Candida de Souza

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  • Última atualização do currículo em 16/01/2019


É doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Saúde da Universidade de Brasília e mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É coordenadora adjunta do Centro de Referência em Direitos Humanos Marcos Dionísio; conselheira do Conselho de Direitos Humanos e Cidadania do RN; membro do Observatório da População Infantojuvenil em Contextos de Violência e do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura e professora da Escola Nacional de Socioeducação. Atua nas áreas de Direitos Humanos, Psicologia Social Comunitária, políticas públicas, com os temas sistema socioeducativo, violência urbana, escolarização, crianças, adolescentes e jovens em contextos de vulnerabilidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Candida de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, C.;Souza, Candida de

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Pró-Reitoria de Extensão, Centro de Referência em Direitos Humanos.
Predio da Reitoria, 1º Andar - Campus UFRN 59.000.000 / Natal - RN
Lagoa Nova
59078380 - Natal, RN - Brasil
Telefone: (84) 33422272
URL da Homepage: www.ufrn.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
com período sanduíche em Universidad Autónoma de Madrid (Orientador: Alberto Rosa Rivero).
Título: ?A gente nasceu bandido e vai morrer bandido??: trajetórias de criminalização e escolarização de adolescentes privados de liberdade, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Daniele Nunes Henrique Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Desenvolvimento cultural; Adolescência; Materialismo histórico dialético; Sistema socioeducativo; Escolarização.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2010 - 2012
Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Na fronteira da exclusão: ações de enfrentamento à violência na juventude,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Ilana Lemos de Paiva.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Direitos Humanos.
2009 - 2009
Especialização em Gestão Universitária. (Carga Horária: 380h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: O REUNI na percepção dos servidores técnico-administrativos.
Orientador: Nostradamus Lins.
2005 - 2009
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Aproximação teórica ao Protocolode Istambul. (Carga horária: 18h).
International Bar Association, IBA, Inglaterra.
2014 - 2014
Extensão universitária em Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Socioeducação. (Carga horária: 60h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2010 - 2010
Qualidade nas relações humanas. (Carga horária: 180h).
Escola CETEB de Jovens e Adultos, CETEB, Brasil.
2010 - 2010
Preparação de ator para o audiovisual. (Carga horária: 20h).
Núcleo de Produção Digital, NPD, Brasil.
2009 - 2009
Jornada Formativa de Direitos Humanos. (Carga horária: 16h).
Secretaria Nacional de Segurança Pública, SENASP, Brasil.
2009 - 2009
Informática Institucional. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Escola que protege: fortalecendo a rede de garantia dos direitos. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Estudante de doutorado, Enquadramento Funcional: Estudante de doutorado, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora - Curso de Docência na Socioeducação, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora no Programa de Pós-Graduação, Carga horária: 10

Atividades

07/2013 - 11/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Adolescência 1 (código 124087)

CEAG - Universidade de Brasília, CEAG/UNB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Conteudista Escola Nacional de Socioeducação, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Conteudista da Escola de Conselhos do DF

Atividades

2013 - 2013
Ensino, Formação de Conselheiros Tutelares do DF, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Direitos da Infância e Adolescência

Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do DF, CEDECA/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Conteudista Curso de Capacitação do SINASE
Outras informações
Elaboração da matriz curricular do Curso de Capacitação dos Servidores do Sistema Socioeducativo do DF

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Professora Curso de Capacitação SINASE, Carga horária: 20
Outras informações
Professora do Curso de Capacitação de Servidores do Sistema Socioeducativo do DF


Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente em Administração - PROEX, Carga horária: 40
Outras informações
Lotação: Pró-Reitoria de Extensão

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro fundador do OBIJUV, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-Coordenadora do CRDH, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Vice-Coordenadora da Formação SINASE, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Estudante de mestrado, Enquadramento Funcional: Estudante de mestrado, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Estudante de graduação, Enquadramento Funcional: Estudante de graduação, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aluna voluntária de iniciação científica, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Estudante de Psicologia, Enquadramento Funcional: Membro do NESCIA, Carga horária: 20

Atividades

09/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Editora Universitária da UFRN, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Editorial.
09/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Gestora.
03/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Extensão, Centro de Referência em Direitos Humanos.

Cargo ou função
Membro do Conselho Consultivo do CRDH.
10/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Extensão, .

10/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Psicologia.

07/2008 - 09/2008
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.

Atividade realizada
Monitora do curso de extensão "Escola que protege".
09/2007 - 10/2007
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.

Atividade realizada
Pesquisadora da Pesquisa Censitária sobre População em Situação de Rua - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e META/RS.

Coordenadoria de Direitos Humanos e Defesa das Minorias, CODEM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Prestação de Serviços em Psicologia, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária (extracurricular), Carga horária: 20

Atividades

05/2009 - 09/2009
Treinamentos ministrados , Coordenadoria de Direitos Humanos e Defesa das Minorias, .

Treinamentos ministrados
Oficinas A formação política como estratégia de prevenção ao comportamento de risco juvenil (60h)

Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social do Município de Natal, SEMTAS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientadora Social da SEMTAS, Carga horária: 20

Atividades

2007 - 2008
Estágios , Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social do Município de Natal, .

Estágio realizado
Orientadora Social da SEMTAS, no projeto [00:26, 2/1/2018] Candida de Souza: Agente Jovem para o Desenvolvimento Social e Humano.

Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Pú, ABMP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Conselheira, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Consultivo, Carga horária: 4


Conselho Estadual dos Direitos Humanos e Cidadania, COHEDUCI, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Conselheira, Enquadramento Funcional: Membro do COHEDUCI, Carga horária: 4


Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social - RN, SESED/RN, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Conselheira, Enquadramento Funcional: Membro da Câmara Técnica de Análise de Crimes
Outras informações
Membro da Câmara Técnica de Análise de Crimes Violentos Letais Intencionais da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do RN



Linhas de pesquisa


1.
Direitos Humanos / Violência Urbana
2.
Infância, Adolescência e Juventude


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Psicologia e políticas públicas: saúde e desenvolvimento em contextos de vulnerabilidade social (PROCAD)
Descrição: O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte propõe um convênio de cooperação acadêmico-científica com o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria/RS e com o Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento e Saúde da Universidade de Brasília. Esse intercâmbio objetiva o estabelecimento de redes de pesquisa nacionais, qualificação dos docentes e discentes envolvidos, assim como a consolidação do PPG de Santa Maria/RS, o incremento das ações em redes de cooperação para as demais instituições envolvidas. O foco de pesquisa é a atuação do psicólogo no campo das políticas sociais. Fenômeno amplo, que permite diversos tipos de apreensão e análise, foi escolhido por ser figura comum nos estudos desenvolvidos pelas instituições envolvidas, mesmo considerando as diferentes perspectivas de abordagem ao tema. Além disso, a prática psicológica com populações que padecem das sequelas da questão social tem levantado questões importantes para a Psicologia como ciência e profissão, inclusive acerca de sua identidade profissional, compromisso social, e adequabilidade de práticas. Desse modo, o presente projeto apresenta o tema geral de pesquisa em torno do qual esse convênio se desdobrará em forma de ações de cooperação acadêmica, metas e produtos consequentes da consolidação da rede de pesquisa e cooperação. Pretende-se, assim, além de fortalecer parcerias acadêmico-científicas, contribuir para o debate e avançar na produção de conhecimento sobre essa área de investigação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
A Psicologia e as políticas públicas: novos estudos

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ilana Lemos de Paiva em 21/04/2018.
Descrição: O campo das políticas públicas tem absorvido cada vez mais psicólogos. Uma vez que sua inserção se deu pela via das políticas de saúde, hoje a Psicologia tem atuado junto a diversos outros setores públicos como na Assistência Social, Mobilidade Urbana e Direitos Humanos. Como essa expansão aconteceu de forma relativamente rápida, o mesmo processo não foi visto na produção científica que pudesse subsidiar essa nova prática. Visando superar essa lacuna, em 2006 foi criado o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) pelo Conselho Federal de Psicologia. Seu objetivo central é produzir referências qualificadas que orientem a prática do psicólogo no campo das politicas públicas. Para tanto, o CREPOP empreende um amplo mapeamento em todo o território nacional, buscando identificar as práticas desenvolvidas por psicólogos nos diversos âmbitos das políticas públicas. Este projeto de pesquisa vem dar continuidade a um conjunto de análises dos dados levantados pelo CREPOP no que se refere aos modelos de atuação e sua articulação com os princípios e diretrizes das políticas em questão. O trabalho a ser realizado contempla três setores diferentes das políticas: segurança pública e Política Nacional do Idoso (dados coletados em 2011) e políticas voltadas para população de rua (dados que serão coletados em 2012). Os dados a serem analisados referem-se aos seguintes aspectos: o papel do psicólogo na política pública, o contexto no qual está inserido, dados da atuação cotidiana (teorias e conceitos utilizados, atividades desenvolvidas, prática multiprofissional, rede de referência e contra-referência e condições de trabalho) e informações complementares (implicações éticas do trabalho, formação acadêmica e capacitação profissional). As informações serão sistematizadas utilizando-se o software QDA Miner v.3.2 e pretende-se realizar os seguintes passos: Leitura integral dos relatórios; construção de um quadro com as categorias que emergiram da leitura integral; codificação dos dados a partir do quadro de categorias; análise de juízes sobre a categorização realizada; quantificação das ocorrências de cada categoria e eleição de trechos ilustrativos. Para cada ciclo de pesquisa será elaborado um relatório final, que terão como embasamento teórico-metodológico as referências marxianas (e.g., Kosik, 1969; Lukács, 1979; Marx, 1986). O projeto será desenvolvido com financiamento do Conselho Federal de Psicologia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (5) .
Integrantes: Candida de Souza - Integrante / Ilana Lemos de Paiva - Coordenador / Isabel Fernandes de Oliveira - Integrante / Ana Vládia Holanda Cruz - Integrante / Oswaldo Hajime Yamamoto - Integrante / Candida Dantas - Integrante / Pablo Seixas - Integrante / Fellipe Coelho Lima - Integrante / Ana Ludmila Freire Costa - Integrante.
2010 - 2012
Na fronteira da exclusão: ações de enfrentamento à violência na juventude de Felipe Camarão
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Candida de Souza - Coordenador / Ilana Lemos de Paiva - Integrante.
2010 - Atual
Caracterização da violência contra crianças e adolescentes no estado do Rio Grande do Norte
Descrição: TRATA-SE DE UM LEVANTAMENTO DAS CARACTERÍSTICAS DA VIOLAÇÃO DE DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, NO MUNICÍPIO DE NATAL/RN, DESDE QUANDO FOI CRIADO O SOS-CRIANÇA, EM 1992, ATÉ O ANO DE 2009, TENDO COMO OBJETO DE ANÁLISE AS PLANILHAS DE ATENDIMENTO DO SOS-CRIANÇA..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Candida de Souza - Integrante / Ilana Lemos de Paiva - Integrante / Herculano Ricardo Campos - Coordenador / Martha Emanuela Soares da Silva - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Bolsa.
2008 - 2009
Abuso e Exploração Sexual Comercial de crianças e adolescentes: O Estado da Arte da pesquisa em Psicologia
Descrição: O propósito deste trabalho é realizar uma pesquisa documental denominada Estado da Arte ou Estado do Conhecimento , tendo por fonte primeira de informação os trabalhos produzidos nos programas de pós-graduação em psicologia no Brasil, em nível de mestrado e doutorado, além de periódicos da referida área. O objetivo da pesquisa é realizar um mapeamento, discussão e organização da produção relacionada ao tema exploração sexual comercial (ESC) de crianças e adolescentes, na área da psicologia. Para o alcance desse objetivo, estamos perseguindo as seguintes questões: Que concepções de exploração sexual comercial fundamentam os trabalhos? Como o fenômeno da exploração sexual contra crianças e adolescentes é abordado? Quais as concepções teóricas e metodológicas subjacentes? Existe coerência entre teoria, método e possíveis práticas descritas nestes trabalhos? Existem diálogos com as políticas públicas que abordam a temática? Existem diálogos com outras áreas do conhecimento que se ocupam do tema? Esta pesquisa ampara-se e justifica-se na importância existente nos balanços do estado do conhecimento vigentes numa determinada área de pesquisa. Este tipo de pesquisa pode detectar teoria e método dominantes, pôr em relevo aspectos do objeto de estudo, desvendar em que medida pesquisas recentes relacionam-se com anteriores, além de progredir na compreensão do objeto de estudo pela ampliação ao que já se conhece ou da superação de concepções anteriores (Angelucci, Kalmus, Paparelli & Patto 2004; Ferreira, 2002). Assim, a pesquisa tem a possibilidade de clarificar continuidades e descontinuidades teórico-metodológicas na produção do conhecimento na área, a não cristalização do saber, além de legitimar a instituição pesquisa como lócus de constante movimento e construção de novos saberes e caminhos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Candida de Souza - Integrante / Rosângela Francischini - Coordenador / Leonardo Cavalcante de Araújo Mello - Integrante.
2008 - 2008
Proposta de revisão da técnica de Zulliger de aplicação coletiva
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2007
Avaliação da população de crianças com altas habilidades cognitivas na área urbana de Recife (PE) e Natal (RN).
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo obter uma melhor caracterização das crianças com altas habilidades/superdotação, atendidas no Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) do Estado do Rio Grande do Norte e da Cidade de Recife. A inserção destas crianças no sistema de escolarização é tema relevante tanto para o contexto mais amplo da educação em geral quanto para o contexto mais específico da educação especial. No que diz respeito à educação especial, as atenções usualmente convergem para os sub-grupos de crianças com déficits de desenvolvimento de diferentes naturezas, enquanto outro sub-grupo de crianças igualmente diferenciadas em relação aos padrões dominantes de desenvolvimento, quais sejam aquelas crianças com um diferencial para mais em relação a determinado conjunto-padrão de competências e habilidades diversas, são excluídas do enfoque da educação especial, negligenciando-se os fatores de risco aos quais tais crianças estão expostas. Sendo assim, propõe-se uma avaliação destas crianças abarcando os domínios das habilidades cognitivas, acadêmicas, bem como o mapeamento de aspectos sócio-afetivos, a saber, o auto-conceito como indivíduo e aluno, auto-estima, representações da criança em relação ao contexto escolar e sócio-familiar, bem como de seus pais e/ou responsáveis e professores em relação à criança...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
Memória de curto prazo em pessoas com síndrome de Down e sua relação com a escolaridade
Descrição: investigar o papel da escolaridade sobre a memória de curto prazo de pessoas com síndrome de Down, comparando aquelas que frequentam ou frequentaram escolas regulares com aquelas que frequentam ou frequentaram escolas especiais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Candida de Souza - Integrante / Susana Maria Cardoso da Costa Lima - Integrante / Fabíola da Silva Albuquerque - Coordenador.
2005 - 2007
A apreciação musical infantil: aspectos da constituição da infância contemporâneano discurso de crianças na faixa etária entre 4 e 6 anos
Descrição: Pensar o processo de apreciação da produção cultural, de modo geral, e, mais especificamente, o processo de apreciação da produção cultural - musical - pela criança, do lugar teórico onde nos colocamos, significa assumir que essa produção é atravessada por sentidos que, veiculados pela mídia, principalmente a televisiva, constituem a subjetividade do ser humano. Sendo assim, o contato com a mídia acaba revelando a possibilidade de construção de um código comunicacional, com o qual os sujeitos podem se identificar uns com os outros, embora não se reconheçam entre si. Apesar disso, a forma como os sentidos das músicas atravessavam o discurso e a subjetividade infantil também está associada ao entrelaçamento das experiências pessoais de cada um. As outras referências de socialização, como a família e a escola, influenciam, de diversas maneiras, na apreciação da produção musical, através da aceitação ou da contraposição de tal apropriação, em diferentes graus; portanto, esse processo apresenta homologias e especificidades apreciativas. Com essa reflexão posta, estabelecemos como objeto de estudo a apreciação musical da criança. Nosso objetivo é investigar as vozes culturais que dialogam na construção da apreciação e apropriação musical infantil. Conforme sinalizado anteriormente, na ontogênese apreciativa musical, as mesmas vozes culturais que competem e dialogam na apreciação musical, contribuem para a legitimação ou questionamento dos lugares sociais atribuídos à infância. Em outras palavras, o ato de ouvir, cantar, dançar e imitar certas músicas e artistas, de atribuir certos sentidos e de consumir certos produtos não está dissociado da forma de experienciar a infância..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Candida de Souza - Integrante / Mariana Meira Pires Simonetti - Integrante / Rosângela Francischini - Coordenador.


Projetos de extensão


2013 - Atual
Juventudes e redes de vida: ações de enfrentamento à violência letal contra jovens no bairro de Felipe Camarão

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ilana Lemos de Paiva em 27/03/2013.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2013 - Atual
FAMILIARES E A LUTA PELA EFETIVIDADE DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO
Descrição: Esta proposta tem como objetivo o fortalecimento da atuação de familiares e comunidade no cumprimento das medidas socioeducativas de privação de liberdade pelas quais os adolescentes que cometem atos infracionais são responsabilizados. A metodologia utilizada faz uso de oficinas e grupos de discussão com os adolescentes e as famílias que promovem a sensibilização e conscientização dos direitos fundamentais que estão sendo violados dia após dia nas instituições de internação. A proposta também visa a construção de um mapa da situações de violação de direitos e um banco de dados sobre o sistema de atendimento socioeducativo de privação de liberdade que servirá de subsídio para outros estudos e ações com esse público..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Programa Lições de Cidadania de Educação em Direitos Humanos - Núcleo de Educação em Direitos Humanos Popular Infantojuvenil

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ilana Lemos de Paiva em 30/09/2012.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2012
Formação Continuada dos Operadores do Sistema de Atendimento Socioeducativo

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ilana Lemos de Paiva em 30/09/2012.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - Atual
Centro de Referência em Direitos Humanos

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ilana Lemos de Paiva em 30/09/2012.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2010 - Atual
Observatório da População Infantojuvenil em Contextos de Violência
Descrição: As variadas formas de violência são, atualmente, umas das prioridades das agendas de políticas públicas de muitos governos democráticos e sociedade civil, além de diversas áreas de estudo, em que são abordadas as suas várias expressões e conseqüências tanto para o desenvolvimento dos indivíduos inseridos em um contexto de violência, quanto para a manutenção e equilíbrio dos contratos sociais vigentes. A violência pode ser definida (operacionalmente) como o uso da força (ou poder) objetivando alguma espécie de exclusão, abuso e aniquilamento do outro, seja um indivíduo, grupo, segmento social ou até mesmo uma nação. Uma vez encarada não como um fato isolado, mas sim como um fenômeno desencadeador de relações, a violência passa a exigir respostas e ações efetivas do poder público e da sociedade civil organizada. No entanto, parece que as respostas tem sido insuficientes, tendo em vista os alarmantes índices de expressão da violência, que atingem as diversas camadas e segmentos sociais, especialmente o público infantojuvenil. Desta forma, o desenvolvimento de políticas públicas e ações que promovam a cultura da convivência, privilegiando o respeito e o diálogo, bem como apontando perspectivas reais para construção de projetos de vida, é um dos desafios mais importantes tanto do poder público como da sociedade civil. Tendo em vista a problemática destacada, o presente projeto trata da implantação de um "Observatório da População Infantojuvenil em Contextos de Violência", no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O Observatório terá como finalidade contribuir para a visibilidade e fundamentação de ações de enfrentamento à violência contra a população infanto-juvenil do Rio Grande do Norte, através do desenvolvimento de estudos, pesquisas, e prestação de serviços direcionados à comunidade. A proposta visa, ainda, aumentar a capacitação científica dos colaboradores do projeto, alunos e professores, fomentando a formação em uma área extremamente impor.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Candida de Souza - Integrante / Ilana Lemos de Paiva - Coordenador / Herculano Ricardo Campos - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.
2009 - 2009
Comportamento de risco juvenil: a intersetorialidade como perspectiva de atuação
Descrição: A vivência de comportamentos de risco e a exposição constante à violência ameaçam não só a sobrevivência dos adolescentes e jovens, bem como prejudica seu bem-estar e perspectivas futuras, deixando sérias cicatrizes físicas, emocionais e psicológicas. Visando lançar luz sobre o problema, o presente projeto trata de estudo sobre o envolvimento de jovens, com idade entre 15 e 24 anos, moradores dos bairros mais violentos da cidade do Natal/RN, em comportamentos considerados de risco. Busca-se aproximar-se do público juvenil para análise da situação e proposição de soluções, visando, em última instância, reduzir os altos índices de mortalidade nessa faixa etária, nas comunidades estudadas. Propõe-se analisar que situações expõem os jovens à violência e como significam condutas de risco, para, assim, poder atuar na perspectiva da prevenção e pensar políticas juvenis mais eficazes.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Candida de Souza - Integrante / Ilana Lemos de Paiva - Integrante / Isabel Fernandes de Oliveira - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Outra.
2008 - 2008
Escola que protege: fortalecendo a rede de garantia dos direitos da criança e do adolescente no RN
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Candida de Souza - Integrante / Rosângela Francischini - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: REVISTA EXTENSÃO E SOCIEDADE


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Direitos Humanos.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Infância, Adolescência e Juventude.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Violência Urbana.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Desenvolvimento Humano e Cultura.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Escolar e Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende BemLê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Souza, Candida de2017Souza, Candida de; SILVA, DANIELE NUNES HENRIQUE . El sistema de atención socio-educativa en Brasil: contribuciones para un análisis crítico de la política. Revista sobre la infancia y la adolescencia, v. s.i., p. 64-77, 2017.

2.
SOUZA, C.2014SOUZA, C.; PAIVA, I. L. ; OLIVEIRA, I. F. ; MELLO, L. C. A. ; ALENCAR, V. S. . Formação política como uma forma de enfrentamento à violência na juventude. Revista de Psicologia Política, v. 14, p. 367-383, 2014.

3.
Souza, Candida de2012 Souza, Candida de; PAIVA, ILANA LEMOS DE . Faces da juventude brasileira: entre o ideal e o real. Estudos de Psicologia (UFRN), v. 17, p. 353-360, 2012.

4.
Lima, S. C.2009Lima, S. C. ; SOUZA, C. ; Leite, R. B. C. ; Alchieri, J. C. ; SILVA, R. H. ; ALBUQUERQUE, F. S. . Síndrome de Down: estudo exploratório da memória no contexto de escolaridade. Ciências & Cognição (UFRJ), v. 14, p. 35-46, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PAIVA, I. L. ; SOUZA, C. ; RODRIGUES, D. B. . Justiça juvenil: teoria e prática no sistema socioeducativo. 1. ed. Natal: EdUFRN, 2014. v. 1. 267p .

2.
PAIVA, I. L. ; SOUZA, C. ; VALENCA, D. A. ; ARAUJO, A. . Direitos humanos e práxis: experiências do CRDH/RN. 1. ed. Natal: EdUFRN, 2014. v. 1. 314p .

Capítulos de livros publicados
1.
SOUZA, C.. Socioeducação e perspectiva pedagógica: uma leitura da realidade a partir do olhar de professores. In: Cynthia Bisinoto. (Org.). Docência na Socioeducação: a experiência de um processo de formação continuada. 1ed.: , 2017, v. , p. 119-147.

2.
SOUZA, C.; PAIVA, I. L. ; SILVA, D. N. H. . OBIJUV: una estrategia de empoderamiento de la juventude en Brasil. In: Pere Soler; Jaume Bellera; Anna Planas. (Org.). Pedagogía Social, Juventud y Transformaciones Sociales. 1ed.Girona: , 2016, v. 1, p. 378-384.

3.
Côrtes, A. L. S. S. ; PAULA, L. A. L. ; RIBEIRO, A. B. ; GUIMARAES, L. C. C. V. ; SOUZA, C. . Inclusión escolar de los alumnos con necesidades educativas especiales: un estudio acerca del Instituto Federal del Amapá ? Campus Macapá/Brasil. In: Juan Luis Castejon Costa. (Org.). Psicología y Educación: Presente y Futuro. 1ed.Alicante: ACIPE, 2016, v. , p. 909-920.

4.
SOUZA, C.; SILVA, D. N. H. . La pedagogía de la cárcel: un análisis de la educación de adolescentes presos. In: Juan Luis Castejón Costa. (Org.). Psicología y Educación: Presente y Futuro. 1ed.: , 2016, v. , p. 1440-1446.

5.
RODRIGUES, D. S. ; SOUZA, C. . Atendimiento a los adolescentes autores de actos infraccionales en Brasil: implicaciones en la práctica del psicólogo. In: Juan Luis Castejón Costa. (Org.). Psicología y Educación: presente y futuro. 1ed.: , 2016, v. , p. 1480-1486.

6.
RODRIGUES, D. B. ; SOUZA, C. . La función de la escuela en las medidas de medio abierto para adolescentes en Brasil. In: Juan Luis Castejón Costa. (Org.). Psicología y Educación: presente y futuro. 1ed.: , 2016, v. , p. 2364-2369.

7.
SILVA, D. N. H. ; SOUZA, C. . O justiceiro e o menino: a educação é alternativa para a (des)criminalização da juventude?. In: Aluísio Ferreira de Lima; Deborah Christina Antunes; Marcelo Gustavo Aguilar Calegare. (Org.). A Psicologia Social e os atuais desafios ético-políticos no Brasil. 1ed.Porto Alegre: ABRAPSO, 2015, v. 1, p. 237-256.

8.
MEDEIROS, F. C. ; PAIVA, I. L. ; SOUZA, C. ; SANTOS, L. I. C. ; VALENCA, D. A. ; RODRIGUES, D. B. ; ALMEIDA, H. T. . A vigência do Sinase no RN: uma experiência de extensão com adolescentes e familiares. In: Paiva, I. L.; Souza, C.; Rodrigues, D. B.. (Org.). Justiça juvenil: teoria e prática no sistema socioeducativo. 1ed.Natal: EdUFRN, 2014, v. 1, p. 185-204.

9.
SOUZA, C.; PAIVA, I. L. . Por uma nova política de Direitos Humanos: a experiência do CRDH/RN. In: Paiva, I. L.; Souza, C.; Valença, D. A.; Araújo, A.. (Org.). DIREITOS HUMANOS E PRÁXIS: EXPERIÊNCIAS DO CRDH/RN. 1ed.Natal: EdUFRN, 2014, v. 1, p. 41-66.

10.
SOUZA, C.; PAIVA, I. L. ; OLIVEIRA, I. F. . Que política é essa? Um olhar sobre as políticas de juventude no Brasil. In: Ilana Lemos de Paiva; Marlos Alves Bezerra; Geórgia Sibele Nogueira da Silva; Périsson Dantas do Nascimento. (Org.). Infância e Juventude em Contextos de Vulnerabilidades e Resistências. 1ed.São Paulo: Zagodoni, 2013, v. , p. 77-99.

11.
SOUSA, H. K. C. ; SOUZA, C. ; Alchieri, J. C. . Atualização da Técnica de Zulliger em aplicação Coletiva. In: Sonia Regina Pasian; Sonia Regina Loureiro; Flávia de Lima Osório; Erika Tieme Kato Okino. (Org.). Avaliação de Personalidade: Técnicas e Contextos Diversos. Ribeirão Preto: ASBRo, 2008, v. , p. 85-98.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PAIVA, I. L. ; SOUZA, C. . Reflexões sobre juventude, violência e políticas sociais.. Revista Potiguar de Direitos Humanos, p. 25 - 27.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PAIVA, I. L. ; SOUZA, C. ; RODRIGUES, D. B. ; NASCIMENTO, M. V. N. . El sistema de justicia de jóvenes en Brasil: una experiencia con familiares de adolescentes del Rio Grande del Norte. In: 8º Congresso Internacional CEISAL, 2016, Salamanca, Espanha. ANAIS do 8º CEISAL, 2016.

2.
SOUZA, C.; MEDEIROS, F. C. ; PAIVA, I. L. . Violências contra a juventude: o enfrentamento é possível?. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE PSICOLOGIA SOCIAL DA ABRAPSO, 2011, Recife. XVI ENCONTRO NACIONAL DE PSICOLOGIA SOCIAL DA ABRAPSO, 2011.

3.
SOUSA, H. K. C. ; SOUZA, C. ; Alchieri, J. C. ; MAFRA, J. M. F. C. . Lesiones en la corteza cerebral: Un estudio de caso de evaluación neuropsicológica. In: 10 Congreso Virtual de Psiquiatría, 2009. 10 Congreso Virtual de Psiquiatría. Interpsiquis, 2009.

4.
SOUZA, C.; PAIVA, I. L. ; MELLO, L. C. A. ; OLIVEIRA, I. F. . JOVENS EM CONTEXTOS DE VIOLÊNCIA NO RIO GRANDE DO NORTE. In: Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2009, Rio de Janeiro. Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2009.

5.
MELLO, L. C. A. ; SOUZA, C. ; MINCHONI, T. . ESTUDO CONCEITUAL EM PSICOLOGIA ACERCA DO ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. In: VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2009, Rio de Janeiro. VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2009.

6.
SOUZA, C.; SOUSA, H. K. C. ; Alchieri, J. C. . PROPOSTA DE REVISÃO DO MÉTODO DE ZULLIGER ? FORMA COLETIVA. In: XVI Semana de Humanidades, 2008, Natal. Anais da XVI Semana de Humanidades, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, C.. O desafio do enfrentamento à violência na juventude. In: VIII Simpósio Brasileiro de Psicologia Política - crise e insurgência: controle da subversão e subversão do controle, 2014, Goiás. Anais do VIII Simpósio Brasileiro de Psicologia Política - crise e insurgência: controle da subversão e subversão do controle, 2014. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, C.. Ações de enfrentamento à violência na juventude no bairro de Felipe Camarão. In: XVII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2013, Floripa. Anais do XVII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2013. v. 1.

2.
ARAUJO, C. M. ; SOUZA, C. ; COSTA, D. L. ; CUNHA, R. D. T. . Relações de gênero no sistema de garantia de direitos: desafios ao atendimento. In: XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2013, João Pessoa. Anais do XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2013. v. 1.

3.
SOUZA, C.; OLIVEIRA, M. C. S. L. . O papel dos grupos focais no levantamento de demandas de formação de profissionais do sistema socioeducativo. In: XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2013, João Pessoa. Anais do XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2013.

4.
CUNHA, R. D. T. ; SOUZA, C. . O atendimento às adolescentes privadas de liberdade na cidade do Natal. In: XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2013, João Pessoa. Anais do XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2013.

5.
SOUZA, C.; PAIVA, I. L. . A experiência do Centro de Referência em Direitos Humanos como um mecanismo de proteção dos direitos. In: III Seminario Latino-Americano de Direitos Humanos, 2012, Brasília. III Seminario Latino-Americano de Direitos Humanos, 2012.

6.
MELLO, L. C. A. ; SOUZA, C. ; PAIVA, I. L. . Formação política e enfrentamento à violência na juventude. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE PSICOLOGIA SOCIAL DA ABRAPSO, 2011, Recife. Livro de resumos XVI ENCONTRO NACIONAL DE PSICOLOGIA SOCIAL DA ABRAPSO, 2011.

7.
MEDEIROS, F. C. ; SOUZA, C. ; BEZERRA, M. A. ; PAIVA, I. L. . A relação drogadição-violência sob a perspectiva dos jovens residentes na periferia de Natal-RN. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE PSICOLOGIA SOCIAL DA ABRAPSO, 2011, Recife. XVI ENCONTRO NACIONAL DE PSICOLOGIA SOCIAL DA ABRAPSO, 2011.

8.
MEDEIROS, F. C. ; SOUZA, C. ; PAIVA, I. L. . Drogadição e suas questões sob perspectiva dos jovens da periferia de Natal-RN. In: 7º Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. 7º Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011.

9.
SOUZA, C.; COSTA, L. R. ; CABRAL, L. ; PAIVA, I. L. ; OLIVEIRA, I. F. . Oficinas com jovens em contextos de violência: a prevenção é possível?. In: I Seminário Nacional sobre infância, juventude e políticas públicas, 2011, João Pessoa. I Seminário Nacional sobre infância, juventude e políticas públicas, 2011.

10.
SOUZA, C.; MELLO, L. C. A. ; FRANCISCHINI, R. . Produção do conhecimento em Psicologia acerca do abuso sexual contra crianças e adolescentes. In: XX Congresso de Iniciação Científica, 2009, Natal. XX Congresso de Iniciação Científica, 2009.

11.
SOUSA, H. K. C. ; SOUZA, C. ; ARY, R. L. M. ; SILVA, N. G. ; ROCHA, E. A. ; ARAUJO, P. C. B. ; Alchieri, J. C. . PERFIL DOS ALCOOLISTAS DO CENTRO DE APOIO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS DO RN. In: VI Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2009, Belém. Anais do VI CONPSI, 2009.

12.
SOUZA, C.; MELLO, L. C. A. ; FRANCISCHINI, R. . ESTUDO CONCEITUAL EM PSICOLOGIA ACERCA DO ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS. In: VI Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2009, Belém. Anais do VI CONPSI, 2009.

13.
SOUZA, C.; NEVES, A. C. V. ; RODRIGUES, D. B. . ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA NO RIO GRANDE DO NORTE. In: VI Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2009, Belém. Anais do VI CONPSI, 2009.

14.
SOUZA, C.; MELLO, L. C. A. ; SOUSA, H. K. C. . VIOLÊNCIAS CONTRA A LIVRE ORIENTAÇÃO SEXUAL. In: VI Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2009, Belém. Anais do VI CONPSI, 2009.

15.
PAIVA, I. L. ; OLIVEIRA, I. F. ; SOUZA, C. ; RODRIGUES, D. B. ; COSTA, L. R. ; CABRAL, L. ; OLIVEIRA, M. L. C. . A formação política como estratégia de prevenção ao comportamento de risco juvenil. In: XV Encontro Nacional da ABRAPSO, 2009, Maceió. XV Encontro Nacional da ABRAPSO, 2009.

16.
SOUZA, C.; Alchieri, J. C. ; SOUSA, H. K. C. . Atualização da Técnica de Zulliger de Aplicação Coletiva.. In: VII SEMANA NORTE-RIOGRANDENSE DE PSICOLOGIA/II Jornada de Psicologia da UFRN, 2008, Natal. Anais Temas Livres, 2008.

17.
Lima, S. C. ; SOUZA, C. ; Leite, R. B. C. ; SILVA, R. H. ; Alchieri, J. C. ; ALBUQUERQUE, F. S. . PROGRESS IN AN AUDITORY WORD RECOGNITION TASK WITH DOWN SYNDROME SUBJECTS.. In: I IBRO/LARC CONGRESS OF NEUROSCIENCES OF LATIN AMERICA, CARIBBEAN AND IBERIAN PENINSULA, 2008, Búzios. I IBRO/LARC CONGRESS OF NEUROSCIENCES OF LATIN AMERICA, CARIBBEAN AND IBERIAN PENINSULA, 2008.

18.
SOUZA, C.; FRANCISCHINI, R. . Abuso sexual contra crianças: um estudo conceitual na produção científica em Psicologia. In: XIX Congresso de Iniciação Científica, 2008. XIX Congresso de Iniciação Científica, 2008.

19.
SOUZA, C.. O SERVIÇO DE PSICOLOGIA EM DIREITOS HUMANOS. In: VII SEMANA NORTE-RIOGRANDENSE DE PSICOLOGIA/II Jornada de Psicologia da UFRN, 2008, Natal. Anais Conhecendo para Integrar, 2008.

20.
SOUZA, C.; HAZBOUN, A. M. ; SIMONETTI, M. M. P. ; ROCHA, E. A. ; ARAUJO, P. C. B. . A MÚSICA COMO PROCESSO CATÁRTICO DE UM INDIVÍDUO EM CRISE. In: V Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2007, Maceió. Anais do V CONPSI, 2007.

21.
SOUZA, C.; SIMONETTI, M. M. P. ; ARAUJO, P. C. B. ; HAZBOUN, A. M. ; MEDEIROS, F. A. . A AMIZADE: UM ESTUDO SOBRE AS DIFERENTES CONCEPÇÕES AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO. In: V Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2007, Maceió. Anais do V CONPSI, 2007.

22.
FRANCISCHINI, R. ; PATINO, J. F. ; SIMONETTI, M. M. P. ; SOUZA, C. . A APRECIAÇÃO MUSICAL INFANTIL ? ASPECTOS DA CONSTITUIÇÃO DA INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA NO DISCURSO DE CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 4 E 6 ANOS. In: V Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, 2007, Maceió. Anais do V CONPSI, 2007.

23.
SOUZA, C.; SIMONETTI, M. M. P. ; HAZBOUN, A. M. ; ARAUJO, P. C. B. ; MEDEIROS, F. A. . Um estudo sobre as concepções da amizade durante a adolescência. In: XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2007, Florianópolis. Anais da XXXVII Reunião Anual da SBP, 2007.

24.
FRANCISCHINI, R. ; SOUZA, C. ; PATINO, J. F. ; SIMONETTI, M. M. P. . Apreciação musical infantil: aspectos da constituição da infância contemporânea no discurso de crianças entre 4 e 6 anos. In: XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2007, Florianópolis. Anais da XXXVII Reunião Anual da SBP, 2007.

25.
PATINO, J. F. ; FRANCISCHINI, R. ; SIMONETTI, M. M. P. ; SOUZA, C. . "Era uma casa muito engraçada...": músicas para crianças, músicas apreciadas pelas crianças.. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica, 2007, Natal. Anais do XVIII Congresso de Iniciação Científica, 2007.

26.
SOUZA, C.; HAZBOUN, A. M. ; SIMONETTI, M. M. P. . A influência da música no desenvolvimento do adolescente. In: XV Semana de Humanidades, 2007, Natal. Anais da XV Semana de Humanidades, 2007.

27.
HAZBOUN, A. M. ; SOUZA, C. ; SIMONETTI, M. M. P. ; ARAUJO, P. C. B. ; MEDEIROS, F. A. . A AMIZADE: UM ESTUDO SOBRE AS DIFERENTES CONCEPÇÕES. In: XIV Semana de Humanidades, 2006, Natal. Anais da XIV Semana de Humanidades, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, C.; PAIVA, I. L. ; SILVA, D. N. H. . OBIJUV: una estrategia de empoderamiento de la juventud en Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SOUZA, C.. El sistema de justicia de jóvenes en Brasil: uma experiência com familiares de adolescentes del Rio Grande do Norte. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOUZA, C.; SILVA, D. N. H. . CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Souza, Candida de. Psicologia e Direitos Humanos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SOUZA, C.. A Psicologia e o debate sobre direitos humanos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SOUZA, C.. El sistema de atendimiento socio-educativo en Brasil: contribuciones para un análisis crítico de su política. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOUZA, C.. O desafio do enfrentamento à violência na juventude. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SOUZA, C.. Ações de enfrentamento à violência na juventude no bairro de Felipe Camarão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CUNHA, R. D. T. ; SOUZA, C. . O atendimento às adolescentes privadas de liberdade na cidade do Natal. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
OLIVEIRA, M. C. S. L. ; ARAUJO, C. M. ; SOUZA, C. ; COSTA, D. L. . Relações de gênero no sistema de garantia de direitos: desafios ao atendimento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SOUZA, C.; OLIVEIRA, M. C. S. L. . O papel dos grupos focais no levantamento de demandas de formação de profissionais do sistema socioeducativo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SOUZA, C.. Crise da cidade e identidades juvenis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SOUZA, C.. Metodologias grupais em socioeducação: pesquisa e intervenção. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CRUZ, L. C. X. ; SOUZA, C. ; Feffermann, M ; COSTA, M. B. . Jovens e a Lei na vigência do Estado Penal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
SOUZA, C.; PAIVA, I. L. . A experiência do Centro de Referência em Direitos Humanos como um mecanismo de proteção dos direitos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SOUZA, C.; MEDEIROS, F. C. ; PAIVA, I. L. . Violências contra a juventude: o enfrentamento é possível?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SOUZA, C.; COSTA, L. R. ; CABRAL, L. ; PAIVA, I. L. ; OLIVEIRA, I. F. . Oficinas com jovens em contextos de violência: a prevenção é possível?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
RODRIGUES, D. B. ; SOUZA, C. . Protagonismo juvenil e a construção de projetos de vida. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
SOUZA, C.; NEVES, A. C. V. ; RODRIGUES, D. B. . ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA NO RIO GRANDE DO NORTE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SOUZA, C.; MELLO, L. C. A. ; SOUSA, H. K. C. . Violências contra a livre orientação sexual. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
PAIVA, I. L. ; OLIVEIRA, I. F. ; SOUZA, C. ; RODRIGUES, D. B. ; COSTA, L. R. ; CABRAL, L. ; OLIVEIRA, M. L. C. . A formação política como estratégia de prevenção ao comportamento de risco juvenil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SOUSA, H. K. C. ; SOUZA, C. ; ARY, R. L. M. ; SILVA, N. G. ; ROCHA, E. A. ; ARAUJO, P. C. B. ; Alchieri, J. C. . Perfil dos alcoolistas do Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas do RN. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
MELLO, L. C. A. ; SOUZA, C. ; FRANCISCHINI, R. . Estudo conceitual em Psicologia acerca do abuso sexual contra crianças. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SOUZA, C.; MELLO, L. C. A. ; FRANCISCHINI, R. . Produção do conhecimento em Psicologia acerca do abuso sexual contra crianças e adolescentes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SOUZA, C.; SOUSA, H. K. C. ; Alchieri, J. C. . Atualização da Técnica de Zulliger de Aplicação Coletiva. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
SOUZA, C.. Programa Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano - Bairro Dix-Sept Rosado - Natal. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
SOUZA, C.; HAZBOUN, A. M. ; SIMONETTI, M. M. P. . A influência da música no desenvolvimento do adolecente. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
SOUZA, C.; HAZBOUN, A. M. ; SIMONETTI, M. M. P. ; ARAUJO, P. C. B. ; MEDEIROS, F. A. . Um estudo sobre as concepções da amizade durante a adolescência. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
SOUZA, C.. Conhecendo... Para integrar: Programa Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano - Bairro Dix Sept Rosado - Natal. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ALMEIDA, A. N. ; SOUZA, C. ; RODRIGUES, D. B. ; MEDEIROS, F. C. ; PAIVA, I. L. ; CABRAL, L. ; OLIVEIRA, N. M. ; SANTOS, S. N. ; MINCHONI, T. . Vozes: que pensam os/as adolescentes sobre os atos infracionais e as medidas socioeducativas - vozes sobre violência juvenil, prátiicas restaurativas, responsabilização e paz. Rio de Janeiro: Terre des Hommes, 2014 (Capítulo de livro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SOUZA, C.. Tutora do Curso Docência na Socioeducação. 2015.

2.
SOUZA, C.. Conteudista da Escola Nacional de Socioeducação. 2015.

3.
SOUZA, C.. Elaboração da matriz curricular do Curso de Capacitação dos Servidores do Sistema Socioeducativo do DF. 2013.

4.
SOUZA, C.. Conteudista da Escola de Conselhos do DF. 2013.

5.
SOUZA, C.. Professora da Escola de Conselhos do DF. 2013.

6.
SOUZA, C.. Professora do Curso de Capacitação dos Servidores do Sistema Socioeducativo do DF. 2013.

Trabalhos técnicos
1.
SOUZA, C.. Avaliação de poster no XIX Encontro Nacional da ABRAPSO. 2017.

2.
SOUZA, C.. Juventudes e redes de vida: ações de enfrentamento à violência letal contra jovens no bairro de Felipe Camarão. 2012.

3.
SOUZA, C.. Elaboração do projeto do Centro de Referência em Direitos Humanos da UFRN. 2011.

4.
SOUZA, C.; PAIVA, I. L. ; RODRIGUES, D. B. ; CRUZ, A. V. H. . Curso de Formação Continuada dos Operadores do Sistema de Atendimento Socioeducativo. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOUZA, C.. E aí, candidato? Em pauta: Crianças e adolescentes natalenses. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, C.. Simpósio Nacional em Socioeducação: a escolarização e o atendimento socioeducativo em perspectiva. 2017. (Membro do Comitê Científico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GOES, R. T.; SANTOS, R. A.; SOUZA, C.. Participação em banca de Lucas Wallace Ferreira dos Santos. A ideia de justiça no comunismo pós-marxista radical: a dialética da criança e do homem cuja orelha cresceu. 2017. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
OLIVEIRA, I. F.; SOUZA, C.; SILVA JUNIOR, N. G. S. E.. Participação em banca de Rebecka Wanderley Tannuss. Política criminal e sistema prisional: a atuação dos psicólogos nas prisões paraibanas. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Qualificações de Mestrado
1.
SOUZA, C.; PAIVA, I. L.. Participação em banca de Luna Pinheiro Vale. Rede Juventude Viva: enfrentamento ao extermínio da juventude. 2017.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, L. W. F.; VERAS, E. V. C. O.; SOUZA, C.. Participação em banca de Camila Oliveira Santos.13 reasons why e a invizibilização da questão de gênero: o papel do cinema no ensino jurídico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
SANTOS, L. W. F.; VERAS, E. V. C. O.; SOUZA, C.. Participação em banca de Ruali Borges Pinto.A (im) possibilidade da ação de restituição do poder familiar aos pais em situaçãi de dependência química. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
SOUZA, C.; SANTOS, L. W. F.; SIQUEIRA, M.. Participação em banca de Aimê Fonseca Peixoto.A perpetuação da cultura do estupro pela via estatal: a culpabilização da vítima nos casos de abuso sexual de meninas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
SOUZA, C.; Figueiredo, K. A.. Participação em banca de Tatiane Montalvão Rodrigues.O Serviço Social e as medidas socioeducativas: um olhar sobre a garantia de direitos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Católica de Brasília.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A Psicologia Histórico-Cultural (Mini-curso). 2017. (Seminário).

2.
Diálogos cotidianos: A conjuntura nacional e suas implicações para a Psicologia. 2017. (Outra).

3.
II Seminário PROCAD Psicologia & Políticas Públicas. 2017. (Seminário).

4.
Simpósio Nacional em Socioeducação: a escolarização e o atendimento socioeducativo em perspectiva.Simpósio Nacional em Socioeducação: a escolarização e o atendimento socioeducativo em perspectiva. 2017. (Simpósio).

5.
XIX Encontro Nacional da ABRAPSO. 2017. (Encontro).

6.
Congreso Internacional - XXIX Seminario Interuniversitario de Pedagogía Social.OBIJUV: una estrategia de empoderamiento de la juventud en Brasil. 2016. (Seminário).

7.
II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação. 2016. (Congresso).

8.
VIII Congreso Internacional de Psicología y Educación. Inclusión escolar de los alumnos con necesidades educativas especiales: un estudio acerca del Instituto Federal del Amapá?. 2016. (Congresso).

9.
XI Jornada de Projetos de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde.Formação e atuação em Psicologia Escolar. 2016. (Outra).

10.
A economia política da urbanização. 2014. (Seminário).

11.
VIII Simpósio Brasileiro de Psicologia Plítica. 2014. (Congresso).

12.
Abordagem a grupos vulneráveis. 2013. (Outra).

13.
Internação involuntária: limpeza social para a copa de 2014?. 2013. (Outra).

14.
O recrudecimento da homofobia e o avanço do conservadorismo no Brasil. 2013. (Outra).

15.
1º Encontro Nacional dos Centros de Referência em Direitos Humanos - SDH/PR. 2012. (Encontro).

16.
2º Encontro Nacional dos Centros de Referência em Direitos Humanos - SDH/PR. 2012. (Encontro).

17.
Conferência: memória e resistência, narrativas de um homem trans. 2012. (Outra).

18.
Dia de Debate Geral da ONU no Brasil: Crianças e Adolescentes e Migração. 2012. (Encontro).

19.
III Seminario Latino-Americano de Direitos Humanos.A experiência do Centro de Referência em Direitos Humanos como um mecanismo de proteção dos direitos. 2012. (Seminário).

20.
III Seminário Latino-Americano de Direitos Humanos. 2012. (Seminário).

21.
III Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/AIDS/I Seminário Nacional de Direitos Humanos e Hepatites Virais. 2012. (Seminário).

22.
Mesa-redonda - O contexto das medidas socioeducativas no RN - a vigência da lei. 2012. (Outra).

23.
XV CISO - Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais Pré-Alas Brasil. Jovens e a Lei na vigência do Estado Penal. 2012. (Congresso).

24.
16º Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO. 2011. (Encontro).

25.
I Seminário Nacional sobre Infância, Juventude e Políticas Públicas (Senijup).Oficinas com jovens em contextos de violência: a prevenção é possível?. 2011. (Seminário).

26.
Psicologia Jurídica e direitos humanos: outros olhares sobre a infância e juventude (Mini-curso). 2011. (Outra).

27.
II Diálogos Abertos - conversas sobre realidades sociais. 2010. (Outra).

28.
1ª Conferência Nacional de Segurança Pública- Etapa Estadual: RN. 2009. (Outra).

29.
6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Violências contra a livre orientação sexual. 2009. (Congresso).

30.
I Seminário sobre atenção às vítimas à violência, combate à homofobia e à impunidade. 2008. (Seminário).

31.
Oficina Atenção à vítima de violência, enfrentamento à homofobia e proteção às testemunhas/III Congresso Brasileiro de Direitos Humanos, Sociedade e Estado. 2008. (Congresso).

32.
VII Semana Norte-Rio-Grandense de Psicologia/III Jornada de Psicologia da UFRN.Atualização da Técnica de Zulliger de Aplicação Coletiva. 2008. (Seminário).

33.
Violência contra a mulher: aspectos psicossociais e jurídicos. 2008. (Seminário).

34.
XII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico em Psicologia. 2008. (Simpósio).

35.
I Encontro Interdisciplinar em Neurologia Infantil e Saúde. 2007. (Encontro).

36.
Reabilitação Neuropsicológica (Mini-curso no VI Seminário Norte-rio-grandense de Psicologia. 2007. (Seminário).

37.
Terapia Cognitivo-Comportamental no Hospital (Mini-curso). 2007. (Outra).

38.
VI Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. 2007. (Congresso).

39.
VI Semana Norte-rio-grandense de Psicologia/II Jornada de Psicologia da UFRN.O papel do neuropsicólogo junto à equipe interdisciplinar no atendimento a pacientes que tiveram acidente vascular cerebral - AVC. 2007. (Seminário).

40.
XXXVII Reunião Anual de Psicologia. 2007. (Seminário).

41.
Diagnóstico comportamental e psicológico: comparações com a CID-10 (Mini-curso). 2006. (Outra).

42.
II Encontro de Psicologia da Casa de Saúde São Lucas. 2006. (Encontro).

43.
O papel dos contos no atendimento infantil (Mini-curso). 2006. (Outra).

44.
Seminário Violência contra crianças e adolescentes: a rede de proteção do município de Natal. 2006. (Seminário).

45.
V Semana Norte-rio-grandense de Psicologia/ I Jornada de Psicologia da UFRN. 2006. (Outra).

46.
XIV Semana de Humanidades.A amizade: um estudo sobre as diferentes concepções. 2006. (Seminário).

47.
XV Jornada Norteriograndense de Psiquiatria. 2006. (Seminário).

48.
II Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, C.; PAIVA, I. L. ; OLIVEIRA, I. F. . I Seminário Marx Hoje: pesquisa e transformação social. 2014. (Congresso).

2.
BEZERRA, M. A. ; PAIVA, I. L. ; SOUZA, C. . Um ano de lei do SINASE: avanços e retrocessos no RN. 2013. (Outro).

3.
SOUZA, C.. I Diálogos Pertinentes: justiça juvenil restaurativa. 2012. (Outro).

4.
SOUZA, C.. II Diálogos Pertinentes: Juventude Brasileira e Violência Urbana. 2012. (Outro).

5.
SOUZA, C.. I Seminário Sobre Direitos Humanos da Região do Seridó. 2012. (Outro).

6.
SOUZA, C.. I Seminário Sobre Acolhimento Institucional da UFRN. 2012. (Outro).

7.
SOUZA, C.. I Ciclo de Debates Sobre Direitos Humanos: Estratégias de Atuação Profissional no Sistema de Atendimento Socioeducativo. 2012. (Outro).

8.
ESTEVAM, I. D. ; PAIVA, I. L. ; SOUZA, C. . Vivências na rua: sou (in)visível para você?. 2012. (Outro).

9.
BEZERRA, M. A. ; PAIVA, I. L. ; SOUZA, C. . III Diálogos Pertinentes: abordagem socioclínica: desafios na América do Sul. 2012. (Outro).

10.
BEZERRA, M. A. ; PAIVA, I. L. ; SOUZA, C. . IV Diálogos Pertinentes: culturas juvenis e movimento de resistência. 2012. (Outro).

11.
BEZERRA, M. A. ; PAIVA, I. L. ; SOUZA, C. . Mini-curso: orçamento e políticas públicas infantojuvenis - aspectos práticos. 2012. (Outro).

12.
BEZERRA, M. A. ; PAIVA, I. L. ; SOUZA, C. . E aí, candidato? Em pauta crianças e adolescentes natalenses. 2012. (Outro).

13.
SOUZA, C.. I Simpósio Nacional: Juventude, Resiliência e Vulnerabilidade. 2011. (Congresso).

14.
CALDAS, M. D. M. ; PALHANO, E. ; SOUZA, C. . I Conferência Estadual de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais - RN. 2008. (Congresso).

15.
CALDAS, M. D. M. ; SOUZA, C. . I Seminário sobre Atenção às Vítimas da Violência, Combate à Homofobia e à Impunidade. 2008. (Congresso).

16.
YAMAMOTO, M. E. ; SOUZA, C. . XII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP. 2008. (Outro).

17.
CALDAS, M. D. M. ; SOUZA, C. . VI Conferência Estadual de Direitos Humanos do Estado do Rio Grande do Norte. 2008. (Outro).




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