Ricardo Campagnin

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7935269563554450
  • Última atualização do currículo em 08/04/2014


Possuo a seguinte formação: Técnico em Eletrônica, Tecnólogo em Eletroeletrônica, Especialização em Projetos de Circuitos Integrados Analógico - RF (Programa CI Brasil) e Engenharia Elétrica - Telemática (andamento). Atualmente trabalhando no LABSOLDA - UFSC, vínculo estabelecido com a FEESC - Tractebel. Professor de Eletrônica de Potencia I e II para o curso Técnico em Eletrônica e Manutenção eletrônica para o curso Superior de tecnologia em Eletrônica Industrial no SENAI São José SC. Está vinculado ao LABSOLDA - UFSC desde de 11/2005, apenas muda a fonte pagadora. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ricardo Campagnin
Nome em citações bibliográficas
CAMPAGNIN, R.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2011
Aperfeiçoamento em IC Brazil Program. (Carga Horária: 1540h).
Cadence Design Systems, Inc., CDN, Estados Unidos.
Título: TX Buffer. Ano de finalização: 2011.
Orientador: Sandro Binsfeld Ferreira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2010
Graduação em andamento em Engenharia Eletrica - Telemática.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2006 - 2010
Graduação em Tecnologia em Eletro Eletronica.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2003 - 2005
Curso técnico/profissionalizante.
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.


Atuação Profissional



SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 7
Outras informações
Professor de Eletrônica de Potência I e II para o curso Técnico em Eletrônica, contratado na modalidade horista. Atuando na unidade São José SC.


Fundação do Ensino da Engenharia em Santa Catarina, FEESC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tecnólogo em Eletroeletrônica, Carga horária: 40
Outras informações
Contratado Via FEESC para atuar no LABSOLDA - UFSC sob orientação do professor Jair Carlos Dutra no projeto "Desenvolvimento de uma Tecnologia Nacional Automatizada para o Revestimento e Fabriação por Soldagem de Tubos de Caldeiras e Tecnologias de Soldagem Associadas" para TACTEBEL ENERGIA GDF SUEZ


Sistemas e Processos de Soldagem, SPS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Contrado pela SPS para atuar no LABSOLDA - UFSC ao qual esta possui parceria para o desenvolvimento de projetos de pesquisa. Contratado para coordenar a equipe de eletrônica do Laboratório, atuar no desenvolvimento de dispositivos e circuitos eletroeletrônicos


LABSOLDA LABORATORIO DE SOLDAGEM, LABSOLDA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: FAPEU, Enquadramento Funcional: Tecnico em Eletronica, Carga horária: 40
Outras informações
Tecnico em eletronica para exercer as seguintes atividades no LABSOLDA - UFSC: * Connsertar e instalar aparelhos eletronicos; * Desenvolver dispositivos de circuitos eletro eletronicos; * Fazer manutençoes preditivas, corretivas e preventivas; * Sugerir mudanças no processo de produção, criar e implementar dispositivos de automação; * Treinar, avaliar e orientar o desempenho de operadores; * Estabelecer comunicaçao oral e escrita para agilizar o trabalho, redigir documentaçao tecnica e organizar o lacal de trabalho.

Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: setor privado, Enquadramento Funcional: tecnico de suporte a pesquisa, Carga horária: 44
Outras informações
* faz melhorias em manuias e equipamentos eletronicos; * suporte à pesquisa na área da soldagem (eletronica); * trabalhou na montagem e ensaios eletronicos na missão espacial "Centenário" (experimentos espaciais levados pelo astronauta brasileiro Marcos Pontes); * trabalhou na eletrônica dos experimentos espaciais da "Operação Cumã ll"


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista Programa Ci Brasil, Enquadramento Funcional: Bolsista de Desenvolvimento Cientifico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de desenvolvimento Cientifico e tecnologico em semi-condutores "microeletronica" pelo programa CI Brasil. Este está divididos em duas etapas a de formação teórica e a pratica. Na teórica é formada pela teoria da tecnologia MOS e ferramentas usadas para o desenvolvimento de projetos de circuitos integrados, a minha área dentro do programa foi na área de analógico - RF. Na etapa de projeto, as atividades estão concentradas no desenvolvimento do buffer do transmissor para o Zigbee. Este buffer recebe um sinal single que é convertido em diferencial, passa por um amplificador diferencial com filtro de primeira ordem e por um level shifter para entregar a tensão de modo comum para o bloco seguinte (modulador). Sendo que do buffer, desenvolvi o amplificador e o level shifter, para estes dois blocos além do desenvolvimento, fiz o layout. Este projeto foi usado a tecnologia da X-FAB 180n.


Laboratório de Tubos de Calor, LABTUCAL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tecnico em Eletronica, Carga horária: 4



Projetos de pesquisa


2007 - 2008
PROGRAMA MICROGRAVIDADE / Mini Tubos de Calor

Descrição: O principal objetivo do estudo de minitubos de calor é compreender os mecanismos de transferência de calor que regem o funcionamento do tubo, para que deste modo obtenhamos a máxima performance deste dispositivo. A principal função de um tubo de calor é transportar o calor concentrado em alguma região mais quente para uma região mais fria, de forma a manter o controle de temperatura sobre toda a sua superfície. A utilização de minitubos de calor para o controle térmico de componentes eletrônico em ambientes de gravidade tem crescido nos últimos anos e já é empregado em alguns tipos como laptops. Outra vertente do nosso trabalho é avaliar a eficácia deste dispositivo em ambiente de microgravidade, de forma a ampliar a sua utilização para o controle de temperatura de componentes eletrônicos em satélites. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ricardo Campagnin - Integrante / Raul Gohr Junior - Integrante / Marica Barbosa Henriques Mantelli - Coordenador / Kleber Vieira de Paiva - Integrante / Leonardo Kessler Slongo - Integrante / Victor Bissoli Nicolau - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2012 - 2015
Desenvolvimento de uma Tecnologia Nacional Automatizada para o Revestimentoe Fabricação por Soldagem de Tubos de Caldeiras e Tecnologias de Soldagem Associadas

Descrição: Para aumentar a eficiência térmica de uma usina termelétrica é necessario remover a crosta de cinza acumulada na superfíces dos tubos, ao fazer esta remoção atraves de vapor sobre alta pressao é causado um desgaste na superficie do tubo, a fim de evitar este desgaste se aplica uma liga especial de material nobre. Para fazer a adição deste material que está sendo projetado um sistema automatizado, quando o tubo precisa ser trocado tambem está sendo desenvolvido um sistema automatizado para para a soldagem das membranas que unem os tubos..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Ricardo Campagnin - Integrante / Jair Carlos Dutra - Coordenador / Renon Steinbach Carvalho - Integrante / Paulo Roberto Pereira - Integrante / Miguel Mannes Hillesheim - Integrante.
Financiador(es): Tractebel Energia - Matriz - Outra.
2008 - 2011
Desenvolvimento de Ligas Específicas e Tecnologias em Soldagem a Plasma com Pó Metálico para Aplicação em Regiões de Turbinas Hidráulicas Sujeitas à Erosão por Cavitação

Descrição: Problema: * Fenômeno da erosão por cavitação em turbinas hidráulicas de grande porte e inviabilidade técnico-econômica de substituição - reparo por soldagem. * Posições desfavoráveis de soldagem * Apesar de bons resultados com MIG Pulsado Térmico , há potencial para melhoria da diluição, acabamento superficial e resultado metalúrgico. * Ampliação das possibilidades metalúrgicas pela flexibilidade na formulação de ligas em pó, em comparação com arames. * Possibilidade de redução de custos: menores tempo e quantidade de esmerilhamento, maior tempo entre paradas para manutenção. Solução: * Desenvolvimento de equipamento dedicado ao PTA-P para aplicação em turbinas de usinas hidrelétricas: fontes de soldagem, alimentador de pó, tocha e software de controle. * Desenvolvimento de consumíveis em pó resistentes à cavitação para reparo das regiões erodidas de pás de turbinas. * Desenvolvimento de procedimentos de soldagem PTA-P adequados às operações de reparo das turbinas. * O domínio tecnológico gerado sobre a tecnologia PTAP sustentará o potencial para desenvolvimento de novas ligas anti-cavitação que surgirão com o avanço da ciência e tecnologia dos materiais..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Ricardo Campagnin - Integrante / Fernando Antonio Camargo Ribas - Coordenador / Osni Cella Zollet - Integrante / Vanderlei Fábris - Integrante / Jair Carlos Dutra - Integrante / Augusto José de Almeida Buschinelli - Integrante / Nelso Gauze Bonacorso - Integrante / Carlos Eduardo Iconomos Baixo - Integrante / Carlos Enrique Niño Bohrquez - Integrante / Hélio Ormeu Ribeiro - Integrante / Raul Gohr Junior - Integrante / Régis Henrique Gonçalves e Silva - Integrante / Renon Steinbach Carvalho - Integrante / Luciano Machado Cirino - Integrante / Marcelo Pompermaier Okuyama - Integrante.
Financiador(es): Tractebel Energia SA - Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
CAMPAGNIN, R. . Do Silício ao Circuito Integrado. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
CAMPAGNIN, R. . Sistema de Seguimento de junta do Tartilope V2. 2010.

2.
Jair Carlos Dutra ; Tiago Vieira da Cunha ; Mateus Barancelli Schwedersky ; CAMPAGNIN, R. ; Rafael Polezi Lucas . AVC - Controlador da Tensão do Arco Voltaico. 2010.

3.
CAMPAGNIN, R. ; Renon Steinbach Carvalho ; Jair Carlos Dutra ; Evandro Martins . Desenvolvimento de um Sistema de Controle para Mesa Giratória. 2009.

4.
Jair Carlos Dutra ; Raul Gohr Junior ; Tiago Vieira da Cunha ; Renon Steinbach Carvalho ; Eduardo Bidese Puhl ; Rafael Polezi Lucas ; CAMPAGNIN, R. . Sistema de Soldagem Automatizado para Arco Submerso. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
CAMPAGNIN, R. . DESENVOLVIMENTO DA FONTE DE SOLDAGEM PARA O COMPLEXO TERMELETRICO JORGE LACERDA. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
CAMPAGNIN, R. . BUFFER TX. 2011. (Relatório de pesquisa).

2.
CAMPAGNIN, R. . Construção de uma Fonte de Soldagem com Dois Modulos de Corrente em Paralelo. 2009. (Relatório de pesquisa).

3.
CAMPAGNIN, R. . Eperimentos Espaciais da Missao Centenario e MVA2. 2007. (Relatório de pesquisa).

Demais trabalhos
1.
CAMPAGNIN, R. . Modulos de Corrente em Paralelo. 2009 (Apresentação TCC) .



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Paulo Renato Freire de Souza. Desenvolvimento de dispositivos e circuitos eletroeletronicos. 2009. Orientação de outra natureza. (Engenharia Eletrica) - LABSOLDA LABORATORIO DE SOLDAGEM, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica. Orientador: Ricardo Campagnin.



Outras informações relevantes


Trabalhou na montagem e testes dos circuitos eletrônicos es testes para os experimentos espacias da Missão Centenário, testes e desenvolvimentos da eletrônica dos experimentos espacias da Operação Cumã ll relacionados aos laboratórios da UFSC e nos experimentos da operação maracati.

Citado nas dissertações de mestrado: 
* PARAMETRIZAÇÃO PARA A SOLDAGEM ORBITAL TIG;
* ESTUDO DA EBULIÇÃO CONFINADA SUBRESFRIADA EM EXPERIMENTO PARA TESTES EM MICROGRAVIDADE;
* CANCELAMENTO DE REALIMENTAÇÃO ACÚSTICA EM APARELHOS AUDITIVOS ATRAVÉS DO MÉTODO DE ERRO DE PREDIÇÃO COM COMPRIMENTO DEFICIENTE;
* DESENVOLVIMENTO DE UM CALORÍMETRO AUTOMATIZADO PARA AVALIAÇÃO DE MICROCOMPRESSORES;
* ESTUDO DOS EFEITOS DA POLARIDADE NA SOLDAGEM COM CORRENTE CONTÍNUA E ALTERNADA PELOS PROCESSOS TIG E MIG/MAG;
* ROBÔ CNC PARA A AUTOMAÇÃO DA SOLDAGEM MIG/MAG EM POSIÇÕES E SITUAÇÕES DE EXTREMA DIFICULDADE;
* DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS NO PROCESSO MIG/MAG PARA AUMENTO DE PRODUTIVIDADE E MELHORIA DA QUALIDADE MEDIANTE O USO DA POLARIDADE NEGATIVA;
* DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO DE CONSUMÍVEIS EM PÓ PARA SOLDAGEM PTA-P COM CAPACIDADE PARA MANIPULAÇÃO E TRANSPORTE EM OPOSIÇÃO À GRAVIDADE;
* DESENVOLVIMENTO DE ALGORÍTMOS PARA GERAÇÃO DE TRAJETÓRIAS DE REVESTIMENTO POR SOLDAGEM AUTOMATIZADA APLICADOS EM CALDEIRAS DE USINAS TERMOELÉTRICAS;
* ERGONOMIA E ENGENHARIA DE USABILIDADE APLICADAS NO DESENVOLVIMENTO DA INTERFACE HOMEM-MÁQUINA PARA UM SISTEMA INTERATIVO DE SOLDAGEM AUTOMATIZADA;
* PROSPECÇÕES DA NATUREZA FÍSICA DA SOLDAGEM MIG AUTOMÁTICA DE LIGAS DE ALUMÍNIO;

Citado na tese de doutorado INOVAÇÕES EM EQUIPAMENTOS E EM PARAMETRIZAÇÃO NO PROCESSO DE REVESTIMENTO POR PLASMA-PÓ (PTA-P);



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/04/2014 às 16:36:55