Anne Caroline Cândido Gomes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2288245383759880
  • Última atualização do currículo em 03/04/2018


Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), Mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e Doutorado em em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Realengo, no curso de Bacharel em Farmácia.Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química de Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: fitoquímica, substâncias fenólicas com atividade antioxidante e antinociceptiva e alelopatia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Anne Caroline Cândido Gomes
Nome em citações bibliográficas
GOMES, A. C. C.;GOMES, ANNE CAROLINE C.;Gomes, Anne Caroline


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Química de Produtos Naturais.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Saccharum officinarum e suas variedades: estudo fitoquímico e avaliação do potencial antioxidante, antinociceptivo e alelopático, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Ricardo Machado Kuster.
Coorientador: Naomi Kato Simas.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Saccharum officinarum; Antioxidante; Antinocicepção; Alelopatia; Fermentação; Reaproveitamento de rejeitos industriais.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica / Especialidade: Química dos Produtos Naturais.
2009 - 2011
Mestrado em Química de Produtos Naturais.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Estudo fitoquímico e avaliação da atividade biológica de Syngonium podophyllum,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Ricardo Machado Kuster.
Coorientador: Naomi Kato Simas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: atividade biológica; fitoquímica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica.
2004 - 2008
Graduação em Farmácia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Introdução às técnicas de modelagem molecular. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2016 - 2016
Introdução à farmacocinética e toxicologia in silico. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2016 - 2016
Molecular strategies to unravel the phytochemical potential of plants. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2013 - 2013
Cromatografia Líquida Acoplada à Espectrometria. (Carga horária: 128h).
Instituto Internacional de Cromatografia, IIC, Brasil.
2011 - 2011
Espectrometria de Massas. (Carga horária: 15h).
Instituto Militar de Engenharia, IME, Brasil.
2010 - 2010
Farmacotécnica de Fitoterápicos. (Carga horária: 8h).
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2010 - 2010
Elucidação estrutural de metabolitos secundários. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Química Orgânica e Métodos Físicos de Análise. (Carga horária: 150h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Realengo.

04/2014 - Atual
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Orgânica 1
Química Orgânica Experimental 1
Química Orgânica Experimental 2
Química Medicinal e Farmacêutica

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboradora em projetos de pesquisa

Vínculo institucional

2009 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aluna de pós-graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Potencial fitotóxico de substâncias naturais
2.
Estudo fitoquímico de resíduos da indústria sucroalcooleira
3.
Atividade antioxidante de substâncias fenólicas encontradas em resíduos da indústria sucroalcooleira


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Potencial da espécie Mandevilla moricandiana (APOCYNACEAE) no combate às larvas do mosquito Aedes aegypti
Descrição: Diante da situação alarmante que o Brasil vivencia em decorrência dos inúmeros casos de pessoas infectadas pelos diferentes vírus transmitidos pelo Aedes aegypti e o enorme impacto provocado à economia do país no que tange a oneração da rede pública de saúde, perda de produtividade, além de evasão de recursos, como por exemplo, no turismo, medidas preventivas de controle do vetor são de grande valia. O controle químico do vetor, apesar de eficiente, vem causando inúmeros danos ao meio ambiente, toxicidade a organismos não alvos, e ainda, seleção de vetores resistentes. Sendo assim, novas alternativas de manejo, no que diz respeito a um controle químico mais eficiente, isento de desenvolvimento de resistência pelos vetores e efeitos tóxicos, são imprescindíveis. Neste cenário, substâncias de origem natural figuram como opções interessantes. Vale ressaltar que, ainda que não sejam aproveitadas comercialmente, as substâncias naturais podem ser utilizadas como modelos para o desenvolvimento de novos larvicidas, com mecanismos de ação diferentes dos larvicidas sintéticos presentes no mercado. Este trabalho pretende enriquecer a literatura química acerca dos metabólitos bioativos presentes em Mandevilla moricandiana através de estudo fitoquímico biomonitorado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Anne Caroline Cândido Gomes - Coordenador / Ricardo Machado Kuster - Integrante / Naomi Kato Simas - Integrante / Barbara Carolina de Oliveira Peixoto - Integrante.
2008 - Atual
SISTEMATIZAÇÃO DE METODOLOGIA PARA OBTENÇÃO DE MARCADORES QUÍMICOS DE PLANTAS MEDICINAIS CULTIVADAS NO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE JUCURUABA INCAPER ES
Descrição: O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), criou em 2009, no município de Viana, ES, o Centro de Educação Ambiental de Jucuruaba (CEAJ), uma área para cultivo de plantas medicinais, que já contém 82 espécies de plantas doadas pelas comunidades capixabas. O CEAJ se propõe, entre outras funções, a ser um fornecedor de plantas medicinais certificadas para uso do SUS, das pastorais de saúde, indústrias de fitoterápicos e orientar o agricultor capixaba interessado no cultivo de plantas medicinais. O uso de plantas medicinais como um recurso terapêutico é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Inúmeras culturas distribuídas em diversas localidades do planeta as têm como única fonte de medicamentos para tratamento de enfermidades. Países como a China e a Índia utilizam as plantas medicinais milenarmente como um sistema médico tradicional. No Brasil, inúmeras comunidades, muitas delas assistidas por entidades religiosas, cultivam e preparam remédios caseiros a partir das plantas, enquanto outras, distribuídas nas diversas regiões brasileiras, realizam o extrativismo vegetal para a preparação de suas formulações caseiras. Baseado nesse uso tradicional, recentemente, o ministério da saúde (MS) divulgou uma lista de 71 plantas medicinais, a qual denominou de RENISUS Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS. A finalidade da RENISUS, conforme citado na homepage do MS, é subsidiar o desenvolvimento de toda cadeia produtiva, inclusive nas ações que serão desenvolvidas também pelos outros ministérios participantes do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, relacionadas à regulamentação, cultivo/manejo, produção, comercialização e dispensação de plantas medicinais e fitoterápicos. Terá também a função de orientar estudos e pesquisas que possam subsidiar a elaboração da RENAFITO (Relação Nacion..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - Atual
Mulheres em foco: Plantas medicinais, da agroecologia sustentável ao seu uso racional
Descrição: A promoção à saúde da mulher e do idoso está inserida no conjunto de prioridades das políticas governamentais, especialmente nos eixos promoção da equidade, igualdade entre sexos, combate à violência contra a mulher, promoção da saúde para o envelhecimento saudável com qualidade de vida, acesso à saúde e a assistência farmacêutica para a população idosa. As mulheres são as principais responsáveis pela manipulação dos remédios caseiros no âmbito familiar e comunitário, a partir do cultivo de plantas medicinais nos quintais e em hortas ou coleta destas em áreas de reserva. Esse conhecimento tradicional das agricultoras/raizeiras guarda várias informações sobre a propriedade das plantas, sua qualidade, valor medicinal e sua função para a saúde. A necessidade de fortalecer essas vivências e saberes constitui-se em ações de resgate do saber tradicional para a promoção da saúde através da fitoterapia popular, praticada pela maioria das famílias, principalmente as de menor poder aquisitivo, que utilizam remédios caseiros. Para tanto o presente projeto visa garantir, através da realização de oficinas de integração, a difusão do saber popular aliado aos conhecimentos científicos visando contribuir para a autonomia das mulheres, estimulando a prática da agroecologia sustentável e o uso racional de plantas medicinais como estratégias em saúde...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Anne Caroline Cândido Gomes - Integrante / Meriane Pires Carvalho - Coordenador / Murilo Marinho de Castro Lima - Integrante / Samara Ramalho Matta - Integrante / Sharon Landgraf Schlup - Integrante / Ana Ferreira Ribeiro - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química de Produtos Naturais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2009
Diploma de Dignidade Acadêmica no grau Cum Laude, UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GOMES, A. C. C.2016 GOMES, A. C. C.; GOMES, A. K. C. ; de P. M.Danielly ; Buss, D. F. ; Simas, N. K. ; Kuster, R. M. . In vitro phytotoxic activity of Saccharum officinarum leaves on lettuce and weed Calopogonium mucunoides. Allelopathy Journal, v. 39, p. 177-190, 2016.

2.
CAXITO, MARINA L. C.2015CAXITO, MARINA L. C. ; CORREIA, RACHELL R. ; GOMES, ANNE CAROLINE C. ; JUSTO, GRAÇA ; COELHO, MARSEN G. P. ; SAKURAGUI, CÁSSIA M. ; KUSTER, RICARDO M. ; SABINO, KATIA C. C. . In Vitro Antileukemic Activity of Xanthosoma sagittifolium (Taioba) Leaf Extract. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine (Print), v. 2015, p. 1-10, 2015.

3.
GOMES, A. C. C.;GOMES, ANNE CAROLINE C.;Gomes, Anne Caroline2014 GOMES, A. C. C.; Sampaio, L. S. ; Silva, P. A. ; Lamas, M. E. ; Sakuragui, C. M. ; Barreto-Junior, C. B. ; Simas, N. K. ; Kuster, R. M. . In vitro effect of isoschaftoside from Syngonium podophyllum on pig kidney Na+,K+ - ATPase. Química Nova (Impresso), v. 37, p. 1606-1609, 2014.

4.
Tatiana de Gouveia Baratelli2012Tatiana de Gouveia Baratelli ; GOMES, A. C. C. ; Wessjohann, L. A. ; Kuster, R. M. ; Simas, N. K. . Phytochemical and allelopathic studies of Terminalia catappa L. (Combretaceae). Biochemical Systematics and Ecology, v. 41, p. 119-125, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, A. C. C.; GOMES, A. K. C. ; Soares, M. A. ; Silva, N. L. C. ; de Miranda, A. L. P ; Tributino, J. L. M. ; Simas, N. K. ; Kuster, R. M. . Antinociceptive effects of methanol fraction from Saccharum officinarum juice in mice. In: 6th Brazilian Conference on Natural Products, 2017, Vitória. 6th Brazilian Conference on Natural Products, 2017.

2.
GOMES, A. C. C.; GOMES, A. K. C. ; Soares, M. A. ; Silva, N. L. C. ; de Miranda, A. L. P ; Tributino, J. L. M. ; Simas, N. K. ; Kuster, R. M. . Antinociceptive effects of methanol fraction from Saccharum officinarum juice in mice. In: 6th Brazilian Conference on Natural Products, 2017, Vitória. 6th Brazilian Conference on Natural Products, 2017.

3.
GOMES, A. K. C. ; GOMES, A. C. C. ; Kuster, R. M. ; Simas, N. K. . EVALUATION OF PHYTOTOXIC ACTIVITY, ANTIOXIDANT AND PHYTOCHEMICAL STUDY OF SACCHARUM OFFICINARUM. In: 6th Brazilian Conference on Natural Products, 2017, Vitória. 6th Brazilian Conference on Natural Products, 2017.

4.
Simas, N. K. ; Morgado, C. ; LEAL, I. C. R. ; GOMES, A. C. C. . SPHAGNETICOLA TRILOBATA: PHYTOCHEMICAL STUDY AND EVALUATION OF PHYTOTOXIC ACTIVITY. In: 6th Brazilian Conference on Natural Products, 2017, Vitória. 6th Brazilian Conference on Natural Products, 2017.

5.
PEIXOTO, B. C. O. ; GOMES, A. C. C. ; LEAL, I. C. R. ; Simas, N. K. . POTENTIAL ETHANOLIC EXTRACTS FROM MANDEVILLA (APOCYNACEAE) SPECIES TO CONTROL AEDES AEGYPTI MOSQUITO LARVAE. In: IUPAC 49th General Assembly, 2017, São Paulo. IUPAC 49th General Assembly, 2017.

6.
LUZ, D. A. ; GOMES, A. C. C. ; Simas, N. K. ; Kuster, R. M. . Chemical composition and phytotoxic activity of the agroindustrial waste vinasse from sugarcane. In: 6th Brazilian Conference on Natural Products, 2017, Vitória. 6th Brazilian Conference on Natural Products, 2017.

7.
GOMES, A. C. C.; GOMES, A. K. C. ; Simas, N. K. ; Kuster, R. M. . Flavonoids from sugarcane juice. In: VI International Conference on Polyphenols and Health, 2013, Buenos Aires. VI International Conference on Polyphenols and Health, 2013.

Artigos aceitos para publicação
1.
LOPES, BRUNA PEREIRA ; GAIQUE, THAIANE GADIOLI ; SOUZA, LUANA LOPES ; PAULA, GABRIELA MONTEIRO ; KLUCK, GEORGE EDUARDO GABRIEL ; ATELLA, GEORGIA CORREA ; Gomes, Anne Caroline ; SIMAS, NAOMI ; KUSTER, RICARDO ; ORTIGA-CARVALHO, TANIA MARIA ; PAZOS-MOURA, CARMEN CABANELAS ; OLIVEIRA, KAREN JESUS . Cinnamon extract improves the body composition and attenuates lipogenic processes in the liver and adipose tissue of rats. Food & Function, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
GOMES, A. C. C.; GOMES, A. K. C. ; Simas, N. K. ; Kuster, R. M. . In vitro allelopathic activity of Saccharum officinarum leaves. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Soares, M. A. ; Silva, N. L. C. ; GOMES, A. C. C. ; GOMES, A. K. C. ; Simas, N. K. ; Kuster, R. M. ; de Miranda, A. L. P ; Tributino, J. L. M. . Evaluation of Antinociceptive Activity of Methanolic Fractions of Sugarcane Juice ( Saccharum officinarum L.). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Araújo, C. A. ; Simas, N. K. ; Kuster, R. M. ; GOMES, A. C. C. . Investigação da Atividade Alelopática de frações das folhas de Acmella oleracea. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
Araújo, C. A. ; Simas, N. K. ; Kuster, R. M. ; GOMES, A. C. C. . Investigação da atividade alelopática de frações das folhas de Acmella oleracea. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
Christiani, T. S. ; Simas, N. K. ; Kuster, R. M. ; GOMES, A. C. C. . ATIVIDADE ALELOPÁTICA DE FRAÇÕES DE CAULE DE ACMELLA OLERACEA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
Araújo, C. A. ; Christiani, T. S. ; Simas, N. K. ; Kuster, R. M. ; GOMES, A. C. C. . INVESTIGAÇÃO DA ATIVIDADE ALELOPÁTICA DE Acmella oleracea. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
GOMES, A. C. C.; GOMES, A. K. C. ; Simas, N. K. ; Kuster, R. M. . Flavonoids from Sugarcane juice. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
GOMES, A. C. C.; Simas, N. K. ; Sakuragui, C. M. ; Kuster, R. M. . Flavonoids from Syngonium podophyllum leaves.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
GOMES, A. C. C.. Anorexígenos: fármacos para o emagrecimento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
GOMES, A. C. C.; Kuster, R. M. ; Sakuragui, C. M. ; Simas, N. K. ; Sampaio, L. S. . Estudo Fitoquímico e da Atividade Biológica de Syngonium podophyllum (Araceae). 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
GOMES, A. C. C.; Kuster, R. M. ; Sakuragui, C. M. ; Simas, N. K. ; Bentes, J. ; Kaippert, B. ; Branco, M. T. L. C . Avaliação da atividade citotóxica de Syngonium podophyllum (Araceae). 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GOMES, A. C. C.; Fiorot, R. G.. Participação em banca de Marianne Grilo Rezende.Síntese e avaliação biológica de novos análogos da fluoroamodiaquina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

2.
GOMES, A. C. C.; Fiorot, R. G.. Participação em banca de Danielle Louzada de Oliveira.Estudo do comportamento dinâmico da enzima cruzaína na forma apo e complexada com inibidores não covalentes da classe dos benzimidazóis. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

3.
GOMES, A. C. C.; Lima, M. M. C.. Participação em banca de Dandara Paiva Barroso de Souza.Síntese, caracterização, avaliação da atividade biológica e citotoxicidade de novos derivados de tioureias para o tratamento da Leishmaniose. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

4.
Costa, P. R. R.; GOMES, A. C. C.; dos Santos, M. I. S.. Participação em banca de MARCELLA FIGUEIREDO DOS SANTOS.Síntese de pterocarpanos naturais e derivados via reações de oxiarolação catalisadas por paládio em PEG-400. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
GOMES, A. C. C.; Lima, M. M. C.. Participação em banca de Raquel de Medeiros Silva.Estudo dos alcaloides de Waltheria indica (Malvaceae): isolamento, determinação estrutural, significância quimiossistemática e atividade fungitóxica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

6.
GOMES, A. C. C.. Participação em banca de Paula Gomes Andrade.O olhar de profissionais de saúde sobre a implementação de fitoterápicos na atenção primária. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

7.
GOMES, A. C. C.. Participação em banca de Stephanie Silva Rito.Análise de esquemas antirretrovirais dos pacientes em tratamento de AIDS nas áreas programáticas 5.1, 5.2 e 5.3 do município do Rio de Janeiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

8.
GOMES, A. C. C.. Participação em banca de Stéphanie Queiroz de Medeiros Gonçalves.Chá com ciência: identificando o conhecimento sobre chás medicinais no entorno do campus Realengo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

9.
GOMES, A. C. C.; Lima, M. M. C.. Participação em banca de Rayra Jesus Santoro Silva.Alcaloides quinolônicos isolados de Melochia spicata (Malvaceae): Isolamento, determinação estrutural e atividade antimicrobiana. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

10.
GOMES, A. C. C.; Junior, E. R.; dos Santos, E. P.. Participação em banca de Priscila Elias Alves.Desenvolvimento e avaliação de um fitocosmético fotoprotetor contendo Saccharum officinarum. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
Moreira, D. L.; GOMES, A. C. C.; Moura, M. R. L.. Participação em banca de Felipe Stanislau Candido.Análise de trans-resveratrol em vinhos e bebidas à base de suco de uva. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
Carvalho, M. P.; GOMES, A. C. C.; SPINDOLA, K. C. W.. Participação em banca de ENILIN DE MENDONÇA DOS SANTOS.Estudo Farmagnóstico Comparativo de Sementes Comerciais de Linhaça (Linum usitatissimun L.). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

13.
Lima, M. M. C.; GOMES, A. C. C.. Participação em banca de Fabíola Azevedo Linhares.Alcaloides Quinolônicos isolados do caule de Waltheria Americana e Proposta para Biogênese das Waltherionas A e D via HPLC-MS/MS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

14.
Carvalho, M. P.; Lima, M. M. C.; GOMES, A. C. C.. Participação em banca de Paula Christina Limongi Vita Santos Silva.Aromaterapia: Dos Óleos Essenciais à Aromaterapia Clínica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

15.
Lima, M. M. C.; GOMES, A. C. C.; Bezerra, F. O.. Participação em banca de Pedro Lage Rezende.Estudo da estabilidade de acompanhamento do medicamento Marevan. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

16.
Matta, S. R.; GOMES, A. C. C.. Participação em banca de Ellen Diana Marinho Sarmento.Análise do Sistema de Distribuição de Medicamentos por dose individualizada no Hospital Municipal Souza Aguiar - Indicadores Técnicos e Econômicos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

17.
GOMES, A. C. C.. Participação em banca de Rebecca Monteiro Dias.Estudo do uso de plantas medicinais no bairro de Campo Grande na cidade do Rio de Janeiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário da Zona Oeste.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Escola de Química Biomolecular e dos Produtos Naturais. 2016. (Outra).

2.
IV Workshop em Métodos Computacionais Aplicados às Ciências Farmacêuticas. 2016. (Outra).

3.
VI International Conference on Poliphenols and Health. Flavonoids from Saccharum officinarum. 2013. (Congresso).

4.
VIII Simpósio Brasileiro de Farmacognosia. 2012. (Simpósio).

5.
Escola de Verão em Farmacognosia. 2010. (Outra).

6.
Tendências Recentes em Química de Produtos Naturais. 2010. (Simpósio).

7.
XIV Congresso da Federação Farmacêutica Sul Americana. 2010. (Congresso).

8.
XX Congresso Pan-Americano de Farmácia. 2010. (Congresso).

9.
Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica Artística e Cultural.Estudo fitoquímico das frações bioativas de Piper arboreum. 2008. (Outra).

10.
Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica Artística e Cultural da UFRJ.Caracterização química e avaliação da atividade alelopática de Euphorbia tirucalli. 2008. (Outra).

11.
Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica Artística e Cultural.Investigação da atividade de Miconia calvescens frente a patógenos causadores de erisipela. 2007. (Outra).

12.
II Encontro da Pós-Graduação do Instituto de Química - UFRJ.Interferência da Sazonalidade no Efeito Alelopático do Extrato Aquoso de Terminalia catappa. 2006. (Encontro).

13.
II Encontro de Botânica da UFRJ.Alterações morfológicas nas raízes de Lactuca sativa induzidas pela partição em acetato de etila dos frutos de Terminalia catappa. 2006. (Encontro).

14.
Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.Interferência da sazonalidade no efeito alelopático do extrato aquoso de Terminalia catappa. 2006. (Outra).

15.
Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica Artística e Cultural.Estudo do efeito alelopático dos frutos de Termnalia catappa (COMBRETACEAE) visando alternativas naturais para o controle de ervas daninhas. 2005. (Outra).

16.
X Encontro Regional da SBQ RIO.Estudo Comparativo do efeito alelopático entre duas espécies vegetais da família COMBRETACEAE. 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOMES, A. C. C.. V Encontro da Saúde/ IV Jornada de Iniciação Científica/ II Encontro de Arte e Cultura/ II Encontro de Monitoria Acadêmica. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
ANNE KATHERINE CANDIDO GOMES. AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANALGÉSICA DE FRAÇÕES E FLAVONÓIDES PROVENIENTES DO CALDO DE VARIEDADES DE CANA DE AÇÚCAR (SACCHARUM OFFICINARUM L.) EM MODELOS ANIMAIS DE NOCICEPÇÃO. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Coorientador).

Iniciação científica
1.
Bárbara Carolina de Oliveira Peixoto. Potencial da espécie Mandevilla moricandiana (APOCYNACEAE) no combate às larvas do mosquito Aedes aegypti. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Dandara Alves Luz. Ácidos graxos e compostos fenólicos como substâncias fitotóxicas nos resíduos agroindustriais: vinhaça, torta de filtro e bagaço. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Anne Caroline Cândido Gomes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Anne Katherine Candido Gomes. Avaliação da atividade alelopática, antioxidante e estudo fitoquímico de Saccharum officinarum. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Anne Caroline Cândido Gomes.

Iniciação científica
1.
Thais da Silva Christiani. Investigação da atividade alelopática de Acmella oleracea. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anne Caroline Cândido Gomes.

2.
Carolina Alves de Araújo. Investigação da atividade alelopática de Acmella oleracea. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anne Caroline Cândido Gomes.

3.
Anne Katherine Candido gomes. Atividade larvicida de Tagetes erecta. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anne Caroline Cândido Gomes.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
GOMES, A. C. C.2016 GOMES, A. C. C.; GOMES, A. K. C. ; de P. M.Danielly ; Buss, D. F. ; Simas, N. K. ; Kuster, R. M. . In vitro phytotoxic activity of Saccharum officinarum leaves on lettuce and weed Calopogonium mucunoides. Allelopathy Journal, v. 39, p. 177-190, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
Soares, M. A. ; Silva, N. L. C. ; GOMES, A. C. C. ; GOMES, A. K. C. ; Simas, N. K. ; Kuster, R. M. ; de Miranda, A. L. P ; Tributino, J. L. M. . Evaluation of Antinociceptive Activity of Methanolic Fractions of Sugarcane Juice ( Saccharum officinarum L.). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Araújo, C. A. ; Simas, N. K. ; Kuster, R. M. ; GOMES, A. C. C. . Investigação da Atividade Alelopática de frações das folhas de Acmella oleracea. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOMES, A. C. C.. V Encontro da Saúde/ IV Jornada de Iniciação Científica/ II Encontro de Arte e Cultura/ II Encontro de Monitoria Acadêmica. 2016. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 17:52:05