Ana Maria Clementino Jesus e Silva

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  • Última atualização do currículo em 10/09/2018


Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG da área de Políticas Públicas e Educação. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FaE/UFMG. Graduada em Pedagogia pela UFMG. Membro do Grupo de Estudos sobre Políticas Educacionais e Trabalho Docente - GESTRADO/FAE/UFMG. Membro da coordenação da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente - Rede Estrado/Brasil. Integrante da secretaria da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente - Rede Estrado. Membro integrante do Grupo de Trabalho do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso) "Políticas educativas y derecho a la educación". Bolsista de Doutorado da CAPES. Tutora do projeto Grupo de Estudos para Mestrandos ?Afirmação na Pós 2018? vinculado ao Programa de Ações Afirmativas da UFMG.. Secretária da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd (2010-2013) (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Maria Clementino Jesus e Silva
Nome em citações bibliográficas
CLEMENTINO, A. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Departamento de Administração Escolar.
Av. Antônio Carlos 6627, sala 1523
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34096164


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: AS TENSÕES E CONTRADIÇÕES DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS DOS GOVERNOS DE LULA E DILMA ROUSSEFF: O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO E O IDEB,
Orientador: Dalila Andrade Oliveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Programa Mais Educação; IDEB; políticas de resultado; Justiça social; Direito à educação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: TRABALHO DOCENTE E EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: Um estudo sobre o Programa Escola Integrada e o Projeto Educação em Tempo Integral,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Dalila Andrade Oliveira.
Bolsista do(a): Insitituto de Pesquisa Econômica Aplicada, IPEA, Brasil.
Palavras-chave: Trabalho Docente; Educação em Tempo Integral; Política social; Programa Escola Integrada; Projeto Educação em Tempo Integral.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2008
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
I Ciclo de Cinema: Educação e Democracia na América Latina,. (Carga horária: 17h).
Pró-reitoria de Extensão da UFMG, PROEX, Brasil.
2016 - 2016
Políticas educacionais: regulação, avaliação e circulação de conhecimentos. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
?Investigación cualitativa: grupos focales?. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Extensão em Educ Ambiental: BH Itinerante. (Carga horária: 120h).
SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE MEIO AMBIENTE, SMAMA/PBH, Brasil.


Atuação Profissional



Universidad Autónoma de Madrid, UAM, Espanha.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Secretária, Carga horária: 4
Outras informações
Realização de atividades acadêmicas e de organização da Associação de Pesquisa da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC) no âmbito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 40
Outras informações
Apoio à organização das Reuniões Anuais da ANPEd (2010-2013) e dos projetos da Associação em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI/MEC.


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutora do Projeto Afirmação na Pós, Carga horária: 2
Outras informações
Tutora do Projeto de Extensão Afirmação na Pós (Faculdade de Educação da Universidade Federal Minas Gerais). Consiste em acompanhar com tutorias os futuros candidatos ao mestrado nos programas de pós-graduação.

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Colaboradora, Carga horária: 8
Outras informações
Atua nas atividades de pesquisa do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente - GESTRADO/UFMG (elaboração de projetos, organização de pesquisa de campo, coleta e análise de dados, elaboração de relatórios de pesquisa, técnicos e prestação de contas), bem como na organização das atividades de divulgação dos dados (seminários, oficinas, publicações, etc).

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio Docência em Ensino Superior, Carga horária: 4
Outras informações
Realização de Estágio Docência na Disciplina Política Educacional orientada pela Professora Dalila Andrade Oliveira.em Turma de Licenciatura da Faculdade de Educação da UFMG

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio Docência em Ensino Superior, Carga horária: 4
Outras informações
Realização de Estágio Docência na Disciplina Política e Administração de Sistemas de Ensino orientada pela Professora Dalila Andrade Oliveira.em Turma de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFMG.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pesquisa, Carga horária: 32
Outras informações
Projeto ?Educação e Justiça Social: enfrentando desafios para uma inclusão democrática?, desenvolvido na UFMG em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC). Atividades desempenhadas: participação da elaboração dos relatórios técnicos da pesquisa sobre o tema educação e desigualdade social no Brasil e na América Latina (análise das fontes e redação final); organização das publicações do projeto (contatos com os autores, leitura dos textos e acompanhamento do processo de publicação junto à Editora).

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Apoio administrativo, Carga horária: 40
Outras informações
Realização de atividades acadêmicas e administrativas do projeto ?Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil ? Fase II? desenvolvido pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO) em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) no âmbito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Bolsista de Apoio Técnico, Enquadramento Funcional: Bolsista de Apoio Técnico, Carga horária: 20
Outras informações
Orientação da Professora Dalila Andrade Oliveira - Financiamento CNPq.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação cientifíca, Carga horária: 20
Outras informações
Orientação da Professora Dalila Andrade Oliveira - Financiamento FAPEMIG.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de Extensão do Programa Escola Integrada - UFMG/ SMED. Orientação da Professora Tânia Resende de Freitas


Red Latino-americana de Estudios sobre Trabajo Docente, REDESTRADO, Argentina.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenação Nacional (Brasil), Carga horária: 2
Outras informações
Membro da Coordenação Nacional da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente - Brasil.

Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Secretária, Enquadramento Funcional: Secretária acadêmica, Carga horária: 5
Outras informações
Apoio a organização da rede e dos seminários nacionais e internacionais.


Centro Pedagógico - Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, CP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio de Acompanhamento Pedagógico, Carga horária: 120
Outras informações
Realização de estágio de observação de reuniões e acompanhamento pedagógico supervisionado pela professora Mônica Machado Simôes Dayrell (CP/UFMG).

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa de Estágio, Carga horária: 20


PETROBRAS - Refinaria Gabriel Passos, REGAP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária de Pedagogia, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenação e acompanhamento de cursos e programas de formação profissional para os trabalhadores da empresa.


Centro de Integração Empresa Escola - MG, CIEE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio no setor de Recursos Humanos participando das atividades de pré-seleção e convocação de estudantes para as ofertas de estágio, entre outras.


Escola do Legislativo - Assembleia Legislativa de MG, ELE/ALMG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 24
Outras informações
Realização da disciplina Política Educacional Brasileira no curso de Especialização em Poder Legislativo e Políticas Públicas da ELE/ALMG.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Políticas Públicas para a melhoria do ensino médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados
Descrição: A projeto tem como objeto o estudo sobre os efeitos das políticas educativas na reestruturação da profissão docente frente aos processos de globalização que determinam a agenda internacional da educação. Faz uma análise das transformações recentes no Ensino Médio no Brasil, a partir de um estudo comparativo que permite identificar as influências internacionais sobre as políticas de ampliação da sua oferta, de orientação das suas finalidades e dos resultados nas principais avaliações, com o intuito de subsidiar medidas que visem a sua melhoria. Pretende-se, possibilitar, por meio da cooperação internacional, a construção de uma síntese científica e a tradução e transferência de resultados de pesquisas entre Brasil, França e Portugal. O projeto tem como estratégia metodológica facilitar o intercâmbio e cooperação em nível nacional e internacional para disseminar o conhecimento científico e para transferi-lo para os profissionais (diretores, formadores, professores) por meio de um triplo processo: produção, mediação e tradução. Esta proposta pretende mapear resultados de pesquisa em âmbito internacional em áreas relevantes para a formulação de políticas para o Ensino Médio: abandono escolar, habilidades básicas, desenvolvimento profissional, avaliação, o uso de tecnologias digitais...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Calidad de la Educación en Iberoamérica: discursos, políticas y prácticas
Descrição: El proyecto es sobre calidad de la educación principalmente por las tendencias dominantes de finaciación. La idea es asumir una problematización del mismo concepto de calidad y de las políticas y prácticas que se hacen en su nombre...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
As políticas de educação e a reestruturação da profissão docente confrontadas aos desafios da globalização
Descrição: O presente projeto tem como objetivo fortalecer e consolidar uma rede de cooperação entre pesquisadores brasileiros, argentinos, chilenos, franceses, portugueses e espanhóis que têm se dedicado ao estudo sobre os efeitos das políticas educativas na reestruturação da profissão docente frente aos processos de globalização que têm determinado, cada vez mais, uma agenda internacional para a educação. Estas reflexões se estenderão, por meio de uma plataforma de intercâmbio, entre pesquisadores latino-americanos e europeus que envolverá desde a produção de pesquisa comum em perspectiva comparada até a criação e promoção de espaços de diálogos e formação de novos investigadores. Apesar das diferentes trajetórias na evolução dos seus sistemas de ensino, estes países enfrentam mudanças importantes em termos da transformação da organização e gestão escolar. Estamos em face à implementação de um repertório de tecnologias e políticas de orientação de organizações internacionais que apresenta variações de acordo com os contextos nacionais, mas que precisam ser observadas nas suas dimensões mais amplas, além de transformações endógenas relacionadas à história e à mobilização das próprias profissões no interior de cada país. Através de uma perspectiva comparada, o projeto tem como objetivo analisar a transformação da ação pública e a implementação de reformas, redefinindo as fronteiras do trabalho e profissão docente, para explorar as dinâmicas internas relacionadas com novos modos de compromisso e concepções de trabalho, para estudar os modelos de reforma e profissões que circulam em todo o mundo e de entender que eles foram re-problematizados e traduzidos em contextos nacionais e locais...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2017
Autonomia e responsabilização no contexto escolar: os desafios para os diretores frente às exigências de justiça social e eficiência educativa - CNPq
Descrição: Os sistemas de avaliação se desenvolveram em larga escala em âmbito nacional e internacional, sendo via de regra padronizados, levam a comparações entre os países. Os países que passam por dificuldades são encorajados a se inspirar em "boas práticas", o que no campo científico tem reforçado a concepção de conhecimento baseado em evidência. Em meio a mudanças de paradigma nos sistemas educacionais que apontam para a exigência de responder a critérios de eficiência definidos em âmbito internacional, o Brasil vive transformações substantivas na organização e gestão da educação pública que estão dirigidas inclusão de setores que por séculos estiveram alijados do sistema educacional. Passa a ser um imperativo dos sistemas escolares a formação para o desenvolvimento econômico do País, ao mesmo tempo em que se espera pela educação, por em marcha políticas sociais dirigidas aos mais pobres. Essas políticas chegam ao contexto escolar como exigências que o corpo docente deve responder, resultando em tensões e acomodações. Os gestores escolares são os principais sujeitos que devem responder por esse processo. A revisão de literatura e pesquisas anteriores realizadas no âmbito do Grupo de Pesquisa sobre Política Educacional e Trabalho Docente demonstraram que uma nova regulação tem interferido na organização e gestão da educação, passando pelas várias mediações dos sistemas educacionais. Os programas que associam o desempenho dos alunos à produtividade dos professores têm responsabilizado a escola pelos resultados escolares e indiretamente limitado a autonomia docente. Nosso objetivo é saber como os diretores/a têm lidado com essas mudanças e estão respondendo às múltiplas demandas no âmbito local. Palavras-chave: gestão escolar; avaliação; política educacional...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Ana Maria Clementino Jesus e Silva - Integrante / Dalila Andrade Oliveira - Coordenador.
2013 - 2016
GESTÃO DO TRABALHO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL (FAPEMIG)
Descrição: O projeto de pesquisa Gestão do trabalho na escola de tempo integral se propõe a analisar o trabalho docente nas escolas de tempo integral em suas dimensões constitutivas, identificando seus atores, e em que condições são realizados os processos educacionais e as práticas pedagógicas nas unidades escolares de tempo integral, tendo em vista propor intervenções que contribuam para ampliar as oportunidades educacionais dos alunos de maior vulnerabilidade social. A pesquisa pressupõe a realização de pesquisa documental, revisão de literatura, entrevista com diretores, realização de grupos focais e pesquisa etnográfica nas duas escolas parceiras, a saber: a Escola Estadual São Pedro e São Paulo, localizada no Bairro Novo Santa Mônica, Regional Norte, que pertence à Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais e integra o Projeto Escola de Tempo Integral da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais - PROETI e o MAIS EDUCAÇÃO do governo federal; e a Escola Municipal Honorina Rabello, situada na Secretaria de Administração Regional Municipal Nordeste - SARMU-NE - da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte pertence à Rede Municipal de Belo Horizonte. Vínculo: Assistente de Pesquisa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Ana Maria Clementino Jesus e Silva - Integrante / Dalila Andrade Oliveira - Coordenador.
2012 - 2015
Trabalho docente na Educação Básica no Brasil - Fase II (MEC)
Descrição: Pesquisa quali-quanti sobre trabalho docente na educação básica no Brasil, realizada em cinco estados brasileiros - MG, PA, PR, GO e RN, que pretende investigar opinião dos docentes, por meio de grupos focais e outras estratégias de investigação, sobre mudanças na organização do trabalho, decorrentes de mudanças introduzidas nas políticas educacionais nos últimos vinte anos. Constitui-se na prespectiva de aprofundamento das informações produzidas na fase 1 da pesquisa de mesmo nome..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2015
Educação e justiça social: enfrentando desafios para uma inclusão democrática (ANPE/SECADI)
Descrição: Este projeto trata da especificação das atividades acadêmico-científicas de subsídio às ações de pesquisa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão a serem realizadas no âmbito da Universidade Federal de Minas Gerais. Dentre as atividades desta parceria estão a realização de ações de apoio, desenvolvimento, debate e pesquisa nas áreas de educação e diversidade, educação do campo, educação indígena, educação das relações étnico-raciais, educação quilombola, educação de jovens e adultos, educação em direitos humanos, educação ambiental, educação especial na perspectiva da educação inclusiva, gênero e diversidade sexual na educação e educação e juventude, e afins. Especificamente esta linha de trabalho busca articular ações de apoio e divulgação de experiências inovadoras na formação e trabalho docente concernentes às áreas de atuação da SECADI, referidas acima. Vínculo: Assistente administrativo e de pesquisa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Ana Maria Clementino Jesus e Silva - Integrante / Dalila Andrade Oliveira - Coordenador.
2012 - 2013
Trabalho na Educação Básica no Estado de Pernambuco (Sintepe/MEC)
Descrição: A pesquisa tem o propósito de conhecer e analisar o trabalho realizado nas redes públicas de ensino no estado pernambucano. Pretende-se conhecer quem são os profissionais da educação das escolas, o que fazem e em quais condições realizam o seu trabalho. A investigação consiste na realização de um survey em 17 municípios do Estado de Pernambuco, em unidades escolares de Educação Básica, das redes Municipais, Conveniadas e Estadual de ensino, nas quais são entrevistados os docentes e os funcionários de escola das unidades educacionais amostradas por meio de sorteio aleatório..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Educação para a diversidade e enfrentamento às desigualdades no contexto brasileiro (ANPE/SECADI)
Descrição: Este projeto busca fortalecer a relação entre a pesquisa educacional, a produção de conhecimentos no âmbito dos programas de pós-graduação e a elaboração/implementação de políticas públicas voltadas para a inclusão social e educacional no Brasil por meio da parceria entre Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão e a Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Tem o objetivo ainda de apoiar a realização de atividades acadêmico-científicas, tais como estudos, pesquisas e seminários, com o propósito de estimular a produção acadêmica na área de educação para a diversidade e enfrentamento às desigualdades, aumentar o número de pesquisadores e especialistas em avaliação interessados nos temas relativos à SECADI/MEC e fomentar a discussão sobre os programas e projeto da SECADI. Vínculo: Assistente Administrativo e de Pesquisa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil (SEB/MEC)
Descrição: A pesquisa pretende analisar o trabalho docente nas suas dimensões constitutivas, identificando seus atores, o que fazem e em que condições se realiza nas escolas de Educação Básica, com a finalidade de subsidiar a elaboração de políticas públicas no Brasil. Objetiva conhecer quem é, o que faz e em que condições se realiza o trabalho docente nas escolas públicas estaduais e municipais de Educação Básica no Brasil e instituições de educação infantil conveniadas com o poder público. Analisar em que medida as mudanças trazidas por nova regulação educativa impactam na constituição das identidades e dos perfis dos profissionais da educação básica, identificando estratégias desenvolvidas pelos docentes para responder tais exigências. Buscará ainda conhecer e analisar as mudanças promovidas pelas recentes políticas públicas para a educação básica no que se refere à organização e gestão escolar e suas conseqüências para a formação e carreira docente, observando ainda suas conseqüências sobre a saúde dos docentes. Para tanto, espera-se traçar o perfil sócio-econômico e cultural dos docentes em exercício na Educação Básica no Brasil; mapear a divisão técnica do trabalho na escola, a emergência de postos, cargos e funções derivados de novas exigências e atribuições, bem como as atividades desenvolvidas pelos docentes; conhecer as condições de trabalho dos docentes: os meios físicos, os recursos pedagógicos e o acesso a formação continuada, à literatura específica, às tecnologias e a outros bens culturais para o desenvolvimento de seu trabalho; levantar as formas de contratação, as condições salariais e de carreira em diferentes redes de ensino; identificar necessidades de formação continuada dos professores da Educação Básica. A primeira fase da pesquisa foi realizada em sete estados brasileiros (PA, RN, MG, GO, PR, SC e ES) e a segunda está em andamento em quatro estados (MG, PR, PA e PE). Vínculo: Assistente de pesquisa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Ana Maria Clementino Jesus e Silva - Integrante / Adriana Cancella Duarte - Integrante / Dalila Andrade Oliveira - Coordenador / livia fraga vieira - Integrante.
2007 - 2009
Regulação Educacional e Trabalho Docente (FAPEMIG/CNPq)
Descrição: O objetivo da pesquisa é identificar e analisar as conseqüências trazidas pela regulação das políticas educativas atuais para a identidade e profissão docente dos trabalhadores em exercício em escolas públicas de educação básica. Considera-se que a última década marcou profundamente o contexto escolar brasileiro com reformas educacionais que alteraram significativamente a organização e gestão escolar. Tais mudanças resultaram em reestruturação do trabalho pedagógico, expresso no aumento da responsabilidade dos profissionais sobre seu trabalho e ampliação do raio de atuação dos mesmos. A pesquisa centra-se no levantamento e análise do perfil e identidade dos diferentes segmentos do corpo docente atuante em escolas públicas de educação básica. O universo da pesquisa constitui-se nas escolas das redes públicas de educação básica, por congregarem maioria significativa das matrículas neste nível de ensino, sendo a população investigada constituída de: professores, coordenadores e especialistas, diretores e vice-diretores. Para os fins desta pesquisa foi definido como campo a Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais e cinco redes municipais no mesmo estado. Vínculo: Bolsista de Iniciação Científica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Ana Maria Clementino Jesus e Silva - Integrante / Dalila Andrade Oliveira - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas públicas e trabalho docente.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação em tempo integral.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
Beca/Ayuda de viaje 2018 (Congresso da LASA), Sección de Educaciión y Políticas Educativas - Latin American Studies Association.
2018
Grant for LASA2018 Congress, Latin American Studies Association.
2011
Edital ANPED ? nº 01/2011: BOLSA DE ESTUDOS PARA MESTRANDOS PESQUISADORES NA ÁREA DE INTERESSE DA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO; PLANEJAMENTO E POLÍTICA EDUCACIONAL; EDUCAÇÃO E POBREZA..., iNSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA E ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, D. A.2017 OLIVEIRA, D. A. ; DUARTE, A. ; CLEMENTINO, A. M. . A Nova Gestão Pública no contexto escolar e os dilemas dos(as) diretores(as). REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, v. 33, p. 707-726, 2017.

2.
CLEMENTINO, A. M.2017 CLEMENTINO, A. M.; OLIVEIRA, D. A. . Novos sujeitos docentes e suas condições de trabalho: uma comparação entre o Programa Escola Integrada e o Projeto Educação em Tempo Integral. REVISTA EM ABERTO - INEP, v. 30, p. 99-113, 2017.

3.
OLIVEIRA, D. A.2016OLIVEIRA, D. A. ; CLEMENTINO, A. M. . Gestão do trabalho na escola de tempo integral: os docentes e os desafios de uma política inclusiva. IICE (Buenos Aires), v. 40, p. 07-25, 2016.

4.
CLEMENTINO, A. M.2006CLEMENTINO, A. M.. A regulação do saber e do Trabalho Docente. Caderno Eletrônico Trabalho e Educação em Perspectiva, v. 3, p. 03-14, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
OLIVEIRA, D. A. ; DUARTE, A. C. ; VIEIRA, L. F. ; DUARTE, A. ; CLEMENTINO, A. M. ; AUGUSTO, M. H. ; PEREIRA JUNIOR, E. A. . Organização e gestão escolar e suas consequências para o gestor educacional. 1. ed. Belo Horizonte: FINO TRAÇO, 2017. v. 1. 124p .

2.
OLIVEIRA, D. A. ; PEREIRA JUNIOR, E. A. ; VIEIRA, L. F. ; DUARTE, A. C. ; DUARTE, A. ; CLEMENTINO, A. M. ; JORGE, T. A. . Indicadores do Trabalho Docente na Educação Básica. 1. ed. Belo Horizonte: FINO TRAÇO, 2017. v. 1. 120p .

Capítulos de livros publicados
1.
ANDRADE, C. R. B. ; CLEMENTINO, A. M. ; BOSCO, C. S. . A educação integral e a extensão da jornada escolar da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte : o perfil dos sujeitos docentes do Programa Escola Integrada. In: Ana Emília Gonçalves de Castro; Ana Lúcia Hazin Alencar; Cibele Maria Lima Rodrigues; Cleide de Fátima Galiza de Oliveira. (Org.). Educação em tempo integral: ampliação de tempos, espaços e horizonte. 1ed.Recife: Editora UFPE, 2018, v. 1, p. 251-274.

2.
CLEMENTINO, A. M.; OLIVEIRA, D. A. . NOVOS SUJEITOS DOCENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO: a educação em tempo integral no Brasil. In: Dalila Andrade Oliveira;Savana Diniz Gomes Melo.. (Org.). Sindicalismo docente: desafios e perspectivas. 1ed.Recife: CCS Gráfica e Editora, 2014, v. 1, p. 427-448.

3.
CLEMENTINO, A. M.; OLIVEIRA, D. A. . O trabalho docente e os desafios das escolas de tempo integral. In: Adriana Duarte; Savana Diniz Gomes Melo; Dalila Andrade Oliveira; Lívia Fraga Vieira. (Org.). O trabalho docente na educação básica em Minas Gerais. 1ed.BELO HORIZONTE: Fino Traço, 2012, v. 1, p. 207-228.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MOL, S. C. ; MACIEL, C. L. A. ; CLEMENTINO, A. M. . PROGRAMAS MAIS EDUCAÇÃO E NOVO MAIS EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS FORMATIVAS EM VOGA. In: Seminário Educação e Formação Humana: desafios do tempo presente, 2017, Belo Horizonte. Seminário Educação e Formação Humana: desafios do tempo presente, 2017.

2.
CLEMENTINO, A. M.. A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EM BELO HORIZONTE E A EMERGÊNCIA DE NOVOS SUJEITOS DOCENTES. In: XI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA REDE ESTRADO, 2016, CIDADE DO MÉXICO. XI Seminário Internacional da Rede Estrado - Movimientos pedagógicos y trabajo docente em tiempos de standarización. Cidade do México: Rede Estrado, 2016.

3.
OLIVEIRA, D. A. ; DUARTE, A. C. ; SARAIVA, A. M. A. ; CLEMENTINO, A. M. ; ANDRADE, C. R. B. ; SILVA, D. M. ; SILVA, F. P. C. E. ; SILVA, H. O. G. ; CASTRO, L. J. . O perfil dos sujeitos docentes da educação em tempo integral de duas escolas de BH: Quem são os profissionais que têm atuado no programa Escola Integrada e no projeto Educação em tempo integral. In: III Encontro de Pesquisadores Mineiros, 2016, Belo Horizonte. III Encontro dos Pesquisadores Mineiros, 2016.

4.
OLIVEIRA, D. A. ; CLEMENTINO, A. M. ; SILVA, D. M. ; SILVA, F. P. C. E. ; SILVA, H. O. G. ; CASTRO, L. J. . ESTUDO INVESTIGATIVO SOBRE A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: DIMENSÕES DA REALIDADE EDUCACIONAL EM MINAS GERAIS. In: XI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA REDESTRADO, 2016, CIDADE DO MÉXICO. XI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA REDE ESTRADO - MOVIMIENTOS PEDAGÓGICOS Y TRABAJO DOCENTE EN TIEMPOS DE ESTANDARIZACIÓN. Cidade do México: REDE ESTRADO, 2016.

5.
CLEMENTINO, A. M.; OLIVEIRA, D. A. . Educação em tempo integral: novos sujeitos docentes e condições de trabalho. In: X Seminário Internacional da Rede Estrado, 2014, Salvador - BA. X Seminário Internacional da Rede Estrado. Salvador - BA: Rede Estrado, 2014.

6.
CLEMENTINO, A. M.; JORGE, T. A. . AS EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE BELO HORIZONTE E SEUS SUJEITOS DOCENTES. In: IX SEMINÁRIO DA REDESTRADO, 2012, Santiago de Chile. IX SEMINÁRIO DA REDESTRADO. Santiago de Chile: Rede Estrado, 2012.

7.
DUARTE, A. ; SILVA, Carlos Alexandre Soares ; CLEMENTINO, A. M. . DETERMINANTES SALARIAIS DA DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE DOS FATORES QUE INFLUENCIAM A REMUNERAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA NO BRASIL. In: IX SEMINARIO DA REDESTRADO, 2012, Santiago de Chile. IX SEMINARIO DA REDESTRADO. Santiago de Chile: Rede Estrado, 2012.

8.
CLEMENTINO, A. M.; JORGE, T. A. . OS SUJEITOS DOCENTES DOS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL NAS REDES DE ENSINO PÚBLICO DE BELO HORIZONTE. In: I Encontro Luso-brasileiro sobre Trabalho Docente/ VI Encontro Brasileiro da RedeEstrado, 2011, Maceió. I Encontro Luso-brasileiro sobre Trabalho Docente/ VI Encontro Brasileiro da RedeEstrado. Maceió: Rede Estrado, 2011.

9.
DUARTE, A. ; SILVA, Carlos Alexandre Soares ; CLEMENTINO, A. M. . DETERMINANTES SALARIAIS DA DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE DA REMUNERAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL. In: I Encontro Luso-brasileiro sobre Trabalho Docente/ VI Encontro Brasileiro da RedeEstrado, 2011, Maceió. I Encontro Luso-brasileiro sobre Trabalho Docente/ VI Encontro Brasileiro da RedeEstrado. Maceió: Rede Estrado, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
CLEMENTINO, A. M.. Los docentes frente a la política de evaluación del Ideb: responsabilización y resistencias. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CLEMENTINO, A. M.. As tensões e contradições das políticas educacionais brasileiras dos governos de Lula e Dilma Rousseff: o Programa Mais Educação e o Ideb. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CLEMENTINO, A. M.. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A MELHORIA DO ENSINO MÉDIO: SOCIALIZAÇÃO CIENTÍFICA, TRADUÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE RESULTADO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CLEMENTINO, A. M.. Redes e movimentos em defesa da escola pública. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CLEMENTINO, A. M.. A educação em tempo integral em Belo Horizonte e a emergência de novos sujeitos docentes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
CLEMENTINO, A. M.; OLIVEIRA, D. A. ; SILVA, D. M. ; SILVA, F. P. C. E. ; SILVA, H. O. G. ; CASTRO, L. J. . ESTUDO INVESTIGATIVO SOBRE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: DIMENSÕES DA REALIDADE EDUCACIONAL EM MG. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
CLEMENTINO, A. M.. Políticas públicas de educação em tempo ampliado no Brasil: iniciativas em debate. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
CLEMENTINO, A. M.; DUARTE, A. ; PEREIRA JUNIOR, E. A. ; BICALHO, G. B. G. . Organização político-sindical dos profissionais da educação de Pernambuco. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
CLEMENTINO, A. M.; DUARTE, A. ; PEREIRA JUNIOR, E. A. ; BICALHO, G. B. G. . Organização político-sindical dos profissionais da educação de Pernambuco. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
CLEMENTINO, A. M.; DUARTE, A. ; PEREIRA JUNIOR, E. A. ; BICALHO, G. B. G. . Organização político-sindical dos profissionais da educação de Pernambuco. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
DUARTE, A. ; CLEMENTINO, A. M. . O TRABALHO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
OLIVEIRA, D. A. ; CLEMENTINO, A. M. . Les stratégies d?inclusion démocratique dans le contexte scolaire brésilien et leurs effets sur la profession enseignante. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
CLEMENTINO, A. M.; OLIVEIRA, D. A. . Educação em tempo integral: novos sujeitos docentes e condições de trabalho. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
CLEMENTINO, A. M.; DUARTE, A. . Políticas públicas para o trabalho docente: atratividade, valorização, resultados e tempo integral. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
CLEMENTINO, A. M.; DUARTE, A. ; ROMANO, P. C. . Políticas para o trabalho docente em MG e PE: atratividade, valorização e tempo integral.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
CLEMENTINO, A. M.; JORGE, T. A. . AS EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE BELO HORIZONTE E SEUS SUJEITOS DOCENTES. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
DUARTE, A. ; SILVA, Carlos Alexandre Soares ; CLEMENTINO, A. M. . DETERMINANTES SALARIAIS DA DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE DOS FATORES QUE INFLUENCIAM A REMUNERAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA NO BRASIL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
JORGE, T. A. ; CLEMENTINO, A. M. . OS SUJEITOS DOCENTES DOS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL NAS REDES DE ENSINO PÚBLICO DE BELO HORIZONTE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
DUARTE, A. ; SILVA, Carlos Alexandre Soares ; CLEMENTINO, A. M. . DETERMINANTES SALARIAIS DA DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE DA REMUNERAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
CLEMENTINO, A. M.; PEDROSA, M. C. C. A. . Regulação educacional e os efeitos sobre o trabalho docente: uma análise a partir de documentos da rede municipal de Belo Horizonte e dos dados do banco de dados do MEC/INEP. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
BOY, L. C. G. ; CLEMENTINO, A. M. . O trabalho docente na legislação educacional brasileira e em textos acadêmicos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
CLEMENTINO, A. M.; OLIVEIRA, D. A. . Trabalho docente e educação em tempo integral: um estudo sobre o Programa Escola Integrada e do Projeto Educação em Tempo Integral. Belo Horizonte: PPGE -UFMG, 2013 (Dissertação de Mestrado).

2.
CLEMENTINO, A. M.. ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS IBERO-AMERICANOS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (OEI). Belo Horizonte: Faculdade de Educação/UFMG, 2010 (Verbete).

3.
CLEMENTINO, A. M.. Especialistas da educação. Belo Horizonte: Faculdade de Educação/UFMG, 2010 (Verbete).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CIRINO, S. D. ; SANTOS, C. A. ; SANTOS, G. C. ; TORNAGHI, A. J. C. ; CLEMENTINO, A. M. . Diretório brasileiro de periódicos em Educação do FEPAE. 2013.

2.
PAIVA, A. ; CLEMENTINO, A. M. . Relatório Final Comissão de Avaliação dos Periódicos da Área da Educação ANPEd - Portaria n.001, de 21 de março de 2012. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, D. A. ; CLEMENTINO, A. M. . RELATÓRIO DE PESQUISA AUTONOMIA E RESPONSABILIZAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: OS DESAFIOS PARA OS DIRETORES FRENTE ÀS EXIGÊNCIAS DE JUSTIÇA SOCIAL E EFICIÊNCIA EDUCATIVA. 2017. (Relatório de pesquisa).

2.
OLIVEIRA, D. A. ; DUARTE, A. C. ; VIEIRA, L. F. ; CLEMENTINO, A. M. ; DUARTE, A. . RELATÓRIO DE PESQUISA 'TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL Fase II: Organização e gestão escolar e suas consequências para o perfil e a condição do gestor educacional'. 2015. (Relatório de pesquisa).

3.
OLIVEIRA, D. A. ; VIEIRA, L. F. ; DUARTE, A. C. ; CLEMENTINO, A. M. . RELATÓRIO DE PESQUISA 'TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL Fase II '. 2015. (Relatório de pesquisa).

4.
OLIVEIRA, D. A. ; VIEIRA, L. F. ; DUARTE, A. C. ; CLEMENTINO, A. M. . RELATÓRIO DE PESQUISA: TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL. 2010. (Relatório de pesquisa).

5.
OLIVEIRA, D. A. ; DUARTE, A. C. ; VIEIRA, L. F. ; CLEMENTINO, A. M. . Relatório estadual da pesquisa: 'Trabalho docente na educação básica no Brasil : Minas Gerais]'. 2010. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RUAS, T.; C, R. M. P.; CLEMENTINO, A. M.. Participação em banca de Maria Celeste Ribeiro Rocha.Os saberes e as práticas Docentes na Educação Infantil: Estudo de caso de uma UMEI de Belo Horizonte. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE DE MINAS.

2.
RUAS, T.; DIAS, G.; CLEMENTINO, A. M.. Participação em banca de Sônia Paula Aparecida Vidal.A Formação do Professor Alfabetizador: Concepções e práticas de docentes de uma Escola Estadual de Lagoa Santa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE DE MINAS.

3.
DIAS, G.; C, R. M. P.; CLEMENTINO, A. M.. Participação em banca de Iara Alves.Jogos e Brincadeiras: Como Construção da Aprendizagem no Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE DE MINAS.

4.
CANETE, L. S. C.; RUAS, T.; CLEMENTINO, A. M.. Participação em banca de Naiara Camila Rocha.A inclusão de um aluno com deficiência física no ensino regular fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE DE MINAS.

5.
CANETE, L. S. C.; RUAS, T.; CLEMENTINO, A. M.. Participação em banca de Magda Regina de Oliveira Ramalho.O trabalho com literatura no 1º ano: possibilidades para a apropriação da leitura e escrita. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE DE MINAS.

6.
DIAS, G.; RUAS, T.; CLEMENTINO, A. M.. Participação em banca de Franciele Pereira de Oliveira Dias.Relações de gênero na educação infantil: estudo bibliográfico de documentos oficiais federal e da prefeitura de BH. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE DE MINAS.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso LASA2018. Los docentes frente a la política de evaluación del Ideb: responsabilización y resistencias. 2018. (Congresso).

2.
Escola Doutoral Políticas Públicas e Trabalho Docente: Conjunturas, Processos e Resistência.As tensões e contradições das políticas educacionais brasileiras dos governos de Lula e Dilma Rousseff: o Programa Mais Educação e o Ideb. 2018. (Outra).

3.
Seminário Internacional Valorização Docente na Educação Básica.Políticas estaduais de educação: os estados de AL e PI. 2018. (Seminário).

4.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL TRABALHO E FORMAÇÃO DOCENTE NA AMÉRICA LATINA.A QUESTÃO DOCENTE NA AMÉRICA LATINA HOJE: ENFRENTAMENTOS E PERSPECTIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA AGENDA REGIONAL. 2017. (Seminário).

5.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL TRABALHO E FORMAÇÃO DOCENTE NA AMÉRICA LATINA, 2. 2017. (Seminário).

6.
XI SEMINARIO INTERNACIONAL DA REDE ESTRADO. 2016. (Seminário).

7.
XI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA REDE ESTRADO.Mesa de Apresentação de Trabalhos. 2016. (Seminário).

8.
10º Seminário Internacional de Sustentabilidade e XXV Congresso Mundial da UNIAPAC: empresas, governo e sociedade civil trabalhando juntos para o desenvolvimento. 2015. (Seminário).

9.
37ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2015. (Outra).

10.
Educação integral: saberes, territórios e educadores populares. 2015. (Seminário).

11.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: DESAFIOS PARA UMA PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA E POPULAR. 2015. (Seminário).

12.
Reunião da Rede de Cooperação Acadêmica América Latina e Europa: "As políticas de educação e a reestruturação das profissões confrontadas aos desafios da globalização". 2015. (Outra).

13.
Seminário Internacional Trabalho Docente para uma educação democrática e inclusiva. 2015. (Seminário).

14.
Colloque Les sciences sociales européennes face à la globalisation de l'education et de la formation: vers un nouveau cadre réflexif et critique?. 2014. (Outra).

15.
V SITRE - Simpósio Internacional Trabalho, Relações de trabalho, Educação e Identidade.Trabalho, Saberes e Experiência. 2014. (Simpósio).

16.
X Seminário Internacional da Rede Estrado. 2014. (Seminário).

17.
5º Encontro de Educação Superior - SINPRO/MG.A educação superior no século XXI - Os impactos da financeirização no setor privado ENCONTRO 2013. 2013. (Encontro).

18.
5º Encontro de Educação Superior - SINPRO/MG. 2013. (Encontro).

19.
VII Encontro Brasileiro da Rede Estrado. 2013. (Encontro).

20.
35ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEdEd. 2012. (Outra).

21.
III Seminário Internacional Teias da Cidadania. 2012. (Seminário).

22.
IX Seminario Internacional da Red Estrado "Políticas educativas para América Latina: Práxis docente y transformación social". 2012. (Seminário).

23.
34ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd. 2011. (Outra).

24.
I ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO SOBRE TRABALHO DOCENTE/ VI ENCONTRO BRASILEIRO DA REDESTRADO. 2011. (Encontro).

25.
33ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd. 2010. (Outra).

26.
Seminário Internacional Políticas educacionais e trabalho docente: perspectiva comparada. 2010. (Seminário).

27.
VIII SEMINARIO INTERNACIONAL DA RED ESTRADO y II SEMINARIO DE POLÍTICAS EDUCATIVAS EN LATINOAMERICA. 2010. (Seminário).

28.
32ª Reunião anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPed. 2009. (Outra).

29.
31ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd. 2008. (Outra).

30.
Seminário Teias de Cidadania - UFMG/SMED. 2008. (Seminário).

31.
VII Seminário de la Red de Estudios sobre trabajo docente "Nuevas regulaciones en América Latina". 2008. (Seminário).

32.
30ª Reunião anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPed. 2007. (Outra).

33.
Formação de professores para a educação básica - 10 anos de LDB. 2007. (Seminário).

34.
Geografia africana e afro-brasileira na sala de aula. 2007. (Outra).

35.
IV Simpósio Trabalho e Educação Gramsci, Política e Educação. 2007. (Simpósio).

36.
Programa escola integrada. 2007. (Encontro).

37.
Inclusão Social: Desafios e Possibilidades. 2005. (Encontro).

38.
Os desafios na formação do adolescente. 2005. (Encontro).

39.
Oficina de arte para professores e alunos da educação de jovens e adultos. 2004. (Olimpíada).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALTO, R. M. ; CLEMENTINO, A. M. . II JORNADAS DO CELA. 2017. (Outro).

2.
OLIVEIRA, D. A. ; VIEIRA, L. F. ; DUARTE, A. C. ; CLEMENTINO, A. M. ; DUARTE, A. . Seminário Internacional ?Trabalho e Formação docente na América Latina: desafios atuais para a construção de uma agenda regional". 2017. (Outro).

3.
OLIVEIRA, D. A. ; FELDFEBER, M. ; CLEMENTINO, A. M. . XI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA REDE ESTRADO. 2016. (Outro).

4.
OLIVEIRA, D. A. ; FELDFEBER, M. ; CLEMENTINO, A. M. . XI Seminario Internacional da Red Estrado "Movimientos pedagógicos y trabajo docente en tiempos de estandarización ". 2016. (Outro).

5.
OLIVEIRA, D. A. ; DUARTE, A. C. ; CLEMENTINO, A. M. . Seminário Internacional Trabalho Docente para uma educação democrática e inclusiva. 2015. (Outro).

6.
MACHADO, M. M. ; CLEMENTINO, A. M. . 37ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação ?PNE: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira?. 2015. (Outro).

7.
OLIVEIRA, D. A. ; FELDFEBER, M. ; SOUZA, E. C. ; CLEMENTINO, A. M. . X SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA REDE ESTRADO. 2014. (Outro).

8.
OLIVEIRA, D. A. ; FELDFEBER, M. ; SOUZA, E. C. ; CLEMENTINO, A. M. . X Seminário Internacional da Rede Estrado. 2014. (Outro).

9.
OLIVEIRA, D. A. ; CLEMENTINO, A. M. . 36ª Reunião Nacional da ANPED "Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: desafios para as políticas educacionais". 2013. (Outro).

10.
OLIVEIRA, D. A. ; SOUZA, E. C. ; CLEMENTINO, A. M. . Reunião do Comitê Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2013. (Outro).

11.
OLIVEIRA, D. A. ; FELDFEBER, M. ; SAFORCADA, Fernanda ; HYPÓLITO, A. ; DUARTE, A. C. ; CLEMENTINO, A. M. . IX Seminario Internacional de la Red Estrado "Políticas educativas para América Latina: Práxis docente y transformación social". 2012. (Outro).

12.
OLIVEIRA, D. A. ; DUARTE, A. C. ; CLEMENTINO, A. M. . Seminário Internacional A investigação em trabalho, profissão e condição docente: aspectos teóricos e metodológicos. 2012. (Outro).

13.
OLIVEIRA, D. A. ; CLEMENTINO, A. M. . 35ª Reunião Anual. 2012. (Outro).

14.
OLIVEIRA, D. A. ; CLEMENTINO, A. M. . Reunião do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação. 2012. (Outro).

15.
CLEMENTINO, A. M.; SANTOS, M. A. P. S. . Reunião da Comissão de Avaliação dos Periódicos da Área de Educação. 2012. (Outro).

16.
OLIVEIRA, D. A. ; FELDFEBER, M. ; CLEMENTINO, A. M. . IX Seminario Internacional da Red Estrado. 2012. (Outro).

17.
OLIVEIRA, D. A. ; CLEMENTINO, A. M. . Reunião do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação. 2012. (Outro).

18.
OLIVEIRA, D. A. ; DUARTE, A. C. ; CLEMENTINO, A. M. . Seminário de Pesquisa "Trabalho Docente na educação básica em MG e luta sindical: desafios atuais". 2011. (Outro).

19.
OLIVEIRA, D. A. ; CABRAL NETO, A. ; SOUZA, E. C. ; SCHEIBE, L. ; OLIVEIRA, J. F. ; BARTOLOZZI, E. ; CLEMENTINO, A. M. . Reunião de Diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2011. (Outro).

20.
OLIVEIRA, D. A. ; VIEIRA, L. F. ; CLEMENTINO, A. M. . Seminário Estadual Docentes na Educação Brasileira, o caso de MG: debatendo os resultados finais de pesquisa. 2011. (Outro).

21.
OLIVEIRA, D. A. ; CLEMENTINO, A. M. . 34ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação ?Educação e Justiça Social?. 2011. (Outro).

22.
OLIVEIRA, D. A. ; DUARTE, A. C. ; VIEIRA, L. F. ; DUARTE, A. ; CLEMENTINO, A. M. ; GUIMARAES, B. D. ; GONCALVES, G. B. B. ; RODRIGUES, L. C. N. H. ; PAULA, M. P. ; ROMANO, P. C. . Seminário Internacional Políticas educacionais e trabalho docente: perspectiva comparada. 2010. (Outro).

23.
OLIVEIRA, D. A. ; FELDFEBER, M. ; MORGADE, Graciela ; MARTINEZ, Deolídia ; PORTOCARRERO, M. ; GARNELO, R. ; SAFORCADA, Fernanda ; DUARTE, A. C. ; MELO, S. D. G. ; AUGUSTO, M. H. ; CLEMENTINO, A. M. . VIII Seminario Internacional Red Estrado - UCH - CLACSO y II Seminario de Políticas Educativas en latinoamérica -UCH. 2010. (Outro).

24.
OLIVEIRA, D. A. ; FELDFEBER, M. ; PORTOCARRERO, M. ; GARNELO, R. ; DUARTE, A. C. ; SAFORCADA, Fernanda ; CLEMENTINO, A. M. . VIII Seminario Internacional Red Estrado - UCH - CLACSO y II Seminario de Políticas Educativas en latinoamérica -UCH. 2010. (Outro).

25.
CLEMENTINO, A. M.. Reunião da Comissão Julgadora do Concurso Nacional de artigos científicos e ensaios teóricos sobre "Educação para a Diversidade e Enfrentamento às Desigualdades no contexto brasileiro". 2010. (Outro).

26.
OLIVEIRA, D. A. ; SOUZA, E. C. ; SCHEIBE, L. ; CABRAL NETO, A. ; OLIVEIRA, J. F. ; BARTOLOZZI, E. ; CLEMENTINO, A. M. . Reunião de Diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2010. (Outro).

27.
OLIVEIRA, D. A. ; VIEIRA, L. F. ; DUARTE, A. C. ; CLEMENTINO, A. M. . Seminário Nacional O Trabalho docente na educação básica no Brasil. 2010. (Outro).

28.
OLIVEIRA, D. A. ; CLEMENTINO, A. M. . 33ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação ?Educação no Brasil: o balanço de uma década?. 2010. (Outro).

29.
OLIVEIRA, D. A. ; MARTINEZ, Deolídia ; FELDFEBER, M. ; SAFORCADA, Fernanda ; DUARTE, A. C. ; CLEMENTINO, A. M. ; BOY, L. C. G. ; ROMANO, P. C. ; PEDROSA, M. C. C. A. . VII SEMINARIO DE LA RED LATINOAMERiCANA DE ESTUDIOS SOBRE TRABAJO DOCENTE: Nuevas Regulaciones en America Latina. 2008. (Outro).

30.
OLIVEIRA, D. A. ; FELDFEBER, M. ; CLEMENTINO, A. M. ; ROMANO, P. C. ; BOY, L. C. G. ; PEDROSA, M. C. C. A. . VII SEMINARIO DE LA RED LATINOAMERiCANA DE ESTUDIOS SOBRE TRABAJO DOCENTE: Nuevas Regulaciones en America Latina. 2008. (Outro).

31.
CLEMENTINO, A. M.. Fórum Nacional de Pedagogia - Formação, Identidades e Práticas. 2004. (Outro).




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