Alexander Cambraia Nascimento Vaz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1561715869384330
  • Última atualização do currículo em 29/11/2018


Doutor em Ciência Política, com ênfase em Burocracia e Administração Pública (UFMG), tem experiência profissional em Planejamento Estratégico Governamental e Monitoramento/Avaliação de Políticas Sociais. Atualmente é Pesquisador Sênior do International Policy Centre for Inclusive Growth, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (IPC-IG/PNUD); e Professor do Mestrado Profissional em Administração Pública do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexander Cambraia Nascimento Vaz
Nome em citações bibliográficas
VAZ, Alexander Cambraia N.;Vaz, Alexander Cambraia N.;VAZ, Alexander C. N.;VAZ, ALEXANDER CAMBRAIA NASCIMENTO;CAMBRAIA NASCIMENTO VAZ, ALEXANDER

Endereço


Endereço Profissional
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, International Policy Centre for Inclusive Growth.
SBS, Quadra 1, Bloco J, Ed. BNDES, 13º andar - Sala 1303
Asa Sul
70076900 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 21055000
URL da Homepage: www.ipc-undp.org


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Ciência Política.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Capacidades Estatais para o Desenvolvimento: entre a burocratização e a política como elementos de ação do Estado, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Leonardo Avritzer.
Coorientador: Roberto Rocha Coelho Pires.
2006 - 2008
Mestrado em Ciência Política.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: A presença como artefato do discurso: participação e representação nos Conselhos Gestores,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Cláudia Feres Faria.
2002 - 2005
Graduação em Relações Internacionais.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Cultura Política além das fronteiras locais.
Orientador: Matilde de Souza.




Formação Complementar


2009 - 2009
Modelos Hierárquicos e Inferenciais em Econometria. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2006 - 2006
Determinantes da Equação de Regressão Logística. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUD, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Contrato Serviços, Enquadramento Funcional: Pesquisador Sênior
Outras informações
Pesquisador Sênior do International Policy Centre for Inclusive Growth, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (IPC-IG/UNDP). Coordena projetos no domínio da Proteção Social e da Segurança Alimentar, particularmente os que envolvem componentes de monitoramento e avaliação (incluindo avaliações de impacto). Trabalha em conjunto com outros coordenadores do projeto para aconselhar o Comitê de Captação de Recursos. Identifica oportunidades na área de pesquisa para o pessoal do IPC-IG, particularmente aquelas relacionadas com o fortalecimento de capacidades e monitoramento e avaliação apoiadas pelo Sistema Comum da ONU e outras contrapartes. Conduz análise de dados quantitativos, revisão de literatura, preparação de insumos escritos para relatórios e documentos de projetos, participação em missões e outros tipos de apoio ao diálogo técnico com várias contrapartes.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor Externo
Outras informações
Projeto PNUD BRA/04/046, Fortalecimento Institucional para Avaliação e Gestão da Informação com ênfase no subsídio a ações de monitoramento de programas de desenvolvimento social e combate à pobreza. Atividades desenvolvidas: 1) Análise técnica sobre fontes e metodologias de coleta de informações para análise dos programas da Assistência Social; 2) Análise da dinâmica demográfica em relação à Política de Assistência Social; 3) Análise de séries históricas sobre indicadores de processo, resultado e sócio-demográficos voltados para o Programa Benefício de Prestação Continuada - BPC; 4) Estudo de estimativa da evolução da qualidade de vida das pessoas beneficiários do Programa Benefício de Prestação Continuada - BPC; 5) Estudo analítico de ampliação da análise de séries históricas sobre indicadores dos CRAS e CREAS; 6) Análise de séries históricas sobre indicadores do Programa Bolsa Família, com foco nas gestões municipal e estadual.


Ministério do Desenvolvimento Social, MDS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor
Outras informações
Diretor do Departamento de Gestão e Acesso a Serviços da Secretaria de Inclusão Social e Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (DGA/SISP/MDSA), conforme Portaria n° 1.840 de 06/09/2016, publicada no DOU n° 173 de 08/09/2016. Coordenou as atividades relacionadas ao acesso a serviços pelos beneficiários dos programas sociais desenvolvidos pelo governo federal, em especial no que tange ao monitoramento gerencial dessas atividades e a capacitação dos agentes envolvidos no processo. Desenvolveu atividades de elaboração e gestão de contratos e convênios, bem como execução de programas específicos, como a Estratégia Nacional de Inclusão Social e Produtiva. Desenvolveu, ademais, trabalho na estruturação de algoritmos para integração das diversas bases de dados e registros administrativos do governo federal nesse mesmo campo. Atuou, por fim, na elaboração de relatórios técnicos e artigos científicos, produtos condensadores dos resultados das atividades desenvolvidas.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor-Adjunto
Outras informações
Diretor-Adjunto/Coordenador-Geral do Departamento de Monitoramento da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (DM/SAGI/MDS), conforme Portaria nº 3 de 18/01/2013, publicada no DOU nº 14 de 21/01/2013. Coordenou as atividades de produção, registro, acompanhamento e análise crítica de informações geradas na gestão das políticas, programas, produtos e serviços do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com a finalidade de subsidiar a tomada decisão quanto aos esforços necessários para aprimoramento da ação pública na área de desenvolvimento social no país. Atuou na manipulação de microdados oriundos de bases de dados diversas, como Censos Demográficos, PNADs, POFs e MUNICs/ESTADICs, dentre outras, com experiência na estruturação de syntaxes de programação em softwares estatísticos e na construção de modelos inferenciais para aporte às decisões em políticas públicas afetas à área social.


Governo do Distrito Federal, GDF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Subsecretário
Outras informações
Subsecretário de Gestão da Informação, Parcerias e Redes Sociais da Secretaria de Estado de Trabalho, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Distrito Federal (SuGIP/SEDESTMIDH/GDF), conforme Decreto de Nomeação publicado no DODF nº 242, de 18 de Dezembro de 2015 e Ato de Posse de 28 de Dezembro de 2015. Coordena as atividades desenvolvidas pela Subsecretaria no âmbito de sua missão institucional, que é a de promover, de forma articulada com outros setores e instituições, a produção, a organização e a disseminação da informação como auxílio à gestão e ao aprimoramento das ações e programas da SEDESTMIDH. Atua, nesse sentido, em prol da concretização da visão de futuro do Subsecretaria, que é de ser referência no desenvolvimento e operacionalização desses processos, sendo reconhecida, no âmbito da gestão publica, como instituição transparente, comprometida e inovadora na seara.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor Externo
Outras informações
Projeto da Secretaria de Estado de Governo do Governo do Distrito Federal (SEGOV/GDF), no âmbito do acordo de cooperação n° 7675-BR firmado com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), com vistas à implementação do Programa de Modernização da Gestão Pública do DF, tendo por objeto a realização de estudo sócio-político e gerencial sobre a participação social no Distrito Federal e a proposição de diretrizes para a implementação do Sistema Distrital de Participação Social, sendo este um sistema público e de governança. Atividades desenvolvidas: 1) Identificação dos programas de cada Secretaria do GDF que utilizam algum mecanismo de participação social, trazendo à baila os mecanismos de participação social adotados; 2) Identificação análise, para cada mecanismo citado, dos fluxos de gestão correlatos no que toca à comunicação com a sociedade, o tempo de duração e o tipo de trabalho com os resultados dos debates; 3) Elaboração de novo fluxo de gestão do sistema de participação social levando em consideração os diferentes mecanismos e suas diferentes temporalidades e necessidades de estruturação.


Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF, IPEA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Associado
Outras informações
Pesquisador Doutor I, no âmbito do Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional (PNDP), atuando no projeto Política & Planejamento no Brasil Contemporâneo, com foco na análise e interpretação das transformações na administração pública federal em áreas estratégicas do governo brasileiro, identificando avanços e obstáculos, a fim de extrair elementos para qualificar o debate e subsidiar a reflexão para outro tipo de reforma do Estado no Brasil. Atividades desenvolvidas: 1) Organização e atualização de bases de dados, análise e interpretação de resultados e tendências observadas, produção de relatórios técnicos e artigos/capítulos de livros; 2) Condução da pesquisa por meio da análise de dados documentais e quantitativos, como também por meio de entrevistas com gestores públicos de alto e médio escalão da Administração Federal; 3) Realização de debates com estudiosos e especialistas dos temas.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Associado
Outras informações
Pesquisador Assistente de Pesquisa IV, no âmbito do Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional (PNDP), atuando no projeto Institucionalização da Participação Social no Brasil, desenvolvendo pesquisa na temática da participação política, instituições e influências/impactos nos processos de planejamento, implementação e acompanhamento de políticas públicas. Atividades desenvolvidas: 1) Participação na definição da amostra de municípios a ser pesquisada; 2) Realização e acompanhamento de pesquisa de campo para coleta de dados primários e documentais para a construção do índice; 3) Sistematização dos dados coletados relativos à existência e operação de instituições participativas nos municípios da amostra a ser pesquisada; 4) Participação da análise dos dados e do desenvolvimento da metodologia para construção do índice; 5) Participação na elaboração de tabelas, gráficos, quadros e textos a partir dos resultados da análise do dados; 6) Participação na organização de publicações e eventos para apresentação e disseminação dos resultados.


Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor Externo
Outras informações
Projeto FAO/UFT/BRA/085, Apoio ao aprimoramento e à consolidação da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, atuando, com base em instrumentais estatísticos e econométricos, na análise e atualização dos indicadores de Segurança Alimentar e Nutricional que compõem a ferramenta DATASAN, do governo federal. Atividades desenvolvidas: 1) Análise da evolução dos indicadores antropométricos dos beneficiários do PBF a partir da base de dados gerada pela integração do CadÚnico, Folha PBF e SISVAN (2008 a 2012) no território segundo recortes municipais e tipologias analíticas territoriais; 2) Análise da evolução dos indicadores de prevalência dos níveis de segurança alimentar na população coletados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) em módulos suplementares das edições de 2004, 2009 e 2013; 3) Análise descritiva e comparativa sobre o perfil ocupacional e de rendimentos da população por níveis de segurança alimentar a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2013 coletado em módulo suplementar; 4) Análise descritiva e comparativa sobre o perfil sóciodemográfico, educacional e de acesso a serviços de saneamento básico da população por níveis de segurança alimentar a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2013; 5) Revisão e atualização da documentação dos processos de extração/cálculo e sistematização de syntaxe documentada em SPSS dos indicadores da dimensão Produção e Disponibilidade de Alimentos que compõem o DataSAN; 6) Revisão e atualização da documentação dos processos de extração/cálculo e sistematização de syntaxe documentada em SPSS dos indicadores da dimensão Saúde e Acesso a Serviços de Saúde que compõem o DataSAN.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor Externo
Outras informações
Projeto FAO/UFT/BRA/064, Apoio à implementação e ao alcance de resultados da Estratégia Fome Zero, atuando, com base em instrumentais estatísticos e econométricos, no subsídio à construção do Sistema de Monitoramento da situação de Segurança Alimentar e Nutricional e o Direito Humano a Alimentação Adequada no Brasil. Atividades desenvolvidas: 1) Análise da situação da Segurança Alimentar e Nutricional domiciliar a partir de variáveis de contexto para o acompanhamento das ações implementadas no âmbito da Estratégia de Erradicação da Extrema Pobreza; 2) Análise da situação da Segurança Alimentar e Nutricional e a evolução da cobertura do Programa Bolsa Família e outros programas de transferência de renda; 3) Análise da situação de Segurança Alimentar e Nutricional a partir da evolução da oportunidade de serviços relacionados à educação, saúde, habitação e assistência social; 4) Análise da situação da Segurança Alimentar e Nutricional e a evolução de oportunidades e serviços relacionados à inclusão produtiva.


Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, UNESCO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor Externo
Outras informações
Projeto UNESCO/BRA/914BRZ3002, tendo por objeto a análise de dados e construção de indicadores relativos ao monitoramento do Plano Brasil Sem Miséria, com foco nas ações do eixo de acesso a serviços públicos, especificamente na área da saúde, educação e serviços da Proteção Social Básica e Especial. Atividades desenvolvidas: 1) Mapeamento de conteúdos e variáveis que compõem os questionários e bases de dados dos Censos SUAS nas edições de 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011 e planejamento de rotina de construção e carga de indicadores segundo os módulos de CRAS e CREAS; 2) Planejamento de rotina de construção e carga de indicadores dos módulos de Conselhos Municipais e Estaduais de AS, instituições municipais e estaduais responsáveis pela gestão do SUAS e entidades privadas de AS, referentes ao Censo SUAS edições 2007-2011

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Cosultor, Enquadramento Funcional: Consultor Externo
Outras informações
Projeto UNESCO/BRA/9141109, Escola Aberta: educação, cultura, esporte e trabalho para a juventude, atuando com aporte de instrumentais estatísticos e econométricos para concepção de material de referência voltado às secretarias de educação visando adequar os sistemas de acompanhamento e gestão analisados às orientações nacionais, com levantamento de dados sobre o acompanhamento e a gestão do Programa feitas pelas secretarias de educação parceiras e análise dos processos e sistemas de acompanhamento e gestão das secretarias segundo as indicações do manual operacional do Programa Escola Aberta. Atividades desenvolvidas: 1) Análise dos dados e processos que caracterizam as concepções de gestão e acompanhamento dos municípios piloto, destacando as possíveis contribuições para formulação de um sistema de monitoramento nacional do Programa, considerando a inter-relação de suas atividades, ligadas à temática da formação educativa complementar, esporte/lazer, cultura e qualificação para o trabalho, geração de renda, com o cotidiano escolar; 2) Levantamento de dados sobre a situação atual de gestão e acompanhamento do Programa Escola aberta nos municípios selecionados; 3) Sistematização dos processos de obtenção de dados encontrados e as principais informações disponíveis levantadas, considerando a existência de interface com as áreas temáticas de formação educativa complementar.


Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento, BIRD, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor Externo
Outras informações
Projeto de cooperação com o consórcio MDP-ESA (Municipal Development Partnership for Eastern and Southern Africa), sob a égide do Africa-Latin America Peer to Peer Mutual Action Learning Initiative Funded by the World Bank, para desenvolvimento de estudo de estimativa e projeção de políticas participativas empreendidas em localidades brasileiras - com especial foco nas experiências de Orçamento Participativo - e a aferição de padrões e características estratégicas para o planejamento e implementação em processos e temáticas análogas de produção de políticas públicas em cidades africanas. Atividades desenvolvidas: 1) Identifying participatory budgeting best practices in the selected municipalities from Brazil, including the selection criteria, the selected municipalities, profiles, and their major innovations in relation to participatory budgeting literature; 2) Compilation of the participatory budgeting best practices manual, containing guidelines on implementing the program step-by-step; 3) Collect and analyze data from official statistical databases, both from Brazil and Africa, such as Census, IPUMS, IDHS, HH Database, WBI, among others; 4) Build maps and other necessary compilations of information from the databases, through statistical software, such as SPSS and Mapinfo.


Governo do Estado de Minas Gerais, GOVERNO/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor Externo
Outras informações
Projeto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (SEDESE/MG), de concepção e desenvolvimento do Sistema de Informação, Monitoramento e Avaliação da Política de Assistência Social do Estado de Minas Gerais. Atividades desenvolvidas: 1) Mapeamento de todas as ações de assistência social desenvolvidas no estado de Minas Gerais que contavam com financiamento/co-financiamento dos governos federal e estadual; 2) Sistematização de todos os programa elencados, tanto em termos de definições e marcos legais normativos, quanto em termos de status de estruturação nos municípios selecionados para piloto; 3) Estruturação de variáveis de monitoramento e criação de indicadores a partir de informações coletadas nos municípios e de reuniões com a equipe gestora da pasta; 4) Elaboração de rotina de coleta de dados para alimentação contínua dos indicadores construídos; 5) Elaboração de plano estratégico de geração de informações sintéticas e avaliativas a partir dos indicadores construídos e das informações coletadas; 6) Liderança da equipe de TI para construção e formatação final do Sistema informatizado de coleta e tratamento de dados.

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor Externo
Outras informações
Projeto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (SEDESE/MG), de concepção e desenvolvimento do Programa de avaliação contextual e georreferenciamento para prognóstico de implementação de serviços CREAS (Centro de Referência Especializada da Assistência Social) em modalidade consórcio em Minas Gerais. Atividades desenvolvidas: 1) Criação de uma concepção da natureza dos serviços a serem ofertados pelos CREAS; 2) Desenvolvimento de um índice capaz de hierarquizar as diversas regiões do Estado de Minas Gerais de acordo com a demanda efetiva dos serviços a serem ofertados pelos CREAS, tendo por base uma perspectiva de rede/consórcio; 3) Análise inferencial para avaliar a capacidade dos municípios selecionados para o piloto de implementar as políticas sociais elencadas; 4) Coleta de informações e sistematização de banco de dados primários, bem como coleta de dados secundários em bases estatísticas oficiais, como Censo, PNAD, POF e Munics; 5) Elaboração de indicadores e sistematização de rotinas e syntaxes para sua estruturação e coleta das informações pertinentes.


Organizacao dos Estados Americanos, OEA, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor Externo
Outras informações
Projeto de cooperação com os Estados membros da OEA Project on the Consequences of the Descentralization Process in the Americas and the Challenges to Democratic Governance. Atividades desenvolvidas: 1) Desenvolvimento de estudo prospectivo e de estimativa dos impactos e da relevância dos processos de democratização e de descentralização política para as estratégias de implementação de políticas públicas em áreas temáticas diversificadas; 2) Coleta e análise de dados sobre governança democrática a partir de fontes variadas, como o OAS anual statistical package, Health Data Survey, LatinoBarometer, dentre outros.


Instituto Brasiliense de Direito Público, IDP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
Quadro permanente do Mestrado Profissional em Administração Pública, Escola de Administração de Brasília, Instituto Brasiliense de Direito Público (EAB/IDP)

Atividades

10/2016 - Atual
Ensino, Mestrado Profissional em Administração Pública, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Programas Sociais
Políticas Públicas e Desenvolvimento Burocrático: desafios e perspectivas para o planejamento e a gestão governamentais
Participação Social e Políticas Públicas
08/2016 - 12/2017
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas I: noções gerais
Políticas Públicas II: implementação
Políticas Públicas III: monitoramento e avaliação

Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador
Outras informações
Docente e Orientador de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Pós-Graduação lato sensu Especialização em Gestão Pública (EGP); Docente do Curso de Aperfeiçoamento da Carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG)

Atividades

04/2014 - 08/2015
Ensino, Gestão Pública, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações Públicas
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
08/2010 - 09/2010
Ensino, Políticas Públicas e Gestão Governamental, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Democracia e Cidadania

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Associado
Outras informações
Pesquisador associado do Prodep, Projeto Democracia Participativa, núcleo de estudos e pesquisas vinculado ao Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (PRODEP/UFMG)


Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador
Outras informações
Docente dos mini-cursos "Democracia, distribuição e políticas públicas: apontamentos" e "Políticas Públicas: planejamento estratégico e análise", a convite do Departamento de Relações Internacionais



Projetos de pesquisa


2014 - 2015
Política & Planejamento no Brasil Contemporâneo

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) José Celso Pereira Cardoso Junior em 13/03/2015.
Descrição: O projeto busca analisar e interpretar transformações na administração pública federal desde de 2003 em áreas estratégicas do governo brasileiro, identificando avanços e obstáculos, a fim de extrair elementos para qualificar o debate e subsidiar a reflexão para outro tipo de reforma do Estado no Brasil do séc. XXI. Sua especificidade reside em seu caráter prospectivo e propositivo, em busca de inovações institucionais para aperfeiçoamento das capacidades políticas e administrativas do Estado com vistas à construção de um país democrático e desenvolvido no séc. XXI..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Institucionalização da Participação Social no Brasil

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Roberto Rocha Coelho Pires em 12/03/2015.
Descrição: O projeto tem como objetivo desenvolver e aplicar metodologias para a avaliação da presença e do grau de efetividade da participação social no Brasil. Envolve o desenvolvimento de um índice (ou conjunto de indicadores) que retrate a variação entre governos municipais em termos dos seus esforços para a democratização das políticas públicas e para a institucionalização da gestão pública participativa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Democracia, sociedade e vulnerabilidade: um método tentativo de prospecção e estimativa de demanda por programas sociais - o caso de Minas Gerais

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Leonardo Avritzer em 11/03/2015.
Descrição: O projeto pretende construir um modelo demográfico tentativo, isto é, experimental com significativo potencial de replicabilidade, de mapeamento e escalonamento da vulnerabilidade social de municípios a partir de características de subconjuntos populacionais vulneráveis e de distinções sócio demográficas e de acesso a serviços. Seu objetivo principal consiste na geração de perfis de vulnerabilidade de municípios cuja base se assente não apenas nas características socioeconômicas intrínsecas destes subgrupos populacionais, mas, também, nas especificidades sócio demográficas das regiões que habitam cada qual..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2012 - 2015
Periódico: Revista do Serviço Público
2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (ANPUR)
2016 - Atual
Periódico: Planejamento e Politicas Publicas


Prêmios e títulos


2014
2º Concurso de Boas Práticas - Categoria: Promoção da Transparência. Cogestor da Iniciativa Portal Brasil Sem Miséria no seu Município, Controladoria-Geral da União (CGU).
2013
18º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. Coautor e Gestor da Iniciativa Estratégia de Monitoramento Analítico do Plano Brasil Sem Miséria e Programas do MDS, Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:6
Total de citações:0
Vaz, Alexander Cambraia N.  Data: 31/10/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
VAZ, Alexander Cambraia N.2017VAZ, Alexander Cambraia N.. Cotejando capacidades burocráticas e políticas como ação: um estudo comparativo de desenvolvimento e impactos em quatro órgãos do Executivo Federal brasileiro. Sociedade e Cultura, v. 20, p. 147, 2017.

2.
VAZ, Alexander Cambraia N.2016VAZ, Alexander Cambraia N.. Acesso ao Ensino Superior pelo público inscrito no Cadastro Único e pelos beneficiários do Programa Bolsa Família: resultados preliminares. Cadernos de Estudos - Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação, v. 25, p. 118-136, 2016.

3.
VAZ, Alexander Cambraia N.2016 VAZ, Alexander Cambraia N.. Capacidades burocráticas e políticas no âmbito da gestão pública: inferindo limites e possibilidades para a gestão pública operacional. Revista Brasileira de planejamento e OrçaMENTO, v. 6, p. 173-207, 2016.

4.
VAZ, ALEXANDER CAMBRAIA NASCIMENTO2014VAZ, ALEXANDER CAMBRAIA NASCIMENTO. Justiça e justiças nas democracias: perspectivas de acesso às 'regras do jogo'. Sociologias (UFRGS. Impresso), v. 16, p. 236-263, 2014.

5.
PIRES, Roberto R. C.2014 PIRES, Roberto R. C. ; VAZ, Alexander C. N. . Para além da participação: interfaces socioestatais no governo federal. Lua Nova (Impresso), v. s/v, p. 61-91, 2014.

6.
VAZ, Alexander Cambraia N.2014VAZ, Alexander Cambraia N.; FONSECA, J. C. G. ; SOUSA, Marconi F. ; JANNUZZI, Paulo de Martino . Estudos avaliativos com base na integração de registros administrativos: a experiência de integração do Cadastro Único para Programas Sociais, Programa Bolsa Família e Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional. Cadernos de Estudos - Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação, v. 17, p. 38-49, 2014.

7.
VAZ, Alexander Cambraia N.2014VAZ, Alexander Cambraia N.; JANNUZZI, Paulo de Martino . Indicador de Pobreza Multidimensional como síntese dos efeitos da abordagem multisetorial do Plano Brasil Sem Miséria. Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação, v. 8, p. 32-49, 2014.

8.
JAIME, P. C.2014JAIME, P. C. ; VAZ, Alexander Cambraia N. ; NILSON, E. A. F. ; FONSECA, J. C. G. ; GUADAGNIN, S. C. ; SOUSA, Marconi F. ; SANTOS, Leonor Maria P. . Desnutrição em crianças de até cinco anos beneficiárias do Programa Bolsa Família: análise transversal e longitudinal de 2008 a 2012. Cadernos de Estudos - Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação, v. 17, p. 50-64, 2014.

9.
Vaz, Alexander Cambraia N.2013Vaz, Alexander Cambraia N.. Modelando a participação social: uma análise da propensão à inserção em instituições participativas, a partir de características socioeconômicas e políticas. Revista Brasileira de Ciência Política (Impresso), v. sv, p. 63-106, 2013.

10.
CAMBRAIA NASCIMENTO VAZ, ALEXANDER2013CAMBRAIA NASCIMENTO VAZ, ALEXANDER. Análise preditiva de pobreza e vulnerabilidades sociais no âmbito municipal: o caso de Minas Gerais, Brasil. Revista Sociedad y Equidad, v. 1, p. 109-135, 2013.

11.
VAZ, Alexander Cambraia N.2012VAZ, Alexander Cambraia N.; PIRES, Roberto . Participação Social como método de governo ? Um mapeamento das interfaces socio-estatais nos programas federais. Texto para Discussão (IPEA. Brasília), v. 17, p. 1-60, 2012.

12.
VAZ, Alexander Cambraia N.;Vaz, Alexander Cambraia N.;VAZ, Alexander C. N.;VAZ, ALEXANDER CAMBRAIA NASCIMENTO;CAMBRAIA NASCIMENTO VAZ, ALEXANDER2012 VAZ, Alexander Cambraia N.. Efeitos do Programa Bolsa Família sobre a desigualdade e a extrema pobreza: análise e evidências a partir do Censo Demográfico 2010. Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação, v. 3, p. 76-95, 2012.

13.
BARRETO, R.2012BARRETO, R. ; VAZ, Alexander Cambraia N. ; JANNUZZI, Paulo de Martino . Capacidade de Gestão de Políticas Sociais: metodologia de construção e validação de tipologia para análise da oferta dos Serviços Socioassistenciais. Revista Brasileira de Monitoramento e Avaliação, v. 3, p. 112-135, 2012.

14.
VAZ, Alexander Cambraia N.;Vaz, Alexander Cambraia N.;VAZ, Alexander C. N.;VAZ, ALEXANDER CAMBRAIA NASCIMENTO;CAMBRAIA NASCIMENTO VAZ, ALEXANDER2011VAZ, Alexander Cambraia N.. Participação política, efeitos e resultados em políticas públicas: notas crítico-analíticas. Opinião Pública (UNICAMP. Impresso), v. 17, p. 163-205, 2011.

15.
VAZ, Alexander Cambraia N.2011VAZ, Alexander Cambraia N.; PIRES, Roberto . Uma agenda de pesquisa sobre as interfaces socioestatais no governo federal. Boletim de Análise Político-Institucional, v. 1, p. 57-61, 2011.

16.
VAZ, Alexander Cambraia N.;Vaz, Alexander Cambraia N.;VAZ, Alexander C. N.;VAZ, ALEXANDER CAMBRAIA NASCIMENTO;CAMBRAIA NASCIMENTO VAZ, ALEXANDER2009VAZ, Alexander Cambraia N.. Repensando a participação política: uma análise do estado-da-arte à luz da problemática da representação política nos Conselhos Gestores. Revista do Observatório do Milênio de Belo Horizonte, v. 2, p. 103-122, 2009.

17.
VAZ, Alexander Cambraia N.;Vaz, Alexander Cambraia N.;VAZ, Alexander C. N.;VAZ, ALEXANDER CAMBRAIA NASCIMENTO;CAMBRAIA NASCIMENTO VAZ, ALEXANDER2009VAZ, Alexander Cambraia N.. Urbanização e Planejamento em pauta: o OP como instrumento efetivo de ação. Pensar BH. Política Social, v. 24, p. 14-20, 2009.

18.
VAZ, Alexander Cambraia N.;Vaz, Alexander Cambraia N.;VAZ, Alexander C. N.;VAZ, ALEXANDER CAMBRAIA NASCIMENTO;CAMBRAIA NASCIMENTO VAZ, ALEXANDER2006VAZ, Alexander Cambraia N.. A dialética como perspectiva elucidativa de contradições na construção identitária no cenário internacional. Fronteira (PUCMG), v. 5, p. 7-30, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Ação estatal, desenvolvimento e democracia: elementos para uma discussão na contemporaneidade. In: José Celso Pereira Cardoso Júnior. (Org.). Planejamento Brasil Século XXi - Inovação Institucional e Refundação Administrativa: elementos para o pensar e o agir. 1ed.Brasília: IPEA, 2015, v. 1, p. 61-102.

2.
VAZ, Alexander Cambraia N.; AVRITZER, Leonardo . Análise preditiva de vulnerabilidades no âmbito social. In: Paulo de Martino Jannzzi. (Org.). Avaliação de políticas públicas: reflexões acadêmicas sobre o desenvolvimento social e o combate à fome. 1ed.Brasília: MDS, 2014, v. 3, p. 40-669.

3.
JANNUZZI, Paulo de Martino ; SOUSA, Marconi F. ; VAZ, Alexander Cambraia N. ; FONSECA, J. C. G. . Dimensionamento da extrema pobreza no Brasil: aprimoramentos metodológicos e novas estimativas. In: Tereza Campello; Tiago Falcão; Patrícia Vieira da Costa. (Org.). O Brasil Sem Miséria. 1ed.Brasília: MDS, 2014, v. 1, p. 763-792.

4.
JANNUZZI, Paulo de Martino ; SOUSA, Marconi F. ; VAZ, Alexander Cambraia N. . Estratégia de monitoramento analítico do Plano Brasil Sem Miséria e programas do MDS. In: Flávio Schettini Pereira. (Org.). Ações premiadas no 18° concurso Inovação na Gestão Pública Federal. 1ed.Brasília: ENAP, 2014, v. 1, p. 95-120.

5.
AVRITZER, L. ; VAZ, Alexander Cambraia N. . O surgimento do OP e sua expansão pelo Brasil: analisando potencialidades e limites. In: Nelson Dias. (Org.). Esperança Democrática: 25 anos de Orçamentos Participativos no mundo. 1ed.Lisboa - Portugal: Associação IN LOCO, 2013, v. 1, p. 163-178.

6.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Da participação à qualidade da deliberação em fóruns públicos: o itinerário da literatura sobre Conselhos no Brasil. In: Roberto Rocha C. Pires. (Org.). Efetividade das instituições participativas no Brasil: estratégias de avaliação. 1ed.Brasília: IPEA, 2011, v. 7, p. 91-108.

7.
VAZ, Alexander Cambraia N.; PIRES, Roberto . Comparações entre municípios: avaliação dos efeitos da participação por meio de pares contrafactuais. In: Roberto Rocha C. Pires. (Org.). Efetividade das instituições participativas no Brasil: estratégias de avaliação. 1ed.Brasília: IPEA, 2011, v. 7, p. 247-263.

8.
VAZ, Alexander Cambraia N.; SOUZA, A. A. ; TURCI, D. A. ; OLIVEIRA, H. S. ; SOARES, M. F. B. ; GUERRA, M. ; OLIVEIRA, P. C. S. ; SOUZA, V. ; SILVA, W. G. . Ferramentas para a Construção do Plano de Ação Local Intersetorial e Consolidação do Plano de Ação Local e Avaliação do Processo. In: SOUZA, A. A; SOUZA V.; GUERRA, M.. (Org.). Educação e Saúde na Escola. 1ed.Belo Horizonte: CAED-UFMG, 2011, v. 1, p. 231-270.

9.
PIRES, Roberto ; VAZ, Alexander Cambraia N. ; ALMEIDA, Acir ; Sá e Silva, Fabio Costa Morais de ; LOPES, F. G. ; ALENCAR, J. L. O. . Em busca de uma síntese: ambições comuns e abordagens diversificadas na avaliação da efetividade das instituições participativas. In: Roberto Rocha C. Pires. (Org.). Efetividade das instituições participativas no Brasil: estratégias de avaliação. 1ed.Brasília: IPEA, 2011, v. 7, p. 347-364.

10.
VAZ, Alexander Cambraia N.; PIRES, Roberto . Participação faz diferença? Uma avaliação das características e efeitos da institucionalização da participação nos municípios brasileiros. In: Leonardo Avritzer. (Org.). A dinâmica da participação local no Brasil. 1ed.São Paulo: Cortez, 2010, v. 1, p. -.

11.
AVRITZER, L. ; VAZ, Alexander Cambraia N. . Perfil sócioeconômico e cultural do paulistano. In: Folha de São Paulo, Instituto DataFolha e Publifolha. (Org.). DNA Paulistano. 1ed.São Paulo: Publifolha - Divisão de Publicação da Empresa Folha da Manhã S.A., 2009, v. , p. 351-355.

12.
AVRITZER, L. ; VAZ, Alexander Cambraia N. . Accountability and the Creation of Public Spaces for Participation at the Local Level. In: Secretariat for Political Affairs, Department of State Modernization and Good Governance, General Secretariat of the Organization of American States. (Org.). Decentralization and the Challenges to Democratic Governance. 1ed.Washington, DC: OEA / OAS, 2008, v. , p. 95-106.

Artigos aceitos para publicação
1.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Dispersão decisória, centralidade política e entropia burocrátca: mitigando custos transacionais a partir do desenvolvimento de capacidades sócioestatais na gestão pública. Opinião Pública (UNICAMP), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Assessing the core of social policies in Brazil: a historical and operational approach. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Análise preditiva de pobrezas e vulnerabilidades sociais no âmbito municipal: o caso de Minas Gerais, Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Políticas Públicas - Oficina de estudos e avaliação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
VAZ, Alexander Cambraia N.; PIRES, Roberto . A Efetividade das Instituições Participativas no Brasil: perspectivas, abordagens e estratégias de avaliação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Justiça e justiças no Brasil: perspectivas de acesso às regras do jogo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
AVRITZER, L. ; VAZ, Alexander Cambraia N. . Accountability and the Creation of Public Spaces at the Local Level. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Participação e representação nos Conselhos Gestores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
VAZ, Alexander Cambraia N.. A dialética como elucidativa de contradições na construção identitária no cenário internacional. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Uma etnografia sobre Sociedade Civil, Raça e Participação: o caso curioso do associativismo étnico em Salvador, Bahia. IN: AVRITZER, L. (org). A Participação Social no Nordeste. Editora UFMG: Belo Horizonte. Belo Horizonte: UFMG, 2007. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
VAZ, Alexander Cambraia N.; ARRUDA, Pedro L. . Consultoria Governo de Angola 2017-2018 - Produto 1 - Documento técnico Estruturação de sistemática de monitoramento e avaliação da municipalização da ação social em Angola: relatório técnico - fase 2. 2018. 2018.

2.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Consultoria Governo de Angola 2017-2018 - Produto 2 - Documento técnico Estruturação de sistemática de monitoramento e avaliação da municipalização da ação social em Angola: relatório técnico - fase final. 2018.

3.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Desenvolvimento de avaliação da política de assistência social do governo do Quênia - Relatório Preliminar. 2018.

4.
VAZ, Alexander Cambraia N.; VARELLA, Santiago F. . Consultoria Governo de Angola 2017-2018 - Produto 2 - Documento técnico Estruturação de sistemática de monitoramento e avaliação da municipalização da ação social em Angola: relatório técnico - fase 1. 2017.

5.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Consultoria FAO 2014-2015 - Produto 2 - Documento técnico Revisão e atualização da documentação dos processos de extração/cálculo e sistematização de syntaxe documentada em SPSS dos indicadores da dimensão Saúde e Acesso aos Serviços de Saúde que compõem o DataSAN.. 2015.

6.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Consultoria FAO 2014-2015 - Produto 3 - Documento técnico Revisão e atualização da documentação dos processos de extração/cálculo e sistematização de syntaxe documentada em SPSS dos indicadores da dimensão Produção e Disponibilidade de Alimentos que compõem o DataSAN.. 2015.

7.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Consultoria FAO 2014-2015 - Produto 4 - Documento técnico Análise da evolução dos indicadores de prevalência dos níveis de segurança alimentar na população coletados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) em módulos suplementares das edições de 2004, 2009 e 2013. 2015.

8.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Consultoria FAO 2014-2015 - Produto 5 - Documento técnico Análise descritiva e comparativa sobre o perfil sóciodemográfico, educacional e de acesso a serviços de saneamento básico da população por níveis de segurança alimentar a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2013 coletado em módulo suplementar.. 2015.

9.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Consultoria FAO 2014-2015 - Produto 6 - Documento técnico Análise descritiva e comparativa sobre o perfil ocupacional e de rendimentos da população por níveis de segurança alimentar a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2013 coletado em módulo suplementar.. 2015.

10.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Consultoria FAO 2014-2015 - Produto 1 - Documento técnico Análise da evolução dos indicadores antropométricos dos beneficiários do PBF a partir da base de dados gerada pela integração do CadÚnico, Folha PBF e SISVAN (2008 a 2012) no território, segundo recortes municipais e tipologias analíticas territoriais.. 2014.

11.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Consultoria FAO 2011-2012 - Produto 4 - Documento técnico Análise da situação da Segurança Alimentar e Nutricional e a evolução de oportunidades e serviços relacionados à inclusão produtiva. 2012.

12.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Consultoria UNESCO 2012-2012 - Produto 1 - Documento técnico Mapeamento de conteúdos e variáveis que compõem os questionários e bases de dados dos Censos SUAS nas edições de 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011 e planejamento de rotina de construção e carga de indicadores segundo os módulos de CRAS e CREAS.. 2012.

13.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Consultoria UNESCO 2012-2012 - Produto 2 - Documento técnico Planejamento de rotina de construção e carga de indicadores dos módulos de Conselhos Municipais e Estaduais de AS, instituições municipais e estaduais responsáveis pela gestão do SUAS e entidades privadas de AS, referentes ao Censo SUAS edições 2007-2011. 2012.

14.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Consultoria GDF 2012-2012 - Produto 1 - Documento técnico Estudo sócio-político e gerencial sobre a participação social no distrito federal e proposição de diretrizes para a implementação do sistema distrital de participação social.. 2012.

15.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Consultoria GDF 2012-2012 - Produto 2 - Documento técnico a participação social: análise histórico-conceitual e desenvolvimentos social.. 2012.

16.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Consultoria GDF 2012-2012 - Produto 3 - Documento técnico Interfaces sócio-estatais e diretrizes para um sistema de participação social. 2012.

17.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Consultoria GDF 2012-2012 - Produto 4 - Documento técnico Sistema de participação social do Distrito Federal: análise e diretrizes para construção e gestão. 2012.

18.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Consultoria PNUD 2010-2011 - Produto 3 - Documento técnico Análise de séries históricas sobre indicadores de processo, resultado e sócio-demográficos voltados para o Programa Benefício de Prestação Continuada - BPC. 2011.

19.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Consultoria PNUD 2010-2011 - Produto 4 - Documento técnico Estudo da evolução da qualidade de vida das pessoas beneficiários do Programa Benefício de Prestação Continuada - BPC. 2011.

20.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Consultoria PNUD 2010-2011 - Produto 5 - Documento técnico Estudo de ampliação da análise de séries históricas sobre indicadores dos CRAS e CREAS. 2011.

21.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Consultoria PNUD 2010-2011 - Produto 6 - Documento técnico Análise de séries históricas sobre indicadores do Programa Bolsa Família, com foco nas gestões municipal e estadual. 2011.

22.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Consultoria FAO 2011-2012 - Produto 3 - Documento técnico Análise da situação de Segurança Alimentar e Nutricional a partir da evolução da oportunidade de serviços relacionados à educação, saúde, habitação e assistência social. 2011.

23.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Consultoria FAO 2011-2012 - Produto 2 - Documento técnico Análise da situação da Segurança Alimentar e Nutricional e a evolução da cobertura do Programa Bolsa Família e outros programas de transferência de renda. 2011.

24.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Consultoria FAO 2011-2012 - Produto 1 - Documento técnico Análise da situação da Segurança Alimentar e Nutricional domiciliar a partir de variáveis de contexto para o acompanhamento das ações implementadas no âmbito da Estratégia de Erradicação da Extrema Pobreza. 2011.

25.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Consultoria PNUD 2010-2011 - Produto 1 - Documento técnico Reflexão sobre fontes e metodologias de coleta de informações para análise dos programas da Assistência Social. 2010.

26.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Consultoria PNUD 2010-2011 - Produto 2 - Documento técnico Análise da dinâmica demográfica em relação à Política de Assistência Social. 2010.

27.
AVRITZER, L. ; VAZ, Alexander Cambraia N. . Consultoria BIRD 2008-2008 - Produto 3 - Documento técnico Guideline for the implementation of Participatory Budgeting step by step. 2009.

28.
VAZ, Alexander Cambraia N.; NGUENHA, E. . Consultoria BIRD 2008-2008 - Produto 2 - Documento técnico Dissemination paper on Participatory Budgeting experiments: approaches to Brazil´s patterns and to African contexts. 2008.

29.
AVRITZER, Leonardo ; VAZ, Alexander Cambraia N. . Consultoria BIRD 2008-2008 - Produto 1 - Documento técnico The expansion of Participatory Budgeting in Brazil and its implementation in African cities.. 2008.

Programas de computador sem registro
1.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Gestão da informação do programa de Municipalização da Ação Social de Angola. 2018.

Trabalhos técnicos
1.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Activity Report 2017 - International Policy Centre for Inclusive Growth. 2018.

2.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Determinação de fluxos processuais e programáticos de ação institucional - IPC-IG. 2018.

3.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Estudo Técnico SAGI/MDS - 12/2016 - Estatísticas educacionais a partir do Cadastro Único: apontamentos e comparações. 2016.

4.
JANNUZZI, Paulo de Martino ; SOUSA, Marconi F. ; VAZ, Alexander Cambraia N. . Estudo Técnico SAGI/MDS - 07/2014 - Breve nota sobre a natureza multifacetada e multidimensional da pobreza na concepção da abordagem multissetorial de programas e ações do Plano Brasil Sem Miséria. 2014.

5.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Estudo Técnico SAGI/MDS - 09/2014 - Pobreza multidimensional: subsídios para discussão à luz do MPI/OPHI. 2014.

6.
VAZ, Alexander Cambraia N.; JANNUZZI, Paulo de Martino . Estudo Técnico SAGI/MDS - 18/2014 - Pobreza multidimensional: série histórica 2001 a 2013 e caracterização dos diferentes perfis. 2014.

7.
VAZ, Alexander Cambraia N.; LARIU, C. ; SOUSA, Marconi F. ; JANNUZZI, Paulo de Martino . Estudo Técnico SAGI/MDS - 19/2014 - Subsídios para discussão do Seminário Registros Administrativos e Pesquisas Amostrais Complexas. 2014.

8.
KEPPLE, A. W. ; VAZ, Alexander C. N. ; JANNUZZI, Paulo de Martino ; SANTOS, Leonor Maria P. ; JAIME, P. C. ; MALUF, Renato ; CAMPOS, A. A. . Relatório Técnico FAO - 2014 - O estado da segurança alimentar e nutricional no Brasil: um retrato multidimensional. 2014.

9.
JANNUZZI, Paulo de Martino ; SOUSA, Marconi F. ; VAZ, Alexander Cambraia N. ; FONSECA, J. C. G. . Estudo Técnico SAGI/MDS - 17/2014 - Dimensionamento da extrema pobreza no Brasil: aprimoramentos metodológicos e novas estimativas para 2001 a 2013. 2014.

10.
SIMOES, A. ; VAZ, Alexander Cambraia N. ; SANTOS, M. F. P. . Estudo Técnico SAGI/MDS - 03/2013 - Os Jovens que não estudam, nem trabalham no Brasil: discussão conceitual, caracterização e evolução de 2001 a 2011.. 2013.

11.
ESTEVES, M. P. ; SOUSA, Marconi F. ; VAZ, Alexander Cambraia N. ; JANNUZZI, Paulo de Martino . Estudo Técnico SAGI/MDS - 08/2013 - Análise das ações de Inclusão Produtiva nos municípios brasileiros segundo os Censos SUAS 2011 e 2012. 2013.

12.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Estudo Técnico SAGI/MDS - 13/2013 - Metodologia determinística para análise da sub-declaração dos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) no Censo Demográfico 2010: o método Cold Deck. 2013.

13.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Estudo Técnico SAGI/MDS - 14/2013 - Efeitos do Programa Bolsa Família (PBF) sobre a desigualdade e a extrema pobreza: análise e evidências a partir do Censo Demográfico 2010. 2013.

14.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Estudo Técnico SAGI/MDS - 18/2013 - Notas críticas conceituais e metodológicas referentes ao IPS - Índice de 'Progresso Social'. 2013.

15.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Estudo Técnico SAGI/MDS - 19/2013 - Análise crítica relativa ao 'Índice de Pobreza Multidimensional' (MPI) da OPHI/PNUD. 2013.

16.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Estudo Técnico SAGI/MDS - 24/2012 - Metodologia de estimação de população em extrema pobreza: um estudo dos 'Sem Declaração' e dos 'Sem Rendimento' na PNAD. 2012.

17.
BARRETO, R. ; VAZ, Alexander Cambraia N. ; JANNUZZI, Paulo de Martino . Estudo Técnico SAGI/MDS - 01/2011 - Tipologia de capacidade de gestão em Assistência Social - TACGAS: proposta metodológica e validação empírica. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
VAZ, Alexander Cambraia N.; BRONZO, Carka . Monitoramento e Avaliação de políticas públicas e a municipalização da ação social em Angola. 2017. .

2.
PIRES, Roberto ; VAZ, Alexander Cambraia N. . Relatório Final do Projeto de Pesquisa 'Institucionalização da Participação Social no Brasil'. 2012. (Relatório de pesquisa).

3.
AVRITZER, L. ; VAZ, Alexander Cambraia N. . Relatório Final do Projeto de Pesquisa 'Democracia, sociedade e vulnerabilidade: um método tentativo de prospecção e estimativa de demanda por programas sociais'. 2011. (Relatório de pesquisa).

4.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Relatório Final do Projeto de Extensão 'Diagnóstico da Realidade Social da Criança e do Adolescente de Itabira (MG)'. 2010. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BACHUR, João P.; VAZ, Alexander Cambraia N.; JANNUZZI, Paulo de Martino. Participação em banca de Daniel Pereira da Silva. O Progama Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) cumpre o que promete ? Um ensaio para uma agenda de pesquisas sobre a dependência da trajetória de avaliação de uma política pública. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração Pública) - Instituto Brasiliense de Direito Público.

2.
VAZ, Alexander Cambraia N.; PAIVA, Luis H. S.; VARELLA, Santiago F.. Participação em banca de Djalma Leandro Júnior. A atuação resolutiva do Ministério Público Federal na área da saúde pública. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração Pública) - Instituto Brasiliense de Direito Público.

Qualificações de Mestrado
1.
VAZ, Alexander Cambraia N.; CAVALCANTE, P. L. C.; BACHUR, João P.. Participação em banca de Gisele Vieira Brasil Batista. A percepção dos defensores públicos sobre o Acesso à Justiça. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Administração Pública) - Instituto Brasiliense de Direito Público.

2.
VAZ, Alexander Cambraia N.; RESENDE, C. C.; ROSSI JUNIOR, J. L.. Participação em banca de Edilson Carrogi Robeiro Vianna. A destinação social dos recursos das loterias como fator motivacional para realização de apostas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Administração Pública) - Instituto Brasiliense de Direito Público.

3.
VAZ, Alexander Cambraia N.; GOMIDE, A.; GARCIA, L. S.; CAMPOS, A. T.. Participação em banca de Mauro André Kaiser Cabral. Análise do planejamento estratégico da segurança pública do distrito federal. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Administração Pública) - Instituto Brasiliense de Direito Público.

4.
PAIVA, L. H. S.; VAZ, Alexander Cambraia N.; OSORIO, R. G.. Participação em banca de Daniel Pereira da Silva. Monitoramento e avaliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Administração Pública) - Instituto Brasiliense de Direito Público.

5.
ROSSI JUNIOR, J. L.; VAZ, Alexander Cambraia N.. Participação em banca de Edison Póvoa Nascimento Júnior. A política oública habitacional promovida pelo Estado brasileiro e o programa Minha Casa Minha Vida. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Administração Pública) - Instituto Brasiliense de Direito Público.

6.
CAVALCANTE, P. L. C.; VAZ, Alexander Cambraia N.; GOMIDE, A.. Participação em banca de Gustavo Teixeira Chadid. Participação popular no desenho da política pública do ministério das relações exteriores de assistência social. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Administração Pública) - Instituto Brasiliense de Direito Público.

7.
VAZ, Alexander Cambraia N.; GOMIDE, A.. Participação em banca de Roberth Seguins Feitosa. Capacidades estatais no âmbito da educação básica em municípios do Estado do Maranhão. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Administração Pública) - Instituto Brasiliense de Direito Público.

8.
PAIVA, L. H. S.; VAZ, Alexander Cambraia N.; VARELLA, S. F.. Participação em banca de Djalma Leandro Júnior. A atuação resolutiva do Ministério Público Federal na área da saúde pública. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Administração Pública) - Instituto Brasiliense de Direito Público.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
VAZ, Alexander Cambraia N.; FILGUEIRAS, Fernando. Participação em banca de Márcia Abreu da Silva. Dez anos de Comissão de Legislação Participativa: articulações necessárias para garantir a participação popular". 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Conselheiros Nacionais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
VAZ, Alexander Cambraia N.; FILGUEIRAS, Fernando. Participação em banca de Lair Maria de Oliveira. Participação Social como forma de emancipação dos cidadãos e cidadãs. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Conselheiros Nacionais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
VAZ, Alexander Cambraia N.; FILGUEIRAS, Fernando. Participação em banca de Cláudio Alves Ribeiro Brennand. Cúpula Social do Mercosul: participação social na integração regional. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Conselheiros Nacionais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
VAZ, Alexander Cambraia N.; FILGUEIRAS, Fernando. Participação em banca de Marcelo Marigliani Arias. Financiamento público para participação: cooptação ou remédio constitucional ?. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Conselheiros Nacionais) - Universidade Federal de Minas Gerais.




Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Gisele Vieira Brasil Batista. A Defensoria Pública como instrumento de Acesso à Justiça e a eficácia do direito fundamental a assistencia jurídica. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Administração Pública) - Instituto Brasiliense de Direito Público. (Orientador).

2.
Rafael Rodrigues de Alcântara. Transparência pública e desenvolvimento humano nos municípios do Brasil. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Administração Pública) - Instituto Brasiliense de Direito Público. (Orientador).

3.
Edilson Carrogi Ribeiro Vianna. A destinação social dos recursos das loterias federais como fator motivacional para realização de apostas. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Administração Pública) - Instituto Brasiliense de Direito Público. (Orientador).

4.
Roberth Seguins Feitosa. O Projeto MPEduc no Estado do Maranhão: Análise dos arranjos político-institucionais e das capacidades burocráticas e capacidades políticas na implantação do projeto e alcance dos resultados almejados na gestão pública. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Administração Pública) - Instituto Brasiliense de Direito Público. (Orientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Thiago Rocha Leandro. Desafios para a regionalização da política de fomento à cultura no distrito federal ? o exemplo do fac regionalizado. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Pública, Gestão e Controle da Administração) - Instituto Brasiliense de Direito Público. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Paulo Sérgio Maia do Lago Silva. Analisando determinantes de políticas públicas de inclusão Educacional: modelo econômico, vontade política, sociedade civil e sua relação com o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração Pública) - Instituto Brasiliense de Direito Público, . Orientador: Alexander Cambraia Nascimento Vaz.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Etivaldo Rodrigues da Silva Júnior. Controle Social na Saúde Pública: a relação entre as características dos Conselhos de Saúde e os indicadores de saúde municipais. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Escola Nacional de Administração Pública. Orientador: Alexander Cambraia Nascimento Vaz.

2.
Raquel Aparecida Pereira. O sistema recursal da Lei n. 12.527/2011 como instrumento de garantia do acesso à informação. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Escola Nacional de Administração Pública. Orientador: Alexander Cambraia Nascimento Vaz.

3.
Júlio Romeu Maciel dos Santos. Instrumentos/mecanismos de gestão de projeto aplicados nas fases de construção, implantação e avaliação do Painel de Transparência dos Regimes Próprios de Previdência Social. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública) - Escola Nacional de Administração Pública. Orientador: Alexander Cambraia Nascimento Vaz.

4.
Fernando Vicente Alves Belarmino de Macedo. Desastres na Assistência Social: capacidade burocrática e capacidade de resposta. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental) - Escola Nacional de Administração Pública. Orientador: Alexander Cambraia Nascimento Vaz.

5.
Maíra Torres Corrêa. O projeto de implementação do sistema integrado de conhecimento e gestão no IPHAN: impactos de sistemas de informações gerenciais nos processos organizacionais e nas políticas de gestão. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental) - Escola Nacional de Administração Pública. Orientador: Alexander Cambraia Nascimento Vaz.

6.
Fernanda Amorim Sanna. A importância da integração de dados para a qualidade da decisão do gestor público. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental) - Escola Nacional de Administração Pública. Orientador: Alexander Cambraia Nascimento Vaz.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
VAZ, Alexander Cambraia N.. Gestão da informação do programa de Municipalização da Ação Social de Angola. 2018.



Outras informações relevantes


1) Experiência na manipulação de bases de microdados, como Censo Demográfico, PNAD, POF, MUNIC, RAIS, CAGED, PME, IPUMS, IDHS, dentre outros; 2) Experiência na manipulação e integração de bases de registros administrativos de programas de políticas públicas, como Cadastro Único Programas Sociais (CadÚnico), dentre outros



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 15:18:37