Ana Maria Alves Saraiva

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  • Última atualização do currículo em 31/08/2018


Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (2016-2017). Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO). Licenciada em Educação Física (1988). Mestre em Educação (2009) e Doutora em Educação (2015) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Educação Básica nas Redes Estadual de Minas Gerais e Municipal de Contagem (2000 -2014). Analista de Políticas Públicas da Prefeitura de Belo Horizonte. Bolsista do CNPq de estágio doutoral na École Normale Supérieure de Lyon/ França (2014). Pós-doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Maria Alves Saraiva
Nome em citações bibliográficas
SARAIVA, A. M. A.

Endereço


Endereço Profissional
Prefeitura de Belo Horizonte, SMEL.
Avenida Getúlio Vargas - de 551/552 a 1219/1220
Savassi
30112021 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 32465078


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Educação.
Faculdade de Educação / UFMG, FAE/UFMG, Brasil.
com período sanduíche em École Normale Supérieure de Lyon (Orientador: Romuald Normand).
Título: O trabalho docente em territórios de alta vulnerabilidade social: condições de trabalho, permanência e desempenho., Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Dalila Andrade Olveira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Trabalho docente,; Terrritorialização; Vulnerabilidade social.
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2009
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS DE BELO HORIZONTE PARTICIPANTES DO PROJETO GERES E SUA RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Professor Doutor Nigel Leighton de Pelham Brooke.
Palavras-chave: Aprendizagem; Projeto Político Pedagógico.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1992 - 1993
Especialização em Treinamento esportivo.
FACULDADE DE EDUCACAO FISICA DE SANTO ANDRE, FCEJR_PPROV, Brasil.
Título: Preparação física em categorias de base.
Orientador: Prof. Roberto Laganá.
1986 - 1988
Graduação em Graduação Licenciatura plena em Educação Física.
Faculdade de Educação e Cultura do ABC, FEC DO ABC, Brasil.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2012 - 2012
Metodologia de Grupo Focal. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2010 - 2010
Introdução à Analise Política. (Carga horária: 24h).
Fundação João Pinheiro, FJP, Brasil.
2010 - 2010
Introdução à Metodologia Quantitativa. (Carga horária: 45h).
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, FAFICH, Brasil.
2010 - 2010
Introdução à Políticas Públicas. (Carga horária: 24h).
Fundação João Pinheiro, FJP, Brasil.
2008 - 2008
Introdução à análise estatística. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2008
SPSS. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora convidada, Carga horária: 20
Outras informações
Professora do programa de Pós-Graduação em Educação Disciplina ministrada: Seminário de temas contemporâneos: políticas educacionais no contexto atual, proteção dos direitos promulgados e perspectivas de formação humana. Carga horária: 45 hs.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Designado, Carga horária: 20
Outras informações
Professora designada na área de Metodologias e Técnicas de Ensino. Disciplinas ministradas: Metodologias e Conteúdos da Educação Física na Educação Infantil (72h) Metodologias e Conteúdos da Educação Física nos Anos Iniciais (54h) Projeto de pesquisa e extensão: Escola integrada


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Doutoranda, Enquadramento Funcional: PPGE/FAE/UFMG
Outras informações
Título: O trabalho docente em áreas de vulnerabilidade social: condições de trabalho, permanência e desempenho. Orientadora: Profª Dalila Andrade Oliveira

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora da Graduação em Pedagogia
Outras informações
Monitoria da matéria de Política Educacional moinistrada pela Professora Dalila Andrade Oliveira.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Mestrado em Educação, Enquadramento Funcional: PPGE/ FAE/UFMG
Outras informações
Título: O projeto político pedagógico de escolas participantes do projeto GERES em Belo Horizonte e sua relação com a aprendizagem dos alunos. Orientador: Prof. Nigel Leighton de Pelham Brooke.


Prefeitura de Belo Horizonte, PBH, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Políticas Públicas, Carga horária: 20


École Normale Supérieure de Lyon, ENS/Lyon, França.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Doutoral
Outras informações
Aprofundamento teórico no campo de pesquisa sobre educação e vulnerabilidade social. Orientador: Prof. Jean-Louis Derouet.


CNPq, CNPQ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista SWE


Prefeitura Municipal de Contagem, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2014
Vínculo: Professora da Educação Básica, Enquadramento Funcional: Estatutária


Governo do Estado de Minas Gerais, GOVERNO/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2006
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Estatutária, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de Santo André, PMSA, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1999
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Estatutária



Linhas de pesquisa


1.
Trabalho docente e vulnerabilidade social

Objetivo: Pesquisar as desigualdades educacionais e sua relação com o trabalho docente..


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Rotatividade e retenção docente no Ensino Médio em territórios vulneráveis ? um estudo em nove estados da região Nordeste
Descrição: O objetivo deste projeto de pós-doutoramento é mapear as características da rotatividade e da retenção docente na etapa do Ensino Médio, nas escolas situadas em contextos de vulnerabilidade social e desigualdade educacional em nove estados da região Nordeste. A pesquisa pretende também identificar a existência de estratégias de enfrentamento da rotatividade que se baseiem em políticas de retenção profissional nos contextos selecionados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Políticas públicas para a melhoria do ensino médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados.
Descrição: O projeto pretende analisar as transformações recentes no ensino médio no Brasil, a partir de um estudo comparativo que permita identificar as influências internacionais sobre as políticas de ampliação da sua oferta, de orientação das suas finalidades e dos resultados nas principais avaliações, com o intuito de subsidiar medidas que visem a sua melhoria..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Ana Maria Alves Saraiva - Integrante / Dalila Andrade Oliveira - Coordenador.
2016 - Atual
O PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL: IMPLICAÇÕES SOBRE A CARREIRA, A REMUNERAÇÃO E REPRESENTAÇÃO SINDICAL DOCENTE EM CINCO ESTADOS BRASILEIROS
Descrição: A pesquisa visa identificar as ações do poder público após a promulgação da Lei do Piso em relação à carreira e remuneração dos docentes.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Gestão do Trabalho na Escola de Tempo Integral
Descrição: A pesquisa, desenvolvida pelo GESTRADO/FAE/UFMG, pretende analisar o trabalho docente e a gestão nas escolas de tempo integral em suas dimensões constitutivas, identificando seus atores, e em que condições são realizados os processos educacionais e as práticas pedagógicas nas unidades escolares de tempo integral, tendo em vista propor intervenções que contribuam para ampliar as oportunidades educacionais de alunos em situação de vulnerabilidade social. A investigação pressupõe a realização de pesquisa documental, revisão de literatura, entrevistas com diretores, realização de grupos focais e pesquisa etnográfica nas escolas de Belo Horizonte que são parceiras do projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
O Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil
Descrição: A pesquisa pretende analisar o trabalho docente nas suas dimensões constitutivas, identificando seus atores, o que fazem e em que condições se realiza nas escolas de Educação Básica, com a finalidade de subsidiar a elaboração de políticas públicas no Brasil. Objetiva conhecer quem é, o que faz e em que condições se realiza o trabalho docente nas escolas públicas estaduais e municipais de Educação Básica no Brasil e instituições de educação infantil conveniadas com o poder público. Analisar em que medida as mudanças trazidas por nova regulação educativa impactam na constituição das identidades e dos perfis dos profissionais da educação básica, identificando estratégias desenvolvidas pelos docentes para responder tais exigências. Buscará ainda conhecer e analisar as mudanças promovidas pelas recentes políticas públicas para a educação básica no que se refere à organização e gestão escolar e suas conseqüências para a formação e carreira docente, observando ainda suas conseqüências sobre a saúde dos docentes. Para tanto, espera-se traçar o perfil sócio-econômico e cultural dos docentes em exercício na Educação Básica no Brasil; mapear a divisão técnica do trabalho na escola, a emergência de postos, cargos e funções derivados de novas exigências e atribuições, bem como as atividades desenvolvidas pelos docentes; conhecer as condições de trabalho dos docentes: os meios físicos, os recursos pedagógicos e o acesso a formação continuada, à literatura específica, às tecnologias e a outros bens culturais para o desenvolvimento de seu trabalho; levantar as formas de contratação, as condições salariais e de carreira em diferentes redes de ensino; identificar necessidades de formação continuada dos professores da Educação Básica. A pesquisa será realizada em sete estados brasileiros (Pará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Espírito Santo) contemplando critérios de abrangência regional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2008
Estudo Longitudinal da Geração Escolar de 2005 - Projeto GERES
Descrição: Estudo Longitudinal sobre a Qualidade e Eqüidade no Ensino Fundamental Brasileiro é uma pesquisa longitudinal na qual uma amostra de alunos e escolas de cinco importantes cidades brasileiras deve ser observada ao longo de quatro anos. A coordenação e as responsabilidades específicas na preparação dos modelos teóricos, na confecção dos instrumentos e na produção de relatórios estão distribuídas por cinco instituições de ensino superior, a saber: Universidade Federal da Bahia ? UFBA, Universidade Federal de Juiz de Fora ? UFJF, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro ? PUC Rio, Universidade Federal de Minas Gerais ? UFMG e Universidade de Campinas ? Unicamp..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Educação Integral
Descrição: Projeto de extensão desenvolvido pela Universidade do Estado de Minas Gerais em parceria com a Prefeituras de Belo Horizonte para atuação de bolsistas no Programa Escola Integrada..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Ana Maria Alves Saraiva - Coordenador / Edilene Eras - Integrante.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: EDUCAÇÃO EM FOCO (BELO HORIZONTE. 2005)
2016 - Atual
Periódico: Editora UEMG


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SARAIVA, A. M. A.2017SARAIVA, A. M. A.. Algumas questões sobre educação e enfrentamento da pobreza no Brasil.. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP, v. 30, p. 147-158, 2017.

2.
SARAIVA, A. M. A.2015SARAIVA, A. M. A.; OLIVEIRA, D. A. . A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E POBREZA: A ASCENSÃO DOS TERRITÓRIOS EDUCATIVOS VULNERÁVEIS. ETD. Educação Temática Digital, v. 17, p. 614-632, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SARAIVA, A. M. A.; AUGUSTO, M. H. . O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MINAS GERAIS. 1. ed. Belo Horizonte: Editora Fino Traço, 2013. v. 1. 256p .

Capítulos de livros publicados
1.
SARAIVA, A. M. A.. A Educação Integral e o Programa Escola Integrada: uma preciosa atuação de extensão da FaE/UEMG e suas possibilidades formativas. In: Cinthia Rosana Ramaldes; Edilene Eras; Elizabeth Dias Lage. (Org.). PROGRAMA INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO: Educação Integral. 1ed.Belo Horizonte: Editora UEMG, 2017, v. 1, p. 166-180.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SARAIVA, A. M. A.. A territorialização da política educativa e o trabalho docente nos territórios educativos vulneráveis.. In: VIII ENCONTRO BRASILEIRO DA REDE ESTRADO :TRABALHO DOCENTE e PNE: desafios à valorização profissional, 2016, Santa Maria - RS. Anais do VIII ENCONTRO BRASILEIRO DA REDE ESTRADO :TRABALHO DOCENTE e PNE: desafios à valorização profissional. Santa Maria -RS: UFSM, 2016. v. Único. p. 233-245.

2.
SARAIVA, A. M. A.. Eduação e enfrentamento da pobreza. In: X Seminário Internacional da Redestrado, 2014, Salvador-Bahia. X Seminário Internacional da Redestrado: X Seminário Internacional Rede Estrado- Direito à Educação, políticas educativas e trabalho docente na América Latina: Experiências e propostas em disputa., 2014. v. V.2. p. 148-160.

3.
SARAIVA, A. M. A.. Educação e Pobreza na escola Republicana: a educação como condicionalidade.. In: II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação, 2013, Porto. Anais do II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação, 2013. v. v.ll.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SARAIVA, A. M. A.. Política Educacional em Minas Gerais e a Regulação pelos resultados: tensões e desafios.. In: II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação, 2013, Porto. Anais do II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação, 2013.

2.
SARAIVA, A. M. A.. Desempenho Escolar como Qualidade: o Antagonismo entre justiça e Eficácia na Educação. In: IX Seminário Internacional de la Rede Estrado, 2012, Santiago. Anais do IX Seminário Internacional de la Rede Estrado, 2012.

3.
SARAIVA, A. M. A.. Política Educacional e Autonomia Pedagógica em Minas Gerais: Orientação ou Regulação?. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011, Rio de Janeiro. Anais do X Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011.

4.
SARAIVA, A. M. A.. A Avaliação Educacional em Minas Gerais e os Professores: O que mudou nesses dez anos. In: VIII Seminário Internacional da Rede Estrado, 2010, Lima. Anais do VIII Seminário Internacional de la Rede Estrado, 2010.

5.
SARAIVA, A. M. A.. A Avaliação e a Escola: Expansão e Distanciamento. In: XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE, 2010.

6.
SARAIVA, A. M. A.. Projeto Político Pedagógico, Coletividade e Desempenho Escolar: Construindo uma Relação a partir do Projeto GERES. In: III Reunião da ABAVE, 2007, Belo Horizonte. Anais da III Reunião da ABAVE, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
SARAIVA, A. M. A.. O TRABALHO DOCENTE EM TERRITÓRIOS VULNERÁVEIS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SARAIVA, A. M. A.. O trabalho docente em territórios vulneráveis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SARAIVA, A. M. A.. Educação e enfrentamento da pobreza. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SARAIVA, A. M. A.. Educação e Pobreza na escola Republicana: a educação como condicionalidade.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SARAIVA, A. M. A.; AUGUSTO, M. H. . Política Educacional em Minas Gerais e a regulação pelos resultados: tensões e desafios.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SARAIVA, A. M. A.. Desempenho escolar como qualidade: o antagonismo entre justiça e eficácia na educação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
SARAIVA, A. M. A.. A Avaliação e a Escola: expansão e distanciamento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SARAIVA, A. M. A.. A avaliação educacional em Minas Gerais e os professores: o que mudou nesses dez anos?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
SARAIVA, A. M. A.. Projeto Político Pedagógico, Coletividade e Desempenho Escolar: Construindo Uma Relação a partir do projeto GERES. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
SARAIVA, A. M. A.. Dicionário de Trabalho, Profissão e Condição Docente. Belo Horizonte: Faculdade de Educação / UFMG, 2010 (Verbete-Taxa de Matrícula Bruta).

2.
SARAIVA, A. M. A.. Dicionário de Trabalho, Profissão e Condição Docente. Belo Horizonte: Editora da Faculdade de Educação da UFMG, 2010 (verbete - Taxa de Matrícula Líquida).

3.
SARAIVA, A. M. A.. Dicionário de Trabalho, Profissão e Condição Docente. Belo Horizonte: Editora da Faculdade de Educação da UFMG, 2010 (Verbete - Distorção Idade-Série).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
NOGUEIRA, V. L.; SILVA, W. A.; SARAIVA, A. M. A.. Participação em banca de Danilo Marques Silva. ?O Olhar de Docentes Sobre as Condições de Trabalho no Ensino Médio?. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
MELO, S. D. G.; SOUZA JUNIOR, H. P.; ROCHA, M. C.; SARAIVA, A. M. A.; SARAIVA, A. M. A.. Participação em banca de EDNEIA ANGÉLICA GOMES. AUTONOMIA DOCENTE E AVALIA BH: Implicações das Avaliações Externas sobre o Trabalho dos Professores. 2016. Dissertação (Mestrado em Conhecimento e inclusão social) - Faculdade de Educação / UFMG.

3.
DUARTE, A. M. C.; VIEIRA, L. M. F.; ROCHA, M. C.; SARAIVA, A. M. A.; SARAIVA, A. M. A.. Participação em banca de CAMILA RAQUEL BENEVENUTO DE ANDRADE. PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA DE BELO HORIZONTE: QUEM SÃO SEUS PROFISSIONAIS E EM QUAIS CONDIÇÕES REALIZAM SEU TRABALHO?. 2016. Dissertação (Mestrado em Conhecimento e inclusão social) - Faculdade de Educação / UFMG.

4.
SARAIVA, A. M. A.; NOGUEIRA, V. L.; VAZ, A. C.; SILVA, W. A.; PEIXOTO, J.. Participação em banca de Danilo Marques Silva. As condições de trabalho dos professores atuantes no Ensino Médio regular em sete estados do Brasil. 2016.

Qualificações de Mestrado
1.
SARAIVA, A. M. A.; NOGUEIRA, V. L.; SILVA, W. A.; COSTA, M. A.. Participação em banca de Danilo Marque Silva. As condições do trabalho docente no Ensino Médio em sete estados brasileiros. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NOGUEIRA, V. L.; OLIVEIRA, R.C.; SARAIVA, A. M. A.. Participação em banca de Maria Aparecida Rodrigues da Rocha.A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA REDE MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE: INTENÇÕES, TENSÕES E CONTRADIÇÕES. 2018.

2.
SARAIVA, A. M. A.; DIAS, G.; MARA, R.. Participação em banca de Bárbara Pereira Alves.O trabalho da Coordenação Pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I face às interferências do cotidiano escolar: Desafios e emergências. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE DE MINAS.

3.
SARAIVA, A. M. A.; RUAS, T.; GUALBERTO, J.. Participação em banca de Dayane Gonçalves dos Santos.Reflexões sobre a metodologia de ensino utilizada pelos Docentes para alfabetizar adultos em Língua Portuguesa em duas Escolas Públicas Municipais de Belo Horizonte. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE DE MINAS.

4.
SARAIVA, A. M. A.; DIAS, G.; MARA, R.. Participação em banca de Débora Rodrigues Lopes.Protagonismo Juvenil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Minas - Muriaé.

5.
MARA, R.; SARAIVA, A. M. A.; DIAS, G.. Participação em banca de Bárbara Pereira Alves.O trabalho da Coordenação Pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I face às interferências do cotidiano escolar: Desafios e emergências. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Minas - Muriaé.

6.
SARAIVA, A. M. A.; REIS, I. C. S.; SILVA, M. A.. Participação em banca de Karina Bernardina dos Santos.Contos infantis e sua influência na aprendizagem de criança. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE DE MINAS.

7.
SARAIVA, A. M. A.; REIS, I. C. S.; SILVA, M. A.. Participação em banca de Sara Ferreira de Souza.Benefícios da utilização das sequências didáticas na Língua Portuguesa para crianças disgráficas dos anos iniciais ao Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE DE MINAS.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Encontro Nacional da REDESTRADO.O trabalho docente em territórios vulneráveis. 2017. (Seminário).

2.
Seminário Internacional Trabalho e Formação docente na América Latina.As políticas de avaliação e suas consequências para a carreira e remuneração docente. 2017. (Seminário).

3.
X Seminário Internacional Red Estrado.Educação e enfrentamento da pobreza. 2014. (Seminário).

4.
II ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO sobre o TRABALHO DOCENTE E FORMAÇÃO.Educação e Pobreza na escola Republicana: a educação como condicionalidade.. 2013. (Seminário).

5.
IX Seminario internacional de la RED ESTRADO- Políticas educativas para América Latina: Praxis docente y transformación social.Desempenho escolar como qualidade: o antagonismo entre justiça e eficácia na educação. 2012. (Seminário).

6.
Seminário internacional: A investigação em trabalho, profissão e condição docente. 2012. (Seminário).

7.
VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL REDE ESTRADO-UCH-CLACSO.A avaliação educacional em Minas Gerais e os professores: o que mudou nesses dez anos?. 2010. (Seminário).

8.
XV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. A avaliação e a escola: expansão e distanciamento. 2010. (Congresso).

9.
III REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL.Projeto Político Pedagógico, Coletividade e Desempenho Escolar: construindo uma relação a partir do projeto GERES. 2007. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Denize Aquino. Programa Escola Integrada. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado de Minas Gerais. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Joselene Silva Purificação. Programa Escola Integrada. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado de Minas Gerais. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SARAIVA, A. M. A.. O trabalho docente em territórios vulneráveis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).




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