Cíntia Rosa da Silva de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9703387478661876
  • Última atualização do currículo em 12/12/2018


É professora Adjunto A-1 da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e membro suplente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional de Santa Catarina. Possui doutorado em Educação Matemática (2013) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP, com dois estágios no exterior, um na Universidade de Londres com a Profª. Dra. Candia Morgan e outro na Universidade Montesquieu Bordeaux IV (Pau Pyrennes) com a Profª. Dra. Isabelle Bloch. Possui Mestrado em Ciências da Linguagem (2009), especialização em Educação Matemática (2008) e Licenciatura em Matemática (2005) pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL.Foi professora temporária do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. Foi tutora do curso de Licenciatura em Matemática, modalidade a distância, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, professora efetiva da Escola de Educação Básica Professor Custódio Floriano de Córdova e professora de Cálculo Numérico do curso de Engenharia Cerâmica do Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE. Tem experiência na área de Ensino da Matemática. Faz pesquisa em Semiótica na Matemática e em seu Processo de Ensino e Aprendizagem. Está vinculada aos grupos de pesquisa do cnpq intitulados "Processo de Ensino-aprendizagem da Matemática na Escola Básica - PUC/SP" e "GEPECEMAT- Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática da UFSC-Blumenau". (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cíntia Rosa da Silva de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
SILVA, Cíntia Rosa da;SILVA, C. R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau.
Rua Pomerode
Salto Norte
89065300 - Blumenau, SC - Brasil
Telefone: (48) 37213384
URL da Homepage: blumenau.ufsc.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Doutorado em Educação Matemática.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Os signos peirceanos e os registros de representação semiótica: qual semiótica para a matemática e seu ensino?, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Saddo Ag Almouloud.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2007 - 2009
Mestrado em Ciências da Linguagem.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: Conversão de registros de representação: desenvolvimento de aplicativos para o ensino-aprendizagem de funções.,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Dr. Fabio José Rauen.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2006 - 2008
Especialização em Educação Matemática. (Carga Horária: 450h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: A LINGUAGEM PICTÓRICA NA COMPREENSÃO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM MATEMÁTICA PARA ALUNOS PORTADORES DE SURDEZ.
Orientador: Marleide Coan Cardoso.
2002 - 2005
Graduação em Matemática.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: Matemática, Computação e o Processo Ensino-Aprendizagem.
Orientador: Marleide Coan Cardoso.




Formação Complementar


2013 - 2013
Learning Geometry for Teaching. (Carga horária: 6h).
University of London, UL, Inglaterra.
2011 - 2011
Capacitação de Professores tutores da EAD Fundetec. (Carga horária: 4h).
Faculdade FUNDETEC, FUNDETEC, Brasil.
2009 - 2009
Formação Ininial de Tutores do Curso de Licenciatu. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2008 - 2008
Tutorial Contribuições da Engenharia Semiótica. (Carga horária: 10h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2007 - 2007
Análise e produção de elaboração didática.... (Carga horária: 4h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2007 - 2007
Semiótica Social e Ensino. (Carga horária: 4h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2006 - 2006
Inglês. (Carga horária: 57h).
Itdc Instituto Tubaronense de Cultura Ltda Me Franqueado Ccaa Tubarão Sc, CCAA*, Brasil.
2005 - 2005
Calculadora Hp 48 Integrada Ao Ensino da Matemátic. (Carga horária: 20h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2005 - 2005
Calculadora Hp 48 49 Integrada Ao Ensino da Matemá. (Carga horária: 20h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2005 - 2005
Trabalhos de Final de Curso do Curso de Matemática. (Carga horária: 4h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2004 - 2004
Matemática Elementar. (Carga horária: 40h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2004 - 2004
Calculadora Hp 48 Integrada Ao Ensino da Matemátic. (Carga horária: 20h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2004 - 2004
III Semana Integrada das Licenciaturas. (Carga horária: 20h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2004 - 2004
Língua de Sinais O Idioma Que Se Vê Nível II. (Carga horária: 40h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2004 - 2004
Língua de Sinais O Idioma Que Se Vê Nível III. (Carga horária: 40h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2003 - 2003
Matemática Elementar I. (Carga horária: 30h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2003 - 2003
Modelagem Matemática. (Carga horária: 30h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2003 - 2003
II Semana Integrada das Licenciaturas. (Carga horária: 28h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2003 - 2003
Língua de Sinais O Idiona Que Se Vê Nível I. (Carga horária: 40h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A-1, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do colegiado do curso, Carga horária: 1, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do NDE, Carga horária: 1

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsita FNDE, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas: Fundamentos de Matemática I Introdução a EAD

Atividades

08/2018 - Atual
Direção e administração, Campus Blumenau, .

Cargo ou função
Coordenadora de Estágios.
06/2018 - Atual
Direção e administração, Campus Blumenau, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Escolar Contemporânea.

Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 20

Atividades

04/2014 - 09/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática (Curso de Comunicação Visual)

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aluna, Carga horária: 3
Outras informações
As investigações propostas pelo grupo denominado " Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática - PEAMAT " têm como eixo temático o estudo do processo de formação e desenvolvimento de conceitos segundo os paradigmas da Educação Matemática.


Fundação Educacional Barriga Verde, FEBAVE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina: Cálculo Numérico


Alfabetização Solidária, ALFASOL, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Realizando Curso, Carga horária: 40


Escola Básica Municipal, EBM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professora de Ciências, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Atividades

3/2004 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências

Escola Básica Municipal Luis Pacheco dos Reis, EBMLPR, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

02/2008 - 06/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
2/2006 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Escola Básica Municipal Professor Custódio Floriano de Córdova, EBMPCFC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 20

Atividades

06/2008 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Monitoria de Matemática
07/2007 - 01/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Escola Básica Municipal Santo André, EBMSA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professora de Ciências, Enquadramento Funcional: Professora titular, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/2004 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências

Escola Básica Municipal Stanislau Gaidzinski Filho, EBMSGF, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professora de Matemática, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Atividades

3/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Escola de Educação Básica Célia Coelho Cruz, EEBCCC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora titular, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/2003 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
Ciências

Escola de Educação Básica Comendador Rocha, EEBCR, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

02/2007 - 07/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Escola de Educação Básica Domingos Barbosa Cabral, EEBDBC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Atividades

7/2006 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Escola de Ensino Médio Almirante Lamego, EEMAL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Atividades

02/2007 - 07/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Escola de Ensino Médio Dr Otto Feuerschuette, EEMDOF, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professora de Matemática, Enquadramento Funcional: Professora titular, Carga horária: 20

Atividades

3/2003 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Prefeitura Municipal de Capivari de Baixo, PMCB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Registro de Representação Semiótica de Raymond Duval e Semiótica Peirceana: em busca de uma proposta de ensino, e/ou análise do ensino, para as aulas de matemática
Descrição: Este projeto de pesquisa apresenta a seguinte problemática: qual proposta para o ensino, e/ou análise do ensino, da matemática podemos desenvolver por meio das teorias de Registro de Representação Semiótica de Duval e Semiótica de Peirce? O objetivo deste projeto é buscar uma proposta de ensino, e/ou análise do ensino, para as aulas de matemática..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
O Ensino de Matemática nas Escolas de Santa Catarina
Descrição: Este é um projeto que visa elaboração de curso, oficinas didáticas e materiais didáticos por alunos do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal de Santa Catarina do campus de Blumenau para pedagogos das escolas públicas do Vale do Itajaí. A elaboração do curso para os prfessores será supervisionado pela coordenadora do projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Cíntia Rosa da Silva de Oliveira - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina - Blumenau - Outra.
2010 - 2010
Educação Matemática: tendências, didática e tecnologias
Descrição: Curso de Capacitação sobre Educação Matemática: tendências, didática e tecnologias. Público Alvo: Professores de Matemática e Pedagogos. Carga Horária: 20 horas/aula. Primeira etapa do curso 3 horas/aula (1 encontro) - Semiótica; ? Conceito; ? Diferença entre semiótica e semiologia; - Registro de Representação Semiótica; ? O que é um registro? ? O que é um sistema semiótico? ? Semiose e noese; ? Congruência e não-congruência ? Heterogeneidade; ? Exemplos. 3 horas/aula (1 encontro) - Sequência didática; ? Conceitos; ? Exemplos. (Foi solicitado aos professores a elaboração de seqüências didática envolvendo registro de representação semiótica e um conteúdo da série a qual leciona). 3 horas/aula (1 encontro) - Transposição didática; - Conceitos segundo Chevallard; - Mostrar o esquema. - Transposição informática; ? Conceitos segundo Balacheff; ? Mostrar o esquema. - Interação Homem-Computador ? IHC; ? Conceitos básicos; ? Usabilidade; ? Acessibilidade; ? Comunicabilidade. 3 horas/aula (1 encontro) - Tendências da Educação Matemática; ? Etnomatemática; ? Modelagem matemática; ? Escrita na Matemática; ? Literatura e Matemática; ? Resolução de problemas; ? História da Matemática; ? Compreensão de textos; ? Educação matemática crítica; ? Informática e Educação Matemática; ? Jogos e recreações. 3 horas/aula (1 encontro) - Jogo Tux of Math Command; ? Comandos básicos; ? Aplicação de conteúdos; ? Construção de sequência didática. - Software Tangram; ? Comandos básicos; ? Aplicação de conteúdos; ? Construção de sequência didática. - Jogo: Enigma das frações; ? Comandos básicos; ? Aplicação de conteúdos; ? Construção de sequência didática. 3 horas/aula (1 encontro) - Jogo Frações Equivalentes; ? Comandos básicos; ? Aplicação de conteúdos; ? Construção de sequência didática. - Jogo Tabuada Divertida; ? Comandos básicos; ? Aplicação de conteúdos; ? Construção de sequência didática. - Software Máxima; ? Comandos básicos; ? Aplicação de conteúdos; ? Construção de sequência didática. - Software Equação do Segundo Grau; ? Comandos básicos; ? Aplicação de conteúdos; ? Construção de sequência didática. (Foi solicitado aos professores a elaboração de seqüências didática envolvendo os Softwares e os Jogos apresentados relacionando as teorias discutidas no decorrer do curso com conteúdos da série a qual lecionavam). Objetivos: ? Capacitar os participantes para a utilização de tecnologias (Softwares e Jogos educacionais) em sala de aula e promover a integração entre teoria e prática na área da Educação Matemática; Técnica: Aula expositiva e dialogada. Recursos: data-show, laboratório de informática com computadores suficientes para a demanda de professores com Windows® instalados, livros didáticos de matemática, portifólio, folhas de papel almaço, cartolina ou papel pardo, pincel atômico e papel colorido. Atividade: O curso foi desenvolvido em seis encontros das 19h00min às 22h00min na E.M.E.B. Stanislau Gaidzinski Filho, onde usamos as tecnologias mencionadas neste projeto, para capacitar os professores na utilização destas em sala de aula e promover a interação entre teoria e prática. Ao final do curso ou de cada etapa, os professores apresentaram e socializaram as sequências didáticas elaboradas por eles com o grande grupo. Avaliação: Participação, empenho e desempenho na resolução das tarefas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Educação Matemática Pesquisa (Online)
2016 - Atual
Periódico: Revemat : Revista Eletrônica de Educação Matemática


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Didática da Matemática.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Libras
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2004
Prêmio Unisul de Incentivo ao Estudante, UNISUL.
2003
Prêmio Unisul de Incentivo ao Estudante/B, UNISUL.
2003
Prêmio Unisul de Incentivo ao Estudante/A, UNISUL.
2003
Troféu Menção Honrosa, I Feira Regional de Matemática e Língua Portuguesa, 20ª GEREI/TB.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, Cíntia Rosa da; ALMOULOUD, S. A. . Uma análise semiótica do estudo da reta no espaço em Geometria Analítica. In: VI Coloquio Internacional Enseñanza de las Matemáticas, 2012, Lima. Didáctica de las Matemáticas: Avances y desafíos actuales, 2012. p. 133.

2.
SILVA, Cíntia Rosa da. Representação Semiótica: desenvolvimento de protótipo para ensino de função. In: Conferência Interamericana de Educação Matemática - CIAEM, 2011, Recife. CIAEM 2011 - 50 anos do Comitê Interamericano de Educação Matemática. Recife: EDUMATEC-UFPE, 2011. v. 13. p. 1-12.

3.
SILVA, Cíntia Rosa da; RAUEN, F. J. . DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS PARA O ENSINO DE FUNÇÃO COM BASE NA TEORIA DE REGISTRO DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador. X Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática, Cultura e Diversidade. Salvador, 2010. v. 10. p. 1-11.

4.
SILVA, Cíntia Rosa da. REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS: ANÁLISE DE UM APLICATIVO. In: II SIMFOP, 2009, Tubarão. II SIMFOP- UNIVERSIDADE, ESCOLA E FORMAÇÃO DOCENTE. Tubarão: Ed. Unisul, 2009. v. 21.

5.
SILVA, Cíntia Rosa da; RAUEN, F. J. . Semiose e Noese: a questão da conversão de registros de representação no ensino e na aprendizagem de matemática. In: XIX Seminário do CELLIP, 2009, Cascavel - PR. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. UNIOESTE: UNIOESTE, 2009. v. XIX. p. 1-9.

6.
SILVA, Cíntia Rosa da; COSTA, Jeanine Ferreira dos Anjos . Second Life: simulacros do corpo, violência e poder. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 8: Corpo, Violência e Poder., 2008, Florianópolis. Seminário Internacional Fazendo Gênero 8: corpo, violência e poder. Florianópolis: Editora Mulheres, 2008. v. 8.

7.
SILVA, Cíntia Rosa da; Jeanine Ferreira dos Anjos Costa ; Vieira, Maiyara Borges . Matemática em Cena: a babel no imaginário do aluno.. In: II Simpósio Internacional e V Fórum Nacional de Educação, 2008, Torres/RS. II Simpósio Internacional e V Fórum Nacional de Educação. Torres/RS, 2008. v. II.

8.
CARVALHO, Dalmo Gomes de ; SILVA, Cíntia Rosa da ; ROSA, Joyce Santana ; SILVA, Márcia P dos Santos da . O Estudo de Funções Definidas por Mais de uma Sentença Utilizando-se de uma Fatura de Energia Elétrica Residencial. IV Jornada de Educação Matemática. In: IV Jornada de Educação Matemática, 2005, Concórdia - SC. IV Jornada de Educação Matemática. Concórdia - SC: UNC- Universidade do COntestado, 2005. v. IV. p. 1-6.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, Cíntia Rosa da. Aplicativo sobre Função: multiplas representações semióticas. In: III Seminário Integrado de Pesquisas em Linguística, 2009, Florianópolis. III SINPEL. Florianópolis: UFSC, 2009. v. III.

2.
SILVA, Cíntia Rosa da. Representação Semiótica: análise de um aplicativo. In: II SIMFOP, 2009, Tubarão. Anais do III Simpósio sobre Formação de Professores - SIMFOP. Tubarão: UNISUL, 2009. v. II. p. 34-34.

3.
SILVA, Cíntia Rosa da; RAUEN, F. J. . Semiose e Noese: a questão da conversão de registros de representação no ensino e na aprendizagem de matemática. In: XIX Seminário do CELLIP, 2009, Cascavel - PR. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. Cascavel-PR: EDUNIOESTE, 2009. v. XIX. p. 170-170.

4.
SILVA, Cíntia Rosa da; COSTA, Jeanine Ferreira dos Anjos . Second Life: Linguagem e Semiose. In: II Seminário Integrado de Pesquisas em Lingüística- II SINPEL, 2008, Florianópolis/SC. II SINPEL, UFSC- 2008. Florianópolis: UFSC, 2008. v. II.

5.
SILVA, Cíntia Rosa da; COSTA, Jeanine Ferreira dos Anjos ; Vieira, Maiyara Borges . A Matemática: uma babel para o aluno.. In: III Unisul Contexto, 2008, Tubarão. Anais do III Unisul Contexto: universidade do conecimento: Ética, Cidadania e Diversidade: desafios contemporâneos.. Palhoça/SC: UNISUL, 2008. v. III. p. 28-28.

6.
SILVA, Cíntia Rosa da; Jeanine Ferreira dos Anjos Costa . O papel da linguagem tecnológica na formação do professor no processo ensino-aprendizagem.. In: I Simpósio sobre Formação de Professores: infância e linguagens em debate, 2008, Tubarão/SC. I SIMFOP: Programação e Resumos. Tubarão/SC: UNISUL, 2008. v. 1. p. 25-25.

7.
SILVA, Cíntia Rosa da; Costa, Jeanine Ferreira dos Anjos . A Escrita Matemática como uma Linguagem na Construção de Conceitos Geométricos. In: V SENALE-Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2007, Pelotas-RS. V SENALE- Teorias Lingüísticas e Ensino: Possibilidades e Limites. Pelotas-SC: EDUCAT-Editora da Universidade Católica de Pelotas, 2007. v. V. p. 89-89.

8.
SILVA, Cíntia Rosa da; COSTA, Jeanine Ferreira dos Anjos . A Construção da Linguagem Escrita no Ensino da Matemática por meio das Frações e do Tangram. In: I SINPEL- Seminário Integrado de Pesquisas em Lingüística, 2007, Florianópolis-SC. I SINPEL- Seminário Integrado de Pesquisas em Lingüística (Caderno de Resumos e Programação). Florianópolis: UFSC, 2007. v. I. p. 18-18.

9.
SILVA, Cíntia Rosa da. Os Recursos da EaD como Alternativa Didática de Trabalho das Representações Semióticas no Processo Ensino-aprendizagem da Matemática. In: XVIII Seminário do CELLIP (Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná), 2007, Ponta Grossa-PR. Seminário do CELLIP-Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná. Ponta Grossa-PR: UEPG, 2007. v. XVIII. p. 134-134.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, Cíntia Rosa da. DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES COM BASE NA CONVERSÃO DE REGISTRO DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, Cíntia Rosa da. Função: multiplas representações semióticas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SILVA, Cíntia Rosa da. Representação Semiótica: análise de um aplicativo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
SILVA, Cíntia Rosa da; RAUEN, F. J. . Semiose e Noese: a questão da conversão de registros de representação no ensino e na aprendizagem de matemática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
SILVA, Cíntia Rosa da; Costa, Jeanine Ferreira dos Anjos . O papel da linguagem tecnológica na formação do professor no processo ensino-aprendizagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
SILVA, Cíntia Rosa da; Jeanine Ferreira dos Anjos Costa . Second Life: simulacros do corpo, violência e poder.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
SILVA, Cíntia Rosa da; Costa, Jeanine Ferreira dos Anjos ; Vieira, Maiyara Borges . Matemática em Cena: a babel no imaginário do aluno.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
SILVA, Cíntia Rosa da; Jeanine Ferreira dos Anjos Costa . O TANGRAM E AS FRAÇÕES: OBJETOS MATEMÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA NO ENSINO DA MATEMÁTICA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
SILVA, Cíntia Rosa da; COSTA, Jeanine Ferreira dos Anjos ; Vieira, Maiyara Borges . A Matemática: uma babel para o aluno. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SILVA, Cíntia Rosa da; COSTA, Jeanine Ferreira dos Anjos . Second Life: simulacros do corpo e da vida em um ambiente pós-moderno. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
COSTA, Jeanine Ferreira dos Anjos ; SILVA, Cíntia Rosa da . A Escrita Matemática como uma Linguagem na Construção de Conceitos Geométricos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
SILVA, Cíntia Rosa da; COSTA, Jeanine Ferreira dos Anjos . A Construção da Linguagem Escrita no Ensino da Matemática por meio das Frações e do Tangram. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
SILVA, Cíntia Rosa da. Os Recursos da EaD como Alternativa Didática de Trabalho das Representações Semióticas no Processo Ensino-aprendizagem da Matemática. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
SILVA, Cíntia Rosa da. Modelo Matemático. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
SILVA, Cíntia Rosa da; CARDOSO, Alexsandra de Souza ; MILITAO, R. B. ; MILITÃO, Rosilei Borges . Carcinicultura em Santa Catarina. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
SILVA, Cíntia Rosa da; Aguiar, Luciana de ; SILVA, Márcia Porto dos Santos da . Aplicações de Integrais Duplas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
SILVA, Cíntia Rosa da; Aguiar, Luciana de ; SILVA, Márcia Porto dos Santos da . A Matemática Enquanto Ciência. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
SILVA, Cíntia Rosa da; ROSA, Joyce Santana . Projeto de Geometria-Chácara. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SILVA, Cíntia Rosa da. Coordenação de Mesa de Comunicação Científica no 4º SIGET (Simpósio Internacional de Gêneros Textuais). 2007.

Programas de computador sem registro
1.
SILVA, Cíntia Rosa da; RAUEN, F. J. . ApliRFunction 1.0. 2009.

2.
SILVA, Cíntia Rosa da. TTR-Trigonometria no Triângulo Retângulo. 2005.

Trabalhos técnicos


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA, V. C.; GAERTNER, R.; POSSAMAI, J. P.; SILVA, Cíntia Rosa da. Participação em banca de Eduardo Brandl. AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA DE DUVAL NA APRENDIZAGEM DE SISTEMAS INEARES NO ENSINO MÉDIO. 2018. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

2.
MORETTI, M. T.; COAN, L. G. W.; AGUIAR, R.; SILVA, C. R.. Participação em banca de Liza Santos de Oliveira. RECONFIGURAÇÃO E MATEMÁGICA: UM CAMINHO PARA A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
MORETTI, M. T.; TECLAD, N. J. A. E. U. I. U. A. S.; COAN, L. G. W.; AGUIAR, R.; SILVA, C. R.. Participação em banca de Juliana Pires da Silva. A relação com o saber: os estudantes de engenharia e a primeira disciplina de cálculo. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Doutorado
1.
MORETTI, M. T.; BRANDT, C. F.; COAN, L. G. W.; SILVA, C. R.. Participação em banca de Bárbara Cristina Pasa. A noção de infinitésimo no esboço de curvas no ensino médio: por uma interpretação global de propriedades figurais. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
MORETTI, M. T.; COAN, L. G. W.; SILVA, C. R.. Participação em banca de Marcos Henrique Santos Martins. A interpretação global de propriedades figurais no esboço de curvas dadas por equações paramétrica. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MORETTI, M. T.; COAN, L. G. W.; SILVA, C. R.. Concurso Público para Professores - Edital 154DDP2015. 2016. Universidade Federal de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Socializando Conhecimento - Projeto Qualidoc. 2011. (Outra).

2.
III Encontro de Produção Discente em Educação Matemática da PUC-SP.DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES COM BASE NA CONVERSÃO DE REGISTRO DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA. 2010. (Encontro).

3.
Seminário Internacional: A Economia do Conhecimento Sob a Ótica da Inclusão. 2010. (Seminário).

4.
Um dia de Reflexão: encontro de professores e pesquisadores. 2010. (Encontro).

5.
Conferência- Leitura: predição e ensino. 2009. (Outra).

6.
III SINPEL.Aplicativo sobre Função: multiplas representações semióticas. 2009. (Seminário).

7.
II SIMFOP - Simpósio Nacional sobre Formação de Professores: universidade, escola e profissionalização docente.Representação Semiótica: análise de um aplicativo. 2009. (Simpósio).

8.
Palestra para alunos da disciplina de Interface Humano-Computador do curso de Ciências da Computação da UNISUL.Registro de representação semiótica e transposição informática no desenvolvimento de aplicativos para o ensino-aprendizagem de matemática. 2009. (Outra).

9.
XIX Seminário do CELLIP.Semiose e Noese: a questão da conversão de registros de representação no ensino e na aprendizagem de matemática. 2009. (Seminário).

10.
Conferência: O avanço das neurociências na aprendizagem da leitura. 2008. (Outra).

11.
Congresso de Educação Ambiental. 2008. (Congresso).

12.
Encontro de Produção Discente da PUCSP. 2008. (Encontro).

13.
II Encontro de Estudos sobre Imigração Alemã: os valores dos rios Braço do Norte e Capivari."A Germanicidade Brasileira": asperctos da colonização alemã em São Martinho.. 2008. (Encontro).

14.
II Simpósio Internacional e V Fórum Nacional de Educação.Matemática em Cena: a babel no imaginário do aluno.. 2008. (Simpósio).

15.
II SINPEL- Seminário Integrado de Pesquisa em Lingüística.Second Life: Linguagem e Semiose. 2008. (Seminário).

16.
I Simpósio sobre Formação de Professores: infância e linguagens em debate.O papel da linguagem tecnológica na formação do professor no processo ensino-aprendizagem.. 2008. (Simpósio).

17.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 8: Corpo, Violência e Poder..Secondo Life: simulacros do corpo, violência e poder. 2008. (Seminário).

18.
VIII Semana de Letras - A globalização cultural através das letras.Second Life: simulacros do corpo e da vida em um ambiente pós-moderno. 2008. (Seminário).

19.
VIII Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. 2008. (Simpósio).

20.
X Seminário de Educação Matemática.O TANGRAM E AS FRAÇÕES: OBJETOS MATEMÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA NO ENSINO DA MATEMÁTICA. 2008. (Seminário).

21.
4º SIGET (Simpósio Internacional de Gêneros Textuais). 2007. (Simpósio).

22.
I SINPEL (Seminário Integrado de Pesquisas em Lingüística).A Construção da Linguagem Escrita da Matemática por meio das Frações e do Tangram. 2007. (Seminário).

23.
IX Seminário de Educação Matemática do NEEM-Núcleo de Estudos em Educação Matemática.Modelo Matemático. 2007. (Seminário).

24.
V SENALE (Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino).A Escrita Matemática como uma Linguagem na Construção de Conceitos Geométricos. 2007. (Seminário).

25.
XVIII Seminário do CELLIP (Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná).Os Recursos da EaD como Alternativa Didática de Trabalho das Representações Semióticas no Peocesso Ensino-aprendizagem da Matemática. 2007. (Seminário).

26.
Unisul Contexto. 2006. (Outra).

27.
Curso de Capacitação Continuada para Professores de Jovens e Adultos.Realizando Curso de Capacitação Continuada para Professores Alfabetizadores de Jovens e Adultos. 2005. (Outra).

28.
IV Semana Integrada das Licenciaturas. 2005. (Outra).

29.
VII Seminário de Educação Matemática.Carcinicultura em Santa Catarina. 2005. (Seminário).

30.
VI Seminário de Educação Matemática.Aplicações de Integrais Duplas. 2004. (Seminário).

31.
IV Seminário de Educação Matemática.Projeto de Geometria-Chácara. 2003. (Seminário).

32.
V Seminário de Educação Matemática.A Matemática Enquanto Ciência. 2003. (Seminário).

33.
III Seminário de Educação Matemática.Função Definida por mais de uma Sentença. 2002. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Lanimar Alves Batista. Educomunicação: Proposta e análise de um roteiro de rádio na perspectiva da semiótica peirciana. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Escolar Contemporânea) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

2.
KÁTIA CIRLENE DE MACEDO LEITE. Multiplicação: uma análise da linguagem não congruente de Raymound Duval nos anos iniciais. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Escolar Contemporânea) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Eduardo Sabel. SEQUÊ NCIA DIDÁTICA: UMA ORGANIZAÇÃO DO CONTEÚDO NA PERSPECTIVA DAS TEORIAS DE REGISTRO DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA A COMPREENSÃO DAS FRAÇÕES. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Cíntia Rosa da Silva de Oliveira.

2.
Ana Paula Ferreira. O Estudo de Função Afim e a Teoria de Registros de Representação Semiótica: uma Revisão de Literatura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Cíntia Rosa da Silva de Oliveira.

Iniciação científica
1.
Eduardo Sabel. A APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Cíntia Rosa da Silva de Oliveira.



Inovação



Projeto de extensão


Outras informações relevantes


Estágios:
1) Estágio de curta duração (14/03/2013 à 24/03/2013) sobre Semiótica na University of London com a Professora Doutora Candia Morgan.
2) Estágio de curta duração (04/04/2013 à 18/04/2013) sobre Semiótica e Registro de Representação na Antenne IUFM des Pyrénées Atlantiques, Université Montesquieu Bordeaux IV (Pau - França), com a Professora Doutora Isabelle Bloch.

Concursos:
Aprovada em quinto lugar no concurso de Edital n.º 175/DDP/2014 para professor efetivo, Adjunto A, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. 
Aprovada em primeiro lugar no concurso 13/2014 para professor temporário de Matemática do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, campus Palhoça Bilíngue.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 3:36:11