Carlos Alberto de Campos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1898887351187192
  • Última atualização do currículo em 29/08/2018


Licenciatura em ciências físicas, biológica e matemática pela Universidade Paulistana de Ciências e Letras (1992). Curso de especialização em estatística pela Universidade Federal de Lavras(2000). Curso de especialização em Educação Matemática pela PUC-SP (2006). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (2010). Atualmente é professor (ensino médio e fundamental II) da Escola Estadual Simon Bolivar e da Escola Municipal José Martins da Silva. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carlos Alberto de Campos
Nome em citações bibliográficas
CAMPOS, C. A.

Endereço


Endereço Profissional
Escola Estadual Simon Bolivar.
Rua Aiaça, 61
Jardim Eldorado
09972210 - Diadema, SP - Brasil
Telefone: (011) 40435841
Fax: (011) 40435551


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2010
Mestrado profissional em Ciências e matemática.
Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
Título: A abordagem conceitual do teletransporte quântico como tema motivador para a inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Prof. Dr. Jaime Sandro da Veiga.
Palavras-chave: ensino médio; mecânica quântica; teletransporte quântico.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral.
2006 - 2006
Especialização em Educação matemática. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: O problema dos problemas de contagem tendo como referência as avaliações do SARESP.
Orientador: Ivan Cruz Rodrigues.
1999 - 2000
Especialização em Matemática e estatística. (Carga Horária: 480h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
Título: O trabalho com estatística com os alunos da escola estadual..
1994 interrompida
Graduação interrompida em 1997 em Bacharelado de Física.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Ano de interrupção: 1997
1988 - 1991
Graduação em Licenciatura em ciências físicas e matemática.
Centro Universitário Paulistano, UniPaulistana, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Atualização - USP - Escola. (Carga horária: 90h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2013 - 2013
Atualização - USP - Escola. (Carga horária: 40h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2013 - 2013
Atualização - USP - Escola. (Carga horária: 40h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2012 - 2012
Atualização - USP - Escola. (Carga horária: 40h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
MatMidias: Objetos de aprendizagem multimídia. (Carga horária: 60h).
EFAP - Escola de Formação de professores, EFAP, Brasil.
2006 - 2006
Ensino médio em rede. (Carga horária: 106h).
Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, CENP, Brasil.
2005 - 2005
Metodologias de Ensino de disciplinas. (Carga horária: 80h).
Centro Universitário de Santo André, UNIA, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em PEC: programa de educação continuada prof. PEB II. (Carga horária: 150h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Estadual Simon Bolivar, SB, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor ensino médio e fundamental, Carga horária: 20

Atividades

02/2002 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências Físicas e Biológicas
Matemática
Física

Prefeitura Municipal de Diadema, PMD, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 15


Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: celetista, Carga horária: 20


E. E. Filinto Muller, E.E. F. MULLER, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 32



Projetos de desenvolvimento


2009 - 2010
Produção de Conteúdos Educacionais Digitais Multimídia para Matemática
Descrição: Os objetivos gerais do projeto são elencados a seguir: - Oferecer aos alunos do ensino médio objetos de aprendizagem em mídias variadas, incluindo áudio, vídeo, simulações de software e jogos digitais, constituindo elementos integrantes de uma proposta de ensino na área de Matemática, com vistas a aprofundar e ampliar os conhecimentos e as competências construídas ao longo do ensino fundamental, viabilizando o desenvolvimento de relações com o mundo real e as áreas científicas, contemplando de forma explícita o aprofundamento dos saberes disciplinares nessas áreas e seus procedimentos científicos. - Contribuir para a inclusão digital, oferecendo aos alunos do ensino médio e professores, acesso a tecnologias digitais de comunicação e informação gerando competências para que sejam usuários e autores nesses meios. - Elaborar mídias de diferentes naturezas com uma preocupação central nos quesitos usabilidade e acessibilidade, de maneira a incluir no público-alvo os portadores de necessidades especiais. - Proporcionar educação científica de qualidade que leve os alunos do ensino médio desenvolver uma visão critica e contextualizada da Matemática e seus meios de produção, relacionando a produção científica a uma visão crítica do mundo real. - Ressignificar os elementos midiáticos por meio de mecanismos de individualização de personagens digitais e avatares de jogos, tornando o aluno parte integrante não somente do processo de aprendizagem, mas também se fazendo representar nas próprias mídias condutoras do processo. - Propor ações que viabilizem a aprendizagem de maneira significativa, contextualizada e interdisciplinar, acarretando transformações concretas nas escolas de ensino médio. Tendo em vista o aqui exposto, de acordo com as justificativas apresentadas, pretende-se atingir os objetivos gerais deste projeto através da construções de objetos de aprendizagem realizados em mídias variadas (áudio, vídeo, simulações de software e jogos digitais)..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Carlos Alberto de Campos - Integrante / Jaime Sandro da Veiga - Integrante / Luiz Henrique Amaral - Coordenador / ISMAR FRANGO SILVEIRA - Integrante / Carlos Fernando de Araújo Junior - Integrante.


Outros Projetos


2016 - 2017
A pesquisa científica atual em sala de aula: contribuições da divulgação científica produzida por cientistas do CERN
Descrição: O presente plano possui por finalidade promover a interação entre universidade e escola pública através de ações de intervenção em salas de aula. Assim, seu objetivo central é a construção e implementação, por meio da colaboração entre professores universitários e da escola básica, de atividades didáticas voltadas ao ensino-aprendizagem de Física de Partículas. Em especial, pretende-se debater o papel dos grandes laboratórios, da cooperação científica e da análise em grandes escalas na construção do conhecimento científico contemporâneo. As situações de aprendizagem terão como base os materiais produzidos no contexto do Masterclasses Hands On Particle Physics , evento promovido pelo laboratório CERN e realizado, entre outras instituições, no Instituto de Física da USP, organizado pelos pesquisadores participantes deste projeto temático..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Carlos Alberto de Campos - Coordenador / Marcelo Gameiro Munhos - Integrante / Ivan Gurgel - Integrante / Graciella Watanabe - Integrante / Miriam Santana - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
CAMPOS, C. A.; VEIGA, J. S. ; ARAUJO, M. S. T. . A Experimentação no ensino de Física: um caminho para a aprendizagem conceitual e para o desenvolvimento de competências. In: Carmem Lúcia Amaral; Maria Delourdes Maciel. (Org.). Ciências e Tecnologias - Coleção Pesquisas e Práticas em Educação.. 1ed.São Paulo: Terracota, 2011, v. 1, p. 95-121.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAMPOS, C. A.; VEIGA, J. S. ; ARAUJO, M. S. T. . UTILIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO COMO BASE PARA A APRENDIZAGEM CONCEITUAL EM FÍSICA E PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS. In: XVIII SNEF - Simpósio Nacional do Ensino de Física, 2009, Vitória - ES. XVIII SNEF - SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAMPOS, C. A.; VEIGA, J. S. . A APRESENTAÇÃO DE TÓPICOS DE MECÂNICA QUÂNTICA NO ENSINO MÉDIO: UM CONSIDERÁVEL ENTRAVE. In: VII ENPEC, 2009, Florianópolis - sc. VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
CAMPOS, C. A.; VEIGA, J. S. . A Apresentação de Tópicos de Mecânica Quântica no Ensino Médio: Um Considerável Entrave. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CAMPOS, C. A.; VEIGA, J. S. ; 3 ; 4 ; 5 . Quando a Química, a Física, a Biologia e a Matemática Falam a Mesma Língua na Escola.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
CAMPOS, C. A.; VEIGA, J. S. ; 3 ; 4 ; 5 . Quando a Química, a Física, a Biologia e a Matemática Falam a Mesma Língua na Esc. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de material didático no formato de multimídias para os alunos do ensino médio).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
International Masterclasses hands on particle physics.Experimentos com os alunos utilizando o software Alice. 2013. (Encontro).

2.
VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências.A APRESENTAÇÃO DE TÓPICOS DE MECÂNICA QUÂNTICA NO ENSINO MÉDIO: UM CONSIDERÁVEL ENTRAVE. 2009. (Encontro).

3.
XVIII Simpósio Nacional do Ensino de Física.Utilização da experimentação como base para a aprendizagem conceitual em Física e promoção de competências. 2009. (Simpósio).

4.
I Seminário Hispano-Brasileiro de Avaliação das atividades relacionadas com Ciência, tecnologia e sociedade/ II Jornada internacional de Ensino de Ciências e Matemática..Quando a Química, a Física, a Biologia e a Matemática falam a mesma língua na escola.. 2008. (Seminário).



Inovação



Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CAMPOS, C. A.; VEIGA, J. S. . A Apresentação de Tópicos de Mecânica Quântica no Ensino Médio: Um Considerável Entrave. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/01/2019 às 1:15:27