Maria Izabel Alves dos Reis

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0642009853913833
  • Última atualização do currículo em 20/04/2018


Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará - UFPA. Diretora da Faculdade de Educação (2017-2019). Doutora em Educação na Linha de Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação - ICED da Universidade Federal do Pará - UFPA (2014). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do ICED/UFPA - Linha de Pesquisa: Políticas Públicas Educacionais (2009). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Pará - UEPA (2003). Graduada em Pedagogia pela UFPA (1997). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Izabel Alves dos Reis
Nome em citações bibliográficas
REIS, M. I. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação.
Rua Augusto Corrêa - até 937 - lado ímpar
Guamá
66075110 - Belém, PA - Brasil
Telefone: (91) 32017000


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: O ADOECIMENTO DOS TRABALHADORES DOCENTES NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE BELÉM-PARÁ, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Olgaíses Cabral Maués.
Palavras-chave: Adoecimento; Saúde; Trabalho Docente; Politicas Educacionais; Intensificação; Precarização.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Saúde.
Setores de atividade: Educação; Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
2007 - 2009
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Gestão, Trabalho e Adoecimento Docente: Caminho e descaminhos na Fundação Escola Bosque,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Olgaises Cabral Maués.
Palavras-chave: Gestão; trabalho.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2003
Especialização em Gestão Escolar. (Carga Horária: 370h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Título: A Gestão Democrática na escola Cabana: Da Teoria a Prática Cotidiana Nas escolas do Distrito de Outeiro/ DAOUT.
Orientador: Maria do Socorro Castro Haje.
2009 - 2009
Aperfeiçoamento em Educação de Surdo sob o Enfoque da Inclusão. (Carga Horária: 180h).
Universidade Estadual do Pará, UEPA, Brasil.
Título: Educação de Surdo sob o Enfoque da Inclusão. Ano de finalização: 2009.
2002 - 2002
Aperfeiçoamento em Fundamentos da Educação. (Carga Horária: 100h).
Sindicato dos Professores do estado do Pará, SINTEPP, Brasil.
Título: Fundamentos da Educação. Ano de finalização: 2002.
2002 - 2002
Aperfeiçoamento em As Novas Técnologias na Educação. (Carga Horária: 130h).
Sindicato dos Radialista do Pará, SINDRAPA, Brasil.
Título: As Novas técnologias em Educação. Ano de finalização: 2002.
1992 - 1997
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A Didática nos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Pará/UFPA.
Orientador: Carmencita Passos.




Formação Complementar


2018 - 2018
Avaliação da Aprendizagem. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2018 - 2018
Planejamento da Educação Superior. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2018 - 2018
Práticas de Ensino. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2018 - 2018
O SIGAA Como Facilitador das Atividades Docentes. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2016 - 2016
Formação em Coaching Acadêmico. (Carga horária: 25h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2010 - 2010
Mini-curso Trabalho Docente. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2009 - 2009
Oficina de Orientações para a Construção de Fascíi. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.
2005 - 2006
ECOAR. (Carga horária: 48h).
Secetaria Municipal de Educação, SEMEC, Brasil.
2004 - 2004
Oficina de gestão Social: Conceitos de Aplicações. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2002 - 2002
Introdução a Informática Educativa. (Carga horária: 50h).
Secetaria Municipal de Educação, SEMEC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2017 - Atual
Direção e administração, Instituto de Ciências da Educação - ICED, .

Cargo ou função
Diretora da Faculdade de Educação - Faed.
02/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Educação - ICED, .

Cargo ou função
Membro da Congregação - ICED/UFPA.
02/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação - Faed, .

Cargo ou função
Presidente do Conselho da Faculdade de Educação.
02/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação - Faed, .

Cargo ou função
Presidente do Núcleo Docente Estruturante - NDE.
2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciencia e Educaçação da Universidade Federal do Pará, ICED/PPGED/Gestrado.

02/2017 - 01/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Educação - ICED, .

Cargo ou função
Comissão de Estudo sobre Temas para Concurso de Professor - ICED.
08/2017 - 11/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação - Faed, .

Cargo ou função
Comissão de Avaliação das Atividades Integradoras do Curso de Pedagogia.
08/2017 - 09/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação - Faed, .

Cargo ou função
Comissão de Avaliação de Aproveitamento de Estudos.
03/2017 - 04/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação - Faed, .

Cargo ou função
Comissão de Análise de Permanência de alunos no Curso de Pedagogia.
02/2014 - 02/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas e Métodos de Alfabetização e Letramento
10/2013 - 11/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de TCC I
02/2012 - 02/2012
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de informática
02/2012 - 02/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática, Formação e Trabalho Docente
01/2012 - 02/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática, Formação e Trabalho Docente
01/2012 - 01/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da didática
02/2011 - 02/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática, Formação e Trabalho Docente
01/2011 - 01/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da didática
2007 - 2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, PPGED/UFPA, .

Cargo ou função
Comissão de Apoio Técnico no Processo Seletivo/2008 do Curso de Mestrado Acadêmico em Educação.

Secretaria Municipal de Educação de Belém, SEMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
Professora do Ensino Fundamental Menor, com experiência na Educação Infantil e 1º e 2º Ciclo. Como professora efetiva do quadro da Secretaria Municipal de Educação em Belém durante sete anos foi lotada na Fundação Escola Bosque (enfase na Educação Ambiental), no Centro de Atendimento de Educação Especializado Gabriel Lima (Educação Especial).

Atividades

2/2000 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
EDUCAÇÃO GERAL
2001 - 2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Escolar.

Secretaria Estadual de Educação do Pará, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico em Educação, Carga horária: 30
Outras informações
Realização de atividades de orientação de alunos e supervisão de professores.

Atividades

11/2008 - Atual
Serviços técnicos especializados , Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Antonio Godim Lins, .

Serviço realizado
Realização de atividades de orientação de alunos e supervisão de professores.

FACULDADES INTEGRADAS DE CASTANHAL LTDA, FIC_PPROV, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora da disciplina Filosofia, Carga horária: 2
Outras informações
Professora da disciplina Filosofia do curso de Enfermagem

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Metodologia da Alfabetização, Carga horária: 4
Outras informações
Professora da disciplina: Metodologia da Alfabetização

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Didática: Com. e Hab. docente, Carga horária: 2
Outras informações
Professora da disciplina: Didática: Competências e Habilidades Docente

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Ética e Educação, Carga horária: 2
Outras informações
Professora do curso da disciplina Ética e Educação nos cursos de História e Pedagogia

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Formação Ped. Educador Infantil, Carga horária: 12
Outras informações
Professora das disciplina Formação Pedagógica do Educador Infantil

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Privado, Enquadramento Funcional: Prestadora de Serviço
Outras informações
Ministrou a disciplina Planejamento e Avaliação no curso de Especialização em Docência do Ensino Superior. Carga Horária de 40hs

Atividades

09/2011 - 10/2011
Ensino, Docência do Ensino Superior, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Planejamento e avaliação

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora, Carga horária: 30
Outras informações
Curso de Graduação em Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO) Polo de São Sebastião da Boa Vista- Pará.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora, Carga horária: 30
Outras informações
Curso de Graduação em Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO) Polo de São Sebastião da Boa Vista- Pará. Disciplina: Prática Educativa V - Estágio Supervisionado. Carga Horária: 30hs

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista UAB, Enquadramento Funcional: Professora Pesquisadora II, Carga horária: 30
Outras informações
Trabalho como Professora Formadora em Educação a Distancia do Curso de Especialização em Educação do Campo) Universidade Aberta do Brasil (UAB) Disciplina: Fundamentos e História da Educação do Campo Carga Horária:

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista UAB, Enquadramento Funcional: Professora Pesquisadora
Outras informações
Trabalho como Professora Formadora em Educação a Distancia do Curso de Especialização em Educação do Campo) Universidade Aberta do Brasil (UAB) Disciplina:Gestão de Pessoas nos Sistemas de Ensino e nas Escolas do Campo Carga Horária: 30h

Atividades

07/2012 - 07/2012
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Socialização do tempo comunidade
Prática educativa V- Estágio Supervisionado
01/2012 - 01/2012
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Socialização
Prática Educativa IV
07/2011 - 07/2011
Ensino, Especialização em Educação do Campo, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gestão de pessoas nos sistemas de ensino e nas Escolas do Campo
01/2010 - 02/2010
Ensino, Especialização em Educação do Campo, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Planejamento pedagógico: metodologia e práticas em Educação do Campo
09/2009 - 11/2009
Ensino, Especialização em Educação do Campo, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fundamentos e História da Educação do Campo

Centro Universitário do Estado do Pará, CESUPA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 24

Atividades

11/2014 - 11/2014
Ensino, Educação Especial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Didática da Educação Especial

Faculdade Ipiranga, FIP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Privado, Enquadramento Funcional: Prestadora de Serviço
Outras informações
Ministrou a disciplina Cultura e Currículo no curso de Especialização em Gestão Escolar Carga Horária de 40hs

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Privado, Enquadramento Funcional: Prestadora de Serviço, Carga horária: 8
Outras informações
Ministrou a disciplina Curriculo e Diversidade Humana no curso de Especialização em Gestão Escolar Carga Horária de 40hs

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Privado, Enquadramento Funcional: Prestadora de Serviço, Carga horária: 12
Outras informações
Ministrou a disciplina Planejamento e Avaliação no curso de Especialização em Gestão Escolar Carga Horária de 40hs

Atividades

08/2012 - 08/2012
Ensino, Gestão da Docência no Ensino Superior, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura e Currículo
03/2011 - 04/2011
Ensino, Gestão educacional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Currículo e Diversidade Humana
11/2010 - 12/2010
Ensino, Gestão Escolar, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento e avaliação


Linhas de pesquisa


1.
Políticas Públicas Educacionais


Projetos de pesquisa


2010 - Atual
Trabalho docente na educação básica no Brasil
Descrição: O projeto tem como objetivo analisar o trabalho docente nas suas dimensões constitutivas, identificando seus atores, o que fazem e em que condições se realiza nas escolas de Educação Básica, com a finalidade de subsidiar a elaboração de políticas públicas no Brasil.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Maria Izabel Alves dos Reis - Integrante / Olgaíses Cabral Maués - Coordenador / Michele Borges de Souza - Integrante.
2010 - Atual
Trabalho Docente na Educação Básica no Estado do Pará
Descrição: O Projeto Trabalho Docente na Educação Básica no Estado do Pará, é um derivante do Projeto Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil, constituindo um subprojeto, abrangendo uma única unidade federativa, investigando cinco municípios. O presente projeto parte do Projeto Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil, tendo-o como base, incluindo os aspectos metodológicos, ampliando seu escopo na medida em que busca investigar a relação da condição do trabalho docente, o que se obterá por meio de um survey, e as políticas de avaliação da educação básica, traduzidas pelos exames externos, tendo como referência o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A importância e necessidade de estudar o trabalho do docente na educação básica está vinculada às políticas educacionais que foram elaboradas pelos governos federal, estadual e municipal para esse nível de ensino e as repercussões que estas têm no trabalho dos profissionais que labutam nas escolas públicas. Neste projeto específico e dando continuidade aos estudos feitos anteriormente, o estudo focará a Educação Básica, mais especificamente a política de avaliação externa estabelecida pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação e pelo Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Desde os anos de 1990, com a reforma do Estado, que uma série de políticas foi estabelecida para a educação básica; políticas que vão desde a formação de professores, passando pela gestão escolar, financiamento e a avaliação do processo ensino aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2012
Projeto Integrado de Grupos de Pesquisa- PPGED/UFPA e PPGED/UFMG -Observatório de Trabalho Docente
Descrição: O projeto conta com apoio da CAPES e visa contribuir para a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará a partir das parcerias estabelecidas com grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. A pesquisa propõem-se a investigar o trabalho dos docentes da educação básica e superior a partir da análise da regulação das políticas que têm reorientado a formação, a gestão, a avaliação e o financiamento educacional. O que se busca conhecer é quais são as conseqüências da regulação das políticas de formação, gestão, avaliação e financiamento da educação sobre a natureza e organização do trabalho docente. Os estudos e pesquisas desenvolvidas pelas equipes parceiras contribuirá para dinamizar as ações e linhas de atuação que consituirão o Observatório de Trabalho Docente, o qual tem como foco de interesse: acompanhar as políticas educacionais implementadas pelos órgãos governamentais municipais, estadual e federal; coletar de documentos específicos à área da educação referentes às políticas de formação, avaliação gestão e financiamento e suas implicações no trabalho do professor da educação básica e superior; Avaliação das mudanças produzidas pelas políticas educacionais referente aos campos acima explicitados, nos sistemas de ensino municipais e estaduais e; As políticas oficiais de formação, avaliação, gestão e financiamento da Educação Básica e Superior verificando as implicações das regulações sobre o trabalho docente. Dito de outra forma, o que se quer identificar são as conseqüências da regulação das políticas de gestão, avaliação e financiamento da educação sobre a natureza, a organização do trabalho docente. O Projeto é resultante de um Edital do CNPq (Casadinho) e integra pesquisadores de Grupos de Pesquisa da UFPA (GESTRADO, LAGE, GEFIN) e da UFMG (GESTRADO), visando fortalecer o PPGED/UFPA por meio de ações conjuntas das duas instituições envolvidas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (11) .
Integrantes: Maria Izabel Alves dos Reis - Integrante / Olgaíses Cabral Maués - Coordenador / Terezinha de Fátima Santos - Integrante / Rosana Gemaque - Integrante / Vera Lúcia Jacob - Integrante / Dálila Andrade OIiveira - Integrante / Luciene Medeiros - Integrante / Michele Borges de Souza - Integrante / Diana Lemes Ferreira - Integrante / Dalva Valente Guimarães Gutierres - Integrante / Antonilda Vasconcelos de Barros - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação infantil.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Pré-Escolar.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
MEDEIROS, L. ; REIS, M. I. A. . Condições de trabalho e efeitos sobre a saúde dos docentes. In: Olgaíses Maués; Arlete Camargo; Dalila Andrade Oliveira; Lívia Fraga Vieira. (Org.). O trabalho Docente na Educação Básica: O Pará em questão. 1ºed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2012, v. 1, p. 75-92.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
REIS, M. I. A.. As políticas educacionais na rede municipal pública de ensino de Belém/Pará: foco no trabalho docente. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2015, Olinda. POLÍTICA, AVALIAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO: NOVOS GOVERNOS, NOVAS AGENDAS?, 2015.

2.
REIS, M. I. A.. Condições de trabalho e gênero: a questão do adoecimento entre as trabalhadoras docentes em Belém/PA. In: XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo I Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores, 2014, Belém. POLÍTICAS, CULTURAS E FORMAÇÃO - NOVAS CONFIGURAÇÕES DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI., 2014.

3.
REIS, M. I. A.; SOUZA, M. B. . As reformas educacionais no Brasil, as prescrições dos organismos internacionais e seus impactos no trabalho docente. In: XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo I Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores, 2014, Belém. POLÍTICAS, CULTURAS E FORMAÇÃO - NOVAS CONFIGURAÇÕES DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI., 2014.

4.
REIS, M. I. A.. Caminho e descaminhos na produção de saúde e adoecimentos dos trabalhadores docentes. In: X Seminário Internacional da Rede Estrado, 2014, Salvador. Derecho a la educación, políticas educativas y trabajo docente en América Latina: experiencias y propuestas en disputa, 2014.

5.
REIS, M. I. A.. Trabalho e adoecimento docente: os relatos de professores de uma instituição escolar pública de Belém. In: IV Seminário Regional de Política e Administração da Educação da Região Norte e IV Encontro Estadual de Política e Administração da Educação do Pará, 2012, Santarém. Política e Gestão da Educação e da Escola no contexto Amazônico, 2012.

6.
REIS, M. I. A.. Gestão educacional e trabalho docente: perspectivas atuais dos estudos comparados entre Brasil e Argentina. In: 5º Encontro Internacional de Educação Comparada, 2012, Belém. Avaliação do rendimento escolar: dimensões internacionais, 2012.

7.
REIS, M. I. A.. Extensão da construção e consolidação do Sistema Municipal de Ensino: dimensão político-Pedagógica da Política Educacional Municipal. In: 5º Encontro Internacional de Educação Comparada, 2012, Belém. Avaliação do rendimento escolar: dimensões internacionais, 2012.

8.
REIS, M. I. A.. O Sistema Municipal de Ensino e a dimensão da valorização do trabalho dos profissionais da educação. In: VIII Seminário sobre Trabalho e Educação, 2012, Belém. Trabalho, educação e conhecimento: as práticas educativas de formação do trabalhador da Amazônia, 2012.

9.
REIS, M. I. A.. Os fundamentos que originaram a organização e o trabalho docente no Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Prof. Eidiorfe Moreira. In: VIII Seminário sobre Trabalho e Educação, 2012, Belém. Trabalho, educação e conhecimento: as práticas educativas de formação do trabalhador da Amazônia, 2012.

10.
REIS, M. I. A.. As Tranformações no Mundo do Trabalho a as repercussões na Escola e no Trabalho Docente. In: V Encontro Brasiuleiro de Educação e Marxismo, 2011, Florianópolis. Marxismo, Educação e Emancipação Humana, 2011.

11.
REIS, M. I. A.. A Intensificação e Condições de Trabalho nas Escolas e sua Interface com a Saúde/ e ou o Adoecimento dos Professores. In: XXV Simpósio Brasileiro e II Congresso Ibero-Americano de Politica e Administração da Educação, 2011, São Paulo. Politicas Públicas e Gestão da Educação: construção histórica, debates contemporaneos e novas perspectivas, 2011.

12.
REIS, M. I. A.. Os Estudos Sobre o Trabalho Docente: Natureza e configuração. In: I Encontro Luso-Brasileiro Sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado, 2011, Maceió. politicas Educacionais e Mudanças no Contexto Escolar, 2011.

13.
REIS, M. I. A.. Gestão, Trabalho e Adoecimento Docente: Um estudos em Uma Escola Pública Municípal de Belém - Pará. In: I Encontro Luso-Brasileiro Sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado, 2011, Maceió. Políticas Educacionais e Mudanças no Contexto Escolar, 2011.

14.
REIS, M. I. A.. O Trabalho Docente nas Escolas: Intensificação e Adoecimento. In: I Encontro Luso-Brasileiro Sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado, 2011, Maceió. Políticas Educacionais e Mudanças no Contexto Escolar, 2011.

15.
REIS, M. I. A.. As Reformas na Educação: As Mudanças na Escola e na Vida do Trabalhador Docente. In: X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo, 2011, Belém. Tensões da Educação na Contemporaneidade e seus Reflexos nas Politicas Educacionais e no Currículo, 2011.

16.
REIS, M. I. A.. Estado, Educação, Escola e Trabalho Docente: Interfaces de um Processo. In: X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo, 2011, Belém. Tensões da Educação na Contemporaneidade e seus reflexos nas Politicas Educacionais e no Currículo, 2011.

17.
REIS, M. I. A.. Gestão, Trabalho e Saúde Docente: caminhos e descaminhos na Escola Bosque. In: V Encontro Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste VI Encontro Estadual de Política e Administração da Educação/RN, 2008, Natal. Política, Gestão e Qualidade de Ensino, 2008.

18.
REIS, M. I. A.. Educação, trabalho e saúde docente: desafios para a qualidade de ensino. In: XXIII Simpósio Brasileiro-V Congresso Luso-Brasileiro- I Colóquio Ibero- Americano, 2007, Porto Alegre. Por uma escola de qualidade para todos, 2007. v. CD ROM.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
REIS, M. I. A.. A Intensificação e Condições de Trabalho nas Escolas e sua Interface com a Saúde/ e ou Adoecimento dos Professores. In: XXV Simpósio Brasileiro e II Congresso Ibro-Americano de Política e Administração da Educação Jubileu de Ouro da ANPAE (1961-2011), 2011, São Paulo. Politicas Públicas e Gestão da Educação: construção histórica, debates contemporâneos e novas perspectivas, 2011. v. 10. p. 333-333.

2.
REIS, M. I. A.. As Transformações no Mundo do Trabalho e as Repercussões na Escola e no Trabalho Docente. In: V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo: Marxismo, Educação e Emancipação Humana., 2011, Florianópolis. Marxismo, Educação e Emancipação Humana.. Florianópolis: Nucleo de Publicações NUP, 2011. p. 145-145.

Apresentações de Trabalho
1.
REIS, M. I. A.. Base Nacional Comum Curricular. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
REIS, M. I. A.. Diversos Olhares Para a Pesquisa em Educação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
REIS, M. I. A.. O Adoecimento dos Trabalhadores Docentes da Rede Publica de Ensino de Belém.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
REIS, M. I. A.. Contextos e Desdobramentos de Vivências de Estpágio no curso de Pedagogia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
REIS, M. I. A.. Politicas Educacionais, condições de Trabalho e Adoecimento das Trabalhadoras Docentes na Rede Publica de Ensino de Belém em Belém do Pará: Um olhar sobre as relações sociais de sexo e a divisão social do trabalho. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
REIS, M. I. A.; Valente. OCV . As Políticas de Atendimento para a Educação Infantil do Campo da Secretaria Municipal de Educação de Belém do Estado do Pará. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
REIS, M. I. A.. As políticas educacionais na rede municipal pública de ensino de Belém/Pará: foco no trabalho docente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
REIS, M. I. A.. Caminho e descaminhos na produção de saúde e adoecimentos dos trabalhadores docentes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
REIS, M. I. A.; SOUZA, M. B. . As reformas educacionais no Brasil, as prescrições dos organismos internacionais e seus impactos no trabalho docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
REIS, M. I. A.. Condições de trabalho e Gênero: a questão do adoecimento entre as trabalhadoras docentes em Belém/Pará. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PAZ, V. O. ; SANTOS, D. T. F. A. M. ; REIS, M. I. A. . Extensão da Construção e Consolidação do Sistema Municipal de Ensino: Dimensão Político-Pedagógica Educacional Municipal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
REIS, M. I. A.; PAZ, V. O. . Gestão Educacional e Trabalho Docente: Perspectiva Atuais dos Estudos Comparados entre Brasil e Argentina. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
REIS, M. I. A.. Trabalho e Adoecimento Docente: Os relatos de uma instituição escolar pública de Belém.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PAZ, V. O. ; REIS, M. I. A. . O Sistema de Ensino e a Dimensão da Valorização do Trabalho dos Profissionais da Educação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
REIS, M. I. A.; PAZ, V. O. . Os Fundamentos que originaram a Organização e o Trabalho Docente no Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Prof. Eidorfe Moreira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
REIS, M. I. A.. A Intensificação e Condições de Trabalho nas escolas e sua Interface com a Saúde - e ou Adoecimento dos Professores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
REIS, M. I. A.. Gestão, Trabalho e Adoecimento Docente: Um estudos em Uma Escola Pública Municípal de Belém - Pará. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
REIS, M. I. A.. Os Estudos Sobre o Trabalho Docente: Natureza e configuração. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
REIS, M. I. A.. O Trabalho Docente nas Escolas: Intensificação e Adoecimento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
REIS, M. I. A.. As reformas na educação: as mudanças na escola e na vida do trabalhador docente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
REIS, M. I. A.. Estado, educação, escola e trabalho docente: interfaces de um processo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
REIS, M. I. A.. Gestão, Trabalho e Saúde Docente: Caminhos e Descaminhos da Escola Bosque. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
REIS, M. I. A.. Trabalho e Saúde Docente: entre o prazer e o sofrimento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
REIS, M. I. A.. Gestão e Escolar e Trabalho Docente; Dilemas e Perspectivas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
REIS, M. I. A.. Educação, trabalho e saúde docente: desafios para a qualidade de ensino. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
REIS, M. I. A.. A Criança e o Meio Ambiente: a curiosidade dando lugar ao conhecimento. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
REIS, M. I. A.. Raízes da Amazônia 2000 (EDUCAÇÃO/SAÚDE/LAZER).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
REIS, M. I. A.. Comissão de Apoio Técnico Processo Seletivo/2008 do Curso de Mestrado em Educação. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
REIS, M. I. A.. Secretariado Escolar. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
REIS, M. I. A.. Técnicas de Elaboração de Relatórios na Gestão escolar. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
REIS, M. I. A.. Gestão de Pessoas nos Sistemas de Ensino nas Escolas do Campo. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação).

4.
REIS, M. I. A.. Planejamento Pedagógico: Metodologia e Práticas em Educação do Campo. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação).

5.
REIS, M. I. A.. INSTRUTORA DE OFICINAS DE ALFABETIZAÇÃO PARA PROFESSORES. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
REIS, M. I. A.. Saúde e Condições e Trabalho ( Coordenadora de Mesa). 2011 (Seminário) .

2.
REIS, M. I. A.. Ciclo de debate e estudo sobre o PL 8.035/2010 - Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020 ( Mediadora). 2011 (Discutir o Plano nacional de educação) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GARCIA, M. L. S.; REIS, M. I. A.; PAZ, V. O.. Participação em banca de Rosiane Saliba Ribeiro Cardoso. A Prática docente no contexto da Educação Profissional. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

2.
REIS, M. I. A.; PAZ, V. O.; GARCIA, M. L. S.. Participação em banca de Pedro Paulo dos Reis Júnior. Docência profissional aplicada ao curso de Operador de Computador. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PA.

3.
REIS, M. I. A.; PAZ, V. O.; GARCIA, M. L. S.. Participação em banca de Elcyr Antonio Godinho de Souza Junior. Simulação de Trabalho para o Ensino de Planilhas Eletrônicas. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial PA.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BRAGA, L. L. N.; REIS, M. I. A.; SANTOS, J. W.. Participação em banca de Sheila Alexandra Pinheiro Neves.A Profissão Docente: saberes, desafios e perspectivas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

2.
LIMA, M. S. C.; REIS, M. I. A.; PESSOA, L. N. F.. Participação em banca de Vitória Regina Torres Santos.Administração Escolar, Gestão Escolar eo espaço da Gestão na Formação do Pedagogo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

3.
LIMA, M. S. C.; REIS, M. I. A.; PESSOA, L. N. F.. Participação em banca de Edilma Carvalho Arnoud.Estágio Curricular Supervisionado: uma reflexão de como esta estruturado e de como funciona na prática o estágio de gestão e coordenação pedagógica em ambiente escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

4.
PENA, S. C.; REIS, M. I. A.; LIMA, M. S. C.. Participação em banca de Juliane Rebelo Elesbão.A Organização do Espaço Infantil: reflexões sobre a formação leitora da criança através do canto da leitura e do teatro com palitoches. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

5.
TEIXEIRA, S. R. S.; REIS, M. I. A.; PESSOA, L. N. F.. Participação em banca de Elihana Graziela Lopes de Almeida.A Organização do Curriculo da Educação Infantil em uma turma de pré-escola do município de Ananindeua. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

6.
LIMA, M. S. C.; REIS, M. I. A.; PESSOA, L. N. F.. Participação em banca de Adriely Naiara Ribeiro Leal.O Estágio Supervisionado na Formação do Professor no Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Pará. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

7.
SOUZA, M. B.; REIS, M. I. A.; FERREIRA, M. P. A.. Participação em banca de Maria Natividade Paixão de Andrade.Educação Ambiental: como é trabalhado os resíduos sólidos no 5º ano na EMEF Eliomar Costa, Marudá-PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

8.
SILVA, H. S. A.; REIS, M. I. A.; SILVA, M. S. C.. Participação em banca de Adriana Oliveira da Silva.Formação Inicial e Prática dos Professores da Educação Infantil do Distrito De Serra Pelada. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

9.
SILVA, H. S. A.; REIS, M. I. A.; SILVA, M. S. C.. Participação em banca de Gilva Vieira e Sousa.A Importância da Gestão Democrática e Participativa na Escola Ângela Bezerra no Distrito de Serra Pelada. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

10.
SILVA, H. S. A.; REIS, M. I. A.; SILVA, M. S. C.. Participação em banca de Maria Lima Cena.Instrumentos Avaliativos Utilizados Pelos Professores Do 1º Ciclo na Escola Maria Belarmina em Serra de Pelada.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

11.
SILVA, H. S. A.; REIS, M. I. A.; SILVA, M. S. C.. Participação em banca de Jardeane Costa Garros.Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais de Uma Escola Municipal da Vila de Serra Pelada - Pará. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

12.
SILVA, H. S. A.; REIS, M. I. A.; SILVA, M. S. C.. Participação em banca de Joana Darc Bezerra Neto.Currículo na Educação Infantil e a Prática Docente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

13.
SILVA, H. S. A.; REIS, M. I. A.; SILVA, M. S. C.. Participação em banca de Luana Silva da Conceição.Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

14.
SILVA, H. S. A.; REIS, M. I. A.; SILVA, M. S. C.. Participação em banca de Mikaely Diniz Garces.Participação da Família na Escola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

15.
SILVA, H. S. A.; REIS, M. I. A.; SILVA, M. S. C.. Participação em banca de Selma Oliveira Aquino.Formação Continuada de Matemática aos Professores do 5º Ano do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

16.
SILVA, M. S. C.; REIS, M. I. A.; SILVA, H. S. A.. Participação em banca de Francisca Alves da Silva.O Processo de Avaliação Escolar do Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

17.
SILVA, M. S. C.; REIS, M. I. A.; SILVA, H. S. A.. Participação em banca de Lindalva Ramos da Silva.As Estratégias de Avaliação Utilizadas pelos Professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Fundamental.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

18.
SILVA, M. S. C.; REIS, M. I. A.; SILVA, H. S. A.. Participação em banca de Lucilene Silva Carneiro.Avaliação na Pré-Escola: Um Trabalho Processual. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

19.
SILVA, H. S. A.; REIS, M. I. A.; SILVA, M. S. C.. Participação em banca de Maria Antonia Vidal da Silva.Participação da Família no Combate a Violência em uma Escola no Município de Curionópolis. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
REIS, M. I. A.. Banca de Avaliação Oral de Validação de Competência dos Conteúdo Relativos ao 4º Semestre dos Cursos de Licenciaturas. 2012. Faculdades Integradas Ipiranga.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.As políticas educacionais na rede municipal pública de ensino de Belém/Pará: foco no trabalho docente. 2015. (Simpósio).

2.
Seminário Pedagogia em diferentes contexto. 2014. (Seminário).

3.
XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo; I Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores.Condições de trabalho e gênero: a questão do adoecimento entre as trabalhadoras docentes em Belém/PA. 2014. (Seminário).

4.
X Seminário Internacional da Rede Latinoamericana de Estudos Sobre o Trabalho Docente ? Rede ESTRADO.Caminho e descaminhos na produção de saúde e adoecimentos dos trabalhadores docentes. 2014. (Seminário).

5.
IV Seminário Regional de Política e Administração da Educação da Região Norte e IV Encontro Estadual de Política e Administração da Educação do Pará.Trabalho e adoecimento docente: os relatos de professores de uma instituição escolar pública de Belém. 2012. (Seminário).

6.
Ciclo de Debate e Estudo Sobre o PL 8.035/2010 - Plano Nacional de Educação para o Decênio 2011-2020. 2011. (Outra).

7.
Ciclo de Debate e Estudo Sobre o PL 8.035/2010 - Plano Nacional de Educação para o Decênio 2011-2020.O Plano Nacional de Educação para o Ensino Médio. 2011. (Outra).

8.
I Encontro luso-Brasileiro Sobre trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Redeestrado. 2011. (Encontro).

9.
I Encontro Luso-Brasileiro Sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado.O Trabalho Docente nas Escolas: Intensificação e Adoecimento. 2011. (Encontro).

10.
III Seminário Sobre Trabalho Docente, III Seminário Internacional Sobre Políticas Educacionais e trabalho docente: estado, Educação, Formação e Trabalho Docente. 2011. (Seminário).

11.
Seminário de Pesquisa na Educação Básica em Minas Gerais e Luta Sindical: Desafios atuais. 2011. (Seminário).

12.
Seminário na Educação Básica no Brasil. O Pará em Questão. 2011. (Seminário).

13.
XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2011. (Encontro).

14.
XXV Simpósio Brasileiro e II Congresso Ibero- Americano de Politica e Administração da Educação - Jubileu de Ouro da Anpae (1961-1961) POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO: construção histórica, debates contemporâneos e novas perspectivas..A intensificação e condições de trabalho nas escolas e sua interface com a saúde/e ou adoecimento dos professores. 2011. (Simpósio).

15.
II Seminário Internacional - Políticas Educacionais e Trabalho Docente. 2010. (Seminário).

16.
Seminário Internacional - Politicas Educacionais e Trabalho Docente: perspectiva comparada. 2010. (Seminário).

17.
V Encontro Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste VI Encontro Estadual de Política e Administração da Educação/RN.Gestão, Trabalho e Saúde Docente: caminhos e descaminhos na Escola Bosque. 2008. (Seminário).

18.
XIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação V Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação I Colóquio Ibero Americano de Política e Administração da Educação.Educação, trabalho e saúde docente: desafios para a qualidade de ensino. 2008. (Simpósio).

19.
Colóquio Internacional Gramsci: Setenta anos de pensamento vivo na Amazônia. 2007. (Outra).

20.
Diálogos sobre Educação, História e Trabalho na Amazônia. 2007. (Outra).

21.
II Colóquio de Políticas Educacionais. 2007. (Outra).

22.
XIV Seminário Nacional Universitas/Br. 2007. (Seminário).

23.
XXIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação V Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação I Colóquio Ibero-Americano de Política e Administração ica da Educação.Educação, trabalho e saúde docente: desafios para a qualidade de ensino. 2007. (Simpósio).

24.
Seminário Internacional de Avaliação Eduacional. 2006. (Seminário).

25.
Reunião Regional da SBPC-PA. 2004. (Outra).

26.
Pesquisa e ação pedagógica. 2003. (Outra).

27.
XVI Congresso Estadual - SINTEPP: 20 anos de luta em defesa da educação pública e democrática. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LEMES, D. F. ; REIS, M. I. A. . Seminário Pedagogia em Diferentes Contextos. 2014. (Outro).

2.
CASTRO, D. M. L. S. ; SANTOS, D. T. F. A. M. ; REIS, M. I. A. . 5º Encontro Internacional de Educação Comparada - Avaliação do Rendimento Escolar: Dimensões Internacionais. 2012. (Outro).

3.
REIS, M. I. A.. Ciclo de Debate e Estudo sobre o PL 8.035/2010 - Plano Nacional de Educação para o Decêncio 2011-2020. 2011. (Outro).

4.
MAUES, O. C. ; SANTOS, T. F. ; Gemaque ; OLIVEIRA ; REIS, M. I. A. . III Seminário Sobre Trabalho Docente, II Seminário Internacional sobre Politicas Educacionais e Trabalho Docente; Estado, Educação, Formação e Trabalho Docente. 2011. (Outro).

5.
REIS, M. I. A.. Seminário Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil. O Pará em Questão.. 2011. (Outro).

6.
REIS, M. I. A.. II Seminário Internacional - Politica Educacionais e Trabalho Docente: Avaliação e Privatização do Conhecimento. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Nicéia Alves Azevedo. As doenças adquiridas no exercício da docência: um estudo com os professores de nova Ipixuna-Pará. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

2.
Nelsa Santos Oliveira. A lucidade como prática pedagógica na Educação Infantil. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

3.
Leila Docresia Xavier. As contribuições da música na aprendizagem das crianças da Educação Infantil. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

4.
Regina Dedna de Almeida Morais. A importância do lúdico na Educação Infantil da EMEF Branca de Neve. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

5.
Rosângela Maria Souza Pinto. : A importância da música para o aprendizado, no 1° Ciclo de alfabetização. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

6.
Luzinete Melo dos Santos. O papel do Coordenador Pedagógico da Educação Infantil na rede municipal de ensino de Abel Figueiredo. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

7.
Erlene Pereira Bezerra. A infância a partir da percepção das professoras da Educação Infantil da escola Peter Pan no município de Jacundá-Pá. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Antonia Maria Mendonça de Oliveira. A Formação Continuada dos professores e o Papel do Coordenador Pedagógico: Um estudo em uma Escola Estadual do Município de Belém/Pa. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade Ipiranga. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

2.
Rosimere Costa do Espirito Santo. A Gestão Inclusiva no Ensino Fundamental na rede Pública de Ensino. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade Ipiranga. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

3.
Rosiane Meneses dos Reis. . Escola e Comunidade parceiras na Construção do Projeto politico-Pedagógico. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade Ipiranga. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

4.
Eliana do Socorro Barros Formigosa. Estudo Bibliográfico da Gestão Democrática nas Escolas via Conselho Escolar. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade Ipiranga. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

5.
Miriam Aida da Silva Soares. Gestão e Políticas Públicas em Educação Especial no Município de Ananindeua: Um olhar Inclusivo em Uma Escola Municipal. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade Ipiranga. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

6.
Maria de Lourdes Corrêa Caldas da Silva. Os Saberes e Práticas do Coordenador Pedagógico na Educação Infantil. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade Ipiranga. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

7.
Alan de Assunção de Paula. Projeto Político Pedagógico: A Importância do Gestor na Construção Coletiva para o Fortalecimento da Gestão Democrática nas Escolas. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade Ipiranga. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

8.
Carolina Rodrigues Pereira. O Papel do Gestor escolar na Gestão Democrática: Um estudo Bibliográfico. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade Ipiranga. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

9.
Flora Elizabete da Silva. A inclusão de alunos com deficiência auditiva na Rede de Ensino Público de Ananindeua: A coordenação pedagógica nessa relação. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdades Integradas Ipiranga. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

10.
Maria Célia da Costa Mesquita/Osvaldo Carvalho da Silva. A prática ludo-pedagógica como ferramenta para promoção da inclusão de alunos (as) portadores (as) de necessidades especiais na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

11.
José Alberto Pereira de Nazaré/Rui Néri dos Santos Rebelo. Caminhos percorridos pela Educação do Campo e suas repercussões no Município de Juruti Estado do Pará. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

12.
Jonas Moraes Cativo Silva/Maria Raimunda Melo da Silva. Casa Familiar Rural e Pedagogia da Alternância para o fortalecimento da agricultura familiar na Região de Juruti/Velho. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

13.
Livaldo de Almeida Amaral/Leonilde Rodrigues Costa. Causas e consequências da evasão escolar no ensino de Jovens e Adultos na escola Municipal "Ezequiel Alves dos Ramos" - Tailândia/Pa. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

14.
Reinaldo Valente Martins. Dificuldades e desafios dos educadores que atuam no Programa Saberes da Terra na comunidade Turi-Açu no município de Tailândia. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

15.
Valcineide Mendes Sales/Rubens J. Pereira da Silva. Evasão escolar no campo: estudo de uma realidade nas turmas da Educação Jovens e Adultos nas escolas da Região de Juruti. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

16.
Sônia Maria de Oliveira/Odinéia Mauta Mendes. Imaginário dos alunos a respeito da Educação do Campo. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

17.
Maria S. Costa Balieiro/Maria Erinalva Bezerra de Oliveira. Memória da educação do campo: um estudo na comunidade Nova Paz. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

18.
Heriana do Santos Barroso/Cleunice de Jesus Pantoja Borges. Movimentos sociais e sua influência na construção das Escolas do Campo em Juruti - Pará: Um estudo na comunidades São Benedito e São Pedro. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

19.
Edilene Barroso Santos/Silvia Cardoso da Trindade. O processo de ensino aprendizagem nas classes multisseriadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

20.
Benta Regina de Sousa Costa/Eliza Oliveira Santana. Formação continuada para professores que atuam nas escolas do campo: um estudo na escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental "Nossa Senhora de Fátima I", Vila Olho D'água´Tailândia. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

21.
Sonia Maria de Souza Farias/Juniangela Lopes de Lima. Relação família e escola do campo. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

22.
Armanda Coelho de Souza Lima/Maria do Rosário Souza Figueira. O Trabalho docente nas escolas do campo: um estudo de caso Gudêncio Marialva de Azevedo. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

23.
Herivaldo Fonseca Santos/Cleber Andrade Miranda. Estudo sobre o currículo do campo e urbano: desafios para as escolas do campo. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

24.
Ivanilson Rocha de Albuquerque/Renato Sousa da Silva. A inclusão dos alunos com deficiência nas escolas multisseriadas: um estudo de caso na escola Nossa Senhora das Graças. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

25.
Pedro Afonso Pereira Santarém/José Mário Ribeiro dos Santos. A política de formação continuada de docentes nas escolas do campo no Município de Juruti. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

26.
Aubélia Tavares Pereira/Ronilce da Silva Vitor. Educação profissional do campo: um breve estudo da realidade Jurutinense. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

27.
Darlen Clei Rosário Cativo/Jader da Mota Coimbra. Importância da família no processo ensino e aprendizagem nas escolas do campo. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

28.
Heliara Silva dos Santos/Lidiane Almeida Guimarães. A educação ambiental na proposta pedagógica da casa familiar rural na comunidade São Benedito, no município de Juruti. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

29.
Maria do Livramento T. de Albuquerque/Lucilda Bentes. O fracasso escolar nas salas multisséries da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Batista: um estudo de caso. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

30.
Andréia Coelho Oliveira. Os Desafios da Gestão na Inclusão de alunos com Deficiência Auditiva. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade Ipiranga. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lorrany Leticia Mourão dos Santos. O Funcionamento do Atendimento Educacional Especializado de uma escola da Rede Municipal de Belém no Pará. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

2.
Daniella Gabriela da Costa Miranda. A Leitura na Educação Infantil: análise das práticas de incentivo à leitura vivenciadas no Estágio Supervisionado na Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

3.
Andrey Cunha dos Santos. Educação Infantil: o papel da brincadeira no aprendizado de crianças do berçário.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

4.
Elcione Perdigão Baena. A Participação da Família na Escola e sua Contribuição para o Desenvolvimento Integral da criança na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

5.
Mayane Furtado Barros. O Planejamento do Trabalho Pedagógico do Professor da Educação Infantil: um estudo em uma escola de Educação Infantil da Rede Pública de Ensino de Belém. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

6.
Jayne Rabelo de Sena. O Lúdico no Processo de Ensino e de Aprendizagem de Alunos com Deficiência: um estudo no Atendimento Educacional Especializado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

7.
Lindiney Cunha de Souza. Aprendizagem e Afetividade: uma abordagem sobre a Relação Professor-aluno. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

8.
Antonia Maria de Carvalho Santos. A Participação da Familia no Processo de Aprendizagem da Criança do 1º ano do ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

9.
Denice Ferreira dos Santos. DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA E O USO DA TECNOLOGIA COM CRIANÇAS DO 1ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

10.
Rita Passos de Sousa. A Leitura e Escrita da Criança Surda: a atuação do Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (NAAP) neste processo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

11.
Ronilda Chaves de Sousa. Práticas de Leitura e Escrita na Pré-Escola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

12.
Isabel da Conceição Mendonça. A Importância da Sala de Leitura para uma Aprendizagem Significativa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

13.
Solange Pereira do Nascimento. Os níveis de Leitura e Escrita e sua contribuição para a Alfabetização e Letramento de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

14.
Abner de Jesus R. Ferreira, Solange do Socorro P. Gonçalves. Sistema de Produção Familiar, Processos de Trabalho no Campo e a Relação com a Dinâmica Escolar: A experiência na comunidade do rio Atatá no município de Muaná-Pará. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

Orientações de outra natureza
1.
PEREIRA Aubélia Tavares VITOR Ronilce da Silva. Educação Profissional no Campo: Um breve estudo da realidade Jurutiense. 2010. Orientação de outra natureza. (Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

2.
ALBUQUERQUE. Ivanilson Rocha de. SILVA. Renato Sousa da. A Inclusão dos Alunos com Deficiência nas Escolas Multisseriadas: Um estudo de caso na escola Nossa Senhora das Graças. 2010. Orientação de outra natureza. (Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

3.
GUIMARÃES Lidiane Almeida.SANTOS Heliara Silva dos.. A Educação Ambiental na Proposta Pedagógica da casa Familiar Rural na Comunidade São Benedito, no Município de Juruti.. 2010. Orientação de outra natureza. (Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

4.
SANTARÉM Pedro A. Pereira. SANTOS. José M. Ribeiro dos. A Política de Formação Continuada de Docentes nas Escolas do Campo no Município de Juruti. 2010. Orientação de outra natureza. (Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.

5.
CATIVO. Jonas Moraes SILVA. Maria R. Melo da.. Casa Familiar Rural e Pedagogia da Alternância para o Fortalecimento da Agricultura familiar na Região de Juruti-Velho. 2010. Orientação de outra natureza. (Especialização em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Maria Izabel Alves dos Reis.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
REIS, M. I. A.. Educação, trabalho e saúde docente: desafios para a qualidade de ensino. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
REIS, M. I. A.. A Intensificação e Condições de Trabalho nas escolas e sua Interface com a Saúde - e ou Adoecimento dos Professores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
REIS, M. I. A.. Gestão, Trabalho e Adoecimento Docente: Um estudos em Uma Escola Pública Municípal de Belém - Pará. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
REIS, M. I. A.. Os Estudos Sobre o Trabalho Docente: Natureza e configuração. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
REIS, M. I. A.. O Trabalho Docente nas Escolas: Intensificação e Adoecimento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
REIS, M. I. A.. As reformas na educação: as mudanças na escola e na vida do trabalhador docente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
REIS, M. I. A.. Estado, educação, escola e trabalho docente: interfaces de um processo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PAZ, V. O. ; SANTOS, D. T. F. A. M. ; REIS, M. I. A. . Extensão da Construção e Consolidação do Sistema Municipal de Ensino: Dimensão Político-Pedagógica Educacional Municipal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
REIS, M. I. A.; PAZ, V. O. . Gestão Educacional e Trabalho Docente: Perspectiva Atuais dos Estudos Comparados entre Brasil e Argentina. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
REIS, M. I. A.. Trabalho e Adoecimento Docente: Os relatos de uma instituição escolar pública de Belém.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PAZ, V. O. ; REIS, M. I. A. . O Sistema de Ensino e a Dimensão da Valorização do Trabalho dos Profissionais da Educação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
REIS, M. I. A.; PAZ, V. O. . Os Fundamentos que originaram a Organização e o Trabalho Docente no Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Prof. Eidorfe Moreira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
REIS, M. I. A.. Caminho e descaminhos na produção de saúde e adoecimentos dos trabalhadores docentes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
REIS, M. I. A.; SOUZA, M. B. . As reformas educacionais no Brasil, as prescrições dos organismos internacionais e seus impactos no trabalho docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
REIS, M. I. A.. Condições de trabalho e Gênero: a questão do adoecimento entre as trabalhadoras docentes em Belém/Pará. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
REIS, M. I. A.. As políticas educacionais na rede municipal pública de ensino de Belém/Pará: foco no trabalho docente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
REIS, M. I. A.. Secretariado Escolar. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
REIS, M. I. A.. Técnicas de Elaboração de Relatórios na Gestão escolar. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
REIS, M. I. A.. Gestão de Pessoas nos Sistemas de Ensino nas Escolas do Campo. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação).



Outras informações relevantes


Aprovação em 2º lugar para professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal na disciplina "Infância, Cultura e Educação Infantil" em 2015.
Aprovação no Concurso da Secretara Municipal de Educação em 2000 para atuar no Ensino Fundamental.
Aprovação em Concurso da Secretaria Estadual de Educação em 2008 para o cargo de Técnico e Educação.
Coordenação Geral da Casa de Estudante da Universidade Federal do Pará - 1996.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 15:59:25