Fernando Augusto de Lima Oliveira

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  • Última atualização do currículo em 12/08/2018


Possui Graduação em Letras Português e Espanhol pela Universidade Federal de Alagoas. Durante o período de 2005-2007 foi bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET/Letras. Fez Mestrado e Doutorado em Linguística na Universidade Federal de Alagoas, sob a perspectiva teórico-metodológica da Teoria da Variação Linguística. Atualmente, é professor da Universidade de Pernambuco, Campus Garanhuns; líder do Grupo de Estudos em Análise e Descrição Linguística - GEADLin (CNPq/UPE) e Professor Permanente do Mestrado Profissional - PROFLETRAS UPE/Garanhuns. Tem experiência na área de Análise e Descrição Linguística, com ênfase em: 1. Documentação de línguas brasileiras, incluindo a descrição e a análise do Português Brasileiro (PB); 2. Linguística de Corpus (coleta de dados vernaculares, métodos de análise e mapeamento linguístico); 3. Reflexões epistemológica e teórica na perspectiva linguística e suas implicações para o ensino de Língua Portuguesa ; 4. Estudos referentes à Sociolinguística Educacional; 5. Variação Linguística no Agreste Meridional: aspectos morfossintáticos; 6. Variação e/ou mudança linguística; 7. Categorias semântico-discursivas de Tempo, Aspecto e Modalidade; e, 8. Estudos sobre as orações condicionais (formas simples e perifrásticas) no português falado. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernando Augusto de Lima Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, F. A. L.;AUGUSTO DE LIMA OLIVEIRA, FERNANDO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Pernambuco, Faculdade de Formação.
FAFIGA - Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns
Magano
55294902 - Garanhuns, PE - Brasil
Telefone: (87) 37618598
URL da Homepage: www.upe.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística.
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Título: A variação, na apódose, entre o futuro do pretérito e o pretérito imperfeito do indicativo em contextos hipotéticos na fala de alagoanos: as categorias semântico-discursivas de Tempo, Aspecto e Modalidade, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Aldir Santos de Paula.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Variação Linguística; Verbos; Oração condicional.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2010
Mestrado em Letras e Lingüística.
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Título: Variação entre o futuro do pretérito e o pretérito imperfeito do indicativo, antecedido por formas verbais no imperfeito do subjuntivo, no português informal falado em Alagoas.,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Aldir Santos de Paula.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2008
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Título: O comportamento sintático do advérbio de modo no Português Brasileiro.
Orientador: Maria Denilda Moura.
Bolsista do(a): Programa de Educação Tutorial, PET, Brasil.
2004 interrompida
Graduação interrompida em 2005 em Administração em Comércio Exterior.
Faculdade Estácio de Alagoas, Estácio FAL, Brasil.
Ano de interrupção: 2005




Formação Complementar


2013 - 2013
As categorias de Tempo-aspecto e modalidade. (Carga horária: 14h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Formação em Tutoria. (Carga horária: 45h).
Coordenadoria Institucional de Educação a Distância, CIED-UFAL, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Formação em Tutoria. (Carga horária: 45h).
Coordenadoria Institucional de Educação a Distância - UFAL, CIED-UFAL, Brasil.
2013 - 2013
Historia de la lengua española.... (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2013 - 2013
Introdução ao GOLDVARB X. (Carga horária: 15h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2013 - 2013
Norma y uso correcto del español: acercamiento.... (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2007 - 2007
Gramática e ensino. (Carga horária: 6h).
Grupo de Estudos Lingüísticos do Nordeste, GELNE, Brasil.
2007 - 2007
Projetos de Pesquisa. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2007 - 2007
Contribuição da Sociolinguística para o ensino LM. (Carga horária: 6h).
Grupo de Estudos Lingüísticos do Nordeste, GELNE, Brasil.
2006 - 2007
Extensão universitária em Curso básico em Língua Inglesa.
Casa de Cultura Britânica, CCB, Brasil.
2005 - 2007
Extensão universitária em Curso de Espanhol.
Casa de Cultura Latinoamericana, CCLA, Brasil.
2006 - 2006
Fundamentos da Lingüística da Enunciação.. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2005 - 2005
Course on Checking Theory and Agreement. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2005 - 2005
Fonologia do Português e revisão de textos. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2005 - 2005
Leitura e práticas discursivas. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Mestrado Profissional de Letras, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Servidor nomeado pela portaria nº 891/2014, de 22/10/2014 para o Campus de Garanhuns.

Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor de Direção - Multicampi Garanhuns, Carga horária: 20

Atividades

03/2018 - Atual
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfossintaxe II
03/2018 - Atual
Ensino, Língua e Literatura Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática VIII - políticas do sistema nacional brasileiro para a construção da cidadania - EAD
10/2018 - 11/2018
Ensino, Ensino de Língua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Linguística Aplicada ao Ensino de LP - EAD
03/2018 - 06/2018
Ensino, PROFLETRAS, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fonologia, Variação e Ensino
08/2017 - 12/2017
Ensino, Língua e Literatura Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e fonologia da Língua Portuguesa
Prática II - Ensino de LP na educação básica
Sociolinguística
08/2017 - 12/2017
Ensino, PROFLETRAS, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Gramática, variação e ensino
08/2017 - 12/2017
Ensino, Língua e Literatura Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática VII - Análise do discurso ideológico e político na cultura indígena e na literatura brasileira
03/2017 - 07/2017
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e produção de gêneros acadêmicos
Morfossintaxe II
03/2017 - 07/2017
Ensino, Língua e Literatura Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática VI - Literatura e diversidade cultural na educação básica - EAD
04/2017 - 05/2017
Ensino, Ensino de Língua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Análise do Discurso
08/2016 - 12/2016
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociolinguística
Fonética e fonologia da Língua Portuguesa
Prática II - Ensino da LP na Educação Básica
08/2016 - 12/2016
Ensino, Língua e Literatura Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática V: O ensino das literaturas de língua portuguesa na educação básica - EAD
03/2016 - 07/2016
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfossintaxe II
Leitura e produção de gêneros acadêmicos
Prática IV: a língua portuguesa e suas variações
08/2015 - 12/2015
Ensino, Língua e Literaturas da Língua Inglesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática III - Língua, literatura e sociedade - EAD
08/2015 - 12/2015
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática II - O ensino da LP na educação básica
Sociolinguística
Fonética e fonologia da Língua Portuguesa
03/2015 - 07/2015
Ensino, Língua e Literatura Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática II - o ensino da LP na educação básica - EAD
03/2015 - 07/2015
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e produção de gêneros acadêmicos
Morfossintaxe II
Língua e linguagem na produção do conhecimento - PSICOLOGIA

Universidade Estadual de Alagoas, UNEAL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Aprovado em 1º lugar para professor substituto de Linguística da UNEAL - Campus III.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Aprovação em 1º lugar no concurso para professor substituto da UNEAL, para a disciplina de Língua Portuguesa.

Atividades

10/2013 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística II (Análise do Discurso), Linguística III (Análise da Conversação).
08/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Fundo de Pesquisa do Estado de Alagoas, .

10/2011 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português V (Sintaxe) para o curso de Letras, 5º período.
10/2011 - Atual
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina: Português Instrumental, no curso de bacharelado em Administração de Empresas, 1º período.
02/2015 - 04/2015
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística Textual
08/2014 - 12/2014
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa
07/2014 - 12/2014
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística II
03/2014 - 07/2014
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística III
03/2014 - 07/2014
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução aos Estudos Linguísticos
03/2014 - 07/2014
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística I
09/2013 - 01/2014
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística II
09/2013 - 01/2014
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa
04/2013 - 10/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística I (Introdução a Linguística), Linguística II (Análise do Discurso) e Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa
04/2013 - 08/2013
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística I
04/2013 - 08/2013
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística III
09/2012 - 02/2013
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfologia da Língua Portuguesa
09/2012 - 02/2013
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa IV
09/2012 - 02/2013
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II
03/2012 - 09/2012
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa I
03/2012 - 09/2012
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa III
Morfossintaxe da Língua Portuguesa
04/2012 - 08/2012
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa II
04/2012 - 08/2012
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa IV: Morfologia
09/2011 - 01/2012
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfologia da Língua Portuguesa
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa IV
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II
06/2011 - 10/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina: Língua Portuguesa 1, para o curso de Letras (2º período).
06/2011 - 10/2011
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental para o curso de Química da Uneal
06/2011 - 10/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina: Língua Portuguesa III (Morfologia) para o curso de Letras, 4º período.
03/2011 - 08/2011
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa I
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa III
Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa

Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador de Doutorado, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista do curso de Doutorado em Linguística, orientado pela professora Drª Núbia Farias, com o trabalho a ser desenvolvido sobre a alternância entre o futuro do pretérito e o pretérito imperfeito do indicativo em construções hipotéticas.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Estudante de Mestrado, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Outras atividades técnico-científicas , Pós-Graduação em Letras e Lingüística. Grupos de pesquisa que atua na instituição: Línguas Brasileiras: análise, aquisição e ensino - UFAL Linhas de pesquisa que atua: Teoria e Descrição Lingüística Aprovação em 1º lugar na seleção para o Mestrado 2008.1

Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: PET/LETRAS/MEc/SESu/UFAL, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisador do PET/LETRAS/MEC/SESu/UFAL, financiado pelo MEC/SESu, no período de fevereiro de 2005 a fevereiro de 2008. Participação em projeto de pesquisa, ensino (PAESP, PEPE e DECOLE) e extensão (DECOLE).

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de redação
Outras informações
Projeto desenvolvido pelo PET-ENGENHARIA CIVIL com o apoio do PET-LETRAS, intitulado PAESP (Programa de Apoio as Escolas Públicas do Estado). Participei como professor de redação.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROGRAD (Pró-reitoria de Graduação)
Outras informações
Projeto aprovado pela PROGRAD (Pró-reitoria de Graduação) que objetivava dar aulas de português aos africanos estudantes desta instituição, intitulado PEPE (Programa de Ensino do Português a Estrangeiros).

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Literatura
Outras informações
Projeto desenvolvido pelo PET-ENGENHARIA CIVIL com o apoio do PET-LETRAS, intitulado PAESP (Programa de Apoio as escolas Públicas do Estado). Participei como professor de Literatura Brasileira.


Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo, SBPC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Sócio - Efetivo


Grupo de Estudos Lingüísticos do Nordeste, GELNE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Sócio - Efetivo
Outras informações
É sócio - Efetivo do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste.


Universidade Aberta do Brasil, UAB UFAL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor EAD - Curso de Letras Espanhol, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor EAD-UFAL na disciplina de Linguística.


Sociedade Educacional da Paróquia de Pão de Açúcar, FASVIPA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor do curso superior de Matemática, Carga horária: 8
Outras informações
Professor Titular da disciplina de Língua Portuguesa - Leitura e produção de textos, no curso de Licenciatura em Matemática.

Atividades

07/2011 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina: Português Instrumental no curso de Licenciatura em Matemática, 1º período.
07/2011 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina: Metodologia Científica para o 2º período do curso de Matemática.
02/2012 - 07/2012
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos
02/2012 - 07/2012
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa Científica
02/2011 - 06/2011
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina: Português Instrumental para o curso de Licenciatura em Matemática, 1º período.

Colégio Adventista de Maceió, CAM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Redação, Carga horária: 16
Outras informações
Professor de Redação para os alunos do ensino fundamental e ensino médio.


Escola Estadual Teonilo Gama, EETG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Monitoria do Estado, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 30
Outras informações
Professor da disciplina de Língua Portuguesa da Escola Estadual Teonilo Gama. Aprovado em concurso para professor monitor da SEE desde fevereiro de 2009.


Escola de Enfermagem Santa Juliana, EESJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa e Redação, Carga horária: 2
Outras informações
Professor de Língua Portuguesa no curso de Auxiliar de Enfermagem da Escola de Enfermagem Santa Juliana.


Sistema COC de Educacão e Comunicacão, COC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor do cursinho pré-vestibular, Carga horária: 2
Outras informações
Professor de Língua Portuguesa do cursinho preparatório para o vestibular, ENEM.


Escola Municipal Pedro de Oliveira, EMPO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Língua Portuguesa da Escola Municipal Pedro de Oliveira, lotado no minicípio de Luziápoles-AL, desde 2009. Aprovado em Concurso público em 1º lugar.


Instituto Girassol de Desenvolvimento Social, IGDS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor de Língua Portuguesa, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 4
Outras informações
Professor de Língua Portuguesa do cursinho pré-vestibular fianciado pela ONG- IGDS (Instituto Girassol de Desenvolvimento Social).


Talento Cursos, TC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa para concursos, Carga horária: 15
Outras informações
Professor de Língua Portuguesa para o PBC (Preparatório Básico para Concursos). Experiência no preparo para concursos da CEE (Caixa Econômica Federal), TRT-AL (Tribunal Regional Eleitoral), IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ESAF (Secretaria da Fazenda), dentre outros.


UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor da UAB-EAD/UPE, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
O "português popular": interface entre a Variação Linguística e a Literatura de Cordel em sala de aula

Objetivo: O presente trabalho é o desenvolvimento de uma pesquisa em andamento, financiada pelo PIBIC/FAPEAL/UNEAL, edital interno de seleção nº 001/2013, que objetiva criar um espaço aberto para reflexões sobre as variedades linguísticas em sala de aula, a partir da interface com a Literatura de Cordel, com alunos do ensino fundamental da rede pública de Palmeira dos Índios - Alagoas. A inserção da variação linguística em sala de aula será feita a partir da Literatura de Cordel, pois os alunos poderão conhecer um pouco mais da rica cultura nordestina na qual estão inseridos, enfatizando sempre que mesmo aqueles que fazem uso da língua não-padrão são também produtores de cultura, de saber e de literatura. Ao lidar com este tipo de tradição cultural peculiar, a partir de oficinas lúdicas que vão desde a origem do cordel perpassando pelo processo de produção até chegar à interface com a linguística, mais precisamente com a Variação Linguística (estudos de variantes linguísticas), espera-se que os alunos utilizem a linguagem empregada nesse tipo de criação cultural para aperfeiçoar o conhecimento acerca das variantes linguísticas e, com isso, perceber que a norma padrão é também uma forma de expressão além da que eles já conhecem. Além do mais, o trabalho com o cordel busca reavivar uma tradição cultural que, com o decorrer dos séculos, principalmente com o advento da tecnologia e da implantação de novas formas de cultura foi praticamente perdida..
Setores de atividade: Educação.


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
O "português popular": interface entre a Variação Linguística e a Literatura de Cordel em sala de aula
Descrição: O presente trabalho é o desenvolvimento de uma pesquisa em andamento, financiada pelo PIBIC/FAPEAL/UNEAL, edital interno de seleção nº 001/2013, que objetiva criar um espaço aberto para reflexões sobre as variedades linguísticas em sala de aula, a partir da interface com a Literatura de Cordel, com alunos do ensino fundamental da rede pública de Palmeira dos Índios - Alagoas. A inserção da variação linguística em sala de aula será feita a partir da Literatura de Cordel, pois os alunos poderão conhecer um pouco mais da rica cultura nordestina na qual estão inseridos, enfatizando sempre que mesmo aqueles que fazem uso da língua não-padrão são também produtores de cultura, de saber e de literatura. Ao lidar com este tipo de tradição cultural peculiar, a partir de oficinas lúdicas que vão desde a origem do cordel perpassando pelo processo de produção até chegar à interface com a linguística, mais precisamente com a Variação Linguística (estudos de variantes linguísticas), espera-se que os alunos utilizem a linguagem empregada nesse tipo de criação cultural para aperfeiçoar o conhecimento acerca das variantes linguísticas e, com isso, perceber que a norma padrão é também uma forma de expressão além da que eles já conhecem. Além do mais, o trabalho com o cordel busca reavivar uma tradição cultural que, com o decorrer dos séculos, principalmente com o advento da tecnologia e da implantação de novas formas de cultura foi praticamente perdida..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Fernando Augusto de Lima Oliveira - Coordenador / Maria Margarete de Paiva Silva - Integrante / Juliana Lopes da Silva - Integrante / Jameson Roberto Barbosa da Silva - Integrante / José Washington Vieira Silva - Integrante / Gabriela Ulisses Fernandes - Integrante / Silvio Nunes da Silva Júnior - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Bolsa.
2008 - Atual
Línguas Brasileiras: análise, aquisição e ensino - UFAL
Descrição: O grupo pertence ao Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas. Situa-se nas linhas de pesquisa de "Descrição e Análise Lingüística" e "Aquisição de Linguagem e Ensino e Aprendizagem de Línguas" do referido programa. O grupo objetiva agrupar projetos dedicados a: 1) descrição, análise e documentação de línguas brasileiras, incluindo-se o português, as línguas indígenas e a língua brasileira de sinais (libras); 2) aquisição da linguagem oral e escrita pela criança, a aquisição da escrita por jovens e adultos, a aquisição de libras e do português escrito pelo sujeito surdo, e 3)reflexão sobre teorias, métodos e epistemologia no campo da lingüística e seus desdobramentos para o ensino de línguas. Faço parte deste grupo como pesquisador de Mestrado sob orientação do professor Dr. Aldir Santos de Paula..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Fernando Augusto de Lima Oliveira - Coordenador / Aldir Santos de Paula - Integrante / Núbia Rabelo Bakker Faria - Integrante / Antônio Félix de Souza Neto - Integrante / Elyne Giselle de Santana Lima Aguiar Vitório - Integrante / Gabriela Sóstenes - Integrante / Jonas de Araujo Lima - Integrante / Maria Andressa Lacerda Dantas Pereira da Costa - Integrante / Sandra Patrícia Lamenha Peixoto - Integrante.


Projetos de extensão


2006 - 2007
DECOLE (DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA EM LINGUAGEM E EXPRESSÃO)
Descrição: Projeto de pesquisa, ensino e extensão organizado pela professora Maria Denilda Moura e que contou com a participação direta do grupo PET/LETRAS/MEC/SESu/UFAL. Para a realização deste projeto foi-se dividido quatro subgrupos: literatura, artes plásticas, teatro e música. Cada subgrupo desenvolveu um subprojeto de pesquisa, de acordo com uma das temáticas especificadas. Os resultados obtidos foram sendo testados em escolas de ensino médio e, em apresentações em eventos, a fim de enriquecer a investigação, com avaliações debates e sugestões. O resultado deste trabalho foi a publicação do livro "As linguagens da cultura nordestina" pela EDUFAL, no qual tenho um capítulo de livro publicado. Tal livro é dirigido especialmente aos professores do ensino fundamental e médio, como uma contribuição do Grupo PET/Letras da UFAL, objetivando a diversificação de atividades para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa em sala de aula. Participei do subgrupo Literatura e foi organizado um estudo sobre a Literatura de Cordel, com a finalidade de resgatar essa tradição cultural da nossa região..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2007 - 2007
PEPE (PROGRAMA DE ENSINO DO PORTUGÊS PARA ESTRANGEIROS)
Descrição: Projeto aprovado pela PROGRAD (Pró-Reitoria de Graduação da UFAL) que objetivava dar aulas de português aos africanos estudantes desta istituição de ensino. Participei como professor de Língua Portuguesa Instrumental por uma período de 1 ano, na Universidade Federal de Alagoas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2005 - 2008
PAESP (PROGRAMA DE AOPIO AOS ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS)
Descrição: Projeto de ensino desenvolvido pelo PET-Engenharia Civil da UFAL com apoio do PET-Letras da UFAL que objetivava dar aulas (cursinho pré-vestibular) para alunos de escolas públicas. Participei como professor de Língua Potuguesa, Literatura e Redação..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Histórica.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Professor Homenageado, Colégio Adventista de Maceió.
2012
1º lugar - Concurso para professor Substituto (Linguística), Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL.
2012
Sócio da ABRALIN - Associação Brasileira de Linguística, ABRALIN.
2011
1º lugar no concurso para professor substituto da UNEAL, UNEAL.
2011
Sócio Efetivo do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE, GELNE.
2011
Professor homenageado pelo Colégio Adventista de Maceió - Professor Inovação., Colégio Adventista de Maceió - CAM.
2010
1º colocado como professor orientador do concurso cultural ?Aurélio: o caçador de palavras?, Secretaria de Estado da Educação e do Esporte - AL.
2009
1º lugar no Concurso para professor de Língua Portuguesa do Município de Campo Alegre, .
2008
1º lugar na seleção de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL-UFAL), PPGLL-UFAL.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CABRAL BARBOSA, RAILE2017CABRAL BARBOSA, RAILE ; AUGUSTO DE LIMA OLIVEIRA, FERNANDO . As Diferenças Dialetais e Socioeconômicas Existentes na Sala de Aula: Um Olhar Acerca de uma Turma do Sétimo Ano. Diálogos: Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade, v. 1, p. 335-357, 2017.

2.
SANTOS VASCONCELOS, JÉSSICA2017SANTOS VASCONCELOS, JÉSSICA ; AUGUSTO DE LIMA OLIVEIRA, FERNANDO . Reflexões Sobre o Ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II de uma Escola da Rede Pública de Jucati - Pe. Diálogos: Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade, v. 1, p. 312-334, 2017.

3.
OLIVEIRA, F. A. L.2017OLIVEIRA, F. A. L.; VIEIRA, L. H. R. . A marcação e a supressão do plural em núcleos de sintagmas nominais no português falado em Lajedo ? PE. Revista Querubim (Online), v. 03, p. 67-74, 2017.

4.
MONTEIRO DA SILVA, EDVANIA2017MONTEIRO DA SILVA, EDVANIA ; AUGUSTO DE LIMA OLIVEIRA, FERNANDO . O Trabalho com as Variações Linguísticas Através do Facebook: Uma Proposta de Protótipo Pedagógico. Diálogos: Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade, v. 1, p. 273-294, 2017.

5.
OLIVEIRA, F. A. L.;AUGUSTO DE LIMA OLIVEIRA, FERNANDO2016OLIVEIRA, F. A. L.; SILVA JÚNIOR, S. N. ; SILVA, M. C. C. ; SILVA, J. L ; Gabriela Ulisses Fernandes . O 'português popular': interface entre a variação linguística e a literatura de cordel em sala de aula. Revista Querubim, v. 1, p. 59-70, 2016.

6.
Priscila Rufino da Silva2016Priscila Rufino da Silva ; Aldir Santos de Paula ; OLIVEIRA, F. A. L. . ESTIGMATIZAÇÃO, PRECONCEITO E ENSINO: INSTÂNCIAS DE HIPERCORREÇÃO NA FALA DE ADULTOS DA CIDADE DE MACEIÓ/AL. SOCIODIALETO, v. 6, p. 448-471, 2016.

7.
OLIVEIRA, F. A. L.;AUGUSTO DE LIMA OLIVEIRA, FERNANDO2015OLIVEIRA, F. A. L.; SILVA JUNIOR, S. N. . A SOCIOLINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO: COMO OS DOCENTES VÊEM AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS?. Web-Revista SOCIODIALETO, v. 5, p. 29-47, 2015.

8.
OLIVEIRA, F. A. L.;AUGUSTO DE LIMA OLIVEIRA, FERNANDO2015OLIVEIRA, F. A. L.; SILVA JÚNIOR, S. N. ; SILVA, M. Y. L . FUNCIONALISMO E LINGUÍSTICA TEXTUAL: UMA ABORDAGEM DE TEXTO ORAL E ESCRITO. Web-Revista SOCIODIALETO, v. 6, p. 160-174, 2015.

9.
SILVA JÚNIOR, S. N.2014SILVA JÚNIOR, S. N. ; OLIVEIRA, F. A. L. . Abordagem Conversacional do Rotacismo. Web-Revista SOCIODIALETO, v. 5, p. 96-110, 2014.

10.
OLIVEIRA, F. A. L.;AUGUSTO DE LIMA OLIVEIRA, FERNANDO2013OLIVEIRA, F. A. L.; Priscila Rufino da Silva ; Aldir Santos de Paula . A alternância entre o futuro do pretérito e o pretérito imperfeito do indicativo em construções hipotéticas na fala de maceioenses. Letrônica, v. 6, p. 248-268, 2013.

11.
OLIVEIRA, F. A. L.;AUGUSTO DE LIMA OLIVEIRA, FERNANDO2006 OLIVEIRA, F. A. L.; OLIVEIRA, A. P. ; Liziane Nunes ; Priscila Rufino da Silva ; Renata Lívia de Araújo Santos ; Solyany Soares Salgado ; Tázio Zambi de Albuquerque ; Welma Júlia de Lima ; Elaine dos Santos ; Aurélio Xavier ; Aline Diniz ; ALBUQUERQUE, E. C. M. M. ; MOURA, M. D. M . Desenvolvimento de Competência de Linguagem e Expressão. Letrônica, v. 1, p. 1, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, F. A. L.; Thaise dos Santos Tenório . A escrita na Universidade: como o aluno vê sua produção escrita em confronto com o que o meio acadêmico exige - reflexões sobre o letramento acadêmico. In: Silvio Nunes da Silva Júnior; Maria Yvone Lima da Silva; Eliana Bezerra da Silva. (Org.). Letramento, ensino e formação docente: diálogos em perspectivas contemporâneas. 1ed.Pará de Minas - MG: Virtual Books, 2016, v. 1, p. 149-165.

2.
OLIVEIRA, F. A. L.. Os processos de referenciação catáfora e anáfora em produções textuais de alunos de baixa renda.. In: SOUZA, D. dos S.; FARIA, N. R. B.; VERÇOSA, V. M.. (Org.). Caleidoscópio através das letras. 1ed.Maceió-AL: EDUFAL, 2013, v. 1, p. 93-100.

3.
OLIVEIRA, F. A. L.. 'Se' anafórico usado com as formas pronominais nós e a gente: um estudo da variável escolaridade na fala de alagoanos.. In: Maria Denilda Moura. (Org.). Os desafios da língua: pesquisas em língua falada e escrita. 1ed.Maceió: EDUFAL, 2008, v. 1, p. 423-425.

4.
OLIVEIRA, F. A. L.; OLIVEIRA, A. P. ; MOURA, M. D. M ; Elaine dos Santos ; Liziane Nunes ; Priscila Rufino da Silva ; Renata Lívia de Araújo Santos ; Solyany Soares Salgado ; Tázio Zambi de Albuquerque ; Welma Júlia de Lima ; ALBUQUERQUE, E. C. M. M. . Desenvolvimento da competência em Linguagem e Expressão. In: Maria Denilda Moura. (Org.). Os desafios da língua: pesquisas em língua falada e escrita. 1ed.Maceió: EDUFAL, 2008, v. 1, p. 203-206.

5.
OLIVEIRA, F. A. L.; Tázio Zambi de Albuquerque ; Thaisa Oliveira Barbosa . Literatura. In: Maria Denilda Moura. (Org.). As Linguagens da Cultura Nordestina. 1ed.Maceió: Edufal, 2007, v. 1, p. 10-25.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, F. A. L.. A variação entre o futuro de pretérito e o pretérito imperfeito do indicativo em contextos hipotéticos na fala de Alagoanos. In: Congresso Internacional de Sociolinguística e Dialetologia, 2012, Belém-PA. Anais do II CIDS (Congresso Internacional de Sociolinguística e Dialetologia). Maranhão-MA: EDUFMA, 2012. v. 1. p. 1348-1362.

2.
OLIVEIRA, F. A. L.. A ALTERNÂNCIA ENTRE O FUTURO DO PRETÉRITO (FP) E O PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO (PII): UMA VISÃO DESCRITIVISTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. In: V Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, 2011, Natal - RN. Anais do V Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino: ECLAE: 12 a 15 de outubro de 2011/ organizado por Marco Antonio Martins... [et al.]. - Natal : GELNE, 2011.. Natal : GELNE, 2011. 1 CD rom.: Natal : GELNE, 2011. 1 CD rom., 2011. v. 1. p. 1-16.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, F. A. L.. A alternância entre o futuro do pretérito e o pretérito imperfeito do indicativo: contribuições para as aulas de Língua Portuguesa.. In: VI ELFE, 2012, Maceió-AL. Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita. Maceió-AL: EDUFAL, 2012. v. 1. p. 69-70.

2.
OLIVEIRA, F. A. L.; Thaise dos Santos Tenório . Um estudo do discurso presente nos escritos de banheiro do ICHICA-UFAL. In: III Encontro Internacional de Estudos da Linguagem, 2011, Pouso Alegre - MG. ENELIN: O Discurso e as Línguas. Pouso Alegre - MG: UNIVÁS, 2011. v. 1. p. 78-79.

3.
OLIVEIRA, F. A. L.. A alternância entre o futuro do pretérito (FP) e o pretérito imperfeito do indicativo (PII): uma visão descritivista para o ensino de Língua Portuguesa. In: V Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, 2011, Natal - RN. Caderno de Resumos do V ECLAE. Natal - RN: EDUFRN - Editora da UFRN, 2011. v. 1. p. 127-129.

4.
OLIVEIRA, F. A. L.. Considerações concisas sobre o ensino de gramática. In: II Encontro de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, 2007, Maceió. II ECLAE. Maceió: EDUFAL, 2007. v. 1. p. 59-59.

5.
OLIVEIRA, F. A. L.. Variação entre as formas de Futuro do Pretérito (FP) e de Pretérito Imperfeito (PI) do indicativo em orações matrizes que entram em relação com condicionais.. In: XII Encontro Nacional dos Grupos PET, 2007, Belém. XII ENAPET, 2007.

6.
OLIVEIRA, F. A. L.; MOURA, M. D. M ; OLIVEIRA, A. P. ; Aurélio Xavier ; Aline Diniz . As linguagens da cultura nordestina: a linguagem da literatura.. In: V Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita, 2006, Maceió. V Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita, 2006. p. 166-167.

7.
OLIVEIRA, F. A. L.. O se anafórico usado com as formas pronominais nós e a gente: um estudo da variável escolaridade na fala de alagoanos.. In: V Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita, 2006, Maceió. V Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita, 2006. p. 110-111.

8.
OLIVEIRA, F. A. L.. Variação entre as formas de Futuro do Pretérito (FP) e de Pretérito Imperfeito do indicativo (PI) em orações matrizes que entram em relação com condicionais.. In: V Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita, 2006, Maceió. V Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita, 2006. p. 111-111.

Artigos aceitos para publicação
1.
OLIVEIRA, F. A. L.; Priscila Rufino da Silva ; Aldir Santos de Paula . A alternância entre o futuro do pretérito e o pretérito imperfeito do indicativo em construções hipotéticas na fala de maceioenses. Letrônica, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, F. A. L.. A análise linguística. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
OLIVEIRA, F. A. L.. Uma reflexão sobre a morfologia: como devemos trabalhá-la em sala de aula.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
OLIVEIRA, F. A. L.; Thaise dos Santos Tenório ; Aldir Santos de Paula . A alternância entre o futuro do pretérito e o pretérito imperfeito do indicativo: contribuições para as aulas de Língua Portuguesa.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
OLIVEIRA, F. A. L.. Variação entre o futuro do pretérito (FP) e o pretérito imperfeito do indicativo (PII): contribuições para o ensino da Língua Portuguesa.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
OLIVEIRA, F. A. L.. A alternância entre as formas de futuro de pretérito e do pretérito imperfeito do indicativo em contextos hipotéticos: resultados quantitativos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
OLIVEIRA, F. A. L.. A variação entre o futuro de pretérito e o pretérito imperfeito do indicativo em contextos hipotéticos na fala de Alagoanos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
OLIVEIRA, F. A. L.. A sociolinguística variacionista e seu aparato metodológico: o GOLDVARB X como ferramenta de pesquisa.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
OLIVEIRA, F. A. L.. A alternância entre o futuro do pretérito (FP) e o pretérito imperfeito do indicativo (PII): uma visão descritivista para o ensino de Língua Portuguesa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
OLIVEIRA, F. A. L.; Thaise dos Santos Tenório . Um estudo do discurso presente nos escritos de banheiro do ICHICA-UFAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
OLIVEIRA, F. A. L.; Thaise dos Santos Tenório . Um estudo do discurso presente nos escritos de banheiro do ICHICA-UFAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
OLIVEIRA, F. A. L.. Variação, na apódose, entre o futuro do pretérito e pretérito imperfeito do indicativo na fala de alagoanos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
OLIVEIRA, F. A. L.. A gramaticalização do se anafórico usado com as formas pronominais de primeira pessoa do plural. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
OLIVEIRA, F. A. L.. A literatura de cordel na obra. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
OLIVEIRA, F. A. L.. O adverbio de modo e o seu comportamento sintático. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
OLIVEIRA, F. A. L.; Solyany Soares Salgado ; Renata Lívia de Araújo Santos ; Aldir Santos de Paula . Estudos Sociolinguísticos na UFAL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
OLIVEIRA, F. A. L.. Considerações Concisas sobre o ensino de gramática. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
OLIVEIRA, F. A. L.. A gramaticalização de se anafórico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
OLIVEIRA, F. A. L.. E agora o que é que eu faço? Como organizar um projeto de pesquisa?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
OLIVEIRA, F. A. L.. Desenvolvimento de Competência em Linguagem e Expressão. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
OLIVEIRA, F. A. L.. O comportamento sintático do advérbio de modo no Português Brasileiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
OLIVEIRA, F. A. L.. Variação entre as formas de futuro do pretérito (FP) e do pretérito (PI) do indicativo em orações matrizes que entram em relação com condicionais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
OLIVEIRA, F. A. L.. Desenvolvimento de Competência em Linguagem e Expressão. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
OLIVEIRA, F. A. L.. A alternância entre as formas de futuro do pretérito (FP) e de pretérito imperfeito (PI) do indicativo em orações matrizes que entram em relação com condicionais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
OLIVEIRA, F. A. L.. As linguagens da cultura nordestina. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
OLIVEIRA, F. A. L.. O. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
OLIVEIRA, F. A. L.. Variação entre as formas de futuro do pretérito (FP) e do pretérito (PI) do indicativo em orações matrizes que entram em relação com condicionais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
Aline Diniz ; Aurélio Xavier ; Elaine dos Santos ; ALBUQUERQUE, E. C. M. M. ; OLIVEIRA, F. A. L. ; Liziane Nunes ; Priscila Rufino da Silva ; Renata Lívia de Araújo Santos ; Solyany Soares Salgado ; Tázio Zambi de Albuquerque . DECOLE: Desenvolvimento de Competência em Linguagem e Expressão do PET Letras. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
OLIVEIRA, F. A. L.. A concordância do pronome se em função reflexiva com as formas pronominais nós e a gente: um estudo da variável escolaridade na fala de alagoanos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
OLIVEIRA, F. A. L.. A alternância entre as formas de futuro do pretérito (FP) e de pretérito imperfeito (PI) do indicativo em orações matrizes iniciadas por condicionais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
OLIVEIRA, F. A. L.. Uma proposta diferenciada para o ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
OLIVEIRA, F. A. L.. A literatura de cordel na obra. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
OLIVEIRA, F. A. L.. Os Advérbios Formam Uma Classe Heterogênea. São Paulo: Artigonal, 2009 (Artigo publicado no Artigonal (Diretório de artigos gratuitos)).

2.
OLIVEIRA, F. A. L.. A Classe Gramatical Advérbio Numa Perspetiva Tradicional. São Paulo: Artigonal, 2009 (Artigo publicado no Artigonal (Diretório de artigos gratuitos)).

3.
OLIVEIRA, F. A. L.. Os Processos De Referenciação ?Catáfora? E ?Anáfora? Em Textos De Alunos De Uma Comunidade De Baixa-Renda Da Cidade De Maceió. São Paulo: Artigonal, 2009 (Artigo publicado no Artigonal (Diretório de artigos gratuitos)).

4.
OLIVEIRA, F. A. L.. Concordância Do Se Reflexivo Com As Formas Nós E A Gente. São Paulo: Artigonal, 2009 (Artigo publicado no Artigonal (Diretório de artigos gratuitos)).

5.
OLIVEIRA, F. A. L.. CONSIDERAÇÕES CONCISAS SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA. Webartigos.com, 2009 (Artigo publicado no Webartigos.com).

6.
OLIVEIRA, F. A. L.. O comportamento sintático do advérbio de modo no Português Brasileiro 2007 (Trabalho de Conclusão de curso - TCC).

7.
OLIVEIRA, F. A. L.; ALBUQUERQUE, E. C. M. M. ; Aldir Santos de Paula ; Aurélio Xavier ; Elaine dos Santos ; Liziane Nunes ; Priscila Rufino da Silva ; Renata Lívia de Araújo Santos ; Solyany Soares Salgado ; Tázio Zambi de Albuquerque . DECOLE- Desenvolvimento de Competência em Linguagem e Expressão 2006 (Artigo completo publicado no XI ENAPET).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
OLIVEIRA, F. A. L.. Consultor técnico de Língua Portuguesa da Universidade de Brasília. 2014.

2.
OLIVEIRA, F. A. L.. Consultor técnico de Língua Portuguesa da Universidade de Brasília. 2013.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, F. A. L.. Ciclo de Palestra em Linguística: A análise linguística. 2013. .

2.
OLIVEIRA, F. A. L.. Reflexões sobre a Língua Portuguesa. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
OLIVEIRA, F. A. L.. Uma reflexão sobre a morfologia: como devemos ensiná-la em sala de aula.. 2013. .

4.
OLIVEIRA, F. A. L.. Uma reflexão sobre a Morfologia: como devemos trabalhá-la em sala de aula?. 2012. .

5.
OLIVEIRA, F. A. L.. A Sociolinguística Variacionista e seu aparato metodológico: o GOLDVARB X como ferramenta de pesquisa.. 2012. .

6.
OLIVEIRA, F. A. L.. Avariação Linguística e seu aparato metodológico: o GOLDVARB X como ferramenta de pesquisa. 2012. .

7.
OLIVEIRA, F. A. L.. E agora o que é que eu faço? Como organizar um projeto de pesquisa?. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
OLIVEIRA, F. A. L.; OLIVEIRA, R. S.; ROSA, A. G. C.. Participação em banca de Maria Liliane de Lima Tenório. Práticas de Letramento e multimodalidade: estratégias de ensino de produção textual no WhatsApp. 2017. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade de Pernambuco.

2.
OLIVEIRA, F. A. L.; GOMES, J. J.; BEZERRA, B. G.. Participação em banca de Girlândia Cavalcanti Gomes Bezerra Silva. Ensino-aprendizagem de leitura de gêneros textuais: um olhar atento à matriz de referência no SAEPE. 2016. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, F. A. L.; SILVA, M. M. P.; Thaise dos Santos Tenório. Participação em banca de Silvaní Lima Silva.O gênero textual reportagem: uma referência para trabalhar com o texto em sala de aula. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas.

2.
OLIVEIRA, F. A. L.; FREITAS, I. M. D.; LUCIA, A.. Participação em banca de Marcelino da Rocha Souza.Ensino de Língua Portuguesa na Zona Rural: preconceito linguístico x variação linguística. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas.

3.
OLIVEIRA, F. A. L.; SILVA, I. N.; SILVA, M. M. P.. Participação em banca de Rozirlânia Florentino da Silva.A Língua e seus sentidos: uma reflexão sobre o ensino de Língua Portuguesa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas.

4.
OLIVEIRA, F. A. L.; SILVA, I. N.; SILVA, M. M. P.. Participação em banca de Cíntia de França Silva.A abordagem gramatical nas aulas de Língua Portuguesa no ensino fundamental II: uma estudo no 9º ano da Unidade Municipal de Ensino José dos Santos Nunes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas.

5.
OLIVEIRA, F. A. L.; Moisés Calú. Participação em banca de Adauto Lopes da Silva.A organização do espaço agrário de Quebrangulo: um estudo de caso no assentamento Manivas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Alagoas.

6.
OLIVEIRA, F. A. L.; Erasmo Soares de Araújo; Ronaldo de Oliveira Nobre Leão. Participação em banca de Moacir Domingos da Silva.Língua Latina: análise gramatical e contexto Histórico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
OLIVEIRA, F. A. L.; LEAO, R. O. N.; ALBUQUERQUE, R.. Participação como presidente de banca do concurso para professor efetivo de Linguística da Universidade Estadual de Alagoas. 2014. Universidade Estadual de Alagoas.

Outras participações
1.
OLIVEIRA, F. A. L.; ROMÃO, D.J; SILVA, I. N.. Banca Examinadora do Processo Seletivo Especial para o Curso de Licenciatura Intercultural/CLIND-AL. 2013. Universidade Estadual de Alagoas.

2.
OLIVEIRA, F. A. L.; ROMÃO, D.J; SILVA, I. N.. Banca Examinadora do Processo Seletivo Especial para o Curso de Licenciatura Intercultural/CLIND-AL. 2013.

3.
OLIVEIRA, F. A. L.; BALLERINE, D.; SABINO, V. R.. Banca Examinadora do Processo Seletivo Especial para o Curso de Licenciatura Intercultural/CLIND-AL. 2013.

4.
OLIVEIRA, F. A. L.; Renata Lívia de Araújo Santos; Solyany Soares Salgado; Tázio Zambi de Albuquerque; Thaisa Oliveira Barbosa; MOURA, M. D. M; ALBUQUERQUE, E. C. M. M.; Aldir Santos de Paula; Cibely Eugênia da Silva; Elaine dos Santos; Mary Hellen Batista dos Santos; OLIVEIRA, A. P.; Priscila Rufino da Silva. Banca de seleção para novos integrantes do grupo PET/LETRAS/MEC/SESu?UFAL. 2008. PET/LETRAS/MEC/SESu/UFAL.

5.
OLIVEIRA, F. A. L.; Tázio Zambi de Albuquerque; Thaisa Oliveira Barbosa; MOURA, M. D. M; ALBUQUERQUE, E. C. M. M.; Aline Diniz; Antônio Félix de Souza Neto; Aurélio Xavier; Elaine dos Santos; Renata Lívia de Araújo Santos; Priscila Rufino da Silva; Solyany Soares Salgado. Banca de selação para novos integrantes do grupo PET/LETRAS/MEC/SESu/UFAL. 2007. PET/LETRAS/MEC/SESu/UFAL.

6.
OLIVEIRA, F. A. L.; Welma Júlia de Lima; MOURA, M. D. M; ALBUQUERQUE, E. C. M. M.; Cristiano Lima; Ingrid Carolina; Liziane Nunes; Renata Lívia de Araújo Santos; Solyany Soares Salgado; Suellen Caroline. Banca de seleção para novos integrantes do PET/LETRAS/MEC/SESu/UFAL. 2006. PET/LETRAS/MEC/SESu/UFAL.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Colóquio em Letras e Linguística e X Seminário Discente.As categorias de Tempo, Aspecto e Modalidade na variação entre o futuro do pretérito e do pretérito imperfeito do indicativo em contextos hipotéticos. 2014. (Seminário).

2.
III Congresso Internacional de Sociolinguística e Dialetologia. O "português popular": a interface entre a variação linguística e a literatura de cordel em sala de aula. 2014. (Congresso).

3.
Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN. A alternância entre as formas de futuro de pretérito e do pretérito imperfeito do indicativo em contextos hipotéticos: resultados quantitativos. 2013. (Congresso).

4.
Congresso Internacional de Sociolinguística e Dialetologia.A variação entre o futuro de pretérito e o pretérito imperfeito do indicativo em contextos hipotéticos na fala de Alagoanos. 2013. (Outra).

5.
II Jornadas Internacionales Lavandera: sociolinguística y análisis del discurso. A alternância entre o futuro do pretérito e o pretérito imperfeito do indicativo: contribuições para as aulas de Língua Portuguesa.. 2013. (Congresso).

6.
64ª Reunião Anual da SBPC. Variação entre o futuro do pretérito e o pretérito imperfeito do indicativo, antecedido por formas verbais no imperfeito do subjuntivo, no português falado em Alagoas. 2012. (Congresso).

7.
Semana de Letras do Campus III.Apresentação de minicurso e de oficina.. 2012. (Encontro).

8.
Semana de Matemática.Reflexões sobre a Língua Portuguesa. 2012. (Encontro).

9.
VI Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita - ELFE.Variação entre o futuro do pretérito (FP) e o pretérito imperfeito do indicativo (PII): contribuições para o ensino de Língua Portuguesa.. 2012. (Encontro).

10.
III Encontro Internacional de Estudos da Linguagem.Um estudo do discurso presente nos escritos de banheiro do ICHICA-UFAL. 2011. (Encontro).

11.
IV Encontro de Estudos da Linguagem.Um estudo do discurso presente nos escritos de banheiro do ICHICA-UFAL. 2011. (Encontro).

12.
V Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino - V ECLAE.A alternãncia entre o futuro do pretérito (FP) e o pretérito imperfeito do indicativo (PII): uma visão descritivista para o ensino de Língua Portuguesa. 2011. (Encontro).

13.
V Congrasso Acadêmico da UFAL. O advérbio de modo e o seu comportamento sintático. 2008. (Congresso).

14.
V Congresso Acadêmico da UFAL. Variação, na apódose, entre o futuro do pretérito e pretérito imperfeito doindicativo na fala de alagoanos. 2008. (Congresso).

15.
V Congresso Acadêmico da UFAL. A gramaticalização do se anafórico usado com as formas pronominais de primeira pessoa do plural. 2008. (Congresso).

16.
V Congresso Acadêmico da UFAL. A literatura de cordel na obra O Auto da Compadecida de Ariano Suassuna. 2008. (Congresso).

17.
V Congresso Acadêmico da UFAL. Estudos Sociolinguísticos na UFAL. 2008. (Congresso).

18.
59ª Reunião Anual da SBPC. 2007. (Congresso).

19.
III Encontro de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino.Considerações concisas sobre o ensino de gramática.. 2007. (Encontro).

20.
IV Congresso Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas. A literatura de cordel na obra 'O Auto da Compadecida' de Ariano Suassuna. 2007. (Congresso).

21.
IV Congresso Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas. O comportamento sintático do advérbio de modo no Português Brasileiro. 2007. (Congresso).

22.
IV Congresso Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas. Desenvolvimento de competência em linguagem e expressão. 2007. (Congresso).

23.
IX Encontro Regional de Letras.. 2007. (Encontro).

24.
IX Encontro Regional dos Estudantes de Letras.A alternância entre as formas de Futuro do Pretérito (FP) e do Pretérito Imperfeito (PI) do indicativo em orações matrizes que entram em relação com condicionais.. 2007. (Encontro).

25.
IX Encontro Regional dos Estudantes de Letras..A gramaticalização do "se" anafórico.. 2007. (Encontro).

26.
VI Encontro Nordestino dos Grupos PET. 2007. (Encontro).

27.
VII Minicurso de Metodologia Científica.E agora o que é que eu faço? Como organizar um projeto de pesquisa?. 2007. (Outra).

28.
XII Encontro Nacional dos Grupos PET.Variação entre as formas de Futuro do Pretérito (FP) e de Pretérito Imperfeito (PI) do indicativo em orações matrizes que entram em relação com condicionais.. 2007. (Encontro).

29.
XII Encontro Nacional dos Grupos PET: A Educação Tutorial como Instrumento de Formação Acadêmica.. 2007. (Encontro).

30.
III Congresso Acadêmico da UFAL. A concordância do pronome se em função reflexiva com as formas pronominais nós e a gente: um estudo da variável escolaridade na fala de alagoanos.. 2006. (Congresso).

31.
III Congresso Acadêmico da UFAL. A alternância entre as formas de Futuro do Pretérito (FP) e de Pretérito Imperfeito (PI) do indicativo em orações matrizes iniciadas por condicionais. 2006. (Congresso).

32.
V Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita. O "se" anafórico usado com as formas pronominais nós e a gente: um estudo da variável escolaridade na fala de alagoanos.. 2006. (Congresso).

33.
V Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita. As linguagens da cultura nordestina. 2006. (Congresso).

34.
V Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita. Variação entre as formas de Futuro do Pretérito (FP) e de Pretérito Imperfeito do indicativo (PI) em orações matrizes que entram em relação com condicionais.. 2006. (Congresso).

35.
V Encontro Nacional sobre Língua falada e Escrita.. 2006. (Encontro).

36.
57ª Reunião Anual da SBPC. 2005. (Congresso).

37.
Encontro Regional dos Estudantes de Letras. 2005. (Congresso).

38.
II Congresso Acadêmico da UFAL. Uma proposta diferenciada para o ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa.. 2005. (Congresso).

39.
IV Encontro Nordestino dos grupos PET. 2005. (Encontro).

40.
VII Congresso de Estudos Lingüísticos e Literários. 2005. (Congresso).

41.
X Encontro Nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial. 2005. (Encontro).

42.
I Ciclo de Palestras: Literatura e poesia. 2004. (Seminário).

43.
Semana de Letras. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, F. A. L.; SILVA, A. V. . Libras: um língua viva em constante mudança. 2014. (Outro).

2.
OLIVEIRA, F. A. L.; ALBUQUERQUE, E. C. M. M. ; Ednaldo Minervino ; Selma Silva Bezerra ; Aline Diniz ; Aurélio Xavier ; Cibely Eugênia da Silva ; Elaine dos Santos ; Mary Hellen Batista dos Santos ; OLIVEIRA, A. P. ; Priscila Rufino da Silva ; Renata Lívia de Araújo Santos ; Solyany Soares Salgado ; Tázio Zambi de Albuquerque ; Thaisa Oliveira Barbosa . IX Encontro Regional dos Estudantes de Letras. 2007. (Outro).

3.
OLIVEIRA, F. A. L.; ALBUQUERQUE, E. C. M. M. ; Aurélio Xavier ; Cibely Eugênia da Silva ; Elaine dos Santos ; Mary Hellen Batista dos Santos ; OLIVEIRA, A. P. ; Priscila Rufino da Silva ; Renata Lívia de Araújo Santos ; Solyany Soares Salgado ; Tázio Zambi de Albuquerque ; Thaisa Oliveira Barbosa . VII Minicurso de Metodologia Científica. 2007. (Outro).

4.
OLIVEIRA, F. A. L.; ALBUQUERQUE, E. C. M. M. ; Aurélio Xavier ; Cibely Eugênia da Silva ; Elaine dos Santos ; Mary Hellen Batista dos Santos ; OLIVEIRA, A. P. ; Priscila Rufino da Silva ; Renata Lívia de Araújo Santos ; Solyany Soares Salgado ; Tázio Zambi de Albuquerque ; Thaisa Oliveira Barbosa . III Semana de Literatura. 2007. (Outro).

5.
OLIVEIRA, F. A. L.; ALBUQUERQUE, E. C. M. M. ; Aurélio Xavier ; Cibely Eugênia da Silva ; Elaine dos Santos ; Mary Hellen Batista dos Santos ; MOURA, M. D. M ; OLIVEIRA, A. P. ; Priscila Rufino da Silva ; Renata Lívia de Araújo Santos ; Solyany Soares Salgado ; Tázio Zambi de Albuquerque ; Thaisa Oliveira Barbosa . Comissão Organizadora Geral do III Encontro de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino. 2007. (Outro).

6.
OLIVEIRA, F. A. L.; ALBUQUERQUE, E. C. M. M. ; Aurélio Xavier ; Elaine dos Santos ; OLIVEIRA, A. P. ; Thaisa Oliveira Barbosa ; Mary Hellen Batista dos Santos ; Priscila Rufino da Silva ; Renata Lívia de Araújo Santos ; Solyany Soares Salgado ; Tázio Zambi de Albuquerque ; Cibely Eugênia da Silva . V Minicurso de Teorias Lingüísticas. 2006. (Outro).

7.
OLIVEIRA, F. A. L.; ALBUQUERQUE, E. C. M. M. ; Aline Diniz ; Liziane Nunes ; Aurélio Xavier ; Elaine dos Santos ; OLIVEIRA, A. P. ; Priscila Rufino da Silva ; Renata Lívia de Araújo Santos ; Solyany Soares Salgado ; Welma Júlia de Lima ; Diogo . VI Minicurso de Metodologia Científica. 2006. (Outro).

8.
OLIVEIRA, F. A. L.; ALBUQUERQUE, E. C. M. M. ; Aline Diniz ; Aurélio Xavier ; Diogo ; Elaine dos Santos ; Liziane Nunes ; OLIVEIRA, A. P. ; Priscila Rufino da Silva ; Renata Lívia de Araújo Santos ; Solyany Soares Salgado ; Welma Júlia de Lima . II Semana de Literatura. 2006. (Outro).

9.
OLIVEIRA, F. A. L.; MOURA, M. D. M ; ALBUQUERQUE, E. C. M. M. ; Aurélio Xavier ; Aline Diniz ; Elaine dos Santos ; Liziane Nunes ; OLIVEIRA, A. P. ; Priscila Rufino da Silva ; Renata Lívia de Araújo Santos ; Solyany Soares Salgado ; Tázio Zambi de Albuquerque ; Welma Júlia de Lima . V Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita. 2006. (Outro).

10.
OLIVEIRA, F. A. L.; ALBUQUERQUE, E. C. M. M. ; Aline Diniz ; Aurélio Xavier ; Diogo ; Elaine dos Santos ; Liziane Nunes ; OLIVEIRA, A. P. ; Priscila Rufino da Silva ; Renata Lívia de Araújo Santos ; Solyany Soares Salgado ; Welma Júlia de Lima . VII Intensivão de Línguas. 2006. (Outro).

11.
OLIVEIRA, F. A. L.; ALBUQUERQUE, E. C. M. M. ; Aline Diniz ; OLIVEIRA, A. P. ; Renata Lívia de Araújo Santos ; Solyany Soares Salgado ; Cristiano Lima ; Ingrid Carolina ; Liziane Nunes ; Suellen Caroline ; Welma Júlia de Lima . I Semana de Nivelamento para os estudantes de Letras da UFAL. 2005. (Outro).

12.
OLIVEIRA, F. A. L.; ALBUQUERQUE, E. C. M. M. ; Aline Diniz ; Aurélio Xavier ; Diogo ; Elaine dos Santos ; Liziane Nunes ; OLIVEIRA, A. P. ; Priscila Rufino da Silva ; Renata Lívia de Araújo Santos ; Solyany Soares Salgado ; Welma Júlia de Lima . V Minicurso de Metodologia Científica. 2005. (Outro).

13.
OLIVEIRA, F. A. L.; ALBUQUERQUE, E. C. M. M. ; Aline Diniz ; Cristiano Lima ; Diogo ; Ingrid Carolina ; Liziane Nunes ; OLIVEIRA, A. P. ; Renata Lívia de Araújo Santos ; Solyany Soares Salgado ; Suellen Caroline ; Welma Júlia de Lima . I Semana de Literatura. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Leila Jennff Monteiro de Oliveira. Influências da marca da oralidade na escrita de aluno do ensino fundamental I. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em PROFLETRAS) - Universidade de Pernambuco. (Orientador).

2.
Poliana Martins Oliveira Sá. Uso de jogos pedagógicos como estratégia de intervenção no uso das marcas de oralidade em produções escritas dos alunos do 7º ano - anos finais - do município de Petrolândia. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em PROFLETRAS) - Universidade de Pernambuco. (Orientador).

3.
Andrea Micheline. O gênro conto em sala de aula: implicações para o processo de produção textual em uma turma de 3º fase da EJA, no município de Belo Jardim -PE. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em PROFLETRAS) - Universidade de Pernambuco. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ítala Lisandra de Oliveira. EXPRESSÃO VARIÁVEL DE FUTURO VERBAL NA LÍNGUA FALADA DE GARANHUNS - PE. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade de Pernambuco. (Orientador).

2.
Kaline Alves Ferreira. A VARIAÇÃO ENTRE OS VERBOS TER E HAVER EXISTENCIAIS NO PORTUGUÊS FALADO EM CAPOEIRAS - PE. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade de Pernambuco. (Orientador).

3.
Ítala Lisandra de Oliveira. EXPRESSÃO VARIÁVEL DE FUTURO VERBAL NA LÍNGUA FALADA DE GARANHUNS - PE. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade de Pernambuco. (Orientador).

4.
Lidiane da Silva Almeida. Estudo descritivo sobre o apagamento do 'd' no morfema de gerúndio nos verbos do português falado em Garanhuns-PE. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade de Pernambuco. (Orientador).

5.
Carla Andreza Lourenço Cardozo de França. A variação na marcação do plural no núcleo dos sintagmas nominais no português falado em Lajedo-PE. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade de Pernambuco. (Orientador).

6.
Sabrina Correia Medeiros. Os ditongos nasais átonos em Cachoeirinha-PE. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade de Pernambuco. (Orientador).

7.
William Silva do Nascimento. A concordância verbal no português falado em Canhotinho-PE. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade de Pernambuco. (Orientador).

8.
Lidia Nadine Bezerra Braga. A variação dos verbos ter e haver em construções existenciais no português falado em Garanhuns-PE. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade de Pernambuco. (Orientador).

9.
Kermelly Beatriz de Lima Silva. Palatalização das oclusivas alveolares /t/ e /d/ no português falado em Garanhuns-PE. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade de Pernambuco. (Orientador).

10.
Sara Larissa Carvalho. EXPRESSÃO VARIÁVEL DO FUTURO VERBAL NA LÍNGUA FALADA DE CAPOEIRAS-PE. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade de Pernambuco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Luana da Silva e Sousa Lúcia Aparecida Nunes. Uma Reflexão sobre o Ensino de Língua Materna: As Implicações com a Diversidade Linguística Cultural no Contexto Rural. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Fernando Augusto de Lima Oliveira.

2.
Wagney Alves de Almeida e Emanuela Barbosa da Silva. Linguagem midiática e suas influências na formação dos educandos dos anos finais do ensino fundamenta dos anos finais. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Fernando Augusto de Lima Oliveira.

3.
Emanuel Luis Lopes e Barbosa da Silva. Variação Linguística: Análise de Expressões e Vocábulo no Sistema Prisional em Palmares. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Fernando Augusto de Lima Oliveira.

4.
Jupiraci Maria Farias Maciel. Linguística Aplicada ao Ensino /Letramento de Gêneros textuais nos anos iniciais do EF2- Como se dá a Abordagem de novos Gêneros para Alunos. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Fernando Augusto de Lima Oliveira.

5.
Marcone Rodrigues de Souza. Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa, uma proposta de Letramento Transdisciplinar para Alunos de Escolas de Referência em Ensino Médio de Tempo integral de Recife. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Fernando Augusto de Lima Oliveira.

6.
Maria do Socorro Ferreira de Oliveira e Lisvânia Ferreira. A Diversidade Linguística no contexto escolar. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Fernando Augusto de Lima Oliveira.

7.
Cíntia Freire da Silva e Maria Madalena Alves de Moura. O Ensino de Literatura nos anos iniciais. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Fernando Augusto de Lima Oliveira.

8.
Eliane de Medeiros Galvão e Lea Maria de Melo Lima. Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Fernando Augusto de Lima Oliveira.

9.
Janína Almeida Queiroz. O impacto da Sociolinguística no contexto escolar. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Fernando Augusto de Lima Oliveira.

10.
PATRICIA JACI DA SILVA. A variação linguística: comunidade de fala do sítio Várzea da Serra/Saloá ? PE. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Fernando Augusto de Lima Oliveira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Eva Maria Leandro e Francisca Feitosa da Silva Lima. Contributos da Linguística para novas abordagens do ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental ll. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Fernando Augusto de Lima Oliveira.

2.
JULIANA CORREIA SILVA. Os gêneros textuais (digitais) e as ferramentas tecnológicas no contexto educacional: possibilidades e percepções de professores, gestores e coordenadores.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Fernando Augusto de Lima Oliveira.

3.
LUANN HENRIQUE DA ROCHA VIEIRA. A marcação e a não marcação do plural em sintagmas nominais no português falado em Lajedo-PE.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Fernando Augusto de Lima Oliveira.

4.
EDVANIA MONTEIRO DA SILVA. O trabalho com as variações linguísticas através do facebook: uma proposta de protótipo pedagógico.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Fernando Augusto de Lima Oliveira.

5.
MARIA ANGELA TENÓRIO CADETE. Estigmatização e o silenciamento linguístico no ensino de Língua Portuguesa: uma perspectiva sócio/interacional da língua.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Fernando Augusto de Lima Oliveira.

6.
JESSICA SANTOS VASCONCELOS. A sociolinguística educacional na sala de aula: um estudo sistemático sobre a abordagem de língua no ensino fundamental II.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Fernando Augusto de Lima Oliveira.

7.
EMANOELLA KÊNIA VIEIRA FRANÇA. Reflexões sobre as dificuldades ortográficas enfrentadas por alunos do 9º ano do município de Jupi-PE: implicações na escrita.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Fernando Augusto de Lima Oliveira.

8.
JAILMA DA SILVA FERREIRA. Reflexões acerca da competência leitora dos estudantes do 6º ano do povoado Santa Rita? Brejão/PE.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Fernando Augusto de Lima Oliveira.

9.
JANE KELLY CLARINDO DA SILVA. A variação linguística e sua aplicabilidade no ensino de língua portuguesa: estudo de caso com alunos do 6º ano da cidade de Angelim ? PE.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Fernando Augusto de Lima Oliveira.

10.
Fernanda Gomes Freire. Ensino-aprendizagem de língua inglesa na escola pública: o lúdico como elemento motivador do processo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Fernando Augusto de Lima Oliveira.

11.
Silvaní Lima Silva. O gênero textual reportagem: uma referência para trabalhar com o texto em sala de aula. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Fernando Augusto de Lima Oliveira.

12.
Rozirlania Florentino da Silva. A língua e seus sentidos: uma reflexão sobre o ensino de Língua Portuguesa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Fernando Augusto de Lima Oliveira.

13.
Cintia de França Silva. Abordagem gramatical nas aulas de Língua Portuguesa do 9º ano da Unidade Municipal de Ensino José Alves Nunes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Fernando Augusto de Lima Oliveira.

Iniciação científica
1.
Juliana Lopes da Silva. O "português popular": interface entre a Variação Linguística e a Literatura de Cordel em sala de aula. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. Orientador: Fernando Augusto de Lima Oliveira.

Orientações de outra natureza
1.
Alessandra dos Prazeres da Silva Reis. UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA ? ALAGOAS. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Fernando Augusto de Lima Oliveira.

2.
Cintia de França Silva. A ABORDAGEM GRAMATICAL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM ESTUDO NO 9º ANO DA UNIDADE MUNICIPAL DE ENSINO JOSÉ DOS SANTOS NUNES. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Fernando Augusto de Lima Oliveira.

3.
Isabella de Sena Rocha. LEITURA NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA DO MUNICIPIO DE ARAPIRACA. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Fernando Augusto de Lima Oliveira.

4.
Marcelino da R. Souza e Sérgio F. Lima. A INFLUÊNCIA DOS ARCAÍSMOS NA FALA DE ALUNOS DO 9º ANO NA ZONA RURAL DE GIRAU DO PONCIANO-AL. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Fernando Augusto de Lima Oliveira.

5.
Josielice dos Santos Almeida. A ALT ERNÂNCIA NA USUALIDADE DOS PRONOMES (TU) E (VOCÊ) EM UMA REALIDADE NORDESTINA: ASPECTOS QUE CONTRIBUEM PARA UMA REFLEXÃO SOBRE UMA ABORDAGEM MAIS COERENTE NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Fernando Augusto de Lima Oliveira.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
OLIVEIRA, F. A. L.;AUGUSTO DE LIMA OLIVEIRA, FERNANDO2013OLIVEIRA, F. A. L.; Priscila Rufino da Silva ; Aldir Santos de Paula . A alternância entre o futuro do pretérito e o pretérito imperfeito do indicativo em construções hipotéticas na fala de maceioenses. Letrônica, v. 6, p. 248-268, 2013.

Artigos aceitos para publicação
1.
OLIVEIRA, F. A. L.; Priscila Rufino da Silva ; Aldir Santos de Paula . A alternância entre o futuro do pretérito e o pretérito imperfeito do indicativo em construções hipotéticas na fala de maceioenses. Letrônica, 2013.


Cursos de curta duração ministrados
1.
OLIVEIRA, F. A. L.. Ciclo de Palestra em Linguística: A análise linguística. 2013. .

2.
OLIVEIRA, F. A. L.. Reflexões sobre a Língua Portuguesa. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
OLIVEIRA, F. A. L.. Avariação Linguística e seu aparato metodológico: o GOLDVARB X como ferramenta de pesquisa. 2012. .

4.
OLIVEIRA, F. A. L.. Uma reflexão sobre a morfologia: como devemos ensiná-la em sala de aula.. 2013. .

5.
OLIVEIRA, F. A. L.. E agora o que é que eu faço? Como organizar um projeto de pesquisa?. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


1. Participação como membro da comissão interna das eleições para os diretores da Faculdade de Letras, como representante discente; 
2. Participação em projetos de pesquisa, ensino e extensão pelo PET/LETRAS/MEC/SESu/UFAL;
3. Coordenador do grupo PET/LETRAS/MEC/SESu/UFAL de março a agosto de 2007;
4. Aprovação para a seleção de Mestrado 2008.1 em 1º lugar;
5. Aprovação em 1º lugar para professor substituto da UNEAL (Língua Portuguesa - Campus I);
6. Sócio Efetivo do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE
6. 1º lugar, como professor orientador, do concurso cultural: "Aurélio: o caçador de palavras", organizado pela Secretaria Estadual de Educação.
5. Aprovação para o concurso de Campo Alegre em 1º lugar;
6. Artigos publicados na internet que somam, atualmente, 18.746 acessos. Alguns desses artigos utilizados como material de estudo e discussão em Universidades Federais, como a UFTPR e a UFAL;
7. 1º Lugar no Concurso para professor substituto da Universidade Estadual de Alagoas (Linguística - Campus III);
8. 4º Lugar no Concurso para professor efetivo da Universidade de Pernambuco - UPE;
9. 1º Lugar no Processo Seletivo para Tutores 2013.2 - UFAL (Cf. http://www.ufal.edu.br/cied/documentos/copy3_of_Resultadofinal2.pdf).



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