Francisco Valdinei dos Santos Anjos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5035093639365870
  • Última atualização do currículo em 07/12/2017


Possui graduação em Pedagogia/Formação de Professores pela Universidade do Estado do Pará (2000-2004). Especialização em Gestão Escolar pela Universidade do Estado do Pará (2006-2007). É mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2007-2009), na Linha Saberes Culturais e Educação na Amazônia, é Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (2010-2015) na linha Educação, Cultura e Sociedade e atualmente realiza estudos pós-doutorais em Educação na Linha Educação Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Pará.Tem experiência em ensino, pesquisa extensão na educação superior. Experiência de ensino, coordenação pedagógica e gestão de conselho escolar, coordenação pedagógica e formação continuada de professores na Educação Básica,no Ensino Superior e na Pós graduação Lato e Stricto Sensu. Experiência em ensino de dança e criação coreográfica. No presente momento atua Coordenadoria do Ensino Médio da Rede Estadual do Estado do Pará junto a SEDUC e na docência do Ensino Superior com disciplinas: Didática e Formação de Professores, Teorias do Currículo, Metodologia da Pesquisa Científica; Laboratório de Pesquisa; Laboratório de Escrita Acadêmica; Corpo Educação e Cultura, na Pós-Graduação em Educação da UFPA com as Disciplinas; Educação cultura e Sociedade e Seminários de Pesquisa. Com relação a pesquisa, desenvolve no presente momento estudos relacionados a Formação de Professores, Identidade Docente e Representações Sociais; Valorização e Motivação docente; Educação e Arte. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francisco Valdinei dos Santos Anjos
Nome em citações bibliográficas
ANJOS, F. V. S.

Endereço


Endereço Profissional
Secretaria Executiva de Educação do Estado do Pará, Secretaria Executiva de Educação do Estado do Pará.
Rodovia Augusto Montenegro - do km 10,202 ao km 12,300 - lado par
Icoaraci
66820000 - Belém, PA - Brasil
Telefone: (91) 32015164


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2015
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Formação Docente, Dança e Ensino de Dança e Representações Sociais, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Ivany Nascimento Pinto.
Palavras-chave: Formação Docente; Representações Sociais; Ensino de Dança.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2009
Mestrado em Mestrado em Educação.
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Título: Aprendi sobre saúde-cuidado Fazendo Arte: Representações Sociais de jovens dançarinos de Almeirim, Pa,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Profª Drª.Elizabeth Teixeira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Representações Sociais; Saúde; Cuidado; Educação; Educação em Saúde.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2007
Especialização em Especialização em Gestão Escolar. (Carga Horária: 370h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Título: A Educação de Jovens e Adultos na Perspectiva da Filosofia Freireana: Limites e Possibilidades para Gestores de Escolas Públicas.
Orientador: Maria do Socorro Castro Alves.
Bolsista do(a): Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
2000 - 2004
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Título: O papel do educador no resgate da auto-estima dos educandos da EJA em Almeirim/Pa.
Orientador: Rosilene Pacheco Quaresma.


Pós-doutorado


2015 - 2016
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2015 - 2015
Capacitação em Educação a Distância. (Carga horária: 80h).
Sistema de Ensino Gamaliel, GAMALIEL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de dança - colaborador, Carga horária: 5
Outras informações
Por meio do Projeto de extensão, denominado Educação e Corpo em Movimento desenvolvi, na condição de colaborador, sem ônus para a Universidade do Estado do Pará atividade de elaboração, coordenação de projeto social relacionado a dança e ministrei aulas práticas de dança.


Grupo de Dança Fazendo Arte, GDFA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Pós-Graduando, Enquadramento Funcional: Coordenação de atividades de pesquisa, Carga horária: 5

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Pós-Graduando, Enquadramento Funcional: Coordenação de atividades de pesquisa, Carga horária: 5

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador-Formador do PARFOR
Outras informações
O PARFOR é um Progrma de Formação de Professores vinculado ao Governo Federal. Neste programa, atuo expecificamente no Curso de Pedagogia com as disciplinas pedagógicas.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Pós-Graduando, Enquadramento Funcional: Coordenação de atividades de estudos, Carga horária: 5

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor Assistente - Estágio, Enquadramento Funcional: Pós-Graduando em atividade de docência, Carga horária: 5


Secretaria Executiva de Educação do Pará, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor AD4, Carga horária: 200


Faculdade do Noroeste de Minas, FINOM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: CONTRATO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR CONTRATADO


Instituto de Ensino Superior do Brasil, IESB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Servidor privado, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 20
Outras informações
A graduaçõ oferecida pelo Instituto de Ensino Superior do Brasil é oferecida somente no período de férias.


Escola de Governo do Estado do Pará, EGEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prestação de serviço, Carga horária: 5
Outras informações
A escola de governo do Estado do Pará é um espaço de formação dos profissionais que atruam no serviço público. Durante os vários meses do ano cursos de capacitação sãooferecidos nas várias áreas do conhecimento.


Escola Municipal de Ensino Fundamental Mendonça Furtado, EMEFMF, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Efetivo, Enquadramento Funcional: Professor Pedagógico, Carga horária: 20
Outras informações
Trabalhou ministarndo a disciplina Língua Portuguesa durante os anos 2002, 2003 e 2005 para turmas de Educação de Jovens e adultos de 3ª e 4ª etapas (5 e 6ª e 7ª e 8ª)

Atividades

10/2002 - 10/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Escolar, .

Cargo ou função
Coordenador.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Ierecê da Silva Santos, IERECÊ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Efetivo, Enquadramento Funcional: Professor Pedagógico, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenação pedagógica do terceiro turno da referida escola

Atividades

01/2007 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia e Inglês
01/2000 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Lingua Portugusa, Educação Artística, Estudos Amazônocos, Geografia e Ingles
08/2006 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia, Estudos Amazônicos e Educação Artística

Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Eley Duarte Elleres, EMEFPEDE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Efetivo, Enquadramento Funcional: Professor Pedagógico, Carga horária: 20

Atividades

01/2006 - 06/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Artística

Escola Municipal de Ensino Médio Freei Constâncio, EMEFFC, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2006
Vínculo: Efetivo, Enquadramento Funcional: Professor Pedagógico, Carga horária: 40

Atividades

01/1997 - 06/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa, Educação Artística, Ensino Religioso, História e Geografia
10/2000 - 10/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Escolar da E.M.E.F.Frei Constâncio, .

Cargo ou função
Coordenador e Tesoureiro.

Secretaria de Estado de Educação do Pará, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Ensino Médio do Estado do Pará, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
OS FATORES QUE DETERMINAM A PERMANECIA NA DOCÊNCIA E AS IMPLICAÇÕES NO TRABALHO E NOS DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE: UM ESTUDO SOBRE OS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
Descrição: O presente projeto de pesquisa reflete a continuidade de pesquisas do GEPEJURSE que, desde 2003 desenvolve estudos e pesquisas sob a coordenação da Profa. Dra. Ivany Pinto, sobre temáticas das Representações Sociais de professores sobre a docência e a permanência na escola, no Ensino Fundamental séries inicias e séries finais. Para tanto, propomos ampliar esses estudos com os professores do ensino médio, e contribuir para o debate sobre as práticas educativas na escola pública do ensino médio e à formulação de políticas educacionais. Assim, este projeto intitulado Os fatores que determinam a permanecia na docência e as implicações no trabalho e nos desafios da contemporaneidade: um estudo sobre os professores do ensino médio visa investigar o professor do ensino médio, seu lugar como sujeito na função de docente, o seu valor, a sua identidade e a sua permanência na profissão não somente para si, mas para seus alunos e para a sociedade, mediante as relações entre alunos e professores e vice versa. Este projeto tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico ? CNPq..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Francisco Valdinei dos Santos Anjos - Coordenador / Ivany Pinto Nascimento - Integrante / Mariléia Pereira Trindade - Integrante / Arlete Marinho Gonçalves - Integrante / Joana D'Arc as Neves - Integrante / Francisco Ednardo Barroso Duarte - Integrante / Sônia Eli Cabral Rodrigues - Integrante / Neide Maria FernandesRodrigues de Sousa - Integrante / Andrea Pereira Silveira - Integrante / Débora Mate Mendes - Integrante / Degiane da Silva Farias - Integrante / Glauber Ranieri Martins da Silva - Integrante / Lourival Ferreira do Nascimento - Integrante / Marcia Simão Carneiro - Integrante / Patrícia Rodrigues de Oliveira Kimura - Integrante / Jaqueline Silva - Integrante / Ana Karoline Pontes - Integrante / Alana Almeida - Integrante / Leudiene Almeida - Integrante.
2013 - 2014
Representações Sociais de docentes do ensino fundamental de 6ª a 9ª série sobre a permanência na docência
Descrição: o seguinte problema de estudo focaliza o problema de pesquisa: como se dão as representações sociais de docentes de escolas publicas e privadas do ensino fundamental sobre a sua permanência na docência. Os critérios de elegibilidade dos sujeitos foram 25 professores distribuídos entre as escolas públicas e particulares de 6ª a 9ª serie. Estes sujeitos foram tanto do sexo feminino quanto do masculino. A coleta e a organização dos dados tiveram foram referenciadas à Técnica Q (escala de atitudes), seguida de aplicação de um formulário para delinear o perfil destes sujeitos professores. A aplicação dos instrumentos se realizou com o mesmo grupo de pesquisadores e coordenadora, seguida do envio dos dados coletados e registrados em planilhas para tratamento no Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação - CIERS / Cátedra UNESCO..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) .
Integrantes: Francisco Valdinei dos Santos Anjos - Integrante / Ivany Pinto Nascimento - Coordenador / Vivian Lobato - Integrante / Andréea Silva Vieira - Integrante / Mariléia Pereira Trindade - Integrante / Neide Maria R. de Sousa - Integrante / Marcelo Silva - Integrante / Joana d?Arc de Vasconcelo Neves - Integrante.
2013 - Atual
PERMANECER OU NÃO NA DOCÊNCIA: uma análise psicossocial sobre a permanência na profissão de professores e suas implicações no tipo de suas permanências na perspectiva de seus trabalhos e dos desafios da contemporaneidade
Descrição: Esta pesquisa esta em fase de final de realização e ocorre em parceira com o Instituo Carlos Chagas - Cátedra Formação de Professores - UNESCO. Os sujeitos da pesquisa são professores dos anos finais do Ensino Fundamental de Escolas Públicas Estaduais do Pará..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .
Integrantes: Francisco Valdinei dos Santos Anjos - Integrante / Ivany Pinto Nascimento - Coordenador / Vivian Lobato - Integrante / Joana D'Arc Neves - Integrante / Andréea Silva Vieira - Integrante / Mariléia Pereira Trindade - Integrante / Neide Maria R. de Sousa - Integrante / Marcelo Silva - Integrante.
2011 - 2012
As representações sociais de professores do ensino fundamental enlaçadas ao que realizam na escola
Descrição: Este foi um projeto desenvolvido entre professores do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Belém do Pará, por meio do qual discutimos seis dimensões do trabalho docente a saber: Docência e Saúde; Docência e Tecnologia, Docência e escolha Profissional, Docência e valorização e motivação profissional; Docência e Atuação Profissional, Docência e Identidade Profissional.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (5) .
Integrantes: Francisco Valdinei dos Santos Anjos - Integrante / Ivany Pinto Nascimento - Coordenador / Leandro Passarinho R.Junior - Integrante / Vivian Lobato - Integrante / Joana D'Arc Neves - Integrante / Andréea Silva Vieira - Integrante / Maria Roseli Sousa Santos - Integrante / Mariléia Pereira Trindade - Integrante / Marlene Feitosa de Sousa - Integrante / Neide Maria R. de Sousa - Integrante.


Projetos de extensão


2007 - 2007
Educação e Corpo em Movimento
Descrição: O projeto visava, por meio de atividads práticas de danças regionais, atender alunos de uma escola pública estadual, localizada no município de Belém,v em situação de risco e vulnerabilidade social..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


1997 - 2007
Fazendo Arte
Descrição: Este se constitui em um projeto social que atendeu jovens entre 14 e 22 anos de idade durante 10 anos com atividades de artes ciências (dança e teatro), por meio dos quais se discutia, educação, saúde-cuidado e juventude.
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Revista Artifícios


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.


Idiomas


Francês
Lê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Inglês
Lê Pouco.
Italiano
Lê Pouco.


Prêmios e títulos


2006
Medalha de Honra ao Mérito: Destaque no Voluntáriado/06, Fundação Orsa.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
ANJOS, F. V. S.; TRINDADE, M. P. . A escola como dispositivo valorativo e motivacional. 1. ed. Curitiba: Appris, 2017. 44p .

2.
NASCIMENTO, I. P. (Org.) ; ANJOS, F. V. S. (Org.) ; RODRIGUES, S. E. C. (Org.) . As representações sociais de professores do ensino fundamental enlaçadas ao que realizam na escola. 1. ed. Curitiba: Appris, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, I.A. de ; TEIXEIRA, Elizabeth ; ANJOS, F. V. S. . A representação Social na pesquisa educacional: bases epistemológicas e estratégias metodológicas. In: Maria Inês Marcondes, Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Elizabeth Teixeira. (Org.). Abordagens teóricas e construções metodológicas na pesquisa em educação. 1ed.Belém: EDUEPA, 2011, v. , p. 8-182.

2.
ANJOS, F. V. S.; LOBATO, V. ; MARTINS, A. ; NASCIMENTO, I. P. ; NEVES, J.D. ; ORNELLAS, L. S. ; ORNELLAS, M. L. S. ; R.Junior, Leandro Passarinho ; SANTOS, M. R. S. ; SOUSA, M. F. ; SOUSA, N.M.R de ; TRINDADE, M. P. ; VIEIRA, A. S. . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DA DANÇA: Des/com/passos. In: Ivany Pinto Nascimento. (Org.). ESCRITURAS, IMAGENS E SENTIDOS: Saberes sobre o objeto de pesquisa na educação. Belém: Cromos, 2011, v. , p. 21-308.

Apresentações de Trabalho
1.
ANJOS, F. V. S.. Formação de Professores para o século XXI: contribuições da teoria e da prática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ANJOS, F. V. S.. Trabalho de Conclusão de Curso: o lugar da metodologia no processo de pesquisa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ANJOS, F. V. S.. Estágio na Formação de Professores e a tomada de decisão para a entrada ou não na docência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ANJOS, F. V. S.. APRENDI SOBRE SAÚDE-CUIDADO FAZENDO ARTE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE JOVENS DANÇARINOS E ALMEIRIM,PA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
ANJOS, F. V. S.; TEIXEIRA, Elizabeth . TRAVESSIAS, REDES E NÓS: COMPLEXIDADE DO VIVER RIBEIRINHO ENTRE A MATA E AS ÁGUAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
ANJOS, F. V. S.; TEIXEIRA, Elizabeth . Fazendo Arte e Educação (em Saúde) com um Grupo de Dança de Almeirim, PA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FERREIRA, Darlison Sousa ; TEIXEIRA, Elizabeth ; QUEIROZ, Aline Macedo de ; ANJOS, F. V. S. ; SANTOS, Michelle Pena dos ; GARCEZ, Juliana Conceição Dias . Educação Popular em Saúde: O Encontro Discente a partir da Disciplina Educação em Saúde do Mestrado em Educação da UEPA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ANJOS, F. V. S.; TEIXEIRA, Elizabeth . EU APRENDI A ME CUIDAR FAZENDO ARTE: REPRESETNAÇÕES SOCIAIS SOBRE SAÚDE E CUIDADO ENTRE JOVENS DANÇARINOS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
TEIXEIRA, Elizabeth ; ANJOS, F. V. S. . PESCANDO NOVOS SENTIDOS PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: TRILHAS DO OBSERVATÓRIO E DO LABORATÓRIO DO PESCA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
ANJOS, F. V. S.. Valorização dos Sabres Amazônicos: A contribuição da Dança no processo humano-educativo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ANJOS, F. V. S.; MESSIAS, W. L. P. . Conselhos e Gerenciamento de REcursos Públicos. 2008.

2.
ANJOS, F. V. S.. Educação e Corpo em Movimento. 2007.

3.
SILVA, N. V. ; MESSIAS, W. L. P. ; ANJOS, F. V. S. . Parâmetros Curriculares Nacionais- PCNs em Ação na Educação de Jovens e adultos. 2003.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ANJOS, F. V. S.; NEVES, J. D. V. ; ALMEIDA, C. V. A. . O NÃO-LUGAR DA DOCÊNCIA: Representações Sociaias de Professores de Dança. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
ANJOS, F. V. S.. Educação e arte. 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
ANJOS, F. V. S.. A importância da arte na vida de adolescentes. 2003. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
ANJOS, F. V. S.; MEDEIROS, B. ; CAMELO, R. S. G. . Adolescência e qualidade de vida. 2003. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
ANJOS, F. V. S.. Arte, educação, juventuide e mudança de comportamento. 2002. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

6.
ANJOS, F. V. S.. Arte, educação, juventude e mudança de comportamento. 1999. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
ANJOS, F. V. S.. Arte, Educação, juventude e mudança de comportamento. 1997. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
NASCIMENTO, I. P. ; ANJOS, F. V. S. ; VIEIRA, A. S. ; NEVES, J. D. V. ; SILVA, Marcelo ; DUARTE, F. E. ; RODRIGUES, S. E. C. ; KIMURA, P. R. O. . Representações Sociais de docentes do Ensino Fundamental de 6ª a 9ª série sobre a permanência na docência. 2014. (Projeto).

2.
NASCIMENTO, I. P. ; ANJOS, F. V. S. ; VIEIRA, A. S. ; NEVES, J. D. V. ; TRINDADE, M. P. ; GONCALVES, A. M. ; RODRIGUES, S. E. C. ; KIMURA, P. R. O. . Representações Sociais de docentes do ensino fundamental de 6ª a 9ª série sobre a permanência na docência. 2014. (Projeto).

3.
NASCIMENTO, I. P. ; ANJOS, F. V. S. ; VIEIRA, A. S. ; NEVES, J. D. V. ; TRINDADE, M. P. ; RODRIGUES, S. E. C. ; SOUSA, N. M. F. . PERMANECER OU NÃO NA DOCÊNCIA: uma análise psicossocial sobre a permanência na profissão de professores e suas implicações no tipo de suas permanências na perspectiva de seus trabalhos e dos desafios da contemporaneidade. 2013. (Projeto).

4.
NASCIMENTO, I. P. ; ANJOS, F. V. S. ; VIEIRA, A. S. ; NEVES, J. D. V. ; SANTOS, M. R. S. ; SOUSA, N.M.R de ; RODRIGUES, S. E. C. ; KIMURA, P. R. O. . Representações Sociais de docentes do Ensino Fundamental de 6ª a 9ª série sobre a permanência na docência. 2013. (Projeto).

5.
ANJOS, F. V. S.; NASCIMENTO, I. P. ; VIEIRA, A. S. ; NEVES, J. D. V. ; TRINDADE, M. P. ; SOUSA, N.M.R de ; RODRIGUES, S. E. C. . Representações Sociais de docentes do ensino fundamental de 6ª a 9ª série sobre a permanência na docência. 2013. (Projeto).

6.
NASCIMENTO, I. P. ; ANJOS, F. V. S. ; VIEIRA, A. S. ; NEVES, J. D. V. ; TRINDADE, M. P. ; SOUSA, N.M.R de ; RODRIGUES, S. E. C. . PERMANECER OU NA DOCÊNCIA: uma análise psicossocial sobre a permanência na docência na perspectiva de seus trabalhos e desafios da contemporaneidade. 2013. (Projeto).

7.
NASCIMENTO, I. P. ; ANJOS, F. V. S. ; VIEIRA, A. S. ; NEVES, J. D. V. ; TRINDADE, M. P. ; SOUSA, M. F. ; RODRIGUES, S. E. ; SOUSA, N. M. F. . As representações Sociais de professores do ensino fundamental enlaçadas ao que realizam na escola. 2012. (Projeto).

8.
NASCIMENTO, I. P. ; ANJOS, F. V. S. ; VIEIRA, A. S. ; NEVES, J. D. V. ; TRINDADE, M. P. ; SOUSA, N. M. F. . As representações sociais de professores do ensino fundamental enlaçadas ao que realizam na escola. 2012. (Projeto).

9.
ANJOS, F. V. S.. HUMANIZAÇÃO E ÉTICA NA ENFERMAGEM. 2011. .

10.
NASCIMENTO, I. P. ; ANJOS, F. V. S. ; NEVES, J. D. V. ; R.Junior, Leandro Passarinho ; SANTOS, M. R. S. ; TRINDADE, M. P. ; SOUSA, M. F. ; SOUSA, N.M.R de ; RODRIGUES, S. E. C. . As representações Sociais de professores do ensino fundamental enlaçadas ao que realizam na escola. 2011. (Projeto).

11.
NASCIMENTO, I. P. ; ANJOS, F. V. S. ; VIEIRA, A. S. ; NEVES, J. D. V. ; TRINDADE, M. P. ; RODRIGUES, S. E. C. . As representações Sociais de professores do ensino fundamental enlaçadas ao que realizam na escola. 2011. (Projeto).

12.
ANJOS, F. V. S.. Secretariado Escolar. 2009. .

13.
ANJOS, F. V. S.. Relações Humanas. 2009. .

14.
ANJOS, F. V. S.. Secretariado Escolar. 2009. .

15.
ANJOS, F. V. S.. Gerenciamento de Recursos públicos e atuação de Conselhos. 2008. .

16.
MESSIAS, W. L. P. ; ANJOS, F. V. S. . Estado, Participação Popoular e Controle Social. 2008. .

17.
ANJOS, F. V. S.; MESSIAS, W. L. P. . Estado, Participação Popoular e Controle Social. 2008. .

18.
ANJOS, F. V. S.. Gerenciamento de Recursos públicos e a Legislação Aplicada aos Conselhos. 2008. .

19.
ANJOS, F. V. S.; MESSIAS, W. L. P. . Gerenciamento de Recursos públicos e a Legislação aplicada aos Conselhos. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Contrato).

20.
ANJOS, F. V. S.. A E.J.A. no mundo globalizado. 2007. (Projeto).

21.
ANJOS, F. V. S.. Nova Perspectiva para educação: A vivência artística no contexto escolar. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

22.
ANJOS, F. V. S.. A E.J.A. no mundo globalizado. 2006. (Projeto).

23.
ANJOS, F. V. S.. Educação e Corpo em Movimento. 2006. (Projeto).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
ANJOS, F. V. S.. Arte Amazônica. 2007. Coreográfica.

2.
ANJOS, F. V. S.. Fazendo Arte. 2007. Coreográfica.

3.
ANJOS, F. V. S.. Fazendo Arte. 2007. Coreográfica.

4.
ANJOS, F. V. S.. Educação, Corpo e Moviemento. 2007. Coreográfica.

5.
ANJOS, F. V. S.. Fazendo Arte. 2006. Coreográfica.

6.
ANJOS, F. V. S.. Noite de Louvor. 2006. Coreográfica.

7.
ANJOS, F. V. S.. Amazônia de muitos Brasis. 2002. Teatral.

8.
ANJOS, F. V. S.. Educação Sexual e Qualidade de vida. 2002. Teatral.

Música
1.
ANJOS, F. V. S.. Noite de louvor. 2006. Interpretação.

2.
ANJOS, F. V. S.. Jari Arte VII. 2006. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
ANJOS, F. V. S.. Fazendo Arte. 2007 (Projeto).

2.
ANJOS, F. V. S.. Juventude Ativa. 2006 (Projeto).

Demais trabalhos
1.
ANJOS, F. V. S.. Educação e Qualidade de vida. 2007 (Projeto) .

2.
ANJOS, F. V. S.. Fazendo Arte. 2007 (Dança) .

3.
ANJOS, F. V. S.; FLEXA, K. ; SILVA, D. C. ; MOURA, I. . Sarau Cultural. 2006 (Projeto) .

4.
CALDEIRA, F. ; ANJOS, F. V. S. . Conviver. 2003 (Projeto) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
NASCIMENTO, I. P.; ANJOS, F. V. S.; BASSALO, L. D. M. B.; HAGE, S. A. M.. Participação em banca de Marcelo Ricardo dos Santos Silva. Pedagogia do Movimento Estudantil: representações sociais de jovens de centros acadêmicos de enfermagem sobre a formação política e as implicações na sua formação acadêmica. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Pará.

2.
NASCIMENTO, I. P.; ANJOS, F. V. S.; HAGE, S. A. M.; MONTEIRO, A. L.. Participação em banca de Antenor Carlos Pantoja Trindade. Representações Sociais de egressos do Curso de Licenciatura do Campo da UFPA - Campus de Abaetetuba sobre a formação nesse curso e sua relação com a atuação no contexto social do campo. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Pará.

Teses de doutorado
1.
NASCIMENTO, I. P.; ANJOS, F. V. S.; HAGE, S. A. M.; OLIVEIRA, I.A. de; FARIAS, M. L. S. O.. Participação em banca de Kleber Augusto Fernandes de Morais. Da Pedagogia do Acaso a Pedagogia da Práxis: representações sociais de docentes médicos em processo de ressignificação. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Pará.

2.
NASCIMENTO, I. P.; ANJOS, F. V. S.; HAGE, S. A. M.; TAVORA, M. J. S.; SA, N. R. L.. Participação em banca de Arlete Marinho Gonçalves. Sinais de escolarização e as repercussões nos projetos de vida: representações sociais de universitários surdos. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Pará.

Qualificações de Doutorado
1.
NASCIMENTO, I. P.; SA, N. R. L.; TAVORA, M. J. S.; HAGE, S. A. M.; ANJOS, F. V. S.. Participação em banca de Arlete Marinho Gonçalves. Representações Sociais de Universitários Surdos acerca dos processos de escolarização e as implicações em seus projetos de vida. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Pará.

2.
NASCIMENTO, I. P.; ANJOS, F. V. S.; HAGE, S. A. M.; FARIAS, L. S. O.; PIANI, P. P. F.. Participação em banca de Kleber Augusto Fernandes de Morais. Representações Sociais dos Professores do Curso de Medicina da Universidade Federal do Pará - sobre a Docência em Saúde e suas implicações para a Formação Médica. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Pará.

Qualificações de Mestrado
1.
NASCIMENTO, I. P.; HAGE, S. A. M.; MONTEIRO, A. L.; ANJOS, F. V. S.. Participação em banca de Antenor Carlos Pantoja Trindade. Representações Sociais de egressos do Curso de Licenciatura em Educação do campo sobre suas formações docentes e a relação com a proposta de práxis contra-hegemônica na educação. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Pará.

2.
NASCIMENTO, I. P.; CARDOSO, D. M.; ANJOS, F. V. S.. Participação em banca de Marcelo Ricardo dos Santos Silva. Representações Sociais de Jovens de Movimentos Estudantis de Enfermagem sobre a Formação Política e as implicação na sua formação acadêmica. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ANJOS, F. V. S.; MALHEIRO, João Manoel da Silva; ALMEIDA, Willa Nayara Corrêa; SIQUEIRA, Hadriane Carvalho. Participação em banca de Maria Aline de Costa Freitas.Educação Ambiental: prática docente nas séries iniciais de uma escola pública acerca da preservação do rio Mãe do Rio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Castanhal) - Universidade Federal do Pará.

2.
NUNES, A. R. S.; ANJOS, F. V. S.. Participação em banca de Benilma Pinheiro Albuquerque.A educação especial: O Down no espaço escolar, inclusão ou segregação? um estudo de caso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

3.
NUNES, A. R. S.; ANJOS, F. V. S.. Participação em banca de Maria Aparecida Silva dos Anjos.Educação infantil na área rural: Uma análise na E.M.E.F. Quintino Tomáz de Souza, no rio Cojuba, Gurupá-PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

4.
NUNES, A. R. S.; ANJOS, F. V. S.. Participação em banca de Cilene Barbosa Balieiro.O processo de alfabetização dos discentes da Educação de Jovens e Adultos na E.E.F. Eley Duarte Elleris no município de Almeirim. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

5.
NUNES, A. R. S.; ANJOS, F. V. S.. Participação em banca de Maria Marilda Paiva da Silva.Alfabetização e letramento nas séries iniciais - no 1º e no 3º ano - do E.F da Escola São João (Almeirim-PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

6.
NUNES, A. R. S.; ANJOS, F. V. S.. Participação em banca de Cilene Barbosa Balieiro.O processo de Alfabetização dos discentes da Educação de Jovens e Adultos na Escola de Ensino Fundamental Professora Flávia Smth de Moraes no município de Almeirim-PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

7.
NUNES, A. R. S.; ANJOS, F. V. S.. Participação em banca de Benilma Pinheiro de Albuquerque.A educação Especial: O down no espaço escolar, inclusão ou segregação? um estudo de caso na escola. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

8.
NUNES, A. R. S.; ANJOS, F. V. S.. Participação em banca de Maria Marilda Paiva da Silva.Alfabetização e letramento nas séries iniciais - no 1º ano - do Ensino Fundamental da Escola São João (Almeirim-PA). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

9.
ANJOS, F. V. S.; TRINDADE, M. P.. Participação em banca de Eremita Santos de Oliveira Almeida.Reflexões sobre os passos que me constituiram educadora. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

10.
ANJOS, F. V. S.; TRINDADE, M. P.. Participação em banca de Elian Monteiro de Souza.Memórias e Reflexões de minha formação acadêmica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

11.
NUNES, A. R. S.; ANJOS, F. V. S.; SOUSA, O. N. B.. Participação em banca de Rosiane de Sousa Batista.A gestão escolar democrática como perspectiva para a educação contemporânea: concepções de alguns gestores escolares no municípo de Almeirim-PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

12.
NUNES, A. R. S.; ANJOS, F. V. S.; SOUSA, O. N. B.. Participação em banca de Erni Leão da Silva.Metodologias e desafios do processo de alfabetização no município de Almeirim-PA: o caso de uma turma de 1º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mendonça Furtado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

13.
NUNES, A. R. S.; ANJOS, F. V. S.; SOUSA, O. N. B.. Participação em banca de Adinelson José Bandeira Dutra.Desafios da Gestão Escolar na Escola de Ensino Fundamental Elley Duarte Elleres. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

14.
SOUSA, O. N. B.; ANJOS, F. V. S.; LINS, A. B.. Participação em banca de Andreia Maria Sarges Ramos.Gestão democrática em uma escola da rede pública municipal da cidade de Almeirim-PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

15.
SOUSA, O. N. B.; ANJOS, F. V. S.; LINS, A. B.. Participação em banca de Juscilene dos Santos Lopes.Alfabetização nos anos iniciais do 1º primeiro ciclo do Ensino Fundamental em uma escola urbana de Almeirim-PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

16.
SOUSA, O. N. B.; ANJOS, F. V. S.; LINS, A. B.. Participação em banca de Deizede dos Passos de Andrade.O perfil e a formação de gestores escolares em Almeirim-PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

17.
SOUSA, O. N. B.; ANJOS, F. V. S.; LINS, A. B.. Participação em banca de Lúcia Mariana Tenório Montello.O fenômeno Bullying no Ensino Fundamental: possibilidades analíticas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

18.
NUNES, A. R. S.; ANJOS, F. V. S.; SOUSA, O. N. B.. Participação em banca de Benedita Batista dos Passos.Os caminhos e descaminhos da avaliação nas séries iniciais na Escola Municipal de Educação Infantil Marinone Moreira de Azevedo (Almeirim-PA). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

19.
NUNES, A. R. S.; ANJOS, F. V. S.; LINS, A. B.. Participação em banca de Walquíria Amaral Gama.Desafios à leitura: a realidade de uma turma do 3º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mendonça Furtado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

20.
NUNES, A. R. S.; ANJOS, F. V. S.; LINS, A. B.. Participação em banca de Alessandra Romano do Amaral.Métodos, Desafios e Dificuldades no processo de letramento na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

21.
RODRIGUES, S. E. C.; ANJOS, F. V. S.; NASCIMENTO, I. P.. Participação em banca de Roseli Matos da Cruz.Memórias de uma docente e os desafios enfrentados na inclusão de alunos com deficiência auditiva na escola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

22.
RODRIGUES, S. E. C.; ANJOS, F. V. S.; NASCIMENTO, I. P.. Participação em banca de José Paulo Santos Silva.Memorial autobiográfico e reflexões sobre a inclusão social. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

23.
TRINDADE, M. P.; ANJOS, F. V. S.. Participação em banca de Nely Rodrigues.Relato de experiência sobre leitura e escrita na educação infantil no município de Santo Antonio do Tauá. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

24.
ANJOS, F. V. S.; SILVA, E. S.. Participação em banca de Alessandra Santos Silva.A leitura no cotidiano do 4º ano de uma escola pública do município de Placas-PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

25.
ANJOS, F. V. S.; SILVA, E. S.. Participação em banca de Edilson Silva de Melo.A importância do lúdico no desenvolvimento da leitura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

26.
ANJOS, F. V. S.; SILVA, E. S.. Participação em banca de Liliane Koschevitz.Jogos e brincadeiras no primeiro ciclo do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

27.
ANJOS, F. V. S.; SILVA, E. S.. Participação em banca de Nilzaí de Souza Freitas.Ludicidade na Educação Infantil: perspectiva para o século XXI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

28.
ANJOS, F. V. S.; SILVA, E. S.. Participação em banca de Sirlei Cerqueira Santos.Práticas de letramento em uma escola pública do município de Placas: desafios da atuação docente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

29.
ANJOS, F. V. S.; SILVA, E. S.. Participação em banca de Waldir Steffen.Leitura no Ensino Fundamental: entre o instituído e o vívido. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

30.
ANJOS, F. V. S.; MESSIAS, W. L. P.; LINS, A. B.. Participação em banca de Rosa Maria Sobral.Alfabetização na zona rural: a leitura em questão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

31.
ANJOS, F. V. S.; MESSIAS, W. L. P.; LINS, A. B.. Participação em banca de Maria Izineth de Lima Sadala.Memória e Identidade Docente: A escola como ambiente de ressignificação de si. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

32.
ANJOS, F. V. S.; MESSIAS, W. L. P.; LINS, A. B.. Participação em banca de Aldinéia Alves da Fonseca.Saúde-cuidado na educação infantil como garantia do desenvolvimento integral da criança. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

33.
ANJOS, F. V. S.; MESSIAS, W. L. P.; LINS, A. B.. Participação em banca de Benedita Balieiro Santos.Dilemas da alfabetização na zona rural do município de Almeirim-PA pelas vozes dos professores. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

34.
ANJOS, F. V. S.; MESSIAS, W. L. P.; LINS, A. B.. Participação em banca de Cleudiciene Lima da Silva.O letramento no muntisseriado: memórias da prática docente de uma profesora. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

35.
ANJOS, F. V. S.; MESSIAS, W. L. P.; LINS, A. B.. Participação em banca de Edilene Rodrigues da Gama.O lúdico no processo de alfabetização de crianças do 1º ciclo das séries iniciais em uma escola pública de Almeirim-PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

36.
ANJOS, F. V. S.; MESSIAS, W. L. P.; LINS, A. B.. Participação em banca de Edna do Socorro Menezes Fuziel.Os desafios didático-pedagógicos no processos no processo de letramento de uma escola urbana de Almeirim-PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

37.
ANJOS, F. V. S.; MESSIAS, W. L. P.; LINS, A. B.. Participação em banca de Francilene de Lima Dias.Letramento Escolar e Prática Docente: as vozes de professores de uma escola pública de Almeirim-PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

38.
ANJOS, F. V. S.; MESSIAS, W. L. P.; LINS, A. B.. Participação em banca de Benedita Mendes de Carvalho.História de vida de professora: um estudo auto-biográfico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

39.
ANJOS, F. V. S.; MESSIAS, W. L. P.; LINS, A. B.. Participação em banca de Dulcirene de Sousa Moy.Práticas de letramento nos primeiros anos do ensino fundamental de uma escola pública de Almeirim-PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

40.
ANJOS, F. V. S.; SILVA, E. S.. Participação em banca de Eliana de Barros.Pró-letramento como política pública: apreensões da formação no trabalho docente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

41.
ANJOS, F. V. S.; SILVA, E. S.. Participação em banca de Elizete dos Santos Veras.Formação de Professores: percursos e desafios do PARFOR/Uruará - debates sobre a trajetória dos professores do município de Placas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

42.
ANJOS, F. V. S.; SILVA, E. S.. Participação em banca de Irismar Vieira da Silva Mariano.Gestão Escolar: implicações no trabalho docente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

43.
ANJOS, F. V. S.; SILVA, E. S.. Participação em banca de José Domingos Ferreira da Silva.Ensino Multisseriado: contribuições teóricas para alfabetizar na escola São Cristovão do município de Placas/PA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

44.
ANJOS, F. V. S.; SILVA, E. S.. Participação em banca de Maria Ivaneide Ferreira.Os des/caminhos da leitura no 3º ano do Ensino Fundamental/9. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

45.
ANJOS, F. V. S.; SILVA, E. S.. Participação em banca de Patrícia do Nascimento Silva.Ensino Multisseriado: a visão de atores sociais da Escola Chico Mendes II. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

46.
ANJOS, F. V. S.; SILVA, E. S.. Participação em banca de Aneide Barbosa Lacerda.Leitura nas séries iniciais do ensino fundamental de uma escola municipal de ensino fundamental do município de Uruará-PA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

47.
ANJOS, F. V. S.; MESSIAS, W. L. P.; LINS, A. B.. Participação em banca de Adamilson Sousa Braga.O letramento como prática reflexiva de leitura de mundo: um estudo biliográfico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

48.
ANJOS, F. V. S.; SILVA, E. S.. Participação em banca de Eliana Matos.Ludicidade: jogos no Ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental - Escola Melvin Jones. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ANJOS, F. V. S.. Parecerista de artigo científico submetido a revista Artifícios - v.1,n.1. 2011. Universidade Federal do Pará.

2.
ANJOS, F. V. S.. Parecerista de artico científico submetido à revista Artíficos - v. 1, n.2. 2011. Universidade Federal do Pará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
9º Congresso da Faculdade da Amazônia. A Reforma do Ensino Médio: Perspectivas à educação no Pará. 2017. (Congresso).

2.
Encontro de Marabá sobre educação integral em escola de tempo integral.EDUCAÇÃO INTEGRAL: Perspectivas e limites para a educação do Estado do Pará. 2017. (Encontro).

3.
I CIENEX - Congresso Interistitucional de Ensino e Extensão. Coordenador de Sessão de Comunicação Oral. 2017. (Congresso).

4.
IV Seminário de Pesquisa do Campus de Abaetetuba.Pesquisa, produção do conhecimento e compromisso social. 2017. (Seminário).

5.
Semana Pedagógica da Escola Estadual Nossa Senhora de Belém.TRABALHO DOCENTE: o empoderamento docente frente ao desafios do processo de ensino aprendizagem. 2017. (Encontro).

6.
Semana Pedagógica Escola Estadual Acy de Barros.Reforma do Ensino Médio no Estado do Pará. 2017. (Encontro).

7.
Semana Pedagógica Escola Estadual José Alves Maia.Reforma do Ensino Médio no Estado do Pará. 2017. (Encontro).

8.
Semana Pedagógica Escola Estadual José Marcelino de Oliveira.Educação de Jovens e Adultos na contemporaneidade: desafios docentes. 2017. (Encontro).

9.
Seminário do SINTEPP - Regional Oeste.O novo Ensino Médio. 2017. (Seminário).

10.
VIII Congresso da Regional Oeste do SINTEPP. MOVIMENTOS IDENTITÁRIOS DA PROFISSÃO DOCENTE E A MARGINALIZAÇÃO DAS GREVES DO TRABALHADOR EM EDUCAÇÃO NOS DISCURSOS SOCIAIS. 2015. (Congresso).

11.
XI Congresso Nacional de Educação. A escola como dispositivo valorativo e motivacional: representações sociais de professores de Belém do Pará. 2013. (Congresso).

12.
XI Congresso Nacional de Educação. Aprendemos sobre saúde-cuidado fazendo arte: representações sociais de jovens dançarinos amazonidas. 2013. (Congresso).

13.
XI Congresso Nacional de Educação. Fazendo arte: Imagens e sentidos de dançarinos sobre prática educativas não escolares. 2013. (Congresso).

14.
II JORNADA PEDAGÓGICA.II Jornada pedagógia do curso de pedagogia. 2011. (Outra).

15.
I seminário de educação infantil.Política pública e orientações curriculares promovendo aprendizagens significativas. 2011. (Seminário).

16.
Oficina de Análise Textual (Fuchamento, Resumos e Resenhas. 2010. (Oficina).

17.
Oficina de produção textual. 2010. (Oficina).

18.
XVIII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE/AIPELF. 2010. (Outra).

19.
19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2009. (Encontro).

20.
I Seminário de Metodologia Científica: Elaboração do Trabalho Acadêmico NBR 15287 e NBR 14724. 2009. (Seminário).

21.
IV Conferência Brasileira sobre Representações Sociais.EU APRENDI A ME CUIDAR FAZENDO ARTE: REPRESETNAÇÕES SOCIAIS SOBRE SAÚDE E CUIDADO ENTRE JOVENS DANÇARINOS. 2009. (Outra).

22.
Forum de Pesquisa, Ensino, Extensão e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Pará. 2008. (Outra).

23.
IV Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde, I Encontro Nacional de Extensão Popular em Saúde, I Seminário Nacional da ANEPS.Educação Popular em Saúde: O Encontro Discente a partir da Disciplina Educação em Saúde do Mestrado em Educação da UEPA. 2008. (Encontro).

24.
Oficina de Análise de Conteúdo. 2008. (Oficina).

25.
Exposição de Arte e Cultura - EXPOARC.Fazendo Arte. 2007. (Outra).

26.
II Conferência de Educação Inclusiva.A Sexualidade em Adolescência com Necessidades Educativas Especiais. 2007. (Encontro).

27.
Oficina na Semana Pedagógica.Novas Perspectivas para Educação: A Vivencia Artística no Contexto Escolar. 2007. (Oficina).

28.
XII Semana Acadêmica.Valorização dos Saberes Amazônicos: A contribuição da dança no processo humano-educativo. 2007. (Outra).

29.
Sarau Cultural.Fazendo Arte. 2006. (Outra).

30.
Integração Fazendo Arte e Fundação Orsa.Homenagem ao grupo pela colaboração junto a fundação Orsa. 2005. (Encontro).

31.
IV Simpósio do Curso de Formação de Professores,."CULTURAS LOCAIS, CONSTRUÇÕES IDENITÁRIAS E SABERES DIVERSOS". 2003. (Simpósio).

32.
Seminário de Atualização sobre Legislação de Ensino. 2003. (Seminário).

33.
Encontro internacional de dança do Pará.Folclore do Pará. 2002. (Oficina).

34.
Encontro Internacional de dança do Pará.História da dança. 2002. (Oficina).

35.
Encontro Internacional de dança do Pará.Oficina de Contemporâneo Iniciante. 2002. (Oficina).

36.
Encontro Internacional de danças do Pará.Dança de salão iniciante. 2002. (Oficina).

37.
VII Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais e Educação/UEPA.Tecnologia, Ciência e Educação na Amazônia: novos paradigmas que se estruturam. 2002. (Seminário).

38.
Prpograma de desenvolvimento profissional continuado "Parâmetros em Ação". 2001. (Outra).

39.
Programa de Alfabetização de jovens e adultos. 1999. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Izineth de Lima Sadala. Alfabetização na perspectiva do letramento. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

2.
Adamilson de Sousa Braga. Letramento na educação rural: desafios docentes. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

3.
Edilson Silva de Melo. Leitura e escrita no Ensino Fundamental: O que dizem os profesores. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

4.
Sirlei Cerqueira Santos. Letramento escolar: os desafios para a contemporaneidade. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

5.
Sirlei Cerqueira Santos. Letramento escolar: os desafios para a contemporaneidade. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

6.
Benedita Balieiro Santos. A Alfabetização na visão do professor da zona rural do Município de Almeirim. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

7.
Aneide Barbosa Lacerda. Leitura e Escrita nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

8.
Edna do Socorro Menezes Fuziel. Letramento no Ensino Fundamental: as vozes de docentes da zona urbana de Almeirim. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

9.
Dulcirene de Sousa Moy. Letramento escolar: Pratica de leitura no 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola publica de Almeirim. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

10.
Waldir Steffen. Leitura no ensino Fundamental. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

11.
Nilzaí de Souza Freitas. Ludicidade na Educação Infantil. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

12.
Edilene Rodrigues da Gama. A ludicidade no processo formativo do educando. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Marcelo Ricardo dos Santos Silva. Pedagogia do Movimento Estudantil: representações sociais de jovens de centros acadêmicos de enfermagem sobre a formação política e as implicações na sua formação acadêmica. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Pará, . Coorientador: Francisco Valdinei dos Santos Anjos.

Tese de doutorado
1.
Kleber Augusto Fernandes de Morais. DA PEDAGOGIA DO ACASO A PEDAGOGIA DA PRÁXIS: representações sociais de docentes médios em processo de ressignificação. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Pará, . Coorientador: Francisco Valdinei dos Santos Anjos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Camila Oliveira Cordeiro. Pedagogia de Projetos na Educação Infantil: uma análise da visão de professores com base na concepção Histórico-Cultural de Levi Vigotski. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia 524) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Francisco Valdinei dos Santos Anjos.

2.
Maria Nayara de Souza Rodrigues. Contradições nas práticas pedagógicas de professores de classes multisseriadas no Distrito João Batista II e as implicações no desenvolvimento de crianças do 1º ciclo do Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia 524) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Orientador: Francisco Valdinei dos Santos Anjos.

3.
Jéssica Aguiar Lopes. O lúdico no processo de interação social de alunos com deficiência intelectual: uma análise a partir do discurso docente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia 524) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Francisco Valdinei dos Santos Anjos.

4.
Lislanna da Silva Santana. Os saberes e competências necessários a gestão escolar a partir dos discursos de gestores escolares da Educação Básica de castanhal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia 524) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Francisco Valdinei dos Santos Anjos.

5.
Janayna dos Santos Ribeiro. Gestão democrática na escola pública: uma reflexão teórico-prática a partir do contexto escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia 524) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Francisco Valdinei dos Santos Anjos.

6.
ADAMILSON SOUSA BRAGA. O LETRAMENTO COMO PRÁTICA REFLEXIVA DE LEITURA DO MUNDO: um estudo bibliográfico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Francisco Valdinei dos Santos Anjos.

7.
ALDINÉIA ALVES DA FONSECA. SAÚDE-CUIDADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO GARANTIA DO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Francisco Valdinei dos Santos Anjos.

8.
CLEUDICIENE LIMA DA SILVA. O LETRAMENTO NO MULTISSERIADO: MEMORIAS DA PRÁTICA DOCENTE DE UMA PROFESSORA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Francisco Valdinei dos Santos Anjos.

9.
DULCIRENE DE SOUSA MOY. PRÁTICAS DE LETRAMENTO NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ALMEIRIM ? PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Francisco Valdinei dos Santos Anjos.

10.
EDILENE RODRIGUES DA GAMA. O LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DO 1º CICLO DAS SÉRIES INICIAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ALMEIRIM - PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Francisco Valdinei dos Santos Anjos.

11.
EDNA DO SOCORRO MENEZES FUZIEL. OS DESAFIOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE LETRAMENTO DE UMA ESCOLA URBANA DE ALMEIRIM-PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Francisco Valdinei dos Santos Anjos.

12.
FRANCILENE DE LIMA DIAS. LETRAMENTO ESCOLAR E PRÁTICA DOCENTE: AS VOZES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ALMEIRIM-PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Francisco Valdinei dos Santos Anjos.

13.
MARIA IZINETH DE LIMA SADALA. MEMÓRIA E IDENTIDADE DOCENTE: A escola como ambiente de ressignificação de si. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Francisco Valdinei dos Santos Anjos.

14.
ROSA MARIA SOBRAL. ALFABETIZAÇÃO NA ZONA RURAL: a leitura em questão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Francisco Valdinei dos Santos Anjos.

15.
Benedita Balieiro dos Santos. DILEMAS DA ALFABETIZAÇÃO NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE ALMEIRIM-PA PELAS VOZES DOS PROFESSSORES. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Francisco Valdinei dos Santos Anjos.

16.
BENEDITA MENDES DE CARVALHO. HISTÓRIA DE VIDA DE PROFESORA: UM ESTUDO AUTO-BIOGRÁFICO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Francisco Valdinei dos Santos Anjos.

17.
Sirlei Cerqueira Santos. PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PLACAS-PA: desafios da atuação docente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Francisco Valdinei dos Santos Anjos.

18.
Alessandra Santos Silva. A leitura no cotididiano do 4º ano de uma escola pública do município de Placas-PA: o que dizem os professores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Francisco Valdinei dos Santos Anjos.

19.
Aneide Barbosa Lacerda. Leitura nas séries iniciais do ensino fundamental de uma escola municipal de ensino fundamental do município de Uruará-PA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Francisco Valdinei dos Santos Anjos.

20.
Edilson Silva de Melo. A importância do lúdico no desenvolvimento da leitura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Francisco Valdinei dos Santos Anjos.

21.
Liliane Koschevitz. Jogos e brincadeiras no 1º ciclo do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Francisco Valdinei dos Santos Anjos.

22.
Nilzaí de Souza Freitas. Ludicidade na educação infantil: perspectivas para o século XXI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Francisco Valdinei dos Santos Anjos.

23.
Waldir Steffen. Leitura no ensino fundamental: entre o instituído e o vivido. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Francisco Valdinei dos Santos Anjos.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
OLIVEIRA, I.A. de ; TEIXEIRA, Elizabeth ; ANJOS, F. V. S. . A representação Social na pesquisa educacional: bases epistemológicas e estratégias metodológicas. In: Maria Inês Marcondes, Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Elizabeth Teixeira. (Org.). Abordagens teóricas e construções metodológicas na pesquisa em educação. 1ed.Belém: EDUEPA, 2011, v. , p. 8-182.



Outras informações relevantes


Atua fazendo interface entre educação, arte e saúde, tanto por meio de pesquisas, de produções acadêmicas e de ações junto a juventude.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 15:27:42