regional, 2013.

6.
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva; PEREIRA, J. . O Portifólio e o Livro de Vida como instrumentos de avaliação e compreensão do processo ensino aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. In: VII Congresso Internacional de Educação-Profissão Docente: há futuro para este ofício?, 2011, São Leopoldo. VII Congresso Internacional de Educação-Profissão Docente: há futuro para este ofício?. São Leopoldo: Unissinos, 2011.

7.
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva. PROFESSOR MEDIADOR: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA INOVADORA IMPLANTADA NO PROEJA. In: Educasul 2011- Professores em ação: conhecimentos e saberes em foco, 2011, Florianópolis. Educasul 2011- Professores em ação: conhecimentos e saberes em foco. Florianópolis, 2011.

8.
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva; HOEPERS, I. ; FERNANDES, S. S. . A COMPLEXIDADE DO TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: VOZES DE UM CAMPUS DO IFC. In: 34 Reunião Anual da Anped: Educação e Jusiça Social, 2011, Natal. 34 Reunião Anual da Anped: Educação e Jusiça Social, 2011.

9.
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva; HEINIG, OTILIA LIZETE O. M. . ' ELES FALRAM QUE TINHA QUE ESTUDAR': SENTIDOS DA EJA NA EMPRESA NA VOZ DE ALUNOS TRABALHADORES. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DA CÁTEDRA UNESCO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, 2010, JOÃO PESSOA. I CONGRESSO INTERNACIONAL DA CÁTEDRA UNESCO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. JOÃO PESSOA, 2010.

10.
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva; Boni, Sheyla Aparecida ; EDOSN SCHROEDER . A CONSTRUÇÃO DE UM DIÁRIO DE BORDO POR ALUNOS DA EJA: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA COM ADULTOS NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DA CÁTEDRA UNESCO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, 2010, JOÃO PESSOA. I CONGRESSO INTERNACIONAL DA CÁTEDRA UNESCO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. JOÃO PESSOA, 2010.

11.
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva; SANTOS, iVAN ALVARO ; OLIVEIRA, T. M. . O Desafio de promover Leitores na EJA: Projeto SESI Articulando Saberes. In: V Encontro de Estudos e Pesquisas em Língua e Literatura, 2010, Blumenau. V Encontro de Estudos e Pesquisas em Língua e Literatura, 2010.

12.
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva. Me digam em que sou diferente de vocês? : sentidos de uma escola inclusina para pessoas com deficiência em um Programa da EJA. In: CÍRCULO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO SUL, 2008, PORTO ALEGRE. OITAVO CIRCULO DE ESTUDOS LINGUISTICOS DO SUL. PELOTAS: EDUCAT, 2008.

13.
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva; RIBEIRO, T. C. ; RAUSCH, RITA BUZZI . A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO POR PROJETOS EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL: AVANÇOS E LIMITAÇÕES. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2003, PORTO ALEGRE. III CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA NESTES TEMPOS DE IMPÉRIO, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SBARDELATI, C. ; RAMOS, D. ; VARGAS, D. B. ; THEIS, G. F. ; LOPES, G. H. ; SILVA, JAMILE DELAGNELO FAGUNDES DA ; RIBEIRO, T. C. ; THEIS, I. M. . Educação e desenvolvimento desigual: a problemática da vulnerabilidade social entre jovens de Santa Catarina - Desenvolvimento Regional. In: Mostra Integrada Ensino, Pesquisa e Extensão FURB, 2014, Blumenau. Mostra Integrada Ensino, Pesquisa e Extensão FURB, 2014.

2.
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva; REIS, C. ; STALOCH, R. . Distribuição regional das instituições de ensino superior gratuito no estado de Santa Catarina: a lacuna na mesorregião do Vale do Itajaí e as contradições das políticas públicas de expansão de vagas. In: XIII COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NAS AMÉRICAS, 2013, Buenos Aires. XIII COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NAS AMÉRICAS, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva; THEIS, I. M. . Investimentos Públicos em Políticas de Educação Profissional no Brasil: Tensões e Contradições. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva; VARGAS, D. B. ; THEIS, I. M. . Vulnerabilidade social e juventude em Santa catarina. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA, JAMILE DELAGNELO FAGUNDES DA. ?Limites e possibilidades de uma política pública de avaliação da educação tecnológica na perspectiva emancipatória?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SILVA, JAMILE DELAGNELO FAGUNDES DA; SBARDELATI, C. . REGIONALIZAÇÃO, VOCAÇÃO REGIONAL E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA DISCUSSÃO ACERCA DO TERRITÓRIO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
THEIS, I. M. ; SILVA, JAMILE DELAGNELO FAGUNDES DA ; VARGAS, T. V. ; THEIS, G. F. ; SANTOS, N. A. G. ; SBARDELATI, C. ; LOPES, G. H. ; VAZ, N. C. O. ; SILVA, M. ; RAMOS, D. ; ADRIANO, J. . EDUCAçãO E DESENVOLVIMENTO DESIGUAL : A PROBLEMáTICA DA VULNERABILIDADE SOCIAL ENTRE OS JOVENS DE SANTA CATARINA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SILVA, JAMILE DELAGNELO FAGUNDES DA; PEREIRA, J. . PROFESSOR MEDIADOR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM RELATO DA PRÁTICA DOCENTE NO PROEJA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
SILVA, JAMILE DELAGNELO FAGUNDES DA; SBARDELATI, C. ; THEIS, G. F. ; VAZ, N. C. O. ; SANTOS, N. A. G. ; VARGAS, D. B. ; LOPES, G. H. ; SILVA, M. ; RIBEIRO, T. C. ; RAMOS, D. . EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: O PAPEL DO ESTADO NA REPRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
SILVA, JAMILE DELAGNELO FAGUNDES DA; PEREIRA, J. . EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NO CONTEXTO DO PROEJA: UM CAMINHO EM CONSTRUÇÃO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
SILVA, JAMILE DELAGNELO FAGUNDES DA; BONAN JUNIOR, E. J. ; THEIS, I. M. . Trabalho, Juventude e Renda no Brasil e no Estado de Santa Catarina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SILVA, JAMILE DELAGNELO FAGUNDES DA; SBARDELATI, C. ; THEIS, I. M. . Os sentidos das escolas para jovens catarinenses que estão em situação de vulnerabilidade social. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva; VARGAS, D. B. ; GONCALVES, A. ; VARGAS, T. V. . PLANEJAMENTO REGIONAL NO BRASIL E DESENVOLVIMENTO GEOGRÁFICO DESIGUAL: A POLÍTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva; PEREIRA, J. . O Portifólio e o Livro de Vida como instrumentos de avaliação e compreensão do processo ensino aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva; HOEPERS, I. ; FERNANDES, S. S. . A COMPLEXIDADE DO TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: VOZES DE UM CAMPUS DO IFC. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva. PROFESSOR MEDIADOR: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA INOVADORA IMPLANTADA NO PROEJA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva; HEINIG, OTILIA LIZETE O. M. . " ELES FALARAM QUE TINHA QUE ESTUDAR: SENTIDOS DA EJA NA EMPRESA NA VOZ DE ALUNOS TRABALHADORES. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva; EDOSN SCHROEDER ; Boni, Sheyla Aparecida . A CONSTRUÇÃO DE UM DIÁRIO BORDO POR ALUNOS DA EJA UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA COM ADULTOS NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva; OLIVEIRA, T. M. ; SANTOS, iVAN ALVARO . O Desafio de promover Leitores na EJA: Projeto SESI Articulando Saberes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva. ME DIGAM EM QUE SOU DIFERENTE DE VOCÊS?: SENTIDOS DE UMA ESCOLA INCLUSIVA PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM UM PROGRAMA DA EJA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva; HEINIG, OTILIA LIZETE O. M. . O RETORNO A ESCOLA NA EMPRESA: SENTIDOS DA EJA PARA OS ALUNOS TRABALHADORES. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva; SANTOS, iVAN ALVARO . AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO PROGRAMA SESI EDUCAÇAO DO TRABALHADOR. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva; HEINIG, OTILIA LIZETE O. M. . PROGRAMA SESI EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR: COM A PALAVRA OS ALUNOS TRABALHADORES. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva; RAUSCH, RITA BUZZI ; RIBEIRO, T. C. . A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO POR PROJETOS EM UMAPERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL; AVANÇOS E LIMITAÇÕES. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, iVAN ALVARO ; Jamile Delagnelo Fagundes da Silva . A relação família, escola e deficiência auditiva. Indaial: Grupo Uniasselvi, 2012 (Revisão de Conteúdo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva; ALVES,R.F. ; ALBINO,S.F. ; SHIZUNO,E.C. ; SALETE,M. ; AREND, M.C. . Projeto Político Pedagógico Curso Pedagogia IFC. 2010.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVA, JAMILE DELAGNELO FAGUNDES DA; Spengler, M. L.; WEIDUSCHAT, I.. Participação em banca de Liliane Bia Celva. SISTEMA DE AVALIAÇÃO NA ETAPA DA ALFABETIZAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A QUALIDADE EDUCACIONAL. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO - EIXO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO) - Instituti Federal Catrinense.

2.
SILVA, JAMILE DELAGNELO FAGUNDES DA; SCHAPOO, B.; WEIDUSCHAT, I.. Participação em banca de SANDRA APARECIDA MIYAMOTO FURTADO. A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A) NO BRASIL: ENFÂSES E TRAJETÓRIAS. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO - EIXO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO) - Instituti Federal Catrinense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, JAMILE DELAGNELO FAGUNDES DA; SCHAPOO, B.; Spengler, M. L.. Participação em banca de ELVIS PAULO FRANÇA.O PAPEL DO PROGRAMA PIBID NA VISÃO E FORMAÇÃO INICIAL DOS PARTICIPANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA. 2018.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVA, JAMILE DELAGNELO FAGUNDES DA; ALBUQUERQUE, M. H. K.. Banca Concurso Publico Docente - Edital Concurso Público nº 217/2013. 2013. Instituto Federal Catarinense.

2.
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva; Arendt, M.C.. Banca avaliadora do Processo Seletivo Professor Substituto de Filosofia IFC Camboriu. 2011.

3.
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva; HEINING, M. A.; UNGERICHT JUNIOR, J. L.. Banca avaliadora Processo seletivo Professor Substituto Segurança do Trabalho IFC Camboriu. 2011. Instituto Federal Catarinense Camboriú.

Avaliação de cursos
1.
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva; QUISSINI, A. R.; ALVES,R.F.. Análise de certificação equivalente a conclusão do Ensino Medio ENEM. 2011. Instituto Federal de Santa Catarina.

Outras participações
1.
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva. Consultor ad hoc da FAPESC. 2012. Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina.

2.
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva. Programa Institucional de Bolsas Internas de Iniciação Científica do Insttuto Federal Catarinense Campus Camboriú. 2011. Instituto Federal Catarinense Camboriú.

3.
Jamile Delagnelo Fagundes da Silva. II Feira Interna de Iniciação Científica IFC campus Camboriu. 2010. Instituto Federal Catarinense Camboriú.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Colóquio Internacional sobre Educação Profissional e Evasão Escolar. 2013. (Outra).

2.
Simpósio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extensão ? Região Sul.PROEJA E CURRÍCULO: MATERIALIZANDO O EXERCÍCIO DA INTERDISCIPLINARIDADE NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO INTEGRADO. 2013. (Simpósio).

3.
VI Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional : Crises do Capitalismo, Estado e Desenvolvimento Regional.PLANEJAMENTO REGIONAL NO BRASIL E DESENVOLVIMENTO GEOGRÁFICO DESIGUAL: A POLÍTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL. 2013. (Seminário).

4.
I Seminário de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão. 2012. (Seminário).

5.
I Seminário de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão. 2012. (Seminário).

6.
Formação Docente Continuada IFC Camboriú. 2011. (Outra).

7.
Fórum PROEJA Sul II. 2010. (Outra).

8.
OFICINA DE JOGOS PARA ALFABETIZAÇÃO. 2010. (Oficina).

9.
XIII CONGRESSO ESTADUAL DAS APAES - NOVAS PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO E SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2010. (Congresso).

10.
CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES DE EXTENSÃO DA REDE DA DIVERSIDADE - SECAD/MEC. 2009. (Outra).

11.
A FEDERALIZAÇÃO DA FURB: DESAFIOS E PRESPECTIVAS. 2008. (Seminário).

12.
I FORUM DE LEITURA LER E SER. 2008. (Outra).

13.
III ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO SESI: ENSINO POR COMPETÊNCIAS. 2008. (Encontro).

14.
VII SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL. 2008. (Seminário).

15.
5 TELECONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO, COMPETITIVIDADE E DESENVOLVIMENTO. 2007. (Congresso).

16.
A PESQUISA E A PÓS GRADUAÇÃO NA FURB: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. 2007. (Seminário).

17.
O INDIVIDUALISMO ÉTICO NA EDUCAÇÃO: A AÇÃO HUMANA ENTRE LIBERDADE E O DEVER COM BASE EM SCHILLER. 2007. (Seminário).

18.
O PLANO DE METAS DO MEC; COMPROMISSO TODOS PELA EDUCAÇÃO. 2007. (Seminário).

19.
PEDAGOGIA INTERCULTURAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO. 2007. (Seminário).

20.
SEMINÁRIO ALFABETIZAÇÃO INFANTIL. 2006. (Seminário).

21.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: FORMAÇÃO CONTINUADA. 2004. (Oficina).

22.
III CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO. A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO POR PROJETOS EM UMA PERSPECIVA HISTÓRICO CULTURAL: AVANÇOS E LIMITAÇÕES. 2003. (Congresso).

23.
II SELE SEMINÁRIO DE LEITURA E EDUCAÇÃO. 2002. (Seminário).

24.
CONGRESSO INTERNACIONAL DO COLÉGIO CORAÇÃO DE JESUS. 2000. (Congresso).

25.
SEMANA DA EDUCAÇÃO. 1999. (Oficina).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
LISIANE KOCH PAMPLONA OECHSLER. PARA QUE EVANGELIZAR SURDO? UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DESTA MISSÃO. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Teologia com ênfase e) - FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ? FACISA. Orientador: Jamile Delagnelo Fagundes da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Raquel Amorim Machado. A FORMAÇÃO DO SEGUNDO PROFESSOR DE TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SANTA CATARINA: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituti Federal Catrinense. Orientador: Jamile Delagnelo Fagundes da Silva.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/01/2019 às 6:54:30