João Paulo da Conceição Alves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8550073679337988
  • Última atualização do currículo em 06/12/2018


Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPa). É Professor Adjunto II, pesquisador na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPa). Possui Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá (2009) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2006). É Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Trabalho e Formação Humana (GEFOR), e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE/UFPa), além de Assessor de Pesquisa (Portaria Nº 0416/2017-UNIFAP), e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Pedagogia (Portaria Nº 1317/2018 - UNIFAP). É associado à ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação), à SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e à ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação). Participa de pesquisas relacionadas às sub-áreas Trabalho e Educação; Trabalho, Tecnologia e Cultura; Formação Humana e Ensino Médio, a partir dos grupos de pesquisas GEFOR e GEPTE. Tem ministrado as seguintes disciplinas: Políticas e Legislação da Educação Brasileira, Estágio Supervisionado e Seminários de Pesquisa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
João Paulo da Conceição Alves
Nome em citações bibliográficas
ALVES, João Paulo da Conceição


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Gênese e Materialidade da Noção de Competências na prática pedagógica de Professores de uma escola de Ensino Médio na cidade de Macapá/Ap, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Ronaldo Marcos de Lima Araujo.
Palavras-chave: Pedagogia das Competências; Prática Pedagógica; Pragmatismo; Estado do Amapá.
Grande área: Ciências Humanas
2007 - 2009
Mestrado em Mestrado Integrado em Desenvolvimento Regional.
Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil.
Título: Perspectivas do Aluno Negro da Escola Pública sobre sua Inserção no Mundo do Trabalho,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Eugénia da Luz Silva Foster.
Palavras-chave: Capitalismo, Trabalho, Educação e Relações Raciais.
Grande área: Ciências Humanas
2012 - 2012
Aperfeiçoamento em Doutorado Sanduíche. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Educação, UFMG/FAE, Brasil.
Título: Percepções de docentes do ensino médio sobre sua prática pedagógica na escola básica. Ano de finalização: 2012.
Orientador: Fernando Selmar Rocha Fidalgo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2002 - 2006
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: O Trabalho com a Cultura Local no Currículo Escolar.
Orientador: Madson Rocha Ribeiro.




Formação Complementar


2012 - 2012
A crise econômica internacional. (Carga horária: 45h).
CAPES: Escola de Altos Estudos/ Universidade Estadual do Rio de Janeiro, CAPES/UERJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 5, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrando a Disciplina Educação e Movimentos Sociais (75h).

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 5
Outras informações
Ministrei a Disciplina Políticas Educacionais na Amazônia (45h) no Curso de Mestrado em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPa).

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2
Outras informações
Ministrei a Disciplina Seminário de Pesquisa (30h) no Curso de Mestrado em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPa).

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrei a Disciplina Estágio Supervisionado III (150h).

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações
Ministrou a disciplina PLANEJAMENTO EDUCACIONAL(75h) no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrou a disciplina POLÍTICA, GESTÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (30h) no Curso de Especialização em Política Educacional.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrou a disciplina SEMINÁRIO DE PESQUISA (30h) no Curso de Especialização em Política Educacional.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrou a disciplina POLÍTICA E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (60h) no Curso de Licenciatura em Geografia.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrou a disciplina EDUCAÇÃO E TRABALHO (60h) no Curso de Licenciatura em Pedagogia/PARFOR.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrei a Disciplina Estágio Supervisionado III (150h).

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrou a disciplina POLITICA E LEGISLACAO EDUCACIONAL BRASILEIRA (60h) no Curso de Licenciatura em Matemática.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrou a disciplina ESTAGIO SUPERVISIONADO III (150h) no Curso de Licenciatura em Pedagogia.

Atividades

05/2015 - Atual
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento Educacional
04/2016 - 05/2016
Ensino, Política Educacional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Política, Gestão e Financiamento da Educação Básica
12/2015 - 04/2016
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política e Legislação da Educação Brasileira
12/2015 - 04/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado III

Associação Nacional de Política e Administração da Educação - Sede, ANPAE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Associado


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 15
Outras informações
Ministrou a disciplina Filosofia da Educação, como Professor-bolsista do Programa de Formação de Professores (PARFOR), no curso de Pedagogia, na cidade de Belém-Pa.

Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Grupo de Estudos e Pesquisas, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrou a disciplina Avaliação Educacional, como Professor-bolsista do Programa de Formação de Professores (PARFOR), no curso de Pedagogia, na cidade de Breves-Pa.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 60
Outras informações
Ministrou a disciplina Prática Pedagógica, como Professor-bolsista do Programa de Formação de Professores (PARFOR), no curso de Pedagogia, na cidade de Breves-Pa.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrou a disciplina Teoria do Currículo, como Professor-bolsista do Programa de Formação de Professores (PARFOR), no curso de Pedagogia, na cidade de Bujaru-Pa.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coord. de Programa de Iniciação à Docência, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenador do Programa de Iniciação à Docência.


Secretaria de Estado de Educação, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pedagogo, Carga horária: 40


Instituição de Ensino Superior do Marajó, IESM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 30
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira (CH:60h); Antropologia (CH:60h); Didática Geral (CH:60h); Metodologia do Ensino de História (CH:60h); Economia e Políticas Educacionais (CH:60h); Metodologia do Ensino da Matemática (CH:60h); Tecnologia em Mídias Educacionais (CH:60h) e Estágio Supervisionado (CH:60h).


Escola Raimunda Virgolino, RV, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pedagogo - Coord. Pedagógico, Carga horária: 40
Outras informações
Atualmente, estou em licença para formação em nível de Doutorado, com lotação funcional na Escola Estadual de Ensino Médio Raimunda Virgolino, portanto sem atuar na escola.


Secretaria Municipal de Educação de Breves, SEMED, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Pedagógico 1ª a 4ª série, Carga horária: 20


Escola Estadual Ruth de Almeida Bezerra, EE RUTH BEZERRA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pedagogo, Carga horária: 40


Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura, PPGEDUC/UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 5
Outras informações
Ministrei as seguintes disciplinas: 1- Políticas Educacionais na Amazônia (45h); 2- Seminário de Pesquisa (15h).


Faculdade de Educação Tecnológica da Amazônia, FEAM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 60
Outras informações
Ministrou as disciplinas Educação: - Pensamento e Sociedade (20h); - Tópicos Especiais em Educação - Ênfase em Educação Especial (20h); - Currículo: Espaço na Reconstrução Educacional (20h).


GT Mundos do Trabalho Associação Nacional de História, ANPUH, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Membro do Grupo, Enquadramento Funcional: Membro do Grupo
Outras informações
Endereço: https://gtmundosdotrabalho.files.wordpress.com/2013/07/00-membros-do-gt-mundos-do-trabalho3.pdf


Programa de Pós-Graduação em Educação/ UFPa, PPGED/UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Membro do Colegiado, Enquadramento Funcional: Membro do Colegiado na condição de discente


Universidade Federal do Pará/ Escola do Trabalho, UFPA/ET, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Estudos e Pesquisas do GEPTE, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenador de Estudos e Pesquisas do GEPTE (Grupo de Estudos sobre Trabalho e Educação)



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
ANÁLISES E MEDIAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE REALIZAÇÃO, A QUALIDADE SOCIAL E A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO AMAPÁ MEDIANTE A UTILIZAÇÃO DE INDICADORES EDUCACIONAIS
Descrição: O presente projeto de pesquisa será desenvolvido a partir da análise e de mediações sobre as formas de realização, a qualidade social e a política de formação do ensino médio no estado do Amapá mediante a utilização de alguns indicadores educacionais. Para tanto, observaremos as variáveis reprovação, aprovação, abandono, distorção idade-série e nível sócio- econômico. Os dados serão coletados do sítio do INEP, e o seu tratamento se dará mediante abordagens quantitativa e qualitativa. As análises serão referentes ao ano de 2014, considerando neste caso, a última publicação do INEP. Os dados coletados serão analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. A ênfase será dada ao Ensino Médio nos seus espaços rurais e urbanos, nas redes pública e privada, e em suas diversas formas de realização neste estado. Apesar da utilização de dados do ensino médio no Amapá, ressaltamos a sua necessária projeção/contextualização com a realidade regional, no caso, a Amazônica, e os índices nacionais relativos a este nível de ensino..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (3) .
Integrantes: João Paulo da Conceição Alves - Coordenador / ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima - Integrante / Doriedson do Socorro Rodrigues - Integrante / QUESIA DE OLIVEIRA CARDOSO - Integrante / Gustavo Silva de França - Integrante / Cássio Cardoso Madureira - Integrante / Gean Ferreira Noronha - Integrante / JACIARA DO NASCIMENTO GUERREIRO - Integrante / ROSALIA MACIEL TELES - Integrante.
2011 - 2014
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ALTERNATIVAS DE FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES REFERENCIADAS EM PROJETOS CONTRA-HEGEMÔNICOS
Descrição: O objetivo central deste projeto de pesquisa é investigar, sistematizar e analisar práticas pedagógicas alternativas de formação dos trabalhadores referenciadas em projetos contra-hegemônicos, implementadas por instituições, escolares ou não, sediadas no Estado do Pará. Será desenvolvida uma pesquisa de campo, a qual será realizada por meio de entrevistas e observação participante, e as práticas pedagógicas serão consideradas a partir das categorias básicas da didática: fins educacionais, meios educacionais, conteúdos de ensino e organização do trabalho didático, à luz do materialismo-histórico. Espera-se que, ao final da pesquisa, sejam sistematizadas experiências exitosas, principalmente, mas também dificuldades, limites e possibilidades de organização do trabalho pedagógico organizado sob a perspectiva contra-hegemônica, identificada aqui com as pedagogias articuladas com as lutas dos trabalhadores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) .
Integrantes: João Paulo da Conceição Alves - Integrante / ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima - Coordenador / Gilmar Pereira da Silva - Integrante / Doriedson do Socorro Rodrigues - Integrante / Maria Auxiliadora Maués de Lima Araujo - Integrante / Elinilze Guedes Teodoro - Integrante / Ana Maria Raiol Costa - Integrante / Fernanda do Nascimento Almeida - Integrante / Jaqueline do Nascimento Rodrigues - Integrante / Adriane Suely Rorigues do Nascimento - Integrante / Camilla Raphaelle Nascimento de Oliveira - Integrante / Leide Ane dos Santos Lima - Integrante.
2011 - 2013
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/ CAPES
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: João Paulo da Conceição Alves - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: REGAE: REVISTA DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
2017 - Atual
Periódico: BIOTA AMAZÔNIA
2011 - Atual
Periódico: Revista Estação Científica


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UN
2010 - Atual
Periódico: Revista Estação Científica (UNIFAP), ISSN 2179-1902
2010 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Educação - RBE
2010 - Atual
Periódico: Revista Mundos do Trabalho
2017 - Atual
Periódico: CADERNOS DA PEDAGOGIA (UFSCAR. ONLINE)
2017 - Atual
Periódico: BIOTA AMAZÔNIA
2017 - Atual
Periódico: EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Trabalho e Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Trabalho e Educação/Especialidade: Estudo sobre a Empregabilidade e a noção de competências.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Educacionais.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Profissional.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Trabalho e Educação/Especialidade: A condição neoliberal e a reforma do Estado.


Idiomas


Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Pouco, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende BemLê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Menção honrosa como orientador do trabalho melhor avaliado na área de Linguística, Artes e Educacão na Iniciação Científica, Departamento de Pesquisa/ UNIFAP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALVES, João Paulo da Conceição2018ALVES, João Paulo da Conceição; CARVALHO, C. L. R. ; SILVA, M. P. . A AQUISIÇÃO DA LEITURA POR ALUNOS DA EJA/ENSINO MÉDIO EM CONTEXTOS POPULARES. INTER-AÇÃO (UFG. ONLINE), v. 43, p. 1, 2018.

2.
ALVES, João Paulo da Conceição2018ALVES, João Paulo da Conceição; PENHA, A. C. F. . Práticas de Leitura na EJA: Contribuições para a Formação Política de Leitores no Ensino Médio. EDUCAÇÃO EM REVISTA (UNESP. MARÍLIA), v. 19, p. 155-174, 2018.

3.
ALVES, João Paulo da Conceição2018ALVES, João Paulo da Conceição; ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima . ABORDAGENS SOBRE A CONDIÇÃO DE CLASSE DAS JUVENTUDES DA AMAZÔNIA. MARGENS (UFPA), v. 11, p. 18, 2018.

4.
ALVES, João Paulo da Conceição2017ALVES, João Paulo da Conceição; LIMA, Francisco Willams de Campos . A participação social na avaliação da política educacional: as conferências municipais de educação sob análise - https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/25245/15344. REGAE: REVISTA DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, v. 06, p. 33-42, 2017.

5.
ALVES, João Paulo da Conceição2017 ALVES, João Paulo da Conceição; ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima . Abordagens sobre a condição de classe das juventudes no estado do Pará- http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/414. BOLETIM TÉCNICO DO SENAC, v. 43, p. 235-255, 2017.

6.
SILVA, M. P.2015SILVA, M. P. ; ALVES, João Paulo da Conceição ; ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima . O Ensino Médio Integrado ao Técnico: o planejamento de ensino como ação política na educação profissional paraense- http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/viewFile/807/298. CADERNOS DA PEDAGOGIA (UFSCAR. ONLINE), v. 09, p. 95-108, 2015.

7.
ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima2015ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima ; RODRIGUES, D. S. ; ALVES, João Paulo da Conceição . Indicadores educacionais e a ideia da integração do ensino: o ensino médio na Amazônia sob análise- http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/1778. NOVOS CADERNOS NAEA, v. 18, p. 231-260, 2015.

8.
ALVES, João Paulo da Conceição2014ALVES, João Paulo da Conceição; SILVA, M. P. ; ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima . Ensino Médio Integrado à educação profissional: concepção política de ensino integrado em uma escola de educação tecnológica na cidade Belém/PA - https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/1371. PRACS: REVISTA ELETRÔNICA DE HUMANIDADES DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAP, v. 07, p. 61-73, 2014.

9.
ALVES, João Paulo da Conceição2011ALVES, João Paulo da Conceição; FOSTER, Eugénia da Luz Silva . Perspectivas do aluno negro da escola pública sobre o mundo do trabalho na cidade de Macapá/AP - http://www.cch.ufv.br/revista/pdfs/artigo6evol11-2.pdf. REVISTA DE CIÊNCIAS HUMANAS (VIÇOSA), v. 11, p. 34-48, 2011.

10.
ALVES, João Paulo da Conceição2011ALVES, João Paulo da Conceição. Aspectos da construção identitária do negro no processo educacional: Entre a ruptura e a deflagração do racismo - http://www.artificios.ufpa.br/Artigos/artigo%20jpaulo%208.pdf. Revista Artifícios, Dossiê Diferença e Educação (2178-6505), v. 1, p. 128-140, 2011.

11.
ALVES, João Paulo da Conceição2011ALVES, João Paulo da Conceição. Aspectos sobre as desigualdades sócio-raciais no Brasil e no Amapá - https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/download/181/v1n1Joao.pdf. Estação Científica (UNIFAP), v. 01, p. 57-73, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima ; SILVA, G. P. ; ALVES, João Paulo da Conceição . Valorização e Qualificação de Profissionais para a Educação Profissional do Pará: A experiência do PIBID pedagogia do Pará. 01. ed. -: -, 2013. v. 01. 194p .

Capítulos de livros publicados
1.
ALVES, João Paulo da Conceição; CARDOSO, Q. O. ; SILVA, M. P. . INDICADORES DE QUALIDADE DO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO AMAPÁ : A QUALIDADE SOCIAL E A DUALIDADE NO ENSINO. In: LIMA, F. W. C; ARAUJO, M. A. M. de L.; ALVES, A. S.; VALE, C;. (Org.). Educação Básica: controle social, gestão e qualidade. 01ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 01, p. 36-48.

2.
ALVES, João Paulo da Conceição; ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima . A Pedagogia das Competências na prática pedagógica de professores do Ensino Médio em Macapá/Ap. In: Eraldo Leme Batista/ Isaura Mônica Zanardini/ João Carlos da Silva. (Org.). ESTADO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: Desafios e perspectivas para o século XXI. -ed.Porto Alegre: Ed. Evangraf/ Ed. UNIOESTE, 2018, v. -, p. 1-328.

3.
ALVES, João Paulo da Conceição; SILVA, L. T. . História da formação de professores da educação profissional no Pará: um passado ainda presente. In: ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; SILVA, Gilmar Pereira da; ALVES, João Paulo da Conceição; SILVA, João Batista do Carmo; TEODORO, Elinilze Guedes; RODRIGUES, Jaqueline do Nascimento; PORTO, Adriana Maria Nazaré de Souza; COSTA, Ana Maria Raiol da.. (Org.). Valorização e Qualificação de Profissionais para a Educação Profissional Técnica do Pará: A experiência do PIBID pedagogia do Pará. 01ed.-: -, 2013, v. 01, p. 115-128.

4.
ALVES, João Paulo da Conceição; DIAS, D. D. X. . Os desafios da construção do currículo integrado na EEETEPA Anísio Teixeira. In: ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; SILVA, Gilmar Pereira da; ALVES, João Paulo da Conceição; SILVA, João Batista do Carmo; TEODORO, Elinilze Guedes; RODRIGUES, Jaqueline do Nascimento; PORTO, Adriana Maria Nazaré de Souza; COSTA, Ana Maria Raiol da.. (Org.). Valorização e Qualificação de Profissionais para a Educação Profissional Técnica do Pará: A experiência do PIBID pedagogia do Pará. 01ed.-: -, 2013, v. 01, p. 141-154.

5.
ALVES, João Paulo da Conceição; LIMA, Francisco Willams de Campos ; SOARES, A. I. Monteiro . Conferências Municipais de Educação: estratégias de avaliação das políticas educacionais. In: Terezinha F. A. M. dos Santos; Francisco Willams C. Lima (orgs.). (Org.). Versus e Reversus da Gestão das Políticas Educacionais. -ed.Belém: Ponto Press, 2012, v. -, p. 7-174.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, João Paulo da Conceição. A PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. In: 2a ANPED Norte, 2018, Rio Branco/ AC. Anais da Reuniões Regionais da ANPED. Rio Branco: Edufac, 2018. v. 1. p. 31-38.

2.
ALVES, João Paulo da Conceição; ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima ; RODRIGUES, D. S. . ANÁLISES DE INDICADORES EDUCACIONAIS DO ENSINO MÉDIO NA AMAZÔNIA BRASILEIRA. In: 37ª Reunião Nacional da ANPEd, 2015, Florianópolis, SC. Sem Título (Publicados na página da 37a ANPEd - http://37reuniao.anped.org.br/trabalhos/, 2015. p. 01-18.

3.
ALVES, João Paulo da Conceição; ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima ; SILVA, M. P. . O ENSINO MÉDIO NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: INDICADORES EDUCACIONAIS SOB ANÁLISE. In: VII Jornada Internacional Políticas Públicas, 2015, São Luís. VII Jornada Internacional Políticas Públicas: Para além da crise global, Experiências e antecipações concretas. -: -, 2015. v. 1. p. 1-13.

4.
ALVES, João Paulo da Conceição; MORAES, C. N. S ; SILVA, M. N. C. da . A ATUA ÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM BELÉM: o desafio de inte grar. In: V Encontro Nacional das Licenciaturas e XI Seminário de Iniciação à Docência, 2014, Natal, RN. Professores em Espaços de Formação: mediações, práxis e saberes docentes, 2014. p. 1-11.

5.
ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima ; ALVES, João Paulo da Conceição . Juventude, Trabalho e Educação: questões de diversidade e classe das juventudes na Amazônia. In: XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2013, Recife-PE. Cadernos ANPAE. Timbaúba-PE: Série Cadernos ANPAE, 2013. v. 01.

6.
ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima ; ALVES, João Paulo da Conceição . Juventude, Trabalho e Educação: questões de diversidade e classe das juventudes na Amazônia. In: XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2013, Recife-PE. Cadernos ANPAE - http://www.anpae.org.br/simposio26/1comunicacoes/RonaldoMarcosdeLimaAraujo-ComunicacaoOral-int.pdf. Timbaúba-PE: Cadernos ANPAE, 2013. v. 01.

7.
ALVES, João Paulo da Conceição; ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima . A inserção da juventude amazônida no trabalho e na escola básica: questões de diversidade e classe das juventudes na amazônia. In: VI Seminário Luso-Brasileiro: Educação, trabalho e movimentos sociais, 2013, Lisboa. VI Seminário Luso-Brasileiro: Educação, trabalho e movimentos sociais, 2013. p. 246-258.

8.
ALVES, João Paulo da Conceição; ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima ; LIMA, Francisco Willams de Campos . A noção das competências e sua materialidade no contexto educacional brasileiro: entre um discurso atrofiado e sua plena efetividade. In: V Encontro Internacional de Educação Comparada - Avaliação do rendimento Escolar: Dimensões Internacionais, 2012, Belém/ PA. 5 Encontro Internacional de Educação Comparada, 2012.

9.
ALVES, João Paulo da Conceição; LIMA, Francisco Willams de Campos ; SOARES, A. I. Monteiro . Avaliação da Política Educacional: O caso do município de Ananindeua. In: V Encontro Internacional de Educação Comparada - Avaliação do rendimento Escolar: Dimensões Internacionais, 2012, Belém/ PA. 5 Encontro Internacional de Educação Comparada, 2012.

10.
ALVES, João Paulo da Conceição. O modelo das competências e a tecnificação da educação brasileira: Análises sobre o contexto brasileiro. In: IV Seminário Regional de Política e Administração da Educação da Região Norte/ IV Encontro Estadual de Política e Administração da Educação do Pará (ANPAE), 2012, Santarém/ Pa. IV Seminário Regional de Política e Administração da Educação da Região Norte/ IV Encontro Estadual de Política e Administração da Educação do Pará (ANPAE). -: -, 2012. p. 82-96.

11.
SOARES, A. I. Monteiro ; LIMA, Francisco Willams de Campos ; ALVES, João Paulo da Conceição . Avaliação da Política Educacional: O caso do município de Ananindeua. In: V Encontro Internacional de Educação Comparada - Avaliação do rendimento Escolar: Dimensões Internacionais, 2012, Belém-PA. 5 Encontro Internacional de Educação Comparada - http://www.sbec.org.br/evt2012/trab03.pdf, 2012.

12.
ALVES, João Paulo da Conceição; ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima ; LIMA, Francisco Willams de Campos . A noção das competências e sua materialidade no contexto educacional brasileiro: entre um discurso atrofiado e sua plena efetividade. In: V Encontro Internacional de Educação Comparada - Avaliação do rendimento Escolar: Dimensões Internacionais, 2012, Belém-PA. V Encontro Internacional de Educação Comparada - http://www.sbec.org.br/evt2012/trab26.pdf, 2012. p. 1-16.

13.
ALVES, João Paulo da Conceição. O fetiche das competências e a formação escolar: Percepções de docentes sobre a contribuição da escola na inserção de alunos no mundo do trabalho em Macapá/Ap.. In: Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, 2011, Florianópolis. Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo - Anais do Evento- http://www.5ebem.ufsc.br/anaistrabalho.php, 2011.

14.
ALVES, João Paulo da Conceição; LIMA, Francisco Willams de Campos ; PAZ, V. O. . Desafios à participação política nos órgãos colegiados de controle social: O caso do conselho municipal de educação de Ananindeua-PA. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2011, Manaus. Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - XX EPENN. Manaus, AM: Valer Editora, 2011. v. I. p. 178-192.

15.
ALVES, João Paulo da Conceição; ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima . Noção das competências e concepção ideológica: Análises contemporâneas sobre o discurso ideológico das competências e sua condição esvaída na contemporaneidade. In: VII Seminário Sobre Trabalho e Educação: Uma década de Estudos e Pesquisas sobre trabalho e educação na Amazônia, 2011, Belém-PA. Anais do VII Seminário Sobre Trabalho e Educação: Uma década de Estudos e Pesquisas sobre trabalho e educação na Amazônia - http://www.gepte10anos.ufpa.br/docs/cpr_gepte_seminario7.pdf, 2011. p. 296-305.

16.
ALVES, João Paulo da Conceição; ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima ; LIMA, Francisco Willams de Campos . Aproximações teóricas sobre a inserção da noção das competências nas políticas educacionais brasileiras. In: X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo, 2011, Belém-PA. X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo: Tensões da Educação na contemporaneidade e seus reflexos nas políticas educacionais e no currículo, 2011.

17.
ALVES, João Paulo da Conceição; LIMA, Francisco Willams de Campos ; SANTOS, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos . A importância da participação política no conselho municipal do FUNDEB/Ananindeua/Pa. In: X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo, 2011, Belém-PA. X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo: Tensões da Educação na contemporaneidade e seus reflexos nas políticas educacionais e no currículo, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima ; ALVES, João Paulo da Conceição . O discurso das competências e sua inserção no contexto das políticas públicas para a qualificação profissional docente: Análises preliminares. In: 25º Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação e 2º Congresso Íbero-Americano de Política e Administração da Educação, 2011, São Paulo - SP. 25º Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação e 2º Congresso Íbero-Americano de Política e Administração da Educação - Publicações do Evento - http://www.anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/index.htm. São Paulo: Biblioteca Anpae, 2011. p. 1-3.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, João Paulo da Conceição; FRANCA, G. S. . O ENSINO MÉDIO INOVADOR E SEUS INDICADORES DE QUALIDADE NO AMAPÁ. In: Seminário Estado e Política Educacional, 2017, Macapá. Seminário Estado e Política Educacional, 2017. v. 1. p. 26-26.

2.
SILVA, M. P. ; ALVES, João Paulo da Conceição . Ensino Médio Integrado à educação profissional no Pará: análises sobre a didática em uma escola de educação tecnológica na cidade de Belém/Pa. In: XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2014, Belém-PA. Programação e Caderno de Resumos - XXII EPENN. Natal (RN): Gráfica e Editora Caule de Papiro, 2014. p. 271-271.

3.
ALVES, João Paulo da Conceição; SILVA, M. P. ; SILVA, M. P. . O ensino médio integrado em uma escola de educação profissional na cidade de Belém/Pa: reflexões sobre o projeto político pedagógico como prática pedagógica. In: XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2014, Natal (RN). Programação e Caderno de Resumos - XXII EPENN. Natal (RN): Gráfica e Editora Caule de Papiro, 2014. p. 507-507.

4.
ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima ; ALVES, João Paulo da Conceição . A inserção da juventude amazônida no trabalho e na escola básica: questões de diversidade e classe das juventudes na Amazônia. In: VI Seminário Luso-Brasileiro: Educação, Trabalho e Movimentos Sociais, 2013, Lisboa/Portugal. VI Seminário Luso-Brasileiro: Educação, Trabalho e Movimentos Sociais. Lisboa: Instituto de Educação (Universidade de Lisboa), 2013. v. 01. p. 48-49.

5.
SILVA, M. P. ; ALVES, João Paulo da Conceição . REFLEXÕES SOBRE A DIDÁTICA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. In: 65ª Reunião Anual da SBPC, 2013, Recife/Pe. Anais/Resumos da 65ª Reunião Anual da SBPC. São Paulo/SP: SBPC, 2013.

6.
ALVES, João Paulo da Conceição; ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima . Transformações no cenário produtivo e no capitalismo: implicações nos processos de formação humana. In: VII Seminário sobre Projetos Integrados UFF-UERJ-EPSJV/Fiocruz, 2012, Rio de Janeiro. VII Seminário sobre Projetos Integrados UFF-UERJ-EPSJV/Fiocruz, 2012. p. 16-16.

7.
ALVES, João Paulo da Conceição. O modelo das competências e a tecnificação da educação brasileira: Análises sobre o contexto brasileiro. In: IV Seminário Regional de Política e Administração da Educação da Região Norte/ IV Encontro Estadual de Política e Administração da Educação do Pará (ANPAE), 2012, Santarém/ Pa. Política e Gestão da Educação e da Escola no Contexto Amazônico - Caderno de Resumos. -: -, 2012. p. 42-43.

8.
ALVES, João Paulo da Conceição. Perspectivas dos alunos negros da escola pública sobre sua inserção no mundo do trabalho (Resumo Expandido). In: 1º CONGRESSO AMAPAENSE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEAP, UNIFAP, IEPA e EMBRAPA, 5a MOSTRA DE TCC?s e 1ª EXPOSIÇÃO DE PESQUISA CIENTÍFICA, 2010, Macapá. Perspectivas dos alunos negros da escola pública sobre sua inserção no mundo do trabalho. Macapá, 2010. v. 1. p. 241-241.

Apresentações de Trabalho
1.
ALVES, João Paulo da Conceição; FRANCA, G. S. . O ENSINO MÉDIO INOVADOR E A QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO EM MACAPÁ/AP: ANÁLISES PRELIMINARES. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
RODRIGUES, F. J. A. ; ALVES, João Paulo da Conceição . REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE DOCENTES NO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR/JOVEM DE FUTURO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ALVES, João Paulo da Conceição. Política e Gestão da Educação Básica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ALVES, João Paulo da Conceição. Sujeitos, Trabalho e Movimentos Sociais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SILVA, M. P. ; ALVES, João Paulo da Conceição . O Ensino Médio em Comunidades Quilombolas no Estado do Amapá: análises preliminares. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
CARDOSO, Q. O. ; ALVES, João Paulo da Conceição . A qualidade social do Ensino Médio no estado do Amapá. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
ALVES, João Paulo da Conceição. O Plano Nacional de Educação e o Plano Estadual de Educação do Amapá: análises sobre o oficializado e o realizado. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ALVES, João Paulo da Conceição; ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima ; RODRIGUES, D. S. . Análises de Indicadores Educacionais do Ensino Médio na Amazônia Brasileira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ALVES, João Paulo da Conceição. Política Educacional Identidade - Diversidade na Amazônia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SILVA, M. P. ; ALVES, João Paulo da Conceição . Ensino Médio Integrado à educação profissional no Pará: ações em uma escola de educação tecnológica na cidade de Belém/Pa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
ALVES, João Paulo da Conceição; SILVA, M. P. ; SILVA, M. P. . O ensino médio integrado em uma escola de educação profissional na cidade de Belém/Pa: reflexões sobre o projeto político pedagógico como prática pedagógica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima ; ALVES, João Paulo da Conceição . Juventude, Trabalho e Educação: questões de diversidade e classe das juventudes na Amazônia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ALVES, João Paulo da Conceição; ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima . Reestruturação Produtiva do Capital e Mudanças no Mundo do Trabalho: Análises Preliminares. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SILVA, L. T. ; ALVES, João Paulo da Conceição . História da Formação de Professores da Educação Profissional no Pará. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SILVA, M. P. ; ALVES, João Paulo da Conceição . Reflexões sobre a didática na escola de educação profissional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima ; ALVES, João Paulo da Conceição . A inserção da juventude amazônida no trabalho e na escola básica: questões de diversidade e classe das juventudes na Amazônia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ALVES, João Paulo da Conceição; LIMA, Francisco Willams de Campos ; SOARES, A. I. Monteiro . Avaliação da Política Educacional: O caso do município de Ananindeua. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ALVES, João Paulo da Conceição. Transformações no Cenário Produtivo e no Capitalismo: Implicações nos Processos de Formação Humana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
ALVES, João Paulo da Conceição; ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima . A presença do debate sobre 'competências' no banco de teses da capes: transitando da ausência ao seu refinamento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
ALVES, João Paulo da Conceição. O Modelo das Competências e a tecnificação da educação brasileira: análises sobre o contexto brasileiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ALVES, João Paulo da Conceição; ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima ; LIMA, Francisco Willams de Campos . A noção das competências e sua materialidade no contexto educacional brasileiro: entre um discurso atrofiado e sua plena efetividade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
ALVES, João Paulo da Conceição. Perspectivas do aluno negro da escola pública sobre o mundo do trabalho na cidade de Macapá-AP. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
ALVES, João Paulo da Conceição. Desafios à participação política nos órgãos colegiados de controle social: O caso do conselho municipal de educação de Ananindeua-PA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
ALVES, João Paulo da Conceição. Noção das Competências e concepção ideológica: Análises sobre o discurso ideológico das competências e sua condição "esvaída" na contemporaneidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
ALVES, João Paulo da Conceição; LIMA, Francisco Willams de Campos ; SANTOS, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos . A importância da participação política no conselho municipal do FUNDEB/Ananindeua/Pa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
ALVES, João Paulo da Conceição; ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima ; LIMA, Francisco Willams de Campos . Aproximações teóricas sobre a inserção da noção das competências nas políticas educacionais brasileiras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
ALVES, João Paulo da Conceição. A educação em tempos neoliberais e a reforma do Estado brasileiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

28.
ALVES, João Paulo da Conceição. Percepções de docentes sobre a influência da formação escolar na qualificação profissional em uma escola em Macapá/AP. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
ALVES, João Paulo da Conceição. Perspectivas dos alunos negros da escola pública sobre sua inserção no mundo do trabalho. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
ALVES, João Paulo da Conceição. A Importância do Materialismo Histórico com Karl Marx na compreensão das Relações de Trabalho (Comunicação Oral). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
ALVES, João Paulo da Conceição. Perspectivas do Aluno Negro da Escola Pública sobre sua Inserção no Mundo do Trabalho. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MAUES, O. C. ; FARIAS JUNIOR, R. S. ; ALVES, João Paulo da Conceição . Comissão de Elaboração do Termo de Seleção de Candidatura para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior. 2015.

2.
ALVES, João Paulo da Conceição; OLIVEIRA, R. R. . Projeto de Autorização do Curso de Pedagogia da Faculdade Metropolitana do Marajó (FAMMA). 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
ALVES, João Paulo da Conceição. GT 3: Educação Básica, Currículo e Movimentos Sociais.. 2017. (Coordenação de sessão de comunicações orais em Grupo de Trabalho).

2.
MAGALHAES, A. ; MANACAS, U. ; ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima ; ALVES, João Paulo da Conceição . Encontro Popular da Juventude do Campo e da Cidade do MST. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de Caderno de Textos).

3.
RODRIGUES, D. S. ; ALVES, João Paulo da Conceição . A produção de textos acadêmicos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
ALVES, João Paulo da Conceição. Crítica da Organização do Trabalho Pedagógico: Objetivo e Avaliação do Ensino. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
ALVES, João Paulo da Conceição. Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
ALVES, João Paulo da Conceição. I Encontro Nacional da Iniciação Científica e Iniciação à Docência. 2014. (Participação em Comitê Científico).

7.
ALVES, João Paulo da Conceição. Curso Gestão Pedagógica. 2013. .

8.
ALVES, João Paulo da Conceição. Curso Gestão Pedagógica. 2013. .

9.
ALVES, João Paulo da Conceição. Curso Gestão Pedagógica. 2013. .

10.
ALVES, João Paulo da Conceição. V Encontro Internacional de Educação Comparada - Avaliação do Rendimento Escolar: Dimensões Internacionais. 2012. (Coordenação de sessão de comunicações orais, no GT: Educação Comparada e Produção do Conhecimento).

11.
ALVES, João Paulo da Conceição. V Encontro Internacional de Educação Comparada - Avaliação do Rendimento Escolar: Dimensões Internacionais. 2012. (Coordenação de sessão de comunicações orais, no GT: Políticas de Educação e Estado).

12.
ALVES, João Paulo da Conceição. Coordenação de sessão de comunicações orais em Grupo de Trabalho. 2012. (Coordenação de sessão de comunicações orais em Grupo de Trabalho).

13.
ALVES, João Paulo da Conceição. VII Seminário Sobre Trabalho e Educação: Uma década de Estudos e Pesquisas sobre trabalho e educação na Amazônia. 2011. (Participação em Comitê Científico).

14.
ALVES, João Paulo da Conceição. VII Seminário Sobre Trabalho e Educação: Uma década de Estudos e Pesquisas sobre trabalho e educação na Amazônia. 2011. (Coordenação de sessão de comunicações orais, no GT 9: Trabalho Docente).

15.
ALVES, João Paulo da Conceição. VII Seminário Sobre Trabalho e Educação: Uma década de Estudos e Pesquisas sobre trabalho e educação na Amazônia. 2011. (Coordenação de sessão de comunicações orais, no GT 4: Fundamentos da Relação Trabalho e Educação).

16.
ALVES, João Paulo da Conceição. II Encontro de Formação Continuada do Programa Escola Ativa - Amapá Módulo II - Introdução à Educação no Campo: A educação Étnico-racial. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
ALVES, João Paulo da Conceição. II Encontro de Formação Continuada do Programa Escola Ativa - Amapá Módulo II: Introdução à Educação no Campo.. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
ALVES, João Paulo da Conceição; BARBOSA, A. E. . Percepções sobre o papel da coordenação pedagógica nos anos iniciais da educação básica na perspectiva sócio-cultural - SBPC. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
ALVES, João Paulo da Conceição. Oficina de Recursos Pedagógicos. 2004. (Oficina).

20.
ALVES, João Paulo da Conceição. I Seminário de Políticas Educacionais. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
ALVES, João Paulo da Conceição. I Seminário de Políticas Educacionais - Educação Brasileira: uma abordagem sobre as políticas educacionais no contexto neoliberal. 2003. (Seminário).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
BARLETA, I. A.; ALVES, João Paulo da Conceição; ANDRADE, A. C.. Participação em banca de Rodrigo Barbosa Bastos. Contrarreforma e Expansão na Educação Superior: Implicações para a Intensificação do Trabalho Docente na UNIFAP (2003 a 2016).. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Amapá.

2.
FOSTER, Eugénia da Luz Silva; ALVES, João Paulo da Conceição; PEREIRA, A. A.. Participação em banca de GISELE PAULA BATISTA. CONTRIBUIÇÕES EDUCATIVAS DE TECNOLOGIA SOCIAL NA PRESERVAÇÃO DE SABERES TRADICIONAIS EM MAZAGÃO VELHO. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Amapá.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
VIANA, S. C.; ALVES, João Paulo da Conceição; RIBEIRO, A. C.. Participação em banca de Vera Lúcia Ferreira da Silva. A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DECORRENTE DAS DEMANDAS SOCIAIS CONTEMPORANEAS À LUZ DO PNAIC. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICA EDUCACIONAL (CEPE)) - Universidade Federal do Amapá.

2.
RIBEIRO, A. C.; ALVES, João Paulo da Conceição; BORGES, M. L. T.. Participação em banca de Aldrian Lima da Silva. Política de assistência estudantil, capital social e redes de alunos de camadas populares. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICA EDUCACIONAL) - Universidade Federal do Amapá.

3.
VIANA, S. C.; ALVES, João Paulo da Conceição; RIBEIRO, A. C.. Participação em banca de Alessandra Freire Gomes Amaral. PRONATEC no Amapá: uma perspectiva a partir da Teoria da Escola Dual. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICA EDUCACIONAL (CEPE)) - Universidade Federal do Amapá.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VIANA, S. C.; ALVES, João Paulo da Conceição; DIAS, A. S.. Participação em banca de Amanda T. Braga;Gracirene dos Santos; Josele Alves Fernandes.EJA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE CURRICULAR NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS NO AMAPÁ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá.

2.
ALVES, João Paulo da Conceição; OLIVEIRA, R. R.. Participação em banca de Dulcinéia Ferreira Maciel.História e identidade docente: Um percurso pelas memórias de professores do 1 a 4 ano da escola Áurea Cunha (Breves- Marajó- Pará). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

3.
SANTOS, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos; AMARAL, I. E.; ALVES, João Paulo da Conceição. Participação em banca de Joise Meury Palheta.A relação trabalho e educação na sociedade brasileira: um estudo a respeito do trabalho como princípio educativo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ALVES, João Paulo da Conceição; FONSECA, K. N.; GUIMARAES, A. R.. Concurso Público para professor substituto da disciplina Política e Legislação da Educação Brasileira. 2017.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Intercrítica - Intercâmbio Nacional de Núcleos de Pesquisa em Trabalho e Educação. 2016. (Outra).

2.
 V Congresso Ibero?Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro. 2016. (Congresso).

3.
X Seminário sobre Trabalho e Educação: Juventudes e Ensino Médio. 2016. (Seminário).

4.
IX Seminário sobre Trabalho e Educação. 2015. (Seminário).

5.
A Entrevista como Técnica de Coleta de dados. 2014. (Oficina).

6.
I Encontro Nacional de Iniciação Científica e Iniciação à Docência: juventude, trabalho e educação. 2014. (Encontro).

7.
II Intercâmbio Nacional dos Núcleos de Pesquisa em Trabalho e Educação. 2014. (Outra).

8.
I Seminário Estadual do Programa de Formação de Professores do Ensino Médio. 2014. (Seminário).

9.
I Seminário Nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura do Campus Universitário doTocantins/ UFPa-Cametá. 2014. (Seminário).

10.
XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2014. (Encontro).

11.
65ª Reunião Anual da SBPC. 2013. (Outra).

12.
Diálogo com o trabalhador da Amazônia. 2013. (Outra).

13.
Oficina de Análise Textual. 2013. (Oficina).

14.
Oficina Sessão de clássicos: Trabalho e Educação em Marx. 2013. (Oficina).

15.
XI Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. 2013. (Seminário).

16.
XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. 2013. (Simpósio).

17.
A Crise Econômica Internacional e o Desenvolvimento Sustentável. 2012. (Outra).

18.
A investigação em trabalho, profissão e condição docente: aspectos teóricos e metodológicos. 2012. (Seminário).

19.
IV Encontro Estadual de Política e Administração da Educação do Pará. 2012. (Encontro).

20.
IV Seminário regional de Política e Administração da Educação da Região Norteorte. 2012. (Seminário).

21.
Lançamento da Escola do Trabalho (Laboratório de Práticas Pedagógicas Integradas em Educação Profissional. 2012. (Outra).

22.
V Encontro Internacional de Educação Comparada - Avaliação do Rendimento Escolar: Dimensões Internacionais. 2012. (Encontro).

23.
VIII Seminário sobre Trabalho e Educação: Trabalho, Educação e Conhecimento - As práticas educativas de formação do trabalhador na Amazônia.. 2012. (Seminário).

24.
25º Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. 2011. (Simpósio).

25.
2º Congresso Íbero Americano de Política e Administração da Educação. 2011. (Congresso).

26.
II Seminário "Política de Financiamento na Expansão da Educação Superior. 2011. (Seminário).

27.
IV Colóquio da Linha de Políticas Públicas Educacionais do PPGED/UFPA. 2011. (Outra).

28.
Seminário Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil. O Pará em Questão. 2011. (Seminário).

29.
VII Seminário Sobre Trabalho e Educação. 2011. (Seminário).

30.
X Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. 2011. (Seminário).

31.
XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2011. (Encontro).

32.
Encontro de Educadores do Ensino Médio. 2010. (Encontro).

33.
I Congresso Amapaense de Iniciação Científica e V Mostra de TCC's e I Exposição de Pesquisa Científica. 2010. (Congresso).

34.
I Jornada Pedagógica. 2010. (Outra).

35.
IX Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. 2010. (Seminário).

36.
Seminário Internacional - Políticas Educacionais e Trabalho Docente. 2010. (Seminário).

37.
II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial. 2009. (Outra).

38.
Seminário PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: caminho para a gestão democrática. 2009. (Seminário).

39.
IV Simpósio Trabalho e Educação: Gramsci, Política e Educação. 2007. (Simpósio).

40.
Reunião Regional da SBPC no Estado do Amapá. 2007. (Outra).

41.
Simpósio Globalização, Estado e Transformação do Trabalho. 2007. (Simpósio).

42.
VI Congresso Estadual do Sinsepeap. 2007. (Congresso).

43.
Curso de Relações Humanas. 2006. (Outra).

44.
I Exposição de Atividades Experimentais de Ciências. 2005. (Outra).

45.
I Palestra "Os Saberes Necessários à Prática Educativa". 2005. (Outra).

46.
XV Encontro Paraense dos Estudantes de Pedagogia. 2004. (Encontro).

47.
Curso Prática de Ensino como discurso e prática no século XXI. 2003. (Outra).

48.
I Fórum Amazonico de Educação. 2003. (Outra).

49.
I Encontro dos Acadêmicos de Pedagogia do Campus Universitário de Breves. 2002. (Encontro).

50.
Oficinas Pedagógicas "Contadores de Histórias e Aprender Brincando". 2002. (Oficina).

51.
Projeto a segurança vai a escola. 2002. (Oficina).

52.
XII Encontro Paraense dos Estudantes de Pedagogia. 2002. (Encontro).

53.
Curso de Capacitação para Alfabetizadores do Programa Alfabetização Solidária. 2001. (Outra).

54.
Curso de Metodologia da Abordagem Textual. 2001. (Oficina).

55.
III Congresso Regional das Ilhas - SINTEPP. 2001. (Congresso).

56.
Curso de Informática Básica: IPD, MS-DOS, WINDOWS 98, WORD 97, EXCEL 97. 2000. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALVES, João Paulo da Conceição; ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima ; SILVA, G. P. ; RODRIGUES, D. S. ; FIDALGO, F. S. R. ; OLIVEIRA, R. ; MOURA, D. H. . X Seminário sobre Trabalho e Educação: Juventudes e Ensino Médio. 2016. (Outro).

2.
ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima ; FREITAS, R. C. ; ALVES, João Paulo da Conceição . II Intercâmbio Nacional dos Núcleos de Pesquisa em Trabalho e Educação. 2014. (Outro).

3.
ALVES, João Paulo da Conceição. V Encontro Internacional de Educação Comparada - Avaliação do Rendimento Escolar: Dimensões Internacionais. 2012. (Outro).

4.
ALVES, João Paulo da Conceição. VII Seminário Sobre Trabalho e Educação: Uma década de Estudos e Pesquisas sobre trabalho e educação na Amazônia. 2011. (Outro).

5.
ALVES, João Paulo da Conceição. I Seminário Negritude Amapá: A Cultura e o Imaginário Negro Amapaense na Sala de Aula. 2009. (Outro).

6.
ALVES, João Paulo da Conceição. I Fórum dos Estudantes de Pedagogia do Campus Universitário de Breves. 2005. (Outro).

7.
ALVES, João Paulo da Conceição. II Encontro de Acadêmicos de Pedagogia do Campus Universitário de Breves (EAPECUB). 2004. (Outro).

8.
ALVES, João Paulo da Conceição. I Encontro de Educação Infantil: história da criança no Brasil. 2003. (Outro).

9.
ALVES, João Paulo da Conceição. I Jornada Pedagógica do Campus de Breves. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
LUIZA ANTÔNIA CARDOSO DE MELO. A QUALIDADADE DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMAZÔNIA PARAENSE SUJEITOS DA (DES) IGUALDADE DIGITAL: (RES) SIGNIFICANDO AS PRÁTICAS DOCENTES DO ENSINO DE ESPANHOL NAS ESCOLAS DO CAMPO FRENTE AOS DESAFIOS DA EXCLUSÃO / (IN) CONCLUSÃO TECNOLÓGICA NA VIDA DE JOVENS CAMPESINOS E RIBEIRINHOS DO SISTEMA MODULAR DE ENSINO ? SOME/2ª URE/CAMETÁ-PA.. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

2.
Fabrícia Jane Alfaia Rodrigues. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES: UM ESTUDO A PARTIR DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR/JOVEM DE FUTURO, CAMETÁ/PARÁ. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

3.
ROSILENE FERREIRA DE ALMEIDA. Uma análise das práticas pedagógicas em classes multisseriadas do campo. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Érico dos Santos. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA CONJUNTURA DO SEC. XXI. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Educacionais) - Universidade Federal do Amapá. (Orientador).

2.
Eli Monteiro de Araújo Nunes. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA MEDIANTE O USO DO SISTEMA OPERACIONAL LINUX EDUCACIONAL. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E FORMAÇÃO DE MEDIADORES DE LEITURA PARA EJA) - Universidade Federal do Amapá. (Orientador).

3.
Alana Patrícia Pereira da Silva. O Processo de Apropriação da Leitura e da Escrita na Educação de Jovens e Adultos. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E FORMAÇÃO DE MEDIADORES DE LEITURA PARA EJA) - Universidade Federal do Amapá. (Orientador).

Iniciação científica
1.
MARLEI DE JESUS BORGES DA SILVA. Análises sobre a implantação do Médio Técnico na rede pública de ensino do Estado do Amapá como preparação para o Mercado de Trabalho. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Rosália Maciel Teles. POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA A JUVENTUDE: dilemas na formação para o trabalho. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICA EDUCACIONAL (CEPE)) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: João Paulo da Conceição Alves.

2.
Carla Lorena Rodrigues de Carvalho. PERSPECTIVAS DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO/EJA SOBRE A FUNÇÃO EDUCATIVA DA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA PARA A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E FORMAÇÃO DE MEDI) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: João Paulo da Conceição Alves.

3.
Gustavo Silva de França. O ENSINO MÉDIO INOVADOR E SEUS INDICADORES DE QUALIDADE: AVANÇOS E IMPASSES NA CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DO ENSINO MÉDIO. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Educacionais) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: João Paulo da Conceição Alves.

4.
Ana Claudia Figueiredo Martins Penha. PRÁTICAS DE LEITURA NA EJA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO POLÍTICA DE LEITORES NO ENSINO MÉDIO. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E FORMAÇÃO DE MEDI) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: João Paulo da Conceição Alves.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Quésia de Oliveira Cardoso. A QUALIDADE SOCIAL DO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO AMAPÁ: O que nos dizem os indicadores educacionais?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: João Paulo da Conceição Alves.

2.
Rosiane D. de Castro; Josilma L. Dias; Tânia M. N. Palmerim. A UTILIZAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APLICAÇÕES E IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: João Paulo da Conceição Alves.

3.
Vera Lucia Miranda Valente. O trabalho e a formação profissional dos auxiliares educacionais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: João Paulo da Conceição Alves.

4.
Ísis Simões Pureza; Jacilene F. da Silva e Josué F. da Silva. A ludicidade na educação infantil: influência dos jogos, brinquedos e brincadeiras na prática pedagógica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: João Paulo da Conceição Alves.

5.
Adecleia do E. S. Castro; José C. Cordeiro;Sandro M. Freitas. Elementos para a qualidade da educação em nível médio: análises preliminares sobre o índice de avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio em Mazagão/Ap. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: João Paulo da Conceição Alves.

Iniciação científica
1.
Cássio Cardoso Madureira. Indicadores de qualidade e a política de formação do Ensino Médio no Amapá. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: João Paulo da Conceição Alves.

2.
Quésia De Oliveira Cardoso. As Formas de Realização e a Qualidade Social do Ensino Médio no estado do Amapá: o que nos dizem os indicadores educacionais?. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: João Paulo da Conceição Alves.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ALVES, João Paulo da Conceição2011ALVES, João Paulo da Conceição; FOSTER, Eugénia da Luz Silva . Perspectivas do aluno negro da escola pública sobre o mundo do trabalho na cidade de Macapá/AP - http://www.cch.ufv.br/revista/pdfs/artigo6evol11-2.pdf. REVISTA DE CIÊNCIAS HUMANAS (VIÇOSA), v. 11, p. 34-48, 2011.

2.
ALVES, João Paulo da Conceição2011ALVES, João Paulo da Conceição. Aspectos da construção identitária do negro no processo educacional: Entre a ruptura e a deflagração do racismo - http://www.artificios.ufpa.br/Artigos/artigo%20jpaulo%208.pdf. Revista Artifícios, Dossiê Diferença e Educação (2178-6505), v. 1, p. 128-140, 2011.

3.
SILVA, M. P.2015SILVA, M. P. ; ALVES, João Paulo da Conceição ; ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima . O Ensino Médio Integrado ao Técnico: o planejamento de ensino como ação política na educação profissional paraense- http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/viewFile/807/298. CADERNOS DA PEDAGOGIA (UFSCAR. ONLINE), v. 09, p. 95-108, 2015.

4.
ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima2015ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima ; RODRIGUES, D. S. ; ALVES, João Paulo da Conceição . Indicadores educacionais e a ideia da integração do ensino: o ensino médio na Amazônia sob análise- http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/1778. NOVOS CADERNOS NAEA, v. 18, p. 231-260, 2015.

5.
ALVES, João Paulo da Conceição2014ALVES, João Paulo da Conceição; SILVA, M. P. ; ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima . Ensino Médio Integrado à educação profissional: concepção política de ensino integrado em uma escola de educação tecnológica na cidade Belém/PA - https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/1371. PRACS: REVISTA ELETRÔNICA DE HUMANIDADES DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAP, v. 07, p. 61-73, 2014.

6.
ALVES, João Paulo da Conceição2017ALVES, João Paulo da Conceição; LIMA, Francisco Willams de Campos . A participação social na avaliação da política educacional: as conferências municipais de educação sob análise - https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/25245/15344. REGAE: REVISTA DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, v. 06, p. 33-42, 2017.

7.
ALVES, João Paulo da Conceição2017 ALVES, João Paulo da Conceição; ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima . Abordagens sobre a condição de classe das juventudes no estado do Pará- http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/414. BOLETIM TÉCNICO DO SENAC, v. 43, p. 235-255, 2017.

8.
ALVES, João Paulo da Conceição2018ALVES, João Paulo da Conceição; PENHA, A. C. F. . Práticas de Leitura na EJA: Contribuições para a Formação Política de Leitores no Ensino Médio. EDUCAÇÃO EM REVISTA (UNESP. MARÍLIA), v. 19, p. 155-174, 2018.

9.
ALVES, João Paulo da Conceição2018ALVES, João Paulo da Conceição; ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima . ABORDAGENS SOBRE A CONDIÇÃO DE CLASSE DAS JUVENTUDES DA AMAZÔNIA. MARGENS (UFPA), v. 11, p. 18, 2018.

10.
ALVES, João Paulo da Conceição2011ALVES, João Paulo da Conceição. Aspectos sobre as desigualdades sócio-raciais no Brasil e no Amapá - https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/download/181/v1n1Joao.pdf. Estação Científica (UNIFAP), v. 01, p. 57-73, 2011.


Livros e capítulos
1.
ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima ; SILVA, G. P. ; ALVES, João Paulo da Conceição . Valorização e Qualificação de Profissionais para a Educação Profissional do Pará: A experiência do PIBID pedagogia do Pará. 01. ed. -: -, 2013. v. 01. 194p .

1.
ALVES, João Paulo da Conceição; LIMA, Francisco Willams de Campos ; SOARES, A. I. Monteiro . Conferências Municipais de Educação: estratégias de avaliação das políticas educacionais. In: Terezinha F. A. M. dos Santos; Francisco Willams C. Lima (orgs.). (Org.). Versus e Reversus da Gestão das Políticas Educacionais. -ed.Belém: Ponto Press, 2012, v. -, p. 7-174.

2.
ALVES, João Paulo da Conceição; SILVA, L. T. . História da formação de professores da educação profissional no Pará: um passado ainda presente. In: ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; SILVA, Gilmar Pereira da; ALVES, João Paulo da Conceição; SILVA, João Batista do Carmo; TEODORO, Elinilze Guedes; RODRIGUES, Jaqueline do Nascimento; PORTO, Adriana Maria Nazaré de Souza; COSTA, Ana Maria Raiol da.. (Org.). Valorização e Qualificação de Profissionais para a Educação Profissional Técnica do Pará: A experiência do PIBID pedagogia do Pará. 01ed.-: -, 2013, v. 01, p. 115-128.

3.
ALVES, João Paulo da Conceição; DIAS, D. D. X. . Os desafios da construção do currículo integrado na EEETEPA Anísio Teixeira. In: ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; SILVA, Gilmar Pereira da; ALVES, João Paulo da Conceição; SILVA, João Batista do Carmo; TEODORO, Elinilze Guedes; RODRIGUES, Jaqueline do Nascimento; PORTO, Adriana Maria Nazaré de Souza; COSTA, Ana Maria Raiol da.. (Org.). Valorização e Qualificação de Profissionais para a Educação Profissional Técnica do Pará: A experiência do PIBID pedagogia do Pará. 01ed.-: -, 2013, v. 01, p. 141-154.

4.
ALVES, João Paulo da Conceição; ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima . A Pedagogia das Competências na prática pedagógica de professores do Ensino Médio em Macapá/Ap. In: Eraldo Leme Batista/ Isaura Mônica Zanardini/ João Carlos da Silva. (Org.). ESTADO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: Desafios e perspectivas para o século XXI. -ed.Porto Alegre: Ed. Evangraf/ Ed. UNIOESTE, 2018, v. -, p. 1-328.


Apresentações de Trabalho
1.
ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima ; ALVES, João Paulo da Conceição . Juventude, Trabalho e Educação: questões de diversidade e classe das juventudes na Amazônia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, L. T. ; ALVES, João Paulo da Conceição . História da Formação de Professores da Educação Profissional no Pará. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima ; ALVES, João Paulo da Conceição . A inserção da juventude amazônida no trabalho e na escola básica: questões de diversidade e classe das juventudes na Amazônia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, M. P. ; ALVES, João Paulo da Conceição . Ensino Médio Integrado à educação profissional no Pará: ações em uma escola de educação tecnológica na cidade de Belém/Pa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
ALVES, João Paulo da Conceição; SILVA, M. P. ; SILVA, M. P. . O ensino médio integrado em uma escola de educação profissional na cidade de Belém/Pa: reflexões sobre o projeto político pedagógico como prática pedagógica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ALVES, João Paulo da Conceição; ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima ; RODRIGUES, D. S. . Análises de Indicadores Educacionais do Ensino Médio na Amazônia Brasileira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ALVES, João Paulo da Conceição. Política Educacional Identidade - Diversidade na Amazônia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SILVA, M. P. ; ALVES, João Paulo da Conceição . O Ensino Médio em Comunidades Quilombolas no Estado do Amapá: análises preliminares. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
CARDOSO, Q. O. ; ALVES, João Paulo da Conceição . A qualidade social do Ensino Médio no estado do Amapá. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
ALVES, João Paulo da Conceição. O Plano Nacional de Educação e o Plano Estadual de Educação do Amapá: análises sobre o oficializado e o realizado. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
ALVES, João Paulo da Conceição. Sujeitos, Trabalho e Movimentos Sociais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
ALVES, João Paulo da Conceição. Curso Gestão Pedagógica. 2013. .

2.
ALVES, João Paulo da Conceição. Curso Gestão Pedagógica. 2013. .

3.
ALVES, João Paulo da Conceição. Curso Gestão Pedagógica. 2013. .

4.
RODRIGUES, D. S. ; ALVES, João Paulo da Conceição . A produção de textos acadêmicos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
ALVES, João Paulo da Conceição. Crítica da Organização do Trabalho Pedagógico: Objetivo e Avaliação do Ensino. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
ALVES, João Paulo da Conceição. Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
MAGALHAES, A. ; MANACAS, U. ; ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima ; ALVES, João Paulo da Conceição . Encontro Popular da Juventude do Campo e da Cidade do MST. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de Caderno de Textos).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALVES, João Paulo da Conceição. VII Seminário Sobre Trabalho e Educação: Uma década de Estudos e Pesquisas sobre trabalho e educação na Amazônia. 2011. (Outro).

2.
ALVES, João Paulo da Conceição. V Encontro Internacional de Educação Comparada - Avaliação do Rendimento Escolar: Dimensões Internacionais. 2012. (Outro).

3.
ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima ; FREITAS, R. C. ; ALVES, João Paulo da Conceição . II Intercâmbio Nacional dos Núcleos de Pesquisa em Trabalho e Educação. 2014. (Outro).

4.
ALVES, João Paulo da Conceição; ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima ; SILVA, G. P. ; RODRIGUES, D. S. ; FIDALGO, F. S. R. ; OLIVEIRA, R. ; MOURA, D. H. . X Seminário sobre Trabalho e Educação: Juventudes e Ensino Médio. 2016. (Outro).



Outras informações relevantes


- Aprovado em concurso público para professor efetivo da Universidade Federal do Pará (IEMCI/UFPa), para a disciplina Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais e EJA, no ano de 2017.

- Aprovado em concurso público para professor efetivo da Universidade Estadual do Amapá (UEAP) no ano de 2013.

- Membro da Associação Nacional de Política e Administração Escolar (ANPAE)

-Participou das fases de Coordenação, Elaboração, Execução e Acompanhamento do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), na Escola Ruth de Almeida Bezerra, no Biênio de 2007 e 2008.

- Aprovado em Concurso Público 001/2005 (Secretaria de Estado de Educação do estado do Amapá/Ap) para o cargo efetivo de Pedagogo - NS, Classe 3, Padrão I.

 - Aprovado em Concurso Público 001/2005 para o cargo efetivo de Professor de Séries Iniciais (Professor Licenciado Pleno - PLP I), no município de Breves/Pa.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 11:56:25