Fabiane Lopes de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8674116539032285
  • Última atualização do currículo em 27/04/2018


Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1999), Especialista em Psicopedagogia (PUC/PR - 2001), Linguística aplicada à produção de texto (Uniron- 2005) e Aprendizagem Cooperativa e tecnologias educacionais (Católica de Brasília-2006). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009), na linha de História e Política da Educação. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR na linha de Teoria e Prática, estudando a Formação de Professores que atuam na Educação Infantil na perspectiva da teoria e prática. Atualmente sou professora do curso de Pedagogia e Licenciaturas na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Também atuo no curso de Pedagogia na Universidade Federal do Paraná - UFPR como professora substituta. Participo de grupo de pesquisa na Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, entitulado PEFOP (Paradigmas Educacionais e formação de professores) ligado à CAPES. Tenho experiência na área de Educação, em Educação Infantil e Ensino Fundamental, atuando como professora e Coordenadora/Supervisora Escolar. Ministro palestras em Instituições públicas e particulares com temas formativos para professores e alunos de Ensino Médio e outros níveis de ensino, no que tange a motivação, avaliação e olhar do professor, e transição do aluno de Ensino Médio para o Ensino Superior. Atuei como Psicopedagoga Clínica, fazendo Avaliação Psicopedagógica, Acompanhamento Psicopedagógico e Acompanhamento Escolar. Coordenei a Educação Continuada da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR. Fiz Bolsa-Sanduíche na Universidade de Lisboa (ULisboa), Portugal, por 4 meses. Coordenei o projeto Escola Transformadora, que visava trabalhar em espaços educativos com IDEB baixo e em comunidades de alta vulnerabilidade social. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabiane Lopes de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, F. L.

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Centro de Teologia e Ciências Humanas.
Rua Imaculada Conceição, 1155
Prado Velho
80215901 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 32711515
Ramal: 2203
URL da Homepage: www.pucpr.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Doutorado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Brasil.
Título: Formação de Professores: da teoria à prática na constituição do ser professor de educação infantil, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Marilda Aparecida Behrens.
Palavras-chave: formação de professores; Educação Infantil; teoria e prpatica.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Paradigma da Complexidade.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Teoria e prática.
2018
Mestrado em andamento em Máster online en Cuestiones Contemporáneas en Derechos Humanos.
Universidade Pablo Olavide, UPO, Espanha. Orientador: Edilene Tome da Mata.
2007 - 2009
Mestrado em Educacao.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Título: Colégio Martinus: a formação de professores na segunda metade do século XX,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Rosa Lydia Correa.
Palavras-chave: curso normal; formação de professores; ideário educativo; magistério.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: história da educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2006
Especialização em Aprendizagem cooperativa e tecnologia educacional. (Carga Horária: 436h).
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Título: Aprendizagem cooperativa: envolvimento da escola, família e comunidade para o desenvolvimento dos alunos da educação infantil.
Orientador: Ana Paula Costa e Silva.
2004 - 2005
Especialização em Linguística aplicada è produção de texto. (Carga Horária: 374h).
Faculdade Interamericana de Porto Velho, UNIRON, Brasil.
Título: O processo de Leitura e escrita e suas implicações na aprendizagem dos alunos.
Orientador: Ana Maria Aguilar.
2000 - 2001
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 590h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Título: Psicopedagogia Institucional.
Orientador: Simone Carlberg.
1996 - 1999
Graduação em Pedagogia.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Workshop Blackboard. (Carga horária: 150h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Brasil.
2014 - 2014
Ciclo de Debates PUCPR, o futuro é agora. (Carga horária: 6h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Língua Inglesa elementary II - turma B. (Carga horária: 52h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Brasil.
2013 - 2013
Prezi. (Carga horária: 4h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Brasil.
2013 - 2013
Avaliação das aprendizagens no Ensino Superior. (Carga horária: 4h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Brasil.
2013 - 2013
Qualidades desejáveis de um bom professor. (Carga horária: 4h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Trabalho pedagógico por competência - professores. (Carga horária: 10h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Formação Pedagógica para professores recém-contrat. (Carga horária: 32h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40


Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Atividades

2016 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Infantil
Estágio Supervisonado
2015 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado
2014 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Fundamentos da Aprendizagem
Fundamentos da Educação
Linguagem e Alfabetização
Metodologia do ensino da Língua Portuguesa
2013 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Mudança
2012 - Atual
Ensino, Formação Pedagógica do Professor Universitário, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ação docente no Ensino Superior
10/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Curitiba, Educação.

10/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Curitiba, Educação.

2010 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem e Alfabetização; Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa; Recursos Tecnológicos na Educação
2010 - Atual
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação; Fundamentos da Aprendizagem; Políticas educacionais e organização da Escola; Metodologia do Ensino da Química
2010 - 2013
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação; Políticas e Gestão da Escola; Fundamentos da Aprendizagem
2010 - 2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação; Fundamentos da Aprendizagem
2012 - 2012
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação
2012 - 2012
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação
2012 - 2012
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação
2010 - 2012
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação
2010 - 2012
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas educacionais e organização da escola; Fundamentos da Educação; Fundamentos da Aprendizagem

Universidade Positivo, POSITIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Especialização


Faneesp Inesul, FANEESP INESUL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12


Faculdade Instituto Ensino Superior do Paraná, FAINSEP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professora - tutora, Enquadramento Funcional: Tutora
Outras informações
Curso de Pós-graduação em EJA em EAD. Trabalho com módulo de Organização do Trabalho Pedagógico.


Faculdade Padre João Bagozzi, BAGOZZI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 10


Escola Umbrella, ESCOLA UMBRELLA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professora - coordenadora, Enquadramento Funcional: professora - coordenadora, Carga horária: 22


ISMA Colégio Dom Bosco, ISMA - CDB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Supervisão, Enquadramento Funcional: Supervisão, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituição Cinco Estrelas, PERNALONGA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Coordenadora, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.


Colégio Expoente, EXPOENTE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: professora fundamental, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 22


Centrae, CENTRAE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: autônoma, Enquadramento Funcional: Psicopedagoga, Carga horária: 15


Escola Anjo da Guarda, EAG*, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Professora Fundamental, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 22


Colégio Martinus, COLÉGIO MARTINUS, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Porfessora fundamental, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 22


Escola Israelita Bras. Salomão Gulemann, EIBSL, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1999
Vínculo: professora ed. infantil, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 22


Centro de atividade pré-escolar Tistu, TISTU, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1993
Vínculo: professora auxiliar, Enquadramento Funcional: professora auxiliar, Carga horária: 22



Linhas de pesquisa


1.
PEFOP - Paradigmas Educacionais na Formação de Professores
2.
PRAPETEC - Prática Pedagógica no Ensino e Aprendizagem com Tecnologias Educacionais


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
NEPS
Descrição: Núcleo de Estudos de Pedagogia Social.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Territórios da Infância e Desigualdades Sociais
Descrição: Grupo de estudos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Filosofia, Educação e Sociedade
Descrição: Série de palestras e bate-papos, com temas de filosofia e a educação.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) / Especialização: (50) .
Integrantes: Fabiane Lopes de Oliveira - Coordenador / Valdir Borges - Integrante / Eduardo Ribeiro da Fonseca - Integrante / Rosani Kucarz da Cunha - Integrante / Wilton Borges dos Santos - Integrante / Peri Mesquida - Integrante.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: ROTEIRO
2017 - Atual
Periódico: Revista Núcleo do Conhecimento
2017 - Atual
Periódico: coleção Educação Tecnologia e Transdisciplinaridade Editora Appris


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Intersaberes (Facinter)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO INFANTIL.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Estágio.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Didática.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Aprendizagem.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Professora Homenageada no curso de Pedagogia, PUCPR.
2014
Professora Homenageada curso de Pedagogia, PUCPR.
2013
Professora Homenageada, PUCPR - Curso de História.
2012
Promoção de Carreira - Professora assistente - Portaria nº 107/2012, Pontifícia universidade Católica do Paraná.
2012
Moção, Assembléia Legislativa do Estado do Paraná.
2012
Professora Homenageada - Nome de Turma, PUCPR - Curso de Pedagogia.
2012
Professora Homenageada - Curso de Pedagogia, PUCPR - Curso de Pedagogia.
2012
Professora Homenageada - Curso de Química, PUCPR - Curso de Química.
2011
Professora Homenageada, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Licenciatura em Química.
2010
Professora Homenageada - Patronesse, Faculdade Padre João Bagozzi - curso de Pedagogia - turma manhã.
2009
Professora Homenageada - Paraninfa, Faculdade Padre João Bagozzi - curso de Pedagogia - turma manhã.
2009
Professora Homenageada - Paraninfa, Faculdade Padre João Bagozzi - curso de Pedagogia - turma noite.
2008
Professora Homenageada, Faculdade Padre João Bagozzi - curso de Pedagogia - turma noite.
2008
Professora Homenageada, Faculdade Padre João Bagozzi - curso de Pedagogia - turma manhã.
2007
Professora Homenageada, Faculdade Padre João Bagozzi - curso de Pedagogia.
1999
? Monitora do curso de Pedagogia na disciplina de Psicologia da Educação I; II, PUC-PR.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, F. L.2014OLIVEIRA, F. L.; BEHRENS, M. A. . PRIMARY SCHOOL TEACHER TRAINING IN BRAZIL: A PROPOSAL WHICH CONTEMPLATES THE PARADIGM OF COMPLEXITY IN THE TRANSDISCIPLINARY VISION. European Scientific Institute, ESI, v. 01, p. 19/ 97600522-24, 2014.

2.
ARNADT, A. D.2013ARNADT, A. D. ; MATOS, E. L. M. ; OLIVEIRA, F. L. . A DOCÊNCIA CLÍNICA EM MUSICOTERAPIA E O PENSAMENTO EMERGENTE. International Journal of Knowledge Engineering and Management, v. 2, p. 112-124-124, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, F. L.; SIEVERT, G. L. . Mediação como fator de interação. O professor imigrante digital frente ao aluno nativo digital e a importância midiática: uma reflexão. In: Patrícia Lupion Torres. (Org.). Redes e Mídias Sociais. 1ed.Curitiba: Appris, 2015, v. , p. 259-275.

2.
OLIVEIRA, F. L.; Witiuk, Ilda L. . Educação Infantil como direito: contornos legais e elementos para pensar a avaliação. In: Rede Marista de Solidariedade. (Org.). Avaliação "da" e "na" educação infantil: significando conceitos e práticas. 1ed.Curitiba: Champagnat, 2015, v. , p. 12-27.

3.
OLIVEIRA, F. L.; BEHRENS, M. A. . A Formação de Professores e a Tessitura da Complexidade na visão Transdisciplinar para atuar na Educação Infanti. In: Jacques de Lima Ferreira. (Org.). FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Teorias e Práticas Pedagógicas. 1ed.Curitiba: Vozes, 2014, v. 1, p. 252-.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
OLIVEIRA, F. L.. Parceria além da Legislação. Folha Web, Londrina, 03 set. 2015.

2.
OLIVEIRA, F. L.; SIEVERT, G. L. ; CORREA, B. R. P. G. . Imigrante ou Nativo Digital: o novo conflito de geração no ensino. Educação e Tecnologias, PUCPR e Internet, 13 jun. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, F. L.; OLIVEIRA, F. L. . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A COMPLEXIDADE. In: EDUCERE, 2015, Curitiba. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A COMPLEXIDADE, 2015.

2.
OLIVEIRA, F. L.. EM BUSCA DE UMA FORMULAÇÃO SOBRE A COMPLEXIDADE E DE COMO PERCEBER A APLICAÇÃO DO SEU CONCEITO NA PRÁTICA.. In: EDUCERE, 2015, Curitiba. EM BUSCA DE UMA FORMULAÇÃO SOBRE A COMPLEXIDADE E DE COMO PERCEBER A APLICAÇÃO DO SEU CONCEITO NA PRÁTICA., 2015.

3.
CORREA, B. R. P. G. ; OLIVEIRA, F. L. ; BEHRENS, M. A. . Formação de professores de educação infantil: em busca de um currículo que contemple o paradigma da complexidade na visão transdisciplinar. In: XI Colóquio/ VII Colóquio Luso-Brasileiro/ I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares, 2014, Braga. Formação de professores de educação infantil: em busca de um currículo que contemple o paradigma da complexidade na visão transdisciplinar, 2014.

4.
OLIVEIRA, F. L.; Witiuk, Ilda L. ; CANDIOTTO, J. F. S. . Educação infantil como direito ao desenvolvimento humano. In: XII Congresso de Filosofia Contemporânea / I Congresso Internacional de Direitos Humanos da PUCPR, 2014, CURITIBA. Educação infantil como direito ao desenvolvimento humano, 2014.

5.
OLIVEIRA, F. L.; CHOTI, D. M. M. ; BEHRENS, M. A. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM PROGRAMAS presenciais E EM EAD: urgencia NA INSTRUMENTALIZAÇÃO E Capacitação PROFISSIONAL. In: AFIRSE, 2014, Lisboa. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM PROGRAMAS presenciais E EM EAD: urgencia NA INSTRUMENTALIZAÇÃO E Capacitação PROFISSIONAL, 2014.

6.
OLIVEIRA, F. L.; PEREIRA, D. C. ; BEHRENS, M. A. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM PROGRAMAS PRESENCIAIS E EM EAD: URGÊNCIA NA INSTRUMENTALIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL.. In: EDUCERE, 2013, CURITIBA. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM PROGRAMAS PRESENCIAIS E EM EAD: URGÊNCIA NA INSTRUMENTALIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL., 2013.

7.
OLIVEIRA, F. L.; STEIDEL, R. . APRENDIZAGEM MEDIADA NA ERA DIGITAL: UM DESAFIO PARA O PROFESSOR, UMA NOVA VISÃO PARA O ALUNO. In: EDUCERE, 2013, Curitiba. APRENDIZAGEM MEDIADA NA ERA DIGITAL: UM DESAFIO PARA O PROFESSOR, UMA NOVA VISÃO PARA O ALUNO, 2013.

8.
OLIVEIRA, F. L.; PEREIRA, D. C. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM CURSO À DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA POSSÍVEL. In: EDUCERE, 2013, Curitiba. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM CURSO À DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA POSSÍVEL, 2013.

9.
OLIVEIRA, F. L.. COMO FORMAR ALUNOS LEITORES EM AMBIENTES EDUCATIVOS ONDE OS PROFESSORES NÃO SÃO LEITORES. In: EIDE, 2011, Araraquara. Encontro Ibero-americano de Educação, 2011.

10.
OLIVEIRA, F. L.. IDEÁRIO EDUCATIVO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: XIII Seminário de Educação UEL, 2011, Londrina. XIII Seminário de Educação, 2011.

11.
GOMES, H. M. ; LIMA, A. V. ; ARZUA, E. ; OLIVEIRA, F. L. . A visão da gestão escolar e a influência na autonomia da escola. In: X EDUCERE e I SIRSSE, 2011, Curitiba. X EDUCERE, 2011.

12.
OLIVEIRA, F. L.; CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira . IDEÁRIO EDUCATIVO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: VIII Seminário Nacional de estudos e pesquisas, 2009, Campinas. IDEÁRIO EDUCATIVO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Campinas: UNICAMP, 2009.

13.
OLIVEIRA, F. L.. Ideário educativo e formação de professores no Colégio Martinus - 1968 a 1998.. In: IX Seminário Pedagogia em debate IV Colóqui de formação de professores, 2009, Curitiba. Ideário educativo e formação de professores no Colégio Martinus - 1968 a 1998.. Guarapuava: UNICENTRO - gráfica Universitária, 2009. v. 1. p. 124.

14.
OLIVEIRA, F. L.. O processo de leitura e escrita e suas implicações na aprendizagem dos alunos. In: IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2009, Curitiba. O processo de leitura e escrita e suas implicações na aprendizagem dos alunos, 2009.

15.
OLIVEIRA, F. L.; Graciela Z. Bocalon ; Mariana saad Wienhardt . Urgência na Educação: a superação da sociedade da produção de massa pela sociedade do conhecimento. In: VI EDUCERE - congresso nacional de Educação, 2006, Curitiba. Anais do VI EDUCERE - Congresso Nacional de Educação - PUC/Pr - Práxis. Curitiba: PUC/Pr, 2006. v. 01. p. 3593-3606.

16.
OLIVEIRA, F. L.; Raquel Amorese Jaques Amorim . O Atendimento pedagógico sob o ponto de vista da psicopedagogia. In: X Seminário de Psicologia Aplicada, 1999, Curitiba. Anais X seminário de Psicologia Aplicada do curso de Psicologia aplicada PUC/Pr, 1999. v. 01. p. 28-32.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, F. L.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM PROGRAMAS PRESENCIAIS E EM EAD: URGÊNCIA NA INSTRUMENTALIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL. In: I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente, 2013, Curitiba. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM PROGRAMAS PRESENCIAIS E EM EAD: URGÊNCIA NA INSTRUMENTALIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, F. L.; Witiuk, Ilda L. ; CANDIOTTO, J. F. S. . Educação Infantil: a educação da Primeira Infância como direito ao desenvolvimento humano. In: AFIRSE, 2015, Lisboa. Educação Infantil: a educação da Primeira Infância como direito ao desenvolvimento humano, 2015.

2.
OLIVEIRA, F. L.; SIEVERT, G. L. . Mediação e tecnologia, ações e reações de participantes de um Fórum online: em busca de uma aprendizagem mais significativa no olhar avaliativo do processo. In: AFIRSE, 2015, Lisboa. Mediação e tecnologia, ações e reações de participantes de um Fórum online: em busca de uma aprendizagem mais significativa no olhar avaliativo do processo, 2015.

3.
CORREA, B. R. P. G. ; OLIVEIRA, F. L. ; BEHRENS, M. A. . A avaliação curricular da Educação Infantil: materiais didáticos e aspectos da formação docente. In: AFIRSE, 2015, Lisboa. A avaliação curricular da Educação Infantil: materiais didáticos e aspectos da formação docente, 2015.

4.
SIEVERT, G. L. ; MATOS, E. L. M. ; OLIVEIRA, F. L. ; RODRIGUES, E. B. ; TOMACHESKI, E. G. B. ; CORREA, B. R. P. G. . Retratos mediados e tutoriados num fórum sobre ensaios dialógicos na cibercultura. In: X EDUCERE e I SIRSSE, 2011, Curitiba. X EDUCERE, 2011.

5.
NASCIMENTO, D. C. ; MUELER, L. K. P. ; ANTONIACOMI, K. C. ; FEOLA, L. F. G. ; OLIVEIRA, F. L. . A importância da leitura nos anos iniciais. In: X EDUCERE e I SIRSSE, 2011, Curitiba. X EDUCERE, 2011.

6.
OLIVEIRA, F. L.. Prova: um momento privilegiado de estudo e não um acerto de contas. In: Boletim da Associação Brasileira de Psicopedagogia Seção Paraná Sul, 2002, Curitiba. resenha de livro para o Boletim da Associação Brasileira de Psicopedagogia - Seção Paraná Sul, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, F. L.. A formação de professores da educação infantil e a tessitura da complexidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
OLIVEIRA, F. L.. A formação de professores da educação infantil: da teoria à prática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
OLIVEIRA, F. L.. A formação de professores e a importância dos estágios: na prática a teoria é outra?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
OLIVEIRA, F. L.. A tessitura da complexidade na visão transdisciplinar: a formação de professores da educação infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
OLIVEIRA, F. L.. A TESSITURA DA COMPLEXIDADE NA VISÃO TRANSDISCIPLINAR: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
OLIVEIRA, F. L.. A formação de professores de educação infantil e a importância dos estágios: na prática a teoria é outra?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
OLIVEIRA, F. L.. A TESSITURA DA COMPLEXIDADE NA VISÃO TRANSDISCIPLINAR: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
OLIVEIRA, F. L.; PEREIRA, D. C. . Formação de Professores de Educação Infantil em programas presenciais e em EAD: urgência na instrumentalização e capacitação profissional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
OLIVEIRA, F. L.. Formação de Professores de Educação Infantil em programas presenciais e em EAD: urgência na instrumentalização e capacitação profissional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
OLIVEIRA, F. L.; OLIVEIRA, F. C. ; STEIDEL, R. ; OLIVEIRA, F. L. . Aprendizagem Mediada na Era Digital: um desafio para o professor, uma nova visão para o aluno. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
OLIVEIRA, F. L.; CHOTI, D. M. M. . Uma pesquisa do estado da arte no Brasil sobre a formação pedagógica do professor no stricto sensu com utilização de ambientes virtuais de aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
OLIVEIRA, F. L.; CHOTI, D. M. M. . A formação continuada de docentes com a utilização das TICS (AVA) na proposta de um currículo que privilegie um Paradigma Inovador. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
OLIVEIRA, F. L.; CHOTI, D. M. M. . Formação de professores de Educação Infantil em curso à distância: uma experiência possível. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
OLIVEIRA, F. L.. Transição entre Ensino Médio e Universidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
OLIVEIRA, F. L.. Trabalho cooperativo - ampliando as possibilidades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
OLIVEIRA, F. L.. Motivação na Escola. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
OLIVEIRA, F. L.. Avaliação e o comportamento do professor. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
OLIVEIRA, F. L.. Motivação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
OLIVEIRA, F. L.. Motivação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
OLIVEIRA, F. L.. Transição entre Ensino Médio e Universidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
OLIVEIRA, F. L.. Os desafios da prática docente diante dos novos cenários e novas tecnologias. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
OLIVEIRA, F. L.. Transição entre Ensino Médio e Universidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
OLIVEIRA, F. L.. Formação d eprofessoras normalistas ou preparação para as práticas do lar?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

24.
OLIVEIRA, F. L.. Línguas estrangeiras no currículo da Rede Pública e Privada. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
OLIVEIRA, F. L.; CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira . Ideário educativo e formação de professores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
OLIVEIRA, F. L.; CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira . FORMAÇÃO DE PROFESSORAS NORMALISTAS OU PREPARAÇÃO PARA PRÁTICAS DO LAR?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
OLIVEIRA, F. L.. Ideário educativo e formação de professores no Colégio Martinus - 1968 a 1998.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
OLIVEIRA, F. L.. O Processo de leitura e escrita e suas implicações na aprendizagem dos alunos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
OLIVEIRA, F. L.. Didática. Curitiba: ITDE, 2010 (Material Didático).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
OLIVEIRA, F. L.. Déficit de Atenção. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
OLIVEIRA, F. L.. Sociedade e Educação. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
OLIVEIRA, F. L.. Plano Geral. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, F. L.. O Tránsito e Eu. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
OLIVEIRA, F. L.. A avaliação no ensino fundamental e médio. 2013. .

3.
OLIVEIRA, F. L.. Motivação: o respeito ao aluno, o olhar do professor e a avaliação voltada para a formação. 2011. .

4.
OLIVEIRA, F. L.. Avaliação e o comportamento do professor em sala de aula. 2011. .

5.
OLIVEIRA, F. L.. Motivação: um olhar para a sua prática pedagógica. 2011. .

6.
OLIVEIRA, F. L.. Motivação. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
OLIVEIRA, F. L.. Cine Debate. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
OLIVEIRA, F. L.. Transição do Ensino Médio para o Ensino Superior. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
OLIVEIRA, F. L.. Os desafios da prática Docente diante dos novos cenários e novas tecnologias. 2011. .

10.
OLIVEIRA, F. L.. Metodologia Científica. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material para curso EAD).

11.
OLIVEIRA, F. L.. Coleção de trabalhos - Etnias e a Cara do Brasil - 4º e 5º ano. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material para editora desenvolver software para Ensino fundamental I).

12.
OLIVEIRA, F. L.. Ciências Sociais e atualidades brasileiras. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material para curso EAD).

13.
OLIVEIRA, F. L.. Cine Debate. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
OLIVEIRA, F. L.. 2ª Semana Pedagógica 2010 ITDE. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
OLIVEIRA, F. L.. Didática. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material para curso EAD).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANTOS, A. D.; OLIVEIRA, F. L.. Participação em banca de Ana Dronneau Santos. Projetos Sociais: uma alternativa para o desenvolvimento de crianças e adolescentes em vulnerabilidade. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas, Projetos e Programas Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

2.
RIBEIRO, T. C. C.; OLIVEIRA, F. L.. Participação em banca de Tania Cristina de Castro Ribeiro. A mulher e o seu desenvolvimento na política: uma análise a partir da gestão de movimentos e projetos sociais no estado do Paraná. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas, Projetos e Programas Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, F. L.. Participação em banca de Thamires Rossana Dalagassa.Aquisição da segunda língua na fase pré-operacional, pelo método de assimilação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

2.
OLIVEIRA, F. L.. Participação em banca de Adrielli do Rosário.O sistema ortográfico da língua portuguesa> erros e acertos do aprendiz. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

3.
OLIVEIRA, F. L.. Participação em banca de Andrielle Desplanches; Elilda dos Santos; Patricia Regiane.A importância da brincadeira na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD) - Universidade Federal do Paraná.

4.
OLIVEIRA, F. L.. Participação em banca de Aline Marcia Alves da Costa.A criança como ser social documentando a sua história. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD) - Universidade Federal do Paraná.

5.
OLIVEIRA, F. L.. Participação em banca de Bianca Borba; Mara Amélia Borba.A importância da música na educação infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD) - Universidade Federal do Paraná.

6.
OLIVEIRA, F. L.. Participação em banca de Izabelly Alves; Paola de Souza.A contação de história e a aprendizagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD) - Universidade Federal do Paraná.

7.
OLIVEIRA, F. L.. Participação em banca de Aline Soares Ramos de Lima.Cantinhos Pedagógicos da educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

8.
OLIVEIRA, F. L.. Participação em banca de Kelly Jusiani Valerio Alberton.Limites estabelecidos pela família e escola para as crianças da Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

9.
OLIVEIRA, F. L.. Participação em banca de Tatiane Cordeiro.A relação escola família: benefícios para o desenvolvimento da criança. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

10.
OLIVEIRA, F. L.. Participação em banca de Izabel Cristine Koslovski.Jogos e brincadeiras na Educação infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

11.
Daniela Rangel da Cruz; OLIVEIRA, F. L.. Participação em banca de Daniela Rangel da Cruz.Pedagogia Hospitalar: diferentes maneiras de atender ao escolar no hospital ou em atendimento domiciliar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

12.
OLIVEIRA, F. L.; Marcia Delourdes Ferreira da Silva. Participação em banca de Marcia Delourdes Ferreira da Silva.Ensino da Matemática no Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

13.
OLIVEIRA, F. L.; Karla Beathrice Pinheiro. Participação em banca de Karla Beathrice Pinheiro.O ensino da Química: as dificuldades enfrentadas pelo docente da 1ª série do Ensino Médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

14.
OLIVEIRA, F. L.; Luciano Stavasz Carneiro. Participação em banca de Luciano Stavasz Carneiro.O desafio de ser professor em sala de aula. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

15.
Marisa Petrikovski; OLIVEIRA, F. L.. Participação em banca de Marisa Petrikovski.As contribuições da ação docente do professor em um Centro de Educação Infantil da Rede Municipal de Curitiba. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

16.
Cristiane Aparecida Stocco; OLIVEIRA, F. L.. Participação em banca de Cristiane Aparecida Stocco.A atuação do pedagogo em ambiente não escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

17.
OLIVEIRA, F. L.. Participação em banca de Mariclay Regina Ferreira dos Santos.A brinquedoteca no ambiente hospitalar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Padre João Bagozzi.

18.
OLIVEIRA, F. L.. Participação em banca de Camila Andrea Manzo Rojas; Josiane Pereira de Souza.A contribuição do pedagogo supervisor e orientador no contexto escolar: limites e possibilidades. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Padre João Bagozzi.

19.
OLIVEIRA, F. L.. Participação em banca de Juliane Patricia Zapatta; Vanessa do Rocio Machado.As brincadeiras e o processo pedagógico na escolaridade das crianças de 0 a 3 anos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Padre João Bagozzi.

20.
OLIVEIRA, F. L.. Participação em banca de Silvana T. de Paula Avila.Processo de adaptação da criança na Educação Infantil de 0 a 6 anos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Padre João Bagozzi.

21.
OLIVEIRA, F. L.. Participação em banca de Jaqueline C. Wronski; Talize Bordignon Nunes.O desenvolvimento da oralidade proporcionado pela musicalização para crianças de 2 a 3 anos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Padre João Bagozzi.

22.
OLIVEIRA, F. L.. Participação em banca de Elisiane de Albuquerque.A voz: instrumento principal do professor. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Padre João Bagozzi.

23.
OLIVEIRA, F. L.. Participação em banca de Josiane Aparecida de Andrade; Josiane Cruz Moreira.Letramento e alfabetização: a prática pedagógica da Educação Infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Padre João Bagozzi.

24.
OLIVEIRA, F. L.. Participação em banca de Henriett Nair Oliveira da S. Cozer.A afetividade no contexto da Educação Infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Padre João Bagozzi.

25.
OLIVEIRA, F. L.. Participação em banca de Kélen Aleixo Santos; Monica Sant'Anna de Souza.A influência da história de vida no desenvolvimento escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Padre João Bagozzi.

26.
OLIVEIRA, F. L.. Participação em banca de Elaine Borges.O papel da escola na formação da personalidade da criança de 0 a 6 anos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Padre João Bagozzi.

27.
OLIVEIRA, F. L.. Participação em banca de Adriana de L. R. de Carvalho; Lenice Aparecida dos Santos.Uso das tecnologias educacionais pelo professor no processo ensino-aprendizagem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Padre João Bagozzi.

28.
OLIVEIRA, F. L.. Participação em banca de Marlúcia Rosa da Silva Giroto.Desenvolvimento da autonomia no início da alfabetização: comparação entre Piaget e filosofia pra criança. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Padre João Bagozzi.

29.
OLIVEIRA, F. L.. Participação em banca de Andréa Granado; Cristiane Cabral; Helena; Lieselotte.A implantação d um centro de educação infantil privado particular no município de Curitiba. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Padre João Bagozzi.

30.
OLIVEIRA, F. L.. Participação em banca de Karina Coelho; Luciana C. do Nascimento.O processo do desenho na Educação Infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Padre João Bagozzi.

31.
OLIVEIRA, F. L.. Participação em banca de Daniele Tarachuka; Elaine Cristina Brito.Representações de limites de pais e de professoras de educação infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Padre João Bagozzi.

32.
OLIVEIRA, F. L.. Participação em banca de Priscilia Castanho de Oliveira; Tânia Alcimira P. Gaissler.Concepções de cuidar e educar na educação infantil: um estudo de caso entre pais e profissionais em uma instituição privada do município de Curitiba. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Padre João Bagozzi.

33.
OLIVEIRA, F. L.. Participação em banca de José Eduardo Ferreira Claudino.Como trabalhar fatos históricos com crianças. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Padre João Bagozzi.

34.
OLIVEIRA, F. L.. Participação em banca de Danielle C. N. Nadalin; Gisele B. Carneiro.Uma análise da violência escolar na região de Curitiba. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Padre João Bagozzi.

35.
OLIVEIRA, F. L.. Participação em banca de Gislene Angélico.Uso das tecnologias da informação do ensino fundamental: uma proposta multidisciplinar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Padre João Bagozzi.

36.
OLIVEIRA, F. L.. Participação em banca de Claudia Cardoso Pinto.Alfabetização nos ciclos da aprendizagem do ensino fundamental no município de Curitiba. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Padre João Bagozzi.

37.
OLIVEIRA, F. L.. Participação em banca de Sandra Maria Gomes Teixiera.Meio Ambiente, água e educação: uma proposta de intervenção pedagógica junto ao terceiro ano do ensino fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Faculdade Padre João Bagozzi.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
OLIVEIRA, F. L.. Concurso Público. 2017. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

2.
OLIVEIRA, F. L.. Concurso Público de Professores - SEAP. 2013. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

3.
OLIVEIRA, F. L.. Docência I, II (Matemática) e Educador. 2012. Prefeitura Municipal de Curitiba.

4.
OLIVEIRA, F. L.. Docência I e Educador. 2010. Secretaria Municipal de Educação Curitiba.

5.
OLIVEIRA, F. L.. Docência II - licenciaturas específicas. 2010. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Outras participações
1.
OLIVEIRA, F. L.. Contratação de professor para Arquitetura e Urbanismo. 2013. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

2.
OLIVEIRA, F. L.. Contratação de professor para Arquitetura e Urbanismo. 2013. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

3.
OLIVEIRA, F. L.. Contratação de professor para Arquitetura e Urbanismo. 2013. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

4.
OLIVEIRA, F. L.. Contratação de professor para Arquitetura e Urbanismo. 2013.

5.
OLIVEIRA, F. L.. Contratação de professor para Arquitetura e Urbanismo. 2013.

6.
OLIVEIRA, F. L.. Contratação de professor para Arquitetura e Urbanismo. 2013.

7.
OLIVEIRA, F. L.. Contratação de professor para Filosofia. 2013.

8.
OLIVEIRA, F. L.. Contratação de professor para Filosofia. 2013.

9.
OLIVEIRA, F. L.. Contratação de professor para Filosofia. 2013. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

10.
OLIVEIRA, F. L.. Contratação de professor para Filosofia. 2013. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

11.
OLIVEIRA, F. L.. Contratação de professor para Filosofia. 2013. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

12.
OLIVEIRA, F. L.. Contratação de professor para Letras. 2013. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

13.
OLIVEIRA, F. L.. Contratação de professor para Letras - Libras. 2013. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

14.
OLIVEIRA, F. L.. Contratação de professor para Engenharia Ambiental. 2012. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

15.
OLIVEIRA, F. L.. Contratação de professor para Ciências Contábeis. 2012. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

16.
OLIVEIRA, F. L.. Contratação de professor para Engenharia Civil. 2012. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

17.
OLIVEIRA, F. L.. Contratação de professor para Design Digital. 2012. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

18.
OLIVEIRA, F. L.. Contratação de professor para Música. 2012. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

19.
OLIVEIRA, F. L.. Contratação de professor para Medicina. 2012. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

20.
OLIVEIRA, F. L.. Contratação de professor para Direito. 2012. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

21.
OLIVEIRA, F. L.. Contratação de professor para Administração. 2012. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

22.
OLIVEIRA, F. L.. Contratação de professor para Engenharia Mecânica. 2012. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

23.
OLIVEIRA, F. L.. Contratação de professor para Ciência Econômica. 2012. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

24.
OLIVEIRA, F. L.. Contratação de professor para Marketing. 2012. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

25.
OLIVEIRA, F. L.. Contratação de professor para Engenharia de Produção. 2012. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

26.
OLIVEIRA, F. L.. Contratação de professor para Letras. 2012. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal. 2017. (Simpósio).

2.
28º Colóquio da ADMEE-Europe. A tessitura da complexidade na visão transdisciplinar: a formação de professores na educação infantil. 2016. (Congresso).

3.
XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE. 2016. (Encontro).

4.
XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal. A formação de professores e a importância dos estágios: na prática a teoria é outra?. 2016. (Congresso).

5.
AFIRSE. A avaliação curricular da Educação Infantil: materiais didáticos e aspectos da formação docente. 2015. (Congresso).

6.
AFIRSE. Mediação e tecnologia, ações e reações de participantes de um Fórum online: em busca de uma aprendizagem mais significativa no olhar avaliativo do processo. 2015. (Congresso).

7.
AFIRSE. Educação Infantil: a educação da Primeira Infância como direito ao desenvolvimento humano. 2015. (Congresso).

8.
ANPED. 2015. (Congresso).

9.
EDUCERE. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A COMPLEXIDADE. 2015. (Congresso).

10.
EDUCERE. EM BUSCA DE UMA FORMULAÇÃO SOBRE A COMPLEXIDADE E DE COMO PERCEBER A APLICAÇÃO DO SEU CONCEITO NA PRÁTICA.. 2015. (Congresso).

11.
Avaliação externa de escolas: Processos e Impactos.Projeto AEEENS: Impacto e efeitos da avaliação externa de escolas do ensino não superior. 2014. (Seminário).

12.
Fórum de Educação para o Desenvolvimento. 2014. (Simpósio).

13.
Seminário Transdisciplinar da AIE de Currículo, Formação de Professores e Tecnologia.El papel de las emociones en el aprendizaje en entornos virtuales. 2014. (Seminário).

14.
Seminário Transdisciplinar da AIE de Didática.Estudos de aula como contexto de desenvolvimento profissional de professores. 2014. (Seminário).

15.
Seminário Transdisciplinar da AIE de História e Psicologia da Edd.o.Escolas rurais no Brasil: um olhar da psicologia Sociocultural. 2014. (Seminário).

16.
Seminário Transdisciplinar da AIE de Políticas de Educação e Formação.Os movimentos sociais e a educação de adultos do Brasil: a constituição de Fóruns como espaço de militância e formação contícua de professores. 2014. (Seminário).

17.
TICEduca. Aprendizagem Online. 2014. (Congresso).

18.
XII Congresso de Filosofia Contemporânea e I Congresso Internacional de Direitos Humanos da PUCPR. Educação Infantil como direito ao desenvolvimento humano. 2014. (Congresso).

19.
I Simpósio Internacional sobre desenvolvimento profissional docente: a aprendizagem docente em foco.A aprendizagem docente na formação inicial e inserção profissional. 2013. (Simpósio).

20.
XI Encontro Nacional d Educação Matemática. 2013. (Encontro).

21.
4º Congresso Marista de Educação - edição internacional. 2012. (Congresso).

22.
Seminário de Profissões do Colégio Santa Maria.Apresentação do curso de Pedagogia. 2012. (Outra).

23.
34ª Reunião Anual da ANPEd. 2011. (Congresso).

24.
Formação pedagógica para professores recém-contratados. 2011. (Oficina).

25.
Seminário de Profissões do Colégio Santa Maria.Apresentação do curso de Pedagogia. 2011. (Outra).

26.
VI EIDE - Encontro Ibero-americano de educação.COMO FORMAR ALUNOS LEITORES EM AMBIENTES EDUCATIVOS ONDE OS PROFESSORES NÃO SÃO LEITORES. 2011. (Encontro).

27.
XIII Semana da Educação - UEL.IDEÁRIO EDUCATIVO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2011. (Encontro).

28.
IV Simpósio Internacional; VII Fórum Nacional de Educação. 2010. (Simpósio).

29.
IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. O processo de leitura e escrita e suas implicações na aprendizagemdos alunos. 2009. (Congresso).

30.
IX Seminário Pedagogia em debate IV Colóqui de formação de professores.Ideário educativo e formação de professores no Colégio Martinus - 1968 a 1998.. 2009. (Seminário).

31.
VIII Seminário Nacional de estudos e pesquisas - HISTEDBR.IDEÁRIO EDUCATIVO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2009. (Seminário).

32.
VII EDUCERE. Congresso Internacional de Educação. 2007. (Congresso).

33.
VI EDUCERE. Congresso Nacional de educação. 2006. (Congresso).

34.
2º Congresso Internacional sobre avaliação na educação. 2º Congresso Internacional sobre avaliação na educação. 2005. (Congresso).

35.
1º Congresso internacional sobre Avaliação na Educação. 1º Congresso internacional sobre Avaliação na Educação. 2003. (Congresso).

36.
2º Congresso Brasileiro de educadores Vicentinos. 2º Congresso Brasileiro de educadores Vicentinos. 2002. (Congresso).

37.
2º Congresso Internacional dos Expoentes na Educação. 2º Congresso Internacional dos Expoentes na Educação. 2002. (Congresso).

38.
8ª Jornada Curitibana de educação. 8ª Jornada Curitibana de educação. 2002. (Congresso).

39.
Processos cognitivos.desenvolvimento do raciocínio lógico matemático. 2002. (Oficina).

40.
I Fórum Psicopedagógico.Debate nacional sobre avaliação na aprendizagem. 2001. (Simpósio).

41.
VII Encontro de Psicopedagogia.aprendendo a incluir e incluindo para aprender. 2001. (Encontro).

42.
Um olhar psicopedagógico para a alfabetização.Um olhar psicopedagógico para a alfabetização. 2000. (Encontro).

43.
VII Encontro de Psicopedagogia.lendo o mundo e reescrevendo histórias - um estudo da leitura e escrita. 2000. (Encontro).

44.
Centro de estudos da Escola da VIla.O que são p´rojetos e como podem ser desenvolvidos nas séries iniciais.. 1999. (Oficina).

45.
Saber e fazer.Workshop Projeto Saber e fazer. 1999. (Oficina).

46.
Estratégias motivacionais na educação escolar e educação especial.Estratégias motivacionais na educação escolar e educação especial. 1998. (Encontro).

47.
Métodos e processos de alfabetização.Métodos e processos de alfabetização. 1998. (Oficina).

48.
A disciplina consciente e interativa no espaço escolar.A disciplina consciente e interativa no espaço escolar. 1997. (Encontro).

49.
Congresso Internacional de EJA. Congresso internacional de EJA. 1997. (Congresso).

50.
III Jornada de educação escolar e pré-escolar. III Jornada de educação escolar e pré-escolar. 1997. (Congresso).

51.
II Jornada Cutritibana de educação escolar e pré-escolar. II Jornada Curitibana de educação escolar e pré-escolar. 1996. (Congresso).

52.
II Encontro nacional de atividades na pré-escola.II Encontro Nacional de atividades na pré-escola. 1995. (Encontro).

53.
I Jornada Curitibana de educação escolra e pré-escolar. I jornada Curitibana de educação escolar e pré-escolar. 1995. (Congresso).

54.
Aspectos não alfabéticos na aquisição da língua escrita.Aspectos não alfabéticos na aquisição da escrita. 1994. (Seminário).

55.
Movimentos expressivos e movimentos construtivos.Movimentos expressivos e movimentos construtivos. 1994. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, F. L.. VI ENALIC ? Encontro Nacional da Licenciaturas. 2016. (Congresso).

2.
OLIVEIRA, F. L.. EDUCERE. 2015. (Congresso).

3.
OLIVEIRA, F. L.. COLUBHE | X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. 2014. (Congresso).

4.
OLIVEIRA, F. L.. XI Encontro Nacional de Educação Matemática. 2013. (Congresso).

5.
OLIVEIRA, F. L.. EDUCERE. 2013. (Congresso).

6.
OLIVEIRA, F. L.. EDUCERE. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gabriela Bispo. MEU AMIGO, CIENTISTA SOCIAL: A SOCIOLOGIA NO ENSINO MEDIO E AS RELAÇÕES DE VINCULO ENTRE PROFESSOR E ALUNOS.. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. (Orientador).

2.
Gustavo Celestino. BENEFÍCIOS E DIFICULDADES DO USO DE OBRAS CINEMATOGRÁFICAS EM CLASSE DE AULA.. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Ana Carolina Sanches. A EDUCAÇÃO INFANTIL E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. (Orientador).

2.
Ana Gabrieli Araujo da Silva. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: TRAJETÓRIA HISTÓRICA E ESTRATÉGIAS DIFERENCIADAS. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Wellington Nardes. As narrativas sobre a questão social: uma reflexão sobre a prática educomunicativa. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Políticas, Projetos e Programas Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

2.
Edilene Oliveira dos Santos. A biblioteca universitária e sua relação com a formação dos docentes no ensino superior. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Pedagógica do Professor Universitário) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

3.
Ananda Pimenta. A influência da formação superior em Pedagogia: uma análise da pedagogia universitária e sua interferência na prática pedagógica de professoras de educação infantil.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Pedagógica do Professor Universitário) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

4.
Fernanda da Silva Santos. As tecnologias como recurso e rompimento de paradigmas na educação. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação Pedagógica do Professor Universitário) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

5.
Sonia de Lima. A didática no Ensino Superior: como propor uma prática pedagógica para a formação holística do pedagogo?. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação do Professor Universitário) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

6.
Karla Beathrice Pinheiro. Dificuldades do docente em Química em quebrar paradigmas de sua prática. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação do Professor Universitário) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

7.
Cheling Boeng. Características do professor motivador na área de enfermagem: possíveis soluções diante de situações desafiadoras. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação do Professor Universitário) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

8.
Deize Basílio. Formação Pedagógica do tecnólogo em estética. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação do Professor Universitário) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

9.
Maria Vicente Kozow. A auto estima do professor. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação do Professor Universitário) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

10.
Luciana B. S. Martins; Kelly C. de Souza; Viviane de Souza. O professor como sujeito do processo de inclusão: qual é o seu posicionamento? Quais são suas possibilidades?. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial com ênfase em Inclusão) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

11.
Sandra Mara Budal; Claudia M. Agotani; Fabiane M. de Andrade. O lugar da avaliação psicopedagógica no Paradigma da Inclusão. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial com ênfase em Inclusão) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

12.
Gabriela Ricetto, Helena Goes, Ingrid L. Witzki. Dislexia. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial com ênfase em Inclusão) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

13.
Ingrid Camara; Alita Monteiro. Linguagem artística como facilitadora da inclusão. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial com ênfase em Inclusão) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

14.
Danielle V.; Carolina F.; Scheilla Silva; Andre A.; Leticia. Relação família e ambiente pedagógico para o processo de desenvolvimento de ensino e aprendizagem do aluno com autismo e seus espectros. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial com ênfase em Inclusão) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

15.
Maria José; Relaine; Bianca; Poliana. Menor infrator, deficiência e aprendizagem. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial com ênfase em Inclusão) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

16.
Josilayne Terezinha Prado. Inclusão. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial com ênfase em Inclusão) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

17.
Lilian Queles Bolonha Stelmatchuk. O trabalho com gêneros textuais em sala de aula. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

18.
Dayane Estefane Margarida. A alfabetização precoce e o desrespeito ao desenvolvimento cognitivo da criança na Educação Infantil. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

19.
Rosilane Fernandes. Bulliyng. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

20.
Rosilene Ribeiro. Letramento. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

21.
Maria José Lobato. Desenvolvimento motor de crianças de 0 a 2 anos. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

22.
Caroline Elisa da Silveira. Importância do Movimento. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

23.
Paula Cristina Vieira. A avaliação na Educação Infantil: um olhar afetuoso sobre a criança. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

24.
Cristiane Batista da Silva. A importância do brincar. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

25.
Julianne Poessler Santos. Aprender uma segunda língua (Inglês) na Educação Infantil. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

26.
Claudia Tonet. O jogo no desenvolvimento cognitivo da criança. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marcio Vinicius de Oliveira Maiolo. Orientações contidas nos documentos oficiais sobre o uso do laboratório no ensino de Biologia no estado do Paraná. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

2.
Mayara da Silva Lopes. Formação de professores com olhar Marista. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

3.
Andressa Strugala. A formação do professor de educação infantil e seu impacto em sala de aula. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

4.
Francielle Louise Lemos Chicora. DE crianças para aprendentes: a escolarização na realidade Marista de Curitiba. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

5.
Suelen Prestes Coutinho. Alfabetização e Letramento: um olhar sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

6.
Marcio Roberto da Silva Garcia. A ARTE SEQUENCIAL E SUAS MULTIPLAS LINGUAGENS NO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

7.
Mayara Cristina Maciel Silva. Ambiente Virtual no ensino de Química. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

8.
Fernanda Colere. O ensino da Química no Ensino Médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

9.
Rone Medina. A Utilização de Métodos Experimentais para o Ensino de Química para o 2º Ano do Ensino Médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

10.
Aline Ceccon Mocellin. O uso de experimentos de baixo custo no ensino de Polímeros. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

11.
Gabriela Caroline Brolo de Almeida. Importância da Educação Popular como tendência pedagógica progressista libertadora. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

12.
Helena Cristina de Oliveira. A consequência causada pelas drogas lícitas nos adolescentes e sua influência na aprendizagem dos alunos de ensino Médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

13.
Rafael Francisco dos Santos. A POTABILIDADE DA ÁGUA E OS PROCESSOS DE FLOCULAÇÃO E DECANTAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

14.
Camila Mayara Fritzen. Educação Infantil: indisciplina ou falta de limites?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

15.
Daiane Diniz Fernandes. Indisciplina na sala de aula: as implicações no processo de ensino e aprendizagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

16.
Fernanda Post. Estratégias metodológicas para o trabalho de leitura e escrita nas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

17.
Roberta Valenza Janiski. O lúdico no desenvolvimento da criança na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

18.
Fabio Celestino Gaia de Godoy. A INFLUÊNCIA DA FILOSOFIA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

19.
Andressa Dias Arndt. A DOCÊNCIA CLÍNICA EM MUSICOTERAPIA E O PENSAMENTO EMERGENTE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Formação do Professor Universitário) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

20.
Katiane Pereira da Silva. O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: OS DESAFIOS EM PROMOVER A APROPRIAÇÃO DOS CONTEÚDOS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

21.
Renata Pacheco Frias. QUÍMICA: O ENSINO-APRENDIZAGEM DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLA PÚBLICA E PARTICULAR DE CURITIBA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

22.
Carlos Arielton Bastos. NOMENCLATURA QUÍMICA: HISTÓRIA, ORGANIZAÇÃO E ENSINO MÉDIO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

23.
Fabio Machado Cardozo. OS JOGOS NAS AULAS DE QUÍMICA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

24.
Carlos Andre. COMO OS PROFESORES DO ENSINO MEDIO, DA DISCIPLINA DE QUIMICA, PODEM TRABALHAR CONTEXTUALIZADAMENTE COM ALUNOS QUE APRESENTAM SINDROME DE ASPERGER E OU AUTISMO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

25.
Gabriela Nascimento Moraes. INCENTIVAR ATIVIDADES DE LEITURA AOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

26.
Angelica Prestes. A INSERÇÃO DO PEDAGOGO EM DIFERENTES CONTEXTOS: A ATUAÇÃO NA EMPRESA.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

Iniciação científica
1.
Suelen Prestes Coutinho. ALFABETIZAR LETRANDO: UM OLHAR SOBRE O PNAIC - PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

2.
Franciny Selari do Nascimento. OS LICENCIANDOS DA PUCPR E A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

3.
Marcio Roberto Garcia. A ARTE SEQUENCIAL E SUAS MULTIPLAS LINGUAGENS NO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

4.
Suelen Prestes Coutinho. AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

5.
Nizandre Karine Cordeiro de oliveira Onaka. HISTÓRIAS EM QUADRINHOS ? ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA- LEITURA E ESCRITA. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

6.
Thainara Cryziane Harbs. LITERATURA INFANTIL NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

7.
Marcio Roberto da Silva Garcia. A ARTE SEQUENCIAL E SUAS MULTIPLAS LINGUAGENS NO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

8.
Marcio Roberto da Silva Garcia. Leitura, Quadrinhos e Tecnologias no ensino da Língua Portuguesa. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

9.
Nizandre Karine Cordeiro de oliveira Onaka. Contação de histórias: essencial à formação de leitores - da Educação Infantil ao Ensino Médio. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

10.
Alana Krolow. TECNOLOGIA E ECOFORMAÇÃO ? UTILIZAÇÃO DE ENERGIA SUSTENTÁVEL EM FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Ambiental) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

11.
Mariléia Lourenço. A integração da tecnologia à Educação. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

12.
Indianara Bianco do Nascimento. OBRIGAÇÃO, COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Física) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

13.
Nizandre Karine Cordeiro de oliveira Onaka. ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA ? ENSINO FUNDAMENTAL I E II ? PRÁTICAS E FORMAÇÃO DO PROFESSOR. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

14.
Natália Brolesi de Souza. COMO A FORMA DE EDUCAÇÃO ABORDADA NA ANTIGUIDADE INFLUENCIA NOS DIAS DE HOJE NA PRÁTICA DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL?. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

15.
Marcio Roberto da Silva Garcia. GÊNEROS TEXTUAIS E DIVERSIDADE DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA: A ARTE SEQUENCIAL.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.

16.
Carolina Stariotto da Silva. COMO OS ALUNOS DAS LICENCIATURAS DE LETRAS, MATEMÁTICA E PEDAGOGIA SE VEEM ANTES E DEPOIS DE PARTICIPAR DO PROJETO COMUNITÁRIO.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Fabiane Lopes de Oliveira.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
OLIVEIRA, F. L.; SIEVERT, G. L. ; CORREA, B. R. P. G. . Imigrante ou Nativo Digital: o novo conflito de geração no ensino. Educação e Tecnologias, PUCPR e Internet, 13 jun. 2012.


Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, F. L.. A formação de professores e a importância dos estágios: na prática a teoria é outra?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
OLIVEIRA, F. L.. A tessitura da complexidade na visão transdisciplinar: a formação de professores da educação infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
OLIVEIRA, F. L.. A TESSITURA DA COMPLEXIDADE NA VISÃO TRANSDISCIPLINAR: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, F. L.. VI ENALIC ? Encontro Nacional da Licenciaturas. 2016. (Congresso).



Outras informações relevantes


Participação de Concurso de Professor Substituto na UFPR em fevereiro de 2016, Prática Pedagógica: Estágio em docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental ? Educação de Jovens e Adultos - EJA, edital nº 067/16, tendo ficado em 2º lugar.

Participação de Concurso de Professor Substituto na UFPR em agosto de 2016, Teoria e Prática de ensino: Didática.

Participação de Concurso de Professor Substituto na UFPR em maio de 2017, Teoria e Prática de ensino: Prática Pedagógica na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Passei em 1º lugar. Estou atuando como Professora Substituta desde agosto de 2017



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 22:22:25