Paulo Rogério de Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5127520919450174
  • Última atualização do currículo em 15/11/2018


Graduado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá e em Pedagogia pela Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná. Mestre em Fundamentos da Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá e Doutor em Estudos Clássicos pela Universidade de Coimbra (Portugal). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq). Desenvolve pesquisas na área de políticas públicas educacionais brasileiras. Atualmente, professor colaborador do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paulo Rogério de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em Estudos Clássicos.
Universidade de Coimbra, UC, Portugal.
com período co-tutela em Universidade de Coimbra (Orientador: Maria de Fátima Souza e Silva).
Título: A Tragédia de Sófocles e o Papel Pedagógico das Personagens Secundárias, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Maria de Fátima Souza e Silva.
Coorientador: José Joaquim Pereira Melo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Sófocles; História da Educação; TRAGÉDIA GREGA; TRANSFORMAÇÃO SOCIAL; EDUCAÇÃO.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2015
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: A Tragédia de Sófocles e o Papel Pedagógico das Personagens Secundárias, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: José Joaquim Pereira Melo.
Coorientador: Maria de Fátima Souza e Silva.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO; TRAGÉDIA GREGA; TRANSFORMAÇÃO SOCIAL; Sófocles.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Clássicas.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2007
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: O IDEAL DE HOMEM E DE SOCIEDADE NA OBRA DE SÓFOCLES,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: José Joaquim Pereira Melo.
Palavras-chave: Sófocles; TRAGÉDIA GREGA; TRANSFORMAÇÃO SOCIAL; EDUCAÇÃO.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Superior.
2011 - 2014
Graduação em Pedagogia.
Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná, INSEP, Brasil.
1997 - 2001
Graduação em Letras.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Orientador: Clarice Zamonaro Cortez.




Formação Complementar


2014 - 2014
Formação de Tutores em EAD. (Carga horária: 4h).
União de Faculdades Metropolitanas de Maringá, UNIFAMMA, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Língua Grega II. (Carga horária: 64h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Lingua Grega I. (Carga horária: 68h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2013 - 2013
Grego II. (Carga horária: 64h).
Universidade de Coimbra, UC, Portugal.
2012 - 2012
Iniciação ao Grego. (Carga horária: 24h).
Universidade de Coimbra, UC, Portugal.
2012 - 2012
Reescrita do Mito. (Carga horária: 64h).
Universidade de Coimbra, UC, Portugal.
2012 - 2012
Grego II. (Carga horária: 64h).
Universidade de Coimbra, UC, Portugal.
2012 - 2012
Literatura Grega II. (Carga horária: 64h).
Universidade de Coimbra, UC, Portugal.
2010 - 2011
Capacitação de Tutores do Sistema UAB. (Carga horária: 80h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Tutor, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor a Distância do curso de Pedagogia - Modalidade a Distância - ofertado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB)/Universidade Estadual de Maringá (UEM), atuando na orientação de TCCs.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Tutor, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor a Distância da especialização em Atendimento Educacional Especializado-AEE - Modalidade a Distância - ofertado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB)/Universidade Estadual de Maringá (UEM).


UNESPAR - Campus Apucarana, UNESPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação no curso de Pedagogia nas disciplinas de Planejamento Escolar e Projeto Político Pedagógico; Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino Médio, nas Modalidades Normal, de Educação Profissional e no curso de Letras na disciplina Políticas Educacionais Brasileiras


Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná, FAINSEP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor


União de Faculdades Metropolitanas de Maringá, UNIFAMMA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Atua como professor-tutor no componente curricular de Filosofia e Ética Profissional nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Marketing e no componente curricular de Metodologia do Trabalho Científico no curso de Administração, na instituição de ensino superior Faculdade Metropolitana de Maringá (UNIFAMMA).


Faculdade de Jandaia do Sul, FAFIJAN, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Contrato de Trabalho, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Ministrou aulas na Pós-Graduação no Curso de Especialização em Contabilidade Gerencial, Controladoria e Auditoria, Sustentabilidade na Faculdade de Jandaia do Sul (Fafijan), no ano letivo de 2012, mês de junho deste ano, numa carga horária mensal de 30 horas.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Ministrou aulas na Pós-Graduação no Curso de Especialização em Contabilidade Gerencial, Controladoria e Auditoria, Sustentabilidade na Faculdade de Jandaia do Sul (Fafijan), no ano letivo de 2011, mês de junho deste ano, numa carga horária mensal de 30 horas.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
POLÍTICAS DE MERCANTILIZAÇÃO E FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL
Descrição: Descrição: Este projeto refere-se a uma proposta de pesquisa destinada à linha de Pesquisa ?Políticas e Gestão da Educação?, no Grupo de Estudo em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq) no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá e na área de ?Políticas e Gestão Educacional?, do Departamento de Teoria e Prática da Educação. O objetivo é analisar o processo de mercantilização e financeirização nas políticas para a Educação Básica e também os seus vínculos com o Ensino Superior. De forma geral pretende-se reunir pesquisas orientadas no mestrado e doutorado, com a colaboração de outros pesquisadores para a compreensão histórica dos mecanismos e delineamentos das políticas para a gestão, financiamento da educação básica e a formação de professores, a fim de elucidar o processo de mercantilização e financeirização em andamento e seus nexos com a reforma educacional curricular da Educação Básica, também em andamento no país, desde o início da construção de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da consolidada aprovação da Lei nº. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, conhecida como lei da reforma do Ensino Médio...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Paulo Rogério de Souza - Integrante / João Paulo Pereira coelho - Integrante / Jani Alves da Silva Moreira - Coordenador / Raquel Alessandra de Deus Silva - Integrante / Vinicius Renan Rigolin de Vicente - Integrante / Maria Eunice França Volsi - Integrante / Poliana Ferreira de Oliveira - Integrante / Gislaine Aparecida Valadares de Godoy - Integrante / Erica Ramos Januário - Integrante / Renata Valério da Silva - Integrante / Maria Carolina Miesse - Integrante / Beatriz Cordeiro Rosa - Integrante / Marina Silveira Bonacazata Santos - Integrante / Leonardo Dorneles Gonçalves - Integrante / Thais Godoy de Souza - Integrante / Renata Canedo - Integrante / Isabella Carolina de França Martins - Integrante / Beatriz Morales Penati - Integrante.
2016 - 2018
POLÍTICA PARA O FINANCIAMENTO E A GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: a lógica do fazer mais com menos recurso (2000-2015)
Descrição: objetivo é analisar as diretrizes políticas para financiamento e gestão da educação básica no Brasil por meio da análise de documentos divulgados por organismos e organizações internacionais: UNESCO, Banco Mundial e OCDE. Busca-se ainda evidenciar a influência das redes sociais na construção e orientação de políticas para o financiamento e gestão da educação, por meio da investigação e análise acerca do Movimento Todos pela Educação e REDUCA. As análises centram-se na compreensão do conteúdo dos discursos presentes nos documentos nacionais e internacionais, provenientes das instâncias investigadas, no período de 2000 a 2015. Destaca-se ainda a compreensão acerca da lógica do fazer mais com menos recurso e das categorias políticas presentes que sustentam essa lógica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2016
As Tragédias de Sófocles e suas Propostas Educativas para Formação de um Novo Ideal de Homem
Descrição: No desenvolvimento do presente projeto de pesquisa pretende-se fazer uma leitura crítica da tragédia grega a partir das peças sofoclianas Rei Édipo, Ájax, Filoctetes, Antígona e Electra, em que se buscará apresentar o papel educativo desse gênero literário. Bem como, mostrar como as tragédias de Sófocles, apesar de narrarem os mitos dos heróis, tinham como objetivo exaltar as figuras das suas personagens na totalidade (ou quase na totalidade), dotando-as de virtudes elevadas ? prudência, honradez, sabedoria, etc, ?, as quais deveriam ter o cidadão ideal da polis..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas e Gestão Educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Educacionais Brasileiras.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estrutura e Legislação da Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Metodologia do Trabalho Científico.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Metodologia da Educação a Distância.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: História da Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
SOUZA, P. R. O ideal de homem e de sociedade na obra de Sófocles. Dissertação (Mestrado) Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2007  Data: 01/02/2014

Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA2018SOUZA; COELHO, J. P. P. . Dimensões Sócio-Históricas da Reforma do Ensino Médio (Lei 13415/2017): a Educação para o Trabalho no Contexto das Políticas de Financiamento Educacional. Colloquium Humanarum, v. 15, p. 47-55, 2018.

2.
SOUZA2018SOUZA; COELHO, J. P. P. . Aspectos Legais da Educação Infantil no Brasil e as Políticas de Financiamento. Colloquium Humanarum, v. 15, p. 1-9, 2018.

3.
SOUZA2017SOUZA; QUADROS, R. S. ; MOURA, K. L. . A Origem da Escola Pública e a Crítica à Educação Estatal e à formação Profissionalizante. UNOESC & CIÊNCIA - ACHS, v. 8, p. 143-150, 2017.

4.
SOUZA2015SOUZA; CORTEZ, C. Z. . As Influências do Desconcerto do Mundo Renascentista na Construção da Temática Camoniana. Acta Scientiarum. Language and Culture (Online), v. 37, p. 65-71, 2015.

5.
SOUZA2015SOUZA; MELO, J. J. P. . A Característica Moralizante e Formadora da Tragédia de Sófocles. História & Perspectivas (Online), v. 1, p. 139-157, 2015.

6.
SOUZA2011SOUZA; MELO, J. J. P. . Prometeu Acorrentado: uma Proposta Esquiliana de Formação para o Homem Clássico. Educação Unisinos, v. 15, p. 105-114, 2011.

7.
SOUZA2009SOUZA; ROCHA, A. S. . O Teatro e a Democracia na Grécia do Século V. Fênix (UFU. Online), v. 6, p. 1-10, 2009.

8.
SOUZA2008 SOUZA; MELO, J. J. P. . A Influência da Religião na Organização da Sociedade Grega no Processo de Transição do Génos para Pólis. Achegas.net, v. 37, p. 26-41, 2008.

9.
SOUZA2008 SOUZA; MELO, J. J. P. . A Característica Educadora da Obra de Sófocles: a Busca por um Homem Ideal no Conceito de. Educação Unisinos, v. 12, p. 49-55, 2008.

10.
SOUZA2008 SOUZA; MELO, J. J. P. . Conflitos do ?velho? e do ?novo" na obra de Sófocles: uma proposta educativa para formação de um homem responsável por seus atos. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 30, p. 57-66, 2008.

11.
SOUZA2007SOUZA; MELO, J. J. P. . As Origens do Teatro Grego e a sua Influência na Formação do Cidadão da Pólis. Revista Unissa, v. 3, p. 07-19, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
SOUZA. A Origem da Escola Pública e seu Papel na Formação do Homem Contemporâneo: Histórico e Políticas. In: Dyeinne Cristina Tomé; Fábio Antônio Gabriel; Natália Cristina Oliveira; Raquel dos Santos Quadros. (Org.). Pesquisas em educação e história da educação: um diálogo entre saberes. 1ed.Rio de Janeiro: Multi-foco, 2017, v. 1, p. 89-112.

2.
SOUZA; PEREIRA MELO, J. J. . O Embate entre a Velha Ordem Gentílica e a Nova Sociedade da Pólis na Peça Édipo em Colono. In: Terezinha Oliveira; Elizabete Custódio da Silva. (Org.). Pesquisas em Antiguidade e Idade Média : olhares. 1ed.São Luíz: Uema, 2016, v. V, p. 151-162.

3.
SOUZA; ROCHA, A. S. . Formação Política e Intencionalidade Educativa no Teatro Grego: Sófocles como Educador na Grécia Clássica. In: Terezinha Oliveira e Elizabete Custódio da Silva Ribeiro. (Org.). Pesquisas em Antiguidade e Idade Média: Olhares Interdisciplinares - Volume IV. 1ed.Maringá: Eduem, 2010, v. IV, p. 89-97.

4.
SOUZA; ROCHA, A. S. . A Comédia da Educação Grega na Peça As Nuvens de Aristófanes. In: Oliveira, T.. (Org.). Pesquisas em Antiguidade e Idade Média: Olhares Interdisciplinares Vol. III. 1ed.Maringá: Eduem, 2009, v. 3, p. 351-362.

5.
SOUZA; ROCHA, A. S. . O Embate entre a Aristocracia e a Tirania na Peça o Prometeu Acorrentado de Ésquilo: a Democracia como Solução para um Conflito Social. In: Oliveira, T.. (Org.). Pesquisa em Antiguidade e Idade Média: Olhares Interdisciplinares Vol. III. 1ed.Maringá: Eduem, 2009, v. 3, p. 385-396.

6.
SOUZA; ROCHA, A. S. . A Tragédia Grega e sua Força Educativa. In: Terezinha Oliveira; José Joaquim Pereira Melo. (Org.). Pesquisa em Antiguidade e Idade e Idade Média - Olhares Interdisciplinares Vol. II. 1ed.São Luiz: Editora UEMA, 2008, v. 2, p. 223-231.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA; POMPILHO, M. M. . Políticas Públicas e Financiamento Educacional: Um Breve Histórico do Financiamento da Educação Básica no Brasil. In: XXIII Sema de Pedagogia - XI Encontro de Pesquisa em Educação - II Seminário de Integração entre Graduação e Pós-graduação, 2018, MARINGA. Pedagogia UEM 45 anos - Desafios na Formação de Professores, 2018. v. 1. p. 1-11.

2.
SOUZA; MOREIRA, J. A. S. ; SILVA, R. A. D. . Políticas para o Atendimento Educacional Especializado no Brasil: Possibilidades e Limites. In: XXIII Sema de Pedagogia - XI Encontro de Pesquisa em Educação - II Seminário de Integração entre Graduação e Pós-graduação, 2018, MARINGA. Pedagogia UEM 45 anos - Desafios na Formação de Professores, 2018. v. 1. p. 1-9.

3.
SOUZA. O Modelo Educativo da Personagem do Herói em Rei Édipo. In: XIV Jornada de Estudos Antigos e Medievais & IV Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais, 2016, Maringá. XIV Jornada de Estudos Antigos e Medievais & IV Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais. Maringá: HUMA Multimída - Mari & Lene Digitações Ltda., 2015. v. 1. p. 1-18.

4.
SOUZA. A Proposta Educativa na Historiografia Alemã do Século XIX: A Formação de um Homem Moderno. In: XIII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação & I Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2015, Maringá. Seminário de Pesquisa do PPE. Maringá: Mari & Lene Digitações LTDA, 2015. v. 1. p. 1-13.

5.
SOUZA. Physis e Nomos: o Herói Trágico e sua Natureza Humana. In: XIV Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2015, Maringá. XIV Jornada de Estudos Antigos e Medievais. Maringá: HUMA - Mútlimidia, 2015. v. 1. p. 1-18.

6.
SOUZA; PEREIRA MELO, J. J. . A Formação de um Modelo de Cidadão Proposto nas Peças Sofoclianas. In: XII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013, Maringá. XII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação. Maringá, 2013. v. 1. p. 1-9.

7.
SOUZA; MELO, J. J. P. . O processo de Constituição e Organização da Cidade Grega. In: XII Jornada de Estudos Antigos e Medievais & IV Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais, 2013, Maringa. Formação, Sabedoria e Felicidade na Antiguidade e Medievo, 2013. v. 1. p. 1-13.

8.
SOUZA; PEREIRA MELO, J. J. . A Comédia de Aristófanes com Crítica a 'Nova Educação' Sofística da Polis Clássica. In: XI Jornada de Estudos Antigos e Medievais & IX Ciclo de Estudos antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina, 2012, Maringá. Imagem, Cultura e Religiosidade na Educação. Maringá, 2012. v. 1. p. 1-15.

9.
SOUZA; PEREIRA MELO, J. J. . O Processo Educativo no Mito da Tragédia de Ésquilo. In: Seminário de Pesquisa do PPE - 2011, 2011, Maringá. Seminário de Pesquisa do PPE - 2011. Maringá: HUMA Editora, 2011. v. 1. p. 1-10.

10.
SOUZA; MELO, J. J. P. ; GOMES, R. W. F. . Condorcet e a Origem da Instrução Pública Apoiados nos Princípios de Liberdade e Igualdade. In: X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade de Educação - SIRSSE, 2011, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Editora Universitária Champagnat, 2011. v. 1. p. 622-633.

11.
SOUZA; PEREIRA MELO, J. J. . O Embate entre a Velha ordem Gentílica e a Nova Sociedade da Polis na Peça de Édipo em Colono. In: X Jornada de Estudos Antigos e Medievais & II Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais, 2011, Maringá. Conhecimento, Educação e Imagem nas Épocas Antiga e Medieval. Maringá, 2011. v. 1. p. 1-14.

12.
SOUZA; PIRATELI, M. R. . A História da Literatura Grega: Origem e Influências do Gênero Trágico na Antiguidade Clássica. In: VIII Ciclo de Estudos Antigos e Medievais e IX Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2010, Londrina. VIII Ciclo de Estudos Antigos e Medievais e IX Jornada de Estudos Antigos e Medievais - Leitura, Imagem e Oralidade. Maringá: HUMA Multimídia, 2010. v. 1. p. 1-10.

13.
SOUZA; ROCHA, A. S. . O Mito e a Racionalização do Pensamento Social no Prometeu Acorrentado de Ésquilo. In: VIII Jornada de Estudos Antigos e Medievais e I Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais, 2009, Maringá. VIII Jornada de Estudos Antigos e Medievais e I Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais, 2009.

14.
SOUZA; MELO, J. J. P. . Teatro, Educação e Transformação Social na Grécia Antiga: a função Educadora do Poeta. In: Seminário de Pesquisa do PPE - 2009, 2009, Maringá. Seminário de Pesquisa do PPE - 2009, 2009. v. 1.

15.
SOUZA; BARROS, M. S. F. ; FERREIRA, M. M. M. . História da Criação da Escola Pública como Instrumento da Formação da Educação Burguesa. In: IX EDUCERE - IX Congresso Nacional de Educação & III ESBPq - III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, 2009, Curitiba. IX EDUCERE - IX Congresso Nacional de Educação & III ESBPq - III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, 2009. v. 1. p. 487-598.

16.
SOUZA; ROCHA, A. S. . O Marquês de Condorcet e os Primeiros Passos para Instrução Pública. In: IX EDUCERE - IX Congresso Nacional de Educação & III ESBPq - III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, 2009, Curitiba. IX EDUCERE - IX Congresso Nacional de Educação & III ESBPq - III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, 2009. v. 1. p. 6347-6357.

17.
SOUZA; ROCHA, A. S. . Formação Política e Intencionalidade Educativa no Teatro Grego: Sófocles como Educador na Grécia Clássica. In: VIII Jornada de Estudos Antigos e Medievais e I Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais, 2009, Maringá. VIII Jornada de Estudos Antigos e Medievais e I Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais, 2009.

18.
SOUZA; ROCHA, A. S. . Édipo Rei de Sófocles: uma Personagem Buscando Superar as Contradições de uma Sociedade em Transformação. In: II CONALI - II Congresso Nacional de Linguagem em Interação, 2008, Maringá. II CONALI - II Congresso Nacional de Linguagem em Interação, 2008. v. 1. p. 1897-1905.

19.
SOUZA; ROCHA, A. S. . A Literatura Grega na Transição da Grécia Arcaica para a Grécia Clássica: um Estudo do Gênero Trágico. In: II CONALI - II Congresso Nacional de Linguagem em Interação, 2008, Maringá. Anais do ... Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2008. v. 1. p. 1871-1878.

20.
SOUZA; ROCHA, A. S. . O Embate entre a Aristocracia e a Tirania na Peça o Prometeu Acorrentado de Ésquilo: a Democracia como Solução para um Conflito Social. In: VII Jornada de Estudos Antigos e Medievais / VI Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do PR e SC, 2008, Maringá. Educação, Política e Religiosidade. Maringá: Gráfica Massoni, 2008. v. 1. p. 64-64.

21.
SOUZA. Educação, Direitos Humanos e Cidadania: Um Contraponto Histórico. In: VII Congreso Internacional de Salud Mental y Derecho Humanos, 2008, Buenos Aires. VII Congreso Internacional de Salud Mental y Derecho Humanos, 2008.

22.
SOUZA; ROCHA, A. S. . A Comédia da Educação Grega na Peça As Nuvens de Aristófanes. In: VII Jornada de Estudos Antigos e Medievais e VI Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina, 2008, Maringá. VII Jornada de Estudos Antigos e Medievais - II Congresso de Estudos Antigos e Medievais do PR e SC. Maringá, 2008. v. 1.

23.
SOUZA; MELO, J. J. P. . O Ideal de Homem e de Sociedade na Obra de Sófocles. In: Seminário de Pesquisa do PPE - 2008, 2008, Maringá. Seminário de Pesquisa do PPE - 2008. Maringá: HUMA Multimídia, 2008. v. 1. p. 1-15.

24.
SOUZA; MELO, J. J. P. . O Teatro e sua Força Educativa no Processo de Formação do Cidadão da Pólis Grega. In: VII ENPED - Encontro de Pedagogia, Educação e Multimídia: a Pedagogia em Questão, 2007, Sarandi. VII ENPED - Encontro de Pedagogia, Educação e Multimídia: a Pedagogia em Questão. Maringá: HUMA Multimídia, 2007. v. 1. p. 48-54.

25.
SOUZA. A Influência da Religião Doméstica e do Poder Patriarcal na Sociedade Gentílica Grega. In: I Encontro do GT Nacional de História das Religiões e Religiosidades - ANPUH: Identidades Religiosas e Histórica, 2007, Maringá. I Encontro do GT Nacional de História das Religiões e Religiosidades - ANPUH: Identidades Religiosas e Histórica, 2007. v. 1. p. 256-265.

26.
SOUZA. A Religiosidade na Poesia de Luís Vaz de Camões: a Fé como Proposta de Solução para os "Desconcertos do Mundo". In: III CELLI - III Colóquio de Estudos Lingüísticos e Literários, 2007, Maringá. III CELLI - III Colóquio de Estudos Lingüísticos e Literários, 2007. v. 1. p. 49-56.

27.
SOUZA. Os Conflitos no Processo de Transição do Génos para a Pólis: o "Velho" e o "Novo" na Trilogia Tebana de Sófocles. In: III CELLI - III Colóquio de Estudos Lingüísticos e Literários, 2007, Maringá. III CELLI - III Colóquio de Estudos Lingüísticos e Literários, 2007. v. 1. p. 94-99.

28.
SOUZA; MELO, J. J. P. . O Conflito das Personagens de Sófocles e o Ideal de Medida como Proposta para a Formação do Homem. In: I CONALI - I Congresso Nacional de Linguagem em Interação, 2006, Maringá. Anais do ... Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Maringá: Cord. Editorial Prof. Dr. Manoel Messias Alves da Silva, 2006. v. 1. p. 1432-1438.

29.
SOUZA; MELO, J. J. P. . A Literatura enquanto Produção Social: a Influência da Tragédia de Sófocles na Formação do Homem Grego. In: I CONALI - I Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2006, Maringá. Anais do ... Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Maringá: Cord. Editorial Prof. Dr. Manoel Messias Alves da Silva, 2006. v. 1. p. 1424-1431.

30.
SOUZA; MELO, J. J. P. . A Força Educativa da Tragédia Grega: O Poeta Trágico como um Educador de Homens Livres. In: V Ciclo de Estudas Antigas e Medievais do Paraná e Santa Catarina & V Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2006, Maringá. V Ciclo de Estudas Antigas e Medievais do Paraná e Santa Catarina & V Jornada de Estudos Antigos e Medievais. Maringá: HUMA, 2006. v. 1. p. 448-461.

31.
SOUZA; MELO, J. J. P. . O Prometeu Acorrentado: o Teatro de Ésquilo Ajudando a Formar o Homem Grego. In: IV Jornada de Estudos Antigos e Medievais: Transformação Social e Educação, 2005, Maringá. IV Jornada de Estudos Antigos e Medievais: Transformação Social e Educação. Maringá: Gráfica e Editora Sthampa, 2005. p. 512-517.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA. Physis e Nomos: o Herói Trágico e sua Natureza Humana. In: XIV Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2015, Maringá. XIV Jornada de Estudos Antigos e Medievais - Cidades, Comércio e Instituições Educativas: Espaços de Civilidade, Urbanidade e Conhecimento na Antiguidade e na Idade Média. Maringá, 2015. v. 1. p. 47-47.

2.
SOUZA. A Proposta Educativa na Historiografia Alemã do Século XIX: A Formação de um Homem Moderno. In: XIII Seminário de Pesquisa do PPE & I Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2015, Maringá. XIII Seminário de Pesquisa do PPE & I Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Educação da Região Sul. Maringá: Mari & Lene Digitações Ltda, 2015. v. 1. p. 1-1.

3.
SOUZA; PEREIRA MELO, J. J. . O Formação de um Modelo de Cidadão Proposto nas Peças Sofoclianas. In: XII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013, Maringá. XII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação. Maringá, 2013. v. 1. p. 1-1.

4.
SOUZA; MELO, J. J. P. . O Processo de Constituição e Organização da Cidade Grega. In: XII Jornada de Estudos Antigos e Medievais & IV Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais, 2013, Maringá. Formação, Sabedoria e Felicidade na Antiguidade e Medievo. Maringá: Massoni, 2013. v. 1. p. 54-54.

5.
SOUZA; PEREIRA MELO, J. J. . A Comédia de Aristófanes com Crítica a 'Nova Educação' Sofística da Polis Clássica. In: XI Jornada de Estudos Antigos e Medievais & II Cilco de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina, 2012, Maringá. Imagens, Cultura e Religiosidade na Educação. Maringá: Gráfica Massoni, 2012. v. 1. p. 58-58.

6.
SOUZA; PEREIRA MELO, J. J. . O Processo Educativo no Mito da Tragédia de Ésquilo. In: Seminário de Pesquisa do PPE - 2011, 2011, Maringá. Seminário de Pesquisa do PPE - 2011. Maringá: HUMA Editora, 2011. v. 1. p. 21-21.

7.
SOUZA; MELO, J. J. P. ; GOMES, R. W. F. . Condorcet e a Origem da Instrução Pública Apoiados nos Princípios de Liberdade e Igualdade. In: X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade de Educação - SIRSSE, 2011, Curitiba. Formação para Mudanças no Contexto da Educação: Políticas, Representações Sociais e Práticas, 2011. v. 1. p. 622-622.

8.
SOUZA; PEREIRA MELO, J. J. . O Embate entre a Velha ordem Gentílica e a Nova Sociedade da Polis na Peça de Édipo em Colono. In: X Jornada de Estudos Antigos e Medievais & II Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais, 2011, Maringá. Conhecimento, Educação e Imagem nas Épocas Antiga e Medieval. Maringá: Gráfica Massoni, 2011. v. 1. p. 63-64.

9.
SOUZA; PIRATELI, M. R. . A história da Literatura Grega: Origem e Influências do Gênero Trágico na Antiguidade Clássica. In: VIII Ciclo de Estudos Antigos e Medievais e IX Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2010, Londrina. Anais ... Jornada de Estudos Antigos e Medievais. Maringá: HUMA Multimídia, 2010. v. 1. p. 33-34.

10.
SOUZA; ROCHA, A. S. . O Mito e a Racionalização do Pensamento Social no Prometeu Acorrentado de Ésquilo. In: VIII Jornada de Estudos Antigos e Medievais e I Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais, 2009, Maringá. VIII Jornada de Estudos Antigos e Medievais e I Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais. Maringá: Gráfica Massoni, 2009. v. 1. p. 78-78.

11.
SOUZA; ROCHA, A. S. . Formação Política e Intencionalidade Educativa no Teatro Grego: Sófocles como Educador na Grécia Clássica. In: VIII Jornada de Estudos Antigos e Medievais e I Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais, 2009, Maringá. VIII Jornada de Estudos Antigos e Medievais e I Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais. Maringá: Gráfica Massoni, 2009. v. 1. p. 71-71.

12.
SOUZA; ROCHA, A. S. . O Marquês de Condorcet e os Primeiros Passos para Instrução Pública. In: IX EDUCERE - IX Congresso Nacional de Educação & III ESBPq - III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, 2009, Curitiba. IX EDUCERE - IX Congresso Nacional de Educação & III ESBPq - III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, 2009. v. 1. p. 6346-6346.

13.
SOUZA; BARROS, M. S. F. ; FERREIRA, M. M. M. . História da Criação da Escola Pública como Instrumento da Formação da Educação Burguesa. In: IX EDUCERE - IX Congresso Nacional de Educação & III ESBPq - III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, 2009, Curitiba. IX EDUCERE - IX Congresso Nacional de Educação & III ESBPq - III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, 2009. v. 1. p. 488-488.

14.
SOUZA; MELO, J. J. P. . Teatro, Educação e Transformação Social na Grécia Antiga: a Função Educadora do Poeta. In: Seminário de Pesquisa do PPE - 2009, 2009, Maringá. Seminário de Pesquisa do PPE - 2009, 2009. v. 1. p. 29-30.

15.
SOUZA; ROCHA, A. S. . Édipo Rei de Sófocles: uma Personagem Buscando Superar as Contradições de uma Sociedade em Transformação. In: II CONALI - II Congresso Nacional de Linguagem em Interação, 2008, Maringá. Anais do ... Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2008. v. 1. p. 178-178.

16.
SOUZA; ROCHA, A. S. . A Literatura Grega na Transição da Grécia Arcaica para a Grécia Clássica: um Estudo do Gênero Trágico. In: II CONALI - II Congresso Nacional de Linguagem em Interação, 2008, Maringá. Anais do ... Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2008. v. 1. p. 178-179.

17.
SOUZA; ROCHA, A. S. . A Comédia da Educação Grega na Peça As Nuvens de Aristófanes. In: VII Jornada de Estudos Antigos e Medievais / VI Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do PR e SC, 2008, Maringá. Educação, Política e Religiosidade. Maringá: Gráfica Massoni, 2008. v. 1. p. 62-62.

18.
SOUZA. Educação, Direitos Humanos e Cidadania: um Contraponto Histórico. In: VII Congreso Internacional de Salud Mental y Derecho Humanos, 2008, Buenos Aires. VII Congreso Internacional de Salud Mental y Derecho Humanos, 2008.

19.
SOUZA; ROCHA, A. S. . O Embate entre a Aristocracia e a Tirania na Peça O Prometeu Acorrentado de Ésquilo: A Democracia como Solução para um Conflito Social. In: VII Jornada de Estudos Antigos e Medievais - II Congresso de Estudos Antigos e Medievais do PR e SC, 2008, Maringá. Educação, ´Política e Religiosidade. Maringá: Gráfica Massoni, 2008. v. 1. p. 64-64.

20.
SOUZA; MELO NETO, J. J. P. . O Ideal de Homem e de Sociedade na Obra de Sófocles. In: Seminário de Pesquisa do PPE - 2008, 2008, Maringá. Seminário de Pesquisa do PPE - 2008. Maringá: HUMA Multimídia, 2008. v. 1. p. 1-1.

21.
SOUZA. A Influência da Religião Doméstica e do Poder Patriarcal na Sociedade Gentílica Grega. In: I Encontro do GT Nacional de História das Religiões e das Religiosidades/ANPUH, 2007, Maringá. I Encontro do GT Nacional de História das Religiões e das Religiosidades/ANPUH, 2007. v. 1. p. 142-142.

22.
SOUZA. A Religiosidade na Poesia de Luíz Vaz de Camões: a Fé como Proposta de Solução para os "Desconcertos do Mundo". In: III CELLI - III Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, 2007, Maringá. III CELLI - III Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, 2007. v. 1. p. 96-97.

23.
SOUZA. Os Conflitos do Processo de Transição do Génos para a Pólis: o "Velho" e o "Novo" na Trilogia Tebana de Sófocles. In: III CELLI - III Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, 2007, Maringa. III CELLI - III Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, 2007. v. 1. p. 97-97.

24.
SOUZA; MELO, J. J. P. . O Teatro e sua Força Educativa no Processo de Formação do Cidadão da Pólis Grega. In: VII ENPED - Encontro de Pedagogia, Educação e Multimídia: a Pedagogia em Questão, 2007, Sarandi. VII ENPED - Encontro de Pedagogia, Educação e Multimídia: a Pedagogia em Questão, 2007. v. 1. p. 48-48.

25.
SOUZA; MELO, J. J. P. . A Força Educativa da Tragédia Grega: O Poeta Trágico como um Educador de Homens Livres. In: V Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina / V Jornada de Estudos Antigos e Medievais - Cultura e Educação: Ética e Ação Política, 2006, Maringá. V Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina / V Jornada de Estudos Antigos e Medievais - Cultura e Educação: Ética e Ação Política. Maringá: Gráfica Massoni, 2006. p. 71-72.

26.
SOUZA; MELO, J. J. P. . A Literatura Enquanto Produção Social: A Influência da Tragédia de Sófocles na Formação do Homem Grego. In: I Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2006, Maringá. I Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Maringá: Clichetec Gráfica e Editora, 2006. p. 248-248.

27.
SOUZA; MELO, J. J. P. . A Trilogia Tebana de Sófocles e o Teatro como Instrumento de Educação do Homem Grego. In: Seminário de Pesquisa do PPE - Mestrado em Educação: 15 Anos de História, 2005, Maringá. Seminário de Pesquisa do PPE - Mestrado em Educação: 15 Anos de História, 2005.

28.
SOUZA; MELO, J. J. P. . O Prometeu Acorrentado: o Teatro de Ésquilo Ajudando a Formar o Homem Grego. In: IV Jornada de Estudos Antigos e Medievais - Transformação Social e Educação, 2005, Maringá. Anais ... Jornada de Estudos Antigos e Medievais, 2005. v. 1. p. 52-52.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA. Financiamento Educacional Brasileiro: Aspectos Positivos e Negativos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOUZA. As Políticas de Reforma do Ensino Médio no Brasil e a Lei 13.415/2917: Avanços ou Retrocessos?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SOUZA. O Fundeb e a PEC nº 15/2015: suas Definições para a Educação Infantil no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOUZA. A Formação de Professores para a Educação de Jovens e Adultos: Histórico, Críticas e Desafios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SOUZA. O Modelo Educativo da Personagem do Rei Édipo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SOUZA. Physis e Nomos: o Herói Trágico e sua Natureza Humana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOUZA. A Proposta Educativa na Historiografia Alemã do Século XIX: a Formação de um Homem Moderno. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SOUZA; PEREIRA MELO, J. J. . A Formação de um Modelo de Cidadão Proposto nas Peças Sofoclianas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SOUZA. Estágio Científico no Exterior: Experiências dos Alunos da Pós-Graduação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SOUZA. Desafios da Utilização dos Clássicos nas Pesquisas em História da Educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SOUZA; MELO, J. J. P. . O Processo de Constituição e Organização da Cidade Grega. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SOUZA; PEREIRA MELO, J. J. . A Importância e os Desafios das Pesquisas em Antiguidade na Contemporaneidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SOUZA; MELO, J. J. P. . O Embate Entre a Velha Ordem Gentílica e a Nova Sociedade da Pólis na Peça Édipo Rei. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SOUZA; MELO, J. J. P. ; GOMES, R. W. F. . A Origem da Instrução Pública Apoiada nos Princípios da Liberdade e Igaudade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SOUZA; PEREIRA MELO, J. J. . O Processo Educativo no Mito da Tragédia de Ésquilo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SOUZA; PIRATELI, M. R. . A História da Literatura Grega: Origem e Influências do Gênero Trágico na Antiguidade Clássica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SOUZA; MELO, J. J. P. . Teatro, Educação e Transformação Social na Grécia Antiga: a Função Educadora do Poeta. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
SOUZA; ROCHA, A. S. . O Mito e a Racionalização do Pensamento Social no Prometeu Acorrentado de Ésquilo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SOUZA; ROCHA, A. S. . Formação Política e Intencionalidade Educativa no Teatro Grego: Sófocles como Educador na Grécia Clássica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SOUZA; ROCHA, A. S. . O Marquês de Condorcet e os Primeiros Passos para a Instrução Pública. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SOUZA; FERREIRA, M. M. M. ; BARROS, M. S. F. . História da Criação da Escola Pública como Instrumento de Formação Burguesa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SOUZA; ROCHA, A. S. . A Comédia da Educação Grega na Peça As Nuvens de Aristófanes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
SOUZA; ROCHA, A. S. . O Embate Entre a Aristocracia e a Tirania na Peça O Prometeu Acorrentado de Ésquilo: a Democracia como Solução para o Conflito Social. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SOUZA; ROCHA, A. S. . A Literatura Grega na Transição da Grécia Arcaica para a Grécia Clássica: um Estudo do Gênero Trágico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SOUZA; ROCHA, A. S. . Édipo Rei de Sófocles: uma Personagem Buscando Superar as Contradições de uma Sociedade em Transformação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SOUZA; MELO, J. J. P. . O Ideal de Homem e de Sociedade na Obra de Sófocles. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
SOUZA; MELO, J. J. P. . Os Conflitos no Processo de Transição do Génos para a Pólis: o Velho e o Novo na Trilogia Tebana de Sófocles. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
SOUZA. A Religiosidade na Poesia de Luíz Vaz de Camões: a Fé como Proposta de Solução para os Desconcertos do Mundo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
SOUZA. O Teatro e sua Força Educativa no Processo de Formação do Cidadão da Pólis Grega. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
SOUZA; MELO, J. J. P. . A Influência da Religião Doméstica e do Poder Patriarcal na Sociedade Gentílica Grega. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

31.
SOUZA; MELO, J. J. P. . O Conflito das Personagens de Sófocles e o Ideal de Medida com Proposta para Formação do Homem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

32.
SOUZA; MELO, J. J. P. . A Literatura Enquanto Produção Social: a Influência da Tragédia de Sófocles na Formação do Homem Grego. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

33.
SOUZA; MELO, J. J. P. . A Força Educativa da Tragédia Grega: o Poeta Trágico como um Educador de Homens Livre. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
SOUZA; MELO, J. J. P. . A Trilogia Tebana de Sófocles e o Teatro como Instrumento de Educação do Homem Grego. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

35.
SOUZA; MELO, J. J. P. . O Prometeu Acorrentado: o Teatro de Ésquilo Ajudando a Formar o Homem Grego. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SOUZA. Manuscrito do Século XIX 1998 (Transcrição de Documento Microfilmado).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA. Como Trabalhar os Textos Clássicos com Público Infanto-Juvenil. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SOUZA; PIRATELI, M. R. . Doutoramento em regime cotutela - Universidade Estadual de Maringá e Universidade de Coimbra. 2015. (Divulgação de Convênio).

3.
SOUZA; VALOTTA, F. M. . Capacitação na Plataforma Moodle. 2014. .

4.
SOUZA; PIRATELI, M. R. . A Tragédia Grega: História, Literatura e Educação. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SOUZA; ROCHA, A. S. . A Tragédia Grega e sua Força Educativa. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Doutorado
1.
SOUZA; MELO, J. J. P.; BORDIN, R. A.; PEREIRA, J. A.. Participação em banca de Marcelo Augusto Pirateli. A Educação Para a Morte nas Tragédias de Sêneca. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Qualificações de Mestrado
1.
SOUZA; MOREIRA, J. A. S.; GODOY, G. A. V.; MOLINA, A. A.. Participação em banca de Raquel Alessandra de Deus Silva. Políticas para a formação de professores da educação básica e orientações da UNESCO para a a América Latina (2003-2015). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
PEREIRA MELO, J. J.; COELHO, J. P. P.; SOUZA. Participação em banca de Maria Luciane da Silva. O Ideal de Homem Romano na Perspectiva de Virgílio: Uma Leitura da Epopeia Eneida. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FAETI, P. V.; MAIO, E. R.; SOUZA. Participação em banca de Antonio Marcelo de Sousa Vasconcelos. Psicopedagogia: Perspectiva Piagetiana Sobre o Desenvolvimento da Aprendizagem. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
MAIO, E. R.; SOUZA; FAETI, P. V.. Participação em banca de Márcia de Oliveira Barbosa. Uma Observação Empírica de um Autista: Relato de uma Professora Frente a uma Inclusão Inserida no Ensino Regular. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
MAIO, E. R.; SOUZA; FAETI, P. V.. Participação em banca de Jéssica Aparecida Dantas da Silva. Contribuições do Desenho Infantil para o Desenvolvimento da Escrita. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
SOUZA; MULATI, J. C.. Participação em banca de Marilza Sadako Kuabara Nery. Empreendedorismo no setor público: uma realidade possível. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Liderança e Empreendedorismo no Serviço Público) - Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná.

5.
SOUZA; MELO, J. J. P.; SOUZA, O. M.. Participação em banca de Marcos Wagner Lopes. A Influência no Pensamento Martiniano na Construção de uma Proposta de Emancipação Política sob a Refflexão da Revista La Edad de Oro. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pesquisa Educacional) - Universidade Estadual de Maringá.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MOREIRA, J. A. S.; SOUZA; LAZARETTI, L. M.. Participação em banca de Andressa Mariano de Souza.Políticas para o Financiamento de Educação Infantil: Desafios que Permanecem?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
MOREIRA, J. A. S.; SOUZA; COELHO, J. P. P.. Participação em banca de Edina Vorpagel Biff.As Contribuições e as Dificuldades do Regime de Alternância na Educação de Jovens e Adultos em Escolas do Campo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Educação do Campo) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
MOREIRA, J. A. S.; SOUZA; COELHO, J. P. P.. Participação em banca de Márcia Korczak.Formação de Educadores nas Escolas Itinerantes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Educação do Campo) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
SOUZA; MOREIRA, J. A. S.; COELHO, J. P. P.. Participação em banca de Miria Lines de Souza.Regime de alternância e a Formação de Educadores do MST. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Educação do Campo) - Universidade Estadual de Maringá.

5.
MOREIRA, J. A. S.; SOUZA; COELHO, J. P. P.. Participação em banca de Regiane Menezes de Souza.Formação de Educadores Populares nos Assentamentos do MST no Município de Mirante do Paranapanema/SP: Processos e Desafios na Atualidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Educação do Campo) - Universidade Estadual de Maringá.

6.
SOUZA; PIRATELI, M. A.. Participação em banca de Carmem Lucia Ascencio.Bullyng e Cyberbulling: um Realidade Social. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá.

7.
SOUZA; PIRATELI, M. A.. Participação em banca de Beatriz Squiavon.A Educação no Século XIX ao Início do Século XX. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - União de Faculdades Metropolitanas de Maringá.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana Pedagógica CEEBJA Professor Manoel Rodrigues da Silva - Maringá.Financiamento Educacional Brasileiro: Aspectos Positivos e Negativos. 2018. (Outra).

2.
XXIII Semana de Pedagogia - XI Encontro de Pesquisa em Educação - II Seminário de Integração entre Graduação e Pós-graduação. 2018. (Encontro).

3.
Congresso Nacional de Políticas Educacionais. 2017. (Congresso).

4.
FEIPAR: Educação Infantil em Debate.Políticas Públicas para a Educação em Momentos de Crise e Retrocesso. 2017. (Encontro).

5.
V Semana de TCC do Curso de Pedagogia e I Conferência de Pesquisa em Educação. 2017. (Outra).

6.
XIV Seminário de Pesquisa do PPE & I Seminário de Integração entre Graduação e Pós-Graduação.O Fundeb e a PEC nº 15/2015: suas Definições para a Educação Infantil no Brasil. 2017. (Seminário).

7.
Questão Nacional e Socialismo: Debates Contemporâneos. 2016. (Outra).

8.
XV Jornada de Estudos Antigos e Medievais. O Modelo Educativo da Personagem do Herói em Rei Édipo. 2016. (Congresso).

9.
XIII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação & I Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Educação da Região Sul.A Proposta Educativa na Historiografia Alemã do Século XIX - Formação de um Homem Moderno. 2015. (Seminário).

10.
XI Semana de Pedagogia da FAINSEP. 2015. (Outra).

11.
XIV Jornada de Estudos Antigos e Medievais. Physis e Nomos: o Herói Trágicos e sua Natureza Humana. 2015. (Congresso).

12.
Semana Pedagógica da FAMMA - 1/2014. 2014. (Outra).

13.
Semana Pedagógica da FAMMA - 2/2014. 2014. (Outra).

14.
O Teatro Grego, um Gênero para a Cidade. 2013. (Outra).

15.
XII Jornada de Estudos Antigos e Medievais & IV Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais. O Processo de Constituição e Organização da Cidade Grega. 2013. (Congresso).

16.
XII Semináro de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação.A Formação de um Modelo de Cidadão Proposto nas Peças Sofoclianas. 2013. (Seminário).

17.
Congresso Internacional: "Viagens à volta do Mundo, Viagens à volta do Homem". 2012. (Congresso).

18.
XI Jornada de Estudos Antigos e Medievais & II Cilco de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina. A Comédia de Aristófanes como Crítica a "Nova Educação" Sofística da Polis Clássica. 2012. (Congresso).

19.
Capacitação de Tutores do Sistema Universidade Aberta do Brasil. 2011. (Oficina).

20.
X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade de Educação ? SIRSSE. Condorcet e a Origem da Instrução Pública Apoiados nos Princípios de Liberdade e Igualdade. 2011. (Congresso).

21.
X Jornada de Estudos Antigos e Medievais e II Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais. O Embate entre a Velha Ordem Gentílica e a Nova Sociedade da Pólis na Peça Édipo em Colono. 2011. (Congresso).

22.
X Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação.O Processo Educativo no Mito da Tragédia de Ésquilo. 2011. (Seminário).

23.
Conferência Temas em Educação: o Direito à Educação no Brasil. 2010. (Encontro).

24.
VIII Ciclo de Estudos Antigos e Medievais e IX Jornada de Estudos Antigos e Medievais. 2010. (Congresso).

25.
Gramática Reflexiva: Contribuição à Produção de Trabalhos Científicos. 2009. (Oficina).

26.
IX EDUCERE - IX Congresso Nacional de Educação & III ESBPq - Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. 2009. (Congresso).

27.
O Método em Karl Marx. 2009. (Seminário).

28.
Seminário de Pesquisa do PPE - 2009. 2009. (Seminário).

29.
VIII Jornada de Estudos Antigos e Medievais e I Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais. 2009. (Congresso).

30.
II CONALI - II Congresso Nacional de Linguagem em Interação. 2008. (Congresso).

31.
Seminário de Pesquisa do PPE - Programa de Pós-Graduação em Educação. 2008. (Seminário).

32.
VII Congreso Internacional Salud Mental y Derechos Humanos. 2008. (Congresso).

33.
VII Jornada de Estudos Antigos e Medievais / VI Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do PR e SC. 2008. (Congresso).

34.
I Encontro do GT Nacional de História das Religiões e Religiosidades - ANPUH: Identidades Religiosas e História. 2007. (Encontro).

35.
III CELLI - III Colóquio de Estudos Lingüísticos e Literários. 2007. (Congresso).

36.
VII ENPED - Encontro de Pedagogia, Educação e Multimídia: a Pedagogia em Questão. 2007. (Encontro).

37.
VI Jornada de Estudos Antigos e Medievais: Transformação Social e Educação. 2007. (Congresso).

38.
I CONALI - I Congresso Nacional de Linguagem em Interação. 2006. (Congresso).

39.
V Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina & V Jornada de Estudos Antigos e Medievais - Cultura e Educação: Ética e Ação Política. 2006. (Congresso).

40.
IV Jornada de EStudos Antigos e Medievais: Transformação Social e Educação. 2005. (Congresso).

41.
Seminário de Pesquisa do PPE - Mestrado em Educação: 15 anos de História. 2005. (Seminário).

42.
Literatura e Ensino da Poesia. 2000. (Outra).

43.
Outras Palavras - XII Semana de Letras. 1999. (Congresso).

44.
Poesia Feminina Americana. 1999. (Outra).

45.
Outras Palavras - XI Semana de Letras. 1998. (Congresso).

46.
Outras Palavras - X Semana de Letras. 1997. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA. XII Jornada de Estudos Antigos e Medievais & IV Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais. 2013. (Congresso).

2.
SOUZA. X Jornada de Estudos Antigos e Medievais e II Jornada de Estudos Antigos e Medievais. 2011. (Congresso).

3.
SOUZA. Seminário de Pesquisa do PPE - 2011. 2011. (Congresso).

4.
SOUZA; MELO, J. J. P. . VIII Jornada de Estudos Antigos e Medievais e I Jornada Internacional de Estudos Antidos e Medievais. 2009. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA; PEREIRA MELO, J. J. . A Formação de um Modelo de Cidadão Proposto nas Peças Sofoclianas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 15:21:38