Ana Paula Dias Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4937208410677680
  • Última atualização do currículo em 14/12/2018


Psicóloga, Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pós-graduação lato sensu em Psicologia Hospitalar pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pesquisadora na área de prevenção ao uso de drogas nas escolas. Professora de Metodologia Científica de cursos pós-graduação lato sensu. Professora de Saúde Coletiva e Políticas Públicas do curso de graduação em Psicologia da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Tem experiência em coordenação de cursos de pós-graduação lato sensu e em planejamento e supervisão da execução de projetos de pesquisas científicas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Paula Dias Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, A. P. D.;PEREIRA, ANA PAULA D.;PEREIRA, APD;PEREIRA, ANA PAULA DIAS


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Saúde Coletiva.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Título: Fatores associados à implantação de programas de prevenção ao uso de drogas nas escolas brasileiras, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Zila van der Meer Sanchez.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2014
Mestrado em Saúde Coletiva.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Título: Levantamento sobre os programas de prevenção ao uso de drogas nas escolas ensino fundamental e médio das redes pública e privada de ensino do município de São Paulo,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Zila van der Meer Sanchez.
Coorientador: Angela Tavares Paes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: prevenção; adolescência; escola; epidemiologia; drogas.
Grande área: Ciências da Saúde
2004 - 2004
Especialização em Psicologia Hospitalar. (Carga Horária: 520h).
Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
Título: Hospitalização Infantil.
Orientador: Elina Magdalena Nigro.
1998 - 2002
Graduação em Psicologia.
Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
Título: Sexualidade Infantil em Creches: Percepções e Reações dos Educadores frente as manifestações.
Orientador: Elaine Cristina Catão.
1995 - 1997
Ensino Médio (2º grau).
Centro Universitário Radial, UNIRADIAL, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Extensão universitária em Formação em Prevenção ao Uso de Drogas (Programa de Habilidades de Vida. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2004 - 2004
PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO. (Carga horária: 56h).
GRUPO DE ESTUDOS EM PSICOLOGIA CLÍNICA, GE, Brasil.
2001 - 2001
CURSO DE DOR EM AFECÇÕES ONCOLÓGICAS. (Carga horária: 16h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2000 - 2000
JOGOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. (Carga horária: 30h).
V CONGRESSO DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL, CNPEE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professora de Metodologia Científica e Orientadora de Monografias Cursos: Pós-Graduação - Nível Lato Sensu em Psicologia Hospitalar e Pós-Graduação - Nível Lato Sensu em Psicopatologia e Dependência Química Curso em Parceria com a UNISÃOPAULO


Universidade São Marcos, UNIMARCO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina: Metodologia Científica e Orientação de Monografia - Curso: Pós Graduação em Psicologia Hospitalar Curso em Parceria com a UNISÃOPAULO


Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina: Metodologia Científica e Orientação de Monografia - Curso Pós Graduação em Psicologia Hospitalar Curso em Parceria com a UNISÃOPAULO


Instituto São Paulo de Formação e Especialização Profissional LTDA, UNISÃOPAULO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente Acadêmica, Carga horária: 20


Centro de Educação Infantil Sociedade Amigos do Jardim São Jorge, CEI, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 40


UNISÃOPAULO, UNISP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professor de pós-graduação, Carga horária: 4
Outras informações
Professora de Metodologia Científica Orientadora de trabalhos de conclusão de curso


Fundação de Apoio a Universidade Federal de São Paulo, FAPUNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Avaliação do programa de prevenção ao uso de drogas #Tamojunto - projeto "Saúde Mental no Âmbito Escolar" financiado pelo Ministério da Saúde


Sociedade de Amparo Fraterno Casa do Caminho, SAFRATER, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professor voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário não-remunerado, Carga horária: 4
Outras informações
Desenvolvimento de projeto de prevenção ao consumo de drogas entre crianças e jovens, na faixa etária de 10 a 13 anos. Aulas de promoção de saúde e valores para crianças e adolescentes.


Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas Psicotrópicas, CEBRID, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do projeto "Avaliação do processo de implantação de dois programas de prevenção ao uso de drogas para crianças e adolescentes em ambiente escolar" O projeto visa avaliar o processo de implantação dos programas escolares de prevenção Unplugged e Good Behavior Game em escolas da cidade de São Paulo e São Bernardo, no âmbito do PSE, em parceria com o Ministério da Saúde e Educação e financiamento da Coordenadoria de Saúde Mental- MS e UNODC.


Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de ensino superior, Carga horária: 32
Outras informações
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação Disciplinas: Psicologia e Saúde Coletiva Psicologia e Políticas Públicas



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Avaliação da efetividade do programa de prevenção ao uso de drogas entre estudantes #Tamojunto (Unplugged)
Descrição: Este estudo é um ensaio controlado randomizado em 6 capitais brasileiras avaliando a efetividade do programa Unplugged adaptado para a cultura brasileiro e agora nomeado #tamojunto. Este estudo faz parte do projeto maior denominado "APRIMORAMENTO DE POLÍTICAS, PROGRAMAS E AÇÕES NA ÁREA DE SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NO ÂMBITO ESCOLAR E ASSISTENCIAL POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA E INTERVENÇÃO", financiado pelo Ministério da Saúde..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
valiação do processo de implantação de dois programas de prevenção ao uso de drogas para crianças e adolescentes em ambiente escolar
Descrição: O projeto visa avaliar o processo de implantação dos programas escolares de prevenção Unplugged e Good Behavior Game em escolas da cidade de São Paulo e São Bernardo, no âmbito do PSE, em parceria com o Ministério da Saúde e Educação e financiamento da Coordenadoria de Saúde Mental- MS e UNODC.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2015
Prevenção ao uso de drogas nas escolas brasileiras: diagnóstico da situação atual e fatores associados à implantação de programas
Descrição: O consumo de álcool e outras drogas por adolescente continua sendo hoje o principal comportamento de risco desenvolvido por este grupo populacional. O início deste consumo pode ser evitado ou retardado por alguns programas escolares de prevenção ao uso de drogas, com eficácia comprovada por ensaios clínicos randomizados. Tais esforços são particularmente importantes em escolas de ensino fundamental, já que permitem que o tema seja tratado num momento anterior à idade média de início de uso, abuso e dependência de substâncias. Enquanto existe um movimento mundial de incitação à implantação de programas de prevenção em escolas como ação de melhor custo-efetividade no enfrentamento da dependência química, não sabemos se isto está ocorrendo no Brasil. Apesar de três décadas de pesquisa de avaliação de programas, especialmente nos EUA e Europa, há algumas evidências, no entanto, de que as escolas brasileiras ainda optam por aplicar currículos de prevenção que já foram demostrados como ineficazes na redução do consumo de álcool e outras drogas, como é o caso do PROERD. Para resolver esta desconexão entre a pesquisa científica e a prática preventiva, precisamos compreender a realidade da implantação de programas de prevenção nas escolas brasileiras. Também é importante que se entenda o processo pelo qual as escolas de ensino fundamental e médio decidem pela implantação de programas de prevenção, de modo que se possa adequar os esforços governamentais e não governamentais na divulgação de informações sobre currículos eficazes. Desta maneira, este estudo tem três objetivos principais: 1) Determinar a prevalência da realização de programas ou atividades de prevenção ao uso de drogas nas escolas públicas e particulares brasileiras; 2) Identificar fatores escolares associados à implantação de projetos de prevenção nestas escolas; 3) Avaliar as características dos programas ou atividades preventivas desenvolvidas pelas escolas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Ana Paula Dias Pereira - Integrante / MARTINS, SILVIA S. - Integrante / SANCHEZ, ZILA M - Coordenador / Gabriela Arantes Wagner - Integrante / Miguel Teixeira dos Santos Neto - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicolohia da Saúde/Especialidade: Psicologia da Saúde.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Medeiros, P. F.2018Medeiros, P. F. ; PEREIRA, APD ; SCHNEIDER, DANIELA RIBEIRO ; SANCHEZ, ZILA M. . Percepções da comunidade escolar sobre a implantação do programa unplugged em escolas. REVISTA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDCUACIONAL, v. 22, p. 173-184, 2018.

2.
1PEREIRA, ANA PAULA DIAS2018 PEREIRA, ANA PAULA DIAS; SANCHEZ, ZILA M. . Drug use prevention: factors associated with program implementation in Brazilian urban schools. BMC PUBLIC HEALTH, v. 18, p. 1-10, 2018.

3.
3SANCHEZ, ZILA M.2017 SANCHEZ, ZILA M. ; VALENTE, JULIANA Y. ; SANUDO, ADRIANA ; PEREIRA, ANA PAULA D. ; CRUZ, JOSELAINE I. ; SCHNEIDER, DANIELA ; ANDREONI, SOLANGE . The #Tamojunto Drug Prevention Program in Brazilian Schools: a Randomized Controlled Trial. PREVENTION SCIENCE, v. online, p. 1-11, 2017.

4.
5CAINELLI DE OLIVEIRA PRADO, MARIANGELA2016 CAINELLI DE OLIVEIRA PRADO, MARIANGELA ; SCHNEIDER, DANIELA RIBEIRO ; SAÑUDO, ADRIANA ; PEREIRA, ANA PAULA DIAS ; HORR, JOÃO FELIPE ; SANCHEZ, ZILA M. . Transcultural Adaptation of Questionnaire to Evaluate Drug Use Among Students: The Use of the EU-Dap European Questionnaire in Brazil. Substance Use & Misuse, v. 51, p. 1-10, 2016.

5.
2PEREIRA, ANA PAULA DIAS2016 PEREIRA, ANA PAULA DIAS; PAES, ÂNGELA TAVARES ; SANCHEZ, ZILA M . Fatores associados à implantação de programas de prevenção ao uso de drogas nas escolas. Revista de Saúde Pública (Impresso), v. 50, p. 1-10, 2016.

6.
6SCHNEIDER, DANIELA RIBEIRO2016SCHNEIDER, DANIELA RIBEIRO ; PEREIRA, ANA PAULA DIAS ; CRUZ, JOSELAINE IDA ; STRELOW, MILENE ; CHAN, GAIL ; KURKI, ANJA ; SANCHEZ, ZILA M. . Evaluation of the Implementation of a Preventive Program for Children in Brazilian Schools. Psicologia: Ciência e Profissão (Online), v. 36, p. 508-519, 2016.

7.
4SANCHEZ, ZILA M.2016SANCHEZ, ZILA M. ; SANUDO, ADRIANA ; ANDREONI, SOLANGE ; SCHNEIDER, DANIELA ; PEREIRA, ANA PAULA D. ; FAGGIANO, FABRIZIO . Efficacy evaluation of the school program Unplugged for drug use prevention among Brazilian adolescents. BMC Public Health (Online), v. 16, p. 1-10, 2016.

8.
7SANCHEZ, ZILA M.2013SANCHEZ, ZILA M. ; SANTOS, MARIANA G.R. ; PEREIRA, ANA PAULA D. ; NAPPO, SOLANGE A. ; CARLINI, ELISALDO A. ; CARLINI, CLAUDIA M. ; MARTINS, SILVIA S. . Childhood Alcohol Use May Predict Adolescent Binge Drinking: A Multivariate Analysis among Adolescents in Brazil. JOURNAL OF PEDIATRICS, v. 163, p. 363-368, 2013.

9.
FEITOSA, A. C.2003FEITOSA, A. C. ; PEREIRA, A. P. D. ; CORREA, D. M. J. T. ; GOTTSFRITZ, M. O. . Um estudo comparativo da prova gráfica de organização perceptiva para crianças de 4 a 6 anos de São Paulo. BOLETIM DE PSICOLOGIA, v. 53, p. 13-24, 2003.

Capítulos de livros publicados
1.
MEDEIROS, P. F. P. ; PEREIRA, A. P. D. ; SANCHEZ, Z. V. D. M. . Prevenção, Promoção e Políticas de Saúde no Âmbito das Drogas. In: Zila van der Meer Sanchez; Daniela Ribeiro Schneider; Raquel Turci Pedroso. (Org.). Prevenção ao uso de drogas : implantação e avaliação de programas no Brasil / Ministério da Saúde. 01ed.Brasília: Ministério da Saúde, 2018, v. , p. 49-67.

2.
SANCHEZ, Z. V. D. M. ; VALENTE, JULIANA Y. ; SAÑUDO, ADRIANA ; PEREIRA, APD . Efetividade do programa #Tamojunto na prevenção do consumo de drogas por estudantes de escolas públicas brasileiras. In: Zila van der Meer Sanchez; Daniela Ribeiro Schneider; Raquel Turci Pedroso. (Org.). Prevenção ao uso de drogas : implantação e avaliação de programas no Brasil / Ministério da Saúde. 1ed.Brasília: Ministério da Saúde, 2018, v. , p. 107-134.

3.
MEDEIROS, P. F. P. ; PEREIRA, A. P. D. ; SANCHEZ, ZILA M. . Avaliação do processo de implantação do programa Unplugged para prevenção ao uso de drogas no Brasil. In: Zila van der Meer Sanchez; Daniela Ribeiro Schneider; Raquel Turci Pedroso. (Org.). Prevenção ao uso de drogas : implantação e avaliação de programas no Brasil / Ministério da Saúde. 1ed.Brasília: Ministério da Saúde, 2018, v. , p. 87-105.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, ANA PAULA DIAS; Zila Meer Sanchez . Fatores associados à implantação de programas de prevenção ao uso de drogas nas escolas brasileiras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
PEREIRA, APD; SANCHEZ, ZILA M . Fatores associados à implantação de programas de prevenção ao uso de drogas nas escolas brasileiras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PEREIRA, APD; SANCHEZ, ZILA M . Características associadas à implantação de programas de prevenção ao uso de drogas em escolas do município de São Paulo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
PEREIRA, APD; SANCHEZ, ZILA M . Levantamento sobre os programas de prevenção ao uso de drogas nas escolas ensino fundamental e médio das redes pública e privada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PEREIRA, A. P. D.; Elaine Cristina Catão . Um estudo sobre as reações das educadoras frente a sexualidade infantil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
PEREIRA, APD. Sexualidade Infantil em Creches. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
PEREIRA, APD; Elaine Cristina Catão . Projeto Sucatoteca. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
PEREIRA, APD. Utilização da música como recurso pedagógico. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
5° Congresso Internacional da ABRAMD. Fatores Associados à Implantação de Programas de Prevenção ao Uso de Drogas nas Escolas Brasileiras. 2015. (Congresso).

2.
I Congresso Acadêmico da UNIFESP. Fatores Associados à Implantação de Programas de Prevenção ao Uso de Drogas nas Escolas Brasileiras. 2015. (Congresso).

3.
V Congresso Internacional sobre Drogas e II Seminário de Pesquisa e Extensão em Álcool e Drogas. Experiência piloto de implantação do programa Good Behavior Game em escolas brasileiras: análise da aceitabilidade e percepção sobre os resultados. 2015. (Congresso).

4.
IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Características associadas à implantação de programas de prevenção ao uso de drogas implantados em escolas do município de São Paulo. 2014. (Congresso).

5.
Palestra e Debate sobre o Impacto da Legalização das Drogas. 2014. (Outra).

6.
Previne 2014 - I Congresso Internacional de prevenção dos problemas relacionados ao uso de drogas. 2014. (Congresso).

7.
4th Conference of the European Society for Prevention Research. A. 2013. (Congresso).

8.
II Simpósio: Redução de danos e crack. 2013. (Simpósio).

9.
XXII Congresso Brasileiro da ABEAD: Controvérsias em Dependência Química: Ciência e Sociedade Discutem a. Levantamento sobre os programas de prevenção ao uso de drogas nas escolas de ensino fundamental e médio das redes pública e privada de ensino do município de São Paulo. 2013. (Congresso).

10.
XXII Congresso Brasileiro da ABEAD: Controvérsias em Dependência Química: Ciência e Sociedade Discutem a. 2013. (Congresso).

11.
XI SIMPÓSIO DE PSICOLOGIA DO HOSPITAL DO CORAÇÃO. 2007. (Simpósio).

12.
I CONGRESSO BRASILEIRO DE TERAPIA INTENSIVA. 2005. (Congresso).

13.
CICLO DE PALESTRA: ALCANCES E LIMITES DO TRABALHO DO PSICÓLOGO EM PEDIATRIA. 2004. (Outra).

14.
Fórum Mundial de Educação São Paulo - Educação Cidadã para uma cidade educadora. 2004. (Outra).

15.
III Congresso Municipal de Educação: São Paulo rumo à Cidade Educativa. 2004. (Congresso).

16.
VI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Um estudo sobre uma escola de ensino médio e um projeto de intervenção. 2003. (Congresso).

17.
1 Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Um Estudo Comparativo do Pré-Bender entre Duas Amostras de São Paulo. 2002. (Congresso).

18.
5 Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Santo Amaro. Sexualidade Infantil em Creches: Percepções e reações de educadores frentes as manifestações. 2002. (Congresso).

19.
II Congresso Norte e Nordeste de Psicologia. Projeto Sucatoteca. 2001. (Congresso).

20.
1a. Mostra Nacional de Práticas em Psicologia. Utilização da Música como recurso pedagógico. 2000. (Congresso).

21.
V Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. 2000. (Congresso).

22.
WORKSHOP SOBRE "INTRODUÇÃO À TERAPIA COGNITIVA". 2000. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANCHEZ, ZILA M. ; PEREIRA, APD ; SANTOS, MARIANA G.R. . Simpósio Internacional sobre Abuso de Álcool Prevenção, Intervenção e Políticas Públicas. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Renan Alberto Lemos Andrade. A eficácia da técnicas comportamentais no tratamento do alcoolismo. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Psicopatologia e Dependência Química) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Ana Paula Dias Pereira.

2.
Maísa Marques do Nascimento Dias. Uso de álcool na adolescência. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Psicopatologia e Dependência Química) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Ana Paula Dias Pereira.

3.
Eliana França. A incidência do crack em crianças e adolescentes brasileiros. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Psicopatologia e Dependência Química) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Ana Paula Dias Pereira.

4.
Alcimar Lopes de Souza Gonçalves. Prejuízos neuropsicológicos associados ao uso de cocaína e crack. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Psicopatologia e Dependência Química) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Ana Paula Dias Pereira.

5.
Thaíse França de Andrade. Psicologia Hospitalar: Uma possibilidade de atuação ou necessidade?. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Psicologia Hospitalar) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Ana Paula Dias Pereira.

6.
Dilemar Cardoso Baraúna. As contribuições da equipe de cuidados paliativos no acompanhamento de pacientes com câncer. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Psicologia Hospitalar) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Ana Paula Dias Pereira.

7.
Elizabete Pereira Barbosa. A finitude humana: estudo sobre a morte do paciente no âmbito hospitalar. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Psicologia Hospitalar) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Ana Paula Dias Pereira.

8.
Sonia Maria Prado Casconi. Adoecer, hospitalização: aspectos emergentes. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Psicologia Hospitalar) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Ana Paula Dias Pereira.

9.
Valéria Dias. Consequências psicológicas do paciente hospitalizado. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Psicologia Hospitalar) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Ana Paula Dias Pereira.

10.
Claudia Correa Pinto da Fonseca. A doença de Huntington e seu impacto: uma revisão de literatura. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Psicologia Hospitalar) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Ana Paula Dias Pereira.

11.
Priscila Gagliano. A importância do psicólogo hospitalar no atendimento ao paciente autista. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Psicologia Hospitalar) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Ana Paula Dias Pereira.

12.
Nadia Cristina Rocha Azevedo. Suporte psicológico para pacientes diabéticos amputados. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Psicologia Hospitalar) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Ana Paula Dias Pereira.

13.
PATRICIA ALVARENGA ORTIZ DE CICCIO. Distúrbios Psíquicos em Mulheres Decorrentes da Violência Doméstica por Agressor Alcoólatra Crônico. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psiquiatria e Dependência Química) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Ana Paula Dias Pereira.

14.
CLEIDE GUERRA. ADESÃO DO ADOLESCENTE NO TRATAMENTO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL EM ÁLCOOL E DROGAS (CAPS ? AD). 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psiquiatria e Dependência Química) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Ana Paula Dias Pereira.

15.
FERNANDA RIBEIRO SALES. Maconha X Contexto Social. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psiquiatria e Dependência Química) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Ana Paula Dias Pereira.

16.
GRACIENE GUILHERMINA SANTOS SANTANA. Prevenção à Dependência de Substâncias Psicoativas Lícitas e Ilícitas na Sociedade. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psiquiatria e Dependência Química) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Ana Paula Dias Pereira.

17.
LARISSA DE PAULA. Análise do Uso de Drogas e de Intervenção Terapêutica. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psiquiatria e Dependência Química) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Ana Paula Dias Pereira.

18.
LUZINETE DOS SANTOS CELESTINO VIEIRA. Análise de Mudanças Clínicas e Psíquicas pelo Uso Abusivo do Álcool. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psiquiatria e Dependência Química) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Ana Paula Dias Pereira.

19.
MARIA SILVANA LEANDRO DE MELO. Significado da Agressão Física para o Trabalhador de Enfermagem Vítima do Paciente Psiquiátrico. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psiquiatria e Dependência Química) - Universidade Cidade de São Paulo. Orientador: Ana Paula Dias Pereira.

20.
Luzilene Ramos. Saúde Mental X ESF: Uma Proposta de Interação. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psiquiatria e Dependência Química) - Universidade São Marcos. Orientador: Ana Paula Dias Pereira.

21.
Eloisa Aparecida da Silva. O Perfil do Alcoolista em Recuperação e sua Relevância junto aos Grupos de Auto Ajuda. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psiquiatria e Dependência Química) - Universidade São Marcos. Orientador: Ana Paula Dias Pereira.

22.
Mariza Batista Cavalcante. Levantamento do consumo de bebidas alcoólicas uma amostra de alunos do ensino médio em escola pública da região oeste da Cidade de São Paulo. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psiquiatria e Dependência Química) - Universidade São Marcos. Orientador: Ana Paula Dias Pereira.

23.
Valéria Silva. Codependência. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psiquiatria e Dependência Química) - Universidade São Marcos. Orientador: Ana Paula Dias Pereira.

24.
Eli Mendes de Moraes. Reinserção Social do Usuário de Drogas em Tratamento em Comunidade Terapêutica: Progresso Acumulado ao Longo do Tratamento. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psiquiatria e Dependência Química) - Universidade São Marcos. Orientador: Ana Paula Dias Pereira.

25.
Rosana Ortega. Ansiedade Pré-Operatória no Hospital Geral. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Hospitalar) - Universidade São Marcos. Orientador: Ana Paula Dias Pereira.

26.
Aparecida Dutra Azevedo. Psicologia Hospitalar e Hipnose Naturalista como Recursos Terapêuticos no Alívio de Sintomas. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Hospitalar) - Universidade São Marcos. Orientador: Ana Paula Dias Pereira.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 17:51:39