Rosa Leite da Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8413413742106699
  • Última atualização do currículo em 26/03/2018


Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2003), especialização em Linguística Aplicada(2005) e Mestrado acadêmico em Letras, PPgL,UERN (2010). Atuou durante dez anos como professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental (Prefeitura Municipal de São Miguel /RN). Atualmente, é professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e na Nova Retórica, atuando principalmente nos temas: argumentação, produção textual e morfossintaxe. Cursou mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, é aluna regular do Curso de Doutorado em Letras do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UERN), membro efetivo do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) e atua como revisora do Periódico Diálogo das Letras. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rosa Leite da Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, R. L.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Instituto de Letras e Artes.
BR 405, KM 3
Arizona
59900-000 - Pau dos Ferros, RN - Brasil
Telefone: (84) 33512560


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Letras.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Título: Discursos e processos argumentativos que constituem o município de Pau dos Ferros/RN: da gênese à atualidade,
Orientador: Gilton Sampaio de souza.
Palavras-chave: Discurso; Processos argumentativos; Pau dos Ferros.
2008 - 2010
Mestrado em Letras.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Título: Os egressos de Letras e seu discurso: da constituição do ethos aos sentidos sobre o curso,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Gilton Sampaio de Souza.
Palavras-chave: Discurso dos egressos; Ethos; Sentidos.
2003 - 2005
Especialização em Curso de Especialização em Lingüística Aplicada. (Carga Horária: 450h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Título: Os sentidos da canção: um estudo do discurso na obra de Chico Buarque de Hollanda.
Orientador: Gilton Sampaio de Souza.
1999 - 2003
Graduação em Letras.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.




Formação Complementar


2007 - 2007
Oficina de Pesquisa em Análise do Discurso. (Carga horária: 9h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2006 - 2006
A farmácia de Platão: Contribuição da teoria de Ja. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2006 - 2006
Não há colher: desconstruindo os opostos hierárqui. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2005 - 2005
O Método Cíentífico em Marx. (Carga horária: 9h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2005 - 2005
O texto literário no ensino de língua. (Carga horária: 9h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2005 - 2005
Linguística Textual: um estudo sobre a coesão.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2005 - 2005
Parâmetros em Ação. (Carga horária: 180h).
Secretaria de Educação, Cultura , Esporte e Turismo de São Miguel, SEDUC, Brasil.
2003 - 2003
Estudo em Literatura Brasileira: O romance regiona. (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2002 - 2002
Diacronia do Português. (Carga horária: 5h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2002 - 2002
Fonética e Fonologia do Português. (Carga horária: 5h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2001 - 2001
PLanejamento , Parâmetros Curriculares, Avaliação,. (Carga horária: 40h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2000 - 2001
Windows 98 / Word 2000. (Carga horária: 60h).
Secretaria de Educação, Cultura , Esporte e Turismo de São Miguel, SEDUC, Brasil.
2000 - 2000
Noções introdutóris da Análise do Discurso: Da op. (Carga horária: 15h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
1999 - 1999
Curso de Formação para professores de Acelaeração. (Carga horária: 80h).
Consultoria e Planejamento LTDA, CONP, Brasil.
1998 - 1998
Cursao de Formação para professores Municipais do. (Carga horária: 100h).
Consultoria e Planejamento, CONP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
2008 - ATIVIDADES: 2008.2 - Membro da comissão de elaboração do Projeto Político pedagógico do Curso de Letras. 2009 - ATIVIDADES: A) DISCIPLINAS MINISTRADAS: 2009.1 - Didática da Língua Portuguesa, Argumentação.LETRAS/CAMEAM. 2009.2 - Didática da Língua Portuguesa, Argumentação.LETRAS/CAMEAM. B) OUTRAS ATIVIDADES 2009.2-Orientadora acadêmica do Curso de Letras Português, matutino. 2010: ATIVIDADES: A) DISCIPLINAS MINISTRADAS: 2010.1- Didática da Língua Portuguesa, Produção Textual, Morfossintaxe III.CAMEAM B) OUTRAS ATIVIDADES: 2010.1-Orientadora acadêmica do Curso de Letras Português, matutino. 2010.2: A) DISCIPLINAS MINISTRADAS: 2010.2 - Produção Textual , Argumentação.LETRAS/CAMEAM 2010.2 Didática da Língua Portuguesa LETRAS NAESU B) OUTRAS ATIVIDADES: 2010.2-Orientadora acadêmica do Curso de Letras Português, matutino. 2011 ATIVIDADES: A)DISCIPLINAS MINISTRADAS: 2011.1- Didática da Língua Portuguesa, Produção Textual, Morfossintaxe III. LETRAS/CAMEAM. 2011-2 Produção textual,Argumentação,MorfossintaxeI

Atividades

3/2015 - Atual
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Textual
3/2015 - Atual
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfossintaxe I
03/2015 - Atual
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfossintaxe I
1/2014 - 12/2014
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfossintaxe I, Morfossintaxe I
1/2014 - 12/2014
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Textual, Gêneros Textuais, Gêneros textuais
05/2014 - 07/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, CAMEAM, .

Cargo ou função
Membro comissão de certificados da III Semana de Estudos Linguísticos e Lietrários do NAESU _ III SELN.
1/2010 - 6/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, CAMEAM, .

Cargo ou função
Membro da comissão de elaboração do Projeto Político Pedagógico do Curso Letras Vernáculas.
7/2013 - 12/2013
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Textual
1/2013 - 12/2013
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfossintaxe I, Morfossintaxe II, Argumentação, Morfossintaxe I,
1/2013 - 12/2013
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Argumentação, Morfossintaxe I
1/2013 - 12/2013
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção Textual, Argumentação
10/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, CAMEAM, .

Cargo ou função
Mmebro da comissão de certificados do II Simpósio Nacional de Texto e Cultura - II SINATE.
1/2012 - 12/2012
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfossintaxe I, Morfossintaxe III
11/2008 - 03/2009
Pesquisa e desenvolvimento , CAMEAM, .

04/2008 - 11/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática da língua portuguesa
Morfossintaxe II
Supervisão de estágio
04/2008 - 08/2008
Ensino, Curso de Especialçização em Literatura Infanto-juv, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Narrativa e poesia na literatura -nfanto-juvenil
11/2007 - 04/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática da Língua Portuguesa
Estilística
Leitura
Semântica
04/2007 - 09/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estilística
Literatura Brasileira III
Morfossintaxe III
Seminário de Monografia III
Tópicos de Gramática do Português
02/2007 - 03/2007
Ensino, Curso de Especialçização em Literatura Infanto-juv, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Narrativa e poesia Infanto-juvenil
11/2006 - 03/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estilística
Produção Textual I
Tópicos de Gramática do Português
2006 - 2006
Extensão universitária , Núcleo de Ensino de Línguas e Literaturas - NELL, .

Atividade de extensão realizada
Tutoria - Curso de Literatura e cinema.
2006 - 2006
Extensão universitária , Núcleo de Ensino de Línguas e Literaturas - NELL, .

Atividade de extensão realizada
Tutoria : Curso Producào Textual IV.
2006 - 2006
Extensão universitária , Núcleo de Ensino de Línguas e Literaturas - NELL, .

Atividade de extensão realizada
Tutoria ; Curso Tópicos Especiais de Gramática do Portuguès.

Prefeitura Municipal de São Miguel, PMSM, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Atividades

04/1998 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa - 5ª, 6ª e 7ª séries


Linhas de pesquisa


1.
Estudos da produção, organização e funcionalidade do texto


Projetos de pesquisa


2015 - 2016
O Gênero relatório no Curso de Letras/Português: as questões de estilo na escrita de graduandos
Descrição: Este projeto de pesquisa busca dar continuidade ao projeto anterior ?O Gênero mono-grafia no Curso de Letras/Português: as questões de estilo na escrita de graduandos? (COS-TA, 2013), cujo objetivo foi investigar o(s) estilo(s) de linguagem presente(s) no gênero mono-grafia do Curso de Letras/Português do Campus Avançado Profa. Maria Elisa de A. Maia, CA-MEAM\UERN. Pretendemos com esse novo projeto investigar como os alunos, em fase de estágio, marcam o estilo em seus textos, especificamente no gênero relatório de Estágio Su-pervisionado. Em função de resultados da pesquisa anterior, direcionamos o nosso olhar para o gênero Relatório de Estágio, já que, na escrita do gênero monografia, o aluno concluinte do curso apresenta, frequentemente, marcas de desvio da norma para este gênero, ou mais es-pecificamente, constrói seu texto sob uma norma culta por ele idealizada. Esse resultado indi-ca que o aluno concluinte do curso de Letras ainda não tem o domínio da linguagem que deveria constituir o gênero monografia e muitas dessas questões passam despercebidas até mesmo pela banca de avaliação do trabalho. Com o entendimento de que a escrita é processual, acreditamos que essa dificuldade reflete-se nos períodos anteriores do Curso de Letras, inquieta-nos, por isso, observar como se dá a escrita do gênero relatório de estágio, que não é um trabalho de conclusão de curso, mas que requer também tratamento científico. Esperamos, dessa forma, traçar um perfil dos relatórios produzidos nesse curso, adotando uma metodologia descritivo-interpretativa, que analisará de oito a dez relatórios produzidos no ano de 2014. Para tanto, adotamos como aporte teórico os estudos sobre a língua\linguagem como interação social, extraindo daí a própria noção de gênero e estilo (BAKTHIN, 2003, 2009), bem como as discussões posteriores sobre estes estudos (BRAIT, 2005, 2006); os direcionamentos sobre texto acadêmico (MOTTA-ROTH, D; HENDGES, G. H, 2010), as discussões sobre texto, norma e estilo de linguagem (ANTUNES, 2010; POSSENTI, 2009 - 2010; TRAVAGLIA, 2002), além da recorrência a gramáticas de diferentes perspectivas, descritivas\normativas (NEVES, 2000; CASTILHO, 2010; BECHARA, 2009) dentre outros aspectos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rosa Leite da Costa - Coordenador / Jose Gevildo Viana - Integrante / Crigina Cibelle Pereira - Integrante / Edcarla Rayssa Aires da Silva - Integrante / Elias de Castro Feitosa - Integrante / Jordânia Kelly Freitas Duarte de Assis - Integrante.
2013 - 2014
O Gênero Monografia no Curso de Letras/Português: as questões de estilo na escrita de graduandos
Descrição: O desenvolvimento deste projeto de pesquisa busca investigar de que forma o estilo de linguagem está presente no gênero monografia do Curso de Letras/Português do Campus Avançado Profa. Maria Elisa de A. Maia, CAMEAM\UERN. Nosso foco consiste em entender como, em fase de conclusão do curso, os alunos imprimem o estilo em seus textos, especifi-camente no texto monográfico. A escolha pelo objeto de pesquisa dá-se em virtude do Curso de Letras Português ter como objeto de estudo as questões de linguagem, dentre elas a própria noção de gênero textual\discurso como atividade verbal oriunda de todas as esferas da comu-nicação humana e as discussões sobre norma gramatical e estilo de linguagem concernentes aos gêneros. Além disso, o curso propõe a formação de um profissional que saiba lidar com as diferentes situações de linguagem, diferentes textos. Esperamos, dessa forma, traçar um perfil das monografias produzidas nesse curso no ano anterior à realização da pesquisa, adotando uma metodologia descritivo-interpretativa, que analisará de oito a dez monografias produzidas no ano de 2013. Para tanto, adotamos como aporte teórico os estudos sobre a lín-gua\linguagem como interação social, extraindo daí a própria noção de gênero e estilo (BAK-THIN, 2003, 2009), bem como as discussões posteriores sobre estes estudos (BRAIT, 2005, 2006); os direcionamentos sobre texto acadêmico (MOTTA-ROTH, D; HENDGES, G. H, 2010), as discussões sobre texto, norma e estilo de linguagem (ANTUNES, 2010; POSSENTI, 2009 - 2010; TRAVAGLIA, 2002), além da recorrência a gramáticas de diferentes perspectivas, descri-tivas\normativas (NEVES, 2000; CASTILHO, 2010; BECHARA, 2009) dentre outros aspectos. Acreditamos que essa pesquisa contribuirá para o ensino de produção de texto, especialmente da monografia; e os resultados poderão ser trabalhados na própria disciplina que orienta a es-crita do gênero (Seminário de Monografia); bem como contribuirá para o fortalecimento de pes-quisas institucionais na nossa área, permitindo compreender melhor as questões aqui envolvi-das e para o fortalecimento do Grupo de Pesquisa Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET),da UERN, por meio da linha de pesquisa ?Estudo da produção, organização e funcionalidade do texto?, ao envolver docentes e discentes em atividades de pesquisa e publi-cações em eventos da área..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Rosa Leite da Costa - Coordenador / Maria Eliete de Queiroz - Integrante / Maria de Fatima de Carvalho Dantas - Integrante / Crigina Cibelle Pereira - Integrante / Edcarla Rayssa Aires da Silva - Integrante / Elias de Castro Feitosa - Integrante.
2011 - 2012
O ensino e a produção de textos acadêmico-científicos em discursos de professores e alunos dos cursos de Letras e de Pedagogia
Descrição: A presente pesquisa pretende analisar discursos de professores e de alunos dos cursos de Letras e Pedagogia, comparando-os entre si e os comparando ainda com discursos presentes em documentos oficiais, em relatórios de estágio e em monografias de graduação, com vistas a analisar e entender efeitos de sentido sobre a produção de textos acadêmicocientíficos na formação inicial de egressos desses cursos. A escolha pelos dois cursos justifica-se em virtude de ambos serem cursos de licenciatura e contemplarem em seus currículos a produção de textos acadêmicos como relatório de estágio e Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretariado de Estado da Educação, da Cultura e dos Desportos - SECD UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação ? PROPEG Gabinete do Pró-Reitor Campus Universitário Br-110, KM-46 - Costa e Silva ? Fone: (084) 3315-2177 - Ramal 177 - Fax: 3315-2177 CEP: 59600-970 - e-mail: propeg@uern.br Formulário _versão_novembro_2008 - 2 - monografia como trabalho de conclusão de curso (TCC), exigidos e muito valorizados na maioria das áreas de formação universitária. Dessa forma, adotamos como aporte teórico os estudos interacionistas da linguagem (BAKTHIN, 2003, 2009), dos direcionamentos sobre discursos e produção de sentidos (POSSENTI, 2001), dos argumentos utilizados no discurso (PERELMAN, TYTECA 2005) e ainda acerca do ensino de língua materna e de estudos sobre conteúdos e metodologias necessários à formação do professor de Língua Portuguesa (ANTUNES, 2003; GERALDI, 2004; BARZOTTO, 2008a, 2008b; BUZEN et all, 2006; ROJO, 2000; PIETRI, 2006), entre outros..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rosa Leite da Costa - Integrante / Gilton Sampaio de Souza - Integrante / Maria Eliete de Queiroz - Integrante / Crigina Cibelle Pereira - Coordenador / Maria Leidiana Alves - Integrante / Maria Lidiane de Morais Diógenes Bezerra - Integrante / Mônica Cristiane Teodoro ( - Integrante / Sheilla Viana Feitosa - Integrante.
2010 - 2011
Produção, organização e ensino de textos na Educação Superior
Descrição: Investigamos, nessa pesquisa, práticas de produção, organização e ensino de textos nos cursos de graduação do Campus Avançado Profª. Maria Elisa de A. Maia (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), partindo do pressuposto de que o texto é uma das instâncias de produção, reprodução e disseminação do conhecimento no espaço acadêmico. Buscamos compreender, mais especificamente, como se dá a produção e o ensino do texto nos espaços acadêmicos, considerando-se que saber falar, ouvir, ler, escrever, interpretar interagir - por meio de textos dos mais diferentes gêneros do discurso, e nos mais diversos suportes textuais presentes na atualidade, típicos da sociedade digital, das mídias, e, especialmente, saber produzir e interpretar textos acadêmico-científicos, em sua diversidade de gêneros, são exigências que perpassam a formação dos alunos da Educação Superior, em todas as áreas do conhecimento, e das quais os profissionais do mundo do trabalho, do mundo da academia e da ciência necessitam para se efetivarem como produtores de saberes e de riquezas. Em função dos propósitos dessa pesquisa, surgem algumas questões que norteiam a investigação: (i) que textos circulam, nos processos de ensino-aprendizagem, nas salas de aula dos cursos de graduação em Administração, Ciências Econômicas, Educação Física, Enfermagem, Geografia, Letras/Português, Letras/Inglês, Letras/Espanhol e Pedagogia, do Campus Avançado Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)?; E, como desdobramento dessa questão, (ii) como cada curso de graduação do CAMEAM trabalha com o ensino, a leitura e a produção de textos, tendo como base os programas gerais de disciplinas (PGD) dos professores, os documentos oficiais de cada curso e as respostas dadas por professores e alunos aos questionários aplicados?; (iii) que textos são ensinados/trabalhados nesses cursos e quais os fins pedagógicos e acadêmico-científicos aplicado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Os discursos que constituem o CAMEAM/UERN: das vozes de gestores às vozes dos segmentos acadêmicos e comunidade
Descrição: Este projeto tem como foco de investigação os discursos que constituem o Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Interessa-nos descrever e interpretar os sentidos do/para o CAMEAM, que são constituintes de sua própria identidade como espaço de produção acadêmica e de desenvolvimento do conhecimento humano e social. Com base em depoimentos de gestores universitários e dos segmentos acadêmicos do CAMEAM e da UERN, e de representantes da sociedade do Alto-Oeste Potiguar e região, faremos um mapeamento desses discursos e dos sentidos por eles produzidos, tendo em vista as teses defendidas, as identidades argumentativas subjacentes a esses discursos e os ethos dos sujeitos enunciadores. É uma pesquisa que vem dar continuidade a estudos anteriores que temos desenvolvido sobre discurso e produção de sentidos (SOUZA, 2001, 2003, 2008, 2009) e que apresenta um caráter descritivo e interpretativo, com foco nos discursos e nos sentidos que constituem o CAMEAM. E, para coleta, análise e interpretação dos dados, desenvolveremos uma pesquisa de campo, com gravação de depoimentos e/ou entrevistas semi-estruturadas. O aporte teórico que dá sustentação a essa investigação advém da teoria da argumentação no discurso (ARISTÓTELES, 199-, 1973; PERELMAN, OLBRECHTS-TYTECA, 2005; PERELMAN, 1993, 1999), dos estudos a ela filiados (REBOUL, 1998; SOUZA, 2003, 2008, entre outros), da teoria dialógica da linguagem (BAKHTIN, 2002, 2003) e dos estudos sobre efeitos de sentido (POSSENTI 2001; SOUZA, 2003). Esperamos, com os resultados alcançados, mapear efeitos de sentido sobre o CAMEAM e contribuir para os estudos sobre discursos, histórias e identidades em torno dos sentidos da Educação Superior na região e para os estudos sobre a constituição de identidades e sobre memória coletiva do CAMEAM e dos que fazem essa região...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
As metodologias de ensino de texto em cursos de Letras/Português de IES do Rio Grande do Norte
Descrição: Esse projeto se propõe a estudar as metodologias de ensino de Língua Portuguesa e, mais especificamente, de ensino de texto, que se apresentam nas propostas pedogógicas de cursos presenciais de Licienciatura em Letras de todas as IES potiguares. A opção por essa temática se deu em virtude da necessidade de compreendermos melhor como funciona o trabalho com o texto nesse nível de ensino. Além disso, as discussões sobre as novas diretrizes curriculares para as licenciaturas, a relação teoria-prática nessa modalidade de ensino e a atuação profissional de seus egressos têm provocado intenso debate nos departamentos acadêmicos sobre a temática e apontado para a necessidade de implementarmos estudos acerca do próprio ensino da língua materna na universidade, considerando as disciplinas que buscam dar conta desse campo tradicionalmente denominado de "Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa" (MELP). Sendo assim, objetivamos investigar como se desenvolve o ensino de Língua Portuguesa em cursos de Letras/Português de diferentes IES, com ênfase nas propostas de metodologia de ensino de língua materna, especialmente de ensino do texto. O aporte teórico vincula-se aos estudos interacionistas da linguagem (BAKHTIN, 2003, 1995; GERALDI, 2004, BRONCKART, 1999, entre outros). Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, sendo que os dados serão coletados, principalmente, de Matrizes Curriculares, Ementas, Programas de Disciplinas e dos Projetos Pedagógicos de todos os cursos em análise. Os resultados dessa investigação poderão nos apresentar um quadro real de como esses cursos de Letras abordam as metodologias de ensino de Língua Portuguesa, assim como trarão direcionamentos para as discussões que envolvem as políticas de formação de professores em Letras, para as propostas de ensino de texto nas aulas de língua materna e, ainda, pode contribuir para um redimensionamento dos projetos pedagógicos desses cursos...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
Argumentação e construção de sentidos na elaboração de hipóteses e/ou questões de pesquisa em monografias: um estudo sobre a produção textual no Ensino Superior
Descrição: Esse projeto de pesquisa se apresenta como uma proposta de continuidade às investigações que temos desenvolvido como professor universitário e como bolsista de produtividade em pesquisa, em cujas pesquisas pudemos mapear, em grande parte, o ensino da leitura e da produção textual, na área de Letras, na Educação Básica e Superior, em nossa região, e que resultaram em intervenções, junto à Educação Básica, e nos provocaram para a necessidade de estudos sobre a produção textual no Ensino Superior. Em conseqüência disso, nessa pesquisa, estudaremos a produção textual escrita em cursos de graduação, e escolhemos, como objeto de estudo, o gênero monografia de final de curso, e, como objeto de análise, os processos argumentativos que dão sustentação às questões centrais de pesquisa das monografias. É, portanto, nosso objetivo, nessa pesquisa, investigar os processos discursivos e argumentativos de construção das hipóteses e/ou questões centrais de pesquisa, articulando-as à construção argumentativa da justificativa das temáticas abordadas nos trabalhos, na produção textual do gênero acadêmico monografia, considerando as especificidades e a funcionalidade do gênero. O corpus dessa pesquisa será constituído por discursos recortados de monografias de graduação dos Cursos de Ciências Econômicas, Educação Física e Letras do Campus Avançado Profª. Maria Elisa de A. Maia (CAMEAM/UERN), elaboradas pelos concluintes do Semestre 2007.2 e 2008.1, conforme período de conclusão de cada curso, uma vez que somente esses três (03) cursos, dos existentes no CAMEAM, já adotaram a monografia como trabalho final de curso e terão turmas formadas no período da coleta dos dados dessa pesquisa. Os resultados dessa investigação poderão nos apresentar indícios de como as hipóteses e/ou questões centrais de pesquisa são argumentativamente construídas no gênero monografia, assim como os autores desses trabalhos interagem com os seus possíveis interlocutores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rosa Leite da Costa - Integrante / Gilton Sampaio de Souza - Coordenador / Maria Eliete de Queiroz - Integrante / Crigina Cibelle Pereira - Integrante / José Cezinaldo Rocha Bessa - Integrante / Maria Leidiana Alves - Integrante.
2007 - 2008
A função social dos textos trabalhados no ensino de língua materna e estrangeira: um estudo acerca dos gêneros discursivos adotados no Ensino Médio e Superior.
Descrição: O ensino da leitura e da produção de textos para alunos da Educação Básica e Superior e as dificuldades que os alunos apresentam para ler, interpretar e produzir textos têm sido um tema amplamente discutido nas universidades e, também, na mídia. Entre as discussões, a implementação de um trabalho sistemático com textos em sala de aula de língua materna e estrangeira configura-se como uma das grandes preocupações dos estudiosos da linguagem humana, e, ainda, dos governos, por meio dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), das propostas curriculares dos estados e municípios e dos cursos de capacitação em serviço. Como profissionais do Ensino Superior, engajados nos estudos do discurso e do texto, pretendemos investigar, nesta pesquisa, o trabalho realizado com os gêneros discursivos trabalhados nas aulas de língua materna e estrangeira, no Ensino Médio e Superior, estabelecendo uma relação entre a função social dos gêneros discursivos trabalhados e os objetivos subjacentes às propostas dos professores para o ensino de leitura e produção de textos. O universo de estudo dessa pesquisa se constitui de alunos e professores de língua materna e estrangeira, nos 2º e/ou 3º anos do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. José Fernandes de Melo , em Pau dos Ferros, e nos 7º e/ou 8º períodos do Curso Letras/CAMEAM/UERN. A coleta de dados será feita por meio de questionários, notas de campo, com visitas in loco, e análise de documentos. Essa pesquisa dá continuidade a estudos anteriores que desenvolvemos sobre o ensino de leitura e produção de textos nas aulas de língua materna e estrangeira (SOUZA, 2006) e sobre o perfil dos egressos do Curso de Letras do CAMEAM/UERN..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
O perfil dos egressos do Curso de Letras do CAMEAM/UERN.
Descrição: As discussões sobre as novas diretrizes curriculares para as licenciaturas, a relação teoria-prática nos cursos de Letras e o mercado de trabalho para os professores dessa área são temas que se interligam e que têm adquirido uma grande repercussão nos nossos departamentos acadêmicos. Essas reflexões também têm apontado para a necessidade de implementarmos estudos acerca da atuação profissional de nossos ex-alunos, egressos dos cursos de Letras, e de darmos mais atenção à relação teoria-prática nos projetos pedagógicos dos cursos. É discutindo essa questão que pretendemos desenvolver essa pesquisa e, para isso, objetivamos, então, investigar o perfil dos egressos do Curso de Letras do CAMEAM/UERN, a fim de traçar um perfil para eles, considerando a sua atuação profissional, a continuidade ou não de sua formação em nível de pós-graduação e as expectativas que eles apresentam em relação a sua profissão e ao Curso de Letras concluído no CAMEAM. Serão nossos informantes todos os egressos do Curso de Letras/CAMEAM dos anos letivos de 2001, 2002, 2003, 2004 e 2005. Essa pesquisa dá continuidade aos estudos que temos feito acerca das práticas de ensino de língua materna, especialmente aqueles desenvolvidos em pesquisa recém concluída sobre o ensino de leitura e produção de textos nas aulas de língua materna (SOUZA, 2005a), na qual constamos que a formação do professor de língua materna (área específica ou não) e a freqüência ou não a um curso de pós-graduação influenciam diretamente nas propostas de ensino de textos. Consideramos que os resultados dessa pesquisa poderão nos apresentar um mapeamento do perfil dos egressos do Curso de Letras do CAMEAM e trarão direcionamentos para discussões que envolvem um redimensionamento do projeto político-pedagógico do Curso, além de fornecer dados para subsidiar o programa de pós-graduação e as discussões sobre as práticas de ensino de línguas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2006
Os gêneros do discurso nas aulas de língua materna do Ensino Fundamental e Médio: um estudo sobre o ensino de leitura e produção de texto
Descrição: A implementação de um trabalho sistemático com textos em sala de aula de línguas, especialmente de língua materna (LM), tem sido uma das grandes preocupações dos estudiosos da linguagem humana, e, ainda, dos governos, através dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), das propostas curriculares dos estados e municípios e dos cursos de capacitação em serviço. Essa tem sido, também, uma constante precupação dos membros do NELLP (Núcleo de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros), um grupo de pesquisa (cadastrado no CNPq - Diretório 5.0), do qual fazemos parte, o que tem exigido de nós, profissionais do Ensino Superior, um maior engajamento acadêmico-científico com essa problemática. Por isso, desenvolveremos essa pesquisa em todas as escolas do Ensino Fundamental (3º e 4º ciclos) e Médio (1º ao 3º ano) da rede pública (municipal e estadual) e privada, jurisdicionadas à 15ª DIRED (Diretoria Regional de Educação) da região do Alto Oeste Potiguar. Pretendemos, então, retratar o ensino de leitura e da produção de textos nessas escolas, descrevendo as concepções de linguagem e de texto dos professores regentes, os gêneros discursivos que circulam nas salas de aula desses níveis de ensino e o trabalho com eles realizados, uma vez que nossas experiências profissionais, as pesquisas por nós desenvolvidas e os resultados de pesquisas nacionais, como SAEB-2001 e ENEM-2001, têm demonstrado limitações de nossos alunos na leitura e produção de textos. A coleta de dados será feita através de questionários, notas de campo, gravações em áudio, vídeo, análise de documnetos, do material didátido utilizado, das metodologias empregadas, assim como através de seminários envolvendo professores da área e equipe técnico-pedagógica de todas as escolas envolvidas. Os resultados dessa pesquisa nos apresentarão o real papel que o trabalho com textos tem exercido nas aulas de português do Ensino Fundamental e Médio, assim como nos apontarão indícios de causas dos problemas detectado.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2013
DIÁLOGO DAS LETRAS
Descrição: A presente ação propõe colocar em divulgação a produção científica de estudantes de graduação e de pós-graduação, fazendo circular para a comunidade acadêmica do CAMEAM, da UERN, de outras IES e público em geral interessados na produção e ensino do texto. Para isso, temos como espaço para publicação e divulgação do conhecimento produzido a Revista Diálogo das Letras, vinculada ao Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de texto (GPET), do Departamento de Letras, do Campus Avançado Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Assim, busca promover a publicação e divulgação de textos que abordem a produção e o ensino do texto acadêmico. Para tanto, traçamos como objetivos: (i) promover espaços de divulgação e publicação de textos produzidos por estudantes de graduação e pós-graduação, bem como de pesquisadores e professores de Letras, Linguística e áreas afins; (ii) discutir, publicar e divulgar pesquisas no âmbito do GPET e de outros grupos de pesquisas de outras IES; (iii) fortalecer o GPET com a publicação de textos na Revista Diálogo das Letras do CAMEM. Portanto, esse projeto vem oportunizar a divulgação científica através da publicação da Revista Diálogo das Letras, bem como a promoção do conhecimento através da disseminação da produção científica...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2012
Museu de Cultura Sertaneja - MCS
Descrição: O projeto Museu de Cultura Sertaneja do CAMEAM/UERN tem por objetivo promover a preservação do patrimônio histórico-cultural do sertão nordestino, especialmente nas áreas de artes visuais, museografia e cultura popular. Situando-se no Campus Avançado Prof.ª Maria Elisa de Albuquerque Maia, na cidade de Pau dos Ferros/RN, sertão do Rio Grande do Norte, o Museu de Cultura Sertaneja do CAMEAM/UERN possui um caráter cultural, científico e pedagógico que visa à divulgação da memória cultural do sertão e à prática de ações educativas e científicas. Ainda em fase inicial, algumas ações já foram realizadas, destacando-se a aquisição de um acervo composto por, aproximadamente, 100 objetos doados, os quais estão em processos de catalogação e, em alguns casos, serão encaminhadas para restauração, além de cerca de 220 cordéis adquiridos por meio de campanha realizada nas salas de aula do CAMEAM. As ações do projeto, nesse primeiro ano, contemplam as primeiras exposições temáticas com abertura e apresentação do MCS ao público e eventos literários com cordelistas, além de atividades culturais e educacionais envolvendo um amplo público. Entre outras metas, o projeto prevê o envolvimento direto de alunos que possam desempenhar atividades de pesquisa, monitoração do acervo, eventos culturais, entre outras...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Rosa Leite da Costa - Coordenador / Gilton Sampaio de Souza - Integrante / Maria de Fatima de Carvalho Dantas - Integrante / Crigina Cibelle Pereira - Integrante / Maria Edineide F. de Carvalho - Integrante / Ivanaldo de Oliveira dos Santos Filho - Integrante / Wellington Vieira Mendes - Integrante / Ciro Leandro Costa da Fonsêca - Integrante.


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Diálogo das Letras


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Aprovada no concurso de provas e título para professor de Língua Portuguesa do Inst. Fed. de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA.
2007
Aprovada no concurso de provas e títulos para professor de língua portuguesa da UERN - Universidade Estadual do RN., Universidade Estadual do Rn.
2006
Professor do ano, Prefeitura municipal de São Miguel.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, G. S.2017SOUZA, G. S. ; COSTA, R. L. ; MOREIRA, M. C. F. . O QUE DIZ O EGRESSO DE UM CURSO DE LETRAS SOBRE SUA FORMAÇÃO: ARGUMENTAÇÃO EM DISCURSOS SOBRE O ENSINO SUPERIOR. Diálogo das Letras, v. 6, p. 387-404-404, 2017.

2.
LIMA, S. J. B. de.2017LIMA, S. J. B. de. ; SOUZA, G. S. ; PEREIRA, L. S. ; COSTA, R. L. . Discursos e argumentação em memórias que constituem o açude público 25 de Março. Diálogo das Letras, v. 6, p. 264-283, 2017.

3.
SOUZA, G. S.2017SOUZA, G. S. ; COSTA, R. L. ; MOREIRA, M. C. F. . O que diz o egresso de um curso de Letras sobre sua formação: argumentação em discursos sobre o ensino superior. Diálogo das Letras, v. 6, p. 387-404, 2017.

4.
SOUZA, G. S.2016 SOUZA, G. S. ; COSTA, R. L. ; SA, D. M. C. ; ALVES, M. L. . As técnicas argumentativas em diferentes esferas da comunicação: proposta de análise em textos jornalísticos, lítero-musicais, jurídicos e acadêmicos. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 14, p. 142-164, 2016.

5.
SOUZA, G. S.2012SOUZA, G. S. ; COSTA, R. L. ; BARBOSA JUNIOR, F. F. . A ARGUMENTAÇÃO EM DISCURSOS SOBRE O ENSINO SUPERIOR NA UERN: SENTIDOS QUE CONSTITUEM O CAMPUS DE PAU DOS FERROS. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, v. 02, p. 63-75, 2012.

6.
SOUZA, G. S.2009 SOUZA, G. S. ; COSTA, R. L. . O PROFESSOR DE LETRAS E O SEU DISCURSO: A CONSTITUIÇÃO DO ETHOS DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR. Letra Magna, v. X, p. 1-16, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PEREIRA, C. C. (Org.) ; COSTA, R. L. (Org.) ; QUEIROZ, M. E. (Org.) . Construção de sentidos, leitura e escrita de textos científicos. 2. ed. Mossoró: Edições UERN, 2014. v. 3. 148p .

2.
COSTA, R. L.; RODRIGUES, L. O. (Org.) ; FERREIRA, M. A. C. G. (Org.) ; MASCARENHAS, R. O. (Org.) ; VIANA, J. G. (Org.) . Anais do XVIII FALE. 01. ed. Mossoró: Queima Bucha, 2007. v. Único.

Capítulos de livros publicados
1.
COSTA, R. L.; SOUZA, G. S. . Os profissionais egressos de Letras e seus discursos: a constituição do ethos. In: In: Marco Antonio Martins; Lucrécio Araújo de Sá Júnior; Kássia Kamilla de Moura; Aryonne da Silva Morais.. (Org.). Estudos linguísticos: textos selecionados/Abralin-2013.. 1eded.João Pessoa: Ideia, 2016, v. 1, p. 1369-1382.

2.
COSTA, R. L.; DIAS, F. A. M. S. ; LIMA, D. R. ; PEREIRA, L. L. ; LIMA, S. J. B. . O ENCANTADO UNIVERSO DOS CORDÉIS: EXPERIÊNCIAS NO MUSEU DE CULTURA SERTANEJA. O ENCANTADO UNIVERSO DOS CORDÉIS: EXPERIÊNCIAS NO MUSEU DE CULTURA SERTANEJA. 01ed.Mossoró: Edições UERN, 2013, v. 01, p. 152-162.

3.
SOUZA, G. S. ; COSTA, R. L. ; ALVES, M. L. . De texto em texto: uma análise dos processos de formação e atuação profisional de egressos do Curso de Letras. In: Maria Denilda Moura; Marcelo Amorim Sibaldo; Adeilson Pinheiro Sedrins. (Org.). Novos desafios da língua. 01ed.Maceió: Edufal, 2010, v. 01, p. 131-137.

4.
SOUZA, G. S. ; COSTA, R. L. ; costa . A formação do professor de português no Curso de Letras: algumas reflexões com na matriz curricular e nas ementas de disciplinas. In: Antonio Paulino de Souza; Valdir Heitor Barzotto; Maria Lúcia Pessoa Sampaio. (Org.). Formação de professor de língua portuguesa: quando a linguagem e o ensino se encontram. 01ed.São Paulo: Paulistana, 2010, v. 1, p. 91-102.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, S. J. B. ; COSTA, R. L. . As introduções/considerações iniciais de monografia: um estudo retórico-argumentativo. In: III Seminário internacional de estudos sobre discurso e argumentação, 2016, São Cristovâo - SE. Anais do III Seminário internacional de estudos sobre discurso e argumentação. Ilhéus: Editus, 2016. v. 01. p. 4538-4549.

2.
LIMA, S. J. B. ; SOUZA, G. S. ; COSTA, R. L. ; PEREIRA, L. S. . ÁGUAS DE MARÇO NO SEMIÁRIDO PAUFERRENSE: MEMÓRIAS DO AÇUDE ?25 DE MARÇO? EM DISCURSOS DE TRABALHADORES DO SÉCULO XX. In: 1º Encontro Nacional de Planejamento Urbano e Regional no Semiárido: I ENAPUR-Semiárido, 2016, Pau dos Ferros. Anais do1o Encontro Nacional de Planejamento Urbano e Regional no Semiárido: I ENAPUR-Semiárido. Natal: CCHLA,, 2016. v. 1. p. 624-636.

3.
COSTA, R. L.; DIAS, F. A. M. S. ; LIMA, D. R. ; PEREIRA, L. L. ; LIMA, S. J. B. . O ENCANTADO UNIVERSO DOS CORDÉIS: EXPERIÊNCIAS NO MUSEU DE CULTURA SERTANEJA. In: VI Colóquio de extensão na UERN, 2013, Mosoró. VI colóquio de extensão na UERN - extensão nas universidades estaduais : desafios e perspectivas. Mossoró, 2013. v. 01. p. 25-28.

4.
BARBOSA JUNIOR, F. F. ; SOUZA, G. S. ; COSTA, R. L. . OS DISCURSOS QUE CONSTITUEM O CAMEAM/UERN: DAS VOZES DE GESTORES ÀS VOZES DOS SEGMENTOS ACADÊMICOS E COMUNIDADE. In: VII SIC: Salão de Iniciação científica da Universidade do Estado do RN, 2012, Mossoró. Ciência e Internacionalização : Os desafios da pesquisa na UERN, 2012. v. 01. p. 1225-1231.

5.
COSTA, R. L.. VISUALIZANDO SENTIDOS: UMA ANÁLISE DA FUNÇÃO COMPOSICIONAL NO GÊNERO CAPA DE REVISTA. In: I Encontro Regional de Estudos Funcionalistas, 2011, Pau dos Ferros. ?O funcionalismo e o ensino produtivo de gramática?, 2011. v. 01. p. 398-408.

6.
SOUZA, G. S. ; COSTA, R. L. ; costa . A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS NO CURSO DE LETRAS: ALGUMAS REFLEXÕES COM BASE NA MATRIZ CURRICULAR E NAS EMENTAS DE DISCIPLINAS. In: VI COLÓQUIO DE PROFESSORES DE METODOLOGIA DE ENSINODE LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA, 2010, SÃO LUIS MA. VI COLÓQUIO DE PROFESSORES DE METODOLOGIA DE ENSINODE LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA. SÃO LUIS: EXPEDIENTE, 2010. p. 1-8.

7.
COSTA, R. L.; SAMPAIO, M. L. P. ; LIMA, E. P. . AS TESES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUAS: UM ESTUDO DA CONSTRUÇÃO RETÓRICA EM MONOGRAFIAS DE GRADUAÇÃO. In: VII, 2010, Pau dos Ferros. VII Colóquio Nacional deProfessores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura. Mossoró: Queima Bucha, 2010. v. 01.

8.
SAMPAIO, M. L. P. ; COSTA, R. L. ; LIMA, E. P. . A contrução retórica em monografias de graduação: um estudo de teses sobre o ensino de línguas. In: : I Colóquio Nacional de Retórica e I Jornadas Latinoamericanas em Estudos Retóricos promovido pela Associação Nacional de Retórica, 2010, Buenos Aires. Actas del I Colóquio Nacional de Retórica. Buenos Aires. Buenos Aires: Universidade de Buenos Aires, 2010. v. 01. p. 616-623.

9.
COSTA, R. L.; SOUZA, G. S. . A teoria da Argumentação no discurso: (re)visitando conceitos. In: I CNELL VII SELLP, 2010, Pau dos Ferros. I Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2010. v. 2.

10.
COSTA, R. L.; SOUZA, G. S. . O EGRESSO DE LETRAS E O SEU DISCURSO:A CONSTITUIÇÃO DO ETHOS ACADÊMICO. In: VI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 2009, JOÃO PESSOA. VI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN. JOÃO PESSOA: IDÉIA, 2009. p. 2443-2451.

11.
COSTA, R. L.; SOUZA, G. S. . O PROFESSOR DE LETRAS E O SEU DISCURSO: A CONSTITUIÇÃO DO ETHOS ACADÊMICO. In: Encontro Internacional Texto e Cultura, 2009, Fortaleza. Encontro Internacional de Texto e Cultura. Fortaleza: Fortaleza Edições, 2009. v. 4. p. 5326-5339.

12.
COSTA, R. L.; SOUZA, G. S. . A ENUNCIAÇÃO NA VOZ DE BAKHTIN: (RE)VISITANDO CONCEITOS. In: VI SEMANA DE ESTUDOS LINGUISTICOS E LITERARIOS D EPAU DOS FERROS, 2008, PAU DOS FERROS. TENDÊNCIAS E ABORDAGENS EM LINGUÍSTICA , LITERTURA E ENSINO. MOSSORÓ: QUEIMA BUCHA. v. 01.

13.
SOUZA, G. S. ; COSTA, R. L. . CIÊNCIA E ARGUMENTAÇÃO NA ELABORAÇÃO DE JUSTIFICATIVAS DE MONOGRAFIA DE GRADUAÇÃO. In: I CONLID - Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso, 2008, Mossoró. I CONLID - Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso, 2008.

14.
TOMAZ, Renato Leitão ; SILVA, Luciene Reinaldo Ribeiro da ; COSTA, R. L. . Leitores (não) proficientes: a contribuição do ensino de Língua Portuguesa. In: I FIPED - Fórum Internacional de Pedagogia, 2008, Pau dos Ferros. I FIPED - Fórum Internacional de Pedagogia, 2008.

15.
MONTE, Cosme Gean da ; MONTE, Hildevânia da Silva ; COSTA, R. L. . A leitura e a produção textual no Ensino Fundamental: entre a teoria e a prática. In: I FIped - Fórum Internacional de Pedagogia, 2008, Pau dos Ferros. I FIped - Fórum Internacional de Pedagogia, 2008.

16.
COSTA, R. L.. Mecanizando o impossível: o caso da poesia no livro didático. In: XVIII FALE - FÓRUM ACADÊMICO DE LETRAS, 2007, Pau dos Ferros. XVIII FALE - FÓRUM ACADÊMICO DE LETRAS. Mossoró: Queima-bucha, 2007. v. 1. p. 420-427.

17.
COSTA, R. L.; PEREIRA . Poesia e livro didático: uma abordagem sobre o trabalho do texto literário no manual de Língua Portuguesa. In: I Jornada de Estudos e Pesquisas em Educação e Planejamento de Ensino, 2007, PAU DOS FERROS. I jornada de esudos e pesquisas em educação e planejamento de ensino. MOSSORÓ: QUEIMA BUCHA, 2007.

18.
COSTA, R. L.; BESSA . Alfabetização e letramento: algumas reflexões sobre a apropriação do sistema de escrita alfabética. In: I Jornada de Estudos e Pesquisas em Educação e Planejamento de Ensino, 2007, PAU DOS FERROS. I Jornada de Estudos e Pesquisas em Educação e Planejamento de Ensino. MOSSORÓ: QUEIMA BUCHA, 2007.

19.
COSTA, R. L.. A argumentação no gênero textual canção: um olhar sobre Geni e o Zepelin de Chico Buarque de Hollanda. In: V SELLP, 2006, Pau dos Ferros. V SELLP. Natal: Estúdio Web, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PAULA, J. P. ; COSTA, R. L. . Justiça com as próprias Mãos: o ethos de um assassino confesso. In: XXVI Jornada do Gelne, 2016, Recife. Rumo aos quarenta anos: livro de resumos da XXVI Jornada do Grupo de e studos Lin - guísticos do n ordeste. Recife: Pipa Comunicação, 2016. v. 1. p. 920-920.

2.
SOUZA, G. S. ; LIMA, S. J. B. ; COSTA, R. L. . O orador diante do auditório: a constituição do ethos no discurso de egressos de Letras. In: XXVI Jornada do Gelne, 2016, Recife. Rumo aos quarenta anos: livro de resumos da XXVI Jornada do Grupo de e studos Lin - guísticos do n ordeste. Recife: Pipa Comunicação, 2016. v. 1. p. 921-921.

3.
SAMPAIO, M. L. P. ; COSTA, R. L. ; LIMA, E. P. . AS TESES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUAS: UM ESTUDO RETÓRICO DE MONOGRAFIAS DE GRADUAÇÃO. In: VII Colóquio Nacional de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, 2010, Pau dos Ferros. VII Colóquio Nacional de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Literatur. Mossoró: Queima Bucha, 2010. v. 01.

4.
SAMPAIO, M. L. P. ; COSTA, R. L. ; LIMA, E. P. . A contrução retórica em monografias de graduação: um estudo de teses sobre o ensino de línguas. In: : I Colóquio Nacional de Retórica e I Jornadas Latinoamericanas em Estudos Retóricos promovido pela Associação Nacional de Retórica, 2010, Buenos Aires. Actas del I Colóquio Nacional de Retórica. Buenos Aires: Universidade de Buenos Aires, 2010. v. 01.

5.
COSTA, R. L.; SOUZA, G. S. . A Teoria da Argumentação no discurso: (re)visitando conceitos. In: I CNELL VII SELLP, 2010, Pau dos Ferros. Anais do I Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários e da VII Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros, 2010.

6.
COSTA, R. L.. A formação profissional no Curso de Letras na perspectiva dos egressos. In: I Simpósio Nacional de texto e ensino - I SINATE, 2009, Pau dos Ferros. ISimpósio nacional de texto e ensino - I SINATE. Pau dos Ferros, 2009. v. 01. p. 11-12.

7.
COSTA, R. L.; SOUZA, G. S. . A ENUNCIAÇÃO NA VOZ DE BAKHTIN: (RE)VISITANDO CONCEITOS. In: VI SEMANA DE ESTUDOS LÇINGUISTICOS E LITERARIOS D EPAU DOS FERROS, 2008, PAU DOS FERROS. TENDÊNCIAS E ABORDAGENS EM LINGUÍSTICA , LITERTURA E ENSINO. MOSSORÓ: QUEIMA BUCHA, 2008. v. 1. p. 117-117.

8.
COSTA, R. L.. O professor de Letras e o seu discurso: a constituição do Ethos no Ensino Superior. In: Encontro Internacional de Texto e Cultura, 2008, Fortaleza. Programas e Resumos. Fortaleza - CE: Imprensa Universitária, 2008. v. 01. p. 378-378.

9.
COSTA, R. L.; SOUZA, G. S. . Literatura Infanto-juvenil e gêneros textuais da mídia: por uma proposta de trabalho. In: 5º SEMINÁRIO EDUCAÇÃO E LEITURA - V SEL, 2008, Natal. 5º SEMINÁRIO EDUCAÇÃO E LEITURA. Natal: UFRN, 2008. p. 56-56.

10.
SOUZA, G. S. ; COSTA, R. L. . CIÊNCIA E ARGUMENTAÇÃO NA ELABORAÇÃO DE JUSTIFICATIVAS DE MONOGRAFIA DE GRADUAÇÃO. In: I CONLID - COLÓQUIO NACIONAL DE LINGUAGEM E DISCURSO, 2008, MOSSORÓ. I CONLID - COLÓQUIO NACIONAL DE LINGUAGEM E DISCURSO, 2008.

11.
TOMAZ, Renato Leitão ; SILVA, Luciene Reinaldo Ribeiro da ; COSTA, R. L. . Leitores (não) proficientes: a contribuição do ensino de Língua Portuguesa. In: I FIPED _ Fórum Internacional de Pedagogia, 2008, Pau dos Ferros. I FIPED - Fórum Internacional de Pedagogia, 2008.

12.
MONTE, Cosme Gean da ; MONTE, Hildevânia da Silva ; COSTA, R. L. . A leitura e a produção textual no Ensino Fundamental: entre a teoria e a prática. In: I FIPED _ Fórum Internacional de Pedagogia, 2008, Pau dos Ferros. I FIPED _ Fórum Internacional de Pedagogia, 2008.

13.
COSTA, R. L.; PEREIRA . Poesia e livro didático: uma abordagem sobre o trabalho do texto literário no manual de língua portuguesa. In: I Jornada de Estudos e Pesquisas em Educação e Planejamento de Ensino, 2007, Pau dos Ferros. I jornada de esudos e pesquisas em educação e planejamento de ensino. Mossoró: Queima ucha, 2007. v. 1.

14.
COSTA, R. L.; BESSA ; OLIVEIRA . Alfabetização e letramento: algumas reflexões sobre a apropriação do sistema de escrita alfabética. In: I Jornada de Estudos e Pesquisas em Educação e Planejamento de Ensino, 2007, Pau dos Ferros. I Jornada de estudos e Pesquisa em Educação e Planejamento de Ensino - JEPEPE. Mossoró: Queima ucha, 2007.

15.
COSTA, R. L.; BESSA . A argumentação no gênero textual canção: um olhar sobre Apesar de você, de Chico Buarque de Hollanda. In: I SELN, 2007. I SELN. Mossoró: Queima ucha, 2007.

16.
COSTA, R. L.. Mecanizando o impossível: o caso da poesia no livro didático. In: XVIII FALE - FÓRUM ACADÊMICO DE LETRAS, 2007, PAU DOS FERROS. XVIII FALE - FÓRUM ACADÊMICO DE LETRAS. MOSSORÓ: QUEIMA BUCHA, 2007.

17.
COSTA, R. L.; BESSA . A argumentação no gênero textual canção: um olhar sore Geni e o Zepelin, de Chico Buarque de Hollanda. In: V SEmana de Estudos Lingüísticos de Pau dos Ferros, 2006, Pau dos Ferros. V SELLP. Mossoró: Queima ucha, 2006.

18.
COSTA, R. L.. Alguns aspectos sociolinguísticos na linguagem dos idosos. In: II SELLP, 2000, Pau dos Ferros. II Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros. Mossoró: Editora da UERN, 2000. v. 01.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, R. L.; SOUZA, G. S. . O processo argumentativo de discursos lítero-musicais e polítos em canções de Chico Buarque de Hollanda. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOUZA, G. S. ; COSTA, R. L. . Discursos e argumentos em documentos que defendem a criação da Vila de ?Pau dos Ferros? no Brasil Imperial. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PAULA, J. P. ; COSTA, R. L. . JusIça com as próprias Mãos: o ethos de um assassino confesso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOUZA, G. S. ; LIMA, S. J. B. ; COSTA, R. L. . O orador diante do auditório: a constituição do ethos no discurso de egressos de Letras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
COSTA, R. L.; LIMA, S. J. B. ; DIAS, F. A. M. S. ; LIMA, D. R. ; PEREIRA, L. L. . O encantado universo dos cordéis: experiências no MUseu de Cultura Sertaneja. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PEREIRA, C. C. ; COSTA, R. L. ; ALVES, M. L. ; ALVES, M. V. F. . A atividade de correção de texto no Curso de Letras: (re)definindo os caminhos da produção de texto no Ensino Superior. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
COSTA, R. L.; SOUZA, G. S. . Os profissionais egressos de Letras e seus discursos: a constituição do ethos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
COSTA, R. L.. O Curso de Letras pelos seus egressos: sentidos e diálogos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
COSTA, R. L.; SAMPAIO, M. L. P. ; LIMA, E. P. . AS TESES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUAS: UM ESTUDO RETÓRICO DE MONOGRAFIAS DE GRADUAÇÃO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SAMPAIO, M. L. P. ; COSTA, R. L. ; LIMA, E. P. . A construção retórica em monografias de graduação: um estudo de teses sobre o ensino de lenguas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
COSTA, R. L.. A formação profissional no Curso de Letras na perspectiva dos egressos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
SOUZA, G. S. ; ALVES, M. L. ; COSTA, R. L. . A produção de texto no ensino superior: análise da constituição do ethos no processo argumentativo em justificativas de monografias de graduação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
SOUZA, G. S. ; COSTA, R. L. ; costa . A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS NO CURSO DE LETRAS: ALGUMAS REFLEXÕES COM BASE NA MATRIZ CURRICULAR E NAS EMENTAS DE DISCIPLINAS.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
COSTA, R. L.; SOUZA, G. S. . A ENUNCIAÇÃO NA VOZ DE BAKHTIN: (RE)VISITANDO CONCEITOS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
COSTA, R. L.. O professor de Letras e o seu discurso: a constituição do ethos no Ensino Superior. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
TOMAZ, Renato Leitão ; SILVA, Luciene Reinaldo Ribeiro da ; COSTA, R. L. . Leitores (não) proficientes: a contribuição do ensino de Língua portuguesa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
MONTE, Cosme Gean da ; MONTE, Hildevânia da Silva ; COSTA, R. L. . A leitura e a produção textual no ensino fundamental: entre a teoria e a prática. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SOUZA, G. S. ; COSTA, R. L. . Ciência e argumentação na elaboração de justiificativas de monografia de graduação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
SOUZA, G. S. ; COSTA, R. L. . CIÊNCIA E ARGUMENTAÇÃO NA ELABORAÇÃO DE JUSTIFICATIVAS DE MONOGRAFIA DE GRADUAÇÃO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
COSTA, R. L.; PEREIRA . Poesia e livro didático: uma abordagem sobre o trabalho do texto literário no manual de língua portuguesa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
COSTA, R. L.; BESSA . A argumentação no gênero textual canção: um olhar sobre Apesar de você, de Chico Buarque de Hollanda. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
COSTA, R. L.; PEREIRA . Alfabetização e letramento: algumas reflexões sobre a apropriação do sistema de escrita alfabética. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
COSTA, R. L.. Mecanizando o impossivel: o caso da poesia no livro didático. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
COSTA, R. L.. A argumentação no gênero cançao: um olhar sobre Geni e o Zepelin de Chico Buarque de Holanda. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
COSTA, R. L.. A política na canção: uma análise do discurso. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
COSTA, R. L.. Alguns aspectos sociolinguísticos na linguagem dos idosos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
PEREIRA, C. C. ; COSTA, R. L. ; QUEIROZ, M. E. . Construção de sentidos, leitura e escrita de textos científicos. Mossoró: Edições UERN, 2014 (Organização de número temático da Revista Diálogo das Letras).

2.
PEREIRA, C. C. ; COSTA, R. L. ; COSTA, M. E. . Diálogo das Letras. Mossoró, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

3.
COSTA, R. L.. OS PROFISSIONAIS EGRESSOS DE LETRAS E SEUS DISCURSOS: DA CONSTITUIÇÃO DO ETHOS AOS SENTIDOS SOBRE O CURSO 2010 (Dissertação de mestrado).

4.
COSTA, R. L.. Os sentidos da canção: uma análise do discurso na obra de Chico Buarque de Hollanda 2005 (Monografia de final de curso).


Demais tipos de produção técnica
1.
COSTA, R. L.. Relatório final de pesquisa. 2016. (Relatório de pesquisa).

2.
COSTA, R. L.. Relatório final de pesquisa. 2015. (Relatório de pesquisa).

3.
BESSA, J. C. R. ; COSTA, R. L. . Revisão Técnica da 1ª Edição do Informação - Boletim Informativo do CAMEAM/UERN. 2011. 2011. (Revisão Técnica).

4.
COSTA, R. L.; CARVALHO, M. E. F. ; SILVA, A. A. ; BERNADINO, R. A. S. . Investigações pedagógicas: reflexões sobre experiências educativas. 2011. (Revisão de texto).

5.
COSTA, R. L.. Coordenadora da Comissão de certificados VII Colóquio Nacional de professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura. 2010. (Coordenação).

6.
SOUZA, G. S. ; COSTA, R. L. . ARGUMENTAÇÃO E DISCURSO: UMA INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA NOVA RETÓRICA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
COSTA, R. L.; Alencar, H. M, de . Oficina de pesquisa em Ensino de Língua Portuguesa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
COSTA, R. L.. Minicurso Argumentação e discurso: uma introdução aos estudos da Nova Retórica. 2008. (Ministrante).

9.
COSTA, R. L.; PEREIRA . Da charge à carga popular: Estudo em Análise do Discurso. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
SOUZA, G. S. ; COSTA, R. L. ; SANTOS, R. A. ; Silva. E . Gêneros textuais e ensino: propostas téorico-metodológicas para orientar o trabalho com a produção de texto. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
DANTAS, M. F. C.; COSTA, R. L.. Participação em banca de Maria Elizângela Souza Lima. O estudo da oralidade nas propostas de produção textual do livro didático Português Linguagens. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Lingüística Aplicada) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
VIANA, J. G.; COSTA, R. L.. Participação em banca de Mônica Fernandes Brasil. Um olhar sobre o discurso religioso em letras de músicas. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Lingüística Aplicada) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VIANA, J. G.; COSTA, R. L.; IRINEU, L. M.. Participação em banca de Rôse de Fátima Sena de Oliveira.A arguentação no discurso de editoriais do Jornal El País: o ato de manipular com vistas no auditório acerca da segurança no trânsito. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
SOUZA, G. S.; COSTA, R. L.; IRINEU, L. M.. Participação em banca de Marlon Ferreira de Aquino.Direito de morrer: uma hierarquia de valores argumentativos sobre a vida no filme Mar adentro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
VIANA, J. G.; COSTA, J. C.; COSTA, R. L.. Participação em banca de Suegna Sayonara de Almeida.A relação dos gêneros na ordem do discuros. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
QUEIROZ, M. E.; COSTA, R. L.; ALVES, M. L.. Participação em banca de Sheila Viana Feitosa.O ensino de produção textual em depoimentos de professores do CAMEAM\UERN. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

5.
LIMA, E. P.; ALVES, M. L.; COSTA, R. L.. Participação em banca de Antonia Lidiana da Silva Moreira.Da universidade à Educação Básica: as teses acerca da concepção de ensino de gramática em discursos de docentes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
LIMA, E. P.; ALVES, M. L.; COSTA, R. L.. Participação em banca de Dayana maria Freitas França.Ethos revelado em discursos de docentes e discentes acerca das conecpções de gramática do curso de Letras Vernáculas - CAMEAM. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

7.
SANTOS FILHO, I. O.; DANTAS, M. F. C.; COSTA, R. L.. Participação em banca de Antonia Vanuzia Lima de Souza.Uma abordagem sobre a variação linguística: um estudo de caso no 9º ano do Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

8.
PEREIRA, C. C.; ALVES, M. L.; COSTA, R. L.. Participação em banca de Max Decarte Macedo.A argumentação na propaganda automobilística: um estudo de teses e técnicas argumentativas no Ford Focus na revista Veja. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

9.
LIMA, E. P.; JALES, A. M.; COSTA, R. L.. Participação em banca de Rafaela Maia Costa.Gêneros textuais no ensino de língua: em reflexão sobre o trabalho com a leitura no ensino médio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

10.
COSTA, R. L.; CARNEIRO, L. S.; CARVALHO, M. E. F.. Participação em banca de Lidiane de Oliveira Silva.Práticas docentes e formação do leitor: reflexões sobre o ensino de literatura infantil na educação básica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

11.
FONSECA, C. M. V.; COSTA, R. L.; LIMA, E. P.. Participação em banca de Elielma Oliveira Dias Pereira.Aspectos manipulatórios no gênero propaganda. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

12.
FONSECA, C. M. V.; COSTA, R. L.; DANTAS, M. F. C.. Participação em banca de Aiane Taffaele Ferreira de Amorim.Propaganda na internet: convencer e persuadir em trajes digitais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

13.
FONSECA, C. M. V.; COSTA, R. L.; DANTAS, M. F. C.. Participação em banca de Aiane Taffaele Ferreira de Amorim.Propaganda na internet: convencer e manipular em trajes digitais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

14.
BARBOSA, M. S. M. F.; COSTA, R. L.; BESSA, J. C. R.. Participação em banca de Adriana Patrícia de Souza Lima.A oralidade no livro didático de português do 6 º ano do ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

15.
DANTAS, M. F. C.; BESSA, J. C. R.; COSTA, R. L.. Participação em banca de Maria Elisângela Souza Lima.Análise das atividades de compreensão e interpretação de texto do livro didático de português Novo Diálogo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

16.
DANTAS, M. F. C.; NASCIMENTO, M. E. F (Maria Eliza Freitas do Nascimento); COSTA, R. L.. Participação em banca de Maria Roseneide Souza Dias Holanda.Os gêneros digitais no livro didático de português: um estudo do gênero e-mail. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

17.
FONSECA, C. M. V.; COSTA, R. L.. Participação em banca de FRANCISCO WILLAMY FONTES DA SILVA.OS EFEITOS DE SENTIDO NAS COLUNAS DE OPINIÃO SOBRE TELEVISÃO DA REVISTA VEJA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

18.
FONSECA, C. M. V.; COSTA, R. L.. Participação em banca de TONY MÁRCIO DE F. MAGALHÃES.As deficiências da Leitura e da Escrita no Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

19.
FONSECA, C. M. V.; COSTA, R. L.; VIANA, J. G.. Participação em banca de Manuel Gutemberg Lima da Silva.O processo argumentativo na linguagem em uso: a argumentação nas propagandas e o processo persuasivo que essas carregam e influenciam seu(s) publico(s) alvo(s). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

20.
VIANA, J. G.; COSTA, R. L.; SANTOS, A. G.. Participação em banca de Hélia de Oliveira Silva.A (DES)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA NO DISCURSO DAS PROPAGANDAS DE PEÇAS ÍNTIMAS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

21.
GOMES, A. T.; QUEIROZ, M. E.; COSTA, R. L.. Participação em banca de Paulo Jakson da Costa.o trabalho com a leitura na sala de aula do ensino fundamental segmento II: a prática docente. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

22.
RODRIGUES, L. O.; COSTA, R. L.; PEREIRA, C. C.. Participação em banca de Érica Alves e Silva Rodrigues.O tratamento dado ao texto literário de língua portuguesa no ensino fundamental Tudo é linguagem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

23.
COSTA, R. L.; DANTAS, M. F. C.; SOUZA, G. S.. Participação em banca de Julia Lidiane Lima de Amorim Queiroz.A construção de sentidos entre o verbal e o não-verbal no texto jornalístico. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

24.
COSTA, R. L.; SOUZA, G. S.; QUEIROZ, M. E.. Participação em banca de Rosângela Alves dos Santos.Formação do professor versus metodologias do trabalho com a produção de textos nas aulas de língua materna do Ensino Fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

25.
COSTA, R. L.; FONSECA, C. M. V.; VIANA, J. G.. Participação em banca de Francisco Edinaldo Pereira.Analise do discurso: a produção de sentido em artigos formalisticos do gênero politico. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

26.
COSTA, R. L.; VIANA, J. G.; FILHO, B. M.. Participação em banca de Paulo Régio Moisés.Gabriel o Pensador: a ideologia politico-denunciativa numa perspectiva social, através das músicas "É pra rir ou pra chorar? e Brazuca". 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

27.
COSTA, R. L.; PEREIRA; FONSECA, C. M. V.. Participação em banca de Cristiane Aires Gonçalves.Os aspectos ideológicos do discurso de Frei Beto na construção da imagem do governo cubano. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
LIMA, E. P.; PENHA, D. T. S.; COSTA, R. L.. Banca de seleção PIM. 2014. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
COSTA, R. L.; VIANA, J. G.; PENHA, D. T. S.. Banca de seleção PIM. 2014. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
DANTAS, M. F. C.; COSTA, R. L.; VIANA, J. G.; ANDRADE, M. B. S.. Banca de seleção para o PIBID-UERN. 2014. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
SENA, V. M. P.; DANTAS, M. F. C.; COSTA, R. L.; BARBOSA, A. C.. subcomissão de Avaliação do estágio Probatório de Docente do Departamento de Letras Vernáculas do Campus Avançado Prof. Maria Elisa de A. Maia , CAMEAM.. 2014. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

5.
LIMA, E. P.; COSTA, R. L.; PENHA, D. T. S.. Processo de seleção para professor substituto da área de língua portuguesa. 2014. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
COSTA, R. L.. Processo seletivo para bolsista do Programa Institucional de Monitoria - PIM. 2009. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

7.
COSTA, R. L.. Processo seletivo e cadastramento de alunos voluntários do Programa de Iniciação Científica - CNPq,UERN, Pesquisa Argumentação e construção de sentidos na elaboração de hipóteses eou questões de epsquisas em monografias.. 2009. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

8.
COSTA, R. L.. Processo de seleção para professor substituto da área de língua portuguesa. 2009. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

9.
COSTA, R. L.; SOUZA, G. S.; SANTOS, R. A.. III Concurso de Redação Padre Sátiro Cavalcanti Dantas. 2008.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III SEDIAR - Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação.As introduções/considerações iniciais de monografia: um estudo retórico-argumentativo. 2016. (Seminário).

2.
III Semana de Estudos Linguísticos e Literários do NAESU. 2014. (Congresso).

3.
VI Colóquio de extensão da UERN: Extensão nas universidades estaduais - desafios e perspectivas.O encantado universo dos cordéis: experiências no MUseu de Cultura Sertaneja. 2013. (Simpósio).

4.
VIII Congresso Internacinal da Abralin. Os profissionais egressos de Letras e seus discursos: a constituição do ethos. 2013. (Congresso).

5.
II Simpósio Nacional de texto e ensino - SINATE.Apresentação de trabalho. 2012. (Simpósio).

6.
VII Colóquio Nacional de professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura - VII CMELP. As teses sobre o ensino de línguas: um estudo da construção retórica em monografias de graduação. 2010. (Congresso).

7.
I Simpósio de Pós-graduação em Educação da UERN: Desafios e possibilidades.A produção de texto no Ensino Superior: Análise da constituição do ethos no processo argumentativo em justificativas de monografias de graduação. 2009. (Simpósio).

8.
Encontro Internacional de Texto e Cultura.O professor de Letras e o seu discurso: a constitução do ethos no Ensino Superior. 2008. (Encontro).

9.
I CONLID - Colóquio Nacional Linguagem e Discurso. CIÊNCIA E ARGUMENTAÇÃO NA ELABORAÇÃO DE JUSTIFICATIVAS DE MONOGRAFIA DE GRADUAÇÃO. 2008. (Congresso).

10.
I Fórum Internacional de Pedagogia.A leitura e a produção textual no ensino fundamental: entre a teoria e a prática. 2008. (Outra).

11.
I Fórum Internacional de Pedagogia.Leitores (não) proficientes: a contribuição do ensino de língua portuguesa. 2008. (Outra).

12.
I Jornada de Estudos e Pesquisas em Educação e Planejamento de Ensino.Poesia e livro didático: uma abordagem sobre o trabalho do texto literário no manual de língua portuguesa. 2007. (Outra).

13.
I Jornada de Estudos e Pesquisas em Educação e Planejamento de Ensino.Alfabetização e letramento: algumas reflexões sobre a apropriação do sistema de escrita alfabética. 2007. (Outra).

14.
I SELN. A argumentação no gênero canção: um olhar sobre Apesar de você, de Chico Buarque de Hollanda. 2007. (Congresso).

15.
V Semana de Estudos Lingüísticos de Pau dos Ferros. Da charge à canção popular: estudos em análise do discurso. 2007. (Congresso).

16.
V SEmana de Estudos Lingüísticos de Pau dos Ferros. A argumentação no gênero textual canção: um olhar sobre Geni e Zepelin de Chico Buarque de Holanda. 2007. (Congresso).

17.
V SEmana de Estudos Lingüísticos de Pau dos Ferros.Gêneros textuais e ensino: propostas teórico-metodológicas para orientar o trabalho com a produção de textos. 2007. (Outra).

18.
XVIII FALE - FÓRUM ACADÊMICO DE LETRAS. Mecanizando o impossível: o caso da poesia no livro didático. 2007. (Congresso).

19.
II seminário setorial da pesquisa Matrix e a desconstrução. 2006. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, R. L.. I Semana Universitária do Núcleo Avançado de Ensino Superior de Umarizal. 2013. (Outro).

2.
COSTA, R. L.. VII Colóquio Nacional de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura. 2010. (Congresso).

3.
COSTA, R. L.; ALVES, M. L. ; PEREIRA, C. C. ; Alencar, H. M, de ; PADILLA, O. N. G. ; SILVA, M. A. S. ; MARQUES, G. M. B. . I Simpósio Nacional de Texto e Ensino - I SINATE. 2009. (Congresso).

4.
COSTA, R. L.. I SELN - I Semana de Estudos da linguagem do NAESU. 2007. (Congresso).

5.
COSTA, R. L.. XVIII FALE - FÓRUM ACADÊMICO DE LETRAS. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Graciela Filgueira de Lima Oliveira. O auditório no discurso científico: um estudo da argumentação em artigos científicos sobre mídia. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Lingüística Aplicada) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Rosa Leite da Costa.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mikalliny Karla Lima Galdino. A construção argumentativa do discurso da Governadora do RN Rosalba Ciarlini. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Rosa Leite da Costa.

2.
José Adalberto Silva Pereira. A construção argumentativa na fala de Quilombolas das comunidades Pega e Arrojado, de Portalegre\RN. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Rosa Leite da Costa.

3.
Talita Araújo Costa. A MORFOLOGIA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O ESTUDO DO VERBO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Rosa Leite da Costa.

4.
Maria Simone Dias. Uma análise do substantivo e da formação do seu gênero em livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Rosa Leite da Costa.

5.
Sueilton Braz de Lima Júnior. A argumentação no texto acadêmico: teses reveladas nas introduções\considerações iniciais de monografias dos Cursos de Letras CAMEAM\UERN. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Rosa Leite da Costa.

6.
Jaqueline Bezerra da Silva. O estilo como efeito argumentativo no Jornal O Mossoroense. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Rosa Leite da Costa.

7.
Maria Daiane Peixoto. O movimento interdiscursivo na construção de sentido das charges. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Rosa Leite da Costa.

8.
Aline Juliene Araújo de Oliveira. Argumentação e discurso político: um estudo sobre a construção do ethos no discurso de posse da Presidenta Dilma Roussef. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Rosa Leite da Costa.

9.
Naydelenne Costa Rocha. Barack Obama: das teses sobre o Brasil ao ethos no discurso. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Rosa Leite da Costa.

10.
Antonia Elizangela Ribeiro Guerra. O professor de língua portuguesa e seu discurso: a constituição do ethos de professores do Ensino Médio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Rosa Leite da Costa.

11.
Aline Cristina Albuquerque Pinto. A produção textual no livro didático de português: perspectivas de trabalhos com gêneros textuais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Rosa Leite da Costa.

12.
Neriane Neres de Queiroz. Convencer para vender: um estudo da persuasão nas propagandas na cerveja Skol. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Rosa Leite da Costa.

13.
Francisca Nayara Souza Batista. Um estudo das atividades de compreensão-interpretação do livro didático Português de Olho no Mundo do trabalho: Volume único para o Ensino Médio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Rosa Leite da Costa.

14.
Nildilânde Regina Fontes de Araújo. A construção da tese em artigos de opinião da Revista Nova Escola. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Rosa Leite da Costa.

15.
Joào Batista Alves Monteiro. Os gêneros textuais no Livro de Língua Portuguesa: uma análise de produções textuais no Ensino Médio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Rosa Leite da Costa.

16.
Isabel Fernandes de Lima. A persuasão em propagandas da Coca-Cola Brasil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Rosa Leite da Costa.

17.
Lívia Carmem de Queiroz Oliveira. O processo de ensino de leitura no Ensino Médio: uma discussão teórico-prática. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Rosa Leite da Costa.

18.
Maria Zilda da Silva. Argumentação para professor: orador e auditório no discurso da"Nova Escola". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Rosa Leite da Costa.

19.
Graciela Filgueira de Lima Oliveira. A construção da tese no artigo de opinião. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Rosa Leite da Costa.

20.
Maria do Socorro Oliveira Dias. Da teoria à prática: uma abordagem do texto como objeto de ensino nas aulas de língua portuguesa do enssino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Rosa Leite da Costa.

21.
Cledimar Oliveira da Silva. A linguagem da mídia impressa: uma análise do preconceito lingüístico em circulação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Rosa Leite da Costa.

22.
Laudicélia Maria de Oliveira. O papel da argumentação na construção de sentido do gênero do discurso ensaio. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Rosa Leite da Costa.

Orientações de outra natureza
1.
Edcarla Rayssa Aires da Silva. Programa Institucional de Monitoria - PIM. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Rosa Leite da Costa.

2.
Edcarla Rayssa Aires da Silva. Programa Institucional de MOnitoria PIM - 2014.2. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Rosa Leite da Costa.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, R. L.. I Semana Universitária do Núcleo Avançado de Ensino Superior de Umarizal. 2013. (Outro).



Outras informações relevantes


Membro efetivo do Grupo de Pesquisa em produção e ensino do texto - GPET, cadastrado no CNPq.
Participante do Grupo de Pesquisa GEPECT (Grupo de Estudos e Pesquisas em Economia, Cultura e Território)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 7:22:18