Junia de Souza Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2123325509234959
  • Última atualização do currículo em 25/07/2017


Graduada em Sociologia e Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com pós-graduação em Pedagogia Empresarial pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Belo Horizonte - FAFI/BH. Realizou o mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do CEFET/MG onde desenvolveu a pesquisa:"De meninas fiandeiras a mulheres operárias: a inserção da mão-de-obra feminina na Cia de Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira (1872-1930)". Atua profisisonalmente na área da educação em atividades de ensino e aprendizagem, coordenação pedagógica e docência de nível superior. Atualmente é professora em instituições de ensino superior. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Junia de Souza Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, Junia de Souza

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade Pedro II, Faculdade Pedro II.
Rua Areado,437
Carlos Prates
30710530 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34111214
URL da Homepage: www.formaprof.cefetmg.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2009
Mestrado em Educação Tecnológica.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Título: De Meninas fiandeiras a mulheres operárias: a inserção da mão-de-obra feminina na Companhia de Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira - 1872-1930,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Irlen Antônio Gonçalves.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Gênero,Fábrica, República, Trabalho feminino.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.
Setores de atividade: Fabricação de Produtos Têxteis.
1992 - 1995
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Sem monografia.
1981 - 1986
Graduação em Sociologia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Sem monografia.




Formação Complementar


1989 - 1989
Pedagogia Empresarial. (Carga horária: 360h).
Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH, Brasil.


Atuação Profissional



Kroton Editora e Distribuidora Educacional, KROTON, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultora Pedagógica, Carga horária: 40


Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora da Escola de Gestores


Faculdade Pedro II, FAPE II, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Docente nos cursos: Pedagogia e Administração

Atividades

02/2012 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Cultura Organizacional
Sociologia das organizações
02/2012 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cotidiano Pedagógico da Sala de Aula
Didática
Politica e Organização da Educação Básica
Prática Docente
Temas Transversais

Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Eventual, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora orientadora de trabalho de conclusão de curso, no curso de especialização em psicopedagogia. Professora da disciplina Sociologia da Educação Contemporânea, no curso de especialização em docência do ensino superior.

Atividades

11/2011 - 12/2012
Ensino, Docência de Ensino Superior, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação Contemporênea
09/2011 - 12/2012
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 20

Atividades

08/2010 - 07/2012
Ensino, Prog. Especial de Formação Pedagógica de Docentes, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Didática e Prática de Ensino

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 10
Outras informações
Coordenação Pedagógica do Curso de Pedagógia

Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8
Outras informações
Docente do curso de Pedagogia

Atividades

04/2004 - 12/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Politica Educacional
Fundamentos e Metodologia do Ensino de História
História da Educação
Sociologia da Educação
Curriculos e Programas
Educação e Trabalho
O administrador, o supervisor e o orientador: ideologia e prática
Organização e Trabalho Pedagógico

Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, FAJE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Docente do curso de Llicenciatura em Filosofia. Disciolina lecionada Didática

Atividades

08/2007 - 12/2007
Ensino, Licenciatura em Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática

Colégio Marista de Palmas, CMP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 36
Outras informações
Coordenadora Pedagógica de Ensino Fundamental e Médio


Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40
Outras informações
Docente no Curso Normal Superior = Modalidade Telepresencial

Atividades

08/2001 - 01/2003
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos e Técnicas de Pesquisa I e II
História da Educação
Sociologia da Educação

Prefeitura Municipal de Palmas - TO, PM/PALMAS-TO, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Contrato por tempo determinado, Enquadramento Funcional: Professora Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora tutora - Curso Normal Superior de Regime Especial.


Arco- Iris Sistema de Educação Infantil, AISEI, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 30
Outras informações
Coordenadora pedagógica de Educação Infantil


Legião da Boa Vontade, LBV, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Diretora e coordenadora de ensino, Carga horária: 40
Outras informações
Diretora adminsitrativa e de ensino da Creche e Pré-escola Alziro Zarur



Projetos de pesquisa


2010 - 2012
A ESCOLARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES MANUAIS E A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR MINEIRO SOB O PONTO DE VISTA DO LÉXICO REPUBLICANO (1892-1920)
Descrição: Esta proposta refere-se a um projeto de pesquisa cujo foco abrangente é o entendimento das transformações sociais ocorridas no período republicano, compreendido entre os anos de 1889 a 1930, decorrentes das mudanças que se processaram historicamente na sociedade brasileira a partir da instauração do novo regime político.De maneira específica, a proposta visa a tornar possível o levantamento de questões relacionadas às iniciativas de escolarização das atividades manuais e da formação do trabalhador mineiro, na esfera das políticas públicas e no interior das práticas, ocorridas nas experiências escolares da realidade mineira, procurando compreender como ocorreu a passagem do ensinar e aprender, que se davam no âmbito das oficinas de ofício e nas lidas das lavouras, para a instituição escolar. Também, compreender como foram produzidas as representações de trabalhador, nos seus aspectos determinantes da legitimação de um ideário educativo modernizador; e, ainda, identificar como, nos diferentes lugares e momentos, essa realidade determinada foi pensada e construída. O recorte temporal deste projeto refere-se ao tempo inicial de 1892, quando ocorreu a primeira reforma do ensino, que incluiu a proposição do ensino profissional, em Minas Gerais, e ao tempo final, o ano de 1920, quando o ensino profissional assumiu novos contornos quanto à sua forma de organização, especificamente, na mudança da ênfase na formação profissional primária para a secundária..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Junia de Souza Lima - Integrante / Irlen Antônio Gonçalves - Coordenador / Vera Lúcia Nogueira - Integrante / Carla Chamon - Integrante / James Willian Goodwin Junior - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2010 - 2010
Periódico: Temporalidades: Revista de História


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Docência de nível superior.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Coordenação pedagógica.


Idiomas


Espanhol
Lê Bem.
Inglês
Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA, Junia de Souza2013LIMA, Junia de Souza. CONVENTOS DE FÁBRICAS: Reclusão, religiosidade e educação no cotidiano de operárias têxteis ̶ Minas Gerais, final do século XIX. Historia & Perspectivas (UFU), v. 49, p. 459-489, 2013.

2.
LIMA, Junia de Souza2012 LIMA, Junia de Souza; GONCALVES, I. A. . Formar, moralizar e disciplinar: relações entre patrões e operárias no cotidiano de fábricas têxteis de Minas Gerais. História Unisinos, v. 16, p. 232-243, 2012.

3.
LIMA, Junia de Souza2011 LIMA, Junia de Souza. Os melhores empregados: a inserção e a formação da mão-de-obra feminina em fábricas têxteis mineiras no final do século XIX. Varia História (UFMG. Impresso), v. 27, p. 265-287, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
GONCALVES, I. A. ; Vera Lúcia Nogueira ; GOODWIN JUNIOR, James Willian ; PADUA, P. G. ; VERSIEUX, D. P. ; LIMA, Junia de Souza . Cartas que contam uma história sobre o trabalho: considerações sobre o acervo epistolar da Cia. Cedro Têxtil (1872-1930). In: Irlen Antônio Gonçalves. (Org.). Progresso, Trabalho e Educação Profissional em Minas Gerais. 1ªed.Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012, v. 01, p. 06-232.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, Junia de Souza. ?PREZADO AMIGO E SENHOR?: a correspondência dos precursores da indústria têxtil fabril em MInas Gerais. In: III Congresso Internacional - XVIII Simpósio de História, 2011, Vitória. Territórios, Poderes, Identidades - Territoires, Pouvoirs, Identités. Vitória: GM Editores, 2011. v. Único. p. 01-11.

2.
LIMA, Junia de Souza. FIANDEIRAS E TECELÃS: O COTIDIANO DE OPERÁRIAS TÊXTEIS FABRIS EM MINAS GERAIS NO FINAL DO SÉCULO XIX ? UM ESTUDO NA CIA. DE FIAÇÃO E TECIDOS CEDRO E CACHOEIRA (1872-1930). In: XIV Seminário de Economia MIneira, 2010, Diamantina. XIV Seminário sobre a Economia Mineira - Diamantina 2010. Belo Horizonte: Cedeplar - IPEAD, 2010. p. 01-24.

3.
LIMA, Junia de Souza; GONCALVES, I. A. . Da ausência da escrita feminina à presença da mulher na escrita masculina: as relações de genêro na correspondência dos primeiros industriais mineiros -1872-1930. In: V Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais - (Re) Visitando as MInas e Desvelando os Gerais, 2009, Montes Claros. V Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais - (Re) Visitando as MInas e Desvelando os Gerais, 2009. p. 01-14.

4.
LIMA, Junia de Souza; GONCALVES, I. A. . Mulheres tecidas: o trabalho feminino nas fábricas de tecidos no final do século XIX e princípio do século XX. In: Primeiro Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica - SENEPT, 2008, Belo Horizonte. 1º SENEPT - Seminário Nacional de Educação Profisisonal e Tecnológica, Anais. Belo Horizonte: CEFET/MG, 2008. p. 01-12.

5.
LIMA, Junia de Souza; GONCALVES, I. A. . Entre fios e teares: o cotidiano das mulheres operárias nas fábricas de tecidos no inicio da República. In: V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008, Aracajú. SBHE V Congresso Brasileiro de História da Educação: O Ensino e a Pesquisa em História da Educação. Aracajú: SBHE, 2008. p. 01-14.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, Junia de Souza; GONCALVES, I. A. . De meninas fiandeiras a mulheres operárias: a inserção da mão-de-obra feminina na indústria têxtil, nas quatro primeiras décadas da República. In: VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2008, Cidade do Porto. VII Congresso Luso-brasileiro de história da Educação: cultura escolar, migrações e cidadania. Cidade do Porto e São Paulo: SPCE, ANPEd e SBHE, 2008. v. 01. p. 01-10.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, Junia de Souza. O trabalho como instância de educação feminina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LIMA, Junia de Souza. ?PREZADO AMIGO E SENHOR?: a correspondência dos precursores da indústria têxtil fabril em MInas Gerais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LIMA, Junia de Souza; GONCALVES, I. A. . Da ausência da escrita feminina à presença da mulher na escrita masculina: as relações de gênero na correspodência dos primeiros industriais mineiros ? 1872 a 1930. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
LIMA, Junia de Souza; GONCALVES, I. A. . Mulheres Tecidas: o trabalho feminino nas fábricas de tecidos no final do século XIX e principio do século XX. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LIMA, Junia de Souza; GONCALVES, I. A. . DE MENINAS FIANDEIRAS A MULHERES OPERÁRIAS: a inserção da mão-de-obra feminina na indústria têxtil, nas quatro primeiras décadas da República. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LIMA, Junia de Souza; GONCALVES, I. A. . Entre fios e teares: o cotidiano das mulheres operárias nas fábricas de tecidos no início da República. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, Junia de Souza. Experiências de Pesquisa em Educação Tecnológica. 2011. (Palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LIMA, Junia de Souza. Participação em banca de Érika dos Santos Jardim. A escola nunca educará sozinha: a influência da familia no desempenho escolar dos filhos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade FUMEC.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXVII Simpósio Nacional de História: conhecimento histórico e diálogo social. Uma fábrica na roça: experiência, costumes, tradições e valores no início da industrialização têxtil fabril em Minas Gerais no final do século XIX. 2013. (Congresso).

2.
XIV Seminário Sobre Economia Mineira.Apresentação de Trabalho. 2010. (Seminário).

3.
V Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em MInas Gerais - (Re) Visitando as MInas e Desvelando as Gerais. Da ausência da escrita feminina à presença da mulher na escrita masculina: as relações de gênero na correspondência dos primeiros industriais mineiros ? 1872 a 1930. 2009. (Congresso).

4.
Primeiro Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica - SENEPT.Mulheres Tecidas: o trabalho feminino nas fábricas de tecidos no final do século XIX e princípio do século XX. 2008. (Seminário).

5.
V Congresso Brasileiro de História da Educação. Entre fios e teares: o cotidiano das mulheres operárias nas fábricas de tecidos no início da República. 2008. (Congresso).

6.
VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. De meninas fiandeiras a mulheres operárias: a inserção da mão-de-obra feminina na indústria têxtil, nas quatro primeiras décadas da República. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Paula Lins khoury. Educação à distância:breves reflexões sobre o papel e os desafios do aluno matriculado em cursos à distância. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência de Ensino Superior) - Universidade FUMEC. Orientador: Junia de Souza Lima.

2.
Emerson Carlos Silveira. Socialização, sociabilidade e cultura na relação ensino-aprendizagem: uma reflexão. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade FUMEC. Orientador: Junia de Souza Lima.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 22:42:13