Luana Lopes Amaral

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  • Última atualização do currículo em 30/10/2018


Luana Amaral é professora da Faculdade de Letras (FALE) da UFMG e atua nas áreas de Língua Portuguesa e Linguística. Possui doutorado em Linguística (2015) e pós-doutorado (2016) pela UFMG. Atualmente, faz pesquisa na área de Semântica Lexical, sendo pesquisadora dos projetos Catálogo de Verbos do PB e Verboweb (www.letras.ufmg.br/verboweb) e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Semântica Lexical. Também atua na educação a distância com disciplinas de escrita acadêmica na graduação e disciplinas de gramática no Centro de Extensão da FALE. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luana Lopes Amaral
Nome em citações bibliográficas
AMARAL, L.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras.
Av Antônio Carlos, 6627
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34995000
URL da Homepage: www.letras.ufmg.br/nucleos/nupes


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Doutorado em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: A alternância transitivo-intransitiva no português brasileiro: fenômenos semânticos, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Márcia Maria Cançado Lima.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2011 - 2013
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Os predicados primitivos ACT e DO na representação lexical dos verbos,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Márcia Cançado.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística / Especialidade: Estrutura argumental.
2007 - 2010
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Os verbos de modo de movimento no português brasileiro.
Orientador: Márcia Cançado.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2015 - 2016
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.


Formação Complementar


2018 - 2018
Sharpening academic writing skills: journal articles and funding bids. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2018 - 2018
Attitude ascriptions and speech reports (com Angelika Kratzer). (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2017 - 2017
Formação de Tutores. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2017 - 2017
Laboratório de Criação de Materiais Didáticos para EaD. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2014 - 2014
Reference to kinds and substances (G. Chierchia). (Carga horária: 5h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2014 - 2014
Computational models of events (James Pustejovsky). (Carga horária: 8h).
University of Maryland, UMD, Estados Unidos.
2014 - 2014
Integrating Montague Semantics (L. Champollion). (Carga horária: 8h).
University of Maryland, UMD, Estados Unidos.
2014 - 2014
The semantics of bare NPs (Roberta Pires). (Carga horária: 5h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2014 - 2014
Lambda-calculus (Gregory Kobele; Sylvain Salvati). (Carga horária: 8h).
University of Maryland, UMD, Estados Unidos.
2014 - 2014
Formal Semantics of Natural Language (Yoad Winter). (Carga horária: 10h).
University of Maryland, UMD, Estados Unidos.
2014 - 2014
The roots of verb meaning (John Beavers). (Carga horária: 5h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2013 - 2013
Topics in argument structure (Artemis Alexiadou). (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2013 - 2013
Introdução à Semântica Formal (Rodolfo Ilari). (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2013 - 2013
Oficina de Moodle - GIZ UFMG. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2013 - 2013
Formação em Docência do Ensino Superior - GIZ. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2012 - 2012
Semântica de Frames. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2011 - 2011
Language, usage and cognition (Joan Bybee). (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2008
Introdução à Semântica Formal (Marcelo Ferreira). (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto-A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Residência Pós-doutoral, Enquadramento Funcional: Professor/pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor estagiário (CAPES), Enquadramento Funcional: Estágio docência para bolsistas da CAPES, Carga horária: 4

Atividades

04/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Coordenadora adjunta do Núcleo Comum dos cursos de Letras bacharelado e licenciatura (a partir de dezembro de 2017).
11/2016 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação de cursos de português à distância do Cenex/FALE.
01/2016 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Letras, .

Cargo ou função
Coordenação do Núcleo de Pesquisa em Semântica Lexical (NuPeS) (a partir de fevereiro de 2016).
03/2014 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gramática Tradicional: Morfossintaxe
Introdução aos Estudos Linguísticos 2
Oficina de Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Textos
Semântica do Português
Oficina de Texto: Língua, Texto e Discurso
Oficina de Texto: Introdução aos gêneros acadêmicos

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residente de pós-doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residente de pós-doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Alternâncias de objeto e classes verbais do português brasileiro
Descrição: A Interface Sintaxe-Semântica Lexical é a linha de pesquisa que investiga a relação entre propriedades semânticas dos verbos e a realização sintática de seus argumentos. A hipótese central por trás dos trabalhos nessa linha é a de que verbos que participam das mesmas alternâncias apresentam certas propriedades semânticas em comum; é o caso dos verbos de mudança de estado, que participam da alternância causativo-incoativa. Estudos nessa linha de pesquisa buscam, então, descobrir quais propriedades semânticas determinam a realização sintática dos argumentos dos verbos. Neste projeto pretende-se estudar tipos de alternâncias verbais em PB, seguindo a linha de pesquisa da Interface Sintaxe-Semântica Lexical. Essas alternâncias são especificamente aquelas que levam em conta a configuração dos argumentos em posição de objeto direto e de objeto indireto. Além disso, pretende-se também analisar a classificação dos verbos que participam desse tipo de alternância. A pesquisa aqui proposta faz parte de um programa de pesquisa mais amplo sobre os verbos do PB, que culminou em dois projetos principais, coordenados pela Profa. Márcia Cançado e desenvolvido pelos participantes do NUPES (Núcleo de Pesquisa em Semântica Lexical/FALE/UFMG www.letras.ufmg.br/nupes): o Catálogo de Verbos do PB e o Verboweb (www.letras.ufmg.br/verboweb). Todas as contribuições deste projeto serão integradas ao programa maior de descrição e análise do Léxico verbal do PB, sendo inseridas no Catálogo e no Verboweb. Este projeto está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da UFMG (http://www.poslin.letras.ufmg.br/detalhes_projeto.php?numaut=254).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2016
Catálogo de Verbos do PB: um banco de dados online

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Márcia Maria Cançado Lima em 02/03/2018.
Descrição: Esse projeto visa a elaboração de um banco de dados a partir das análises e dados coletados do projeto "Catálogo de Verbos do PB", desenvolvido no NuPes (Núcleo de Pesquisa em Semântica lexical) da UFMG, e será desenvolvido por pesquisadores do DCC (Departamento de Ciências da Computação) da UFMG. O objetivo é que esse banco, que terá acesso gratuito na internete, traga informações sintáticas e semânticas a respeito do léxico verbal brasileiro. O banco mostrará os verbos, as classes gerais e específicas a que eles pertencem, as propriedades de cada classe e terá um sistema de busca que permite o cruzamento dos dados. Com isso, esperamos atender a linguistas, pesquisadores de processamento da linguagem, professores e aprendizes de português como segunda língua, e também pode ser uma importante ferramenta para professores de ensino básico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Mecanismos aspectuais de coesão em língua portuguesa
Descrição: Neste projeto, tomaremos como objeto de estudo o que chamamos de mecanismos aspectuais de coesão, que são recursos coesivos gerados a partir da interação de marcadores aspectuais no texto. Diante desse objeto de estudo, propomos dois problemas de pesquisa, formulados nas seguintes questões: a) Quais são os tipos aspectuais do português e como eles são marcados? b) Como os tipos aspectuais e suas marcas interagem na produção do texto, construindo a coesão? Tomaremos inicialmente como base teórica os estudos de Koch (2014 [1989], 2015) e de Cançado e Amaral (a sair), assumindo a hipótese inicial de Koch (2014 [1989]) de que a interação das marcas aspectuais no texto é um mecanismo de coesão, lançando ainda a ideia de que se trata de um importante mecanismo coesivo, responsável por relacionar a temporalidade de diferentes situações descritas em diferentes enunciados do texto. Para corroborar tal hipótese, esta pesquisa se centra em dois objetivos principais: fazer uma ampla descrição linguística dos marcadores de aspecto do português e estudar como as marcações de aspecto gramatical são utilizadas na produção de textos em língua portuguesa, estabelecendo a coesão e garantindo a coerência. A pesquisa a ser desenvolvida será baseada em dados coletados a partir de textos reais produzidos por falantes nativos do português brasileiro (de gêneros baseados na narrativa e disponíveis na internet) e também em dados coletados a partir de atividades de alunos em disciplinas de escrita da Faculdade de Letras da UFMG (nesse último caso, pretendemos também analisar dificuldades dos alunos em relação aos mecanismos de coesão e propor tarefas para melhorar esse aspecto da escrita dos graduandos que fazem disciplinas de Oficina de Texto na FALE). Este projeto está registrado na Câmara de Pesquisa da FALE/UFMG (http://www.letras.ufmg.br/sistemas/cpq/projeto_site.php?id=122) e foi financiado (bolsas de IC) pela Fapemig e pelo Programa Institucional de Auxílio à Pesquisa de Docentes Recém-Contratados ou Recém-Doutorados da UFMG (edital 05/2016)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Luana Lopes Amaral - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2014 - 2017
Catálogo de Verbos do Português Brasileiro: verbos de atividades

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Márcia Maria Cançado Lima em 25/02/2015.
Descrição: Este projeto específico dará continuidade a um projeto amplo e exaustivo sobre o léxico verbal do português brasileiro (PB). Essa segunda parte se concentrará nos verbos conhecidos como verbos de atividade. Faremos uma catalogação dos verbos do PB, organizando-os em classes, a partir de generalizações a respeito da sua sintaxe e da sua semântica, utilizando para tal descrição a linguagem formal de decomposição em predicados primitivos. Como hipótese central, assumimos que classificar verbos implica agrupá-los em classes que partilham certas propriedades não só semânticas, mas também sintáticas, ou seja, implica agrupá-los por propriedades semânticas que tenham impacto no seu comportamento gramatical (Fillmore, 1970; Dowty, 1989, 1991; Levin, 1993; Levin e Rappaport-Hovav, 2005; Cançado, 2005). Baseadas nessa hipótese, dividimos a análise em quatro partes. Este projeto será o desenvolvimento da segunda parte desse programa de pesquisa. A primeira parte, já concluída, apresenta 862 verbos, agrupados em classes, que denotam um tipo de mudança específica. Apresentamos, nessa primeira parte, cerca de 5500 sentenças relativas a propriedades sintáticas e semânticas envolvendo os verbos listados e corroborando a classificação proposta. Esse trabalho é chamado de Catálogo de verbos do PB e foi publicado pela Editora UFMG (Cançado; Godoy; Amaral). Este projeto de pesquisa está relacionado à residência de pós-doutorado (UFMG - 2015 - bolsa do Programa Mineiro de Pós-Doutorado - acordo CAPES/FAPEMIG) e é financiado pela FAPEMIG e pelo CNPq.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luana Lopes Amaral - Integrante / Márcia Cançado - Coordenador.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Português à distância CENEX/FALE
Descrição: Este projeto tem como finalidade a implantação dos cursos de Português do CENEX/FALE, que já existem na modalidade presencial, na modalidade à distância. É realizado em parceria com a Profa. Carla Coscarelli e faz parte de um projeto maior, coordenado pela Profa. Adriana Tenuta, que pretende implementar cursos de outros idiomas também na modalidade à distância. É apoiado pelo CENEX, pela FALE/UFMG e pelo CAED/UFMG..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2018 - Atual
PIFD - PROGRAMA DE INCENTIVO À FORMAÇÃO DOCENTE: Oficina de Leitura e Produção de Textos
Descrição: Este projeto visa a formação docente dos alunos do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da FALE/UFMG através do trabalho de tutoria na disciplina UNI003 (?Oficina de Língua Portuguesa: Leitura e Produção de textos Online?), que tem o objetivo de levar o aluno da graduação da UFMG a ler e produzir, com desenvoltura, textos de gêneros acadêmicos, como resenhas, resumos, projetos de pesquisa e artigos científicos. O projeto é financiado pela Prograd, com 3 bolsas de complementação para alunos de mestrado e 2 bolsas de complementação para alunos de doutorado..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) .
Integrantes: Luana Lopes Amaral - Coordenador / Daniervelin Renata Marques Pereira - Integrante.Financiador(es): Pró-reitoria de graduação da UFMG - Bolsa.
2013 - 2014
Publicação de livro técnico

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Márcia Maria Cançado Lima em 26/02/2015.
Descrição: Este projeto tem como objetivo a solicitação de verba para a publicação do livro Catálogo de Verbos do PB, editado pela Editora UFMG, em 2013. O auxílio financeiro para a publicação do livro foi concedido pela FAPEMIG..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística/Especialidade: Semântica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Melhor trabalho da área de Linguística submetido à Sessão de Pôsteres da 69ª Reunião Anual da SBPC (trabalho de autoria de Thaís Bechir, resultado de orientação de monografia em 2016), SBPC.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:20
Total de citações:93
L Amaral (Google Scholar h-index 5, i-10 index 4)  Data: 04/09/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
CANÇADO, M.2018CANÇADO, M. ; AMARAL, L. ; Meirelles, L. . VerboWeb: uma proposta de classificação verbal. Revista da ANPOLL, v. 46, p. 123-141, 2018.

2.
AMARAL, L.2017AMARAL, L.; CANCADO, M. . Alternância de transitividade com verbos agentivos em PB: a louça já lavou, a casa já vendeu, o caminhão já carregou. Revista de Estudos da Linguagem, v. 25, p. 1871-1904, 2017.

3.
COSCARELLI, C.2017COSCARELLI, C. ; AMARAL, L. . O ensino de escrita acadêmica a distância na UFMG: um relato de experiências. REVISTA DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR, v. 7, p. 182-199, 2017.

4.
AMARAL, L.2016 AMARAL, L.. A polysemy account of alternating verbs of creation in Brazilian Portuguese. Studies in Hispanic and Lusophone linguistics, v. 9, p. 3-28, 2016.

5.
AMARAL, L.2015 AMARAL, L.; CANCADO, M. . Argument structure of activity verbs in Brazilian Portuguese. Semantics-Syntax Interface, v. 2, p. 115-140, 2015.

6.
AMARAL, L.2015AMARAL, L.. Verbos aspectuais: alternância argumental. Letrônica, v. 8, p. 269-284, 2015.

7.
AMARAL, L.2014AMARAL, L.; CANCADO, M. . Verbos de criação do português brasileiro: classificação e representação lexical. Linguística (Rio de Janeiro), v. 10, p. 51-73, 2014.

8.
CANCADO, M.2013CANCADO, M. ; GODOY, L. ; AMARAL, L. . Predicados primitivos, papéis temáticos e aspecto lexical. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 11.20, p. 104-125, 2013.

9.
1AMARAL, L.2012AMARAL, L.. Verbos de modo de movimento no PB: aspecto lexical e decomposição em predicados primitivos. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. 41.1, p. 326-339, 2012.

10.
CANCADO, M.2010 CANCADO, M. ; AMARAL, L. . Representação lexical de verbos incoativos e causativos no português brasileiro. Revista da ABRALIN, v. 9, p. 123-147, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CANÇADO, M. ; GODOY, L. ; AMARAL, L. . Catálogo de verbos do português brasileiro: classificação verbal segundo a decomposição de predicados. Volume 1: verbos de mudança (2ª edição revisada). 2. ed. Ebook Kindle, 2017. v. 1.

2.
CANCADO, M. ; AMARAL, L. . Introdução à Semântica Lexical: papéis temáticos, aspecto lexical e decomposição de predicados. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 2016. v. 1. 255p .

3.
CANCADO, M. ; GODOY, L. ; AMARAL, L. . Catálogo de verbos do português brasileiro: classificação verbal segundo a decomposição de predicados. Volume 1: verbos de mudança. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013. 404p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Cordeiro, A. ; ANDRADE, F. ; AMARAL, L. ; Miranda, M. ; Coelho, S. . Metalinguagem gramatical na avaliação de aprendizagem na disciplina on-line ?Oficina de língua portuguesa: leitura e produção de textos?. In: III Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior, 2017, Belo Horizonte. III Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior. Belo Horizonte: GIZ, 2017. p. 1-11.

2.
CANCADO, M. ; GODOY, L. ; AMARAL, L. . Catálogo de verbos do português brasileiro. In: VIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), 2016, Natal. Estudos Linguísticos: textos selecionados/ABRALIN - 2013. João Pessoa: Ideia, 2013. p. 389-405.

3.
CANCADO, M. ; GODOY, L. ; AMARAL, L. . The construction of a catalog of Brazilian Portuguese verbs. In: KONVENS 2012 (LexSem 2012 workshop), 2012, Viena. Empirical Methods in Natural Language Processing. Viena: Ogai, 2012. p. 438-445.

Apresentações de Trabalho
1.
AMARAL, L.; CANCADO, M. . The lexical semantics of unergative verbs: primitive predicates, roots and ontological types. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CANÇADO, M. ; AMARAL, L. ; Meirelles, L. . Beyond manner and result: event roots and the semantic respresentation of lavar 'wash' verbs. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
Cordeiro, A. ; ANDRADE, F. ; AMARAL, L. ; Miranda, M. ; Coelho, S. . Metalinguagem gramatical na avaliação de aprendizagem em disciplinas de língua portuguesa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
AMARAL, L.; CANCADO, M. . Transitivity alternation with agentive verbs in BP: a semantic-pragmatic account. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
AMARAL, L.. Aspectual verbs: argument alternation (Encontro Intermediário GTTG - Anpoll). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CANCADO, M. ; COELHO, S. M. ; AMARAL, L. ; DUVAL, A. . Verbos de mudança de estado morfologicamente relacionados a locação em português: análise diacrônica (63º Seminário do GEL). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
AMARAL, L.; CANCADO, M. . Metonímia e alternância argumental: uma análise dos verbos que denotam a relação condutor/veículo (V Congresso Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CANCADO, M. ; AMARAL, L. . Catálogo de Verbos do Português Brasileiro (Letras Debate/FALE/UFMG). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
AMARAL, L.. O aspecto lexical no PB (Palestra em Seminário do Poslin - FALE - UFMG). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
AMARAL, L.. A polysemy account of alternating verbs of creation. (Nasslli 2014 - University of Maryland). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
AMARAL, L.. Is there a class of verbs of creation in Brazilian Portuguese? (X Workshop on Formal Linguistics). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
AMARAL, L.. Os predicados primitivos ACT e DO: representação semântica lexical dos verbos agentivos de atividade (Palestra em Seminário do Poslin - FALE - UFMG). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
CANÇADO, M. ; GODOY, L. ; AMARAL, L. . Catálogo de verbos do português brasileiro (ABRALIN 2013). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
AMARAL, L.; CANCADO, M. . Os verbos de criação do português brasileiro (Seminário do GEL). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CANCADO, M. ; GODOY, L. ; AMARAL, L. . The Construction of a Catalog of Brazilian Portuguese Verbs (The 11th Conference on Natural Language Processing - KONVENS 2012). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
AMARAL, L.. Estrutura Argumental de Verbos Inergativos. (Seminário do GEL). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
AMARAL, L.. Os verbos de modo de agir do português brasileiro: estrutura argumental e linking (SETED/Polsin). 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
AMARAL, L.. Comparando alternâncias verbais: a alternância causativo-incoativa e a alternância agente-tema (EVELIN 2012). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
CANCADO, M. ; GODOY, L. ; AMARAL, L. . Ferramenta para PLN: Catálogo de Verbos do PB (Lipral). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
AMARAL, L.; CANCADO, M. . Os verbos causativos e incoativos do português brasileiro: uma proposta de representação lexical (ABRALIN 2011). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
AMARAL, L.. Os verbos de modo de movimento no PB (Seminário do GEL). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
COELHO, S. ; AMARAL, L. . Língua Portuguesa: Fonética, fonologia e morfologia. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018 (Guia didático).

2.
SOUZA, E. ; AMARAL, L. . Apresentação. Belo Horizonte 2013 (Apresentação da Edição Especial da Revista Revele IV SETED, n. 6).

3.
DUCHOWNY, A. T. ; BARCELLOS, C. ; SOUZA, E. ; LOURES DOMITH, G. ; AMARAL, L. ; ARRUDA, L. ; OLIVEIRA, M. L. ; LACERDA, P. . Revista Virtual dos estudantes de Letras (REVELE) - n. 6/ Edição Especial IV SETED. Belo Horizonte 2013 (organização).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
AMARAL, L.. Avaliador da Semana de Iniciação Científica - SIC UFMG. 2018.

2.
AMARAL, L.. Avaliador da Semana da Graduação - UFMG. 2018.

3.
AMARAL, L.. Parecerista ad hoc da Revista de Estudos da Linguagem/RELIN/FALE/UFMG. 2018.

4.
AMARAL, L.. Parecerista ad hoc da Revista de Estudos da Linguagem/RELIN/FALE/UFMG. 2017.

5.
AMARAL, L.. Parecerista ad hoc da Revista de Estudos da Linguagem/RELIN/FALE/UFMG. 2017.

6.
AMARAL, L.. Parecer ad hoc para a Revista Estudos Linguísticos e Literários. 2017.

7.
AMARAL, L.. Avaliador da Semana de Iniciação Científica - UFMG. 2017.

8.
AMARAL, L.. Avaliador do Programa de Iniciação Científica e em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Universidade Federal do Paraná. 2016.

9.
AMARAL, L.. Parecerista ad-hoc Revista Scripta. 2016.

10.
AMARAL, L.. Avaliador de projeto de pesquisa - IFMG Ouro Preto. 2016.

11.
AMARAL, L.. Avaliador da Semana de Iniciação Científica - UFMG. 2016.

12.
AMARAL, L.. Parecerista ad hoc Revista do Gel. 2016.

13.
AMARAL, L.. Parecerista ad hoc da revista Revele. 2015.

14.
AMARAL, L.. Parecerista ad hoc da revista Revele. 2013.

Redes sociais, websites e blogs
1.
CANCADO, M. ; AMARAL, L. ; Meirelles, L. . Banco de dados do léxico verbal brasileiro: VerboWeb - classificação sintático-semântica dos verbos do português brasileiro. 2017; Tema: Banco de dados lexicais, apresentando uma classificação sintático-semântica dos verbos do português brasileiro. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
CANCADO, M. ; AMARAL, L. . Roteiro de Estudos: Introdução à Sintaxe. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apostila/livro didático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GROLLA, E.; NEGRÃO, E.; AUGUSTO, M.; AMARAL, L.. Participação em banca de Camilla de Rezende. Sentenças absolutas no português brasileiro infantil: um estudo experimental. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

2.
COELHO, S. M.; TRAVAGLIA, L. C.; AMARAL, L.. Participação em banca de Giovanna Cristina Rodrigues Alves Rafael. Estudo comparativo sobre o uso de construções aspectuais inceptivas no Português Brasileiro e no Português Europeu. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
COELHO, S. M.; CANCADO, M.; XIMENES, G.; GODOY, L.; FOLTRAN, M. J.; AMARAL, L.. Participação em banca de Letícia Lucinda Meirelles. A fatoração de argumentos verbais no PB. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
CANCADO, M.; GODOY, L.; AMARAL, L.. Participação em banca de Letícia Lucinda Meirelles. A fatoração de argumentos verbais no português brasileiro. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
GROLLA, E.; NEGRÃO, E.; AMARAL, L.. Participação em banca de Camilla de Rezende. Construções Absolutas no Português Brasileiro Infantil. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Lorenzo Vitral; AMARAL, L.. Participação em banca de Maria Cecília de Lima. Uso do gerúndio em contextos formais de escrita: tendências contemporâneas do português brasileiro. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Lato Sensu em Gramática da Língua Portuguesa: Refle) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
Lorenzo Vitral; AMARAL, L.. Participação em banca de Vanessa Silva Pereira. O ensino de classes de palavras ? conjunção. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Lato Sensu em Gramática da Língua Portuguesa: Refle) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
Lorenzo Vitral; AMARAL, L.. Participação em banca de Venerson Cardoso Fontellas. Ensino de gramática: análise das situações de aprendizagem do estado de São Paulo. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Lato Sensu em Gramática da Língua Portuguesa: Refle) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
Lorenzo Vitral; AMARAL, L.. Participação em banca de Márcia do Socorro Botelho Cavalcanti. Desenvolvimento da competência leitora a partir da coerência e da coesão textuais. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Lato Sensu em Gramática da Língua Portuguesa: Refle) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
Lorenzo Vitral; AMARAL, L.. Participação em banca de Fabiana da Silva Gomes. Plano de curso: ensino de concordância nominal. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Lato Sensu em Gramática da Língua Portuguesa: Refle) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
AMARAL, L.; Rumeu, M.. Participação em banca de Pilar Silveira Mattos. Concepções de linguagem e elaboração de material didático: uma pesquisa com professores de língua portuguesa da cidade de Juiz de Fora/MG. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Lato Sensu em Gramática da Língua Portuguesa: Refle) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
AMARAL, L.; Rumeu, M.. Participação em banca de Tatiane Andrade Salles. O uso da vírgula nas gramáticas tradicionais, no livro didático e na aprendizagem linguística ativa. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Lato Sensu em Gramática da Língua Portuguesa: Refle) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CANCADO, M.; GODOY, L.; AMARAL, L.. Participação em banca de Telma Almeida Nascimento.Verbos beneficiários de contato no português brasileiro: um estudo na interface sintaxe-semântica lexical. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Linguística) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
COELHO, S. M.; Lorenzo Vitral; AMARAL, L.. Participação em banca de Geraldo Sérgio Pinto Drumond.Gramaticalização das construções V1(a)garrar+Prep a+V2infinitivo e V1pegar+Prep a+V2infinitivo como marcadores aspectuais no português. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Linguística) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
COELHO, S. M.; TENUTA, A. M.; AMARAL, L.. Participação em banca de Daikan Takane.Algumas reflexões sobre a categoria aspectual nas línguas portuguesa e japonesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Linguística) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
CANÇADO, M.; COELHO, S.; AMARAL, L.. Participação em banca de Letícia Lucinda Meirelles.Os verbos instrumentais no português brasileiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Linguística) - Universidade Federal de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LEAL, M.; XIMENES, G.; AMARAL, L.. Concurso de Professor Substituto de Língua Portuguesa: Texto e Discurso. 2018. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
Lee, S.; AMARAL, L.; CARVALHO, J.. Concurso para professor substituto de linguística: fonética-fonologia-morfologia. 2018. Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
Emediato, W.; XIMENES, G.; AMARAL, L.. Processo Seletivo para Professor Substituto de Língua Portuguesa: Estudos Gramaticais. 2017. Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
COSCARELLI, C.; XIMENES, G.; AMARAL, L.. Processo Seletivo para Professor Substituto de Língua Portuguesa: Leitura e produção de textos. 2016. Universidade Federal de Minas Gerais.

Outras participações
1.
AMARAL, L.; PEREIRA, D. R. M.; COSCARELLI, C.. Banca de seleção de monitores da graduação (PMG) - Oficina de Leitura e Produção de Textos. 2018. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
AMARAL, L.; PEREIRA, D. R. M.; COSCARELLI, C.. Banca de seleção de monitores da graduação (PMG/PRAE) - Oficina de Leitura e Produção de Textos. 2018. Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
AMARAL, L.; PEREIRA, D. R. M.; COSCARELLI, C.. Programa de Incentivo à Formação Docente - Prograd/UFMG - Projeto Leitura e Produção de Textos. 2018. Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
AMARAL, L.; Meirelles, L.; MILANIO, G.. Banca de seleção de monitores da graduação (PMG) - Português: sintaxe, semântica e pragmática. 2018. Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
AOKI, R.; XIMENES, G.; AMARAL, L.. Banca de seleção de monitores da graduação (PMG) - Leitura e Produção de Textos. 2018. Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
AMARAL, L.; CARVALHO, J.; NICOLAU, M.. Banca de seleção de monitores da graduação (PMG) - Português (Sintaxe, Semântica e Pragmática). 2018. Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
COSCARELLI, C.; AMARAL, L.; Fernandes, C.. Programa de Incentivo à Formação Docente - Prograd/UFMG - Projeto Leitura e Produção de Textos. 2017. Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
COSCARELLI, C.; AMARAL, L.; Silva, B.. Banca de seleção de monitores da graduação (PMG) - Oficina de Leitura e Produção de Textos. 2017. Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
AMARAL, L.; Campos, A.; Meirelles, L.. Banca de seleção de monitores da graduação (PMG) - Gramática Tradicional: Morfossintaxe. 2017. Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
COSCARELLI, C.; XIMENES, G.; AMARAL, L.. Programa de Incentivo à Formação Docente - Prograd/UFMG - Projeto Leitura e Produção de Textos. 2016. Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
NICOLAU, E.; XIMENES, G.; AMARAL, L.. Seleção de estagiários de Português para brasileiros - Leitura e produção de textos acadêmicos para o CENEX/FALE. 2016. Universidade Federal de Minas Gerais.

12.
NICOLAU, E.; XIMENES, G.; AMARAL, L.. Seleção de estagiários de Português para brasileiros - Revisão de Textos para o CENEX/FALE. 2016.

13.
AMARAL, L.; XIMENES, G.; TAVARES, B. T.. Programa de Incentivo à Formação Docente - Prograd/UFMG - Projeto Leitura e Produção de Textos. 2016. Universidade Federal de Minas Gerais.

14.
AMARAL, L.; XIMENES, G.; TAVARES, B. T.. Banca de seleção de monitores da graduação (PMG) - Oficina de Leitura e Produção de Textos. 2016. Universidade Federal de Minas Gerais.

15.
COSCARELLI, C.; XIMENES, G.; AMARAL, L.. Programa de Incentivo à Formação Docente - Prograd/UFMG - Projeto Leitura e Produção de Textos. 2016. Universidade Federal de Minas Gerais.

16.
Lee, S.; NEVES, R. R.; AMARAL, L.. Banca de seleção de monitores de Linguística/FALE/UFMG. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3 EISSI - Syntax, Semantics, Interfaces & Cognition. Beyond manner and result: event roots and the semantic respresentation of lavar 'wash' verbs. 2018. (Congresso).

2.
Unergative predicates Architecture and variation. The lexical semantics of unergative verbs: primitive predicates, roots and ontological types. 2018. (Congresso).

3.
III Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior/ I Encontro das Licenciaturas. Metalinguagem gramatical na avaliação de aprendizagem em disciplinas de língua portuguesa. 2017. (Congresso).

4.
Romania Nova VIII. Transitivity alternation with agentive verbs in BP: a semantic-pragmatic account. 2016. (Congresso).

5.
63º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL).Verbos de mudança de estado morfologicamente relacionados a locação em português: análise diacrônica. 2015. (Seminário).

6.
Encontro Intermediário do Grupo de Trabalho em Teoria da Gramática - 2015 - ANPOLL.Aspectual verbs: argument alternation. 2015. (Encontro).

7.
V Congresso Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento. Metonímia e alternância argumental: uma análise dos verbos que denotam a relação condutor/veículo. 2015. (Congresso).

8.
North American Summer School for Logic, Language and Information- Student Session.A polysemy account of alternating verbs of creation. 2014. (Outra).

9.
X Workshop on Formal Linguistics.Is there a class of verbs of creation in Brazilian Portuguese?. 2014. (Outra).

10.
61° Seminário do GEL.Os verbos de criação do português brasileiro. 2013. (Seminário).

11.
VIII Congresso Internacional da Abralin. Catálogo de verbos do português brasileiro. 2013. (Congresso).

12.
1º Colóquio de Linguística para o Processamento Automático de Linguagem Natural (LiPrAL). Ferramenta para PLN: Catálogo de Verbos do PB. 2012. (Congresso).

13.
60º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos de São Paulo (GEL).Estrutura Argumental de Verbos Inergativos. 2012. (Seminário).

14.
Escola de verão de linguística formal / Summer school in formal linguistics - EVELIN.Comparando alternâncias verbais: a alternância causativo-incoativa e a alternância agente-tema. 2012. (Outra).

15.
V Seminário de Teses e Dissertações (SETED).Os verbos de modo de agir do português brasileiro: estrutura argumental e linking. 2012. (Seminário).

16.
59º Seminário do GEL.Os verbos de modo de movimento no PB. 2011. (Seminário).

17.
VII Congresso Internacional da Abralin. Os verbos causativos e incoativos do português brasileiro: uma proposta de representação lexical. 2011. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AMARAL, L.. Workshop Semântica e Interfaces/Semana do Conhecimento UFMG. 2016. (Outro).

2.
AMARAL, L.; BARCELLOS, C. ; LOURES DOMITH, G. ; LACERDA, P. ; SOUZA, E. ; KOGLIN, A. ; LOPES, A. L. ; FURST, M. ; OLIVEIRA, M. L. ; ARRUDA, L. . IV Seminário de Teses e Dissertações (SETED). 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Emerson Goncalves de Souza. Análise semântica de classes e alternâncias verbais no português brasileiro. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Izabella Cristina Pires de F Mendes. Análise semântica de classes e alternâncias verbais no português brasileiro.. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Deisiane Ferreira de Souza. Leitura e Produção de Textos Online. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. Pró-reitoria de Assuntos Estudantis. (Orientador).

2.
Joao Pedro Cirino Marques. Leitura e Produção de Textos Online. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. Pró-reitoria de graduação da UFMG. (Orientador).

3.
Ana Paula Cordeiro Pereira. Leitura e Produção de Textos Online. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. Pró-reitoria de graduação da UFMG. (Orientador).

4.
Caio Vega Costa. Leitura e Produção de Textos Online. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. Pró-reitoria de graduação da UFMG. (Orientador).

5.
Danielle Cristine Fullan. PIFD - PROGRAMA DE INCENTIVO À FORMAÇÃO DOCENTE: Oficina de Leitura e Produção de Textos. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. Pró-reitoria de graduação da UFMG. (Orientador).

6.
Maria Eduarda Gama Almeida. Leitura e Produção de Textos Online. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. Pró-reitoria de Assuntos Estudantis. (Orientador).

7.
Giselle Aparecida Da Luz. PIFD - PROGRAMA DE INCENTIVO À FORMAÇÃO DOCENTE: Oficina de Leitura e Produção de Textos. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. Pró-reitoria de graduação da UFMG. (Orientador).

8.
Marcelo De Castro. PIFD - PROGRAMA DE INCENTIVO À FORMAÇÃO DOCENTE: Oficina de Leitura e Produção de Textos. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. Pró-reitoria de graduação da UFMG. (Orientador).

9.
Thamara Isabelly Soares Santos. Leitura e Produção de Textos Online. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. Pró-reitoria de graduação da UFMG. (Orientador).

10.
Francine De Souza Andrade. PIFD - PROGRAMA DE INCENTIVO À FORMAÇÃO DOCENTE: Oficina de Leitura e Produção de Textos. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. Pró-reitoria de graduação da UFMG. (Orientador).

11.
Daniel Martins de Brito. Leitura e Produção de Textos Online. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. Pró-reitoria de graduação da UFMG. (Orientador).

12.
Eduardo Dias De Carvalho Filho. PIFD - PROGRAMA DE INCENTIVO À FORMAÇÃO DOCENTE: Oficina de Leitura e Produção de Textos. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. Pró-reitoria de graduação da UFMG. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thaís Fernanda Carvalho Bechir. Os verbos recíprocos intransitivos no português brasileiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Luana Lopes Amaral.

2.
Bianca Sartori. Uma análise sintático-semântica das classes de verbos de expressão no português brasileiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Luana Lopes Amaral.

3.
Vinícius Franco de Almeida. Verbos de remoção do português brasileiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Linguística) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Luana Lopes Amaral.

Iniciação científica
1.
Deisiane Ferreira de Souza. Flexão verbal e coesão em textos escritos em língua portuguesa. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Luana Lopes Amaral.

2.
Ana Clara Rocha de Oliveira. Mecanismos aspectuais de coesão em língua portuguesa. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais, Auxílio à Pesquisa de Docentes Recém-Contratados ou Recém-Doutorados. Orientador: Luana Lopes Amaral.

3.
Camila Antônio Barros. Alternâncias de objeto no PB (a classe dos verbos de afetação). 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Linguística) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Luana Lopes Amaral.

4.
Thais Fernanda Carvalho Bechir. Mecanismos aspectuais de coesão em língua portuguesa. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais, Auxílio à Pesquisa de Docentes Recém-Contratados ou Recém-Doutorados. Orientador: Luana Lopes Amaral.

5.
Bianca Sartori. Alternância de objetos em PB: instrumento/locativo. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Luana Lopes Amaral.

6.
Kely Stefani de Oliveira. Alternâncias de objeto no português brasileiro (a alternância locativa). 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Luana Lopes Amaral.

7.
Gabriella Cunha. A alternância locatum-sujeito. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Luana Lopes Amaral.

8.
Felipe Roner Vilanova Novais. A alternância locatum-sujeito. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Latim) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Luana Lopes Amaral.

9.
Izabella Mendes. Verbos de modo de agir no PB. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Luana Lopes Amaral.

Orientações de outra natureza
1.
Luisa Faria de Almeida Braga. Português: Sintaxe, Semântica e Pragmática. 2018. Orientação de outra natureza. (Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pró-reitoria de graduação da UFMG. Orientador: Luana Lopes Amaral.

2.
Clauane Pamela Dias Carolino. Português: Sintaxe, Semântica e Pragmática. 2018. Orientação de outra natureza. (Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pró-reitoria de graduação da UFMG. Orientador: Luana Lopes Amaral.

3.
Caroline Craiff Nunes Roberto da Silva. Leitura e Produção de Textos Online. 2018. Orientação de outra natureza. (Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pró-reitoria de graduação da UFMG. Orientador: Luana Lopes Amaral.

4.
Marcos Vinícius Galvão de Barros. PMG Português: Sintaxe, Semântica e Pragmática. 2018. Orientação de outra natureza. (Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pró-reitoria de graduação da UFMG. Orientador: Luana Lopes Amaral.

5.
Jéssica Aline Lopes Frias Vimieiro de Medeiros. Disciplina Gramática Tradicional (Programa de Monitoria da Graduação). 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Minas Gerais, Pró-reitoria de graduação da UFMG. Orientador: Luana Lopes Amaral.

6.
Maria Luisa Cabaleiro Saldanha. Disciplina Gramática Tradicional (Programa de Monitoria da Graduação). 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pró-reitoria de graduação da UFMG. Orientador: Luana Lopes Amaral.

7.
Tahis Evelin Ferreira Coelho. Disciplina Gramática Tradicional (Programa de Monitoria da Graduação). 2017. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pró-reitoria de graduação da UFMG. Orientador: Luana Lopes Amaral.




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