Boris Marioni

Bolsista de Doutorado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1287571622365807
  • Última atualização do currículo em 05/11/2015


Possui mestrado em Ciências pela Universidade de Neuchâtel-Suiça (2002) com especialização em Eco-etologia dos vertebrados. Atualmente é coordenador do Programa de Conservação de Crocodilianos Amazonicos do Instituto Piagaçu. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Etologia, comercio de fauna, manejo sustentável e comunidades ribeirinhas do Amazonas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Boris Marioni
Nome em citações bibliográficas
MARIONI, B.;Marioni, Boris

Endereço


Endereço Profissional
Sub-projeto Jacarés, Instituto Piagaçu, Sub-projeto Jacarés.
Rua UZ, n° 8, Cj. Morada do Sol
Aleixo
69080000 - Manaus, AM - Brasil
Telefone: (092) 32364482
Fax: (092) 32364482
URL da Homepage: www.piagacu.org.br


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2002
Mestrado em Master en Sciences.
Université de Neuchâtel, UNINE, Suiça.
Título: Comportement alimentaire du caïman noir (Melanosuchus niger) et caïman a lunettes (Caiman crocodilus) na Réserve Mamiruà, Amazonie centrale, Brésil.,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Claude Mermod (UniNE), Ronis Da Silveira (UFAM).
Palavras-chave: Caiman crocodilus; Melanosuchus niger; flooded forest; feeding behavior.
Grande área: Ciências Biológicas
1996 - 2002
Graduação em Diplôme de Biologie.
Université de Neuchâtel, UNINE, Suiça.
Título: Comportement alimentaire du caïman noir (Melanosuchus niger) et caïman a lunettes (Caiman crocodilus) na Réserve Mamiruà, Amazonie centrale, Brésil..
Orientador: Claude Mermod (UniNE), Ronis Da Silveira (UFAM).




Atuação Profissional



Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisa, Carga horária: 10
Outras informações
AVALIAÇÃO DA MOVIMENTAÇÃO EM TRÊS ESPÉCIES DE JACARÉS (CROCODYLIA, ALLIGATORIDAE) EM AMBIENTE URBANO, PERIURBANO E SILVESTRE NA AMAZÔNIA CENTRAL BRASILEIRA - Processo N° 449611/2014-0

Atividades

12/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Coordenação de Pesquisas em Ecologia, .


Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista DTI/CNPq - Projeto GEOMA, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Rede GEOMA - Projeto CNPq 550373/2010-1 - Efeito de perturbações antrópicas sobre a estrutura florística e funcionamento das florestas de várzea e seu impacto sobre os ecossistemas aquáticos da calha central do Solimões-Amazonas, Pesquisa sobre reprodução das especies de crocodilianos em ambientes de várzea na Amazônia Central.


Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto Encontro - Finaciamento FAPEAM

Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto BAJAQUEL- Fianciamento CNPq


Instituto Piagaçu, IPI, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Programa de Conservação de Crocodilianos
Outras informações
Esta atualmente redigindo a primeira versão do plano de manejo dos jacarés na área da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus. Capacitação de comunidades locais pra efetuar programa de monitoramento participativos Pesquisas sobre vários aspectos da biologia das especies de crocodilianos

Atividades

12/2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Piagaçu, .



Linhas de pesquisa


1.
Ecologia crocodilianos amazônicos
2.
Pesquisas sobre caça e comercio de fauna silvestre
3.
Monitoramento das populações da quatro espécies
4.
Caracterização area de reprodução
5.
Ecologia Crocodilianos Amazônicos
6.
Telemetria VHF


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
AVALIAÇÃO DA MOVIMENTAÇÃO EM TRÊS ESPÉCIES DE JACARÉS (CROCODYLIA, ALLIGATORIDAE) EM AMBIENTE URBANO, PERIURBANO E SILVESTRE NA AMAZÔNIA CENTRAL BRASILEIRA
Descrição: As espécies de crocodilianos amazônicos se encontram em algum grau de risco de conservação em nível regional ou local devido à caça comercial ou de subsistência, coleta como isca para a captura de pescado, expansão da fronteira agrícola, queimadas, hidroelétricas, urbanização, entre muitas outras atividades degradantes do meio ambiente. A avaliação do comportamento de movimentação de jacarés é crítica na tomada de medidas conservacionistas de médio a longo prazo, uma vez que estes figuram entre os maiores e mais abundantes vertebrados carnívoros em áreas silvestres e urbanas na Amazônia Central. Neste projeto de pesquisa nós iremos avaliar o padrão de movimentação de três das quatro espécies de jacarés amazônicos em ambiente urbano, periurbano e silvestre na Amazônia Ocidental..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Boris Marioni - Integrante / William Ernst Magnusson - Coordenador / Jean Francisco Venturin Samonek - Integrante / Diogo Dutra Araujo - Integrante / Francisco Villamarin-Jurado - Integrante / Ronis Da Silveira - Integrante / Emiliano Ramalho - Integrante / Leandro Castello - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2011 - 2013
Avaliação populacional dos doze maiores vertebrados nativos em processo de urbanização severo na Amazônia central.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ronis Da Silveira em 16/04/2013.
Descrição: A urbanização acelerada na Amazônia Centro-ocidental brasileira parece irremediável nas próximas décadas. Cidades como a capital Manaus (2 milhões de habitantes) ou Tefé (60.000 habitantes) sofrem dos mesmos problemas, em escalas diferentes, apesar de distarem a 520 km (linha reta) entre si. A revitalização da rodovia BR 319 (Manaus-Porto Velho/RO) levará a urbanização, e todos os problemas associados a rodovias transflorestais, para o interior da mata virgem a sudoeste do Estado do Amazonas. Estes dois municípios e os primeiros 100 km da BR 319 (a partir de Manaus), nos municípios de Careiro da Várzea e Manaquiri, serão a área amostral deste estudo que terá a duração de 24 meses. Manaus possui 130 populações de vertebrados silvestres sob forte efeito da urbanização planejada (e. g. condomínios, setor industrial) ou invasões descontroladas sobre fragmentos florestais e corpos hídricos. Nos últimos dois anos (2009-10), o poder público estadual (Bombeiros e Batalhão Ambiental) e municipal (SEMMAS-CETAS) resgatou 2645 animais. Este cenário caracteriza uma oportunidade singular de acesso a uma gama de informações biológicas sob o estado de conservação, e o impacto diferencial da urbanização sobre grupos de herbívoros, carnívoros, onívoros e saprófitas. Na capital amazonense, este Projeto vislumbra o acesso a onze espécies de vertebrados, que se caracterizam por serem grandes, abundantes, inconspícuos, potencialmente perigosos, temidos pelos munícipes ou os mais frequentemente resgatados pelos agentes públicos locais. As espécies-alvo representam um Amphibia (Leptodactylus pentadactylus), dois répteis Squamata (Boa constrictor, Iguana iguana), três Crocodylia (Paleosuchus trigonatus, Caiman crocodilus, Paleosuchus palpebrosus), duas Aves (Rupornis magnirostris, Butorides striatus) e três espécies de Mammalia arborícolas (Choloepus didactylus, Bradypus tridactylus, Didelphis marsupialis). Em Tefé, os esforços serão centrados na abundância de Coragyps atratus que é o verte.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Boris Marioni - Integrante / Robinson Botero-Arias - Integrante / Marcelo Menin - Integrante / Michele Marques de Souza - Integrante / Guilherme Martinez Freire - Integrante / Adna W. de Melo Gomes - Integrante / Laérzio Chiesorin Neto - Integrante / Adriana Bentes Craveiro - Integrante / Jean Francisco Venturin Samonek - Integrante / Francisco Villamarin-Jurado - Integrante / Ronis Da Silveira - Coordenador.
2011 - Atual
Aspectos populacionais dos quelônios caçados na RDS Piagaçu‐Purus, proteção de áreas de reprodução e monitoramento comunitário
Descrição: Estimar os aspectos populacionais dos quelônios ultilizados por comunitários da RDS Piagaçu‐Purus com apoio à proteção de áreas de reprodução de quelônios e formação de bases para monitoramento comunitário. Conhecer aspectos populacionais das espécies caçadas (peso, tamanho, sexo, estágio reprodutivo e local de coleta) Translocar os ninhos de quelônios das áreas de uso para áreas de proteção monitoradas e manejá‐los obtendo informações sobre a desova (número, tamanho e peso dos ovos).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Boris Marioni - Coordenador / José Erickson - Integrante / Famelli Shirley - Integrante.Financiador(es): Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá - Bolsa / Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2
2010 - 2013
Efeito de perturbações antrópicas sobre a estrutura florística e funcionamento das florestas de várzea e seu impacto sobre os ecossistemas aquáticos da calha central do Solimões-Amazonas  
Descrição: A meta desse projeto é estudar o efeito que perturbações antrópicas sobre a estrutura florística e sobre o funcionamento das florestas de várzea têm sobre os ecossistemas aquáticos da calha central do Solimões-Amazonas. A questão que norteia a proposta é de determinar os graus de perturbação antrópica em que se encontra a cobertura florestal da várzea do médio/alto Solimões e o médio/baixo Amazonas e identificar seus impactos sobre os mais importantes componentes dos ecossistemas aquáticos de várzea..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) .
Integrantes: Boris Marioni - Integrante / Evlyn Márcia Leão de Moraes Novo - Coordenador / Claudia Perreira de Deus - Integrante / Helder Lima Queiroz - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2008 - 2010
Abundância, Estrutura de Tamanho, Razão Sexual, Reprodução e Caça das Populações de Crocodilianos no Encontro das Águas dos Rios Negro e Solimões: Um Esforço de Capacitação para a Conservação, Monitoramento e Manejo na Amazônia Central .
Descrição: No Estado do Amazonas ocorrem as quatro espécies de crocodilianos amazônicos. O jacaré-coroa (Paleosuchus trigonatus) e o jacaré-paguá (P. palpebrosus) não possuem valor comercial e raramente são utilizadas na alimentação de subsistência. Em contrapartida, o jacaré-açu (Melanosuchus niger) e o jacaré-tinga (Caiman crocodilus) possuem um longo histórico de exploração econômica. Até os anos de 1970s, a caça de jacarés na natureza era legal. Entre 1950 e 1965, um total de 7,5 milhões de peles foi exportado apenas do Estado do Amazonas. A situação legal dos jacarés amazônicos mudou muito na última década do Brasil. Atualmente, espécie alguma desse grupo é considerada ameaçada de extinção em nível nacional ou internacional, sendo também permitido o comércio de seus subprodutos. A promulgação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) viabilizou o manejo sustentável de jacarés na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) e na Reserva Extrativista (RESEX). Recentemente, o IBAMA/DF, a SDS e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) iniciaram um programa experimental de abate e comercialização de jacarés na RDS Mamirauá. Paradoxalmente, o nosso conhecimento científico sobre os jacarés amazônicos não progrediu tão robustamente como a legislação o fez. O saber científico sobre estas espécies limita-se a estudos pontuais de longo prazo realizados basicamente em Unidades de Conservação federais e estaduais no Amazonas. Não existem estudos sobre estas espécies em áreas não protegidas oficialmente . As populações de jacarés que ocorrem no encontro dos rios Negro e Solimões são aquelas potencialmente sujeitas ao maior risco, devido principalmente aos seguintes fatores: mais de 2 milhões de pessoas residem nesta área, construção do gasoduto Coari-Manaus, revitalização da BR 319, turismo que inclui a focagem e captura de jacaré, além de um comércio ilegal de carne de jacaré que começa a ocorrer em Manaus, concomitantemente ao comércio legal de carne.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Boris Marioni - Integrante / Ronis Da Silveira - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.
2007 - 2010
BASES TÉCNICO-CIENTÍFICAS E PROTOCOLOS DE BENEFICIAMENTO PARA A IMPLANTAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA DE JACARÉS E DE QUELÔNIOS NAS FLORESTAS ALAGÁVEIS DE VÁRZEA DA AMAZÔNIA CENTRAL
Descrição: O Projeto BAJAQUEL visa analisar vários aspectos biológicos e processos tecnológicos necessários para subsidiar a implementação da cadeia produtiva do jacaré e quelônios nas florestas alagáveis de várzea da Amazônia Central..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Boris Marioni - Integrante / Vera Maria da Silva - Integrante / John Thorbjarnarson - Integrante / Robinson Botero-Arias - Integrante / Richard Vogt - Integrante / Ronis Da Silveira - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2006 - Atual
Monitoramento das populações das espécies de jacarés na Reserve de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus
Descrição: Montar um programa de monitoramento efetivo que ofereça informações relevantes sobre as tendências da população manejada, afim de avaliar o real impacto das ações de manejo comercial e de proteção sobre as populações de jacarés. Aumentar o conhecimento cientifico sobre as 4 espécies de jacarés amazônicos abordando diferentes aspectos da historia natural e ecologia das espécies..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Boris Marioni - Coordenador / Ronis Da Silveira - Integrante.Financiador(es): Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá - Auxílio financeiro / Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Wildlife Conservation Society - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2010 - 2010
Periódico: Journal of Herpetology


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia.
3.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Conservação áreas protegidas.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, D.P.2014OLIVEIRA, D.P. ; MARIONI, B. ; FARIAS, I.P. ; HRBEK, T. . Genetic Evidence for Polygamy as a Mating Strategy in Caiman crocodilus. Journal of Heredity, v. 105, p. 1-8, 2014.

2.
BARAO-NOBREGA, J.A.L.2014BARAO-NOBREGA, J.A.L. ; MARIONI, B. ; VILLAMARIN-JURADO, F. ; SOARES, A.M.V.M. ; MAGNUSSON, W.E. ; DA SILVEIRA, R. . Researcher Disturbance Has Minimal Impact on Natural Predation of Caiman Nests in Central Amazonia. Journal of Herpetology, v. 48, p. 338-342, 2014.

3.
ERICKSON, J.2014ERICKSON, J. ; OLIVEIRA, D.P. ; MARIONI, B. ; FARIAS, I.P. . Analysis of the mating system of Podocnemis sextuberculata in the lower Purus River, Brazilian Amazonia: Another record of multiple paternity in chelonians. Salamandra (Frankfurt), v. 51, p. 215-220, 2014.

4.
MARIONI, B.2013MARIONI, B.; BOTERO-ARIAS, R. ; FONSECA-JUNIOR, S. . Local community involvement as a basis for sustainable crocodilian management in Protected Areas of Central Amazonia: problem or solution?. Tropical Conservation Science, v. 6, p. 484-492, 2013.

5.
MARIONI, B.;Marioni, Boris2013MARIONI, B.; ARAUJO, D.D. ; VILLAMARIN-JURADO, F. ; DA SILVEIRA, R. . Amazonian Encounters With Four Crocodilian Species in One Single Night. Crocodile Specialist Group Newsletter, v. 32, p. 10-10, 2013.

6.
MARIONI, B.2013MARIONI, B.; VERDADE, L. ; BASSETTI, L. ; COUTINHO, M.E. ; MENDONCA, S.H.M.S. ; VIEIRA, T.Q. ; MAGNUSSON, W.E. ; CAMPOS, Z. . Avaliação do risco de extinção do jacaré-açu Melanosuchus niger (Spix, 1825) no Brasil. Biodiversidade Brasileira, v. 3, p. 31-39, 2013.

7.
CAMPOS, Z.2013CAMPOS, Z. ; MARIONI, B. ; FARIAS, I.P. ; VERDADE, L. ; BASSETTI, L. ; COUTINHO, M.E. ; MENDONCA, S.H.M.S. ; VIEIRA, T.Q. ; MAGNUSSON, W.E. . Avaliação do risco de extinção do jacaré-paguá Paleosuchus palpebrosus (Cuvier, 1807) no Brasil. Biodiversidade Brasileira, v. 3, p. 40-47, 2013.

8.
CAMPOS, Z.2013CAMPOS, Z. ; MARIONI, B. ; VERDADE, L. ; BASSETTI, L. ; COUTINHO, M.E. ; MENDONCA, S.H.M.S. ; VIEIRA, T.Q. ; MAGNUSSON, W.E. . Avaliação do risco de extinção do jacaré-coroa Paleosuchus trigonatus (Schneider, 1801) no Brasil. Biodiversidade Brasileira, v. 3, p. 48-53, 2013.

9.
COUTINHO, M.E.2013COUTINHO, M.E. ; MARIONI, B. ; VERDADE, L. ; BASSETTI, L. ; MENDONCA, S.H.M.S. ; VIEIRA, T.Q. ; MAGNUSSON, W.E. ; CAMPOS, Z. . Avaliação do risco de extinção do jacaré-de-papo-amarelo Caiman latirostris (Daudin, 1802) no Brasil. Biodiversidade Brasileira, v. 3, p. 13-20, 2013.

10.
FARIAS, I.P.2013FARIAS, I.P. ; MARIONI, B. ; VERDADE, L. ; BASSETTI, L. ; COUTINHO, M.E. ; MENDONCA, S.H.M.S. ; VIEIRA, T.Q. ; MAGNUSSON, W.E. ; CAMPOS, Z. . Avaliação do risco de extinção do jacaré-do-pantanal Caiman yacare (Daudin, 1802) no Brasil. Biodiversidade Brasileira, v. 3, p. 21-30, 2013.

11.
FARIAS, I.P.2013FARIAS, I.P. ; MARIONI, B. ; VERDADE, L. ; BASSETTI, L. ; COUTINHO, M.E. ; MENDONCA, S.H.M.S. ; VIEIRA, T.Q. ; MAGNUSSON, W.E. ; CAMPOS, Z. . Avaliação do risco de extinção do jacaré-tinga Caiman crocodilus (Linnaeus, 1758) no Brasil. Biodiversidade Brasileira, v. 3, p. 4-12, 2013.

12.
SCHNEIDER, L.2012SCHNEIDER, L. ; PELEJA, R.P. ; KLUCZKOVSKI, A. ; Marioni, Boris ; VOGT, R. ; DA SILVEIRA, R. . Mercury Concentration in the Spectacled Caiman and Black Caiman (Alligatoridae) of the Amazon: Implications for Human Health. Archives of Environmental Contamination and Toxicology (Print), v. DIGITA, p. DIGIT-DIGIT, 2012.

13.
VILLAMARIN-JURADO, F.2011 VILLAMARIN-JURADO, F. ; MARIONI, B. ; THORBJARNARSON, J. ; NELSON, B.W. ; BOTERO-ARIAS, R. ; MAGNUSSON, W.E. . Conservation and management implications of nest-site selection of the sympatric crocodilians Melanosuchus niger and Caiman crocodilus in Central Amazonia, Brazil. Biological Conservation, v. 144, p. 913-919, 2011.

14.
OLIVEIRA, DEYLA PAULA2010OLIVEIRA, DEYLA PAULA ; FARIAS, IZENI PIRES ; Marioni, Boris ; CAMPOS, ZILCA ; HRBEK, TOMAS . Microsatellite markers for mating system and population analyses of the spectacled caiman Caiman crocodilus (Linnaeus 1758). Conservation Genetics Resources (Online), v. 2, p. 181-184, 2010.

15.
MARIONI, B.;Marioni, Boris2008 MARIONI, B.; DA SILVEIRA, R. ; MAGNUSSON, W.E. ; THORBJARNARSON, J. . Feeding behavior of two sympatric caiman species, Melanosuchus niger and Caiman crocodilus, in the Brazilian Amazon.. Journal of Herpetology, v. 42, p. 768, 2008.

16.
MARIONI, B.;Marioni, Boris2007 MARIONI, B.; DA SILVEIRA, R. . Monitoring caiman populations subjected to high commercial hunting in the Piagaçu-Purus SDR. Crocodile Specialist Group Newsletter, v. 26, p. 6-8, 2007.

17.
MARIONI, B.;Marioni, Boris2007 MARIONI, B.; DA SILVEIRA, R. . Nesting of M. niger and C. crocodilus in the Piagaçu-Purus SDR, Brazil. Crocodile Specialist Group Newsletter, v. 26, p. 8-9, 2007.

18.
VASCONCELLOS, W.R.2006 VASCONCELLOS, W.R. ; HRBEK, T. ; DA SILVEIRA, R. ; DE THOISY, B. ; MARIONI, B. . Population genetic analysis of Caiman crocodilus (Linnaeus, 1758) from South America. Genetics and Molecular Biology, v. 29, p. 220-230, 2006.

19.
MARIONI, B.;Marioni, Boris2003MARIONI, B.; DA SILVEIRA, R. . Caiman feeding behavior in the mamirauà reserve. Crocodile Specialist Group Newsletter, v. 22, p. 13-16, 2003.

Capítulos de livros publicados
1.
MARIONI, B.; BOTERO-ARIAS, R. . As especies Amazônicas. In: Kluczkovski Junior, A.; Mendonça Kluczkovski, A.. (Org.). Cadeia Produtiva de jacarés da Amazônia: aspectos técnicos e comerciais. 1ed.Blumenau: Nova Letra, 2015, v. , p. 31-48.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARIONI, B.; BERTSCH, C. ; DA SILVEIRA, R. . Why birds are common around caiman nests in Central Amazonia?. In: X Neotropical Ornithological Congress, 2015, Manaus. Joint Congress NOC-CBO, Livro de resumo, 2015.

2.
MARIONI, B.; VILLAMARIN-JURADO, F. ; DA SILVEIRA, R. ; THORBJARNARSON, J. . Monitoring caiman populations in the Piagaçu-Purus reserve. In: 20th Working meeting of the Crocodile Specialist Group of the Species Survival Comission of IUCN, 2010, Manaus. Proceeding of the 20th Working meeting of the Crocodile Specialist Group. Gland: IUCN, 2010.

3.
MARIONI, B.; VILLAMARIN-JURADO, F. ; DA SILVEIRA, R. ; THORBJARNARSON, J. . Nesting ecology of two spectacled caiman populations under different hunting pressure in central Amazonia.. In: 20th Working meeting of the Crocodile Specialist Group of the Species Survival Comission of IUCN, 2010, Manaus. Proceeding of the 20th Working meeting of the Crocodile Specialist Group. Glang: IUCN, 2010.

4.
BARRETO, L. ; MUCA, G. ; DA SILVA, V.M. ; MENDONCA, W. ; MARIONI, B. ; DA SILVEIRA, R. . Sexual maturation age of black caiman (Melanosuchus niger) in the Purus river, Brazilian Amazonia.. In: 20th Working meeting of the Crocodile Specialist Group of the Species Survival Comission of IUCN, 2010, Manaus. Proceeding of the 20th Working meeting of the Crocodile Specialist Group. Gland: IUCN, 2010. v. 1.

5.
VILLAMARIN-JURADO, F. ; MARIONI, B. ; MAGNUSSON, W.E. ; NELSON, B.W. ; BOTERO-ARIAS, R. ; THORBJARNARSON, J. . Nest-site selection of Melanosuchus niger and Caiman crocodilus in varzea lakes, central Amazonia, Brazil.. In: 20th Working meeting of the Crocodile Specialist Group of the Species Survival Comission of IUCN, 2010, Manaus. Proceeding of the 20th Working meeting of the Crocodile Specialist Group. Gland: IUCN, 2010.

6.
FREIRE, G.M. ; MARIONI, B. ; DA SILVEIRA, R. . Conservation status of crocodilian populations on the confluence of Negro and Amazonas rivers.. In: 20th Working meeting of the Crocodile Specialist Group of the Species Survival Comission of IUCN, 2010, Manaus. Proceeding of the 20th Working meeting of the Crocodile Specialist Group. Gland: IUCN, 2010.

7.
SILVA, S.E. ; SOUZA, M. M. ; ARAUJO, M.L.G. ; BARCELLOS, J.F. ; MENDONCA, W. ; MARIONI, B. ; DA SILVEIRA, R. . Reproductive biology of Melanosuchus niger in Piagaçu-Purus Amazonas, Brazil.. In: 20th Working meeting of the Crocodile Specialist Group of the Species Survival Comission of IUCN, 2010, Manaus. Proceeding of the 20th Working meeting of the Crocodile Specialist Group. Gland: IUCN, 2010.

8.
MENDONCA, W. ; DA SILVEIRA, R. ; MARIONI, B. ; MAGNUSSON, W.E. ; THORBJARNARSON, J. . Effect of water level, distance from community and hunting effort on caiman meat production.. In: 20th Working meeting of the Crocodile Specialist Group of the Species Survival Comission of IUCN, 2010, Manaus. Proceeding of the 20th Working meeting of the Crocodile Specialist Group. Gland: IUCN, 2010.

9.
SOUZA, M. M. ; SILVA, S.E. ; ARAUJO, M.L.G. ; BARCELLOS, J.F. ; MENDONCA, W. ; MARIONI, B. ; DA SILVEIRA, R. . Reproductive biology of Caiman crocodilus at Piagaçu-Purus reserve, central Amazonia.. In: 20th Working meeting of the Crocodile Specialist Group of the Species Survival Comission of IUCN, 2010, Manaus. Proceeding of the 20th Working meeting of the Crocodile Specialist Group. Gland: IUCN, 2010.

10.
MENDONCA, W. ; DA SILVEIRA, R. ; MARIONI, B. ; MAGNUSSON, W.E. ; THORBJARNARSON, J. . Factors affecting size of caimans poached with baited hooks in flooded forests of central Amazonia, Brazil.. In: 20th Working meeting of the Crocodile Specialist Group of the Species Survival Comission of IUCN, 2010, Manaus. Proceeding of the 20th Working meeting of the Crocodile Specialist Group. Gland: IUCN, 2010.

11.
VILLAMARIN-JURADO, F. ; FREIRE, G.M. ; Da SILVA, G. ; LACERDA, J. ; MARIONI, B. ; NOBRE, A.N. ; RIBEIRO, M. ; SILVA, E C. ; GOMES, A.W.M. ; DA SILVEIRA, R. . Monitoring the Paleosuchus trigonatus population of a large Brazilian amazon urban forest fragment.. In: 20th Working meeting of the Crocodile Specialist Group of the Species Survival Comission of IUCN, 2010, Manaus. Proceeding of the 20th Working meeting of the Crocodile Specialist Group. Gland: IUCN, 2010.

12.
OLIVEIRA, D.P. ; MARIONI, B. ; FARIAS, I.P. ; HRBEK, T. . Multiple paternity in Caiman crocodilus from the Piagaçu-Purus sustainable development reserve.. In: 20th Working meeting of the Crocodile Specialist Group of the Species Survival Comission of IUCN, 2010, Manaus. Proceeding of the 20th Working meeting of the Crocodile Specialist Group. Gland: IUCN, 2010.

13.
NASCIMENTO, C.A. ; FREIRE, G.M. ; MARIONI, B. ; DA SILVEIRA, R. . Evaluation of seized caimans from illegal trade in the Amazonas state.. In: 20th Working meeting of the Crocodile Specialist Group of the Species Survival Comission of IUCN, 2010, Manaus. Proceeding of the 20th Working meeting of the Crocodile Specialist Group. Gland: IUCN, 2010.

14.
OLIVEIRA, D.P. ; MARIONI, B. ; CAMPOS, Z. ; FARIAS, I.P. ; HRBEK, T. . Isolation and characterization of microsatellite markers for Caiman crocodilus.. In: 20th Working meeting of the Crocodile Specialist Group of the Species Survival Comission of IUCN, 2010, Manaus. Proceeding of the 20th Working meeting of the Crocodile Specialist Group. Gland: IUCN, 2010.

15.
BOTERO-ARIAS, R. ; MARIONI, B. ; DA SILVEIRA, R. . Ten-year attempt at caiman management in the Brazilian amazon. Botero-Arias, Marioni, Da Silveira. In: 20th Working meeting of the Crocodile Specialist Group of the Species Survival Comission of IUCN, 2010, Manaus. Proceeding of the 20th Working meeting of the Crocodile Specialist Group. Gland: IUCN, 2010.

16.
KLUCZKOVSKI, A. ; MARKENDORF, F. ; MARIONI, B. ; FREIRE, G.M. ; TERRA, A. K. ; DA SILVEIRA, R. . Crocodile meat from protocol for slaughter in applied base floating in reserve for sustainable development Piagaçu-Purus.. In: 20th Working meeting of the Crocodile Specialist Group of the Species Survival Comission of IUCN, 2010, Manaus. Proceeding of the 20th Working meeting of the Crocodile Specialist Group. Gland: IUCN, 2010.

17.
KLUCZKOVSKI, A. ; SOTERO-MARTINS, A. ; CARNEIRO, M. ; COIMBRA, R.F. ; AZEVEDO, M.L. ; MARIONI, B. ; DA SILVEIRA, R. . Bacteriological quality of caiman meat of animals of reserve for sustainable development Piagaçu-Purus, Amazonas.. In: 20th Working meeting of the Crocodile Specialist Group, 2010, Manaus. Proceeding of the 20th Working meeting of the Crocodile Specialist Group. Gland: IUCN, 2010.

18.
MUCA, G. ; BARRETO, L. ; LOBO, S. ; BASTOS, C. ; DA SILVA, V.M. ; MENDONCA, W. ; MARIONI, B. ; DA SILVEIRA, R. . Skeletochronology of Caiman crocodilus in the Piagaçu-Purus reserve, central Amazonia.. In: 20th Working meeting of the Crocodile Specialist Group of the Species Survival Comission of IUCN, 2010, Manaus. 20th Working meeting of the Crocodile Specialist Group of the Species Survival Comission of IUCN. Gland: IUCN, 2010.

19.
MARIONI, B.; BOTERO-ARIAS, R. ; THORBJARNARSON, J. . Caiman nest monitoring by local communities in the Piagaçu-Purus sustainable development reserve, Amazonas-Brazil.. In: 19th Working meeting of IUCN-SSC Crocodile Specialist Group, 2008, Santa Cruz de la Sierra - Boli. Proceedings of the 19th Working meeting of the Crocodile Specialist Group. Gland, Suiça: IUCN, 2008. v. 1.

20.
BOTERO-ARIAS, R. ; MARIONI, B. ; THORBJARNARSON, J. . Management of caiman in the Brazilian Amazon: a case study.. In: 6th World Congress of Herpetology, 2008, Manaus - Brasil. 6th World Congress of Herpetology, 2008. v. 1.

21.
MARIONI, B.; BOTERO-ARIAS, R. ; THORBJARNARSON, J. . Hunt, management and productive values of caimans in the Amazon.. In: 6th World Congress of Herpetology, 2008, Manaus - Brasil. 6th World Congress of Herpetology, 2008. v. 1.

22.
DA SILVEIRA, R. ; MARIONI, B. . Caça, manejo, ciencia e cadeia produtiva de jacarés na Amazõnia.. In: Terceiro Congresso Brasileiro de Herpetologia, 2007, Belém - Brasil. 3 Congresso Brasileiro de Herpetologia, 2007. v. 1. p. 1-134.

23.
MARIONI, B.; DA SILVEIRA, R. . Illegal caiman hunting in the sustainable development reserve Piagaçu-Purus, Brazilian Amazon. In: 18th Working meeting of IUCN-SSC Crocodile Specialist Group, 2006, Montélimar - França. Prtoceedings of the 18th Working meeting of the Crocodile Specialist Group. Gland, Suiça: IUCN, 2006. v. 18.

24.
LILY, R. O. ; CATENAZZI, A. ; PESANTES, O. ; Espejo, V. ; MARIONI, B. . FEEDING BEHAVIOR OF THE BLACK CAIMAN (MELANOSUCHUS NIGER) AND SPECTACLET CAIMAN (CAIMAN CROCODILUS CROCODILUS) IN THE MAMIRAUA SUTAINAIBLE DEVELOPMENT RESERVE. In: VI Congresso Latinoamericano de Herpetologia, 2003, Lima, Peru. VI Congresso Latinoamericano de Herpetologia, Programa y resumenes. Lima, Peru: Museo de Historia Natural de la Universidad Nacional Mayor de San Marcos e CIMA, 2003. v. 1. p. 70-70.

Artigos aceitos para publicação
1.
MARIONI, B. ; ARAUJO, D.D. ; BOTERO-ARIAS, R. ; NOGUEIRA, A.J.A. ; MAGNUSSON, W.E. ; DA SILVEIRA, R. . Nest attendance influences the diet of nesting female spectacled caiman (Caiman crocodilus) in Central Amazonia, Brazil.. Herpetological Journal, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
PRADO, C. ; BACCARO, F.B. ; MARIONI, B. . Caiman nests are not favorable sites for ant colonies, in central-western Amazonia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
FAMELLI, S. ; MARIONI, B. ; VIEIRA, M.A. ; ERICKSON, J. . Amazonian turtles harvest: a participatory monitoring and evaluation program at an Amazonian Sustainable Development Reserve. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ARAUJO, D.D. ; BARAO-NOBREGA, J.A.L. ; RODRIGUES, P.P. ; LACERDA, J. ; FREIRE, G.M. ; MARIONI, B. ; DA SILVEIRA, R. . Dieta alterada de jacarés urbanos na amazônia central. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MARIONI, B.; BERTSCH, C. ; DA SILVEIRA, R. . Why birds are common around caiman nests in Central Amazonia?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
BARAO-NOBREGA, J.A.L. ; MARIONI, B. ; ARAUJO, D.D. ; VILLAMARIN-JURADO, F. ; SOARES, A.M.V.M. ; MAGNUSSON, W.E. ; DA SILVEIRA, R. . PERTURBAÇÃO ASSOCIADA À PESQUISA APRESENTA UM IMPACTO MÍNIMO NA PREDAÇÃO NATURAL EM NINHOS DE JACARETINGA (Caiman crocodilus crocodilus) NA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PIAGAÇU-PURUS, AMAZÓNIA CENTRAL, BRASIL.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
BARAO-NOBREGA, J.A.L. ; MARIONI, B. ; ARAUJO, D.D. ; BOTERO-ARIAS, R. ; NOGUEIRA, A.J.A. ; MAGNUSSON, W.E. ; DA SILVEIRA, R. . COMO OS CUIDADOS NO NINHO INFLUENCIAM A DIETA DAS FÊMEAS NIDIFICANTES DE JACARÉTINGA (Caiman crocodilus crocodilus) NA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PIAGAÇU-PURUS, AMAZONIA CENTRAL, BRASIL.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
MARIONI, B.; ARAUJO, D.D. ; ERICKSON, J. . Experiência de manejo de duas espécies de quelônios (Podocnemis expansa e P. unifilis) e do auto-monitoramento com base comunitária na RDS Piagaçu-Purus no baixo Rio Purus, Amazônia Central, Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BARAO-NOBREGA, J.A.L. ; MARIONI, B. ; PACIULLO, P. R. ; BOTERO-ARIAS, R. ; NOGUEIRA, A.J.A. ; MAGNUSSON, W.E. ; DA SILVEIRA, R. ; MARCON, J.L. . O custo da nidificação: condição corporal e parâmetros sangüíneos em fêmeas nidificantes de jacaré-tinga (Caiman crocodilus) na Amazônia central. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
ERICKSON, J. ; MARIONI, B. ; WALDEZ, F. . Participação comunitária no monitoramento de áreas de uso e de reprodução de quelônios na RDS-Piagaçu Purus, no Baixo Purus. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
ERICKSON, J. ; OLIVEIRA, D.P. ; MARIONI, B. . REGISTRO DA PRIMEIRA DESOVA DE PODOCNEMIS SEXTUBERCULATA CORNALIA, 1849 POR MEIO DO MONITORAMENTO PARTICIPATIVO NA RDS ? PIAGAÇU PURUS: INFORMAÇÕES PRELIMINARES SOBRE O SISTEMA DE ACASALAMENTO DA ESPÉCIE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
ARAUJO, D.D. ; MARIONI, B. . DISTRIBUIÇÃO, OCORRÊNCIA, ESTRUTURA POPULACIONAL E ÁREA DE VIDA DOS CROCODILIANOS AMAZÔNICOS NO BAIXO RIO PURUS, AMAZÔNIA CENTRAL, BRASIL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
MARIONI, B.; WALDEZ, F. ; RABELLO-NETO J.G. ; BOTERO-ARIAS, R. . MONITORAMENTO PARTICIPATIVO E INTEGRADO DE ESPÉCIES CHAVE DA FAUNA AQUATICA PARA O MANEJO COMUNITÁRIO NAS FLORESTAS DE VÁRZEAS DO BAIXO RIO PURUS, AMAZÔNIA CENTRAL, BRASIL.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
BRUNO, R.S. ; VERBA J.T. ; ARANTES, M. ; MARIONI, B. ; ROSSONI F. ; RABELLO-NETO J.G. . EVOLUÇÃO DAS CONTAGENS DE PIRARUCU (Arapaima gigas) EM AMBIENTES MANEJADOS NA VÁRZEA DO BAIXO RIO PURUS, AMAZONAS ? BRASIL.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
MARIONI, B.; VILLAMARIN-JURADO, F. ; DA SILVEIRA, R. ; THORBJARNARSON, J. . MONITORING CAIMAN POPULATIONS IN THE PIAGAÇU-PURUS RESERVE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
MARIONI, B.; VILLAMARIN-JURADO, F. ; DA SILVEIRA, R. ; THORBJARNARSON, J. . NESTING ECOLOGY OF TWO SPECTACLED CAIMAN POPULATIONS UNDER DIFFERENT HUNTING PRESSURE IN CENTRAL AMAZONIA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
BOTERO-ARIAS, R. ; MARIONI, B. ; DA SILVEIRA, R. . TEN-YEAR ATTEMPT AT CAIMAN MANAGEMENT IN THE BRAZILIAN AMAZON. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
VILLAMARIN-JURADO, F. ; MARIONI, B. ; MAGNUSSON, W.E. ; NELSON, B.W. ; BOTERO-ARIAS, R. ; THORBJARNARSON, J. . NEST-SITE SELECTION OF MELANOSUCHUS NIGER AND CAIMAN CROCODILUS IN VÁRZEA LAKES, CENTRAL AMAZONIA, BRAZIL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
MARIONI, B.; BOTERO-ARIAS, R. ; SANTIAGO, H.C. ; WALDEZ, F. . Monitoramento comunitário de ninhos de jacarés em unidade de Conservação do Estado do Amazonas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
MARIONI, B.. Monitoramento de populações de jacarés sujeitas a alta pressão de caça no baixo Rio Purus.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
11° Simposio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia.COMO OS CUIDADOS NO NINHO INFLUENCIAM A DIETA DAS FÊMEAS NIDIFICANTES DE JACARÉTINGA (Caiman crocodilus crocodilus) NA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PIAGAÇU-PURUS, AMAZONIA CENTRAL, BRASIL. 2014. (Simpósio).

2.
XI Congresso Internacional de manejo de Fauna na Amazonia e America latina. Experiência de manejo de duas espécies de quelônios (Podocnemis expansa e P. unifilis) e do auto-monitoramento com base comunitária na RDS Piagaçu-Purus no baixo Rio Purus, Amazônia Central, Brasil. 2014. (Congresso).

3.
10° Simposio sobre Conservaçao e Manejo Participativo na Amazonia.DISTRIBUIÇÃO, OCORRÊNCIA, ESTRUTURA POPULACIONAL E ÁREA DE VIDA DOS CROCODILIANOS AMAZÔNICOS NO BAIXO RIO PURUS, AMAZÔNIA CENTRAL, BRASIL. 2013. (Simpósio).

4.
I Simposio Brasileiro de Ciencias Fisiológicas.O CUSTO DA NIDIFICAÇAO: RESULTADOS DO PRIMEIRO ESTUDO REALIZADO EM FÊMEAS NIDIFICANTES DE CAIMAN CROCODILUS NA AMAZÔNIA CENTRAL, BRASIL.. 2013. (Simpósio).

5.
Simposio do Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica.ERITROGRAMA DE TRÊS POPULAÇÕES DE JACARETINGA (CAIMAN CROCODILUS CROCODILUS) EM AMBIENTE URBANO, VÁRZEA OU PALEOVÁRZEA NA AMAZÔNIA CENTRAL, BRASIL.. 2013. (Simpósio).

6.
XI CONGRESSO DE ECOLOGIA DO BRASIL E I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ECOLOGIA. REGISTRO DA PRIMEIRA DESOVA DE PODOCNEMIS SEXTUBERCULATA CORNALIA, 1849 POR MEIO DO MONITORAMENTO PARTICIPATIVO NA RDS ? PIAGAÇU PURUS: INFORMAÇÕES PRELIMINARES SOBRE O SISTEMA DE ACASALAMENTO DA ESPÉCIE. 2013. (Congresso).

7.
X Congresso Internacional de manejo de Fauna na Amazonia e America latina. MONITORAMENTO PARTICIPATIVO E INTEGRADO DE ESPÉCIES CHAVE DA FAUNA AQUATICA PARA O MANEJO COMUNITÁRIO NAS FLORESTAS DE VÁRZEAS DO BAIXO RIO PURUS, AMAZÔNIA CENTRAL, BRASIL.. 2012. (Congresso).

8.
X Congresso Internacional de manejo de Fauna na Amazonia e America latina. EVOLUÇÃO DAS CONTAGENS DE PIRARUCU (Arapaima gigas) EM AMBIENTES MANEJADOS NA VÁRZEA DO BAIXO RIO PURUS, AMAZONAS ? BRASIL.. 2012. (Congresso).

9.
XX Meeting of IUCN - Crocodile Specialist Group. MONITORING CAIMAN POPULATIONS IN THE PIAGAÇU-PURUS RESERVE. 2010. (Congresso).

10.
XX Meeting of IUCN - Crocodile Specialist Group. NESTING ECOLOGY OF TWO SPECTACLED CAIMAN POPULATIONS UNDER DIFFERENT HUNTING PRESSURE IN CENTRAL AMAZONIA. 2010. (Congresso).

11.
19th Working meeting of IUCN-SSC Crocodile Specialist Group. Caiman nest monitoring by local communities in the Piagaçu-Purus sustainable development reserve, Amazonas-Brazil.. 2008. (Congresso).

12.
6th World Congress of Herpetology. Hunt, management and productive values of caimans in the Amazon.. 2008. (Congresso).

13.
IV SIMPOSIO INTERNO DE MONITORAMENTO.MONITORAMENTO DE POPULAÇÕES DE CROCODILIANOS SUJEITAS A UMA PRESSÃO DE CAÇA NO BAIXO RIO PURUS. 2007. (Simpósio).

14.
WORKSHOP - WCS WILDLIFE CROSS-CUTTING PROGRAM.WILDLIFE MANAGEMENT IN PIAGAçU-PURUS SUSTAINABLE DEVELOPMENT RESERVE, AMAZONAS, BRAZIL. 2007. (Oficina).

15.
18th Working Meeting of the IUCN-SSC Crocodile Specialist Group. Illegal Caiman Hunting in the Sustainable Development Reserve Piagaçu-Purus, Brazilian Amazonia. 2006. (Congresso).

16.
VII Congresso de manejo de fauna na Amazonia. 2004. (Congresso).

17.
2003 Joint Meeting of Herpetologists and Ichtyologists. FEEDING BEHAVIOR OF THE BLACK CAIMAN (MELANOSUCHUS NIGER) AND SPECTACLET CAIMAN (CAIMAN CROCODILUS CROCODILUS) IN THE MAMIRAUA SUTAINAIBLE DEVELOPMENT RESERVE.. 2003. (Congresso).

18.
VI Congresso Latinoamericano de Herpetologia. FEEDING BEHAVIOR OF THE BLACK CAIMAN (MELANOSUCHUS NIGER) AND SPECTACLET CAIMAN (CAIMAN CROCODILUS CROCODILUS) IN THE MAMIRAUA SUTAINAIBLE DEVELOPMENT RESERVE. 2003. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 2:58:32