Marcela Regina Vasconcelos da Silva Nascimento

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0396854571010883
  • Última atualização do currículo em 17/11/2018


Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2015), é graduada em Licenciatura em Letras pela Faculdade Frassinetti do Recife (2005), Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade Frassinetti do Recife (2007) e Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2009). É Professora Adjunta de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade de Pernambuco (UPE), em que atua na graduação presencial e a distância. É docente permanente do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS. Atualmente, é vice-coordenadora do curso de graduação em Letras e preside o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do referido curso. Atuou, por mais de uma década, em colégios da rede particular de ensino do Recife, como professora da educação básica, com ênfase no ensino de produção textual em turmas de ensino médio. Tem também experiência com a formação de professores de língua portuguesa, tendo atuado como professora em cursos de graduação e no curso de Especialização em Linguística Aplicada ao Português da Faculdade Frassinetti do Recife. É líder do Grupo de Estudos em Análise Linguística e Práticas Discursivas (GEALPD), pesquisadora do Grupo de Estudos em Análise e Descrição Linguística (GEADLin) e do Grupo de Estudos em Ensino, Letramento, Oralidade e Alfabetização (ELOA). Realiza pesquisas, principalmente sobre gêneros discursivos, argumentação, enunciação e ensino de língua materna. Tem artigos e capítulos de livros publicados acerca desses temas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcela Regina Vasconcelos da Silva Nascimento
Nome em citações bibliográficas
SILVA, M. R. V.;NASCIMENTO, M. R. V. S.;SILVA, Marcela Regina Vasconcelos da


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2015
Doutorado em Lingüística.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: A construção do sentido em dissertações argumentativas, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Maria de Fátima Almeida.
2007 - 2009
Mestrado em Lingüística.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Avaliação em rede no ensino superior: uma análise da abordagem de gêneros nas questões discursivas do ENADE,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Maria de Fátima Almeida.
Palavras-chave: Produção de texto; Ensino Superior; Avaliação em rede; Gêneros discursivos.
2006 - 2007
Especialização em Lingüística Aplicada ao Ensino de Português.
Faculdade Frassinetti do Recife, FAFIRE, Brasil.
Título: Atividades de retextualização no Ensino Fundamental.
Orientador: Gláucia Renata Pereira do Nascimento.
2002 - 2005
Graduação em Letras.
Faculdade Frassinetti do Recife, FAFIRE, Brasil.
Bolsista do(a): Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica da FAFIRE, NUPIC-FAFIRE, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
Minicurso Protocolos interacionais na sala de aula. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2008 - 2008
Práticas de Latramento e Produção Textual. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Introdução à Análise do Discurso. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-coordenadora do curso de Letras, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora na EaD, Carga horária: 8

Atividades

09/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Validação de Atividades Complementares - Campus Garanhuns, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Validação de Atvidades Complementares (CVAC) do curso de Letras.
08/2018 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfossintaxe I
08/2018 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfossintaxe I (EaD)
08/2018 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria de Gêneros Textuais
02/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Docente Estruturante (NDE) de Letras - Campus Garanhuns, .

Cargo ou função
Presidente do NDE do curso de graduação em Letras, desde agosto de 2018..
03/2018 - 07/2018
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias de Gêneros Textuais
03/2018 - 07/2018
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Hipertexto e Gêneros Digitais
03/2018 - 07/2018
Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Gêneros Discursivos/Textuais e Práticas Sociais
03/2018 - 07/2018
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística II
08/2017 - 12/2017
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sintaxe da Língua Portuguesa I
08/2017 - 12/2017
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Infantojuvenil (EaD)
08/2017 - 12/2017
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística I
08/2017 - 12/2017
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfossintaxe I
03/2017 - 07/2017
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística II
02/2017 - 07/2017
Ensino, Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa na Produção do Conhecimento
02/2017 - 07/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Letramento

Faculdade Frassinetti do Recife, FAFIRE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Convidada, Carga horária: 5
Outras informações
Professora Convidada do Curso de Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa, tendo ministrado duas disciplinas: Língua Oral e Língua Escrita e Leitura e Produção Textual.

Vínculo institucional

2007 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

08/2016 - 09/2016
Ensino, Lingüística Aplicada ao Ensino de Português, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção Textual
04/2016 - 05/2016
Ensino, Lingüística Aplicada ao Ensino de Português, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Língua Oral e Língua Escrita
12/2015 - 12/2015
Ensino, Lingüística Aplicada ao Ensino de Português, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção Textual
02/2015 - 06/2015
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
04/2015 - 05/2015
Ensino, Lingüística Aplicada ao Ensino de Português, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Língua Falada e Língua Escrita
08/2014 - 12/2014
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa II
08/2014 - 09/2014
Ensino, Lingüística Aplicada ao Ensino de Português, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção Textual
02/2014 - 06/2014
Ensino, Letras - Licenciatura Dupla (Português-Inglês), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
08/2013 - 12/2013
Ensino, Letras - Licenciatura Dupla (Português-Espanhol), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa II
08/2013 - 12/2013
Ensino, Letras - Licenciatura Dupla (Português-Inglês), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa II
08/2013 - 09/2013
Ensino, Lingüística Aplicada ao Ensino de Português, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Texto
02/2013 - 06/2013
Ensino, Letras - Licenciatura Dupla (Português-Inglês), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
02/2013 - 06/2013
Ensino, Letras - Licenciatura Dupla (Português-Espanhol), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
11/2012 - 12/2012
Ensino, Lingüística Aplicada ao Ensino de Português, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos
08/2012 - 12/2012
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial
08/2012 - 12/2012
Ensino, Letras - Licenciatura Dupla (Português-Inglês), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa II
02/2012 - 07/2012
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial
02/2012 - 07/2012
Ensino, Letras - Licenciatura Dupla (Português-Inglês), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
02/2012 - 07/2012
Ensino, Letras - Licenciatura Dupla (Português-Inglês), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa II
08/2011 - 12/2011
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial
08/2011 - 12/2011
Ensino, Letras - Licenciatura Dupla (Português-Inglês), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
08/2011 - 12/2011
Ensino, Letras - Licenciatura Dupla (Português-Inglês), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa II
02/2011 - 07/2011
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial
02/2011 - 07/2011
Ensino, Letras - Licenciatura Dupla (Português-Inglês), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
02/2011 - 07/2011
Ensino, Letras - Licenciatura Dupla (Português-Inglês), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Estudo e da Pesquisa
02/2011 - 07/2011
Ensino, Letras - Licenciatura Dupla (Português-Espanhol), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Estudo e da Pesquisa
08/2010 - 12/2010
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial
07/2010 - 12/2010
Ensino, Letras - Licenciatura Dupla (Português-Inglês), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa II
02/2010 - 06/2010
Ensino, Letras - Licenciatura Dupla (Português-Inglês), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
Metodologia do Estudo e da Pesquisa
02/2010 - 06/2010
Ensino, Letras - Licenciatura Dupla (Português-Espanhol), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Estudo e da Pesquisa
02/2010 - 06/2010
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial
08/2009 - 12/2009
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial
02/2009 - 12/2009
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
02/2009 - 06/2009
Ensino, Letras - Licenciatura Dupla (Português-Espanhol), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
02/2009 - 06/2009
Ensino, Letras - Licenciatura Dupla (Português-Inglês), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Estudo e da Pesquisa
02/2009 - 06/2009
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial
08/2007 - 06/2009
Ensino, Letras - Licenciatura Dupla (Português-Inglês), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
Língua Portuguesa II
10/2008 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Curso de extensão: Estratégias argumentativas na produção de textos para o vestibular
08/2008 - 12/2008
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial
02/2008 - 06/2008
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial
08/2007 - 12/2007
Ensino, Letras Vernáculas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa II
08/2007 - 12/2007
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial

Colégio Equipe, EPECOL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2016
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16
Outras informações
Professora de Produção Textual em turmas de Ensino Médio


Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas, FAJOLCA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 7

Atividades

08/2009 - 12/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História e Metodologia do Ensino I
Orientação monográfica

Colégio Paulo Paiva, CPP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Coordenadora do NELPP, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Língua Portuguesa, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 22
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa (Reflexão Lingüística, Leitura e Produção Textual) em turmas de Ensino Fundamental

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Revisora (Gráfica CPP), Carga horária: 15

Atividades

01/2007 - 12/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Estudos Lingüísticos do Paulo Paiva, .


Cooperativa de Professores do Ensino Médio, COPEM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Cooperativa, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2
Outras informações
Professora de Produção Textual no Ensino Médio


Colégio GEO Guararapes, GEO, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora de Produção Textual, Carga horária: 32
Outras informações
Monitoria em Produção Textual em turmas de Ensino Fundamental e Médio / Revisora (Gráfica GEO Guararapes)


Colégio Anglo Líder, ANGLO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Professora de Redação em turmas de curso pré-vestibular



Linhas de pesquisa


1.
Lingüística Textual e Aplicada

Objetivo: Promover a reflexão científica sobre fenômenos textuais, relacionando-os à sala de aula..
Palavras-chave: Livro didático de Português; Produção de texto; Gêneros textuais.


Projetos de pesquisa


2010 - 2011
A abordagem de gêneros de cunho injuntivo em LDP e sua relação com a questão da legitimação social
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Marcela Regina Vasconcelos da Silva Nascimento - Coordenador.
2008 - 2009
O e-forum e o estudante de Letras: uma análise das funções interacionais desse gênero
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Marcela Regina Vasconcelos da Silva Nascimento - Coordenador.Financiador(es): Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica da FAFIRE - Bolsa.
2007 - 2008
Gêneros planificados por seqüência injuntiva em livros didáticos de Português
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2005
Processos de referenciação em textos escritos por jovens surdos
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Marcela Regina Vasconcelos da Silva Nascimento - Integrante / Gláucia Renata Pereira do Nascimento - Coordenador / Merijane Moura da Silva - Integrante / Suely Cristina dos Santos - Integrante.Financiador(es): Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica da FAFIRE - Outra.
2004 - 2004
Embalagem: suporte, gênero textual ou mero recipiente?
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcela Regina Vasconcelos da Silva Nascimento - Integrante / Rosa Pinto - Coordenador.Financiador(es): Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica da FAFIRE - Bolsa.
2003 - 2003
Revista de mulher / revista para mulher - marcas ideológicas subjacentes a textos midiáticos: um estudo de caso
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcela Regina Vasconcelos da Silva Nascimento - Integrante / Graça Brito - Coordenador.Financiador(es): Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica da FAFIRE - Bolsa.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: Revista do GELNE (UFC)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise Dialógica do Discurso.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Textual.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.


Prêmios e títulos


2017
Título de Excelência Acadêmica Mário Marroquim, III Encontro Regional de Linguística - Grupo de Pesquisa em Análise e Descrição Linguística.
2016
2º Lugar no concurso público para professor de Língua Portuguesa da Educação Básica no Estado de Pernambuco, Governo do Estado de Pernambuco.
2016
1º Lugar no concurso público para professor adjunto da Universidade de Pernambuco, Universidade de Pernambuco (UPE).
2009
Distinção na aprovação da dissertação de mestrado, Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
2001
1º Lugar no vestibular de Letras-Vernáculo, Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE).
2000
3º Lugar geral e 1º lugar no vestibular do curso de História, Universidade de Pernambuco (UPE).
2000
1º Lugar geral no vestibular, Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NASCIMENTO, M. R. V. S.2018NASCIMENTO, M. R. V. S.. A heterogeneidade enunciativa em memes do -Bode Gaiato-. Revista Entrepalavras, v. 8, p. 50-70, 2018.

2.
NASCIMENTO, M. R. V. S.2017NASCIMENTO, M. R. V. S.. Multimodalidade e hipertexto: uma análise do site Hora do ENEM. Revista Entrepalavras, v. 7, p. 434-448, 2017.

3.
SILVA, M. R. V.2010SILVA, M. R. V.. Expressões nominais referenciais em narrativas infantis: funções cognitivo-discursivas envolvidas na construção de objetos-de-discurso. Revista de Estudos da Linguagem, v. 2, p. 87-103, 2010.

4.
SILVA, M. R. V.2010SILVA, M. R. V.. Gêneros jornalísticos na sala de aula do Ensino Médio: reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa. Interdisciplinar : Revista de Estudos em Língua e Literatura, v. 12, p. 139-150, 2010.

5.
SILVA, M. R. V.2010SILVA, M. R. V.. Processsos inferenciais na leitura de tirinhas: uma análise do dito e do não-dito. Revista FAFIRE (Impresso), v. 3, p. 51-62, 2010.

6.
SILVA, M. R. V.2009SILVA, M. R. V.. Tradição e ruptura em literatura infantil: uma análise da obra Marcelo, marmelo, martelo. Revista FAFIRE (Impresso), v. 2 N.1, p. 35-45, 2009.

7.
SILVA, M. R. V.2008SILVA, M. R. V.. Mudança de classe em literatura de cordel: um estudo sobre a formação de substantivos por sufixação. Revista FAFIRE (Impresso), v. 1 Nº 2, p. Artigo em cd, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, M. R. V.. Gêneros discursivos à luz de três perspectivas teóricas. In: ALMEIDA, M. F.. (Org.). Leitores em interação: o processo de ressignificar a linguagem. 1ed.João Pessoa: Editora Universitária - UFPB, 2013, v. 1, p. 241-272.

2.
SILVA, M. R. V.. O papel das expressões nominais referenciais em textos de livros didáticos de História. In: Denilda Moura. (Org.). Os desafios da língua: pesquisas em língua falada e escrita. 1.ed.Maceió: EDUFAL, 2008, v. 1, p. 131-134.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVA, M. R. V.. A história e a participação popular. Jornal do Commercio, p. 7 - 7, 12 nov. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M. R. V.; ALMEIDA, M. F. . A arquitetura do argumento de textos de estudantes do Ensino Médio: uma análise com base no modelo Toulmin. In: XXV Jornada Nacional do GELNE, 2014, Natal-RN. Anais da XXV Jornada Nacional do GELNE. Natal-RN: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - EDUFRN, 2014.

2.
SILVA, M. R. V.; ALMEIDA, M. F. . Propostas de Produção Textual no ENEM. In: Encontro sobre o Ensino de Língua e Literatura / Congresso Nacional sobre o Ensino de Língua e Literatura, 2013, Olinda. Língua e Literatura na Contemporaneidade: O Status do Leitor Multitarefa. Recife: Pipa Comunicação, 2013. p. 469-486.

3.
SILVA, M. R. V.. Concepções de leitura de professores atuantes em escolas pernambucanas da rede pública de ensino e suas implicações pedagógicas. In: I Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento, 2010, Itabaiana-SE. caderno de textos completos do I SENAL. Itabaiana-SE: GEADAS, 2010.

4.
SILVA, M. R. V.. O papel das estratégias de leitura na construção de sentidos em releituras de textos clássicos. In: I Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento, 2010, Itabaiana-SE. caderno de textos completos do I SENAL. Itabaiana-SE: GEADAS, 2010.

5.
SILVA, M. R. V.. A construção da mulher como objeto de consumo em anúncios publicitários de cerveja: uma abordagem discursiva. In: IX Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul (CELSUL), 2010, Palhoça-SC. Anais do IX Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul (CELSUL). Palhoça-SC: Editora da UNISUL, 2010. p. 01-14.

6.
SILVA, M. R. V.; ALMEIDA, M. F. . O papel da multimodalidade na leitura de textos da revista Veja. In: III Congresso Latino-Americano de Compreensão Leitora, 2010, Brasília-DF. Anais do III Congresso Latino-Americano de Compreensão Leitora, 2010.

7.
SILVA, M. R. V.; ALMEIDA, M. F. . Gêneros discursivos e avaliação de rede: o papel do ENADE na formação de administradores e psicólogos. In: VI Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura, 2009, Campina Grande. Anais do VI Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura. Campina Grande: Editora Bagagem, 2009.

8.
SILVA, M. R. V.. A importância do Ensino de Produção Textual para a formação do profssional de Secretariado Executivo. In: V Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura e IV Colóquio de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, 2007, Campina Grande. V Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura e IV Colóquio de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura. Campina Grande: Bagagem, 2007.

9.
SILVA, M. R. V.; ALMEIDA, M. F. . A relevância do ensino de gêneros textuais para a formação do profissional de Psicologia. In: 16º Congresso de Leitura do Brasil (COLE), 2007, Campinas-SP. Anais do 16º COLE. Campinas-SP, 2007.

10.
SILVA, M. R. V.. A abordagem dos comandos em gêneros de cunho injuntivo: uma análise de livros didáticos de Português. In: I Congresso Nacional sobre o Ensino de Língua e de Literatura, 2007, Olinda. Anais do I Congresso Nacional sobre o Ensino de Língua e de Literatura, 2007.

11.
SILVA, M. R. V.. A abordagem de gêneros textuais no Ensino Fundamental: concepções teóricas e prática pedagógica. In: I Congresso Nacional sobre o Ensino de Língua e de Literatura, 2007, Olinda. Anais do I Congresso Nacional sobre o Ensino de Língua e Literatura, 2007.

12.
CUNHA, A. S. ; SILVA, M. R. V. . Gêneros planificados por seqüência injuntiva em livros didáticos de Português. In: V Encontro sobre Ensino de Língua e Literatura/ I Congresso Nacional sobre Ensino de Língua e Literatura, 2007, Olinda. Anais do V Encontro sobre Ensino de Língua e Literatura/ I Congresso Nacional sobre Ensino de Língua e Literatura, 2007.

13.
SILVA, M. R. V.. Atividades de retextualização no Ensino Fundamental: um estudo de caso. In: IV Encontro sobre Ensino de Língua e Literatura, 2006, Olinda. IX Encontro sobre o Ensino de Língua e Literatura e V Congresso Nacional sobre o Ensino de Língua e Literatura, 2006.

14.
SILVA, M. R. V.. Novas propostas de estudo de produção textual: uma análise de livros didáticos de português para o Ensino Fundamental. In: II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, 2004, João Pessoa. Anais do II ECLAE. João Pessoa: Idéia, 2004.

15.
SILVA, M. R. V.. 1. Neologismos em textos midiáticos: construção de sentidos por meio da criação lexical. In: 14º Congresso de Leitura do Brasil, 2003, Campinas. Anais do 14º COLE. Campinas: ALB, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M. R. V.. Expressões nominais referenciais em narrativas infantis. In: V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística (ABRALIN), 2007, Belo Horizonte. Livro de Resumos do V Congresso Internacional da Abralin. Belo Horizonte: Publicação da Faculdade de Letras da UFMG, 2007.

2.
SILVA, M. R. V.. Por uma nova proposta de estudo de produção textual: uma análise de livros didáticos de português para o Ensino Fundamental. In: 55ª Reunião Anual da SBPC, 2003, Recife. Livro de Resumos da 55ª Reunião Anual da SBPC. Recife, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M. R. V.. A construção da argumentação no âmbito da teoria da enunciação de Bakhtin. In: VI Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, 2015, Garanhuns-PE. Ensino de Língua, Literatura e outros diálogos possíveis, 2015. p. 58-59.

2.
SILVA, M. R. V.; ALMEIDA, M. F. . A arquitetura do argumento de textos de estudantes do Ensino Médio: uma análise com base no modelo Toulmin. In: XXV Jornada Nacional do GELNE, 2014, Natal-RN. Caderno de Programação e Resumos da XXV Jornada Nacional do GELNE. Natal-RN: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - EDUFRN, 2014. p. 775-776.

3.
SILVA, M. R. V.. Concepções de leitura de professores atuantes em escolas pernambucanas da rede pública de ensino e suas implicações pedagógicas. In: I Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento, 2010, Itabaiana-SE. caderno de textos completos do I SENAL. Itabaiana-SE: GEADAS, 2010.

4.
SILVA, M. R. V.. O papel das estratégias de leitura na construção de sentidos em releituras de textos clássicos. In: I Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento, 2010, Itabaiana-SE. caderno de textos completos do I SENAL. Itabaiana-SE: GEADAS, 2010.

5.
SILVA, M. R. V.. A construção da mulher como objeto de consumo em anúncios publicitários de cerveja: uma abordagem discursiva. In: IX Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul (CELSUL), 2010, Palhoça-SC. Caderno de Resumos do IX Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul (CELSUL). Palhoça-SC: Editora da UNISUL, 2010. p. 194-194.

6.
SILVA, M. R. V.; ALMEIDA, M. F. . Gêneros do discurso e inclusão social: o papel do ENADE. In: XIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2009, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF (CiFEFil), 2009. v. XIII.

7.
SILVA, M. R. V.; ALMEIDA, M. F. . Gêneros discursivos e avaliação de rede: o papel do ENADE na formação de administradores e psicólogos. In: VI Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura, 2009, Campina Grande-PB. Caderno de Resumos do VI SELIMEL. Campina Grande-PB: Editora Bagagem, 2009.

8.
SILVA, M. R. V.. A importância do Ensino de Produção Textual para a formação do profissional de Secretariado Executivo. In: V Seminário sobre Ensino de Língua Materna e Estramgeira e de Literatura e IV Colóquio de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, 2007, Campina Grande-PB. Caderno de Resumos do V Seminário sobre Ensino de Língua Materna e Estramgeira e de Literatura e IV Colóquio de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. Campina Grande: Editora Bagagem, 2007. p. 97-98.

9.
SILVA, M. R. V.. A abordagem de gêneros textuais no Ensino Fundamental: concepções teóricas e prática pedagógica. In: VIII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada (ALAB), 2007, Brasília. Caderno de Resumos do VIII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2007.

10.
SILVA, M. R. V.. A relevância do ensino de gêneros textuais para a formação do profissional de Psicologia. In: 16º Congresso de Leitura do Brasil (COLE), 2007, Campinas-SP. Caderno de Atividades do 16º COLE, 2007.

11.
SILVA, M. R. V.. A abordagem dos comandos em gêneros de cunho injuntivo: uma análise de livros didáticos de Português. In: I Congresso Nacional sobre o Ensino de Língua e de Literatura, 2007, Olinda. Caderno de Resumos do I CONELL e V EELL, 2007.

12.
SILVA, M. R. V.. O papel das expressões nominais referenciais em textos de livros didáticos de História. In: V Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita, 2006, Maceió. Livro de Resumos do V ELFE, 2006.

13.
SILVA, M. R. V.. Atividades de retextualização no Ensino Fundamental: um estudo de caso. In: IV Encontro sobre Ensino de Língua e Literatura, 2006, Olinda. Livro de Resumos do IV EELL, 2006.

14.
SILVA, M. R. V.. Formas de referenciação em textos argumentativos produzidos por jovens surdos. In: III Encontro sobre Ensino de Língua e Literatura, 2005, Olinda. Livro de Resumos do III EELL, 2005.

15.
SILVA, M. R. V.. Processos inferenciais na leitura de tirinhas: uma análise do dito e do não-dito. In: XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos, 2004, João Pessoa. Livro de Resumos da XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos. João Pessoa, 2004.

16.
SILVA, M. R. V.. Ensino de Língua Materna e Evasão Escolar. In: VI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2003, Salvador. Livro de Resumos do VI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Salvador, 2003.

17.
SILVA, M. R. V.. Neologismos em textos midiáticos: construção de sentidos por meio da criação lexical. In: 14º Congresso de Leitura do Brasil, 2003. Livro de Resumos do 14º COLE. Campinas, 2003.

18.
SILVA, M. R. V.. Novas propostas de estudo de produção textual: uma análise de livros didáticos de português para o Ensino Fundamental. In: II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, 2003, João Pessoa. Livro de Resumos do II ECLAE. João Pessoa, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
NASCIMENTO, M. R. V. S.; JAEGER, D. . Argumentação em gêneros orais e/ou escritos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
NASCIMENTO, M. R. V. S.. Produção de texto e autoria no Ensino Médio: a constituição do sujeito no processo dialógico-valorativo (apresentado na mesa-redonda 'O ensino da produção de texto na educação básica e no ensino superior: desafios e perspectivas'). 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
NASCIMENTO, M. R. V. S.. Gêneros da seção de opinião da Folha de S. Paulo: um olhar sobre as dimensões dialógica e axiológica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
NASCIMENTO, M. R. V. S.. A construção do posicionamento crítico em textos da esfera jornalística: uma análise na perspectiva bakhtiniana. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
NASCIMENTO, M. R. V. S.. Autoria, alteridade e movimentos dialógico-valorativos: um olhar sobre a arena de vozes em artigos de opinião (Mesa redonda 'Análises do Discurso'). 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SILVA, M. R. V.. A construção da argumentação no âmbito da teoria da enunciação de Bakhtin. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SILVA, M. R. V.; ALMEIDA, M. F. . A arquitetura do argumento de textos de estudantes do Ensino Médio: uma análise com base no modelo Toulmin. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA, M. R. V.; ALMEIDA, M. F. . Propostas de Produção de Texto no ENEM. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SILVA, M. R. V.. O papel das estratégias de leitura na construção de sentidos em releituras de textos clássicos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SILVA, M. R. V.. Concepções de leitura de professores atuantes em escolas pernambucanas da rede pública de ensino e suas implicações pedagógicas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SILVA, M. R. V.. Propostas de produção textual no ENEM. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SILVA, M. R. V.; ALMEIDA, M. F. . Gêneros discursivos e avaliação de rede: o papel do ENADE na formação de administradores e psicólogos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SILVA, M. R. V.. Desvendando os horizontes da compreensão leitora em Dom Quixote em quadrinhos. Apresentado na Mesa Redonda Do prazer de ler à leitura do mundo.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
SILVA, M. R. V.; ALMEIDA, M. F. . Gêneros do discurso e inclusão social: o papel do ENADE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SILVA, M. R. V.; ALMEIDA, M. F. . A relevância do ensino de gêneros textuais para a formação do profissional de Psicologia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SILVA, M. R. V.. A abordagem dos comandos em gêneros de cunho injuntivo: uma análise de livros didáticos de Português. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SILVA, M. R. V.. A abordagem de gêneros textuais no Ensino Fundamental: concepções teóricas e prática pedagógica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SILVA, M. R. V.. Tradição e ruptura em Literatura Infantil: uma análise da obra Marcelo, marmelo, martelo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SILVA, M. R. V.. Expressões nominais referenciais em narrativas infantis. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SILVA, M. R. V.; Nascimento, Gláucia . Atividades de retextualização no Ensino Fundamental: um estudo de caso. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SILVA, M. R. V.. A importância do Ensino de Produção Textual para a formação do profssional de Secretariado Executivo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SILVA, M. R. V.; Nascimento, Gláucia . Processos de Referenciação em Textos Escritos por Jovens Surdos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
SILVA, M. R. V.; Nascimento, Gláucia . Atividades de retextualização no Ensino Fundamental: um estudo de caso. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SILVA, M. R. V.. O papel das expressões nominais referenciais em textos de livros didáticos de História. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SILVA, M. R. V.. A importância da literatura na formação de crianças e adolescentes. 2006. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SILVA, M. R. V.; PINTO, R. . Embalagem: gênero textual, suporte ou mero recipiente?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
SILVA, M. R. V.; Nascimento, Gláucia . Formas de referenciação em textos argumentativos produzidos por jovens surdos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
SILVA, M. R. V.. Desvendando novos horizontes: estratégias de leitura em aulas para o Ensino Fundamental. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
SILVA, M. R. V.. As novas tecnologias como recurso para a educação inclusiva. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
SILVA, M. R. V.. Processos inferenciais na leitura de tirinhas: uma análise do dito e do não-dito. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
SILVA, M. R. V.. O intergênero como recurso do texto publicitário. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
SILVA, M. R. V.; OLIVEIRA, P. T. C. . Ensino de Língua Materna e Evasão Escolar. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
SILVA, M. R. V.. Neologismos em textos midiáticos: construção de sentidos por meio da criação lexical. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
SILVA, M. R. V.. O encadeamento referencial em textos argumentativos: uma análise da produção textual de alunos da 8ª série do Ensino Fundamental. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
SILVA, M. R. V.. Novas propostas de estudo de produção textual: uma análise de livros didáticos de português para o Ensino Fundamental. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
SILVA, M. R. V.. Dona Benta e Mocinha: duas anciãs bem distintas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
SILVA, M. R. V.; OLIVEIRA, P. T. C. . A abordagem de gêneros textuais no Ensino Fundamental: um desafio para o livro didático de Português. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
SILVA, M. R. V.; OLIVEIRA, P. T. C. ; SOBREIRA, A. P. A. O. P. L. . Por uma nova proposta de estudo de produção textual: uma análise de livros didáticos de português para o Ensino Fundamental. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

39.
SILVA, M. R. V.; OLIVEIRA, P. T. C. . Ensino de Língua Materna: por uma prática docente não preconceituosa. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
SILVA, M. R. V.. Revista de mulher/ revista para mulher - marcas ideológicas subjacentes a textos midiáticos: um estudo de caso. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
SILVA, M. R. V.. .Bagno x Lobato: estudo comparativo entre as obras A língua de Eulália e Emília no país da Gramática. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
SILVA, M. R. V.; SOBREIRA, A. P. A. O. P. L. . Revista de mulher / revista para mulher marcas ideológicas subjacentes a textos midiáticos: um estudo de caso. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
NASCIMENTO, M. R. V. S.. Parecer de Artigo (ID nº 1516-3) - Comitê Editorial da Revista do GELNE. 2018.


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, M. R. V.. Gêneros textuais: concepções teóricas e prática pedagógica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GOMES, J. J.; NASCIMENTO, M. R. V. S.; PEREIRA, S. V. M.. Participação em banca de Aline Simplício da Silva. Práticas de leitura em sala de aula: uma proposta de reflexão sobre a (in)tolerância religiosa a partir das tirinhas de 'Um sábado qualquer'. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Pernambuco.

2.
OLIVEIRA, R. S.; NASCIMENTO, M. R. V. S.; MOURA, A. C.. Participação em banca de Maria Silvânia Arruda Alves. Multimodalidade textual: práticas de leitura e letramento em uma turma de Educação de Jovens e Adultos. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Pernambuco.

3.
NASCIMENTO, G. R. P.; PEDROSA, P. P. B.; LIMA, H. K. C.; NASCIMENTO, M. R. V. S.. Participação em banca de Ziane Maria Florêncio de Santana. Leitura de imagem em livros didáticos do 9º Ano: ensino ou estratégia de motivação para leitura de outros textos?. 2017. Dissertação (Mestrado em Pos-Grduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Mestrado
1.
NASCIMENTO, G. R. P.; NASCIMENTO, M. R. V. S.. Participação em banca de Karla Michelly dos SantosFabrício. Oralidade e argumentação em sala de aula: uma proposta metodológica para o ensino fundamental através do gênero comentário. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
NASCIMENTO, M. R. V. S.; NASCIMENTO, G. R. P.; PEREIRA, S. V. M.. Participação em banca de Thiago Barros dos Anjos. Desenvolvimento de competências argumentativas no Ensino Fundamental: tipos de argumentos em textos de opinião de estudantes do 5º Ano. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade de Pernambuco.

3.
OLIVEIRA, F. A. L.; NASCIMENTO, M. R. V. S.. Participação em banca de Poliana Martins Oliveira Sá. Uso de jogos pedagógicos como estratégia de intervenção no uso das marcas de oralidade em produções escritas dos alunos do 7º Ano do município de Petrolândia-PE. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade de Pernambuco.

4.
OLIVEIRA, F. A. L.; NASCIMENTO, M. R. V. S.; LIRA, L. E.. Participação em banca de Andréa Micheline Cavalcante de Almeida Reis. O gênero conto em sala de aula: implicações para o processo de produção textual em uma turma da 3ª fase da EJA, no município de Belo Jardim-PE. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade de Pernambuco.

5.
NASCIMENTO, M. R. V. S.; OLIVEIRA, F. A. L.; SANTOS, E. C.. Participação em banca de Shirley Bezerra Lopes Albuquerque. A compreensão da construção axiológica no gênero charge por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental: uma abordagem bakhtiniana. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade de Pernambuco.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
NASCIMENTO, M. R. V. S.; OLIVEIRA, M. L. R.. Participação em banca de Rebecca Paiva Alves da Silva. Multimodalidade em interações pelo WhatsApp: reflexões no contexto de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Aplicada ao Ensino de Português) - Faculdade Frassinetti do Recife.

2.
NASCIMENTO, M. R. V. S.; OLIVEIRA, M. L. R.. Participação em banca de Elivyhere Charlany Barros Cosmo de Oliveira. A multimodalidade no livro didático de Português. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Aplicada ao Ensino de Português) - Faculdade Frassinetti do Recife.

3.
NASCIMENTO, M. R. V. S.; OLIVEIRA, M. L. R.. Participação em banca de Regina Célia Santana. A construção de objetos do discurso em textos dissertativo-argumentativos produzidos por estudantes do Ensino Médio. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Aplicada ao Ensino de Português) - Faculdade Frassinetti do Recife.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NASCIMENTO, G. R. P.; NASCIMENTO, M. R. V. S.. Participação em banca de Lílian Carvalho Figueredo.Redação do ENEM: estudo do desempenho de alunos terceiranistas na Competência V. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
NASCIMENTO, M. R. V. S.; OLIVEIRA, P. T. C.. Participação em banca de Tatiane Claudino Almeida da Silva.Reflexões teórico-metodológicas sobre práticas de leitura no cotidiano escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco.

3.
NASCIMENTO, M. R. V. S.; OLIVEIRA, P. T. C.. Participação em banca de Josinere Martins Soares.Preconceito linguístico no cotidiano escolar: uma análise do olhar do estudante sobre seus pares. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco.

4.
NASCIMENTO, M. R. V. S.; OLIVEIRA, P. T. C.. Participação em banca de Priscilla Ferreira Calado."Afinal, o que é felicidade?": análise do conto Felicidade Clandestina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco.

5.
NASCIMENTO, G. R. P.; NASCIMENTO, M. R. V. S.. Participação em banca de Mariana Bianca de Melo Loreto.O papel do revisor de textos no âmbito acadêmico: uma questão de autoria?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
SILVA, M. R. V.; FARIAS, A. M. L.. Participação em banca de Niedja Fiorentino.Desencapsulamento de ideologias nas letras de música MPB durante a ditadura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.

7.
ALBUQUERQUE, E. E.; SILVA, M. R. V.; BARROS JÚNIOR, N. F.. Participação em banca de Iza Maria da Silva.A reprovação na prática avaliativa do professor nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas.

8.
SILVA, M. R. V.; SILVA, A. M. S.; SILVA, J. E.. Participação em banca de Rita de Cássia Nery de Lima.Fundamentos essenciais da educação lúdica no Ensino Fundamental: uma análise da função do professor. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas.

9.
SILVA, M. R. V.; SILVA, A. M. S.; SILVA, E. G.. Participação em banca de Ana Cláudia dos Santos Wanderley.Preconceito linguístico: considerações sobre o discurso de pedagogos de Sirinhaém e seus efeitos na Educação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas.

10.
SILVA, M. R. V.; ALBUQUERQUE, E. E.; FIALHO, G. S. L.. Participação em banca de Maria Helena dos Santos.Administração escolar: análise da proposta de gestão democrática da Escola Municipal Maria das Dores. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas.

11.
SILVA, M. R. V.; SILVA, E. G.; SILVA, J. E.. Participação em banca de Maria Tatiana Nunes da Silva.Educação e ludicidade: a importância do brincar na Educação Infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas.

12.
SILVA, M. R. V.; PINTO, A. M. A.; SILVA, E. G.. Participação em banca de Sandra Maria José de Lira.A atuação do professor na formação do produtor de textos nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Colóquio Internacional de Análise do Discurso.Gêneros da seção de opinião da Folha de S. Paulo: um olhar sobre as dimensões dialógica e axiológica. 2018. (Outra).

2.
XXVII Jornada de Estudos Linguísticos do GELNE.Coordenação do simpósio "Argumentação em gêneros orais e/ou escritos". 2018. (Simpósio).

3.
XXVII Jornada de Estudos Linguísticos do GELNE.Produção de texto e autoria no Ensino Médio: a constituição do sujeito no processo dialógico-valorativo (apresentado na mesa-redonda. 2018. (Outra).

4.
III Encontro Regional de Linguística.Mesa redonda Análises do Discurso. Apresentação: Autoria, alteridade e movimentos dialógico-valorativos: um olhar sobre a arena de vozes em artigos de opinião. 2017. (Encontro).

5.
Jornada Comemorativa GELNE: 40 anos de contribuições ao desenvolvimento das pesquisas em Linguística e Literatura.A construção do posicionamento crítico em textos da esfera jornalística: uma análise na perspectiva bakhtiniana. 2017. (Outra).

6.
VI Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino.A construção da argumentação no âmbito da teoria da enunciação de Bakhtin. 2015. (Encontro).

7.
IX Jornada do Grupo de Pesquisa Linguagem, Identidade e Memória - CNPq/PUC-SP. 2014. (Outra).

8.
XXV Jornada Nacional do GELNE.A arquitetura do argumento de textos de estudantes do Ensino Médio: uma análise com base no modelo Toulmin. 2014. (Outra).

9.
XI Encontro sobre o Ensino de Língua e Literatura e VI Congressos Nacional sobre o Ensino de Língua e Literatura. Propostas de Produção de Texto no ENEM. 2013. (Congresso).

10.
58º Seminário do GEL (Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo).Propostas de produção textual no ENEM. 2010. (Seminário).

11.
I Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento.O papel das estratégias de leitura na construção de sentidos em releituras de textos clássicos. 2010. (Seminário).

12.
I Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento.Concepções de leitura de professores atuantes em escolas pernambucanas da rede pública de ensino e suas implicações pedagógicas. 2010. (Seminário).

13.
Palestra sobre aplicação das Bases do novo Acordo Ortográfico: A Língua Portuguesa e seus problemas para o professor em sala de aula. 2010. (Outra).

14.
Festa Literária Infantil de Porto de Galinhas.Desvendando os horizontes da compreensão leitora em Dom Quixote em Quadrinhos. Apresentado na Mesa Redonda: Do prazer de ler à leitura do mundo. 2009. (Encontro).

15.
VI Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura.Gêneros discursivos e avaliação de rede: o papel do ENADE na formação de administradores e psicólogos. 2009. (Seminário).

16.
XIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Gêneros do discurso e inclusão social: o papel do ENADE. 2009. (Congresso).

17.
VI Encontro sobre Ensino de Língua e Literatura.Gêneros textuais: concepções teóricas e prática pedagógica. 2008. (Encontro).

18.
10º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil.Tradição e ruptura em Literatura Infantil: uma análise da obra Marcelo, marmelo, martelo. 2007. (Encontro).

19.
16º Congresso de Leitura do Brasil (COLE). A relevância do ensino de gêneros textuais para a formação do profissional de Psicologia. 2007. (Congresso).

20.
I Congresso Nacional sobre o Ensino de Língua e de Literatura. A abordagem de comandos em gêneros de cunho injuntivo: uma análise de livros didáticos de Português. 2007. (Congresso).

21.
V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística (ABRALIN). Expressões nominais referenciais em narrativas infantis. 2007. (Congresso).

22.
VIII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada (ALAB). A abordagem de gêneros textuais no Ensino Fundamental: concepções teóricas e prática pedagógica. 2007. (Congresso).

23.
V Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura e IV Colóquio de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura.A importância do ensino de Produção Textual para a formação do profissional de Secretariado Executivo. 2007. (Seminário).

24.
III Congresso de Iniciação Científica da FAFIRE. Processos de Referenciação em Textos Escritos por Jovens Surdos. 2006. (Congresso).

25.
II Semana da Leitura do Colégio Paulo Paiva.Mesa Redonda: A importância da literatura na formação de crianças e adolescentes. 2006. (Outra).

26.
IV Encontro sobre Ensino de Língua e Literatura.Atividades de retextualização no Ensino Fundamental: um estudo de caso. 2006. (Encontro).

27.
V Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita.O papel das expressões nominais referenciais em textos de livros didáticos de História. 2006. (Encontro).

28.
II Congresso de Iniciação Científica da FAFIRE. Embalagem: gênero textual, suporte ou mero recipiente?. 2005. (Congresso).

29.
III Encontro sobre Ensino de Língua e Literatura.Formas de referenciação em textos argumentativos produzidos por jovens surdos. 2005. (Encontro).

30.
I Semana da Leitura do Colégio Paulo Paiva.Desvendando novos horizontes: estratégias de leitura em aulas para o Ensino Fundamental. 2005. (Outra).

31.
I Semana de Estudos e Debates sobre a Inclusão Escolar.As novas tecnologias como recurso para a educação inclusiva. 2005. (Outra).

32.
XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos.Processos inferenciais na leitura de tirinhas: uma análise do dito e do não-dito. 2004. (Outra).

33.
XXVII Fórum FAFIRE de Idéias Contemporâneas.O intergênero como recurso do texto publicitário. 2004. (Outra).

34.
14º Congresso de Leitura do Brasil. Neologismos em textos midiáticos: construção de sentidos por meio da criação lexical. 2003. (Congresso).

35.
55ª Reunião Anual da SBPC.Por uma nova proposta de estudo de produção textual: uma análise de livros didáticos de português para o Ensino Fundamental. 2003. (Outra).

36.
9º Encontro de Literatura Infanto-juvenil.Dona Benta e Mocinha: duas anciãs bem distintas. 2003. (Encontro).

37.
II Encontro de Iniciação Científica.O encadeamento referencial em textos argumentativos: uma análise da produção textual de alunos da 8ª série do Ensino Fundamental. 2003. (Encontro).

38.
II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino.Novas propostas de estudo de produção textual: uma análise de livros didáticos de português para o Ensino Fundamental. 2003. (Encontro).

39.
VI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Ensino de Língua Materna e Evasão Escolar. 2003. (Congresso).

40.
XXIII Fórum FAFIRE de Idéias Contemporâneas.Ensino de Língua Materna: por uma prática docente não preconceituosa. 2003. (Outra).

41.
XXVI Fórum FAFIRE de Idéias Contemporâneas.A abordagem de gêneros textuais no Ensino Fundamental: um desafio para o livro didático de Português. 2003. (Outra).

42.
1º Encontro Interdepartamental da FAFIRE - Pernambucanidade: multiculturalismo e Educação. 2002. (Encontro).

43.
8º Encontro de Literatura Infanto-juvenil. 2002. (Encontro).

44.
Conferência Gramática e Ensino:uma revisão de conceitos. 2002. (Outra).

45.
Encontro de Iniciação Científica.Bagno x Lobato: estudo comparativo entre as obras ?A língua de Eulália? e ?Emília no país da Gramática?. 2002. (Encontro).

46.
Encontro de Iniciação Científica.Revista de mulher / revista para mulher ? marcas ideológicas subjacentes a textos midiáticos: um estudo de caso. 2002. (Encontro).

47.
III Seminário de Língua Portuguesa. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NASCIMENTO, M. R. V. S.; OLIVEIRA, F. A. L. . Seminário de Investigações Morfossintáticas (SIM). 2018. (Outro).

2.
OLIVEIRA, F. A. L. ; NASCIMENTO, M. R. V. S. . I Colóquio de Linguística, Literatura e Artes da UPE. 2017. (Outro).

3.
OLIVEIRA, F. A. L. ; NASCIMENTO, M. R. V. S. . III Encontro Regional de Linguística. 2017. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Shirley Albuquerque. Argumentação e multimodalidade na construção de sentidos do gênero charge: uma abordagem bakhtiniana. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Letras) - Universidade de Pernambuco. (Orientador).

2.
Thiago Barros dos Anjos. Desenvolvimento de competências argumentativas no Ensino Fundamental: diferentes tipos de argumentos em textos de opinião produzidos por estudantes do 6º Ano. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Letras) - Universidade de Pernambuco. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Maria Anieli da Silva Melo. Construção do posicionamento axiológico em páginas feministas do Facebook. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade de Pernambuco, UPE. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Rebecca Paiva Alves da Silva. Multimodalidade em interações pelo WhtasApp: reflexões no contexto de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Aplicada ao Ensino de Português) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Marcela Regina Vasconcelos da Silva Nascimento.

2.
Elivyhere Charlany Barros Cosmo de Oliveira. A Multimodalidade no Livro Didático de Português. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Aplicada ao Ensino de Português) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Marcela Regina Vasconcelos da Silva Nascimento.

3.
Regina Célia Santana. A construção de objetos do discurso em textos dissertativo-argumentativos produzidos por estudantes do Ensino Médio. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Aplicada ao Ensino de Português) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Marcela Regina Vasconcelos da Silva Nascimento.

4.
Fred da Silva Apolinário. Os gêneros digitais no contexto didático. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Aplicada ao Ensino de Português) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Marcela Regina Vasconcelos da Silva Nascimento.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Tatiane Claudino Almeida da Silva. Reflexões teórico-metodológicas sobre práticas de leitura no cotidiano escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Marcela Regina Vasconcelos da Silva Nascimento.

2.
Josinere Martins Soares. Preconceito linguístico no cotidiano escolar: uma análise acerca do olhar do estudante sobre seus pares. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Marcela Regina Vasconcelos da Silva Nascimento.

3.
Priscilla Ferreira Calado. "Afinal, o que é felicidade?": análise do conto Felicidade Clandestina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Marcela Regina Vasconcelos da Silva Nascimento.

4.
Sandra Maria José de Lira. A atuação do professor na formação do produtor de textos nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas. Orientador: Marcela Regina Vasconcelos da Silva Nascimento.

5.
Rita de Cássia Nery de Lima. Fundamentos essenciais da educação lúdica no Ensino Fundamental: uma análise da função do professor. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas. Orientador: Marcela Regina Vasconcelos da Silva Nascimento.

6.
Maria Tatiana Nunes da Silva. Educação e ludicidade: a importância do brincar na Educação Infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas. Orientador: Marcela Regina Vasconcelos da Silva Nascimento.

7.
Ana Cláudia dos Santos Wanderley. Preconceito linguístico: considerações sobre o discurso de pedagogos de Sirinhaém e seus efeitos na Educação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas. Orientador: Marcela Regina Vasconcelos da Silva Nascimento.

8.
Maria Helena dos Santos. Administração escolar: análise da proposta de gestão democrática da Escola Municipal Maria das Dores. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas. Orientador: Marcela Regina Vasconcelos da Silva Nascimento.

Iniciação científica
1.
Andrea Caroline Pereira de Oliveira. A abordagem de gêneros de cunho injuntivo em LDP e sua relação com a questão da legitimação social. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica da FAFIRE, Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica da FAFIRE. Orientador: Marcela Regina Vasconcelos da Silva Nascimento.

2.
Lucimar Santos Barbosa. A abordagem de gêneros de cunho injuntivo em LDP e sua relação com a questão da legitimação social. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Faculdade Frassinetti do Recife, Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica da FAFIRE. Orientador: Marcela Regina Vasconcelos da Silva Nascimento.

3.
Kelyane Dias Martins. A abordagem de gêneros de cunho injuntivo em LDP e sua relação com a questão da legitimação social. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Faculdade Frassinetti do Recife, Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica da FAFIRE. Orientador: Marcela Regina Vasconcelos da Silva Nascimento.

4.
Maria Juliana Lins Castro. A abordagem de gêneros de cunho injuntivo em LDP e sua relação com a questão da legitimação social. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Faculdade Frassinetti do Recife, Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica da FAFIRE. Orientador: Marcela Regina Vasconcelos da Silva Nascimento.

5.
Antônio E. Loyola Neto. O e-forum e o estudante de Letras: uma análise das funções interacionais desse gênero. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Faculdade Frassinetti do Recife, Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica da FAFIRE. Orientador: Marcela Regina Vasconcelos da Silva Nascimento.

6.
Januína Pereira. O e-forum e o estudante de Letras: uma análise das funções interacionais desse gênero. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Faculdade Frassinetti do Recife, Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica da FAFIRE. Orientador: Marcela Regina Vasconcelos da Silva Nascimento.

7.
Quésia dos Santos. O e-forum e o estudante de Letras: uma análise das funções interacionais desse gênero. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Faculdade Frassinetti do Recife, Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica da FAFIRE. Orientador: Marcela Regina Vasconcelos da Silva Nascimento.

Orientações de outra natureza
1.
Adrielle Soares Cunha. Gêneros planificados por seqüência injuntiva em LDP: um estudo de caso. 2007. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Marcela Regina Vasconcelos da Silva Nascimento.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 1:00:21