Ana Cláudia Costa Fontana

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1038824522618488
  • Última atualização do currículo em 15/09/2017


Mestre em Linguagem , Identidade e Subjetividade (2014 - UEPG). Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1998). Pela mesma instituição, possui duas especializações, sendo a primeira em Literatura Brasileira e a segunda em Língua, Literatura e Linguística: questões de texto e ensino, entre os anos de 2000 e 2007. Atualmente é professor titular da Associação Missionária de Beneficência, professora titular - Secretaria de Estado da Educação, professora da Faculdade Sant'Ana e está vinculado ao programa do MEC de Ead, UAB como professora-formadora na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura II. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Cláudia Costa Fontana
Nome em citações bibliográficas
FONTANA, A. C. C.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Título: As Bibliotecas escolares do Ensino Médio e a formação do leitor literário: um encontro possível?,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Miguel Sanches Neto.
Palavras-chave: Bibliotecas escolares; Formação de leitores; Mediadores de leitura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Leitura.
2006 - 2007
Especialização em Esp em Lingüística, Língua Port e Literatura. (Carga Horária: 391h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Título: As faces da traição em Dalton Trevisan.
Orientador: Miguel Sanches Neto.
1999 - 2000
Especialização em Especialização em Literatura Brasileira. (Carga Horária: 435h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Título: A coexistência de gêneros literários distintos na obra de Carlos Heitor Cony, Quase Memória (Quase Romance).
Orientador: Silvana Oliveira.
1995 - 1998
Graduação em Letras - Português.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Curso de Qualificação e Seleção de Avaliadores do ENEM 2014. (Carga horária: 120h).
Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, CEBRASPE, Brasil.
2014 - 2014
Caminhos da Escrita. (Carga horária: 80h).
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
2013 - 2013
Curso de extensão - Moodle Avançado - 3ª edição. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2012 - 2012
Sequência didática: aprendendo por meio de resenha. (Carga horária: 64h).
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
2011 - 2011
LEITURA E ENSINO: A QUESTÃO DOS GÊNEROS. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2007 - 2007
III SEMINÁRIO DE ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM. (Carga horária: 20h).
Núcleo de Tecnologia, Educação Aberta e a Distância, NETE@D, Brasil.
2006 - 2006
Curso de capacitação de docentes. (Carga horária: 70h).
Associação Missionária de Beneficência, IESSA, Brasil.
2006 - 2006
Disseminadores de Educação Fiscal. (Carga horária: 80h).
Escola de Administração Fazendária, ESAF, Brasil.
2006 - 2006
hai-kai - mergulho de rã nas águas da palavra. (Carga horária: 10h).
Núcleo Regional de Educação - Ponta Grossa, NRE - PG, Brasil.
2004 - 2004
Semana Pedagógica de 2004. (Carga horária: 40h).
Núcleo Regional de Educação - Ponta Grossa, NRE - PG, Brasil.
2004 - 2004
Curso de capacitação de docentes. (Carga horária: 54h).
Associação Missionária de Beneficência, IESSA, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em I CIEL - CICLO DE EVENTOS EM LINGÜÍSTICA. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em PARCERIAS NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR. (Carga horária: 28h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em PARCERIAS NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR. (Carga horária: 80h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em PARCERIAS NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR. (Carga horária: 80h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2001 - 2001
Oficina de Elaboração de Itens. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: BOLSISTA, Enquadramento Funcional: PROFESSORA FORMADORA- EaD, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: BOLSISTA, Enquadramento Funcional: PROFESSORA FORMADORA - EaD
Outras informações
PROFESSORA-FOMADORA DA DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA II, DO CURSO LICENCIATURA EM LETRAS - PORTUGUÊS / ESPANHOL, DO PROGRAMA PROLICEN.


Associação Missionária de Beneficência, IESSA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 9

Vínculo institucional

2003 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora de língua portuguesa, Carga horária: 4


Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Servidor público., Enquadramento Funcional: Professora titular, Carga horária: 20



Prêmios e títulos


1999
Láurea acadêmica, UEPG.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FONTANA, A. C. C.2008FONTANA, A. C. C.; SHOROEDER, D. A. C. ; LESIKO, S. A. . HISTÓRICO DA SUBJETIVIDADE NOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS. UNILETRAS (UEPG. IMPRESSO), v. 30, p. 301-316, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FONTANA, A. C. C.. As bibliotecas escolares do E.M. e a formação do leitor literário: Um encontro possível?. 1. ed. Saarbrücken, Germany: Novas Edições Acadêmicas, 2017. v. 1. 196p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FONTANA, A. C. C.. Proposta de redação comentada: PSS III. Revista Arquitetura da Redação, www.uepg.br/cps, p. 70 - 73, 17 dez. 2015.

2.
FONTANA, A. C. C.; SANCHES NETO, M. . Recordações do escrivão Isaías Caminha: a tomada de consciência de uma invisibilidade insuspeita. Revista Língua & Literatura, Brasil, p. 13 - 29, 01 set. 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FONTANA, A. C. C.. LEITURA LITERÁRIA E ESCRITA NA CLASSE DE APOIO: um exercício de subjetivação. In: 2º CIELLI - COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 2012, MARINGÁ. CADERNO DE RESUMOS - SIMPÓSIOS / 2º CIELLI, 2012.

2.
FONTANA, A. C. C.. O trabalho com as sequências textuais no ensino dos gêneros. In: VI CICLO DE ESTUDOS EM LINGUAGEM- CIEL, 2011, PONTA GROSSA. CONFIGURAÇÕES CONTEMPORÂNEAS DA (DES)CONSTRUÇÃO DAS SUBJETIVIDADES E DAS IDENTIDADES. PONTA GROSSA: UEPG, 2011.

3.
FONTANA, A. C. C.. AS FACES DA TRAIÇÃO EM DALTON TREVISAN. In: CELLIP, 2007, PONTA GROSSA. XVIII SEMINÁRIO DO CELLIP - Caderno de resumos e Programação. PONTA GROSSA: UEPG, 2007. v. único. p. 99-99.

4.
FONTANA, A. C. C.. TEXTO NARRATIVO: JOGO ENTRE AUTOR E LEITOR. In: IV CICLO DE ESTUDOS EM LINGUAGEM, 2006, PONTA GROSSA. ANAIS DO IV CICLO DE ESTUDOS EM LINGUAGEM, 2006.

5.
SUZHLC, Rosilene Neves da Silva. ; FONTANA, A. C. C. . Formando cidadão através da leitura. In: XVII SEMANA DA EDUCAÇÃO - PEDAGOGIA 40 ANOS: A VIDA COMEÇA COM A EDUCAÇÃO, 2002, PONTA GROSSA. ANAIS DA XVII SEMANA DA EDUCAÇÃO - PEDAGOGIA 40 ANOS: A VIDA COMEÇA COM A EDUCAÇÃO, 2002. p. 60-62.

Apresentações de Trabalho
1.
FONTANA, A. C. C.. 'A Biblioteca Como Herança e Seu Valor Autobiográfico'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FONTANA, A. C. C.. Biblioteca Escolar: de Depósito de Livro e Lugar de Castigo a Espaço de Produção de Leitura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FONTANA, A. C. C.. LEITURA LITERÁRIA E ESCRITA NA CLASSE DE APOIO: um exercício de subjetivação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
FONTANA, A. C. C.. O trabalho com as sequências textuais no ensino dos gêneros. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
FONTANA, A. C. C.. AS FACES DA TRAIÇÃO EM DALTON TREVISAN. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FONTANA, A. C. C.. Texto narrativo: jogo entre autor e leitor. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FONTANA, A. C. C.. Eu falo, tu falas, nós escrevemos e a escola ensina as regras. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
FONTANA, A. C. C.. 'Sequências didáticas: aprendendo por meio de resenhas'. 2017. .

2.
FONTANA, A. C. C.. 'Sequências didáticas: aprendendo por meio de resenhas'. 2016. .

3.
FONTANA, A. C. C.. Caminhos da escrita. 2015. .

4.
FONTANA, A. C. C.. ?Sequência Didática: Aprendendo por Meio de Resenhas?. 2015. .

5.
FONTANA, A. C. C.. ?Sequência Didática: Aprendendo por Meio de Resenhas?. 2014. .

6.
FONTANA, A. C. C.. ?Sequência Didática: Aprendendo por Meio de Resenhas?. 2013. .

7.
FONTANA, A. C. C.; CRUZ, E. T. P. ; JOVINO, I. S. . ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA II. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - FASCÍCULO DE DISCIPLINA DE CURSO EM MODALIDADE EaD).

8.
FONTANA, A. C. C.; SOZIM, M. M. . Sintaxe: o período e suas construções no texto. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
RAUPP, E. ; FONTANA, A. C. C. . LÍNGUA PORTUGUESA II. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - FASCÍCULO DE DISCIPLINA DE CURSO EM MODALIDADE EaD).

10.
FONTANA, A. C. C.. SECRETARIADO EM REVISTA. 2009. (Editoração/Periódico).

11.
FONTANA, A. C. C.. Oficina: Leitura e literatura: o espaço da criação. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FONTANA, A. C. C.. Participação em banca de Jussara Luzia de Lima.A secretária como gestora de conflitos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SECRETARIADO EXECUTIVO) - Associação Missionária de Beneficência.

2.
FONTANA, A. C. C.. Participação em banca de Denise Hiromi Yano.O papel do secretário executivo nas agências de turismo da cidade de Ponta Grossa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em SECRETARIADO EXECUTIVO) - Associação Missionária de Beneficência.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Internacional Escrevendo o Futuro. 2015. (Seminário).

2.
SELLF.O uso das SDs nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental: novidade ou necessidade?. 2012. (Seminário).

3.
VI EPPELL.O papel das bibliotecas escolares do Ensino Médio na formação do leitor literário. 2012. (Encontro).

4.
CELLIP.As faces da traição em Dalton Trevisan. 2007. (Seminário).

5.
IV CICLO DE ESTUDOS EM LINGUAGEM.TEXTO NARRATIVO: JOGO ENTRE AUTOR E LEITOR. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FONTANA, A. C. C.; CHAGAS, Róbison Benedito . Ensino de Literatura: buscando caminhos e integração. 2000. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 1:34:55