Chrisley Soares Felix

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1324611054730290
  • Última atualização do currículo em 17/04/2018


Doutoranda pelo CEFET-MG em Estudos da linguagem, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009), especialização em Psicopedagogia pela UEMG (2009), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Professora da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, com experiência em Gestão Escolar e acompanhamento pedagógico. Atua como formadora em cursos para professores nas diversas áreas (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Gestão Escolar, Literatura, Alfabetização e Letramento, etc). Experiência como avaliadora, bolsista, pesquisadora, monitora em atividade de extensão na Universidade Federal de Minas Gerais e pelo MEC (elaboração e avaliação de itens para avaliação externas-Prova Brasil, Provinha Brasil, ANA, formação de tutores do ProLetramento e PNAIC, formação de professores pelo Ceale-FaE-UFMG). Tem experiencia docente em curso de graduação e pós graduação, na área de Educação, com ênfase em Educação e Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos, políticas públicas,avaliação, formação de professores, alfabetização, literatura e leitura e Educação Integral. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Chrisley Soares Felix
Nome em citações bibliográficas
FELIX, C. S.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Pós graduação em Estudos e Linguagens- Posling.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Título: CONTAR HISTÓRIAS E FORMAR LEITORES: TRAJETÓRIAS, FORMAÇÃO E INFLUÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO,
Orientador: Marta Passos Pinheiro.
2007 - 2009
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Literatura para neoleitores: problematizando a Colecao Literatura para Todos,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Francisca Izabel Pereira Maciel.
Palavras-chave: educacao de jovens e adultos; alfabetizacao; literatura.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2007
Especialização em Fundamentos teoricos metodol. do ens inf e fund.. (Carga Horária: 270h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: nao houve apresentacao de monografia.
2005 - 2007
Especialização em Psicopedagogia clinica e institucional. (Carga Horária: 270h).
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Título: A importancia da literatura na aquisicao das habilidades e competencias da leitura.
Orientador: Regina Rosa dos Santos Leal.
2001 - 2004
Graduação em pedagogia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Apenas estagio de conclusao do curso.




Formação Complementar


2017 - 2017
Formação Pedagógica para Gestão da Sala de Aula Virtual. (Carga horária: 8h).
Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.
2011 - 2012
Extensão universitária em Pró Letramento de Matemática. (Carga horária: 120h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2006 - 2007
Extensão universitária em Proepre: Fundamentos Teóricos e Prática Pedagógica para a Educação Infantil. (Carga horária: 240h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2006 - 2006
Jogos matemáticos na construção do raciocínio. (Carga horária: 20h).
Instituto da Criança, I.C., Brasil.
2006 - 2006
Educação e Afetividade. (Carga horária: 20h).
Instituto da Criança, I.C., Brasil.
2005 - 2005
Jogos de Alfabetização. (Carga horária: 8h).
centro de desenvolvimento da crianca, C.D.C/UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor Municipal 1 e 2 ciclo, PAE e da EJA, Carga horária: 22
Outras informações
Professora no Programa Floração, para aceleração de estudos, Educação de Jovens e Adultos e 1o e 2o ciclos. Atualmente, atuo como professor alfabetizadora em uma turma de 1o ano na E.M. José Maria dos Mares Guia.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Acompanhante pedagógica de escolas de ensino fundamental da Regional Norte da PBH.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Vice Diretora estabelecimento de ensino
Outras informações
Escola de ensino fundamental do 1 ao 9 ano. Atuação principalmente nos aspectos da gestão escolar e processos pedagógicos, desenvolvimento, acompanhamento e monitoramento do planejamento e avaliação, dinâmicas para prática da inclusão, implementação de projetos para a promoção da qualidade do processo de ensino aprendizagem.


Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formadora, Carga horária: 8
Outras informações
Professor formador de "Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil" no Curso de Aperfeiçoamento em Educação Infantil- CAEI

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: tutor
Outras informações
Tutora a distancia no curso de Educação e Saúde na Escola (CAED-UFMG). Auxílio, ainda, na produção e revisão do material utilizado no curso.


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: avaliador
Outras informações
Avaliação e seleção do livro didático para EJA- PNLA (Programa Nacional do Livro de Alfabetização)

Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisador
Outras informações
Grupo de análise de livros literários infanto-juvenis em parceria com a Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil (FNLIJ)

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista
Outras informações
Formadora das orientadores de estudo do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (parceira MEC/UFMG)

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutoria a distancia, Carga horária: 5
Outras informações
Tutora a distancia no curso da Face UFMG de formação de Educadores de Jovens e Adultos. Atua na elaboração de materiais, escrita de textos, monitoramento dos tutores a distancia, elaboração de video aula

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor
Outras informações
Professora do curso de especialização lato sensu em Educação de Jovens e Adultos (ESPECEJJA) da FaE/UFMG.

Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: monitor, Carga horária: 4
Outras informações
Monitora da professora Francisca Izabel Pereira Maciel nas disciplinas Estágio Curricular em Alfabetização, Leitura e Escrita; Alfabetização e Letramento e Alfabetização e Letramento II.

Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: atividade de extensao
Outras informações
Formaçao continuada de professores alfabetizadores da EJA do Estado de Minas Gerais (Belo Horizonte, Sabará, Juiz de Fora, Contagem, Vale do Jequitinhonha).

Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliador
Outras informações
Colaborador no processo de seleção do acervo de livros literários para as bibliotecas públicas do páis (PNBE)

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Formador
Outras informações
Grupo de pesquisa e de formação de educadores do programa Cidadão Nota 10 (CND), do Brasil Alfabetizado. Acompanhamento, como Formadora da UFMG, das turmas do Brasil Alfabetizado, Cidadão Nota Dez, nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Norte de Minas Gerais. Formação de educadores e coordenadores do progrma CND

Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Atividade de extensao
Outras informações
Apoio à Coordenadora do projeto de Alfabetizacao de Jovens e adultos da UFMG (PROEF 1). Capacitacao aos monitores e observacoes em sala de aula

Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Atividade de extensao
Outras informações
Grupo de elaboração de itens de avaliação do ensino básico (Provinha Brasil, Proalfa e PAEBES) e do Brasil Alfabetizado (Teste cognitivo de leitura e escrita).

Atividades

2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino.

Linhas de pesquisa
Educação e Linguagem

Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formador de professores, Carga horária: 2
Outras informações
Professora formadora dos cursistas do PNAIC Educação Infantil.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de turma no curso de especialização a distancia em Gestão Escolar da Escola de Gestores da Educação Básica.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formador Pro Letramento Lingua Portuguesa, Carga horária: 5
Outras informações
Formadora na cidade Polo Varginha do Curso de Lingua Portuguesa do Pro letramento para as séries iniciais do ensino fundamental.


Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Professora no curso de Pedagogia EAD das disciplinas "Literatura Infantojuvenil" e "Políticas Públicas e organização da Educação Básica"l, "Educação para as relações etnico-raciais", "Pedagogia: espaços e campos de atuação". Responsável pelas vídeo aulas, atividades, avaliações e organização didática dos conteúdos.


Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do curso de Especialização, Carga horária: 2
Outras informações
Professora da disciplina "Consciência Fonológica e Alfabetização" e "Alfabetização de Pessoas Jovens e Adultas" no curso de especialização em Alfabetização e Letramento


Faculdade Pitágoras, UNIMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações
Professora das disciplinas "Fundamentos da Coordenação Pedagógica", "Pedagogia em espaços não escolares", "Organização do trabalho em creches", "Metodologia e práticas na Educação Infantil", "Prática pedagógica: ensinar e aprender", "FTM do ensino de Ciências", "Educação de Jovens e Adultos", "Educação e Artes", "Gestão da sala de aula", "Gestão da aprendizagem", "Orientação de Estágio na Educação Infantil e anos Iniciais do Ensino Fundamental". Membro do NDE e Colegiado do Curso de Pedagogia.

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 15
Outras informações
Membro do Colegiado e do NDE (Núcleo Docente Estruturante).


Faculdade de Pará de Minas, FAPAM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Professora nas disciplinas 'Educação Inclusiva", "Pedagogia em Espaços não Escolares" e "Metodologia de Escrita e Letramento na Educação Infantil", além de orientações de TCC.


Centro Federal de Educação Tecnológica, CEFET-MG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliador e elaborador.
Outras informações
Elaboração e avaliação de Itens produzidos para ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização) e Provinha Brasil.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: COLABORADORA
Outras informações
Elaboração e revisão de itens para a Provinha Brasil


instituto da crianca, IC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: professora alfabetizadora, Carga horária: 25
Outras informações
Alfabetização e acompanhamento psicopedagógico na educacao infantil e series iniciais do ensino fundamental.


Centro de Desenvolvimento da Criança/UFMG, C.D.C./UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Infantil, Carga horária: 22


Exame Auditores e Consultores, EXAME, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Elaboradora de questões para concursos, Carga horária: 2
Outras informações
Elaboração que avaliações para concursos para Professor da Educação Básica, Psicopedagogo, Supervisor e Especialista.


Consultoria e Qualificação Profissional, DLIS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: consultor, Carga horária: 40


Continuos Consultoria, CONTINUOS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: FORMADORA, Enquadramento Funcional: FORMADORA
Outras informações
Formadora na empresa, atuando na área de educação com temas sobre: alfabetização, letramento, dificuldades de aprendizagem, desenvolvimento infantil, construtivismo, Educação de Jovens e Adultos: perfil do educador, do educando, alfabetização na EJA, interdisciplinaridade, práticas matemáticas (numeramento)



Linhas de pesquisa


1.
Educação e Linguagem

Objetivo: Pesquisar as relações entre a linguagem e o processo ensino aprendizagem nas diversas áreas do contexto educacional..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Alfabetização; Ensino Fundamental.; leitura; literatura; Alfabetização na Educação Infantil; educacao; Processos de Ensino Aprendizagem.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Formação de leitores literários: uma investigação sobre a proposta do curso "Articuladores de Leitura" e seus impactos na formação de leitores literários
Descrição: Pesquisa de doutorado que investiga, na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH) os impactos de um curso oferecido a professores, em parceria com o Ceale-UFMG, para a elaboração e execução de propostas que visem a formação de leitores literários..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Coleção Literatura para Todos: análise das obras em função do público da EJA
Descrição: Projeto de mestrado que tem como objetivo investigar a adequação da Coleção Literária para todos ao público a que se destina: jovens e adultos em processo inicial de alfabetização..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2012 - Atual
Formação de professores das séries inciais do Ensino Fundamental
Descrição: Investigar práticas de ensino e intervir com ações diretas para promover a qualidade do ensino..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Chrisley Soares Felix - Coordenador / glaucia jorge - Integrante.
2010 - 2011
Formação de leitores através da Coleção LIteratura para Todos.
Descrição: Esse projeto visa a formação de professores da Educação de Jovens e Adultos, tendo como foco o trabalho com a leitura literária. Alguns dos objetivos são: Fomentar o gosto pela leitura de textos literários; Discutir sobre a importância do reconhecimento e uso dos diversos espaços e materiais de leitura; Ampliar o universo de possibilidades de se realizar a leitura; Atentar para a importância da imaginação e da subjetividade durante a leitura literária; Chamar atenção para as especificidades da EJA e adequação dos livros e das formas de ser contar histórias a esse público; Identificar as diferenças e as possíveis maneiras de se trabalhar a leitura dos diversos gêneros textuais; Divulgar a Coleção Literatura Para Todos promovendo o acesso à leitura..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Chrisley Soares Felix - Coordenador / Francisca Izabel Pereira Maciel - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Jovens e Adultos.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Inclusiva.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: educacao e linguagem.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Premio Itaú Unicef, Fundação Itau Social.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FELIX, C. S.2010FELIX, C. S.; Maciel, Francisca I. P. ; Versiane, Z. . Coleção Literatura para Todos: análise da apropriação das obras pelo leitor pretendido. Paidéia (Belo Horizonte), v. 07, p. 7-10, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FELIX, C. S.. Diálogos com as juventudes presentes na EJA. 1. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FELIX, C. S.; SILVA, A. J. ; FERREIRA, L. O. F. . Educadores formando educadores: Cidadão Nota Dez ? desafios, achados e perspectivas mineiras.. In: Congresso Internacional da Cátedra Unesco de Educação de Jovens eAdultos, 2010, joão Pessoa. Congresso Internacional da Cátedra Unesco de Educação de Jovens eAdultos, 2010.

2.
FELIX, C. S.. Análise da Coleção Literatura para Todos em função do público da EJA. In: Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas. Caderno de resumos do 17 congresso de leitura do Brasil, 2009.

3.
FELIX, C. S.. Coleção Literatura para todos: análise das obras em função do público alvo. In: Anpedinha, 2009, Sao Carlos. Caderno de resumos, 2009.

4.
FELIX, C. S.. Avaliação do Programa Brasil Alfabetizado: Diferentes vozes nos documentos oficiais. In: III Simpósio Internacional sobre Análise do Discuros, 2008, Belo Horizonte. III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso-emoções, ethos e argumentação. Belo Horizonte: Editora Gráfica Carla Soares, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FELIX, C. S.; GOMES, A. R. . LETRAMENTO LITERÁRIO: INFLUÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: 5º Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente, 2017, Belo Horizonte. 5º Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FELIX, C. S.; OLIVEIRA, P. C. S. ; SOUZA, A. C. . Currículo e literatura: uma investigação a partir da coleção literatura para todos. In: X Colóquio sobre questões curriculares e VI colóquio luso-brasileiro de currículo, 2012, Belo Horizonte. Anais X Col, 2012, Belo Horizonte. Anais X Coloquio sobre questoes curriculares e VI colóquio luso -brasileiro de curriculo, 2012.

2.
FELIX, C. S.; Silva, Giane ; Gomes, Juliane . Leitura de professores e alunos na EJA. In: Econtro Nacional de Didática e ráticas de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Leitura, 2010.

3.
FELIX, C. S.; Versiane, Z. ; GUIMARAES, E. A. ; PEREIRA, C. S. ; GROSSI, M. E. ; CAVALCANTI, A. P. . A configuração de gêneros da literatura para crianças e jovens no Brasil. In: 16 Conferência Europeia de Liteatura- 1 Forum Ibéro-Americano de Literacias, 2009, Braga. Educação e Linguagem, 2009. v. 1. p. 534-534.

Artigos aceitos para publicação
1.
FELIX, C. S.; CABRAL, A. C. . Organização dos espaços na educação infantil: o lúdico como facilitador de práticas significativas. PAIDÉIA (BELO HORIZONTE), 2018.

2.
FELIX, C. S.. O USO DA LITERATURA INFANTOJUVENIL NO ATENDIMENTOPSICOPEDAGÓGICO A CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE LEITURA:ALGUMAS REFLEXÕES. PAIDÉIA (BELO HORIZONTE), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
FELIX, C. S.. Alfabetização e Letramento na Educação de Jovens e Adultos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
FELIX, C. S.. Alfabetização e Letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FELIX, C. S.. Consciência Fonológica no processo de alfabetização e letramento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FELIX, C. S.; OLIVEIRA, P. C. S. ; SOUZA, A. C. . CURRÍCULO E LITERATURA: UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DA COLEÇÃO LITERATURA PARA TODOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
FELIX, C. S.; FERREIRA, L. O. F. ; SILVA, A. J. . Educadores formando educadores: Cidadão Nota Dez ? desafios, achados e perspectivas mineiras.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FELIX, C. S.; Gomes, Juliane ; Silva, Giane . LEITURAS DE PROFESSORES E ALUNOS NA EJA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FELIX, C. S.. A configuração de gêneros da literatura para crianças e jovens no Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FELIX, C. S.; CAVALCANTI, A. P. ; C.F.Alcantara,F . Avaliação do Programa Brasil Alfabetizado: diferentes vozes nos documentos oficiais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FELIX, C. S.; C.F.Alcantara,F ; CAVALCANTI, A. P. . Dos contos de Chapeuzinho Vermelho a documentos oficiais do MEC: uma abordagem crítica da análise do discuso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FELIX, C. S.; CAVALCANTI, A. P. . Escolhas de livros de literatura para a Educação de Jovens e Adultos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
FELIX, C. S.; GOMES, A. R. . LETRAMENTO LITERÁRIO: INFLUÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.. Belo Horizonte: Anais, 2017 (Resumo expandido).

2.
FELIX, C. S.. O processo de aquisição das habilidades e competências da leitura, tendo como eixo a literatura 2006 (monografia de especialização).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FELIX, C. S.. Educação de Jovens e Adultos e diversidade. 2013.

2.
FELIX, C. S.. Educação Infantil e desenvolvimento. 2012.

3.
FELIX, C. S.. Alfabetização e Letramento. 2012.

4.
FELIX, C. S.; CAVALCANTI, A. P. . Qualificação profissional de funcionários das escolas municipais de Sarzedo. 2008.

5.
FELIX, C. S.; C.F.Alcantara,F ; CAVALCANTI, A. P. . Consultoria: Qualificação de funcionários das Escolas Municipais de Sarzedo (MG). 2008.

Trabalhos técnicos
1.
FELIX, C. S.. Gravação de vídeos aula para o curso de Pedagogia- FUMEC. 2017.

2.
FELIX, C. S.. Avaliação de cursos superiores. 2017.

3.
FELIX, C. S.. Gravação de vídeos aula para o curso de Pedagogia- FUMEC. 2016.

4.
FELIX, C. S.. Gravação de vídeos aula para o curso de Pedagogia- FUMEC. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Nicodemos, P. ; FELIX, C. S. . Educação para as relações etnico-raciais. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
FELIX, C. S.. A pedagogia em espaços não escolares. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
FELIX, C. S.. Educação de Jovens e Adultos: desafios, perspectivas e avanços desa modalidade de ensino.. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
FELIX, C. S.. Elaborador. 2017. (Elaboração de provas para concurso).

2.
FELIX, C. S.. Políticas Públicas na Educação Básica. 2017. (Vídeos educativos).

3.
FELIX, C. S.. Literatura Infantojuvenil. 2016. (Gravação de vídeos educativos).

4.
FELIX, C. S.. Oralidade e linguagem escrita na Educação Infantil. 2014. .

5.
FELIX, C. S.. INEP MEC. 2014. (Elaboração e revisão de itens).

6.
FELIX, C. S.. Rede de Formação Continuada dos Professores de Educação Básica - Coleção Instrumentos da Alfabetização. 2010. (formação).

7.
FELIX, C. S.. Formação de educadores do programa Cidadão Nota Dez. 2010. (formação).

8.
FELIX, C. S.. Formação de Mediadore de Leitura. 2010. (formação).

9.
FELIX, C. S.. Alfabetização Solidária. 2008. (formador).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FELIX, C. S.. Participação em banca de Edilma Gomes da Rocha. Implementando o grêmio estudantil: uma experiência de gestão democrática na escola proessor Ricardo Braz Gomes Barreto em Contagem, Minas Gerais.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
FELIX, C. S.. Participação em banca de Wanderson Paiva Rocha. Projeto Político Pedagógico: da garantia do sentimento de pertencimento à gestão democrática em uma escola pública de Belo Horizonte-MG. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
FELIX, C. S.. Participação em banca de Hélia Barbosa da Silva. O planejamento docente como ferramenta eficaz na promoção do aprendizado dos alunos. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
FELIX, C. S.. Participação em banca de Tatiana Botelho Magalhães. Família e Escola: parceria indispensável à educação. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
FELIX, C. S.. Participação em banca de Glaucyara Pimenta. Alfabetização e letramento: compreendendo a leitura e a escrita para os alunos com dificuldades de aprendizagem de forma diferenciada. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

6.
FELIX, C. S.. Participação em banca de Albertina Ribeiro da Cruz. Interação família escola: fator fundamental para o sucesso do aluno. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

7.
FELIX, C. S.. Participação em banca de Elizete Vasconcelos Reis Arnizaut. Consciência Negra no cotidiano da escola. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

8.
FELIX, C. S.. Participação em banca de Regilane Cantuaria Figueiredo. A reestruturação coletiva do projeto político pedagógico da escola e a construção da sua identidade institucional. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

9.
Sueli, N; Botelho, J F; FELIX, C. S.. Participação em banca de Silvana Carla Fraga Costa. Avaliação formativa como norteadora de novos saberes. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

10.
FELIX, C. S.; Botelho, J F; Sueli, N. Participação em banca de Valdea Paula Candido Lopes. O coordenador pedagógico e a organização de seu tralho. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

11.
FELIX, C. S.; Botelho, J F; Sueli, N. Participação em banca de Agnaldo Francisco Honorio. O coordenador pedagógico como articulador e orientador na melhoria do processo educacional. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

12.
FELIX, C. S.; Botelho, J F; Sueli, N. Participação em banca de Alexandra Lollobrígida Rocha Pachedo. Revitalização de práticas lúdicas: um novo olhar para o aprendizado na Educação Infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

13.
FELIX, C. S.; Botelho, J F; Sueli, N. Participação em banca de Dulce Maria Caetano de Oliveira Figueira. PPP em ação: gestão escolar em processo de democratização. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

14.
FELIX, C. S.; Botelho, J F; Sueli, N. Participação em banca de Fabio Brazier. Formação continuada de professores: contribuições do coordenador pedagógico. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

15.
FELIX, C. S.; Botelho, J F; Sueli, N. Participação em banca de Juliana Brandão Machado Silva. A Educação Infantil e a reflexão contínua do currículo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

16.
FELIX, C. S.; Botelho, J F; Sueli, N. Participação em banca de Margarete Alves de Oliveira. O coordenador pedagógico e a formação continuada dos professores. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

17.
FELIX, C. S.; Botelho, J F; Sueli, N. Participação em banca de Maria Teresa Junqueira Vasconcellos. A reelaboração da proposta político pedagógica da E.M. Orlando Rezende Andrade: participação e compromisso coletivo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

18.
FELIX, C. S.; Botelho, J F; Sueli, N. Participação em banca de Oziel Mendes de Paiva Júnior. Evasão escolar no ensino da EJA da E.E. Maria de Lucca Pinto Coelho: causas e consequências. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

19.
FELIX, C. S.. Participação em banca de Sandra Regina Coelho Soares. Desvio de função do coordenador pedagógico e sua real função no ambiente educacional. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

20.
FELIX, C. S.. Participação em banca de Silvia Maria Alves. Parceria entre coordenador pedagógico e professor proporciona sucesso dos alunos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto.

21.
FELIX, C. S.. Participação em banca de Agnaldo Francisco Honorio. O coordenador pedagógico como articulador e orientador na melhoria do processo educacional. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

22.
FELIX, C. S.. Participação em banca de Alexandra Lollobrígida Rocha Pacheco. Revitalização de práticas lúdicas: um novo olhar para o aprendizado na Educação Infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
5º Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente..LETRAMENTO LITERÁRIO: INFLUÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. (Seminário).. 2017. (Seminário).

2.
Forum de EJA do Noroeste de Minas.Alfabetização e Letramento na Educação de Jovens e Adultos. 2017. (Outra).

3.
Oficina Criança em Pauta.Música e infância. 2017. (Oficina).

4.
XII Jogo do Livro e II Seminário Internacional Latino Americado: palavras em deriva.A escola e a literatura: o mediador, a seleção dos textos e as estratégias de formação dos leitores literários no 2o ciclo do Ensino Fundamnental. 2017. (Seminário).

5.
A inclusão no âmbito educacional e social: desafios e perspectivas.A inclusão no âmbito educacional e social: desafios e perspectivas. 2014. (Encontro).

6.
I Seminário Internacional de Educação Integral.Parceria ONG-Escola: uma experiencia de ação e intervenção em uma comunidade de B.H.. 2014. (Seminário).

7.
Metodologias Ativas na Educação Superior. 2014. (Oficina).

8.
Metodologias Ativas na Educação Superior. 2014. (Exposição).

9.
Seminário de Educação Integral.Articulação entre ONG e Escola Pública pelo Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes.. 2014. (Seminário).

10.
XVII Endipe. A Educação Integral na perspectiva do Programa Escola Integrada: um olhar sobre a coordenação e o ambiente de trabalho em uma escola de Belo Horizonte. 2014. (Congresso).

11.
VI Semana de Pedagogia.Alfabetização e Letramento na Educação de Jovens e Adultos. 2013. (Seminário).

12.
ENDIPE. Leitura de professores e alunos na EJA. 2010. (Congresso).

13.
I Congresso Internacional Cátedra Unesco de Educação de Jovens e Adultos. Educadores formando educadores: Cidadão Nota Dez ? desafios, achados e perspectivas mineiras.. 2010. (Congresso).

14.
17 COLE. Coleção Literatura para Todos: análise das obras em funçao do público alvo. 2009. (Congresso).

15.
VIII Jogo do Livro: a tela e o texto. 2009. (Encontro).

16.
II Colóquio Internacional Letramento e Cultura Escrita. 2008. (Outra).

17.
III Simpósio Internacional de Ánalise do Discurso.Avaliação do Programa Brasil Alfabetizado: diferentes vozes nos documentos oficiais.. 2008. (Simpósio).

18.
VII Jogo do Livro: Escolhas em jogo.Escolha de livros literários na EJA. 2007. (Oficina).

19.
I Colóquio Internacional Letramento e Cultura Escrita. 2006. (Outra).

20.
Culturas, conhecimentos, linguagem: O jogo do livro VI. 2005. (Encontro).

21.
3º Simposio de Educação Infantil- CDC/UFMG.Criança: que ser é esse?. 2004. (Simpósio).

22.
3º Simposio de Educação Infantil- CDC/UFMG. 2004. (Outra).

23.
I Simposio academico de Pedagogia: outro olhar sobre a educação. 2003. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FELIX, C. S.; SILVA, A. J. ; FERREIRA, L. O. F. . Fórum de EJA do Noroeste de MG. 2017. (Outro).

2.
FELIX, C. S.. ENDIPE. 2010. (Outro).

3.
Paiva, A. ; Martins, A. ; Paulino, G. ; Versiane, Z. ; FELIX, C. S. . O jogo do livro VII. 2007. (Outro).

4.
FELIX, C. S.. I Colóquio Internacional Cultura e Escrita. 2006. (Outro).

5.
FELIX, C. S.; ASSUNCAO, I. M. ; Varela, M. P.F. ; Trindade, L.K. . Educação Infantil: do discurso a pratica. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria Aparecida Caldeira Souza. As implicações do analfabetismo no processo de inserção dos adultados na sociedade contemporânea. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alfabetização e Letramento) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Ana Carolina Damásio Drummond. Consciência Fonológica no processo de alfabetização e letramento. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alfabetização e Letramento) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Claudia Soares de Oliveira. A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA PARA A Criança. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alfabetização e Letramento) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (Orientador).

4.
Cleonice Rosa Crispim Santos. A afetividade no contexto de aprendizagem escolar, com foco na alfabetização. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alfabetização e Letramento) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (Orientador).

5.
Maria Aparecida de Lisboa. A Sequência Didática e sua colaboração no processo de ensino aprendizagem para as crianças da educação infantil.. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alfabetização e Letramento) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (Orientador).

6.
Marília Aparecida Prado Siqueira. UM OLHAR SOBRE A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alfabetização e Letramento) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (Orientador).

7.
Regina Lúcia da Fonseca Magalhães. TDAH em Foco Alfabetização de crianças com TDAH. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alfabetização e Letramento) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (Orientador).

8.
Alessandra Júnia Ciriaco de Oliveira Bonis. A UTILIZAÇÃO DOS GÊNEROS ORAIS NA AQUISIÇÃO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alfabetização e Letramento) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (Orientador).

9.
Ana Amélia Oliveira Parreira. Um olhar sobre as práticas de leitura: compreendendo as estratégias pedagógicas e suas influências na formação de leitores. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alfabetização e Letramento) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (Orientador).

10.
Érica Natália da Silva Nazareth. OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ? EJA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alfabetização e Letramento) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (Orientador).

11.
Raquel Cristina Rodrigues de Sousa. LETRAMENTO: DA TEORIA À PRÁTICA.. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alfabetização e Letramento) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (Orientador).

12.
Maria Luiza Silva Rosa. PALAVRAS GERADORAS NO PROCESSO EDUCATIVO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO SOCIAL EM QUE O EDUCANDO ESTÁ INSERIDO. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alfabetização e Letramento) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Josiane de Matos Souza. DISLEXIA: A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA CRIANÇAS NO CONTEXTO ESCOLAR. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade FUMEC. Orientador: Chrisley Soares Felix.

2.
Aline Aparecida Camargos Costa. Leitura e escrita na educação infantil: Limites e possibilidades para as práticas pedagógicas. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Infância, cultura e práticas formativas.) - Universidade FUMEC. Orientador: Chrisley Soares Felix.

3.
Deiziane Antonia Bernardes. Instrumentos avaliativos na prática docente da Educação Infantil. A Documentação Pedagógica e suas influências na prática reflexiva do docente.. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Infância, cultura e práticas formativas.) - Universidade FUMEC. Orientador: Chrisley Soares Felix.

4.
Flávia Regina Horta Chebile. ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO INFANTIL: um binômio possível por meio do lúdico. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Infância, cultura e práticas formativas.) - Universidade FUMEC. Orientador: Chrisley Soares Felix.

5.
Kenia Caroline Alves Mendes Pereira. Horário integral: perspectiva, possibilidade é desafio na Educação Infantil.. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Infância, cultura e práticas formativas.) - Universidade FUMEC. Orientador: Chrisley Soares Felix.

6.
Simone Rosa. A psicopedagogia no contexto escolar: conceitos e delimitações. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade FUMEC. Orientador: Chrisley Soares Felix.

7.
Elizabeth Ferreira Motta. A CLÍNICA COMO CAMPO DE ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade FUMEC. Orientador: Chrisley Soares Felix.

8.
Frederico Ragi Curi. A importância do Psicopedagogo na educação inclusiva. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade FUMEC. Orientador: Chrisley Soares Felix.

9.
Joyce Mary Patrício de Morais. A psicopedagogia e a relação com o trabalho com Direitos Humanos. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade FUMEC. Orientador: Chrisley Soares Felix.

10.
Tamara Grazielle Nogueira Arantes. CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA PARA INTERVENÇÕES EM ALUNOS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM EM ESCOLAS: Uma revisão de literatura. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade FUMEC. Orientador: Chrisley Soares Felix.

11.
Klaisa Laura Cunha. A Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental e as políticas públicas envolvidas neste processo.. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Infância, cultura e práticas formativas.) - Universidade FUMEC. Orientador: Chrisley Soares Felix.

12.
Adalgiza Soares Silva. REELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: Uma Construção Coletiva. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Chrisley Soares Felix.

13.
Luciene Maria Lopes. O RELACIONAMENTO HUMANO COMO PROMOTOR DA APRENDIZAGEM NO AMBIENTE ESCOLAR. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Chrisley Soares Felix.

14.
Suzane Moura Santos. FAMÍLIA E ESCOLA: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA PARA O SUCESSO EDUCACIONAL. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Chrisley Soares Felix.

15.
Tânia Carla de Abreu. ?INCLUSÃO EDUCACIONAL E RESPEITO ÀS DIFERENÇAS: ação ou teoria??. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Chrisley Soares Felix.

16.
Tatiane Guedes Vasconcelos. OS DESAFIOS DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA: APM (Associação de Pais e Mestres) ? uma parceria de sucesso. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Chrisley Soares Felix.

17.
Anivaldo Dias Alves. INTERVENÇÃO NO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO: Intervir para melhorar. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Chrisley Soares Felix.

18.
Edneide Mendes dos Santos. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: DEMOCRATIZANDO O ACESSO. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Chrisley Soares Felix.

19.
Sandra Aparecida de Magalhães Teixeira. PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA- MELHORES RESULTADOS NO PROEB/SIMAVE. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Chrisley Soares Felix.

20.
Marcílio Rocha Lopes. Relacionamento interpessoal: impactos no ambiente escolar. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Chrisley Soares Felix.

21.
Marilda Lima Ribeiro. Formação de professores para docência na EJA: desafios e perspectivas. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECEJJA) - Fauldade de Educação. Orientador: Chrisley Soares Felix.

22.
Silma Rodrigues de Oliveira. Literatura na EJA: usos e funções dos textos literários. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECEJJA) - Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Orientador: Chrisley Soares Felix.

23.
Rosinalva Almeida Santos de Jesus. Práticas de letramento na EJA: usos e funções da escrita no contexto da sala de aula.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECEJJA) - Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Orientador: Chrisley Soares Felix.

24.
Elaine Barbosa da Silva Ozório. Leitura literária: análise das práticas em uma turma de alfabetização da EJA. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECEJJA) - Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Orientador: Chrisley Soares Felix.

25.
Kátia Angélica de Queiroz Rocha. Leitura literária na biblioteca escolar: estudo de caso em uma turma de EJA. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECEJJA) - Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Orientador: Chrisley Soares Felix.

26.
Maria da Glória RIbas de Moraes. O que lêem os aluns da EJA? Estudo sobre práticas de leitura literária. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECEJJA) - Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Orientador: Chrisley Soares Felix.

27.
Jane Luísa Correa. Práticas de letramento: o que se trabalha em turmas de alfabetização e continuidade da EJA?. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECEJJA) - Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Orientador: Chrisley Soares Felix.

28.
Monica Vidigal Alves Neves. Literatura na EJA: analise de praticas de leitura de poesia. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECEJJA) - Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Orientador: Chrisley Soares Felix.

29.
Adriano Sathler Rocha. Formação docente: o que esperam os educadores de um curso de especialização em EJA?. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECEJJA) - Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Orientador: Chrisley Soares Felix.

30.
Graciana de Abreu Paula. O processo de alfabetização na EJA: análise de capacidades e conteúdos trabalhados. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECEJJA) - Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Orientador: Chrisley Soares Felix.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Edinéia Oliveira da Silva. Psicomotricidade com crianças portadoras de paralisia cerebral. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pará de Minas. Orientador: Chrisley Soares Felix.

2.
Kelly Priscila Silva. A inclusão do autista. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pará de Minas. Orientador: Chrisley Soares Felix.

3.
Silvimara Amaral de Oliveira. Transtorno de deficit de atenção e hiperatividade no contexto escolar.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pará de Minas. Orientador: Chrisley Soares Felix.

4.
Kelen Costa David dos Santos. O Programa de Intervenção Pedagógica- PIP. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Pará de Minas. Orientador: Chrisley Soares Felix.

Orientações de outra natureza
1.
Jerusa Tavares, Gislene Dutra, Heliane Maria de Olveira. Caderno de Experiência em Alfabetização.. 2014. Orientação de outra natureza. (Pacto Nacional de Alfabetização) - Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Orientador: Chrisley Soares Felix.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 15:06:39