Polyana Aparecida Valente Vareto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3885781523666600
  • Última atualização do currículo em 30/11/2018


Doutora em Ciência e Cultura na História/UFMG. Mestre em Ciências pelo Programa de Pós- Graduação História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz- Fiocruz/RJ. Possui graduação em História e é especialista em História da Ciência e da Técnica pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência no Ensino Superior, especialmente no ensino de História e Epistemologia das Ciências, História da Educação, História e Cultura Afro-Brasileira e Conteúdos, Métodos e Currículo de História. Trabalha atualmente com os temas: educação, saúde, ciências, associativismo feminino católico, filantropia, mulheres na ciência e divulgação científica. Participou do Conselho Editorial da Temporalidades - Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Polyana Aparecida Valente Vareto
Nome em citações bibliográficas
VALENTE, P. A.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em História.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Mulheres católicas em ação: caridade, saúde e divulgação de ciências em Belo Horizonte (1923-1945), Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Bernardo Jefferson de Oliveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 - 2010
Mestrado em História das Ciências e da Saúde.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Título: Intelectuais católicos, saúde e educação em Minas Gerais,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Luiz Otávio Ferreira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2006 - 2006
Especialização em Historia da Ciencia. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: -.
2002 - 2005
Graduação em História.
Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Universidade Vale do Rio Doce, UNIVALE, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2017
Pós-Doutorado.
Centro de Pesquisas René Rachou Fiocruz Minas, FIOCRUZ/MG, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.


Formação Complementar


2011
Extensão universitária em Percursos teóricos das práticas de saúde. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em História da Popularização e Divulgação Científica. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Vale do Rio Doce, UNIVALE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Fundação João Pinheiro, FJP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:

Atividades

05/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , ESCOLA DE GOVERNO PROFESSOR PAULO NEVES DE CARVALHO, .


Centro de Pesquisas René Rachou Fiocruz Minas, FIOCRUZ/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Designado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor Designado, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Geo-História no curso de Pedagogia

Atividades

02/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, UEMG Ibirité, .

Cargo ou função
Gestora dos Convênios de Estágio Remunerado.
08/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UEMG Ibirité, .


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante

Atividades

03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Scientia e Techina, .


Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Elaborador de itens vestibular

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 30
Outras informações
Assessoria do Programa de Pesquisa e Iniciação Científica

Atividades

08/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Fahl, Facisa - História e Jornalismo, .

03/2005 - 07/2005
Estágios , Lamh - Laboratório de memória e história do Centro Universitário Newton Pai, .

Estágio realizado
Atividades de complemetação educacional e orienatção do laboratório de memória e história.
08/2004 - 07/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Fahl - História, .

05/2005 - 06/2005
Estágios , Coordenadoria de Pesquisa e Iniciação Científica, .

Estágio realizado
Projeto Centenário do Patrono - NP 100" do Centro Universitário Newton Paiva (levantamento e organização do acervo).
09/2004 - 12/2004
Estágios , Projeto Grupos de Estudos - História e Culturas Políticas, Facet, .

Estágio realizado
orientação às atividades ligadas ao Grupo de Estudos História e Culturas Políticas do curso de História do Centro Universitário Newton Paiva.
08/2003 - 07/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Fahl - História, .

03/2003 - 06/2003
Extensão universitária , IPHAN - Casa Borba Gato, .

Atividade de extensão realizada
Monitoria do IPHAN - Arquivo Borba Gato/Museu do Ouro.

Escola Estadual Imaculada Conceição, EEIMC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor designado, Enquadramento Funcional: Professor de História - Ensino Médio, Carga horária: 4


Fundação Helena Antipoff, FHA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 24
Outras informações
Lecionou as seguintes disciplinas no curso de Ciências Biológicas: - História da Educação (08/2009 a 12/2012) - Prática de Ensino (02/2012 a 12/2010) -

Atividades

02/2012 - 12/2012
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Matemática
02/2012 - 12/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História e Cultura Afro-Brasileira
02/2012 - 12/2012
Outras atividades técnico-científicas , Fundação Helena Antipoff, Fundação Helena Antipoff.

Atividade realizada
Coordenadora Trabalho de Conclusão de Curso.
02/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Helena Antipoff, .

Cargo ou função
Membro do Conselho de Curso do curso de Ciências Biológicas.
09/2011 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Helena Antipoff, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado representante do curso de Pedagogia.
08/2009 - 12/2012
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação
História e Epistemologia das Ciências
Política Educacional
Prática de Ensino
História e Cultura Afro-Brasileira
02/2011 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conteúdos, Métodos e Currículo em História
Seminário de Pesquisa
08/2010 - 08/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso

Escola Municipal Maria José Campos Dias, EMMJCD, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professora História Educação Básica, Carga horária: 25



Linhas de pesquisa


1.
Históricas, culturais e educacionais
2.
Históricas, culturais e educacionais
3.
Históricas, culturais e educacionais
4.
Ciência e Cultura na História
5.
História e Cultura Afro-Brasileira
6.
História das Mulheres, Gênero e Sexualidade
7.
Mulheres do campo e os movimentos sociais


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Trajetórias escolares e ingresso no ensino superior: percursos e mobilizações de estudantes no acesso à Universidade do Estado de Minas Gerais(UEMG).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Polyana Aparecida Valente Vareto - Coordenador / tatiana carvalho - Integrante.
2018 - Atual
O Vale do Rio Doce: a História dos Movimentos Sociais de luta pela terra
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Polyana Aparecida Valente Vareto - Coordenador / Maria Terezinha Bretas Vilarinho - Integrante.
2017 - 2018
A História de Vida de Virgínia Schall: uma trajetória da educação em saúde e saúde coletiva
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Polyana Aparecida Valente Vareto - Coordenador / Ana Luisa Ennes Murta de Sousa - Integrante / Luiza Lima Dias - Integrante.
2017 - 2017
Os Clubes de Saúde e Puericultura da Escola Normal Sandoval Soares de Azevedo: Associativismo feminino, Educação e Saúde. Ibirité (1951- 1964)
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Polyana Aparecida Valente Vareto - Coordenador / Ana Diegues Castilho - Integrante.
2017 - Atual
Women's social movements and the response to Zika and microcephaly in Brazil: Addressing neglect through community ¬centred approaches
Descrição: A epidemia Zika têm revelado fragilidades do sistema de saúde brasileiro, evidenciando como a vida das mulheres brasileiras tem sido marcada por vulnerabilidades e iniquidades históricas. Almeja-se formar parceria sustentável com doze movimentos sociais femininos que representam setores negligenciados do estado de Minas Gerais. Primeiramente, pretende-se compreender a perspectiva dessas mulheres pertencentes aos movimentos sociais com relação à epidemia de Zika. Em segundo lugar, objetiva-se estabelecer uma ponte entre a sociedade civil, gestores e profissionais de saúde para proporcionar um fórum onde as políticas públicas de saúde possam ser delineadas e discutidas colaborativamente. Com qualitativa, o percurso metodológico estrutura-se: 1) Levantamento e análise do quadro epidemiológico de Zika, Dengue e Chikungunya em MG; 2) Grupo focal com coordenadoras dos 12 movimentos sociais, conhecidos como Articulação Nacional de Mulheres do Campo; 3) Grupo focal com Agentes Comunitários de Saúde; 4) Entrevistas com: mulheres-chave dos movimentos sociais; mulheres grávidas portadoras (ou não) do Zika vírus pertencentes às comunidades representadas pelos movimentos sociais); gestores da atenção primária; 5) Workshop com todos setores envolvidos (sociedade civil, profissionais de saúde e gestores) para articulação de fórum de necessidades e demandas; 6) À luz das necessidades levantadas, capacitação dos ACS para enfrentamento da epidemia de Zika; 7) A partir dos resultados gerados no workshop, produção e disseminação de um policy brief para auxiliar gestores de MG na tomada de decisão, norteando políticas de saúde com relação às arboviroses. Todas as análises das entrevistas e grupos focais serão realizadas conforme análise do conteúdo. Desta forma, ao se conjugar atores dos movimentos sociais e da sociedade civil, com os formuladores de políticas no estado, almeja-se auxiliar na proposição de políticas de saúde para a epidemia de Zika no estado de Minas Gerais...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
UMA VIDA PELA EDUCAÇÃO E PELA SAÚDE: A TRAJETÓRIA DE VIRGÍNIA SCHALL NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE E SAÚDE COLETIVA
Descrição: Levantamento e discussão sobre a constituição do campo de Educação em Saúde e Saúde Coletiva no Brasil desenvolvida por meio da trajetória de vida da pesquisadora, poetisa, mulher na ciência, contadora de histórias, Virgínia Torres Schall (1954-2015). Almeja-se de forma geral mapear, analisar e problematizar o campo da Educação em Saúde e da Saúde Coletiva no Brasil por meio da biografia e história oral de vida de Virgínia Schall. Também objetiva-se sistematizar e divulgar sua produção acadêmica e de produtos informativos/educacionais por meio de desenvolvimento de um repositório temático de materiais informativos/educativos. Além disto, um acervo contendo documentos escritos, imagens/fotos, ntrevistas e outros registros sobre a educação em saúde no Brasil a partir da trajetória da pesquisadora também será organizado. Tais objetivos se justificam, pois um ?estado da arte? da educação em saúde no Brasil inda não foi realizado. Devido ao caráter extremamente interdisciplinar da trajetória e currículo da Virgínia Schall tornou-se necessário agregar diversos saberes e competências, portanto, o projeto proposto se apoia no intercâmbio acadêmico de pesquisadores, professores e alunos de diversas instituições e campos do saber. É preciso refletir acerca da educação em saúde numa perspectiva mais ampla, possibilitando uma visão integrada das ações aos fatos históricos decorrentes dos processos econômicos, sociais, políticos e culturais que direcionaram a história da saúde e da educação do país. Diante disso, propomos o desenvolvimento de uma pesquisa onde a análise do passado tornará possível a compreensão do presente e servirá de instrumento para orientar as políticas futuras em relação à Educação em Saúde e Saúde Coletiva.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Escravidão, Cidadania e Identidade
Descrição: Trabalho desenvolvido em parceria com OAB/MG e UEMG como desdobramento do trabalho da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
Belo Horizonte do lixo e das letras: história oral de vida de Dona Eliuza Mara de Carvalho - Produção de Artigo Científico e Vídeo-Documentário
Descrição: Descrição: O projeto de pesquisa pretende, em uma construção histórico-comunicacional, estudar os modos de viver e pensar a cidade de Belo Horizonte a partir das narrativas de Dona Eliuza Mara de Carvalho, uma mulher negra e pobre, catadora de latinhas, com destacado talento poético e grande capacidade de articulação social. Por meio da história oral de vida de Dona Eliuza, a ser também documentada em vídeo, objetiva-se discutir: as relações do sujeito contemporâneo com a cidade; as manifestações de cidadania e identidade; as relações entre memória individual, memória coletiva e história..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) .
Integrantes: Polyana Aparecida Valente Vareto - Integrante / Juniele Rabêlo de Almeida - Coordenador / Juliana Duran Lima - Integrante / Maurício Siqueira Terra Neto - Integrante / Andréa Nunes Gaspar - Integrante / Débora da Silva Lucas - Integrante / Gabriela Giorgini - Integrante / Carlos Versiani - Integrante.Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Outra.
2004 - 2005
Um completo e variado sortimento: a cidade através dos anúncios de jornais. Belo Horizonte (1895/1926)
Descrição: Projeto cujo objetivo era indexar os anúncios publicados em jornais belorizontinos entre 1895 e 1926, construindo um banco de dado. Análise dos dados organizados em categorias temáticas e seriações, construindo interpretações históricas sobre aspectos da vida cotidiana de Belo Horizonte no período. Identificação e interpretação de informações relativas a duas linhas principais de análise: características do mercado local (produtos consumidos, origem, produtor, preços, etc.) e cultura urbana (a relação entre hábitos e valores tradicionais e aqueles vinculados ao progresso, iconografia, etc.)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Polyana Aparecida Valente Vareto - Integrante / James William Goodwin Júnior - Coordenador.Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2003 - 2004
Diamantina Rupestre: percepção e contrução da paisagem em uma abordagem histórica, geográfica e arqueológica do Antigo Distrito Diamantino
Descrição: Projeto cujo objetivo era, através dos relatos dos viajantes, das pinturas rupestres e de um leitura atual da paisagem, perceber a maneira em que as paisagens são percebidas e construídas de disintas formas por diferentes culturas e diferentes momentos históricos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Polyana Aparecida Valente Vareto - Integrante / Vanessa Sávio Linke - Integrante / James William Goodwin Júnior - Integrante / Cláudio Lima Júnior - Integrante / Andrei Isnardis - Coordenador / José Newton Coelho de Menezes - Integrante / Daniela Lage - Integrante / Marcelino dos Santos Morais - Integrante.Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Membro de corpo editorial


2014 - 2015
Periódico: Revista Temporalidades


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Temporalidades


Idiomas


Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2006
Prêmio Melhor Pesquisa de Iniciação Científica Regional 2004/2005, Funadesp.
2005
Prêmio Melhor Pesquisa de Iniciação Científica Regional e Nacional 2003/2004, Funadesp.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VALENTE, P. A.2009VALENTE, P. A.. Um tal feminismo católico?: o jornal, a igreja católica e as controvérsias entre visões conservadoras e progressistas sobre o feminismo em Belo Horizonte (1923-1934). Ciencias y fronteras. El mundo que viene, v. 2, p. 15, 2009.

2.
ALMEIDA, J. R.2008ALMEIDA, J. R. ; GASPAR, A. N. ; GIORGINI, G. ; LIMA, J. D. ; LUCAS, D. S. ; VALENTE, P. A. ; TERRA NETO, M. S. ; VERSIANI, C. . História oral de vida - Um horizonte no lixo e nas letras: entrevista com Eliuza Mara de Carvalho. Oralidades (USP), v. 3, p. 179-192, 2008.

3.
ALMEIDA, J. R.2008ALMEIDA, J. R. ; GASPAR, A. N. ; TERRA NETO, M. S. ; VERSIANI, C. ; VALENTE, P. A. . DONA ELIUZA, HORIZONTE E MEMÓRIA: inter-relações e possibilidades de trabalho em história oral e video documentário. Revista Iniciação Científica da Newton Paiva, v. 8, p. 47-58, 2008.

4.
VALENTE, P. A.2007VALENTE, P. A.. Um completo e variado sortimento: a cidade através dos anúncios de jornais. Revista Iniciação Científica da Newton Paiva, v. 6, p. 105-118, 2007.

5.
VALENTE, P. A.2005VALENTE, P. A.; LIMA JUNIOR, C. ; LINKE, Vanessa Sávio ; LAGE, D. . Diamantina Rupestre:percepções e construções da paisagem em uma abordagem histórica, geográfica e arqueológica na região do antigo Distrito Diamantino. Revista Iniciação Científica da Newton Paiva, v. 5, p. 79-102, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
CASTILHO, A. D. ; VALENTE, P. A. ; ZORTA, M. L. . Os clubes de saúde e puericultura da Escola Normal Sandoval Soares de Azevedo: associativismo feminino, educação e saúde em Ibirité. In: Camila Jardim, Nilson de Matos e Ludmila Venâncio. (Org.). Práticas e Pesquisas em Educação:saberes e experiências. 1ed.: , 2018, v. 1, p. 1-137.

2.
VALENTE, P. A.; TOMACIO, D. . Hortênsia de Hollanda e Virgínia Schall, mulheres fazendo ciência história oral de vida, memórias e a construção do campo educação em saúde no Brasil. In: Camila Jardim, Nilson de Matos e Ludmila Venâncio. (Org.). Práticas e Pesquisas em Educação:saberes e experiências. 1ed.Porto Alegre: Plus/Simplismo, 2018, v. 1, p. 68-79.

3.
TOMACIO, D. ; VALENTE, P. A. . Enquanto ainda se pode falar: militância, dimensões de significação e concretude das conexões. In: Camila Jardim, Nilson de Matos e Ludmila Venâncio. (Org.). Práticas e Pesquisas em Educação:saberes e experiências. 1ed.Porto Alegre: Plus/Simplismo, 2018, v. 1, p. 56-671.

4.
PIMENTA, D. N. ; VALENTE, P. A. . Alguns Apontamentos Bibliográficos: quem foi Virgínia Schall?. In: Simone Monteiro e Denise Pimenta. (Org.). Ciência, Saúde e Educação: o legado de Virgínia Schall. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2018, v. 1, p. 13-457.

5.
VALENTE, P. A.; SOUZA, A. A. . A Educação Ambiental: uma experiência na rede pública de Belo Horizonte. In: Adriana Otoni Silva Antunes Duarte, Maria de Fátima Pio Casemiro, Regina Helena Freitas Campos. (Org.). Psicologia, educação e o debate ambiental: questões históricas e contemporâneas. 1ed.Belo Horizonte: Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff, 2017, v. 1, p. 101-116.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VALENTE, P. A.. Da sala de aula para o campo de pesquisa. Jornal Estado de Minas - Caderno D+, Minas Gerais, 11 jan. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, B. J. ; VALENTE, P. A. . Helena Antipoff and Alvaro Negromonte: a debate about the role of the catholic church in education in Brazil. In: The Global Educational Space and Academic Migrants: The legacy of the Russian-Brazilian psychologist Helena Antipoff (1892-1974) in science, education and human rights (Latin America, Europe and Russia). Moscou: em cirilico,, 2012, Moscou. The Global Educational Space and Academic Migrants: The legacy of the Russian-Brazilian psychologist Helena Antipoff (1892-1974) in science, education and human rights (Latin America, Europe and Russia), 2012. p. 174-181.

2.
VALENTE, P. A.. Entre a ciência e a religião: divulgação e popularização nos períodicos católicos de belo Horizonte. In: ANPUH - Mina Gerais, 2008, Belo Horizonte. Anais ANPUH - Encontro Regional de História de Minas Gerais, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VALENTE, P. A.; CALIGIORNE, D. O. ; OLIVEIRA, H. S. O. ; MOREIRA, T. G. L. ; RESENDE, V. F. . O papel e a contribuição da escola Municipal José Lucas Filho, na formação de hábitos alimentares:um estudo de caso. In: XXIX Encontro Anual Helena Antipoff, 2011, Ibirité. Boletim do CDPHA.

2.
SANTOS, J.S. ; FERRAZ, R. J. C. ; VALENTE, P. A. ; COSTA, Fernanda J. . História e Filosofia da Ciência no ensino de biologia:concepções deste tema em estudantes de ciências biológicas. In: VII Semana do Conhecimento Iseat., 2011, Ibirité. Profissão Docente: atuação, formação e políticas, 2011.

3.
COSTA, Fernanda J. ; VALENTE, P. A. . Bullying e o ambiente escolar. In: VII Semana do Conhecimento ISEAT, 2011, Ibirité. Profissão Docente: atuação, formação e políticas, 2011.

4.
VALENTE, P. A.. História da Educação Brasileira em cordel. In: VII Semana do Conhecimento ISEAT, 2011, Ibirité. Profissão docente: atuação, formação e políticas, 2011.

5.
VALENTE, P. A.. História e Cultura Afro-Brasileira: "o perigo de uma história única". In: VII Semana do Conhecimento ISEAT, 2011, Ibirité. Profissão Docente: atuação, formação e políticas, 2011.

6.
VALENTE, P. A.; CALIGIORNE, D. O. . Sessão comentada: o filme como ferramenta didática. In: VII Semana do Conhecimento Iseat, 2011, Ibirité. Profissão docente: atuação, formação e políticas, 2011.

7.
CALIGIORNE, D. O. ; VALENTE, P. A. ; MOREIRA, T. G. L. . O papel e a contribuição da Escola Municipal José Lucas Filho:localizada no munícipio de Contagem na formação de hábitos alimentares: um estudo de caso.. In: XXIX Encontro Anual Helena Antipoff, 2011, Ibirité. Educação Inclusiva: História e Atualidade, 2011.

8.
VALENTE, P. A.. A cidade através dos anúncios de jornais. In: XXIII Simpósio Nacional de História - História: Guerra e Paz, 2005, Londrina. Programas e Resumos do XXIII Simpósio Nacional de História. Londrina: Editorial Mídia, 2005. p. 546-546.

Apresentações de Trabalho
1.
VALENTE, P. A.. Movimentos sociais no Brasil: experiências, lutas e desafios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CALIGIORNE, D. O. ; VALENTE, P. A. ; RESENDE, V. F. ; OLIVEIRA, H. S. O. ; MOREIRA, T. G. L. . O papel e a contribuição da Escola Municipal José Lucas Filho, na formação de hábitos alimentares: um estudo de caso. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
VALENTE, P. A.. Entre a Ciência e a religião: divulgação e popularização nos períodicos católicos de Belo Horizonte (1897-1930). 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
GASPAR, A. N. ; GIORGINI, G. ; ALMEIDA, J. R. ; LIMA, J. D. ; VALENTE, P. A. . Belo Horizonte do Lixo e das Letras. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
VALENTE, P. A.. Editoração Periodico 2015 (Editoração).

2.
TORRES, R. G. ; VALENTE, P. A. . Editorial 2014 (Editorial).

3.
TORRES, R. G. ; VALENTE, P. A. . Editorial 2014 (Editorial).

4.
Deise Rodrigues ; VALENTE, P. A. ; TORRES, R. G. . Entrevista Prof. Dr. Graham Burnett 2014 (Entrevista).

5.
TORRES, R. G. ; VALENTE, P. A. . Entrevista com a profª Drª Ana Carolina Vimieiro Gomes 2014 (Entrevista).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
VALENTE, P. A.. Consultoria Técnica: Rede de Pesquisas e Impactos Sociais das Arboviroses. 2018.

2.
VALENTE, P. A.. Assessoria Técnica para realização da Pré-Oficina da Associação Brasileira de Saúde Coletiva. 2018.

3.
VALENTE, P. A.. Parecerista ad-hoc para a Revista Temporalidades. 2018.

4.
VALENTE, P. A.. Assessoria Técnica para organização do 'Seminário Pensando a Zika pelas lentes das Ciências Sociais. 2018.

5.
VALENTE, P. A.. Parecerista ad-hoc para a Revista Temporalidades. 2016.

Trabalhos técnicos
1.
VALENTE, P. A.; TORRES, R. G. . Organização de Dossiê 'A circulação do conhecimento na ciência moderna' Revista Temporalidades, v. 6 n. 1, 2014. 2014.

2.
Oliver, G. S. ; VALENTE, P. A. . Obtuários de cientistas na imprensa periódica e agrícola de Minas Gerais. 2007.

3.
VALENTE, P. A.. Sessão Comentada de Obras Literárias para os candidatos aos Processos Seletivos Newton Paiva. 2006.


Demais tipos de produção técnica
1.
VALENTE, P. A.. Pensar a História das Ciências, Saúde e Educação no arquivo Helena Antipoff. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
VALENTE, P. A.. Revista Temporalidades. 2014. (Editoração/Outra).

3.
VALENTE, P. A.; Deise Rodrigues . Pensar a história da ciência através do cinema. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
ALMEIDA, J. R. ; GASPAR, A. N. ; GIORGINI, G. ; LUCAS, D. S. ; TERRA NETO, M. S. ; VALENTE, P. A. ; VERSIANI, C. ; LIMA, J. D. . Vídeo ? Dona Eliuza: horizonte e memória. 2008 (Video Documentário).

2.
VALENTE, P. A.. A importância da Iniciação Científica na vida acadêmica. 2007.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
VALENTE, P. A.. Participação em banca de Janete Gonçalves Evangelista. As políticas de Educação Profissional no contexto da dengue: a perspectiva dos agentes de combate as endemias. 2017. Tese (Doutorado em Saúde Coletia) - Centro de Pesquisas René Rachou Fiocruz Minas.

2.
PIMENTA, DN.; REIS, D. D.; CARMO, R. F.; MODENA, C. M.; CARAVALHO, F. D.; VALENTE, P. A.. Participação em banca de Janete Gonçalves Evangelista. As políticas de educação profissional no contexto da dengue: a perspectiva dos agentes de combate às endemias. 2017. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Centro de Pesquisas René Rachou Fiocruz Minas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MACHADO, V. A.; ALVES, R. O.; MEIRA, C. J.; VALENTE, P. A.. Participação em banca de Andreia Cristina Gonçalves de Lima e outras..Uma prática humanizadora nas relações docentes da educação infantil: a importância das trocas afetivas entre educadores e crianças no desenvolvimento integral dos educandos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira.

2.
MACHADO, V. A.; VALENTE, P. A.. Participação em banca de Kênia Homem Barbosa e outra..Educação no Campo é Possível Permanecer no Campo?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira.

3.
COSTA, Fernanda J.; VALENTE, P. A.; FERREIRA, Léa. Participação em banca de Allan Rangel e outros.Abordagem do conteúdo de alimentação nos livros didáticos do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira.

4.
COSTA, Fernanda J.; VALENTE, P. A.; FERREIRA, Léa. Participação em banca de Tatiane Silva Braga e outros.O ensino de Ciencias por investigação em escolas publicas de Belo Horizonte. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira.

5.
DUARTE, Hugo L. L.; VALENTE, P. A.; LOPES, Daniella C. J. R.. Participação em banca de Diêgo Freire de Jesus Campos e outros.Utilização de modelos tridimensionais como recursos didáticos no ensino de botânica para alunos deficientes visuais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira.

6.
LOPES, Daniella C. J. R.; VALENTE, P. A.; PIRES, Edina. Participação em banca de Ana Paula Sobrinho e outros.Abordagem da Teoria Evolutiva: Lamarck X Darwin ensinada nas escolas do ensino Medio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira.

7.
FERREIRA, Léa; VALENTE, P. A.; ERAS, Edilene. Participação em banca de Ana Paula Mendes e outras.O ensino de Artes na Educação Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira.

8.
PRIMOLA, N.; CALIGIORNE, D. O.; VALENTE, P. A.. Participação em banca de Elaine Almeida Ramos e Gleide das Dores Gomes Santos.Utilização de uma proposta de modelo de aula prática sobre extração de DNA na organização do processo ensino-aprendizagem na formação inicial de professores de ciências e biologia.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Fundação Helena Antipoff.

9.
NOGUEIRA, M.; LOPES, D.; VALENTE, P. A.. Participação em banca de Carolina Goulart.Percepção dos alunos e professores em relação ao uso da água na escola. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Fundação Helena Antipoff.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Workshop Pobreza e Assistência. 2015. (Outra).

2.
XXXIII Encontro Anual Helena Antipoff.A pesquisa e sua importância na formação de professores: diálogos entre o contexto nacional e o Instituto Superior Anísio Teixeira, discutindo o tema o acervo do Memorial Helena Antipoff e a Pesquisa Historiográfica.. 2015. (Encontro).

3.
Circulação do conhecimento: séculos XVII-XX..A confederação católica feminina: caridade, saúde e moral - Saberes e Instituições.. 2014. (Outra).

4.
Seminário da Sociedade Brasileira de História das Ciências. Um tal feminismo católico.. 2014. (Congresso).

5.
II Encontro de Pesquisa em História da UFMG_EPHIS.Minicurso "Pensar A História das Ciências através do Cinema". 2013. (Encontro).

6.
Sábado Temático.Cinema em Cena: análise de filmes e a educação.. 2013. (Outra).

7.
VIII Semana do Conhecimento Fundação Helena Antipoff.O ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e suas possibilidades. 2012. (Seminário).

8.
VIII Semana do Conhecimento Fundação Helena Antipoff.História da Matémática e a Educação Matemática:a postura do professor e as possibilidades pedagógicas. 2012. (Seminário).

9.
VIII Semana do Conhecimento Fundação Helena Antipoff.História da Educação: professor em foco. 2012. (Seminário).

10.
A história Indígena no Ensino de História. 2011. (Outra).

11.
IX Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia.Intelectuais católicos, saúde e educação em Minas Gerais (1923-1924). 2010. (Encontro).

12.
II Seminário Internacional de Estudiantes de Postgrado en Estudios Americanos.?Um tal feminismo católico?: o jornal, a igreja católica e as controvérsias entre visões conservadoras e progressistas sobre o feminismo em Belo Horizonte (1923-1934). 2009. (Seminário).

13.
XVI Encontro Regional de História da ANPUH.Entre a ciência e a religião: divulgação e popularização científica nos períodicos católicos de Belo Horizonte (1897/1930). 2008. (Simpósio).

14.
Novos materiais didáticos de História da Africa e cultural afro-brasileiras. 2007. (Outra).

15.
VII Encontro Regional Sudeste de História Oral Mémoria e Política.Historia Oral e Vídeo Documentário. 2007. (Encontro).

16.
Mostra Conhecimento e Ação.Exposição de Banners dos Alunos de História. 2005. (Seminário).

17.
Sessões Comentadas das Obras Literárias para candidatos aos processos Seletivos.A interface entre história e literatura. 2005. (Outra).

18.
XXIII Simpósio Nacional de História - História: Guerra e Paz.A cidade através dos anúncios de jornais. 2005. (Simpósio).

19.
I Simpósio de Mostra de Pesquisas Integradas do Instituto de Ciências Humanas."Diamantina Rupestre: Percepções e construções da paisagem nos períodod pr-e-colonial e colonial no Distrito Diamantino. 2004. (Simpósio).

20.
Uma história das olimpíadas e outras histórias gragas antigas. 2003. (Outra).

21.
Aspectos da Historiografia Colonial. 2002. (Outra).

22.
Diálogos Históricos. 2002. (Outra).

23.
História, cultura e arte da Grécia Antiga. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VALENTE, P. A.. Entrevista Candidatos à prefeitura de Ibirité. 2016. (Outro).

2.
VALENTE, P. A.. 1º Passeio Cultural à cidade de São João Del Rey e Tiradentes. 2014. (Outro).

3.
VALENTE, P. A.; OLIVEIRA, D. C. . 3º Semana UEMG. 2013. (Outro).

4.
COSTA, Fernanda J. ; FERREIRA, Léa ; VALENTE, P. A. . I Seminário Temático do Curso de Ciências Biológicas: Educação para Sustentabilidade. 2012. (Outro).

5.
BENFICA, W. A. ; ANTUNES, A. O. ; VALENTE, P. A. . I Seminário Temático do Curso de Pedagogia: Educação em Redes. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
José Geraldo Mendes. Uma reflexão teórica sobre os desafios do ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Polyana Aparecida Valente Vareto.

2.
Elaine Cristina da Silva e outras. Jogos e Brincadeiras: rupturas e permanências ao longo da história. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Polyana Aparecida Valente Vareto.

3.
Magali Patricia da Silva Oliveira. O percurso da Escola Particular na educação brasileira: gestão e qualidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Polyana Aparecida Valente Vareto.

4.
Kivia Tarina Reis e Natália Meireles Moura. História e Cultura Afro-Brasileira:análises das práticas docentes nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal de Sarzedo/MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Polyana Aparecida Valente Vareto.

5.
Jêisse Fernanda da Conceição e Paloma Amarha Costa de Olivei. Relações de gênero na Educação Infantil: análises de concepções e práticas docentes em uma escola da rede municipal de contagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Polyana Aparecida Valente Vareto.

6.
Dangela Pereira Gonçalves e Izabel Cristina da Silva. Estudos sobre a relação social de alunos da etnia cigana em uma escola do município de Betim. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Polyana Aparecida Valente Vareto.

7.
Bianca Barbosa Santos e outras. As relações entre afetividade e ensino-aprendizagem na Educação Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Helena Antipoff. Orientador: Polyana Aparecida Valente Vareto.

8.
Poliana Campos Silva e outras. Os efeitos do bulliyng no ambiente escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Helena Antipoff. Orientador: Polyana Aparecida Valente Vareto.

9.
Michelle Cardoso Guedes e outros. O Perfil e as Expectativas dos jovens, adultos e idosos que inciam ou retomam o processo de escolarização na Educação de Jovens e Adultos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira. Orientador: Polyana Aparecida Valente Vareto.

10.
Karine Michelle. A utilização dos jogos como recurso pedagógico na educação infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira. Orientador: Polyana Aparecida Valente Vareto.

11.
Bianca B. Santos e outras. Pedagogia afetiva e suas contribuições para a educação nas séries iniciais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira. Orientador: Polyana Aparecida Valente Vareto.

12.
Telma Cristina Coelho e outras. Inclusão Digital no espaço escolar: análise do uso da tecnologia como recurso pedagógico nas séries iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal Valério Ferreira Palhares. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira. Orientador: Polyana Aparecida Valente Vareto.

13.
Jeane Fernandes Goulart e outras. Educação para o trânsito na escola básica: necessidade e possibilidades de transversalidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira. Orientador: Polyana Aparecida Valente Vareto.

14.
Irléa Gomes e outras. Como o desenho animado pode ser trabalhado ou transformado em temas escolares: um estudo de caso na Educação Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira. Orientador: Polyana Aparecida Valente Vareto.

15.
Vanessa Santos. A importância do brincar na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Helena Antipoff. Orientador: Polyana Aparecida Valente Vareto.

16.
Carine Coimbra. A construção de gênero no ensino fundamental em Belo Horizonte. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Helena Antipoff. Orientador: Polyana Aparecida Valente Vareto.

17.
Wania Matias de Oliveira. O aluno autista e a inclusão escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Helena Antipoff. Orientador: Polyana Aparecida Valente Vareto.

Iniciação científica
1.
Ana Luisa Ennes Murta e Sousa. A História de Vida de Vírginia Schall: uma trajetória da educação em saúde e saúde coletiva. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Centro de Pesquisas René Rachou Fiocruz Minas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Polyana Aparecida Valente Vareto.

2.
Luiza Lima Dias. A história de vida de Virgínia Schall: uma trajetória da educação em saúde e saúde coletiva. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Centro de Pesquisas René Rachou Fiocruz Minas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Polyana Aparecida Valente Vareto.

3.
Ana Clara Diegues Castilho. Os Clubes de Saúde e Puericultura da Escola Normal Sandoval Soares de Azevedo: Associativismo feminino, Educação e Saúde. Ibirité (1951- 1964). 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundo PAPq. Orientador: Polyana Aparecida Valente Vareto.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VALENTE, P. A.; OLIVEIRA, D. C. . 3º Semana UEMG. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 17:26:15