Marta Lizane Bottini dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9282712293836154
  • Última atualização do currículo em 07/01/2019


MESTRANDA em Artes Visuais no curso de pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL; PÓS-GRADUADA em PSICOPEDAGOGIA pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA-EaD; GRADUADA em Licenciatura em ARTES VISUAIS pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, GRADUANDA em PEDAGOGIA - UFPEL. Foi bolsista nos Projeto de Extensão e Pesquisa "Laboratório de Teatro: estudos e práticas com atores e não atores" e " Do teatro como representação ao teatro como veículo: estudos e práticas com atores e não atores", UFPEL. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marta Lizane Bottini dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, M. L. B.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Artes Visuais.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil. Orientador: Ursula Rosa da Silva.
Palavras-chave: CORPO; Cartografia; educação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2015 - 2016
Especialização em PSICOPEDAGOGIA. (Carga Horária: 390h).
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Título: EXPLORANDO TEMAS RECORRENTES PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA DOCÊNCIA ESCOLAR.
Orientador: Anette Lopes Lubisco.
2010 - 2012
Aperfeiçoamento em HABILITAÇÃO em ENSINO RELIGIOSO. (Carga Horária: 400h).
Conselho de Ensino Religioso do Rio Grande do Sul, CONER, Brasil.
Título: Alimentação Saudável nas Serieis Iniciais. Ano de finalização: 2012.
2015
Graduação em andamento em Pedagogia.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2006 - 2013
Graduação em artes visuais.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: O Professor de Artes Visuais e a Corporeidade ? Um Estudo Sobre Metodologias de Ensino em Sala de Aula.
Orientador: Maristani Polidori Zamperetti.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Linhas que escapam... a sala de aula e suas potências subjetivas na adolesc. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2018 - 2018
OFICINA DESLOQUE AS PAISAGENS COTIDIANAS. (Carga horária: 2h).
Fundação Municipal de Artes de Montenegro, FUNDARTE, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Ciclo de Documentários e Debates do PET Diversidade e Tolerância - UFPEL. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Chá com Bonecas - Oficina de livre criação Manual de Bonecas. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2017 - 2017
13º Encontro sobre o Poder Escolar. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2017 - 2017
90 minutos de reflexão, Inclusão em debate.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2017 - 2017
13 encnontro sobre o poder escolar. (Carga horária: 20h).
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS,FACULDADE DE EDUCAÃ?Ã?O, UFPEL, Brasil.
2017 - 2017
TESTE PROFICIENCIA. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2016 - 2016
ATIVIDADES DE LEITURA. (Carga horária: 20h).
Escola Técnica Estadual Prof.ª Sylvia Mello, ETE SM, Brasil.
2013 - 2013
MS World 2003. (Carga horária: 53h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2013 - 2013
MS Excel 2003. (Carga horária: 53h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2011 - 2012
HABILITAÇÃO em ENSINO RELIGIOSO. (Carga horária: 200h).
Conselho de Ensino Religioso do Rio Grande do Sul, CONER, Brasil.
2011 - 2011
XXXIX Encontro Regional de Conselheiros Tutelares. (Carga horária: 8h).
Conselho Tutelar Pedro Osório RS, CTPO, Brasil.
2011 - 2011
39º ENCONTRO REGIONAL SUL DE CONSELHEIROS TUTELARES. (Carga horária: 4h).
Pref. Municipal de Pedro Osório RS, PMPO, Brasil.
2010 - 2011
ENSINO RELIGIOSO. (Carga horária: 200h).
Conselho de Ensino Religioso do Rio Grande do Sul, CONER, Brasil.
2010 - 2010
CONHECIMENTO SOBRE O ECA. (Carga horária: 8h).
CÂMARA DE VEREADORES DA CIDADE DE PEDRO OSÓRIO, CVPO, Brasil.
2010 - 2010
Arte e Saúde: Um campo de possibilidades. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Pelotas- Faculdade de Medicina Universitária, UFPEL/FAU, Brasil.
2010 - 2010
ARTE E SAÚDE. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2005 - 2005
Informática. (Carga horária: 160h).
SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul, SENAI/DR/RS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: participante voluntario, Enquadramento Funcional: voluntario em iniciaçao cienifica, Carga horária: 20
Outras informações
participante voluntario em projeto de iniciaçao cientifica " do teatro como representaçao ao teatro como veiculo: estudos e praticas com atores e nao atores" da Universidade Federal de Pelotas.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: participante voluntario, Enquadramento Funcional: voluntario em projeto de extensao, Carga horária: 20
Outras informações
participante voluntario em projeto de extensao " Laboratorio de teatro: estudos e praticas com atores e nao atores"

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: participante voluntario, Enquadramento Funcional: voluntario em projeto de extensao, Carga horária: 4
Outras informações
participante voluntario em projeto de extensao " Um olhar para o especial" pela Universidade Federal de Pelotas.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: participante voluntario, Enquadramento Funcional: participante de projeto de extensao, Carga horária: 3
Outras informações
participante voluntaio em projeto de extensão " biodança" pela Universidade Federal de Pelotas.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Caixa de Pandora: mulheres artistas e mulheres filósofas no século XX
Descrição: Descrição: O objetivo deste trabalho é realizar um levantamento da produção de mulheres na arte e na filosofia avaliando sua inserção social, no âmbito de suas épocas, dentro do século XX. Este estudo visa aproximar os contextos de produção intelectual e artística das mulheres analisando a recepção dos seus trabalhos e como estas foram consideradas cultural e historicamente. grupo de pesquisa: NEAP: Núcleo de estudos em arte e patrimônio; Linha: Arte, filosofia e memória. Bolsistas: Angélica Weber Falke Daiello (CNPq 2007/2009); Daniela Grillo de Azevedo (FAPERGS 2007/2008); Rebecca Correa e Silva (FAPERGS 2008/2009); Flávio Michellazo (2014-2015); Ana Julia Villela do Carmo (2015-2016)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marta Lizane Bottini dos Santos - Coordenador / Angélica Weber Falke Daiello - Integrante / Daniela Grillo de Azevedo - Integrante / Rebecca Correa e Silva - Integrante / Flávio Michellazo - Integrante / Ana Julia Villela do Carmo - Integrante / Ursula Rosa da Silva - Integrante.
2007 - 2008
Do Teatro como representação ao teatro como veiculo: estudos e práticas com atores e não atores
Descrição: Projeto de Pesquisa desenvolvido pelo Departamento de Música e Artes Cênicas do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Pelotas UFPel..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Marta Lizane Bottini dos Santos - Integrante / Adriano Moraes de Oliveira - Coordenador.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Projetos de Ensino e Extensão: O diálogo como princípio da ressignificação dos atos de ensinar e aprender no Instituto Nossa Senhora da Conceição ? Pelotas/RS
Descrição: O referido projeto tem por objetivo através das experiências compartilhadas nas oficinas de criação coletiva: artes, música, (in)formação e tecnologia, designer e estética, literatura e corporeidade, proporcionando mudanças nas relações dos envolvidos, ressignificando valores, posturas éticas e a ampliação dos saberes..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Marta Lizane Bottini dos Santos - Integrante / Ronaldo Campello - Integrante / Helenara Facin - Coordenador / Dirlei Pereira - Integrante.
2015 - 2015
Brincadeiras na escola
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marta Lizane Bottini dos Santos - Coordenador / Rogério Costa Würdig - Integrante.
2008 - 2008
Laboratório de Teatro: Estudos e Práticas com Atores e não Atores
Descrição: Projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de Música e Artes Cênicas do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Pelotas UFPel..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Marta Lizane Bottini dos Santos - Integrante / Adriano Moraes de Oliveira - Coordenador.
2007 - 2007
Laboratório de Teatro: Estudos e Práticas com Atores e não Atores
Descrição: Projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de Música e Artes Cênicas do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Pelotas UFPel..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marta Lizane Bottini dos Santos - Integrante / Adriano Moraes de Oliveira - Coordenador.
2006 - 2006
Novo Olhar Para Especial/Arte
Descrição: Projeto de Extensão desenvolvido pelo Departamento de núcleo de extensão e divulgação do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Pelotas RS..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Marta Lizane Bottini dos Santos - Integrante / Adriano Moraes de Oliveira - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Desenho.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Gravura.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Pintura.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Dramaturgia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, M. L. B.2018 SANTOS, M. L. B.; SILVA, Ursula Rosa da. ; CAMPELLO, R. L.. G . Notas: uma cartografia; suspeitas e possibilidades acerca do corpo. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 4, p. 01-11, 2018.

2.
SANTOS, M. L. B.2018SANTOS, M. L. B.; SILVA, Ursula Rosa da. . JARDIM-TEXTO-CORPO: NOTAS E POSSIBILIDADES... TRABALHO APRESENTADO NO XVI SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA ARTE NO CENTRO DE ARTES EM PELOTAS E PUBLICADO NO PERIÓDICO DE n. 7 (2018) COM O DOI: HTTP://DX.DOI.ORG/10.15210/SHA.V0I7.13492. SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA ARTES, v. 01, p. 8262-8282, 2018.

3.
SANTOS, M. L. B.2016SANTOS, M. L. B.. TUAS MÃOS. Travessias (UNIOESTE. Online), v. 10, p. 62-63, 2016.

4.
SANTOS, M. L. B.2016SANTOS, M. L. B.; ZAMPERETTI, M. . O PROFESSOR DE ARTES VISUAIS E A CORPOREIDADE ? UM ESTUDO SOBRE METODOLOGIAS DE ENSINO EM SALA DE AULA. CADERNOS DA PEDAGOGIA (UFSCAR. ONLINE), v. 10, p. 84-84, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS, M. L. B.; SILVA, Ursula Rosa da. . O CORPO COMO INSTRUMENTO DE MUDANÇAS...ARTIGO PUBLICADO NO CAPITULO 13 DO LIVRO Reflexões sobre a Arte e o seu Ensino ORGANIZADO POR Jeanine Mafra Migliorini E EDITADO PELA ATENA EDITORA DE PONTA GROSSA PR. 01. ed. PONTA GROSSA PR: ATENA EDITORA, 2018. v. 02. 333p .

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, M. L. B.; CATIUSCIA, D. . BRINCAR NA RUA. In: Ronaldo Luis G. Campello. (Org.). Pesquisa em ação: trilhando caminhos em educação. 01ed.Ponta Grossa - PR: Atena editora, 2018, v. 01, p. 01-06.

2.
SANTOS, M. L. B.; SILVA, Ursula Rosa da. ; CAMPELLO, R. L.. G . NOTAS: UMA CARTOGRAFIA; SUSPEITAS E POSSIBILIDADES ACERCA DO CORPO. In: Ronaldo Luis G. Campello. (Org.). Pesquisa em ação: trilhando caminhos em educação. 01ed.Ponta Grossa - PR: Atena editora, 2018, v. 01, p. 97-104.

3.
SANTOS, M. L. B.; SILVA, Ursula Rosa da. . O CORPO COMO INSTRUMENTO DE MUDANÇAS.... In: Jeanine Mafra Migliorini. (Org.). Reflexões sobre a arte e seu ensino. 01ed.Ponta Grossa - PR: Atena editora, 2018, v. 01, p. 141-148.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SANTOS, M. L. B.. TUAS MÃOS. REVISTA TRAVESSIAS, Cascavel PR, p. 62 - 63, 08 ago. 2016.

2.
moraes adriano ; SANTOS, M. L. B. ; LUERSEN, P. ; SILVA MARCELO ; NEVES RENATA . STANISLAVSKIANA Nº 1 TEATRO DA UFPEL PREMIADO. DIÁRIO POPULAR, PELOTAS, p. 07 - 07, 31 ago. 2007.

3.
moraes adriano ; SANTOS, M. L. B. ; LUERSEN, P. ; NEVES RENATA ; SILVA MARCELO . TEATRO DA UFPEL É PREMIADO. DIÁRIO POPULAR, PELOTAS, p. 04 - 04, 29 ago. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, M. L. B.; SILVA, Ursula Rosa da. . JARDIM-TEXTO-CORPO: NOTAS E POSSIBILIDADES... TRABALHO APRESENTADO NO XVI SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA ARTE NO CENTRO DE ARTES EM PELOTAS E PUBLICADO NO PERIÓDICO DE n. 7 (2018) COM O DOI: HTTP://DX.DOI.ORG/10.15210/SHA.V0I7.13492. In: XVI SEMINARIOHISTORIA DA ARTE, 2018, PELOTAS. https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Arte/article/view/13492/8262, 2018. v. 01. p. 8262-8282.

2.
SANTOS, M. L. B.; SILVA, Ursula Rosa da. . Intervenção-corpo-jardim: experiência estética e ensino de arte trabalho apresentado no Transformar, criar, desafiar: o VII Congresso Matéria-Prima em Portugal do Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA), Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa e publicado nos anais do evento com o ISBN 978-989-8771-89-6. In: VII Congresso Internacional Matéria-Prima: práticas das Artes Visuais no ensino básico e secundário, 2018, LISBOA - PORTUGAL. Intervenção-corpo-jardim: experiência estética e ensino de arte. LISBOA- PORTUAL: CIEBA, 2018. v. 01. p. 750-760.

3.
SANTOS, M. L. B.; SILVA, Ursula Rosa da. ; CAMPELLO, R. L.. G . Notas: uma cartografia; suspeitas e possibilidades acerca do corpo. In: I Encontro Humanístico Multidisciplinar, 2017, Jaguarão. Notas: uma cartografia; suspeitas e possibilidades acerca do corpo, 2017.

4.
SANTOS, M. L. B.; SILVA, Ursula Rosa da. . O CORPO COMO INSTRUMENTO DE MUDANÇAS.... In: III Seminário Internacional Ensino da Arte e Cultura Visual, 2017, PELOTAS. O CORPO COMO INSTRUMENTO DE MUDANÇAS.... Pelotas: Editora e Gráfica da UFPEL, 2017. p. 304-311.

5.
SANTOS, M. L. B.; LUBISCO, Anette Lopes. . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA DOCÊNCIA ESCOLAR. In: VI Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em Artes Visuais SPMAV, 2017, PELOTAS. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA DOCÊNCIA ESCOLAR. PELOTAS: Editora e Gráfica da UFPEL, 2017. p. 193-202.

6.
CAMPELLO, R. L.. G ; SANTOS, M. L. B. . O PÁTIO DA ESCOLA COMO POTÊNCIA DE ENSINO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. In: EDUCERE - XII Congresso Nacional de Educação, 2015, Curitiba PR. XII EDUCERE, III SIRSSE, V SIPD ? Cátedra UNESCO e IX ENAEH, 2015. p. 8552-8565.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, M. L. B.; SILVA, Ursula Rosa da. . A SALA DE AULA E OS CORPOS QUE A COMPÕEM: METODOLOGIAS DO DEVIR.... In: enpos XIX encontro de pós-graduação, 2017, PELOTAS. A SALA DE AULA E OS CORPOS QUE A COMPÕEM: METODOLOGIAS DO DEVIR..., 2017.

2.
SANTOS, M. L. B.; LUBISCO, Anette Lopes. . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O CORPO NA DOCÊNCIA ESCOLAR. In: XVIII Encontro de Pós Graduação ENPOS UFPEL, 2016, PELOTAS. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O CORPO NA DOCÊNCIA ESCOLAR, 2016.

3.
SANTOS, M. L. B.; WURDIG, R. C. . PENSANDO BRINCADEIRAS NA ESCOLA. In: III Congresso de Extensão e Cultura CEC UFPEL, 2016, PELOTAS. PENSANDO BRINCADEIRAS NA ESCOLA, 2016.

4.
SANTOS, M. L. B.; LUBISCO, Anette Lopes. . TEMAS CÍCLICOS ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA DOCÊNCIA ESCOLAR.. In: 6º SIEPEX salão integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uergs, 2016, Bage. TEMAS CÍCLICOS ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA DOCÊNCIA ESCOLAR.. Bage: editora da uergs, 2016.

5.
SANTOS, M. L. B.; ZAMPERETTI, M. . CORPOREIDADE NOS ESTÁGIOS DE ARTES VISUAIS ? OBSERVAÇÕES E EXPERIÊNCIAS. In: XXV Congresso de Iniciação Cientifica CIC UFPEL, 2016, PELOTAS. CORPOREIDADE NOS ESTÁGIOS DE ARTES VISUAIS ? OBSERVAÇÕES E EXPERIÊNCIAS, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, M. L. B.; SILVA, Ursula Rosa da. . UM JARDIM, ALGUNS TEXTOS, UM OU MAIS CORPOS: IMPRESSÕES E PERSPECTIVAS.... In: Congresso Pesquisa em Cultura e Sociedade, 2018, Pelotas. Congresso Pesquisa em Cultura e Sociedade. Jaguarão: Claec, 2018. p. 127-127.

2.
SANTOS, M. L. B.; SILVA, Ursula Rosa da. . Um jardim, alguns textos, um ou mais corpos: impressões e perspectivas. In: II encontro Internacional de Pesquisa em Ciências Humanas, 2018, Pelotas - RS. Um jardim, alguns textos, um ou mais corpos: impressões e perspectivas.... Pelotas - RS: BASIBOOKS, 2018. v. 01. p. 180-180.

3.
SANTOS, M. L. B.; CAMPELLO, R. L.. G . Leitura e escrita. Formação e viagem.. In: 13º Encontro sobre o Poder Escolar 2017, 2017, Pelotas. Leitura e escrita. Formação e viagem.. Pelotas, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, M. L. B.; SILVA, Ursula Rosa da. . JARDIM-TEXTO-CORPO: NOTAS E POSSIBILIDADES.... 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SANTOS, M. L. B.; LUBISCO, Anette Lopes. . Práticas pedagógicas na docência escolar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
CAMPELLO, R. L.. G ; SANTOS, M. L. B. . Leitura e escrita. Formação e viagem.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
SANTOS, M. L. B.. A SALA DE AULA E OS CORPOS QUE A COMPÕEM: METODOLOGIAS DO DEVIR.... 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SANTOS, M. L. B.; SILVA, Ursula Rosa da. ; CAMPELLO, R. L.. G . Notas: uma cartografia; suspeitas e possibilidades acerca do corpo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SANTOS, M. L. B.; ZAMPERETTI, M. . CORPOREIDADE NOS ESTÁGIOS DE ARTES VISUAIS ? OBSERVAÇÕES E EXPERIÊNCIAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
SANTOS, M. L. B.; ZAMPERETTI, M. . CORPOREIDADE NOS ESTÁGIOS DE ARTES VISUAIS ? OBSERVAÇÕES E EXPERIÊNCIAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
moraes adriano ; SANTOS, M. L. B. . encontro de teatro de pelotas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
moraes adriano ; SANTOS, M. L. B. . novo olhar para especial/arte. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, M. L. B.; ZAMPERETTI, M. . O PROFESSOR DE ARTES VISUAIS E A CORPOREIDADE ? UM ESTUDO SOBRE METODOLOGIAS DE ENSINO EM SALA DE AULA. sÃO cARLOS sp: ufscar, 2016 (REVISTA ELETRONICA).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, M. L. B.. MAPA-CORPO-JARDIM trabalho exposto Galeria ?A Sala? CENTRO DE ARTES - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ? UFPEL CIDADE: PELOTAS RS PAÍS: BRASIL. 2018. (Manutenção de obra artística/Outro).

2.
SANTOS, M. L. B.. DA LEITURA LITERÁRIA À LEITURA DO CORPO: NOTAS E DEVIR.... 2017. (Oficina).

3.
SANTOS, M. L. B.; PARANHOS, CLAUDIA DA SILVA . Bonecas feias brincando com padrões culturais do corpo na arte e na contemporaneidade. 2017. (Oficina).

4.
moraes adriano ; SANTOS, M. L. B. . NOVO OLHAR PARA ESPECIAL/ARTE. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
SANTOS, M. L. B.. paisagens ecosóficas - video intervenção trabalho vinculado a disciplina DISPOSITIVOS ECOSÓFICOS ministrada pelo prof dr. Cláudio Tarouco PPGAV - UFPEL APRESENTADO no museu de artes LEOPOLDO GOTUZZO NO DIA 11/07/2018. 2018. Vídeo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4 ª SIIEPE DA SEMANA INTEGRADA UFPEL 2018. UM JARDIM, CORPOS: UMA CARTOGRAFIA: SUSPEITAS E POSSIBILIDADES... trabalho apresentado no XX ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA 4º SEMANA INTEGRADA DE INOVAÇÃO, ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFPEL. 2018. (Congresso).

2.
IV ENCONTRO HUMANISTICO MULTIDISCIPLINAR/IIICONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ESTUDOS HUMANISTICOS MUMULTIDISCIPLINARES.OBSERVAÇÕES ACERCA DE UMA CARTOGRAFIA: SUSPEITAS E POSSIBILIDADES trabalho apresentado no IV ENCONTRO HUMANISTICO MULTIDISCIPLINAR/IIICONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ESTUDOS HUMANISTICOS MUMULTIDISCIPLINARES na cidade de JAGUARÃO EM 2018. 2018. (Encontro).

3.
VII SEMINARIO DE PESQUISA DO MESTRADO EM ARTES VISUAIS CENTRO DE ARTES UFPEL SPMAV.INTERVENÇÃO-CORPO-JARDIM. 2018. (Seminário).

4.
13º Encontro sobre o Poder Escolar.Leitura e escrita. Formação e viagem.. 2017. (Encontro).

5.
III Encontro Humanístico Multidisciplinar e II Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares. 2017. (Congresso).

6.
APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.EXPLORANDO TEMAS RECORRENTES PARA A PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA DOCÊNCIA ESCOLAR. 2016. (Outra).

7.
EDUCERE - XII Congresso Nacional de Educação. 2016. (Congresso).

8.
Enpós Encontro de Pós graduação UFPEL.PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O CORPO NA DOCÊNCIA ESCOLAR. 2016. (Encontro).

9.
Experiências educativas y pedagogicas.cuerpo y la corpóreidad. 2016. (Encontro).

10.
III Congresso de extensão e cultura CEC UFPEL. PENSANDO BRINCADEIRAS NA ESCOLA. 2016. (Congresso).

11.
INTERCAMBIO DE EXPERIENCIAS ENTRE DOCENTES Y ESTUDIANTES DE PELOTAS, BRASIL Y DOCENTES Y ESTUDIANTES DE MEDELLÍN , COLOMBIA.Leitura de contos Infantis em Língua Portuguesa. 2016. (Encontro).

12.
INTERCAMBIO DE EXPERIENCIAS PEDAGOGICAS DOCENTES Y ESTUDIANTES DE PELOTAS , BRASIL Y DOCENTES Y ESTUDIANTES DE MEDELLÍN, COLOMBIA.Socialização e aplicação de jogos tradicionais de Pelotas, Brasil. 2016. (Encontro).

13.
INTERCAMBIO DE SABERES ENTRE LOS MAESTROS DE BRASIL Y LOS NUESTROS, UN INTERCAMBIO DEL PENSAMIENTO Y EL SENTIR DE NUESTROS ESTUDIANTES EXPRESADOS EN SUS LETRAS DE IDA Y VUELTA..INTERCAMBIO DE SABERES ENTRE LOS MAESTROS DE BRASIL Y LOS NUESTROS, UN INTERCAMBIO DEL PENSAMIENTO Y EL SENTIR DE NUESTROS ESTUDIANTES EXPRESADOS EN SUS LETRAS DE IDA Y VUELTA.. 2016. (Encontro).

14.
SEMINARIO HISALES. 2016. (Seminário).

15.
SEMINARIO INTERNACIONAL PEDAGOGIAS DE LA DIFERENCIA EN EL CAMPO DE LA EDUCACIÓN ARTÍSTICA Y CULTURAL.ENCONTROS ENTRE SALAS DE A ULA. 2016. (Seminário).

16.
SEMINARIO INTERNACIONAL PEDAGOGIAS DE LA DIFERENCIA EN EL CAMPO DE LA EDUCACIÓN ARTÍSTICA Y CULTURAL.Intercambio de cartas y juegos tradicionales brasileños como possibilidades formativas. 2016. (Seminário).

17.
SEMINARIO INTERNACIONAL PEDAGOGIAS DE LA DIFERENCIA EN EL CAMPO DE LA EDUCACIÓN ARTÍSTICA Y CULTURAL.O corpo: observações de práticas e metodologias nos estágios de Arte Visuais.. 2016. (Seminário).

18.
XXV congresso de iniciação cientifica UFPEL. CORPOREIDADE NOS ESTÁGIOS DE ARTES VISUAIS ? OBSERVAÇÕES E EXPERIÊNCIAS. 2016. (Congresso).

19.
EDUCERE - XII Congresso Nacional de Educação. O PÁTIO DA ESCOLA COMO POTÊNCIA DE ENSINO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2015. (Congresso).

20.
Encontro de Teatro de Pelotas.E o gato não comeu.... 2008. (Encontro).

21.
Festival de Teatro Universitário de Pelotas.Stanislavskiana nº 1. 2008. (Outra).

22.
encontro de teatro de pelotas.e o gato não comeu. 2007. (Oficina).

23.
oficina de tecnicas de improvisaçao teatral.oficina de tecnica de improvisaçao teatral. 2007. (Oficina).

24.
Seminário de História da Arte.Seminário de História da Arte. 2007. (Seminário).

25.
Interações Urbanas. 2006. (Encontro).

26.
novo olhar para especial/arte.novo olhar para especial/arte. 2006. (Oficina).

27.
II Seminariop de Educaçao Ambiental de Pelotas. 2004. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, M. L. B.. MOSTRA ARTISTICA NA GALERIA "A SALA"VII SEMINARIO DE PESQUISA DO MESTRADO EM ARTES VISUAIS DO CENTRO DE ARTES DA UFPEL SPMAV PRATICAS ARTISTICAS E ENSINO EM TEMPOS DE RESISTENCIA. 2018. (Exposição).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 16:43:39