Juliane Cristina Larsen

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2469966701975418
  • Última atualização do currículo em 10/12/2018


Professora Assistente na Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA. Doutora em Artes, área de concentração Musicologia, pela Universidade de São Paulo (2018), mestre em Artes pela Universidade de São Paulo (2010). Entre 2015 e 2016 realizou estágio de doutorado na Universidade de Roma La Sapienza, sob orientação do Prof. Dr. Emanuelle Senici, com quem trabalhou questões envolvendo historiografia musical. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Musicologia, atuando principalmente nas subáreas de História da Música e Historiografia Musical. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliane Cristina Larsen
Nome em citações bibliográficas
LARSEN, J. C.;LARSEN, JULIANE CRISTINA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História.
Avenida Tancredo Neves, 6731
Jardim Itaipu
85867970 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil - Caixa-postal: 2044
Telefone: (045) 35767304
URL da Homepage: www.unila.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Música.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Università degli Studi di Roma La Sapienza (Orientador: Emanuele Senici).
Título: Republicana, moderna e cosmopolita: a música de concerto no Rio de Janeiro entre 1889 e 1914, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Mário Rodrigues Videira Junior.
Bolsista do(a): Agência Executiva para a Educação, o Audiovisual e a Cultura, EACEA, Bélgica.
Palavras-chave: História da música; Música de concerto no Brasil; historiografia musical; Primeira República; Romantismo musical brasileiro.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2008 - 2010
Mestrado em Música.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A forma sonata em três obras inaugurais: diálogos de Berg, Schoenberg e Santoro com a tradição,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Rodolfo Nogueira Coelho de Souza.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Música do Século XX; Dodecafonismo; Análise Musical; Forma Sonata.
2002 - 2007
Graduação em Música.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: ASPECTOS INTERPRETATIVOS DA OBRA KLAVIERSTÜCK OPUS 33A, DE ARNOLD SCHOENBERG.
Orientador: Rael Bertarelli Gimenes Toffolo.




Formação Complementar


2009 - 2009
A Música de Béla Bartók. (Carga horária: 20h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do Departamento de Cultura e Sociedade, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Administração de Programas e bolsas vinculadas aos Programas na área de artes e cultura

Atividades

03/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação, .

Cargo ou função
membro da Comissão de Estruturação do Bacharelado em Música.
10/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .

Linhas de pesquisa
Musicologia
03/2012 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estruturação Musical
Etnomusicologia
Harmonia
História da Música
Introdução à Pesquisa em Música
Panorama da Musicologia Latino-americana
Piano suplementar
06/2011 - 06/2012
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, .

Atividade de extensão realizada
Projeto Musicando.
08/2011 - 12/2011
Direção e administração, Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, .

Cargo ou função
chefe do departamento de cultura e sociedade.


Linhas de pesquisa


1.
Musicologia


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
História da música de concerto nos séculos XIX e XX
Descrição: Estudo da prática da música de concerto no Brasil entre o Romantimo e o Modernismo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Música e Artes Plásticas na América Latina
Descrição: O Projeto de pesquisa ?Música e Artes Plásticas na América Latina? contempla investigações sobre a gênese e o desenvolvimento das expressões culturais e artísticas do continente Latino Americano. Pesquisas bibliográficas revelam que a complexa e singular esteticidade latino americana manifesta na música e nas artes plásticas, raramente integra trabalhos específicos da história, da filosofia da arte e da música ocidentais. São iniciativas em si. As menções sobre artes visuais, em geral comparecem como ilustrações de textos históricos e antropológicos enquanto a música tende, por força da dependência cultural europeia, aos grandes clássicos tanto nas salas de concerto quanto nas investigações acadêmicas. A partir dos propósitos integradores da UNILA ? Universidade Federal da Integração Latino Americana, este projeto propõe a interlocução entre a música e as artes da visualidade latino americanas, desde sua gênese até a contemporaneidade, uma vez que há uma miríade de características comuns entre si..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Juliane Cristina Larsen - Integrante / Jorge Antonio da SIlva - Coordenador.


Projetos de extensão


2011 - 2012
Musicando
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Juliane Cristina Larsen - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Música.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Musicologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Arte.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Estruturação Musical.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Análise Musical.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Instrumentação Musical.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
3ª Edição do Prêmio de Estudos Musicológicos Euro-Latino-Americanos 'Princípe Francesco Maria Ruspoli'., Associação Ruspoli.
2011
Prêmio ECA - USP de Teses e Dissertações, Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo.
2007
ENADE-melhor desempenho nacional na área de música, INEP, Ministério da Educação.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LARSEN, J. C.;LARSEN, JULIANE CRISTINA2016LARSEN, J. C.. Análise de obras bibliográficas da história da música brasileira com base na teoria historiográfica de Jörn Rüsen. EL OÍDO PENSANTE, v. 4, p. 1-18, 2016.

2.
LARSEN, J. C.;LARSEN, JULIANE CRISTINA2016LARSEN, J. C.. A música clássica e os discursos sobre nação e identidade no Brasil da Primeira República. Revista Digital do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História- UNILA, v. 1, p. 1-13, 2016.

3.
LARSEN, JULIANE CRISTINA2016LARSEN, JULIANE CRISTINA; SCHEPP, SIMONE DANIELE . Uma aproximação entre a história da música e da pintura através de Arthur Danto. OUVIROUVER (ONLINE), v. 12, p. 406-417, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
LARSEN, J. C.. Música latino-americana de tradição ocidental europeia: quando Universalismo e Nacionalismo anulam-se.. In: SUÁREZ CRUZ, Clara Agustina; CORAZZA, Gentil; ARAÚJO DE SOUZA, Nilson.. (Org.). América Latina: Olhares e Perspectivas. 1ed.Florianópolis: Insular, 2015, v. , p. 1-352.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LARSEN, J. C.. HISTORIOGRAFIA MUSICAL E IDENTIDADE: APONTAMENTOS A PARTIR DA TEORIA DA HISTÓRIA DE JÖRN RÜSEN. In: III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos, 2016, Sevilha. Actas del III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos. Lisboa: Tagus-Atlanticus Associação Cultural, 2016. p. 514-523.

2.
LARSEN, J. C.. Questões para uma musicologia latino-americana. In: I Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos, 2012, Lisboa. Anais do I Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos, 2012.

3.
LARSEN, J. C.. Teoria e Análise no Brasil: perspectivas a partir do estabelecimento da área. In: IV Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto, 2012, Ribeirão Preto. Intersecções da teoria e análise musicais com os campos da Musicologia, da Composição e das Práticas Interpretatiivas. São Paulo: Edusp, 2012. v. 1.

4.
LARSEN, J. C.; Souza, Rodolfo Coelho . O uso motívico da série em uma obra dodecafônica de Cláudio Santoro. In: XXI Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2011, Uberlândia. MÚSICA, COMPLEXIDADE, DIVERSIDADE E MULTIPLICIDADE: REFLEXÕES E APLICAÇÕES PRÁTICAS, 2011.

5.
LARSEN, J. C.. A Análise Estrutural nas pesquisas musicológicas atuais. In: III Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto, 2009, Ribeirão Preto. Anais do III Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LARSEN, J. C.. A imprensa ilustrada como fonte para a pesquisa sobre os espetáculos públicos musicais no Brasil entre os anos 1890 e 1914. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Música, 2015, Évora. Livro de resumos do V Encontro Nacional de Pesquisa em Música, 2015. p. 26-27.

Apresentações de Trabalho
1.
LARSEN, J. C.. O compositor Glauco Velásquez e o cosmopolitismo parisiense da Belle Époque brasileira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LARSEN, J. C.. A participação do Brasil em um sistema internacional de circulação de repertório canônico na Belle Époque. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LARSEN, J. C.. Historiografia musical e identidade: apontamentos a partir da teoria da história de Jörn Rüsen. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LARSEN, J. C.. A imprensa ilustrada como fonte para a pesquisa sobre os espetáculos públicos musicais no Brasil entre os anos 1890-1914. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LARSEN, J. C.. A dicotomia entre teoria e prática na concepção musical de Mário de Andrade e suas implicações para o projeto nacionalista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LARSEN, J. C.. Pensando a graduação em música hoje: criação do bacharelado em música na UNILA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
LARSEN, J. C.. Memória musical brasileira: os silêncios na história da música da Primeira República. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LARSEN, J. C.. A interdisciplinaridade como fator indispensável para uma atualização metodológica e conceitual da Musicologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LARSEN, J. C.. Questões para uma musicologia latino-americana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LARSEN, J. C.. Fronteiras Simbólicas, música e identidade em regiões trans-fronteiriças. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
LARSEN, J. C.; Souza, Rodolfo Coelho . O uso motívico da série em uma obra dodecafônica de Cláudio Santoro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LARSEN, J. C.. A Análise Musical nas Pesquisas Musicológicas Atuais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
LARSEN, J. C.. Elementos Básicos da Teoria Musical. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
LARSEN, J. C.. Iniciação em Piano. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
LARSEN, J. C.. Curso Elementar de Música I. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
LARSEN, J. C.. Oficina de Som IV - Instrumento e Laboratório de Música. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
LARSEN, J. C.. Radiodifusão Educativa de Música Erudita. 2003. Outra.

Música
1.
LARSEN, J. C.. Recital de Formatura. 2006. Interpretação.

2.
LARSEN, J. C.. Convite à Música - Recital Curso de Música - UEM. 2006. Interpretação.

3.
LARSEN, J. C.. Recital Promocional Curso de Graduação em Música. 2006. Interpretação.

4.
LARSEN, J. C.. Panorama da Música Contemporânea. 2005. Interpretação.

5.
LARSEN, J. C.. Recitais Semana da Música. 2005. Interpretação.

6.
LARSEN, J. C.. Recital de Música de Câmara. 2005. Interpretação.

7.
LARSEN, J. C.. Recitais do Curso de Música 2004 - I Semana da Música. 2004. Interpretação.

8.
LARSEN, J. C.. Recitais do Curso de Música 2003-2004. 2004. Interpretação.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LARSEN, J. C.; VILLENA, M. R.; EID, F. C.. Participação em banca de Melanie Kristel Camacho Lagos.Descolonización y música: el pensamiento decolonial en la interpretación de música indígena boliviana en el piano. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
EID, F. C.; HIGA, E. R.; LARSEN, J. C.. Participação em banca de Maryanne Francescon.A gaita ponto na região sul do Brasil: relação dialética entre seus aspectos sócioculturais e técnico-musicais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
EID, F. C.; LARSEN, J. C.; VASQUEZ, L. L.. Participação em banca de Svetka Ramírez.RITUAL, RELIGIOSIDAD Y SONIDOS: LA MÚSICA DE LAS BANDAS DE PUEBLO EN EL RITUAL DE LA ROMERIA A LA VIRGEN DEL CISNE, LOJA- ECUADOR.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Congresso da Associação Regional da América Latina e Caribe. O compositor Glauco Velásquez e o cosmopolitismo parisiense da Belle Époque brasileira. 2017. (Congresso).

2.
XVII Seminário Nacional de Pesquisa em Música e 1º Seminário Nacional Fladem Brasil.O Brasil e a circulação de repertório canônico na belle époque. 2017. (Seminário).

3.
Decimo Seminario Annuale dei Dottorandi in Musica. 2016. (Seminário).

4.
III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos.Historiografia musical e identidade: apontamentos a partir da teoria da história de Jörn Rüsen. 2016. (Encontro).

5.
V Encontro Nacional de Investigação em Música.A imprensa ilustrada como fonte para a pesquisa sobre os espetáculos públicos musicais no Brasil entre os anos 1890-1914. 2015. (Encontro).

6.
X Encontro de Musicologia Histórica.A dicotomia entre teoria e prática na concepção musical de Mário de Andrade no Ensaio sobre a Música Brasileira, e suas implicações para o projeto nacionalista. 2014. (Encontro).

7.
XV Jornada de Educação.Pensando a graduação em música hoje: criação do Bacharelado em Música na UNILA. 2014. (Simpósio).

8.
I Encontro Internacional Sociedade, Cultura e Fronteiras.A interdisciplinaridade como fator indispensável para uma atualização metodológica e conceitual da musicologia. 2013. (Encontro).

9.
III CEPIAL - Congresso de Cultura e Educação para a Integração da América Latina. Fronteiras Simbólicas, música e identidade em regiões trans-fronteiriças. 2012. (Congresso).

10.
IV Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto.Teoria e Análise no Brasil: perspectivas a partir do estabelecimento da área. 2012. (Encontro).

11.
XXI Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. O uso motívico da série em uma obra dodecafônica de Cláudio Santoro. 2011. (Congresso).

12.
Conferências: A Música de Béla Bartók. 2009. (Outra).

13.
III Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto.A Análise Estrutural nas pesquisas musicológicas atuais. 2009. (Encontro).

14.
Seminário de Preparação Pedagógica. 2009. (Seminário).

15.
IV Simposio Internacional de Cognição e Artes Musicais. 2008. (Simpósio).

16.
III Encontro de Pesquisa em Música UEM. 2006. (Congresso).

17.
II Semana da Música. master class. 2005. (Congresso).

18.
II Mostra Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão.VII Semana de Artes. 2004. (Encontro).

19.
VII Semana de Artes. 2004. (Outra).

20.
II Encontro de Pesquisa em Música da UEM. 2003. (Congresso).

21.
I Encontro de Pesquisa em Música. 2002. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORAES, L. ; MERTZIG, P. ; LARSEN, J. C. . XXIV SEMINÁRIO LATINO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO MUSICAL DO FLADEM. 2018. (Congresso).

2.
MORAES, L. ; MERTZIG, P. ; FAÇANHA, T. ; LARSEN, J. C. . I Fórum latino-americano de Educação Musical na Educação Básica. 2018. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Melanie Kristel Camacho Lagos. Música indígena no piano. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Piano) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Melanie Kristel Camacho Lagos. Descolonización y música: el pensamiento decolonial en la interpretación de música indígena boliviana en el piano.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Juliane Cristina Larsen.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 4:06:47