José Assis Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4285578275266386
  • Última atualização do currículo em 08/10/2017


Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2008) e doutorado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Alagoas (2015). Atualmente é professor do Instituto Federal de Alagoas - e da Universidade Estadual de Alagoas. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em formação de professores de inglês, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias e ensino de inglês, interação, letramentos e ensino-aprendizagem, habilidades orais e escritas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
José Assis Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, J. A.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Alagoas - Matriz, UNED-PALMEIRA DOS ÍNDIOS.
Avenida Alagoas
Palmeira de Fora
57600000 - Palmeira dos Índios, AL - Brasil
Telefone: (082) 34212635
URL da Homepage: www.cefet.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Letras e Lingüística.
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Título: Ensino-aprendizagem de inglês no Ensino Médio do Instituto Federal de Alagoas: reflexões sobre TICs e práticas pedagógicas, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Ifa.
2006 - 2008
Mestrado em Letras.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Ensino-aprendizegem de ILE:fundamentos e desafios do processo,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Jan Edson Rodrigues Leite.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: interação; ILE.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.




Formação Complementar


2013 - 2013
Extensão universitária em Teacher Training and English Language Enhancement. (Carga horária: 192h).
University of South Carolina, USC, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Alagoas, UNEAL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20


Instituto Federal de Alagoas - Matriz, IFAL, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40



Projetos de extensão


2016 - 2016
Proatividade e Inclusão Social (FUNDANOR)
Descrição: Propomos como projeto de extensão o desenvolvimento de uma oficina literária chamada: Projeto Proatividade e Inclusão Social. Este projeto foi desenvolvido em 2016 junto a FUNDANOR (Fundação de Amparo ao Menor) e alcançou 85 jovens no município de Palmeira dos Índios acolhidos por esta instituição..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, J. A.. Expressão de humor na música. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SANTOS, J. A.. Sentidos de ensinar/aprender na contemporaneidade: reflexões teórico-práticas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SANTOS, J. A.. INGLÊS NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO: UMA REFLEXÃO SOBRE O USO PEDAGÓGICO DAS TICs NO PROCESSO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTOS, J. A.. A música no cotexto das relações humanas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SANTOS, J. A.. ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS MEDIADO PELAS TICS NO ENSINO MÉDIO-TÉCNICO DA ESCOLA PÚBLICA: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTOS, J. A.; IFA, S. . ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS NA PERSPECTIVA DOS NOVOS LETRAMENTOS NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO: IMPACTOS E REFLEXOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTOS, J. A.. Língua e Cultura: uma reflexão sobre impactos da globalização. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
SANTOS, J. A.. ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS NA PERSPECTIVA DOS NOVOS LETRAMENTOS NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO: INVESTIGANDO POSTURAS NA ERA DIGITAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SANTOS, J. A.. O PROFESSOR DE INGLÊS E OS DESAFIOS DOS NOVOS LETRAMENTOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
SANTOS, J. A.. The multicuturalism of music in the teacging of English. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
SANTOS, J. A.. Multiculturalidade e Ensino de Língua Inglesa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SANTOS, J. A.. ENSINO/APRENDIZAGEM DE ILE: FUNDAMENTOS E DESAFIOS DO PROCESSO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
SANTOS, J. A.. Tradução de textos musicais em língua inglesa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, R. N. ; SANTOS, J. A. . Prova de proficiência em língua Inglesa. 2016. (Prova de Seleção).

2.
SANTOS, J. A.. Music and Multiculturalism in the teaching of English. 2011. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NEVES, M.V.T; SILVA, M. M. P.; SANTOS, J. A.. Participação em banca de José Manoel Inocêncio da Silva.Contribuições do letramento digital nas práticas pedagógicas no ensino de língua inglesa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas.

2.
NEVES, M.V.T; SANTOS, J. A.; SILVA, M. M. P.. Participação em banca de Maria Joselúcia Oliveira Cardoso.As perspectivas sobre interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade de cinco professores de LI de Pernambuco. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas.

3.
NEVES, M.V.T; SANTOS, J. A.; SILVA, M. M. P.. Participação em banca de Silvaneide Calixto da Rocha.A música como mediadora no ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas.

4.
SANTOS, R. R. P.; OLIVEIRA, J. M. B.; SANTOS, J. A.. Participação em banca de Edilange Ribeiro da Silva.A motivação na aprendizagem de língua inglesa no 8º ano do ensino fundamental de uma escola estadual em Belém - AL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas.

5.
SANTOS, R. R. P.; SANTOS, J. A.; OLIVEIRA, J. M. B.. Participação em banca de Erivaldo dos Santos Belarmino.A influência da música no ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas.

6.
SANTOS, R. R. P.; SANTOS, J. A.; OLIVEIRA, J. M. B.. Participação em banca de Cynthia de Souza Cavalcante.Formação continuada de professores de inglês: relatos de experiências de professores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas.

7.
SANTOS, J. A.. Participação em banca de Fayza de Araújo Caballero.Os Desvios Ortográficos na Representação do [S] Interferem na Comunicação?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS) - Universidade Estadual de Alagoas.

8.
CRISÓSTOMO, VILMA; SANTOS, J. A.. Participação em banca de VILMA CRISÓSTOMO.UMA REFLEXÃO SOBRE ABORDAGEM COMUNICATIVA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS) - Universidade Estadual de Alagoas.

9.
SANTOS, J. A.. Participação em banca de Adilson Lima da Silva.A linguagem Indígena Wakanã - kariri - xucuru na atualidade em Palmeira dos Índios -AL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS) - Universidade Estadual de Alagoas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
C. Gurgel; SANTOS, R. R. P.; SANTOS, J. A.. Avaliação de estado probatório. 2017. Instituto Federal de Alagoas - Campus PIn.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1° Feira de Livros Da Editora da UNEAL - EDUNEAL. Comissão Organizadora. 2017. (Feira).

2.
I Seminário PIBID Letras Campus III.Linguagens e Expressão de Humor: Bem-estar e Criticidade. 2017. (Seminário).

3.
IV Fórum de Cultura e Territorialidade.Expressão de Humor na Música. 2017. (Oficina).

4.
II ERELIN: II Encontro Regional de Linguística.Línguas Estrangeiras e Linguística. 2016. (Seminário).

5.
I COLL.INGLÊS NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO: UMA REFLEXÃO SOBRE O USO PEDAGÓGICO DAS TICs NO PROCESSO. 2014. (Seminário).

6.
FOCULT.LÍNGUA E CULTURA: UMA REFLEXÃO SOBRE IMPACTOS DA GLOBALIZAÇÃO. 2013. (Oficina).

7.
III Conferência Internacional Brasil - Canadá Transletramentos, Fronteiras e Ensino de Línguas e Literaturas. Ensino-aprendizagem de inglês na perspectiva dos novos letramentos no ensino médio público: investigando posturas na era digital. 2013. (Congresso).

8.
II SEFELI I SIMPÓSIO TRANSCULTURALIDADE, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO.ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS MEDIADO PELAS TICS NO ENSINO MÉDIO-TÉCNICO DA ESCOLA PÚBLICA: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2013. (Simpósio).

9.
Abertura do ano letivo.Fenômeno Aprendizagem e Cidadania. 2011. (Encontro).

10.
I Semana NEDEC "Direito, Educação e Cidadania.Estratégias de Leitura em Língua Inglesa. 2010. (Simpósio).

11.
PGL - 003 - Linguística Aplicada e Ensino de Línguas. 2010. (Outra).

12.
II SEMINÁRIO VOCACIONAL.O OFÍCIO DE SER PROFESSOR. 2008. (Seminário).

13.
SEMINÁRIO EDUCACIONAL.O FENÔMENO APRENDIZAGEM E CONCEPÇÕES. 2008. (Seminário).

14.
IIIJornada Pedagógica "LIBRAS" A Segunda Língua Brasileira. 2007. (Seminário).

15.
I SEMANA DE LETRAS: LINGUAGENS EM INTERAÇÃO.TEXTOS MUSICAIS EM AULA DE LÍNGUA INGLESA. 2006. (Encontro).

16.
XXI Jornada de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE. Tradução de Textos Musicais em Língua Inglesa. 2006. (Congresso).

17.
XXI JORNADA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE - GELNE. 2006. (Congresso).

18.
XX Jornada Nacional de Estudos Linguísticos. 2004. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Sueli Rodrigues Ramos. A importância da inserção de disciplina Língua Inglesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: José Assis Santos.

2.
Sherlâyne Carla da Silva Batista. A impotância do Ensino-Aprendizagem de Lingua Inglesa nos Anos Iniciais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: José Assis Santos.

3.
Ana Vitória Fernandes Costa. Multiletramento e Ensino-aprendizagem de Inglês: Uma Reflexão sobre o uso do Gênero Musical no processo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: José Assis Santos.

4.
Yvone Lima da Silva. Letramentos e suas implicações para o ensino de língua inglesa: uso das TDIC na percepção dos professores em pré-serviço. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: José Assis Santos.

5.
Marcela Feitosa do Nascimento Barbosa. Gêneros textuais eo ensino-aprendizagem de língua inglesa: uma reflexão sobre a música como instrumento mediador do processo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: José Assis Santos.

6.
Carla Emanuelle Barros Wanderley Morais. Tecnologias digitais e ensino-aprendizagem de inglês: um estudo sobre práticas pedagógicas no ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: José Assis Santos.

7.
Karine Tavares de Oliveira. O uso da música no ensino fundamental: uma estratégia pedagógica no desenvolvimento das habilidades orais e escritas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: José Assis Santos.

8.
Michelle Melros Vieira. O estrangeirismo nas aulas e inglês sob uma percepção motivadora do processo ensino-aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: José Assis Santos.

9.
Maíra Tamara de Oliveira Barros Ferro. Ensino-aprendizagem de língua inglesa no fundamental público na perspectiva da autonomia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: José Assis Santos.

10.
Aurilena Calixto Barros. A interação em sala e aula de língua inglesa como estratégia para desenvolver habilidades orais e escritas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: José Assis Santos.

11.
Alani Soares. Inglês no ensino médio público: uma reflexão sobre o papel da interação no desenvolvimento das habilidades orais e escritas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: José Assis Santos.

12.
VILMA CRISÓSTOMO DO NASCIMENTO. ENSINO-APRENDIZAGEM DE ILE NA REDE PÚBLICA: Uma reflexão sobre a importância da competência linguístico-comunicativa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: José Assis Santos.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, J. A.. Sentidos de ensinar/aprender na contemporaneidade: reflexões teórico-práticas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 22:30:04